APinfo - Forum


É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?



9/04/07, 17:46:21: Jean P.Monzani jmonzani@zipmail.com.br - IP : 201.74****
    Eu espero que sim, apesar de que, estou afastado da área há alguns anos e já está dificil voltar para ela e, também estou envelhecendo e sentindo cada vez maiores dificuldades em recolocação, apesar de minhas experiencias anteriores, fiquei desatualizado e não sou aceito.

9/04/07, 10:30:58: Edson edson_goes@itelefonica.com.br - IP : 200.161.83****
    A possibilidade de envelhecer ou não ao meu ver é totalmente ridicula pois estamos esquecendo que somos seres humanos não um produto pré fabricado com tecnologia americanizada a qual existe uma qualidade pre determinada pela data de validade. Nao podemos nos deixar levar por uma ideologia cretina surgidas por teses malucas sobre a capacidade da força de trabalho,isto é balela pois estes loucos só querem depreciar-nos para que possam comprar por pechincha nossa mao de obra e vender o final do produto por miseros dolares americanos. Somos brasileiros temos uma capacidade tremenda e imensuravel, somos criativos e versateis os quais esquecido por nossos governantes consequentemente estas empresas estrangeiras com seus lobbystas aproveitam esta brecha para fazer o que bem entenderem principalmente nos extorquir, uma dessas formas é o lançamento de um modismo no mercado com ideias macabra se tornando quase apocaliptica para o resto de nossas vidas deixando-nos apreensivos de tal forma que nos degladiamos com unhas e dentes por uma recolocação no mercado de trabalho caso não conseguimos ficamos nos consolando com comparações de outrem para nos confortamos assim extinquindo o sentimento de culpa e fracasso. Nosso pais, nossos recursos e nos (cidadões brasileiros) somos explorados em todos os sentidos, o periodo colonial ainda persiste porem o que mudou foi a metropole e o metodo de exploração. Abraços

    Edson


7/04/07, 16:00:36: Senior - IP : 201.23.4****
    É possível sim, porém nem pense em deixar a escola, pois o efeito será recíproco deixando a escola será forçado a deixar a área. Por exemplo eu, quarentão, tenho 3 faculdades 3 pós graduações falo 4 idiomas e estou cansado de perder disputas com jovens com apenas o segundo grau.

6/04/07, 15:06:23: Edwal - IP : 200.171.10****
    Srs. tenho 48 anos, trabalho a 26 com mainframe, nunca fiquei muito tempo parado, e nos ultimos 15 anos, não sei o que é ficar sem trabalho, hoje não sou mais funcionario tipo clt, mas tenho um valor mes muito legal, e recebo em media 05 contato/mes de oferta de trabalho. Meu filho tem 21 anos, trabalha com plataforma SAP(prog. ABAP) a um ano e meio, e tbém recebe propostas constantemente, ou seja sempre será possivel o trabalho para qualquer idade e para quem é competente, honesto e comprometido, idade só 'pega' prá quem faz corpo mole, é 'problema' em um pais que possuem altas taxas de impostos e ingovernaça, fora isso, não existe idade para se parar de atuar, seja em TI ou qualquer outra área/atividade.

6/04/07, 12:06:54: Joyce - IP : 201.1.27****
    É possível sim. Até porque, como sempre surgem novas tecnologias e a tendência de quem está entrando no mercado é concebê-las, sempre é preciso profissionais especialistas em tecnologias que não estão no auge. Como hoje por exemplo, um nicho, profissionais que trabalham com Cobol. As empresas que não puderam migrar suas bases de dados, seus sitemas, precisam de profissionais que possam dar um suporte, manutenção.

    Isso não quer dizer que os profissionais de TI tenham que ficar 'engessados' em tecnologias mais antigas ou, naquelas que tenham grande experiência de trabalho. Basta ter vontade de aprender e sempre se atualizar com relação ao mercado.


6/04/07, 10:56:16: Velhinho!! Já fui!!! - IP : 201.1.218****
    Eu fui um garotinho prodígio nos início do anos 90, eu tinha 17 anos e era um mestre em VB 3.0 , bem agora sei C , C++ e assembler e outras linguagem novinhas como eu, que são utilizadas na indústria precisamente em programas que fazem programas para tornos CNC. A única plataforma de alto nível que hoje uso é o java, faço os frontends com ele, muito bom. Engraçado mas hoje eu tenho 34 anos, e sou papai, meu filho tem 14 anos e odeia informática, adora esporte e música , ao meu contrário que com essa idade já usa o basic no pc "amiga" hheheh. A verdade é que a "meninada" já ficou tudo velha , como disse um post abaixo, o Linus Torvalds,(criador do LINUX, resposável pelo Kernel do LINUX), ainda programa e já tem quase 40 anos. Mas viva a molecada sangue novo para nossa área, afinal os jovens já não são tão encantados por nossa área.

6/04/07, 09:34:22: André Ruiz andrerruiz@hotmail.com - IP : 200.158.24****
    Na minha opinião sim!

5/04/07, 14:31:08: Eduardo easouza@oi.com.br - IP : 200.222.105****
    Certamente. A pessoa tem que estar com interesse em trabalhar nos mais diversos ramos da tecnologia da informação. Como na nossa área trabalhamos por projeto, existe sempre oportunidades diversas. Temos que estar aptos a aprender novas tecnologias. Não podemos restringir a nossa participação no mercado. Quanto mais dispostos a assumir responsabilidades estivermos mais portas se abrirão. Não importa a idade.

5/04/07, 05:24:01: J. ALBERTO jals2000@superig.com.br - IP : 200.201.1****
    NÃO SÓ EM TI COMO QUALQUER OUTRA AREA NÃO DEVEMOS NUNCA DESPERDIÇAR O CONHECIMENTO DE UMA PESSOA DE IDADE, PRINCIPALMENTE NA AREA DE TI. EXEMPLO : NÃO SINTO CONFIANÇA EM FAZER UMA CONSULTA MÉDICA COM UM JOVEM MÉDICO, NÃO QUE ÊLE NÃO SEJA COMPETENTE. MAS PREFIRO FAZER ESSA CONSULTA A UM MÉDICO MAIS EXPERIENTE E EXPERIÊNCIA VOCÊ ADQUIRE COM O TEMPO E EM TI ACONTEÇE O MESMO. JOSÉ ALBERTO DE LIMA E SILVA


4/04/07, 22:50:12: Maria Caetano - IP : 201.78.24****
    É possível envelhecer trabalhando em TI desde, que os conhecimentos sejam jovens,ou seja atualizados. A experiência solidifica os conhecimento e oportuniza enfrentamento diante do inusitado, portanto pode até contribruir.

4/04/07, 20:57:32: Erivelton eopaes@yahoo.com.br - IP : 200.204.3****
    Vou resumir em uma frase que eu vou roubar da Biologia, mais precisamente da Teoria da Evolução de Charles Darwin:

    "Não sobrevirão os mais fortes, nem os mais inteligentes, mas sim os que melhor se adaptarem as mudanças".

    É esse o segredo pra "envelhecer em TI" e é assim em qualquer área.


4/04/07, 17:09:26: Oswaldo Simões osfilho@prservicos.com.br - IP : 200.220.18****
    Neste ano completo 38 anos de realizações de sucesso na área de tecnologia tendo iniciado nos difíceis momentos dos equipamentos "convencionais", e tendo atuado tanto no lado dos fornecedores, quanto nas áreas de desenvolvimento e suporte. Considero-me apto para executar atividades de comando, e/ou desenvolvimento estratégico, em função da experiência adquirida ao longo destes anos. É evidente que a atualização dos novos conceitos, produtos e novas tendências é fundamental, caso contrário a fossilização será certa. Mas este não é um previlégio da área de tecnologia, esta é uma realidade para médicos, advogados, administradores, etc.

4/04/07, 09:11:02: Paulo Farnocchi pfar_coyote@hotmail.com - IP : 201.6.189****
    Realmente não se trata de disputas ou competições entre profissionais, jovens e idosos (ou novo X velho - para ser mais exato e politicamente incorreto), devem sim fixar apenas um objetivo, proporcionar às empresas que nos contratam um ótimo desempenho, e fim ! Não estou, nem nunca estive a postos para um combate técnico, isto não importa, sempre me empenhei a trabalhar para a empresa, sempre aberto a fazer novas amizades, se adquiri novos conhecimentos (o que me posiciona em vantagem numa competição), faço todo esforço para colocar meus companheiros no mesmo patamar, e não tentar derrubá-los. Acho que os contratadores não tem esta visão não é mesmo ? Deixam os tiozinhos de fora por receio de estarem contratando um competidor que irá expulsar os que já estavam lá antes (?) - Conceito bem antigo - . Somos pessoas legais, lembrem que somos pais, como o de todos, gostamos das mesmas coisas, temos os mesmos problemas, estamos vivos também!

3/04/07, 23:07:55: Roberto Lembo lenbobet@aclnet.com.br - IP : 201.26.34****
    Não há o menor interêsse de evolução em automatismo e computação. E uma combinada com a outra, NEM PENSAR !!! O computador é apenas uma máquina de escrever. Os programas (p/"inglês ver" nosso desenvolvimento): Só os desenvolvidos no exterior, pagos c/o produto do nosso trabalho artezanal. Os MIDIAdores proclamam, disfarçadamente, isso. Evoluir, carece de tempo, esforço, privações e neurônios cansados. Se um profissional evolui de mero "batucador" de teclado p/o campo das idéias, deve ser "queimado". Estágio, significava aprender. Hoje, uma profissão. Aprender, é SER ADESTRADO. Para que conhecer os PORQUÊS ?!

    Alguns HERÓIS ainda programam em Assembler! São vistos como "sauros".

    Valorizava-se o conhecimento. Mas a idade, p/tanto, é desprezada na razão direta da quantidade de anos: Por conta da "MIDIAnização".

    EXEMPLOS!? Ouvir ao redor. O "PAPO", voga sôbre tecnologia ou programas de TV ?

    Não sendo formador de opinião, mas voltado a deduções, mais algumas informações:

    Oi, Analistas e Programadores! O assunto chegava a um consenso comum e um observador INVADIU a discussão DIZENDO que, SENDO A INTERNET DE TODOS, NÃO CABIA A NÓS NOS APROPRIAR DA MESMA. E, POR TAL CONSENSO GERAL, A NOSSA PROFISSÃO NÃO DEVIA SER REGULAMENTADA. E, nervosinho, foi-se. Tal consenso desconhecia que a INTERNET é efeito natural das nossas atividades. Talvez, e não é de se admirar, êsse consenso ache (apenas ache. Pense, nunca) que há um computador p/escrever, outro p/desenhar, outro p/pintar, outro p/controlar estoques, outro para ..... AND SO ON (já que êste idioma pode ajudar a envelhecer em TI).


3/04/07, 18:08:22: Ricardo rjpicchi@uol.com.br - IP : 200.168.7****
    Olha só... tenho, em meu modesto conceito, apenas 37 anos. Por volta de 1984, fugi de um curso, que detestava, de datilografia para enfiar a cara num curso livre de Cobol e Basic... Naquele tempo era tudo muito complicado... Meu professor, lembro-me como fosse hoje, era um cara que mau sabia se lavar... seu pescoço era escuro de cascão... mas ele, para eu e os demais alunos, conhecia muito...

    Por volta de 1989, fui trabalhar na área de informática, como era chamada naquele tempo ( Sabem aquilo: - Meu filho trabalha com informática...) de uma grande empresa. Lá os Nerd´s, eram muito diferentes daquele professor e conheciam muito. Com alguns mative contato e cheguei a vê-los sendo ingolidos pela informatização por falta de aperfeiçoamento ou até mesmo porque estavam velhos.

    De lá para cá, tenho visto uma figura diferente da outra. Uns falam muito e não fazem nada; Uns são mocinhos e também não fazem nada; Uns são bonitos; Uns são feios; e vice-e-versa.

    Pasmem: com apenas 37 anos eu já sou considerado velho. E você com 25, 26,... É muito simples... vá em qualquer site de Recrutamento e seleção e façam uma comparação. Pesquisem por faixa etária.De 20 a 25; de 20 a 30; de 25 a 30; de 28 a 32; de 25 a 35 e a partir de 35.

    Infelizmente, o mundo ainda é muito conversador. Quer coisa mais antiga do que Terno e Gravata?!

    A cada ano que passa nos deparamos com inúmeras pessoas "novas" e "velhas" que estão loucas para tomar o lugar de outra e ainda, com outra grande quantidade de pessoas "novas" e "velhas" em formadas e em atividade que estão prestes a perder seu lugar.

    Então, eu prefiro acreditar que um dia, todos nós sem exceção passaremos a vir todos os profissionais, apenas como profissionais, independentemente da sua idade, sexo, religiosidade e outros que tais.


3/04/07, 15:37:08: Lessa mlessa7@itelefonica.com.br - IP : 200.220.18****
    Trabalho na área de TI (mainframe) há 17 anos. Apenas dois anos e meio como CLT no começo da carreira. Quando menos esperava que alguém fosse contratado como CLT, pasmem mais tenho colegas com 62 anos de idade sendo admitidos como CLT atualmente. Acredito que hoje quem cuida do dia a dia em manutenção de sistemas não é a nova geração. Os 'idosos' ou 'dinossauros' como são rotulados é que mantem os sistemas funcionando. Pergunta para alguém novo na área, saindo da faculdade se fazem hora extra ou plantões em noites e noites em claro!!! Muito difícil, os dinossauros ainda existem, cego é quem não quer ver!! Acredito sem sombra de dúvidas que quem sabe, já sai na frente e ganha novas oportunidades independe da idade.

3/04/07, 14:16:54: Helder - IP : 200.153.245****
    Minha opinião:

    Áreas puramente técnica - prazo de validade bem menor para os profissionais. Áreas gerenciais - se vc com a experiência, consegue dominar processos de negócios e gestão de pessoas, aliando isso ao conhecimento tecnológico, vc não envelhece em TI.

    Como diria um sábio professor na faculdade: anuncie uma vaga de programador: chovem candidatos. Anuncie uma vaga de analista de sistemas com conhecimentos de processos, negócios e pessoas: é uma mosca branca no mercado.


3/04/07, 13:34:51: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.242****
    Por um lado, pode haver dificuldade para quem tem mais idade inserir-se num meio onde, rugas no rosto são consideradas uma "feiura tão feia", que retira até a dignidade de uma pessoa poder trabalhar numa atividade técnica, pressupondo que uma pessoa com rugas deveria estar numa posição superior na eminência de aposentar-se.

    Essa idéia é um espécie de monopólio disfarçado. Os jovens, permeados pela ambição de subir na vida, olham para o Velhote fazendo programas e acham isso um absurdo, os jovens se comparam a ele, pensam assim: - Será que daqui a 20 anos eu vou estar assim, como este Velhote ? Ah não, isso não jamais !!! Vou ser chefe, e depois chefe do chefe, vou ficar lá naquela salinha onde fica o chefe do chefe do chefe, onde lá sim, caberia o estereótipo do Velhote.

    Mas Velhote fazendo programa ? Não, isso é um absurdo. Se há algum Velhote fazendo programa é porque este Velhote é um ser humano defeituoso e deve ser banido.

    Bahhh, isso é conversa furada, para bom entendedor isso não passa de um dos desdobramentos de poder, de monopólio e etc. Jovens são assim mesmo, estão em alta velocidade, devem ser assim, pois caso contrário algo estaria errado com o mundo. Mas Jovens são tão inocentes quanto rápidos, ainda bem.

    Por isso que sou apaixonado pela área de TI, pois a própria voracidade da competição acaba diluindo o poder, não há monopólio que resista, quem faz melhor fará sempre, e pronto.

    Agora, de fato a área de TI não é nada humanitária, nem tampouco social camaradas, o Velhote tem que competir com a "Mulekada" e isso não é nada fácil mesmo, é um pega pra capá Velhotes, sai Pegando senão te pegam mesmo.


3/04/07, 13:08:19: Álvaro H. Fett ahfett@yahoo.com.br - IP : 200.161.11****
    Por experiência própria é quase ou impossível voltar a trabalhar na área de TI. Possuo 50 anos, 30 dos quais na área, cursos em plataformas altas e médias, gerenciando áreas de suporte, operação e Call Centers, atuei como Analista de Suporte por muitos anos, ou seja, conheço os dois lados da área de TI. Com o passar do tempo, as vagas vão sendo tomadas por pessoas mais novas, e os mais antigos vão ficando com os possíveis cargos que ou serão extintos ou serão os primeiros de uma lista de corte. Para os mais velhos as chances são ínfimas ou nenhuma.

3/04/07, 01:52:10: José Alberto jabitencourt@polmil.sp.gov.br - IP : 200.136.8****
    É possível sim. envelhecer e continuar trabalhando em informática, já que a experiência adquida nesse tempo é importante para estar resolvendo equações que requerem conhecimento aprofundado na aréa, no caso de main frame então nem se fala, quem sabe, sabe; quem não sabe não terá como adquirir experiência, já que com o avanço da tecnologia, hoje está tudo robotizado ou automátizado (é o caso da operação de computadores de grande porte) .

2/04/07, 23:51:14: Cassio - IP : 201.13.****
    Acredito que sim, conheço várias pessoas com muita idade (e experiência) que continuam trabalhando na área e são bastante requisitadas.

2/04/07, 12:55:22: Paulo Farnocchi pfar_coyote@hotmail.com - IP : 201.6.189****
    Todos acham que é possível, ninguem contesta, mas a realidade é que os empresários, selecionadores, pessoal de RH, não correspondem a esta proposição, há um numero enorme de novos profissionais entrando no mercado, e, claro com salarios bem baixos (?), o que faz crescer a ganancia, ou algum outro sentimento destes selecionadores, e nós, considerados dinossauros, caros, cheios de conhecimentos impagáveis, ficamos de fora, esquecidos, como se não tivessemos nenhum compromisso financeiro.

1/04/07, 21:45:12: Luiz Carlos lctimbo@gmail.com - IP : 201.5.6****
    Lógico que é possível envelhecer e continuar a trabalhar com TI. Afinal de contas a velhice não torna as pessoas burras, pois quem tem cérebro não o perde com a velhice.

1/04/07, 20:34:04: Byron S. Júnior - IP : 200.148.9****
    É possível sim. já comentei sobre o pessoal de Cobol e DB2 e lembrei também dos Analistas de Processos. Hoje por causa de Lei Sarbanes, Basiléia 2, Compliance, etc. as empresas (incluindo Consultorias) querem ser certificadas pra continuar a operar. Quem está mapeando os processos das empresas, utilizando softwares de ponta pra isso, são os Analistas de Processos, que também já estão cinquentões. A nova geração desconhece a importância de conhecer os processos numa empresa e ficam mais focadas em Java, SQL, Oracle, Dot.net, etc. e não percebe essa carência de profissionais no mercado. Abraços.

1/04/07, 16:59:58: Miguel Lima bacilos@ig.com.br - IP : 201.74.16****
    É claro que é possível, se o profissional está sempre se atualizando na área de TI. Além do mais este profissional que já tem um certo tempo na área de TI possui uma bagagem de experiência o que é um diferencial.

31/03/07, 15:20:13: Fabiano - IP : 201.43.209****
    CLARO QUE PODEMOS TRABALHAR NA AREA DE TI QUANDO ENVELHECEMOS... AFINAL TI É TUDO DE BOM, SE NÃO PUDER FAZER SUPORTE, PODE PROGRAMAR, SE NÃO SOUBER PODE DAR CONSULTORIA... É UM INFINITO DE OPÇÕES... TECNOLOGIA É TUDO....

31/03/07, 12:12:56: Neutron - IP : 201.26.200****
    Concordo com a Luanda, na área de TI é onde mais vejo gente com idade superior aos 40 trabalhando com garra.

    As empresas sérias sabem valorizar esse pessoal.

    Tinha um amigo meu que estava trabalhando de consultor com 68 anos de idade, liderou a frente financeira do projeto e o cliente elogiou-o muito ao termino do go-live.

    Então é questão de ter vontade e mostrar o seu valor, a idade é apenas um fator como varios outros.


31/03/07, 12:03:35: Luanda Luanda@hotmail - IP : 200.158.167****
    NA minha empresa , no departamento de desenvolvimento, analista junior tem 30 anos... uma mulher que manda muito bem, mas foi fazer faculdade com 27 anos depois de casada... analista pleno tem 35... e os caras senior,.... tem por volta de 40, 45... (sou da area de desenvolvimento)... Tem uns caras la de suporte com 20 anos, mas ganham uns 800 reais... eu trabalho numa multinacional de tecnologia... CLT...

31/03/07, 11:52:12: Luanda Luanda@hotmail - IP : 200.158.167****
    E tem outra coisa, outro dia eu fui fazer uma reciclagem, porque preciso aprender do zero uma arquitetura de programacao e só tinha criancada... ele faziam cada pergunta?... nao tem ideia de como os sistemas se integram junto... como funciona as tecnologias rodando juntas, fazendo integrações entre diversas plataformas diferentes... Ai quando o curso terminou o professor deu sugestao do grupo fazer um simulado para certificaçao... entao a classe toda tirou por volta de 20% na prova... ai eu fiz por volta de 50%... entao veja... minha experiencia me deixa a frente de quem esta comecando mesmo eles tendo muito energia... mas experiencia e conhecimento é o que conta... e para entrar numa consultoria ou empresa grande amigo! tem que fazer prova! AI SO quem sabe é quem passa!

31/03/07, 11:47:46: Luanda Luanda@hotmail - IP : 200.158.167****
    Olha... tenho 34 anos... e fiz meu primeiro curso em 1985 num CP500... E já passei por algumas multinacionais... e estou bem hoje... E sempre penso neste assunto uma coisa me vem a cabeça... A microsoft mudou o mercado, e nao existe ninguem muito velho na area porque todos tem que ter por volta da idade do BILL GATES... nao acham?... na época do meu avó era muito dificil trabalhar em informatica, nem tinha!... MAs na IBM em hortolandia tem uns caras lá com 55, 60, que estao bem, sao joviais, estao sempre se atualizando, e eu nao trocaria um cara porgramador daqueles por um bebe estagiario de 20 nem a pau!... o cara nasceu com os micros...

31/03/07, 08:39:25: lbarroqueiro - IP : 201.64.74****
    em ti existe um desgaste muito grande justamente devido as novas tecnologias.Você começa estudando uma linguagem se aperfeiçoa nela,trabalha com ela e com sua estrutura e em 5 anos tudo muda.Quem já programou muito como eu sabe do que estou falando.Vc simplesmente não esquece uma linguagem,limpa seu cérebro e começa do zero.Isso é uma desvantagem.A segunda é que vc não pode ficar pra sempre programando, ou vc sobe na carreira e aí vem todos os fatores que aqui já foram citados exaustivamente(Desgovernos ,Consultorias,QI) para que isso ocorra ou você muda de ramo.Não tem como uma pessoa na faixa dos 40 competir com um de 20 pois a experiência em TI é muito relativa,conta muito mais a inteligência e a capacidade de se adaptar ao mundo novo.E aí o jovem estaria mais apto justamente por ter sua mente mais limpa.Desculpé pessoal,mas li um comentário de um cara de 30 e parece q ele acha q é velho.Envelhecer significa chegar na casa dos 60,70.Então a resposta é com certeza não.independente de fatores governamentais,trabalhistas e oportunistas.

31/03/07, 02:08:46: mais um rotulo bobo entre outros, fazer o q? - IP : 201.7.19****
    É possivel envelhecer em TI ou TI acelera seu envelhecimento, Eis a questão? nos estudamos para n tecnologias, certificações,cursos, idiomas, até facu TOP, ai pergunto para que? para um amigo meu que só tem o segundo grau ganhar mais que eu vendendo meia duzia de carro semi-novos e ainda tenho que aturar isso "Estudar para q?"

    Agora pouco importa ser jovem ou ter seus 40 anos, a capacidade de inovação é a mesma e na area de TI tudo muda muito rapido, entaum até mesmo jovem pode ficar desatualizado, para ideias e estudo não há idade, apesar de ter meus 20 e poucos anos, acho que chamar de "dino" os mais experientes é uma bobagem ou desculpa para trocar por meia duzia de estagiarios de 800 mangos., os famosos consultores "CREATE TABLE"


30/03/07, 20:15:49: marcelo2 - IP : 200.206.218****
    davi vc e dono de consultoria de TI...

30/03/07, 11:32:40: David dmellop@gmail.com - IP : 201.19.202****
    Pessoal, li todos os comentários e o que me vem à cabeça é a incrível capacidade do ser humano, de sempre encontrar justificativas ou desculpas e nunca assumir os erros ou tomar as rédeas da própria vida.

    É claro que é possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI. A questão é se o profissional vem se preparando para quando a idade chegar. Ficamos mais preocupados porque a tal consultoria de TI paga mal....então se prepare bem para conquistar uma vaga em uma empresa decente..."os jovens estão querendo dominar a área de TI"...é óbvio...a população não pára de crescer e cada vez tem mais gente precisando de lugar no mercado de trabalho..."não quero ficar programando para o resto da vida"....e você está se preparando para mudar isso alguma dia? já pensou em desenvolver uma segunda carreira? já pensou em desenvolver novas habilidades para assumir cargos mais elevados no futuro? cargos esses que dão mais valor à idade e a experiência.

    Estou com 30 anos e desde os 22 venho sempre pensando na minha carreira para os próximos 5 anos.....hoje tenho um plano A e um plano B para minha carreira. Como isso, são 10 anos de TI e estou muito bem resolvido profissionalmente. Mas acham que me acomodei? nem pensar..tenho planos para daqui 5 anos e 10 anos....

    Mas continuem pensando assim e colocando a culpa nas consultorias, no mercado, nos jovens, nos velhos, no Lula, no Bush, no tempo e no que mais quiserem....e continuem achando que cada um de nós não somos responsáveis pelas nossas carreiras...desta forma sobram mais vagas...


30/03/07, 09:55:11: Marcelo2 - IP : 200.206.208****
    Olha infelismente na area de ti existe um cancer chamado consultoria de TI que minha opiniao e o mal da informatica, essas vendem o mais barato e mais bonito(jovem), nada contra ja fui um tambe acho que todos tem espaço, tem uma empresa em hortolandia que busca apenas jovens de 16 a 24 anos para trabalhos em TI , divulgado isso em jornal estado de Sao Paulo, acho que a area vai mudar pois a escasses destes profissionais refletem que o jovem nao e tao burro assim, mas mesmo assim fica o aviso.. E aqueles de 24 para cima , porque a empresa nao pega??

30/03/07, 08:57:45: Marcelo - IP : 200.206.213****
    É possível sim, esta palavra "Envelhecer" deve ser retirado no ponto de vista do que se refere a "IDADE", vejo ótimos profissionais no mercado de TI e deram continuidade de suas carreiras dentro desta área. Existe sim uma adaptação ou mesmo com passar do tempo, se identificar dentro da área de TI para uma nova função. Tenho 36 anos, estou há mais de 7 anos nesta área, é necessário se capacitar para as novas tendências no mercado e se encaixando dentro de áreas que atenda a um certo perfil de uma empresa. Aos jovens que estão iniciando, sempre é necessário uma dose de humildade, pois aprender e trocar experiência com pessoas que estão há mais tempo no mercado é fundamental para o sucesso da sua carreira.

    PS: As empresas de Consultoria em TI, que tercerizam a mão de obra, deveriam ser muito mais avaliadas no que se refere ao custo de um profissional de TI, pois conheço algumas que desvalorizam e muito um profissional para aumentar seus ganhos e lucros sobre o mesmo. Isto é só um protesto.

    Boa Sorte a todos


29/03/07, 19:01:08: Alexandre - IP : 201.83.59****
    Já vi que , ninguém entendeu a pergunta. Sim, é possivel sim, pois não é só com Programador ou Suporte Técnico que podemos desenvolver nossos trabalhos em TI, e não é só vivendo de escravo pra essa "consultoriazinhas",podemos depois dos 30,40 muito bem continuar na área de TI, como uma dessas "consultoriazinhas" e escravizar os novatos.Não existe "velho" pra trabalhar em área alguma, velho é o preconceito de quem o acho isso.

29/03/07, 18:07:18: Reginaldo Aos mais velhos!!! - IP : 200.241.20****
    Acho que é possível sim envelhecer e continuar trabalhando com TI, porém cada vez mais tem sido mais dificil, a nao ser em tecnologias como mainframe ou mesmo programação como Cobol, C/C++. Agora uma coisa que eu penso é que, muitos aqui querem passar a idéia que somente os mais velhos tem conhecimento ou só essas pessoas que podem atuar no mercado ou que só eles estão capacitados para atuar em TI. Eu penso o contrário, acredito que os mais jovens podem sim atuar em TI e adquirir competências e conhecimento adequado para trabalhar nessa área e ser bem sucedido. Acho que uma pessoa que nao entende nada de computação e consegue entrar numa boa universidade tipo USP, unicamp ou federais em geral acaba por conseguir um conhecimento e uma base muito sólida da área de TI, onde após formado bastara dar continuidade a sua formação complementando com especialização por exemplo.

29/03/07, 16:38:55: Marcos - IP : 200.171.12****
    Camaradas da TI.... Respondo este tema do forum com a estrofe de um samba que admiro a letra... "A humildade não existe em você, Não é uma virtude sua... Sua vaidade lhe impede de ver a verdade nua e crua.... Que você dveio depois de nós, muito depois... E é o que restou da raspa do tacho... e quem chegou depois na vida tem mais que respeitar NUMERO BAIXO... Numero baixo é todo velha guarda, todo ex-combatente, todo fundador todo linha de frente, que riscou seu nome com força no chão... Aí vem você, que nem sequer se livrou dos cueiros, vem cantar de galo no nosso terreiro, cuidado, olhaí, vê se presta atenção...." Amigos NOVATOS, não se ofendam...é só uma letra de musica.. tenho 42 anos (17 de TI) e com situação profissional bem resolvida...... ABRAÇOS.

29/03/07, 10:10:30: Ricardo - IP : 201.67.13****
    Interessantes alguns comentários postados aqui... Garotos recém-saídos de uma faculdade, que conheceram um PC para fazer desenhos no Paint ou jogar "Prince of Persia", "Pitfall" e correlatos e que pensam que sabem de tudo... Provavelmente se perguntarmos a eles se conhecem, ou conheceram, algum computador "antigo", eles dirão que sim: "O MAINFRAME!!!". Manual de faculdade... ninguém merece... Perguntemos sobre CP 200, 500, TK 85, 90, 2000, Commodore AMIGA... Pergunta básica da maioria: "O que é isso?" Sou um dos "velhinhos" da área de T.I. Não sou programador (além do BASIC), atuo na área técnica e de redes, não me formei em faculdade pois tive que largar e só tenho cursos de qualificação, fora ser autodidata na grande maioria do meu conhecimento. Mas tenho algo imprescindível - disposição. Aos 38 anos, ainda posso muito bem fazer a "tal" da faculdade só para ter um enfeite de parede que chamam de diploma, e concorrer com qualquer um desses garotos... Se vou ser feliz? Quem sabe? Mas eu, ou todos os outros que são mais velhos do que eu, temos total condição de continuarmos na área de T.I. e sem dúvida alguma, manter salário e padrão de vida como na época em que começamos. Amor ao que se faz é bom, dinheiro é ótimo... A junção dos dois é que faz um profissional perdurar em sua área até o fim... Abraços a todos os colegas "velhinhos" de profissão... e aos novatos também.

29/03/07, 10:10:00: Flávio Lacks flavio.lacks@uol.com.br - IP : 201.81.****
    Claro é possível, aliás as empresas deviam pensar mais nisto, a experiência adquirida ao longo dos anos, nem só pelo avanço tecnológico quanto nas pessoase empresa que passou ao longo da vida, maturidade em TI deveria ser um item a ser considerado, e outra, o quanto é velho para se trabalhar em TI ?

29/03/07, 08:35:41: Fábio Pietro pietro@parallax.com.br - IP : 200.225.9****
    É possivél sim, mas depende da atuação do profissional, alguem pode este muito velho para atuar como programador de baixa plataforma (não é minha opinião, é a opinião das empresas), mas não para a plataforma alta.

    Na verdade acho que o problema é para atuar na programação, não vejo preconceito das empresas para funções de coordenação e analise (um pouco nesta talvez).


28/03/07, 22:28:05: Pimpolho - IP : 200.98.2****
    Na minha opinião, para as pessoas que trabalham na área de TI chega uma hora em que vão ter que fazer uma escolha se quiserem parar de ser programadores e ainda ficar na área, um caminho em "Y" surge: ou você vai pra área acadêmica e vira professor da tecnologia que aprendeu ou então vira coordenador de projetos. Eu não sei se vou pra nenhuma das duas vertentes e penso até em prestar algum concurso público devido à estabilidade que oferece, mas por enquanto vou empurrando com a barriga meu trampo de programador, que, apesar de tudo, não acho tão sacal assim.

28/03/07, 21:24:43: Lu - IP : 200.206.218****
    Olha tudo que vi e mentira area de TI e preconceituosa sim apenas para os de mainframe eles liberam a vez, senao so moleque entra nunca vi uma area tao porcaria quanto essa, tenho experiencia e sou substituido por molques so por causa do valor hora!! Poxa minha exprencia e primordial ou nao ou so as consultorias e que tem a vez e vem pelo mais baratio o "criente" ta certo? Poca vergonha!!!

28/03/07, 15:01:02: FAA faabreu@email.com - IP : 200.142.12****
    Antigamente eu achava que não, mas estou mundando de idéia, porem com a premissa que existem fases na vida profissional de uma pessoa. Mesmo não sendo uma receita de bolo, acho que depois dos 30 anos um profissional técnico deve iniciar um processo de migração para um escopo mais gerencial e de negôcio e em paralelo investindo em uma empresa que SEJA sólida (CLT FULL) e lhe ofereça um plano de carreira. Conseguindo isso, invista você em capacitação gerencial e de negócios (por exemplo MBA de gestão de finanças e negócios ou Gestão de TI, etc..), tenho visto pessoas seguindo essa receita bem colocadas / remuneradas no mercado como coordenador e gerente de empresas de porte. Ah.. e seja especialista em uma área! Você pode entender muito de TI, ser um ótimo generalista, mas tenha na manga uma especialização para ser o seu cartão de entrada. ex.: SAP,BI,Oracle APP etc.. Abraço a todos.

28/03/07, 14:17:43: henrique - IP : 200.142.10****
    Olha a faixa etaria do pessoal que mantem a plataforma alta funcionando.... Veja a media de idade dos programadores cobol...

    Nao so e possivel com e essa turma que mantem os "sistemas de verdade" funcionando.


28/03/07, 13:30:44: Alex alexpereiraregis@bol.com.br - IP : 200.254.6****
    Sim, é possível envelhecer e continuar a trabalhar na área de TI! Alguns fatores consistiriam na permanencia do profissional nesta área tão progressiva em suas inovações. Um deles é continuar cultivando sua identidade como profissional da área, sempre procurando manter o seu ritmo com base aos diversos ritmos de atuação e enrriquecer o conhecimento segundo os avanços tecnológicos. Esta atuação varia muito de profissional. Entra o aspecto psicológico, onde abrange os seus projetos futuros e uma sérei de requisitos que, poderão pôr, ou não, em risco o prazer de continuar crescendo e manter no mesmo ritmo. Pra vocês terem uma idéa o socio da empresa onde trabalho demonstra um ritmo de trabalho invejável. E o que prevalece é o fato de enxergarmos nele, o prazer que o tem de atuar nesta área. Tem mais de 54 anos e trabalha como um profissional de 20. Portanto é muito relatico e depende muito do profissional, do seu cerne, o âmbito familiar, futuro e o nível de desgaste que muitas vezes o impulsiona a pensar: "Já cheguei a esta idade, será que vale a pena continuar a investir?". Para outros, esta muito longe de chegar a esta conclusão, porque dentro dele corre nas veias, o sentimento de AMOR para com o trabalho. Uma boa tarde a todos e ressalto o quanto é relevante as opniões de todos. Tenho aprendido muito tambem... Abraço a todos.

28/03/07, 13:01:23: Fernando - IP : 200.213.105****
    A area de TI é um tanto quanto ingrata, no que diz respeito a carreira.

    Em medicina, quanto mais bagagem , estudo, experiencia e vivência o profissional tem, mais respeito ele adquire na sociedade e como conseqüencia, mais clientes e ganhos ($$$) ele possui.

    Em TI, quanto mais bagagem, estudo, experiencia, o profissional custa caro, pela Idade é tido como o tiozinho do departamento, é o famoso JAVALI,ja vali pra isso, ja vali pra aquilo,etc

    O que eu vejo acontecer com naturalidade, são as pessoas mudarem de area, sairem do que é tido como area tecnica e partir para o lado mais gerencial.Mas nem sempre é possivel tal transição, pois tudo na vida exige-se experiencia e nem toda empresa permite tal proeza.

    Abraços


28/03/07, 11:00:50: Delion - IP : 200.207.17****
    Olá a todos,

    Sou uma pessoa nova na área e depois de começar a ler alguns comentários desse fórum pude tirar algumas conclusões. A primeira delas é que realmente é difícil encontrar profissionais acima de 30 anos de estrada. Como disse sou novo na área e talvez seja por isso que não me deparei com nenhum profissional nesse perfil. Talvez sejam poucos mesmo, até por serem menos dinâmicos e menos flexíveis para mudanças, que é inevitável em TI. Por outro lado acredito que os "novatos" assim como eu, deveriam dar valor e atenção quando tem a oportunidade e privilégio de atuar do lado de um profissional mais experiente, mesmo que o ele não tenha dinâmica ou seja fechado para novas tecnologias. Acredito que um "velhote" como muitos disseram aqui, tem muita coisa para ensinar além disso como por exemplo jogo-de-cintura para tratar determinados assuntos que nós, mais novos, muitas vezes não temos.

    O novato que consegue enxergar isso tem em suas mãos a oportunidade fundir o seu dinâmismo e "pique" com as experiências dos profissionais mais maduros. Acredito ser isso que as empresas procuram hoje.


28/03/07, 10:07:45: Sharon L - IP : 200.186.153****
    Bem, percebo que as respostas se distorceram mediante a pergunta. A questão não é: Qual a melhor idade para se trabalhar com TI? Nem, se os mais experientes ou menos experientes tem condições técnicas, financeiras ou pessoais para trabalhar com TI.

    É POSSÍVEL ENVELHECER E CONTINUAR A TRABALHAR EM TI?

    Na minha opinião, sim. Veja porquê.

    TRABALHAR EM TI, não necessariamente significa TRABALHAR PARA ALGUMA EMPRESA OU ALGUÉM DE TI. Pode significar trabalhar para você mesmo e, fazer com que esse trabalho gere dinheiro para você.

    Sei que estou sendo genério ao falar "trabalho", porém é deve e obrigação de cada um, usar a CRIATIVIDADE para resolver o PROBLEMA abaixo:

    "Que devo fazer para NÃO envelhecer numa empresa de TI, atendendo chamados, trabalhando de madrugada e finais de semana perdendo datas familiares importantes, atendendo celulares, bips, telefones pessoais a qualquer hora e data do ano. O que devo fazer para NÃO ter que aguentar chefes hipócritas que nem são especialistas técnicos e tão pouco líderes de equipe".

    O QUE DEVO FAZER PARA ENVELHECER FELIZ, COM SAÚDE, FAMÍLIA E TENDO RENDA ATRAVÉS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO?

    Bem, não vou falar o que estou fazendo, pois terei concorrentes.

    Veja, cada um é responsável pelo seu futuro.

    Se não leram PAI RICO, PAI POBRE. SUGIRO QUE LEIAM JÁ.


28/03/07, 09:35:57: Diogo T. Ueda diogoueda@hotmail.com - IP : 201.83.24****
    Não, Porque o grande volume de Pessoas com menos idade esta absorvendo todo o mercado seja e suporte ou desenvolvimento de sistemas,os famosos micreiros e também porque gera um custo menor para a empresa a mão de obra em mais barato.

28/03/07, 08:30:38: wilson - IP : 201.42.202****
    O debate está distorcido. Não é nossa opnião que conta, mas a daqueles que decidem, daqueles que ditam as tais "regras de mercado", as mesmas que nos fazem ENGOLIR propostas como "FLEX" - "PJ" e tantas outras MARACUTAIAS - Pseudo Legais. Tem muito profissional experiente no mercado, como também tem muito profissional barato. A empresa decidirá pesando os quesitos que mais se encaixe em suas necessidades. Quando a oferta é grande, a seleção também é. É natural que neste modelo VORAZ, de capitalismo SELVAGEM, as pessoas de mais idade tenham maior dificuldade para se alocar. Restam alternativas como treinamento (pouco remunerada ) e concursos (pior que vestibular). Eu mesmo estou na faixa etária de mais de 40 e sinto-me inseguro. Estou desempregado ainda por cima. Falta muito para nos sentirmos uma CLASSE DE PROFISSIONAIS: POLITIZAÇÃO DA CATEGORIA - levando à conquista de: REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO - ELIMINAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES PJ / FLEX / ETC... - RENOVAÇÃO TOTAL DA DIREÇÃO SINDICAL SINDPD, QUE NÃO REPRESENTA NOSSOS DIREITOS DE FATO (está cobrando para fazer homologação - ABSURDO).

28/03/07, 03:08:30: Mauricio W mwaldige@hotmail.com - IP : 200.216.111****
    Vi um dizendo que os Velhotes são mais lentos no aprendizado e demoram mais para sacar as coisas, sim, claro, mas deixe-me ver melhor...

    Vi outro dizendo que os Velhotes custam mais e precisam de mais, logo são inviáveis. Como ? Se justamente o os Velhotes são capazes de se divertir sobrevivendo com muito pouco ?

    Vi outro dizendo que os Velhotes tem a mente fechada para novas soluções, mas percebe-se que justamente são os Velhotes quem têm a sensibilidade para identificar as soluções adequadas, nem sempre as aparentemente melhores ou mais inovadoras.

    Vi outra dizendo que os Velhotes que atuam na área técnica são os infelizes que não conseguiram ser excecutivos, como se programar fosse uma tarefa degradante, sim é um pouco difícil, dizer sobre isso é como tentar explicar uma piada, é melhor não tentar falar nada.

    É. Mas posso dizer que os Velhotes ganham enquanto os Guris tentam arrancar.

    Em TI as leis de mercado aplicam com mais naturalidade do que em outras áreas, pois o conhecimento e a capacidade de realização sobressaem-se entre valores tradicionais em outras áreas. Isso é o diferencial entre o mercado de TI e outros mercados.

    Esse papo de seguir carreira em empresa galgando cargos aplica-se cada vez menos em TI. O importante é conseguir resultado, seja fazendo o sistema funcionar, seja projetando e planejando, seja controlando pessoas, seja ensinando, a idade não importa, o Pedigree acadêmico pouco importa, funcionar bem é o que importa. Há algum mal nisso ?


27/03/07, 21:17:23: Marco - IP : 201.43.76****
    Pessoal, Esqueci de fazer um comentário que acho relevante: se você pretende aumentar seu salário com o tempo, é OBVIO que as posições técnicas NÃO SÃO o melhor lugar para fazer isso. Com certeza o caminho é chegar a alguma chefia ou diretoria, a não ser que o seu conhecimento te coloque numa posição especial em que você cobre o que quiser que o mercado paga -mas aí neste caso, quantos de nós chegam a esse ponto? Saúde e progresso a todos, Marco

27/03/07, 20:18:51: Andrea andreakt@bol.com.br - IP : 201.69.13****
    Concordo desde que já esteja ocupando um cargo de gerência, aos 35 anos ainda não consegui chegar lá, portanto estou sentindo o peso da idade, vejo que experiência e competência não importam, pelo menos no meu caso. Se tiver uma certa idade e já ocupa um cargo de gerência Parabéns !

27/03/07, 18:02:00: Marco - IP : 201.27.19****
    Concordo com quase utdo que se falou sobre os mais velhos, exceto pela qualidade do aprendizado e pela capacidade de trabalho - isso é pura discriminação. E também tenho uma pergunta a todos do fórum: se pela opinião de muitos não é "legal" envelhecer em TI, o que vocês esperam estar fazendo daqui a uns, digamos, 20 anos - vendendo sanduíche na praia? acho difícil...será que não vão estar ainda em TI, ensinando lições aos mais novos? humildade é bom às vezes - todos vamos envelhecer! Um abraço a todos, Marco

27/03/07, 16:20:56: Carlos - IP : 200.142.12****
    O desafio é que normalmente os profissionais de 40/50 anos acabam se deslocando para cargos gerenciais para manter a curva crescente do salário. Isso ocorre porque é complicado para qualquer um aceitar que você precisa se reciclar, se atualizar, se esforçar, etc. etc., não para ganhar mais, mas para continuar ganhando a mesma coisa (?!). Ou seja, o cara sênior Cobol resolver que vai ser sênior em Java, investe, se esforça, etc. para manter a remuneração, não para aumentar....

27/03/07, 16:20:26: Carlos - IP : 200.142.12****
    Acho que é possível sim. Os programadores e analistas Cobol dos bancos estão aí para comprovar. A tendência do ser humano é ficar preso aos seus paradigmas, por isso não é tão comum, por exemplo, um desenvolvedor .NET ou Java com mais de 40 anos. Mas é totalmente possível o profissional entrar em uma sala de aula aos 50 anos e aprender a mesma tecnologia que o garoto de 20 anos e combinar isso com sua experiência.

27/03/07, 16:02:17: Gamaliel gamaliel@cti.com.br - IP : 200.204.19****
    Concordo plenamente mais só poderá envelhecer se continuar acompanhando a evolução em todos os quisitos, principalmente em governança e infra.


27/03/07, 15:13:46: Maximus - IP : 200.149.20****
    Respondendo friamente à questão “É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI?” é evidente que SIM (sem entrarmos no mérito da facilidade de colocação ou do salário). Afinal de contas, trata-se de uma atividade intelectual (e não eminentemente física).

    Como já disseram, as pessoas que não são acomodadas continuam aprendendo, se aprimorando e acumulando experiência. E com tantos “pernas-de-pau” por aí, que tentam compensar a falta de habilidade correndo, os velhos “Romários” continuam mostrando seu futebol, porque sabem finalizar e já fizeram isso “1000 vezes”.

    No entanto, não se ponderou sobre o peculiar momento da curva evolutiva que vivenciamos. Finalmente o processamento de dados, a informática, a tecnologia da informação (ou, seja lá, como quiserem chamar daqui pra frente) deixou de ser novidade. Ninguém no mundo civilizado é indiferente a esta revolução. Mesmo que a pessoa não tenha acesso a computador, sempre acabará utilizando um caixa eletrônico ou sendo atendido por uma URA.

    Nós, que já temos mais de vinte anos de “janela” (como se dizia antigamente), “vimos nascer” e crescemos junto com esta tecnologia. Logo, é natural que consigamos acompanhar sua evolução. No entanto, é preciso lembrar que nossa educação fundamental era levada mais a sério, nossa formação acadêmica era melhor (raros os mestres que não eram especialistas em PD) e os nossos estágios formavam profissionais (naquela época não era brincadeira, enquanto hoje parece piada de mau gosto).

    Eu e meus contemporâneos nos garantimos e continuaremos nos garantindo enquanto for necessário. Mas não acredito que a maioria dessa garotada – que acha que desenvolver sistemas é igual a jogar videogame e se sente especialista por ser USUÁRIA daquilo que NÓS desenvolvemos – consiga chegar lá também.


27/03/07, 14:44:29: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Olha realmente area de TI esta muito decepcionante mesmo, empresas de TI que surgem sem mais nem menos, grandes empresas de TI que aparecem por questoes politicas e para aproveitar das oportunidades e questoes trabalhistas, gente que tem mania de contratar pessoas mais jovem por razoes de valores mais baixos, e principalemnte uma classe de trabalhadores que alem de nao se unirem tem uma mentezinha cada vez mais cafona. Quanto a envelhecer em TI olha eu nao sei, foi o qe disse antes depende do que vc sabe ou que precisam, mas lamento muito que nos estejamos num caminho tao triste e xexelento!!!

    abraços27/03/07, 15:12:07


27/03/07, 13:50:15: Angel x@bol.com.br - IP : 201.58.23****
    Não há restrições quanto à idade, se o profissional se manter atualizado em relação ao mercado, os profissionais mais antigos podem competir e com vantagens com os profissionais mais novos.


27/03/07, 12:52:15: Marcao marcosdpetry@gmail.com - IP : 201.86****
    Nunca li tanta besteira junto dos ditos novos programadores novos das novas siglas do mercado do T.I. Tem caras ae q saem da graduacao, da pós, do curso professional nao sei oque autorizado e nao sabem fazer um Select SQL pra acumular os valores de um movimento de estoques, mas sao "Gerentes de T.I", sem desmerecer qq tipo de graduacao ou formacao. Isso sim, deve ser "caro" pras empresas do que os profissionais trintoes ou mais aqui taxados de "velhos"... Ter que procurar no google ou ir na lista da linguagem da moda pedir ajuda e ver posts do tipo "help no select", "pau nao sei no que"... pra problemas que nao eh só o "saber mexer" com a sigla da moda...realmente deve estar valendo mais q ter pensamento lógico e experiência... Infelizmente os contratantes tem sido figuras q se informam em T.I.,pelas ridiculas colunas de info de jornais dominicais ou revistinhas interessadas mais em anuncios de seus fornecedores. Enquanto isso, vamos ganhar dindin arrumando essas porcarias q esse "guris" fazem....

27/03/07, 12:32:36: Paula - IP : 200.169.133****
    Pessoam falar que ter 40, 50 anos é idade avançada foi de doer... Eu tenho 30 anos e lendo esse fórum percebo que as pessoas acham que nunca vão ter essa idade, que terão eternamente 20 e tantos anos...Lamentável.

    A turma dos "enta" tem orgulho de sentir o peso da experiência e não da idade, idade é um detalhe...Numa consultoria onde trabalhei um grande banco solicitava só os profissionais experientes em COBOL (leia-se profissionais com mais de 35 anos), juntamente com o pessoal de processos que tem grande importância no mercado atual. Ontem mesmo recebi um CV de um "Arquiteto de Sistemas" de vinte e tantos anos, dizendo-se certificado, PMI e o cambau, com erros sofríveis de português.


27/03/07, 11:12:20: Henrique - IP : 200.152.3****
    No meu setor, suporte, tem um senhor de 67 anos, que chegou junto comigo para aprender o serviço, remanejado de outro setor, que nem eu com 27 anos. Apesar da idade avançada, ele programa mais Javascript, VBscript ( ASP ) que eu. E agora tá aprendendo suporte a Mainframe UNISYS, um negócio complicado para caramba.... Eu estudei COBOL na faculdade, não fui muito com a cara, mas se disserem para mim que tenho de aprender COBOL não há nada demais.... É uma linguagem até fácil, embora o compilador seja um porre... Ainda mais no Mainframe que o compilador é COBOL 74. Enfim gente espero que tenha trazido um pouco de luz para o nosso debate....

27/03/07, 11:07:53: Marcos - IP : 200.213.105****
    Mas será que vale a pena trabalhar tanto ? em qualquer area ?

    Eu mesmo, qdo me aposentar, vou para o interior, sentar num banco de praça e jogar milho pra pombo ou abrir um barzinho com musica ao vivo ou vender coco na praia.....

    Acho que depois de uma vida de luta, a pessoa quer mais é estar com a familia, por isso, tem que se preparar agora, pensar no futuro agora, porque um dia ele chega.

    Quem trabalha apos uma certa idade, pode apostar, não preparou para a aposentadoria.


27/03/07, 08:50:30: Paulo - IP : 200.171.13****
    Cada qual puxa a sardinha para o seu lado, eu estou há 8 anos na área, tenho 25 anos, quando mais novo do que agora, lidava melhor ainda com determinadas situações, rápido e inventivo. Hoje estou bem mais maduro e aprendo com facilidade maior, principalmente por todo o conceito e experiência que eu tenho, trabalhando com pessoas de 40 anos pra cima, essas aqui, são inferiores a mim e eu sou superior a elas na velocidade e dinamismo, sem contar os vícios e pensamentos fechados que eles possuem, a maioria pensa já saber de tudo, por conta da sua experiência, e acaba se "fechando" para novos e melhores meios de resolver determinados problemas.

    Eu acho as pessoas mais velhas, mais lentas para áreas técnicas, programação, mas a experiência e serenidade deles, os torna superiores para a maiorias dos cargos gerenciais, principalmente pela postura e traquejo nas conversas, a malandragem.

    Eu sofri um certo preconceito recentemente, por ter apenas 25 e cara de garoto ainda, senhores de uma consultoria desmereceram minha importãncia aqui na empresa, eu sou gerente de Ti, mas eles me viram como um "garoto de CPD", burrice, pois perderam um negócio.


27/03/07, 08:10:15: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 201.1.155****
    Eu possuo uma empresa e na realidade só contrato pessoas com mais de 3 anos de experiência nas ferramentas que utilizo como tecnologia mas as pessoas mais velhas com certeza possui não só experiência técnica como esperiência de vida e por isso lidam com situações mais facilmente do que uma pessoa de 20 anos de idade. Alias como o Leopoldo disse que uma pessoa de 60 anos ja não consegue mais virar notes e tudo mais...mas quem se aventura a trabalhar arduamente depois dos 60? O lider mais velho da minha empresa tem 40 anos e esse sim trabalha arduamente e ele próprio sabe que um dia isso não vai mais acontecer...e quando acontecer ele terá quem fará isso por ele.

26/03/07, 21:34:48: Ricardo rpucca@gmail.com - IP : 201.21.64****
    Como qualquer profissão, há, e sempre haverá pessoas de todas as idades. O problema é que a informática é uma profissão relativamente nova, e só agora reparamos no novo: "Cabeças brancas atrás dos biombos a nossa volta"!!!!!!

    Mercado é oferta e procura e não a idade dos profissionais.


26/03/07, 20:09:36: Adriano - IP : 200.158.40****
    Só que não vamos esquecer que um dia seremos nós que estaremos com 20 ou mais anos de experiencia na área e que tb teremos familias e contas pra cuidar...

26/03/07, 15:07:07: Rafael - IP : 200.213.105****
    Acho que não compente ao profissional decidir isso e sim ao mercado.

    O famoso downsizing, não acontece somente entre as máquinas e negocios, mas com pessoas também. Um profissional com 20,30 anos de bagagem, ja possui um padrão de vida, familia, etc, e nescessita ganhar X por mês.

    Não basta ele estar atualizadíssimo, as vezes a idade é um fator predominante na contratação ou até mesmo na demissão.

    A saída será atuar como consultor, mas dependendo do tipo de consultoria que o profissional esta disposto a prestar, existe um mercado muito reduzido.


26/03/07, 11:27:25: Mateus mateusms@hotmail.com - IP : 201.72.21****
    Acredito que nao seja um problema, pois conheco muitas pessoas de idade avancada (50, 60) e que sao excelentes profissionais, sempre ajudando a empresa em que trabalha. O que importa nao e a idade, e sim a competencia da pessoa.

26/03/07, 09:40:58: Alexandre - IP : 201.29.156****
    Esperto é quem consegue aliar TI ao Core Business do cliente, esse pode ter 20 ou 70 anos que vai ganhar um dinheiro legal para viver seja técnico ou gerencial. Tem trambiqueiro de 60 anos e de 20 anos que acha que sabem tudo de TI e vai para o mercado como "Consultor" de terno/gravata e pasta de notebook (vazia) com a maior pinta de galã e na hora da reunião com o futuro cliente não diz ao que veio. Em relação ao pessoal de Cobol e DB2, realmente é um futuro promissor, quem diria, os jovens só querem aprender e usar o que está na ponta e esquecem que tem muita coisa rodando em Cobol e o cliente, por motivos estratégicos, não quer mudar porque, simplesmente, está funcionando à 20 anos! Vamos parar com preconceitos e buscar as poucas oportunidades decentes do mercado.

26/03/07, 09:18:22: Mr. George - IP : 201.83.11****
    Estou na área de T.I há mais de 30 anos, 25 dos quais na área técnica, sempre com demanda em consultoria em Dataflex e VB6. Não me parece que, apesar de toda minha vivência em T.I eu saiba tudo dentro da linguagem que desenvolvo. Acho que a grande maioria esquece de conhecer o ramo do negócio em que atua para especializar tão sòmente nos códigos que aprende, assinando assim sua própria estagnação profissional.

25/03/07, 22:21:51: Thiago thiago@opensystem.com.br - IP : 200.193.150****
    Não creio que idade seja um problema, não existe programador 20,30,40,50 ou 60... Existe um programador que resolve um problema e cobra por isso. Eu vejo em várias faculdades a falta de interesse do público jovem em estudar e batalhar por vagas melhores... Em todos os processos seletivos eu observo uma concorrência em idades muito próximas, ou seja, o Analista Senior de 5 anos a trás tinhas 30 anos, o Analista Senior de hoje tem 35... não há grande reciclagem entre os profissionais, sempre os mesmo... Um bom programador Java, Cobol, C#, C, C++ pode ter 65 anos e acha emprego fácil, basta estar em condições de desenvolver um bom trabalho... O Banco HSBC em curitiba emprega mais de (estimativa muito pessimista) 100 técnicos com idade acima de 60 anos.... Gostaria de conlcuir com a seguinte opinião: Enquanto os mais jovens não começarem a estudar para valer, os mais velhos terão muitas opções de trabalho, e ainda idade para um bom profissional de informática não é problema....

25/03/07, 20:51:14: Byron S. Júnior - IP : 200.158.73****
    Alguém aí já pra parou pra pensar qual é a idade dos Cobolzeiros? Tem gente trabalhando em Cobol com mais de 60 anos, e não estou vendo a nova geração se preparando pra aprender essa ferramenta que ainda vai ser usada por muito tempo. Pessoal esqueçam qualquer preconceito, TI é uma Área muito dinâmica, tem espeço pra qualquer idade e não raro as funções que exigem gestão de pessoas dentro dos projetos de TI estão nas mãos dos mais velhos. Fiquem espertos, se der moleza os Cobolzeiros vão fazer 70 anos de idade ainda programando em Cobol.

    Abraço a todos


25/03/07, 19:42:02: Daniela - IP : 201.7.4****
    É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

    Isso depende muito. Pois tem pessoas que estão sempre se atualizando, correndo atrás, ou seja, está em constante aprendizado. Porém tem pessoas que se acomodam facilmente.

    Por exemplo o pessoal mais velho que está na área técnica e que não quer aprender tecnologias web, orientação a objetos, banco de dados relacional, tecnologias de mercado etc. Vão ficar para tráz mesmo! O mercado não quer profissional velho com conhecimento defasado e querendo ganhar muito.


25/03/07, 18:57:18: Fabao - IP : 201.64.67****
    Puxa, vi uns preconceituosos ai que Deus me livre! Quero ver se alguem de seus 20 e poucos anos esta a fim de aprender Cobol. Sim, Cobol que ainda esta sendo usada por muitas empresas. Mas ninguem mais quer saber. Querem Java, PHP e outras sopas de letras que aparecem por ai. Fora que tem uns que parece que fugiram da escola literalmente pois nao sabem nem o portugues direito. Lamentavel.

25/03/07, 16:49:14: Rodrigo - IP : 200.241.20****
    Vejo que para o profissional com mais idade poder continuar a trilhar uma carreira sólida e de sucesso na área de TI ele precisa nao apenas tentar ficar atualizado, mas se desligar da área técnica e ir para a área administrativa. Ter uma boa formação aliado a experiência e bagagem em tecnologias podem manter o profissional por mais tempo no mercado. No caso da formação, me refiro a bons cursos, no caso se for curso superior seria muito bom usp,unicamp ou federais em geral, ah nada de FEI ou qualquer outra particular como foi dito abaixo, afinal de contas no mercado atual, seja lá qual segmento vc for atuar, vc tem que fazer a diferença, ser diferente e nao igual ou paricido com a maioria.

25/03/07, 16:23:08: Marcelo - IP : 200.171.91****
    Depende da ferramenta se ninguem souber vai ate um velhinho de 90 anos, se ela for popular um moleque de 18 anos ( o valor hora e baixo) e uma realidade brasileira

25/03/07, 16:16:15: geraldo g.nucci@uol.com.br - IP : 201.27.10****
    Pessoal, acho que quem trabalha com TI geralmente nao gosta de pessoas. A informatica eh para mim uma ferramenta e nao uma profissao. Quem atua nesta area tem que conhecer primeiro o negocio da empresa e com isto, utilizando a informatica, agilizar os processos. Isto para mim que um profissinal de informatica. O profissinal de TI nao pode ficar "amarrado" a uma linguagem. Esta de nada serve sem uma finalidade, que no caso eh ajudar nos processos de uma empresa. Finalizando, o profissional de IT tem que conhecer muito bem do negocio de sua empresa, com isto, ele pode ate programar em "papel de pao"

25/03/07, 13:14:20: Anderson - IP : 201.43.194****
    Com relação a idade, não só TI tem certo preconceito, como todas as áreas, a maioria das empresas atua desta forma. Todos têm que ter o seu lugar ao sol, o chamado "novo" ou o chamado "velho". Com relação a formação, seja particular ou pública, vai muito do aluno, pois já ministrei aulas nas duas, é há alunos que só querem levar "na boa". As empresas ficam escolhendo pois tem muita gente no mercado, dá para escolher, descarta um tem 100. A economia é um mecanismo simples, principalmente a capitalista: eu compro você produz, se você não compra, minha produção cai...a discussão é longa

25/03/07, 09:46:43: marcos programador de 60 anos?? - IP : 201.1.201****
    Vixe!

    O leopoldo exagerou!!!, nem a turma do samba team, que tem alguns programadores na faixa dos 50 anos, tem gente tão velha. Peraí Léo. Vamos fazer uma comparação mais razoável,vamos escolher uma profissão onde só importa mais experiência e físico hehhe vc prefere um jagador de futebol craque ainda não revelado de 18 anos e sem experiência ou o Edmundo (vice artilheiro do paulistão com mais de 36 anos, um velhinho para a sua profissão .Detalhe vamos pagar o mesmo salário!!!???? Agora como o amigo abaixo falou chegará o tempo em que existirão programadores de 60 anos em quantidade, eu conheço apenas um na de idade do 50 ou mais, e vixe é uma mulher: Victorini Viviani Bizarri, um dos 100 melhores programadores do mundo!!!!, ela até uns 2 anos atrás lecionava curso de C e sua própria empresa, não sei se ela ainda continua mas com certeza ela não ganhava pouco não.


25/03/07, 09:41:52: Consultor - IP : 201.29.155****
    Falar que "o mais velho falta mais ao trabalho porque fica mais doente" só pode ser brincadeira... tá cheio de garoto novo que chega tarde porque saiu na balada e tomou Ectasy. Se for PJ não tem plano de saude, portanto, nivela tudo. Conheço bons profissionais tecnicos com mais de 40 e péssimos técnicos com menos de 30. Acho que esse assunto aqui abordado é muito relativo e teremos pela frente um mar de posts cheios de bobagens.

25/03/07, 09:12:27: Roberto Ternes completando - IP : 201.1.43****
    Como a Raquel que ainda é técnica disse : gerência não é minha praia, meu desenvolvedor-chefe tem 39 anos e domina java muito mais do que eu tb puderá usa esta linguagem a mais de 10 anos!!!, acho que desde que saiu hhehehhee.Ele não ganha tão bem só uns 6 paus mas pelo menos faz o que gosta, conheço gerentes novos e velhos que ganham 50% a mais do que isto, mas ficam trabalhando de cão de guarda, espero continuar na área técnica como meu chefe jamais ter que ficar cuidando da vida das pessoas en não dos projetos. abraços aos novinhos como eu e aos velhinhos prestes a se aposentar hehhehe.

25/03/07, 09:04:10: Roberto Ternes roberto - IP : 201.1.43****
    Concordo em quase tudo o que o Léo abaixo disse: O profissional mais velho saí muito muito mais caro que o de um jovem de 25 anos, exceto a velocidade de aprendizado que como todos sabemos aumenta com a idade, quer dizer pelo menos para os normais o que espero seja o caso dele. Afinal eu tinha muito mais dificuldade em aprender novas ferramentas como o visula basic que iniciei aos 16 anos, do que agora aos 26 anos, aprendi c++ e java muito mais rápidamente, pois tenho experiência e na vida tudo é análogo a tudo, elementar. Normalmente uma pessoa com mais de 20 anos de experiência na área técnica já tem sua caixinha de "ferramentas", seja algoritmos ou dfd's ou lógica, matemática e lógica não muda, veja o "C" por exemplo era usado nos anos 70 , "vixe nem tinha nascido", e será usado nos próximos anos, java é apenas um plus do C. Agora com certeza um profissional, de 40 saí muito mais caro do que dois de 20, mas o que é bom é barato??.

25/03/07, 08:56:03: Soares - IP : 200.241.20****
    A infelizmente TI sofre muito com isso, existe suas excessões, mas realmente tem muita gente com bagagem e anos de experiência perdendo espaço para os mais novos com suas certificações e tudo mais. Acho que o segredo no caso de TI para nao ter seu emprego ameaçado por um mais jovem seria ser especialista numa tecnologia tipo das empresas Sunsolaris,DB2,JAVA,C/C++,HP-UX,SAP, ou algo ligado a Mainframe, tecnologias essas que os mais novos nao se aventuram e nao tem bagagem suficiente para acompanhar. Agora quanto a FEI,kkkkkkkkkk, nossa cara, essa foi demais!!! Melhor que FEI só se for ITA ou IME? nossa, cara é cada uma, coitada da UFSC,UFCG,UFMG,UFPE,UFRGS,UFRJ entre outras. Aiai, e o pior, o cidadão quer pegar univ. de um país que tem uma política diferente de ensino superior e comparar com a nossa. Fazer o que, as univ. particulares nao formam mentes brilhantes tão pouco pensantes, e estudantes de univ. particular é tipo PPP, pai-pagou-passou, já os suprasumos das federais é PPPP, passou-passsou, nao passou paciencia!!!. Quer uma prova da grande qualidade e da superioridade de ensino nessas universidades? quer uma prova disso? Pergunte para os professores da FEI aonde eles se formaram,ou entao aonde eles fizeram seu mestrado e doutorado, vc vai ter uma surpresa!!!!!

25/03/07, 07:54:30: Leopoldo - IP : 200.150.417****
    No mundo real, uma empresa que precisa contratar um programador .Net, dificilmente contrataria alguem com mais de 35. Independente desta pessoa estar atualizada na parte tecnica existem outros fatores importantes :

    1 - Estatisticamente a pessoa mais velha falta mais ao trabalho por problemas de saude. O custo com o seguro Saude também é maior pois tem que cobrir toda a familia.

    2 - Quem é mais velho normalmente recebe um salário maior e possui mais despesas fixas, com família e outros compromissos, que os mais jovens não possuem.

    3 - O pique para virar as noites trabalhando e enfrentar grandes jornadas, que muitas vezes são necessárias nos projetos atuais, não é o mesmo para um profissional de 25 e outro de 45 anos.

    4 - A rapidez para absorver novas tecnologias e aceitar mudanças diminui com a idade.

    Creio que o profissional mais velho tem o seu espaço e a sua importância, ms não dá para disputar as vagas mais tecnicas. Claro, podem haver algumas exceções, mas o fato do Lula virar presidente sem ter diploma não quer dizer que o diploma não é mais necessário.

    Fala sério, se voce tivesse uma empresa contrataria um programador de 60, como foi sugerido em algum post abaixo ?

    Advogados e medicos, atuantes com mais de 60 conheço um monte, programadores ...


24/03/07, 23:30:56: Marco - IP : 201.43.157****
    Fiquei surpreso ao ver os comentários do Mathis sobre a questão do trabalho dos mais velhos - muitos dos "vovôs" que eu conheço(40, 50 e até 60 e poucos), não só trabalham ativamente, como utilizam as novas tecnologias melhor do que muitos "wiz kids", principalmente pela experiência acumulada - eu tenho 48 anos e trabalho com .NET, JAVA e UML...não existe acomodação em TI, quem se acomoda são as pessoas.

24/03/07, 22:39:02: Raquel - IP : 201.37.23****
    Jura, Marcos, que quem nasceu em 1969 é tão velho assim? Desculpa, mas cheguei a rir alto quando li essa parte... Sem ressentimentos, sei que você não falou pra ofender, tanto que estava defendendo o ponto de vista de que a idade não desabona ninguém. :-) Mas como eu nasci exatamente em 1969, não podia deixar de comentar essa... ;-)

    Voltando ao assunto do fórum, já houve uma época em que "velhinhos" de seus trinta e muitos, quarenta anos, como eu, comentavam com assombro que "essa garotada de hoje parece que já nasce sabendo usar computador". Só que isso foi há 20 anos atrás, e aquela garotada de quem eles estavam falando então, hoje está virando a curva dos 40. E mesmo os que já deixaram os 40 pra trás há muito tempo, que não cresceram usando o computador, se chegaram até aqui é porque já sobreviveram a mudanças tão grandes que até acham graça hoje quando lembram como era naquela época. Muita gente não conseguiu (ou não quis) acompanhar essas mudanças, é verdade, mas esses ou saíram da área ou enveredaram por outros caminhos, se transformando, por exemplo, nas feras dos mainframes que, entra ano sai ano, continuam firmes e fortes apesar de todas as previsões em contrário. E quem sobreviveu... bom, quem conseguiu se adaptar a todas as mudanças que ocorreram na nossa área nas duas últimas décadas já deixou de ser "adaptável" e passou para a categoria "vírus mutante".


24/03/07, 20:36:28: marcos marcos@hotmail.com - IP : 201.1.4****
    Xii!!

    Essa mesma estória de novo, já foi feito um fórum aqui sobre este tema.. Quantos anos vcs pensam que tem o Linus Torvalds?? Não sabem não??!!, ele nasceu em 1969 vá ser velho assim no inferno e o pior ele ainda programa e melhora os kernel de um sisteminha de merd@ um tal de LINUX. E o presidente da apple um tal de Steve Jobs, esse infeliz nasceu nos anos 50 e foi o criador de um tal ipod o que é isto? hehhehe!. E um tal de Richard Stallman, o programador do emac e do padrão GNU vcs sabem em que ano ele nasceu?? nem eu de tal velho que é o cara e ele continua programando. Agora vcs não querem que caras tal famosos fiquem apenas escovando bits né. Aos que pensam que os jovens são melhores em tecnologia que os velhos, reflitam o seguinte : Quem será mais esperto vc com 20 anos ou vc com 40 anos??, quer dizer isto se seu cérebro não degenerar, pois se vc pensa o contrário ele já o está hehhehehhe.


24/03/07, 14:47:49: Sergio - IP : 200.227.13****
    Claro que sim, trabalhei muito tempo em uma única empresa, e um belo dia fui dispensado, tá certo que estava meio acomodado. Fiquei mais de 01 ano desempregado, vivendo de freela, até que no começo de 2006 comecei a prestar serviços para grandes empresas através de consultorias, e já passava de 40 anos, acredito que o importante é a reciclagem profissional e estar antenado com o mercado, a idade só trás mais experiência ...

24/03/07, 13:01:26: Michel - IP : 201.82.26****
    Acho que depende da pessoa. Não importa a area de atuação, se a pessoa for dinamica e sempre se manter atualizada, enquanto houver disposição para trabalhar eu acho válido. A menos que o cérebro não responda mais como deveria responder, mas se a mente está saudavel, o trabalho não tem idade máxima.

24/03/07, 12:02:00: Mathias - IP : 200.144.209****
    Apesar de ser politicamente incorreto a resposta é não, pelo menos para quem quer ficar na área tecnica.

    Experiência em TI conta menos que nas outras áreas, o conhecimento fica obsoleto em pouco tempo e logo surge alguem mais novo e mais atualizado para ganhar metade do seu salário.

    As alternativas são assumir funções de coordenação ou gerenciamento, na area de TI, ou nas areas usuárias. O conhecimento do negócio e as habilidades de gerenciar projetos, trabalhar em equipe, ter um bom relacionamento com os usuários e entender suas necessidades são diferenciais que o pessoal mais velho pode usar muito bem a seu favor.



Anteriores:

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?