APinfo - Forum


Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

Sugerido por : Paulo Henrique/Neusa/Mathias



20/11/06, 10:06:52: Oliveira - IP : 201.34.20****
    O merlhor cometário feito é do Ronaldo. Gostaria de lebrar o Carlos que experiência é um fator de grande relevancia na contratação de um profissional de TI. Este papo que a empresa me demitiu depois de 15 anos. Durante este tempo a pessoa fez investimentos(pessoal,financeiro, ...). Como uma pessoa assim fica parada, Carlos ???

20/11/06, 09:02:00: Ronaldo ronaldo.luis@w1w.com.br - IP : 201.34.20****
    Ou voce ama sua profissao, ou odeia, um salario bom é consequencia. O mercado de T.I. esta é bombando, para aqueles que têm realmente conhecimento. Estes dias atras um parente proximo perguntou como estava o meu trabalho, eu olhei para ele e disse, faz mais de 7 anos que não trabalho. Ele, asustado retrucou, você não trabalha ? Como você vive ? Ora amigo, eu não trabalho eu me divirto, e ainda ganho para isto. Moral da historia, torne o seu trabalho diversao, e você não terá como gastar tudo o que ganhar, no seu momento de lazer.

20/11/06, 00:13:56: Edson Junior - IP : 201.32.14****
    Pessoal,

    O Mercado de TI não esta nada saturado, pelo contrário esta super aquecido, principalmente na minha área DBA ORACLE, mas em Oracle como um todo existem vagas e mais vagas. Agora lógico se vc não se qualifica fica pra trás no mercado, pois hoje em dia o profissional tem que saber de um tudo, lógico que tem que mandar bem em uma coisa, mas tem que ter conhecimento em várias tecnologias, pois se precisarem vão contar comigo.

    Bem esta e a minha opnião !

    Abraços a todos

    Edson


19/11/06, 20:13:28: Fudebas - IP : 201.68.8****
    Carlos, concordo com os pontos que vc colocou sobre o Mercado de TI.Gostaria até de fazer uma sugestão ao APInfo, exigir que no cadastramento das vagas seja informado o salário, vejo muitos anúncios de vagas onde exigem que enviemos nossa pretensão salarial, acho isso capiscioso pois é óbvio que irão contratar o que pedir menos, o mais correto é informar o salário, dessa forma o possível candidato avalia se está ou não dentro de sua pretensão e caso esteja se candidata a vaga. Mais simples não? Com isso o APInfo contribuiria de forma ativa para que os profissionais sejam menos explorados. Esse negócio do profissional enviar pretensão salarial é a maior sacanagem.

    Falei,

    Beijunda do Fudebas.


17/11/06, 21:14:58: Carlos - IP : 201.51.6****
    ...CONTINUACAO.... Cara, o que tenho tentado passar é que para as consultorias, cursos e empresas de IT mesmo, é MUITO bom e lucrativo contar historias, fabulas e outras mais, do tipo: Faca essa certificacao e ganhe 9 mil por mes. E isso é tudo mentira!!! Uma meia duzia consegue uma excelente colocacao, o restante fica tendo que se adaptar aos CAPRICHOS deles.... Quantos jovens nao ajudamos ao mostrar para eles o que realmente se passa? Cara, sou sincero, se eu tivesse que comecar hoje uma carreira, nao seria informatica com certeza. Nao se trata de arrependimento, mas de investimento, prazo e retorno. Eu faria ciencias juridicas e a fortuna que gastaria com cursos e provas de certificacao, faria os melhores cursos para me preparar para concurso publico. E nao falo isso de boca nao. Tenho um amigo que é Promotor de justica, e comecou comigo, como digitador nos já extintos COBRA, pra vc ter uma nocao. Ele hoje ganha 4 vezes meu salario, que nao é ruim, mas ele tem uma porr*da de outras vantagens que eu não, isso fora a estabilidade. Teve gente aqui com 15 anos de casa que foi DETONADO... imagina, 45 anos na rua. Do que vc vai viver? Se vcs jovens acham que esta ruim, imagina depois dos 40..... Eu não preciso, mas ainda assim faço concurso publico, e se passar mando o Presidente da empresa enfiar meu cargo gerencial no R*BO e vou me embora feliz e satisfeito. Eu gosto e de dinheiro...rssss......quem gosta de trabalho e mula e relógio...rssss No mais desejo sucesso a todos.

17/11/06, 21:14:08: Carlos. - IP : 201.51.6****
    Fico feliz de que tenha aceitado as minhas desculpas e entendido que me direcionei a voce por falta de atencao de minha parte. Imagina, o minimo que poderia fazer era me retratar com voce. Quando li sua resposta, de relance (eu ja havia lido a resposta de nosso colega Marcelo, que por nao ter UMA CONCLUSAO convincente, lancou mao de um comentario ironico, desrespeitoso em sua essencia e colocacao, que alem de nao acrescentar nada, nao orienta a ninguem) achei estranho pq realmente vc sempre me pareceu brincalhao, mas nao a ponto de ofender, porem, fiz a caca e....

17/11/06, 20:43:31: Fudebas - IP : 201.42.3****
    Carlos, não esquente a cabeça com esse tipo de coisa, não tem do que se desculpar, eu procuro brincar pra relaxar a galera, se observar meus comentários verá que tem sempre um tom de humor e nunca ofensivo a alguém específico, acho que todos estamos aqui com um objetivo em comum, uns arrumar emprego, outros conhecer melhor o mercado de trabalho, outros contribuir com os demais, mas observe que o tema aqui abordado é polêmico e causa tensão, o que eu faço é inserir comentários para quebrar o gelo e divertir a galera, não se deixe abater com respostas contrárias ao que vc pensa, o que seria do vermelho se todo mundo gostasse do amarelho....

17/11/06, 20:35:24: Carlos. - IP : 201.51.6****
    Fudebas, Nao foi o marcelo que escreveu nao, foi eu mesmo. Quando vc postou sua resposta agora eu estava escrevendo meu pedido de desculpas... Como falei, eu me precipitei e agi errado, por esse motivo me retratei com voce.

17/11/06, 20:32:57: Carlos - IP : 201.51.6****
    Fudebas, Quando li a resposta do marcelo, fiquei indignado e logo fui escrevendo a resposta para ele e tambem para voce, pois quando vi um trecho do meu texto na sua resposta pensei que vc tambem estivesse, como ele, falando asneiras. Nao sei se uma retratacao vai tirar a imagem q passei de mim, porem ainda assim gostaria de que aceitasse o meu pedido de desculpas. So agora, que fui responder ao outro topico vi que vc nao estava me fazendo nada. Desculpas.

17/11/06, 20:28:16: Fudebas - IP : 201.42.3****
    Carlos ou Marcelo, sei lá qual o seu nome....Quem parece estar irritado é vc, eu estou tranquilo, aliás indignado pois logo vc que vem corrigir os outros foi se ofender com minha colocação, mas ao contrário de vc não tecerei comentários ofensivos à sua pessoa, pois não há necessidade disso. Quanto ao "lapso" é claro que podem ocorrer, mas assim como aconteceu com vc pode ter acontecido com o outro colega não acha? Só uma coisa, antes de avaliar o caráter das pessoas se olhe no espelho reveja sua resposta e observe a minha, quem demonstra não ter caráter?

    Beijunda especial pra vc tá....


17/11/06, 20:25:51: Carlos - IP : 201.51.6****
    Marcelo, Boa noite. Creio que aplico a voce a mesma resposta dada ao nosso colega "Fudebas". Quem se ofendeu foi voce... Mas nao posso fazer nada se a realidade é diferente da que voce esperou. Vou te dar umas dicas: Comece indo reclamar com as empresas que aceitam os tais atravessadores, entao vc vera que muita coisa vai mudar pra melhor. Nao disse q diploma nao e importante, util, e bla, bla, bla, disse apenas que NAO CONFERE TALENTO e se voce pensa que sim, sinto muito, ou voce se enganou ou se deixou enganar, ok? Sucesso.

17/11/06, 20:20:49: Carlos - IP : 201.51.6****
    Ola Rafael. Discordo de voce e os ZSeries estao ae pra mostrar isso. Porem, cada um tem sua meta na vida. Sucesso.

17/11/06, 20:13:21: Carlos - IP : 201.51.6****
    Fudebas, ou seja la qual for o seu NOME. Eu nao acentuei o texto por opcao minha. A falta do "I" que tanto te incomodou, foi LAPSO, se é que vc conhece essa palavra. Se nao tem algo util a falar, nos faca um favor, fique calado. Acredito que quem ficou "irritadinho" foi voce, pois a mensagem nao era com vc, mas pelo visto, falei de vc..rsss... deve ser um desses borra botas que se formaram ha algum tempo e acham que sabem tudo, no entanto ou estao DESEMPREGADOS, ou estao trabalhando por merreca...akakaak.... So pra voce ficar sabendo, REPROVO gentinha como vc na e jogo o curriculo na lata de lixo aos montes por dia. Ve se aprende primeiro, depois vem falar comigo. Outro ponto, eu me formei, amigo, e bem antes de vc ter seu primeiro empreguinho de m**da. Voce e um exemplo de profissional que atrapalha os que querem algo serio. Entretanto, o "I" que faltou, guardei para por no seu outro apelido, bem proprio de quem nao tem CARATER, o I de IGNORANTE.

17/11/06, 19:54:45: Fudebas - IP : 201.42.64****
    Por fim, se DIPLOMA realmente confere alguma coisa com certeza não é um Português melhor, taí a prova ;-)

17/11/06, 19:51:03: Fudebas - IP : 201.42.64****
    Continuando.... (não) leva acentuação. PS: Geralmente não pego no pé de ninguém por eventuais erros mas essa eu não podia deixar passar....

    Beijunda do Fudebas.


17/11/06, 19:49:03: Fudebas - IP : 201.42.64****
    RSSSSS, me desculpa Marcelo vc é o "sujo falando do mal lavado", veja:

    "A respeito da opnião acima DIPLOMA nao confere TALENTO. Porém confere um português melhor ( ofenca ??? )"

    1) O "p" de (opinião) não é mudo, portanto, pode colocar o "i" lá. 2) (não) tem "


17/11/06, 17:56:37: Marcelo - IP : 201.5.17****
    16/11/06, 19:29:02: Carlos - IP : 201.51.6**** Marcelo, nao é bem assim nao. Nao confunda os "curiosos" sem compromisso dos dias de hoje com pessoas como eu, com 20 anos de praia. Enquanto os pais da maioria dos formados de hoje ainda estavam "namorando", eu ja montava micros de 4 bits. Nós, os "velhos desatualizados" que nao trocam o bom e velho mainframe, vimos tecnologias e modas nascerem e morrerem, e junto com elas o seus dogmaticos seguidores. Nao sei muito de voce, mas nao entanda isso como ofenca, apenas estou pedindo pra nao generalizar. DIPLOMA nao confere TALENTO. Sucesso.

    A respeito da opnião acima DIPLOMA nao confere TALENTO. Porém confere um português melhor ( ofenca ??? )


17/11/06, 17:46:43: Marcelo - IP : 201.5.17****
    Saturado sim ! Em ESPECIALISTAS "Word Excel Powerpoint e Internet" Como o pessoal de Bacharelado em Ciências de Computação e afins não possuem um órgão regulamentador é o CREA para o pessoal de Engenharia.O que existe é gente formada em educação física "gerenciando projetos". Tenho 14 anos de experiência em desenvolvimento de software e já vi de tudo. Acho que ainda existe demanda para pessoal realmente qualificado. Porém acho que é imprescindível regulamentar a profissão.

17/11/06, 16:41:11: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Perfeito, Mauricio W. Sua aula básica de oferta e demanda foi legal. Só gostaria de lembrar que algumas profissões fazem reserva de mercado. Tipo: - Faculdade de odontologia não pode ser aberta como a de TI (MEC restrigi). - Faculdade de médica não pode ser aberta como a de TI (MEC restrigi).

    Ponto onde queria chegar:

    Direito pode ser aberta, mas não pode advogar sem passar na prova da OAB.

    No mundo das IDÉIAS, não poderia ter uma prova para obter alguma licença para exercer as atividades de TI, em alguns casos. Ok acha?

    Quem sabe não tem medo de fazer provinhas, não é verdade?


17/11/06, 16:20:13: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.212.****
    Sim David, o Brasil é considerado um fornecedor de mão-de-obra barata, mas não devemos ficar revoltados com isso, ou nos sentirmos inferiorizados, muito pelo contrário, isso só tem a nos engrandecer.

    Ora bolas, se conseguimos fazer melhor e mais barato, então somos competentes !!!

    Quando a gente se coloca na posição de consumidor, não é isso que desejamos ? Veja a guerra que as operadoras de telefonia travam para conseguir isso de nós enquanto consumidores.

    Mas quando a gente se posiciona como profissional de TI, somos fornecedores, reclamamos que o mercado nos força a competir, que há agentes que "atravessam" nosso serviço, enfim, o povo que consome nossos serviços causa guerra entre nós, assim como nós, consumidores forçamos nossos fornecedores a competir por melhor preço e qualidade.

    Podemos chamar isso de comércio, ou livre-comércio, ou um termo mais acadêmico, de "Liberalismo Econômico".

    A essência desta idéia é a liberdade, sim, a liberdade que o ser humano deseja, de poder fazer aquilo que gosta, fazer aquilo que sabe melhor, poder oferecer seus serviços ao outro, melhor e mais barato que o concorrente.

    Bom, mas isso pode se tornar massacrante ao ser humano, pode nos causar uma sensação que nos tornaremos reféns de uma busca por liberdade que na verdade nos tornará escravos ?!...não estão os Tigres Asiáticos indo para este caminho ? Será ?

    acha que cobramos muito caro e que não atendemos todas as necessidades.

    Se alguém conseguir fazer melhor e mais barato,


17/11/06, 13:40:07: David - IP : 201.42.64****
    Eu vejo muitos comentários sobre o Brasil exportar serviços de TI, mas devemos ter cautela com o que desejamos, muitos países enxergam o Brasil como um potencial vendedor de "mão-de-obra barata". O maior exemplo mundial disso é a China, nos últimos anos foi um dos países que mais cresceu, o mundo inteiro quer uma fábrica lá mas só pq sua mão-de-obra é uma das mais baratas do mundo, se por um lado o país em si cresceu por outro a qualidade de vida de seus trabalhadores só piorou, chegando a ser comparado com os tempos da escravidão. A julgar pelo que ocorre hoje com o mercado de TI no Brasil comandado pelas Consultorias onde os profissionais são explorados já dá pra termos uma noção de como vai ficar a coisa nos próximos anos.

17/11/06, 12:36:52: Rafael - IP : 200.213.105****
    Oi Byron,

    Concordo com vc, em genero numero e grau.

    Porem, geralmente os Bancos ainda tem o tal predio com o logotipo onde se concentra a area de TI do Banco. Mesmo tendo tudo isso que você falou, a pessoa trabalha no tal predio e se perde o emprego, tem que mandar o CV para outro banco que possui o mesmo predio, pois ali esta concentrado o mainframe do banco.

    Mas até banco ta passando a bola, a TATA esta prestando serviços para o ABN AMRO (Banco Real)

    É...essa area de TI todo mundo passa a bola, ninguem a quer...rsrsrsrs


17/11/06, 12:20:24: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    Rafael

    Deixa eu dar um palpite aí no seu comentário ao Carlos.

    Quando você diz que a maioria das empresas não tem mais mainframe é verdade. Mas no caso de bancos tente observar que banco não é só aquele prédio com logotipo que você normalmente enxerga por aí. Banco tem agências, correspondentes bancários, postos de serviços, serviços eletrônicos, etc. Existem bancos com 3.000, 4.000 Agências, vários serviços no ar simultâneamente, clientes acessando sites, caixas automáticas, serviços na boca do caixa, interfaces ao Banco Central, informações ao SPC/Serasa, Receita Federal, Câmbio, arrecadação de tributos, remessas de dinheiro para outros bancos, cara sacando nos Caixas 24 horas e por aí vai.

    São milhares de sistemas, interfaces, acessos envolvidos. Será que dá pra trocar toda a tecnologia para plataforma baixa sem parar o atendimento? Trocar o pneu com o carro andando?

    Concordo, o dia que cortarem os cobolzeiros vai todo mundo correr pra aprender outras linguagens, mas acho que isso ainda vai demorar um pouco. Até porque é um tal de banco comprando outro, fusão, incorporação, unificar os sistemas/ clientes, etc.

    Abraços


17/11/06, 11:57:17: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    .....................Continuação Ora, porque o Ministro não sugeriu aos ingleses que procurassem profissionais ou empresas brasileiras? O que você pode esperar quando um integrante do governo brasileiro diz uma coisa dessa

    Observem o despreparo, uma autoridade brasileira desconhece que o Brasil está querendo ser um concorrente da Índia, ou pelo menos ser um complemento dos serviços da Índia. Nossos dirigentes não sabem que no Brasil existem profissionais tão bons ou melhores que a Índia. ? Que tipo de incentivo você pode esperar desse governo? Já que não investem na formação pelo menos não digam besteiras.

    É por isso que insisto, o mercado de TI não está saturado não. Temos problemas sérios, como esse das autoridades, mas não de saturação. Chineses, indianos e agora também nossos hermanos argentinos que o digam.

    Abraços


17/11/06, 11:56:19: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    Sobre o artigo da IBM: O Brasil não dá muita atenção à exportação de serviços de tecnologia (Offshoring) por puro desconhecimento e desinformação, misturado com boa dose de burrice e despreparado dos nossos dirigentes. Um país que não investe em educação não pode mesmo competir com a Índia ou com a China. É bom sempre lembrar, a Índia é um pais mais miserável que o Brasil, tem uma infra-estrutura medieval, estradas precárias, transporte obsoletos e a energia é uma piada, é Apagão constante. Entretanto o país investe em educação e consegue ser uma potencia nas áreas de serviços e tecnologia. Tá certo que camponeses transformados em analistas contribui para um baixo valor da mão de obra, mas ao menos o governo indiano faz a sua parte.

    Quem não lembra do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim participando de um fórum internacional em abril ou maio deste ano, com integrantes de vários países. Lá pelas tantas houve uma divergência e percebeu-se que as informações e os controles que os ingleses tinham sobre custos e despesas não era eficiente. O que fez o Ministro brasileiro? Sugeriu aos diplomatas ingleses que procurassem profissionais indianos para buscar uma solução informatizada do problema. Continua .......................


17/11/06, 10:54:24: Rafael - IP : 200.213.105****
    Para Carlos,

    Carlos, você fala do bom e velho Mainframe. Realmente concordo com você que ele é velho, bom tenho la minhas duvidas.A maioria das empresas nao possuem mais este tipo de equipamento, e quem possuia, fez contrato de prestação de serviços com a IBM / TATA.

    Então, esse mundo se resume a Bancos e 2 empresas.O Salario pode ate ser melhor, se comparado com o mesmo cargo para Plataforma Baixa.

    Porém, numa eventual corte de funcionarios, um abraço, vai todo mundo correr fazer curso de SQL, como ja vi acontecer.

    abraço


17/11/06, 10:45:17: Rafael - IP : 200.213.105****
    Para Fabio,

    Amigo, em nenhum momento sou contra o mestrado e doutorado, porém, como você deve saber, hoje em dia, a CAPES somente aceita o curso DIURNO. Então, se a pessoa não consegue uma bolsa, esquece, e caso consiga, quem vai te contratar se você ficou 3/4 anos apenas estudando.Você finda virando um professor de faculdade meia boca, pois elas precisam ter no seu corpo docente pessoas com Nível de Mestrado e Doutorado para poder pontuar junto a CAPES.

    Você citou a Espanha, é meu amigo, Primeiro mundo é outro papo, nem tem como comparar.

    Abraço.


17/11/06, 10:29:44: Fábio buiati@gmail.com - IP : 147.96.81****
    Para Rafael:

    Rafael, nem todo mundo que faz mestrado e doutorado, gosta de dar aulas. Esse é o meu caso, eu não faço doutorado para dar aulas. A vantagem das empresas, pelo menos de onde estou morando, Espanha, é que elas apoíam os invetigadores e pesquisadores, ou seja, elas contratam muitos mestrandos e doutorandos para desenvolverem novos produtos e para avaliar a questão comercial e a viabilidade de implantar uma tecnologia.

    Por exemplo, além do doutorado, eu trabalho em uma empresa de telefonia, e neste momento, estou avaliando o impacto e a viabilidade da adoção do Wimax nas companhias telefônicas. Aqui eles pagam para você pesquisar.

    Espero que em breve, aconteça o mesmo com o Brasil. As empresas tem que apoiar e contratar mais pesquisadores. Fazer doutorado no Brasil é desumano. A bolsa da Capes ou do CNPQ não passa de R$1.500. E depois querem que o país seja inovador em tecnologia ou em qualquer área de negócios.

    Fábio


17/11/06, 09:05:34: Carlos - IP : 201.51.6****
    Bem lembrado Oliveira. SQL foi crado, como 90% dos produtos microsoft, tendo como foco os LEIGOS. akakakaka,,,,Oliveira, acho q muitos teriam que reclamar com o Bill por ter criado uma interface extremamente intuitiva.... Ate analfabeto sabe usar excell e programar macros...rssss Valeu pessoal e desculpa a piada mas nao resisti. ;)

17/11/06, 08:18:42: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Vejo que a cada dia no forum há uma nova contribuição. Isto é muito bom. Gostaria de lembrá-los que construir um casinha de cachorro é uma coisa. Construir um prédio é outra coisa. Quem faz casinha provavelmente ganha pouco. Quem constroi predio provavelmente ganha mais. Quem não se sente bem com a ramo de informática pode mudar de ramo. Tem uma frase que não me recordo o autor, mas ele diz: "Para que serve um mapa. Se você não sabe onde está". Outra coisa. Se lembram que o SQL foi criando para os usuários finais. Huummm, acho quando começa ter muitos relacionamentos as querys ficam um pouco mais dificeis, rs. Só lembrando, informática é multidisciplinar.

17/11/06, 02:03:27: Lincoln - IP : 201.13.18****
    Acredito que o mercado está saturado de profissionais recem formados e sem muita experiência, pois o profissional especializado, este sim tem sempre o seu lugar garantido no mercado pois, na minha opinião, apesar de uma especialização estreitar a area de atuação, é um diferencial muito importante e deste perfil o mercado não está saturado não, alias deve estar é carente.

16/11/06, 19:29:02: Carlos - IP : 201.51.6****
    Marcelo, nao é bem assim nao. Nao confunda os "curiosos" sem compromisso dos dias de hoje com pessoas como eu, com 20 anos de praia. Enquanto os pais da maioria dos formados de hoje ainda estavam "namorando", eu ja montava micros de 4 bits. Nós, os "velhos desatualizados" que nao trocam o bom e velho mainframe, vimos tecnologias e modas nascerem e morrerem, e junto com elas o seus dogmaticos seguidores. Nao sei muito de voce, mas nao entanda isso como ofenca, apenas estou pedindo pra nao generalizar. DIPLOMA nao confere TALENTO. Sucesso.

16/11/06, 14:14:10: Markito - IP : 200.213.105****
    Eduardo,

    Engraçado esse artigo. Na IBM (Hortolândia) todo mundo sabe que você não precisa nem saber ligar o computador, mas se você tiver INGLÊS FLUENTE você esta contratado.

    Todos os seus anos na area, pos graduação, isso não serve de nada se você nao tem inglês e depois o presidente da IBM vem dizer que não tem mão de obra especializada ???

    Sei...me engana que eu gosto.


16/11/06, 14:06:02: eduardo - IP : 201.42.183****
    FOLHA DE SAO PAULO: Para Oliveira(presidente da ibm brasil), o Brasil deveria dar mais atenção à exportação de serviços, setor para o qual o governo não dá muita ênfase, apesar de ter potencial para se tornar uma grande fonte de divisas. O setor de serviços tem sido uma grande alavanca de crescimento dos países desenvolvidos. As exportações de serviços do Brasil representam apenas 0,6% do total mundial. A IBM tem conversado bastante com o governo sobre a questão do aumento da exportação de serviços de tecnologia. O objetivo é tornar o país mais competitivo em comparação a outros, como Índia e China. Uma das grandes carências da IBM Brasil, que pode ser um empecilho ao crescimento, é a falta de mão-de-obra especializada em TI. O problema deveria ser avaliado pelo governo.

    A IBM Brasil possui hoje uma força de trabalho de 12 mil colaboradores, sendo 9.000 contratados e 3.000 terceirizados. Só de janeiro a julho deste ano foram contratados 1.500 novos funcionários.

    Segundo Oliveira, a empresa contrata, em média, sete novos funcionários por dia. Devido a esse crescimento, o perfil da população da IBM Brasil vem mudando: dois terços dos funcionários têm menos de cinco anos de trabalho, a média de idade é de 33 anos e um terço do time gerencial está no cargo há menos de um ano e meio.


16/11/06, 14:05:57: Marcelo - IP : 201.45.62****
    Gostaria de rebater o e-mail abaixo que fala que Mestrado e Doutorado. Temos que desmitificar esse mito. Não é verdade que com título de mestre/doutor o profissional serve só para dar aulas. Tenho mais de 15 anos de atuação na área, tenho Pós-Latu Sensu (especialização) em SI e atualmente estou finalizando o meu mestrado na UFRJ. Ter esse título facilita se vc quiser dar aulas mas dizer que empresas não querem pessoas com esse título aí é mentira. Minha atividade primária é trabalhar como Líder de projetos em uma grande empresa no ramo de varejo e a universidade é minha segunda atividade. A diferença entre um profissional com Mestrado/Doutorado é que ele tem uma base científica e sabe como trilhar os caminhos das pedras para resolver problemas complexos (andar com as próprias pernas) o que não acontece com um escovador de bits. Hoje estou muito satisfeito com o que aprendi no mestrado e isso tem me ajudado bastante no meu dia-a-dia na empresa a resolver problemas.

16/11/06, 12:32:51: Roberto - IP : 201.0.8****
    Eu acredito que hj há muita mão de obra boa e de qualidade, com isso as empresas procuram profissionais com o perfil exato para a vaga.No meu caso terminei a faculdade e estou fazendo cursos para atualização mas ate agora não consegui sair da minha função para outra devido à falta de oportunidade!!!

16/11/06, 10:35:27: Rafael - IP : 200.213.105****
    Fábio,

    Fazer mestrado ou doutorado é pra quem quer seguir carreira acadêmica.Deve ser o seu caso, mas nem todos querem dar aulas em univesidade.

    A maioria das empresas não ligam para mestrado e doutorado. Umas até nem querem esse tipo "teorico" de profissional, o famoso escovador de bits.

    Elas querem um MBA, uma pós em tecnologia, uma pós em gestão. Gerentes querem gráficos em Excel, planilhas de custo.

    Pouco importa se você sabe construir um banco de dados do Zero, ou projetar uma rede, ou um novo SO. Eles querem a planilha em Excel na mesa deles as 08:00 da manhã, porque não conseguem viver sem isso.

    O que seria do mundo corporativo sem o Excel ???? Ohhhhh dúvida cruel.


16/11/06, 09:23:13: Fábio buiati@gmail.com - IP : 147.96.81****
    Calma gente! Todos vocês estão estressados porque TI estressa. Vamos aproveitar mais a vida, dar mais paixão nessa área que extermina qualquer ser humano em no máximo 10 anos. Tem 10 anos que trabalho com Informática, hoje faço Doutorado em Informática na Espanha e a verdade é que cansa.

    Informática cansa, tecnologia cansa, esse mundo corrido cansa. Aos poucos estou migrando para outra área que me dá muito mais prazer e que não tem nada a ver com Informática. Alguns deve estar perguntando: Então porque você faz Doutorado?

    Fazer Doutorado em outro páis é a melhor coisa que existe. Você tem uma bolsa muito boa, pode viajar, conhecer outras línguas e outras culturas. Essa é a minha principal motivação para terminar meu doutorado, que vai de vento em popa.

    Um abraço!


16/11/06, 01:42:24: Popeye III - IP : 201.13.73****
    Eu acho que o mercado, de maneira geral está saturado no momento, devido a ausência de investimentos do Governo e empresas (clientes e prestadores de serviço), entre outros motivos. Vejam o número crescente de barraquinhas que pipocam neste país.

    Acho também que o desiquilíbrio entre 1) O que empregador ganha(principalmente "consultorias" atravessadoras) 2) O seu tempo de estudo e pesquisa(que no Brasil é piada quando se fala nisso) 3) O seu tempo de/no trabalho versus 4) O que vc ganha de rendimentos no final do mês...

    tá gerando um normal descontentamento e vários questionamentos em nossas cabecinhas sobre se vale ou não entrar ou continuar em TI/Telecom, independente da competência do cara.

    Nesse anos todos em que trabalhei na área já vi de tudo e é um tipo de problema onde não existe um único culpado, mas que dono de empresa/ Consultoria, diretor, e coordenador de projetos têm muita culpa no cartório, ah isso tem. São esses daí que contratam, pagam e gerenciam.


16/11/06, 01:08:32: Popeye II - IP : 201.13.73****
    Gente. Qual empresa (pequena, média e grande) que sobrevive sem TI/Telecom?

    Sem exagero e respeitando as proporções: um gerente ou coordenador, por exemplo, pode até não vir num período do dia ou no dia inteiro, mas deixa um Analista de redes/DBA/suporte e até um programador faltar também um dia, ou até um programador pra ver se o negócio não entorta, não fica capenga - usuários e clientes puxando os cabelos... E aparecem uns caras, ainda mais com PJ cobrar menos que 25/hora pra deixar a coisa andando. O cara esquece q tem que cobrar também pelo seu domingo, pelo seu sábado, pelo seu período de "entre-safra", pelo benefício proporcionado pela empresa. E pior, as empresas não valorizam(lógico) (mesmo?) o benefício que um cara desses vai proporcionar pro seu negócio.

    Essas estórias de empresas que demitem funcionários pra recontratá-los como PJ ou só contrata para um "projeto por tempo indeterminado" dá nojo. E depois exigem comprometimento, competências mil, performance para melhorar os lucros, trabalhar algumas horas de graça. Se eu me torno PJ eu vou ser tudo isso pra é pra minha empresa já que sou "forçado" a pensar como empreendedor e caçar clientes melhores. Tô errado? Ainda mais com empresas querendo contratar PJ com valor nominal de CLT - Os Sem noção.

    Trouxa é quem fica anos prestando serviços como PJ pra uma mesma empresa. Se vc é bom mesmo, vai procuar cliente que paga mais por hora ou projeto e se for o caso, corta esse atravessador que só existe pra ganhar em cima de você.

    (já que me parece q falta aquele senso de justiça e de que só um lado tem que ganhar, afinal, quanto mais vc se curva, mais profundo é o pé na bu#&@)


16/11/06, 01:06:40: Popeye I - IP : 201.13.73****
    Gostaria de perguntar: Saturado para que tipo de profissional de TI? Programador? Analista de Sistemas, de Processos, de Suporte? DBA ? Coordenador de projetos? "Donos de Consultoria de TI"? Captaram...?

    Vamos polemizar...mas com civilidade.

    Após ler alguns comentários, acho q a situação está crítica sim, ou já foi muito melhor, principalmente para programadores e analistas de um modo geral(de Suporte então, nem se fala), independentemente das ferramentas e tecnologias utilizadas, porque desde q apareceu um "gênio" e inventou essa estória de PJ e Consultoria de TI e apareceu "outro" que deturpou os conceitos a coisa desandou feio tornando-se um círculo vicioso, onde quem põe a mão na massa perde mais; e indiretamente todos saem perdendo.

    Já vi mais de um cara bom, mas bom mesmo, q saiu da área ou até mudou de cidade pra algo melhor por ter muito trabalho pra pouco rendimento. Acabam sobrando muitos dos que se contentam com migalhas(antes pouco do que nada), ou até não valorizam o seu próprio trabalho ou não são valorizados.


15/11/06, 22:53:06: Thiago Braz trbraz@uol.com.br - IP : 201.68.199****
    Não acredito que esteja saturado. Os bons profissionais não ficam muito tempo parados (entenda-se semanas).... [continua no final]

    Acredito que a questão é a prostituição que tomou o mercado. A mão-de-obra desqualificada e barata está dando um rumo natural a qualquer mercado, seja de prestação de serviço ou de comércio.

    É como a bolsa de valores, muitos querem contratatar porém há mais "profissionais" querendo ser contratados. Isso faz com que os salários caiam.

    É aí que entra o termo prostituição.

    [continuação 1o parág].... os bons profissionais qdo precisam de recolocação, não fecham com algumas vagas por causa do baixo valor oferecido. Estou certo ou não?!



15/11/06, 20:09:59: Peroba Neles!!!!!! - IP : 201.7.65****
    Chega de atravessadores, aventureiros, pseudo-profissionais e picaretas, peroba neles!!!!!

15/11/06, 15:00:33: Alexandre - IP : 200.182.12****
    Eu acho que o mercado está só começando ... Quantos anos tem um dos principais mecanismos tecnológicos atuais, a Internet ? No Brasil 15 anos, talvez um pouco mais ... Ao menos metade dos meus amigos que atuam fora da área de TI nunca ligaram um PC ou acessaram a Internet, e o mercado de TI já está saturado ? Oportunidade tem aos montes, umas boas, outras nem tanto, mas como qualquer profissão, há os que ganham os melhores salários e estão nas melhores empresas e outros penam pra se manterem com uma grana no final do mês assinando uma NF de prestação de serviço. É normal, e ainda vai demorar um tempo para saturar.

    abraço a todos


15/11/06, 13:30:57: Fudebas - IP : 201.42.6****
    Pessoal, no Brasil há 3 escalões de profissionais que tem valor (não necessariamente nessa ordem) No primeiro escalão temos: jogador de futebol, artista de novela, cantor de cabelo amarelo e camisetinha baby-look e um entrevistador obeso que tem programa a noite e que entrevista todo esse povo aí, sem efetivamente ensinar algo de útil à ninguém;

    Em segundo escalão temos: os atravessadores donos de consultorias, donos de empresas que só visam o lucro e acreditam veemente que estão economizando ao contratar os serviços dos anteriores, o Batman que é um ser humano como outro qualquer e se acha um super-herói, detalhe, esse cara usa cueca por cima da calça;

    Terceiro e último escalão: alguns profissionais de TI que se acham super-heróis, só eles tem valor, nunca ficarão desempregados, só enxergam o próprio umbigo, não usam cueca por cima da calça mas assim como o Batman se escondem por trás de uma "capa" de arrogância. Há, pq eles são os únicos nesse nível de escalão? Pq profissionais de TI não se misturam com ninguém, são inteligentes demais para perder seu tempo com seres humanos, prerem dedicar seu "raro" tempo livre para aprender uma nova linguagem de programação.

    Pessoal, é brincadeira tá...Não se ofendam, qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência.

    Beijunda do Fudebas!


15/11/06, 12:25:21: FERNANDO - IP : 201.51.6****
    Meus aplausos Mauricio!!! Faculdade nao é sinonimo de COMPETENCIA e nem dá TALENTO a quem esta apenas "seguindo a onda"... Ou voce nasceu para a carreira TECNOLOGICA ou voce TENTA se adequar a ela. Quando comecei nao tinha curso de porcaria nenhuma e isso nos tornava fortes, criativos e investigativos. Desenvolvemos a capacidade de ser AUTODIDATA. Importavamos livros, ou os que podiam, quando algum familiar estava no exterior, comprava material didatico e enviava pelo correio pra nos, que atravez do estudo, e INVESTIMENTO no hard e software aprendiamos MUITO mais que qualquer ALMOFADINHA TECNOCRATA dos dias de hoje. Conclusao, um desses do nosso antigo grupo de estudos(do inicio dos anos 80) presta consultoria em Cobol e Assembler, e a hora dele É CARISSIMA, eu sou gerente de Tecnologia, e um terceiro amigo nosso esta na Alemanha onde administra servidor de CAE para offshore. Detalhe, eu mesmo so fiz faculdade ha menos de 10 anos. O que lhe qualifica realmente é CURSO, ACADEMIA e CERTIFICACAO. Faculdade nao lhe faz DBA, a ORACLE SIM. Mas sempre o TALENTO NATO, aquele que NASCE com voce, será o seu MELHOR GUIA PROFISSIONAL!

15/11/06, 12:11:39: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Disse anterirmente que um professor da USP preve para daqui uns 5 a 10 anos que o profissional de TI como e hj deixara de existir, prova disso sao a ferramentas mais faceis de dsenvovler e administrar, para aqueles que chegam hj no mercado, esquecam erp, sap, oracle usem-na para pagar aperfeicoamento em coisas do futuro, bioinformatica, robotica, IA coisas do genero pois tudo em TI se tranforma e outra coisa pelo amor de DEUS que essa nova geracao nao se vendas par as malditas consultorias que essas so estragam qualquer trabalho em TI, todo atravessador e um problema em qualquer area!!

    abracos


15/11/06, 12:06:21: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Byron

    vc me desculpe mas esta vivendo em outro mundo de TI, nao estou chorado e uma verdade, as empresas pegam profissionais proque nao estao desesperadas mas sim porque querem cortar gastos (conform selecionadora da empresa A........... sobre as faixas salarias) que nao estao tao altas assim, essa e a unica razao! Parabens que a vc que vive numa area em TI tao fora da realidde dos demais

    abracos


15/11/06, 11:50:43: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.212.****
    Aqui vai minha dica para Hurricane:

    Existe uma grande demanda por sistemas de Workflow, pois os sistemas de ERP tradicionais deixam uma enorme lacuna entre o processo e as funcionalidades do software.

    Grandes empresas estão sendo obrigadas a terem seus processos rastreados, passíveis de auditoria, suportados por sistemas de informações homologados para atribuir responsabilidade formal e legal, ao corpo diretivo e gerencial, sobre as operações da empresa.

    Há um órgão que trabalha em conjunto com a Nasdak, chamado Sarbanes Oxley (SOX), que vem estabelecendo normas para as empresas que operam no mercado de capitais.

    A oportunidade que existe, está relacionada em desenvolver sistemas de Workflow para atender aos requisitos SOX, isso é bem mais complicado do que parece e as empresas não estão conseguindo bons resultados com isso.

    Quem souber fazer isso, errando menos, vai se dar bem.


15/11/06, 10:52:23: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.212.****
    TI é o mercado de trabalho mais democrático que existe, mesmo assim tem gente que vê nisso, um grande mal a ser combatido.

    Vejo gente dizendo ser um absurdo treinar pessoas que não tem ensino formal, para produzir TI, ora essa: absurdo maior é supor que usar TI para produzir TI é tarefa exclusiva para um determinado ‘Clã’ de pessoas.

    TI oferece oportunidade para qualquer um que tenha muita disposição para estudar e trabalhar, quem acredita no conhecimento e cultura, como fatores determinantes para o sucesso, quem procura no trabalho, um meio de servir ao mundo o melhor de seu potencial humano, encontrará em TI oportunidades inesgotáveis, um ambiente extremamente e eternamente competitivo, e certamente terá recompensa à altura dos resultados gerados.

    No entanto, para quem procura a tranquilidade de um emprego, com cadeira e mesa fixos, crachá com foto envelhecida, FGTS, plano de carreira com promoções programadas ao longo do tempo, prefere idolatrar organogramas do que idolatrar algorítmos, realmente está na profissão errada.


15/11/06, 10:01:06: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.212.****
    Tecnologia serve para facilitar a vida do ser humano. Hoje temos o computador, os primatas usavam "porretes", descobriram a alavanca, a roda, o fogo, o carvão e a eletricidade.

    Acho incoerente para um profissional de TI, reclamar que o progresso tecnológico ameaça seu emprego, protestando contra as ferramentas que aproximam o usuário da solução, ora essa...então devereríamos criticar o primata que descobriu a roda !!! Pois este foi o causador do desemprego daqueles que carregavam enormes rochas nas costas.

    A INFORMÁTICA DIGNIFICA O TRABALHO DO SER HUMANO.

    Escrevi esta frase, em 1986, quando participei do FICAFRA-Festival Intercomunitário da Canção à Fraternidade, um festival de música promovido por comunidades de igrejas católicas. Quando estudante, fiz um software para apuração dos resultados das avaliações dos jurados, e coloquei esta frase nas cédulas de votação que iam para os jurados.

    Obviamente, a tecnologia é patrocinada e serve ao capital, não existe nenhum caráter social em TI, mas o resultado do progresso tecnológico, é sem dúvida, o progresso social, e ao meu ver este é o caminho.


15/11/06, 02:47:42: 3 revolução Industrial - IP : 201.7.47****
    Se o mercado está saturado devido a todos os fatores já mencionados, imaginem quando as ferramentas de quinta geração estiverem extremamente aperfeiçoadas, aonde, hoje, trabalham 20, trabalhará 1 ou 2 com muito mais rapidez, quem duvida, observe a automação fabril dos anos 80 até hoje (há lugares que a máquina faz todo processo de fabricação, só fica meia duzia controlando, quantos não perderão o emprego nessa brincadeira).

    Pelo visto o futuro, apesar de muita tecnologia, haverá muita miséria e desemprego. alguem já não parou para pensar que a TV Digital com Internet diminuirá muito o numero de lojas e muita gente vai "rodar" desde faxineiro até vendedor, já que só basta ter um galpão e entregar nas casas das pessoas que comprarão na web pela TV.


15/11/06, 02:28:39: Perobas neles - IP : 201.7.47****
    Chega de pseudos-profissionais, amigos do rei, picaretas e atravessadores.

15/11/06, 01:13:40: PROF. DE TI - IP : 201.81.47****
    1 - O mercado de TI está saturado 2 - OS PROFISSIONAIS GANHAM MAL 3 - OS SALÁRIOS ESTÃO DEFASADOS ( VEJAM OS PREÇOS DOS CARROS ) 4 - AS EMPRESAS NÃO INVESTEM NOS FUNCIONÁRIOS 5 - AS FERRAMENTAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SENDO UTILIZADAS POR QUALQUER UM 6 - AS CONSULTORIAS PEGAM QUALQUER UM E TREINAM PARA PRESTAR PÉSSIMOS SERVIÇOS FAZENDO COM QUE OS CLIENTES FIQUEM INSTISFEITOS 7 - OU O PROFISSIONAL MUDA DE RAMO OU ESTAMOS CONDENADOS A UM FUTURO INCERTO E SOMBRIO. 8 - MEUS PESAMES PROFISSIONAIS DE TI E FUNCIONÁRIOS DE SELEÇAO E RECURSOS HUMANOS.

14/11/06, 22:57:05: D. - IP : 200.161.6****
    Três anos atrás saí do Brasil como admin de redes, ganhando mais de R$3000 e com propostas de algumas empresas. Hoje voltei e não estou conseguindo escolher uma cidade onde possa trabalhar nem um salário sequer parecido. A maioria das entrevistas que fiz foram para suporte técnico ou help desk e nenhuma para administração de redes. Sim, acredito que o mercado esteja saturado pois sou a mesma pessoa, com as mesmas características, mesmo conhecimento e mesmos certificados, porém sem a mesma liberdade de escolha.

14/11/06, 22:37:17: Byron S. Júnior - IP : 200.158.72****
    Marcelo.

    Posso até estar vivendo em outro mundo, mas o mercado que participo é daqui, é Tecnologia da Informação. Não adianta ficar só na choradeira, as coisas mudaram, as ferramentas e tecnologias hoje estão disponíveis para qualquer um, advogado,economista, secretária, porteiro, boy, etc. Alguém no fórum já comentou, hoje até o padeiro usa tecnologia pra vender pão.

    O mercado bancário brasileiro é citado no mundo inteiro como referencia de avanço tecnológico. Procure saber como são os sistemas legados dos bancos. Pega um grande banco, qualquer um, Bradesco, Abn-Amro Bank, Itaú, HSBC, Caixa Econômica, BankBoston, etc. São todos Cobol meu amigo, o velho e eficiente mainframe. São sistemas feitos nas décadas de 60 e 70 enxertados com um monte de remendos e interfaces. Os Cobolzeiros que tocam esses sistemas são todos vovôs, estão todos de cabelos branco, estão se aposentando. As escolas de hoje só ensinam Java, Asp, Net, VB, etc., é difícil achar cursos pré-históricos como Cobol, Fortran, DB2, etc. Está faltando gente que conheça velhas ferramentas, tem Cobolzeiro aposentando, se dando ao luxo de recusar trabalho.

    Se as empresas estão pegando qualquer um pra treinar (conforme você escreveu) é porque estão desesperadas. O grande pavor das Consultorias é justamente esse, deixar de atender e perder o cliente.

    Abraços.


14/11/06, 20:38:44: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Mauricio e Byron

    Vcs me desculpem mas estao vivendo em outro mundo!!Essas empresas que treinam (participei de uma delas ) pegam qualquer um, administrador, advogado, secreataria,veja eu vi ninguem me falou, nao cito nomes pois senao esta mensagem sera deletada. Outra oportunidade que um colega meu me falou foi de um pessoa(amigo dele) que nunca viu TI , foi treinado em cobol trabalhou 3 meses depois tchau. Me desculpem mas nao confio nesta empresas, pois assim como qualquer uma e uma empresa de TI ( o jogo rola solto, compro por 10 e vendo por 20) E a realidade de vcs deve ser unica, visto que a maioria aqui esta indignado com o mercado!!

    abracos


14/11/06, 18:49:08: Hurricane - IP : 201.43.80****
    Nossa... tento não pensar muito na formação, certificações e idiomas que tenho e ainda estar desempregada há 7 meses.

    Minha área (Processos - ITIL) não está saturada, pelo contrário, a demanda está crescendo.

    Só tem um detalhe, já enviei meu cv pra tudo quanto é consultoria e nenhuma delas tem a pachorra de me chamarem para uma entrevista.

    Putz, é desanimador. Não sei ainda como não cai em depressão. Sério mesmo!!!


14/11/06, 17:46:38: Marcos - IP : 200.213.105****
    Saturado não sei se esta, porém acessível também muito menos.

    Todos nós, ou a maioria aqui esta trabalhando. Mas se por ventura alguém aqui ficar desempregado, com certeza demorará um bocado de tempo para tentar arrumar um coisa igual ao que perdeu. Sem exito, passa a atirar pra tudo lado, consultoria, PJ, autônomo, bico, Sisteminha pra amigo, firminha meia boca, QI (Quem Indica) até chegar a um ponto que tiveram dó de você e lhe deram um emprego.

    Realmente, se olhar pra esse lado, não existe mercado saturado.

    É dificil você se estabelecer, as vezes nem é questão de competência.


14/11/06, 17:19:17: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.212.****
    Sim, concordo com o Byron, o mercado atravessou uma fase em que vendeu-se cabeças apenas.

    Para que comprava cabeças, parecia ter resolvido os problemas de contratação de recursos especialistas, bastava mandar substituir, que logo já estava lá, outra cabeça substituta, e assim caminhamos por uma década catastrófica, onde vimos, na prática, as "piores práticas" em TI.

    Agora, que passou a existir pessoas mais conscientes em posições decisórias, percebeu-se que o barato saiu caro, as cabeças contratadas até funcionavam, mas nem sempre o corpo esteve presente, juntamente com o coração, olhos, mãos, boca, ouvido, e nariz...Nariz ??? Sim o nariz também é importante em TI, para sentir o cheiro de "nhaca" que sai dos projetos amadorenhos.

    O mercado está aquecido, sempre esteve, desde que inventaram o computador, o mercado de TI esteve aquecido, pois o mundo precisa muito mais de TI do que há TI no mundo. O mundo precisa de gente capacitada para produzir TI, muito mais do que há gente no mundo capacitada para fazer isso.

    O mundo não consegue capacitar pessoas a contento, fatores como experiência, abrangência e profundidade de conhecimentos, necessários para produzir TI, acaba deixando a maior parte dos profisisonais abaixo da espectativa.

    As grandes organizações perceberam isso e estão agindo para suprir estas necessidades.


14/11/06, 16:47:05: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    O mercado não está saturado não, está até faltando profissional especializado. Existem Consultorias sérias promovendo cursos de ABAP e Cobol para profissionais do mercado. Tem Consultoria formando grupos e ministrando cursos de inglês.

    A Tata, empresa indiana que chegou recentemente ao Brasil saiu na frente, está formando profissionais, promovendo cursos de Cobol e fazendo parcerias com faculdades pra poder contratar recém-formados.

    Algumas Consultorias de vanguarda estão seguindo os passos da Tata e também estão procurando profissionais pra montar Academias.

    A Tata e as Consultorias bem intencionadas com certeza estarão colhendo frutos rapidamente, em pouco tempo os melhores profissionais estarão trabalhando nessas empresas.

    Enquanto isso, aqueles escritórios travestidos de consultoria, atravessadores que se acham espertos, vão ficar parados no tempo.


14/11/06, 10:16:56: Andre - IP : 201.6.118****
    O mercado ta cheio de picaretas a única coisa que vc tem que fazer é se tornar um. Eu já trabalhei em grandes empresas e digo isso por experiência própria, por que picaretas na verdade as empresas não sabem o que contratar ai entra o picareta ou vc, a empresa precisa de um deus e o picareta só precisa arranjar as soluções, essa é a verdade. Nenhuma empresa quer pagar fortuna para seu profissional então contrata um cara que vai empurrando as coisas com a barriga. Se eles falarem mais meu assim não funciona vc coloca muito dinheiro no meio que eles desistem da solução. Eu conheço AD, ISA, Exchane, GPO, e milhares de coisas e já trabalhei como trabalho para pessoas que sabem menos do que eu. É difícil dizer isso, mas já que vc sabe tanto e não arranja um emprego abre sua empresa faça as coisas funcionarem do seu jeito.

14/11/06, 09:30:00: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Continuação: O mercado começou adotando como parâmetro a certificação PMI, mas está sendo um desastre. Porque este pessoal não conhece os princípios da engenharia de software. Pensam que gerência software é conduzir uma quitanda. Nossa área é multidisciplinar tem a necessidade ter uma formação neste nível. Temos que sair do processo artesanal para o industrial. Quando uma empresa for contratar outra para terceirização de seus serviços deve verificar a quantidades de profissionais com CLT, pois isto mostra uma baixa rotatividade de profissionais na empresa. Empresa que tem alto nível de rotatividade é sinal de problema. Não adiante ter economia na base da porcaria. Vai sair mais caro. Se TI for estratégico para empresa, ou seja, ponto chave. Deve ter um quadro permanente de profissionais para TI. Não faço previsões. Faço projeções, engenharia de software é uma boa opção.

14/11/06, 09:29:34: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Tenho dimensão do mercado de Brasília. Aqui temos de tudo. Tanto PJ quanto CLT. Tivemos nos últimos anos uma forte tendência em PJ. Esta modalidade coloca em risco sua vida. Pois, se ficar doente ou sofrer um acidente quem vai sustentá-lo. Consultoria é uma coisa temporária. Se uma consultoria levar mais de 6 (seis) mês deve ter alguma coisa errada. Um arquiteto (salário de R$ 18.000,00 mês / nível de conhecimento muito elevado) normalmente deve ser contratado como consultor. Pois, não tem necessidade constante dele está dentro do projeto ou empresa. Já o suporte, o codificador, o analista de sistema e o gerente software devem está constantemente (CLT). Quando um projeto termina, ou seja, entra em fase manutenção (Evolutiva e Bugs). A tendência deveria ser uma redução na equipe, coisa natural. Mais não é isto o que acontece. O projeto fica mais caro, incha e sempre atrasa. Com isto ficamos mal vistos. O mercado tem alguns parâmetros para contratação de profissional. Tais como: - Certificações acadêmicas, certificações de mercado e experiência. Temos aqui uma carência grande por pessoas que saibam conduzir projetos de software.

13/11/06, 21:50:02: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Roverto volta aquilo que falei.. Quem esta se formando agora em TI, caia fora do VB oracle erp etc... O negocio sera programacao de robos (nao existem ferramenta ainda), bioinformatica, programacao para telecomunicacao etc... Para aqueles que tem seus 22 anos se aprimorem nisso pois o futuro e esse!! Estamos acabados!!

    boa sorte a nos!!


13/11/06, 21:17:12: Carlos - IP : 201.51.50****
    Roberto, Esse é outro aspecto MEDONHO.... Isso é pior que assistir O EXORCISTA, a noite e sozinho.....

13/11/06, 20:55:02: Roberto - IP : 200.177.49****
    Pontos a serem vistos:

    1- Área de TI Podem perceber que com o tempo e evolução as ferramentas de TI estão ficando mais "fáceis". Qualquer pessoa consegue usar e as ferramentas "prontas", que exigem um mínimo de customizações, já são uma realidade. A tendência é: TI está se mesclando com as pessoas no dia-a-dia. Devido a isso é difícil separar um profissional de TI hoje em dia porque afinal quase todo mundo "mexe" com informática - não é mesmo?. E, por isso também, nunca teremos um Conselho.

    2- Remuneração e área de atuação É normal que em uma área em que existam MUITOS "profissionais" exista uma diminuição de remuneração. Está claro que isso está acontecendo e a tendência é diminuir mais. A informática (TI) está disponível para todos. Conheço profissionais de TI com as seguintes formações (é real, não é mentira): Bacharelado em História, Educação Física, Técnico em Vestuário etc etc... E são excelentes profissionais, hoje trabalham com a área de negócios pois com as ferramentas prontas: HYPERION, AR System, WebSphere, etc etc, não se precisa de grandes equipes.

    Pequena estória: uma vez fui tomar um chá e um rapaz da loja perguntou se eu conhecia informática. Diz que sim. Ele disse que fez um sistema em VB 6 e SQL SERVER e controlava seus gastos e caixa por ele mas precisava melhorar o índice CLUSTERIZADO etc etc. Fiquei "bobo" de ouvir isso, o rapaz não tinha nem o segundo grau. Perguntei e ele me disse que fez um "curso aí" que ele usou para fazer o sistema ele mesmo. Sem precisar gastar muito. Tá aí, gente... É a tecnologia ao alcance de todos! Se preparem...


13/11/06, 16:05:38: O CALCULISTA - IP : 200.213.105****
    CARLOS,

    Voce disse tudo. Quem faz HORÁRIO é CLT. Gostaria que essas consultorias e empresas, tomassem uma avalanche de processo trabalhista na justiça para só assim, parar com essa palhaçada.

    E as pessoas também, passasem a recusar esse tipo de contratação. A faculdade na area de TI é um absurdo, a pós é um absurdo, os cursos de certificação é um absurdo e ainda por cima, nem um emprego descente nos oferecem !

    Sem falar que um PJ tem que alem de trabalhar 8 horas dia, tem que pensar em se atualizar, pois senão, vai ter emprego ate quando tiver o projeto pra tocar, acabou, não serve mais, toma seu CHEQUE dos dias que você trabalhou e tchau ! Mesmo ter trabalhado 10 anos na empresa, o cara só recebe os dias que trabalhou. Se ficarem com dó, talvez deêm a ele um boné da empresa, uma camiseta, ou uma cesta basica.


13/11/06, 15:16:02: rbstec rbstec@hotmail.com - IP : 200.170.9****
    Esta saturado para o comodismo. Agora é o momento de inovar, o proficional brasileiro é o melhor, falta disciplica e investimento. Precisamos olhar para o mercado externo e buscar um padrão de execelencia ainda melhor. O mercado esta aquecido, saturadosomente para proficionais medianos e mal capacitados.

13/11/06, 14:12:27: Carlos - IP : 201.51.50****
    Calculista, é verdade!!! Se consultarem qualquer advogado trabalhista ele dirá que o que classifica um vínculo trabalhista como CLT é: GERENCIA OU COORDENACAO DIRETA OU INDIRETA CONTROLE E OBRIGATORIEDADE DE HORARIO E realmente não tem lógica tornar-se "EMPRESA" pra ser EMPREGADO... E mesmo que a profissão venha a ser REGULAMENTADA, se não existir uma FISCALIZACAO SEVERA, CORRETA e INTEGRA vamos cair naquele velho ditame: "Só vai mudar as moscas e a M**RDA será a mesma".

13/11/06, 13:23:05: O CALCULISTA - IP : 200.213.105****
    O Mercado ta saturado em parte por causa dessa pouca vergonha do Profissional PJ, abrir uma empresa pra ser empregado, é o fim da picada.

    Pior que o sujeito que aceita, acha que ta fazendo um bom negocio.

    Oferecem pro cara um salario de R$ 5.000,00 (PJ) bom, desse valor vc 30% de carga tributario entre impostos e contador, o que lhe sobra R$ 3.500,00, desse valor, o cara tem que tirar gastos com transporte, alimentação, seguro saúde.

    Não tem férias remunedadas, nao tem FGTS, nao tem 13o. salario, nao tem p...nenhuma.

    E NEGUINHO AINDA ACHA QUE VALE A PENA SER PJ !!!!! É BRINCADEIRA !!!!


13/11/06, 10:54:23: Carlos - IP : 201.51.50****
    Sim Fabio, esse é outro ponto crucial!!! A concorrencia entre as consultoras tambem leva a uma queda logaritmica de nossos salarios. A consultora Alfa cobra 300 mil pra um projeto de migracao de baixa plataforma e, neste exemplo seria um custo onde TODOS ficariam bem, entao a Beta cobra 200 mil, entao vem a Gama que cobra 150, com qual o cliente fica? Entao, a Alfa pra nao perder seu precioso CASE de sucesso, fecha por 100 mil e contrata analista por 2000 reias pj e ta tudo "OTIMO". Hebert, concordo com vc que existem aventureiros, como em toda profissao, e estes sao deletados por osmose, mas essas "EXIGENCIAS" que o mercado, ou melhor dizendo, as CONSULTORAS tem feito é pra nao TIRAR de seus lucros... PQ contratar TRES profissionais se eu posso me aliar as outras consultorias que como a minha MANIPULAM o mercado e FORÇAR um novo perfil, bem no estilo Analista Macgaver com Pos-graduacao JEDAI... Na boa, nao vai demorar vamos ver um anuncio assim: "Grande consultora de porte multinacional contrata o MESTRE YODA, salario 800 reais".

13/11/06, 10:10:23: Hebert - IP : 200.251.78****
    Impossível. O número de oportunidades na era da informação tende a aumentar exponencialmente.

    Cabe a quem é realmente profissional e tem talento estar atento às oportunidades e então se prepararem. Quanto aos aventureiros de plantão, esses,serão extintos pela competitividade e exigências do mercado.


13/11/06, 09:03:44: Fábio - IP : 201.63.16****
    Não, ainda há bastante espaço para crescimento no mercado de TI. O que tenho visto com muita freqüência é a ineficiência das empresas, o que ocasiona os baixos salários para os profissionais técnicos. Essa ineficiência, normalmente, vêem de uma baixa qualidade gerencial dos projetos e também dos processos. Projetos de TI normalmente possuem um alto valor agregado, porém com a baixa ineficiência os prazos e custos sempre estouram ou até mesmo o projeto (dinheiro) é jogado no lixo. Para cortar custo, a solução gerencial gênial é diminuir os salários da equipe, bingo!!! Estamos sofrendo de má gestão, e olha a quantidade de escolas de MBA´s que existem por aí. Participo de um projeto que todos os gerentes e coordenadores possuem MBA´s PMI, doutorado e putz é um fiasco.

13/11/06, 08:45:27: Carlos - IP : 201.51.50****
    Um detalhe, quando me refiro a "BANCAR UMA CERTIFICACAO" estou me referindo a uma certificacao TOP, daquelas que voce tem que vender sua alma pra arrumar a grana. TOP => ACADEMIA ABAP, ORACLE "OCP", IBM MAINFRAME, TIVOLI, entre outros...

13/11/06, 08:31:49: Carlos - IP : 201.51.50****
    Ìmagina Daniel. Essas opnioes divergentes sao importantes para os jovens poderem analisar bem o que é e como esta o mercado para a MAIORIA dos brasileiros. Tapioca, concordo com vc que tem muita gente sem vocacao, mas eles nao sao maioria nao, amigo. Tem MUITA gente de talento que gastou uma grana, talvez mais que eu e voce juntos, e nao tem retorno e valorizacao compensatoria, é dessa MAIORIA que eu falo. Nao seja radical e procure manter um tom amigavel e educado, senao os colegas vao comecar a pensar que vc é representante de alguma dessas consultorias exploradoras, o que eu acredito que nao seja seu caso. Gostaria tambem de esclarecer que eu tive relativo sucesso, conquistei meus principais objetivos, nao me sinto frustado e nem arrependido, mas que hoje em dia, BANCAR sua certificacao é jogar na loteria, isso é!!! Sucesso a todos e uma otima segunda-feira plena de realizacoes.

12/11/06, 20:04:02: Tapioca - IP : 201.42.119****
    Saturado? Sim, está saturado de profissionais insatisfeitos com o que fazem e desmotivados com a carreira que abraçaram. Não tem conhecimento do mercado onde atuam, nem dos negócios de TI. Por isso são atraidos por novidades que não dão em nada e gastam seus recursos em modismos que não tem futuro.

    Sentem-se injustiçados, porque acham que são melhores do que realmente são, mas não tem capacidade para vencer suas próprias limitações.

    Acho que essas pessoas devem reconhecer que estão no caminho errado e encontrar outra carreira, caso contrário vão viver infelizes e incapazes de constribuir.


12/11/06, 19:14:50: Hurricane - IP : 201.68.232****
    O mercado de TI está saturado? Depende. Não se trata de criticar ou defender. Sempre haverá uma demanda maior por profissionais para uma área ou menor para outras. E realmente deve existir uma forma do cliente escolher o melhor profissional para ocupar uma vaga dentro de sua empresa. O absurdo, no entanto, é usar critérios fora do comum. Não sabem sequer distinguir a função (suporte, sistemas, telecom, DBA, processos e por aí vai). Como se um cirurgião cardíaco decidisse cada dia atuar numa área diferente da medicina sem ter se especializado!!!

12/11/06, 18:21:23: Daniel Daniredhot2@hotmail.com - IP : 201.31.17****
    Pessoal...calma, esse tópico ja virou meio que uma guerra, e entre os times estão os que defendem o mercado de ti e os que criticam... Eu estou começando a entrar nesse mundo digital eu diria, não tenho medo de entrar nesse mercado apesar dos comentarios, eu acredito que sim hoje em dia tem mtaaaaas pessoas que se dizem profissionais em ti só pq fizeram um curso superior mas não eh bem assim, hojem em dia o mercado está precisando de profissionais que se atualizem no minimo de 6 em 6 mezes, nao que façam uma faculdade e parem por ai, vc faz seu caminho, se for um bom profissional, sempre terão varias portas abertas para vc!!!

    Abraços a todos


12/11/06, 11:09:15: Carlos - IP : 201.51.50****
    Mas a questão é.... Quando e Como tudo isso começou e quem são os VERDADEIROS culpados da coisa esta nesse nível... Eu acho que somos nos que aceitamos essas condicoes... e não adianta dizer que não vai trabalhar como PJ,FLEX, etc, pq se a consultora do RH ligar dizendo que tem uma vaga para Suporte, salário 2500, PJ, você sai correndo sem sequer valorizar o QUANTO gastou e investiu em si mesmo. E digo mais, eu mesmo já fiz isso, não por esse salário, mas a ATITUDE foi a mesmíssima... Por isso digo que é e esta uma m**da, e a culpa é nossa mesma.Sucesso a todos. PS.: Denis, amigão, vc é modesto.Recentemente li uma matéria sobre SAP/ABAP onde alguns consultores falavam de seus salários acima de 50 mil.... Ate tem gente que ganha isso, mas não é pra nos não....tem muito "rolo" por trás. É como loteria, vc aposta e reza pra ganhar,se perder, usa o boleto como marcador de livro.

11/11/06, 19:20:00: Rubens Vital rubens.vital@gmail.com - IP : 200.98.67****
    Boa noite

    O que eu vejo é como muitos já falaram, que o profissional de ti está sendo desvalorizado com o passar dos anos, devido a saturação de "profissionais" no mercado. Eu sou pós-graduado, tenho formação técnico em eletrônica e alguns outros cursos, mas acho dificil competir no mercado, ou mudar de área, porque não existe um concenço das empresa sobre os cargos. Analista de Suporte por exemplo, o que deve fazer um analista de suporte? Aqui mesmo na apinfo, as empresas procuram analista de suporte com perfil de programador, conhecimento de segurança, são os famosos analistas Jedais.


11/11/06, 13:13:27: Marcelo/RJ - IP : 201.51.24****
    Marcelo, Você falou TUDO!!! Existem hoje pesquisas na área de biotecnologia, onde existe a necessidade de profissionais de informática, e graças a deus nesses ramos essas CONSULTORAS não metem o dedinho. Atualmente o foco deles tem sido a alta plataforma. Logo quem trabalha com mainframe vai começar a sofrer o que nos da baixa plataforma conhecemos na pele, e no bolso principalmente. Por exemplo, vejam o valor do investimento de uma academia abap, quase 10 mil, e pra ganhar quanto? Cara, supondo que vc consiga juntar o dinheiro, eles ainda põem areia, do tipo: Inglês PERFEITO, Espanhol fluente, pós-graduação, etc. E a tendência é essa, pois enquanto o governo não tomar uma atitude, os profissionais de IT tornar-se-ão cada vez mais raro. Eu mesmo estou pensando em sair de IT e entrar em outra área. Então vc diz: "Ha, mas eu gastei 9 com uma certificação poderosa e ganho 8 por mês", então eu digo: "E como se da essa contratação??? PJ??? Você teve que gastar uma grana pra abrir empresa, tem que custear todos os seus gastos, não tem nenhuma segurança, etc." Fora que QUASE todo mundo esquece de abater desse "MARAVILHOSO" salário 1/12 avos referente ao seu 13 salário e 1/12 avos de sua ferias (Você não estava pensando que vai ficar UM MES mamando nas tetas desses exploradores ne?rssss).

11/11/06, 11:08:22: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Nossa area e a mais complicada existente, somos custos e agora um peso!! Antes nao, geralmente um engenheiro luta duramente para uma vaga numa wempresa de engenharia, na nossa nos lutamos para achar uma entre mil vagas picaretas uma empresa fora da area de informatica(visto que empresa de TI nao presta). A maioria e CLT , nos PJ ou CLT flex haha essa e f... Acredito que logo a area de TI deixara de exisitir como departamento e sim viriara comodities, passamos pelo auge e agora vimos sua queda, talves num futuro proximo ela volte a crescer. Para aqueles que se formam meu conselho e um , abracem a area mas nao facam parte da picaretagem, se tivesse meus 22 anos possivelmente estudaria bioinformatica,programacao de robos, inteligencia artificial, coisas do genero pois nao existem picaretas(consultorias) mesmo porque um profissional deste nao teria um Gigolo e muita responsabilidade para passar nas maos de gente irreponsavel!! mas se aqueles como eu se cansaram tentem outra coisa e isso que estou fazendo!!!

    abracos


11/11/06, 09:14:52: Luciano - IP : 201.13.1****
    Concordo com o Newton. O descaso político impera.

10/11/06, 19:10:29: Newton - IP : 200.225.65****
    Saturado ? diria que não. Temos vários problemas, isso sim. O pior deles: Um abuso descarado e desumano é essa vergonha das empresas em contratar-nos como PJ. Forçam vc a se submeter a uma situação que simplesmente é uma mentira ! uma desonra ! Não somos empresas ! Somos pessoas ! Por força desse crime estou há 13 anos sem férias, sem poder planejar nada para o futuro pois nunca sei quando terminam ou começam meus contratos ! Geralmente os contratos são por tempo “indeterminado”, os desavisados pensam que vão ficar pra sempre na empresa... passam 3 meses, te avisam com 10 dias de antecedência que “cortaram o orçamento” e vc, juntamente com outros, estão fora... Ou quando o contrato é determinado, por exemplo, 6 meses, só que pode ser rescindido a qualquer momento com antecedência de x dias... ou seja, vc não tem nada ! absolutamente nada !!! Isso acontece e ninguém fala nada ! Nos deveres e obrigações somos tratados como empregados, na hora dos benefícios somos considerados empresas !!! isso é uma afronta à dignidade humana ! Mas no Brasil, felizmente para os verdadeiros empresários, tudo pode. Inventaram esse tal de CLTFlex que não te dá garantia nenhuma ! foi apenas para contar carteiras assinadas para o governo Lulla ! Fora que isso é outra robalheira ! Te contratam por R$ 400,00 e te pagam o “resto” por fora !!! Os direitos (13º, FGTS, Férias, etc...) são calculados sobre estes R$ 400,00 !!!, Meu Deus !!! isso é roubo na cara dura !!! e todos aceitamos porque somos miseráveis e pobres desempregados e é assim que o Brasil quer nos manter.

10/11/06, 18:00:27: Byron S. Júnior - IP : 200.182.9****
    Não sei se a regulamentação é a solução. Em TI nada impede de algum curioso fazer um programa numa softhouse de fundo de quintal. Funcionando tem gente que compra. Os casos de CRM ou OAB são diferentes, o cara é um médico, vai mexer no seu corpo, fazer uma cirurgia, alterar metabolismos, cuidar da sua vida, etc. Aí tem que ter regulamentação mesmo, não dá pra deixar a vida aos cuidados do curandeiro da esquina. Não dá pra ser autodidata com Medicina. Quanto a OAB, volta e meia alguém é expulso ou cassado. É só ler os jornais, a OAB não consegue evitar o aparecimento de algum advogado acusado de envolvimento com alguma coisa complicada. Até que o cara seja expulso da OAB já lesou muita gente.

    É bom lembrar que se criarmos essa Associação de Profissionais de TI, todos os picaretas, atravessadores e exploradores que estão sendo citados no blog irão se associar. Se bobear eles acabam dominando a entidade e serão os formadores de opinião. Aí a coisa fica ainda pior do que já está.

    A entidade pode ser o início de uma valorização dos profissionais, mas ainda tenho dúvidas se vai funcionar. Aliás quero aproveitar e sugerir que após o encerramento do tema “O mercado de TI está saturado ou nâo”, seja aberto um tema específico sobre a criação da Associação


10/11/06, 16:42:53: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Engenheiro geralmente volta-se para TI!!

10/11/06, 14:36:08: GhostRider engenharia@eng.ufmg.br - IP : 200.217.3****
    ...é preciso cuidado com reportagens tendenciosas Começei na área de TI em 1996, trabalhei com treinamento (na época do boom), posteriormente com manutenção, desenvolvimento e por último com redes.Em 1998 trabalhava com CLT em uma empresa tercerizada que atuava na CVRD - "Cia Vale do Rio Doce", ganhava uma mereca, depois para melhorar o salário por dica do gerente de TI da CVRD (Hoje meu amigo), mudei o contrato para PJ.Em meados de 2000 a CVRD tercerizou toda a empresa para uma única, a vencedora da licitação foi a EDS - Eletronic Data System, seríamos contratatos pela EDS como CLT, mas o que ocorreu é q fomos quarterizados sendo contratado pela CHIPTEK que tinha contrato com a EDS que tinha contrato com a CVRD, cheguei a ganhar 10 salários mínimos como administrador de rede/tec.manutenção/help desk agregava estas funcões, no entanto com o passar dos anos, a perdas salarios foram ocorrendo (trabalhei no interior de MG, custo de vida mais baixo), desiludido ingressei na facu de engenharia de minas por conselho do gerente CVRD q dizia já em 2000 q fazer facu de TI não era vantagem e q TI sempre era visto como custo pelas grandes empresas.Hoje estou me formando na UFMG e já estou com empregado garantido, salário inicial R$ 4000,00.Boa sorte a todos.

10/11/06, 14:18:30: Marcos - IP : 200.213.105****
    Essas 17 / 20 mil vagas em aberto que saiu na materia da folha é muito incentivador não ??? Ohhhhh....17/20 mil vagas em aberto !!!

    Quem vê pensa que ta brotando vaga igual xuxu na cerca. Se você peneirar essas 17/20 mil vagas e ver qual realmente se encaixa no seu perfil, você verá que estará reduzindo num mundo não tanto sonhado como a maioria de nós pensamos.

    Sem falar do inglês fluente, espanhol fluente, disponbilidade de viagens, vagas pro Exterior, SAP, CRM, BI, pos graduação, Redes, Telecom, eletrônica.

    Não adianta ter 17/20 mil vagas em aberto. A capacitação de profissionis leva anos, não dias e geralmente as pessoas seguem uma linha pra sua carreira. Desenvolvimento, Infra, Suporte, etc.

    É como se o cirque du soleil tivesse 20 mil vagas em aberto, e ai ?


10/11/06, 12:33:18: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.6****
    Eu concordo com a opinião dos dois Marcelos, a carreira na área de TI exige evolução e aprendizado constante o que por sua vez exige investimento $$$ constante, mas até onde está valendo a pena investir nessa carreira? Difícil responder essa pergunta, o mercado está complicado, as consultorias só querem profissionais PJ ou Cooperados e agora inventaram a tal CLT Flex, como desculpa alegam que os encargos em manter um profissional como CLT são muito altos, mas será que não vale a pena reduzir o lucro e investir num bom profissional? Parece que não né? Então para os mais jovens, escolham melhor sua profissão, procurem investir seu tempo e dinheiro numa carreira que ao menos lhe dará um retorno satisfatório e garantias como um trabalho de verdade com vínculo CLT e salário digno e não se deixem enganar com relatos absurdos de salários de 5 ou 7 mil reais pq isso está virando lenda na área de TI.

10/11/06, 08:57:52: Marcelo/RJ - IP : 201.51.83****
    Sei nao... Um amigo meu tava se danando na area de TI, cansado dessas metodologias para burlar a clt q consultoras fazem uso, entao um belo dia fez um curso no senai voltado a solda industrial e hoje, depois de 2 anos, ta ganhando mais que muito carinha que jogou dinheiro fora com certificacoes. Eu particularmente tenho pensado muito em abandonar essa area.... Fico pasmo com essa historia de cooperativa de informatica, abrir empresa pra tirar nota fiscal de 2500 reias.... Mas essa e a minha opniao... E digo mais, o profissional de informatica NAO esta desvalorizado, a questao é que como as empresas fazem uso dessas tercerizadoras inescrupulosas, a maior parte da grana fica com eles. Aqui no trabalho, por exemplo, descobri que um analista de suporte que ganha R$1.500 na carteira pela terceirizadora, esta custando no todo apenas R$4.500 pra empresa.... E eles ainda acham isso vantajoso..... Fuizzzzzzzz

9/11/06, 21:55:16: marcelo - IP : 201.6.10****
    Eduardo!! Acorda vc vive em outra realidade!! Essas empresas nao sao tudo isso nao!! (ja trabalhei em duas delas.. Tenhop gabarito para isso) Sao terceirizadoras que assim como as demais querem muito para pagar pouco. E quanto ao Diretor da Microsiga.. Bem a realidade em 1898 era uma 17 anso depois com certeza e outra!! Sinto muito

9/11/06, 15:52:54: eduardo - IP : 201.42.5****
    0 diretor da Microsiga, Armando Tadeu Buchina, é um exemplo de profissional bem sucedido na área. Formado em Processamento de Dados, ele começou na empresa em 1989 na área de implantação de sistemas ("o cargo mais baixo", segundo ele), e foi se desenvolvendo até virar coordenador. Nos anos 90, chegou a dividir a carreira de informática com a de DJ de casas noturnas nos fins de semana. Mas foi aí que o gosto pela tecnologia falou mais alto. "Parei com o hobby para seguir a carreira de uma vez por todas", relembra.Ao passar para o desenvolvimento de sistemas, Buchina cresceu até se tornar diretor, seu atual cargo. "Quem começa na carreira hoje tem que saber de sua habilidade natural, não adianta só fazer uma boa faculdade. É preciso equilibrar aptidão, racionalidade e interesse para se dar bem".

9/11/06, 15:52:27: eduardo - IP : 201.42.5****
    Onde estão as chances Grandes empresas do setor, como a IBM Brasil, a TCS e a EDS, já divulgaram expectativas de contratação até 2007. A IBM, por exemplo estima fechar o ano com, 15 mil funcionários Em 2005, eram 12 mil, no total. A gerente de alianças com universidades, Kátia Pessanha, afirma que, não só lá, mas no mercado como um todo, a demanda gritante é para todas as áreas da informática, e mostra onde estão as chances. "Há muita demanda pelos desenvolvedores de sistemas. Mas há uma ainda maior pelos administradores, que são poucos. Ter esse conhecimento hoje é um diferencial", explica. Na TCS, a expectativa é contratar mais 500 pessoas até 2007, em todas as áreas. O diretor de Recursos Humanos, Joaquim Rocha, explica como conseguir sua chance. "Hoje há um número significativo de vagas não preenchidas. Por isso investimos em treinamento para o profissional ver sua chance de ascensão na carreira." Por último, a EDS divulga sua expectativa de contratar inicialmente 700 pessoas no Brasil e 300 na Argentina em 2006, e mil em 2007. As chances serão para analistas, programadores e desenvolvedores. A executiva da EDS Daniela Tessler faz um lembrete importante para quem quer se destacar na área: conhecer outro idioma. "No mundo globalizado, a língua de comunicação é o inglés: por isso, além dos conhecimentos técnicos, é importante investir na fluéncia."

9/11/06, 15:51:51: eduardo - IP : 201.42.5****
    Diário de S. Paulo - Setor de tecnologia procura trabalhador com qualificação - 2006-10-23 p.A9 : Emprego Já - Setor de tecnologia procura trabalhador com qualificação

    O mercado de tecnologia está cada vez mais aquecido para quem pretende trabalhar na área. Mesmo assim, faltam pelo menos 20 mil profissionais qualificados em informática para atuar no segmento. A constatação, segundo a coordenação de cursos superiores de Tecnologia da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), é do instituto norte-americano de análise de mercado de tecnologia IDC. O instituto também estima que o setor crescerá cerca de 11,9% ao ano até 2009. Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Fiap, Celso Henrique Poderoso de Oliveira, além de detalhes óbvios, como se manter sempre atualizado, é preciso que o profissional tenha em mente que um curso superior, sozinho, não garante boa colocação. "É preciso procurar cursos alinhados com o mercado de trabalho, sejam eles de faculdades ou cursos técnicos, Hoje, as empresas querem alguém que resolva o seu problema, que entre e comece a produzir'', frisa. A coordenadora da área de Tecnologia da Informação do Senac Guarulhos, Vania Maria Nunes da Silva, diz que, para se dar bem na área, o profissional tem de saber se tem afinidade ou quer só facilitar seu trabalho. "Mais do que conhecer bem o pacote Office ou saber mexer na internet, é importante ter alguma certificação, como a da Microsoft por exemplo, que dá o devido domínio do assunto, o ideal é encontrar urna linha para se aperfeiçoar", afirma.


9/11/06, 15:38:25: eduardo - IP : 201.42.5****
    Jornal Estado de São Paulo - 31 de outubro de 2006 Ofertas de trabalho aquecem a área de tecnologia: Especialistas dizem que há 17 mil vagas abertas no Brasil, por falta de mão-de-obra qualificada SÃO PAULO - Enquanto muitas áreas estão estagnadas e sofrem com saturação de mão-de-obra, outras estão em plena ascensão, abrindo vagas de trabalho constantemente e obrigando empresas e instituições de ensino a se unirem para tentar suprir a demanda do mercado. Este é o caso da Tecnologia da Informação, popularmente conhecida como TI. Só para se ter uma idéia, atualmente existem 17 mil vagas em aberto e, nos próximos três anos, esse número deverá ultrapassar 100 mil, conforme o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. A procura por esse tipo de profissional deve-se à diversidade e à importância da área. Afinal, nenhuma empresa ou negócio sobrevive hoje sem tecnologia, seja usando website, e-mail, ou criando sistemas integrados de troca de informação que sejam seguros e eficientes. Cabe ao especialista, portanto, cuidar de todas as atividades de computação do ambiente, além de desenvolver soluções e reduzir custos. Perfil Com mais de 300 tipos de treinamento em 40 áreas distintas, o Grupo Educacional Impacta Tecnologia tem formado profissionais de TI em todo o mundo. O presidente da empresa, Célio Antunes, que também preside a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro/SP), diz que o profissional que tiver disposição e for dedicado poderá trabalhar ainda para empresas estrangeiras instaladas no Brasil ou até mesmo fora do País. Ele diz que a Impacta tem parceria com empresas como a indiana Tata e a norte-americana Borland e que companhias como essas dão preferência para mão-de-obra daqui.

9/11/06, 15:01:12: Claudio - IP : 201.16.208****
    Primeiramente andei lendo alguns comentários abaixo e acabei de crer que o mercado continua na mesma, profissionais que nem sabem o que estão fazendo ou onde estão entrando. Não sabem diferenciar as coisas.

    Pessoas que são formadas ou autodidatas acham que são bons o bastante para o mercado e não e bem por ai.

    Digo que o mercado não esta saturado pela seguinte forma. 1º São poucos os profissionais que realmente agregam valores as empresas. 2º Má formação do profissional. 3º Hoje em dia todo mundo é “Analista Programador de Sistema!!!”, sem nem saber a diferença e atuação de cada uma dessas áreas que são completamente distintas. 4º Aquela famosa pergunta do empreendedor, O QUE VOCÊ JÁ FEZ? R: (((Fiz um site!!!))) Sou programador de Sistemas... Convenhamos né.

    E isto, meu ponto de vista. Estou na área de informática a 8 anos, já vi de tudo. O mercado esta em crescimento e desenvolvimento continuo e precisando de profissionais que realmente agreguem valores as empresas.

    Se você for um bom profissional e saber o que esta fazendo, você com certeza terá um futuro promissor.

    Abraços a todos.


9/11/06, 01:57:31: Inocêncio - IP : 200.164.10****
    Essa parte das empresas quererem um super héroi é divido mais as pequenas e médias empresas, já que elas tem menos capital, portantam precisam um 10 em 1 para cobrir menos gastos, já que os impostos são altos e tal funcionário irá custar caro.

    Para as grandes empresas isso ocorre de maneira diferente, a empresa não quer um 10 em 1, ela quer no máximo um 2 em 1, contanto que ele seja muito bom nesses dois pontos.

    Enquanto a regulamentação da área de TI, isso é praticamente quase impossível de se acontecer, infelizmente ou não devido principalmente que a área de TI não é um FIM e sim um MEIO, assim como ocorre por exemplo com a matemática. Você pode se formar em engenharia e lecionar matemática, pode até não ter se formado em nada e ensinar matemática, já que a matemática é um meio (do qual pode-se chegar ou ajudar o FIM) então qualquer um pode trabalhar com ela, isso é análogo a informática no geral.


8/11/06, 20:30:28: Girl - IP : 201.68.23****
    Parece não ter relação alguma com o tema de discussão, no entanto... ... considerando a tríade: péssima remuneração/4 a + anos de experiência/conhecimentos de diversas ferramentas.

    O fato leva a confirmar que o mercado está saturado, ainda quando se vem muitos anúncios para a área de TI. Mas como preenchê-los, talvez contratando como muitos já disseram: JEDI.

    E os SITHS ficam sentados numa boa, sem fazer absolutamente nada, pois é o que sabem fazer, e quando a coisa fica NEGRA, a única força que conhecem é chamar um cara que resolva o problema em pouco tempo, ou seja, limpar a sujeira que fizeram!!!

    "Que a Força esteja com você, profissional de TI"


8/11/06, 17:43:47: Daniel aaa - IP : 200.142.1****
    Galera, relaxem a vida é bela!! O profissional de ti esta muito preucupado com ferramentas, mas tem que estudar um pouco mais de humanas... essa é a dica...alias a grande dica que o isaac passou tbm.


8/11/06, 14:45:53: Rafael - IP : 200.213.105****
    Marcelo,

    A formação de jovens carentes em determinada tecnologia é INCLUSÃO DIGITAL. Isto é feito atraves de ONG´s, comunidades de bairro, governo, prefeituras, a propria microsoft.

    Mas são programas especificos voltados para o SOCIAL.

    Em nenhum momento no artigo, esses JOVENS teêm emprego garantido.

    É UM CURSO GRATUÍTO PARA FORMAÇÃO DE JOVENS CARENTES NA AREA DE TECNOLOGIA E SERÃO DIRECIONADOS DE ACORDO COM SEU PERFIL, OU SEJA, PROGRAMAÇÃO, REDES, ETC..!!!

    APÓS ESSA FORMAÇÃO, O JOVEM CARENTE, TEM QUE SE LANÇAR NO MERCADO POR CONTA PROPRIA, NÃO UM PROGRAMA DE TRAINEE OU DE ESTAGIO NUMA EMPRESA.

    Abraços


8/11/06, 14:21:27: Marcelo desculpe a grossura mas... - IP : 200.186.153****
    Raphael LEIA BEM A MATERIA

    Outro programa lançado nesta terça-feira é um curso de formação e capacitação de programadores para o setor. Gratuito, o curso será oferecido a jovens de comunidades carentes selecionados por organizações não-governamentais, de acordo com aptidão e perfil.


8/11/06, 13:33:40: Rafael - IP : 200.213.105****
    Não vamos confundir saturação de mercado com politicas de inclusão digital. O que saiu na folha de São Paulo é uma politica de inclusão digital para pessoas carentes, pois hoje em dia, ate um caixa de padaria precisa saber usar um computador.

8/11/06, 13:15:30: Marcelo Nada contr governo Lula - IP : 200.186.153****
    O governo lançou nesta terça-feira um programa de certificação em língua inglesa para profissionais brasileiros com o objetivo de ampliar a competitividade na exportação de softwares e serviços de tecnologia da informação. A meta do governo brasileiro é exportar US$ 5 bilhões em softwares e serviços em 2010, quando se encerra o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    OTIMO MAS LEIAM ISSO

    Outro programa lançado nesta terça-feira é um curso de formação e capacitação de programadores para o setor. Gratuito, o curso será oferecido a jovens de comunidades carentes selecionados por organizações não-governamentais, de acordo com aptidão e perfil.

    Com início previsto para 10 de dezembro, o objetivo é formar 1.000 alunos no período de um ano. As primeiras turmas serão organizadas nas cidades paulistas de São Paulo e São José dos Campos e, no início de 2007, em outros municípios.

    AQUILO QUE FALEI QUE PROFISSIONAL DE TI NO FUTURO GANHARA O MESMO QUE UM MECANICO ESTA SE TORNANDO CADA VEZ MAIS REAL!!

    BOA SORTE


8/11/06, 13:11:46: André Luis albegosso@hotmail.com - IP : 201.26.170****
    Na minha opnião o mercado não esta saturado, porem existe uma moda que o profissional tem de ser um "super-man", o elemente precisa conhecer tudo que existe no mercado, se o cara é de banco ele precisa ter vida para o banco, conhecer tudo sobre banco e conhecer, rs, VB, Sql, Sybase, VB.Net, ASP.Net, UML, RUP, Access, XML, HTML, xqualquer coisa que o valha, coisa que anos atrás era muito melhor distribuido e melhor planejado, isso sem contar se o cidadão entra como terceiro na empresa, haja paciencia para aguentar as politicagem, alias, politiquinhas. O setor de informatica que acabou surgindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas,acaba sendo uma escravidão pouco melhor remunerada.

8/11/06, 12:50:45: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 200.182.9****
    ...............continuação Depois quando os projetos começam a fazer água, a empresa entra em pânico e dispensa os teóricos dizendo que a verba estourou, a segunda fase não foi aprovada, etc. O prata da casa que que assumiria tudo caso desse errado acaba não garantindo nada porque também só conhece a teoria. Aí a empresa soluciona do jeito mais prático: publica anúncio procurando profissional experiente, qualificado, inglês, mão na massa, etc. avisa que é projeto pra 3 meses e pede alguém com disponibilidade imediata. Nesse caso alguém teve que justificar a criação de uma verba suplementar, e a empresa acaba pagando o valor correto pro profissional que vai ficar 3 meses pra resolver os problemas. Quando ele acabar a empresa volta a recontratar os pica-pau.

8/11/06, 12:49:58: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 200.182.9****
    O mercado não está saturado. O que acontece é que hoje qualquer informação está disponível para qualquer pessoa. O cara compra uma revista de Informática numa banca de jornais, lê um artigo e pronto, já se considera um expert em Processos, Banco de Dados, Negócios, Sistemas, SQL, Metodologias, Linguagens, Segurança, Projetos, Liderança, etc. O mais surpreendente é que acaba arrumando trabalho tendo como única credencial o conhecimento teórico. Na empresa, a pessoa que está contratando também comprou a mesma revista e agora se acha uma sumidade, acha até que melhorou o seu senso crítico. Vai até o Diretor e diz que não precisa procurar um Sênior ou um Pleno com qualificação. Diz pro Diretor ficar tranqüilo, pode contratar um pica-pau sem susto, porque “eu conheço bem esse assunto, se alguma coisa furar, eu mesmo vou lá e acerto, pode deixar que eu assumo”. Pronto, foi montado o cenário pra pagar um valor hora bem inferior. Essa é uma das inúmeras formas de nivelar os salários por baixo, a empresa acha que possui internamente um profissional com grande expertise sobre o assunto e qualquer coisa o prata da casa resolve. Continua.....

8/11/06, 10:27:27: Thadeu - IP : 200.49.281****
    Quem acha que o mercado já esta saturado veja a noticia que saiu na Folha de São Paulo Hoje :

    Foi lançado nesta terça-feira o curso de formação e capacitação de programadores para o setor de informática. O curso será oferecido gratuitamente a jovens de comunidades carentes, selecionados por organizações não-governamentais segundo suas aptidões e perfis.

    Com início previsto para 10 de dezembro, o objetivo é formar mil alunos no período de um ano. As primeiras turmas serão organizadas em São Paulo e em São José dos Campos. No início de 2007, o programa será estendido a outros municípios.


8/11/06, 08:03:15: Rafael - IP : 200.213.105****
    Realmente, falta uma regulamentação da area.

    Qualquer um pode ser um analista de sistemas, basta saber ligar o computador, fazer um programinha que use um banco de dados Access e exporte alguma coisa pra Excel.

    Pronto, e nasce mais um pra competir no mercado.


7/11/06, 23:32:39: Fernando - IP : 201.31.****
    Eu acho que todas as opiniões aqui colocadas são validadas, mas em quanto a nossa profissão não for regulamentada fica difícil.

7/11/06, 21:27:33: Thadeu - IP : 200.49.281****
    Concordo com os que afirmam que o mercado esta saturado de profissionais sem qualificação. Uma pessoa sem curso superior, que faz um curso de uma semana de Java já se considera um profissional de informática e quer sair ganhando R$ 2.000, R$ 3.000. No Brasil, além de futebol todo mundo esta se achando especialista em informática. Bastou o cara trocar um pente de memória para ele achar que tudo é fácil e que já é um expert.

    Acho inclusive que o excesso de qualificação que as empresas pedem é uma forma de se proteger e tentar achar alguem que atenda pelo menos o básico, pois se colocarem somente os requisitos necessários para a vaga, vai aparecer um monte de gente com o curriculum inflado, que não tem a menor idéia do que é ser um profissional de TI.


7/11/06, 18:01:51: Adriano - IP : 201.1.176****
    Eu acho que falta é competência por parte do pessoal de recursos humanos e da diretoria/gerência nas exigências para contratação, este pessoal não tem a miníma noção dos requisitos necessários para preencher uma determinada vaga e acabam exigindo requisitos que passam longe dos realmente necessários para execução da tarefa. Acho que eles, por completa ignorância no sentido perjorativo da palavra, seguem tendências de outros anuncios ao elaborar o seu próprio.

7/11/06, 17:10:06: Douglas - IP : 201.31.9****
    Bem, sou recem formado, e moro no interior de SP, por aqui a demanda por TI é muito pequena, e quando aparecem algumas vagas, o salário é muito baixo, vejo as vagas aqui mesmo na apinfo, o mercado esta procurando constantemente novos profissionais, mas estes novos profissionais "com no mínimo 3 a 5 ou mais anos de experiência", já estão todos empregas, e para nos recem formados, ninguem desperta o interesse em nos dar oportunidade. Agora pergunto a vcs, como poderemos ter essa experiência exigidas pelas empresas, se ninguem nos da a oportunidade para adiquiri-la?.

7/11/06, 16:01:39: Ivan - IP : 143.54.51****
    Bom, isso pode ser visto de várias formas

    1-O mercado está exigindo profissionais qualificados por isso muitos não conseguem emprego. 2-Algumas áreas , estão exigindo profissionais com tempo de experiência absurda, sendo que a maioria que atende ao requisito está em vias de se aposentar. 3-Localidade, há poucos profissionais que saem da sua região que está saturada e partem para uma região menos saturada ou carente.A maioria não vê como um mercado profissional mas como um problema. 4-Modismo, quando surge uma tecnologia nova antes do mercado o profissional vai ao seu encontro afim que está preparado só que além dele milhares fazem o mesmo, ou seja a concorrência se tornar acirrada e se hou ver QI, se torna agressiva.

    Há uma solução pra isso, não é mágica, há áreas pouco conhecidas, vide Bioformata, que não tem muitos interessados, uma busca nessa profissões vale a pena tenatar, seja como investimento futuro ou temporário.


7/11/06, 14:06:24: Fernando - IP : 200.205.7****
    Estou na área de TI há 5 anos, e durante esse período tenho trabalhado como Analista de Sistemas. O que tenho visto acompanhando o mercado é que a grande maioria das empresas não está preocupada em formar profissionais ou investir em recem formados, mas estão sempre buscando profissionais para preencher seus quadros, mas as exigências chegam a ser absurdas em certos casos. Exigências que nem alguns profissionais com vários anos de trabalho na área tem como preencher, quem dirá recem formados ou mesmo estudantes de TI. E o pior não é utilizado nem 10% de tudo que é solicitado para o preenchimento da vaga. Na minha opinião o que falta é uma conscientização por parte das empresas que estão em busca de profissionais é um investimento na formação e aperfeiçoamento de seu corpo técnico aliado com uma política de valorização dos seus colaboradores. Apesar de sabermos que na área de TI um bom profissional recebe proposta de diversas empresas, existem diversas maneiras de segurar um profissional que a empresa realizou um investimento na sua formação.

7/11/06, 13:33:30: Pasquale XP - IP : 170.66.1****
    Estudem menos TI e mais português.

7/11/06, 11:47:07: Marcos - IP : 200.213.105****
    Bom, como diz um amigo meu, se vc coloca um anuncio aqui mesmo na APINFO, solicitando um profissional com 3 anos de experiencia em JAVA ou DOT NET, banco de dados X, conhecimentos Y, UML, etc..etc..etc..para ganhar um salario de no mínimo R$ 4.000,00 (CLT) é complicado.

    É mais facil encontrar um mico leão dourado na juréia do que este profissional. Na teoria (CV) ele se encaixa, mas na pratica (trabalho) passa longe do ideal.

    O mercado nao esta saturado, faltam sim bons profissionais, não conheço um bom profissional na area de TI que esteje desempregado.


7/11/06, 10:02:24: Nelson jnguindo@yahoo.com.br - IP : 200.207.48****
    Bom dia a todos,

    A questão é que o mercado não está saturado, a questão é que as empresas querem super profissionais com experiência com milhões de conhecimentos sendo que na verdade não vai aproveitar nem 10 por cento da capacidade desse super profissional. A questão tem que ser revista, eu por exemplo trabalho a 6 anos com TI na parte de suporte, sou formado em análise de sistemas, mas jamais consegui vaga de trabalho na área de programação em razão da falta de experiência, a excessiva pressa das empresas e além do processo seletivo de trainee exigir um milhão de coisas, agora pensem comigo, precisa desta selva para trabalhar em ti, há vagas mas somente para super-profissionais, já que no Brasil, a maioria dos empresários tem pressa demais e dizem que não pode perder tempo investindo em profissionais recém formados ou afins. Deixo aqui a minha indignação diante deste fato. Podemos nos tornar super potência nessa área de TI, desde que ambas as parte colaborem tanto na preparação como no investimento.


7/11/06, 08:41:57: Cápua - IP : 200.158.50****
    Trabalho no mercado de T.I quase 10 anos vejo que tem vagas muitas vagas disponivel mas as vagas são para os Famosos JEDI... o conhecimento que a pessoa tem que ter hoje é fora do normal geralmente eles querem um Analista de suporte/sistema/redes tudo em uma só pessoa, muitas vagas não tão pouco se lixando com curso de sua faculdade o importante para eles é que você seja formado na area pra ganhar normalmente entre 1.800 a 2.400 essas são as vagas diarias para um Formado, para aqueles que só prestam Suporte o salario fica algo em torno de 600 até 900 reais, pra quem está cursando faculdade já consegue algo que pode chegar até 1.400. As empresas hoje em dia procuram pessoas já com experiencia no segmento da empresa assim não precisa gastar com treinamento do funcionario.

6/11/06, 23:46:40: Luiz - IP : 201.68.129****
    Douglas : Há 10 anos o mercado de Engenheiros estava saturado, tanto que ficou desinteressante estudar 5 anos de engenharia para ficar desempregado. Eu sei disso porque fiz engenharia e terminei em sistemas, apesar de trabalhar a tempos na área. O problema é que sucatearam o recurso humano de TI, baixaram salários, tiraram benefícios e invetaram uma coisa que eu acho que foi o tiro no pé: O profissional PJ. O mercado está saturado ? Não não está, falta profissionais com real capacidade e conhecimento da área. Isso falta principalmente em desenvolvimento de software. O que falta é vergonha na cara. Este modelo de bodyshop é bom para americano ver, que tem o salário 3 vezes maior que o nosso. Um dos motivos do que acontece hoje, a falta de profissionais habilitados, nada mais é do que a consequência do que sugaram da nossa área. Se há 10 anos se queria mover uma parede, pagava-se bem para profissionais que moviam paredes. É uma vergonha o que acontece, o modelo de fábrica de software está ruindo, mais uma vez..., tudo isso pela incapacidade de quem contrata. Essa é a verdade, esse modelo não se sustenta mais. []'s


6/11/06, 23:11:44: Douglas Falaram que os maiores salários sao de TI??? - IP : 200.241.20****
    Bem, alguem ae disse que os maiores salários sao os de TI e que TI é que manda nos negócios das empresas? Nossa, que falta de conhecimento de causa. Os maiores salários hoje e as grandes oportunidades estão em setores estratégico do país, como siderurgica, energia, gás e petróleo. Difcilmente algum recem-formado começa ganhando de R$3000 a 3500 reias. Um exemplo é o pessoal que trabalha na Chentech, Promon, entre outras que nao recordo o nome. Isso fora os beneficios, um recem-formado ganhando isso é um bom salário como CLT.

6/11/06, 20:35:29: Amaranta No - IP : 201.50.124****
    Parabéns, Isaac. Até que enfim uma história inspiradora! Vou guardar comigo, pois também estou nesse mercado de TI, doida para achar o meu caminho.

    Pessoal, lembre-se que muitos que estão começando carreira de TI agora poderão ser os futuros gerentes, diretores e sócios. Vamos ajudar a mudar essa situação. Estou saindo (recém-formada) de uma turma com quase 100 alunos! É muita concorrência... Bjin


6/11/06, 19:22:12: Hurricane - IP : 201.68.230****
    QUEM ESTÁ SATURADO SOU EU!!!

    Investi dinheiro, tempo e sacrifício para me manter no curso superior de TI e mais ainda pra conseguir terminá-lo. Depois vieram as certificações, dentre elas de ITIL, pagas com mais sacríficio ainda, sem contar que já falava, desde pequena, 3 idiomas e por aí vai. Pra quê? Conhecer de cor-e-salteado todas as consultorias de TI do mercado, que buscam profissionais com mais de "zilhões" de anos de experiência, com conhecimentos "mil" e aceitar "míseros" trocados. Pois é?!

    Estou só repetindo o que todo mundo nesta área já sabe. E diz a verdade? Isso é cansativo, não é?!

    Mais ainda pra quem está SATURADA como EU!!!

    Deveria ter escutado minha mãe: "Case com um homem rico, minha filha!!!!" Ah!!! Detalhe, que não seja da área de TI. rs

    Pelo menos senso de humor eu tenho!!! :)


6/11/06, 18:30:38: Isaac isaacduhor@gmail.com - IP : 201.8.12****
    Vou citar o exemplo de Isaac, não pretendendo que ninguém siga esse exemplo, mas tente enxergar que o que está errado nem sempre é o MEIO onde vivemos, e sim nós mesmos. Se tomarmos sempre as mesmas atitudes, o resultado tende a ser sempre o mesmo, certo?

    Isaac tinha estudado muito para obter certificações, ensino superior e novas tecnologias. Isaac estava satisfeito em sua última empresa, trabalhando 8 horas por dia, certinho. Mas sabia que não ia ficar assim para sempre. Se antecipou, estudou para um concurso (tinha medo de concursos, para não fugir muito da área de TI, mas acabou fazendo para a área de Informática mesmo), e agora tem um salário ACIMA da média (7,5 mil) com qualidade de vida, ESTABILIDADE, etc. Isaac tem 23 anos.

    O mercado realmente está disputado, mas o bom profissional precisa ter visão para encontrar as suas oportunidades, ou melhor, CRIÁ-LAS. Quanto maiores os obstáculos (filhos, distância, falta de $$$ para estudar), maior deve ser a sua CRIATIVIDADE, pois assim, maior será a sua SATISFAÇÃO e CONFIANÇA ao alcançar os seus objetivos.


6/11/06, 14:15:19: Armando Filho armandosilvafilho@hotmail.com - IP : 200.153.247****
    Trabalho com TI a mais de 18 anos, e o que vemos eu não sei se pode se chamar de mercado saturado, mas de uma série de exigências por parte das empresas que chega a beirar o ridículo. Querem empregados com 25 anos e com mais de 10 de experiência ? como pode isso ? o cara tem que ter começado com 15 anos ? Isso sem contar a quantidade de ambientes e de ferramentas que o cidadão tem que ter "vasta" experiência....impossível, e isso pra ganhar 1200 reais ???? Esse é o problema, a falta de coerência..

6/11/06, 08:28:02: Desemprego - IP : 200.206.227****
    Minha história Nossa tem muita gente que diz que começou ganhando acima de 1.000 reais mês a empresa paga milhares de coisa curso universidade bolsa família e tal. Hora ninguém quer mais do que isso para começar. Tenho 2 anos trabalhando como suporte mexo com AD ISA um conhecimento muito amplo em suporte várias ferramentas e não tenho uma proposta de 1.000 reais será que o problema é comigo, acho que não sou só eu que quero começar a carreira sou? Ainda não sou deus que sei um pouco de tudo mais é difícil engrenar numa área dessas ganhando 300 mes, tenho que comer. Estudo hoje por contra própria choro por que a única oportunidade em uma empresa de TI grande fui explorado promovido com milhares de tarefas a mais e sem ganhar um centavo a mais, depois de vários messes preocupados com o patrimônio deles falaram que iam analisar meu salário, pois era justo e continuaram a me enrolar até ficar louco e perder o emprego, pois já me sentia um escravo e um lixo sem futuro. Quem diz que é melhor que alguém é melhor em que????? Me apresenta sua ferramenta que eu entro dentro de vc aprendo igual a vc não é melhor que ninguém não, somos todos números só números.

6/11/06, 08:07:45: Desemprego nossofuturo@nossorabo - IP : 200.206.227****
    O que falar . . . Olha TI é uma imensidão não é? To até sem palavras. . .

    Universidades: Cada uma com uma grade curricular e provas diferentes(Impedindo o aluno saber o diferencial entre elas e impedindo a troca de universidade por valor)? Só aproveitando dos coitados e dizendo para eles por incrível que pareça, é daqui um tempo to até vendo todos andando de mercedez e tal. Que vergonha heim.

    Empregadores: de 9 a cada 10 empresas só querem saber de contratar mão de obra barata. É mais fácil abrir uma outra empresa e expandir os lucros do que tentar motivar a equipe tenho 2 carros quero 5 6, pois o negócio é meu, meu, meu hahahahahaah. Parece até um psicopata, parece não é. E o sangue dos seus funcionários devem até estar jorrando pelo chão de sua empresa quantas famílias e quantos sonhos no lixo já passaram por aí.

    Consultorias Rh: Nem tenho comentários contratam um cara que não sabem nada e vendem como administrador de rede mcse por 3k mês e faturam tudo pagando 600 pro coitado que nem se quer tem um curso gratuito destes malditos sanguinários. Até vcs que se acham os bambambans ai de suas consultorias quantas vezes o salário já não atrasou, por que seu chefe tava tomando coca-cola e comando MC no EUA.

    Nós: só olhamos para nossos próprios rabos se achamos os bons talvez por que é uma fatia de Ti que ninguém está olhando direito, mas cuidado uma hora os peixes descobrem o caminho. Vc mesmo Zézinho que diz é eu não sabia nada tive um QI (quem indicou) elevado em uma ferramenta que era pouco conhecida e hoje to bem.

    Futuro: Vcs terão filhos e o que será deles, bom se vc for o QI dele ótimo se não pense bem.


6/11/06, 08:03:49: Carlos laurentys@gmail.com - IP : 201.52.17****
    O Mercado de TI, como todos os outros mercados, está saturado de pessoal despreparado. TI, cada vez mais, continuará sendo parte do negócio da empresa e o profissional vai se destacar será o profissional de TI voltado a negócios, e não a desenvolvimento. É o cara que sabe como TI pode, com o que temos disponível no mercado, fazer o diferencial para a empresa. É mais ou menos assim, como exemplo: Não importa se é Java ou .NET o importante é ter um sistema de força de vendas que gere informações diferenciadas das que o seu concorrente tem. Este profissional de TI está em falta assim como bons programadores .Net e Java, PHP, etc... estes.... o que tem de sobra é gente despreparada...

6/11/06, 03:24:55: Anonymous - IP : 200.171.233****
    Me surpreendem muitos dos comentários abaixo, ainda mais quando as empresas de TI são as que mais bem remuneram os funcionários no país.

    O salário médio pago pelo setor de tecnologia e computação em 2005 atingiu 4.955 reais, contra a média de 2.761 reais dos demais setores, segundo a pesquisa As Melhores Empresas para Você Trabalhar, realizada pela revista Você S/A.

    Na minha opnião, vale levar em conta que nem todos os setores remuneram tão bem quanto outros, independente da boa formação ou experiência dos candidatos.

    Eu trabalho como consultor de gerência de infra ou seja, trabalho com projetos para implementar e melhorar ambientes de monitoração com ferramentas como Patrol e NSM/TNG. Uma área que paga relativamente bem pra quem tem experiência... não tenho faculdade, só tenho uma certificação nos produtos que eu trabalho e mais nada, tenho 23 anos e portanto nem tanto tempo de experiência assim e trabalho como CLT com todos os benefícios, ganhando acima da barreira dos 5k...

    Algumas cidades estão mais saturadas que outras, trabalhava antes no Rio e depois de alguns anos como consultor já tinha participado de projetos em quase todas as grandes empresas na cidade sempre como consultor, mudei pra São Paulo e encontrei um mercado muito mais acolhedor pro meu nicho, já que os maiores Data Centers do Brasil estão em SP...


6/11/06, 00:23:41: Chakal Fire - IP : 200.171.23****
    P/ Meu Deus ! - IP : 200.169.22

    Quais sao as suas qualificações? Nao tenho grau superior e nem ao menos uma certificação. 12 anos disputando com vcs que se dizem MESTRES de tudo. No nivel que estou R$2.700,00 está de bom tamanho. E isso é inicial, fora beneficios e premios que a empresa dá. Preferia nem ter te respondido Meu Deus ! - IP : 200.169.22, mas já que falei, faça um favor a todos, vai agora e se joga pela janela


5/11/06, 13:17:38: Rafael - IP : 201.43.52****
    Está saturado sim. Saturado de gente que se acha o GURU de TI e não sabe nada, e ainda acha que deve ganhar mais que o presidente da empresa. os comprovadamente bons devem ganhar acima da média dos demais. Quanto mais valor se agrega, mais bem remunerado deve ser. Mas que seja COMPROVADO e sem BLABLABLA. E os ruins, devem ganhar aquilo que merecem. Ou seja, o que é justo é justo.

4/11/06, 22:25:05: Jeferson jeff.araujo@gmail.com - IP : 201.74.64****
    Acho que o mercado tem muita coisa pra se ver, até poque, sempre tem algo de novo que esta sendo lançado! Se for reparar, em quase todas as empresas (isso se não for todas), sempre tem algum PC lá pra arrumar ou dar uma manutenção...

    Quanto aos salários, infelizmente, as empresas (principalmente aquelas de médio e pequeno porte) não sabem dar valor a um profissional, e acabam oferecendo "merrequinhas" pro pobre funcionário, não importando a área, se ele trabalha na informática ou não... Por isso que as vezes compensa trabalhar em PJ, ja que vc não ficaria "preso" em um só lugar, isso sem falar da possibilidade de se ganhar mais...

    O que eu acho que deve estar faltando no mercado, é mão de obra, mas, as vagas de emprego oferecem uma mixaria pro empregado...

    Essa é a minha opinião!


3/11/06, 17:56:38: Douglas Como Neutro falou e confirmou o que eu disse. - IP : 200.241.20****
    O salário de R$3.500 reais mais alguns benefícios(a empresas que oferecem vários, chegam até pagar as escolas dos filhos), vejo que é um bom salário, ainda para quem está iniciando na carreira, e como outra pessoa aqui disse, em todas as carreiras é necessário trilhar alguns caminhos para se chegar a postos de comando e ganhando um pouco mais, agora sair da faculdade ganhando muito dinheiro sao casos incomuns e nao servem como referência pois é a excessão. E como disseram, PJ é uma coisa e CLT é outro, alias, eu vejo muita desvantagem em ser PJ, principalmente pq devido a era do consumo que vivemos o cara acaba gastando mais e as vezes esquece de pagar uma privedencia, ou de poupar e pagar os impostos, emite nota fria enfim é uma bagunça, claro que nao sao todos mas com certeza isso deve ocorrer com frequência, nem seguro desemprego a pessoa tem, tem que se avaliar muito bem os pros e contras para ver se realmente fale a pena. Vejo empresas como Belgo mineira uma das 10 melhores para trabalhar no pais pagando 2,500 de inicio para seus trainner e oferecem um pacote de benefícios e pouquissimas empresas oferecem, que somado tudo passa dos 3 mil reais. As pessoas deveriam avaliar o todo e nao somente o dinheiro em si.

3/11/06, 14:47:03: NEUTRO NEUTRO@REALIDADE.COM.BR - IP : 200.99.****
    O mercado ainda é um mercado bastante aquecido. Como alguns disseram, realmente falta profissional qualificado. E também, falta a alguns saber que MÉDIA SALARIAL EM CLT é uma e MÉDIA SALARIAL EM PJ é outra. Assim como a média salarial de um norte americano em 1997 era de US$ 4,500.00 e a de um Indiano era de US$ 1,500.00, ambos FORMALMENTE EMPREGADOS E SENIORS.

    Hoje, qualquer jovem (junior/pleno) bom e .NET ou JAVA, consegue de 5mil em diante mas COMO PJ, com certa "facilidade", Já como CLT um SENIOR que está em torno de R$3.500,00, está sim na média do mercado FORMAL. Visto que um gerente de TI em instituição financeira de grande porte, tira a partir de R$ 6mil CLT.

    Abraço a todos e cada um que escolha seu caminho: PJ ou CLT.


3/11/06, 12:47:58: Antonio C. - IP : 200.246.14****
    O pessoal acha que vai fazer uma faculdade e depois fazer um MBA e vai ser contratado para trabalhar em um alto cargo....esqueça, vc ta pensando tudo erro.....a informática é feita de degraus....será muito difícil, mais muito difícil mesmo, que alguma empresa contrate alguém para trabalhar como analista Senior ou lider de Equipe, só porque ela acabou de fazer um MBA ou uma pós, principalmente porque esses são cargos de muita responsabilidade e confiança,e geralmente é dado para quem tem grande tempo de empresa e veio subindo,Ex analista Junior/Pleno/Senior, quem quer pular esses degraus vai se decepcionar mesmo...

3/11/06, 08:40:11: Eduardo - IP : 200.158.23****
    Sou um excelente profissional e no momento não consigo nada, quando falo minha pretensão falam que é muito, já cheguei a pedir dois mil e quinhentos e falam que a vaga paga a metade, isso em SP, acho uma vergonha, ai me aparece no estadão um rapaz que terminou o Senac na area de windows e está trabalhando de terninho, todo se achando, mas na verdade é um que aceitou ganhar três salarios mínimos.

    Quem fez faculdade e tals não tem a mínima valorização nesses rhs satânicos.


3/11/06, 07:59:21: renato - IP : 200.158.9****
    Falta mão de obra qualificada e, prá piorar, tem gente que acha que R$ 3.500 é salário... deve ser proporcional a "qualificação"...

2/11/06, 21:57:48: Frederico cfmendonca@gmail.com - IP : 201.37.19****
    Eu acho que está saturado de maus profissionais. Trabalho para uma empresa que contrata muita mão-de-obra tercerizada, e tenho visto passar pela minha frente muita gente ruim, muita mesmo. Acho que o principal problema está na banalização da profissão de TI. E está cada vez pior.

2/11/06, 15:58:07: Douglas xxxxiiiiiiii - IP : 200.241.20****
    Bem, nao da para entender esse povo aqui, eu iniciei a carreira ganhando 1200 por mês, como CLT, depois foi subindo, e hoje ganho 3.500 por mes como CLT e tenho excelentes benefícios, e a empresa paga cursos e banca ingles e paga 70% da faculdade, as pessoas apenas olham o salario, e deveriam olhar o pacote inteiro. Outra coisa é que neguinho aqui quer começar a carreira ganhando 5 mil por mes, aiai me poupe de tanta ignorancia. E pior, eles acham qe trabalhar na área de TI de uma empresa do ramo de fabricação de automovéis, ou de fabricação de aviões é primordial, ou seja, acha que TI é a área que tras o lucro sendo que o ramo da empresa é outro e nao TI propriamente dito. Se o cara trabalhase na microsoft, Oracle ou Sun tudo bem. Agora o cara trabalha com TI em um banco e acha que deve ganhar mais do que o cara que trabalha com formação de carteira de clientes e fundo de investimento, sendo que ó primordial da empresa é Fundos e carteiras de cliente pois é da onde vem o lucro dela e TI é apenas uma ferramenta facilitadora do mundo dos negocios, nao que ela seja descaartavél pois acho que nao é, mas está longe de ser a banbanban de todas as empresas, as nao ser em empresas que realmente fabricam e vende tecnologia com a Oracle por exemplo.

2/11/06, 15:13:16: Fábio fabmc1@gmail.com - IP : 201.43.18****
    O mercado esta saturado para aqueles profissionais, desatualizado e acomodado, a informatica esta sempre mudando, cada dia mais aparece mais tecnologia novas e devemos estar sempre a par do que esta lançando no mercado.

2/11/06, 11:46:00: Luiz - IP : 201.27.20****
    Fábio buiati@gmail.com, certificação, sendo coisa de quem não tem faculdade ou não, é o que a empresas precisam. Tem muita gente fazendo MBA ou outros cursos que se tornaram moda em tempo errado e jogando dinheiro fora, porque quando for botar em pratica, o que estudou já está superado. Procurem estudar inglês e procurem antes nichos que estão com falta de especialistas antes de fazer o comum e já saturado faculdade/MBA/Mestrado. O mercado precisa de técnicos. Em tempo: Depois de 13 anos trabalhando com TI em áreas técnicas, estou passando agora para administrativa, depois de CONHECER BEM todos os processos envolvidos. O MBA me tornará util daqui a 3 ou 4 anos. Agora chegou o momento de fazer. Não achem que depois que fazer faculdade e uma Pos de MBA alguém vai te contratar para receber um salário estratosférico. Cada coisa a seu tempo. []'s

2/11/06, 11:05:43: Fábio buiati@gmail.com - IP : 147.96.81****
    Certificação para mim, é algo que não acrescenta tanto como fazer um curso ou um MBA. Já que vai gastar tempo e dinheiro, que faça uma coisa que alavanque a vida de verdade. Você, formado, com um CCNA, é quase igual um técnico do Senac com CCNA. Você difere dele apenas porque você tem a bagagem da universidade, mas se o cara for melhor que você em Redes, ele toma sua vaga. Por isso, certificação é coisa para quem não tem Diploma.

2/11/06, 10:52:51: Leopoldo - IP : 201.52.66****
    Curto e grosso :

    O mercado não esta saturado.

    A vida é dura para quem é mole !!


2/11/06, 00:14:46: Rogerio - IP : 201.81.134****
    Eu nao acho, alias esta necessitado, o problema eh mao de obra realmente qualificada, experiencia, isso sim eh que falta. Pessoas que compreendam a realidade dos sistemas de informacao atuais. As faculdades estao lotadas, mas forma poucas pessoas realmente capazes de jah iniciar no mercado.

1/11/06, 23:49:38: Passageiro - IP : 201.1.166****
    Certificações recomendadas:MCSA, MCSE, CISSP, CISA, ISSCS, ISS-CE, CCSA ,CCSE Plus, SCTA, MCSO, Cisco Certified Networks Associate (CCNA)_ Cisco Certified Networks Professional (CCNP)_ Certificações reconhecidas pelo Linux Professional Institute (LPI)_ Certificação PMI ou PMBOK. Por que não coloca logo que procura um PCN - Profissional Chuck Norris?!!!?

1/11/06, 23:37:25: Paulo - IP : 201.88.28****
    ACHO QUE NÃO. O PROBLEMA É A GUERRA ENTRE AS CONSULTORIAS QUE PARA GANHAREM CLIENTES JOGAM OS PREÇOS LÁ EMBAIXO E ESTÃO DETONANDO COM OS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS . NÓS CARREGAMOS O PIANO E ELES É QUE GANHAM DINHEIRO... O QUE ESTÁ TORNANDO A AREA DE INFORMÁTICA SEM ATRATIVOS PQ NINGUÉM VAI INVESTIR EM UMA FORMAÇÃO QUE ESTÁ REMUNERANDO MUITO MAL EM VISTA DA RESPONSABILIDADE QUE SE TEM.

1/11/06, 18:18:11: Wagner Settanni wasetani@terra.com.br - IP : 201.76.248****
    Não esta saturado...o que acontece atualmente é que enviar o seu CV pela internet tornou-se um meu frio ...antigamente ( via papel ).. a pessoa praticamente lia o seu CV... atualmente (vc tem que ter sorte)...

1/11/06, 16:05:04: Meu Deus ! - IP : 200.169.22****
    Chakal Fire - IP : 201.43.25**** 2,7 mil com 12 anos de TI ??? Vou me jogar da janela e já volto...

1/11/06, 15:51:03: JCBAOR realsolutions@uol.com.br - IP : 200.207.80****
    Saturado? Acho que tem muito intermediário no pedaço...era terceirização, veio a quarteirização, quinteirização...etc.; no fim o pato tem que trabalhar pelos valores citados por colegas neste forum; ou seja, mais da metade leva a grana sem por a mão na massa........

1/11/06, 14:38:17: Luis - IP : 200.169.22****
    É Elder, fica tranquilo, esse vai conseguir 2 por esse salário.... É incrível a imagem que algumas das empresas tem de achar que está fazendo um "favor" em pagar um salário desses... Ainda mais que está pagando METADE QUE UM ESTAGIÁRIO DE NIVEL SUPERIOR EM ALGUMA DAS ÁREAS DE TI RECEBEM HOJE.. Mas sempre existiu isso e sempre existirá, infelizmente... A boa notícia é que empresas que fazem isso eu não constumo ouví-las no mercado por muito tempo...

1/11/06, 14:34:15: Elder - IP : 200.155.85****
    Gente , Vejam só que absurdo isso : Uma vaga para Anlista de Suporte, com exigencias acadêmicas com este Salário ?!!! Inc'rivel, 2 salários mínimos. Eu acho um absurdo. ( Só não coloquei a empresa que está escolhendo o profissional porque não merece nem ser citada.

    Analista de Suporte Técnico

    Atividades: instalação de software em clientes, suporte telefônico Instrumentos, Recursos: equipamentos de informática da empresa Objetivos: demonstrar os recursos dos produtos e resolver problemas de compatibilidade entre plataformas. Curso(s) Indicado(s): engenharia da computação, ciência da computação, baicharelado em informática. Requisitos Adicionais: conhecimento de rede TCP/IP, proxy, gateways de internet, firewalls e sistemas operacionais windows e linux Remuneração de R$650 + Vale Refeição e Vale Transporte.


1/11/06, 12:21:19: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.2****
    Pois é Marcelo, que o alerta sirva para os demais, no início era vantajoso atuar como PJ pq se ganhava muito mais em relação a CLT e lembro bem dessa época, hoje os salários estão mais baixos e acabaram por se equilibrar, salvo raras excessões. O que falta à nossa classe é Organização e União, veja o exemplo dos controladores de vôo, eles simplesmente cruzaram os braços, são exigidos, são cobrados, estão sobrecarregados mas quando um avião cai eles são os primeiros a serem afetados, ponto pra eles. A CLT não é perfeita e todos nós sabemos disso, concordo também que os impostos que recaem sobre os empregadores deveriam ser menores para estimular a contratação CLT mas lembre-se, quando um profissional atua como PJ é ele quem arca com as despesas sozinho, portanto, o aparente salário "maior" pode não passar de pura ilusão.

1/11/06, 10:29:00: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Poxa eu li o link abaixo sobre materia de PJ, entristeci de ver que as demais ares estao aderindo a esta zona, ja previa isso visto que nossa area se tornou um projeto de zona no pais mas.... O mercado saturado, sim, muita eserto na area, nao admira que bons profissionais saiam do pais ou desistam frustados da "Tecnology Inganation"!! Mas faz parte do jogo eu aceito , muito triste mas aceito!!

    boa sorte a todos vcs!!


1/11/06, 10:14:17: Paulista - IP : 200.175.95****
    Pessoal, não importa se um trabalha em empresa de RH famosa, o outro diz uma coisa, e o outro outra. Vcs tem que entender assim, no BRASIL TODO, tem trabalho para quem estuda e se puxa. Quem fica dizendo que é difícil, que é abuso, só pensa em ganhar mais e estudar menos. Quem faz por merecer tem vaga sim. Quem disse que certificação não adianta, tá mentindo, adianta sim, é um grande diferencial para a carreira. Os que dizem que faculdade é importante, isso é, mas para para um analista de suporte, não muito, pois o mesmo tem é que entender do produto. Para crescer sim necessita-se de graduação. Claro que tb é um pre-rec para entrar na empresa, ou pelo menos ser chamado na entrevista, mas não será isso que irá diferenciar o cara. Quando chegar num cliente, ou mesmo trabalhar na area de Ti de uma empresa, o cara tem que saber resolver problemas, implementar novas ideias, estar atento as tecnologias e esmiuçar tudo, como pensar em security, alto desempenho, alta disponibilidade, gerar idéias e tudo mais. Pessoal, saturado está para os PREGUIÇOSOS!!!!!

    OBS: antigamente quando a área era nova, e não tinha ninguem especialista, todos viam como o futuro, mas vou dizer, continua sendo. Quanto mais passa o tempo, as empresas utilizam computadores, a infra de rede, voz sobre ip, segurança, compartilhamento de dados, na verdade não adianta apenas estudar, tem é que estar atendo as tendências e criar uma rede de relacionamentos que irão te abrir portas.

    abs


1/11/06, 03:29:22: agora Advogado Parte 2 - IP : 201.7.50****
    - Não existe piso salarial (não existe "CRI"), o que leva a salários desproporcionais a complexidade do trabalho e tambem pela alta oferta de profissionais e pseudo-profissionais (naum entra qualquer um mesmo,né?)

    - Muito Marketing e consumismo em TI, nem sempre as inovações são inovações, servem só para gastar $$$ em cursos que nem sempre dão retorno, mas se vc não os fizer, fica em desvantagem ao disputar uma vaga.

    - Algumas empresas eliminam pela idade, sexo, etc; até pelo endereço, fora exigencias absurdas como desenvolvedores enciclopedistas e poliglotas que ganhem 800 reais.

    - Existem algumas contratações que são totalmente ilegais e precarizam o trabalho (perde-se todos os direitos), esse link abaixo mostra isso:

    https://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/info/artigos_210904.htm


1/11/06, 02:54:52: Agora Advogado Parte 1 - IP : 201.7.50****
    O mercado está saturado pelo motivos abaixo:

    - Pseudo-profissionais formados em faculdades de baixa qualidade ou profissionais oriundos de outras areas que não conseguiram emprego e migram para TI (para que exame de conselho regional, não é mesmo, deixa entrar qualquer um) ou mesmo sem formação na base do QI.

    Isso ruim pq esses profissionais "meia-boca" queimam a categoria inteira (os leigos começam a achar que todos somos farinhas do mesmo saco) e a nossa profissão fica manchada e desvalorizada


31/10/06, 18:27:47: Renan Como o Diretor e o Frank falou!!! - IP : 200.241.20****
    Eu sempre soube que para pessoas de boa formação existe ótimas oportunidades, seja lá em que área for. Conheço pessoas que nem são formadas na área de tecnologia, pelo contrário são das áreas de administração, biblioteconomia e engenharia, mas devido a uma boa graduação que receberam acabaram por assumir funções de comando em boas empresas até mesmo na área de TI. Outro problema é em relação a salários, muitos aqui reclamam que são explorados, pq ganham como CLT R$3500. Hora, a média salarial no Brasil acho que nem chega na metade disso, ainda mais se o cara for iniciante na carreira, muitos aqui acham que o fato de trabalhar na área de TI de uma empresa ele tem que ganhar mais, quando muitas vezes a empresa nem se quer é do ramo, usa a tecnologia a seu favor. Na vale do rio doce por exemplo quem ganha mais sao os engenheiros das áreas de materias, mecânica e ferrovias. Esses profissionais depois de 5 a 10 anos de carreira chegam a ganhar até 12 mil como CLT, o mesmo acontece na petrobras, e o salário inicial está em torno de 2500 a 3500, e na Vale o salário inicial é isso tbm. Mas pq essas pessoas ganham tanto? Pq trabalham no ramo da empresa, do que ela realmente obtem seu lucro. Sei nao, uma pessoa que é muito boa em somente uma coisa, hoje em dia ela é tida como limitada.

31/10/06, 15:57:04: FRANK - IP : 200.246.233****
    Eu acredito que as certificações estão muito em baixa hoje em dia !!! é muita ilusão e as empresas tiram proveito disso. Os certificadores ganham muita grana com isso e acredito que 15 % das pessoas certificadas estão contentes e se sentem realizadas no trabalho depois da certificação. Trabalho em uma empresa de RH famosa do mercado e vejo que a formação acadêmica sólida é muito mais valorizada, elevando o profissional a níveis estratégicos dentro da organizaçÃo. O mercado está saturado para este ciclo de picaretas de mercado que nem sabem que são poi9s tbm são envolvidos por estas ilusões momentâneas.

31/10/06, 15:05:09: Rodrigo - IP : 200.175.95****
    Pessoal, em primeiro lugar boa tarde a todos. Venho deixar minha opinião sobre a pergunta: está saturado ou não o mercado? Pois bem, tudo isso depende do nivel de qualificação do candidato. Por exemplo, trabalho com Cisco. Possuo algumas certificações, mas não é issp que me garante no mercado. A certificação é digamos uma porta para talvez chegar a uma entrevista, ai é com o candidato. O cara pode sercertificado MCSE + SECURITY, e o outro apenas um MCP. Só que a análise será feita com a sua capacidade de troubleshooting, novas idéias, ser auto-didata...e outros fatores...trabalhar em equipe..etc e tal. Hoje, vejo pessoas fazendo cursos técnicos de rede informatica, rede, certificações apenas para ganhar dinheiro...gente que decora simulados de provas para tirar certificações...e pra que? Para ganhar bem, mas no fundo não se interessa no profundo conhecimento do TCP/IP...protocolos e mais protocolos.....Portanto, acho que a área está saturada para os comuns...mas para os bons, a oferta é maior que a quantidade de profissionais deste nivel.

    Um grande abraço...de quem hoje mesmo foi contatado por uma grande empresa que viu meu curriculo na APINFO.

    Rodrigo


31/10/06, 11:02:37: ao Diretor - IP : 200.165.****
    Não concordo com vossa colocação. O problema das empresas de TI, é que as mesmas necessitam de profissionais de nivel "Senior" mas sempre oferecem um salario compativel a "Junior". Assim a migração de profissionais vai ser sempre maior para o estrangeiro, onde com certeza a remuneração é adequada a qualificação. Se houvesse um pouco mais de respeito por parte das empresa de TI, talvez o mercado fosse melhor qualificado. Basta ver o exemplo dos dias atuais, um jovem programador quase sempre é remunerado como junior pelo seu empregador mas tem seu contrato vendido como denior pro cliente. Quem esta errado nisso tudo ????

31/10/06, 10:11:10: carlos - IP : 200.204.18****
    discordo com o nosso amigo abaixo, ele disse que ninguém tem o interesse de apreender e que querem sair da faculdade ganhando 4mil.

    meu amigo, hoje eu tenho um rendimento de 10mil liquido, só que não estou satisfeito no que trabalho, sempre pretendi o cargo de administrador de rede, hoje sou analista desenvolvedor de erp, acontece que nunca me deram oportunidade, sempre procurei um estágio numa empresa de carreira para desde o começo seguir os padrões da empresa e ter condições de chegar ao cargo senior, mas nunca encontrei o estágio e quando pediam profissional, sempre pediam com muita experiência, conclusão, não tive como estagiar e apreender e hoje brigo comigo mesmo, fazendo me aceitar o fato de que agora não dá mais, o negócio agora é investir como desenvolvedor, pois já tenho 8 anos nessa área.

    O mercado é um lixo, quem realmente quer, não encontra, é sorte mesmo.


31/10/06, 08:53:33: Henrique M Dias henrique@regionaltelhas.com.br - IP : 200.171.126****
    Olá Pessoal, percebo que o pessoal que programa é maioria por aqui. Bem, vi uns comentarios "achando" que só programadores sao os bons. Hoje o mercado de trabalho oferece as mais variadas funcoes dentro da área de TI, desde um digitador a Diretor de TI. Cada qual tem que ter sua qualificacao. Afinal para coordenar um projeto ou uma área deve-se seguir padroes, conceitos gerenciais, e lidar com pessoas, que é o mais importante. Nunca atuei diretamente com programacao (devido a falta de oportunidade que muitas empresas tem, querendo apenas pessoas com experiencias, é ai que entram os picaretas que falam que sabem tudo... e a gente que é honesto danca). Pois bem tive a oportunidade de gerenciar um projeto de implantação de ERP numa empresa de médio/grande porte. Busquei muitas informacoes sobre o assunto "coordenaçao de projetos", aliei a minha formacao na area de tecnologia (Graduacao e Pos-Graduacao), juntei tambem minha experiencia de 9 anos em area administrativa (Comercial/Logistica/Faturamento/Estoque), e chego a conclusao que muitas empresas procuram mais pessoas que entendam de "Negócio". Ou seja há espaco para todos, desde que se especializem e foquem num ponto que o deixe mais forte. Uns sao otimos programadores, outros sao otimos gestores, outros sao meros "picaretas", e isso vai sempre existir, cabe a nós entender isso e melhorar nossas habilidades e prova-las no dia a dia. Os salarios em TI andam meio em baixa nas empresas de médio/pequeno porte, afinal o maior problema é "cultura", pois os empresarios ainda veem TI como um 'CUSTO', e assim fica dificil mesmo. A melhor solução é estudar, aprender, conhecer, aplicar o conhecimento e buscar resultados para empresa, só assim teremosmais valor. "Agregar Valor ao Negócio sa empresa" isso sim traz resultado.

31/10/06, 07:51:45: ao Cristiano - IP : 200.186.153****
    Cristiano, faca me o favor nem d area vc e!! Vem fazer este comentario sobre a maravilha da area, saturada, com slarios PJ baixos, poxa para vc esta bom, esta ganhando mesmo!!!Apoiar dono de empresa que explorar(ja e padrao) Procure se formar ter seu diploma na area ai vc vai valorizar seu esforco!!

    boa sorte a todos vcs!!


30/10/06, 23:19:20: Chakal Fire - IP : 201.43.25****
    Saturado que nada!!!!!!!!! Estou a 12 anos na area de TI, fiquei 6 anos em um empresa de medio porte, entrei em uma "fundo de quintal" fui p/ uma de grande porte e por incrivel que pareça hoje recebi uma ligacao para voltar para essa de grande porte. Pessoal deixem de ser pessimistas, tenho apenas o 2º Tecnico,nao cursei o superior por estar muito ocupado, viajo a cada 6 meses para algum lugar, impossivel fazer cursos de longo prazo. Tenho recebido propostas de algumas empresas e hoje optei por essa de grande porte porque vou ganhar nada mais nada menos R$2.700,00. Sou muito experiente no que faço e faço bem. Voces precisam é parar de olhar para o ladoerrado, olhem para voces mesmos, acreditem no que sao capazes e terao ate mais sorte do que eu. Boa sorte galera, nada de desanimo!!!!!!!!!

30/10/06, 20:08:23: Fulana - IP : 200.142.14****
    Verdadeiro, você também tem razão, o mercado também tem muita gente incompetente. Tirando o cartel de empresas que tenta nivelar os salários por baixo, e que muitas vezes só pensa em baixar custos contratando profissionais meia-boca , deve existir (ufa?!) outras empresas sérias, que valorizem os bons profissionais.

30/10/06, 20:00:32: - IP : 201.81.183****
    Bem, o que eu tenho vivenciado nessa área é que ela está completamente saturada. E mais: o nível de exigência das ofertas de emprego é um absurdo. Os caras estão viajando. A grande maioria das ofertas exige o domínio de uma verdadeira avalanche de linguagens e ferramentas, quando na prática serão usadas uma ou duas delas no máximo. Outro dia eu estava olhando uma oferta que, só de requisitos de linguagens e ferramentas tinha umas 5 linhas....os caras estão de brincadeira. Isso sem levar em conta o tempo e a dificuldade que seriam necessários para dominar tudo aquilo. A impressão que eu tenho é que se a gente for tentar atender a todos os requisitos das vagas simplesmente não vai conseguir enviar nenhum CV. E não satisfeitos os caras ainda exigem 3, 4, 5 anos de experiência. Ou seja: quem está tentando começar não consegue! A faculdade não ensina nem metade dessas linguagens e ferramentas. Não se pode aprender porque os caras já querem um profissional pronto e com experiência. Honestamente, entre meus colegas recém-formados eu não conheço nenhum que tenha metade dessa quantidade enorme de conhecimentos exigidos. E eu me formei em uma faculdade pública que ainda tem um certo reconhecimento. Eu acho que seria compreensível que existisse uma parte das ofertas com esse nível de exigência, mas que existissem ofertas com exigências menores com diversos graus de conhecimento e de remuneração. Mas o que se vê é que quase TODAS tem um nível de exigência muito alto e muitas delas pagam um salário ridículo. Quer dizer: o cara além de gênio tem de ser otário.

30/10/06, 19:59:09: Fulana - IP : 200.142.14****
    Cristiano, que bom receber essa noticia, fico feliz em saber que existem pessoas satisfeitas na área. Pode ser mesmo que faltem profissionais de TI que enxerguem a real necessidade do cliente, que se direcionem e estudem no sentido de suprir essa necessidade. Espero que, sendo o bom profissional que vc diz ser , tenha realmente possibilidades atingir seus objetivos profissionais e financeiros, conseguindo negociar remunerações dignas , compatíveis com o seu empenho. Muito bom mesmo...nada como uma injeção de ânimo no povo...

30/10/06, 18:37:10: O VERDADEIRO - IP : 200.213.105****
    O mercado esta saturado sim, saturando de gente imcopetente.

    Neguinho faz uma faculdade, faz um estágio e ja acha que uma empresa tem pagar R$ 4.000,00 para ele, como se fosse uma obrigação ele ter feito a faculdade.

    Agora, gente que senta e faz, não tem e maioria não quer aprender, quer ser coordenador, gerente, supervisor, desenvolver mesmo, você conta nos dedos os que realmente querem e os que realmente valem a pena contratar.


30/10/06, 18:36:18: Cristiano - IP : 200.170.19****
    Senhores,

    após ler as colocações de vários de vocês, gostaria de colocar o seguinte: Estou no mercado de TI há mais de 10 anos, tenho algumas certificações e passei por grandes empresas, trabalhando com os mais diversos ambientes e sistemas. Não terminei meu curso superior (que nem na área de TI é, e sim em Engenharia Civil), mas tenho recebido boas ofertas e contatos de trabalho. O que falta não são vagas e sim profissionais de TI que não achem que o mundo depende deles e que enxerguem a real necessidade do cliente, o que as empresas realmente precisam. Eu continuo acreditando e quando amigos me perguntam se devem ou não entrar para o mercado de TI, digo que sim, pois não vejo o mercado já saturado para os bons profissionais, atualizados, com visão de negócios e conhecimentos de práticas de gerenciamento e gestão. É o que penso.


30/10/06, 18:02:33: Fulana - IP : 200.142.14****
    Ah... e aquela estória de cartel na área, que alguém do fórum mencionou é pura realidade... e é mais um fator que estimula a procura por outras alternativas profissionais (ou seja, "sartá fora da área"...). Por maior que seja o amor à profissão, existe a decepção de ver o investimento na carreira não ter um retorno mínimo esperado. É triste saber que a mão de obra formada em faculdade pública está desistindo de trabalhar na área de formação aqui no Brasil (desperdício de dinheiro do povo num país com tanta gente necessitada...).


30/10/06, 16:54:18: Arnaldo Antunes - IP : 200.212.12****
    O mercado de informática está saturadissimo. Não recomendo a ninguem.

30/10/06, 16:44:30: Fulana - IP : 200.142.14****
    Tenho visto isso se tornar comum: muitos profissionais com ótima formação e experiência estão trabalhando no exterior, por falta de perspectiva na área de TI aqui no BR. Os que não querem sair do país muitas vezes mudam de profissão. Talvez este seja um dos motivos da falta de profissionais seniors...hehe...

30/10/06, 16:36:26: Cristiano cristiano_oliveir@hotmail.com - IP : 200.182.87****
    Ao Diretor e profissionais da área.

    Diretor, você está quase 100% certo. Mas o assunto é mais complexo do que isso. Acredito que a falta dos cursos nas Universidades é um dos motivos. Mas também acredito que os motivos são: - Baixo interesse do empresariado em querer expandir tecnolicamente (muitos, ainda acham que TI só gera Custo); - Custos altissímos para melhor profissionalização; - Dificuldade em vender os serviços/softwares para empresas maiores (saturação neste segmento); - Dificuldade em vender para o mercado de SMB, pois querem a custos muito baixos, isso leva empresas de TI a terem profissionais baratos e, consequentemente à problemas de implantação da tecnologia e o "trauma" da empresa que comprou. Acho que uma das saídas (a curto prazo), seria a não contratação de profissionais que não tem o perfil para a área que irá atuar. Este ponto é que tem de ser melhorado, pois podem existir curriculos e CURRICULOS. O importante é identificar o profissional no ambiente em que ele será inserido depois da contratação. Ou adianta ter uma pessoa que estudou tecnologia (sabe programar), mas não sabe as aplicações fins para ela? Talvez trata-se de uma pessoa que tem que seguir outra direção em uma área não técnica. Já ví muitos destes. E estes é que abaixam o valor de mercado da nossa área.


30/10/06, 16:26:30: Fulana - IP : 200.142.14****
    Renan, eu realmente concordo com você, eu também acho que estar bem preparado faz a diferença. Mas o fato de haver bastante assédio no período de término do curso superior em universidades "renomadas" está relacionado a dois motivos: - facilidade de triagem: grandes empresas já vão direto nesses grandes "centros de excelência" para conseguir mão de obra de qualidade; - nessa fase os salários não costumam ser altos. Depois de alguns anos, a formação universitária não fará taaanta diferença assim como anteriormente, pois serão avaliados, além da pretensão salarial, o histórico profissional, a indicação por conhecidos da empresa contratante, etc. Sorte a todos.

30/10/06, 16:07:10: ao Diretor - IP : 200.186.153****
    Direotr,

    Sinceramente vc esta equivocado em seu mundo!! Muitos aqui sabem que muitas emresas de software querem execlentes profissionais mas o problema sao valores. Me diga... Sera que vale a pena trabalhar como clt a 3500,00?? Trabalhos de horas e horas, o esgotamento, etc.. Muitos preferem sai do pais(os realmente bons). Os demais ou nao querem nada ou saem da area. Eu sinto muito mas vc esta errado!!


30/10/06, 15:55:56: Fulana - IP : 200.142.14****
    Diretor, concordo com o que você disse referente à falta de bons cursos universitários. Só faço uma ressalva quanto à carência de profissionais experientes : só haverá mais profissionais de nível senior se existirem mais oportunidades... ninguém se torna senior imediatamentente sem passar por um período de aprendizado, treinamento e prática profissional. É bastante comum encontrar (por exemplo) anúncios de empresas exigindo estagiários com experiência em várias ferramentas...


30/10/06, 14:04:47: Diretor - IP : 200.208.****
    Caros,

    Resolvi colocar a minha contribuicao pois vi somente comentarios de pessoas que atuam tecnicamente. Eu sou empresario de uma empresa de desenvolvimento de Software com mais de 100 colaboradores.

    Eu posso afirmar com toda a certeza que hoje esta faltando pessoas qualificadas para a area de desenvolvimento de Software em especial as tecnologias Java/J2EE e dot NET.

    Sempre quando abrimos um processo de selecao recebemos no minimo 50 Curriuluns, porém na maioria das vezes os 50 não possuem a qualificação mínima para um Programador Pleno/Senior. Na maioria das vezes dos 50 candidatos a gente consegue por volta de 2 Junior.

    Não tenho nada contra contratação de Junior, porém é fundamental a presença de Seniores em uma empresa.

    Quanto a qualificação, a falta de boas Universidades faz muita falta. A maioria dos candidatos são desqualificados por não conhecer (acham que conhecem mas não conhecem) conceitos tecnológicos básicos e fundamentais para ter o mínimo de qualidade no projeto. Acho que com melhores Faculdades melhoria muito o nível educacional (que hoje é péssimo. Da para contar na mão as boas faculdades do país) e facilitaria mais o crescimento no mercado de TI no Brasil.


30/10/06, 12:13:45: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.1****
    Hummm....Eu também não confiaria nessas matérias de revista e menos ainda em propagandas de escolas, só tenho certeza de que o mercado mudou muito de 6 anos pra cá, eu falo isso por experiência própria, fiquei 6 anos numa empresa, na época em que entrei nesta empresa chovia emprego e telefonemas, hoje estou há 4 meses desempregado, só me aparece proposta pra PJ quando aparece e sinceramente eu prefiro a boa e velha CLT, trabalhei com Windows, Unix e SAP e mesmo assim parece que não desperto o interesse das empresas, sei lá, vai ver eu não sou bom profissional, talvez o mercado esteja saturado é de atravessadores que querem superprofissionais com salário de estágio. Enfim, pra quem está começando, avalie bem antes de escolher se realmente essa é a carreira que desejam, se realmente vão obter o retorno do investimento em estudos, etc. Vejam meu currículo sob o Código : 230.151, tirando a Faculdade acho que estou dentro do que o mercado precisa mas ainda sim está difícil, para uns é exigida experiência, para outros (como eu) a faculdade, enfim, sempre é exigido algo que não temos, será que falta um pouco de sorte ou Q.I.?

30/10/06, 11:18:46: para Renan) - IP : 200.186.153****
    Renan,

    So experimentando para verificar, o que as revistas falam , alias o que a midia fala evem muito de interesse das empresas, posso dizer que o mercado tem muito "pentelho", se quiser saber mais ainda uma propaganda no Senac mostrou um jovem de 23 anos que fez curso de 7 meses de informatica la e ficou empregado, no brasil e muito maismfacil contratar estagiario em TI valores sao menores o jovem se eaforca (e mais macaquinho em sua maioria), mas na minha opiniao e que existem vagas mas os salarios sao baixos, muitas propostas que eu recebo sao de valores baixos (terceirizacao e assim mesmo um gigolo montado e comendo sua parte), se este e o mundo que vc quer entrar ai fundo. O conselho que dou aos demais se quiserem continuar na atrea e: estudem outras coisas alem de unix window sap etc...


29/10/06, 21:00:24: Renan Para Fulana - IP : 200.241.20****
    Entendo, mas será que todas essas pessoas que estão aqui se queixando estão elas com toda razão? Eu gostaria de saber deles o que é ser bem remunerado aqui no Brasil. Leio revistas que tratam de diversas áreas, e uma delas é a de TI, e vejo pessoas dando o depoimento de que o mercado está aquecido, que existe investimentos e empresas sérias a procura de talentos. E quando leio depoimentos que são colocados aqui só me vem uma coisa na cabeça, ou a reportagem não condiz, ou então as pessoas aqui não enxergam algum erro que elas mesmas podem ter. Pois as vezes pensamos que o erro está nos outros e nunca paramos para refletir se o erro nao está em nós. Será que ser só mais um programador, administrador de BD e rede ou só mais um consultor basta? Será mesmo isso que as empresas estão buscando? E só uma coisa Fulana, respeito sua opnião, mas ainda acho estar bem preparado faz a diferença.

29/10/06, 15:53:10: Fulana - IP : 200.142.14****
    só complementando...eu disse faculdade "furreca" sem querer desprezar quem estudou em escolas pouco renomadas, afinal já conheci pessoas inteligentíssimas, esforçadas e muito competentes que não tiveram oportunidade de estudar em faculdade de primeira linha.

29/10/06, 15:47:26: Fulana - IP : 200.142.14****
    Renan, uma boa faculdade ajuda muito no início de carreira, portanto sorte sua e de seus colegas por terem tido essas oportunidades. Também estudei em faculdade de renome onde tínhamos ótimas propostas de emprego. Mas depois de alguns anos de formatura a coisa pode sim mudar de figura...A probabilidade de um cara de faculdade furreca ganhar uma vaga sua pode aumentar, por mais competente que vc seja... Ele pode ganhar a vaga por ser realmente mais competente que você ou por ser mais "barato" que você - tudo é possivel. Boa sorte a todos.

29/10/06, 15:08:53: Neto - IP : 201.42.185****
    É... as grandes empresas procuram, além do inglês fluente, pessoas com capacidade mínima de escrita em português.... rsss

29/10/06, 12:25:34: Prof. Pasquale - IP : 200.204.123****
    Renan, realmente todos estão errados então. Muitas pessoas estão reclamando que, mesmo falando inglês fluentemente, não consegue um bom emprego. E você disse que está bem empregado mesmo sem saber escrever em português.

29/10/06, 03:51:21: vamo lá - Correr atraz - IP : 201.7.60****
    o mercado não esta saturado, eu ingrecei me a pouco tempo, graças a ideia de um grande amigo que disse "Faz um curso em tecnologia da informassão como Oracle, ai, fiz o curso e agora sou DataBank Administrator, com muito orgulho", parem de recramar dos pobremas e corram atraz.

29/10/06, 01:16:46: Renan Ao Sr. FalaSério... - IP : 200.241.20****
    Bem, já visto que no seu caso vc deve tar enfrentando uma crise nervosa e nem para pra raciocinar direito. Nao sei onde vc se formou, nem que cursos vez, nem o que vc sabe, e o que acho mais engraçado é que tenho colegas que sairam com excelentes formações e estão todos muito bem empregados e tocando sua vida pra frente, até mesmo os que se formaram em computação. Na minha universidade só aparecia empresas descentes a procura de pessoas que quisessem participar do processo de trainne, nos somos tao assediado lá que a universidade só divulga nossos nomes e telefone de contato para as empresas quando estamos no ultimo período da universidade. Recentimente foi a Ford e a Ambev, sem dizer em muitas outras que são freguesas nossas.

28/10/06, 19:55:55: kikolino - IP : 201.68.11****
    Como se chamaria esta nova ordem Ordem dos analistas digitadores E operadores de Informatica

    OANALDOI


28/10/06, 19:13:01: Sivirino - IP : 201.42.5****
    Eu acho que a regulamentação vai acontecer como no caso dos Advogados da OAB,não tem direito a nada ,só a um boleto de mensalidade de 800 paus por ano.

27/10/06, 22:21:51: FalaSerio Será que vale?????????? - IP : 201.1.16****
    Sabe o que é isso um ciclo de empresários, 1º porque as universidades não dão a mesma grade para todo o estado ou pais? Para vc universiotário não trocar de faculdade e não saber a diferença entre elas se é nome ou qualidade. 2º para que universidades federais estaduais e universidades particulares serem sérias se existem milhares de empresas na área de cursos de informática abertos no mercado. 3º pra que trabalhar direto para as empresas se as consultorias podem ficar com 70% do valor e 30% para você. 4º por que ficar careca isolado louco para sustentar uma mulher e seu vizinho que faz academia e come frango e não ganha nada comer ela.

27/10/06, 22:04:08: FalaSerio - IP : 201.1.16****
    Universidade R$ 40.000,00 cursos R$ 5.000,00 certificações R$ 1.000,00 inglês R$ 4.000,00 ver o picareta que não sabe nada levar o seu emprego ou a empresa lhe oferecer R$ 800,00 mais VT não tem preço.

27/10/06, 21:37:09: FalaSerio Formação é importante Sim!!! -Aonde - IP : 201.1.16****
    Racioncinio lógico para saber que vc está fu... num mercado tão competitivo esse seu amigo é fera mesmo ele colocou um web server no ar em que condições IS next next next, mysql next next next, firewall também até minha vó conhece TCP /IP como configurar um roteador para maquina x dessa maquina se for um isa é só next next ele já compartilhou a internet instala o client cria umas regras uns filtros, em linux configura o squid é fácil também. E-mail nossa mais fácil ainda conhecer de logs mailbox e tudo isso, vi isso ai em fisica e matematica 2. Programacao melhor ainda o professor falava abri a pag X e pronto acabou a aula, se vira sozinho pra que faculdade se o professor quer que vc seja auto didata. Somos Super Universiotarios e trabalhamos para pessoas que nem sempre sabem metade da gente.

27/10/06, 21:34:12: Renan Concluindo... - IP : 200.241.20****
    Continuando.............

    Depois de um tempo trabalhando na área ele achava que merecia ganhar mais, pois seu salário estava defasado, ganhava R$ 2.000, ele queria ganhar no minimo R$3,200 mas a mesma impresa dizia que ele tinha que esperar a oportunidade aparecer, como ela nao tava afim de esperar aparecer decidiu trabalhar na sua área de formação, a naval, e depois de 3 anos que está trabalhando na área ele já ganha em torno de R$5.000 reais como CLT e tem vários benefícios, e ainda nos finais de semana da treinamento para certificação em sistemas Unix, ganha quase R$2.000 Pois é, o sol brilha mesmo pra todos, mas nao é facil nao. Ele terminou de se formar já com 32 anos, e ainda pretende fazer 3 especializações e um mestrado, e ele ainda disse que se depois que terminar e ainda tiver condições e pique parte para o Doutorado que é o sonho dele. Se pra ele que já saiu da faculdade com 32 anos, recem-formado e nao tinha muita experiencia consegue vencer na vida, pq vc que é novo ainda tem a vida toda pela frente anda reclamando? Sei qe é dificil, nao é facil pra ninguem, mas só lamentar nao basta, precisa sair da inércia, existe vitória lá na frente, agora depende de qual caminho vc que tomar para chegar lá.


27/10/06, 21:24:16: Renan Formação é importante Sim!!! - IP : 200.241.20****
    O quesito Boa formação pra mim está mais do que bem provado que é importante sim, da uma grande contribuição para o futuro profissional, eu tenho um amigo que é formado em engenharia naval por uma grande instituição nacional, ele resolveu depois de formado tentar a área de informática e ingressou numa empresa até conceituada no mercado de TI. Ele nao sabia nada de Solaris, e nunca tinha usado isso. A prova de fogo dele era montar um servidor de web, mail, MySql e configurar um firewal. O cara nao sabia, mas ele disse ao gerente de TI "Me de condições que eu monto isso", entao colocou a sua disposição todo o material para faze-lo. Resultado, nao é que ele conseguiu e instalou tdo e configurou tudo da forma como o gerente pediu! Talves vc deve ter se perguntado "como uma cara formado em engenharia naval resolve isso em pouco tempo e um cara formado na área nao?". Acontece que a formação que nos recebemos nas nossas universidades "digo nós referindo aqueles que estudam em igual instituição conceituada", recebemos uma excelente formação, o cara passa só se souber mesmo, e acredite, aprender fisica, matematica e quimica tem ajuda a ter um raciocinio bem apurado e lógico, apesar de alguns nao ver isso como algo que possa ser aproveitado, isso realmente ajuda numa profissao da area de exatas, seja ela qual for!

27/10/06, 20:20:08: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.66****
    CONCLUINDO... Isaac, voltando à questão do mecânico que vc bem colocou na ocasionalidade do carro apresentar problemas novamente, se tivesse mandado meu carro pro diplomado com certeza procuraria outro, já se tivesse mandado meu carro pro senhor experiente retornaria e cobraria a solução do problema. Explico: 1) Provavelmente o diplomado não resolveu meu problema pq não aprendeu sobre aquele defeito no curso, prefiro não insistir pq sei que ele vai usar o método da tentativa e erro.

    2) O senhor experiente não resolveu meu problema pq estava sobrecarregado naquela semana (muito serviço rsss), nesse caso insisto pq acredito que em sua experiência de vários anos já se deparou com o mesmo problema do meu carro.

    Não é uma regra e tampouco defendo que ninguém deva estudar, pelo contrário, acho sim que todos devemos investir em estudo, apenas fico curioso em saber qual profissional produz melhor, um formado ou um experiente e qual a visão das empresas nesse caso.


27/10/06, 20:05:38: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.66****
    Isaac, sabe por quê eu rebato tanto no que é mais importante se a formação acadêmica ou experiência? Há 6 anos atrás trabalhei numa empresa que resolveu implementar o SAP R/3, na época não existia um profissional decente para essa área, os melhores eram muito limitados, chegamos a conclusão que só a Academia SAP não dava base suficiente para uma implementação daquele porte, como eu era efetivo da empresa e não consultor todas as cobranças recaíam sobre minha pessoa, mesmo em sendo um mero Administrador de Redes. Sei lá, acho que devido meu bom humor e espontaneidade com as pessoas fui presenteado por um consultor português (um dos poucos bons) com um livro em inglês sobre SAP.Com apenas meu Ensino Médio e com um inglês extremamente pobre passei a ler o livro e praticar, em 1 ano assumi totalmente a administração de todo o ambiente R/3, incluindo-se aí o Hardware PA-RISC, HP-UX e DB Informix, claro que dispensei todos os consultores e desde então todos os projetos passaram a ter meu aval técnico. Óbvio que não sou nenhum MegaPopStar de TI como vejo aqui, só tive boa vontade e perseverança em compreender um sistema que pra mim parecia coisa de outro mundo. Moral da história, o que realmente determina o sucesso ou o fracasso é o empenho de cada um, sem esse quesito Formado ou não seu futuro será duvidoso.

27/10/06, 19:38:19: José - IP : 201.1.16****
    Certificações: TestKing não prova nada. Trabalhei numa empresa de consultoria, maioria burlava as provas. Formação acadêmica: Serve para que? Universidades com matérias totalmente desatualizadas: Assembler + Modelos de Sistema Operacional + Matemática + Física = Inútil no Mercado de trabalho, pede para qualquer universitário formado procurar vaga aqui, só se for de faxineiro. Experiência: Igual a mais exigências, se você sabe A B deverá saber C D. Olha as vagas antes era duas linguagens dois BDs hoje contrato pessoa com conhecimento em redes mainframe Java, PHP, Cobol, C++, MySQL, SQLServer, que faça milagres e seja um X-Man. Vagas de Iniciantes na área = salário de faxineira, recepcionista que podem saber ler ou não. Vaga de Experientes empresas não tem condição de pagar o justo, estes abrem empresas de consultoria e mercado abre o bico por melhores preços. Empresas contra tão sim mão de obra barata, meu ex-chefe falou tem que dar o sangue mesmo isso aqui é Brasil se a faxineira faltar qual o problema de juntar o lixo. No outro dia um cara costas quente o mandou tomar no cú que não ia fazer o que ele não tinha obrigação, isso é o mercado, ele ia fazer o que pagava mal um mestre de infra, enquanto o iniciante eu fui mandado embora por dar o sangue e não ter tirado o galão de água do CPD que era função da faxineira. Hoje tem pessoas desenvolvendo sites por R$20,00 Servidores Web, de E-mail Asp Php R$20,00 a R$2.000,00 melhor que contratar uma pessoa certificada em milhares de coisa e pagar R$5.000,00 a R$7.000,00 fora a equipe. E em breve linguagens não de 4º mais sim 5º geração para a secretária de sua empresa criar o programa ou até a faxineira.

27/10/06, 19:04:03: Isaac - IP : 201.51.11****
    Denis, o exemplo que você citou é um pouco válido, mas veja pelo seguinte ponto de vista: se o seu carro der problema depois, você vai falar: "quem mandou, dar o meu carro para aquele senhor que nem sabe ler!" ou "poxa, o cara tem vários diplomas, o erro foi dele, não meu ao escolhê-lo".

    Quando as empresas contratam, analisam 100, 1000 currículos, aqueles com mais qualificações (certificações, formação acadêmica, experiência) são os que sobram, mas nem sempre, pois o seu CUSTO também é levado em conta.

    Acho que o mercado está saturado com pessoas pouco competentes em sua profissão. Existe muita demanda por bons profissionais, mas isso não se afirma de um dia para o outro, é necessário o contato com o mercado, experiência, networking, atitude, bom desempenho em cursos/provas, etc.


27/10/06, 18:49:41: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.42.66****
    Vejo alguns comentários sobre a concorrência de vagas com profissionais sem ensino superior, em contrapartida temos aí zilhões de profissionais com nível superior porém sem experiência. Afinal, o que é mais importante, Experiência ou Formação Acadêmica? Onde vc consertaria seu carro, em um mecânico cheio de diplomas que nunca viu graxa na vida ou no senhor que conserta carros desde a década de 60 que mal sabe ler/escrever? É de se pensar né? Óbvio que todos concordamos que é importante a formação acadêmica aliada a experiência, mas quando uma delas falta qual será a mais revelante? Taí um bom tema para o próximo debate...

27/10/06, 18:40:37: Lucas - IP : 201.89.146****
    Em relação à questão do PJ está acontecendo uma coisa interessante: em conversa com um contador amigo meu ele me disse que as empresas que contratam representantes de vendas como PJ estão exigindo que os mesmos tenham sócio. Motivo: Tem gente entrando na justiça do trabalho alegando vínculo empregatício e ganhando uma grana nessas ações. Em relação aos impostos o governo perde sim pq tu paga bem menos impostos como PJ do que como CLT.

27/10/06, 18:13:38: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.205.63****
    O PROCESSO SELETIVO, quanto a qualificação já escrevi algo a respeito. Temos dois tipos OS CODIFICADORES, que são aqueles que pegam as especificações e/ou fluxograma e digitam e testam o código. Os PROGRAMADORES são aqueles capazes de a partir do Dicionário de Dados, Dicionário de Elementos de Dados, Dicionarios de Fluxo de Dados e Especificação de Processos, produzirem outros niveis de especificações ou alterarem as especificações feitas pelos Analista a fim de adequarem as linguagens utlizadas no momento da montagem do programa em si. E são também capazes de testas sua funcionalidades. Some-se a isto o fato que o programador entende e é capaz de programar em diversas linguagens de acordo com seu desenvolvimento. O PRINICIPAL é o fato que ele conhece tanto a parte de linguagens de programação quanto a parte de análise. Assim como técnicas especificas de programação e documentação. O mercado busca o programdor e deseja pagar salário de codificador.

27/10/06, 16:03:23: Marcello Dias md9@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    É duro reconhecer nossos próprios erros e é sempre mais fácil acahr o eero nos outros. Mas nós brasileiros temos um defeito grave,nós não poupamos . Os japoneses,Franceses e até os gastadores americanos poupam. Tudo bem muitas vezes não dá mesmo,mas o brasileiro não pode ver uma granhinha sobreando que logo quer tunar o carro,conhecer o Nordeste,comprar um celular invocado. As mulheres então nem se fala,querem fazer uma lipo,comprar uma calça de marca. Eu trabalhei com uma programadora que gastava R$ 30 entre almoço e lanchino na amor aos pedaços todo dia. Aí vocÊs devem estar se perguntando,e o que que uma coisa tem a ver com a outra. Em outros países o desemprego é considerado um fator normal,algo que vai acontecer na sua vida algum dia ou outro,Se vocÊ tiver dinheiro para se bancar seis meses em casa,vocÊ não vai ter que aceitar a primeira mixaria que te oferecem. E neste momento que os salários baixam,não é quando vocÊ compete contra um pangaré e sim na hora que vocÊ compete cim outro baita profissional mas que esta com a corda no pescoço.

27/10/06, 15:24:06: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    Querem um exemplo prático,tem hospitais usando médicos Bolivianos,Paaguaios,cubanos que nem tem permissão para trabalhar no Brasil. Todo mundo sabe e nada é feito,porque os caras tem um Lobby enorme no congresso,no ministério da Saúde. Quer profissão mais regulametada que a de médico,tem médico trabalhando em trÊs empregos,sem condição nehuma de trabalho. Como eu disse não sou contra a regulamentação,mas não acredita que ela vá resolver 10% do problema.

27/10/06, 15:14:53: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    O que o pessoal tem que entender é que aqueles pilantras do congresso nacional,vivem com a grana que é arrecadada dos impostos e do lobby dos grandes empresários. Eles estão se caga... para os trabalhadores. Se eles tiverem arrecadando bem assim ,está bom. Mas esperimenta vocÊ não recolher seus impostos direitinho. Enquanto a gente sonha com a regulamentação ,nossos nobres deputados estão preparando leis que garantam qua vocÊ vai morrer como Peão,que vocÊ nunca possa ter condições de criar softwares que possam concorrer com uma Microsiga,ou outro tubarão qualquer. A idéia e criar monopólios do mesmo jeito que ocorre nas telecomunicações,transportes,Radiodifusão e etc.

27/10/06, 14:50:01: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    Caro Daniel,

    Eu não sou contra a regulamentação,Só estou dizendo que é uma utopia porquê a CLT existe,O P.J é a cooperativa são claramente ilegais. A gente trabalha .mas é ilegal. O governo não faz nada porquê no final das contas ,ele não esta saindo perdendo,ele ganha com impostos diferentes que são mais fáceis de se desviar do que se fossem para o I.N.S.S. Se quisessem fazer alguma coisa eles já teriam as ferramentas necessárias. Mesmo que a profissão seja regulamentada,a fiscalização será a amesma mer.. que é hoje. Nós vivemos em um páis que ainda tem trabalho escravo,se lembra dos três fiscais do trabalho que foram assassinados. Não há vontade política para aprovar essa regulamentação e mesmo que ela seja aprovada não vai fazer muita mágica. Muitas empresas que haviam terceirizado estão voltando a contratar Funcionários até C.L.T. Eu sinceramente parei de esperar que o governo faça coisas boas pela gente,quando alguma coisa melhora é por que o mercado quebrou a cara.


27/10/06, 11:46:58: Daniel Benaglia - IP : 201.28.11****
    Caro Marcello Dias

    O problema não é conseguir ou deixar de conseguir ganhar vaga de uma pessoa que não possui curso superior, O problema que este tipo de contratação abre uma brexa para os empresas contrarem pagando um salário mais baixo, uma vez que a pessoa que não tem nível superior aceitará um salário mais baixo para ser contrato, indenpente de seu conhecimento técnico. E isto acaba nivelando todos por baixo, pois o empresário dará preferencia em contratar um cara mais barato e consequentemente o profissional com nível supeiror terá de aceitar um salário mais baixo se quiser trabalhar.


27/10/06, 10:33:44: revoltado - IP : 200.186.153****
    Idioma ingles o scambal!! e imposição de algumas consultorias!!O negocio é salario baixo e muito pentelho no mercado!!

27/10/06, 10:33:06: Artecli - IP : 201.83.52****
    Olá ,

    Gostei do tema e quero deixar a minha opinião arespeito,este mercado teve um grande crescimento nos ultimos seis anos ,onde técnicos em eletrônica como eu migraram para está nova area q é o natural a qualquer profissional ,vendo a queda de seu negócio se atualisar e buscar novos horizontes ,para a sustentação do seu projeto que é de fato ;trabalho ! Bem ,como desempregado e sem um curso superior ,fica difícil mesmo alcançar algo nesta area tão competitiva,já que os cursos profissionalizantes hoje em dia já não somão mais,o próprio conhecimento é necessário, mas as empresas não querem amadores para torna-los super profissionais ,e vê-los cuspirem no próprio prato ,indo a concorrentes por melhores salários etc... Isso tudo torna o mercado a pronto para qm está pronto e bem capacitado,a determinadas vagas . Se estive-se pelo memos no segundo ano de ciencias ou processamento,estária empregado. O mercado competitivo é assim mesmo.


27/10/06, 02:15:22: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.232.22****
    O IDIOMA INGLÊS, um dia um professor entrou na aula logo nos primeiros dia do meu curso no universitário de Informática e disse o seguinte "se até o final deste curso vocês não estiverem fluentes e entendendo bem o INGLÊS, então perderam seu tempo fazendo este curso... deveriam ter escolhido outro e não informática... portanto façam o que for necessário, e façam um curso de inglês, mesmo que tenha que catar latinha e comer uma refeição so por dia". Desde que tive contato com a informática a 17 anos atrás que sua lingua materna e o inglês. Fica o incentivo para todos nós procuramos nos aperfeiçoar neste ponto, com objetivo de acompanharmos mais de perto os avanços nesta aréa. Lembre-se a internet tem seu conteúdo, cerca de aproximandamente 80% em inglês. Todos os artigos cientificos são publicados em inglês. Reflita nisto! Abraço a todos.

27/10/06, 02:06:27: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.232.22****
    A REGULAMENTAÇão, não tem por objetivo proteger os profissionais da área, esta é uma função subjetiva. O verdadeiro objetivo da regulamentação e proteger a sociedade, quanto aos danos e prejuízos que o exercicíos destes profissionais possão causar a mesma.(CF Art.5 Inc.X,XI,XII). Caso alguém se interesse tenho um teste do pré-projeto de regulamentação da área e posso enviar ao colegas, para tanto basta entrar em contato através do meu e-mail. Abraço a todos.

26/10/06, 19:38:26: Marcello Dias md9@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    Desculpe se ofendi alguém quando disse coitado. Para falar a verdade eu conheço um cara que trabalha na Editora ABRIL,é o único sem curso superior ,e não o dispensam por quê o cara é melhor que muito que tem canudo.

26/10/06, 19:24:14: Marcello Dias md9@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    A questão da regulamentação é complicada. As vagas para quem não tem nível superior são ridículas,normalmente menos de R$ 1.000,00 Um cara que não paga R$ 1.000,00 não vai abrir uma vaga para um profissional regulamentado,ele vai comprar um software de caixinha e pegar um estágiario do primeiro ano de uma faculdade vagabunda. Se regulamentarem no estilo da OAB(com teste para exercíco da profissão),o pessoal vai reclamar. Se as empresas só respeitassem a CLT já estava bom e nem isto é feito. Para mim a regulamentação é uma utopia.

    Colega quem não consegue ganhar a vaga de um coitado que não tem nível superior ,tá procurando o motivo no lugar errado.


26/10/06, 18:38:21: Paulo - IP : 200.204.123****
    Não vejo essa necessidade da regulamentação. O mercado por si só deveria filtrar os profissionais qualificados. Acho que se é necessária uma lei proibindo pessoas que não cursaram informática de trabalhar na área é porque o mercado está dizendo que a faculdade de informática não serve para nada.

    E não acho que seja esse o caso. Há muitas empresas que recrutam gente desqualificada, mas eu não também não gostaria de trabalhar para uma delas.

    O que o profissional de informática precisa entender é que a negociação para uma vaga de trabalho é bilateral. A empresa seleciona e o consultor também. Se a empresa tem todas as informações do consultor, o mesmo tem que saber tudo sobre a vaga. Ele não precisa dar pretensão salarial, pode perguntar de quanto é a proposta, e etc. O profissional tem que aprender a dizer não e se valorizar.


26/10/06, 17:51:18: Daniel Benaglia - IP : 201.28.106****
    Acho que o grande problema da área de informática não é a saturação e sim a não regulamentação da profissão, cadê a SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC) !!!!. Devemos pressionar este pessoal para que a profissão seja regulamentada o quanto antes, porque só assim, os Profissionais formados na área poderão ser reconhecidos realmente. E assim como eu sendo um Técnologo, não posso exercer a profissão de Advogado por exemplo, não irei ter de que disputar vagas de empregos com outros Profissionais que não são formados na área T.I, mas que exercem a profissão.

26/10/06, 16:26:34: Mauro Risonho mauro.risonho@gmail.com - IP : 200.162.119****
    Bom pessoal, eu sou do tempo de TK-90 e outros mais antigos. Passei por várias linguagens, BASIC, C,C++, VB, Delphi, PHP, Python, ADVPL, Pocketstudio e outras porque nada prestava no mercado. Cada hora querem uma novidade.

    De hobby até ano passado, foram 17 anos de Computação.

    Fiz curso para MCP em VB6.0, onde paguei durante 3 anos o equivalente a 5000 reais.

    Não uso o curso para nada, só me dá mais colocação na entrevista.

    Eu sou autodidata e por isso fiz o curso, para o mercado me dar uma oportunidade.

    Hoje, sou desenvolvedor voluntário do Linux. Não quero discutir esse assunto, mas muitas vez tive problemas, por não pode ter uma opção livre no projeto.

    Todos os projetos tinhas componentes fechados e como eu era consultor, vc tem que fazer o mais rápido possível sem entende o que está fazendo na verdade.

    Parei a faculdade e digo, que mesmo pobre, venci até onde deu, hoje sou auxiliar de planejamento e projetos usando Word, Excel e Access.

    Não entra na minha cabeça a massa de dados que já trabalhei na minha vida, como na CMS-Energy(tipo CPFL) em Jaguariuna - SP, por exemplos e os programas que fiz sozinho em Palm e outras situações. Sendo mais complexos não me deram retorno.

    Até auxiliar de Soldador eu já fui, porque não havia vagas de desenvolvedor de software, que começaram pobres, como eu.

    Hoje desevolvo para Linux e sou feliz.

    Me vivendo de poucas doações para os projetos de tradução independentes.

    Se alguem quiser falar comigo, me Add, no meu MSN

    maurorisonho@hotmail.com

    Obrigado

    Mauro Risonho de Paula Assumpção


26/10/06, 15:34:27: Evandro Souza desculpa, segue - IP : 201.37.8****
    Conheço muitos engenheiros (por exemplo, que foi uma profissão muito citada), e eles preferem trabalhar sem CLT, porque, ao invés do governo administrar seu dinheiro e terem que depender de SUS e previdência, eles próprios podem adminsitrar e aplicar o $$$ da forma que mais os convém, seja em imóveis, ações, até mesmo poupança, e assim garantir uma vida mais confortável no futuro do que aquela de um pensionista do INSS... Certa vez ouvi de um grupo de jovens pre-vestibulandos que um médico ganhava no mínimo uns 20 mil reais por mês... É ilusão ingressar em uma profissão acreditando que se vai ganhar muito ou pouco, pois AS DIFERENÇAS DE SALÁRIO em nosso pais são muito grandes... Talvez falte um pouco de humildade, poder iniciar a carreira como se inicia nas demais profissões, e buscar maiores reconhecimentos financeiros a partir do trabalho desempenhado.

26/10/06, 15:32:46: Evandro Souza - IP : 201.37.8****
    Também vejo muitos jovens ingressarem em cursos ligados a TI porque gostam de computadores, de joguinhos... Depois, durante o curso, se dão conta que TRABALHAR não é bem assim... E desistem... Alguns se formam e, sem experiência alguma qurem trabalhar como analista ganhando 4 mil reais, ou como gerente de projetos... As vezes estão competamente fora da realidade, pois até mesmo os salários dos médicos enxutaram nas ultimas décadas, creio que menos de 10% dos profissionais dessa área trabalham com CLT, e muitos nem querem. Conheço muitos engenheiros (por exemplo, que foi uma profissão muito citada), e eles preferem trabalhar sem CLT, porque, ao invés do governo administrar seu dinheiro e terem que depender de SUS e previd

26/10/06, 12:36:03: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    O sR. nÃO vale Papai Noel. O Sr. deve ser dono de consultoria,Sempre explorou aqueles coitados daqueles duendes e das renas e sempre ficou com a fama. Conseguiu até convencer todo mundo que consegue fazer seu trabalho todo em um dia,velhinho mentiroso. Ainda nos impos este seu jeito Alemão de ser,O senhor mexe com SAP né?

26/10/06, 12:22:50: Papai Noel - IP : 200.186.153****
    O mercado esta otrimo, nao esta saturado, os salarios sao altos, ninguem te engana ou ilude, as profissionais de RH de TI sao excelentes profissionais!! Eu e meu amigo coelho da pascoa e meu primo Jesus crist vampire hunter concordamos com isso!!

    ass Papai Noel


26/10/06, 12:22:06: NILSON - IP : 200.171.2****
    Carissimo, dificuldades existes em todos so sentidos porem devemos ter em mente o que nos desejamos para nós. Facilidades a vida toda ou escolher um caminho e segui-lo. Dificuldades existem em qualquer ramo de atividades e o nosso nao será diferente e não é.Todas as vezes que o mercado muda, muda pois quem nele está deseja se manter, quem não muda não permanece ou adota um estilo de vida onde ele possa se manter sem grandes dificuldades. Na vida nos temos um só caminho, suar a camisa e viver honestamente (isso se você quiser dar um exemplo aos que ficarão depois de sua morte) e isso tem um preço, o trabalho. Trabalhar e estudar, ser recompensado por isso não sei se vamos, mas precisamos fazer aquilo que nos da prazer e possamos pagar nossas contas.Quem deseja ganhar muita grana e trabalhar pouco esta não é a profissão ideal. A vida não é só feita de glórias e dinheiro nunca fez a felicidade plena de uma pessoa. Precisamos aprender a viver e adimitir que outros profissionais atravessam dificuldades (como os professores das series iniciais). Um dos grandes problemas é que muitos de nós nos achamos seres superiores em QI, e se olharmos o que pode fazer de bom uma ótima pedagoga a um futuro adulto (uma criança). Com certeza muito mais que nós, e muitas delas nem sabem usar o Word corretamente. Na verdade os valores em nossa sociedade estão invertidos, os professores deveriam estar recebendo os salarios que muitos de nós recebemos.

    respondendo a pergunta : Nossa área esta em constante mutação, e isso só gera novas vagas, devemos puxar a responsabilidades para nós e sabermos que em casa tambem se estuda novas tecnologias.


26/10/06, 11:18:40: Clubber Lang - IP : 200.246.233****
    O que vejo hoje em dia, é muita gente da área de T.I , abandonando de fato a programação , vejo desinteresse nesta área. Me formei em 99 em ciências da computação, lembro que pelo menos 50% dos alunos se especializaram em algum tipo de linguagem e seguiram em frente. Hoje em dia vejo as pessoas querendo áreas de estrégia , ninguém quer por a mão na massa, todos querem entrar na área de Negócios, Segurança estratégica, Consultores ERP, não querem mais passar por apuros e assumir esse tipo de coisa. É muito desgastante , e não é valorizado. A

26/10/06, 10:48:19: Nuno Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.206.21****
    É um mercado em pura saturação como qualquer profissão que existe nas grandes metrópoles.Onde exige um alto investimento pessoal do profissional em se aperfeiçoar e investir em inúmeros cursos.Hoje ser um profissional de TI é resumido em saber diversas tecnologias que engloba o fator interno e externo da computação, além de programação, banco de dados, telecomunicações voz sobre IP, certificados de diversos sistemas operacionais entre outros cursos voltados a hardware,redes e seus periféricos. A verdade é que o mercado encolheu devido aos impostos e custos, levou enxugar o quadro de funcionários e as faculdades que oferecem este curso aumentou, formando cada vez muitos profissionais.O nível de exigência e competividade cresceram nesta era.As chances de um estagiário entrar numa empresa sem experiência é quase nula.Muitos vê maravilhados pela esta área mas não sabe que além do curso da faculdade há gastos com livros, atualizações a serem feitas e cursos que somando o valor ultrapassa o preço da faculdade paga. Tem que gostar muito este ramo para seguir e além que as atualizações e novidades são constantes. A remuneração varia e muito. Mas a tendência nos dias de hoje é ficar cada vez mais achatado.Trabalhei durante anos nesta área e vi um mundo de sonhos ao mesmo tempo muita dedicação e esforço na qual nos dias de hoje penso se tudo isso valeu.

26/10/06, 10:18:47: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    Caro PolarAham ... - IP : 201.21.25****

    O Empresário brasileiro tem mais ou menos o seguinte perfil. O cara não manda a Toyota dele no funileiro de fundo de quintal. Ele escolhe o melhor cirurgião plástico do mundo para operar o nariz da amante gostosa. Só usa material de primeira na lancha,mas na hora de investir em infra estrutura da sua própria empresa ele usa tudo do pior e mais barato possível,não estou falando só de T.I. Aí a firma começa a irr mal ,o banco toma a Toyota, a amante arruma outro trouxa e ele dá uim tiro na cabeça dentro da lancha. O Brasil é um país muitosui-generis.


26/10/06, 10:07:16: Marcelo - IP : 201.51.85****
    Essa questao de qualificacao e relativa... Eu comecei na area em 1987, e sinceramente existiam segmentos na profissao muito mais definidos do que nos dias de hoje. Eu vejo, por exemplo, anuncios onde se diz que a vaga e para estagiario, mas ate CERTIFICACAO é cobrada. Vejo vagas para analistas de sistema, que no meu tempo o perfil seria com certeza o de um PROGRAMADOR. O mercado em si esta uma bagunca, as empresas nao sabem o que querem, entao seu pessoal de RH, sem nenhuma qualificacao ou entendimento de IT, montam um SKILL que so pode ser fruto de uso continuo de entorpecentes... Eu, por exemplo, comecei com plataforma mainframe em um banco, e vi nao consigo me acostumar com essa "tendencia" do atual mercado. Acredito que existam muitos qualificados sim, so que nao sao generalistas, como essas empresas sangue-sugas vem exigindo, afinal de contas, ou vc é programador de linguagem cobol ou é dba oracle... Bom, é minha opniao, que por fim nao tem a pretencao de estar criticando a nenhum dos colegas, pois as empresas, as tecnologias e modinhas do mercado passam, e nos ficamos... Forte abraco e sucesso a todos os colegas de profissao.

26/10/06, 09:42:57: carlos - IP : 200.161.16****
    olha, todos os dias recebo propostas de trabalho clt e pj, mas o detalhe é, salário.

    eu não vou para nenhum outro lugar por menos de 6mil, pergunta se apareceu alguém querendo pagar isso?

    em todos as empresas pelas quais passei, meus projetos além de desenvolver e aumentar a produtividade da empresa, trouxeram diversos beneficios, e mesmo assim os empresários ainda olham o TI como algo de alto custo, não colocam na balança o peso do setor dentro das organizações.

    pra mim, o problema é salário, emprego não falta na área, mas a questão é salário.


26/10/06, 08:37:41: Ulisses ulisseslourenco@gmail.com - IP : 201.22.126****
    Gente, existe vaga sim, o problema é a qualificação. É necessário que o profissional tenha algum diferencial. O que está acontecendo atualmente é que todo mundo quer ir na mesma direção, as pessoas tem receio de ir na direção contrária, de ousar.

25/10/06, 22:37:17: Almiro Alves - IP : 200.198.****
    O que falta é profissionais qualificados, vaga tem de monte pessoal.

    []'s


25/10/06, 20:16:40: Fábio phabio01@gmail.com - IP : 200.168.8****
    Muito obrigado pelo apoio Luiz, vou continuar persistindo.

25/10/06, 18:01:01: PolarAham ... - IP : 201.21.25****
    "Pão-durismo e imediatismo por parte dos empresários" ... Marcelo, aqui tu resumiu tudo, tudo mesmo. O resto, domínio das consultorias, problemas, maus profissionais, é consequencia ... essa coisas só se criam com o imediatismo e falta de coragem. Eu estive em uma empresa a uns 2 anos atrás como gerente de TI e quando coloquei de forma elegante que as coisas para ficarem boas tinham o tempo certo e a quantia mínima correta para se gasta a resposta do diretor financeiro foi essa: "não te esquece que aqui é uma empresa brasileira e ainda familiar, tem que tirar leite de pedra". Adivinha se não saltei da barca ...

25/10/06, 17:36:27: Marcello Dias md9@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    Sinceramente até o hoje a T.I do Brasil não achou um modelo sustentável. Na década de 70 o mercado era dominado por empresas que faziam mais o menos o que as consultorias de hoje fazem,era o tempo da ADP da ABC e outras. Na década de 80 os empresários perceberam que desenvolvimento de sistemas não era Física nuclear e resolveram na maioria das vezes desenvovler software internamente. Alguns se deram bem, outros quebraram a cara. Hoje novamente estamos voltando a algo parecido com o que ocorria na década de 70. Só que os problemas reais nunca foram atacados nem discutidos abertamente. Para mim os problema da T.I são os seguintes. Pão-durismo e imediatismo por parte dos empresários. Falta de profissionalismo e de talento dos profissionais. Ganância dos intermediários(que poderiam nem existir). E claro o governo que fecha com chave de ouro esta porcaria toda.

25/10/06, 17:07:41: Juliano Yuji - IP : 200.212.5****
    O Mercado não está saturado, e sim está sendo reformulado. Pessoas com comodidade em um certo ambiente não vão encontrar trabalho em lugar nenhum e sim ganhar merreca. Hoje em dia eu estou trabalhando em uma boa empresa, e toda semana com meu curriculum atualizado, recebo 2 propostas semanais, todas CLT ou CLT/Flex com bons salários, mas o que eu tenho? Bom eu tenho uma certificação Microsoft e Inglês fluente, sendo que o que conta hoje em dia é o inglês, ou seja, se vc nao tem... bom que eu passo na frente de vcs... se vc tem ai sim disputaremos uma vaga. Amanhã o espanhol por exemplo será requisito tambem...

25/10/06, 16:41:55: carlos - IP : 200.161.16****
    olha ai, dizem que no mercado falta profissionais qualificados, mas o mercado não valoriza estes, vejo muitas exigências para uma merreca de salário, é um absurdo um cara certificação e formado ganhar a mesma coisa do que um motorista de ônibus, na minha opinião o que falta é empresas que valorizem os profissionais da área, em termos de pessoa e salário.

    existe também muito curioso entrando na área por qualquer trocado, isso ajuda a matar o mercado, acho que o governo precisa criar medidas para valorizar a área, que se continuar desse jeito é ruim para o país.

    bons profissionais, ou se tornaram donos de consultorias e estão esmagando a classe ou estão em grandes empresas, o resto fica comendo pelas beradas.


25/10/06, 15:16:50: Luis - IP : 200.169.22****
    Fábio, você falou uma verdade. Apesar do mercado ter muitas oportunidades, o mercado é pequeno, todo mundo se conhece. Isso é uma coisa que as empresas esquecem, quando tratam mal seus consultores, que o dia que precisarem (hoje em dia é isso que está acontecendo), terá problemas para arrajar. Procure entrar num programa de treinamentos, a tcs (sito o nome da empresa aqui porque não é pejorativo) e outras grandes estão procurando talentos para suprir a sua demanda existente hoje. Tente entrar em contato com essas empresas, vá em murais de faculdades de nome e procure, há bastante vagas para quem quer aprender. Depois que entrar no mercado, não sai mais, há espaço para muita gente. Abraços.

25/10/06, 14:04:22: Fábio phabio01@gmail.com - IP : 201.13.5****
    Eis a grande incógnita! O mercado não está saturado, mas sim muito seletivo. Buscam profissionais extremamente qualificados com inglês fluente, sem falar na experiência mínima de 2 anos na função. No meu caso, sou recém-formado em Sistemas de Informação, estou me especializando em Java, JSP, Servlets, EJB e tudo que tem direito quando se fala de Java. Não consigo trabalho e estou batalhando a 3 meses. Recentemente participei de um processo seletivo, onde tinham 150 pessoas para disputar 5 vagas, sem falar nas formações que fugiam do escopo de TI. E na minha conclusão o mercado está "EXIGENTE".

24/10/06, 16:45:31: Tailor Gruber tailorgruber@yahoo.com.br - IP : 200.103.14****
    Luis , sobre a questão de 5 a 15% acredito que essa margem esta legal, mas 50% nas Consultorias ou maior também não achei explicação, um exemplo sem citar empresas ou nomes, um trabalho a 21 por hora a empresa cobrava da outra 70 por hora, então isso dá quantos %? 1 real para vc e 3,5 a 4 para eles, assim foi num projeto, quando vc diz que nunca mais vai trabalhar para alguém concordo porque e também tive esse problema no exemplo citado acima, por isso que no Brasil as pessoas preferem trabalhar de funcionário, vejamos seu exemplo, 2/3 esse outro 1/3 tem os benefícios , 13 salário, férias, plano de saúde, odonto, plr ou ppr(lógico depende da empresa), tenho amigos na mesma situação tua e vejo isso com claridade, eu estou com a minha empresa, os riscos são maiores, a segurança e menor e por isso corremos contra o tempo e contra a tecnologia, mas também vem a escolha de vida, por exemplo se me oferecem para trabalhar em São Paulo - SP R$4.000 como CLT, digo obrigado boa sorte em arrumar pessoas que queiram, fico com R$2.000 CLT em cidades menores, custo de vida, qualidade de vida. me mande seu e-mail temos muito que falar e esta agregando valor ... Abraços Tailor

24/10/06, 16:25:36: Luis - IP : 200.169.22****
    Tailor Gruber tailorgruber@yahoo.com.br, concordo com você novamente na razão dos impostos, mas não acha que é muita choradeira não ? Porque o mercado consumidor trabalha com uma margem de 5 a 15% e Consultoria tem que ganhar 50%. Isso que ninguém explica. Consultorias por N motivos que voltaram a contratar CLT estão mais estáveis no mercado... Hoje eu mesmo ganho 2/3 do que ganhava como PJ, mas não troco mais pelo PJ, e se deus quiser, nunca mais trabalho como PJ, a menos que seja uma empresa minha e FORA da área de TI. Abraços.

24/10/06, 14:44:02: Tailor Gruber tailorgruber@yahoo.com.br - IP : 200.103.14****
    Luis , grande posicão Luiz, mas as empresas estão perdidas devido ao grande número de impostos e os benefícios aos profissionais estão sendo cortados,quanto ao colapso concordo com vc, colapso sim, teremos devido a estrutura, e também os cursos de TI sumiram os alunos mesmoooo. Abraços Tailor


24/10/06, 13:53:44: Luis - IP : 200.169.22****
    Tailor Gruber tailorgruber@yahoo.com.br, concordo com você que precisa-se de profissionais comprometidos... Mas e empresas comprometidas ? Onde estão... A falta de profissional comprometido que se vê hoje nada mais é a consequência do que as empresas fizeram nos últimos anos com os profissionais de informática. Conseguiram reduzir tanto os benefícios e salários que agora não há mais motivação para entrar na área de TI. Infelizmente, não vale a pena mais entrar no mercado hoje, e cada vez mais se torna menos interessante ingressar na área. Veja o número de pessoas que são formadas todos os anos em faculdades, que estão diminuíndo. Procure os cursos mais procurados nas faculdades e veja que TI nem aparece na lista. Ou alguma coisa muda ou vamos entrar num colapso profissional. Abraços.

24/10/06, 12:51:51: Tailor Gruber tailorgruber@yahoo.com.br - IP : 200.103.14****
    Mercado TI não se encontra saturado, uma vez que os artigos escritos pelos maiores profissionais de RH dizem assim, precisa-se de profissionais comprometidos, acredito que para quem tem vontade e compromisso tem vagas e muitas, mas tem muita gente achando que estamos na década de 70 aonde todas as empresas pediam pelo amor de deus vem trabalhar com a gente, hoje, agora, nesse momento, precisa ser dinâmico, é o que se ve por aí e profissionais que faltam, que chegam atrasado no trabalho, que pedem prazos absurdos para terminar coisas pequenas pensam que o patrão que se vire, mas para quem vc trabalha, para vc mesmo, seja rápido e faça as coisas pequenas rápidas, resolva e tente ser o mais comunicativo possível que terá grandes vantagens. Tailor Cesar Gruber -Consultor Tecnologia - Atelier Consultoria.

24/10/06, 11:46:35: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Lei de fiscalizacao existe , para estagios e para trabalhos ilegais!! So nao e cumprido, porque vc acha que TI da certo no Brasil??

24/10/06, 10:27:51: Fabio fabio_been@yahoo.com.br - IP : 200.168.2****
    Acredito que existe um problema serio que vem desde a educação de novos profissionais até sua devida aceitação no mercado de trabalho. Sou estudante universitario e fico pasmo ao ver as propostas de estagio do tipo "Estagiario com 2 anos de experiência com conhecimentos avançados em delphi, java , .net etc". São poucas as empresas que oferecem um programa de qualificação de estagio visando torna lo um futuro profissional da area . Tenho muitos amigos que estagiam em empresas e ao inves de serem aprendizes, são na verdade carregados de responsabilidades de um profissional(e alem disso recebem pouco)e qualquer erro é considerado como o famoso "foi o estagiario" (estão ainda aprendendo e não são devidamente treinados). Bom isso ainda deve ter seu lado bom, o PIOR são os mediocres profissionais que encaram os estagiarios com desprezo e os consideram aptos apenas para serviços que muitas das vezes não são relacionados com os serviços de um profissional(ou seja contrata um estagiario para fazer o que ninguem quer). A verdade é que deveriamos ter neste pais algum tipo de lei e fiscalização para que o objetivo do estagio(complementação curricular , treinamento, preparação para tornar se um futuro profissional), funcionasse direito. A partir dai teriamos bons profissionais e não tantos picaretas como são citados.

24/10/06, 10:17:20: Luiz - IP : 200.169.22****
    Saturado ? Acho que eu estou vivendo em um mundo paralelo de vocês. Tem vaga em aberto aqui na empresa que não consegue ser preenchida e recebo propostas toda semana. A empresa ? Uma gigante estatal do setor petrolífero...

24/10/06, 02:23:01: Mário mario_suporte_info@yahoo.com.br - IP : 200.100.114****
    Eu creio que o mercado não está saturado,mas sim à espera de profissinais cada vez mais atualizados e qualificados com as novas tecnologias.

23/10/06, 23:14:02: Harvs - IP : 200.171.9****
    Acredito que o mercado de TI não está defasado/saturado e sim confuso. Eu me sinto confuso em dormir sem saber o que estará "fervendo" no mercado amanhã! Temos que desenvolver a capacidade de seguir uma linha tecnologica genérica sim! Especialistas correm um risco muito grande de ficar obsoletos da noite para o dia, com poucas excessões. Acho que isso decorre da gigante variedade de técnologias e metodologias surgindo no mercado. Não se "escovam mais bits"?! bom, se pensarmos em desenvolver para desenvolvedores e sermos ditadores das novas tendências, teremos muitos bits para "escovar". Até onde você consegue chegar? vai querer tudo na mão?! Para quem tem aptidão e talento sempre haverá bons empregos em todas as áreas, portanto quem é atráido apenas pelo dinhero cai na história do ouro de tolo.. de consultoria em consultoria.. puxando saco para ganhar uma pequena parcela do acervo.

23/10/06, 23:10:27: Bruno - IP : 201.1.208****
    Não!

23/10/06, 21:23:37: Fernando - IP : 201.13.50****
    Pessoal, acredito que o grande problema é a falta de parametros, um engenheiro civil, para fazer uma ponte, precisa de um CREA se não ninguem contrata, agora qualquer mane com um livro da DATABYTE (nem sei se existe mais) fala que trabalha com informatica e qualquer um acredita nisso.

    Neste ponto acontecem dois problemas:

    1º) As empresas contratam achando que o pseudo profissional de informatica vai resolver o problema;

    2º) O cidadão so faz prezepada e todo mundo fica achando que TI não serve para nada, desta forma, diminuindo as despesas com TI (nosso salário).


23/10/06, 18:55:45: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.205.63****
    CONSULTORIA, acredito a maioria de nós já esteve em alguma consultoria, onde tinhamos somente o mero valor do contrato, sem nenhum beneficio, sem vale-refeição, sem vale-transporte, sem assistência médica, e ganhando aquela coisa que chamavam de proventos na casa dos R$ 2000. Metade disto era gasto somente com despesas de transporte alimentação e outras coisas sobrando quando muito miseros R$ 1000. O que temos de fazer e deixar de trabalhar para consultoria, que desvalorizam o profissional e denigrem a imagem da área de informática. Diga a não, para projetos que não tem objetivos claros e que não tem um lider que saiba onde quer chegar. Diga não se não mostrarem para ti a documentação do sistemas, a menos que vc esteja sendo contrato para fazer esta documentação. Ou então inclua no projeto esta parte do sistema. Li um caso de um colega que conta que as CONSULTORIAS lotearam sua região. Todos precisamos de dinheiro, mais não precisamos ser escravos de feitores cruéis. Então imagine que todos profissionais boicotassem uma determinada consultoria. Aqui sugiro criar uma lista negra de empresas que desvaloriazam o profissional de informática e um comite de avaliação de melhora da mesma. Pensem nesta idéias ... Abraço a todos

23/10/06, 18:46:55: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.205.63****
    (3)Informática como área de trabalho não esta saturada. Temos sim uma legião de pessoa que pensam que são profissionais de informática, mas que não conhecem nenhuma técnica como programador ou analista. Um exemplos disto é uma reunião qual participei, com um grupo de analista, quando perguntei da documentação do sistema a equipe do sistema da empresa quase me jogaram pela janela da sala, encerram a reunião. Conclusão não tinha como analisar o sistema a não pelo processo de engenharia reversa. Quando perguntei onde estava a especificação do sistema... silêncio total. (4) Quanto a regulamentação, acho que ajudaria muito retirar do mercado os profssionais ruins e aqueles que não sabem nada de informática, e mancham a imagem dos profissionais de verdade. Cabe aqui, pensar no seguinte, precisamos estabelecer regras claras pelas quais possamos realmente avaliar quem é qualificado para exercer a função e quem não é. Talvez uma prova estilo OAB, separada por niveis. Talvez exigir uma certas certificações voltadas mais para o conhecimento básico como. Lógica de programação, Organização e Metódos e Processo de Qualidade de Desenvolvimento de Software e uma linguagem de modelagem de dados. Estes são alguns pontos para pensarmos e refletirmos, precisamos todos tomar uma ação mais contudente contra aqueles que tentam diminuir a importância da informática dentro do processo produtivo e social.

23/10/06, 18:46:29: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.205.63****
    (1)Concordo com muito dos pontos de vista do Marcelo e outros colegas. (2)Quando iniciei na área de informática um Microtec MF88(Itautec), custava o equivalente a $U 3000, Banco de Dados, somente os bancos possuiam, a maioria dos programas de computadores, eram desenvolvido em COBOL,C#, CLIPPER, FOXPLUS DBase, Lotus 123. Por outro lado naquele tempo ainda as escolas de informática ensinava os alunos a programar. Aprendia-se o Basic, o Windows ainda esta em teste. Hoje a realidade e outro as escolas não ensinam a programar, ensinam a utilizar interface de software. Um dos motivos de muitas pessoas não gostarem do Linux, e o fato que tem que conhecer um pouco abaixo da tela para configurar determinadas funções.

23/10/06, 18:08:33: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    Não me levem a mal,eu nem pretendo ganhar a vida com ERP. Acho mais fácil ganhar meu dim dim com sistemas específicos. Mas eu acho que o mercado de informática está virando uma palhaçada. Existe até um 'modus operandi',uma consultoria começa a implantar o projeto que de veria custar r$ 80.000,00 quando ele chega em R$ 240.000 o pato se enche e resolve trocar de consultoria,aí ele pega uma outra que acabou de sair de outro pato. Ou seja existe uma espécie de dança das consultorias,aí a consultoria que acabou de entrar diz que o serviço dela foi prejudicado pela consultoria anterior ,que não fez a implantação direito e blá,blá,blá. Estou longe de defender o desenvolvimento de softwares proprietários,para falar a verdade no Brasil a taxa de insucesso é absurda,os profissionais não são muito "profissionais",mas não sei qual das duas opções é mais perigosa.

23/10/06, 17:56:25: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    Caro Cavaliere - IP : 200.246.233****

    Uma amiga minha analista financeira de uma grande empresa de logística reclamou comigo que após a instalação de um sistema. (Para não ser processado vou batizar o sistema de MicroZica). Retomando após a instalação do dito sistema,o quadro de funcionários do departamento financeiro Inchou,alguns relatórios que antes eram automatizados passaram a ser feitos em Excell . Aí eu fiz a pergunta E porquê vocÊs não expoem a situação para a diretoria. A resposta foi muito objetiva. Porquê aí eu e quem esta acima de mim seremos mandados embora por termos deixado a coisa chegar neste nível. Pois é no hospital onde estou prestando serviço ,o quadro parece muito parecido,só que aqui eles estão instalando o SAP faz uns trÊs anos. Todos dizem que o sistema antigo(acho que era feito em DataFlex) era mais feio mas muito mais funcional. O problema é que o Hospital achou que sairia muito mais barato comprar o SAP do que reescrever o sistema em alguma linguagem mais moderna. Não sei qual a opinião da alta direção em termos de longo prazo,mas atualmente eles estão p... da vida,achando que o sistema já passou muito além do que deveria ter sido gasto. Já um funcionário da consultoria me disse que a 'adaptação do sistema ao modelo de negócios esta apenas começando'. No fim não sei se é melhor ficar com nho ruim ou nho pior.


23/10/06, 17:27:51: Cavaliere - IP : 200.246.233****
    O pessoal desenvolvia software proprietário, muitas vezes em COBOL. Inclusive participei do desenvolvimento de um Sistema Integrado em 1996 numa empresa do ramo de papéis. Com certeza, era muito mais demorado para se completar todos os módulos, os funcionários do extinto CPD, tinham mais tempo para desenvolver e conseguiam adaptar mais o sistema a estrutura (esqueleto) da empresa. Inclusive, custava caro manter os analistas de sistemas, e a empresa ficava presa a esses profissionais. Hoje, vejo muito mais , a adaptação dos processos de negócios ao ERP em si do que ao contrário. É muito difícil as coisas retrocederem . Ficou bem dinâmico a integração, porém não acredito tanto que exista tanta flexibilidade .

23/10/06, 16:10:25: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    SAP.MicroSiga,PeopleSoft são mais ou menos como o RodoAnel. Um dia fica pronto,mas com certeza custando 16 vezes o que foi orçado. A grande verdade é que várias empresas optaram por soluções como esta mesmo sabendo que ela não ficaria 100% com a cara da empresa,após terem se dado mal com desenvolvimento de softwares proprietários. Ou seja os profissionais de T.I tem um bocado de culpa, e também os empresários por terem contratado mal,muitas vezes por pura pão-durice.

23/10/06, 15:41:59: Cavaliere - IP : 200.246.233****
    De uma certa forma , SAP, Microsiga e outros ERP s estão prontos em seu próprio conceito. O problema é a adaptação com o negócio da empresa, pois a base é aliar o sistema a estrutura do negócio. Ou seja, T.I pura não tem mais valor , se vc se preocupar só com ela.

23/10/06, 15:07:19: Marcello - IP : 200.157.1****
    Dizer que SAP,MicroSiga são sistemas Semi-prontos é uma piada. Levam-se anos para se implantar um SAP. Basta uma busca superficial na Internet para se achar um monte de gente reclamando do MicroSiga. Acho que o ramo da T.I que mais dá grana é o Marketing.

23/10/06, 13:49:03: People - IP : 201.26.107****
    É cara amiga, 18:28:17: Danielle - IP : 200.169.133, no meu ponto de vista você deveria questionar mais os gerentes que lhe reportam contratações, sinto em lhe dizer que os mesmo são seres humanos, e muitas vezes nem eles sabem o que querem, basta ter brigado com a esposa pra pedir experiência de 2 anos pra um "ESTAGIÁRIO". Reflita sobre esse pensamento "Quem cala consente", e garanta o seu cargo. Percebi nas últimas entrevistas que as profissionais de RH, idolatram os gerentes, e dentro da empresa, todos tem seus valores ele está no mesmo nível, cada um no seu cargo.

23/10/06, 13:02:19: Cavaliere - IP : 200.246.233****
    Na década de 80, o salário médio de qualquer Analista de Sistemas era de U$ 3.000,00 a U$ 4.000,00 . Meu Tio ganhava muito bem em empresa de médio porte, e não havia pressão em cima dos projetos e do desenvolvimento. Era uma época muito boa, considerada uma profissão de muito luxo. Havia muito emprego disponível e pagavasse muita grana. Os profissionais não tinham nem faculdade na área. Sei disso porque conheço muita gente que ficou bem de vida. Hoje a realidade é outra, se vc quer ganhar bem na área tem que arrumar um emprego PJ, e ser um bom especialista ERP, CRM, Oracle, SQL,Segurança, IDS etc... Nem cisco estão pagando bem. Para ser CLT em empresa grande , e ficar mais estável, vc não entra ganhando mais de R$ 2.000,00. É fato. é melhor procurar uma Third da vida e pegar um salário de 5.000,00 PJ , até o prjeto acabar.

23/10/06, 10:51:19: Mi mi.fc@zipmail.com.br - IP : 201.37.8****
    na Petrobrás, os Analistas de Sistemas recebem a mesma remuneração que os Engenheiros (Eng Pleno, R$ 3605,00). Vale lembrar que, além disso, tb tem insalubridade, por exemplo, dependendo dos riscos. Tb vale lembrar que na Petrobás os salários são considerados bons para todos os cargos. Além disso, a partir de profissionais que lá trabalham, creio que são 40 horas.

23/10/06, 10:30:43: Milena mi.fc@zipmail.com.br - IP : 201.37.8****
    Bem, na referida lei, todos os profissionais formadas em Escolas de Engenharia, de Química, de Arquitetura, de Agronomia e de Veterinária é o fixado pela Lei citada. Mas me mostre um único arquiteto ou veterinário que ganhe isso (engenheiro eu até conheço muitos!)... Além disso, dos inúmeros engenheiros que conheço, nenhum trabalha apenas 6 horas. Além disso, se são 6 salários mínimos, já não são os 10 salários mínimos que haviam sido postados mais abaixo...

22/10/06, 23:24:12: Tapioca - IP : 200.161.85****
    O mercado não está saturado, se estivesse, a apinfo perderia sua razão de ser. Acho que os salários cairam um pouco sim, mas isso é normal, porque a oferta de mão de obra tbm se tornou maior. E com as novas linguagens, ERP's, tecnologias e produtos semi-prontos, já não é preciso ser tão especializado pra trabalhar com informática.

    A comparação com a carreira de engenharia não sei se é muito válida, porque pra conseguir emprego, um engenheiro demora muito mais que alguem da informática, que simplesmente não fica desempregado. O que eles tem de vantagem é que as contratações de engenheiro sempre são CLT, acho que o CREA não permite que seja de outra forma. Por outro lado, conheço vários consultores que foram abordados pelo cliente, para contratação CLT, com salários de 9.000 e não aceitaram, porque tiram mais como PJ.

    Então acho que o pessoal da informática, ainda é privilegiado em relação a outras carreiras.


21/10/06, 17:17:42: Aconteceu comigo. - IP : 201.7.****
    Sou formado na USP na area de informática e estou desempregado, mas um conhecido meu, que fez psicologia nessas faculdades "fundo de quintal" tá ganhando 1500 reais CLT como Junior nesta area, por puro QI , sendo que o mesmo só mexe com recordset no VB6!!!!!!, eu me pergunto, para que perder anos numa faculdade, até então, muito dificil de ingressar, fazer cursos na Microsoft sobre .Net, conhecer Oracle, BI, DW, SAP, etc (ou seja gastar muito tempo e dinheiro), se o mercado aceitar gente que não sabe nem o básico, isso é muito deprimente.

21/10/06, 17:02:12: Renan Mercado Promissor. - IP : 200.241.20****
    Alguém mencionou ae o mercado dos Engenheiros, e falou sobre salários, quero salientar que, tenho amigos na Petrobras que ganham 5 mil reais, e tem TODOS os diretos da CLT mais os beneficios da empresa, tenho outros que trabalham na área de tubulações industriais e ele tem no max. 3 anos de experiencia, salario de 7500 reais, e outros que estao em montadoras e sao recem-formados ganhando 3500 reais todos pela CLT com tudo garantido mais os beneficios que nao sao poucos, tem tbm na ambev e na Belgo Mineira e na Alumar que paga muito bem para engenheiros, sem dizer o mercado fianceiro que acho que é o que mais paga nesse país, as instituições fincanceiras já a algum tempo sao taradas por bons engenheiros, nao sei se a formação desses engenheiros acabam atraindo bons olhares, afinal os que eu conheço se formaram em univ. de primeira linha, talves isso conte alguma coisa. Mas todo mundo fala de que ganha mau, eu queria saber o que é ganhar mau no brasil!!! Afinal mora num país onde grande parte da população nao tem se quer uma renda de 2500 reais, gente aqui ganhando 4 mil e achando ruim, nao sei o que é bom salário pra ele, a nao ser que ele nao tenha direito a nada e só granha isso e pronto.

21/10/06, 14:48:50: Marcelo marcelo@gnugnu.org - IP : 201.26.97****
    Pessoal,

    acabou a era 'artesanal' de TI. O próximo presidente da República será um programador. Estamos vivendo a era da indústria digital. É assim... alguns vão ser excelentes especificadores, outros arquitetos, outros programadores. A IDE e a linguagem escolhida são o nosso 'torno'. Sinto dizer a verdade, mas é essa. A grande vantagem é que programar é um trabalho com alguma complexidade, o que acaba mantendo os salários altos em relação às posições fabris nas outras indústrias. Um operário da aviação ganha mais que um operário de peças automotivas. Somos uma indústria e temos que lidar com os fatos históricos. Escolham... se querem programar, ótimo, se querem projetar, ótimo também. Portanto, não acho que seja apenas saturação, mas apenas evolução de um mercado que nasceu em um boom e agora está se estruturando como uma indústria.


20/10/06, 22:26:03: Antonio E - IP : 201.27.228****
    Srs. este forum é para obter opiniões, e não para se degladiarem. O mercado de IT não está saturado, pelo contrário, mas falta mão de obra QUALIFICADA, o que se tem são pessoas tentando melhorar o salario e até mesmo tentando se ingressar em uma atividade que lhe de retorno financeiro razoavel. Para que todos fiquem sabendo : Uma grande instituição financeira está 'pousando' no Brasil, onde será a sua base Mundial, e ela estará contratando aprox. 2500 profs de IT, e mais de 70% das vagas, para profs Mainframe. Hoje já se questiona a qualidade das fabricas de soft. Indianas, e já se falam em mercado e profissional brasileiro. Se preparem, vem muita coisa boa por ai. A proposito, como pj Mainframe ganho r$ 7.500,00/mes. Abraços e sucesso a todos.

20/10/06, 21:54:23: Valmir - IP : 200.232.13****
    Acho engraçado o pessoal vir aqui e comentar que o mercado esta saturado, protituido, marginalizado, picaterado, apodrecido, com consultorias fazendo a desgraça da nossa área, etc..

    Mas quando surge uma discussão do tipo "A área de TI deve ser regulamentada", só se vê meia dúzia de pessoas concordando com a regulamentação. Inclusive acho que isso já foi um tema deste forum.

    Se nossa categoria nao quer se organizar, então convivam com o caos. Ou mudem de profissão.


20/10/06, 16:27:49: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    CLT,Rescisao? Acho melhor vocÊs explicarem tudo direitinho. A garotada que tem menos de dez anos na área,devem achar que CLT é algum acrônimo de alguma técnica de análise que caiu em desuso tipo UML,DFD,DER...... :>}

20/10/06, 15:10:01: Luis - IP : 200.169.22****
    Miliane mi.fc@zipmail.com.br - IP : 201.37.8****: Conforme a Lei 4.950-A/66, segundo um colega citou, a remuneração mínima de 6 (seis) vezes o salário mínimo nacional como retribuição de seu labor em jornada diária de 6 horas e, as horas excedentes à sexta diária deveriam ser pagas adicionadas em 25% (vinte e cinco por cento). Se você paga a menos que isso, vale lembrar que está sujeito a problemas na homologação de demissão. Entenda isso como processo trabalhista. Infelizmente, poucos profissionais de RH conhecem a legislação trabalhista.

20/10/06, 14:44:08: maria - IP : 200.140.12****
    Acho que para bons profissionais o mercado não está saturado. Acontece que qq um faz um cursinho no SENAC ou equivalente e já se diz analista de sistemas.Tem muito picareta no mercado, pessoas sem comprometimento nenhum. Outra grande problema é a "farra" das consultoris (atravessadores) que estão colocando o trabalho na area de TI inviável pois não fazem nada, e ficam com o grande lucro , marginalizando os profissionais.

20/10/06, 12:15:13: Ghostrider eng@ufmg.br - IP : 200.199.17****
    Para quem falou sobre o salário de engenheiros: O salário mínimo profissional dos engenheiros é definido pela Lei 4.950-A/66, a qual sofreu alteração parcial após a promulgação da Constituição Federal de 1988. A Lei 4.950-A/66 estabeleceu que os profissionais de engenharia receberiam uma remuneração mínima de 6 (seis) vezes o salário mínimo nacional como retribuição de seu labor em jornada diária de 6 horas e, as horas excedentes à sexta diária deveriam ser pagas adicionadas em 25% (vinte e cinco por cento). Portanto, como retribuição de seu labor diária em jornada de 8 horas o engenheiro receberia 8,5 (oito vírgula cinco) vezes o salário mínimo nacional. Vale lembrar que o mínimo é R$ 350,00 o que para 8h/diarias dá R$2975,00 mas geralmente eles recebem R$ 3000,00 este salário é para eng. junior, ou seja com menos de 5 anos de experiência.Para recém-formados está na faixa entre R$ 2500-3000 para algumas como a eng. de minas (em alta) os recem-formados recebem entre R$ 3000-4000 por mês.

20/10/06, 10:47:48: Marcello Dias - IP : 200.157.1****
    cara Miliane mi.fc@zipmail.com.br -, Eu compro umas 7 revistas técnicas por mês,gasto uma baita grana em livros (o pessoal da livraria Cultura me recebe com um tapete vermelho). Agora não é porquê eu li o .NET essentials,que eu vou me considerar um especialista. Eu concordo com você,temos que ser flexíveis,ter conhecimento generalista. Eu mesmo sou muito sincero com os meus clientes,eu jamais começaria um projeto novo em Delphi,mesmo que eu perca o serviço. O Problema é que nossa categoria esta começando a ser chamada de "pedreiros digitais".

20/10/06, 10:25:29: Miliane mi.fc@zipmail.com.br - IP : 201.37.8****
    Concordo com o post "19/10/06, 18:39:28: Marcello - IP : 200.157.1". Porém, na atualidade, para qualquer área cada vez o mercado está solicitando profissionais multifuncionais, com vontade e capacidade de aprender. Em TI, se vc fica fazendo só uma coisa, em dois anos está obsoleto. Assim como um médico que, se ficar 6 meses sem se atualizar está ultrapassado. Quando ao colega que falou entre "um acordo" de que um profissional récem formado recebe 10 salários mínimos, por favor me mostre onde está escrito isso e em que lugar da nossa realidade eu encontro isso... Sinceramente, está fora da realidade. Antes de trabalhar com TI, trabalhava com outras áreas. Um profissional jr de engenharia, para empresa reconhecida ficava entre 1800-2000; contador (1300); adm (1300-1500), advogado (<1500), arquiteto (1200)... Programador (>2000)

20/10/06, 10:20:07: Marcello - IP : 200.157.1****
    Guilherme - IP : 200.161.16**** Preste bem atenção na sua resposta. VocÊ disse que a experiência profissional te "forçou" a conhecer todas elas. No mínimo se deduz que você teve que produzir código antes de ser bom nelas. Mas continuo com a mesma opinião,ninguém é bom em tantas linguagens.

20/10/06, 10:04:41: Marcello - IP : 200.157.1****
    Sinceramente R$ 4.000,00 pj não é tão bom. Se for atropelado e ficar seis meses em casa,passo fome. Seguros contra perda de renda não cobrem nada.

    Quanto aos programadores Shopping center(Os que programam em nove linguagens) ,eu sei o que já sofri na mão deles.

    Eu não me operaria com um cara que me entrega-se um cartão dizendo que era Oftalmologista,Pisiquiatra e cirurgião Plástico. programo em Delphi e SQL Server. Estou estudando profundamente Java,mas como ainda não sou bom ,não aceito projetos em Java e pronto. Essa história de que o legal é ter um conhecimento genérico e ir se aprimorando durante o desenvolvimento do projeto é conversa para boi dormir. Toda linguagem tem uma porção de manuais ,livros de especialização. Programo em Delphi desde 1998 e sinceramente ainda não conheço todos os Bugs da linguagem. Java é uma plataforma gigantesca ,nenhum funcionário da Sun é bom em todos os apectos da linguagem. Qualquer um limpa bico de FIAT,WOLKS,FORD mas daí a dizer que é um mecânico universal vai uma grande diferença.


20/10/06, 08:18:29: Marcelo - IP : 200.186.153****
    eim Marcello maissoft2@bol.com.br 4000,00 (se for PJ) nao e salario bom!! O mercado esta satuado sim e como sempredigo vai piorar. Os bons profissionais vao deixar de existir ou sair do pais , e uma tendencia se ta cai fora ou muda de area (foi assim com engenharia porque nao haveria de ser com TI). Faz parte do jogo

20/10/06, 00:41:00: Cidinha - IP : 200.207.210****
    Sim, o mercado está saturado de picaretas. De ponta a ponta e em todos os níveis, e graças a eles é que os bons profissionais têm trabalho, pq se se não houvesse ninguém fazendo tanta besteira, as demandas seriam beeeem menores...Então Viva os picaretas!!

19/10/06, 23:24:09: Y - IP : 200.142.14****
    Hummm...pelo jeito há pessoas que dominam várias ferramentas ao mesmo tempo. Que bom que tiveram oportunidade e tempo para aprender (e pôr em prática) todos esses conhecimentos ao mesmo tempo, nos projetos em que trabalharam... Espero que consigam se dar ao luxo de cobrar muito bem pelos serviços prestados(aproveitando o mérito e chance que tiveram). O que lamento é que a boa parte das pessoas não tem esse tipo de oportunidade (o que não é necessariamente falta de capacidade).

19/10/06, 22:11:35: als als2@hotmail.com - IP : 201.42.****
    concordo com o ultimo pos

19/10/06, 21:31:47: MRamos consult.mr@ig.com.br - IP : 200.99.131****
    Marcello sou um ex-colégio Brasil, de 84. Também sofri lá nos corujões da tia Gleice. Ralei e como ralei pra entregar os sistemas codificados documentados e rodando. Quando saí e fui pro mercado, pensei que o mundo é que rodava devagar. Saí confiante de lá Hoje, falando pra turma mais nova, o que é realmente programar o povo não acredita. Hoje todo mundo tem ferramenta na mão, faz uma tela playcenter, entrega, e diz que é programa. O mercado também contribui para isso pessoal tá espremendo a laranja e ainda aparece candidato. No fim sabe quem acaba entrando na jogada depois das cabeçadas ? É a turma do "resolve". Os eternos escovadores de bits.

    Valeu


19/10/06, 21:24:53: Guilherme - IP : 200.161.16****
    Discordo categoricamente da afirmação de que quando alguém sabe tudo não é bom em nada. Quem tem experiência de mercado sabe que trabalhar numa empresa global exige do profissional ter uma visão globalizada. As linguages são iguais - cada uma delas em sua categoria - o que muda é a sintaxe. Eu afirmo saber PHP e ASP, Java e C++ sem medo pois foi a experiência profissional de 8 anos que me "forçou" a conhecer todas elas. É uma questão de tempo de você pegar o ritmo e fazer um sistema tão bom quanto você faria em qualquer linguagem.

    Em atenção ao assunto do tópico, o mercado de informática não está defasado , está prostituido. Paga-se mal pois não temos uma organização que ateste a qualidade dos profissionais que são formados aos montes nas faculdades todo semestre, todos se dizem Programadores, Analistas e Engenheiros de Software. Muitos são, muitos acham que são. E este é o problema.

    Até logo.


19/10/06, 19:02:41: Ghost Rider boragain@deep.com.br - IP : 200.97.243****
    Realmente concordo com o ultimo post!

19/10/06, 18:39:28: Marcello - IP : 200.157.1****
    Agora já que estou lavando o fígado. Tem algo em que nossa área tem em peculiar. Alguém já viu algum anúncio para médico assim: Precisa-se de médico ,especialista em cardiologia,pediatria,ginecologia, psiquiatria,cirúrgia plástica(estética e reparatória),oftalmologia,vascular Candidatos que já tenham participado de transplante cerebral serão considerados como tendo um "plus". Sinceramente quem diz ser bom em Java,.net,Delphi,VB,ASP,PHP não é bom em nada.

19/10/06, 18:28:17: Danielle - IP : 200.169.133****
    Tem um ignorante chamado People - IP : 201.26.177**** quem não sabe o que diz (nós selecionadores) recebemos vagas do Comercial (o profissional que prospecta oportunidades solicitadas PELO CLIENTE), ou seja, não é o RH que inventa as vagas quem solicita é o cliente, se vc acha as vagas absurdas vai reclamar com quem solicitou e não com o RH q é sempre malhado por pessoas como vc que "pensam" que são profissionais, infeliz comentário, RH inventa vagas, vcs não sabem que temos de matar um leão por dia assim como vcs, a pressão, o cliente que não quer pagar o valor que o consultor pede, vcs pensam que cliente paga fortunas....muitas vezes a consultoria "fica no prejuízo" para alocar um profissional só para entrar no cliente, vcs devem achar que as consultorias inventam vagas, "as vagas absurdas" quem solicita são eles e nós temos de fazer milagre pq muitos profissionais de nível encaminham CVs para as "vagas absurdas"...quem sabe não devo ter recebido o seu, que deveria ser tão absurdo quanto a vaga....

19/10/06, 18:19:45: Marcello maissoft2@bol.com.br - IP : 200.157.1****
    Leonardo, Comecei em 1986 ,naquela época um CP 500 não saí por menos de U$ 3.000,00. Ninguém tinha micro em casa ,os primeiros 6 meses eram completamente teóricos. Estudava no colégio Brasil da vila Carrão. Tinhas pouquíssimas horas práticas diárias,muitas vezes de madrugada(o famoso corujão). O indíce de desistência no primeiro ano era algo absurdo,cerca de 45%. Muitos chegavam no terceiro ano as duras penas. De cada classe só uns dez viravam profissionais. Ou seja era a lei de Darwin ,nua e crua. Hoje em dia existem cursos que prometem transformare o cara em um "profissional" em 80 horas. Estou falando da nossa área,mas coisa parecida esta acontencendo na Medicina,Engenharia,Direito,ou seja existe a verdadeira indústria do diploma. 90% das faculdades pertecem a políticos. Isto sem contar a legião de semi-analfabetos que estão chegando as faculdades sem saber fazer uma misera conta de dividir.

19/10/06, 18:13:35: Y - IP : 200.142.14****
    Não só concordo com o que o PolarAham escreveu ...também acho que o Marcello descreveu algo que provavelmente corresponde à realidade nua e crua que acontece por aí, deve ser isso mesmo!!!!

19/10/06, 18:10:04: Luis - IP : 200.169.22****
    Miliane mi.fc@zipmail.com.br, Se você é de RH, sabe que o acordo entre empresas é de pagar 10 salários mínimos para curso superior recém-formado.

19/10/06, 17:58:22: leonardo leonardorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.16****
    Caro colega Marcelo, nunca li uma descrição tão exata da situação, concordo com voce em tudo. Estou no ramo desde 1976 e naquela época voce tinha que "saber programar de verdade", onde eu trabalho são tantas as aberrações que eu fico pasmo. Só para se ter uma idéia temos 'Analistas' formados e com pós graduação em TI que não sabem o que é um fluxograma e nunca fizeram uma única linha de código.

19/10/06, 17:18:22: Marcello md9@ibest.com.br - IP : 200.157.1****
    Continuando. Estou prestando serviço ,para um dos maiores hospitais do Brasil. Do meu lado estão uns quatro consultores do SAP(só do módulo FI). Parece até um filme de comédia,todo dia tem uma reunião diferente, os caras levam um mÊs para implantar uma funcionalidade besta,tipo colocar um botão que descrimine algum histórico. Aí esta "mega-alteração" é classificada como "alteração de escopo",precisa ser alvo de um novo orçamento,coisinha básica ,quaiquer R$ 15.000,00 paga.

    O Microsiga então chega a ser mais engraçado ainda,que eu saiba o sistema ainda é desenvolvido em algum dialeto de clipper(Five Win) ou coisa parecida. Por favor se algum especialista no dito sistema se sentir ofendido me corrija. O comando é dado em XBASE tipo Replace campo with valor . Aí algum tradutor gera algo como INSERT INTO TABELAo (CAMPO) VALUES O mesmo vale para o comando SELECT ou seja sem levar em conta indíces ,o computador é o gênio da SQL. Posso esta errado,mas foi o que entendi. Infelizmente quem decide por qual tecnologia usar é sempre algum um leigo em T.I.


19/10/06, 16:55:36: Marcello maissoft2@bol.com.br - IP : 200.157.1****
    Continuando. Sem brincadeira ,é o quarto projeto consecutivo que eu pego andando,com o cliente revoltado,a consultoria desesperada,o gerente(geralmente o gerente financeiro ou administrativo) com a pulga atrás da orelha e o cliente(dono) querendo matar todo mundo. As exigências são sempre as mesmas,fazer funcionar sem mexer muito,pois o Frankstein já esta em produção. Aí vocÊ mexe aqui e alí,faz remendos. Eu evito até de comentar o código(eu sei que parece absurdo),mas tenho um nome a zelar,quando alguém ler este lixo daqui alguns anos vai achar que eu sou o pai desta tranqueira toda. Ganho R$ 4.000,00(Acho pouco já que não tenho direito a nada). Tenho 37 anos de idade ,não sei o que é desemprego,acho que o motivo é simpes. As faculdades de hoje(com raras excessões) estão formando legiões de coladores de componente,que nunca viram um algorítimo na vida. A Sql é um agente simplificador,mas não pode ser encarada como a solução para todos os males,sem lógica não dá pé.

19/10/06, 16:39:55: Marcello maissoft2@bol.com.br - IP : 200.157.1****
    Saturada não,mas esta podre. Concentrada na mão de um monte de picaretas. O picareta A faz um acordo com o Picareta B(Gerente de sistemas de alguma grande companhia). O Picareta B recebe alguma bola para falara que o picareta A cobra R$ 80 a hora mais tem uma baita estrutura. O picareta A contrata algume por R$ 15 a hora,e racha o lucro com o picareta B. Aí você o idiota A se ferra junto com o Idiota B(O cliente). Isto sem falar nos Microsigas,SAP´s e etc. O Idiota B paga R$ 80 mil achando que vai ter um sistema zero bala em um mês ,aí quatro anos depois ele gastou uns R$ 3 milhões por um sistema engessado,o Picareta B fica escondendo a realidade do Idiota B para não perder o emprego. Outra realidade podre é a seguinte. A consultoria contrata o famoso Pangaré pagando R$ 1500 por mês,aí o cara faz um design rídiculo do banco de dados e umas classes sem pé nem cabeça. Faltando umas duas semanas para a entrega do sistema,o dono da consultoria percebe a idiotice que fez e contrata um "super-programador" pagando R$ 4.000,00 por mês e acha que o cara tem que consertar o "inconsertável" só porquê ganha bem. A onda agora é a terceirização,todo mundo esta terceirizando ,não sabme o porquê, nem como ,mas se a INFO EXAME(cujo os maiores patrocinadores são consultorias,SAP.MICROSIGA) disse que era bom.

19/10/06, 16:29:46: Y - IP : 200.142.14****
    Concordo com o PolarAham...é bem isso mesmo...

19/10/06, 16:28:08: Miliane mi.fc@zipmail.com.br - IP : 201.37.8****
    Em que outra profissão os iniciantes recebem 2 mil reais?

19/10/06, 12:10:43: PolarAham ... - IP : 201.21.25****
    Posso falar do caso aqui de POA-RS: como tendência e regra geral, as empresas usuárias dos serviços de TI (industrias, comércio, etc.) abriram mão de ter áreas de TI qualificadas e profissionais próprios e resolveram terceirizar tudo em grande contratos por valor hora com as maiores empresas de consultoria (contratos de 10.000, 20.000 horas ou mais). Essas empresas maiores se juntaram e formaram um monópolio, tabelando todos os valores hora com faixas para PJ (de R$ 10 a R$ 25) e CLT (de R$ 1.500 a r$ 4.000). Para as empresas de consultoria hoje não interessa o tempo de experiência (inclusive de negócio) mas apenas se sabe a tecnologia X e se topa ganhar a tabela. Chega a ser engraçado, mas as empresas de RH acabam todas trabalhando para essas empresas de consultoria, e as vagas nos sites também são delas, então não importa de onde tu te candidata, tu cai sempre no mesmo lugar. Na minha opinião acabou o livre mercado aqui e o que tenho visto é cada vez mais demanda e cada menos profissionais experientes - o pessoal larga fora, ou do TI, ou da cidade (todos caras mais feras que conheço, com + de 10 anos de experiência, foram todos para o exterior) e sempre tem um cara começando que fez um curso aqui ou ali e que fica numa boa com 2mil de salário. Quem se ferra mesmo são as empresas em si (industrias, comércio, etc.) que precisariam de sistemas eficientes e confiáveis e acabam recebendo abacaxis e colchas de retalhos das ditas fábricas de software feitos no triplo do tempo real que seria necessário (se fossem feitos sob a tutela de algum profissional experiente). Mas quem compra abacaxi, que descasque não é mesmo???

19/10/06, 12:09:29: PolarAham ... - IP : 201.21.25****
    Saturada não está - a demanda é alta, basta olhar sites como o catho e os jornais. Na lida geral que dei nesse fórum o problema que o pessoal aborda é o que estão pagando, e assim tenta-se relacionar que o que está ocasionando a desvalorização seria a saturação da área. Na minha opinião são outros os fatores que ocasionam a desvalorização. Veja comentários na próxima Mensagem.

19/10/06, 11:47:43: Luis - IP : 200.169.22****
    Muito bom o colega ter citado outras áreas que também pagam salários razoáveis. O que o país de uma forma geral está enfrentando é uma crise de talentos. Entenda como "talentos" uma pessoa com treinamento para executar uma tarefa, nada mais que isso. A falta de profissionais na área é o resultado da falta de investimentos em ensino e treinamento, tanto do nosso governo apedeuta como das empresas. Aproveitaram uma época de falta de profissionalismo da área e sobra de profissionais para diminuirem os salários e o que vemos hoje é o sucateamento dos profissionais da área. Ou seja, existem poucos, e os poucos que existem, são ruins. O ponto de equilíbrio já passou faz tempo. Em plena era da Informação, não há mais estímulos (financeiros e de carreira) hoje para ingressar na área de TI. É uma pena, pois empresas que não investem na informação estão fadadas a perda de competitividade. E portanto, o fato de querer economizar poucos reais está saindo muito caro para todo mundo.


19/10/06, 10:35:21: Renan - IP : 150.165.5****
    Vejo que o mercado tem oportunidades sim, mas os bons salários estão ao alcance de quem já tem uma boa bagagem e experiencia no mercado, ou entao bons certificados para poder se sobresair na hora da seleção. Mas a média salarial de um profissional dessa área está fora de ser 12 mil reais por mês como uma certa pseudo-recrutadora colocou aqui. Digo pseudo pq ela fala sem conhecimento de causa por completo, conheço engenheiros que se formaram comigo pela universidade federal na área de mecanica e o salario inicial deles variam de 5 a 7 mil por mes,e eles trabalham para a petrobras, e olha todos recem-formados, outros trabalham na industria aeronautica, outros estao no canada e outros no mestrado e doutorado em nanotecnologia, tem colega da gente que se formou em medicina e fez especialização em cirurgia endovascular, tem seu consultorio e trabalha ainda na rede publica e particular, o salário do cara varia entre 15 mil. Isso é pra mostra que tem muita gente ae ganhando dinheiro sem trabalhar na área de computação, nao se iluda, existe setores no brasil que sao estratégicos e que tem recebido altos investimentos e pagos altos salários, o setor energético, petróleo, gás, siderurgico, telecomunicações, energia alternativa entre outros vão despontar, quem estiver preparado vai ser da bem. Até na área de energia nuclear existe grandes promessas para um futuro muito mas muito próximo, quem estiver preparado e souber aproveitar a oportunidade vai colher bons e grandes frutos.

19/10/06, 00:39:28: Marco Estevam marcoestevam@yahoo.com.br - IP : 201.21.0****
    A Area de TI ainda é uma criança.. tem mmto a crescer ainda... nem de longe está saturada.. tem muita vaga... mas.. tem se tornado uma criança mimada e exigente...

    Vagas tem p/ todos...!!! Bons Sálarios... ai convem ao profissional e a empresa.. saberem se posicionar;


18/10/06, 22:32:06: - IP : 201.37.5****
    Muitas vagas porcarias. Muitas vagas com exigências para engenheiro de foguetes da NASA dispostos a pagar R$10,00 hora.

    Não acho que o mercado esteja saturado, só penso que uma oportunidade realmente boa, que precise exatamente do seu perfil de especialização, não aparece toda hora. Quando aparece a pessoa tem que estar devidamente preparada com conhecimentos extras, úteis para a empresa que farão a diferença.

    A não ser que você queira ficar trabalhando em empresinhas safadas pelo resto da vida.

    Abraços


18/10/06, 22:14:45: Leopoldo - IP : 200.126.242****
    Na minha opinião a área esta saturada, um dos indicios é que em quase todas as vagas é solicitado que o profissional envie a pretensão salarial, ou seja, vão pegar aquele que se sujeitar a receber menos.

    O Shumacher ganha milhões por ano para dirigir um carro, isto não quer dizer que um motorista de Taxi também receba bem. Ou seja, em todas as áreas existem pessoas com altos salários, o que devemos analisar é a média.

    Quem tiver dúvidas basta olhar as pesquisas salariais existentes por ai. Aqui mesmo no site apinfo tem uma...


18/10/06, 18:15:30: Fabio Cirone - IP : 200.150.25****
    Quem reclama de emprego na área de TI não é qualificado o suficiente. É só dar uma olhada na quantidade de vagas que aparecem todos os dias. Na área de análise/desenvolvimento posso afirmar isso com absoluta certeza.

    Quem não consegue trabalho bom é pq é ruim.


18/10/06, 17:38:57: Milena milena@datum.inf.br - IP : 201.37.8****
    Para mim que estou do outro lado (recrutadora/empregadora), o que eu vejo é justamente o contrário. Temos diversas oportunidades sempre em aberto, e poucos candidatos disponíveis. Em relação a remuneração, é a mais bem paga do mercado, nem médico nem engenheiro, por exemplo, ganha o que programadores pedem. Os candidatos chegam dizendo que tal empresa lhe ofereceu "X", mas que se pagarmos "2X" ele trabalha conosco. Assim, as empresas de TI estão cada vez pagando mais. Tem gente ganhando 12 mil reais, o que, convenhamos, para a nossa realidade brasileira é um excelente salário...

18/10/06, 16:00:16: claudio clausborges@hotmail.com - IP : 201.6.155****
    o mercado está crescendo cada vez mais , por isso ele não esta saturado .

18/10/06, 14:56:45: People - IP : 201.26.177****
    Todos amigos do site Apinfo, gostaria de parabenizar a equipe do Apinfo por este fórum, onde podemos expressar nossas dificuldades. Uma grande repercursão deste fórum é a QUALIDADES das vagas HOJE. TENHO CERTEZA QUE A CARAPUÇA SERVIU À ALGUMAS EMPRESAS. E OUTRAS NÃO. Mas a média está sendo satisfatória. No meu ponto de vista as empresas deveriam investir mais na qualificação dos seus funcionários de RH. Assim quando forem recrutar algum profissionais de TI, não publicarem "Anúncios de Vagas Absurdas", e também podendo PRESERVAR a imagem da empresa.

18/10/06, 10:30:49: Rodolpho - IP : 200.206.23****
    Ao meu ver, o mercado de informática no Brasil passa por um periodo bom, existe bastante vagas, agora essa discusão de CLT x PG confude um pouco, se alguém está insatisfeito com seu emprego ou com sua empresa é bem simples de resolver é só mudar, se ta sem forças vai orar ou procurar a Deus de sua forma, só não dá para continuar com essa idéias pessimistas.

18/10/06, 08:08:40: Y - IP : 200.142.14****
    O mercado tá saturado é de consultoria malandra! Chegamos ao ponto de consultorias famosas de SP fazerem o contrato em nome do sócio PJ ao invés do sócio que tá alocado trabalhando...provavelmente maracutaia jurídica pra evitar vínculo...Quero ver é quando o cara que ficou trabalhando de fato precisar comprovar experiência...é uma lástima mesmo...

17/10/06, 22:43:47: Leandro lsantos.rj@gmail.com - IP : 201.19.15****
    Paremos um minuto. Acho que todos conhecemos a realidade de ter que fazer tudo MUITO RAPIDO, com CUSTOS REDUZIDISSIMOS, qualidade EXCELENTE e garantir a satisfacao do cliente.

    O que acontece na verdade é que os prazos furam sempre, vc quse nao dorme, nao vê seus filhos, a qualidade do que se entrega é PESSIMA ai vc dorme menos ainda e o usuarios nunca ficam satisfeitos.

    Sera que nao estamos todos nos enganando ou o que interessa é so ganhar o seu (contratante e contratado) e isso tudo é só um jogo?


17/10/06, 18:42:01: Ailton - IP : 200.192.8****
    Creio que o mercado não está saturado de profissionais, está saturado de empresas oportunistas pagando uma miséria de salário e vendendo serviços a preços bem lucrativos.

    A única coisa que a terceirização trouce foi a criação de mais um intermediário para o trabalhador ter que dividir seu salário, reduzir seus benefícios e não ter mais plano de carreira.


17/10/06, 17:23:15: Ricardo P. ricardo.padula@gmail.com - IP : 200.162.44****
    Não acredito que o mercado esteja saturado! Muito pelo contrário. A demanda por vagas de trabalho (atentem-se aqui que eu digo "vagas" de forma bastante genérica, seja PJ, CLT, Estágio, Escravidão ou qualquer coisa) é grande. O profissional brasileiro também é bastante qualificado e muito bem visto no exterior (talvez até mais do que aqui).

    Acredito que exista um certo desnivelamento e falta de organização por parte dos EMPREGADORES. Poucas oportunidades SÓLIDAS para que os jovens que estão começando no mercado cresçam (boa parte das empresas quer apenas jovens inexperientes para "mão de obra mediana e barata") e se desenvolvam com profissionais completos.

    Não só as grandes empresas e players, mas as consultorias de médio e pequeno porte deveriam repensar seus conceitos trabalhistas, procurar formas judicialmente legais e cabíveis para não somente valorizar, mas dar um esforço DIGNO aos profissionais.

    Um profissional satisfeito com seu trabalho é MUITO mais produtivo, um projeto formado por uma equipe motivada e harmonizada nunca atrasará, uma empresa composta somente por profissionais produtivos e equipes motivadas nunca quebrará.

    O grande lance está em valorizar os profissionais, sejam qualificados ou não, valorize e invista nele!


17/10/06, 15:42:09: Manoel pelo.bem@gmail.com - IP : 143.107.8****
    O mercado de TI não está saturado. Tem muitos trabalhos para serem desenvolvidos e uma enorme demanda reprimida em função dos atravessadores, que são as empresas que tem o poder de cobrar muito caro dos clientes e pagar pouquissimo para os probres detentores da mão-de-obra, que só são contratados como terceirizados (obrigados a abrir empresa, emitir nota, ganhar menos do que ganhavam como empregado e não ter direito a nada (férias, 13º, fgts, abono rescisão - vida digna).

17/10/06, 15:34:25: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.27.109****
    (CONTINUAÇÃO) Tudo bem se não fosse o fato de eu ser Administrador de Redes Sênior, além das atribuições da função, fazia a administração Basis SAP R/3, Administrava o DB Informix, Administrava o Servidor RISC rodando HP-UX, coordenava a área de TI, coordenava os projetos, coordenava os consultores (como sofri com consultores despreparados vendidos como seniors), auxiliava a gerência na tomada de decisões, crimpava cabo de rede, ajudava os técnicos a resolver problemas de hardware, ensinava os usuários a inserir borda e fazer Mala Direta no Word, enfim, um verdadeiro escravo da era moderna. Não estou reclamando, só estou querendo expor um pouco na nova realidade do Mercado de TI, saturado? Acredito que não, eu diria banalizado.... Não precisam concordar comigo, apenas reflitam a respeito.

17/10/06, 15:29:04: Denis tudobr@yahoo.com.br - IP : 201.27.109****
    Não sei se saturado é a palavra correta para descrever o momento difícil que o Mercado de TI atravessa mas é fato que tem profissional saindo das faculdades aos montes só que sem experiência, estes no intuito de adquirí-la acabam aceitando salários mais baixos, em contrapartida os profissionais experientes que geralmente custam caro acabam muitas vezes ficando fora do mercado de trabalho, a não ser que se sujeitem a ganhar menos. As empresas já notaram isso e estão tomando proveito da situação, ou contratam profissionais por salários bem abaixo do justo ou terceirizam os serviços de TI, pesquise aqui mesmo no APInfo e vejam que mais de 90% das vagas são de consultorias o que mostra que as empresas estão realmente contratando menos. Eu particularmente sou contra a terceirização, um funcionário terceirizado não tem o mesmo compromisso profissional que um funcionário efetivo, na última empresa em que trabalhei (pois é...estou desempregado também..) me reportava a um Gerente, um Diretor, as vezes ao Presidente e SEMPRE aos usuários, passava anualmente por avaliações de desempenho/alcance de metas, formatava semestralmente o computador de joguinhos do filho do Diretor, ia mensalmente à casa do Presidente arrumar a Internet da esposa dele que sempre saía do ar....(perdi horas no telefone pro cabeça oca do outro lado aumentar o sinal ADSL), ensinava o chefe a usar o palmtop, enfim, coisas que só são cobradas de um funcionário efetivo. (CONTINUA...)

17/10/06, 13:38:56: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.81.3****
    Profissional iniciante que não consegue emprego, profissinal veterano cansado de trabalhar até mais tarde, ou empresário de consultoria que não consegue entregar projetos...SEUS PROBLEMAS ACABARAM !!!

    Compre já o curso em DVD e o KIT: "TUDO AO MESMO TEMPO AGORA"

    Em 21 dias, você será capaz de fazer levantamento de requisitos, especificar, projetar, orçar, construir e manter quelquer tipo de software ou sistema de informações para todas as áreas de negócio.

    Veja abaixo como funciona:


17/10/06, 13:38:20: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.81.3****
    (continuação do post acima)

    Para levantamento de requisitos, este curso lhe ensinará técnicas de Neurolinguística, para perguntar, ouvir, entender e representar as idéias mirabolantes e obscuras dos usuários insatisfeitos, num só momento.

    Para especificar, projetar e orçar, este curso lhe ensinará instantaneamente a fantástica convenção de diagramas e símbolos UML 2.0, em conjunto com a inovadora ferramenta free "UML ALL OVER 1.0" com reconhecimento de voz que faz automaticamente "casos de uso", a partir de uma oratória (em inglês), que por meio de inteligência artificial, gera, também automaticamente, todos diagramas de classe, sequência e relacionamentos necessários. Juntamente com "UML ALL OVER", há o plug-in free "PMBok All Rationalized", que já lhe fornecerá todo o código racionalizado com as melhores práticas, basta estimar em quantas minutos sai o resultado disso tudo, multiplicar pelo valor-hora e chega-se ao custo estimado do projeto. É só obter aprovação do cliente e mãos à obra.

    Depois de aprovado, acessar o módulo Builder do plug-in "PMBok All Rationalized". Primeiro deve-se construir o banco de dados, com todas regras de negócio possíveis, escolhendo o banco desejado, (previamente instalado) e clicar em "Build Database". Após ter criado o banco, é necessário criar o software com as devidas camadas, inclusive a web. Para isso, basta selecionar a plataforma desejada, (tem pra Java, DOT.NET, e PHP), dar um click no botão "Build Source", que dentro de minutos tá tudo pronto.

    Para manter o sistema em funcionamento, este curso lhe tornará expert em: Assembler, C, Pascal, Clipper, Centura, VB, Delphi, HTML, JavaScript, ASP, PHP, DOT.NET, Java, Oracle 10g, SQL-Server, MySQL, SyBase, COBOL, CICS, VSAM, DB2, Natural/Ababas e Roscoe.


17/10/06, 13:37:52: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.81.3****
    (continuação do post acima)

    Para poder explicar tudo e ter argumentos convinencentes junto aos usuários, você também terá o curso "All Business Knowlege phd", que lhe ensinará tudo sobre todas áreas de negócios imagináveis e não imagináveis.

    Compre já seu DVD e Kit completo e elimine o stress da sua vida !!!


17/10/06, 13:19:31: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Mauricio, nso e bem assim nao!! Os valores diminuiram sim, e maus profissionais estao na area sim!! Claro que cada um puxa sardinho para seu lado, mas o nosso lado nao ta la essas coisas, o mercado esta saturado sim!! E bom profissionais sao poucos , porem nao ficam no brasil passando por sacanagem nao!!

17/10/06, 11:58:20: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.81.3****
    O mundo precisa mais de TI do que o mundo pode oferecer !!!

    Do ponto-de-vista do usuário, o sistema está sempre precisando de muito mais melhorias do que suas condições de expressar precisamente suas necessidades.

    Do ponto-de-vista do profissional iniciante, o trabalho exige sempre mais conhecimento do que conseguiu assimilar na universidade.

    Do ponto-de-vista do profissional experiente, o trabalho exige sempre mais obstinação do que teve em toda sua trajetória.

    Do ponto-de-vista do empresário de TI, o trabalhador exige sempre maior remunaração do que consegue gerar lucro.

    Do ponto-de-vista do trabalhador em TI, o empresário exige sempre maior esforço do que a recompensa pelos resultados.

    Cada um quer puxar a "sardinha" pro seu lado, mas de fato, ganha mais quem produz melhor resultado. TI fomenta a idéia de competição, há TI para produzir peixes (em cativeiro, eu mesmo já fiz um software para isso !!!), e há até TI para produzir TI.

    Bill Gates estagiou na IBM e depois ficou anos e anos enfurnado em sua garagem desenvolvendo seu projeto de DOS, certamente em abstinência de muita coisa que seus colegas de faculdade gozavam com seus empreguinhos.

    Hoje em dia, podemos observar que, quem procura emprego encontra menos oportunidade de trabalho, quem procura milagre, vai encontrar mais uma solução do tipo: SEUS PROBLEMAS ACABARAM.


17/10/06, 11:41:52: Felipe Duran fduran@terra.com.br - IP : 200.184.13****
    Sim.

    Comparo o mercado de TI a uma galeria na Santa Efigenia, ou você baixa o preço ou não vende nada.

    Falo isso porque muitas empresas querem contratar um profissional hiper qualificado pagando salario de Analista JR. Ai vem um desesperado que conhece mais ou menos, faz que manja e leva o emprego de alguem pela metade do salario merecido.

    Esta é minha visão em 7 anos de mercado.

    PS: E descobri com os anos que Faculdade não significa conhecimento, porem ela é VITAL para justificar salario em determinadas situações.

    Abraços Felipe Duran


17/10/06, 11:36:17: EngCpp engcpp@yahoo.com.br - IP : 201.27.111****
    Acredito que o mercado brasileiro, está abarrotado de péssimos empregadores, pq são péssimas empresas de Ti..... São empresas lideradas por péssimos caciques, administradas por relações de amizades ou laços de familia....

    Para completar o senário, ainda temos profissionas que não valorizam seus anos de estudos, oque estimula esse ciclo....

    Acho que a tendencia para os bons profissionais é "abandonar a canoa furada para os ratos", e buscar desenvolvimento de verdade fora dessa máquina que não funciona.


17/10/06, 11:13:33: Gilson - IP : 201.72.157****
    O Brasil é uma Republica Democratica "CAPITALISTA". Portanto enquanto escrevo este comentario, já tem alguem passando a minha frente. FUI !

17/10/06, 11:12:13: Humbertp - IP : 200.252.157****
    O problema do mercado é que eles querem profissionais com experiência (ATÉ PARA ESTÁGIO) e os recém formados não tem oportunidade para desenvolver seu potencial. Logo sobram poucos que tem oportunidade. Esta situação chegou a um ponto que não existem mais profissionais qualificados, porque não deram oportunidades.

    Simples assim. Deêm opornidades e descobrirão mtos "Bill Gates" ocultos no mercado. Disso eu tenho certeza.


17/10/06, 10:41:00: luiz - IP : 200.169.22****
    Sim, como toda área que precisa de qualificação está saturado de profissionais ruins e sobrando vaga para profissionais qualificados. Recebo em média de 1 a 2 ligações de oportunidades por semana para mudar de emprego. Entrevistadores imploram por alguma indicação. Tem uma empresa indiana de TI que entrou agora no brasil que está treinando profissionais (para plataforma alta) em faculdades porque não encontram no mercado. Vejo que isso esta´se tornando uma regra. Dizem que depois dos 40 não se consegue mais emprego ? Pois conheço inúmeros profissionais que estão voltando ao mercado para projetos de plataforma alta porque o mercado está carente de profissionais de mainframe... Não só em Tecnologia da Informação, mas como Engenharia, Medicina e outras áreas que exigem qualificação. Há cada vez menos profissionais qualificados para trabalhar. Já fui selecionador e concordo que dá desespero. A maioria tem currículos excepcionais, com faculdades de primeira linha, pós-graduação, mas não conseguem resolver um problema simples de lógica. E olha que a exigência era só resolver os problemas. E é isso do que o mercado mais precisa. E faltam hoje mais de 50 mil profissionais na área. Abraços e boa sorte a todos.

17/10/06, 10:15:21: Flavio Amorim - IP : 200.142.21****
    Amigos, não é possivel, pelo menos o mercado para Analista especializado em web é gigantesco aqui no rj. Emprego nao falta e pagando bem.

16/10/06, 17:10:17: Ubirajara professorbira@gmail.com - IP : 201.13.22****
    A gente se prepara - eu gastei uma pequena fortuna comprando treinamenbtos Oficiais Microsoft, mais aquelas provas cobradas em dolar - passa madrugadas estudando ou trabalhando, pra depois aparecer um vendedor (nada contra a profissão de vendas) e ganhar 5 vezes mais que vc só por que tem boa "lábia". Acho que TI é uma ótima área, principalmente web; mas ainda temos que lutar muito pela nossa valorização.

16/10/06, 16:54:06: Marcelo melhorado comentario - IP : 200.186.153****
    Veja... enquanto empresas de TI agirem como "agencia de empregos" fora da lei, sempre vai existir sacanagem no mundo TI Brasil. O melhor mesmo seria tentar buscar outros caminhos que o atual, candidatar-se a empregos de analista, dba etc...(o que fazemos) E complicado pois o mercado desvaloriza muito(faz parte do jogo), ja disse uma que no futuro nao muito distante, seremos pagos com salarios de mecanicos da esquina (ex. analista sr salario de 1000 PJ). Isso ja esta acontecendo!!!!!!!. Esta atitude desestimula a pesquisa e novos profissionais na area de TI. Eu sinceramente nao entraria numa Facudade de TI, hoje em dia, nem se me pagassem. Mas é a vida.........

16/10/06, 15:25:57: Paulo - IP : 200.152.106****
    Está saturado de péssimos empregadores.

16/10/06, 11:50:27: Erivelto - IP : 200.204.197****
    Hoje gastamos muito dinheiro para nos preparmos e ficarmos munidos de certificações, e tudo mais... Principalmente na area de redes que temos que na maioria das vezes entender de desktop, servidores, cabeamento e tecnologias Wan... o que me fez procurar cursos furukawa, cisco, microsoft e linux... O Retorno até que veio... o problema é o custo da manutenção da carreira sendo que a cada troca de versão dos produtos temos que desembolsar mais dinheiro para fazer provas, atualizações, livros, etc...

16/10/06, 11:46:58: Erivelto - IP : 200.204.197****
    Acredito que o mercado esta ficando mais seleto e exigindo cada vez mais e o pior é que esta pagando cada vez menos! Somente algumas areas estão se salvando desta valorização que na minha opinião é por causa das prostitutas de mercado e pelos que chamo de "Zé Faisca" que tem uma receitinha de bolo para resolver seuss problemas em TI! Um das areas que acho que esta se salvando desta desvalorização é a de Segurança! E BD, mas redes Windows w Linux onde atuo é até vergonhoso o salário que algumas empresas nos oferecem... Espero que este quadro se reverta logo pois se não a informática vai ficar como qualquer outra aréa de atuação!

16/10/06, 10:21:40: Cavaliere - IP : 200.246.233****
    Pessoal, a área de Informática é muito democrática, dá oportunidade pra todo mundo, diferente das profissões mais convencionais e mais antigas. Agora, se o cara não fez faculdade, mas conhece absurdamente um produto que uma empresa de consultoria precisa, é claro que será contratado. Não adianta , hoje em dia as coisas são assim, informática tá na mão de todos, e qualquer um pode pegar a vaga de um profissional que fez faculdade e tudo mais. Principalmente, áreas relacionadas a desenvolvimento , prestadores de serviços e serviços mais básicos. É claro que posiçoes mais estratégicas, as empresas exigem um currículo acadêmico com mais conteúdo , mas até vc chegar lá......... é complicado. Ou seja, gasta-se muito dinheiro com tudo, e a maioria das pesoas não tem retorno.

16/10/06, 09:47:53: Anderson - IP : 201.1.199****
    Bom dia pessoal.

    Eu simplesmente estou decepcionado com minha área de atuação. Sou formado técnico eletrônico com registro no CREA, terminei a faculdade faz 3 anos (TPD), vários cursos MCSE (não tirei certificação por falta de grana, 80 dólares cada prova é osso), certificação em cabeamento estruturado e segue vários outros cursos de conteúdo inferior.

    E eu simplesmente não consigo emprego.

    Vejo um mal nas empresas no dia de hoje: Ninguém registra mais. Quando as empresas começaram a cortar custos, resolveram contratar os profissionais de info como P.J., mas para isso pagavam muito bem. Até brincavamos que os P.J. da empresa onde eu trabalhava era tudo "playboy", tudo gozação, porque os salários dos caras era no minimo tres vezes maior que os CLT.


16/10/06, 09:47:40: Anderson - IP : 201.1.199****

    O que aconteceu com o tempo? Agora pedem tudo como P.J., mas o salário é inferior aos CLTs de 5 anos atrás.

    Vejo outro mal: a invasão dos estagiários. Estagiário é apenas uma forma de contratar um profissional a preço de banana. É cada coisa que eu vejo, principalmente aqui na apinfo. Engraçado, um dia me falaram que estagiário era um cargo onde o estudante colocava em prática o que aprendia na faculdade, e ele era um cara que estava na empresa pra aprender, mas hoje não, ele tem que saber tudo, e de tudo.

    Meu pai tem uma pequena metalurgica. Lembro que 10 anos atras ele me avisou que o mercado em info seria desvalorizado, e a area de trabalho pesado seria valorizada, pois ninguem quer fazer trabalho pesado hoje em dia, a molecada só quer ficar com a bunda na cadeira em algum escritorio.

    Veja o que aconteceu. Hoje meu velho oferece salário em torno de 1500,00 reais para um bom caldereiro, e não encontra. Quando aparece, só aparece serralheiro, o que não tem nada a ver com o serviço. No fim, ele só encontra profissionais dessa area com mais de 40 anos.

    Enquanto eu com 29, cheio de experiencia e cheio de diplomas não consigo mais emprego nem pra ganhar 1000 reais.

    É o Brasil!

    Boa sorte a todos!


16/10/06, 08:54:18: All - IP : 200.212.12****
    Um colega mencionou algo do tipo... Bill Gates abandonou a faculdade!!!

    Amigo... perdoe-me o comentario.... Mas.. Como vcs podem se pergar em casos de pessoas com certeza estão bem sucedidas sem diplomas!!!

    Aos petistas de plantão que me perdoem, mas ... eh o mesmo que achar q o Lula eh alguma coisa!!!

    Caramba, minha luta continua a mesma... Onde, devemos ter uma relugamentação da Classe, onde Técnico eh Técnico, Analista eh Analista, Programador eh Programador e assim por diante....

    Srs.,

    Vamos deixar aquele cidadão que leu 1/2 livro e se julga Administrador de Rede de lado... Nada contra quem fez isso, mas se você realmente quer estar na area de TI, estude para isso....

    Estou cansado de olhar para o meu diploma e ver a tamanha burrice que fiz em gastar tanto em Faculdade!!!

    Vou solicitar ao site um forum somente sobre Regulamentação da area de TI.. caso jah tenha ocorrido, acho o assunto bastante interessante para debater!!!


15/10/06, 23:02:13: Anti-Herói - IP : 201.1.109****
    O mercado de TI não está saturado e sim prostitúido, como um nobre colega disse abaixo, vários atravessadores denominados CONSULTORIAS se enfiam no mercado de trabalho. Contratam profissionais que nem sequer tenham alguma formação específica sobre qual metodologia/tecnologia a utilizar para solução de um determinado problema.

    Outro caso que também há no mercado é a não-entrada de jovens que se dedicam anos estudando e não encontram uma posição para terem experiência. É por isso que estamos muitos jovens que poderiam ter sucesso abandonando ou desistindo de entrar na área profissionalmente.

    Um outro caso pior ainda é a não-contratação de pessoas acima de 40 anos, olha a que ponto chegamos, então um indivíduo de 40 já é um aposentado não tem mais potencial de trabalhar, de acordo com essas consultorias e agências bocas-de-porcos.

    Absurdo o ponto que chegamos


15/10/06, 19:36:24: José Mário mario.se@pop.com.br - IP : 201.79.250****
    Claro que sim, Saturado e Prostituido, pois muita gente que faz cursinhos, pensa que domina e começa a divulgar serviçoa a preço abaixo do mercado.

15/10/06, 16:33:27: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Isso concordo faculdade de informatica pra que??Eu me arrependi de ter dado meu dinheito num curso tao chulo!!

15/10/06, 15:28:49: Faculdade -não garante mais o futuro - IP : 201.7.8****
    Concordo com um caro colega abaixo que disse "o mercado para alta plataforma é dificil a sua inserção para os novatos de hoje", eu até investi em COBOL, pq a minha faculdade também ensinava e por interesse atrás de livros e cursos, mas de toda uma turma de 400 alunos da faculdade só conheço 2 nessa area, os demais estão ou na baixa plataforma, trabalhando em outra area ou em empregos precários ou mesmo desempregados, isso digo de faculdade publica daquelas TOP de linha.

15/10/06, 14:04:59: Racional - IP : 200.169.221****
    Bem, como li em alguns comentários, realmente em alguns aspectos, como o de regularização da Classe, seria um caminho, o outro seria regrar e o MEC agir com mais rigor em relação às Faculdades de Tecnologia, isso virou uma industria, assim como em outras áreas, veja só, não podemos desprezar as pessoas que se auto-preparam pois o mercado não dá chances de elas se prepararem em instituições que merecem nosso respeito (IBTA, FIAP etc), essas instituições são muito caras, e muitas vezes sem condições para estudar em uma. O governo tem que fazer sua parte, a saída está em uma educação de qualidade, não em uma educação de quantidades, só para fazer números.

    ....E por aí vai.... Agora, quanto à regularização, ?, bem, as entidades de classe têm que ser mais sérias, na hora em que essas entidades mostrarem seriedade e passar essa seriedade para nós da classe, quem sabe, poderemos acreditar e mudar isso tudo.


14/10/06, 16:53:15: Informática está no hall dos cursos menos procurados - IP : 201.7.43****
    Por causa dessa esculhambação da area de TI, os vestibulares para cursos de informática está com uma demanda ridicula, pegue qualquer faculdade publica e compare a demanda do ano 2000 e a atual. Aliás para que faculdade na area? é como um caro colega disse abaixo, melhor comprar um livrinho de 40 reais sobre Windows 2003 e intitular-se como Analista de Rede ou fazer qualquer cursinho xingling e dizer que é "Analista- Programador" ou melhor, encher a boca dizendo que é "Consultor", e ainda tiram onda da nossa cara, nós "trouxas" que gastamos nas faculdades particulares ou ralamos para entrar nas faculdades publicas e ninguem dá nenhuma oportunidade, quando nos chamam é para pagar salários ridiculos ou até mesmo pagar para trabalhar.

14/10/06, 15:29:20: Nda Muda - IP : 200.232.17****
    Sinto discordar da opnião abaixo, mas em nenhum pais de primeiro mundo a classe é regulamentada, todos trabalham de acorto com o bom senso, a diferença entre eles e nosso pais e que reclamamos e não temos bom senso de analisar e contratar profissionais qualificados, os profissionais não tem o bom senso de saber o quanto eles sabem ou não sabem, ai precisamos de organizações ditando regras.

    É se regulamentar nunca teremos Bill Gates (abandonou a universidade), Marcelo Tosatti (nunca pisou numa), Steve Jobs (idem Bill), Jaron Lanier (ganhou titulo de Doutor sem pisar em uma universidade) entre outros...

    Então vamos nos unir para selecionar melhor os profissionais ou buscar qualificações realmente validas....


14/10/06, 15:21:13: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Na minha opniao (mesma sempre) a culpa sao dos atravessadores (consultoria de informatica), pegam o mais barato (mais despreparado) e vendem o cara na empresa, alem do fato que e bom para as empresas terem um funcionario sem registro!! Faz parte gente ou vc sai da area ou fica, como dia perna longa .. Se nao pode vence-los junte-se a eles!! E isso ai pessoal!!

14/10/06, 15:12:56: Fábio - IP : 201.1.216****
    Concordo plenamente, hoje/sempre a área de TI é/foi uma zona. E isso só acontece no Brasil, não temos uma Classe definida como mencionada pelos amigos abaixo. Outra fato que acontece é o seguinte. Pessoas que estão no seu cargo estável, não vão brigar pela criação da classe. O mau do Brasileiro é esse. Só vê o próprio rabo. Olhem nos países desenvolvidos, quando não entram em um acordo, saem todas as pessoas pra rua, para brigar pelos seus direitos. Por isso que a "DROGA" do povo desse país não vai pra frente. Só pensam no próprio rabo, e nunca questionam seus direitos...

    Sem mais para o momento...

    Revoltado...


13/10/06, 23:33:43: Eduardo - IP : 201.6.163****
    Respondendo objetivamente à pergunta: O mercado não está saturado, está prostituido. Sou engenheiro e trabalho na área de TI à 13 anos e o que vejo é: - Não há regulamentação da profissão, portanto qualquer profissional se proclama Analista de Sistemas - Não há regulamentação, portanto qualquer faculdade sem vergonha pode montar o curriculum que quiser e formar "Analista de Sistemas", afinal é uma profissão que "não existe" mesmo. - O nível de ensino caiu muito nos últimos anos: as pessoas escrevem mal, não foram treinadas a raciocinar autonomamente, têm sérias dificuldades de ler um texto e extrair dele um significado e não leêm (o que dizer sobre falar) inglês. Isso afeta não só profissionais de TI, mas de todas as áreas.

    Enfim: organizem-se, estudem, batalhem.


13/10/06, 15:04:35: All - IP : 200.212.12****
    Por Favor não entendam mau...

    Não quero de maneira nenhum remover do mercado quem não tem formação, menos ainda os iniciantes..

    Minha revolta eh com todo profissional que não luta por sua própria classe..

    E acredito que se tivermos uma regulamentação da Classe, teremos também um incentivo para que novos profissionais e aperfeissoamente dos "picaretas", pois soh assim teremos bons profissionais, incentivos e sem contar que poderemos estabelecer verdadeiros PISO e TETOS para cada profissional....


13/10/06, 14:52:42: All - IP : 200.212.12****
    Não sei dizer se esta saturado ou não, pois emprego não falta.. Falta sim um pouco de respeito para com o profissional de TI.. Disse PROFISSIONAL e não esse monte de picareta que aparece.

    Comentaram sobre a OAB.. Falta também nossa classe se unir para lutar para regulamentação desta classe e definir dentra dela quem eh quem, e não como eh hoje.

    Nós aceitamos o que estão fazendo conosco... Estamos aceitando os profissionais "picaretas"!!!

    Para exercer a profissão de DIREITO, somente quem passou na prova da Ordem.

    Para exercer a profissão de ENGENHEIRO, somente quem possui o CREA.

    E para exercer sua função???

    Ateh onde sei... para exercer a minha, eh soh comprar uma apostila de Windows 2003 Server e perguntar o q eh Cabeamento estruturado!!!!

    Ouvi falar a um tempo atraz que para gerenciar DC somente profissionais formados.... Vamos nos unir para lutar por isso, e nossos direitos...

    Onde somente profissionais poderão assumir a responsabilidade de TI...

    Vamos lutar para ter orgulho de pregar o diploma na parede...

    Minha conclusão eh: Somos muitos "anti" nossa propria classe.


13/10/06, 12:36:38: Rainier rfelipe@gmail.com - IP : 201.58.72****
    Gostaria de ter vivido a época do nosso amigo Leonardo e ter aprendido Cobol, Cics, JCL, ZOS, IBM, AS400, Natural, e por ai vai...pois por incrivel que pareça hoje o profissional Mainframe é uma pérola pois este tipo de conhecimento hoje em dia dificilmente se adquire e é uma das poucas áreas que ainda não foi prostituida na informática! Infelizmente nasci na era da Microsoft, do MCP, dos sistemas gráficos e das linguagens de programação arrasta e solta....e estou junto com a maioria num mercado selvagem tentando sobreviver até ver no que vai dar!

13/10/06, 08:55:26: Leonardo leonardorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.16****
    Comecei minha carreira em TI em 1976 em plataforma mainfame, sempre trabalhei com COBOL, JCL, CICS e todas as ferramentas deste ambiante, não sou daqueles que "sabem" 7 linguagens e todas as planilha e nem me arrisco como DBA. Para mim, apesar de ter 46 anos, não me faltam propostas de tabalho e não encaro o mercado como saturado. Entendo que o mercado de TI sofre modismos, neste momento a moda é JAVA assim como já foi VB, DELFI... sou COBELEIRO assumido e não me rendo a modismos.

12/10/06, 23:54:47: Ricardo - IP : 200.150.187****
    O mercado não está saturado. Está prostituido.

    Muito resultado, muita mão de obra e pouca evolução. O importante para as empresas é NO QUE fazer e não em COMO fazer. E isso acaba por deixar o mercado desnivelado.

    Contudo, ainda acredito numa reforma geral e na legalização dos profissionais de TI. Isso sim poderia resolver tudo.


12/10/06, 21:26:54: 3 problemas - IP : 201.7.25****
    3 problemas na area de TI no Brasil:

    1) Entra qualquer um, para que facu na area ou certificação?

    2) Desemprego grande, inserção de pessoas formadas em outras areas na nossa (isso quando não entra sem formação nenhuma mesmo), quem é formado em TI faz o que? pega a vaga do advogado, xii não dá tem OAB, né. Além disso, alguma vagas tem QI como pré-requisto.

    3) Programadores McGiver (enciclopedistas - cursos caros), muito por pouco salário.


12/10/06, 15:14:40: Fábio - IP : 201.13.3****
    Realmente concordo com o colega Francisco. As empresas querem hoje profissionais que programe em 7 linguagens. O que adianta programar em 7 linguagem fazer tudo meia boca, gambiarra, os Verdadeiros Macgaivers. E quando surge alguma situação mais complexa lá vai o RH contratar o profissional especializado para apagar o incendio, e quase sempre quem dá o preço é o mesmo. RESUMINDO "O barato acaba saindo caro". E de quem é a culpa. Dá alta gestão que vê alguma artido de "ALTA TECNOLOGIA" publicado em alguma revista, e na primeira reunião querendo mostrar serviço. Ele diz: - Vamos aderir a nova tecnologia. E recomeça todo o ciclo novamente.

12/10/06, 10:53:51: Francisco - IP : 200.84.359****
    O mercado esta saturado, graças pricipalmente ao processo de terceirização. Eu sou um Dino, na minha época, programador programava, estagiário aprendia e Analista fazia análise de sistemas. Hoje mercado quer um estagiário que saiba programar, que domine analise e de preferência que customize o banco de dados, como faria um DBA. Antigamente quando todos eram contratados pela empresa, os profissionais podiam se especializar na plataforma adotada pela empresa, quando havia alguma mudança a empresa pagava os custos. Hoje em dia voce tem que estar preparado para trabalhar em qualquer empresa e tecnologia. O resultado é um bando de gente que sabe um pouco de um monte de coisas, sem ser especialista em nada. O resultado desta massificação é o salário, que continua em queda livre...

12/10/06, 02:09:53: root - IP : 64.72.123****
    sim esta, devido tb o grande numero de pseudos profissionais

11/10/06, 19:41:08: Pretokias - IP : 200.198.18****
    está saturado

11/10/06, 18:44:50: Everton - IP : 201.14.25****
    Se fala muito do inglês avançado mas quando a maior parte dos profissionais chegar a esse nível, qual será a próxima exigência? Se inglês deixar de ser diferencial, os salários de todos irão cair? O que acham? Vamos pensar num horizonte de 10 anos... Como isso aconteceria?

11/10/06, 17:18:15: Gesivaldo gesborges@pop.com.br - IP : 200.223.3****
    O mercado não está e nunca vai estar saturado de bons profissionais. Mas os salários, ah, estes sim, estão saturadíssimos para baixo. Estão insaturados. O profissional de TI necessita conhecer muito de administração( e também economia) para gerir sua carreira atualmente.

11/10/06, 14:33:22: Vitor Abramo vitorabramo@ig.com.br - IP : 200.196.8****
    O Mercado de TI não está saturado. Pelo contrário, é diariamente requisitado. O difícil é prover excelência na prestação de serviços. Acredito (e podem discordar) no excesso de formação. Por exemplo: Na maioria dos casos, um profissional de informática se atualiza realizando um curso de Redes, Programação, Banco de dados, Telecomunicações, etc. Sendo assim, claro que um Administrador ou um Empresário irá utilizar estes recursos sempre que puder, pois este mesmo profissional de informática que sabe muito, não irá se negar de abraçar os problemas relativos à tudo o que ele aprendeu. Por isso, na mentalidade e cultura da empresa, o profissional de informática sabe tudo! Outro exemplo: Existem médicos, mas um é especialista em neurologia, o outro em pediatria e por aí vai... Dificilmente um profissional de TI vai dizer que não sabe DB2 por exemplo... E se dizer que não sabe, no dia seguinte mesmo, ele vai estar estudando por conta ou se inscrever em um curso... Ao invés de indicar um especialista neste banco. Acredito que o reconhecimento social e financeiro virão no momento em que o mercado possuir especialistas em determinadas áreas e não em todas as áreas, principalmente daquelas que não nos competem, pois particularmente escolhi a área de informática para trabalhar com informática... e não analisar o balanço da empresa ou o caixa, ou porque as vendas caíram, ou porque o estudo de viabilidade é negativo, ou porque o estoque está baixo e todas as outras perguntas que os gestores nos fazem para justificar seus próprios fracassos. Pensem nisso amigos, somos uma área, não todas de uma organização.

11/10/06, 12:58:59: joão - IP : 201.0.55****
    concordo com o colega que sugere uma greve geral so assim saberão valorizar a nós profissionais de TI, gastamos dinheiro para qualificação ( os que si qualificam e não os picaretas),dinheiro, deixamos de passar horas legais com amigos e namoradas e etc... para ficar pesquisando alguma coisa para resolver os problemas dessa cambada que quer pagar salários de miséria pra gente.

11/10/06, 11:39:52: Pedro - IP : 200.204.123****
    Aliás, só vou fazer um pequeno cálculo para mostrar que os salários são menores do que parecem. Imagine uma proposta de R$8.000 para um projeto de 3 meses como PJ. E imagine que o projeto demore 2 semanas pra sair e você só arrume outro 2 semanas depois. Então serão 24.000/4 = R$6.000 por mês como PJ. R$6.000 como PJ é equivalente a R$3.750 em CLT, pois a empresa gastaria R$2.250 com encargos. Então a oferta de R$8.000 na verdade, comparada aos salários da maioria das pessoas de outras áreas, é igual a R$3.750.

11/10/06, 11:25:23: Pedro - IP : 200.204.123****
    Em algumas áreas, realmente o mercado está saturado. E em vez das empresas contratarem os mais qualificados, preferem contratar os mais baratos, que geralmente acabam tornando-se os mais caros. O que pensar de uma pessoa (empresa) que liga para o teu celular e já vai logo perguntando: "qual é a tua taxa?". Esses anúncios que dizem "os CVs sem pretensão salarial serão descartados" são o cúmulo. Parece que tá comprando um produto de supermercado. Só quer sub-alocar o profissional para um projeto e pegar uma fatia da taxa. Não quer ter maior envolvimento com o profissional, fazê-lo sentir-se comprometido com a empresa. Eu já desisti de trabalhar com empresas através desses anúncios. Só trabalho com quem conheço ou com quem recomendou.

10/10/06, 23:45:09: BossMaster encryption@ballbag.gov.sp - IP : 201.7.****
    Essa é a realidade! Queremos mão de obra quase escrava e perfeita em todos os requisitos, super infornautas esfomeados e estamos laçado feito bois em troca de uma ninharia, já que hoje em dia dificilmente firmanos contrato CLT e isso se aplica somente para o pessoal de confiança! (Os QIs), já o pessoal do RH, pobres coitados! Se acham os donos da razão a maioria sai chutado desses cursinhos de 2 anos com o diploma debaixo do braço e com uma psicologia de buteco. Aqui na empresa já demitimos alguns que sempre chamavam conhecidos despreparados para ocupar cargos de confiança e no primeiro mês já caiam pelo despreparo e mentiras. A união dessa gente esfomeada acabou com a imagem dos que realmente são preparados. E até perdemos licitações por conta disso, mas vale um contrato quebrado do que impostos redobrados! Esse é o nosso lema. hauahauhauahauahauuahau! Sobre os comentários, concordo com quem disse que não confiamos mais em nínguém, tivemos casos aqui na CIA de falsificação de diploma universitário e certificação.

    Não quero ver mais essa gente feia Não quero ver mais os ignorantes Eu quero ver gente da minha terra Eu quero ver gente do meu sangue

    Pobre São Paulo, Pobre paulista, Oh, Oh Pobre São Paulo, Pobre paulista, Oh, Oh


10/10/06, 19:46:04: paulo henrique phsalgado@universia.com.br - IP : 200.220.18****
    A questão não é saturação, tem muito trabalho. Temos o profissional que atua a anos com experiência e garantia de qualidade, em contrapartida, temos os novos profissionais com formação recente e muita vontade de conquistas. O mercado que precisa de qualidade sem risco deve procurar os profissionais mais tarimbados, o mercado de alta tecnologia, uma mescla e o mercado que requer arrojo, os mais novos. Esse último é uma aposta e pelo que vemos no mercado muitos o adotam no intuito de aumentar ganho $. Nem sempre se dão bem....

10/10/06, 18:30:54: Bruno brunobemfica@gmail.com - IP : 201.6.86****
    Está saturada de incompetentes. Temos sim, ótimos profissionais de TI no mercado brasileiro, porém, creio eu que tem muito mais gente que é só falatório, que fala que faz isso e aquilo, e na verdade não sabe nem mexer no word direito. Esses picaretas acabam entrando nas empresas e por não saber nada, saem logo. Porém, a empresa fica mais receosa de contratar profissionais da área, e acaba pagando salários mais baixos, pois já pagou um alto para o picareta que entrou antes, e se arrependeu.

    Eu estou cursando ciência da computação, e atualmente estou no 2° semestre. Já recebi propostas de estágio de quase 2 mil reais(e isso que meu conhecimento na área não é nada espantoso). Em contraponto, já vi em outro site, uma vaga para estagiário do 3° ano de faculdade, pedindo certificações microsoft, além de conhecimentos em 2 ou 3 linguagens de programação, além de banco de dados.... tudo isso para uma vaga que pagava R$250,00!!!! É um salário digno de RISADA, a meu ver.


10/10/06, 18:21:48: Gilberto gilbertostrapazon@yahoo.com - IP : 200.96.10****
    Existe "quantidade", e muito pouco de "qualidade". Por isto que o pessoal que precisa mesmo fala que tem vagas. Mas se tem vagas porque não contratam direito? Ou será que continuam querendo um profissional qualificado por 500 pila e depois aparecem aqui arrogantes? Querem enganar quem? Foram estudar para quê? Boa educação se aprende na escola, em casa, mas também no convívio social.

    Profissionais qualificados, com inglês avançado, (falo mais dois idiomas), geralmente tem mais CULTURA e não aceitam estas propostas cretinas atravessadores de mão de obra fazem para pessoas desinformadas, desde ofertas mentirosas, a valores vis, passando por mudanças (sempre para menos)...

    Existe saturação, mas de pouca gente querendo mandar muito, de uns poucos gananciosos querendo pegar tudo que aparece.

    É a saturação da falta de informação.

    Quando Câmaras Setoriais de Indústria, Comércio e Serviços passarem a convidar profissionais, e não atravessadores, para falar nas empresas, vão começar a perceber porque carro comprado no Paraguay custa 500 pila (por favor, desculpem os hermanos), enquanto o mesmo carro aqui procedência confirmada, custa mais. E sem sangue nas mãos.

    Para a colega Mariana, acho nós não somos loucos. Apenas temos personalidade própria. Ser louco, criativo e PRODUTIVO é muito melhor do que ter fama de desonesto, ladrão, corrupto, picareta, atravessador, puxa-saco, incompetente, salafrário, paraquedista, etc, etc, etc (risos)

    Acho gozado que 99% daquelas pessoas que falam mal de mim, me roubaram, calotearam, ou estão querendo que eu trabalhe de graça. Então, é que nem bandido falando mal da polícia. (risos).


10/10/06, 16:53:11: Flávia - IP : 200.70.359****
    O mercado esta saturado, de um lado, nos trabalhos que não necessitam grandes conhecimentos existe um número muito grande de profissionais e paraquedistas, o salário é cada vez menor.

    Quando a função exige qualificação, é solicitado inglês fluente, certificação, MBA, e etc, com um salário de R$ 2.000 (PJ), ai vem o pessoal e diz que existe vaga, mas não gente qualificada. Na realidade o que não existe é um profissional que seja capaz de investir tanto em conhecimento e sobreviver com os salários que estão sendo oferecidos.

    Pegando o dinheiro do MBA, da Pós, da certificação, do inglês fluente e etc, dá para colocar em uma aplicação de renda fixa e ter um retorno maior do que os salários que estão sendo oferecidos.


10/10/06, 16:40:13: Aline aline.simiao@procwork.com.br - IP : 200.184.180****
    Trabalho com recrutamento e seleção para uma multinacional, e digo que o mercado nao esta nem perto de saturado para profissionais de TI que tenham ingles avançado. Esse é o grande desafio, encontrar profissionais que falem ingles !!

    Infelizmente para as multinacionais, e felizmente para mtos profissioanis, este ainda é um diferencial para vocês profissionais de TI.


10/10/06, 14:20:02: Andrea Miranda - IP : 201.1.8****
    Acho que quem está saturado é o pessoal desta área. Concordo plenamente, com os comentários lidos aqui, sobre o fato de colocarem profissionais ALTAMENTE DESQUALIFICADOS para iniciarem o Recrutamento e Seleção. Sinceramente, sou só selecionada para uma vaga, quando é o Diretor de TI que me entrevista. Quando passo pela mão de recrutadoras com papelzinho na mão, querendo provar que vc é "louco", insensível, sei lá o que, para te desclassificar, geralmente sou desclassificada...rsrs...Mas, afinal, os melhores profissionais desta área são todos LOUCOS, não são?? rs

10/10/06, 13:26:25: Vini - IP : 200.246.4****
    Se por "saturado" entendermos que não há espaço para mais ninguém, então a resposta é não. Não está saturado. Mas se entendermos "saturado" por "uma profissão em que não existe consciência de classe, cada um só quer ver o seu lado e ainda assim se espera que os salários sejam bons e haja reconhecimento..." nesse caso a resposta é sim. Está saturado. Houve um pequeno espaço de tempo entre 1997 e 2000 em que essa postura de cada um por si pode ter funcionado. Mas agora TI é uma profissão como outra qualquer: se não houver união, consciência de classe, seremos sempre tratados de forma inferior àquela que merecemos. Por mais que você se atualize e invista na carreira. Veja: os bancários estão em greve. E por muito menos que aquilo que nós temos que suportar. Imagine as conseqüencias de uma greve dos profissionais de TI. Lembrem que tem gente de TI que está envolvido com sistemas de Controle de Tráfego Aéreo, de Saúde, do Sistema Financeiro. Hoje em dia você não compra um pãozinho na padaria que não tenha sido de alguma forma afetado por um profissional de TI. Mas não. Temos que resolver só o nosso lado. Cada um por si. Uma mobilização está completamente fora de questão. Claro. O "nosso" sindicato, como o SINDPD, por exemplo só quer saber de pegar a parte deles do nosso suado salário e defender o empresário. Não precisa mais que uns poucos dias de greve para que toda a economia tenha graves problemas. Mas creio que nunca vamos usar esse nosso poder.

10/10/06, 11:13:15: GhostRider - IP : 200.131.211****
    ...Apenas complementando o eu disse abaixo, a maioria dos meus colegas q se deram bem na área fizerem a graduação em administração de empresas e pos lato sensu 'especialização em análise de 360 horas' ou seja 1 ano de curso.Os q fizeram o caminho inverso, tiveram q 'rebolar' para segurar o emprego antes de se especializar em 'gestão'.

10/10/06, 09:32:29: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Ue que vcs querem de uma area onde qualuqer um entra??Onde existem aquelas meninas pseudo inocentes e perguntam "qual seu valor hora???" (nite que o valor mais baixo e o mais requisitado!! Nao vao querer que sature??E o tipo de selecao entao os "criente" querem um super hiper master profissional mas salario que e bom nada! Acha que isso nao frusta nao e??

9/10/06, 22:36:25: Samuel - IP : 201.1.162****
    Acho que o mercado está competitivo que querem que você tenha um enorme conhecimento e te pagam um salário. si é que podemos chamar de salário. trabalho a 4 anos com TI. Já cursei superior na área mas parei devo começar novamente no começo do ano! mas como já citaram abaixo hj não basta saber só informática é preciso saber de negocios, economia, relacionamentos interpessoais e etc... por isso resolvi fazer marketing e tentar ter uma visão um pouco mais ampla.devo me manter com as certificações , inglês e quem sabe a pós voltada pra TI.


9/10/06, 21:53:29: Julio Andrade - IP : 200.232.195****
    O nosso segmento está em baixa amigos. Sou gerente de desenvolvimento Web, e trabalho na área a 8 anos, tenho muitas certificações Microsoft, e inglês, espanhol fluênte, e alemão intermediário e hoje não tenho salario tão elevado quando aos meus esforços. Passei por 3 multinacionais, trabalhava igual a um "burro de carga" e quem recebiam os méritos sempre eram os diretores de TI. Por isso eu falo quem está ingressando agora, não pense que vai ser um "Mar de rosas". E se dispunha a doar sua vida. Muitas vezes sem o merecimento reconhecido .

9/10/06, 21:14:02: Fábio phabio01@ig.com.br - IP : 200.168.85****
    É muito difícil o tema do forúm, ao meu ponto de vista, o mercado de TI está passando por um período de mutação, muitos profissionais de outras áreas ingressando na mesma, e quem gera essas oportunidades e tais requisitos são as próprias empreasas. Um exemplo: semana passada recebi uma vaga para analista\programador ERP que tinha como pré-requisitos formação em econômia, Administração, Ciências Contábeis entre outras. E formação em TI que é bom nada. Outra coisa que acho um absurdo são as empresas exigirem experiência para estagiário que cuja definição pode ser vista em qualquer dicionário da lingua portuguesa como: prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas.

9/10/06, 18:31:40: Marcio - IP : 200.213.105****
    Acredito que um dos principais motivos para a desvalorização do profissional de TI, é justamente essa palhaçada de PJ.

    A pessoa que ingressa hoje no mercado de trabalho, com 24/25 e sem experiencia, é tentado a ser PJ, justamente para obter um ganho entre R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00, claro, depende da consultoria, do conhecimento do recem formado, etc..

    E quem ja esta há 20 anos no mercado, pai de familia,etc, é obrigado de uma hora pra outra a virar PJ e se virar sozinho pra se atualizar.

    Na verdade, o governo mordendo a parte dele..(INSS E IR) é o que interessa, se o cidadão vai estar protegido pela CLT, isso é um mero detalhe.


9/10/06, 18:04:02: Marcelo - IP : 200.186.153****
    Esta saturado sim esta visao otimista e uma visao finita da realidade atual, TI e ferramenta sim mas nao justifica a falta cde crescimento profissional o 8/10/06, "01:07:51: Antonio - IP : 201.4.10**** " Falou tudo a area frusta e muito saber negocio e bom faz parte do crescimento mas nao justifica contratar advogados administradores que nao conhecem a area de TI. Para mim esta saturada e frustante. E s fazer as contas uma boa banca de Jornal gera 5 a 6000 liguido no bolso (mas boa mesmo). Um bom profissional de TI nao ganha isso (excluindo SAP claro).

9/10/06, 17:40:29: Junior ediley@gmail.com - IP : 200.103.168****
    Na minha opnião, o mercado não está saturado de bons profissionais, mas os chamados "picaretas" acabam estragando a imagem dos bons profissionais. Teria de haver normas para que somente profissionais especializados pudessem executar determinadas tarefas, e não o carinha da esquina que faz um cursinho de manutenção e fica se achando o tal. Sou formado em Sistemas de Informação e estou muito decepcionado com a área de TI, penso muitas vezes até em fazer outra faculdade e abandonar a informática.

9/10/06, 17:16:27: Tiago - IP : 201.28.10****
    Sou profissional da area de TI, acredito que o mercado nao está saturado, existem muitos profissionais mas tambem existem muitas vagas, existe tambem muitas pessoas nao qualificadas para o serviço e muitas vezes os profissionais da area nao sao valorizados como deveriam!

9/10/06, 14:47:27: Cavaliere - IP : 200.246.233****
    O mercado não está saturado. O problema é que a coisa ta mudando, e as funções mais básicas que até uns 8 anos atrás eram valorizadas, hoje em dia já ta ficando pra trás. Os grandes salários são pagos para quem tem um MBA, Mestrado e estão em posiçoes estratégicas nas empresas. Também, não estou mais acreditando em certificações, talvez só num primeiro instante, mas certamente a formação acadêmica mais sólida é infinitamente mais valorizada. Muitas vezes , vemos profissionais com outra formação, mas que tem MBA na área, mestrado , etc. Talvez a graduação não seja o diferencial, mas sim um mestrado.

9/10/06, 12:05:58: Rosângela - IP : 201.6.119****
    Trabalho em uma consultoria de RH como recrutadora e não acredito que o mercado esteja saturado. Esta é uma área onde existe espaço para todos e quantos mais quiserem ingressar na mesma. A área de TI está sempre em evolução e desenvolvimento, novas tecnologias, novas linguagens enfim, uma área que estará sempre inovando. Sendo assim os profissionais de TI se quiserem se manter no mercado terão que estar sempre se atualizando. Esta é a verdade!

9/10/06, 08:42:53: J. Paulo - IP : 201.28.121****
    A meu ver mercado não esta saturado, o mercado de informatica ainda é o campo mais abrangente, só perde para área de saúde, hoje o profissional de informatica sofreu e sofre uma mutação constantemente, e infelizmente o custo beneficio não são equivalentes, o profissional gasta muito e recebe pouco, culpa de quem? não há culpado o mercado vive uma "globalização" muito forte, hoje o profissional tem que ser polivalente, saber de negócios, de psicologia, de economia, disso daquilo, e por fim TI mesmo tem que conhecer superficialmente, eu defendo o profissional em sua área, informatica para quem trabalha com informatica, economia para os economistas, se fizessem essa separação a área de informatica iria ficar muito melhor, outra coisa é a formação em TI, a exigência em cargos de chefia na área de TI deveria ser obrigatória, nem que o profissional se especializasse depois. Agora pessoal não vamos desistir vamos brigar pelo nosso espaço.

9/10/06, 00:47:05: Leonardo Gama leonardo.gama@gmx.net - IP : 200.171.75****
    Com certeza, visto os salários cada vez mais baixos que se oferecem... Mas penso que com o tempo, essa relação entre o número de vagas e profissionais no mercado vai se equalizar. A necessidade de inglês fluente vai ser um divisor de águas.

8/10/06, 23:15:29: Ghost_Rider realidade@ufmg.br - IP : 200.199.17****
    "Acredito que existem pessoas sem formação na área exercendo cargos de gerencia em muitas empresas, o que leva a uma crescente desvaloriazação dos profissionais da área com formação. Isso acaba removendo muitos bons profissionais que acabam frustados." Existem sim muitos profissionais que não são de TI em cargos de gerência em grandes empresas, conheço engenheiros e administradores na função, pq eles estão lá e não Analistas de sistemas por exemplo?.Simplesmente pq eles entendem de negócio, possuem sim boa base de TI!Mas não são expert!.Muitas pessoas se preocupam com certificações, inglês, mas acabam esquecendo o principal, entender de "negócio", ter nocões de economia, saber pelo menos como funciona a cadeia produtiva da empresa em que trabalha ou presta serviço.Gente TI é mais vista com ferramenta de trabalho do que profissão pela maioria das empresas, quem não tiver esse diferencial dificilmente terá boa empregabilidade!.

8/10/06, 19:20:53: Carmo - IP : 201.78.170****
    Pessoal,

    Tenho 20 anos de experiência, até hoje só gastei dinheiro, olho para trás e vejo que não construí muita coisa material, mas continuei na TI com muito esforço. O problema não são os profissionais de TI, mas sim os grandes empresários, então é hora de trabalhar direto para os gringos, através da Internet. Para isto temos que melhorar o inglês.

    Boa sorte a todos!

    Carmo


8/10/06, 19:20:46: Carmo - IP : 201.78.170****
    Pessoal,

    Tenho 20 anos de experiência, até hoje só gastei dinheiro, olho para trás e vejo que não construí muita coisa material, mas continuei na TI com muito esforço. O problema não são os profissionais de TI, mas sim os grandes empresários, então é hora de trabalhar direto para os gringos, através da Internet. Para isto temos que melhorar o inglês.

    Boa sorte a todos!

    Carmo


8/10/06, 18:55:42: Cleriston - IP : 200.234.5****
    Realmente os profissionais na área de informática não estão sendo reconhecidos. Temos mtas responsabilidades, se por 01 minuto o sistema sai do ar, já somos cobrados veementemente e não recebemos de acordo com o investimento que realizamos em nossa carreira. Estive lendo o jornal de empregos esta semana e sem querer ser preconceituoso, mas uma vaga p/ operador de máquina que exigia apenas o 1º grau completo oferecia R$1.300,00 p/ mês, enquanto uma vaga p/ analista de suporte, exigia conhecimento em Curso superior, Linux e Microsoft, paga R$1.000,00! Será q estudar não vale a pena?

8/10/06, 15:25:09: Fábio - IP : 200.148.96****
    Aproveitando as colocações do colega abaixo. Falo por experiência própria, sou formado em Ciência da Computação e Direito. Não vou entrar no assunto regulamentação, pois esse não é o tema, apesar de ter opnião formada a respeito. Gostaria de dar meu depoimento no sentido do que já falei abaixo. A área de TI exige investimentos e estudos MAIORES do que a jurídica, (certificações, cursos de atualização, inglês fluente, entre outros), enquanto no segundo caso entram leitura, atualização da legislação e cursos preparatórios, aí que entra o problema que eu quero chegar com esse comparativo: os profissionais de TI não são valorizados da forma que merecem. Trabalhei nas duas áreas, conheço a realidade de ambas, a "saturação" da área jurídica não é muito maior, ao contrário do que se possa imaginar, basta ver os ultimos resultados da OAB/SP (esses números variam conforme o Estado), em que menos de 10% dos Bachareis em Direito conseguem aprovação para se tornarem Advogados. E acima de tudo valorizem-se.... sorte a todos.

8/10/06, 14:13:32: Neutron - IP : 201.1.186****
    A tão cobiçada regulamentação, pelos recem formados, não vai impedir que a área se torne saturada. Veja por exemplo, o caso da advocacia, está mais que saturada. E olha que para passar no exame da OAB não é brindadeira. Então vamos parar com essa bobagem de achar que a regulamentação vai salvar a pátria e pensar no assunto de forma objetiva.

8/10/06, 09:34:28: Márcio - IP : 201.66.56****
    Regulamentação do profissional da Informática Já ! ! ! Hoje não sei se é um bom negócio fazer parte dessa área !... Stressante, supercompetitiva !..., profissionais que muitas vezes nem formação tem, mas tem capacidade e estão ali competindo !...., ixi, essa conversa vai longe !.... Não desmereço os que não tem formação !... de jeito nenhum !...., mas por favor gente ! temos que dar uma melhor vista para essa area

8/10/06, 01:07:51: Antonio - IP : 201.4.10****
    Acredito que existem pessoas sem formação na área exercendo cargos de gerencia em muitas empresas, o que leva a uma crescente desvaloriazação dos profissionais da área com formação. Isso acaba removendo muitos bons profissionais que acabam frustados.

7/10/06, 15:50:26: Neutron - IP : 201.1.188****
    Acho que está ficando saturado, tanto que o pessoal que está iniciando na carreira, está recebendo propostas de salários cada vez mais baixos e com condições de contratação cada vez mais precárias.

7/10/06, 13:25:06: Fábio - IP : 200.158.73****
    Creio que o maior problema não seja "mercado saturado", e sim organização da categoria e a desvalorização que o profissional de TI tem sofrido o, investimento profissional/salário de TI é muito desproporcional.

    Qualquer conhecimento na área de técnologia é caro, os investimentos são muito grandes: Formação superior Cursos de atualização Certificações Inglês fluente. Em virtude dos baixos salários e do desemprego, o profissional não consegue se atualizar, porque não tem como custear todo esse investimento, isso se torna um ciclo vicioso que acaba excluindo bons profissionais do mercado. Vontade e esforço existem sim, mas não bastam.


7/10/06, 13:02:24: Marco Antônio - IP : 200.249.206****
    Depende, acho que para as funções mais básicas existe muita gente e a concorrência é grande, reduzindo os salários.

    Para as atividades que exigem uma maior qualificação, creio que ainda existe muito espaço.

    Hoje em dia ainda é difícil achar um bom profissional, atualizado tecnicamente, com formação superior em escola de primeira linha, certificação e inglês fluente.

    Quem tiver este perfil ainda estará garantido por um bom tempo.



Anteriores:

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?