APinfo - Forum


Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

Foruns anteriores



1/03/07, 23:37:57: rah - IP : 201.81.10****
    Via de regra, um especialista ganha mais e via de regra um generalista possui a sua disposição mais ofertas de trabalho. É mais facil vender seus serviços. Não é somente o grau de especialização que determinará o quanto vai ganhar. Existem outros fatores mais significativos para determinar quem ganhará mais, um generalista ou especialista. No mundo globalizado, o ganho financeiro nao é somente função do conhecimento, outros fatores como networking, comunicação, para quem vende seus serviços, como vende o "peixe", etc.. influenciarão na remuneração. Um profissional, seja la qual for o seu grau de especialização, para ganhar mais precisa investir tambem em outros tipos de conhecimentos (idioma, negocios, etc..) - ainda, um generalista trabalhando na europa tem mais chances de ganhar do que um especialista no brasil. Nao esqueça tambem da lei da oferta e da procura!

    Para os céticos com relação ao Brasil que postaram mensagens neste forum, saibam o seguinte: - o Brasil investe e vende tecnologia sim! e possui especialistas gabaritados para concorrer com qualquer outro pais do mundo. Tecnologia como extração e refinamento de petroleo, na medicina (incluindo medicina genética) e tambem em TI (urna eletronica, imposto de renda via web, sistemas para a industria financeira, aeronautica, logistica, erp, etc...). - no Brasil temos muita gente mal informada, isso sim, que mais reclama da situação do que age para mudar.


1/03/07, 18:04:48: JMCT teixeirajmc@ig.com.br - IP : 200.207.14****
    Eu não conseguiria ser mais conciso, lógico e contundente do que o Ricardo. Tirou daqui óh!!!!

1/03/07, 13:06:04: Ricardo - IP : 200.152.0****
    Se aqui no Brasil tivesse especialistas eles ganhariam mais. O fato é que praticamente todos os profissionais de TI do nosso país, fizeram faculdades generalistas de 5 anos (públicas ou particulares), onde praticamente todas as disciplinas começam com "Introdução a..." Além disso temos um forte apelo do mercado para nos transformarmos em profissionais camaleões, ou seja, mudar de carreira 2 ou 3 vezes durante a vida profissional. Além disso os profissionais daqui não obtem certificações para saber mais sobre determinado assunto e sim para se destacar no mercado e conseguir melhores oportunidades. Por tanto tentam se certificar em tudo que aparece, desde ITIL até CISCO. As empresas de RH, em geral, focam mais em atitudes do que conhecimento, ou seja, basta o cidadão ter uma atitude legal (soft skills), mostrar que conhece, que leva a vaga. Enfim, dito tudo isso, será que a gente pode pensar que temos especialistas TI nesse país??? Que eu saiba o Vale do Silício não é aqui. Que eu saiba os melhores desenvolvedores estão na Índia, que eu saiba praticamente todos as plantas de produção de componentes eletrônicos estão na Ásia. O que sobra para o brasileiro??? SERVIÇOS! Sinceramente especialista em TI no setor de Serviços é altamente questionável, até porque o que vemos hoje são empresas terceiras que fazem desde serviço de limpeza até cuidar de Data Center.

1/03/07, 10:49:49: Órion Falcone orion.falcone@grupoprorh.com - IP : 200.162.48****
    Sou Psicólogo e atuo com captação de recursos humanos voltado à TI já há algum tempo, e percebo que o mercado, de uma forma cíclica, tende a buscar profissionais generalistas, mas de uma forma errada. Explico: busca-se um especialista em storage procedures, mas pede-se um profissional que tenha também conhecimentos em infra-estrutura, telecom ou programação em uma linguagem específica. Isso acaba passando a idéia de um especialista, mas que possa realizar outras tarefas, uma espécie de "especialista multi-tarefa", visando solucionar mais problemas com menos custo. Eu mesmo, já precisei contratar analistas de suporte a hd que precisavam ter plenos conhecimentos em telecom, para dar suporte também a centrais telefônicas. Estes profissionais (raros de encontrar cm competência...) ainda receberiam como um Analista de Suporte HD/SW, mesmo tendo maiores responsabilidades com a atuação em telecom. Colocada esta situação, fica realmente difícil definir qual seria o melhor salário. O que posso afirmar é que, com um repertório maior de skills profissionais, fica mais fácil para um profissional de TI se recolocar no mercado, desde que haja um certo bom senso em sua abertura de skills... Um profissional que trabalha ou coloca no CV atuações 10, 12 skills acaba por passar uma imagem de indecisão sobre sua ambição profissional. Já aquele que acaba tendo um bom conhecimentos dentro da área, como vários ambientes, varias linguagens de programação, várias topologias de rede, várias tecnologias e processos de infra, vários equipamentos de telecom, acaba por aumentar suas chances de recolocação e de crescimento em uma empresa. Bom, esta é minha opinião. Mas não trabalho diretamete com tI, apenas me relaciono com ela.

26/02/07, 14:28:52: ANTONIO POLO acesarpo@gmail.com - IP : 201.43.180****
    Eu penso assim, existem especialistas e especialistas, e gerentes e gerentes,tanto no gerente qto no especialista existe o profissional meia boca, como pessoa, como postura, como profissionalismo, como eficiencia, o cara pode ser 4 em todos esses quesitos... Agora se vc colocar um bom especialista, um fora de série, e um bom gerente de projetos, o segundo vai ganhar quase o dobro do primeiro ... O que acontece também na área de TI é o seguinte, ser especialista é facil, basta executar a sua tarefa, e ponto final, desta forma é muito mais fácil o cidadão evoluir e se tornar um bom especialista, por um outro lado ser um bom gerente, é coisa quase que um milagre, 90% dos atuais gerentes se enquadram em 2 categorias: os especialistas muito incompetentes porem muito espertos e malandros politicamente que forçam a barra e viram gerentes, e os bons especialistas que sáo intimados a virarem gerentes, ambas as categorias não tem a menor noção do que é um gerenciamento de projeto, não tem noção de team leading, não tem noção de escopo e tempo, não tem noção de estrutura de projeto, não tem habilidades gerenciais, NÃO TEM CONTROLE EMOCIONAL, (são os kassab's da vida) ... Agora os 10% restantes, gerentes de projeto na acepção e raiz da palavra, PMP's obrigatoriamente, com experiencia de liderarem grandes projetos com grandes resultados ... vai analisar quanto o cara ganha ... Regards.

23/02/07, 09:16:16: Robson - IP : 208.53.138****
    Especialista é o cara que conhece pelo menos uma ferramenta, metodologia ou qualquer outra coisa nos detalhes, domina o assunto e nada que pode surpreender.

    Generalista é o cara que conhece de tudo um pouco ou muito bem mas não tem domínio do assunto, possui o conhecimento necessário para desenvolver seu trabalho normalmente.

    Numa carreira em Y o profissional analista especialista, por exemplo, ganha mais que os outros profissionais generalistas (Senior, Pleno, Junior) porém receberá o mesmo ou menos que profissionais generalistas com cargo de gerência.


22/02/07, 16:50:28: Fernando fmikowski@gmail.com - IP : 200.232.52****
    Acho que rotular não é a melhor solução. Vou postar meu ponto de vista falando apenas de programação, tendo em vista que TI abrange muito mais nichos (redes, infra, sistemas e etc..) Como já foi dito abaixo, ganha mais que tem melhor relações pessoais, quem se valoriza, e acima de tudo, quem trabalha direito. Eu conheço pessoas de ótimas faculdades que trabalham programando que eu não confiaria pra lavar um prato meu. Infelizmente com a popularização da informática muitas pessoas sem uma linha de raciocinio estruturada ou até mesmo dom para a área cairam em TI. Essas pessoas terão suas vagas garantidas como vomitadores de código, e provavelmente não sairão disso. Existem também as pessoas que pensam muito bem em termos de programação mas não tem visão nenhuma de negócio, esses as vezes tendem a virar especialistas(as vezes com sucesso). E temos outros profissionais que tem a visão tanto da programação quanto de negócios, aprendem uma ou duas linguagens no começo da vida, e depois tornam-se mais generalistas, pois acabam pendendo para cargos administrativos e tais cargos nessessitam desse tipo de visão.

    Temos basicamente esses 3 tipos de profissionais no mercado, tirando o primeiro tipo que está fadado ao fracasso, ambos os 2 ultimos tipos tem chances de ganhar muito bem ou não, isso depende de três fatores: Sorte, Competencia, e Foco.

    Se o foco for ganhar bem, você precisa de competência e um pouco de sorte.

    PS: Para quem acha que o mercado de TI não paga bem, vai fazer um estágio de direito. ;)


22/02/07, 15:18:04: Hurican - IP : 201.68.230****
    Concordo com o Carlos.

    Até nisso, diferenciar generalista de especialista, é difícil em TI.


22/02/07, 12:36:02: Carlos - IP : 200.142.12****
    Realmente nesse tema o fórum não conseguiu nem qualificar o que é especialista e o que é generalista. Quanto mais comentar quem é melhor remunerado. Teve opinião falando que quem programa em 2 linguagens já é um generalista e outras dizendo que o especialista é somente aquele que aparece para apagar "grandes incêndios" e por isso deveria ganhar muito mais... Outros disseram que especialista é aquele que tem certificação (mesmo que nunca tenha trabalhado com a ferramenta)....

22/02/07, 08:04:03: Consultor - IP : 201.29.175****
    Pessoal, venho lendo desde o primeiro post, e fico na duvida: Qual a diferença entre "Especialista" e "Generalista" ? Um programador que, atualmente é especialista em Java fica fora do mercado muito tempo quando acaba o projeto ? Um DBA seria um especialista ou um generalista ? Na minha opinião, ganha mais quem tem networking forte, boa apresentação, bom marketing pessoal, um bom curriculo, e certificados (quanto mais; melhor. As consultorias a-d-o-r-a-m).

21/02/07, 22:04:05: Duval - IP : 200.241.20****
    O salário é relativo pois existem vários fatores que podem influênciar o salário, até mesmo a formação da pessoa e por qual universidade passou pode ser um peso decissivo na sua trajetória profissional, e são vários os exemplos que eu tenho observado. Quanto a área de TI, sinceramente já deixou de ser a bolha a muito tempo minha gente, esse negócio de ganhar 10 mil por mês tá cada vez mais raro, e digo mais, aquele que fica reclamando pq está ganhando 3500 reais por mesmo como CLT deveria parar e pensar melhor no que está dizendo, tá falando muito besteira ou entao se tá achando ruim, larga o emprego e vá procurar outro para ver se vc consegue ganhar mais.

21/02/07, 16:43:35: Daniela - IP : 200.99.206****
    Hoje a moda na área de informática é ser especialista em meia duzia de tecnologias e ao mesmo tempo ser generalista em milhares de tecnologias. Essa é a realidade.

21/02/07, 15:46:13: Henrique - IP : 200.159.71****
    Nenhum dos dois. Quem ganha mais dinheiro sao aqueles que tem labia, e resolvem um problema ou outro ja se intitulam Senior.

    A pergunta é, como definir quem é especialista, ja que as certificacoes sao cada vez menos valorizadas pelas empresas.

    []



21/02/07, 10:41:30: Alexandre - IP : 200.98.67****
    Eu acredito que o generalista ajuda a empresa funcionar...é importante e super necessário. Mas quando o problema aparece, o especialista põe a mão na massa pra resolver. Um especialista não pode ganhar a mesma coisa se ele é acionado sempre que "o bicho pega", por isso ganha mais. A dificuldade está em delimitar a partir de quando um profissional passa a ser especialista e pode ser tratado como tal ganhando de forma diferenciada...

    abraço a todos


21/02/07, 10:40:08: Tapioca - IP : 201.83.232****
    Tem muitos recem formados achando que vão iniciar ganhando igual sênior. Acham que porque fizeram uma faculdade já sabem mais do quem esta trabalhando há um tempão.

    Dai esses comentários: "TI já era", "essa área é uma bagunça", "só ganha bem quem tem QI", e por ai vai...

    Tem muita gente achando que encontrou em TI a mina de ouro e vão ficar ricos, é óbvio que vão se frustrar. Ninguém fica rico trabalhando.

    Ganhar bem é bom, só que não se inicia uma carreira ganhando igual à quem tem experiência. Isso é o senso comum e acontece em qualquer área não é só em TI.


20/02/07, 12:13:09: Beto - IP : 201.44.2****
    Ambos tem suas vantagens e desvantagem. Sem entrar em detalhes, vejo duas grandes vantagens no generalista: - Empregabilidade; - O Mercado Brasileiro pede Generalistas para algumas áreas;

    Na área de Infra-estrutura de TI a grande maioria dos anuncios pedem generalistas. Outras áreas, como SAP por exemplo, a necessidade de especialista é maior. O especialista perde em empregabilidade pois é há momentos em que a demanda é muito alta (Ex,: SAP) e outras que cai muito (Ex.: Windows), mas ganha em conhecimento pois é capaz de analisar um problema específico mais profundamente que um generalista (Ex.: uma programação ABAP gerando informações imprecisas).

    O generalista, por ter uma visão mais abrangente, consegue analisar problemas sistematicamente melhor que um especialista (eternas discussões se o problema é de rede ou de servidor são facilmente resolvidas por um bom generalista).

    Agora existe algo que considero muito importante: Bons especialistas e bons generalistas dificilmente ficam sem trabalho. Podem ficar até sem emprego, mas sem trabalho dificilmente ficam.


19/02/07, 20:41:51: Kel Oliveira keldeoliveira@bol.com.br - IP : 201.7.8****
    O valor/h do especialista sem dúvida é marior que o do Generalista, mas a diferença está ai, o Especialista só ganha mais quando está em um projeto, acaba o projeto ele não ganha mais nada, enquanto o generealista não deixa de ganhar o seu, pois espaço para ele não vai faltar, desde que se permita acompanhar o avanço da tecnologia. O que vai acontecer com os atuais Especialistas daqui hà dez, vinte ou trinta anos? Se ele não se especializar em alguma tecnologia que estiver na "moda", de duas uma, ou será muitoooo difícil para conseguir colocação no mercado ou não terá mais oportunidade para ele, caso sua especialidade seja substituída por alguma outra tecnologia aperfeiçoada. Sou da seguinte opinião, saiba de tudo o suficiente para não ser o tipo comentado "Generalista embrometion", mas seja especilista em algo. Esse ponto é um diferencial, existem vários "profissionais em Ti", mas os "profissionais em TI competentes" são os mais cobiçados e conseguem se manter na ativa desde coloquem em mente que "Terei que estudar a minha vida inteira!"

    abraços


19/02/07, 16:02:19: JMCT teixeirajmc@ig.com.br - IP : 201.26.****
    Especialista Jr.? Se é especialista, jamais será Jr.

19/02/07, 09:35:08: Marcos - IP : 200.213.105****
    Com relação ao comentário do nosso amigo abaixo, se na area de TI, onde um estagiário ganha Entre 800,00 a 1200,00 o salario é ruim, imagina na area de administração de empresa, economia,publicidade e propaganda.

    Na verdade, a nossa cultura é errada, enquanto que em outros paízes as pessoas fazem faculdade para abrir negócio proprio, nós fazemos mestrado para arrumar emprego.

    Como diz o Max Geringer, Temos 2 opções, ou vamos para o serviço publico, estabilidade e ganhos altos porem sem desafios ou abrimos uma empresa.

    De qualquer forma, conheço gente ganhando muito bem e feliz da vida, não podemos também dar ouvidos a casos isolados, mas quanto mais gente no mercado, sem dúvida, os altos salários tendem há não ser regra, mas excessão.


17/02/07, 17:22:54: TI já era , se vc consegui algo, sorte sua - IP : 201.7.55****
    Ser generalista ou especialista pouco importa, conheço pessoas que não podem ser enquadradas nessas 2 premissas e só estão trabalhando na base do QI, ganhando um salario maior que muita gente que estuda e gasta o que não tem, busncando atualizações, e pior reclamam ainda da remuneração, o que é um absurdo!!!

    Outro agravante é o fato de existem alguma empresas por ai que querem o salário mais baixo de todos, não importando a qualidade do profissional, é por isso que existem curriculos com 2 cursinhos lá na esquina trabalhando na area por salarios ridiculos e outros com cursos superiores TOP, poliglotas, com vários conhecimentos, certificações,etc e pior desempregados e ainda tem que ouvir esse famoso mito: Tenho medo de contrata você, pq em breve você arruma um emprego em uma empresa mega (ganhando 10 mil como junior, quem me dera) e vai nos abandonar.

    O que nos resta: Fazermos outra faculdade (já que nossa area é essa bagunça) ou para quem não tem dinheiro, prestar um concurso, pelo menos lá não corremos o risco de um paraquedista disputar a vaga e pedir um salário de 500 reais.


16/02/07, 21:44:07: Byron S. Júnior - IP : 200.158.73****
    Não sei quem ganha mais, mas na média o generalista se dá bem porque se adapta mais facilmente as oscilações do mercado e são estes que chegam aos cargos de liderança de Projetos, Gerencia ou Diretoria. O especialista tem mais dificuldade pra entender estratégias de empresas, negociar recursos, reinvindicar aprovação de projetos, focar prioridades, etc. e isso é condição para se chegar aos cargos mais altos, embora existam especialistas em determinadas tecnologias que conseguem reunir essas capacitações. Cada pessoa deve tentar ser bom naquilo que gosta, no que faz, no que é capaz. Se você gosta de dot.net, ou SQL, ou BI, ou Java, etc. legal, então seja um bom profissional nisso. Só não esqueça que a ferramenta de vanguarda hoje vai ser o dinossauro do futuro. O segredo é saber reunir o máximo de conhecimento sempre, aprender, pesquisar, conversar, ouvir que é pra não ficar parado no tempo. Aproveitando, concordo com o Alexandre, pra sobreviver é necessário ter a mesma visão comercial dos profissionais liberais. Tenho atuado dessa maneira e tem dado certo. Tem projetos que é possível negociar bom valor hora, mas na época de vacas magras é melhor ganhar o patamar mínimo do que ficar sem trabalho.

16/02/07, 14:39:34: Ale_Busa - IP : 200.186.14****
    Um dos comentários feitos falava sobre a troca pelo verbo " 'DEVERIA' ganhar mais". Mas acredito que o caminho seja diferente. As empresas QUEREM pessoas com perfil de INTEGRADORES, pessoas que conheçam vários assuntos, que seja especialista em UM deles, mas principalmente capaz de INTEGRAR e GESTIONAR os especialistas. Esse perfil 'gerencial' ou coordenativo faz com que os salários tenham maior valorização, pelo valor que o profissional tem de levar MUITOS especialistas a um resultado comum, eficaz e em curto período.

14/02/07, 18:16:14: Hurican - IP : 201.68.232****
    Mais uma vez, depende. Mesmo se acrescentássemos um outro verbo na frase, ...quem deveria ganhar mais dinheiro em TI?, ainda assim é difícil definir uma resposta.

    Acredito que qualquer profissional de TI já tenha visto outro atuando como Generalista com uma remuneração melhor, seja CLT, Cooperado ou PJ, assim como ocorre o contrário. Afinal de contas, primeiro deveríamos distinguir Generalista de Especialista, o que é difícil. Talvez o que pudesse diferenciá-los numa melhor remuneração é o grau de estudo, idiomas, certificações. Não como estabelecer extremos nesta questão. Mas a certeza que todos temos é única, as empresas querem profissionais multitarefa, um ambiente de TI perfeito e lucrar em cima disso.


14/02/07, 16:00:48: Neutron - IP : 200.177.101****
    Generalista não é o cara bom nessa ou naquela ferramenta, tecnologia, etc... Esse é o perfil do especialista, por exemplo programador C++, arquiteto Java, DBA, administrador de redes, etc... São títulos de especialistas.

    O generalista geralmente não tem competencia prática em nenhuma ferramenta, a não ser naquela em que começou a carreira, por exemplo COBOL, mas tem uma vivência e conhecimento do ambiente, ferramentas, tecnologias de informática como um todo, por isso, geralmente é um executivo de TI, que toma decisões estratégicas, gerencia equipes e não precisa por a mão na massa.

    Por isso são cargos mais bem remunerados.

    Não é o conhecimento que define a remuneração, é a hierarquia.


14/02/07, 11:31:15: Carlos - IP : 200.142.12****
    No fim a maioria dos comentário tem sua parcela de razão.... o nível de "generalismo" que se propõe é que o problema......... Como disse o colega abaixo é realmente impróvavel um "generalista" que domine desenvolvimento e infra com alta qualidade.... Por outro lado, é normal o desenvolvedor programar a linguagem (ex. C#) e também programar as procedures (ex. SQL).... Isso já seria um "generalista" ?....... Existem projetos onde realmente existe recurso só para programar forms, outro só para componentes, outro só para integrações, outro só para procedures, e ainda existia o AD, o DBA, o analista UML, administrador de IT, etc.. Em qualquer metodologia de desenvolvimento a especialização é sempre recomendada para que o projeto seja nem sucedido e fique "cada macaco em seu galho"...... Mas, como já disseram tb, o mercado é hostil, não dá para ser só um "desenvolvedor sênior em WinForms" e ficar esperando uma vaga 100% compatível....

14/02/07, 10:49:47: Rafael - IP : 200.213.105****
    Ainda acho que as pessoas fazem uma enorme confusão entre Generalista X Especialista.

    Não tem como ser GENERALISTA e fazer um bom trabalho. Imaginem uma pessoa que Trabalha com desenvolvimento, 8 horas por dia usando Visual Studio 2005, SQL SERVER 2005, REPORTING SERVIVES, CRYSTAL REPORTS, XML, ADO.NET e apos tudo isso, a pessoa ainda é chamada para configurar SERVIDOR, CONTA DE EMAIL, CABEAMENTO DE REDE, INSTALAR LINUX, CONFIGURAR O APACHE, CONHECER JAVA, J2EE

    O Povo parece que bebe.....


14/02/07, 00:26:51: Concordo com um caro colega - IP : 201.7.76****
    Melhor é ser generalista na area do qual vc é especialista (ou seja estudar tudo aquilo que pode cercar sua especialidade) e o que foi dito abaixo de exigências e curriculos absurdos, a pessoa pode ter até várias habilidades, mas na maioria superficiais, assim como em outras areas, não existe multi-especialistas, Alguém já viu algum médico neuro, otorrino e oncologista simultaneamente, correndo de um lado para o outro do hospital para fazer um exame de vista e depois uma tomografia? acho que não.

13/02/07, 20:57:58: Carlos Rodrigo mrd4v3r@yahoo.com.br - IP : 201.29.20****
    Se você não trabalhar em uma empresa cuja atividade fim é produzir tecnologia, como SUN, MICROSOFT, DELL, HP, IBM, etc...ou em uma empresa que valorize seu capital humano, esqueça, irá sempre pastar(leia-se explorado)! Infelizmente o mercado de hoje está tomado por estas consultorias que ganham rios de dinheiro contratando como PJ ou cooperativa e ainda querem que você bata o escanteio, corra para cabecear, defenda o gol e saia jogando e te ofereçem um salário ridículo. Caso real: Empresa contratante paga R$7.000 para a consultoria por um DBA e a consultoria repassa R$ 2.000,00 pra esse mesmo DBA (se ele não aceitar vem outro e pega o serviço)e embolsa R$5.000. Essa é a realidade do mercado de T.I atual. Para as empresas é claro que elas preferem um generalista, se apenas o fulano faz o trabalho de vários ela economiza e portanto seu retorno será maior, mas um especialista traz muito mais retorno para a empresa. Nos EUA eles ainda tem a cultura do especialista já que lá tem muito mais vagas do que aqui. Ser generalista portanto é uma questão de sobrevivência em um País que não produz nada apenas usa essa tecnologia.

13/02/07, 18:15:11: Consultor - IP : 201.29.196****
    Em relação a ganhar mais ou ganhar menos, é relativo. Tem profissional de TI "Clinico Geral" que está em um bom projeto e ganha mais que um profissional de TI Especialista que não está bem alocado. Enquanto não tratar-mos a carreira de TI da mesma forma que os medicos, advogados e arquitetos fazem (de forma liberal), ficaremos sempre na mão das consultorias. Acredito no bom profissional de TI que tem uma visão generalista com foco na sua especialização e sabe integrar, de forma brilhante, sua especialização no core business do cliente. Esse profissional de TI sim está ganhando bem. E se estiver de forma direta (sem terceiros), melhor ainda.

13/02/07, 12:49:44: Marcos - IP : 200.213.105****
    Acredito que no começo da carreira, todo mundo é GENERALISTA.

    A pessoa é o BOMBRIL (1001 utitidades), o PTO (pau pra toda obra)

    Com o passar o tempo, a tendência é focar em alguma coisa, se especilizar, fazer o que gosta.

    Vejo a area de TI como a area de Medicina. O medico clinico geral (Generalista) com certeza ganha bem menos que o Cirurgião , Cardiologista, gastro (Especialista)


12/02/07, 17:20:10: miguel mmendonca@mail.pt - IP : 201.82.44****
    nota: a empresa em que estou tem mais de 2000 pj e esta virando TODOS eles para CLT dentro da empresa chutando as consultorias na b**** nao sem guerra feia e em alguns casos completamente ilegal por parte das consultorias - um ponto esquecido no email anterior - lingua Inglesa, leia, escreva, treine, veja mais filmes e ouca musicas tentando entender o que esta a ser dito - isso e essencial numa empresa internacional de grande porte, nas nacionais nao dou opinioesm, nao conheco o mercado, outra nota: o meu salario aqui = menos de 20% do meu salario na europa mas o custo pessoal, o custo de vida e a necessidade de linguas nao so no trabalho mas na imersao na cultura do pais estrangeiro tem que ser bem pesado, mais de 50% das pessoas que conheco que foram la para fora estao de volta em 3 meses morrendo de saudades de musica, comida, conversa, cerveja....

12/02/07, 17:06:50: miguel mmendonca@mail.pt - IP : 201.82.44****
    bom no caso lidero um time com varias vertentes tecnologicas (teste, programacao, administracao servers, telecom) por ser generalista. E trabalho tecnicamente no time em admin AIX, LINUX aplicados a telecom por ser um especialista - se fosse so especialista tenho pessoas no time a ganhar (CLT) 35/hora e como generalista tenho outro a ganhar exatamente o mesmo dai a questao sera mais: entrar numa empresa multinacional com oportunidades em constante evolucao e ir indo com a mare, mudando de funcao, cheguei no Brasil e comecei a trabalhar com hum mil por mes e 3 anos depois ja ganho isso em pouco mais de 3 dias de trabalho - conselho? investir tempo em formacao (nao necessariamente dinheiro) inicialmente generalista para ter como colocar um pe em qualquer porta... a medida que for ganhando perspectivas de como opera a empresa e em que areas tem carencias entao dirigir a sua formacao para uma area especifica em que a empresa tenha falta de pessoas - vc nunca perde o seu pe na porta inicial e vai-se valorizando aos olhos da empresa... se umdia sair o seu curriculo esta bem melhor do que quando entrou - lutar sempre, estudar sempre, ser feliz sempre

12/02/07, 10:08:10: Adalberto - IP : 200.148.209****
    Senhores,

    Eu vejo que a grande diferença não esta na remuneração dos profissionais (Generalista ou Especialista), mas sim no retorno que a empresa espera do produto final. Creio por experiencia propria que, um especialista sempre dara para a empresa um resultado mais eficiente.


10/02/07, 09:53:29: Mauricio C. mauricio.prog@bol.com.br - IP : 201.12.4****
    Acredito que um generalista se dá bem melhor. O domínio de várias ferramentas e técnicas, juntamente com conhecimento de negócios e liderança, domínio de outros idiomas , torna o profissional de TI mais completo e preparado para encarar qualquer desafio. A impressão que eu tenho do mercado de TI, pelas empresas por onde passei e/ou fiz entrevista, é que cada vez mais procura-se profissionais que sejam generalistas e multidisciplinares.

8/02/07, 22:17:38: Alex - IP : 200.207.58****
    Para respondermos mesmo a pergunta deveria ser: O Programador generalista ou programador especilista ganha mais? ou ainda O DBA generalista ou DBA especialista ganha mais?...e assim vai...

    Acho que para a pergunta do fórum e as resposta terem sentido temos que falar apenas de funções técnicas (não supervisão/gerente/etc)...senão perde o sentido...(afinal quem manda mais ganha mais na vasta maioria das vezes)

    Então logo fico claro como achar a resposta...é só olhar para 5 empresas (pequenas) e 5 (grandes) e ver como é lá e tirar a média...normalmente vai repletir a realidade geral.


8/02/07, 21:20:27: Renan - IP : 200.241.20****
    A exemplo do que eu vejo, na área de TI, os generalista acabam levando certa vantagem em comparação ao especialista, pois este tem uma empregabilidade maior no mercado. A procura por pessoas que tenham o conhecimento de várias ferramentas é bem maior, mas vejo a vantagem de um especialista acabar ganhando bem mais dependendo da tecnologia que domina. Porém, para mim, é muito relativo e são diversos fatores que podem alterar o salário do indivíduo seja ele especialista ou generalista. Quero aproveitar tbm para informar a alguns aqui que pensam que TI é quem paga mais, que TI é isso ou aquilo. Lamento informar, mas TI aqui no Brasil hoje e no futuro nao vai ser essas coisa toda nao, aliás já nao é. O brasil e as empresas já sinalizaram o que é estratégico para o país, e posso garantir, TI nao está entre elas. Segue o que é estratégico e os profissionais mais bem pagos do país: Setores de energia, gás, petróleo, meio ambiente, infraestrutura, petroquimica e modernização de tudo isso através de instrumentação, mecatrônica e robótica, e combustível alternativo. Só para informação de alguns aqui, tem gente saindo de universidade de primeira linha, ou seja, recem-formado ganhando 8 mil reais para trabalhar com algumas das área mensionadas acima. DUVIDO MUITO que algum prossifional recém-formado na área de TI ganhe isso como CLT, nem pessoas com bagagem e anos de experiência é dificil ganhar 8 mil como CLT.

8/02/07, 15:01:22: Ricardo - IP : 200.162.****
    Eu acho que o grande lance não é se especializar em ferramentas, conceitos, práticas e qualquer outro termo de tecnologia. Existem segmentos, subsegmentos e caminhos a percorrer; tudo depende do seu perfil e da sua força de vontade. Inclusive, os estudos podem auxiliar bastante nisso, afinal, quando você faz uma pós-graduação, provavelmente é na intenção de especializar em alguma coisa - contudo, não limite-se a apenas uma coisa! Você quer se especializar em desenvolvimento, programação - não fique apenas no Java, no VB ou no .NET, procure outras linguagens, não se limite, a história da Informática é rica e interessante. Você que ser especializar em infra, não se limite apenas a Engenharia de Redes, Administração de Servidores, Linux e Windows Server, expanda seus horizontes, procure ler sobre segurança, topologias, arquitetura e etc. Você quer ser especializar em modelagem, um autêntico Analista de Sistemas, não se limite apenas a "pegar" o que está na moda: UML, OO, OLAP, não deixe de se atualizar, invista em coisas novas (como as tecnologias móveis - Mobile), mas também aprenda com o passado (o Cobol já é praticamente auto-documentado, por que não começar a construir uma modelagem padronizada para os seus sistemas?)

    Eu acho que o empreendedorismo não demanda apenas das empresas, das instituições comerciais e dos negócios, business. Você também deve ser empreendedor na sua carreira e na sua vida.

    Especialista ou generalista? Ambos. Seja generalista em sua área de atuação, mas também conheça A FUNDO, nunca seja superficial.

    É isso.


8/02/07, 14:49:11: Neutron - IP : 200.177.101****
    Generalistas são para cargos de gerencia ou coordenação, que geralmente pagam mais do que cargos de programador ou analistas preenhidos por especialistas. Não importa quem sabe mais ou menos, o que manda é a hierarquia dentro da empresa, e nesse ponto, o generalista leva vantagem.

8/02/07, 11:37:32: Paulo - IP : 201.28.121****
    A questão é quem ganha mais especialista ou generalista, e não Pj ou Clt, a meu ver, o foco de cada estilo é muito diferente para ser comparado, o mercado tem especialistas que ganham muito bem justamente por ser especialista, porem quando for dispençado pode ser que a utilização e o salario do profissional não seja o mais adequado, enquanto um generalista possui uma vasta gama de conhecimento em diversas areas, ele pode ser aproveitado bem mais rapido, ou seja em uma media fica muito equilibrado a margem de ganho dos dois estilos na area a TI, vai variar muito o tipo de especialização e o tipo de generalização!

8/02/07, 10:19:36: Alexandre - IP : 201.29.196****
    Vou concordar com o Laurentys. Ser "Multi-especialista" é a grande vantagem. Exemplos: Dominar Windows Server e Unix, SQL Server e Oracle, Java e .Net, e por aí vai... cada um em sua área de especialidade mas com uma certa dose de generalização. Em relação aos salarios, se comparados a outras profissões, até que ganhamos bem. Mesmo ganhando em projetos mediocres a quantia de 20,00/hora, não temos do que reclamar. Logo aparece outro de R$ 35,00 se voce for bom profissional. Ou seja, precisamos ter a mesma visão de profissionais como medicos, advogados e outros liberais que em determinados periodos dão boas "garfadas" nos clientes e em outras ficam ganhando o minimo para sobreviver (apesar de que 20,00/hora não é tão minimo assim: 20,00 * 160 horas = 3.200,00 quase 10 salarios.)

8/02/07, 09:32:28: Rodolpho Porto rufostec@yahoo.com.br - IP : 200.206.23****
    Sabe pessoal,

    nossa área de TI ela é nova e é nova no mundo todo, salários altos no mundo todo e estar longe de ser tendência, é a REALIDADE, somos vítimas de tudo que o dinheiro em grande quantidade tem a oferecer, de bom e ruim.

    é uma área com problemas diversos, porque recebemos salários maiores que as outras áreas em uma empresa e porque somo nós que entregamos futuro e soluções em um mundo cada vez mais competitivo.

    todas as discussões nossas termina sempre no salário, quem sabe mais e quem sabe menos e assim vai, porque somos o FOCO, Ti é o futuro e a luz em forma de ferramenta para a empresa e seus funcionários, mas como tudo nessa terra, tudo é deturpado por nossa própria "ignorância".

    Realmente o universo é infinito e a nossa ignorância também é.

    []'s


8/02/07, 09:20:43: Talita - IP : 200.56.260****
    Para se dar bem em TI atualmente é necessário saber de tudo um pouco e não só da área de TI. É preciso também ter conhecimento do funcionamento de outras áreas e do negócio da empresa. Quem possui este perfil fica menos tempo parado e pode ter uma carreira mais flexivel e longa, podendo trabalhar como gerente em TI, ou outras áreas. Isto aconteceu comigo, começei em TI como programadora, já fui gerente de planejamento e voltei como gerente de TI.

    Um especialista pode pontualmente ganhar mais, mais seu destino é acabar se transformando em um Dino, ou ficar sempre investindo muito dinheiro para acompanhar a evolução da tecnologia. Com a idade também é cada vez mais dificil concorrer com o pessoal novo que vem chegando. Alguem por exemplo conhece um super especialista em Java com mais de 45 anos ?


8/02/07, 09:08:32: Laurentys - IP : 201.21.6****
    Entre os especialistas e os generalistas, são os multi-especialistas que se dão bem!!!!

7/02/07, 23:36:58: Adilson M. adilsonmarques@yahoo.com - IP : 201.6.197****
    Especialista ou Generalista

    Para falar a mesma língua precisamos adotar alguns pontos de referências sobre ganhar mais dinheiro ou não.

    Vamos considerar R$ 7.000 PJ como um bom salário de especialista e R$ 4.000 como um salário mediano de um generalista.

    Podemos tirar diversas conclusões.

    Desde que “R$ 7.000 PJ” é um salário ridículo se pensarmos em um “CIO” e que R$ 4.000 reais é o sonho de qualquer estagiário.

    Sem falar nas outras áreas. Eu conheço por exemplo Advogado que ganha R$1.200. Não devemos esquecer também que o salário mínimo do Brasil é R$ 350,00. Resumindo ganhar bem ou não é muito relativo. Além temos que pensar em outros pontos importantes, tais como: Qual é a experiência do individuo ? Quanto tempo em média o Especialista fica parado no ano ? Quantas horas em um mês trabalham os Especialistas ? 300 horas ? Em contabilidade encontramos a resposta disso chamada “Custo de Oportunidade”. Será que vale a pena ficar parado ? Quanto custa ficar longe da família por trabalhar 300 horas em mês ? Quanto custa ser alocado em qualquer lugar da cidade, estado ou país ? Quanto custa fazer várias entrevistas ? ( Isso é muito cansativo). =]


7/02/07, 23:36:28: Adilson M. adilsonmarques@yahoo.com - IP : 201.6.197****
    Part II

    A realidade de TI é muito diferente das outras áreas. Concordo que existem muitas pessoas que acham que TI é a saída pra ganhar mais. Mas essas são as primeiras pessoas a ganhar menos. Sobre a área de TI estar banalizada ou não. Acredito que a tendência é que cada vez fique mais banalizada. A culpa não é dos consultores ou das consultorias. Mas das empresas que vêem à terceirização como uma saída pra redução de custos. Isso começou no século passado, (Rs) quando os gastos de TI eram injustificáveis. Já existem vários artigos a respeito desse assunto. Já vi até mesmo da “Harvard Review” dizendo que TI é um “commodity”. Infelizmente a imagem de TI está piorando a cada dia que passa. Pois, o que interessa para as empresas é “simplesmente” a informação ( I ) e não a tecnologia ( T ).

    Não vi ninguém comentar também sobre empresários na área de TI. Pelo que vejo no contexto geral, os empresários se dão muito bem. Desde as pequenas empresas até as grandes. Porém, estar bem financeiramente não significa estar bem pessoalmente.

    Pra concluir, hoje penso que essa é uma escolha pessoal. Você pode ter dinheiro e não ter “tempo” pra gastar e vice-versa. Pra mim o ideal mesmo é o equilíbrio

    Um Abraço e Sucesso a todos

    Adilson M.


7/02/07, 22:49:31: Doctor Oc *-* - IP : 200.208.211****
    O Especialista ja virou filme. Agora o General Ista, ganhou Anistia

7/02/07, 22:45:15: Indiana Jines -- - IP : 200.208.211****
    O generalista especialista, esse sim faz uma grana.

7/02/07, 20:26:58: Magno magnobit@ig.com.br - IP : 200.241.20****
    Nossa, isso aqui parece mais um berçario de um hospital público, quanta gente chorando viu, ta loco. Outra coisa, Acredito que é muito relativo quem ganha mais, porém vejo que o generalista tem uma empregabilidade maior, ao contrário do especialista que trabalha só com uma única tecnologia. Outra coisa é, o que seria ganhar bem na área de TI em minha gente?? Poxa, eu li um comentário abaixo que deixou a entender que ganhar 39 reias por hora e um péssimo salário. Ora, eu acho até um salário alto, alias é bem alto. Imagina vc trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta levando em conta que o mes tem 4 semanas, no final vai dar um salário médio de 6240 reais. E tem gente que acha isso um salário péssimo? Nossa, vc´s estão com a cabeça em outro país minha gente e os pés aqui no brasil so pode ser isso. Toma vergonha vai, fica reclamando pq ganha 6 mil por mes, ah, faz favor né.

7/02/07, 17:07:43: Revoltado - IP : 200.168.0****
    Me aconteceu agora... precisamos de arquiteto de dados com certificacao em oracle (ocp) itil e PMI, superior rack oracle e outras baboseiras. valor hora PJ 39,00 E ai sera que um especislista se abilita ou fica la por um tempinho e cai fora??

7/02/07, 13:15:38: José Cláudio jose.claudio@itsoft.com.br - IP : 200.252.157****
    Esta questão é realmente complexa. Aqui onde trabalho os especialistas estão em alta. Isto se deve principalmente pela característica do serviço, e concordo que cada lugar é um lugar diferente. Mas vemos, até nos anúncios publicados aqui no site, que os recrutadores estão querendo "super-homens" generalistas. Eu não chego a discordar completamente, mas não dá para um profissional normal ter todas as qualificações necessárias exigidas. Eu já fui em entrevista que a entrevistadora não sabia nem o que siginificava a sigla que ela mesmo pediu como requisito, dá para acreditar nisso!!! Porque a recrutadora pediu isso??? No universo da informática, enquanto não existir um órgão regulamentador da profissão, vai ser assim!!!


7/02/07, 13:03:59: Paulo R. S - IP : 201.3.24****
    Creio que em tal questão também deve levar-se em conta a disponibilidade em termos de tempo e financeira para obter-se a certificação, além do tempo necessário para conquistar seu mercado nesta nova empreitada, o que não é muito fácil. Também cabe assinalar que os salários na nossa área estão muito baixos e continuam baixando (muito devido às consultorias). Na minha opinião os salários entre o generalista e o especialista no geral não são muito distantes. Enfim, temos que analisar como muita calma se vale a pena investir em uma determinada especialização na área de informática.

7/02/07, 12:16:16: Igor t. igortak@hotmail.com - IP : 201.74.4****
    Se nós fizermos uma mera análise dos anúncios de emprego e respectivas exigências, podemos chegar a conclusão de que o mercado procura em um único profissional as duas características: do generalista, o conhecimento simultâneo de várias tecnologias (e plataformas) e muitas vezes plataformas diametralmente diferentes como mainframe e .NET ou Java. A segunda característica exigida é do especialista, pois não é difícil encontrar anúncios pedindo que o indivíduo tenha profundos conhecimentos de Java, .NET e ainda COBOL e muitos outros assuntos. Ou seja o que muitas empresas buscam é o "Super Homem" (ou Super-mulher). E qq pessoa de bom senso sabe que é humanamente impossível um indivíduo ser especialista se ele não tiver experiência de alguns anos em determinado assunto. Independente dos modimos, tais como MBA certificações, e etc, nada disso ira transformar um iniciante em especialista e até mesmo generalista. Mas não são apenas as empresas que exigem verdadeiros absurdos, muitos curriculuns que são postados aqui também o são. Exmplo disso foi o de uma pessoa que só de qualificações resumida em tópicos cotinha uma página inteira. A pessoa se dizia "grande conhecedora" desde plataforma Mainframe, Java, .Net e todo ferramental que cada uma possui até ERPs tais como SAP, ORACLE e etc. Se consierarmos que para vc conhecer uma determida plataforma ou aplicativo razoavelmente bem leva aproximadamente um ano a pessoa deveria ter ao menos 50 anos, mas pasmem o indivíduo tinha apenas 22 anos. Resumendo a questão do Generalista e do Especialista, ambos são necessários ao mercado o que falta tanto às pes- soas quanto às empresas é bom senso e conhecimento do que é o mundo da informática.

7/02/07, 12:11:27: Adriano - IP : 200.220.156****
    Creio que a área de TI esta indo por um caminho vergonhoso... varias vagas PJ com uma salario que as vezes não compensa e a exigencia é muito pra apenas 4 ou 5 meses de projetos. Varias consultorias que matam o mercado fazem isso. A tercerização não pra chegar a tanto... me da vergonho e penso em seriamente sair da área pois o que vejo é muita exigencia pra pouco retorno. E depois eu vejo nego reclamando que não existem profissionais qualificados. Será que nom existem profissionais qualificados?? o que seria "profissional qualificado" hoje me dia. Creio que um mix de generalista com especialista. Tem saber varias tecnologias e tem que ser junior... como varias vagas que eu ja vi. Outra coisa que me deixa enojado é que as empresas reclamam da carga tributaria, que o governo não baixa... blablabla pra mim... Mas em seguida vejo noticias de tal empresa cresce x% por ano e eleva em tantos % o faturamento por ano. E ninguem ficha como clt, só pj e paga o que quer e exige o que quer... chega a soar ridiculo isso...

7/02/07, 10:08:20: Revoltado - IP : 200.206.208****
    O consultor falou tudo, concordo com ele principalmente com o pe na consultoria!!

7/02/07, 09:41:34: Neutron - IP : 200.177.101****
    Geralmente o generalista vai estar em um posto mais elevado da empresa, como coordenação ou gerência, por isso tende a ganhar mais que o especialista, que geralmente é um técnico mão-na-massa.

7/02/07, 09:20:54: Rafael rafael_fs@hotmail.com - IP : 200.185.3****
    Acho que o tema da discussão é muito subjetivo, pois ganhar mais não depende simplesmente de ser generalista ou especialista, depende de uma série de outros fatores. Hoje os bons profissionais são aqueles que estão em TI porque gostam do que fazem, independente de serem especilista ou generalista. O que banalizou o mercado são os "profissionais" que estão na área de TI simplesmente porque ouviram alguém dizer que "TI dá dinheiro". Acho que são essas pessoas que não tem capacidade de se tornarem especialista e sujam o esteriotipo do generalista. O especialista é quem faz o mercado evoluir pois são eles que convivem mais a fundo com as limitações da tecnologia e sugerem as melhorias, mas o generalista é tão necessário quanto para o mercado pois é ele que garante a integração de tecnologia e sistemas distintos e é quem consegue falar tecnologia e negócio. É, provavelmetne, o profissional mais apto para assumir cargos gerenciais. Temos que acabaram com os profissionais que não fazem TI por amor, mas só por dinheiro. São eles que reduzem nossas taxas e banalizam o mercado. E vida longa aos especialistas e aos generalistas!

7/02/07, 08:58:36: Consultor - IP : 201.29.196****
    Eu tenho visto que o mercado tem levado o profissional a se tornar um mixer de especialista e generalista. Ex: O DBA pode ser excelente, mas se não tiver mercado no momento para o DBA, ele vai ter de trabalhar em outra frente (administrador de servidores, administrador de dados, etc...). Não que ele seja um "Generalista Profissional", mas a vida precisa ser levada, as contas precisam ser pagas, etc... Então ele fica lá como Adm de servidores, quando aparece outra vaga de DBA ele dá um pé no traseiro da consultoria e vai embora. O mundo seria bonito se ele não precisa-se fazer isso, mas a selva em que vivemos exige isso do profisssional. Ele não pode ficar materlando que é DBA e os meses passando e a grana não entrando...

7/02/07, 07:38:15: Saco cheio - IP : 201.63.23****
    Hoje me considero um generalista, porem com alguns conhecimentos específicos que me ajudam muito na batalha por uma colocação. Respeito muito os especialistas, e até pretendo me tornar um, porém tem uma desgraça acontecendo no mundo de TI... As malditas consultorias estão cada vez mais arroxando nosso salário, e tambem nos deixando mais longe de ser contratados por boas empresas. Fico indignado com o que oferecem de salário e principalmente com o que pedem como requisito... destruindo qualquer possibilidade de generalista ou especialista.

6/02/07, 22:29:20: Andre - IP : 201.1.****
    Independente se o especialista ganha mais ou não que o generalista, o mercado de TI de uma maneira geral está se banalizando,com valores cada vez menores.Um especilista pode ser bom se vc quer seguir o ramo técnico , desde que você esteja também dentro de uma consultoria aonde vão precisar vender esse seu serviço.Agora a menos que você trabalhe em uma empresa muito grande ( e olha la) a maioria das empresas precisa de um generalista que saiba tirar proveito das tecnologias em beneficio do negócio e para resolver/implementar os projetos contrata uma consultoria que vem com os especialistas e depois manda para o generalista manter.

6/02/07, 20:59:38: André andred@superig.com.br - IP : 201.19.213****
    Ambos podem ganhar bem! Um depende do outro. Um generalista consegue montar uma idéia de resolução de uma falha em um ambiente de multiplas tecnologias e passar para o especialista. Agora inverta as posições, não da certo. Existem muitas vagas no mercado, mas às vezes (na maioria delas infelizmente) o que vejo são empresas pedindo conhecimentos conflitantes de diversos segmentos onde o profissional deve ter anos de experiência para ser contratado como júnior, ou com um salário que não paga nem o curso que o profissional fez! O pior disso tudo é que elas encontram. As pessoas têm que se dar valor e saber o que sabem.

6/02/07, 18:50:30: Hiroshi - IP : 200.245.11****
    Se dão bem os especialistas num determinado tipo de solução e não de uma determinada tecnologia específica.

    Se o profissional quer ter alguma evolução sustentável na carreira (evolução hierárquica), deve não apenas se concentrar em obter 750.000 certificações na tecnologia X ou Y, mas se especilizar num determinado tipo de solução. Exemplo: a companhia não procura um desenvolvedor master ultra blaster em ASP.NET, mas sim quem seja criativo para disponibilizar informações de forma inteligente através da Web.

    Acho curioso que muitas pessoas parecem estar participando de um "campeonato" de número de certificações, ao invés de se concentrarem nas reais necessidades das empresas: pessoas que solucionem problemas...


6/02/07, 14:34:16: Rodolpho Porto rufostec@yahoo.com.br - IP : 200.206.23****
    Nilton deu uma boa resposta.

    []'s


6/02/07, 12:07:10: Nilton - IP : 200.169.22****
    Realmente o mercado está muito aquecido, porém os requisitos estão cada vez maiores, as tendências também são outras, TI muda com uma velocidade incrível. Ganha mais quem sabe negociar, você é o que você negocia. Saiba negociar salário, saiba o seu real valor, não aceite qualquer proposta e nem qualquer empresa pra trabalhar, tanto o especialista como o generalista possuem condições iguais de ganhar bons salários. Logicamente, você tem de ter boa bagagem pra negociar (bons conhecimentos e formação), saber fazer um bom currículo, ter postura, saber se portar diante de um entrevistador e principalmente saber onde está pisando, escolher uma boa empresa (pesquise sobre ela antes) e uma vaga de acordo com seu perfil e interesse. Analise bem a proposta da empresa em termos de benefícios, como plano de carreira, pagamento de cursos, etc. Nem sempre o salário fala mais alto quanto à satisfação do profissional perante a empresa em que trabalha. Pensem a respeito, sejamos menos técnicos. Abram suas mentes, pois atualmente há uma demanda evidente de profissionais com visão holística de TI.

6/02/07, 11:02:05: Carlos - IP : 200.142.12****
    Sem dúvida, o generalista estereotipado, que fala muito de tudo e sabe pouco de nada é totalmente nocivo às organizações. Este tipo de perfil é nocivo até para trabalhar em área comercial e pré-venda porque não tem noção do que está vendendo.

    Quanto a saber mais de uma tecnologia e, de repente até ser certificado em mais de uma tecnologia, pode abrir mais oportunidades. Eu acho que o bom especialista é aquele que consegue ser especialista na coisa certa no momento certo, mas claro que sem enganação.

    Eu pessoalmente, sou mais especializado em Microsoft e, portanto, foi natural ir "migrando" de VB para ASP para .NET para se manter "especialista" no que interessa.

    Já tive colegas, por ex., que eram especialistas em Delphi ou Power Builder e depois mudaram a especialização para Java ou Oracle. Esse "momento certo" de diversificar e se especializar em mais alguma coisa é o "X" da questão.

    Nada impede do profissional continuar em plataformas como Delphi, Power Builder, Progress, C ANSI, Cobol, etc. e "confiar" que esta especilização continuará sendo rentável e dando empregabilidade. É tudo uma questão de administraçào de carreira.

    Esse tipo de "generalismo" vale a pena ter nas organizações.

    Abraços....


6/02/07, 10:38:52: Luciano - IP : 200.213.105****
    Carlos,

    Eu entendo seu ponto de vista. Mas, o generalista que tanto se fala, é o faz tudo, que conhece tudo, mas no fundo, não faz nada que preste direito, pq vc sabe, na area de TI, ou vc resolve ou fica pendente.

    Com 12 anos de experiencia, ja fiz teste com FOR NEXT, SELECT em banco de dados, testes de conhecimento de Orientação a Objeto.

    Hoje, com a certificação, o tratamento dado a mim é outro, e na boa, foi o melhor investimento que fiz, afinal, alem de você ser certificado, respeitado, ter certas vantagens, salario melhor, a certificação te atesta que vc conhece, não que vc fiz que conhece.

    Abraços


6/02/07, 10:22:39: Carlos - IP : 200.142.12****
    Essa comparação do generalista x especialista acaba mesmo por trazer alguns comentários interessantes sobre as certificações e a "garantia" de especialização que as mesmas trazem.

    Concordo que as certificações existem desde que o mundo é mundo, mas temos concordar também que todo mundo sabe o que é braindumps e também já viram os "alpinistas" de certificados que possuem títulos em 10,20 ferramentas diferentes de áreas diferentes (seriam especialistas em 10 coisas diferentes ?).

    Da mesma forma que é bastante subjetivo quem ganha mais ou não, é bastante subjetivo quem é especialista ou generalista. Um cara com MCDBA + MCSD é um generalista BD/Desenv ou é um especialista Microsoft ?

    Para mim tecnologia nova demais nem tem especialista, porque se realmente é nova, ninguém implantou projetos o suficiente, nem fez troubleshooting o suficiente para ter o título + bagagem.

    Um ponto interessante sobre as certificações hoje em dia é que elas surgem no começo da carreira antes do profissional ter experiência e não com a expertise adquirida ao longo dos anos com a tecnologia.


6/02/07, 09:07:26: Luciano - IP : 200.213.105****
    Comentei aqui que a certificação existe para acabar com o generalista, fui digamos meio mal interpretado.

    As novas certificações, exigem desde o conhecimento técnico, linguagem, BD, ate as novas tendências, SOA, Arquitetura, formas e processos de desenvolvimento, conhecimento de INFRA.

    Agora, se neguinho acha que é facil tirar essas certicações, pode ficar com seu jogo de cintura e seu bla bla bla que vai ficar na fila do emprego.


5/02/07, 23:41:31: especialista - IP : 201.68.39****
    Para um generalista realmente a oferta de emprego é maior, tanto como PJ como CLT. Mas o especialista normalmente gerencia sua própria carreira. O que vai aprender e estudar. Ele só estuda alguns assuntos e não dezenas em várias plataformas diferentes. Tem o benefício de ficar conhecido como o cara bom em X. E isso é um grande atrativo pq. separa vc. da multidão de generalistas. Logo isso aumenta seu valor hora.

    Acho que um profissional que quer continuar a ser técnico e não traçar uma carreira para executivo tem que ser especialista, mas especialista de verdade (cursos/certificação/cases) daí ele consegue ganhar e continuar fazendo o que gosta.

    Senão melhor é traçar o caminho...coordenador->gerente->diretor...só que aí ele precisa ficar realmente bom em outras coisas...People management.


5/02/07, 23:35:28: Rodolfo - IP : 200.241.20****
    Eu estava procurando algumas informações a respeito de salários e o que o mercado tem valorizado mais, encontrei algumas informações que sinalizavam para o generalista um melhor mercado. Nesse caso o generalista tem uma chance maior de empregabilidade, diferente do especialista. Acredito que o generalista tem sido a pessoa mais procurada no mercado, pois cada vez mais nao só os profissionais de TI como de outras categorias tem assumido 2 ou 3 funções. As equipes hoje em dia tem sido formadas por pessoas que possuem diversos conhecimentos e nao apenas um unico específico. Com relãção a salários, acho que uma pessoa que chega a ganhar até 5 mil reais na área de TI é um excelente salário. Alias é um salário alto se fomos ver o que o mercado anda pagando por ae nao só para TI como para outras profissões.

5/02/07, 21:26:39: Ersantosnet - IP : 201.27.17****
    Olá Senhores,

    Ser especialista hoje na area de TI só se for em uma área bem restrtita mesmo como por exemplo Segurança. Porque o mercado esta pequeno para quem é especialista, e o salário hora realmente é maior do que o de um bom generalista, porém como foi citado anteriormente o especialista tem menos trabalhos, portanto acaba ganhando menos. Sobre o mercado, credito que hoje o mercado esta mudando muito estamos no meio de uma grande revolução na area de TI, profissionais mais técnicos vão começar a perder terreno ( em muitas empresas já começou ) para dar espaço ao generalista que não só conhece de TI, mas que consegue fazer e extrair da TI negócios e lucros para suas companhias.


5/02/07, 20:38:38: Jonathan - IP : 201.92.14****
    Fabio, com todo respeito vc é um privilegiado.Pois nÃo é o que vejo no mercado, trabalho para uma grande consultoria e a insatisfação é geral, claro tem sempre os profissionais "lenda" aqueles que ganham rios de dinheiro e nunca ficam ociosos esperando um projeto. Quanto ao mercado estar aquecido, o que é "aquecido"? Trocentas mil vagas para atuar como PJ, sem benefícios, sem férias exigindo carro e notebook? Se for isso concordo, o mercado está aquecido. Quanto ao salário acho que depende do que é ideal para vc, lembro-me de um Forum que participo e surgiu uma vaga para Analista de Sistemas, uma menina se equivocou ao dar o reply e mandou pra lista, pretensão R$ 1.000,00 (mil reais) isso pra ela tava ótimo, já eu acho uma vergonha um Analista de Sistemas ganhando isso, mas tem quem se sujeite. Realmente alguns profissionais de Inf. ganham mais que um Eng. Civil assim como eu conheço um vendedor de porta em porta que ganha mais que um CCIE, cada caso é um caso...

5/02/07, 20:23:33: Revoltado - IP : 200.206.218****
    Fabio,

    Sim o mercado esta aquecido mas para propostas que ofenderiam um super especialista que as emresas tanto querem, te digo mais ja vi especialistas trabalharem na empresa ganhando bem e depois de no maximo 6 meses era substituido por um trainee (eu vi ninguem me falou), no sptv saiu uma materia so o tecnico em informatica para trabalhar com sistemas, salria de 2500 (pj claro) poxa eu vi meu caro e fato vc pode analizar se quiser. E se vc acha que 2500 pj e um grande salario(salario alto dito pelo dono da empresa) entao e melhor vc rever seus conceitos Ser generalista hj e sobrevivencia ser especialista e rezar pra nao ser enganado quanto a ganhar sim claro o especialista ganha mais em valor hora porem menos em tempo


5/02/07, 19:52:17: Fabio - IP : 201.87.31****
    Não Concordo com o Jonathan nem com o Revoltado, Acho que o Mercado de TI está super aquecido, não faltam vagas e propostas e o salário não é nenhuma vergonha, aliás maior que salários de outras áreas como Engenharia Civil, etc.

5/02/07, 18:26:57: Jonathan - IP : 201.42.6****
    Concordo com o Revoltado e ainda digo mais, do jeito que as empresas andam o trabalho dos especialistas está bem restrito, basta dar uma olhada nas vagas anunciadas, aliás hoje os profissionais precisam ser "super" generalistas. Quanto a ganhar mais acho que o especialista possui um valor/hora mais alto que o generalista. Não sei não mas daqui alguns anos trabalhar com informatica não vai prestar mais pois as exigências do mercado, o preço dos cursos e certificações e o salário que está sendo oferecido é uma VERGONHA!!!! As empresas exigem super profissionais mas querem pagar salário de fome, e tem muito "tonto" que ainda pensa em investir na carreira, eu tô fora. Falei...

5/02/07, 17:01:18: Revoltado - IP : 200.206.208****
    Meus caros... sera que vcs nao percebem??!! quando existe a nacessidade de um especialista ele e contratato e depois jogado fora, para colocar um traineer no lugar dele!! nao existe isso de ganhar mais!! Informatica agora e outro nivel

5/02/07, 16:22:36: Felipe - IP : 200.186.96****
    Provavelmente o especialista vai ter um salario muito maior no inicio de carreira, primeiro por ser mais raro que o especialista, segundo por que todas as empresas podem não ter um generalista mas com certeza precisam de um especialista se não, não sai nada. porem mais ao longo da carreira as chances de um cargo de lider de projetos, gerente e etc passam a ser maiores para os generalista já que dificilmente os projetos serão somente na tecnologia que aquele especialista possue, e que o gerente tem o seus subordinados para fazer o papel de especialista.

5/02/07, 15:15:11: Juliano Freitas - IP : 200.238.99****
    Nem generalista demais nem especialista demais. Acho que o cara que ganha mais é aquele que é especialista em alguma coisa mas que tem conhecimentos razoáveis nas áreas afins. Afinal, pessoas de diferentes áreas tem que conversar para resolver problemas.

5/02/07, 11:18:53: Rodolpho Porto rufostec@yahoo.com.br - IP : 200.206.23****
    Depende do tipo de especialização. Tem especialista que ganha muito bem dependendo da situação, mas o generalista acredito que deve ter a maior fatia do bolo,levando em consideração a quantidade de pessoas especialistas e generalista.

    []'s


5/02/07, 10:45:09: Carlos - IP : 200.142.12****
    Outro ponto de vista a ser considerado é o que chamamos de especialista..... Por ex, SAP é uma especialização, mas o que mercado paga mesmo é quem tenha boa vivência nos diferentes módulos (FI, MM, WF, PS, etc.).... Por ex, Microsoft é uma especialidade, mas quem trabalha com ASP, ASP.NET, SQL, C#.NET, VB.NET, COM+ é especialista ou generalista ? .... Por ex, banco de dados é uma especialidade, é possível quem trabalha com SQL, Oracle e MySql se dizer especialista nos três sistemas ? Para mim, generalista no mau sentido, é o cara assistir um workshop de alguma coisa e já querer sair fazendo aquilo para um cliente...

5/02/07, 10:40:28: Carlos - IP : 200.142.12****
    Quanto ao ganhar bem ou não.... acho que o generalista acaba por ganhar melhor porque ele faz "mais diferença" a maior parte do tempo dos projeots...... É como aquela piada do navio onde o especialista chega com um martelo e resolve o problema apenas porque bateu no lugar certo...... naquele momento o especialista poderia cobrar o que quisesse porque resolveu o problema........ mas provavelmente ele não seria chamado até que houvesse outro "parafuso solto" para levar uma martelada......... aí vão falar : mas porque então não fazer todo o projeto com 100% especialistas ? simplesmente porque quando você coloca um cara de Cobol para falar com um cara de Java, sendo que nenhum dos dois sabe nada da plataforma do outro, dificilmente vai sair alguma integração....... aí fica um de cada lado dizendo que "isso o Java não faz" ou "isso o Cobol não faz"...

5/02/07, 10:33:25: Carlos - IP : 200.142.12****
    Engraçado, a gente acabou de sair de um forum onde falaram que para ser gerente o cara tinha que ser técnico para poder gerenciar e aqui temos até quem diz que o generalista deve acabar por causa de certificação (?!). Mas aí fica fácil: é só fazer um MCP e um OCP e pronto : virei generalista de novo......... Como o cara vai ser gerente de TI sem ser generalista ? Como o cara vai ser arquiteto de software sem ser generalista ? Como o cara vai trabalhar com EAI sem ser generalista ? As vezes o pessoal da nossa área esquece que programador da fábrica não é a única função que existe na área....

5/02/07, 10:27:46: Ronaldo ronaldo.luis@w1w.com.br - IP : 201.34.20****
    As empresas (por pura ignorancia do RH), pedem profissionais generalistas, especialistas é para empresas grandes, generalistas é para empresas pequenas, que são hoje no brasil 70% do mercado. Então amigo, trate de conhecer de tudo um pouco, quem faz mais jogadas, têm o seu espaço garantido durante o campeonato, agora salario, acho que é a mesma coisa. So que generalista têm mais jogo de cintura e cartas na manga.

5/02/07, 10:02:17: Luciano - IP : 200.213.105****
    A certificação exite pra isso, pra acabar com o generalista.

5/02/07, 09:46:24: Marco de A. F. marco_mw@universia.com.br - IP : 200.220.18****
    Antes de mais nada quero comentar que vejo em muitas empresas oferecendo vagas de emprego à pessoas que conheçam 5 linguagens de programação, 7 Sistemas Operacionais Diferentes, que saibam até computação gráfica, etc... Deste modo eu sempre me pergunto. O que esses empresários/empresas esperam de profissionais que saibam um pouco de tudo? Será que alguma pessoa não consegue ser melhor em uma única coisa, especialista em um único assunto? Pois é, a vezes penso que desta forma está surgindo uma modalidade meio que vulgar na área de TI, sem nenhum preconceito é claro, mas sem especialidade a pessoa acaba sendo um Auxiliar Geral em TI. Bom, com certeza as pessoas especialistas ganham mais dinheiro do que as generalistas, afirmo isto por experiência própria, pois os especialistas tem mais bagagem e sempre está centrado num único assunto. Está certo que em muitas empresas os generalistas quebram um galho, mas nem sempre fazem tudo o que prometem, sempre deixam alguma coisa a desejar. Bom, sou a favor da mão de obra especializada, pois assim chegaremos a excelência em nossos talentos, produzindo sempre melhores produtos, de forma não-duvidosa.

    Abraços...


4/02/07, 23:54:11: EVAN evan43@gmail.com - IP : 201.81.11****
    Ambos, todos os dois tem seu valor em momentos especificos de um projeto.

4/02/07, 21:57:51: Suelen Goularte sueleninfo@pop.com.br - IP : 200.207.16****
    Acredito que de ambas as formas, consiga-se "ganhar bem".

    O generalista tem a vantagem de ser adaptável a quase todas, senão todas as situações, ou seja, caso sua empresa troque de técnologia ou necessite usar alguma ainda não utilizada, pode anexar ao generalista a tarefa de aprender o suficiente para fazer o trabalho de uma boa forma. Ainda existe o fator tempo x técnologia. As técnologias, atualmente, evoluem muito rapidamente. Para se tornar especialista leva tempo, normalmente, mais tempo do que dura uma técnologia no mercado.

    Porém, o especialista, além de saber escrever rotinas, normalmente sabe escrever a "melhor" rotina para determinada ocasião, fator que influência no desempenho. Não que o generalista não o faça, porém com seu conhecimento menos aprofundado, pode não ter tempo hábil para buscar a melhor maneira de escrever o código. O generalista está apto a identificar bugs e resolvê-los mais rapidamente.

    Mas independente de especialista ou generalista, acredito que, se nossos códigos forem bons, sempre "ganharemos bem", pois existem programadores e PROGRAMADORES. Pode-se escrever uma rotina com n linhas e a mesma rotina com n/2 linhas.

    Abraços.


4/02/07, 21:43:28: Marcos - IP : 200.147.126****
    Em algumas pesquisas salariais que tenho visto, tanto os especialistas quanto os generalistas recebem quase o mesmo, não encontrei uma diferença muito superior de uma em relação a outra. Mas com relação ao mercado que exige tanto dos profissionais de TI, percebe-se que vem exigindo especialização E generalização, ou seja, conheça muito de várias coisas e não um pouco de cada coisa ou muito de uma coisa.

4/02/07, 21:35:22: Rodolfo rr-rodolf@gmail.com - IP : 200.241.20****
    Bem, na minha visão vejo que é muito relativo dizer qual profissional ganha mais, uma vez que isso depende da empresa em que se trabalha, do tipo de contrato e regime que foi estabelecido pelo empregado e empregador. Mas creio que o profissional especialista tem uma vantagem para a empresa quando necessita de um profissonal com pleno conhecimento de uma determinada tecnologia. Por um outro lado, o profissional generalista acaba tendo uma chance maior de conseguir emprego pois não está preso a uma unica tecnologia. Uma pergunta que gostaria de deixar é: O que é ganhar bem em TI?, o que é ser um profissional bem pago, qual o salário adequado a um profissional de TI hoje no brasil? Acredito que muita gente deve ter uma visão erronea do que é ser bem pago em TI, certamente tem gente achando que tem que ganhar 10 mil por mês.

4/02/07, 06:31:31: Valter sampah32@bol.com.br - IP : 201.7.72****
    Concordo com o Emilio K. Acrescento que o especialista tem de ter um "networking" de relacionamentos acima da média, o mais independente de consultorias possível, caso não queira ficar muito "parado", pior ainda, a consultoria/empresa confundi-lo como alguém "acomodado".

    O generico também precisa de um bom networking, pois já ouvi várias histórias onde os entrevistadores "espremem" o candidato ao máximo, para ver se o cara é bom no que ele precisa ou se é apenas "embromation", afinal alguns "genios", acham que quem sabe um pouco de tudo não sabe nada rsrs... mesmo com tempo de janela....


3/02/07, 20:20:10: Erivelton eopaes@yahoo.com.br - IP : 201.74.14****
    Na empresa onde atuo hoje por exemplo temos uma equipe e ela foi montada com 10 especialistas de algumas coisas um pouco distintas e a idéia inicial da empresa inclusive, era desenvolver um projeto e foi feito de tornar todos nós generalistas, a tentativa foi válida mas não teve sucesso, cada um na sua especialidade preparou treinamentos, fizemos varias coisas para conseguir o maximo de resultado. Porém, concluimos que as coisas funcionavam muito melhor com especialistas uma vez que as aplicações criticas e os grandes problemas normalmente só podiam ser resolvidos pelos especialistas. Acho que é fundamental se especializar em algo, mesmo que depois você mude de especialidade com a evolução do mercado.

3/02/07, 17:45:05: Alex alexsalem@bol.com.br - IP : 201.1.157****
    O Especilista sempre ganha mais que o Generalista, mas há vantagens e desvantagens em ser especilista que quando é necessário utilizar outra tecnologia na empresa que atua ele não sabe e a vantagem de ser especilista vc sabe muito sobre determinado assunto, agora ser generalista é bom porque pode fazer varias coisas na mesma empresa e ruim porque vc nunca vai ser bom o suficiente em alguma area. Portanto quem mais dinheiro em TI na minha opnião é o Especialista porque sabe muito e geralmente é unico que resolve os maiores pepinos na area em que atua. Agora se o profissional é PJ ganha mais ainda pois apesar dos impostos serem alto mas o ganho tamém é cada vez maior.

3/02/07, 15:12:15: Realmente não sei - IP : 201.7.10****
    Não sei quem ganha mais dinheiro em TI, depende muito da empresa, eu no caso sou consultor em regime de PF - Pessoa Fisica, unica diferença é que não pago essa carga imensa de impostos dos PJs mas também não ganho muito bem.

3/02/07, 14:07:27: Revoltado - IP : 201.6.10****
    nenhum dos dois ganha mais dinheiro, pois TI nao esta dando tanto assim!! Agora se for para quem sobrevive mais... bem tyem que ser generalista mesmo!!

3/02/07, 12:46:46: Emídio K. emidiok@terra.com.br - IP : 200.207.132****
    Vejo, pelo menos, duas formas de se interpretar este tema: a primeira seria em nível de função e a segunda seria em nível de negócio.

    Como o comentário do Marcelo foi focado na função, e eu concordo com ele, vou dar minha opinião pensando em especialista ou generalista de negócio.

    Se a questão fosse “quem ganha mais por hora ou por mês” com certeza a resposta seria o especialista. No entanto, como foi perguntado “genericamente” “quem ganha mais”, eu diria que é o generalista.

    Pode parecer contraditório, mas não é.

    Acontece que o generalista, pela sua característica, digamos, mais versátil, possui uma facilidade muito maior de colocação no mercado. Enquanto que o especialista, que é muito cobiçado (e bem pago) quando uma empresa está precisando de seus conhecimentos específicos, possui um campo de atuação mais limitado (e, por isso, está mais sujeito a “ficar parado”).

    No saldo geral, pensando em longo prazo, creio que o generalista “ganha mais”.


3/02/07, 11:23:32: Marcelo - IP : 200.21.269****
    Para quem trabalha como PJ no mercado atual, acho que é melhor ser generalista.

    Existem muitos projetos pequenos onde é necessário um profissional que faça analise, programação, tunning da base de dados e etc, quem conhece de tudo um pouco fica menos tempo parado entre um projeto e outro.

    Profissionais muito especializados correm o risco de ficarem obsoletos e não conseguirem reaver todo o investimento que fizeram na sua especialização. Tirando as fabricas de software, e os projetos muitos grandes, onde cada um ainda tem uma função definida, é difícil encontrar uma situação, onde um programador só programe, um analista só faça analise e exista um DBA.



Anteriores:

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?