APinfo - Forum


Como ser bem sucedido na área de TI ?

Sugerido por : Fabiano, Thais, Marco Aurélio, Rogério



16/07/07, 23:05:50: Andre Messias Andre Luis dos S. Messias - IP : 201.1.****
    Para ser bem sucedido? 1º devemos lembrar que ninguém até hoje conseguiu elaborar algo concreto e eficaz Nem mesmo John Von Neuman considerado o Maior Cérebro do mundo quando ainda Einten lecionava em Princeton,Isso mesmo! O mesmo homem que revolucionou a tecnologia dizendo que os PCs seriam processados digitalmente, o mesmo que decifrou os códigos japoneses e ajudou a construir a Bomba Atômica, o mesmo que antecipou a genética e ganhou o premio Nobel colaborando para a teoria dos jogos. Nem ele e ninguém pode nos afirmar como atingir o sucesso. Mas com certeza pode nos ajudar a construir uma receita para diminuir o insucesso e quem sabe atingir o tão esperado SUCESSO. Antes de tudo defina pra você o que é sucesso? Depois ajude a incrementar essa receita :) 1 Se quiser moleza faça medicina, pois nenhuma outra área requer tanto estudo quanto essa (TI). 2 seja humilde, solidário e construa um laço enorme de amigos que possui todo tipo de conhecimento, pois lembre-se você não viverá o bastante para adquiri-lo sozinho 3 Vá sim para faculdade não é só pelo conteúdo digital, mas lá terá sempre alguém disposto a ajudá-lo. e se precisar tenha o telefone, e-mail ou qualquer coisa que possa entrar em contato com ela(e) 4 Seja flexível e entenda que as coisas mudam e você terá que mudar com ela, ou ficará sozinho e fraco. 5 Não esqueça que não existe ninguém é ignorante, lembre que muitos cases de sucesso só veio a acontecer. por que pessoas que não tinha nada haver deram sua contribuição e graças a elas que os negócios deram certo. 6 Seja um grande jogador, mesmo que no momento esteja no banco de reserva faça de tudo pra ajudar seu time. e quando estiver em campo faça sempre bem e melhor.

    Agora conto com a colaboração de vocês para incrementar essa receita, abraços galera.


13/07/07, 17:59:29: Julio Nohara julionohara@gmail.com - IP : 200.226.123****
    Dos profissionais com quem tive a oportunidade de trabalhar que criaram uma carreira de sucesso foram pessoas que enxergaram alguns nichos do mercado de TI e se aprimoraram, eles tiveram uma visão holística e hoje estão "bem", é lógico que mercado de TI é muito dinâmico e requer também profissionais atualizados, ter foco em estudos para quem inicia ou para quem já está no mercado também é um diferencial, a não ser que você seja um "Profissional Mainframe", seja na área técnica ou na área gerencial ter marketing ou um "QI" ajuda no sucesso e na ascensão profissional, pois para as empresas isso é uma carta de apresentação. Seja qual for a profissão amar aquilo que faz é um grande passo para o sucesso !

13/07/07, 17:14:56: Decorator - IP : 201.52.7****
    Você quer se dar bem no Mercado de TI ? Primeiro esquece tudo que você aprendeu na Faculdade nada daquilo vai lhe ajudar.. Segundo leia de tudo no segmento da tecnologia de informação principalmente,processo e metodologia e arquitetura.. Tem que saber fazer engenharia social, e for o caso aprender até a fazer footprint de algums consultorias e empresas antes de sair para buscar papéis em projetos... Esse mundo de TI tem de muito Maketing, porém sabendo usar as tecnologias aliado ao que já falei, vc se torna imbatível...

    Boa sorte...


13/07/07, 16:42:50: Neutron - IP : 200.177.101****
    Pra quem ta começando, não pode ter preguiça de estudar. Tem que se manter atualizado com o que há de mais novo no mercado, tomando o cuidado de não aderir a modismos passageiros, tem que focar em coisas sérias. Como o novato não tem experiência, tem que agregar em conhecimento técnico e inovação. Também tem que ter humildade para ouvir os mais velhos da profissão, não pode ser arrogante, como a maioria do pessoal que sai da escola.

    Pra quem já tem experiência, tem que se valorizar, não aceitar trabalhar por merreca e nem projetos mico. É claro que também tem que se manter atualizado.

    E, olha, estamos em um momento excepcional do mercado, nunca tivemos um ciclo de prosperidade tão longo. Então vamos aproveitar pra colocar nossas taxas em patamares mais alto possíveis, pra também tirarmos proveito do momento favorável, e não só os tubarões ganharem nas nossas costas.


13/07/07, 14:56:45: Neutron - IP : 200.177.101****
    Pra quem ta começando, não pode ter preguiça de estudar. Tem que se manter atualizado com o que há de mais novo no mercado, tomando o cuidado de não aderir a modismos passageiros, tem que focar em coisas sérias. Como o novato não tem experiência, tem que agregar em conhecimento técnico e inovação. Também tem que ter humildade para ouvir os mais velhos da profissão, não pode ser arrogante, como a maioria do pessoal que sai da escola.

    Pra quem já tem experiência, tem que se valorizar, não aceitar trabalhar por merreca e nem projetos mico. É claro que também tem que se manter atualizado.

    E, olha, estamos em um momento excepcional do mercado, nunca tivemos um ciclo de prosperidade tão longo. Então vamos aproveitar pra colocar nossas taxas em patamares mais alto possíveis, pra também tirarmos proveito do momento favorável, e não só os tubarões ganharem nas nossas costas.


10/07/07, 22:36:23: Cosme Robson cosme.nascimento@craconsultores.com.br - IP : 201.19.11****
    Como ser bem sucedido na área de TI ? Para responder esta questão é importante primeiro falar um pouco sobre a área de TI, pois, hoje você pode ser um execlente profissional em TI - em qualquer sub-área - e pode se transformar num profissional desatualizado amanhã, pois, a dinâminca de mudanças nesta área é muito acelerada. Em vista disto, nossa resposta está vinculada a dois aspectos fundamentais, para que alguém seja bem sucedido nesta área, que estão vinculados aos bons profissionais, que são: atualização permanente nas ferramentas e metodlogias ligadas à TI e ter visão holística, de negócio e gerencial dos clientes onde atuam - isto requer um esforço adicional, pois, muitas vezes o profissional de TI conhece muitas ferramentes de desenvolvimento e não conhecem ou conhecem pouco do negócio onde atuará e o pior conhecem mesmo ainda o gerenciamento do projeto, não no enfoque de fazer cumprir atividades/etapas etc, mas de negociação com o cliente, no desenvolvimento deste, pois, é aí que o profissional aparece. Esepro sinceramente ter contribuído.

10/07/07, 22:12:39: DESILUDIDO - IP : 201.43.7****
    Ter sucesso na area de TI 'e NAO ter que buscar emprego em locais que exijam coisas como o que mostro abaixo:

    pró-atividade / ser comunicativo/ SEM RESTRICOES FINANCEIRAS - ora, se alguem procura emprego pode estar em dificuldades - agora, alem de pagar pouco eles vao vasculhar nossa vida pessoal antes de nos dar emprego?

    ISSO E' O CAOS (OU O DESRESPEITO) TOTAL...



10/07/07, 15:43:43: Miguel Lima miguellr@superig.com.br - IP : 201.55.5****
    Para ser bem sucedido tanto na área de TI como em qualquer outra área primeiramente você tem que gostar e ser apaixonado pelo o que faz, sendo assim o resto virá por consequência, sua vontade de buscar conhecimento e estar se aperfeiçoando será uma coisa natural e fatalmente serás bem sucedido.

7/07/07, 14:07:51: MAzevedo - IP : 200.247.73****
    Procurar ser um profissional inovador e responsável. Pesquisar novas técnicas no ambiente de TI. Estar atento as oportunizades que o mercado oferece. Conhecer do negócio o qual está inserido. Compartilhar as boas práticas vivenciadas no ambiente profissional.

6/07/07, 15:55:02: Denis Fujikawa - IP : 200.232.228****
    para ganhar grana boa em TI e sem esforço o grande negócio da atualidade é fazer uma Uni-qualquer coisa em ADM e investir pesado em treinamentos SAP .,..IBM,HP,Nokia,SAP,Atos origin,Accenture, etc ,todas as grandes empresas de TI principalmente em SP-Capital estão cheias de vagas em SAP pagando a partir de 5k ,o negócio é esse ,quer ser patrão logo e rir daqueles que estouram a cabeça tentando virar progamador senior,analista mainframe ,etc

    sap é o caminho.


5/07/07, 11:59:39: George - IP : 57.67.1****
    Ser Politico.

4/07/07, 00:14:36: To na onda ricos@$$$$.net - IP : 201.7.7****
    Todo mundo que entrar na informática, será o próximo Bill Gates e montar uma Microsoft na garagem do prédio ou na menor das hipóteses será um Larry Page e Sergey Brin e montar uma Google no sótão/porão do sobrado da favela.

3/07/07, 23:05:22: Sincero - IP : 201.1.217****
    Ser o "gente que manda", o gente que faz fica pro estagiário, analista de suporte, programador...

3/07/07, 20:22:35: Mrs. TinkTrain - IP : 200.241.20****
    Para ser bem sucedido em TI, ter boa formação é fundamental, existem outros detalhes, mas ter uma ótima graduação já é um grande passo pra frente, e um passo firme. Depois de uma boa formação em uma boa universidade vc precisa se especializar em uma tecnologia, ou seja, ser generalista, mas procurar dentro dessas generalidades de conhecimento ser especialista em pelo menos uma tecnologia. Seja lá Redes, programação...enfim. Eu procuraria entrar na área de programação, no caso ferramentas que demandam muito profissionais como Java e suas variantes por exemplo. Com uma boa formação, e algumas competencias desenvolvidas podemos conseguir bons empregos e salários descentes. Agora, se vc pensa que vai entrar na área de TI e ficar rico com isso, putz o que eu posso dizer a respeito? Vc vai ser frustrado, esse negócio de ficar rico em TI e tal, a midia tem culpa disso, ficou vendendo ilusão pra muita gente, ae todo mundo quer entrar nessa área achando que vai ficar rico e vão ganhar salários astronomicos. ISSO NAO EXISTE MINHA GENTE!!! O que existe são as excessões, e excessões nao serve para fazer a REGRA. Se acordarem para isso, poderam incarar com mais realidade a área de TI, e decidir se é isso que vc quer. Agora, se é algo prazeroso para vc, entao entre nessa área, pois nada melhor do que fazer o que gosta. Agora se vc pensa em entrar para ganhar dinheiro, bem é melhor refletir antes, pq além de fazer algo que vc nao curte muito, vc ainda vai estar se arriscando a trabalhar numa área que nem de longe tem o custume de pagar 10 mil reais por mes como muitos jovens que sai da faculdade pensam.

3/07/07, 16:03:02: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Não vamos fugir do ponto central (Como ser bem sucedido na área de TI ?). No mundo dos negócios existem "técnicas obscuras", mas isto existe em todos os ramos.

    Quem faz bem feito, entrega rápida e bom preço. Bem ai não precisa ser muito inteligente .....

    Será que todas as transações são obscuras?

    Profissional bom em mercado de alta demanda. Já sabe né...

    Só um dado interessante. Somente 15% do mercado de informática foi explorado.

    Quem não gosta de TI pode fazer outra coisa.


3/07/07, 08:17:25: EU - IP : 200.142.1****
    Penso que o que vc falou é certo, porem a satisfacao do cliente hj em dia e a politica!!

2/07/07, 22:18:27: Deilson funman@bol.com.br - IP : 200.232.22****
    Pense na relação cliente / vendendor, mehor pense na relação dono do imóvel / pedreiro. Para ser bem sucedido precisamos entregar o que nos foi solicitado e acertado de acordo com a necessidade do nosso cliente. Caso possa entregar mais que solicitado pelo mesmo valor melhor e dentro do menor prazo melhor. A sastifação do cliente em receber o que nos solicitou e a nossa em entregar tudo conforme combinado, isto é ser bem sucedido. Certamente que isto que comentei aqui aplica-se a todas as áreas e não somente a TI. Além disto existe outros pontos de vista que mostram como podemos ser bem sucedidos na área de TI.

2/07/07, 19:55:44: EU - IP : 201.6.10****
    Acho opiniao de Alan baseada em comentario de livros, veja que no Braisl nao e facil ser uma empresa de TI, o mercado e fechado pois existem interesses escusos! Muita propina por fora ou para fechar um negocio, alem do fato que empresa ainda tem a mentalidade de querer um funcionario, porem sem rgistro! Acho que o forum nao termina assim tem muito ais a ser dito!!


2/07/07, 14:27:37: Oliveira - IP : 201.34.20****
    Acho que o forum já fechou com os comentários do Alan.

2/07/07, 00:33:42: Pedro - IP : 201.37.4****
    1. Ética 2. Trabalho

2/07/07, 00:20:14: CARS - IP : 201.43.170****
    Olha... trabalho com T.I. a mais de 10 ano e percebi que Formação, Certificação, Fluencia em 2 ou mais idiomas, são muito importante, mas alem de tudo isso o Q.I. (Quem Indica) e Q.V.C. (Quem Conheçe Voce)ainda são verdadeiros atalhos pra voce chegar lá .... Para Manter-se Lá é uma Questão de Competencia e de Sorte , principalmente a sorte do Q.I. !!

1/07/07, 12:38:59: rodrigo - IP : 200.204.85****
    Boa postura e ótima experiência no quesito técnico, a ponto do profissional tornar-se realmente util. Planejar bem a própria carreira e manter bons relacionamentos tb ajuda bastante. Pode parecer obvio, mas alguns não se dão conta disso, e o mercado é pequeno....

1/07/07, 00:19:00: Alan Cardozo - IP : 201.1.70****
    Mas é claro que para isso, você tem que ser um profissional único. Vi muitos posts anteriores comentando que pessoas são trocadas por estagiários, ou gente sem formação em TI. Gente, isso são as forças de mercado, se você pode ser trocado por alguém assim, tem mais é que ser trocado mesmo! Temos que parar de reclamar, e nos preocupar em criar um diferencial para nós mesmos, só assim dá para fugir da guerra de salários que existe em TI, pois vão existir poucos como você.

    O sucesso está em nossas mãos. Fatores como sorte ou azar, QI, jogos de interesse ou incompetência dos nossos superiores existem sim (e até demais), mas ao invés de reclamarmos, devemos tentar melhorar a empresa, e se não for possível, mudar de empresa. Mais dia menos dia estes locais vão desabar por causa de tanta incompetência, principalmente com a globalização ganhando força, não haverá mais espaço para este tipo de absurdo.

    Aliás, se vocês acham sua empresa tão ruim, porque não montam uma concorrente? Se sua empresa ruim deste jeito consegue ganhar dinheiro, imagine a sua empresa, que não terá estes defeitos!?

    As forças de mercado são assim mesmo: a empresa ruim sobrevive porque não tem uma concorrente boa; o pessoal de TI tem uma cabeça muito fechada, de ser funcionário. Se tivesse mais visão de mercado e iniciativa, não só estariam ricos como o Brasil hoje seria uma grande potência de TI, como a Índia.


30/06/07, 21:11:32: Fernando fkassiano@gmail.com - IP : 201.26.174****
    Pessoal, não tem jeito. A melhor forma de se dar bem em TI ou em qualquer outro departamento é ter um papo muito bom. Já profissionais péssimos, do tipo que não sabia nem debugar uma aplicação e VB ganhando muito bem. Pena que estou aprendendo isso agora no fim da linha. Mas para a pessoa se dar bem que praticar a conversa de corredor, ensaiar alguma piadinhas, se não gosta de futebol então pelo menos dê uma lida nos jornais da manhã pra saber como foi o jogo do palmeiras ou do corinthians, chame o chefe pra bater uma pelada, faça com que as pessoas conheçam vc. Não é uma regra pra 100% dos casos mas só especialização não vai ajudar em nada se vc não tiver com quem contar. Se vc só for um exímio programador vc vai ser só um exímio programador ganhando um salário de programador. Como um chefe meu um dia disse se vc varrer o chão muito bem ninguém vai te levar pra frente, senão quem vai varrer o chão?

29/06/07, 16:00:04: Ronaldo Luis ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.140.19****
    Eu to nessa de TI, ja faz 10 anos e continuo na mesma, não é culpa de ninguem, a culpa é minha mesmo. O negócio pessoal, é saber vender, se você vender o que é seu melhor ainda. Crie um produto de tecnologia inovador e saia vendendo, com certeza ai está o caminho do sucesso. Agora o camarada que ganha R$5000, e está se achando...este ai ta no caminho inverso do sucesso.

28/06/07, 19:29:36: Laercio M. Neto laercionetto@yahoo.com.br - IP : 201.31.10****
    Sou estudante do último semestre de Sistemas de Informação e acredito que para ser bem sucedido em TI é necessário estudar muito, falar inglês fluente no mínimo, pois o inglês não é um diferencial hoje na nossa área mas sim fundamental e alem disso falar uma outra língual como espanhol, italiano, francês etc... O curso superior deverá ser complementado de uma pós em alguma área que o profissional pense em atuar num futuro mas pra isso ele deve pesquisar muito hoje em dia, pois saber o que o mercado necessita daqui uns anos pare3ce ser fácil mas não é. Nós brasileiros temos uma mentalidade baixa comparada com a dos americanos. Sonhamos em trabalhar em uma multinacional e ganhar muito e etc.., já os americanos pensam em criar uma empresa multinacional, mas isso não é culpa nossa pois desde a educação básica não somos educados assim.

28/06/07, 09:03:52: Leandro lguilen@gmail.com - IP : 200.230.19****
    A primeira coisa a fazer é abrir sua própria empresa, trabalhar para os outros em regime CLT já era... o máximo que vc irá ganhar em qualquer empresa como CLT certamente não passará de R$ 5.000,00, isso se a sorte bater a sua porta e algum empresário desmiolado registrar sua carteira com esse valor. No entanto é imprescindí­vel que vc tenha uma sólida experiência ou vivência com projetos de TI e também conhecimentos de administração e direito.

28/06/07, 01:36:14: Vinicius2 vpaes@gmail.com - IP : 201.93.48****
    Para ser sucedido vc tem que primeiramente saber falar mais de 3 idiomas.

    porque o que tem de vaga pedindo dinamarques, mandarin, sueco e um conhecimento "basico" no pacote office, com salarios bons sem comentario.

    o que vale mais CCIE e CISSPOU ou falar falar Sueco.

    fazer o que.


27/06/07, 23:23:10: Sandra - IP : 201.13.9****
    Depende do que cada profissional entende por bem sucedido! Estou na área de TI e buscando novas oportunidades, faço cursos, linguas, tenho ótima visão de gestão e sistemas,etc e até agora não consegui meu objetivo, sendo que tenho colegas que por SORTE, por estarem no lugar certo, na hora certa, conseguiram chegar lá, e não possuem a mesma capacitação. Mas ganho um valor razoável por hora, que para alguns significa ser bem sucedido. Bom, tb acho que não é a questão tecnica que conta, mas a empresa e as oportunidades que aparecem.

27/06/07, 16:57:07: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Paulo Sérgio , hipocrisia a parte, nao sou machista acredito qu os demais tambem sejam, mas convenhamos, existe este preconceito que lugar de homem em TI e ser tecnico,robo, capachao( e natural na natureza latina brasileira) nao sou machista mas o que vejo em varias empresas e isso mulheres assumindo postos de comando, indepedente de competencias (todas com mesmo padrao fisico mulhres bonitas, altas e charmosas) veja nao que exista algo sexual no meio, mas para os capachos de TI é o que impoe respeito, ao contrario da area de direito ou medicina(area de respeito real entre profissionais) um homem de TI nao discute com uma mulher de TI(submissao implicita). Vcs podem observar que algumas mulheres fora do padrao gerencial, sao altamente competentes tecnica e gerencialmente mas ficam no mesmo grau que nos(salvo casos raros) , eu vi e vejo isso, acredito que para muitOS e algumas a solucao e negocio proprio, pois nesse caso o que vem e a competencia da pessoa independente e nao seu "perfil"!! Olha numa boa to de saco cheio de vcs!!

27/06/07, 13:44:29: Paulo Sérgio paulo.security@gmail.com - IP : 200.250.1****
    Pessoal, Vamos ser profissionais.Respeitar as diferenças é um dos grandes passos para quem quer ser um grande profissional. Não basta apenas ser um bom técnico, temos de aprender a lidar com gente. Pessoas são mais importantes que máquinas e somos seres únicos. Igual a você no mundo não ha ninguém. Então sabendo disso se esforce e se coloque no lugar dos outros antes de criticar ou mesmo tecer comentários preconceituosos. Ah...outra coisa...cuidado com verdades absolutas...! " sem guerra dos sexos "...rsrsr

27/06/07, 08:25:24: George - IP : 57.67.1****
    O foco aqui é como ser bem sucedido, e nao quem tem atributos fisicos. Parece guerra de sexos...Acredito que as mulheres tem um senso de organização melhor que dos homens.

26/06/07, 14:24:14: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Escrevo como quero, caprichamos no trabalho para nao fazer feio, mas se o que vale é o social e nao o funcional.... Venho por meio desta mais uma vez me decepcionar na area, pois é um escremento ver duas gerentes de TI(mulhres lindas) serem geretes sendo que uma delas e advogada formada, chego a um conclusao.. Crescer em TI e nao fazer parte de TI e sim usufruir dos mesmos!!

    att

    Marcelo


26/06/07, 11:10:01: Silvia silvia@grupomello.com.br - IP : 200.161.186****
    Dedicação e determinação são bons exemplos para ter sucesso, pois esta área exige sempre estar atualizado, estudando sempre. Não adianta se formar na melhor faculdade e depois ficar estagnado no emprego, certificações também são muito importantes... infelizmente ainda acho muito machista esta área, os homens não acreditam que as mulheres podem ser iguais a eles e muitas vezes melhores, assim como muitos homens são realmente excelentes, todos podem obter sucesso e isso independe de sexo. Além de tudo, acho que ter sucesso é gostar do que faz !

26/06/07, 11:07:16: A. Santos - IP : 201.63.1****
    Ao ler alguns dos comentários postados, chego à seguinte conclusão: os profissionais de TI (como a grande maioria dos jovens da atualidade) escrevem muito mal. Concordo que o sistema de ensino é horrível. Penso que a comunicação, oral ou escrita, é fundamental para o sucesso em qualquer carreira. Que tal caprichar um pouco mais e maltratar nossa língua um pouco menos?

26/06/07, 08:57:10: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Nao quero ser machista alias isto nao e machismo, mas em TI as maiores vitriosas sao as mulheres que crescem na area sem mais nem menos, empresas de TI contrata mulheres e as registram!! E nao e pela competencia nao e machismo mesmo!! Nada contra mas para mim o profissional de TI do sexo masculino vencer e ser dono do seu nariz, fora isso sempre sera um capacho as empresas!!

26/06/07, 08:20:54: Marcio - IP : 201.52.7****
    Estar familiarizado com várias tecnologia, ao menos tempo estar culturalmente atento sobre as mudanças ao parque tecnologico e interesses ao requisito que a Empresa busca nesse nicho de Mercado. Ter Inglês concerteza é um diferencial mas mais ainda e estar situado nas soluções e tendências a demanda sobre a tecnologia que tem crescido muito porém os recursos de soluções parte de dentro da empresa pelos processos a serem mapeados... Pensa nisso.... Abraçosss

26/06/07, 03:09:08: AND-CSO - IP : 201.13.14****
    simples: Abrir sua propria empresa e ter bastante motivação.

25/06/07, 22:46:26: Carlos - IP : 201.21.21****
    - Inglês Fluente (não é inglês bom, é fluente) - Certificação PMP, PgMP Até picareta se dá bem com isso!!!!!

25/06/07, 15:49:52: Katia Cristina - IP : 200.204.86****
    Acho otimo este tema, eu e acredito que outros varios profissionais da area de TI se faz esta pergunta ja que area de TI o mercado de trabalho oscila muito e as vezes nem tendo varios cursos e experiencia garante uma vaga.

25/06/07, 11:38:20: Kathrin - IP : 201.13.169****
    Percebi que não tem nenhuma mulher opinando sobre este tema, além de mim, ou estão usando nicks masculinos.rs ... mas seguindo a discussão, gostei de duas opiniões (do Paulo Sérgio e do Begovacz) e acredito que traduzem muito como ser bem sucedido nesta área.

25/06/07, 11:22:43: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Nao pensar como um analista de TI e so pensar em estudar java oracle OOP !! isso quem faz sao os trouxas

23/06/07, 15:45:01: Leandro - IP : 201.29.4****
    Pra mim, o camarada precisa saber ler em inglês bem, comprar e ler os livros dos luminares da sua área de atuação. Assinar uma revista de qualidade. Quem é programador como eu: Code Complete do Steve Maconnell, que além de ser "o" livro sobre programação, traz uma estupenda bibliografia comentada. Uma excelente revista também é Dr. Dobbs. Aprender com quem sabe em vez de ficar batendo cabeça e reinventando a roda. Saber estudar.

    Mas isto é só 50%. A outra parte importante é o cara ter postura, não ser bobinho, saber o que fazer para subir dentro de uma empresa, e uma vez chegando lá em cima, encarnar a nova posição e se preparar especificamente para as novas tarefas. O mundo empresarial é movido pelo lucro e isso tem uma série de desdobramentos que não são óbvios para todo mundo. Muita gente demora um tempo absurdo para aprender e no meio do caminho comete muitos erros. Para abreviar o caminho em direção ao topo, recomendo cursos específicos sobre administração de empresas.


23/06/07, 10:37:37: Paulo Sérgio paulo.security@gmail.com - IP : 200.103.240****
    Concordo com as opniões do fórum e para mim o sucesso depende da percepção de cada um, o que pode ser sucesso para mim pode não ser sucesso para outra pessoa. O que pode ser oportunidade para mim pode ser ameaça para outra pessoa porém para ter sucesso é preciso ter um desejo verdadeiro e agir...acima de tudo agir para realizar este desejo, saber onde se quer chegar, criar um horizonte, traçar metas e planos, identificar pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças conduzindo sua vida como se fosse seu próprio empreendimento sem desistir nunca da sua visão de futuro e acima de tudo não deixar nada pela metade pois "quem deixa as coisas pela metade se torna um fracassado" como dito por NAPOLEON HILL. Como dito acima é nos momentos ruins que a gente sente a diferença entre um simples desejo e um desejo verdadeiro. As empresas hoje querem o cara " fazedor ", aquele que quando ha um problema a ser resolvido é " o cara " que todos podem confiar, alguém com boa capacidade de transmitir seus pensamentos e idéias, alguém com procedimentos éticos e morais elevados, alguém que adota um posicionamento firme, que pensa "no que serei melhor ? ", "como serei reconhecido ?" " Como posso ajudar meus companheiros ?", alguém que tenha sensibilidade e empatia e seja humilde sem ser subserviente.Além disso tudo as empresas querem alguém que as ajude a ser produtivas e competitivas. Apesar de trabalhar com TI estudo gestão de produção para realizar isso, me especializar em fazer as empresas serem mais produtivas.

23/06/07, 07:24:11: Carochinha carochinha@carochinha.com.br - IP : 15.203.13****
    É simples, é só ter QI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

22/06/07, 21:42:46: Begovacz - IP : 200.170.114****
    Sucesso?! Muito simples: Dedicação!!! Enquanto os outros estão combinando a balada de sexta-feira, em pleno ambiente de trabalho, você estará fechando sua meta pra aquele dia e planejando sua jornada pro dia de trabalho seguinte (e não resmungue se esse dia for o sábado!). Enquanto todo mundo está viajando e tomando sol na praia, você estará estudando pra sua nova certificação. E principalmente: Não reclame se a consultoria onde você trabalha não investe em você... Faça VOCÊ MESMO esse investimento. APRENDA QUE SEU MAIOR ALIADO É SEU CURRÍCULO, ENTÃO ENGRANDEÇA ELE O MÁXIMO QUE PUDER!!! Posso dizer que sou bem sucedido, trabalho numa multinacional, tenho meus próprios clientes, e que grande parte do meu sucesso eu devo à minha dedicação!!!

21/06/07, 22:21:28: Consultant - IP : 201.67.31****
    A resposta à pergunta é: Saber Resolver Problemas e Resolvê-los, Trazer Soluções.

    Não adianta ter se formado em universidades de primeira linha, saber dez idiomas, ter trinta certificações se todo esse conhecimento não se traduz _regularmente_ em resultados palpáveis.

    Não sou formado, sou daqueles autodidatas entusiastas. Mas sempre busquei trazer as melhores soluções que eu conseguia conceber aos meus clientes (sejam empregadores ou contratantes).

    Resultado dessa postura: hoje trabalho numa multinacional de consultoria que, via de regra, só contrata gente oriunda das famosas "universidades de primeira linha", ganho salário de quatro dígitos e bons benefícios. Os clientes da consultoria sempre requisitam explicitamente meus serviços (e, ocasionalmente, tentam me "roubar" dela... rs).

    Então minha dica é essa: estude, atualize-se e APLIQUE o que aprender. Ah! E, é claro, dê visibilidade às suas realizações. 22/06/07, 16:19:56


20/06/07, 09:10:33: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Marco ,

    Concordo com vc e isso poe mais uma vez naquilo que insisto e bato na tecla, consultorias de TI, essas foram , sao e serao um impecilho profissional para nos profissionais!!Seja crescimento na empresa ou seja no crescimento de um negocio!


20/06/07, 08:55:37: Marco mribeiro346@hotmail.com - IP : 201.43.130****
    Muitas pessoas fora do Brasil tem sucesso profissional investindo no próprio conhecimento e divulgando isso de maneira adequada - o que para nós tupiniquins é dificil, mas a carreira de consultoria é sempre uma boa opção, exceto quando falamos de burla à lei trabalhista(o"autonomo"). Quando se opta por consutoria de verdade(seviços eventuais sem expediente fixo) há boas chances de sucesso, desde que a pessoa saiba muito bem "vender seu peixe" e cobrar corretamente por isso - vejam por exemplo os administradores UNIX seniors, os programadores senior de JAVA ou de "middleware", os profissionais de data warehouse. Desde que sejam consultores e não empregados de mentira, o resultado pode ser excelente.Aí só se demanda estudo, esforço, uma boa rede de conhecimento e uma boa dose de marketing pessoal. Um abraço a todos

18/06/07, 11:34:43: Douglas fulcrom@bol.com.br - IP : 200.158.9****
    Tenho notado que para ser bem sucedido é necessario estudar sempre e se manter antenado nas novidades, mas o que eu percebo é que tem estado bem difícil de achar uma vaga na área de TI. Então eu penso que além de estar sempre atualizado, também é preciso ter um pouco de sorte para achar um vaga.

17/06/07, 01:28:12: Vinicius Paes paes.vinicius@gmail.com - IP : 201.52.19****
    só concluindo........se vc quer ser chefe e ao mesmo tempo "o cara", o "sabe tudo" então trabalhe e estude, trabalhe e estude, trabalhe e estude....esqueça sua família e amigos.

17/06/07, 01:24:27: Vinicius Paes paes.vinicius@gmail.com - IP : 201.52.19****
    Como todos disseram: depende.... Se vc quer ser chefe tem que ter muita lábia mesmo, e não precisa ter muito conhecimento técnico(mas é bom!!). Se você que ser "o cara", o "sabe tudo", então nem precisa trabalhar na área de informática, vai vender pastel e estudar em casa que você aprende muito mais que em qualquer empresa.

17/06/07, 00:04:54: Alessandro - IP : 201.93.5****
    Sucesso? Depende do sucesso que se almeja. Se for Sucesso com $uce$$o, isso depende de qto se deseja ganhar, afinal qto mais se ganha, mais se gasta :-) Agora Sucesso como realização profissional, isso pode se ter ate sendo help desk. Eu não nego, almejo a direção da minha divisão, mais sei que para isso, a faculdade foi o 1º passo. Enfim, oportunidades na área de Ti temos, mas será que estamos preparados?

15/06/07, 07:34:40: Leonardo - IP : 200.177.217****
    Para ser bem sucedido precisamos nos dedicar muito ao emprego/projeto que estamos trabalhando. Isso demanda muito nosso tempo. Quando vemos outras profissões com um maior valor de hora trabalhada ou média salarial mensal e um nível de especialização equiparável com TI, ficamos frustrados, pois lidamos com mudanças e novos conhecimentos numa base quase que diária. Diria que por vezes maiores que certas profissões.

    De fato, quem faz o seu trabalho e conhece o negócio do qual tira seu sustento, vai ter sempre seu lugar no sol, ganhando uma grana razoável. A questão é que ser _bem sucedido_ em TI o cara precisa de lábia. O velho _agá_.

    Aí quando você tem uma visão macro de negócios, você vê que em qualquer área é a mesma pindaíba. Resumindo, melhore suas relações interpessoais, entenda o comportamento. Vá fazer uma aula de teatro ou qualquer outra coisa, mas tenha em mente: seja sempre competente e saiba desenrolar um AGÁ.

    (Tenho uma empresa em Fortaleza/CE, mercado saturadíssimo, conhecido por ter um bando de incompententes e enrolões -- em contrapartida, temos excelentes técnicos na área de análise & projeto e desenvolvimento. O que fiz? Vendo código pra outros países. Só bastou realizar uns dois trabalhos bem sucedidos, agora não preciso garimpar muito mercado: eles vêem a mim.)


14/06/07, 17:22:47: Marcelo - IP : 200.142.1****
    E Paulo falei isso varias vezes que mulheres se tornam chefes de TI facil, nada contra a mulherada mas assim da para enxergar alguma coisa errada

14/06/07, 14:46:33: Paulo - IP : 200.184.13****
    Vou dar um exemplo pratico de como se dar bem na area de TI, trabalho na maior empresa de call center do Brasil, com a maior equipe de TI, ao total são 1200. Aqui a maioria dos chefes é "mulher", tem estágiaria virando chefe em menos de 4 meses de casa. Não da para levar a serio esta area e pensar no futuro, pois como todos sabem a maioria das empresa encherga TI como despesa. Quer ser feliz, preste concurso publico.

14/06/07, 14:45:32: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Concordo com o Rodrigo, area de TI e muito chia de politicas hj em dia, mesmo porque fazer o social e mais importante o conhecimento tecnico, alias o bom profissional hj em dia de TI, ta indo de mal a pior, recebi hoje uma proposta que so um desempregado aceitaria: Trabalhar de clt flex para um consultoria de TI, para trabalhar na IBM(a mais antietica de todas) ara trabalhar num cliente deles!! AGORA ME DIZ QUEM TEM FUTURO ASSIM??

    Abracos


14/06/07, 12:55:37: Rodrigo - IP : 201.72.61****
    Não acredito que o futuro esteje em nossas mãos. Podemos direcionar pra onde ir, mas escolher o que iremos ser na area de TI, não creio nisso não.

    Tem gente que é analista sem ter feito uma faculdade, não da pra se esperar muita coisa em termos de carreira nesta area. Se eu fizesse medicina e me especializasse em neuro-cirurgia, ai sim, estou querendo ser algo na vida, buscando um objetivo, em TI ?? ha-ha-ha...faça me rir.

    Ser um mega-executivo hoje vindo da area de TI ? impossível. Um bando de bitolado em programação, mestrado, certificações. Que empresa vai dar um cargo para um CDF desses ? O mundo dos negocios é diferente do IF THEN ELSE...dos SELECT * FROM....a gente vê isso naquela porcaria - O APRENDIZ

    Ser um CEO, não nescessariamente a pessoa precisa ter formação em computação, basta ser um apaixonado por tecnologia, ja vi executivos dar um banho em analista de sistemas em se tratando de novidades tecnológicas.

    Carreira em TI é loteria + sorte + QI + formação + idiomas + competência + conhecimento técnico + Certificações + (cabeça quente todo dia)...para acabar como analista de sistemas Senior...aposentado...se não pular fora antes..rs

    IT´S OUR LIFE GUIES !!!!


14/06/07, 11:20:48: Carlos - IP : 200.142.12****
    Depende, sucesso pode ser largar a área de TI, ganhar 1/3 do que ganhava antes, porém trabalhando sem pressão, nem desafios, porém com a vida mansa.

    Ou pode ser investir cada vez mais na sua capacitação em TI, virar um mega-executivo de uma grande multinacional, ganhar 1 milhão por ano e, obviamente, ter também 1 milhão de responsabilidades.

    Existe ainda uma terceira opção para quem não quer virar executivo nem gestor, que é manter-se sempre tecnicamente "empregável" para atuar em funções como programador, DBA, analista de suporte, etc. onde pode-se ganhar bem tb, mas sempre dentro de certos limites.

    Depende muito do objetivo de vida de cada um....


13/06/07, 14:42:44: Juliano Freitas juliano_sf@hotmail - IP : 200.238.99****
    Pessoal,

    Acredito que "ninguém fica rico trabalhando para os outros". Trabalhando como consultor, a questão salário tem tudo a ver com a lei da oferta e da procura. Se o contratante precisa mais de você do que você dele, ele te paga mais. Senão, te paga menos. Não importa se vc é DBA, Desenvolvedor, Gerente, etc...

    Eu passei num concurso publico e já tenho o meu certo. Trabalho como consultor por fora e cobro o quanto acho justo. Conforme vai aumentando meu numero de clientes vou aumentando o preço da hora.

    Claro que você tem que estar sempre atualizado, senão ninguém vai precisar do seu trabalho... de qualquer jeito, acho ter um emprego publico estavel uma boa jogada...

    Abraços,


13/06/07, 13:37:53: Isaac D - IP : 201.51.2****
    Quando tirei a minha primeira certificação, meu salário foi de 2500 para 3500 (CLT), depois da segunda aumentou mais um pouco, mantive o meu ritmo de estudo, aprendi um quarto idioma (inglês+espanhol já está manjado), e meu salário pulou novamente, para 9000.

    Mas estudo muito por prazer, gosto da área de informática, e não é por isso que perco meus fins de semana. Geralmente trabalhar muito não compensa, é melhor trabalhar menos e focar nas oportunidades.


13/06/07, 12:01:15: Marcos - IP : 201.12.4****
    Para se ter sucesso na áera de TI.

    1) Abra uma consultoria 2) Consiga um grande cliente 3) Cobre R$120,00 h/h do cliente e repasse 30% desse valor para quem te contratou como forma de agrado. 4) Pague R$25,00 h/h para um rapaz novato em java 5) Volte ao 1 passo e repita umas 4 vezes e depois vá para o passo 6 6) Pronto você já está bem sucedido.


13/06/07, 08:17:30: Marcos - IP : 201.72.61****
    Afinal o que é sucesso ???? A maioria coloca seu futuro nas mãos da empresa que o contratou, quando se esquece que ele é o VOCE S.A.. As pessoas que atingem certos objetivos não foi ao acaso, SORTE como alguns dizem, mas porque esta pessoa planejou sua carreira, correu atraz de certas coisas que para outras pessoas era "BOBAGEM". O Empreendedorismo não exite apenas para se abrir um negócio, mas para uma carreira também. O Indivíduo que não consegue cuidar da própria carreira, acha que o certo é abrir uma locadora, um padaria para ser feliz.

    Qualquer coisa, exige-se dedicação.

    Do Céu nem água mais esta caindo pra ficar se lamentando ou indo na igreja suplicar clêmencia pela propria imcompêntencia.

    O Futuro, é você quem faz. Se uma empresa não lhe da oportunidades, troque de empresa.


12/06/07, 22:07:07: qq um - IP : 200.148.1****
    Lamentando menos e trabalhndo mais.

12/06/07, 21:27:38: Renato - IP : 200.232.197****
    Amigos, Sem querer desanimar ninguem, cada vez será mais difícil ser bem sucedido nesta área, visto que os consumidores de TI querem sempre "the best" pagando "the worst". Quanto aumentou seu salário nos últimos 5 anos? Quanto se exige de capacitação? Cada vez mais? Prá piorar, terceiros vendem "especialistas" para grandes empresas recém formados e cobram como senior, porque tem um certificado XPTO, etc... Obviamente pagam o infeliz como Junior, PJ e por aí vaí. Quem sabe algum dia a TI tenha, de fato, profissionais realmente alinhados ao negócio e não meros tecnólogos tentando explicar porque o projeto atrasou, fracassou, blá-blá-blá... Abraços

12/06/07, 21:00:49: Matheus - IP : 201.79.194****
    Ter uma boa formação é impresindivel, de preferencia em uma grande universidade, pois depois que vc estiver com o diploma muitas portas poderam se abrir, acho que os unicos diplomas que abrem portas logo depois de formados sao das grandes universidades Federais e Estaduais. Pelo menos em um primeiro momento.

12/06/07, 17:21:31: Marcelo - IP : 200.142.1****
    12/06/07, 12:41:02: Thiago - IP : 201.83.14****

    VC ESTA CERTO!!


12/06/07, 16:52:49: jcbenvegnu jcbenvegnu@hotmail.com - IP : 200.228.160****
    Creio que o sucesso em qualquer área tem a ver com o uso da inteligência, não aquela capacidade natural que algumas pessoas tem de recordar mais rapidamente do que as outras ao qual estamos acostumados a chamar de inteligência, mas sim da capacidade de tirar proveito de situações e transpor barreiras, sejam elas de instrução, econômicas ou socias. Estas pessoas que conseguem vencer estas barreiras, conseguem ter sucesso: Bill Gates, apesar de não ser pobre, começou numa garagem, o Orkut começou com uma brincadeira. Creio que não basta ter idéias, há necessidade de se acreditar nelas ferozmente e não desistir diante de qualquer dificuldade.

12/06/07, 12:41:02: Thiago - IP : 201.83.14****
    No nosso país não basta apenas ser um excelente acadêmico, um excelente profissional e ter um bom histórico.

    Tudo contribui para a decadência:

    (1) existem profissionais que se aproveitam do seu histórico, diploma e idéias;

    (2) existem recrutadores mal formados que não sabe distinguir um sênior de um estagiário;

    (3) existem empresas e empresários que se aproveitam da boa fé dos profissionais;

    (4) além de não existir funções bem definidas na maioria das empresas.

    Ou seja, o Brasil apresenta uma situação 'sem eira nem beira'. Estamos a deriva. Se existem bons profissionais que fazem sucesso é pq contaram com algo mais do que a excelência no trabalho.

    Não acredito que consigamos chegar a um patamar tipo exportação em TI, como conseguimos no futebol. Pelo menos não a curto prazo.

    E querem saber? Não existem profissionais de TI no Brasil! O que existem são vendedores, recrutadores e representantes de produtos internacionais. O Brasil não está com nada na área de TI. Esta é a verdade!



12/06/07, 09:00:54: Adriano Paiva adrianopm3@gmail.com - IP : 200.229.196****
    1) O profissional deve ter cursado uma faculdade. 2) Se estiver em um ponto crítico de crescimento em sua carreira, como um Analista Senior e quiser subir de cargo, deverá fazer um MBA ou uma Pós, de preferência em uma escola de nome. 3) Realizar alguns cursos para se atualizar como: Java, PHP, AJAX, .NET, C#, etc.. 4) Certificados são muito importantes, e muitas vezes um diferencial.

    O resto voces ja sabem !! :) Boa Sorte a todos!

    []s

    Adriano Skype: adrianopm2


11/06/07, 23:06:16: THIAGO thiago_tox@hotmail.com - IP : 201.13.145****
    Em primeiro lugar planejar bem as funcões a serem executadas, depois saber delegar cada item e utilizar nossas virtudes, essa receita faz com que um trabalho se torne prazeroso.. Pois temos que amar o que realmente fazemos

11/06/07, 20:25:58: Adilson adilson.oliveira@logocenter.com.br - IP : 201.14.15****
    Olá!

    Eu sinceramente acho que vale a pena ser esforçado, inteligente e motivado para ser bem sucedido em TI. Mas SORTE também conta. Sorte em fazer carreira em uma boa empresa, com bons superiores e bons colegas de trabalho(que também contam para você ser bem sucedido ou não).

    Abraços Adilson


11/06/07, 16:54:07: xinobi xinobi@bol.com.br - IP : 200.247.73****
    Esse negócio que indicado só tem em empresa pequena é balela. Empresas grandes também levam a parte política mais em conta do que a competência. Então para crescer na profissão, como em qualquer área, tem que saber puxar o saco da pessoa certa, adular, enfim, fazer política. Mesmo porque se você passar a chefe vai produzir menos e fazer mais política, gerenciar prazos, levar e passar adiante broncas, etc. No Brasil conta muito mais os seus relacionamentos do que a maneira que você trabalha. Se quiser virar gerente, fique alugando seu chefe que um dia você consegue. Não adianta trabalhar certinho e ficar esperando reconhecimento que isso não existe, o que existe são pessoas que aparecem mais do que as outras, porque falam mais, porque se relacionam melhor, porque tem a fina arte de puxar o saco.

11/06/07, 10:45:48: Rafael - IP : 201.72.61****
    Não acredito que haja uma receita para se ter sucesso, o que existe sim, é trabalho, dedicação e competência e claro, tudo isso aliado a uma boa formação, certificações, pós-graduação.

    Obviamente, trabalhar numa empresa que valoriza os funcionários, sem dúvida, contruibui e muito, para o sucesso não somente do indíviduo, como da equipe, do projeto, da empresa.


10/06/07, 20:29:38: Marcel - IP : 201.6.10****
    Todo profissional bem sucedido e aquele que tem independencia financiera, e TI nao foge a regra, mas bem sucedido em TI como empresario e dificil, pois aqui so sobre montar uma consultoria de TI e terceirizar o que e ridiculo, mas TI TI TI TI ................

10/06/07, 12:13:20: Renato Ramon renatoramonsg@gmail.com - IP : 201.93.20****
    Estamos cada vez mais próximo de novas tecnologias, o mercado de trabalho cada vez está exigente quanto às certificações e cursos, se o objetivo é entrar na área de TI, as dicas são: Buscar uma atualização no ensino superior, graduação, pós-graduação, buscar uma certificação, ter um bom relacionamento interpessoal, se manter atualizado sempre, e tentar o máximo conciliar família com trabalho, pois quando se inicia nessa área, os primeiros três anos são dedicados ao trabalho, ou seja, esqueça finais de semana, muita das vezes empresa ligando na madrugada e assim por diante.

    Invista em você, pois isso ninguém poderá roubar!


8/06/07, 22:46:44: Renan - IP : 200.241.20****
    Um bom curso superior é muito importante, realmente abre portas e coloca vc na disputa de bons cargos e oportunidades. Acho que com uma boa formação e um estudo continuado faz com que vc nao só consiga se destacar como acompanhar o mercado. Os que tiveram acesso aos grandes centros universitários e se formaram estao hoje exercendo grandes funções em várias empresas.

8/06/07, 21:42:28: Alves - IP : 200.234.9****
    Além de conhecimento, acredito que força de vontade em aprender novas tecnologias e sair da area de conforto são grandes diferenciais para qualquer profissional estar crescendo profissionalmente. Relacionamento é fundamental também , não tem como fugir dessa politica em qualquer empresa. Felicidade no trabalho que se realiza diariamente é muito importante pois é a grande motivação , seja um gerente, desenvolvedor, operador , etc.. mais cedo ou mais tarde a vida cobra o preço da escolha.

8/06/07, 16:22:46: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.204.19****
    Primeiro, vc deve ser uma pessoa bastante antenada e focada. Se for acomodada, vc passa ter prazo de validade. Segundo, uma boa formação e terceiro, trabalhar, trabalhar e trabalhar. Deixe que os resultados do seu trabalho falem por vc. Funcionário que tenta encobrir suas deficiências fazendo média com o chefe não está com nada. Profissionais assim deveriam ser banidos da face da terra.

8/06/07, 12:00:20: ALEXANDER - IP : 200.205.216****
    EU ACHO UM SEGUINTE : 1º VOCÊ PRECISA TER EXPERIÊNCIA NA ÁREA COM FORMAÇÃO ACADEMICA MAIS CERTIFICAÇÃO; 2º CONHECER BEM A EMPRESA; 3º BOM RELACIONAMENTO NÃO SÓ COM O CHEFE MAIS COM O MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEIS, POR QUE O ESTAGIÁRIO DE HOJE PODE SER O SEU CHEFE AMANHÃ. NÃO ACREDITO QUE SÓ UMA DESTAS CARACTERISTICAS VAI TE AJUDAR TEM QUE TER AS 3, CONHEÇO GENTE COM FORMAÇÃO E INGLES FLUENTE MAIS NÃO SABE SE RELACIONAR COM AS PESSOAS E VIVE PERDENDO AS OPORTUNIDADES.

7/06/07, 17:47:13: Dante - IP : 200.241.20****
    Com certeza entre os muitos caminhos o melhor é a formação, estar bem preparado é primordial, se vc for formado por uma grande universidade, com certeza terá maiores chances, já saiu o resultado do enade e ficou mais do que provado que as universidades federais e públicas formam os melhores, além de algumas particulares como FGV, IBMEC, PUC-RJ e mais umas 2 ou 3 se nao me engano. E isso para as empresas é um grande cartão de visita. Apesar de ser cada vez mais dificil entrar nessas faculdades, pois o numero de vagas é muito, mas muito menor que das oferecidas pelas particulares, ainda sim vale o sacrificio. O resto é resto, e isso inclui as certificações tbm. Elas sao importantes, mas acredite, ter um diploma da Unicamp ou de uma Federal conta muito mais viu!

7/06/07, 15:58:46: Conssultor consultor@gmail.com - IP : 201.29.26****
    A receita é simples: Reclamar menos e trabalhar mais.

7/06/07, 13:58:19: Roberto - IP : 201.81.16****
    O Sucesso é relativo e acontece por acaso.Relativo pq nem sempre está associado ao seu poder de conhecimento e acontece ao acaso por oportunidades que possam ocorrer na sua vida. Não é porque você é altamente graduado que vc terá sucesso, isso é bobagem, conheço pessoas de sucesso sem graduação nenhuma... Acho que minha resposta, responde bem essa pergunta.

6/06/07, 21:12:07: Miguelito miguelito@gmail.com - IP : 201.27.235****
    Sendo um Chuck Norris!

6/06/07, 17:39:47: Kathrin - IP : 201.68.23****
    Depende...

    ... tem o caminho mais curto e o mais longo.

    Eu, particularmente, estou no caminho mais longo, estudando e tirando certificações por conta própria, aprendendo um 4º idioma, continuo mantendo contato com pessoas que trabalharam comigo em outras empresas e, insistindo, pra não desistir. O mais curto? Todos já sabem, citaram abaixo!!! rs


6/06/07, 16:44:13: George - IP : 57.67.1****
    muito bom esse tópico..

6/06/07, 14:58:29: RCalmon zcalmon@ig.com.br - IP : 200.190.14****
    O povo Brasileiro está muito pobre de raciocínio !

    Conhecimento é determinante. Quanto mais se conhece, melhor se pode discernir sobre as questões propostas. De que adianta sair da universidade com muita teoria, sem prática nenhuma ? O outro "nem é formado", mas conhece muito e sabe dar "soluções". Esta palavra é mágica : solução ! Conhecimento permite solucionar problemas. E isto vale grana ! Muita grana ! Esta estória de "indicado", "filho", etc... só existe em empresa pequena. Local decente busca produtividade, metas, comprometimento.

    Se a sua empresa não é assim : ou voce muda de empresa ou para de reclamar !

    Ninguem trabalha para os outros ! A pessoa pode até receber de outros, mas trabalha de fato para ela mesma ! Quem não pensa assim, passa a vida reclamando e achando que o resto é que é burro ou estão armando.

    Façam seus destinos !

    []´s


6/06/07, 13:36:00: Fabrício almeida_oliveira@yahoo.com.br - IP : 200.253.230****
    Antes de mais nada, deveríamos responder a seguinte questão:

    O que significa ser bem sucedido em TI?

    Ser bem sucedido estaria relacionado com a sua imagem perante a sociedade (status), ou com a sua percepção de justiça na remuneração e reconhecimento que sua função merece, ou com sua satisfação e motivação no trabalho, ou com a capacidade de atingir as metas que são estabelecidas a você, enfim...

    Quem você indicaria como um exemplo de profissional bem sucedido em TI? Bill Gates? Linus Tovalds? Os donos da Google? O diretor/presidente da Google (que em dois anos elevou o faturamento da Google da casa de milhões para a casa dos bilhões)?

    O que estas pessoas têm em comum? São extremamente competentes em vários aspectos.

    Concluindo minha opinião, a sucesso de uma pessoa é diretamente proporcional à sua competência (técnica, capacidade política, inteligência, etc).


6/06/07, 12:28:34: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Thales, As consultorias sao as maiores precursoras de problemas na area de ti, um terceiro por melho que seja nao cresce profissionalmente, a maioria aqui sabe que para um consultor crescer e aumentando o valor hora, as emopresas nao querem investir em capacitacao profissional e terceirizam, o que da em profissionais zé roela. Vc acha mesmo que um profissional de TI cresce com essa fama que tem?? Como disse o sincero para ser bem sucedido tem que ser dono da empresa

6/06/07, 12:14:56: Thales - IP : 200.52.29****
    Concordo com o Leopoldo, ter sucesso em qualquer carreira é difícil, em TI não é diferente. O sucesso, com bom salário e realização profissional é para poucos, que foram atrás e fizeram acontecer, os demais vão ficar chorando pelos cantos, colocando a culpa no Lula, nas faculdades, nas consultorias, nas empresas nos chefes, nas secretárias, na moça do café etc. Neste ponto, a cultura americana que motiva as pessoas a se virarem é bem melhor que a brasileira, que cria uma imagem de que o dinheiro é sujo e que devemos ser paternalistas, protegendo os outros e principalmente sendo protegidos.

6/06/07, 09:44:25: SIncero - IP : 200.213.45****
    Bom, como deletaram minha Opinião, só me resta a dizer o seguinte.

    Só tem um jeito de ter sucesso, ou vc é dono ou filho do dono da empresa em que vc trabalha.

    Fui!!!!!!!!


6/06/07, 08:24:27: SESLIU - IP : 201.22.126****
    Concordo com a Opinião do George. Hoje em dia para ser bem sucedido em TI não é necessário conhecimento técnico. Eu conheço pessoas que estão bem sucedidas e sequer nem faculdade tem, parece que atualmente "todo mundo" entende de informática. Além disso o sucesso também pode vir por oportunidades que muitas vezes pode realmente surgir em uma mesa de Bar tomado uma cerveja.

5/06/07, 23:42:43: critico - IP : 201.1.180****
    Há alguma relação entre ser bem sucedido por mérito próprio ou ser um forte candidato a deputado? O famoso contato ou cervejinha pelo jeito influencia muito nas empresas.

5/06/07, 22:57:58: Analista Sr - IP : 200.184.1****
    Ser bem sucedido é vc estar sendo reconhecido pelo seu trabalho com um ótimo salário e ter ótimas perspectivas de desenvolvimento e crescimento profissional... Concordam !? Muito bem, Qual empresa hoje, no Brasil, oferece isto ? Para qual perfil de profissional isto é oferecido (Idade,Formação) ? Quem aí tem formação na área de TI e tem um chefe que não sabe o a,e,i,o,u da profissão, muito menos o Abecedário e muito menos formar palavras e frases.... Srs. Presidentes contratem Diretores que já foram Programadores, Analistas, Coordenadores e Gerentes. Srs. Diretores contratem Gerentes que já foram Programadores, Analistas e Coordenadores. Srs. Gerentes contratem Coordenadores que já foram Programadores e Analistas. Srs. Coordenadores contratem Analistas e Programadores com formação sólida na sua área de atuação. Se estas simples frases acima forem levadas a sério os Projetos economizarão MILHÕES E MILHÕES de R$ e aí sim as empresas poderão oferecer carreira e bons salários. Sucesso a todos !


5/06/07, 19:11:32: André - IP : 201.19.1****
    1º Hoje em dia vejo que para você ser promovido ou ter o reconhecimento profissional é necessário em algumas empresas (não todas), você chegar para seu Gerente e avisar que ganhou uma nova proposta, logo, logo, virá uma oportunidade, uma promoção em dinheiro ou outras coisas, caso você seja um ótimo profissional. 2º Não basta ter só experiência, você tem que jogar o jogo do Chefe/Gerente, ser companheiro, sair para beber um chopp e etc... Se relacionar bem. Já vi casos dentro de empresas onde funcionários não trabalham direito e sem experiência do negócio, só faz M.. e ainda é reconhecido pelo fato de sair para beber com a Gerência e vender o peixe falando mau dos outros colegas. (muito anti-ético) 3º Aproveitar para sempre estar estudando tecnologia e aprender bem o negócio da empresa a qual vc está trabalhando.

    Mas, na minha opinião para ser bem sucedido, vc deve fazer um bom trabalho, não falar mal das empresas ou pessoas que trabalham na mesma. Assim você será um profissional bem sucedido não somente na area de TI e também na sua vida pessoal.


5/06/07, 16:40:01: Leopoldo - IP : 201.52.28****
    Para se dar bem em TI, assim como em qualquer outra área, é necessário ter diferenciais em relação aos outros profissionais.

    Na área de TI o profissional não pode se acomodar, tem que estar aprendendo sempre, tem que ter conhecimento do negócio, não basta conhecer apenas a parte técnica e tem que saber se relacionar muito bem.

    Um profissional de sucesso não depende de sorte, da empresa, do chefe ou de amigos, ele faz as coisas acontecerem... A sorte ou algum destes fatores citados antes podem ajudar, mas no final são as decisões, grandes e pequenas, que tomamos na nossa vida que vão definir o nosso sucesso.


5/06/07, 16:18:38: George - IP : 57.67.1****
    Ser bem sucedido seria uma junção de alguns pontos dos 3 caminhos propostos abaixo em minha opinião.

5/06/07, 16:17:33: George - IP : 57.67.1****
    Corrigindo: e PRINCIPALMENTE não ter conhecimento técnico, mas ser bom de conversa.

5/06/07, 15:48:16: Francisco - IP : 200.157.160****
    Gostei do segundo caminho... 2)... e aPRINCIPALMENTE não ter conhecimento técnico, mas ser bom de conversa

    Na verdade, nao adianta vc ter N certificações se nao tem QI e um bom networking.

    Para vc ser bem sucedido vc tb tem q ter um bom chefe, que ele reconheça seu trabalho, e que a empresa tenha comprometimento com o profissional.


5/06/07, 12:09:34: George - IP : 57.67.1****
    Existe três caminhos:

    1.) Caminho: Estudar em uma faculdade considerada de primeira linha, Ter inglês fluente, e se possível em outro idioma, certificações atuais, e capacidade de relacionar com as pessoas.

    2.) Caminho: Ter um curso superior,Inglês fluente ou enganar pelo menos, ter muitos contatos influentes, e aPRINCIPALMENTE não ter conhecimento técnico, mas ser bom de conversa, não medir esforços para conseguir o que deseja.

    3.) Saber abraçar as oportunidades...


5/06/07, 11:27:00: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Gostei deste topico, pois e uma das questoes mais complexas na area de TI atualmente, em sua maioria a nossa area e muito heterogenea, PJ, clt, com ou sem crescimento, ser um especialista ou generalista deste lado vc pode crescer ou nao, acredito que de varios fatores o sucesso na area de TU podem vir de dois lados, o primeiro e mais viciado e ser dono de uma consultoria de TI, terceirizar e um bom negocio, mas hj ja esta viciado, na minha opiniao nao garante sucesso!! O ideal e ter hj e descobrir um nicho ou criar um conceito ou sifftware , enfim inovar, porem destinar o mesmo para fora do pais, visto que o Brasil nao respeita TI de forma verdadeira. Nao sei se existe o termo crescer na emropesa na area de TI acredito que nao, pois quando o profissional cresce geralmente e substituido po outro mais jovem, uma mulher na are tem maus chances de crescimento comercial e gerencial, pois tem mais habilidades de relacionamento alem de agradar mais(nao querendo desmerecer as mulheres, mas o Brasil nao é um pais profissional, quase todas as relacoes sao pessoais), desde ja esclareco que nao sou machista mas e o que percebo em muitas empresas de TI brasileiras nacionais(homem geralmente e para ser a ferramenta-tecnica). Nao quero desanimar mas para se crescer numa como funcionario e dificil e em TI e mais dificil ainda, o ideal e encontrar um empresa seria ou multinacional com planos de carreira, mas multinacionais fora da area de TI(empresas de telefonia, cosmeticos, motores etc..) pois a area de TI geralmete terceriza e dependem do cliente, o que dificulta o crescimento profissional.

    abracos



Anteriores:

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?