A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ?
É isso aí.....
Querem estagiários, cujas bolsas são ínfimas, com sólida experiência para atuar em projetos em clientes.
O que dizia Marx mesmo?
Um aspecto interessante desta mudança é que, apesar de o software para Internet ser software como qualquer outro, os profissionais envolvidos em sua construção não são os mesmos de sempre. Na grande maioria das empresas, a primeira "aparição" na Internet consistiu em algumas páginas de HTML estáticas, freqüentemente desenvolvidas pelo pessoal de marketing, ao invés do pessoal de desenvolvimento de sistemas. Com o tempo, e o aumento da demanda por páginas de conteúdo dinâmico, formulários para comunicação com clientes e formas mais elaboradas de e-commerce, a necessidade de criar a interface com sistemas legados gerou a necessidade de envolver no processo os profissionais tradicionais de desenvolvimento de sistemas. Além disso, estas interfaces acabaram fazendo com que a construção e manutenção de sites para Internet se tornasse algo muito mais complexo do que se imaginava no início.
O problema, portanto, é que o desenvolvimento para Internet está trilhando os mesmos caminhos que trilhou o desenvolvimento de software há trinta anos atrás, incorrendo nos mesmos erros, reinventando rodas, e gerando sistemas de uma complexidade tal que fará com que se tornem impossíveis de manter.
O que isto quer dizer? Em primeiro lugar, quem vem desenvolvendo software para Internet muitas vezes, por não ser um profissional de software, carece dos mais básicos elementos da engenharia de software. Todas as bobagens que andamos fazendo nos últimos trinta anos, e que agora, com muito esforço, estamos conseguindo superar, têm sido sistematicamente cometidas de novo por esses profissionais. Sistemas de complexidade crescente, sem arquitetura, sem documentação, construídos sem planejamento, análise e design, sem gerenciamento de configuração, e que muito em breve terão um altíssimo custo de manutenção, aliado a uma enorme tendência para conter bugs de todos os tipos, será o resultado desta proliferação desordenada do software para Internet.
O desenvolvimento deste tipo de software tem características próprias que já dariam bastante trabalho de aprendizado e adaptação a um engenheiro de software experiente. No entanto, as empresas estão entrando no e-commerce atabalhoadamente, e parecem incapazes de aprender com os erros do passado. Isto talvez explique porque o Gartner Group esteja projetando que 80% dos atuais projetos e-commerce irão dar com os burros n'água.
Ao contrário do que se pode pensar inicialmente, numa análise superficial, desenvolver para Internet é muito mais do que mudar as técnicas de construção da interface gráfica do sistema. Usando a terminologia da arquitetura cliente-servidor de três camadas, o software para Internet não se resume à camada de apresentação. As interfaces com bancos de dados relacionais e orientados a objetos, sistemas de segurança e autenticação, e processamento de transações são necessidades costumeiras neste tipo de software. Fica, portanto, claro que todas as três camadas estão envolvidas: apresentação, regras de negócio e gerenciamento de dados.
Assim sendo, o que as empresas deveriam estar fazendo é adaptar a sua metodologia de desenvolvimento de sistemas ao caso particular que é o desenvolvimento de software para Internet. Para aquelas empresas que até hoje nunca usaram uma metodologia, é uma grande oportunidade de começar. Os processos preconizados pelo CMM nível 2 são fundamentais para a criação e manutenção ordenada deste tipo de software. Quem não o fizer corre o risco de ficar com um abacaxi na mão muito mais difícil de descascar do que aqueles gerados pelo desenvolvimento de sistemas sem metodologia no passado.
Anteriores:
6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?
5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?
2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?
1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?