APinfo - Forum


Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ



4/06/07, 15:59:33: Consultor Consultor@consultor.com.br - IP : 200.189.195****
    Quem vai pagar esta conta?? nós consultores, com certeza.

3/06/07, 19:31:12: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Faz assim entao ... Ao inves de pressionar o governo(correto) pressionem as consultorias a se tornar PJ ME!!Pronto!!(incorreto mas...)nao sera lucro presumido prestadora de serviço!!

3/06/07, 16:36:18: Paulo Oliveira - IP : 200.188.211****
    Qualquer discussão visando o bem público da nossa comunidade, está condenada ao fracasso.

    Polêmicas irão surgir nos assuntos a serem debatidos, e as seguintes posições serão estabelecidas: A lógica com sobreposições e suposições aberta ao comum entendimento (difícil de ser entendida) X falsas verdades 'conhecidas' por qualquer leigo.

    Como a maioria das pessoas é totalmente ignorante, assumirão como verdade as falsidades e tomarão decisões com boa vontade (mas sem capacidade).


3/06/07, 13:15:16: marcos - IP : 201.92.227****
    sendo direto e reto, estamos ferrados, tanto Pj ou CLT enfim, isso tudo leva a cada vez mais fzr acordo entre empregado e empregador, pois o que se paga de imposto tanto um PJ e um CLT não tem em nenhum outro país é só lembrar disso. qual o país que paga mais imposto??? por isso cada vez mais eu vejo pessoas com registro bem menos na carteira ou um nota fiscal de valor bem menor e recebendo por fora, em despesas ou qualquer outro meio de receber o dinheiro!!!

    cansado de pagar imposto, e agora p/ quem é PJ então...... estamos ferrados mesmo...........


2/06/07, 23:34:12: Neutron - IP : 200.204.187****
    Essas discuções sempre se polarizam entre a "regulamentação da área", "a culpa das consultorias tiranas", ou "PJ vs CLT".

    Nossa discução não tem nada a ver com isso!!!

    Estamos falando do governo querer tirar mais dinheiro da sociedade, é disso que se trata!!!

    Se o governo tira mais dinheiro dos trabalhadores ou das empresas, as coisas pioram pra todos, menos pros políticos é claro.

    É contra isso que todos devem se manifestar. Não se trata de saber quem é melhor ou ganha mais, PJ, CLT, tanto faz... Não é criando regulamentação ou mais burocracia que isso vai melhorar... Não adianta querer exterminar as consultorias, porque se isso acontecer outras virão para ocupar o lugar.

    O que todos temos que cobrar é menos gasto do governo, diminuição da carga tributária e diminuição dos juros!!!


2/06/07, 22:04:12: Marcelo - IP : 200.162.24****
    Veja, eu sou a favor da opiniao de vcs sobre um debate pessoale a regulamentacao da area, mas infelizmente somos desunidos, dizer que e crime nao deixa de ser verdade porem ofensivo, cobrar 10 a mais e uma maneira erronea de resolver os problemas do pais, se o governo sabe disso e uma obrigacao resolver de forma certa, mesmo porque o correto ate seria sermos autonomos sem emitir nota fiscal e sim uma RPA, porem os descontos como autnomo sao os mesmo de um funcionario, ridiculo ... so neste pais mesmo mas e uma questao de uniao !!!

    abraços


1/06/07, 20:13:00: Zé do Povo - IP : 201.26.172****
    Aprendam a votar!!! Se interessem por política!!!

31/05/07, 23:56:11: Henrique - IP : 201.1.11****
    Eu sou contrário regulamentação na área, e também de sindicatos.

    Eu acho que não cabe no nosso caso, primeiro pq somos poucos espalhados em diversas empresas, e um conselho regional seria só mais uma entidade pra tomar nosso dinheiro.

    Eu também sou a favor de uma flexibilização da clt, do jeito que está o governo incentiva as empresas a não contratarem.

    Gostaria que fosse possivel, no clt, negociar os benefícios diretamente com meu empregador. Entendo que pra não prejudicar as pessoas com menos estudos, poderia flexibilizar a clt para determinadas classes.

    Hoje trabalho como PJ e tenho todos benefícios que um clt, até alguns a mais. Porém, eu sei que essa não é a realidade do mercado. Mas até ai cabe a cada um se valorizar e não aceitar qualquer coisa.

    Como ja disseram aqui, esse novo imposto é mais uma manobra pra tentar formalizar empregos ja existentes, e em consequencia inflar os números do governo Lulla.

    Acho que quem é clt deveria respeitar os pj's, essa é uma opção minha, é legal e legítima.


31/05/07, 22:12:25: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.65****
    Olá, 31/05/07, 10:40:21: Paulo Cesar Paulo_Cesar_Caju@hotmail.com - IP : 201.48.12****

    Finalmente, algo que gostei de ler.

    Quanto às "besteiras", eu não diria assim. Existem, realmente, algumas opiniões desencontradas e contraditórias, pelo próprio autor.

    Mas, talvez por desespero. Pela vontade de resolver na base do imediatismo. Pelo desconhecimento de que mudar idéias enrraizadas leva tempo e TRABALHO.

    Veja o exemplo da nossa presidência: Essa sim, é a maior besteira da nossa história. E até para isso foram precisos 20 anos de muito trabalho: Todos unidos em um partido (só benéfico para sí mesmo), na época de luta, o MAIS DISCIPLINADO ENTRE TODOS.

    A sua idéia de união é ótima. Mas é preciso regulamentar a profissão com conselho regularizador e sindicato para os profissionais, NÃO PARA AS EMPRESAS.

    Mas os congressistas entenderam que, note o disparate, SE A INTERNET É DE TODOS, COM QUE DIREITO ALGUNS PROGRAMADORES E ANALISTAS PRETENDEM SE APROPRIAR DA MESMA REGULAMENTANDO AS SUAS PROFISSÕES.

    Mas parabéns, você está certo


31/05/07, 10:40:21: Paulo Cesar Paulo_Cesar_Caju@hotmail.com - IP : 201.48.12****
    Bom Pessoal, em vez de ficarmos digitando besteiras como alguns digitaram abaixo, por que não tentarmos fazermos algo para beneficio proprio, pois a nossa classe é uma das mais forte do pais, se não a mais forte. No entanto não somos unidos, por esse motivo somos tratados dessa forma, por que não abrirmos um debate maior e amplo a esse respeito e de forma mais especifica e objetiva. Imagine um dia de greve de todas as pessoas de TI do pais inteiro, seriamos ouvidos ???? Agora, ficar escrevendo besteiras como alguns, não leva a nada a não ser dar mais combustivel para os interesses do governo e deixar claro que relamente a nossa classe não é unida.

30/05/07, 15:19:17: Marcelo - IP : 200.142.1****
    O que quero deixar bem claro aqui nao e se sou a favor da clt e sim da regularizacao do trabalho, nao gosto e me frusta o fato do PJ trabalhar com empregado sem registro e as FDPs das consultorias estimularem mais ainda. Sou a favor que os impostos tanto por parte dos empregados que sao descontados 27% tantos dos empresarios que pagam o dobro pelo funcionario seja regularizada, terceirizar e crime tanto do lado trabalhista como da consultoria que terceiriza a atividade fim(ilicito tambem). Isso suja o profissional estimula a safadeza e acaba conosco, muits aqui nao gostaram do fato de dizer que terceirizar como ta e crime, talves porque se sintam ofendidos com o tom da palavra, mas nos brasileros deixamos tudo conosco se continuar assim isso vai ficar intoleravel, acredito que todos nos empregados e empresarios deveriamos lutar pelos nossa direitos mas isso ao meu ver e uma verdadeira utopia

    abracos


30/05/07, 12:33:16: Rafael - IP : 201.72.61****
    Concordo com o Rudimar e o Marcelo,

    O caminho para uma melhor arrecadação é a CLT, porque o funcionário fiscaliza ele proprio seus recursos e seus direitos.

    O que deveria mudar na CLT, é a carga tributaria imposta ao empregador, como todos sabem, se o cara ganha X, para a empresa este cara custa 2X+10%.

    Mas, eles estão mais preocupados em "morder" o deles, do que se preocupar com reformas, é mais facil criar um imposto novo, do que ficar perdendo tempo com debates e reunioes e bla bla bla....


30/05/07, 08:45:48: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Nao Bruno, terceirizacao como esta ate em nivel de PJ e ilegal(crime), quem deveria estar ganhando a grana das consultorias seriamos nós!! OK

30/05/07, 01:19:44: Bruno - IP : 201.92.186****
    É Rudimar, o governo arrecada mais, e a gente ganha metade....

29/05/07, 16:51:04: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Rudimar, milagre vc e o primeiro cara a enchegar a verdade aleluia, aleluia!!! ESTAMOS EVOLUINDO

29/05/07, 16:34:39: Rudimar Diniz rudimardiniz@ig.com.br - IP : 200.213.186****
    É realmente uma maldição, com toda esse crise, esse desemprego enorme, em campanhas eleitorais os candidatos vivem falando em diminuição de impostos, mas quando assumem o cargo fazem tudo ao contrário. Para falar a verdade, acho que estas consultorias que contratam PJ todas ilegais. Pois pelo o pouco que entendo, uma empresa somente pode contratar outra empresa se seu serviço a fim for de outra natureza. Por exemplo: Empresa que fabrica detergentes, não pode terceirizar o servico,contratando outra empresa que lhe forneça o detergente, ela pode contratar empresas para outras atividades da empresa, como limpeza, administracao, etc. Portanto, qual o papel a fim de uma consultoria? Prestar serviço no desenvolvimento de software. Então ela nao pode contratar um coitado de um programador que tem uma empresa PJ só para atender estas finalidades, porque são do mesmo ramo, da mesma atividade a fim de ambas as empresas. Mas aí dirão que consultoria não desenvolve software, apenas presta uma assessoria. Conversa mole, já trabalhei em consultoria que eu desenvolvia o sofware dentro da própria consultoria.

    Então, falando francamente, acho que ao inves de penalisar estes coitados Pjs programadores com mais imposto, o governo deveria é acabar com estas consultorias, fazer todo mundo ir para CLT, ai o governo arrecada mais...


29/05/07, 15:35:55: Daniel T. - IP : 201.63.150****
    Não importa a forma de contratação. Cada um deve ser suficientemente organizado tanto em PJ como na CLT com suas finanças. O que deveria ser revisto mesmo - para os dois casos - é essa maldita carga tributária que onera o funcionário, o empresário, enfim, toda a sociedade. Se os impostos fossem mais justos, a sonegação diminuiria. Mas como o governo precisa do dinheiro do "Caixa 2", é dificil não? Porque retorno ao cidadão por esses impostos estou esperando, bem sentadinho para ver! Boa tarde a todos!


29/05/07, 11:43:49: Que sabe.. - IP : 200.142.1****
    Que sabe ja que e pra avacalhar... Consultorias ao invez de ter um PJ ilegal na empresa o codigo civil admite um autonomo sem vinculos empregaticios e se pagamento de honorario a mais, apenas o valor nem precisa ser PJ. Contratem assim o profissional devera pagar o ISS de 11% e IRPF de 27,5% Alem de ser mais honesto e mais ilegal e evita problema trabalhistas!!!!

28/05/07, 17:10:49: Adriano adrianomr@yahoo.com - IP : 200.225.222****
    Como sempre a solução do governo é colocar mais imposto.. seja para PJ ou para o CLT. Tanto um como o outro ja pagam impostos demais.. E o pior é que nao tem nada em troca.

    Não tem hospital, não tem sauda, não tem educação, não tem diversão nada volta dos impostos..

    O pior é ver como todos os politicos roubam e acha que a solução é sempre mais impostos..

    OU O BRASIL MUDA, OU EU MUDO DO BRASIL.


28/05/07, 17:05:24: Jorge Luiz cpuvirtual@yahoo.com.br - IP : 201.26.199****
    As leis do mercado são claras...

    O comprador quer um ótimo serviço com o menor preço possível, então ele especula. O vendedor quer o melhor pagamento pelo seu serviço então ele especula as necessidades dos compradores e as possíveis soluções para as questões. O governo usa seu poder para taxar todas aqueles que estão exibindo uma lucravitidade que foge ao modelo atual de pagamento de impostos. Os prejudicados neste sistema de coisas são aqueles que não possuem um modelo de venda de mão de obra compatível com a realidade,assim o trabalhador da linha de produção não pode especular contra o comprador de serviços pois é indiretamente seu cliente,não pode também especular contra quem vendeu sua mão de obra,pois é seu cliente imediato.O que sobra então? Por causa de alguns poucos, todos serão penalizados, é a única forma que o governo tem para que ninguém escape ao seu poder de cobrar impostos! E isso é só o começo, essa taxa de 10% poderá aumentar de acordo com as estimativas sobre o setor que mais cresce, que é o setor de serviços! Como se dar bem? Estar bem informado,saber o valor real de serviços e prestar bastante atenção a opiniões de outros prestadores de serviços, o resto é pizza !


28/05/07, 16:50:47: Carlos - IP : 200.142.12****
    Uma coisa que não dá para negar é que o modelo PJ (gostem ou não) é um chapéu que o mercado dá no governo, da mesma forma que dava com as cooperativas. Ninguém inventou o CLT Flex porque era mais bonitinho, foi para a empresa ter vínculo CLT com os empregados e não ser autuada por fiscalização, ainda que fosse 20% na carteira e 80% por fora, em despesas ou cota utilidade. O CLT Flex também é um chápeu no governo, mas ofende menos, porque o governo pode contabilizar os empregados CLT na estatística que ele faz todo ano pela RAIS (e no fundo é muito importante politicamente para o governo). Os 10% a mais de tributação são para "motivar" quem se emprega como PJ a brigar mais por posições formais (CLT) e ajudar o Lula a "gerar mais empregos", na verdade apenas formalizando empregos que já existem..... abraços.....

28/05/07, 14:36:26: Observador - IP : 201.72.61****
    ANUNCIO AQUI NA APINFO

    pq uma empresa pode pagar o salario que estao informando via CLT e um pacote de beneficios interessantes e outras empresas querem vc como PJ ??????

    ====================================================================== Estamos recrutando para um de nossos clientes multinacional de grande porte , profissionais, para trabalhar na cidade de BRASÍLIA, conforme perfil abaixo: A. de Suporte Software Valor da remuneração: r$ 5.000,00_ contrato C.L.T.

    Conhecimento técnico exigido: UNIX Solaris, conhecimento em Adm. Sistema_ LINUX Red Hat_ STORAGE DAS, NAS,SAN_ Principais Banco de Dados Oracle,SQL,DB2 e SyBase Conhecimento p/ levantar necessidades dos clientes e resolver problemas

    Benefícios: Vale Refeição Vale Compras r$ 250,00 Assistência Médica Participação de resultados Vale Transporte


28/05/07, 14:19:16: Julio - IP : 201.72.61****
    Nesta questao de PJ x CLT eu vejo pelo seguinte angulo. É fato que o PJ ganha bem mais que o CLT, mas é fato tambem, que a empresa contrante, não vai pagar mais que X para um PJ. Se um CLT ganha R$ 3.000 por exemplo, ele custa R$ 6.000 entao, a empresa paga para o PJ entre 4500,00 e 5000,00 e lucra R$ 1.000,00 com impostos. Restao ao PJ, arcar com todas as coisas que por lei ele nao tem direito,algumas empresas dão Refeição, transporte e assistencia medica, mas, é meio raro isso. Mas enfim, se fosse ruim para a empresa pagar X/mes para um PJ, ao inves de contratar CLT, podem ter certeza que esse papo de PJ nao iria existir. Tenho uma amiga que não engravida e é louca para ter um filho pq nao tem a tal licensa maternidade, trabalhou ganhou, nao trabalhou nao ganhou e se bobear, quando voltar ja tem outro no lugar dela. O fato de ganhar um poucuo mais as vezes é ilusão, pois o PJ nao faz parte da empresa, nao consta na relação de pessoas que terão investimento, pois nem a empresa sabe se o cara vai ficar.

    Enfim, acredito que quem defende este tipo de contratação, é pq não consegue emprego mais como CLT e tenta-se enganar a si proprio que a coisa vale a pena.

    Esta taxação de 10%, não é para prejudicar os PJ´s, mas para frear as empresas que estão cada dia mais jogando as pessoas na informalidade e sem direitos e garantias trabalhistas.

    o PJ não tem um emprego, ele tem um Trabalho.


27/05/07, 20:53:13: Professor - IP : 201.21.53****
    Ao colega de baixo.....

    Amigo nós quando trabalhamos como PJ não exploramos ninguém. Explorado deve ser você. O que ocorre é que nós (BRASIL) estamos num mato sem cachorro. Para as empresas diminuirem seus custos e poderem competir no mercado elas necessitam desonerar a folha salarial. Como a CLT não permite (e aí eu acho que é um erro da CLT) as empreas forçam você a ir para PJ. Não sou eu que escolho ir para o sistema PJ, simplesmente a empresa coloca que é assim ou estou demitido. Infelizmente isto tem sido uma prática bastante usual, principalmente em SP. Então não adianta o governo querer "bater" em nós. Se tanto o governo como você acha que CLT é a melhor coisa do mundo e que não deve existir a menor flexibilização disto, ok é uma opinião que deve ser respeitada, mas por favor vã atrás de quem realmente está sonegando e/ou impondo o regime PJ, que são as empresas/consultorias/multinacionais contratantes e não nós. O que estou fazendo é simplesmente tentando alimentar a minha família. Portanto, antes de falar em exploração você precisa crescer e ver que as coisas ao longo do tempo mudam, que as situações econômicas mudam, por favor mude a sua BURRICE também.......


27/05/07, 17:33:04: MARIO PRIETO PRIETO_M@YAHOO.COM - IP : 201.1.6****
    Engraçado!!.

    Tem PJ que não quer pagar imposto!!!!, Bem talvez seja melhor vcs fundarem uma consultoria e fazer como quase todos empresários neste país: explorem os pobres picadores de cartão (CLT) e ainda soneguem impostos. Pessoal a carga tributária neste nosso Brasil é de 40% do PIB, os pobres picadores de cartão pagam isto mesmo, pois o desconto é em folha. Já a maioria dos empresários não pagam nem 20% eles roubam e roubam mesmo o povão, taí o motivo do Brasil pertencer ao mundo subdesenvolvido, ladrão de todo lado, tem ladrão no governo federal e estadual e tb tem muito empresário ladrão, vixe com tanto ladão não há imposto que chegue. Ah! como disse um colega abaixo, a carga no Brasil é elevada em se tratando de país de TERCEIRO mundo, pois em país de primeiro mundo ela é da ordem de 45% do PIB, lógico que tanto os empresários e picadores de cartão pagam e lógico tb que vcs recebem do governo saúde e estudo gratuitamente. Então a coisa é simples TODOS pagam IMPOSTOS, prende-se os Ladrões quer seja do governo quer seja "empresário" e aí os picadores terão uma vida feliz. PS. vejam os partidos e empresários envolvidos no último esquema de corrupção, tem uns partidinhos como PT e PSDB, e umas construtorazinhas que estão emtre as 5 maiores do Brasil. assim não dá


27/05/07, 01:37:58: Blade - IP : 192.85.****
    Ë lastimavel verificar a sanha indomavel dos nossos governantes em tributar e porque nao dizer triturar o saldo do trabalhador brasileiro, seja ele pj ou clt, estamos no mesmo barco, sendo roubados diarimente para sustentar um brasil de faz de contas , onde politicos com imunidade fazem o que quer e quando quer, se dao aumento salarial, fazem cpi e comem pizza dancando da nossa cara, juizes e que pensam que sao deuses intocaveis, e nós pagamos a conta! é um absurdo! mas o que me deixa mais indignado é que nós somos passivos a tudo isso como lesmas paralisadas, ficamos observando o governo destruir nossas receitas ao mesmo tempo que dar de bandeija lucros bilionarios ao capital externo e aos bancos. há cerca de dois mil anos atras existia um romano chamado nero e esse elemento dizia o seguinte: pao e circo ao povo, e facamos o que quizermos fazer! nao é isso que o governo esta fazendo conosco? precisamos nos unir, sair pra rua e mostrar que nao queremos isso, que ja cansamos de sermos explorados e queremos decidir, devemos mostrar que estes FDP dos politicos sao nossos empregados , devemos puxar uma marchar contraria a tudo isso e quem sabe o resto do povo nos seguirá . e nao ficarmos discutindo entre o que é me;hor ser pj ou clt, das duas maneiras somos lesados. unidos podemos fazer alguma coisa soznhos nao fazemos nada.

26/05/07, 20:02:21: ..... - IP : 201.26.****
    A opção em ser CLT ou PJ deve ser um ponto de cada um. A CLT é ótima para que ganha até 2000, apartir deste ponto a retenção do IR é muito severa. Considerar 13, férias e plano de saúde como um benefício que o profissional não paga é um erro. Todos os benefícios que um empresa dá ao funcionário ela considera como salário indireto, assim você CLT esta pagando com o seu trabalho estes benefícios. Por outro lado, o PJ apesar de não ter tais benefícios, tem a opção de poder através de um rendimento maior, escolher qual empresa e como gastará a diferença. Se considerar que a remuneração do FGTS é mediocre, e se o PJ investir a mesma quantida, após um determinado período terá uma reserva bem superior. O PJ por ter todo o rendimento em sua mão deve por outro lado ser organizado para ter uma reserva que lhe dê tranquilidade quando necessário. Cada pessoa deverá saber qual a melhor forma de vender seus serviços a uma empresa, mas o principal é seja CLT ou PJ não ser refém da empresa.

26/05/07, 18:38:49: ... - IP : 200.185.227****
    Tenho pena do cara abaixo deve ser um clt mediocre que trabalha das 8 as 17 no mesmo cargo as uns 10 anos....Morrendo de medo de ser demitido e abaixando cabeca para o chefe...Pq nao deve conseguir um emprego melhor...Sou terceiro e ganho bem mais que 40 a hora...Combino com meus contratantes ferias e tudo mais... viajo sempre com minha familia tenho uma vida como qualquer um que sabe economizar ou ter controle financeiro...Sobre os 10% a mais de imposto que é o assunto do forum...é uma pena o governo rouba pra caramba e tem que ficar garantindo o caixa a base de aumentos de impostos um bom exemplo e a cpmf um imposto provisorio de anos que atinge a todos clt ou nao. Sucesso a todos e abaixo a todos os aumentos de impostos

26/05/07, 12:12:01: PJ é ilusão - IP : 200.152.20****
    sou a favor sim desse imposto ví comentários ridiculos sobre a CLT, falando que é coisa de getulio vargas e tal.bom. se vc quer ganhar $ trabalhe como pj. mas felizmente sou orgulhoso de ser CLT. tenho ferias, fico com minha familia quando quero e nao quando posso(PJ), tenho 13º. pj é ilusão.ganha mais mas nao tanto assim como falam.vale a pena pra quem ganha de 80/h pra cima.coloquem realmente no papel clt e pj.a diferença nao será tão brusca como falam. ainda mais se o cara do clt tiver hora-extra paga.dependendo em alguns casos ganha-se + q o pj e sabe pq?pq no final do mes nao pago nada de medico e etc.vcs gastam todas horas extras de voces com isso.sobrando o restante pra dar manutenção no carro de voces.agora esse povinho q ganha nem 40/h se diz orgulhoso de ser pj.trabalha=condenado e na verdade acaba sendo=clt no final das contas.vamos aos fatos:ganho odonto, vcs nao==>voces pagam pra fazer um conserto no dente mais de 500 eu nada e eu nada.claro.isso sem contar sua familia.eu ganho pra toda familia e nao sai 1 tostão do meu bolso.ganho saude, vcs nao ==> voces pagam pra vcs e suas familia e filhos. eu ganho de graça todo mês e nao é enfermaria nao. é saude premium.tenho 13º, vcs trabalham longas horas por dia se desgastando nao ficando com a familia de voces. tudo isso durante o ano todo pra ser o 13º de vcs.tenho férias remuneradas, vcs nada: trabalham = malucos ganhando rios de dinheiro mas nao tem tempo pra gastar, ficar com a familia de voces, cuida dos filhos e quando ficam 1 semana de folga já perderam muito dinheiro ou seja pensam q ganham dinheiro e a qualidade de vida de voces é zero.gastarão todo esse dinheiro com médicos no futuro.

26/05/07, 01:39:00: Ale - IP : 201.87.30****
    Nos comentários abaixo li que muitos estão revoltados, e com razão... Mas na minha HUMILDE opinião acho q vcs tem q mandar seus curriculuns e procurar por aquilo que precisam...

    Ao contrario do que muitos pensam emprego na área de informática está MUITO fácil. Vc põe um curriculum na internet e tem de 5 a 10 ligações num último dia para entrevista... Em 1 semana vc ja tem no mínimo 5 propostas para análisar.

    Quem é da área sabe que não estou fazendo besteira... Na minha opinião, todos vcs estão fazendo tempestade em copos de água.

    Não somos nós que estamos nas mãos deles, são eles que estão nas nossas mãos.

    Veja só na sua empresa qto tempo demora para contratar um analista ou programador, qto tempo demora para ele se adaptar e começar a produzir de verdade e compare com quanto tempo vc demora para arrumar um outro emprego.

    Por favor, não façam tempestade em copos de agua


25/05/07, 21:42:12: Alex - IP : 200.187.9****
    O Brasil, dá vergonha!

    O Pan do Rio (que é no Rio só no nome porque sem o $$ da união nao saía), tá sendo a maior "orgia tributária" dos últimos temos

    Tem mais de 80% de imposto em tudo que a gente compra

    e agora, o trabalhador PJ que já não tem direitos, paga 10% de imposto a mais


25/05/07, 15:38:48: Marcelo - IP : 200.142.1****
    E chorao, ta bom vai!! eu sei o que ta na lei vc que ta iventando essa , ate o rapaz ai embaixo vc critica.Arquiteto java com 8000... ue nao era 8500 mais beneficios de clt??(alias estes profissionais de java trabalham 12 ou mais horas por dia, qual a vantagem?) hahahahahahahahah kkkkkkkkkkkkkk da uma lida aqui APRENDE UM POUCO NESSA VIDA https://www.sjsp.org.br/12_07_2004%20o%20PJ%20como.htm

    se vc for dono de consultoria tome cuidado pois grandes empresas estao adotando o clt ou clt flex devido a processos trabalhistas, cuidado ai viu dono de consultoria de TI cuidado ao conratar alguem vc pode se dar mal... Muito bom saber que estou abrindo os olhos de algumas pessoas e que outras mal intecionads se incomodam...


25/05/07, 13:11:51: Marcelo Chorão - IP : 201.1.7****
    Marcelo chorão, sou arquiteto java. Não sei se vc esta informado mas sap ja nao eh mai o mesmo faz anos. E suas contas estao erradas sim, trabalho como pj a anos e sei oq recolho de impostos, tenho empresa ME e nao existe isso que o carlos falou.

    E nem essa obrigatoriedade de pró-labore. E nem essa parada de trabalho em horario comercial, senao um segurança terceirizado poderia dizer q tem vinculo empregaticio com a empresa em q ele esta prestando serviço (e é exatamente isso q acontece com os pj).

    Está na lei, vão la ler depois voltem aqui sr.s especialistas.

    ps. escravidão ou nao, com 8000 por mes eu nao estou preocupado com o nome que vc de a isso :P


24/05/07, 09:55:31: Carlos - IP : 200.142.12****
    Falando sobre PJ.... existem questões legais q sempre "pegam" para quem trabalha em TI...... a questão de ser empresa individual, ME ou cooperativa, q são opções menos tributadas, também já foram enquadradas em ajustes na lei para exigir q a atividade de análise e consultoria de sistemas, por ex., deva ser feita em empresa Ltda. Ou mesmo a questão dos endereços das PJ, todo mundo sabe q as cidades periféricas da Grande SP são usadas para abertura das empresa em endereços q (as vezes) nem existem p/ pagar menos ISS. Por isso q, de tempos em tempos, as consultorias começam mudam de cooperado p/ PJ, de PJ p/ CLT Flex, etc., isso pq o governo aperta o fisco e a empresa fica com o c_ na mão. O que existe é uma condencendência das pessoas, ir a empresa todo dia trabalhar em horário comercial não é prestação de serviços, é vínculo empregatício, gostem ou não da lei. Outra questão é o IRPF, q quem trabalha PJ considera que não paga IRPF, mas se vc fizer sua declaração realmente "redonda", vc precisa lançar os valores que foram recebidos pela sua empresa na forma de pro-labora. Obviamente, temos contadores para evitar esses "contratempos", mas se qualquer um que eventualmente cair numa malha, vai dizer o q ? Que recebeu R$8000 por mês de faturamento na empresa e achou q não precisava lançar o pro-labora ? Não tem jeito, o mercado aceita o PJ, o Cooperado, o Clt Flex, etc., mas todas as situações tem seus prós e contras. Eu não defendo nenhum modelo específico pq nenhum é maravilhoso e pq considero que possuo boa empregabilidade. O que procuro fazer é comparar os valores de cada proposta ponto a ponto incluindo tudo (FGTS, 13o., Férias + 1/3, VR, VA, PPR, etc.) usando planilhas como aquela da Apinfo, e também pq já passei por PJ, Cooperativa e CLT (só não tive CLT Flex)... abs

24/05/07, 09:02:04: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Ha ha ha cara vc e hilario!!! veja o que vc esta dizendo.. estou ate pensando em montar um negocio mas nao oportuno, alias vc nem disse o que faz ja que nao e de sap... O mais engracado e que disse que a atitude e um crime e a maoria se manifestou como vitima inclusive vc, super consultor PJ, todos sabem que contratar mao de obra com vinculo clt e fora da lei, que quem emprega paga multa, que isso leva ao trabalho escravo. A minha conta da certo sim todos os impostos chegam na media de 10 a 17%(pode consultar o contador). Poxa cara vc e super mesmo paga 7% de impostos... ganha bem mais beneficios que a empresa dá e nem e de sap. alias se vc e tao bom assim porque nao falou logo sua profissao. Cara vc e dono de consultoria...

    Meu caro


23/05/07, 22:45:33: Marcelo Chorão - IP : 201.1.7****
    Ah, outra coisa, sua conta sobre clt x pj está totalmente equivocada. Eu pago 7% de imposto, com o mesmo salario minha carga seria de uns 25% clt, considerando inss, porém, desconsiderando inss e outros encargos que seriam pagos pelo meu empregador.

    Como clt, meu empregador me pagaria no maximo 6000 (por causa dos custos), com impostos, meu liquido seria metade do atual.


23/05/07, 22:22:29: Marcelo Chorão - IP : 201.1.7****
    Nao, nao trabalho sap. Eu ateh penso em abrir meu proprio negocio, mas o momento nao eh oportuno.

    Ahhh, to esperando vc me mostrar, na legislação, onde esta escrito que sou criminoso.


23/05/07, 16:58:11: Leopoldo - IP : 201.28.35****
    Eu sinceramente estou me arrependendo de ser PJ, porque o governo não incentiva pequena empresa, incentiva banco. Enquanto os bancos lucram cada vez mais, ficam cada vez mais ricos, nós pobres mortais só se fodem. Agora não venham dizer que a culpa é nossa, porque a gente votou neles, etc e tal....a culpa é do povo manipulado, que não teve oportunidade na vida e vota naqueles caras a troco de comida, bolsa família e etc.... Eu acho que infelizmente as coisas estão ficando cada vez piores. Se nossa classe fosse mais unida e tivéssemos uma organização por trás igual a OAB é para os advogados, poderíamos a peitar o governo e as empresas que contratam pj e clt... Bom é isso!

23/05/07, 16:31:43: EVAN - IP : 201.81.9****
    O GOVERNO É O PIOR SÓCIO DO MUNDO, TIRA MUITO E NÃO DEVOLVE NADA, FUI VISITAR A USP,E É UMA VERGONHA TUDO SUCATEADO, SAUDE, SEGURANÇA, INFRA, TUDO NO BRASIL ESTA SUCATEADO, E AINDA QUEREM MORDER MAIS???????? NOS JA SOMOS "POLITRIBUTADOS" " MULTITRIBUTADOS" CHEGA DE IMPOSTOS, NECESSITAMOS DE BENEFICIOS, CHEGA DA "INDUSTRIA DA MULTA" E A INDUSTRIA DOS IMPOSTOS, EU SOU A FAVOR DO IMPOSTO UNICO, DIMINUIÇÃO DE VEREADORE E DEPUTADOS REDUÇÃO DE VENCIMENTO DOS MESMOS, VAMOS ACABAR COM ESSA "FESTA".

23/05/07, 16:26:00: EVAN - IP : 201.81.9****
    SER PJ É OTIMO, MAS O GOVERNO TEM É QUE ISENTAR OS PJ DE IMPOSTOS, NÓS JA PAGAMOS IMPOSTOS DEMAIS, TEMOS QUE REAGIR, NOSSA SOCIEDADE ESTA MUITO ACOMODADA. CADA UM SO PENSA NO SEU, O BRASIL EGOISTA, POR ISSO OS POLITICOS EM BRASILIA ESTÃO LAVANDO "A EGUA".

23/05/07, 16:22:32: evan - IP : 201.81.9****
    O GOVERNO ESTA TOTALEMNTE ERRADO, O GOVERNO QUE SE PREOCUPE COM OS CORRUPTOS E NÃO VENHA ATRAPALHAR, NÓS JA PAGAMOS DEMAIS.

23/05/07, 12:24:38: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Ao 22/05/07, 21:34:09: Marcelo Chorão - IP : 201.1.7****

    Meu caro revoltado que nem nome tem... Muito engracado quando abrimos um ponto de vista claro e alguem retrucar, e muito engracado ainda dizer que vc ganha 8500 tem ferias, 13 e por ai vai(nao sei o que vc faz para ser assim so se for SAP ou algo do genero e se for ta ganhando pouco mesmo com beneficios). Se vc esta assim entao diga gracas a Deus, eu nao me encontro numa situacao ruim ela ate que e boa, mas me incomodo como estamos levando TI no Brasil, pois os salarios pioram cada vez mais menores e a exploracao maior, e o numero de profissionais de TI maiores tambem, a igualacao de um profissional PJ e cada vez mais clara, ja fiz as contas clt 25% de imposto mais beneficios, PJ seriam 20 a 27% sem beneficios , se o salario for o mesmo... cada um na sua. Mas o ideal e pararmos com este real choro e manha de fazer o errado achando que ta fazendo o certo... O mais engracado e que quando disse crime os que mais choraram foram vcs, mas se verem a realidade os culpados sao as empresas que contratam desta forma e tratam os PJ como capacho, vcs sabem que tem muita discriminicao. So uma pergunta para vc... Vc nao sente vontade de ser um empreendedor e trabalhar para vc?? Cuidar de seu negocio, etc... Eu sinto e muita pena que as consultorias so nos querem para trabalhar de no cliente como empregado sem vinculo mas toda as obrigacoes boa sorte para vc



23/05/07, 11:17:16: Bruno - IP : 201.92.187****
    Governo fdp..... isso sim, fora o fato de o fiscal poder descaracterizar uma empresa tb.... brasil é o paraíso mesmo.... pros políticos

22/05/07, 21:34:09: Marcelo Chorão - IP : 201.1.7****
    Marcelo, para de chorar, voce só pede segurança, só quer saber de férias, de estabilidade.

    Pra mim, suas qualidades devem ser mto das medíocres, isso sim.

    Trampo como PJ, ganho 8500, tenho férias remuneradas, 13o., plr, auxilio moradia, convenio médico, estacionamento e outras besteiras que mtos clts nem sonham em ter.

    Não estou querendo me gabar, só quero dizer que é voce quem faz o seu preço, não é o sistema de contratação. Quando voce é competente voce diz quanto quer ganhar. Quando vc nao é, vc fica chorando por proteção alheia.

    Sobre os beneficios que tenho, é pq é politica da empresa, mas sempre que vou para uma entrevista deixo claro que exijo X reais por hora, e nao abro mão de férias (nem que seja nao remunerada).

    E ainda eu emito nf com empresa ME, então minha carga tributária é mínima.

    Eu sou proprietário de uma empresa que presta serviço, majoritariamente, para uma mesma empresa, mas também presta serviço pra diversas outras.

    Agora me mostre onde ta escrito que sou criminoso?

    Crime é chorar, enquanto sobra incompetência.


22/05/07, 17:53:03: Rafael - IP : 201.72.61****
    A grande sacada de ser PJ, seria a pessoa ser dona do proprio nariz, prestar serviços a outras empresas, a maioria encara dessa forma quando parte pra esse lado, contudo, a realidade é outra, trabalhamos 8 hs/dia para uma empresa, trabalhamos por hora diga-se de passagem, se fizer a menos desconta, se fizer a mais vai para o banco de horas.

    No final, a gente ganha uns trocados a mais pensando que estamos fazendo um grande negocio, mas nao vejo por esse lado, hoje, sendo PJ, não mais.

    Prefiro ganhar 1000,00 a menos e ser CLT.

    Abraços


21/05/07, 16:56:20: Alexandre alexandrebento@bol.com.br - IP : 200.244.12****
    PJ é a forma que nossos empregadores encontraram para poder pagar o valor que o profissional de informatica deveria ganhar. O problema é que com o tempo o PJ passou a ganhar cada vez menos de modo que para a maioria não vale mais a pena trabalhar dessa forma pois o salário é quase o mesmo de uma pessoa que trabalha como CLT mas sem os benefícios da CLT como férias , 13o salário e FGTS . O que temos que fazer é começar exigir de nossos representantes políticos soluções para os problemas de nossa categoria ao invés de ficarmos que nem "coitadinhos" na informalidade .

21/05/07, 16:51:19: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Vou contar um casinho rapido... Certa vez uma consultoria me ligou para fazer migracao de bases de dados, na epoca estava empregado, ela me falou que era uma migracao simples de bases sql para oracle nem procedure tinha, eu aceitei a oportunidade , conversei com ela os procedimentos de maneira que pudesse entender, e disse que no caso por estar trabalhando daria facilmente para fazer o mesmo a noite e nos fins de semana, que o trabalho poderiasmos fechar um valor XX reais e que em no maximo 3 meses estaria feito, caso terminasse antes eu recebia antes se ficasse depois eu nao cobraria mais nada. Resposta dela: O cliente nao quer assim o cliten quer vc la no horario comercial para fazer as atividades de migracao e outras atividades que julgar necessario, quase mandei ela ir tomar naquele lugar mas disse nao e que nao deixaria um projeto indeterminado por outro de 3 meses. veja isso e crime(um crime do cliente nao de nos), se ela quer um empregado ou o cliente quer vai recrutar um(clt). Se posso fazer algo em tempo menor porque tenho que satisfazer o cliente? nao sou prostituta!!

    abracos


21/05/07, 16:03:13: Renato - IP : 201.78.200****
    Pessoal, acho que daqui a poucos os profissionais consultores de TI terão que ir para rua como vendedores ambulantes ou então virar assaltante. Pois está dificil trabalhar hoje como CLT. E agora vem mais esta taxação sobre a unica modalidade de trabalho ainda viavel para consultores de TI com idade mais avançada ?? É o fim da picada. Gostaria de saber o que se passa na cabeça dos nossos governantes e politicos ? Querem mais Pais de familia na rua roubando ????


21/05/07, 15:58:43: Lilian - IP : 201.74.7****
    Belo incentivo para os informais... vão querer continuar na informalidade, porque pra ser PJ tá cada vez pior! :o///// Estou começando a me arrepender... :o/////

21/05/07, 13:56:03: Adriano - IP : 200.220.156****
    Na boa, enquanto agente fica aqui lendo esses comentarios, as consultorias continuam ganhando dinheiro, crescendo não sei quantos porcentos por ano e os profissionais continuam sendo descartáveis. Ser PJ ou CLT é indiferente, quem quiser ser PJ que seja PJ. Minha bronca é que deveria ser de opção... infelizmente quem quer ser CLT ta se ferrando. Não defendo nenhuma das 2 contratações e realmente quem é PJ não é criminoso, o cara que é PJ é trabalhador tanto o cara que é CLT, tem conta pra pagar, familia pra sustentar, etc... O problema é o governo que adora mamar dinheiro via impostos que ja pagamos até demais e com pouco retorno, e as consultorias que não tão afim de fichar ninguem ou dar a opção de assinar carteira de ninguem, mas tão enchendo o bolso de dinheiro, porém o discurso da carga tributária alta continua. Deve ser opção a forma de contratação, e não imposição...

21/05/07, 13:18:12: marcelo - IP : 200.142.1****
    Ronaldo para com isso, essa situacao de PJ ganhar bem acabou, no maximo 10% a mais que o clt mas a diferenca nao vale a pena, e outra caso o imposto vigore a tributacao vai ser de 20 a 25% sobre a nota, os impostos que um clt chega 27%, sei disse poi sou clt agora.No fim do jetio que ta da na mesma so que clt a mais seguro, e PJ (funcionario sem registro) tem direito de ficar calado

21/05/07, 12:45:11: Carlos - IP : 200.142.12****
    O que o governo alega é que profissionais PJ que "ganham bem" e "gostam" desta situação(a área de TI seria uma exemplo disso), na verdade são minoria e que o objetivo da lei é mais amplo, visando atingir setores que trabalham na informalidade através de contratos de prestação de serviços "fajutos" normalmente nos grandes interiores do país, sendo esses setores normalmente ignorados pela "elite". É uma decisão polêmica e, como sempre, com muita política envolvida, e o governo fazendo o que sabe fazer de melhor : tributar mais quem já é bastante tributado, seja no IRPF dos CLTs ou nos tributos dos PJs.

21/05/07, 11:25:16: Ronaldo ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.193.226****
    Pessoal, que absurdo, no mercado sempre o PJ ganhou mais que o CLT, é por isso que o cara virou PJ. Na minha experiência de 10 anos como PJ, o cara PJ ganha em média, 50% a mais, e para a empresa é 30% menos impostos, entao é vantagem para os dois lados. Ser PJ nunca foi crime, se fosse, o Brasil parava pois 95% dos profissionais de TI sao PJ. E nunca ninguem foi preso por causa disto.

21/05/07, 08:54:00: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Concordo com que o ola falou, profissional de TI brasileiro so faz arranca rabo com liguagem de programacao, diagrama ou EP de resto da sua propira vida nada. A proposito vcs ja fizeram as contas... SE isso der certo , (o que vai dar 10% a mais no bolso e sempre bom), facam as contas o profissional de TI esta chegando cada vez mais perto valores PJ e clt antes um cara de 6000 clt recebia 9000 a 12000 PJ(hoje o PJ e de 6000 a 8000 no maximo), valores mais baixo sao piores ainda.Ja fizeram as contas da carga tributaria de 10 a 15% (o resto fica por nossa conta...) agora imagine mais 10% , ou seja carga tributaria de 20 a 25%, hahahah carga essa muito parecida com clt!! abracos

20/05/07, 19:46:58: Márcio N P - IP : 200.185.235****
    Até quando toda classe de trabalhador brasileiro, ficará atrelada às descisões de uns poucos parlamentares, que só legislam em benefício próprio??? O país está cada vez mais ridicularizado, frente à grande carga tributária que sofrem todos os trabalhadores. Não querem a informalização, mas quem consegue sobreviver a tantos impostos, à fiscalização corrupta que tira das ruas quem busca o pão de cada dia para o sustento de sua família?????? Às contribuições provisórias, que de "provisórias" só têm o nome..... Por quê mais 10% de prejuízo em cima dos PJs? Por quê tanto aumento para os parlamentares???????? (Eles sempre conseguem o aumento que querem!!!!). E ainda existe a imunidade parlamentar (político pode roubar!!!, sair livre em pouco tempo!!!) E a população continua indefesa, sem ninguém para lutar a favor dela...("os direitos humanos", trabalham em defesa dos bandidos!!!). Vamos fazer/atualizar leis que sejam iqualitárias, independente da classe a que pertence o indivíduo............

20/05/07, 00:35:18: Ola - Muro das lamentações - IP : 201.7.48****
    O que muda para muitos de nós, nada, pq nem precisou de emenda x ou y para detornar com os nossos direitos, somente vai aumentar 10% da carga tributária, ou seja, é Mais uma discussão inutil, que não dá em nada.

    Só choram quando dói o seu, mesmo que estejam sem razão, é sempre assim "cada um por si e todos por ninguem", ainda mais em TI, uma categoria totalmente desunida, que o pessoal se pega por causa de uma linguagenzinha o diagramazinho qualquer.


18/05/07, 21:07:53: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Jardineiro... !! ??? Ta bom vai, nao adianta discutir eu so digo o que ta na lei se por acaso os brasileiros napo correm atras de seus direito, apenas burlam as leis e choram de vitimas, o pais so sera aqueilo que é! seja em TI Markenting e por ai vai...

18/05/07, 17:38:02: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.26****
    AS CONSULTORIAS ACEITAVAM ( passado ) MICRO EMPRESARIOS PORQUE A RECEITA FEDERAL TAMBÉM ACEITAVA.

    Êsse foi o início do processo sócio-econômico-cultural-fiscal que redundou no que hoje se discute.

    O "salários do Govêrno-Receita começou a ser "achatado". Assim começaram a definir quem é que poderia ter o direito de ser Micro Empresario.

    E, exercendo a política de boa vizinhança, procuraram atingir aqueles de menor fôrça política: Os profissionais qualificados, aqueles de quem se exige diploma mas não o se o respeita em nada.

    Os qualificados eram e ainda são a MINORIA. As suas atividades estão explicita e corretamente registradas. Fica fácil saber quem é. E, oriundos de CLT, aculturados à formalidade, pagando tudo corretamente, não lhes VINHAM À CABEÇA OUTRAS IDÉIAS que ferissem o que é correto.

    Tal não era e não é com quem compra e vende. Exija uma Nota Fiscal. Ser-lhe-á fornecida, porém, com cara de poucos amigos. Êstes são a grande maioria, inclusos na economia formal, mas que, nas horas vagas trabalham na informalidade.

    SE O GOVERNO-RECEITA aceitar o rebaixamnto do próprio "SALARIO" aceitando trabalho intelectual como Micro Empresa, as consultorias o aceitarão.

    Mas isso não pode ocorrer pois fere o espirito da Lei. Micro Empresa foi fundamentada para trazer à formalidade atividades do tipo JARDINEIRO e demais de FORMA DE TRABALHO assemelhada, o que nao é o caso dos oriundos de CLT.

    Mas vale, para a grande parcela que sequer REGISTRA OS SEUS FUNCIONÁRIOS.


18/05/07, 08:32:53: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Ta bom ja que vcs estao tao certos disso, facam o seguinte, mudem sua empresa para uma ME ou que pague um simples, sabe aquela que simplifica impostos??!!Acredito que a visao ampla de certas pessoas vai poder contornar isso!! So quero ver se as "consultorias" vao aceitar!! ;)

18/05/07, 00:44:13: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.26.32****
    Olá Mauricio W.

    Continuando o que vai abaixo, PARECE que sou a favor de PJs. Como nos tratam não. Nos impedem de crescer. Apenas compreendo (não concordo) a quem chama de crime. Não vejo CRIME em ser PJ.

    Crime maior seria passar fome ou roubar para obter comida apenas para satisfazer a "legalidade" atual.

    Tive em mãos as fotos do final de um exemplo:

    Um rapaz Hungaro conseguiu ser despedido de todas a montadoras de veiculos, porque gostava de perfeição enquanto as mesmas queriam produção.

    Voltou à Hungria, na mesma atividade: Adoraram o seu perfeccionismo.

    Manifestou o desejo de abrir sua própria empresa. Foi ajudado pela que o contratava, a sua primeira cliente. Afinal, o resultado seria o mesmo. O espaço que ocupava poderia desinar-se a outras utilidades. A nova empresa cresceria, geraria empregos e, talvez, futuramente, divisas para o país: PENSAVAM EM TERMOS DE PAÍS POVO E RESPEITO MÚTUO.

    Em 15 anos levou para a sua empresa os seus familiares que aquí viviam.

    As fotos acima mencionadas eram da sala da sua casa própria com vários ambientes. Num deles, 3 sofás de 5 lugares formando um "U". Eram da brasileira LAFER: Brancos e em seda.

    Escrito atrás da foto: Aí no Brasil, milionários não compram pois é exclusivo para exportação.

    Se por aquí nos tratassem assim, como adoraria ser PJ. Hoje, sou, por necessidade.


18/05/07, 00:06:07: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.26.32****
    Olá Mauricio W.

    A Itália chegou a ser a terceira economia do mundo através das pequenas empresas. Por aquí defendem essa idéia. É boa.

    Mas lá, desejaram e assim, insentivaram. Aquí, impedem.

    Começamos a nossa história com a degredação de predadores, hoje, o GOVERNO-FISCO:

    Com tudo informatizado A SEU FAVOR, sabe o que mais está rendendo e de onde tirar, alegando FINS SOCIAIS (a sociedade que frequenta).

    No Feudalismo, alguns dias de colheita p/o lavrador sobreviver na ignorância, subalterno e servil, predestinadamente, de pai para filho. A grande colheita ia para o senhor Feudal e para o rei.

    Eram Barões, Condes, ...., a cuidar de Baronatos, Condados, ...., tais Hectare, Are, mediam terras, vivenda dos lavradores. Havia os coletores de impostos.

    Atuais presidente, governadores, prefeitos e sub-prefeitos. Senadores, deputados e vereadores. Fiscais federais, estaduais e municipais. Os últimos são a "joinha dos olhos" dos primeiros. Os segundos fabricam Leis PARA MANTER ESSA MAQUINA REGADA A CHAMPAGNE E CAVIAR: Precisam do "MONEY" que está na base da pirâmide.

    Ah! Há os escondidos, mas, intimamente correlacionados com essa máquina, OS DETENTORES DO CAPITAL: Querem transferir a carga tributária para a base da pirâmide, ou melhor, QUEM QUIZER BENEFICIO QUE TRATE DE CONSEGUÍ-LO. Em se começando a conseguir, manipulam uma forma de tirar.

    Essa é a verdadeira batalha: CLT-PJ.

    Mediante a fome, conseguem um exercito de PJs. Formada fica uma Instituição. O tempo passa e se estabiliza - ninguém reclama. E, já sendo consentido e de uso geral, DEMOCRATICAMENTE, deve-se CONSTITUCIONALIZAR: Passa a ser Lei.

    É O RETORNO À FORMA MAIS PURA DE NEO-FEUDALISMO.

    Estando todos acostumados ao padrão de vida achatado, permanece a denominação: DEMOCRACIA.


17/05/07, 22:51:48: Ricardo - IP : 200.155.10****
    Marcelo, você tem uma visão estreita demais..

    Devia ir ao médico


17/05/07, 21:09:36: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Poxa incrivel como vcs veem o ponto de vista da forma de vcs, e errado e criminoso ser PJ do jeito que ta e pronto,m sempre digo o PJ que trabalha como funcionario sem registro, que tem hora para entrar e hora pra sair, as vezes nao tem isso, que o valor nao e mais tao alto assim, alguns adm de SO e banco ganhavam 80,00 hora hj nem 45 estao chegando mais, e errado isso e pronto, aquele que e PJ mas e PJ de verdade , faz seu tempo, trabalha por projeto e nao com uma "chefia" esse esta certa, mas vcs sabem que o que digo e errado. mas tudo bem depois que isso virar uma caos maior voltaremos a outro forum que nao levara a nada a nao ser a pessoas que nem conseguem ver seu proprio umbigo

17/05/07, 11:15:10: Allan Brasil - IP : 143.107.****
    Na verdade, o PJ precisa calcular todos os benefícios que não tem direito e cobrar tudo isso no seu valor/hora. O PJ tem também que administrar seu "fundo de garantia", assim como o 13º e ferias. Para quem sabe administrar bem é uma grande vantagem. Mas o governo quer mesmo é morder o máximo que puder, e desta forma, querem acabar com as aberturas de empresas, principalmente de médicos que acabam abrindo empresas para não agar tantos impostos. Mas para que pagarmos tantos impostos, se não temos nenhum tipo de assistência no País??? O retorno é inexistente, pagamos impostos demais e a única coisa que vemos, são desvios de verbas públicas e aos corruptos nada acontece.. Só ficam mais ricos e poderosos.

17/05/07, 10:37:47: Claudio - IP : 200.201.16****
    O Pj não tem direito a férias !, 13, participação nos lucros isso é uma palaçada

17/05/07, 04:28:32: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.216.111****
    Pois é Lembo, o sujeito aí, batendo sujeira com os PJs, dizendo que ser PJ é crime, passou agora a defender quem não quer e não precisa de defesa.

    Pô, vamos criar então a legião dos PJs aprimidos pelo sistema e defendidos pelo Homem-Aranha cibernético e defensor dos profissionais que são praticamente obrigados a serem PJ.

    E tem mais, quem se atrever a emitir uma notinha fiscal no fim do mÊs, vai ser interpelado por um Fiscal-Parasitão da receita, para algemá-lo e encarcerar o sujeito por fraude às leis trabalhistas.

    Assim os cofres da União ficarão mais gordinhos para serem achacados pelos parasitas do Estado, enquanto os PJs trabalham para propiciar condições para que isso ocorra.


17/05/07, 04:06:01: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.6****
    CRIME, CRIME, está-se falando muito de crime.

    Mais abaixo, também comentei.

    Mas, o que é crime? Derivam as perguntas: O que é Lei? O que é Justiça?

    Por aquí, nas redondezas, um homem de meia idade, sempre se oferece para lavar os nossos carros, pois, precisa comprar alimentos. Também há uma empresa prestadora desses serviços.

    Faz o serviço. Faz bem feito. E vai comprar alimentos. Até aceita alimentos como forma de pagamento, como se fazia antes do advento da moeda:

    Era a barganha: Um boi equivale a 5 porcos. Um armário equivale a 2 mesas. E assim por diante.

    Avaliavam pelo tempo de feitura.

    Voltemos aos automóveis.

    Se o lavador não trabalhar, não se alimenta. Sua família também não.

    Onde reside o crime desse lavador de carros bem como dos donos dos carros? O que é mais legalizado, permitir ao lavador ou a empresa efetuar o serviço? Da mesma forma, onde reside a justiça? Ou a injustiça?

    O que é mais iminente? Fazer Leis ou fazer justiça?

    Os contratos podem ser escritos ou verbais. Se ambas as partes o seguem, nada a reclamar. Caso uma das partes quebre alguma das obrigações, a outra, é obrigada a seguir por conta do contrato?

    As nossas Leis são como contratos do governo com a população e, nesta, entre os seus membros.

    A comida é o artigo de primeiríssima necessidade. Podemos dizer que o diamante é o maior dos superfluos.

    EXCLUINDO OS ROUBOS E ASSALTOS, quando as regras do jogo impedem os cidadãos de comprarem comida dentro da legalidade formal, deverão as mesmas morrer para não ferir a legalidade formalizada?

    Quando essa legalidade deixa, por conta de "n" fatores, de atender os compactuantes, deve-se mantê-la, ou procurar estabelecer outra que atenda?


16/05/07, 23:47:22: Ronaldo Filho - IP : 201.81.24****
    Este governo é assim mesmo, desde que se pague alguma coisinha, tudo pode! Na verdade, se a proposta for esta, não se está sendo discutido se pode ou se não pode, já está dito que pode, agora é só acertar o preço da liberação! Vexatório! Digo sempre que me envergonho de viver em um país como este!

16/05/07, 23:40:28: Henrique - IP : 201.0.1****
    Crie uma CLT que não me sufoque tanto, que me permita não aderir ao inss, que me permita negociar a adesão de 13o/fgts/férias/seguro desemprego/etc etc, e que não custe 100% a mais do meu salario, para o meu contratante.

    Se criar isso eu iria aderir com prazer. Governo teria que pagar pra empresa que contratar alguem, e nao cobrar mais ainda.


16/05/07, 23:36:33: Henrique - IP : 201.0.1****
    Marcelo, pára de chorar. No minimo é frustrado porque ganha 400 reais por mes e acha que isso é culpa dos PJ

    Não existe crime pessoa juridica prestar serviço em outra pessoa jurídica.

    Se fosse assim, não poderia existir faxineiras terceirizadas, pois elas tem horario de entrada e de saida, e trabalham pra outra pessoa.

    E deixa de ser zé ruela e ve se aprende algo, como PJ eu sou funcionário da minha própria empresa, pago impostos e recolho inss.

    Se alguem acha que é crime me mostra na lei onde está isso. O que o lulla ta querendo, é ferrar as PJ´s "personalíssimas", que são PJ com 1 funcionario e que só prestam serviços pra 1 outra empresa duranto um ano todo.

    Até aí é mto fácil contornar, todo PJ tem outros amigos PJ, basta "comprar" e "vender" consultoria de outros colegas que tudo estará beleza.

    Paz a todo, e dinheiro no bolso dos PJ :D


16/05/07, 23:07:37: Jorge Luiz cpuvirtual@yahoo.com.br - IP : 201.42.10****
    Por que aumentar impostos para prestadores de serviço ?

    É bem simples, antigamente os gênios da economia desvalorizavam a moeda quando bem entendiam, cortam zeros a vontade, geravam uma inflação dos diabos! hoje eles não podem mais fazer isso, precisam fazer algo diferente para aumentar as receitas,como não possuem competência para fazer a moeda valer mais, precisam arrancar mais dinheiro de outro setor que não seja os exportadores,mexa nos lucros deles para você ver o que acontece, as indústrias,por lado lado devem competir com um mundo cada vez mais feroz, para quem sobrou a bomba ? Para nós é claro !


16/05/07, 21:55:00: Michel - IP : 201.82.67****
    Acredito que o unico culpado disso tudo é o governo, que sempre encontra um jeito sugar cada vez mais o trabalhador, independente de qual modalidade ele esteja praticando. A carga tributária é tão grande que o brasileiro não sabe mais pra onde correr. Mas chamar quem trabalha como PJ de criminoso é preconceito. Os verdadeiros criminosos são aqueles que ganham dinheiro ilegalmente por meios escusos e não quem trabalha. O fato de não ser CLT não faz com que sejam criminosos, apenas preferem administrar o próprio dinheiro. Isso é crime ? Tudo deve ser questão de bom senso. Quem prefere pagar mais encargos como CLT e deixar que os outros administrem seu dinheiro não devem discriminar quem opta por trabalhar como PJ. Ou não vivemos em um país democrático ?

16/05/07, 17:42:43: Jomar suporte@contato-cst.com.br - IP : 200.171.144****
    CLT x PJ Li alguns comentários equivocados. 27,5% é só IRRF ( Imposto de Renda ), tem INSS + 11% Férias c/ 1/3 e 13º Salario tem INSS(11%) e IRRF(27,5%) Multa de 50% de FGTS na Quebra de Contrato (Dispensa s/ Justa Causa), 40% é seu 10% é do Governo. Cooperativa, normalmente só lesa o Cooperado, desde quando o Cooperado também é dono ? Acredito eu que os 10% não deve virar Lei, mas como o Rombo do INSS deve ser tapado, de onde voces acham que vai sair a grana ? Com certeza de impostos.

16/05/07, 17:30:43: Alex - IP : 200.182.9****
    Tem razão Marcelo, é crime abrir mão de benefícios e querer ter a liberdade de negociar um salário mais alto, pagando impostos pela empresa da mesma forma. Tais garantias só oneram e achatam os salários oneram por conta dos impostos cobrado pelo governo.

    A relação empregador/empregado evoluiu muito, hoje é e consenso saber que da mesma forma que o empregado precisa de garantias, o empregador também precisa, a CLT protege demasiadamente o empregado e o tempo do "patrão explorador" já se foi. Mas você está certo....

    CADEIA PARA OS PJs!!!! EIS UM NOVO CRIME, TENTAR DIMINUIR A MORDIDA DO GOVERNO NO SEU DINHEIRO SUADO!!!

    Não me importaria em pagar 30 ou 40% de impostos, desde que me fossem devolvidos educação, saúde, segurança e transporte de qualidade.


16/05/07, 15:41:31: Marcelo - IP : 200.142.1****
    leiam isso: https://br.noticias.yahoo.com/s/16052007/25/manchetes-detran-sp-apreender-5-mil-carros-placa-fora.html

    sei que nao tem nada haver mas vamos pensar burlar a lei para pagar menos imposto e crime, se ao inves disso todos nao reclamassem e diminuissem impostos?? nao seria mas justo??


16/05/07, 08:49:14: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Pelo que vi quando alguem coloca uma ideia verdadeira, sobre crime, pois e crime ser PJ(empregado sem registro) sempre chega outro afim de tentar apagar o fogo que se existiu, so digo que e crime ser empregado sem registro, e crime pois poderemos chegar a ser escravos do trabalho, sem direitos e apenas deveres, se o negocio esta ruim, o ideal e lutar para melhor , se possivel com empresarios no meio. Mas abafar qualqur coisa... assim nao da!!

16/05/07, 05:28:38: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.24****
    Para os EEUU e Canadá enviaram PESSOAS para construir um PAÍS. Eram pessoas oriundas dos países que iniciaram e aderiram à REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e todo o automatismo que se seguiu.

    Ainda hoje, tanto os que emigraram quanto os que permaneceram, mantém essa tradição desesenvolvimento tecnológico porque vêem nisso o conforto na saude, no lazer, enfim, no viver.

    Custeiam tudo enquanto suprindo os mercados internos. Supridos êstes buscam lucros nos mercados externos. Êles conjugam o verbo FAZER.

    Para o Brasil e América Latina enviaram PREDADORES que futuramente comporiam os mercados externos dos citados acima. Criou-se essa tradição.

    Ainda hoje persiste: A mídia presenteia as nossas atenções com artezanatos, feitura de comidinhas, caridades, socialismo, comunismo, mesmos artistas articulando sempre o mesmo temas. Conjuga-se por aquí, o verbo VENDER - coisas feitas no exterior, e, ideologias que deram certo no em sociedades do exterior, diametralmente deversa da nossa e há seculos passados.

    Quem consegue um lugar no palco, nele permanece por décadas e décadas, sempre defendendo as nossas tradições, até que, um filho o substitua.

    Quem tenta FAZER (não artezanato, evidentemente) é visto como anti-social: Pelos tradicionalistas a manter o próprio ganha pão. Por TRADIÇÃO, tentam resolver situações econômicas mediante Leis, buscando no idioma novos significados de como se viver nos tempos difíceis, eternamente, de difícel solução.

    É aí que reside o problema e o CRIME.

    ENQUANTO ISSO NOS PERMITEM DISCUTIR SÔBRE PERCENTUAIS.

    Concorremos entre nós cobrando mais barato para OPERAR produtos já FEITOS, porém, nunca por NÓS. Por serem caros, apenas conglomerados os possuem e, assim, poucos empregos e submissão.


16/05/07, 04:24:56: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.24****
    Olá Joao A. RICHTER,

    Complementando,

    Vamos reunir os 99% de PJ e solicitar não aceitarem mais trabalho como PJ e continuar buscando apenas como CLT.

    E se não conseguirem, o que é o mais provável?

    Evidentemente que, não pagando as suas contas estarão cometendo CRIMES em termos do Código Civil.

    E, os fornecedores do que consomem (moradias, automóveis, aparelhos eletro domésticos, escola das crianças, roupas,....) pouco se importando estão com a nossa luta. A maioria dos fornecedores têm, na sua folha de pagamentos, ADVOGADOS.

    E depois? Com que nome se postarão perante o mercado? Quanto tempo levará para recuperarem, se conseguirem, o que foi perdido?

    Não digo que seja o seu caso, mas existem pessoas que tem uma família que pode arcar com o tempo de espera para aparecer o EMPREGO IDEAL. Mas, quantos são êsses ?

    Desculpe-me João, mas precisei complementar o que escreví abaixo.

    No mais, creio que você tem inteligência para entender que, embora possa haver CRIME segundo as nossas Leis, Direitos Humanos, Religiões, etc., essas pessoas, segundo a LEI DO BOM SENSO, NÃO SÃO CRIMINOSAS.

    Quanto a você: Um lutador. Deve continuar. Talvez outros acompanhem.

    O que é melhor, é melhor se for melhor para todos.


16/05/07, 03:51:13: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.1.24****
    Olá, Joao A. RICHTER !!

    CONCORDO, não apenas com VOCÊ, mas com todos que estão (estamos) aquí lutando, apregoando idéias, desfilando conhecimentos, citando experiências do exterior e, tudo o mais.

    Estamos todos, buscando uma solução, mostrando aos empresários e govêrno que não estamos dizendo amém. Mostrando que temos o direito de usufruir de um MELHOR PADRÃO DE VIDA. Inclusive, sofisticado.

    Já encontrei com alemães, professores (Lá ensinantes. Professor é o que ensina em universidade) primários em férias aquí no Brasil, para assimilar o idioma objetivando se misturarem entre o povo durante o nosso Carnaval. Vê, êles têm oportunidade de planejar trabalho e diversão a longo prazo.

    Lutamos por isso.

    Mas você diz que certas formas de trabalho são CRIMES. Pelas nossas Leis podem até ser. Mas, por quem, como, com quais acôrdos e conveniências são promulgadas? Quem as fiscaliza e pune, o faz para todos, em igualdade de condições? Todos os juízes pensam de forma uníssona?

    E se para cumprir essa Lei, a pessoa se obriga a ser despejada por aluguel atrazado ou não consegue alimento para sí e os seus, e, assim por diante.

    Neste ponto, O QUE É CRIME? ONDE ESTÁ O CRIME? A pessoa não está roubando. Procura TRABALHAR: Coisa digna. Onde reside a sua culpa?

    Creio eu, que essa pessoa, depois seguida por outras, estão sim, LEGISLANDO uma LEI denominada CONSUETUDINÁRIA (dos costumes), que se implantada, poderá ser formalizada por ser de aceitãção geral, e então, democrática.

    A luta deve prosseguir. Porém sem chamar tais pessoas de CRIMINOSAS.


15/05/07, 17:26:46: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Mas e isso que estou querendo dizer e ao todo que nos estao levando, terceirizar da forma comno esta e crime, ser PJ hj e ser funcionario sem registro, sem direitos, sem garantias... Trabalhar como PJ em casa ou em seu escritorio(como era antes para alguns programadores)com seu horario, tudo bem , ate acho melhor que ser clt(aguentar horario chefe chato, etc..), mas estamos corroborando com um crime, que se espalha ate em outras areas(markenting, humanas, escritorio) nos fomos os primeiros a disseminar uma pratica terrivel, logo seremos jogados fora do jogo pois e uma tendencia ao mercado, acredito que devemos nos unir (empresarios e funcionarios) para melhores condicoes , mas brular deste jeito, sempre vai ter alguem que vai querer "tirar uma lasquinha" ou o governo que ao inves de fazer uma reforma trabalhista, faz uma reforma tributaria naqueles que trabalham como funcionarios sendo PJ.

15/05/07, 16:45:16: Camargo - IP : 201.63.116****
    Realmente, contratação como PJ para um trabalho tipicamente subordinado é um artifício que legalmente está irregular. Também é verdade que o regime CLT é sobrecarregado de impostos o que praticamente inviabiliza os negócios, principalmente os baseados em atividades altamente especializadas. Só queria acrescentar que na maioria das vezes não temos escolha e somos obrigados a aceitar PJ senão ficamos sem trabalhar. Falta uma forma de nos organizarmos para nos defendermos. As empresas contratantes e o governo são os fortes que estão brigando e nós seremos os prejudicados. Isto sem falar na terceirização internacional, como no caso da India que oferece mão de obra de TI remotamente com baixo custo.


15/05/07, 16:00:58: Joao A. RICHTER - IP : 200.206.226****
    Caros Srs.

    - A contratação como P.J. na modalidade em que esta sendo praticada por 99% do mercado é crime. - Quem aceita trabalhar desta forma além de ser cumplice deste crime está distorcendo o mercado. O Que parece bom agora pode se revelar um grande problema no Futuro. - Tenho recebido varias propostas que parecem otimas para trabalhar como P.J. mas após fazer as contas nenhuma delas paga "melhor" que as que tenho para trabalhar como CLT. - Por favor olhem as pesquisas salariais publicadas pela Revista INFO, MANAGER, Jornal O Estado de Sao Paulo, Instituto Hay, etc para a media dos salarios CLT. - Sou pela criação de uma ONG que defenda o FIM DESTA FARSA DE PJ e que venha a punir nos termos da lei todos envolvidos nesta trama que so prejudica os trabalhadores.


15/05/07, 13:59:38: França - IP : 200.161.****
    Eu imaginava, que os profissionais de TI eram diferentes ... pelo visto o conhecimento técnico não muda o comportamento na hora de debater assuntos polêmicos ...

    Existem as duas opções de contratação, cada uma tem seus prós e contras, de acordo com o ponto de vista de cada um. Cada um saber aonde o calo aperta, então cada um q faça a sua escolha e respeita a do outro.

    Se é melhor ou pior PJ x CLT, a questão que mais carga tributária não vai ajudar a ninguém, nem ao próprio governo pq esta arrecadação ao mais, vai para o velho burraco negro da corrupção.

    Obrigado


15/05/07, 11:52:10: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Sra vejam, ser PJ hj em dia e receber um salario igual ao de clt e pagar menos impostos , mais obrigacoes trabalhistas, o risco é grande, alem da ilegalidade, infelismente nao reclamamaos nosso direitos, e temos a mania de resolver nossos problemas da pior forma possivel!!

15/05/07, 10:50:57: Ronaldo ronaldo.luis@gmail.com - IP : 201.34.20****
    É pessoal, a boa fase de ser PJ, está no fim. Melhor repensar a velha CLT. Mesmo assim se tiver que pagar imposto de 10% ainda da para sair no lucro.

15/05/07, 09:08:12: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Henrique, consultor:

    Parem de falar besteira, ser PJ e crime sim, esta na lei, vcs nao podem porestar servicos com horarario de entrada e saida e um chefe ser PJ e ser uma empresa, vcs sabem disso estao se queixando por causa do valor ser maior que clt, mas e crime de dam empresa e de vcs que aceitam, fazendo isso estimularam outras areas para o mesmo, nao e nada contra ninguem mas e uma verdade, se nao estao satisfeitos com os salarios clt, e uma obrigacao do povo (inclui empresario) reclamar sobre isso, mas nao ludibriar a justica deste jeito, sem vergonhice leva a outros crimes, prova disso os tremendos cabalachos no Brazil.


15/05/07, 08:55:32: consultor consultor@gmail.com - IP : 201.29.188****
    Pessoal, os 10% ainda não passaram no congresso nem o mestre Lula aprovou. Mas vamos a discurssão que envolve descontar 27,5% de CLT e cerca de 15% + 10% como PJ. Eu trabalho como PJ à 9 anos e vivo melhor do que com a carteira assinada. Um simples motivo: Sei gerenciar o que ganho e procuro me manter sempre com um diferencial no mercado. Esse diferencial me faz cobrar mais por valor/hora. 13º? Férias? Fundo de Garantia? Vale Refeição? Não preciso ter nada disso porque já está tudo embutido no meu valor/hora. E férias para que? Se o país tem feriado todo mes, muito melhor descansar um pouco todo mes do que tirar 1 mes de férias e quando voltar ter um Junior no seu lugar. Agora, quem não sabe se controlar finannceiramente, não vejo outra opção a não ser ficar na CLT velha de guerra que já está mais do que ultrapassada (CLTistas, voces não acham que 27,5% é muito para ser descontado todo mes de vossos salarios???).

14/05/07, 23:46:34: Henrique - IP : 201.0.1****
    Marcelo, ilegal é voce vir e falar uma besteira dessa :P Eu prefiro ser pj, sempre recebo propostas como pj e clt, se vc nao é capaz, eu sinto muito.

14/05/07, 19:48:18: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Pessoar!! Aprendam uma coisa PJ e uma forma ilegal de contratacao de mao de obra, eu sou PJ mas nao gosto desta forma, ser empregado sem registro e ruim,tanto isso que o governo quer colocar estes 10%, se o negocio ta ruim reclamem com o governo!! Ser PJ e crime

14/05/07, 14:43:24: Leonardo leonardobn@gmail.com - IP : 200.157.15****
    Acho que aumento da carga tributária vai ser pior para as consultorias, que irão ver seus melhores profissionais solicitando um aumento salarial ou mudarão de emprego caso não consigam o reajuste. Alguém tem que perder, e o governo não será, então a briga vai ser entre você e a consultoria.

    Quanto ao CLT x PJ eu estou a 6 anos como clt e pretendo mudar para PJ. Isto porque como CLT nunca tenho dinheiro para nada devido aos impostos. Não sei como é trabalhar como PJ, mas acho que férias de 30 dias tem que ser negociado em contratos por tempo indeterminado, a menos que você não tenha cacife para isso, aí mermão, tem que se fuder msm na não das consultorias ou mudar pra CLT caso keira sombra e água fresca pelo menos 1 vez por ano.

    Abraços pessoal


14/05/07, 12:57:42: Adriano - IP : 200.220.156****
    CLT ou PJ, indiferente... tem gosto pros 2, e nada de ser xiita Eu mesmo prefiro clt. Por que? por que eu quero e pronto... mas quero fazer 2 considerações.

    1 - O Mercado não pode obrigatóriamente escolher uma forma de contratação, e sim deixar o profissional escolher, mas o que vejo é varias vagas PJ. E eu quero ser clt? como faço? viro pj? e o pessoal que é PJ fala que não quer ser clt? vira clt? eu acho que quem quer clt é que ta saindo perdendo... vejam só as vagas (maioriapj)

    2 - Pow, mais imposto meu? da licença... daqui uns dias existe o imposto por respirar. O que o pessoal precisa é de menos impostos... menos impostoso... ja se paga imposto de mais e não se ve tanto retorno assim...


14/05/07, 11:37:18: Robson - IP : 201.28.21****
    Ola Povo,

    Essa questão de PJ X CLT da muita conversa, e ainda vai dar mais ainda... podem esperar, o governo vai tentar "pegar" os PJ de todas as formas ate começar a quebrar a área do TI, meu deus, como vou pagar 27,5% do meu salário só em imposto de renda?? Não da...

    O Roberto me chamou de mercenário, mas acho que ele esta certo, ja vi muita gente aceitando muita coisa pela empresa e depois ser mandado embora e o cara que saiu mal, assim como o Roberto disse, a empresa tem seus custos e suas necessidades, mas eu tambem, se eu preciso de dinheiro, eu vou pedir aumento, se eles nao puderem me dar, tenho que procurar outra coisa.

    Mas eu trabalhei muito tempo por projeto, então eu nem passava por isso hehehe só agora que estou fixo numa empresa.


13/05/07, 12:17:39: Gustavo - IP : 201.51.216****
    é importante ter em mente e nao perder o foco que o objetivo dos governos de maneira geral é roubar aqueles que os elegem. Tendo em vista este objetivo, qualquer governo/partido politico que venha a deter o poder, vai basear o seu governo sempre nesta máxima, como posso roubar cada vez mais aqueles que me elegeram? A unica resposta que podemos dar, é exerce pressão atraves de associação de classes e mobilização atraves dos meios de impressa divulgando mais uma roubalheira do governo atual.

12/05/07, 22:24:53: Ronaldo - IP : 201.26.11****
    Mais uma forma do governo arrecadar mais dinheiro. Já que o emprego informal não gera tributos para eles. Meu atual emprego comecei como temporario ganhando a metade que ganho hoje, não pagava nenhum imposto. Hoje, dobraram meu salario, fui obrigado abrir empresa, e pagando os impostos atuais continuo com o mesmo salario e ainda querem mais 10%. Assim não dá!!!!!

12/05/07, 22:19:14: Emerson - IP : 201.13.33****
    eu acho perda de tempo discutir preferências de CLT ou PJ, ainda mais num fórum formado por uma maioria de consultores e especialistas que acostumaram e preferem ser PJ´s. Já está claro para esses que, mesmo com 10% de aumento em seus impostos(esta que é a discussão do fórum)vale mais a pena do que a imensa carga da CLT já redigida em mensagens anteriores. Foquem na discussão sobre o aumento em si, gente!aliás, esse aumento deles tem que ser compensado de algum lugar, não é galera da TI?e ainda temos que engolir mais 28% de aumento salarial para os políticos + 15 mil de ajuda de custo. Vou me candidatar...

12/05/07, 12:42:37: França - IP : 200.148.10****
    A discursão sobr PJ x CLT, a meu ver e me permitam uma opnião particular. Se resume a: Ao final de 12 meses, quanto custa um prof para a empresa e quanto esse prof recebeu efetivamente. Isso claro falando em dinheiro unicamente. Pq são visões bem distintas e diretamente coligadas.

    Obrigado

    França


11/05/07, 12:48:50: Julio Nohara julionohara@gmail.com - IP : 200.252.229****
    Trabalho como PJ, mal estou conseguindo controlar esses impostos malditos. Não preciso e não quero nenhum beneficio trabalhista do governo ! Não preciso e não quero nenhum sindicato ! Não quero nada do governo !

    Deixem os PJs em PAZ, com ou sem os 10% !


11/05/07, 12:27:17: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    A CLT não deve ser obrigatória, mas sim opcional.

    Os trabalhadores super-especializados não querem a CLT, abdicam a proteção do Estado, pois entemdem que o custo desta proteção é muito alto, além do fato de muitos prestarem serviços a mais de uma empresa/empregador e terem alta rotatividade na empresas.

    Se o governo pretende obrigar o trabalhador super-especializado a enquadrar-se na CLT, então o governo está agindo "violentamente", vejamos:

    Traficantes combram pedágio de moradores em favelas em toca de suposta proteção, Imperadores da idéde média cobravam impostos dos agricultores e impediam o livre-comércio, pois a distribuição era atividade exclusiva do império. O governo de César cobrava impostos na base da força dos povos que viviam em território Romano.

    O que pretende o governo e seus tentáculos parasitários, ao questionarem a maneira como os neos-burgueses PJ estão comercializando sua riqueza meramente intelectual ?


11/05/07, 12:25:00: davi a m filho - IP : 201.74.194****
    Bom... creio que está no contexto... confiram a matéria do jornal da Unicamp sobre a questao do achatamento dos salários, na verdade, a reducao da chamada classe média no brasil.

    Parece cruel, mas a classe media está paulatinamente mais "pobre", com um menor poder aquisitivo...

    enfim :

    https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2007/ju357pag09.html

    abs

    Davi


11/05/07, 12:13:21: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Sim Ricardo, a CLT é muito importante, não estou dizendo que deve ser extinta, mas sim, deveria ser revisada, principalmente quanto à carga tributária que recai sobre o empregador, e o excesso de carga para quem tem remuneração acima de R$ 5.000,00. Veja só, fica "proibitivo" ser CLT com salários acima deste patamar.

    Pois é, quando o sujeito é jovem, estudante, sindicalista, político-populista, só enxerga justiça-social como sendo distribuição de renda.

    Nesse ótica vieram os últimos governos e "arrancaram" dinheiro dos assalariados melhor remunerados (classe média), achatando a renda líquida média.

    Ohhh !!! Mas que maravilha, justiça social é isso então ? Quer dizer que o governo acha que pode arrancar o dinheiro da classe média, para supostamente distruibuir aos pobres ?

    Ora essa, com esse pretexto Collor e Zélia tomaram de assalto todos os brasileiros.

    O que deve ser feito, e este é o grande desafio, é diminuir o peso do Estado para a sociedade. Quem será capaz de fazer isso ? Quando ? Como ?


11/05/07, 08:26:07: Ricardo - IP : 200.232.193****
    As pessoas que defendem a PJ são uma categoria especícifa como profissionais altamente qualificados que se beneficiam deste tipo de contratação. Porém acho que as tantas pessoas acima que defendem a contratação PJ não fazem idéia do quadro profissional do Brasil. Tirar o direito a CLT é uma duro golpe sob milhôes de pessoas que trabalham na industria de base e comércio além das pequenas empresas. As empresas tem que se manter competitivas de fato. Mas não as custas dos empregados pois se não isso aki vai virar uma china.

10/05/07, 17:52:23: José Rodrigo rodrigo@shieldbase.com - IP : 200.252.157****
    Aos cegos que defendem a CLT assim como defendem um filho, avaliem novamento os conceitos sobre beneficios e direitos antes de tomarem essa posição. Os beneficios da CLT são pagos por você (trouxa!), há ainda aqueles que me fazem lembrar o Robin Woody pensando em CLT para fazer a emprensa pagar mais impostos, é o mesmo conceito de tirar dinheiro de quem tem. Trabalhar como PJ é a melhor forma, dentro da rídiculo lei do Brasil, de ganhar dinheiro. Nos bons tempos década de 90, as emprensas pagavam o dobro para um PJ, hoje esse fator de conversão CLT -> PJ diminuiu, é muito, chegando até a 1.4, ha ainda aqueles emprensas que querem contratar um profissional pagando a ele como PJ o mesmo valor de CLT, isso é triste como um jogo de poker onde um jogador explora a fraquesa de outro. Aos chatos que só reclamam de não terem FGTS e INSS, só tenho a lamentar por vocês pensarem assim, e afirmo ainda que vocês só consiguiram juntar dinheiro quando as poupanças e fundos de aplicações, ao invés de pagar juros, cobrar juros, pois vocês são frutos do todo, do coletivo não pensam e nem argumentam, nem empreendem, apenas aprendem para depois procurar alguém que pague pelo seu aprendizado. Mas o que eu poderia esperar do Brasil, aqui o único fundo de risco que eu conheço é o BNDES, mas se eu quiser pegar 800 mil reais para desenvolver um serviço Web com reais possibilidades de sucesso, eu tenho que comprovar bens em igualdade de valor, isso é ridículo ! O Brasil terá uma maior economia, somente que for simples e tirarmos os burros nascionalistas que engordam o governo.

10/05/07, 17:00:42: Roberto - IP : 201.12.14****
    Robson, gostar de dinheiro todo mundo gosta. O problema é que a empresa tem que se manter competitiva. Ela não tem condições de cobrir toda e qualquer oferta dos seus funcionários. E além do mais, existem várias formas de valorizar um profissional. O que eu levantei, é que se vc é do tipo mercenário (dinheiro acima de tudo) então o problema não envolve TI, nem PJ, nem CLT. Você sempre vai achar alguém pra botar a culpa de cada centavo que lhe tiram com tributos, ou taxas, ou qualquer coisa. Talvez o problema seja sua filosofia de vida.

    Sobre o curso superior, acho que é isso mesmo: a experiência vale mais que o diploma.

    Sobre a questão PJ x CLT também concordo com você. Mas o que me agrada na CLT são os beneficios (licença saúde, ferias, etc.) e como nunca trabalhei como PJ não sei se existe alguma coisa parecida.


10/05/07, 15:37:15: Robson - IP : 201.28.21****
    Eu me arrependo de ter feito faculdade, e não acho que a pessoa que nao fez seja ruim nao, enquanto eu fiquei estudando pra prova de calculo o cara estou Java ou .Net...

    Se isso aconteceu por 4 anos, quem tem mais experiencia? Eu que fiz faculdade ou ele que estudou?? Se o cara for ruim a empresa manda embora. O mercado seleciona...

    Me arrependo mesmo...

    Sobre PJ X CLT, Eu prefiro disparado PJ, INSS eu posso pagar, mas o governo tambem esta apertando ai e ficando inviavel o INSS, talvez a privada seja mais vantajoso pagar, fundo de garantia é outra ilusão, se voce pegar o dinheiro e aplicar numa aplicação de longo prazo voce tera um rendimento maior.

    13º salário voce ganha a mais durante o ano, fica embutido, a unica disvantagem que eu vejo realmente são as férias que algumas empresas insistem em nao dar...


10/05/07, 15:01:45: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Mauricio , vc vai desculpar mas este e o pior comentario sobre emprego e trabalho que li, nao porque seja mentira, mas porque nossa sociedade e hipocrita suficiente para traformar isso em exploracao e escravidao, o que acontece em areas de menor escalao. Achei infeliz, mesmo porque um consultor e um empregado sem emprego e sem registro e nao compartilha um trabalho e sim uma obrigacao trabalhista sem direitos de seguranca e para isso que foi criada a CLT, se tudo foi por agua abaixo e culpa da populacao em geral.Sinto te dizer apesar de concordar com este conceito, mas trabalho em TI no Brasil e exploracao trabalhista. Agora com possiveis mais 10%!!

    abracos


10/05/07, 14:07:08: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Emprego é uma coisa, trabalho é outra.

    A tendência mundial é de existir cada vez menos o tal emprego, enquanto que haverá muito mais, e melhores, ofertas de trabalho.

    Emprego é algo em que a empresa adota uma postura maternal/patriarcal sobre o funcionário, ou seja, e empresa cuida do funcionário como se fosse um filho.

    Trabalho é quando o contratante divide responsabilidades, riscos e recompensas, com o contratado.

    As pessoas não estão preparadas para isso, a insegurança em si prório, a falta de fé de que o trabalho gera resultado, a falta de conhecimentos abrangentes que permita enxergar a amplitude dos resultados, enfim, esses são alguns dos fatores que leva a passoa precisar sentir-se protegido pelo empregador, amparado pela lei do Estado.


10/05/07, 14:05:44: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    O resultado da última eleição na França, é um indicador que evidencia a tendência do Estado interferir cada vez menos nas relações de Capital e Trabalho.

    A França é um dos países, com volumes considerávies, (Suíça não vale considerar né) onde mais se paga impostos, e onde o Estado mais provê benefícios aos cidadãos. Isso é muito bacana, mas a globalização inviabilizou este modelo, e eles perceberam a tempo, observando os números nos últimos 10 ou 20 anos, e reagiram para mudar a maneira de organizarem-se, a fim de tornarem-se competitivos no cenário global, de poderem abrir suas fronteiras, de possibilitar que iniciativas privadas invistam na produção de bens e serviços em seu território.

    A presença do Estado como regulador nas relações de Capital e Trabalho, onerando sempre o Capital, desestimula o investimento e induz as pessoas a acomodarem-se. O mundo não pode parar, a competição e o progresso são os meios da humanidade evoluir.


10/05/07, 00:24:21: Henrique - IP : 201.13.6****
    Sobre PJ vs CLT,

    Depois de 8 anos CLT, hoje sou PJ, e continuarei PJ o quanto puder. Contratar um funcionário CLT é muito caro, e esses custos do CLT (que na maioria deles são impostos que vão para o governo) acabavam vindo pro meu bolso.

    Vamos raciocinar: Salário R$5.000,00 CLT Contribuições: 11% INSS - R$550 8% FGTS -R$400 IR R$909,65

    Patrão 20% INSS - R$1000

    Ou seja, seu patrão gasta R$6.000 com voce, e voce só recebe R$3000

    Como PJ voce recebe os R$6.000 que seu patrão pode pagar, e paga 15% (ou 6,5 se puder ser simples);

    Resumundo, como PJ voce recebe de R$5.000 a R$5.500 enquanto vai receber apenas R$3.000 como CLT (num mesmo contexto, se o salário for maior, a diferença fica ainda mais gritante).

    Por isso prefiro PJ. Previdência eu pago, tanto inss qto uma complementar, fgts eu nao preciso, guardo um pouco todo mes.

    E trabalho numa empresa que oferece 13o. e férias (mesmo como PJ), então pra que que eu quero CLT ???

    Sobre o temor de ser mandado embora da noite por dia, voces esperam o que? Que as empresas morram com funcionários incompetentes?

    Se o funcionário não é competente, ou está sobrando tem mais é que ir pra rua mesmo.


9/05/07, 13:57:21: Marcos - IP : 201.72.61****
    Mauricio e Thales,

    Lindo isso que vcs dissesaram. Agora, explique isso para um recrutador de uma IBM, de uma Motorola, de uma 3M, de uma Bosch. Que diploma serve apenas pra enfeitar a parede na area de TI.

    Infelizmente existem empresas que contratam esses oportunistas sem formação. Enquanto usn dão duro numa faculdade durante 4 anos, outros ficam jogando video game, vagabundeando, e muitas vezes você ganha o mesmo salario que esse cara.

    Agora, pra se gerar uma grafico numa planilha em Excel, concordo que não é o mesmo que fazer uma cirurgia numa pessoa. Mas e dai ? e questao do profissionalismo ? curso superior pra que ?

    Nos EUA, a cultura é outra, é de empreendedorismo, la as pessoas nao fazem faculdade pra arrumar emprego, elas são incentivadas a abrir empresa pra gerar riqueza. Não se gera riqueza apenas com produção de bens de consumo, mas com geração de empregos também.

    Bom, o tema do forum nem é esse, pra mim, 10% é pouco, 30% de IMPOSTO ja barraria a pessoa de ser idiota.

    PJ com 20 anos, lindo maravilhoso, vai ser PJ com 60 anos prestes a se aposentar.A maioria esta no cheque especial e no limite do cartao, são raros os PJ´s quem tem previdência privada.

    Não compensa ser PJ, o governo devia parar de querer ser socio de empresa, se uma pessoa ganha X, custa 2x+10% para o empregador.

    Vai ver se nos EUA existe PJ na area de TI...vai ver se o BILL GATES contrata PJ na Microsoft.


9/05/07, 12:06:20: Robson - IP : 201.28.21****
    Caros, A questão sobre os impostos nua e crua é a seguinte, o governo perde muito dinheiro com a contratação PJ, 13% para empresas lucro presumido, contra os 30% em média de desconto da contratação CLT fora o que a empresa paga a mais, então eles querem acabar com isso, essa história de que os profissionais são prejudicados como PJ é conversa para boi dormir, eu sou PJ e não quero dar 27,5% do meu salário para o Lula pagar nego ignorante que vem com estas propostas...

    Sobre faculdade a verdade é que ninguem aprende a trabalhar na faculdade, no modelo que ela existe hoje, nao presta para quase nada, apenas título, e com o tempo foi isso que as empresas foram vendo, antes contratavam títulos, mas quem decora pra prova na faculdade, não aprende a programar, eu nao ponho dados sobre minha faculdade no curriculo e ninguem pergunta sobre faculdade, querem saber apenas minhas experiências e meu conhecimento, uma única vez faculdade fez diferença, eu perdi a vaga porque estava cursando e não podia fazer horas extras...

    Agora meu amigo ali que disse que se vende por R$ 200,00 e tals... pera la vai amigo... eu gosto do que faço, mas te garanto, gosto muito mais de dinheiro no bolso para garantir minha terceira idade...

    Se a empresa gosto do meu trabalho ela vai dizer, te pago os R$ 200,00, se ela nao pagar é porque nao esta feliz ou não me valoriza, ai tenho mais que sair mesmo.


9/05/07, 00:18:39: Vitor Amazonas vitor.amazonas@gmail.com - IP : 201.47.110****
    3 Perguntas:

    Os benefícios trabalhistas estão pouco a pouco sendo suprimidos em detrimento do enreiquecimento cada vez mais indecente de outros e a isto dá-se o nome de geração de emprego e programa de aceleração ou crescimento, cada o povo que não foge a luta nestas horas?

    Mais uma forma foi criada para estuprar o bolso das pessoas que apenas estão tentando sobreviver, transformar todo mundo em`PJ pode ser bonito na estatística de crescimento a ser apresentada nos balanços anuais da economia brasileira mas no sentido prático estaremos sempre perdendo, e qual a forma de boicote, protesto adotada por nós para impedir isso?

    Em países mais sérios, uma simples menção de aumento de jornada de trabalho culmina em uma convulsão social séria , mas por aqui não nos dignamos nem mesmo a entupir as caixas de e-mails de políticos pra protestar por acharmos perda de tempo, enquanto nos calamos o governo nos assalta mais uma vez para poderem nos silenciar(lei de imprensa a ser aprovada), nos desarmam de nossa defesa(lei do sinarm)e nos empobrecem(CPMF entre outros impostos indecentes.)apenas visando prolongar a sua orgia econômica às nossas custas, e nós o que faremos? Nada como sempre?


8/05/07, 20:09:51: fernando - IP : 201.52.1****
    Srs, O presidente da Republica e semi analfabeto e por isso nao tem estudo suficiente para entender procedimentos juridicos e leis que que dao brecha para se aplicar qualquer medida que favoreca o governo.. Eu nao votei nesse cara, por isso quem votou e apostou que chore as magoas e seu descontentamento..

    abracos


8/05/07, 16:18:39: Roberto - IP : 200.182.1****
    Ê povo que reclama de barriga cheia. Eu acho que o dinheiro não é o mais importante. Sem demagogia, sem esnobar. Não sou rico, sou prestador de serviços igual à maioria e meu salário com certeza não está acima da média. Pra mim o mais importante é gostar do que faz! O camarada passa 8 horas ou mais trabalhando. Fica mais tempo na 'rua' que em casa, e se o trabalho não vai bem, sua vida não vai bem. E se você se vende fácil pra qualquer empresa que te ofereça R$200,00 de aumento, eu acho que você devia repensar sua vida. Você é o primeiro a não se valorizar! Vai abrir uma pet shop ou um quiosque de sorvete...

8/05/07, 11:09:01: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia.

    Estado para quem precisa, estado para quem precisa de estado.

    Governo para quem precisa, governo para quem precisa de governo.

    Dizem que ele existe, pra proteger.

    Dizem que ele existe pra ajudar.

    Dizem que ele pode te parar.

    Dizem que ele pode te prender !!!

    Pois é, infelizmente temos que pagar para ter isso, mas como somos mal-educados, é o que merecemos.

    Sim, podemos estar mal-educados, mal-informados, mal-formados, mal-nutridos, mal uma porção de coisas, mas será que temos que ser mal-acostumados ?


8/05/07, 09:27:22: George - IP : 57.68.2****
    Concordo com o amigo abaixo, deveria aumentar em 30% e não 10%..Só assim acabaria com essa história de PJ..Fora CLT Flex, Cooperativas Fajutas e outras formas de injustiça com os profissionais de TI.

7/05/07, 17:31:24: Pedro - IP : 201.72.61****
    Eu ainda acho que na area de TI, esse negocio de PJ não existe. Pra Médico, dentista e advogado, faz sentido, eles nao tem horario fixo, não tem hora pra entrar e hora pra sair, nao pegam o mesmo onibus ou almoçam no mesmo refeitorio que um emprego CLT normal. Então, pq diabos eu sou PJ ????????

    10% é pouco......deviam aumentar mais, pra acaber com este tipo de contratação.


7/05/07, 16:02:31: carlos carlos@duall.com.br - IP : 201.92.217****
    é triste, enquanto o pais necessita de uma redução o governo propõe um aumento.

    não sei onde vamos parar, IPVA, IPTU, ISS, INSS, COFINS, PIS, PASEP, FGTS, CPMF, ICMS, IPI e por ai vai... já não é suficiente morder 45% do PIB?

    querer o socialismo de volta através da carga tributária? mas cadê os beneficios.

    todos que são PJ como eu, pagam contador, assistência médica, odontologica, gasolina, iss e por ai vai, basicamente pagamos tudo que o governo deveria nos dar e ainda querem morder mais 10%?

    isso é um abuso, devemos pagar, sim, mas cade o retorno? é isso que falta, só de convênio médico e educação para minha familia que são eu, minha esposa e filha, gastamos 1800 por mês, eu e ela fazendo faculdade, nossa filha em escola particular justamente para fugir de um ensino em decadência.

    Se eu não tivesse que pagar esses 1800 para ter algo que já deveria por direito ter, pagaria esse aumento de 10% rindo.

    é decadente a situação no Brasil, isso só desanima e baixa o potencial de desenvolvimento da nação.


7/05/07, 13:24:17: marcos marcos@hotmail.com - IP : 143.107.19****
    Coitadinho do cansei@vouembora. Puxa!, ele vai ter de pagar imposto!!! como eu. Que pena!, o 10% que irá pagar a mais dá mais que meu salário, mas nas palavras dele eu nem ganho nada afinal, ele disse: "como alguém pode sobreviver com menos de R$ 2500,00 por mês". Eu já deveria estar morto. Ps. o governo Lula nada tem contra pessoas capazes como ele, apenas quer que tanto eu, (pobre pião), como ele tenham mesmo direitos e deveres. Quem tem empresa deve pagar seus impostos.

7/05/07, 09:25:11: Oswaldo Simões osfilho@prservicos.com.br - IP : 200.220.18****
    O governo "neo-socialista e democrático" do Brasil continua sem nenhuma inspiração e nenhuma capacidade de interferir positivamente nas estatísticas que representam o desastre no campo de trabalho do povo brasileiro. A única coisa que este governo faz, e ainda faz errado, de forma equivocada, é o aumento de impostos, prejudicando aqueles que foram impelidos ao trabalho terceirizado, graças às leis e encargos trabalhistas absolutamente proibitivos para o empresariado. Pois bem dentro deste lamentável quadro, a massa de trabalhadores que não conseguia colocação via CLT, começou a trabalhar de forma terceirizada (PJ), para defender o sustento de seus familiares. Mas a volúpia deste governo, atenta tão somente para a criação e/ou majoração de impostos, inventou uma nova forma aberta e declarada de "assaltar" o trabalhador brasileiro. Claro que o governo necessita de aumento de receita, para poder esbanjar mais e gastar pior ainda. Na realidade, o problema não reside nos gastos em sí, mas sim no gastar mal!!!!!

7/05/07, 08:33:56: Flavio - IP : 200.220.18****
    Como sempre a corda pende para o lado mais fraco, ao invés de pressionar as empresas e resolver este problema o governo procura atacar quem menos pode se defender. Já sofremos com falta de reajuste em nossos contratos, abuso das consultorias que ganham as nossas custas sem trabalhar.

6/05/07, 16:50:26: Cansei cansado@vouembora.com - IP : 201.26.116****
    Engraçado!. Parece que o Sr. presidente Lula não gosta de elite, nem de classe média alta, sei lá. Puxa eu sou um trabalhador que trabalho em C, C++, pascal e assembler, desenvolvo sistema de informática que são embarcados em aviões, navios, carros , etc. Evidentemente não posso trabalhar como um funcionário CLT, não tem empresa que precisa o tempo todo de meus serviços, assim sou consultor e ganho em dolar uns U$$ 8.000,00 por mês , se estivesse na europa ganharia o triplo, só me ferro o dolar aqui agora não vale mais nada , e este governo quer que eu pague ainda mais 10% de imposto. Tudo bem alguns vão argumentar vc ganha muito!!!, tá e o Ronaldinnho para correr atrás de uma bola besta ganha 10000 vezes isto por mês, Ah! mas o Lula criou 5 milhões de empregos e o FHC criou 10 milhões de desempregados. Tá empregos de R$ 2500,00 /mês tente sobreviver com isto tendo família. Vou para europa.....xiiii esqueci não tem avião.

6/05/07, 16:16:26: ROBERTO LEMBO Lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.26.34****
    Os 10% estão em perfeita consonância com o regime democrático (O QUAL DEFENDO QUANDO BEM USADO) cuja cartilha (neste país é apenas cartilha) reza que todos (o povo) tem o direito de pedir, sugerir, enfim, tentar mudar as coisas através da sua vontade emanada pela liberdade de expressão (no nosso país reservada para alguns, pois, quase sempre, o custo é muito alto e carece de influências).

    Mas, o que é DEMOCRACIA, vista na prática, no frigir dos ovos ?

    Bem, os poderosos resolvem construir um lago NO LADO DIREITO de uma parque escolhido por eles e delineiam as várias maneiras dessa construção.

    Para insistir que a DEMOCRACIA está viva e INABALÁVEL, dão ao povo (utilizando-se de ShowsDemos, com artistas e tudo o mais) a oportunidade de escolher um dos caminhos já PREVIAMENTE DELINEADOS, como já o foram o LADO DIREITO, o PARQUE, e a idéia do LAGO.

    Resta ao povo escolher de que maneira o dinheiro será gasto: À vista, à prazo, e assim vai.

    Mas, se alguém quizer o lago no LADO ESQUERDO, ou mesmo em OUTRO PARQUE, ou substituir o lago por uma escola, ....

    Então a mídia o achincalha. Havendo insistência, chega a Polícia de Choque.

    Assim, a palavra DEMOCRACIA sobrevive. Hoje são os 10%


6/05/07, 15:33:43: ROBERTO LEMBO lembobet@aclnet.com.br - IP : 201.26.34****
    Oi, MAURICIO W, e, LUCIANO SP, aí de baixo.

    Concordo plenamente, em gênero, em número e em gráu, com voces. Parece-me que opinam alicerçados em boa cultura de boas escolas (ou, se de origem humilde, não se deixaram levar pela "GALERA" e leram muito).

    Só que não estamos na França e nao somos originários de ingleses. No Canadá de uma forma ou outra, permitiram a entrada dos franceses que, construiram QUEBEC, quase um país dentro de outro, inclusive, lá, ou se fala francês ou se isola.

    Aquí, os protetores da corôa fizeram pelo bem deles, tanto na época quanto para o futuro (deles), expulsar franceses, holandeses e outros. Não só permitiram como incentivaram, a entrada de PRESAS fáceis (que se multiplicariam, multiplicariam, ....) para o bem estar dos PREDADORES.

    Para os EEUU, encaminharam PESSOAS para edificar um país. Para cá, degredaram GENTES para fundamentar o tráfico de escravos e contrabando de PAU BRASIL.

    Embora concordando com vocês, Maurício e Luciano, a nossa grande "GALERA" não deve estar gostando. Nem desta modesta opinião.

    P'ra essa "galera", não é hora de pensar, é hora de ver o Papa: Um desvio a mais do nosso pensamento para a evolução crescente da ignorância geral, com o apôio da mídia reinante que pertence a uma meia dúzia de disfarçados beneméritos da humanidade, os quais, negando a ciência e a tecnologia, se utilizam das mesmas para FÔRMArem a opinião na FÔRMA deles e, assim, comerem o bolo, regado a CHAMPAGNE e CHANTILY.


5/05/07, 15:09:22: luciano SP - IP : 201.27.178****
    Bem, a França é um país de primeiro mundo, mas quando mexem no bolso deles eles quebram tudo, e lutam por seus direitos... e são considerados civilizados(risos). Brasileiro adora ONG, passeata pacífica (que não resolve nada) e usar táticas de guerrilha para exaltar o nome do time querido (não que não deva exaltar, mas não por um motivo desses). Bem respeitáveis leitores, os brasileiros são domesticados a acharem digno morrer nas filas do sistema único (ou Inexistente) de saúde, deveria chamar-se SIS (Sistema Inexistente de Saúde) (ficaria bonito) ao invés de (SUS). Nós brasileiros achamos lindo bater continência para empresa dos outros e gostamos de nos gabar (risos) quando trabalhamos em empresas "multinacionais" (não todos, mas a maioria), enganando-se, dizendo para si mesmo que já está contribuindo sim para melhorar alguma coisa, onde no fim das contas a real é sempre querer tirar o seu da reta. União de profissionais não existe, por isso surgiram os sindicalistas, especialistas em VB (não confundam com Visual Basic, VB nessa sátira significa "Veja Bem"), e funciona, eles trabalham direitinho, para eles próprios. Infelizmente a massa de manobra bruta do país (risos) ainda é muito grande e nem eu nem vocês por mais boa vontade que tenhamos não vamos mudar esse quadro, a mais eu fiz a minha parte(em que ?), não sabemos direito o que temos direito, por que se está do jeito que está é porque ele deve estar, as estratégias persistem e perdurarão por toda a vida. O modelo é claro, quer fazer alguma coisa notável, mostre para os estrangeiros primeiro depois como passe de mágica as coisas andarão a passos largos aqui.

4/05/07, 18:43:05: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Os sindicatos foram muito importantes nas décadas de 60, 70, 80, antes e durante a transição política.

    Nos tempo atuais, creio que além de inúteis frente aos objetivos iniciais, são estruturas poderosas, conservadoras, inertes, incapazes de mudar seu foco de ações frente ao novo cenário nacional e mundial.

    Hoje não existe mais a idéia de esquerda e direita, onde direita era capitalista e esquerda socialista. Essa idéias está tão obsoleta, quanto discutir a viabilidade do Álcool como combustível.

    Para quem é "vivido" já ficou claro que melhor é termos menos governo, e mais liberdade para produzir. Isso é chamado de Neo-Liberalismo, já foi chamado de Anarquismo, é combatido por sindicalistas e pelos Neos-Palhaços Latino-Americanos.

    Bom, pelo menos o que me conforta, é que tanto o FHC como o Lula, quando assumiram seus postos, perceberam que o caminho é este.

    Como diz Jorge Ben, só existe o Esperto quando tem Otários. Transportando essa idéia para um contexto social, podemos dizer que só existem Predadores quando há Prezas, só existem exploradores quando existem explorados em potencail.

    Servir como recurso de trabalho não é ser explorado, mas sim contribuir com força de trabalho para produzir riqueza. Investir capital para produzir riqueza usando a força de trabalho, não é explorar, mas sim produzir riqueza.

    Carl Marx serve para entendimento da origem do capital e trabalho, mas ainda tem gente que acha que o conceito de mais valia é o mal da humanidade a ser combatibo. Quem pensa assim é porque não leu, ou precisa ler novamente algo sobre Materialismo, quando a tendência mundial é justamete desmaterializar o PIB.

    Sindicalismo é como a população carcerária, temos que arcar com esse custo porque é resultado dos "bugs" dos modelos sociais anteriores.


4/05/07, 17:10:23: Eduardo - IP : 200.252.60****
    Parabéns ao LULISTAS !!! Mais uma vez ele prova para que foi eleito ... proteger os sindicalistas que não querem a reforma da CLT, pois irão perder seu sustento, seu dinheiro fácil e proteger a nova categoria trabalhista, os vagabundos de plantão sustentados pelo Bolsa Família e afins ...

4/05/07, 14:07:33: Bernardes Consultor.pj@gmail.com - IP : 200.234.20****
    Prezados, Todos os dias somos engolidos pelos impostos e taxas, se vc for CLT, vê seu dinheiro roubado por politicos, se for PJ ve mais ainda, o que temos que fazer é pleitear nosso direitos, pois tenho certeza que nossa atividade faz a diferença. Já somos explorados pelas Consultorias, e vamos ser mais pelo governo?

4/05/07, 13:07:54: Eduardo - IP : 200.186.12****
    Me recuso a ser contratado como CLT, pagando previdencia pra quando me aposentar receber trocado do governo porque todo o dinheiro foi pra pagar aposentadoria de funcionario publico. Prefiro trabalhar como pj, pagando previdencia privada, deixando recurso em caixa para caso seja despedido tenha de onde tirar para pagar minhas contas. E de bonus mandar uma bela banana pro governo.

4/05/07, 12:53:05: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Quando jovens, tanto nós trabalhadores urbanos ou não, como Lula, FHC, Luis Carlos Prestes e Lamarca, Delfin Neto e Henry Maksoud, Ulisses Guimarães e Tancredo Neves...enfim, queríamos menos governo e mais liberdade, chamávamos isso de Democracia.

    Ok, aos trancos e barrancos, conseguimos isso, e agora ? O que faremos ?

    O mundo ideal seria um mundo sem governo, seríamos um estado democrático conduzido harmoniosamente por um povo de exímia educação.

    Primeiro, não precisaríamos de polícia, nem de promotores e juízes. Seríamos todos policiais, promotores, juízes e advogados, uns dos outros, para resolver eventuais conflitos.

    Precisaríamos de infraestrutura de saúde, educação, energia, transporte, entre outros, mas seríamos capazas de produzir e auto-gerenciar tudo isso, pois naturalmente cada um faria bem-feito o que mais gosta.

    Seríamos uma sociedade Anarquista, sem um governo, mas harmoniosamente organizada.

    Mas...será que conseguimos ser assim ? É possíel sermos assim ? Nossa índole (educação x instintos) nos permite ser assim ?

    Bom, então temos um governo, oras, ele está aí agindo em nosso nome.

    Gente, não desanimem, as coisas estão indo bem, além do governo, temos instituições fortes: OAB, Imprensa, ONGs, Igrejas, Religiões, Arte, enfim, temos o que mercemos, temos o que somos capazes de fazer.


3/05/07, 18:10:22: Marcelo - IP : 201.22.9****
    Trabalho como PJ, sempre fui PJ, sempre serei e estou muito feliz assim!

    Não preciso e não quero nenhum beneficio trabalhista do governo ! Não preciso e não quero nenhum sindicato ! Não quero nada do governo !

    Deixem os PJs em PAZ, com ou sem os 10% !


3/05/07, 11:02:04: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Acabei de receber meu holerit com os descontos, sempre fui PJa, nao gostei muito nao... Muito desconto pro meu gosto, como PJ as consultorias,agora quarteirizadoras, estao pagando menos ainda, sempre falei que se continuar assim nossa profissao sera ridicularizada a uns 1000 PJ, apesar que ja estar quase la este conceito. Atualemnte de uns 2 anos pra ca, estou tendo a vontade de ter um peuqeno comercio,bens de consumo(padaria, restaurante,bar,et...) Esta valendo mais a pena ser PJ de comercio e receber o minimo de 4 a 10 mil PJ comercio, que ser funcionario sem registro(pseudo escravo) PJ, ou clt que da dinheiro a toa para o governo. Espero que eu consigo meu comercio, logo logo

    abracos


3/05/07, 03:24:45: COMERCIANTES - IP : 201.1.28****
    De novo, aquí.

    Enquanto todos comentam os regimes e percentuais, eu, comento de forma a parecer, fugir do assunto específico: Os 10%.

    Ocorre que estou indo até a essência da questão. O porquê desse desprezo por nós.

    Quantos de nós somos especialistas em determinada ferramenta e, de repente, somos dispensados porque a ferramenta exigida passa a ser outra!

    Tanto a anterior quanto a nova NÃO foram construidas por brasileiros que apenas a utilizam, até que a mesma fique "cansada". Enquanto as utililizamos, nos países de origem da ferramenta, existe quem está muito bem empregado, fabricando a versão mais nova, ou, uma substituta.

    Os governantes deles valorizam e respeitam tais profissionais.

    Os nossos governantes desejam que abandonemos a nossa profissão, pois enquanto trabalhamos evoluimos em lógica e detalhes. Um perigo para eles caso comecemos a cobrá-los nesses termos. Preferem "fossilizar" as nossas mentes tornando-nos um bando de desqualificados seguidores das doutrinas que mudam conforme as conveniencias deles.

    Essa é a razão de nos perseguirem com doses homeopáticas de descontentamento.

    Valorizam apenas o artezanato. Assim podem "ARTEZANAR" a massa populacional como bem entendem.

    O método atual de atingiram os seus objetivo são os 10%, os quais cobrem os custos do trabalhos de nos "idiotarem".


3/05/07, 02:45:45: COMERCIANTES - IP : 201.1.28****
    De novo, aquí.

    Olá EX_PJ_ATUAL_CLT: Obrigado por ter concordado com meus comentários lá embaixo.

    Oi, 2/05/07, 20:41:54: Rodolfo - IP : 201.42.17, dá uma lida nele também. Depois, olhe ao redor: O QUE PLANEJAM PARA O BRASIL É: Extrativismo e comércio. E, na reunião dos países desenvolvidos tivemos que ouvir que ".....os não desenvolvidos ainda demorarão muito para chegarem a desenvolvidos e devem ter paciência....".

    E, quanto às multinacionais (please, não me xingue), elas estão certas. Defendem o o que lhes pertence. Buscam melhores condições de sobrevivencia e de crescimento. Eles THINK HIGH.

    Os governantes argumentaram que, se a INTERNET é mundial, por qual razão programadores e analistas querem apropria-la para sí regulamentando as suas profissões ?

    Na TV: Apenas receitas culinárias e artezanato. Dizem para aprender, vender e aumentar a renda familiar.

    Isso é o que planejam para nós, BRASILEIROS.


2/05/07, 23:54:14: Willians - IP : 200.148.2****
    O imenso "cano de água" do governo vaza como uma peneira tubular, para corrigir:

    - Gente precisamos de mais água!!! Vamos arrecadar mais que resolve

    :o|


2/05/07, 23:51:21: Willians - IP : 200.148.2****
    Parece sensato:

    Tudo na Convenção das Leis Trabalhistas tem sua história bem definida...

    - Obrigaremos o trabalhador a depositar 8% do seu salário para o caso de ser dispensado, se depender dele isto jamais acontecerá.

    - A empresa responsável pela má surpresa a este "pai de família", terá de pagar uma multa de 40% sobre o que ele tem depositado e mais um aviso prévio de 30 dias "ele deveria ter sido avisado trinta dias antes para que pudesse se preparar".

    - Vamos descontar 7% deste mesmo trabalhador para que no futuro ele possa se aposentar e para o caso de ter de ser afastado por doença ou acidente.

    - Vamos pagar um adicional noturno por este, trabalhar em horário imcomum e até prejudial a saúde (22h00 às 6h00).

    - Pagaremos um adicional pelo risco de saúde, se for o caso (insalubridade)

    - pelo risco de morte, se for o caso (periculosidade)

    - Lhe daremos um descanso semanal remunerado (DSR/Domingo).

    - Terá limite de horário diário e semanal, para que abusos não sejam mais cometidos. se for o caso até 12horas dia e receberá mais que sua hora normal.)

    - Este terá um seguro desemprego, uma forma de garantir que não passe fome até "encontrar novo emprego".

    E por ae vai... e vai... bastar passar o olho por um livro de CLT, pelo seu volume é possível imaginar o tamanho desta história.

    Tudo parece muito sensato, mas o pior de tudo...

    TODOS SABEMOS QUE É UMA TEORIA APENAS, tudo distorcido, verbas desviadas, previdência correndo risco, brechas na lei e 100% de custo sobre o salário aos empresários.

    Seria ótimo se funcionasse como um relógio, mas forma que encontram para "corrigir" os vazamentos é aumentar a quantidade de água(impostos) e não tampar os buracos.


2/05/07, 20:41:54: Rodolfo - IP : 201.42.17****
    Enquanto isso, empresas multinacionais que exportam software e serviços conseguem ganhar subsídios de até 100% em impostos, fora crédito e outras coisas mais. O Furlan demorou o primeiro mandato inteiro pra convence-los.

    Eu não tenho nada contra, mas já trabalhei pra algumas destas empresas, e acho o fim do mundo a situação: eu, o fulano de tal (e mais todos nós nesta situação) pagar essa carga ridícula de impostos e a empresa que me contrata (não a consultoria, o cliente final mesmo) não pagar nada sendo que eu estou lá produzindo software pra exportar (meu chefes são gringos).

    Então por que eu não poderia enquadrar minha empresa nesse plano de subsídios também ? Só porque eu sou apenas um trabalhador tentando sobreviver ?

    Nem direito a fazer faculdade pelo ProUni eu tenho: após 1 ano no colegial público decidi fazer o colégio técnico em Processamento de Dados, na época pagando com meu salário de office boy. Provavelmente a melhor decisão que já tomei mas este governo discrimina que não fez 100% na escola pública.

    Enfim, enquanto esses sindicalistas vagabundos estiverem no poder, ninguém vai pra frente "nestepaís" (a não ser eles próprios): você tem que ser pobre, burro e "de esquerda", senão terá sorte em apenas sobreviver.


2/05/07, 20:40:02: Rodolfo - IP : 201.42.17****
    Esse mesmo governo que está nos achacando (ameaça fechar sumariamente a empresa caso o fiscal da receita essim decida ou nos dá a opção de arcar com mais 10%), dôa milhões de reais a esses criminosos do MST e outros "movimentos sociais" pra eles fazerem a arruaça que quiserem pelo país afora. E ninguém vai preso, claro.

    Força Sindical e CUT também estão "domesticadas", graças a dinheiro público na veia (era isso que a senhora se referia, Dona Dilma ?): https://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/05/grana-para-cut-e-emenda-trs.html

    Simples assim: o governo dá dinheiro a rodo e cargos pra esses sindicalistas vagabundos e corruptos. Aí eles vão pras ruas parar o metrô na base da sabotagem pura e simples (semanas atrás um diretor de sindicato entrou na linha do metrô pra para os trens...), atrapalha gravemente a vida de toda a população pra defender esta aberração que o governo propõe e ainda aparecem na TV dizendo que estão defendendo o direito dos trabalhadores...

    Quer dizer, a gente já paga impostos altíssimos mas não tem direito a nada, nenhum benefício e ainda vai ter que pagar mais imposto ainda. Sem a reforma trabalhista (já que a CLT é simplesmente inviável pra muitas empresas), prometida mil vezes por este governo (e agora embaixo do tapete), ninguém vai contratar mais: vão é nos demitir. Aliás, por que em vez de nos perseguir o governo não cuida dos mais de 50% de trabalhadores que estão na absoluta informalidade primeiro ?


2/05/07, 17:14:15: JCBAOR - IP : 201.13.47****
    O governo sempre arruma um boi de piranha; o Dr. Jatene foi o da CPMF, o atual Presidente na campanha de 2002 falou que ia acabar com a dita cuja, e até agora estamos contribuindo e o serviço médico nulo; aliás até a tia do Presidente teve a perna amputada por atendimento médico medíocre. Agora está propondo 10% e é só isso que ele sabe fazer, se voces acham que estão lutando por causa trabalhista estão muito enganados, desta vez o boi de piranha são os sindicatos e o Ministro do Trabalho. Solução para nós PJ de uma pessoa: reunir-se com mais dois na mesma situação, fechar duas empresas e incluir os dois na sociedade, assim sendo fica descaracterizado o trabalho da PJ para uma só empresa.

2/05/07, 15:54:45: Marcio Ferreira - IP : 200.201.1****
    A situação dos PJ, do jeito que está, pode ser considerado trambique e sonegação (tanto do empregador, quanto do empregado). Existe a Lei (CLT) e ela tem de ser cumprida. O que onera a folha não é sujeito contratar dentro da Lei, mas sima burocracia e os encargos associados a folha (CONFINS, Sistema S e outras contribuições sociais sem lógica). Férias, 13o., INSS e FGTS são parte do sálario e não podem ser retirados (é dinheiro do trabalhador). O q leva o sujeito a ser PJ é a idiotice de trocar o IR de 27,5% por um de 1,5% na nota. Só isso! O governo tem sim de acabar com essa falta de vergonha. Lei é Lei, e serve pra todo mundo. Como podemos reclamar do que os outros fazem de forma irregular se tb fazemos isso>

2/05/07, 15:30:15: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    Sim, reforma trabalhista Já, conforme disse o colega lá embaixo.

    Quando dizemos reforma trabalhista, estamos dizendo para mudar as regras da CLT que onera muito mais o empregador do que o empregado, e isso ocasionou essa onda de contratação de trabalhadores na forma de PJ, pois tanto nós trabalhadores, como os empregadores, optaram por deixar de lado o amparo e segurança da CLT em vista do alto custo.

    Vamos deixar de ser infantilóides, aqui todo mundo é alfabetizado, conhece leis, tributação e etc. Tenho a impressão de que o povo de TI é muito hipócrita, ficam usando este espaço para reclamar de si próprio.

    Nós somos a classe trabalhadora que detém mais informações do que qualquer outra classe, quase todo mundo fala outras línguas, vivem razoavelmente bem, têm seus belos automóveis, comem picanha no almoço e ficam dizendo coisas como se fossem mal-informados e miseráveis.

    Ora, trabalhamos muito, estudamos muito, para chagarmos até aqui, nosso trabalho é o que proporciona as condições para o progresso acontecer.

    Então por que estamos reclamando tanto ? Por que nos sentimos impotentes frente aos descalábrios do governo ? Alguém poderia analisar isso e dizer algo ?

    A comunidade agradece.


2/05/07, 15:13:42: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.135****
    É óbvio que a carga tributária no Brasil é exagerada e esta questão está intimamente ligada ao "peso" do Estado para a sociedade, e isso é uma discussão política bem complexa.

    Tenho visto notícias de reforma no judiciário, reforma previdenciária, reforma no legislativo, e etc. Mas me lembro bem quando o FHC, ao passar o posto ao Lula, disse que as reformas administrativas e tributárias somente poderiam ser feitas no próximo governo, sugerindo que o Lula seria a pessoa que teria condições de mexer com o funcionalismo público, para torná-lo mais eficiente e menos oneroso ao Estado.

    Não temos visto nada disso, pois as ações mais inovadoras do governo têm sido de cunho social, diga-se aliás, anseio de todos, inclusive de nós, "almofadinhas" de TI da classe média. Alguém aqui já passou fome ? Já comeu rapadura com farinha seca no café, almoço e janta ? Creio que não, então somos almofadinhas.

    Então, cabe lembrar aos almofadinhas PJ, que para o governo somos empresas grandes, pois se fôssemos trabalhadores teríamos carteira assinada, e se fôssemos pequenas empresas seríamos ME, certo ?

    Na verdade somos trabalhadores mercenários e malucos que ajudamos nosso empregadores a driblar a tributação e os entraves trabalhistas.

    Quando o governo olha os números relativoas às empresas de TI, obviamente percebe-se um aumento constante nos volumes de negócios, logo, o governo arregala os olhos para aumentar a tributação, enquanto o Português da padaria vai só engordando, pois seus números não são tangíveis...é assim que funciona.


2/05/07, 13:03:24: EX_PJ_ATUAL_CLT ex_pj_atual_clt@vergonhanacional.com.br - IP : 200.99.****
    Uma vergonha! Um absurdo!. Nós PJ´s, já recolhemos em torno de 12% á 13%, sendo do regime LUCRO PRESUMIDO SC LTDA, que muitas consultorias exigem, para poder nos contratar. Sorte dos PJ´s que conseguem bons trabalhos sendo apenas Micro EMPRESA, com impostos em torno de 5%.

    CONCORDO com o colega abaixo, os COMERCIANTES, padarias, bares, restaurantes, farmácias, etc, GANHAM FÁCIL MUITO MAIS QUE NÓS PJ´s SOLITÁRIOS, qualquer padeco que ser preze fatura mais de 10 mil.

    Sou ex-PJ, atual CLT, se deixar não volto pra PJ nunca mais.


1/05/07, 20:01:01: COMERCIANTES - IP : 200.206.21****
    Com êstes, ninguém se mete! Caso um FABRICANTE esteja "mal das pernas", o comerciante tem uma solução simples: Passa a vender de outro. O FABRICANTE tem uma alta taxa tributária, E, carece de profissionais especializados, de nível universitário que, talvez, trabalhem como PJ por determinação do próprio FABRICANTE (talvez, até para não ter que fechar a fábrica) e manter o emprego (ou simples ganha pão). A maioria dos comerciantes só precisam de funcionários de nivel escolar médio, de baixos salários, que podem ser (em função da farta mão de obra) trocados a qualquer momento.Para o comerciante é permitido, por Lei, usufruir do SIMPLES (IR). Alguém já pensou nisto ?! Por que são tão especiais !?

1/05/07, 11:57:34: Rafael - IP : 201.92.187****
    Em vez de aumentar o imposto do PJ, porque não diminuem a carga tributária da CLT?

    Sempre trabalhei como CLT, e tenho um certo receio de ir para o PJ, pois perco diversas garantias e estabilidade, já que posso ser demitido no dia seguinte sem motivo e sem receber nada. Sem contar férias remuneradas, décimo terceiro e adicional sobre hora-extra.

    Eu quero que as empresas deixem de contratar com essas gambiarras e usem CLT, mas pra isso o governo precisa diminuir os impostos e tornar a CLT algo aceitável financeiramente!


1/05/07, 10:52:19: allan kardec - IP : 200.234.53****
    acho um absurdo, além dos impostos normais que já pagamos como empresa , querem descontar mais 10% , sendo que desses 10% não temos direito nenhum posteriormente como existe no CLT (FGTS, FERIAS, 13, ... ) , pois é descontado mas pelo menos tem o resgate lá na frente.

1/05/07, 10:51:50: Ale - IP : 201.0.25****
    Na verdade, o governo está tentando consertar uma "coisa" que já muito remendada... Esses 10% são equivalente a INSS, da mesma maneira q o CLT paga (e não há como resgatar, a não ser q a aposentadoria atual possa ser chamada de resgate...). E pelo q entendi, mesmo quem é PJ teria direito a se aposentar, com uma fazia melhor - pq hj, mesmo quem não contribue, pde se aposentar com um mínimo.

    O grande problema é o sistema; não adianta tributar mais, pq as pessoas (e as empresas) sempre vão arrumar uma maneira de trabalhar por fora.

    Tem q parar tudo e começar de novo. E de preferencia um sistema mais flexivel, onde o empregado e empregador combinem tudo antes... De q adianta ter garantias (férias, FGTS, etc...) e não ter emprego??


30/04/07, 18:16:57: ideiafix - IP : 201.13****
    Li uns trocentos comentarios aqui e todos batendo nas mesmas teclas: governo ladrão, clt x pj, impostos, consultorias-cafetoes, etc, etc..... Mas nao vejo ninguem falando no que realmente interessa a todos: Reforma trabalhista já!

30/04/07, 14:58:33: claudio contro ccontro@gmail.com - IP : 201.74.59****
    a unica coisa que o governo sabe fazer e aumentar impostos e sempre a mesma coisa, so que os pj pagam plano de saude, pagam escolas particulares para seus filhos, pagam seguro de casa, veiculo, seguro profissional. E vao aumentar a carga tributaria para que, se o governo nao da nada de retorno. Seu eu ja pago tudo duas vezes porque o governo oferece um servico ridiculo porque eu devo pagar mais dez %. Realmente ridiculo e sem nexo esse aumento, deve ser para comprar outros dossies ou campanha ou mensalao. abraco a todos.

30/04/07, 14:37:27: Carlos - IP : 200.142.12****
    Excelente a proposta do governo....... para o governo........ afinal quem trabalha em regime PJ, principalmente em TI, pertence ao setor da sociedade que mais paga impostos (e isso também vale para os contratos CLT)...... afinal quem trabalha 100% na informalidade (sem NF) não paga nada e os grandes sonegadores vão continuar sendo grandes sonegadores....... o lado ruim para quem trabalha PJ é que nem dá para reclamar muito porque PJ já é uma gambiarra para as empresas não contratarem CLT....... ou então vamos ter um aumento nas contratações CLT Flex (outra gambiarra), como já vem ocorrendo em diversas grandes consultorias.....

30/04/07, 13:51:41: Cristiano - IP : 200.210.92****
    Muito simples a solução para este novo problema:

    !!NÃO PAGUE MAIS IMPOSTOS!!


30/04/07, 12:07:09: ANNA LUCIA - IP : 201.95.38****
    Acho um absurdo este tipo de contratação, pior ainda sujerido para mulheres, e a licença maternidade ? E nossos direitos ? PJ É FURADA, EMPRESA QUE PROPOEM ESTE TIPO DE CONTRATAÇÃO NÃO CONFIA NA PESSOA QUE ESTÁ CONTRATANDO E NÃO TEM POTÊNCIAL DE CRESCIMENTO.

30/04/07, 10:13:57: Vitor Abramo - IP : 200.196.8****
    Independente do governo brasileiro aumentar a carga tributária (porque isto não exclusividade nossa, é mundial), toda pessoa capaz, formada e profissionalizada paga uma dura pena por ganha dinheiro. Esta é a nossa sociedade, nossa realidade, seja aqui ou em outro país. Cada um carrega o peso que suporta, do contrário, mude.

30/04/07, 02:37:20: Nilson -SP - IP : 201.7.18****
    chega de imposto mais pagar impostos para sustentar aquela cambada de vagabundo de politicos inclusive o presidente q é um sem vergonha , em vez de cuidar do país fica passeando de jatinho pelo mundo com uma comissão enorme gastando nosso dinheiro sem fazer nada ainda que é o pior.

29/04/07, 22:54:17: Erick - IP : 201.26.63****
    Como se não bastasse, criaram mais um imposto para pagarmos... Se tivéssemos retorno desses impostos, pagaria com gosto. Infelizmente, isso não ocorre, pelo contrário, os nossos "queridos" políticos enfiam esse dinheiro no ...

    Veja só: quando criaram a CPMF, alegaram que seria para investir na saúde pública. Honestamente, tenho pena daqueles que dependem do serviço público de saúde.

    Cansei !!! Me desculpem. Sei que o assunto aqui não é política mas, daqui em diante, nas eleições, sempre votarei nulo. Sempre !!!

    Um abraço à todos.


29/04/07, 21:56:49: UNIÃO - IP : 201.13.1****
    A proposta exclui profissionais liberais tais como, Economistas, Médicos, Dentistas, Advogados e, assim por diante. Para eles os 10% não irá incidir. Talvez me engane, mas pode até ser PORQUE ELES SÃO UNIDOS. PORQUE VALORIZAM O TEMPO INVESTIDO NAS RESPECTIVAS FACULDADES. PORQUE SE PREPARARAM, não por opção "rendosa" em período curto de estudo, MAS PARA AQUILO QUE REALMENTE QUERIAM FAZER. DEFENDEM AS SUAS PROFISSÕES. UNIRAM-SE EM CLASSES. DISTO DERIVA EXISTIR ENTIDADES QUE FALAM EM SUAS DEFESAS. ELES TEM A ÉTICA. ADVOGSADO NÃO ACEITA CAUSA CONTRA OUTRO ADVOGADO. Para a informática "existe" o SINDPD. Desconheço se disponibiiza serviços advocatícios para questoes trabalhistas, no mínimo estas já que é sindicato, a baixos custos (convênios por exemplo). Será que é necessário explicar mais, a quem trabalha, exclusivamente com LÓGICA ?

29/04/07, 21:44:16: Renato rdst@pop.com - IP : 201.27.13****
    PJ foi uma maneira que uma meia dúzia de espertos inventaram para ganhar uma MERRECA a mais. 1 – As consultorias é quem levam a melhor 2 – Não teem nenhum beneficio 3 – São tratados como ZE NINGUEM dentro da empresa, Não tem moral, nem influencia nas decisões da Empresa. 4 – E agora estão na mira do Leão.


29/04/07, 21:33:27: Ceder com C - IP : 201.13.1****
    Oi Marcelo aí em baixo. Talvez vc tenha razões no que diz respeito a fazer parte do nosso país e que ".... está na mão de muita gente burra....". Extraindo do seu texto: "quem precisa sede quem nao precisa nao sede!! ". Entendí. Refere-se a subordinar-se ao que não se deseja. Mas noutra oportunidade, por favor, escreva com "C".

29/04/07, 17:40:04: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Vcs reclamam muito isso faz parte do nosso pais, quem precisa Cede quem nao precisa nao Cede!! o problemas sao as consultorias que estragaram muito o mercado e nao aceitam outras formas de contratacao pois esta na mao de gente burra!! facam o certo sejam clt full ou flex hj em dia PJ nao vale mais a pena!!

29/04/07, 11:37:05: vitorio deixa pra lá - IP : 201.1.220****
    Legal nosso Brasil, Ninguém quer pagar imposto. O empresário sonega imposto. Nossa carga tributária é uma das mais elevadas em países de terceiro MUNDO. ela fica perto de 40% do PIB, em países de primeiro mundo como no Japão e Canadá ele fica em 50% do PIB. ASSIM IMPOSTO NÃO é PROBLEMA DIFERENÇA lá os serviços públicos funcionam. Aqui os funcionários públicos são salvo excessões , quase todos vagabundos. Nesse nosso Brasil todo mundo quer levar vantagem, empresário é quase sempre LADRãO sonegador, Funcionário público quase sempre vagabundo, e o povão tenta ser tb esperto trabalhando como PJ, para tb sonegar imposto que beleza. Deveríamos fazer uma LEI : no Brasil vamos todos ser ladrão assim cada um cuida do seu, e assim um evita o roubo do outro. Pronto tá resolvido.

28/04/07, 20:53:46: Farley farleysantos@bol.com.br - IP : 200.184.181****
    Esta medida do governo e um absurdo,não podemos acatar com este aumento de 10% no imposto e ficar como esta, temos que agir de tal forma para eles se concientizar que estamos trabalhando como PJ para darmos uma vida melhor a nós mesmos e nossa familia e não sofrer o dia todo trabalhando e no final do mês tirar 10% para o Governo.

    att: Farley Pereira.


28/04/07, 14:20:51: Marcelo - IP : 200.206.218****
    Lembre-se que tudo e possivel e se burlar e alterar, hj existe o clt flex.

28/04/07, 13:54:28: Juliano Nunes - IP : 201.78.83****
    Isto é um absurdo, as empresas alegam não ter condições de te conceder um salário justo via CLT então você toma a decisão mais racional, opta a trabalhar via PJ. Nosso país já fatura bilhões de reais com inúmeros impostos, daí uma proposta de mais de 10% na arrecadação sobre PJ. Isso é um roubo. Tanta coisa importante pra se preocupar e eles só tomam decisões em pról de si mesmos. Qual a justificativa deste aumento? Rombo na previdência social? PJ não tem direito a nada, se quiser aposentadoria e tudo mais tem que pagar por conta própria. Nâo existe motivo racional para este aumento. Isto é um absurdo. Tem que haver uma forma de irmos contra essas decisões, sei lá, um abaixo assinado ou algo do tipo.

    Vamos lá galera, ou vocês querem dar 10% do seu salário suado para um bando de picaretas que só trabalham de vez em quando e mesmo assim só votando, sugerindo um monte de idiotices e dando entrevistas.

    Volto a repetir, isto é um ABSURDO!

    Pergunto também aos demais, há alguma outra opção de contratação com menor carga tributária?


27/04/07, 20:29:48: Alexandre alexandre@gmail.com - IP : 201.29.12****
    Para mim que trabalho a 10 anos como PJ, é mais interessante do que voltar a ser CLT e ficar com metade do que eu ganho como PJ (mesmo com essa novidade de 10% sobre o faturamento). Como objetivo profissional para 2008 tenho o interesse de atuar como "Consultoria Formal" atendendo mais de 1 cliente. Daí não preciso pagar esses 10%. Se o PJ for bom, ter qualificações de alto nivel e estar sempre up-to-date, com certeza ele consegue colocar esses 10% em cima do valor/hora. É tudo questão de adaptação. CLT nunca mais !!!! CLT é coisa de quem é fã do Getulio Vargas...

27/04/07, 19:09:18: Mauro - IP : 200.158.83****
    Adorei esta noticia, apesar de atualmente estar sendo obrigado a trabalhar como PJ e contribuindo com 40, 50, 60% ou sabe-se la quanto do meu salario para as consultorias que só tem o trabalho de anunciar na APINFO e de graça ainda !!!

    Por exemplo, vamos pensar de uma forma mais racional e menos econômica por 1 minuto, é muito tempo e da pra enxergar muita coisa, tipo, pinta alguns quadros de um PJ na Avon ou Eletropaulo, ou em qualquer outro lugar, chegando, batendo cartão, comendo na fila, pegando fretado, o que vc esta vendo ? uma empresa ou um colaborador ? Agora me diz sinceramente, vc acha que este modelo vai muito longe ? Esta tudo baseado em uma grande mentira, VAMOS FECHAR AS PJ GENTE E COMEÇAR A VIVER DENTRO DA REALIDADE DO QUADRO.

    Algumas consultorias, com visão de futuro, ja estão adotando o modelo CLT e fazer software em casa, isto se chama OutSourcing, e algumas grandes empresas ja estão adotando o modelo, hoje estão sendo as grandes, amanhã as médias seguem atrás e por ai vai, bate na madeira. Digo isto por que estou no meio de um processo de OutSourcing ( https://www.ccompany.com.br/outsourcing.htm?gclid=CK-U9oP044sCFQWQIwodQGRHQA ) onde a grande empresa em que trabalho, com cerca de 10 consultorias e + de 80 profissionais alocados, esta jogando tudo na mão de uma unica consultoria das boas, que vai CLTizar todo mundo e levar todos para sua sede, acho que as coisas assim ficam como deveriam ser, uma empresa que se diz de tecnologia, na minha opinião, tem que fabricar o produto em casa, cuidando pra que tudo saia bem e valorizando sua matéria prima que somos nós "Inocentes Analistas de Sistemas".

    VIVA A CLT !!!! QUE SEJA MUITO BEM VINDA !!!


27/04/07, 17:32:36: E SEI TAMBÉM - IP : 200.161.8****
    Entre tantas tecnologias exportáveis, os filandeses tem o LINUX. Mas, voltemos ao "nosso" (aspas propositais) BRASIL, cujo idioma tem a flexibilidade e a poesia de CONFORMIZAR a MENTIRA em "VERDADE" LEGAL (personalíssimo - persona - pessoa - cidadão). De quem são os direitos autorais da tecnologia com que VIVEMOS ? Americanos pagam barato pela MESMA porque não precisam enviar ROIALTIES para sí mesmos. Há brasileiros "experts" em CICS, DB2, IMS, ASSEMBLER,.... , capacitados, até em desenvolver produtos concorrentes. Mas, serão "queimados" se o tentarem, não só pelo concorrente estrangeiro (um direito comercial), mas, muito principalmente, pela própria política para o BRASIL: Formar "experts" em ar-te-za-na-to. Para interesses própios, os donos do dinheiro PRECISAM DO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA. Assim, mantêem apenas alguns poucos, judiando-os com doses homeopáticas. Não incentivam esses poucos. Estrategicamente os convidam a mudar de profissão: Os altos impostos destinam-se a manter no poder os que aí estão a manter a política de formar "experts" em ar-te-za-na-to. REINAM, com bons serviços a baixo custo.

27/04/07, 16:04:24: EU SEI - IP : 200.161.8****
    ABAIXO, identificando-se como: "PARA QUEM NAO SABE" escreveu: "com freqüência na prestação dos serviços, subordinação e com o contratado trabalhando no local da contratante". Tecendo em detalhes: FREQUENCIA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS: Todos os dias o mesmo serviço. DIFERENTEMENTE da empresa que, sem CONTRATO FORMAL, executa um serviço, (pintura, eletricidade, carpetes,...), por periodo curto, SÓ RETORNA se necessário, MANTEM FUNCIONÁRIOS e, tem, no talonário de NF, vários e diferenciados clientes. SUBORDINAÇÃO: Un chefe determina, como e o que deve ser feito, normalmente, sob normas padrões e em uma equipe e, que atesta sôbre o bom cumprimento, ou não, do serviço. NO LOCAL DA CONTRATANTE: Com recursos da contratante, banco de horas ou horas extras e, ambientado com o corpo social da mesma. A isto, a Lei enxerga como CLT. Já existem vencedores: Via testemunho (principio da oralidade) provaram VÍNCULO EMPREGATICIO. Já há quem apenas contrata por CLT. A nova palavra, PERSONALISSIMO: Um único cidadão. O testemunho torna-se desnecessário, pois embute em sí a descrição acima, a qual, smj, atrela, HISTÓRICA e CONSTITUCIONALMENTE, ao regime CLT, um direito de CIDADANIA. ISTO DEVE SER, AM-PLA-MEN-TE DI-VUL-GA-DO.

27/04/07, 15:05:52: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.204.19****
    Sinceramente eu acho bom isso !!! Na verdade o governo não está querendo arrancar mais dinheiro do trabalhador desta modalidade. O que quer é fazer com que as empresas tenham dificuldades em encontrar profissionais que se sujeitem a trabalhar como PJ, E VOLTE A CONTRATAR COMO CLT.

    Marcio


27/04/07, 14:34:20: Tapioca - IP : 200.177.101****
    Legal!!! Mais uma pra ferrar com os consultores!

    Numa sexta-feira, uma notícia dessas me deixa feliz como um homem-bomba!!!


27/04/07, 11:51:05: cpuvirtual cpuvirtual@hotmail.com - IP : 201.26.20****
    Todo mundo sabe !

    A voracidade do governo brasileiro em direção aos impostos é diretamente proporcional a lucratividade de determinados setores da economia, ou seja quanto mais o governo percebe o desenvolvimento de determinados setores, mais ele penaliza o setor de serviços, por que será ? Em primeiro plano vem a própria visão do governo sobre os prestadores de serviço ou consultorias que são contratados.O governo percebeu através de seus especuladores de plantão qual é o funcionamento de diversas empresas que vendem tecnologia, sabem muito bem que o financiamento de uma empresa de tecnologia não é brincadeira para amadores, logo, de onde vem todo esse capital intelectual que está sendo contratado ? Aí que está o segredo, tem gente ganhando sobre os prestadores de serviço, e o governo brasileiro que não é nada mercantilista resolveu dar a sua mordida também nessa classe tão nobre de profissionais. O que devemos fazer ? Quem ? Como sempre, salve se quem puder ! Brazilian mode ON !


27/04/07, 11:07:19: Para quem não sabe... - IP : 00.000****
    Governo estuda a criação de novo imposto para empresas.

    Entre as definições que devem estar explicitadas no novo projeto está a de "empresa personalíssima". De acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, essas empresas são aquelas em que o trabalho contratado só pode ser executado por um sócio e cuja atividade representa, de fato, vínculo trabalhista, "com freqüência na prestação dos serviços, subordinação e com o contratado trabalhando no local da contratante".

    O secretário, afirmou que apenas 2% das pessoas jurídicas no país estarão sujeitas à cobrança de 10% da contribuição previdenciária antecipada, prevista no novo projeto que o governo vai elaborar sobre as empresas individuais, tema da chamada emenda 3.



Anteriores:

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?