API - IT Forum


 

A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ?

 


31/05/01, 15:20:56: Eduardo Melo ledumelo@bol.com.br
    Nada que não possa ser resolvido com muita criatividade de alguns novos "papas" da administração. Aproveito para reforçar o quanto paises do primeiro mundo estão perdendo não aproveitando a mão de obra altamente versátil que existe por aqui no segmento de informática.

30/04/01, 10:44:26: Jair Queiroz Lima jmdesign@attglobal.net
    Com certeza não, pois a maioria das empresas estão utilizando a internet como pretação de servico ao cliente, método utilizado de comunicação com o cliente de maneira rápida e eficiênte. O que deve realmente contar seria a rapidez e a qualidade do serviços pretados, nao sendo nescessário o vai e vem de disquetes, CDs, papeis e e-mails, pois via internet pode comprar e vender de maneira rápida. Efetuar Download ate mesmo de Programas e Atualizações de Sistemas. (Comercial On Line)

13/04/01, 07:18:50: ricardo
    Neste mundo de informatica acho que qualquer previsao é chute, onde no mundo, um garoto com 18 anos pode com apenas o 2grau ganhar mais que um homem com um doutorado e trabalhando na mesma area ? Por isto, acho que nao basta ser bom, tem que fazer acontecer, o resultado tem que ser rapido..e quem consegue fazer isto, tem emprego garantido...

8/04/01, 07:52:26: Marcos Meirelles Ribeiro meirelles_marcos@yahoo.com.br
    Não acredito em crise. Acho sim que as empresas estavam/estão supervalorizadas e a tendência é as coisas virem para a normalidade com uma valorização mais de acordo com a realidade.

5/04/01, 13:57:32: Jackpot jackpot@cade.com.br
    Creio que não... hoje acontece paralelamente a isso um aumento de vagas nas empresas da "economia velha". Principalmente voltado para as áreas de suporte técnico e administração de redes/sistemas. Mas é sempre bom ficar de olho...

23/03/01, 00:28:20: Zeitgeistman zeitgeistman@bol.com.br
    Quem é ruim vai perder a cabeça com certeza!!! A lei da evolução funciona pra tudo, só ficam os mais fortes e melhores! O mercado tá ruim pra quem é ruim, os empregos estão aí, os melhores sempre vão ter emprego...pois as empresas precisam dos melhores!!! Se você é um bom profissinal, fica tranquilo, senão acha ao contrário...ou não tem certeza...fica esperto!!!

22/03/01, 11:33:39: Luis ltiani@hotmail.com
    Somente por algum tempo, depois que o mercado se estabilizar e os negócios .com que realmente dão retorno crescerem, o mercado de trabalho em informática tornará a evoluir....

    É isso aí.....


14/03/01, 05:40:14: Norival Leme Jr ventobr@yahoo.com.br
    Nãode uma forma significativa ao ponto de haver uma "Recessão virtual"

5/03/01, 09:33:29: David Francisco Ferraz dfferraz@terra.com.br
    Não podemos confundir a crise que vem acontecendo em algumas empresas .com com uma crise no mercado .com. O que estamos presenciando hoje é nada mais do que uma depuração natural que acontece em todos os segmentos de mercado. Caem os aventureiros, despreparados, incompetentes, as idéias sem alicerce e permanecem (e crescem) aqueles que realmente têm idéias e soluções que geram lucro. Sim, lucro. A única e verdadeira força motriz de qualquer negócio em qualquer segmento. Os que dão lucro permanecerão, os outros... E neste universo o profissional deve, ao entrar em um projeto, tomar o cuidado de saber em que barco está entrando sob pena de afundar com ele.

19/02/01, 08:12:33: Nestor Nogueira de Albuquerque nestor@directnet.com.br
    De maneira alguma. Vejo pelas empresas por quais já passei: os bons profissionais nunca ficam sem trabalho. Os iniciantes, menos ainda, pois sua faixa de ganhos e desafios a enfrentar os tornam alvos de recrutadores com visão. Além disso, alguém aí acha que a internet é apenas uma onda? Ela ainda tem pelo menos esse 1/2 século para crescer. Acho que é o suficiente para todos ainda para mais gente que vai entrar no mercado nos próximos 15 anos. O que temos que ter em mente, em situação de "crise" ou baixa momentânea de necessidades, é justamente isso: como despertar nos clientes e nas empresas fornecedoras de mão-de-obra e recursos de informática a necessidade de novas tecnologias, ferramentas e mão-de-obra.

18/02/01, 14:55:28: rogerio thell.ig
    nao

15/02/01, 05:47:09: Guillermo Pascual Imbriaco imbriaco@bol.com.br
    Qual é o critério utilizado pelas empresas na definição de salários? Ao consultar diversos sites de empregos, vejo que são oferecidos salários muito aquém da experiência exigida.

    Querem estagiários, cujas bolsas são ínfimas, com sólida experiência para atuar em projetos em clientes.

    O que dizia Marx mesmo?

     


18/01/01, 01:32:43: Francisco Chaves fchaves642@hotmal.com
    Acredito que em um primeiro momento vai sobrar profissional no mercado, mas em breve eles serão absorvidos por outras empresas, que somente agora estão começando a investir pra valer na Net. O mercado vai ficar muito mais seletivo, não basta saber HTML, para se considerar um desenvolvedor de internet.

13/12/00, 04:49:00: Gilberto Urano gilbertourano@hotmail.com
    Parte significativa do desenvolvimento de software está migrando para o ambiente da Internet, e a tendência é que isto aumente. A febre da Internet vem criando uma enorme demanda por novos tipos de aplicação até agora desconhecidos. Cada vez mais o usuário do nosso software se encontra fora da empresa, em contraste com a antiga realidade onde nosso usuário típico era algum funcionário em algum obscuro departamento dentro da empresa. Ao mesmo tempo, este desenvolvimento está sendo realizado com novas tecnologias e ferramentas de construção de software. Novas arquiteturas estão surgindo, e o ritmo de inovação é enorme.

    Um aspecto interessante desta mudança é que, apesar de o software para Internet ser software como qualquer outro, os profissionais envolvidos em sua construção não são os mesmos de sempre. Na grande maioria das empresas, a primeira "aparição" na Internet consistiu em algumas páginas de HTML estáticas, freqüentemente desenvolvidas pelo pessoal de marketing, ao invés do pessoal de desenvolvimento de sistemas. Com o tempo, e o aumento da demanda por páginas de conteúdo dinâmico, formulários para comunicação com clientes e formas mais elaboradas de e-commerce, a necessidade de criar a interface com sistemas legados gerou a necessidade de envolver no processo os profissionais tradicionais de desenvolvimento de sistemas. Além disso, estas interfaces acabaram fazendo com que a construção e manutenção de sites para Internet se tornasse algo muito mais complexo do que se imaginava no início.

    O problema, portanto, é que o desenvolvimento para Internet está trilhando os mesmos caminhos que trilhou o desenvolvimento de software há trinta anos atrás, incorrendo nos mesmos erros, reinventando rodas, e gerando sistemas de uma complexidade tal que fará com que se tornem impossíveis de manter.

    O que isto quer dizer? Em primeiro lugar, quem vem desenvolvendo software para Internet muitas vezes, por não ser um profissional de software, carece dos mais básicos elementos da engenharia de software. Todas as bobagens que andamos fazendo nos últimos trinta anos, e que agora, com muito esforço, estamos conseguindo superar, têm sido sistematicamente cometidas de novo por esses profissionais. Sistemas de complexidade crescente, sem arquitetura, sem documentação, construídos sem planejamento, análise e design, sem gerenciamento de configuração, e que muito em breve terão um altíssimo custo de manutenção, aliado a uma enorme tendência para conter bugs de todos os tipos, será o resultado desta proliferação desordenada do software para Internet.

    O desenvolvimento deste tipo de software tem características próprias que já dariam bastante trabalho de aprendizado e adaptação a um engenheiro de software experiente. No entanto, as empresas estão entrando no e-commerce atabalhoadamente, e parecem incapazes de aprender com os erros do passado. Isto talvez explique porque o Gartner Group esteja projetando que 80% dos atuais projetos e-commerce irão dar com os burros n'água.

    Ao contrário do que se pode pensar inicialmente, numa análise superficial, desenvolver para Internet é muito mais do que mudar as técnicas de construção da interface gráfica do sistema. Usando a terminologia da arquitetura cliente-servidor de três camadas, o software para Internet não se resume à camada de apresentação. As interfaces com bancos de dados relacionais e orientados a objetos, sistemas de segurança e autenticação, e processamento de transações são necessidades costumeiras neste tipo de software. Fica, portanto, claro que todas as três camadas estão envolvidas: apresentação, regras de negócio e gerenciamento de dados.

    Assim sendo, o que as empresas deveriam estar fazendo é adaptar a sua metodologia de desenvolvimento de sistemas ao caso particular que é o desenvolvimento de software para Internet. Para aquelas empresas que até hoje nunca usaram uma metodologia, é uma grande oportunidade de começar. Os processos preconizados pelo CMM nível 2 são fundamentais para a criação e manutenção ordenada deste tipo de software. Quem não o fizer corre o risco de ficar com um abacaxi na mão muito mais difícil de descascar do que aqueles gerados pelo desenvolvimento de sistemas sem metodologia no passado.


4/12/00, 18:45:18: Henrique Katahira katahira@hotmail.com
    Acredito que a fase romântica já passou. Esse negócio de uma boa idéia e conhecimento em html ser sinônimo de ficar milionário aos 30 anos é pra lá de utópico. Não acho que isso vá afetar o mercado. Mesmo que o número de pontocoms diminua, sempre haverá espaço para profissionais de tecnologia. Se por um lado as pontocom estão em crise, as empresas de tijolos estão cada vez mais investindo em tecnologia. Internet não é fábrica de sites, e sim uma tecnologia que aproxima pessoas, clientes, fornecedores, empresas, etc.

4/12/00, 08:37:12: Veterano Alexfernandes@uol.com.br
    Recomendo a todos esses jovens, lerem o livro : Metodologia Dinâmica ... Sitemas Versáteis (R$25,00) Editora Érica - 1999 ( WWW.érica.com.br )

30/11/00, 08:12:13: Andréa amcaixeta@hotmail.com
    Reduzir, acredito que sim, pois uma crise em qualquer setor provocada uma redução de vagas. Porém não creio que seja tão prejudicial, pois esta área é muito vasta e todos os dias estão surgindo idéias novas, e sem falar que em se tratando de internet ainda tem muito o que ser criado. Esta crise serve apenas para mostrar que não existe negócio sem riscos.

25/11/00, 16:14:31: Luis email@correios.com.br
    Não creio que isso vá causar algum problema. Afinal o mercado de trabalho está muito aquecido. Mesmo no ramo de e-busines, afinal várias são as atividades nessa área. Mas oriento o Renan (Bart Simpsom) a esquecer o ramo da informática e fazer um curso de Português. O garoto é semi analfabeto!!!

24/11/00, 00:51:01: Javier Augusto javier.augusto@gmx.net
    No way! In my opinion, i think we all must be eyes wide-open and really keep up the good job and stay ahead on what the IT movement concerns, i've been around the Linux movement since 96' and I'm proud of it. I remember way back when i just live with linux under my bed, and everything i dreamed of was making lots of lan parties and stuff ,and now that i did a lot and, best of all, I had a lot of fun , I learned how to behave with myself pushing me hard and hard everyday, right now i'm unemployed and looking forward to getting a job but there's something more i need for sure, and that's the BS degree...... but at least im on my way and best of all, i'm still holding on and true! Gracias por el pequenho espacio.

20/11/00, 15:42:42: Renan bart.simpsons@zipmail.com.br
    Muitas pessoas não acreditão em nos jovens , pois quero q todos fiquem sabendo q tem muito adolescete por ai que sabe muito mais que muita pessoas q estudão informatica eu por exemplo tenho 16 anos nunca fiz curso de Hardwere , windows , linux , Html , apenas um de Visual Basic , o resto aprendi na raça , q eu acho apesar que è o melhor geito , hoje em dia Monto PC`s , sei operar win3.1 , win95 , win98 ,win Milennium , win NT workstation , um pouco de win 2000 , e um pouco de linux , sei tambem um pouco de Html , eu Recente mente Visual Basic onde tento aprender cada vez mais cada dia ,mas ninguem me da uma forço procuro emprego mas falão q naum tenho esperiencia.. peço q apenas deem uma força aos jovem , obrigado

19/11/00, 14:34:09: Paulo Henrique Ciciliato p_ciciliato@hotmail.com
    Eu acredito muito nas empresas ponto com, pois de agora em diante as empresas de tecnologia vão entrar no mercado muito melhor preparadas, pois a euforia já passou. E nós profissionais de informática temos que estar muito bem preparados para permanecermos nesse mercado de altos e baixos.

6/11/00, 07:55:30: Vanderlei Ienne vienne@unimedjundiai.com.br
    Tudo ira depender da distribuição de serviço on-line, as empresas que verificarem que estão com problemas, terão que se adaptar ao mercado, de acordo com a disponibilidades de Fornecedores/Clientes.

3/11/00, 16:07:51: Cristiano guarucris@ig.com.br
    Os profissionais de Informatica terão que ser polivalentes ou seja versáteis. A área é muito grande e com certeza vai precisar de muitos profissionais no futuro.

2/11/00, 19:46:09: Paulo Luiz Bezerra paulolb@acipatos.org.br
    A redução no mercado de trabalho em informática está mais relacionado com a quantidade de profissionais inclusos na área na última década do que a crise nas empresas ponto com. O mercado é, ainda, profundamente carente de informatização, principalmente fora dos grandes centros, porém ainda existe um problema cultural dos empresários e uma desvalorização do profissional de informatica. O profissional experiente com mais de 15 anos de informática ou esta em cargos de confiança ou esta sem emprego.

1/11/00, 10:54:04: Igor Gonçalves Novais bodysoft@ieg.com.br
    Acho que funcionários para área de informática hoje em dia está muito fraco, pois a molecada hoje em dia só quer saber de Web e de Programação são Fisurados no VB..Assim as empresas quase não tem funcionários experientes na área então acho que vai ser muito dificil o mercado de informática cair...ou deixar muitas pessoas desempregadas

31/10/00, 00:46:16: Eduardo Santos Silva essilva@hotmail.com
    Acho que que a febre inicial já passou, agora o mercado tende a ser mais seletivo, buscar profissionais com melhor qualificação e salário mais competitivo. Como sempre ocorre na área de informática, as primeiras previsões sobre uma nova tecnologia são sempre exageradas.

17/10/00, 02:13:37: Fernando f.matos@originet.com.br
    No curto prazo, com a crise nos provedores de acesso gratuito, empresas de B2C e etc, acho que vai sobrar profissional no mercado. O lado positivo é que haverá uma seleção natural e somente os melhores vão sobreviver. Acho que este mercado só volta a crescer em meados de 2001.

Anteriores:

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?