APinfo - Forum


QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?



23/03/07, 22:44:08: Soares AO sr. Marcos - IP : 200.241.20****
    Seja TI ou nao, o QI existe e vai continuar existindo mesmo, as pessoas precisam parar de atacar as outras pelo fato de alguém ter conseguido uma vaga ou uma boa colocação porque tem QI. Isso é uma prática comum e normal, nao vejo para quê tanto alarde por essa questão, talvez se o sujeito que acha ruim o QI tivesse cido indicado para algum cargo ou função importante ele nao acharia QI tão ruim assim. Agora quanto a FEI,kkkkkkkkkk, nossa cara, essa foi demais!!! Melhor que FEI só se for ITA ou IME, nossa, cara é cada uma, coitada da UFSC,UFCG,UFMG,UFPE,UFRGS,UFRJ entre outras. Aiai, e o pior, o cidadão quer pegar univ. de um país que tem uma política diferente de ensino superior e comparar com a nossa. Fazer o que, as univ. particulares nao formam mentes brilhantes tão pouco pensantes, e estudantes de univ. particular é tipo PPP, pai-pagou-passou, já os suprasumos das federais é PPPP, passou-passsou, nao passou paciencia!!!. Quer uma prova da grande qualidade e da superioridade de ensino nessas universidades? quer uma prova disso? Pergunte para os professores da FEI aonde eles se formaram, vc vai ter uma surpresa!!!!!

23/03/07, 20:53:14: marcos marcos@hotmail.com - IP : 201.13.3****
    Aí Aí meu Deus, O assunto aqui é sobre (QI) ou networking certo?. Eu disse que fiz uma faculdade de primeira linha, onde obviamente existe um ótimo network. Parece-me que é mais provável vc encontrar pessoas influentes em um Mackenzie do que numa faculdade xing ling certo? Também não disse que a FEI é melhor do que a POli ou disse ? Disse que o ITA e o IME estão em outro nível certo? Em nenhum momento desmereci nenhuma faculdade certo? Agora para os não tão bem informados , a FEI tem mais de 40 anos formando profissionais, e detem quase 9% dos engenheiros em atividades neste nosso país é pouco? A FEI nunca esteve abaixo do 10 primeiros lugares nos últimos 40 anos como uma das melhores faculdades de engenharia neste nosso Brasil. Como disse ela é uma faculdade de ELITE. Se vc não sabe o que é a FEI , vc simplesmente não pertence a elite, não que isto o desmereça. Existem excelentes faculdades de engenharia no Brasil, mas melhor mesmo que a FEI só o ITA e o IME. Para os não tão bem informados as melhores faculdades de engenharia no MUNDO não são públicas vide o MIT nos USA. Em outras áreas tb as melhores faculdades do mundo não são públicas vide HARWARD tb paga.

23/03/07, 17:38:16: Soares rrdolotte.g@hotmail.com - IP : 200.241.20****
    Vejo QI como uma forma de indicação para um cargo em que a empresa nao conseguiu recolocação, muitos dos cargos de gerencia e principalmente de diretoria são por indicação e nem sao anunciados, ae entra muito os casos de heardunter. No mais, para mim, nao vejo QI como algo que prejudique as pessoas, muito longe disso. Agora em relação a FEI, me desculpe as pessoas que puxam o saco, mas achar que uma univ. é melhor que uma federal que tem anos de existencia, que é celeiro de cientista e participa de mais de 80% da pesquisa nacional e achar que uma instituição é melhor que uma que tem renome internacional e diversas pesquisas e trabalhos divulgados pelo mundo como as Federais, usp e unicamp etc é muita pretensão. E esse Guia muda o tempo todo, todo ano é uma colocação diferente, e ainda se tratando de uma revista privada que pode atender a interesses de outros. Afinal de contas é interessante para a instituição particular parecer bem colocada pois isso leva a atrair mais alunos e consequentemente aumentar seus lucros.

23/03/07, 14:44:04: rafaelmattos rafaelmatos@ibest.com.br - IP : 143.107.19****
    Olá Galera,

    Como disse um amigo o Marcos abaixo, se vc estuda em uma escola de primeira linha certamente vc tem contatos como pessoas vamos dizer: bem ape$$oadas, e logo com bom networking (QI) O pessoal tá falando tb da FEI, está faculdade está inclusa no guia do estudante como 5 lugar em engenharia mecânica, logo atrás da USP, e 8 lugar em engenharia metalúrgica aí o link: https://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=23&cod_Grupo=5&cod_Publicacao=1682


23/03/07, 08:25:12: Fabio Alves alves.mc@gmail.com - IP : 200.177.101****
    Na empresa que trabalho, existe uma premiação por QI. Eu mesmo indiquei dois amigos da faculdade e um deles já conseguiu até sua efetivação, portanto acredito que é o QI é importante sim. Façam uma analogia com um time de futebol, quando se troca o técnico, ele traz sua comissão técnica e alguns jogadores de confiança, a mesma coisa acontece quando o diretor ou gerente da empresa são contradados, eles trazem as pessoas de confiança e numa dessas vc pode ser escolhido. Manter um bom relacionamento com as pessoas, não fazer corpo mole e gostar do que faz são as ´best practices´ para se manter no mercado de trabalho.

23/03/07, 08:15:09: Rogério Dois - IP : 201.68.2****
    O pior é ser usado como bucha de canhão.

    Para poder indicar um QI friend, tiveram que simular uma seleção, convocaram uns coitados para testes, depois para 3 ou 4 entrevistas, nos diverso níveis, roupas novas, lavanderia, barbeiro, unhas, um bom repouso prévio, verba para locomoção, almoço, grandes esperanças, esperança da família, dos filhos, dos amigos, aquele aguardo para um telefonema contratador ....

    Não digo o nome da empresa que por vezes tem usado, ela mesma, esse recurso, pois provar será quase que impossível, mas vai lá apenas a primeira letra: I

    Fique atento, se tiver como provar, denuncie!


23/03/07, 08:04:26: Carlos B. - IP : 201.68.2****
    A empresa pediu um expert na minha área em IT, apresentei um amigo que não sabia nem onde ligar o micro, nem a diferença entre Windows e Unix ou Linux, pediram para que verificasse se ele estava capacitado para o cargo, depois do "exame" nos conhecimentos do amigo, informei que o dito cujo era realmente bom na matéria.

    Pois é, no primeiro dia de trabalho ele fez mesmo uma daquelas besteiras salvou um arquivo com o nome de outro, destruiu um trabalho de dias.

    Hoje, é um crâneo na matéria, pois é, eu ensinei tudo a ele, no dia-a-dia do trabalho. O QI funcionou!


23/03/07, 03:43:12: Marco - IP : 201.27.19****
    Acredito que sim, pois ao menos as vagas de gerência e coordenação, bem como as vagas para cargos de confiança na área de TI não são anunciadas com tanta frequência, mas a maioria das empresas tem profissionais como CIOs, DIRETORES, GERENTES nas áreas de TI - então como essas vagas são preenchidas? Provavelmente apenas por indicação...

22/03/07, 18:11:31: Douglas - IP : 200.241.20****
    Não vejo esse lado ruim de QI que todo mundo diz, QI ajuda muito as pessoas, a poderem se recolocar no mercado e nao ter que pagar para empresas picaretas para fazer uma recolocação que nunca acontece. O QI existe e sempre vai existir, isso nao é exclusividade da área de TI. Eu acredito ser até uma prática normal, até mesmo pq a empresa, mesmo a pessoa sendo indicada, vai exigir do canditado o conhecimento necessário para assumir a função, entao nao vejo aonde pode estar o problema. Agora o sr. MARCOS deveria se informar um pouco mais, alias se informar BEM mais, esse negócio de que o cara formado na FEI encara o pessoal da Poli, UFF, UFMG ou qualquer federal é conversa pra boi dormi, tbm ele nao poderia dizer diferente, afinal ele é formado na FEI,e no final independente da instituição que o cara estudou querem sempre se equipararam aos supra-sumos das FEDERAIS ou as grandes estaduais como USP,UNICAMP,UNESP e etc. Talvez para elevar o ego, deve ser isso, mas no final nao existe comparação, é indiscutivél comparar um orgão que concentra a maior parte da pesquisa nacional com as maiores autoridades do país em seus segmentos com universidade que tem por base dar LUCRO a alguém. Quer ser reparado e bem visto pelo mercado, se mate de estudar para entrar e morra novamente para sair formado de uma Federal da vida ou alguma dessas que citei.

22/03/07, 15:51:32: xerife xerife@a.com - IP : 200.204.170****
    Ahuha, eu entro nesse forum só p ler os comentários do Mauricio W.

    Não que ele sempre tenha razão, mas seus comentários são sempre pertinentes, e nesse caso não achei diferente...parabéns...

    Agora, chega de puxar o saco do cara...em relação ao assunto discutido, creio que QI ajuda a conseguir um emprego, mas sem duvida nenhuma, a capacidade do individuo é o que garante sua permanência no mesmo...


22/03/07, 12:08:23: George - IP : 200.219.2****
    Nunca se indique um pica-pau,para uma indicação precisa aumenos ter o perfil para a função.

22/03/07, 10:17:03: Marcelo Akira marcelo@capsule.com.br - IP : 201.91.128****
    Já vi muita coisa na tecnologia e em outras áreas também. É muito mais comodo para uma empresa ou "chefe" contratar uma pessoa indicada do que uma pessoa desconhecida. Comodo porque, na maioria dos casos, a pessoa que indicou já disse como e o que esperar da pessoa que está sendo indicada, portanto, é menos torturante esse tipo de contratação. Não estou dizendo que não faça por merecer, entretanto, essa discussão serve para mostrar que nem todo mundo concorda com isso. Aliás, as pessoas tem o péssimo hábito de reclamar primeiro, ao invés de analisar as situações.

21/03/07, 20:51:40: Humpf - IP : 201.1.212****
    "Ou seja, quem é uma pessoa bacaninha e tem um pouco de disposição para aprender sempre, tem seu lugar garantido no mercado de TI."

    Discordo.

    Tenho um bom relacionamento com diversas pessoas, inclusive de diversas áreas de atuação, tenho muita disposição prá aprender (aliás, comecei como auto didata) e ainda não disponibilizaram lugar prá mim em TI.


21/03/07, 20:29:53: marcelo - IP : 200.206.218****
    Mauricio um doce sonhador

21/03/07, 20:24:20: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Há pessoas que têm caracterírsticas mais acentuadas ao relacionamento humano do que outras. Há atividades que dependem mais de relcionamento humano do que capacitação técnica. Nessas circunstâncias, o tal "QI" passa a ser mais importante.

    Não creio que alguém contrataria uma pessoa sem a devida capacitação somente porque conhece ou tem ammizade, isso seria uma insensatez e evidentemente não daria certo.

    Contratar ou indicar alguém que possui capacitação técnica, mas que seja conhecido, creio ser uma atitude sensata e não vejo mal nenhum nisso.

    Agora, existem sim, cabides de emprego em empresas públicas e privadas, gerentes e coordenadores sem a menor noção, mas o mercado de TI é muito competitivo e os profissionais que acreditam na exceleência técnica e são seres humanos, no mínimo bacaninhas, encontram no mercado de TI infinitas possibilidades.

    Ou seja, quem é uma pessoa bacaninha e tem um pouco de disposição para aprender sempre, tem seu lugar garantido no mercado de TI.


21/03/07, 20:21:04: marcos marcos@hotmail.com - IP : 201.26.****
    Com relação ao QI, infelizmente a vida é assim se vc é filho de papai, com certeza vc ou seu pai conhece pessoas influentes e aí então com um pouquinho de capacidade vc continuará mantendo o staff de sua família e azar do pobres. Alguém aí pediu informações sobre a FEI, sou um ex-feiano consequentemente sou engenheiro, dizer que a FEI se compara ao ITA é balela, talvez apenas o IME no Rio de Janeiro tenha o mesmo nível aqui no Brasil. Agora geralmente um feiano consegue "encarar" um cara formado por exemplo por uma UFF ou UFMG ou Poli. O detalhe é que a FEI é cara, enquanto a POLI é de graça, vc tem alguns pobres na POLI, na FEI muito muito muito poucos, e como estes ex-alunos da fei geralmente tem dinheiro e consequentemente (QI) eles dominam o mercado. Para vcs terem uma idêia a FEI já formou mais de 20000 engenheiros e eu não conhece nenhuma grande empresa indústrial onde não existam feianos.

21/03/07, 19:50:42: Carol carollarissa@gmail.com - IP : 200.192.****
    Lógico que sim, principalmente quando é para subir de cargo.

21/03/07, 19:31:04: Humpf - IP : 201.1.212****
    Pois é pessoal, quem não tem QI hoje em dia (meu caso) não tem como subir na vida... Escolhi a área de informática porque AMO desde o primeiro dia que tive contato com computador, devia ter uns 9 anos.

    Agora veja, comecei a faculdade e por amar lógica e por dedicação sempre fui muito bem, bem até demais... o que causou certo frisson na maioria dos alunos e este ser que vos fala foi aos poucos sendo excluído. Sabe quando você percebe que as pessoas olham prá você e sentem inveja e raiva pela sua capacidade? Acho que no final ninguém me indica por medo que eu facilmente suba de cargo e a pessoa em questão perca essa chance... sei lá...

    Pois é. Agora estou já no terceiro ano da faculdade, tenho alguns cursos, nenhuma certificação porque não tenho condições de pagar e até agora não consegui entrar na área. Sequer entrar!

    Prá melhorar tudo isso eu sou mulher e comparando vejo que aparecem poucas entrevistas prá eu participar em relação a conhecidos com mesmo conhecimento, no final, acabam escolhendo o homem porque sei lá, devem achar que mulheres não tem capacidade prá TI.

    Resumindo, estou começando a me arrepender de ter batalhado tanto até agora prá nenhum resultado. Vou acabar trancando a faculdade e partindo prá outra área que eu tenho paixão que é Arquitetura. TI já me frustrou demais...



21/03/07, 15:51:16: D....B. - IP : 200.255.1****
    Olha o meu irmão foi indicado por (QI,) entrou sem saber nada passou alguns meses ele está fazendo faculdade de rede e o seu chefe, vai encaixar ele no novo projeto da empresa p/ DATASUL....isso que oportunidade. está se profissionalizando antes era um mero aux de escrítorio com ganho de salario minímo.

21/03/07, 09:27:06: Pedro - IP : 200.213.105****
    Vejo que muitas pessoas se revoltarem com esse lance de QI. Mas, pra mim, quando o QI entra em ação, é porque essa pessoa ja esta desempregada faz tempo e ficaram com dó dela, porque do resto, como diz nosso colega abaixo, pode ocorrer uma recomendação, para um novo cargo\emprego.

    Essa area de TI, como todos sabem, senão é pior, esta lado a lado com medicina, no que diz respeito a atualização profissional. Fazer uma faculdade, aprender uma linguagem e querer ser bem sucedido nessa area, a pessoa deve ser no mínimo ingenua.

    Hoje em dia, a pós graduação e ingles fluente é tido como normal no Curriculo de alguem com X anos na area. Deixar o bonde passar e quando acordar aos 40 anos, vai aparecer um garoto de 25 esta ameaçando o seu emprego.A pessoa pode ate questionar, e a experiencia, onde fica ? Bom, em tecnologia, o que era interessante no ano passado, talvez nesse ano nao seje mais.

    Os ganhos nessa area são bons, você vê a molecada na faixa dos 24 com carro bom, comprando AP, mas também, é preciso continuar investindo na carreira, pois a profissão é volátil demais, no que se refere ao conhecimento e ganho de causa ($$$).


20/03/07, 20:46:21: Marcelo - IP : 200.206.218****
    caramba esta acontecendo o mesmo comigo e o mesmo nome!! putz!!

20/03/07, 15:25:42: Marcelo - IP : 201.13.11****
    Tinha um colega na faculdade no 4º ano não sabia p... nenhuma e olhem só o cara comprou um disquete de DRIVE ZIP e acreditava que podia usar no drive comum de disquete do computador!!!

    O cara tá trabalhando em uma consultoria, como sempre elas não prestam... isso por causa de um QI.

    E eu estou desempregado e abandonei essa carreira pois não tenho mais chance alguma pela idade e também por falta de QI, obrigado informática só fui humilhado!!!


20/03/07, 15:06:21: Gilberto S. gilbertostrapazon@yahoo.com - IP : 201.21.20****
    Permitam uma adição:

    Existem RECOMENDAÇÃO e outra coisa bem diferente que é QI.

    QI (Quem Indica), é mal visto porque tornou-se sinônimo de apadrinhamento, e realmente nem sempre são bons profissionais, ou são mau-caráter, e vivem de ferrar com os outros. Como o colega citou antes, QI também pode ser ruim para o indicado, pois o "indicador" pode ser mau profissional: "Diz-me com quem andas..."

    Mas claro, tem QIs que dão certo, tudo depende da realidade da empresa.

    Recomendação, é quando você trabalha bem e é lembrado por isto. Não tem nada a ver com freqüentar o mesmo bar, ou fazer parte de um determinado clubinho de colegas de escola.

    A recomendação vale mais do que o QI porque se alguém falar mal de você, a tua bagagem profissional efetiva é prova mais do que suficiente contra "fuchiqueiros" ou aquelas más empresas que te exploram e depois tem a descarada cara-de-pau de falar mal.

    Redes de relacionamento, tornou-se um pouco confuso. Principalmente porque parece que tem muita gente acreditando no que aparece na VOCE S/A, sem reparar que volta e meia, um ou dois números adiante, tem alguém relatando casos de insucesso justamente naquelas empresas que foram elogiadas antes.

    Manter vínculos profissionais, conhecer pessoas, participar de foruns, sempre é bom. Daí surgem as recomendações.


20/03/07, 09:57:06: Marcos - IP : 200.213.105****
    Galera,

    Vejo aqui, uns comentários que uma pessoa não sabia nem ligar o computador, e por ela ter tido QI, passou na frente de muita gente especializada e foi contratada.

    Olha, não acredito nisso não, primeiro que, na nossa area, os salarios geralmente estão acima de R$ 2.000,00 / mês, e ninguem vai pagar um salário desses pra alguem que não tem experiencia.

    Esse lance de QI, parece ser sacanagem, mas não é não, a pessoa que esta sendo indicada, tem que mostrar pra que veio, e senão mostrar, queima o filme dele e de quem o indicou.

    Alguem somente indica alguem, se a pessoa merece realmente a indicação.

    Pelo menos, as indicações que eu vi, sempre foram muito bem elogiadas, e tem empresa que premia os funcionarios que indicaram pessoas pra certos cargos.

    Abraços


20/03/07, 09:31:10: Ric Filgueiras ricardo_filgueiras@msn.com - IP : 201.34.24****
    Caros colegas. Meu primeiro emprego descente - Souza Cruz - foi QI. Fazem 17 anos... De lá prá cá, depois que saí da S.C., peguei vários contratos de consultoria por QI. Hoje sou funcionário do Governo do Estado do Tocantins (DETRAN), e foi QI também. Aí vocês pensam... pô, esse cara não tem capacidade de arrumar nada sozinho!!!... e é aí que muitos se enganam. O QI sempre existiu e sempre vai existir, mas se não temos capacidade para realização do que nos foi proposto, não duramos 30 dias (e não adianta QI do presidente... :) ). E porque tanto QI??? Porque sempre devemos nos relacionar bem com os colegas de área (e até de outras áreas) pois sempre teremos portas abertas e QI's quando precisarmos. Um grande abraço a todos. Ricardo

20/03/07, 03:37:15: Márcio Muniz mxxt@bol.com.br - IP : 200.168.10****
    Caro Bruno ,o Qi funciona apenas se o indicado tiver no minimo o que vc tb tem a oferecer,trabalho em uma multinacional indicado ,mas os meus concorrentes não se comparavam ao meu curriculum ,segundo o analista de rh !!!

19/03/07, 20:46:35: Bruno - IP : 200.212.125****
    com certeza. Sou estudante de ciência da computação, tenho um ótimo currículo e perdi uma vaga ótima em uma multinacional no ano passado, por que o chefe do setor "encaixou" o sobrinho dele, sem nenhum processo seletivo.

19/03/07, 19:29:27: renato renato_a_battaglia@yahoo.com.br - IP : 201.6.171****
    Sras e sres, trago boas novas: eu vi a cara da morte e ela estava viva, VIVA! rs... Não se acanhem em manter contatos superficiais e, dentro dos limites da distância mínima que preserva sua vida pessoal, cordiais. Esses sorrisos esparsos e piadas em cafézinho em fins-de-período sempre prenunciam tempos melhores adiante. Seja bom no que faz, tenha consciência de seus valores e limitações, e meta ficha. "O sucesso é medido pelo quanto você ganhou mais do que deu. Uma pessoa de ciência não deve medir o resultado de seu trabalho pelo sucesso, mas pelo quanto contribuiu" (citação tosca de frase de um tal de Alberto Einstênio, o tal do MC2). []s

19/03/07, 15:31:22: Eduardo easouza@oi.com.br - IP : 200.222.105****
    A indicação sempre existiu. Mesmo quando a informática era orgânica da epresa. Se você era funcionário de uma empresa você poderia indicar um colega seu para uma vaga. Claro que o candidato passria por todas as fases do processo seletivo como outro qualquer. A indicação era boa, pois a empresa economizava dinheiro com anúncios em jornais. Hoje, como nossa área é terceirizava e quarterizada, o processo seletivo praticamente não existe. As empresa de consultoria não possuem setor de RH. Neste caso, elas preferem, e buscam, indicações em dentro do seu quadro de consultores e taé mesmo fora dele. Temos que ter uma coisa em mente: nós somos tratados como recursos, se não se adaptar ao trabalho a empresa contratante pede para trocar. Simples assim. Outra coisa: uma boa formação vale muito. Te acompanha para o resto da sua vida profissional. Como complemento temos os cursos de capacitação. Porém, isso não quer dizer que se alguém não teve formação acadêmica na USP, por exemplo, não possa vir a ser diretor geral de TI em uma grande empresa.

    Obs.: Mandem informações sobre a FEI. Fiquei curioso.


19/03/07, 15:27:17: Leopoldo - IP : 200.114.309****
    Os extremos são sempre complicados, discordo de quem diz que QI é tudo e também de quem diz que o QI não deveria existir. Uma rede de relacionamento bem montada é mais uma ferramenta, que aliada ao conhecimento tecnico, formação academica, inglês e etc, compoem o perfil do profisional de TI que faz sucesso hoje em dia.

19/03/07, 13:49:13: josé - IP : 200.157.88****
    Eu acho que isso faz muita diferença pelo fato de que geralmente são a network que acaba trazendo os melhores empregos nas melhores empresas, porém vale lembrar que isso não faz muita diferença qto a competência do profissional

18/03/07, 22:53:13: Byron S. Júnior - IP : 200.158.72****
    ..................Continuação Pessoal, parem de se lamentar, isso não deve ser visto simplesmente de forma pejorativa como QI., só estou sendo lembrado porque fiz um bom trabalho. Essas vagas não serão publicadas no Apinfo. Isso é networking sim, é relacionamento profissional, amizade, reconhecimento. Aprendam, se você sai da empresa, tente manter o relacionamento com os antigos chefes, colegas, consultores, etc. Ligue de vez em quando pros caras, diga o que está fazendo, no que está trabalhando, o que está aprendendo, etc. São essas coisas que facilitam seu ingresso numa empresa. Você pode ser o melhor profissional do mundo, mas se ficar escondido ninguém vai lembrar de você, a memória humana é muito fraca. Boa sorte e um abraço a todos.

18/03/07, 22:50:18: Byron S. Júnior - IP : 200.158.72****
    ....Continuação = Agora depois de um ano, meu antigo chefe (invocado, rigoroso, exigente) me liga informando que estão abrindo novas vagas e está me indicando para uma delas. Pensei 2 dias e resolvi aceitar o convite. Agora leio os comentários deste fórum e questiono: Isso é pistolão? Vou dar prejuizo só porque estou sendo indicado? Sou um picareta? Isso é uma injustiça? Alguém vai ficar enojado ou outras besteiras do gênero? Continua ......

18/03/07, 22:26:12: Byron S. Júnior - IP : 200.158.72****
    Acho que a página ficou fora e não pude concluir meu comentário. Vou tentar novamente. Deixa ver se eu entendi. 1. Respondi um anuncio para uma Consultoria que eu nunca ouvi falar e fui chamado. 2. Fui aprovado na seleção e me encaminharam para um cliente onde eu não conhecia ninguém. 3. Fiz entrevista com uma pessoa que nunca tinha visto e fui contratado. 4. Iniciei na empresa e pessoa que me contratou era invocada, rigorosa, exigente, não foi fácil minha adaptação. 5. Abracei o projeto com dedicação e responsabilidade, o gerente invocado passou a confiar no meu trabalho e virou meu amigo. 6. Trabalhei com a pessoa exigente por dois anos e pedi demissão para ir para outro cliente.


18/03/07, 22:16:41: A selva lá fora - IP : 201.7.1****
    Caro renato, isso tambem ocorre tb com os universitarios, tem muito estagio por ai rotativo ( o que é ruim tb para os efetivos), que não contratam ninguem, entaum isso naum é um problema exclusivo para aqueles que não tem curso superior, o QI tambem conta muito, eu e outros apesar de ter feito uma boa faculdade publica, estamos anos desempregados, o que cai por terra aquilo que quem sempre faz esse tipo de facu se dá bem, nem sempre.

    Hoje é a lei da selva, só consegue quem caça muito ou no caso anda nas manadas (QI).


18/03/07, 22:09:15: Pessoal naum desanime, sei como é - IP : 201.7.1****
    Nada adianta fazer faculdade y o w , mesmo TOP se não tem experiencia, ai tem uns "sem noção" que dizem "muda de area", mudar como?, se vc tem habilidades, conhecimento e formação na area em questão e já sofre essas enormes dificuldades por naum ter experiencia, imagine pegar funções que vc desconhece, ou que vc naum tem habilidade ou aquelas que não são promissoras, sem futuro, ai era melhor não ter feito nada para isso. Lógico que quem precisa de $$$, pega em qualquer fio desemcapado, mas para os demais, continuem tentando, lutem, pode até demorar bastante mas um dia a oportunidade aparece.

18/03/07, 02:14:05: Renato Ramon renatoramonls@gmail.com - IP : 201.13.56****
    Infelizmente, quando se tem bons conhecimentos na área, e tem um QI acho que ajuda muito. Hoje as empresas pegam muito pessoas que estão cursando uma faculdade e muita das vezes não tem experiência na área, acaba sendo empregada por tar cursando uma faculdade, e muitas pessoas que tem cursos e experiência continua desempregada(meu caso), só por nao ter condições de manter uma faculdade. Acho que hoje falta um pouco de oportunidade a essas pessoas, muita das vezes são essas pessoas que vestem a camisa da empresa, e busca sempre se aprimorar para agradecer a oportunidade de trabalho.

    Abraços a todos vocês!!!


18/03/07, 01:00:19: sem fanatismo - Sera que TI ainda vale a pena - IP : 201.7.****
    Concordo com essa historia de QI, apesar de ter estudado muito para area estou desmotivado pelos mesmos motivos já mencionados anteriormente, mas além do QI, não podemos nos esquecer das panelinhas, aquelas vagas boas que só meia duzia fica sabendo, que não são anunciadas em lugar algum.

    Em relação a TI, relamente existem pessoas que ganham bem, mas o grande problema que eu vejo é o ingresso na area, que adianta facu TOP, conhecer trocentas tecnologias, idiomas, etc para ficar desempregado, certo o meu colega que fez facutreca lá da esquina, em outra area, e mesmo com ingles intermediario jpa ganha o suficiente para sobreviver.


17/03/07, 21:17:59: Cansei de TI fredsp2000@gmail.com - IP : 200.150.180****
    Infelizmente a rede de relacionamentos a famosa QI é talvez a principal contratante de pessoas, no Brasil vence sempre o caminho torto... estou cansado de pessoas na área de TI que mal sabem apertar teclas e estão sempre na gerência, lider técnico ou coisas do gênero porque foram indicadas pelo QI de plantão, nós que amamos essa área, mas depois de anos, cansamos e muitos abandonam, mesmo tendo investido tanto tempo e energia, "TI" tão promissora e motivante, hoje infestada de imbecis, picaretas, senhores de escravos, quem puder estude para outras áreas, pois está cada dia mais cansativo ser comandado por paraquedistas, frutos do QI.

17/03/07, 15:08:25: Douglas Ao Neutron - IP : 200.241.20****
    Kra, vc acha que a FEI é tao boa quanto Federais, usp e unicamp. E ainda diz que pode ser comparada ao ITA? Afff, só vc mesmo cara.

16/03/07, 15:51:09: Cintia - IP : 201.63.1****
    Leonardo, concordo com tudo isso que vc disse, por isso, na empresa onde trabalho fazemos uma análise da necessidade da área de TI (com quem entende) e recrutamos os candidatos. Se estiver tudo ok com a parte que cabe ao RH observar e o candidato tiver o mínimo que se espera para uma vaga, vamos encaminhá-lo ao gestor de TI para avaliação técnica. Nunca contratamos um indicado no departamento de TI da empresa. Para o Rh seria ótimo ter indicados, pois assim não sofreríamos tanto tentando entender um área tão complexa como é TI para alguém que estudou psicologia e RH.

    Abraços!


16/03/07, 10:30:27: Neutron - IP : 200.177.101****
    Acho que a FEI é considerada faculdade de primeira linha sim, comparável com USP, Federais, talvez até ITA, porque não?

    Além do mais, acho que a faculdade que o cara cursou, só faz alguma diferença no começo da carreira. Quando o cara não tem quase nada pra colocar no currículo, o nome de uma facu de primeira pode ajudar. Depois, o que vai contar mesmo é a experiência e, claro, o QI.


15/03/07, 22:35:46: Marc Ao Fabri!! - IP : 200.241.20****
    Para Fabri. Cara, desde quando FEI é uma grande universidade a ponto de ser comparada com USP, Unicamp ou qualquer uni. Federal desse país? Cara, se o rapaz que se formou na USP está acomodado pode existir várias causas para isso estar acontecendo. Inclusive pode ser cupa dele ou mesmo culpa da própria empresa. Cara a era das Bolhas pontocom acabou, TI nao recebe mais aquele investiemento gigante como no começo, porque as empresas perceberam que TI é nada mais que uma ferramenta que somado com um conjunto de outros recursos traz os benefícios esperados. Mas TI só, nao é nada. Ah nao ser que o ramo da empresa seja a produção de tecnologia da própria área de TI como software ou hardware por exemplo. E sobre o tema, QI sempre existiu, e nao é exclusividade da área de TI. Outra coisa, se vc entrou nessa área achando que vai ganhar mais de 10 mil por mês, ou ainda, mais de 5 mil por mês, bicho só se vc tiver uma grande bagagem e uma formação TOP, se nao, como no caso da maioria, é uns 3 ou 3,5 mil por mês.

15/03/07, 21:28:07: Edilson Luiz - IP : 201.13.91****
    É quase imprescindível. De acordo com um estudo da consultoria DBM (Fonte: Revista Você S/A), 75% das contratações são por indicação.

15/03/07, 11:30:38: Fabri - IP : 200.155.81****
    Acredito eu, que o mercado está muito exigente em relação aos profissionais de T.I. Outro dia vi uma vaga onde ofereciam R$ 3.000,00 em que o candito deveria ser Analista de segurança de redes de alta velocidade. Exigiam certificações CCNA, CCDA e CCDP , MCSE, conhecimento em LINUX para configuração de routers e gerenciamento Cyclades, conhecimento em Java e linguagem C e preferência MBA em Segurança da Informação. Além de tudo inglês fluente. Sinceramente um profissional com essas características é difícil de se encontrar, já que, ou o cara desenvolve ou o cara conhece redes. Se eles querem um especialista , não devem informar um vaga deste tipo. Este tipo de vaga é para um Generalista. Da vontade de vomitar. Por isso que 50 % dos candidatos mentem no currículo.... Dessa maneira fica difícil ficar motivado nesta área. Por isso que a melhor coisa é ter Q.I.

15/03/07, 10:29:25: Fabricio - IP : 200.213.105****
    Galera,

    Não tem o quadro, "PISTOLÃO" no domingão do faustão ????

    Por ai, você ja tem uma idéia do que acontece com simples mortais..rs


14/03/07, 20:50:36: Jefferson Islan jeffersonislan@hotmail.com - IP : 200.157.253****
    Boa noite a todos

    Acho que hoje em dia vc tem que ter um bom relacionalmento com todo mundo, buscar amigos importantes da area, acima de tudo ter CONTATOS bons, pessoas que já estão estabilizados e que podem vir a dar chances a vc. Claro o QI não diz tudo, vc tem que ter um bom QI e um bom conhecimento na area ou ferramenta, se não tiver nenhum dos dois, esqueci e vai procurar outra área porque a área de TI hoje esse é o cenário.


14/03/07, 20:11:14: Renato - IP : 201.27.****
    Pessoal, QI, sempre vai ter, entao os bons profissionais tem que provar que sao bons, e exigir um salario digno.


14/03/07, 19:05:02: Leonardo - IP : 201.78.17****
    Permita-me dar uma visão um pouco diferente do entendimento do RH em relação a área de TI. No nosso dia-a-dia é comum que a área de TI não seja compreendida por toda a organização e acho que isso também ocorre pelo departamento de RH. É extremamente complicado traduzir para o usuário os processos, as tecnologias além das possibilidades e problemas dos sistemas. Adicionalmente, nem sempre é possível descrever em uma entrevista todo o conhecimento que é acumulado através de um conjunto enorme de rotinas e tecnologias que exigem conhecimento lógico além das regras do negócio. No caso da área de RH, parece existir uma dificuldade em mensurar o conhecimento tecnológico, gerencial , sobre sistemas de informação e fazer o devido enquadramento. Como sugestão, Talvez isso possa ser discutido em um trabalho de pós-graduação pelo pessoal da administração, psicologia ou área afim e , lógico, difundido.

14/03/07, 16:25:30: Cintia - IP : 201.63.1****
    Sou profissional de RH e recebo apresentações de currículos para os processos seletivos. Na empresa em que trabalho esses cvs são analisados e avaliados juntamente com outros candidatos. Não encaramos o QI como uma contratação certa e sim como um candidato que deverá passar pelo processo como todos os outros. Acredito que, na realidade, estamos com carência de bons profissionais no mercado de forma geral. Hoje trabalho com vagas de TI e atendo a todas as outras áreas da empresa e em todas elas (inclusive em TI) me deparo com candidatos que são excelentes no discurso da 1ª entrevista e numa avaliação mais técnica não comprovam tudo que disseram.

14/03/07, 15:00:37: Renato - IP : 201.27.****
    Sorte de quem tem um QI, estou desde Novembro enviando c.v para tudo quanto é vaga no Apinfo e até agora nada, 2 ou 3 entrevistas e mandam ficar no aguardo, até quando não sei. Tenho 32 anos de experiencia em mainframe e tambem pequeno porte, e me sinto como "um fantasma com o c.v debaixo do braço". Então se voce nao tiver um QI é isto que voce vira: um fantasma. Hoje as empresas sao perversas, anunciam um monte de vagas, exigindo um perfil "perfeito" , e na verdade esta vaga nao existe. Por isto aconselho aos desempregados que nao se desvalorizem diante de um anuncio, pois o que querem é isto mesmo: baixar seu salário a nada!!!!

14/03/07, 13:48:10: Fabri - IP : 200.246.233****
    Resposta a alguns : Tem gente que trabalha comigo formado na USP e FEI, e que tbm tem MBA, mas que com o passar do tempo ficaram um pouco acomodados e se sairem da empresa, garanto que vão ter que camelar para arrumar trampo igual. Trabalho numa das maiores empresas do país com governança de T.I e acho que o Q.I é mais importante do que tudo, pois o conhecimento técnico vc já tem um pouco e se não for nenhum idiota vc consegui se adaptar ... Então , pelo que vejo, a roda da fortuna se faz através de bons relacionamentos. É assim que venho pensando ...

14/03/07, 09:52:06: Ademir Minatel ademir_minatel@yahoo.com.br - IP : 201.81.159****
    Acho que ultimamente, é o QI que resolve, não importa se vc tem um bom CV, uma boa experiência no mercado, se não tiver o QI bom, não consegue nada.


14/03/07, 08:52:26: Alexandre - IP : 201.29.193****
    Eu já ví bons profissionais utilizarem Networking e se darem mal porque quem indicou era odiado pelos colegas de trabalho que acabaram pegando no pé do indicado... Não creio que QI seja fundamental, se assim fosse, não existiria o APINFO. Creio que o QI diminui o tempo em que o profissional fica desalocado quando termina um projeto porque é mais um canal de "busca de colocação".

14/03/07, 00:27:51: Welington welcamara@hotmail.com - IP : 201.1.166****
    Acredito que o QI não seja tanto problema contanto que a pessoa que seja indicada seja competente e entenda de TI, não apenas mais um que não tem conhecimentos técnicos para o cargo. Acredito que nossa área deve ser regulamentada, mais não pelo SINDPD que é insignificante para as empresas de TI e sim uma lei federal como todas as outras áreas são, exemplos são CREA, CRM entre outros. As certificações não contam, pois são comerciais, se fossemos contar certificações, deveríamos exigir dos demais profissionais especialistas em troca de pneu da BS Colway, ao eletrecista ter certificado da Osram entre outros.

13/03/07, 23:00:05: Erick Nunes erickfelicio@yahoo.com.br - IP : 201.42.97****
    Na minha concepção como nossos colegas sempre dizem: nossa área precisa de um CREA algo do tipo, temos muitos charlatões pegando vaga de quem relamente precisa, e o QI no meu ponto de vista é muito chato pois mostra que para certas pessoas é muito fácil ter uma carreira nas costas da outra. E quem estiver precisando estou à disposição para trabalhar!!!

13/03/07, 16:59:04: Washington wasfaria@click21.com.br - IP : 200.182.138****
    Acho que em qualquer área, nao só em TI , isto é simplesmente Rídiculo, pois vemos todos os dias, pessoas que indicam pessoas em empresas, que não tem a mínima capacidade para exercer a função, mas como é AMIGO da Tia de uma colega minha que trabalhou comigo em 19..bbbbbbb , o cara indica e ai, depois fica até ele em maus lençlóis, esta é minha humilde opinião, um bom assunto pra entrar no proximo forum é a criação de um orgão defensor dos direitos e deveres do pessoa graduado em informática, Ex. Deveriamos ter no proprio (CREA).

13/03/07, 16:52:25: Andrade gsandrad@yahoo.com.br - IP : 201.54.****
    Engraçado minha empresa está precisando com urgência de um Webdesing e não acha, pois não tem nem mesmo QI, e pra trabalhar comigo não vai ser qualquer um não. Estou pedindo alguem que saiba Photoshop, Dreamwaver e ASP, mais que tenha ideias legais. O resto do trabalho eu ensino. E nem assim. Brasilia tá carente de profissionais.

13/03/07, 15:40:39: Ayrton - IP : 200.213.105****
    Qual é a diferença do manoel, que tem uma padaria na esquina, querendo contratar uma balconista, para uma multinacional, querendo um analista de sistemas ????

    Nenhuma. A questao básica é confiança, uma pessoa competente, confiável, que vista a camisa.

    As qualidades Técnicas dessa pessoa é obvio que serão analizadas, mas fica em segundo plano.

    Taí, pq as pessoas preferem indicação.Quando não se tem indicação, o negocio é arriscar e ir pro mercado, mas vai saber quem vc vai contratar, pode ser um bom profissional, um pécimo, um problemático, um tranqueira, um ladrão, um Estrelão que não sabe trabalhar em grupo.

    Pq as empresas estão cheia de psicologos nos RH´s ?? O que um psicologo entende de tecnologia ????? é por isso que preferem indicação, este processo custa caro, é longo, e pode ser evitado ou não com uma indicação.

    Mas quem indica vagabundo ???

    Abraços


13/03/07, 13:17:20: Me - IP : 200.206.208****
    Olha ... Nao sou o QI mas conheco gente da USP que anda meio que na pindura e outro que so arrumou serviço por ter QI e o chefe ser pacinete com ele. Acho que universidade na area de TI nao tem haver hj e dia QI e importante!!Apesqar de nao concordar

12/03/07, 19:13:45: Rogério Ao sr. Qi não existe - IP : 200.241.20****
    Ao sr. Qi não existe... Engraçado vc dizer isso, pq na verdade o QI nada mais que o networking que temos com colegas de faculdades, amigos de balada, pessoas que moram no nosso bairro, enfim, são esses que podem, em alguns casos, nos indicar e apresentar a uma empresa que esteja precisando realmente do seu perfil de profissional, e entao a indicação nao só é benéfica para a empresa que contrata mas tbm para o contratado. Agora sr. QI, vc disse que fez facul. TOP, será mesmo? Será que vez realmente uma facul. TOP? Nunca vi ninguém formado por uma USP, Unicamp ou mesmo as Federais da vida reclamarem de nada, pelo contrário, estão todos muito bem empregados e outros tocando seu próprio negócio. Que faculdade vc fez?? E mais, o que vc entende por faculdade TOP!!

12/03/07, 13:57:04: Anonimo - IP : 201.63.21****
    Dos empregos que consegui até hoje, todos foram na raça, nunca precisei de um QI. Sempre consegui por meus méritos. Mas o que mais me mata é que todos os meus gerentes tinham menos conhecimentos do que eu, e ganhavam 2x ou mais do que eu. Enquanto esse país tiver pessoas mediocres, que contratam por indicações e não pela capacidade, nunca consiguiremos melhorar ele. Por isso que o brasil não vai pra frente.

    Olhem o comentario que li, concordo plenamente:

    "Existe chefe cirurgico que nao entenda de medicina? Existe algum Mestre de obras que nao entenda de construcao civil? Ja viu algum??? Nao??? Ha......mas Gerente de TI que nao entende nada de informatica tem um monte!!!!!


12/03/07, 11:30:30: Ronaldo Bueno ronaldobf@linkway.com.br - IP : 201.74.207****
    Eu acredito que o mercado está cada dia mais competitivo e é de fundamental importância as pessoas estarem preparadas. Não adianta ter apenas um curso superior e achar que a vida vai se resolver. Eu sofri muitos anos assim, pensando que ficaria rico na área que mais gosto (redes). Depois que participei de processos seletivos e recebi o típico não, resolvi estudar um pouco de recursos humanos e da necessidade das empresas que estão no mercado. Primeiramente, melhorei meu currículo, tornei-o mais agradável e omiti certas informações. Depois, fiz alguns cursos. Num destes, descobri o segredo! Encontrem as prestadoras de serviços de uma determinada empresa e enviem seus currículos para elas, pois são elas que contratam e não a empresa (de forma geral). Outro ponto, é o inglês. Se quiser estar no mercado, a primeira pergunta sobre todas as outras é sobre o inglês, pois elas preferem investir em pessoas que não detém o conhecimento técnico mas que tenha inglês do que a pessoa que detem o conhecimento técnico sem inglês. É muito mais barato e rápido treinar a pessoa para uma determinada tecnologia do que para treinar o inglês. Por isso, aconselho investir tudo no inglês. Eu, por fim, fui contratado por meus méritos, sem QI. Claro, sofri um pouco. Agora, a immportância do QI é simplesmente porque está difícil de achar pessoas no mercado que saibam inglês e tecnologia, portanto, o QI provavelmente indica uma pessoa que possui um conhecimento genérico e superficial de TI mas que possua um inglês avançado. Um exemplo, demorou quase 2 meses para completarmos o meu time de trabalho. É por isso que digo, QI é importante, sem desprezar nossas batalhas. Mas se você está recebendo não, adeque-se ao mercado e envie seus CVs para as prestadoras. Garanto que tem lugar para todos.

    Abraços


12/03/07, 02:05:43: Alex - IP : 201.52.6****
    E o pior é que esses que entram por QI sempre são os que mais dão prejuizos a empresa e quando a organização percebe ja é tarde e quando vão contratar profissionais de verdade acham que gente pede um salário absurdo e preferem continuar contratando os famosos "picaretas"

11/03/07, 22:30:26: Qi não existe continuando - IP : 201.7.69****
    Em relação a essa ironia que eu fiz abaixo, atualmente, se eu fosse fazer o vestibular da facu TOP que eu me formei, certamente não escolheria informática, não entrei nessa area pq achei que ganharia dinheiro facil ou pq ficaria rico, mas pq eu gosto dela, mas o que adianta tanta dedicação para depois ver uns "sem noção" ingressando na area por intermedio de QI e ainda tirando onda da sua cara dizendo que não precisou estudar nada, dando uma de esperto (pq burlou as regras), que enquanto ele ia na balada, vc estudava Oracle, Cobol, Java,etc.

    Depois dessa me sinto humilhado, frustrado e um TROUXA


11/03/07, 22:18:10: QI não existe nós que somos ruins - IP : 201.7.69****
    Inglês, Espanhol, Certificações, 10 linguagens, economia, contabilidade, nada disso é um diferencial, tenha um QI, o resto vc corre atrás de acordo com a necessidade.

    Para os meros mortais, vamos usar nossos conhecimentos de Oracle, Java, SAP,etc para vender pastel na feira de preferencia usando nossos diplomas de facu TOP para servir de papelão de kibe e vamos pedir que nos faça um "favor" ,que alguem formado na area de jogador de tamboréu, nos indique, pq SAP, Mainframe, etc qualquer um aprende, não é mesmo???


11/03/07, 21:20:49: Iran Espessotto iranesp@gmail.com - IP : 201.74.45****
    Minha opnião é que imprenscindível não é. Entretanto cada profissional conhece seu trabalho e apenas precisa acreditar nele e se vender bem no mercado. Mas que um QI sempre ajuda,isso todos devem concordar,e que se torna uma grande arma para quem corre atráz de um bom networking.

11/03/07, 14:43:53: Henrique henrique.ocarnevalli@terra.com.br' - IP : 201.43.22****
    hoje em dia o QI está se tornando um meio fundamental na empresas onde q pessoa q indica ela está depositando confiança nela e na competencia dela isso cria "pontos" para o funcionario e para o novo contratado... por isso meu se quer entrar na info o jeito é QI mesmo!!

11/03/07, 11:23:32: Cla - IP : 200.232.13****
    AS VAGAS ANÚNCIADAS NA INTERNET DE INFORMÁTICA É A PROVA QUE O QI MANDA NAS EMPRESAS POIS PROCURAM UM SUPERHERÓI E CASO NÃO ENCONTREM (COMO SEMPRE) CONTRATAM UM INDICADO MESMO!

11/03/07, 11:14:40: Claudemir - IP : 200.232.13****
    COMO JÁ CONTEI SOFRI DEMAIS E HOJE NÃO MAIS PROCURO TI POIS ISSO É UM GOLPE!!! JÁ TIVE QUE ESCUTAR MINHA ÁREA É DE TI (ACHAM BONITO ISSO) E VAI VER O CARA É FORMADO EM QUALQUER OUTRA ÁREA MAS TRABALHA POR QUE TEM GENTE DA FAMÍLIA ENVOLVIDO, COMO EU POSSO COMPETIR? FAZER CURSINHOS VAGABUNDO PARA UPGRADE NO CURRÍCULO ISSO É ILUSÃO EU MESMO PASSEI POR ISSO MAS PAREI LOGO NO INÍCIO PARA NÃO PERDER MAIS DINHEIRO, O NEGÓCIO É PAGAR QUANDO ESTA TRABALHANDO SENÃO É GOLPE MESMO DE MERCADO COMPLETAMENTE FECHADO E NÃO ACEITO FALAREM QUE GANHAM R$ 1500,00 POIS ISSO É SALÁRIO DE CAMELÔ! E FICAM COM UM SORRISO NO ROSTO, DE UMA ORELHA ATÉ A OUTRA.

11/03/07, 11:08:53: Claudemir - IP : 200.232.13****
    ENTÃO SEMPRE SOFRI COM ISSO AFINAL SOU UM DESEMPREGADO MAS JÁ VÍ NA CARA DE PAU GENTE FICANDO DESEMPREGADO E NO OUTRO DIA UM AMIGO CONVIDA E AINDA FICO OUVINDO "TEM UM MONTE DE EMPRESA POR AQUI QUE PRECISA O NEGÓCIO É BATER EM PORTA EM PORTA" MAS A PESSOA ESTAVA TRABALHANDO GRAÇAS AO QI E SE NÃO FOSSE ISSO NUNCA SABERIA, O QUE SE FALA PARA UMA PESSOA DESSA?

11/03/07, 11:06:12: Claudemir - IP : 200.232.13****
    EU SOU FORMADO NO MALDITO CURSO DE ANÁLISE DE SIS. UMA PESSOA QUE NO 4º ANO NÃO SABIA USAR O WINDOWS! ENSINEI A UAR E ATÉ O WINDOWS EXPLORER, ISSO A QUATRO ANOS ATRÁS, NÃO SABIA NADA MESMO E SE FORMOU!!! ACREDITE SE DEU BEM NA VIDA POIS TINHA QI OU NETWORK (É A MESMA COISA) E COMEÇOU A TRABALHAR EM UMA CONSULTORIA, E AINDA OUVI "MANDA SEU CURRÍCULO" A VAI SE ### ENSINEI A PESSOA A USAR O WINDOWS E AGORA TENHO QUE AINDA ESCUTAR ISSO... BOM MANDEI E NUNCA TIVE RETORNO É ASSIM QUEM AJUDADO É NÃO AJUDA NEM A PAU POIS VÃO DESCOBRIR QUE A PESSOA NÃO É NADA DAQUILO!

10/03/07, 21:27:53: Ninguem precisa de Qi, hehehe - IP : 201.7.2****
    Já que estamos falando de Qi veja isso:

    Analista-Programador

    Precisamos de um profissional com 10 anos de experiencia em: Oracle, .Net, Java, Sql Server, Mainframe, UML, Delphi,VB, ASP, PHP e SAP

    Imprescendivel: MCD, OCP e SCD Inglês, espanhol, alemão e aramaico fluentes Levar o Tronco e a musica "trabalhar é preciso, é preciso sofrer"

    Pré-requisitos: Doutorado Completo Qi do Bravo, de preferencia: amigo do Gerente até sobrinho do dono ou da tia Cocota.

    Salário a combinar como PJ + Vale Transporte no caminhão pau de arara

    Obs: Não terá direito a nada, nem a férias, só o de ficar calado.


10/03/07, 21:13:19: QI não é tudo é somente 100% - IP : 201.7.2****
    Todas as pessoas que eu conheço competentes e totalmente incompetentes conseguiram na base do QI, enquanto nós meros mortais estudamos o "inferno de Dante" para disputar uma misera vaga entre 60000, para a RH perguntar "O que vc faria se fosse do RH?" para um candidato a analista-programador, fora ter que ficar o ano inteiro fazendo testes incoerentes só para trabalhar no ano que vem, esse pessoal do QI entrava pela porta da frente, em uma semana apenas, e ai perguntava para um cara desse e o mesmo não sabia o que era LOOP, e depois disso, tem gente que diz que QI não existe, fala sério!!!

9/03/07, 18:24:21: Marcos só concluindo... - IP : 200.171.12****
    Quando pensarem em QI, não entendam como o patrão/chefe que contrata o parente da secretária gostosa, mas sim como "companheiros de trabalho" que conhecem cada um o potencial do outro, que se relacionam, que se ajudam e principalmente que (SIMMM)INDICAM seus amigos por conhecer suas aptidões, potencial e integridade... e por não ter medo de perder a vaga para um QI que ele mesmo indicou... Já indiquei sim...Já fui indicado sim... hoje tenho minha empresa e se pudesse, gostaria de ter no quadro somente os "bons" profissionais que conhecí ao longo da minha vida (42 anos).... o resto..eu vou ter que testar prá ver se presta!!!!

9/03/07, 16:51:48: Marcos - IP : 200.171.12****
    Competência é TUDO... QI é Complemento... (Quem em sã consciência indicaria o anestesista que te deixou em coma ou o funileiro que manchou a pintura do seu carro??) mas a Competência vem acompanhada Profissionalismo e relacionamento inter-pessoal, existem pessoas que mesmo com POS, MBA e anos de bagagem (traduza bagagem como trabalho em ambiente onde, se seus companheiros fossem o chefe, já o teriam demitido). essas pessoas podem até ser competentes, porém nunca conhecerão as vantagens do QI !!! Nossa realidade hoje é: Na informática ninguém sabe tudo, houve uma ramificação onde cada um se especializa em área distinta, porém totalmente dependente da outra e algmas pessoas ainda utilizam a máxima "no acerto:Nós acertamos, no erro:ELE errou e prejudicou o MEU trabalho".... Pergunto então: o "ELE errou" vai indicar futuramente o "Nós Acertamos" ????.......pensem nisso!!!

9/03/07, 12:09:56: Marcelo guilhermee@uol.com.br - IP : 201.44.1****
    Boa tarde ! Eu estou precisando de um QI quem puder me indicar.... estou a disposição.`.

9/03/07, 10:05:23: Qi é tudo - IP : 200.246.24****
    Concordo que o QI nos casos excepcionais, cuja a mão-de-obra é muito especializada e está em falta, é uma boa iniciativa, mas agora esse QI que é usado como pré-requisito,inerente da capacidade do individuo, é prejudicial e acaba tirando o estimulo de muitos profissionai que se dedicam muito, mas não tem o resultado esperado por tais politicas. É aquela pergunta, "Aliás para que estudar tudo isso, se com QI entro na empresa sem saber nada e o pouco que eu terei de aprender, farei na empresa, só pq sou o amigo do amigo do fulano ou beltrano da empresa"

9/03/07, 07:53:59: Clodoaldo clodoaldo.bragato@lab4tech.com.br - IP : 200.153.63****
    Acho que QI é extremamente importante, inclusive para o crescimento profissional. Muitas vezes uma indicação bem colocada pode trazer benefícios para a empresa e para o indivíduo, desde que a indicação seja feita de forma idonea e sem interesses. Trazer para empresa o reconhecido trabalho de um profissional seja ele de qualquer área é muito melhor do que confiar na competência de uma contratação através de curriculo, por exemplo. Há muitos metodos de se verificar a idoneidade do que está sendo proposto por um candidato à uma vaga, mas garantidamente uma indicação ética e profissional ultrapassa as expectativas.


8/03/07, 20:45:27: Neutron - IP : 201.83.204****
    Para os profissionais, de forma geral, ter QI pode não ajudar muito. As maiores frias que entrei foram indicações de amigos meus. Depois vc fica sem jeito de ter que sair fora, porque não pode dar mancada com o tal amigo.

    Mas para executivos e empresarios é simplesmente tudo!

    Sem QI não se conseguem cargos de alto escalão, muito menos contratos para a sua empresa.

    Infelizmente é assim que funciona, é um carrocel de um-indica-o-outro, onde é muito dificil pegar uma carona. Quem conseguir fica numa boa. Por isso quem ta dentro não quer largar a mamata de jeito nenhum.


8/03/07, 16:57:01: Jonas T. Faria jonas@integracaoti.com.br - IP : 200.210.103****
    Qi sempre existiu e sempre vai existir, TI não iria ficar de fora.

    Mas como foi mencionando, apesar de muitos acharem a indicação algo negativa ela ajuda em muitos os profissionais de TI que estão se dedicando.

    Acredito que a rede de relacionamentos é fundamental para o sucesso de qualquer profissional.


8/03/07, 12:11:58: Eduardo Santos - IP : 200.48.245****
    QI existe em todas as áreas, em TI esta ficando mais importante, pois muita gente trabalha como PJ, em projetos rapidos, se a empresa descobre que a contratação foi errada não tem mais como evitar o prejuizo...

    A falta de ética de alguns profissionais também ajuda, quem larga um projeto no meio, faz trabalho porco que muitas vezes só vai ser descoberto depois, inventa certificações e conhecimentos que nunca teve no curriculum, rouba dados e etc, também são grandes preocupações para quem contrata. Para reduzir este tipo de problema o QI é sempre bem vindo.


8/03/07, 10:24:03: ParemDeReclamar - IP : 200.142.12****
    Enquanto os "burros de carga" da área de TI continuarem de comportando como tal, nunca deixarão de ser "burros".... Se o mercado pede certificação vc tem que fazer, se o mercado pede inglês vc tem tem fazer, se o mercado pede formação vc tem que ter.... e se o mercado pede QI vc tem que buscar o seu....... QI não é só trabalhar na empresa do papai ou do titio...... QI é saber onde seus ex-chefes e ex-colegas trabalham, se existem oportunidades disponíveis, etc., etc....... É a tal da gestão de carreira..... Ficar batendo na tecla de que "sou bom demais para usar QI" é uma opção de cada um......... É como o cara não fazer faculdade dizendo que ele aprende tudo sozinho e "não precisa"..... tudo é questão de escolha..........

8/03/07, 08:35:22: irado irado@globecom.net - IP : 201.63.****
    o junior disse RIGOROSAMENTE o que acontece.. alguns colegas aqui estão equivocados. No processo seletivo, são contratados os burros de carga, as criaturas que REALMENTE vão fazer as coisas andarem, sob o olhar vigilante do tal "escudeiro". Já os gestores, aquelas alimárias que ganham 20k ou mais, entre salários e benefícios.. êsse são os reais com QI.. cafungaram a mesma farinha que o dono.. não sabem nada - exceto, talvez, agirem como primas-donas, quando precisam de algo contratam (a peso de ouro) uma consultoria externa.. e vão levando. Não vou dizer nomes, mas há pelo menos UMA grande emprêsa no ramo de sistemas de impressão em que o animal-gestor é apenas o que é: completo animal. Mas com um EXCELENTE QI ;)

7/03/07, 22:34:50: Junior - IP : 200.158.2****
    É assustador que o NETWORKING e o QI predominam em funções de chefia e gerencia. Cada dia mais e, principalmente na área de TI, as indicações são sinonimos de competencia. Uma vez contratado o profissional indicado, ele trará o seu velho e fiel escudeiro para protegê-lo dos ataques dos seus subordinados. Aqueles que não aceitarem a nova POLITICA, serão sumariamente ELIMINADOS, não importando quaisquer aspectos profissionais.

    Eu sou prova viva disso (demitido). A pergunta que eu faço a mim SEMPRE: Que adianta possuir extensa experiencia, cursos e projetos em um cenário como este ?


7/03/07, 21:02:25: Sei - IP : 201.6.10****
    Ha ha isso e raro quando alguem faz besteira eles fazem o processo de novo

7/03/07, 19:55:53: Adilson aferreira@spoleto.com.br - IP : 201.44.1****
    Concordo que na maioria das vezes são assim ou seja 90% das vagas são Q.I. Só que meu caso foi diferente, a pessoa que era do Q.I. se deu mau, pois não mostrou resultado nos primeiros meses ai foi a gota d´agua, e posteriormente a empresa voltou atras e me contratou

7/03/07, 17:31:41: Marcos - IP : 200.213.105****
    Percebo aqui, que muitos se revoltam com o tal do QI. Mas fazer o que, se vc tem uma empresa, o que você faz, você pede indicação de alguem ou vc coloca anuncio num jornal, faz um baita processo seletivo e depois coloca um tranqueira na sua empresa ? Qdo vc quer um pedreiro ou um pintor, você não indicação a alguém ? uma empregada doméstica ? porque numa empresa seria diferente ?? Não é melhor vc ter ao seu lado, um amigo de tantos anos de trabalho, do que um sem vergonha louco pra te ferrar ou passar por cima de vc pra ser promovido ???

    As pessoas confundem QI com pistolão, você não vai indicar uma pessoa para um projeto ferrado sem que essa pessoa nao tenha competência pra tal...vai ? senão, quem se queima é quem indicou...

    Quanto ao fato de promoções, imaginem o pessoal da globo, tarcicio meira, natalia do vale, ze mayer, anos de experiencia, teatro, comeram o pao que o diabo amassou, e vem uma BIG BROTHER (grazi) e passa a dividir o mesmo rescinto que eles e ate beija o galã da novela..


7/03/07, 17:11:32: Bruford crackdown@ufmg.br - IP : 200.149.86****
    Não so na área de TI, na engenharia\administração acontece a mesma coisa, uma vaga em aberto em uma grande empresa 'não vou citar nomes' so vai parar em jornal qdo foi percorrido toda a rede de relacionamentos e não encontrou ninguém q pudesse ter os requisitos mínimos para ocupar a vaga, aí vai para o jornal com aquelas exigências absurdas q todos conhecem!.Q.I é necessário para vc poder mostrar q está apto para a função, depois é contigo.Conheço pessoas super capacitadas q passam nas primeiras etapas da contratação e quando chega na dinâmica de grupo são dispensadas sob o pretexto 'Vc não possui o perfil da empresa'...lamentável.

7/03/07, 16:31:34: Ricardo - IP : 200.162.****
    Não, não são. O próprio site do APInfo é uma "prova viva" disso. QI pode ajudar algumas pessoas, mas os melhores, os mais competentes são aqueles que passam por um longo e árduo processo de escolha nas empresas.

    Apesar de não ter muita experiência na área, todos os meus estágios e o meu atual emprego foram conseguidos sozinhos, com vagas anunciadas aqui no APInfo e entrevistas de capacitação. Prefiro não depender dos outros não...


7/03/07, 11:49:10: Bruno - IP : 201.31.7****
    Hoje em dias temos que ter um misto de experiência + competencia + QI, nos meus 3 ultimos empregos foram amigos com quem já trabalhei que me indicaram para as vagas, porem sempre fiz um trabalho sério e mantendo contato com todos, o mercado está muito competitivo, isso pode ser um diferencial, tanto a favor como contra.

7/03/07, 10:27:18: Julio juliocs@gmail.com - IP : 201.27.12****
    Realmente hoje temos que ter pessoas conhecidas nas empresas para que possamos ser indicados para entrevistas e boas oportunidades. Tenho experiência em suporte técnico e recentemente concluí treinamento CCNA, no entanto, como não tenho experiência não será fácil uma colocação nessa área. Por isso, é muito importante conhecer as pessoas certas! Caso alguém possa me dar mais dicas sobre oportunidades para atuar com redes, meu e-mail está a disposição. Grato!

7/03/07, 10:17:26: APF - IP : 200.195.49****
    80% é tudo no "QI".

7/03/07, 02:23:40: Otario - IP : 201.21.6****
    Bom, se QI nao è importante, entao alguem me explica como que um profissional com 25 anos de TI, Gerente de projetos, 3 pos-graduacoes (1 nos EUA), MBA, PMP, CMMI, ITIL, fluente em 3 linguas mais o portugues, vivencia nos EUA e Europa, fica 9 meses parado...

7/03/07, 02:05:26: André Renato - IP : 201.69.9****
    Bom, tb acho isso um quesito determinantem em boa parte dos casos. Meus dois ultimos empregos por exemplo, fui indicado e contratado na entrevista. Ou seja, QI 100%.

    Mas infelizmente estou há quase 10 meses sem esse QI amigo, sem emprego. Preciso refazer meu networking.


6/03/07, 23:50:03: Marcio Dunder - IP : 201.43.150****
    Acho que isso faz parte. O que podemos ver é que, cada vez mais as pessoas querem gente de "confiança" dentro das empresas. Então o QI vale muito na hora de uma contratação. Evidente que a qualificação profissional é um quesito que deve ser levado em conta. Eu já tive um QI, mas as minhas qualificações me proporcionaram outras oportunidades que pude aproveitar, mas o QI inicial sempre é interessante e válido.

6/03/07, 21:27:14: Nicole - IP : 201.68.183****
    Realmente conta bastante, levando-se em conta que o mercado TI é muito estreito, voce sempre acaba conhecendo alguem que conhece alguem e assim por diante. Ja entrei em empresas atraves de QI, que de outra forma acharia meio dificil de conseguir. Não é regra, mas acho meio injusto, as empresas tentam se proteger de diversas formas para não fazer uma escolha errada na hora da contratação.

6/03/07, 21:15:51: João Manuel joão@uol.com.br - IP : 200.220.18****
    Flavia, você provavelmente também é funcionária de RH e vive no mundo da Lua.

    Provavelmente você também já foi alguma vez peixinho de alguém.

    Eu olho sim para o meu trabalho, nunca tive QI e sempre consegui promoção através de meus esforços. Porém não nego que vejo toda hora a questão de QI. Vejo sim muita gente sem noção do que faz sendo promovida enquanto gente competente perde espaço. É lógico que se você unir essas duas coisas (QI + competência) você vai longe.

    A outra parte é questão de bom relacionamento. Principalmente em TI onde as pessoas se encontram toda hora. O bom relacionamento sempre falou mais alto.


6/03/07, 20:28:14: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Milena vc possivelmente deve ser selecionadora, acho que as demais caracterisitcas sao importantes, mas msmo assim o QI hj em dia esta vindo em primeiro ligar, quem esta dentro para segiurar mostra seu trabalho e comprmetimento, mas o QI garante com certeza a vaga prometida

6/03/07, 17:01:19: Everaldo everaldo_f@hotmail.com - IP : 201.83.21****
    Claro que sim...as vezes vc tem um bom conhecimento mas não tem o QI. Já trabalhei em alguns lugares que se não fosse o QI eu acho que não conseguiria...

6/03/07, 16:46:55: Milena - IP : 201.37.93****
    Imprescindível é deixar uma imagem positiva nas empresas pelas quais passou, pois as pessoas se conhecem e falam umas com as outras. Uma recomendação negativa "queima" o candidato, mesmo que ele, em um primeiro momento, tenha passado uma boa impressão na entrevista e provas técnicas.

6/03/07, 15:22:20: Marcelo - IP : 200.206.208****
    Infelizmente quanto mais popular uma area , mais destes truques e manias acontecem, fazx parte de nossa sociedade

6/03/07, 13:49:30: Fabio - IP : 200.142.12****
    Não vejo a hora de montar meu quiosque na praia, vendendo água de coco!!!! rsrsrsrs Realmente QI ultimamente tem se tornado praxe, conheci vários casos, convivi com muitos outros, e precisei trocar de empresa, pois não estava mais aguentando ver gente que entrou depois de mim sendo promovido, ou por QI ou por ter um belo par de pernas! (dispenso comentários!) É uma realidade que temos de encarar, infelizmente.

6/03/07, 12:55:49: Henrique - IP : 200.159.71****
    Q.I. é tudo. Talvez por isso esta área esteja piorando cada vez mais. Antes eu achava que trabalhar nestas empresas enormes voce iria sofrer porque so tinha gente fera. Hoje eu vejo que é tudo o tal do Q.I. e as pessoas se valorizando cada vez menos.

6/03/07, 11:26:55: inconformado xxx@yyy.zzz.br - IP : 201.6.161****
    QI e Networking me enojam! se vc estiver bem empregado te procuram e são todos simpatissíssimos! até o filho da sogra do teu vizinho te manda CV,caso contrário, vc não é ninguém...sociedade de interesseiros ! Nunca fui a favor destes meios, pudera, em 23 anos em TI (quando ainda chamava-se PD)jamais me utilizei deles. Um dia apareceu um novo diretor e por eu NÃO ter QI encerrou meu contrato PJ, pois ele teria um QI para o meu lugar. Hoje sinto que de nada adianta experiência, formaçâo e certificações (tenho mestrado e PMP), sem uma maldita indicação...

6/03/07, 10:57:06: Analista Legal willpg@ibest.com.br - IP : 200.212.****
    Abrem-se algumas portas a mais, por falar nisso alguém está precisando de uma pessoa... estou me candidatando... hahah ... obrigado...

6/03/07, 10:48:18: Alexandre - IP : 200.157.15****
    A rede de relacionamentos (networking) eh imprescindível.

6/03/07, 09:44:51: TRISTÃO TRISTAO@HOTMAIL.COM - IP : 200.148.229****
    SIM. ESTOU AÍ NA ÁREA PELA MINHA MARAVILHOSA REDE DE RELACIONAMENTOS E CLARO, AO MEU TRABALHO DO DIA A DIA.

6/03/07, 09:43:58: AnalistaDeBage *_* - IP : 201.27.191****
    Participei de varios. Ate me pediram pra completar projetos.... Nunca me chamaram, mesmo depois de criar Bancos e Applicaces. Na verdade esses projetos que enviei ou que completei, serviram pra empregar outros, com QI....

6/03/07, 09:29:56: Virt - IP : 200.206.208****
    Participei de um processo em que servi apenas de bode junto com outros candidatos, a empresa ja tinha escolhido a pessoa, so precisaram de mais gente para disfarcar o processo e psicologa mostra trabalho, ja vi isso em outras areas mas em TI foi a primeira vez!!Me senti um verdadeiro big brother

6/03/07, 09:23:59: Ricardo - IP : 200.162.****
    Não são imprescindíveis. Ponto.

6/03/07, 08:51:18: Flavia - IP : 200.36.405****
    QI e rede de relacionamento são importantes, juntamente com uma serie de outras habilidades hoje em dia. Nemhuma delas por sí so garante emprego.

    O peso exagerado dado por alguns profissionais, parece na realidade um efeito colateral de outro problema comum na area de TI : arrogância, ou seja se alguem foi promovido, ou contratado no meu lugar, ele só pode ter tido QI, pois afinal ninguem é melhor do que eu.

    Gerente de TI formado em educação fisica e que contrata amigos, sem conhecimento, para posições chaves são comuns em TI ??, tenho 30 anos de experiência e nunca vi isto. Devaneio... não se pode considerar situações esdrúxulas como sendo o padrão na area de TI.

    A arrogância cega as pessoas e impede que os problemas reais sejam descobertos e corrigidos. Muitos profissionais deveriam ter uma atitude mais critica consigo mesmo e não com os outros.


5/03/07, 21:32:30: SeniorAnalista - IP : 201.37.19****
    Eu infelizmente tenho que convir que QI e relacionamento vale muito mais hoje em dia do que dedicacao. Eu senti isso na pele. 3 anos me dedicando demais, fazendo um p*** trabalho, e vem um cara, de 3 meses de empresa, e eh promovido no meu lugar. Obviamente, ele eh amigo do gerente ou entao foi indicado por alguem. Vergonhoso que isso seja assim. Eu odeio TI.

5/03/07, 15:00:24: Rafael - IP : 200.213.105****
    Eu acredito que os dois são importantes. Eu por exemplo, ja fui indagado pelo meu superior se eu conhecia alguem assim e assado, comprometido, que não tenha atitudes de moleque, pessoa séria e confiavel. Bom, se manja Java ou DOT NET, isso seria uma 2a avaliação, mas percebem ? As Empresas não querem arriscar na contratação, tem muita gente ruim ai fora, e uma má contratação envolve custos.

    O Networking é de vital importancia, tanto para uma boa oportunidade ou na pior das hipoteses levar um pé, então vc dispara uns emails e numa dessa, alguma alma caridosa lembra de você.


5/03/07, 14:44:16: Carlos - IP : 200.142.12****
    O problema é que todos os temas do fórum levam ao mesmo muro de lamentações: que área de TI é injusta, que só os incompetentes e enroladores ganham dinheiro, que os bons e responsáveis sofrem e são explorados, blá, blá, blá... Quanto ao QI e networking, por princípio, ele é ótimo. Ele favorece o processo de contratação porque alguém já "assina embaixo" sobre a qualidade do profissional. E se você é o profissional indicado, te favorece porque vc realmente pode "pular" etapas burocráticas de um processo seletivo. Eu já contratei por indicação, já fui contratado por indicação e já indiquei amigos para oportunidades. Quanto ao "lado negro da força", isso existe em qualquer situação. Tem gente sim que usa o QI para contratar um parente/amigo/conhecido mesmo que não tenha a competência para a vaga. Só que esta é uma situação muito frágil, porque a empresa fica ineficiente, o indicador fica marcado e o indicado pode ter que ser puxa-saco a vida inteira. Na minha opinião, o networking mais importante é aquele que vc faz com seus pares, e em segundo plano com seus superiores.

5/03/07, 14:39:51: henrique henrique.mcse@gmail.com - IP : 200.219.17****
    Como inimigos do trabalhador de TI de varios temos tres que sao os maiores: - Pessoal de RH; - Gerentes de TI que entendem tanto de TI quanto eu entendo de astrofisica; - QI (Quem indica).

    O "especialistas" em RH criam situacoes que seriam hilarias se nao fossem reais. Dia desses vi uma vaga "Tecnico de suporte junior" com os seguintes requisitos: - Solidos conhecimentos em Hardware de servidores; - Exchange 2000, AD e SQL Server 2000; - Java, C# e UML; - Certitifcao ITIL e COBIT sendo diferenciais; - Salario 900,00 a 1300,00 reais.

    Outra: - Necessitamos de especialistas em tecnologia .Net com experiencia minima de 15 anos.

    Como quem e de TI ja deve estar rindo...nao vou dar o prazer a quem postou essa vaga de entender a piada.

    Quem aqui nunca viu um otimo profissional perder uma oportunidade excelente de trabalho por competir justamente com o filho da "Tia Cocota", vizinho do "Seu Joaquim" que trabalhou nesta empresa por 30 anos?

    Quem nunca viu um Gerente de TI (formado em Educacao FIsica), indicar para uma vaga chave um amigo que "sabe mexer com computador"?

    QI deveria ser criterio de desempate em caso de "empate tecnico"...deveria ser usado somente quando duas pessoas com formacoes e competencias compativeis disputassem a mesma vaga.

    Olha...sinceramente......trabalhar numa profissao que nao e regulamentada e uma #@$@!!!!!!

    ps.: Existe chefe cirurgico que nao entenda de medicina? Existe algum Mestre de obras que nao entenda de construcao civil? Ja viu algum??? Nao??? Ha......mas Gerente de TI que nao entende nada de informatica tem um monte!!!!!


5/03/07, 14:36:16: Consultor SAP - IP : 201.54.1****
    Esse negócio de QI me enoja. Eu fiquei num projeto durante 1 ano e vivi isso na pele! Dei o meu melhor, fui proativo, assumi responsabilidades e toda essa babaquice, e quando pedi uma oportunidade para meu chefe, fui trocado por uma "amiga" dele, que aliás tinha atributos físicos consideraveis (leia-se "gostosa de mini saia"), e ela assumiu minha posicao no projeto. Depois fiquei sabendo que ela fez cag... e foi dispensada.

5/03/07, 10:50:33: Anderson M. B. - IP : 201.43.62****
    Pois é, pra falar a verdade eu não concordo com as formas de contratações de hoje, apesar de não ser tão experiente, tenho 10 anos na área de TI e 27 de idade, sou a favor do velho e bom teste de conhecimento prático, faça um teste prático com o candidato passe algumas tarefas do dia-a-dia e uma boa conversa, mas a realidade é outra, hoje o candidato é avaliado não pelo o que sabe fazer, mas sim pela cor da roupa que vai a entrevista, pelo tamanho da letra "A" que ele escreve, se olha muito pra cima ou pra baixo enfim... Com relação a ser indicado "QI" é a mesma coisa, o candidato chega a pular diversas etapas que outros candidatos mais bem preparados as vezes se saem bem mas não tem "QI" e acabam não conseguindo a vaga. Como dizem: "temos que andar de acordo a carruagem", infelizmente em alguns casos para que possamos competir nesse meio INJUSTO e DESLEAL, temos que por muitas vezes saber mentir em uma entrevista ou até mesmo para aqueles que possuem um alto-controle maior, mudar até de personalidade, o que ao meu ponto de vista é totalmente errado, fora de ética e prejudicial a nós todos Honestos ou não. Usamos como base alguns exemplos que cada um de nós temos em nossas familias ou conhecidos "antigos" que trabalham em uma mesma empresa grande ou média à anos, não passaram por nenhum processo com PSICÓLOGAS e permaneceram nos seu bons empregos por anos e construiram suas vidas. O problema não é o QI mas a forma e os métodos de contratações que hoje vemos por aí, que as vezes desperdiçam os bons e escolhem os "micreiros" por terem boa lábia e mais uma vez QI.

    É isso aí...abraços a todos.


5/03/07, 10:33:06: antonio - IP : 200.171.116****
    Continuando se você esta se formando agora na a´rea de TI, pense duas vezes pois conhecimento vira sucata, e exigie atualização constante quando você tiver 40 anos com familia e tudo mais sua disposição não será a mesma, procure outras atualizações que não exijam tanto de você

5/03/07, 10:29:55: antonio antcarmar@uol.com.br - IP : 200.171.116****
    Sou um profissional da area tecnologica, há 20 anos e realmente é dificil entrar em empresas sem o aval de algum gerente ou diretor, é importante manter contato com as pessoas que conhecemos durante nossa vida profissional, pelo menos alguma indicação para entrevista acaba rendendo, mas é impressindível que você tenha algum valor profissional, tenha experiência e disposição para atualizãção de competências, pois cada vez mais exigências como:Inglês fluente, mesmo que você não use para nada no seu trabalho, quem quiser ser meu amigo estou a disposição, preciso de QI.

5/03/07, 09:40:08: Marcelo - IP : 200.206.208****
    Participei de um processo seletivo em que no final quem foi escolhido fora alguem com QI!!Nao gostei pois perdi tempo e dinheiro com isso!

4/03/07, 23:39:03: Eder Coral - IP : 201.43.34****
    Não podemos desprezar o QI, sua utilização pode injustiçar uma pessoa que precise do emprego e que tem plena capacidade para atuar, mas uma indicação pode pesar muito mais do que um CV mesmo. Mas ainda há o caso de quando há uma excelente vaga onde é necessário uma pessoa de confiança, como não usar o QI? Se aproveitar de um QI é, além de tudo, uma falta de respeito com a própria empresa.

4/03/07, 23:36:02: Luis Carlos barth.luis@gmail.com - IP : 201.43.9****
    Com as dificuldades cada vez maiores em se conseguir emprego, com certeza, qualquer artificio para facilitar vem bem, o QI sem dúvida ajuda e muito, pena que eu não tenha nem um sequer e por isso estou há meses procurando emprego...por falar nisso, se alguem puder me indicar...rs

4/03/07, 08:09:42: Flávio - IP : 200.24.237****
    Acho que existe muito exagero, alguém colocou abaixo que a pessoa cai de pára-quedas na empresa, sem competência, sem responsabilidade e ganhando mais, só porque tem QI. Isto só deve ocorrer em poucos casos onde o empregado é filho do dono, não podemos assumir como regra.

    Temos que ter uma visão menos passional dos problemas e dar a eles a dimensão correta, sob pena de ficarmos sempre com pena de nós mesmos, culpando os outros pelos nossos fracassos.

    Da forma como alguns colocam, parece que de cada 1.000 empregados de uma empresa 999 foram indicados e não mereciam estar ali. Nenhuma empresa resiste a isto, no mercado competitivo que temos atualmente.

    O QI é apenas uma forma de encontrar pessoas competentes, para assumir uma posição e que tenham uma indicação de alguém da empresa, para reduzir as chances da contratação dar errado. O QI é para ganhar agilidade e assertividade no processo.

    O QI ajuda, mas não é tudo isto que alguns estão achando.


3/03/07, 23:44:05: emerson - IP : 200.171.9****
    ultimamente, o QI é de muita importãncia sim. Digo isso porque acabei de me formar em processamento de dados, distribuí vários currículos pela internet, não possuo amigos influentes na área, pois sou servidor público do estado(isso me queima um pouco por ser funcionário público) e a única vez que fui chamado para um teste na área de TI, foi graças ao QI. Praticamente não recebo ligações para a área de TI. Recebo mais pra área financeira e contábil, pois possuo CRC de técnico contábil. Ainda tenho que cursar várias linguagens e tecnologias para "tentar" ver se consigo entrar na área "pela raça", mas pelo que tenho visto do mercado, tá fazendo muita falta não ter um QI pra mim.

3/03/07, 23:08:35: John Sitsen - IP : 201.13.53****
    Nem sempre o QI é o ideal. Estou passando por essa experiência. Fui indicado à uma vaga, MAS, fui muito sincero ao meu gerente expondo os meus conhecimentos, e ele está sendo bem sincero quantos às cobranças e foi muito claro dizendo "Não é porquê está sendo indicado por fulano que vai ficar imune de ser dispensado por incompetência", por isso procuro correr atrás dos prazos e buscar o conhecimento para o perfil da vaga que era de Pleno e por sinal eu sou Júnior. Mas que nem um amigo abaixo falou não estou acomodado e estou fazendo de tudo para conquistar o meu espaço!

3/03/07, 18:24:44: Maria - IP : 201.90.243****
    Gente, tenho pensado seriamente em abandonar a area.Estou enojada em ver esse Q.I´s. Você trabalha, é um profissional responsável e competente e de repente vê a seu lado alguém aterrizar de para-quedas, sem conhecimentos profissionais e sem responsabilidade nenhuma e , na maioria da vezes ganhando muito mais do que você.E isso pq é filhinho de fulano ou indicado por beltrano....Isso dá nojo!E vc tem que fazer o seu trabalho e o dele tb. Gente, QI eu sei que existe em todo o lugar mas é uma P.. DE UMA INJUSTIÇA!!!

3/03/07, 16:42:33: Consultor - IP : 201.29.13****
    Imprescindivel não é, mas serve como porta de entrada. Mas não basta apenas se segurar no QI, tem de ser bom. Realmente é muito chato nas horas de lazer chegar uma pessoa só com interesse em se colocar utilizando voce como ferramenta de transporte e colocação; são os oportunistas que se acham o maximo e enchem a boca e dizem: "não fico desempregado, tenho um bom networking".

3/03/07, 14:06:43: Leandro Veloso leandroveloso@gmail.com - IP : 201.37.197****
    Consegui subir na vida através de indicações de amigos e algumas vezes havia gente mais qualificada que eu para a vaga. É a vida...

3/03/07, 11:08:58: Vinicius - IP : 201.78.94****
    A rede de relacionamentos é extremamente importante. Um amigo sempre me diz: "Gasto em torno de R$ 1 mil por mês só com networking". Este meu amigo está em todos happy hours, festas e qualquer tipo de enventos de IT onde há pessoas influentes e também da área de IT. Ele está sempre realizando cursos rápidos de IT e não perde nenhuma oportunidade onde possa reunir pessoas interessantes na área de IT. Conclusão, ele sempre esteve bem empregado em grandes empresas e ótimos cargos. Agora minha conclusão é que estou fazendo o mesmo!!! O resultado é fantastico!!! Pois todas as vezes que surge novas vagas numa empresa a primeira coisa que o responsável falava para os funcionários é: "Alguém conhece um pessoa qualificada e de confiança". Hehehehe a vida é assim!!! Temos que dançar conforme a música!!!!!

3/03/07, 06:36:46: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Olha! Eu acredito que existe um peso significativo para o (QI), afinal no mundo de TI um cargo tipo Coordenador ou Gerente ou até Diretor de TI, sendo uma posição de chefia ou um cargo de confiança, que realmente este tipo de atitude tem sentido, pois vem de indicações de sua rede de relacionamentos minimizando assim futuros problemas, mais creio que este peso em questões quantitativas fique em torno dos 25% em relação a uma contratação normal. Mais o bom relacionamento do profissional no mercado é muito importante em uma possível e futura recolocação, princimpalmente se busca cargos de chefia, aliados a isto domínio de lingua estrangeira e domínio de sua área de gestão bem como formação acadêmica e cursos, como ITIL, COBIT, MBA entre outros.

2/03/07, 20:14:58: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Hoje em dia acredito que sim!! Muitas pessoas estao na area de TI, e o costume brasileira de indicar o amigo, e um habito popular!! Estoua a 13 anos na area. Tempos atras isso nem existia, a pessoa tinha que ser boa, mas hj em dia a popularizacao e seus habitos se tornam comuma nossa profissao, assim como outra qualquer!!

2/03/07, 18:19:13: Marcos - IP : 200.12.277****
    Trabalho como gerente de TI em uma grande empresa nacional, terminei um curso de MBA na GV, no final de 2006. Era impressionante como o pessoal do curso me assediava, alguns chegaram a mandar o curriculum por email. Acho que este tipo de indicação é uma coisa que tem acontecer naturalmente, é desagradável este pessoal que se aproxima apenas com este tipo de interesse, já vi gente distribuindo cartão de visita em festa de aniversário de criança. Quando alguem que trabalhou com voce a muito tempo e estava desaparecido manda noticias, geralmente o curriculum vem logo depois. Comecei minha carreira como estagiário e cheguei a gerente, passei por 6 empresas, apenas uma foi indicação.

2/03/07, 18:03:42: Wagner Santos - IP : 200.14.209****
    Atualmente, com tantas pessoas despreparadas no mercado uma indicação sempre ajuda, mas colocar como imprescindível eu acho exagerado.

    Alguem pode até te indicar para uma vaga, mas depois que estiver lá, é você quem vai ter que entregar o prometido, sob pena de comprometer sua imagem e de quem te indicou.

    Quem reclama que os outros só conseguem vaga por indicação, na maior parte das vezes esta procurando uma desculpa e sente pena de si mesmo. Este tipo de postura não leva a nenhum lugar, é necessário encarar as deficiências e batalhar para supera-las, desta forma não tem como ficar desempregado



Anteriores:

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?