APinfo - Forum


Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

Sugerido por : Felipe, Marcela, Cristina, Ricardo



2/11/07, 20:19:42: Fábio - IP : 201.42.130****
    Aproveitando os comentários abaixo.

    Faça os cálculos da relação CUSTO X BENEFÍCIOS. TI X OUTRAS ÁREAS e tire suas conclusões.

    Sem Mais.


2/11/07, 20:13:20: Marcos - IP : 201.69.8****
    E marcelo ,concordo com voce em genero e grau, a problema da area informatica e a TERCEIRIZAÇAO , isso sim acabou com area, o efeito terceirização nos colocou no NIvel de carreitas como SEgurança/Portaria ou Limpeza, quelquer salario da para gasto, maioria das empresas terceirizam pois a consultorias que ficam meses e meses contratando profissionais com certificaçoes ,faculdade formada, pagando 800CLT ou 1000PJ, e de se dar risada se não fosse tragico, eu por exemplo tenho 06 anos area informatica, eswtou fazendo faculdade Adm, pois no banco que trabalho, ouvi do R.H que para o banco profissionais de informatica custam muito caro e que o banco esta e pretende terceirizar toda a area, ouvi do mesmo R.H que para udança de cargos/salarios precisa fazer cursos de carreira que o banco prioriza,ADM/Economia/Ciencias Contabil , no banco onde trabalho um escriturario que fica ensinando analfabetos a mexer caixa eletronico,trabalha 06 horas, segunda a sexta-feira, ganha 980,00CLT com todos beneficios+500 Tickets refeiçao/alimentação, agora os profissionais que trabalham na consultoria que esta prestando suporte ao banco, ganham 1000, ticket 7,00, trabalham 09 as 18, e muitas vezes fins de semana sem ganhar hora extras, e olha que a consultoria a uma das maiores do mercado, Stef......,entao eu chego conclusão, o que adianta fazer certificaçoes ,gastar rios dinheiro , e ganhar este salarios mediocres, nao adianta, pois maioria dos grandes contratos estao maos consultorias e elaspagam pouco, porque querem ganhar o seu em cima do profissional.

2/11/07, 11:51:02: Marcelo - IP : 201.69.38****
    Pessoal, estou vendo muita discussão sobre faculdade, que essa ou aquela é melhor e tal...

    Eu fiz Mackenzie e estou desempregado há três meses, com 8 anos na área de suporte e vários cursos de aperfeiçoamento, fora 2 anos de estágio.

    A verdade é que nossa área está saturada e virou uma salada de frutas com legumes imensa, pois cada empresa procura um perfil diferente que atenda a várias funções ao mesmo tempo.

    Para ilustrar minha tese com um fato real, meu último emprego foi em um hospital e eles tinham dificuldade de contratar médicos, pois estavam pagando R$ 800,00 por plantão de 24 horas para um clinico geral, os médicos achavam que era pouco e eram trataos no maior mimo.

    Acabavam contratando médicos de outras cidades que estudaram em faculdades das quais nunca ouvi falar, o diretor administrativo dizia "Tem CRM ativo, contrata..." e ainda agradecia muito por aceitarem a vaga.

    Um clinico geral é um clinico geral em qualquer lugar, não tem esta frescura da nossa área do tipo precisamos que atenda sete requisitos, se tiver seis não serve.

    Em resumo:

    A NOSSA ÁREA ESTÁ SATURADA (OFERTA X PROCURA). O SALÁRIO MAL DÁ PARA SOBREVIVER (1.000 CLT é raridade em suporte) BANCAR ESTUDOS COM ESTE SALÁRIO E SUSTENTAR FAMÍLIA? A TERCEIRIZAÇÃO ENGOLE O MERCADO DE TI.

    Quem tira certificação agora, daqui há alguns anos a mesma terá algum valor?

    As tecnologias mudarão, o mercado mudará.


1/11/07, 21:01:44: Douglas - IP : 201.43.36****
    Walter, sou aluno da Usp e na minha opinião vc não vai se arrepender se sair da Unip pra tentar uma pública, mesmo que demore um pouco. O dinheiro que vc usaria pra pagar a facul pode usar pra fazer intercâmbios... o Santander vai ter que disputar por vc com um inglês fluente e um curso em uma universidade de outro país... hehehe Ou vc acha que as grandes empresas gostam de pessoas das públicas porque são mais bonitinhos??

1/11/07, 18:06:17: walter blauter_niggas@hotmail.com - IP : 200.232.157****
    Bem estou curioso para sabe, qual eh a solução ou uma ideia sintetisada desse debate, pois estou entrando na faculdade unip para estudar sistemas de informação. Mas eu estou cansado de escultar pessoas falando: ah vc entrou na unipi nossa eh só deixar o rg cair que vc entra. Ha um fato no qual não vou sitar a empresa. Surgiu um debate sobre esse assunto na sala do cursinho onde houve uma discurçao sem resposta, ae o professor queria da fim nessa discução se propos a testar se o diploma tinha influencia na contratação de novos empregados. Ele procurou emprego e encontrou uma empresa x ( essa empresa eh bem conceituada) foi chamado para uma entrevista na qual havia 10 pessoas disputando a vaga. a entrevistadora só disse uma coisa: Sò estou procurando pessoas que estudaram na USP. POR um acaso esse professor estudou na USP os outros 9 foram despensados. Mas como disse anteriormente ele somente foi fazer a prova real desse debate e nos contou na sala de aula. Agora eu fui tentar entrar no banco santander e eles tambem queriam pessoas de faculdade da USP para cima. ainda vcs acham que um certificado não tem nada haver??? por favor respondam essa minha indagação, pois estou prestes a sair da minha faculdade e tentar uma publica, pois esta dificio comprar educação quando a mesma deveria ser de graça não é??


1/11/07, 16:35:40: Wilton Jackson wjackson@bol.com.br - IP : 200.243.14****
    Diploma e certificações não provam a competência de ninguém, mas é certo que um profissional que busca o aperfeiçoamento constante terá um maior reconhecimento. Já para aqueles que sempre dão um jeitinho de "passar de ano" na faculdade, no ambiente de trabalho não é assim ou você é competente ou logo alguém esatra em seu lugar, a não ser que seu pai seja o dono da empresa. A faculdade é essencial pois molda os pilares do seu conhecimento.

1/11/07, 11:34:10: Patricia - IP : 200.150.209****
    Fui professora universitária e infelizmente o comentário do colega é pertinente: "Faculdade é só pelo papel" isso quando falamos das Universidades particulares. E por mais que haja um esforço por profissionais que insistam em ensinar, sempre há alunos que insistem em não aprender, não é apenas culpa da instituição, mas o perfil do aluno é "me dê notas já que estou te pagando" vale a pena pensar nisso também.

    Porém o foco do fórum são as certificações.

    Vou falar por experiência própria. Acho que o momento de cada profissional deve determinar a necessidade de se certificar ou não. O mercado considera importante as certificações em algumas áreas e em outras não, isso deve ser avaliado no seu momento e em suas condições. Os preços das certificações as vezes são absurdos e geralmente em dólar, se o momento é propício e você está atuando na área em que deseja se certificar, vale a pena sim.



31/10/07, 23:22:19: Pedro - IP : 200.188.20****
    Discordo da opinião do colega Joe, dizendo que faculdade é só papel.

    A universidade tem um papel muito importante, transmitindo conhecimento acadêmico e (nas boas) experiências diversas em pesquisa.

    Esse papo de "pessoas que não seguem o roteiro são as melhores" é muito relativo. Se você trabalha numa empresa de qualidade, que segue padrões como CMMI por exemplo, você tem sim que trabalhar dentro de padrões e regras pré-estabelecidas. Não existe essa de "vou fazer do meu jeito".

    O papel do "nerd" em empresas, é apenas limitado em cargos que exigem maior interação com clientes ou outros membros da empresa. Concordo que em alguns cargos, é necessário uma pessoa com maior facilidade de comunicação.

    Agora, falar que "um cara que não copia matéria e não ta nem ai pra faculdade", é o melhor pra empresa... você realmente acredita nisso ?

    Se for assim, faz faculdade com qual objetivo então ? Já que você mesmo disse que é "só papel".

    Não acho válido citar exemplos de colegas que não fizeram uma boa faculdade e dizer: "olha só ele só tem curso técnico e ganha bem". Se formos entrar nesse mérito, existem vários jogadores de futebol semi-analfabetos que ganham milhões.

    Obviamente você vai encontrar pessoas que não conhecessem seu próprio valor no mercado de trabalho. "Esperteza" ou "malandragem" não cai no vestibular e não é ensinado na universidade.

    A questão é, o "bobão" com uma boa formação acadêmica tem a vida inteira pra cair na real e saber se valorizar. E quem não ta nem aí pra faculdade, tem a vida inteira pra adquirir um bom conhecimento acadêmico ?


31/10/07, 12:12:12: Joe - IP : 201.18.26****
    Faculdade infelizmente é só papel, pois ninguem, que sai da faculdade tem capacidade ser um bom profissional. Já trabalhei com diversas topeiras que estudam/estudaram no M, USP, etc e a galera faz tudo que as empresas mandam. Não tem capacidade de pensar e ver o que é melhor para um problema/situação. Pessoas a parte, que não seguem necessariamente um roteiro escrito, são os que melhor se enquadram no mercado de trabalho e consequentemente ganham mais. Fiz uma entrevista no mes passado onde o gerente de TI me perguntou como era o meu comportamento na faculdade. As vezes o nerd não é tão bom quanto o vagabundo que não copia nada. Meu caso. Trabalho desde meus 14 anos, desde os 19 com informática. Não fiz cursinhos para tentar entrar em faculdades do governo, pois teria que conciliar trabalho e estudo e sinceramente sou preguiçoso para estudar. Observação: preguiçoso é diferente de vagabundo hein! Quando entrei na faculdade, nao tinha condições para pagar a faculdade. O que fiz? Virei estagiario e trabalho com ferramentas que não foi apresentado na faculdade.

    Hoje vc tem que saber se vender. Tenho um amigo que ganha R$ 45,00 a hora para ficar desenvolvendo com ASP 3 e DNA. E o cara só tem técnico em processamento de dados. Não estou desmerecendo o cara, mas isso é prova que esse papo de certificação, etc, por um lado é pura baboseira.


29/10/07, 20:32:37: Renan Continuando..... - IP : 201.79.188****
    Li alguns comentários sobre universidade, bem uma coisa tem que ficar bem clara, a universidade publica nao foi feita para pessoas carentes, nem para pobres, foi feita para aqueles que se sairem melhor no vestibular e mostrar que podem dar continuidade, mesmo que tenha passado por sorte, nos estudos dentro da universidade. Na universidade publica a maioria é de pessoas que possui um bom padrao de vida, tbm nao podia ser diferente. Eu curso engenharia numa universidade federal, nao sou rico, nao levo uma vida boa e de luxo, porém meus pais podem me manter sem que eu precise trabalhar pq o curso de engenharia nas univ. públicas, pelo menos na maioria delas é me periodo integral, os horarios sao loucos, vc tem aula pela manha, depois tem a tarde e as vezes da o azar de ter que assistir aula anoite tbm. Com horarios assim nao da para trabalhar. Tbm acho que o pessoal que estuda no M nao sao todos filhinhos de papai nao, tem muita gente lá que tem bolsa alias o numero de pessoas (que ainda é muito pequeno) que tem acesso a univ. cresceu devido aos programas do governo de pagar parte da mensalidade. Acho que isso tem que ser dito.

29/10/07, 20:25:30: Renan - IP : 201.79.188****
    No meu ponto de vista a certificação tornou-se mandatório no mercado de hoje, pode existir empresas que nao fazem essa exigencia, porem cada vez mais o comum é pedir pessoas que possuem algum tipo de certificação. Entao, querendo ou nao, mais cedo ou mais tarde um profissional da área terá que tirar algum certificado, ou por necessidade ou por exigencia do mercado, ou mesmo pq a empresa quer que seu profissional tire e resolva bancar a certificação como acontece em alguns casos. Porém outro detalhe é que mercado de TI deixou de ser aquela bolha a muito tempo, já foi bom, hoje nao é mais. E nao adianta vir gente aqui dizer o contrário, a excesão nao serve para fazer a regra, e o mercado na área de TI nao está as mil maravilhas. Primeira coisa, esse mercado nao é regulamentado e dificil mente vai ser, uma vez que computação é FERRAMENTA. Nao é atoa que tem pessoas formadas nas mais diversas áreas do conhecimento como engenheria, administração, estatística, etc, que trabalham com TI. A propria empresa IBM e ADS estavam contratando pessoas formadas nessas áreas para atuar em TI, na IBM iriam dar treinamento para atuarem como consultores, na ADS na área de Redes e programação.

29/10/07, 15:58:27: Vinicius Cezar vinicius.cezar@megalan.com.br - IP : 200.170.11****
    Claramente. Dependendo do n

29/10/07, 12:11:08: Carlos - IP : 201.91.153****
    Meus caros amigos, quero contribuir para este caloroso debate em relacão a uma melhor formação do profissional TI, vale salientar que empresas em si nao querem nem saber se o profissional estudou em escola publica e batalha em cursos extracurriculares, a maioria das boas empresas querem os profissionais que estudaram em faculdades de ponta ,USP/GV/MACKENZI ,alunos que só estudam, que estudam fora do pais, e só verificar quantos presidentes de grandes empresas estudaram informatica ou mesmo se formaram em faculdades tabajaras,quase ninguem, vamos ser realistas , os 0,01% que ganham grana hoje com info não são terceiros que trabalham em consultorias, são profissionais proprios da empresas que os contratam , a maioria estudou nas melhores faculdades,são filhos papais e tiveram grana para bons cursos linguas, ao restante ,o resto, trabalho em consultorias que só fazem explorar com contratações fraudulentas,ou voces acham que quem estudou na usp vai aceitar trabalhar como PJ.

29/10/07, 09:13:07: Douglas - IP : 201.63.2****
    Olá. Sou aluno da usp e quero dizer que tentar justificar não ter conseguido alguma coisa melhor porque não teve oportunidade ou porque existem burgueses que tiveram maior facilidade em estudos é ignorância. Todo mundo tem que saber quais são suas possibilidades e se esforçar muito. Eu também não sou "burguesinho", e pra nós (a maioria) o que vale é o esforço. Eu trabalho o dia inteiro, estudo à noite e faço cursos de sábado pra obter certificações. Se não nos esforçarmos não conseguiremos muita coisa.

28/10/07, 13:56:11: Marcelo - IP : 201.69.8****
    Ola quero complementar uma coisa, em relaçao nosso cloega pedro, não merito nenhum ver que alguem que batalhou entrar na usp, na minha opiniao, e sim descaso , pois voce e 01 num horizonte de milhoes, para mim um país que quer realmente ser melhor, e digno,nao deve se envergonhar de pouquissimos alunos escola publica ingressarem na usp, isso só prova uma coisa, somos um pais desigual, pobre em educação publica que não e novidade para ninguem, não merito e sim um absurdo, ver que na usp maioria das pessoas que estudam lá possuem grana para pagar uma boa faculdade e não deveriam estar lá tomando vagas de pobres alunos escola publica, e so ir estacionamento da usp e ver carros dos alunos, a maioria e do ano .

27/10/07, 23:50:33: Pedro spockpira@gmail.com - IP : 201.26.9****
    A realidade é um pouco diferente.

    Recentemente participei de um processo seletivo para uma multinacional brasileira de TI. Os alunos que sempre estudaram em escola particular, tiveram recursos financeiros pra estudar idiomas e tudo mais, estavam cursando uma universidade particular, bem antiga, que não vou citar o nome.

    (dica, o símbolo é um M vermelho pegaram qual eh ? hehehe)

    Então, eu, estudei um bom tempo em escolas públicas, trabalhei por um bom tempo, juntei grana e consegui bolsa de estudos e pagar um cursinho.

    Hoje estudo na Universidade de São Paulo, não tenho experiência nenhuma no mercado de trabalho e também não manjo nada de inglês, porque nunca tive grana pra fazer.

    E adivinha quem foi aprovado no proceso seletivo, os filinhos de papai que estudam naquela universidade particular de manhã e só pensam em fumar um baseadinho e azarar a mulherada ?? Ou um aluno batalhador, que estuda na melhor universidade do brasil, é responsável e tem um conhecimento acadêmico muito superior ??

    Não estou dizendo que sou superior a ninguém, muito menos que sou um gênio. Apenas acho que cada um está no lugar que merece e que batalhou pra chegar.

    Justificar o fracasso dizendo que seu papai era pobre, é coisa de moleque.


27/10/07, 20:51:01: Rafael - IP : 201.75.180****
    Infelizmente moramos em um país de alta desigualdade social e as oportunidades não são iguais. Porém devemos tratar isso como um problema a parte. "Só" por que o pai tem dinheiro, o filho consegue estudar em colégios particulares de primeiro nível, acesso a escola de idiomas, cursinhos pré-vestibulares, por esse motivo conseguem obter vaga em universidades públicas de ponta. Ainda, estudam no período diurno, não precisam trabalhar, tem o tempo todo dedicado para investir em nos estudos, além de poder pagar por cursos extracurriculares e viagens internacionais. Isso é um lado da moeda. Do outro lado, temos aquele aluno que estudou em colégios públicos, não teve oportunidade de estudar idiomas, ingressou em uma faculdade particular que, para conseguir pagar a alta mensalidade, tem que trabalhar, muitas vezes fora da área do curso. É justo cada um ter oportunidades tão distintas? Não. Agora, qual profissional tem uma melhor formação? Muito provavelmente, o primeiro. Agora, um deles pode pagar para poder frequentar cursos preparatórios para provas de certificação, estudar e passar. O outro não, mesmo pq estudar sozinho é mais difícil e leva mais tempo para aprender (normalmente). Isso quer dizer que o primeiro sabe mais do que o segundo? Claro que não, mas é um forte indicador. O que as empresas usam para contratar funcionários? Indicadores. Ter certificações no início de carreira ajudam a obter melhores emprego? Claro que sim, da mesma forma que conhecimento de idiomas, graduação nas melhores universidades, experiência/estudos internacionais, etc. Tudo isso são indicadores, que as empresas utilizam para tentar contratar os melhores profissionais. Funciona? Nem sempre. Mas é assim que as empresas trabalham e, creio eu, ser efetivamente a melhor maneira.

27/10/07, 04:35:02: Pedro spockpira@gmail.com - IP : 200.188.20****
    @Marcos Sousa Jr

    Sinceramente, eu aplicaria uma série de provas para os dois, testando o conhecimento acadêmico deles.

    E daí que um deles tem a certificação ? E se ele é um filinho de papai, que comprou os livros, teve o curso pago pra se preparar pra certificação e tentou duas ou três vezes até conseguir obte-la ?

    Porque o outro teve que se matar de trabalhar pra pagar a faculdade e não teve dinheiro pra tirar a certificação significa que ele seja um mal profissional ou que não tenha conhecimentos acadêmicos suficientes ?

    Nos bons processos seletivos que participei, sempre aplicaram várias provas de conhecimentos acadêmicos, para eliminar exatamente os que "dizem" que sabem tudo, exibindo siglas como SCJP ou qualquer uma parecida em seu currículo.


27/10/07, 04:22:03: Pedro spockpira@gmail.com - IP : 200.188.20****
    @Rogerio

    Isso é a coisa mais comum do mundo. As empresas querem mão-de-obra barata, vão fazer o que ? contratar um programador através da CLT ?? Pegam um estagiário mesmo.

    Eu recomendo que fujam de empresas que pedem inglês fluente, experiência, conhecimentos avançados... e qualquer coisa do gênero quando se trata de vagas de ESTÁGIO.

    Aliás, até mesmo as vagas de estágio que não exigem experiência mas são de 8 horas diárias devem ser recusadas. Já está em vigor a nova lei federal sobre estágios, que permite no máximo 6 horas diárias ou 30 semanais para os estagiários.

    Eu considero estágios "bons", aqueles que não exigem experiência, são de no máximo 6 horas (mesmo porque é lei), pagam uma bolsa auxílio razoável (pelo menos uns 800 reais + benefícios) e invistam em treinamento.

    Estamos numa área que possui um gigantesco número de vagas ociosas, por que ficar se sujeitando a ganhar migalhas ?


26/10/07, 12:47:08: Rogerio - IP : 200.185.241****
    Eu achava que tinha ouvido e lido de tudo... o nosso colega anteriormente disse : "estagiario com experiencia" ??? que absurdo.

    Onde vamos parar...!!!????


26/10/07, 11:06:57: Tom - IP : 201.68.182****
    Se vale a pena, claro que vale, quero dizer, após a formação universitária o próximo passo é a especialização na área que gostar mais, óbvio.

26/10/07, 11:04:02: Tom - IP : 201.68.182****
    Bem, eu penso da seguinte forma, a graduação é um "carro", a certificação é "acessório" dele, porém devido ao fato da área de TI não ser regulamentada pelo governo, ou seja, não ser uma área profissional legalizada, o melhor atrativo para as empresas são jovens com certificação e sem curso universitário que vai ganhar aí uns R$ 1.600,00 p/ mês e bem sobrecarregado. Se fosse regulamentada o RH teria que registrar o funcionário de TI anexando seu diploma universitário.

25/10/07, 22:17:46: Guilherme - IP : 201.93.24****
    Eu To quase concluindo a faculdade, e to procurando estágio, ate mesmo para estágio as empresas pedem experiencia profissional e que você saiba umas mil liguagens, etc..

    Não só eu, mas muitos que estudam comigo estão desesperados. Se eu tivesse dinheiro ate tirava certificação da Sun, mas não tenho, se tivesse uma certificação pelo menos estária com uma chance melhor.


25/10/07, 17:40:23: Rogerio - IP : 200.185.241****
    Continuo com minha recomendação, se voce que está lendo este forum está começando agora, mude de area enquanto é tempo, porque se eu tivesse um filho na faculdade faria ele trocar de curso rapido, area de informatica já foi boa. Desculpe se eu fui pessimista, estou sendo realista.

25/10/07, 12:55:49: RAFAEL - IP : 201.92.246****
    A VERDADE E QUE AREA INFORMATICA ESTA UMA BAGUNÇA, CERTIFICAÇOES SÃO VALIDAS POREM QUANDO SE TRABALHA NUMA EMPRESA QUE VALORIZA SEU EMPENHO E CONHECIMENTO PAGAM SALARIOS DIGNOS ,PQ O QUE SE VE AQUI SÃO CONSULTORIAS ,QUE ANUNCIAM VAGAS C/ INUMERAS CERTIFICAÇÕES, INGLES FLUENTE, POREM SÁLARIOS PAGOS EQUIVALEM AOS PAGOS A CONTRUÇÃO CIVIL, EU MESMO TENHO TIO QUE É MESTRE DE OBRAS COM 4º SERIE PRIMEIRO GRAU GANHANDO 2500,00 CLT ,REGISTRADO SEM CERTIFICAÇÃO NENHUMA, POREM AQUI MAIORIA DOS SALARIOS PAGOS NÃO CHEGAM NEM A ISSO, E QUANDO CHEGAM SÃO FAMOS PJS,TIPO CONTRATAÇÃO QUE SE ENCAIXARIA AS MAQUINAS E NÃO AO SER HUMANO, JA FUI REQUISITADO PARA UMA VAGA DE UMA CONSULTORIA, QUE NEM QUERO MENCIONAR NOME PQ NAO VALE NEM A PENA, PROCURAVAM ANALISTA BANCO DADOS SQL PLENO , QUERENDO PAGAR 1800 PJ AINDA COM HORA FECHADO, O QUE ULTRAPASSAR DARIA COMO FOLGA (BANCO HORAS),ONDE JA SE VIU UM PJ RECEBER COM FOLGA, E DEMAIS PARA QUALQUER PROFISSIONAL, ESTAMOS NUMA AREA TECNICA, QUE DEMANDA FORMAÇÃO E VEM ESTA CONSULTORIAS COM ESTE ABSURDOS, PRA MIM A CERTICAÇÃO E VALIDA SIM, MAS PARA QUE VOCE ENTRE EM BOAS EMPRESAS, DE PREFERENCIA QUE NAO SEJA CONSULTORIAS, PQ AI MEU AMIGO, VC SERA PURAMENTE EXPLORADO A TROCA DE MIGALHAS.

    ATT. E ADMINISTRADOR DO SITE (CONSULTORIAS) NÃO ADIANTA APAGAR ESTE INFORMAÇÃO QUE ESCREVEREI DE NOVO.


25/10/07, 09:05:27: Fernando - IP : 200.162.52****
    Ao mesmo tempo que o mercado exige um profissional cada vez mais preparado (e bastante versátil), a certificação permite atestar que, ao menos o profissional obteve um certo contato, porém realmente não significa o mesmo seja preparado para desenvolver ou mesmo resolver problemas naquela plataforma. Muitas das certificações são como "provas" aprimoradas do que muitos encontraram na faculdade, basta estudar, decorar, buscar um "brain dump" como ferramenta que já se tem um MCP... Tratando-se do método de desenvolvimento atual, a análise de sistemas, mapeamento dos processos, testes cíclicos e afins encarecem a estrutura do projeto, o que muitas vezes fica indiferente para empresas com alta capacidade de investimento.

    Certificação eu acho que conta no curriculum, mas é como um diploma de faculdade. Serve para os primeiros empregos... Depois é indicação, conhecimento prático e experiência.



24/10/07, 13:43:36: Sergio - IP : 201.55.5****
    O mercado está exigindo Certificações, mas é importante que o profissional tenha experência, pois nem tudo nas Certificações são utulizados dependendo a área de atuação! Tem muitos profissionais no mercado que buscam só as Certificações mas não buscam treinamentos isso é ruim, pois na maioria dos treinamentos são demonstrados situações reais e é onde temos contato com outros profissionais que podem ajudar muito! Atualmente sou Certificado tenho MCP/MCSA/MCSE/ITIL Foundations, posso dizer que as Certificações são atrativos para as empresas (Consultorias), para tudo existe o bom senso....ok!!!

24/10/07, 10:22:48: Marcelo - IP : 200.142.1****
    23/10/07, 15:41:56: Cristian - IP : 201.92.9****

    Deia quieto me manifestei aqui com a mesma opiniao e nao adianta nada!!As consultorias vem terceirizam , pegam pessoas recem formadas e recem certificadas, e nao tao nem ai, salario baixo valor deles alto, nao adianta isso e o que o outro colega falou, tirar certificacao e bom para encher o ego, ate mesmo SAP e uma area restrita com certificacao!! Ja medi o faturamento liqueido de um dono de restaurante e o mesmo ganha mais que nos, sem certificacao, imagine os donos das consultosemvergonharias!!


23/10/07, 21:06:52: Deilson proxv21-match@yahoo.com.br - IP : 200.232.228****
    A certificação ajuda sim, porque apreende-se por imersão(osmose). A certificação não garante que você saberá utilizar a linguagem e sim que voce conhece uma linguagem e seus conceitos. A certificação não garante que nós saberemos aplicar a linguagem para resolver o problema apresentado. A certificação é apenas uma das coisas que o verdeiro profissional de informática tem para provar que ele se aplica a área que atua. Acredito que estrutura perfeita de desenvolvimento tem uma dose muito grande de Analise de Sistemas(Humanas), Progamação(Um dose moderada).

23/10/07, 20:48:12: Deilson - IP : 200.232.228****
    Concluimos que após quase 3 décadas formando mão-de-obra temos um contigente gigantesco de pessoas que tem um conhecimento básico de informática. A primeira linguagem que a pessoa tem contato na faculdade hoje esta deixando de ser Visual Basic e passando a ser HTML. Entretanto ninguem fica muito preocupado como é que funciona esta linguagem e sim como é que a utiliza. E faculdade não corrigi isto. Depois ele descobre que existe um lugar onde pode se encontra milhares de códigos prontos e so copiar e colar. Visto que isto deu certo então já temos um PROGRAMADOR. Então satura o mercado com este tipo de profissional. Depois disto ele completou seu primeiro sistema então ele faz um copia deste para outro e temos o segundo sistema entregue, logo após o terceiro ele já é um ANALISTA DE SISTEMAS. Agora não pergunte de especificação de processo, analise de sistemas, plano de software e outras coisas do genero. O que importa e entrega o sistema funcionando quando ele der problemas... Nóis concerta! Enquanto isto os verdadeiros profissionais da área ficam lançado as traças ganhando migalhas. E o pais sempre atrás do resto do mundo. Perde mercado para India em desenvolvimento de software e consequência disto.

23/10/07, 20:43:56: Deilson proxv21-match@yahoo.com.br - IP : 200.232.228****
    Tenho mais de 15 anos nesta área já atuei como operador, programado, analista, consultor nos segmentos de operação, desenvolvimento e planejamento.

    O que esta acontecendo hoje? - Antigamente na década de 80 não tinha poucos profissionais de informática e tinhamos reserva de mercado(impedia entrada de tecnologia nesta área, então surgiram diversas escolar para ensinar Basic, Dbase, WordStar e Cobol eram as principais linguagem de estudo. Poucas empresas tinham condições de adquirir um computador mesmo assim algumas médias e grandes adquiriam e quem iria programar e cuidar destes computadores. O analistas de sistemas e programadores que eram poucos. Na década de 90 acabou a reserva de mercado e começamos a ter join venture logo muita tecnologia e pouca mão de obra, gerando a necessidade de qualificar a mão de obra (UNIX, PROGRESS, DATAFLEX e outras mais) tinhamos uma base de DOS gigantesca e a maioria dos softwares fora COBOL e C# rodam em cima de emuladores ou interpretadores. Os anos 90 foram muitos bons para o pessoal da área de informática, dai surge a linguagem de quarta geração, com conceitos visuais, e interessante de recurso de arrastar e soltar e com conceito de orientação objeto e facil de enteder e apreender. Novo ciclo de formação de profissionais com objetivo de atender este novo mercado. Baixa o custo do computador pessoal, muitos computadores pessoais nos lares junta a isto a pirataria de software e facilidade de aprendizado das novas linguagem e sistemas baseado conceitos visuais.


23/10/07, 18:10:59: hernani - IP : 200.160.160****
    o problema é que as faculdades so viajam no conteúdo..nada se aproveita na prática...acredito que a certificação em softwares específicos é o que realmente resolve..mas por outro lado algumas empresas exigem para cargos mais altos...mas a faculdade so serve pra enfeitar na realidade

23/10/07, 17:15:51: Rogerio - IP : 200.185.241****
    Achava certificação importante, gastei uma boa grana, estudei pra caramba, comprei livros, cursos, e o que consegui nada, e já tenho 18 anos de experiencia na area de informatica. Hoje continuo na informatica mas atuando em uma area completamente diferente do que me certifiquei, e sem certificação ganhando muito mais se estivesse seguido o que me certifiquei. Cheguei a uma conclusão pessoal que isso é só pra gastar dinheiro e encher os bolsos da Microsoft, Oracle, Cisco etc. Só fiquei alegre com certificação quando passei nas provas, porque "encheu meu ego". Nossa area está uma "zona" os salarios baixos, voce se mata de estudar pra ganhar pouco, meu sonho hoje e completamente diferente de 18 anos atras é pra um dia cair fora da area de informatica, eu só espero que não seja no dia que eu morrer de tanto stress. Opnião pessoal, boa sorte à todos, hoje em dia precisamos.

23/10/07, 16:29:32: Rafael B - IP : 201.42.77****
    Creio que no começo da carreira a certificação não vale a pena. O melhor é fazer alguns cursos e procurar aprender a tecnologia isso porque quem está começando normalmente não tem dinheiro para pagar um exame de certificação e por isso, não adianta querer que um estagiário tenha uma ou mais certificações.

    Claro que depois de um ano de experiência na área ( na certificação de SJCP do Java, por exemplo, a SUN recomenda pelo menos 6 meses de experiência com Java para tentar a certificação ) e, principalmente, a pessoa tendo a certeza de que vai seguir na área da certificação por um tempo aí sim a certificação vale a pena. Também não vale a pena ter uma certificação de redes se você não vai trabalhar com isso ou algo relacionado a isso e tirar a certificação apenas para colocar isso no currículo. Além disso, a maioria das certificações não são eternas, ou seja, depois de um certo período de tempo essa certificação conquistada pela pessoa deve ser renovada em uma nova prova. Por isso é preciso ter certeza da certificação a ser tirada pois, normalmente as próprias empresas que concedem as certificações fazem com que você procure pelas certificações mais avançadas assim eles ganham dinheiro. Uma certificação é uma prova forte de que a pessoa procurou se aprofundar e conhecer mais sobre determinada tecnologia e sem dúvidas que isso conta em um processo de seleção. Normalmente as empresas que fornecem a certificação são as donas das tecnologias como IBM, SUN, Oracle, Microsoft entre outras que são as grandes empresas do mercado. Em outros países empresas como IBM, Oracle e outras colocam uma verba para que os seus funcionários tirem certificações ou façam algum curso periodicamente e não parem de estudar pois, eles sabem que o retorno disso é garantido.


23/10/07, 15:58:18: Flavio RJ - IP : 200.142.12****
    Pessoal,

    Vi alguns comentarios que dizem que a certificação nao garante um bom profissional, Certificação é só decoreba, etc.

    Discordo totalmente dessas colocações, quem realmente estuda para certificação aprende tando a teoria como a pratica ao contrario de quem faz um faculdade, uma pos ou um mestrado que aprende meramente uma teoria e em sua grande maioria é decoreba pura.

    Quem só faz faculdade, mestrado e doutorado sem conhecer a pratica vira um mero academico e não tem experiencia nenhuma. Vi isso quando fiz Faculdade e Pós (Fiz pós na PUC e superior na UniverCidade), os professores que melhor se destacavam eram os que trabalhavam tambem na area, voce conseguia ter uma discussão mais sadia com o cara, poderia discutir problemas e tudo. Quanto perguntava para um cara academico ele se enrolava. Tive um colega que fez Informatica na UERJ ele acabou saindo, pois era uma porcaria o curso de informatica la.

    Quando estudei para certificações estudei todas as tecnologias envolvidas, quando tambem fiz algum curso de certificação aprendi tudo sobre aquela Tecnologia, hoje sou CCIE (CCIE id 18218) Cisco (mas tenho tambem MSCSE 2000, CCNA,CCNP,NNCSSP,CCSA,CCSE,JNCIS E JNCIP e algumas especializações em Voip), e como muitos sabem para essa certificação não existe curso, voce tem que estudar IGP,EGP,segurança, QoS,SPT,FSTP,MSTP, varias features como (hsrp,vrrp,glbp,dhcp,etc), multicast, IPV6, MPLS.


23/10/07, 15:41:56: Cristian - IP : 201.92.9****
    A verdade hoje meus caros amigos, e que a area informatica esta tão infestada de empresas de fundo de quintal que gerou a banalização profissional a qual vemos hoje, profissionais com superior completo ganhando salarios de Mestre de Obra ou Pedreiros , infelizmente este fenomeno tem nome,Terceirização, um fenomeno que só precariza as relacões de trabalho e desregulam o mercado, criando vagas de baixo nivel , pois quem nao e empresario e não quer um analista sistemas ganhando 3000 PJ ,sem direitos ou beneficios , e quase como uma maquina, não come ,não bebe, nao reclama. A Verdade e que o real debate se refere, vale a pena fazer certificação numa area onde salarios estão queda livre, e os profissionais são obrigados cada vez mais trabalhar na informalidade???Vale???

22/10/07, 12:59:23: Mauricio - IP : 201.1.74****
    Certificações no início da carreira deveriam ser incluídas junto a quem faz uma faculdade na área tecnológica. As certificações comprovam que a pessoa estudou o teórico e sabe da ferramenta que utiliza, as empresas nunca necessitam do mesmo serviço porém utilizam ferramentas semelhantes. Qualquer um que tenha certificação em JAVA (exemplo) saberá trabalhar em qualquer empresa que utilize a linguagem/ferramenta , isso vale para todos. Eu sou adepto de primeiro concretizar a teoria e depois a prática, porque "aprender na prática" você vai aprender apenas um método... bom essa é minha opinião, Até mais pessoal, Abraços

21/10/07, 23:05:07: Marcelo - IP : 201.40.39****
    Vejo na prática que certificação não garante um bom profissional, como diz o Ramalho, antes de tirar certificação a pessoa tem que se preocupar em dominar a ferramenta na prática. Muitos tiram certificação para depois serem carregados nas costas por analistas jr e pleno sem certificacação no assunto, mas que têm mais experiência. Contratação de certificados é uma aposta.

21/10/07, 22:56:14: Certificado - IP : 201.81.18****
    Eu tenho certificado SCJP e SCWCD e vou tirar de arquiteto.

    Dúvido que alguém que tenha essas certificações, não conheça a linguagem e as ferramentas.

    Por isso só contrato pessoas que tenham certificações. Já contratei muitas pessoas com superior completo e que programavam tudo errado.

    Hoje em dia prefiro pessoas que tenham certificações do que superior completo. Se a pessoa tem certificação, nem precisa fazer o teste prático. Obviamente o teste prático já está comprovado na certificação e ainda não fico perdendo tempo corrigindo provas.


20/10/07, 00:56:55: Fernando - IP : 201.13.25****
    Outra coisa que a galera está falando muito é microsoft e hardware.

    Olha adoro esse meio, tenho várias certificações nesse meio mas elas não estão valendo mais nada porque estão muito banais.

    Ainda bem que dei sorte de entrar em contato com outros ambiente mais promissores como bacno de dados, unix e progrmação que é o que tem futuro na informática.

    Suporte infelizmente daqui uns dias trabalhará em troco de comida.


20/10/07, 00:42:07: william willtecnico@gmail.com - IP : 200.100.10****
    Estou pensando em mudar de aréa mesmo , pois tenho cursos tecnicos , fazendo faculdade , pois as oportunidades são poucas e qdo vc acha o salário e ridiculo , gosto muito desta aréa de TI , pois vou ter que mudar de aréa pois as oportunidades são poucas , e so olhar no mural de vagas do site. exigem muito, para pouco salário .

19/10/07, 09:26:17: André LM - IP : 201.83.9****
    Resumo já recebi proposta de salários maiores e só não fui aprovado por falta de certificação. Comentário Anterior: Vejo em cerca de 50% das vagas a exigência de certificações, e cerca de 90% é exigido experiência na área. Essas 50% são para ganhar salário e os 90% é para receber um salário que uma boa faxineira ganha registrado em carteira. Comentário Anterior: Certificação é só decoreba. Pra quem faz dump depois arranja emprego e é mandado embora. Quem sabe continua na área e ganhando salário digno.

19/10/07, 08:18:48: Marcos Sousa Jr mjvsousa@gmail.com - IP : 200.223.8****
    Ok, estamos falando em OBTER CERTIFICAÇÕES NO INÍCIO DA CARREIRA, certo!? Então vamos lá.

    Vocês são do departamento de rh ou os próprios empregadores. Vocês têm em mãos, currículos de dois candidatos para uma vaga de programador Java. Dois INEXPERIENTES E RECEM-FORMADOS EM INÍCIO DE CARREIRA. Currículos semelhantes (graduação, nenhum curso extra, boas faculdades, etc.). Só que, um deles tem uma certificação SCJP - Sun Certified Java Programmer.

    Sejam sinceros com vocês mesmos e respondam: Em qual deles vc apostaria? No que tem seu conhecimento atestado pela própria SUN, um grande nome do mercado e "dona da tecnologia" ou APOSTARIA NO ESCURO, no outro que APENAS DIZ SABER do que está falando? Concordo que essa certificação NÃO COMPROVA que esse candidato certificado saiba mais, ou seja o melhor, mas de quem seria a vaga?


19/10/07, 03:24:46: Reaper - IP : 201.21.237****
    Concordo plenamente com nosso amigo Mateus!!!!

18/10/07, 12:41:02: Realista - IP : 57.67.1****
    Certificação é Decoreba? Tenta tirar o CCIE ou MCDBA so decorando, sem alguma bagagem fica dificil....Concordo em parte com essa afirmação, ja tirei uma certificação com Manuais e os Transcenders da vida, que foram baixado no P2P...Jas falei antes temos que montar uma consultoria..Não adianta fazer faculdade, tirar certificações, ter inglês fluente, sem ter contato (Q.I)....

18/10/07, 11:49:23: Jullyanna Jullyanna66@hotmail.com - IP : 200.168.126****
    Concordo com o Reaper....Quando disse que a certificação é so decoreba...pois ela não garante que o profissional é experiente e vai dar conta do recado, mas sim que ele estudou, decorou a materia e adquiriu experiencia em provas de certificação, pois apesar de terem questões diferentes, as provas são de teores iguais...é a mesma coisa concursos publicos...as pessoas passam na terceira ou quarta vez que prestam concursos...passam por que adquierem experiencias em concursos e não por que ficaram mais inteligentes...é isso que penso. JU

18/10/07, 11:46:02: Marcos Sousa Jr mjvsousa@gmail.com - IP : 200.223.8****
    Caros, para começar, ainda estou me graduando em analise de sistemas, estou voltado para a área de desenvolvimento. Acompanho sempre, em diversos sites e em jornais, as oportunidades/vagas para minha área. Vejo em cerca de 50% das vagas a exigência de certificações, e cerca de 90% é exigido experiência na área.

    Acredito, no meu caso, se um profissional já trabalha a 5, 6 anos com desenvolvimento e analise de sistemas JEE, uma certificação SCJP (certificação de programador Java) não vale de nada, pois a experiência adquirida ao logo desses anos supera de longe essa certificação.

    Mas o fato é que menos de 10% dos recem-formados, que optaram pela área de desenvolvimento, consigam uma vaga de desenvolvedor ou analista. Em sua grande maioria, começarão como meros programadores. E em muitos casos, até para programador JR, querem experiência e certificação em determinada linguagem.

    Agora, vc é um recem-formado, sem experiência e sem certificações. Pra onde vc vai?? Exibir uma certificação já foi um diferencial e tanto no currículo. Hoje em dia é uma obrigação, dependendo do empregador e da posição almejada. Notem que estou falando de recem-formados, ou seja, na minha humilde opinião, VALE A PENA OBTER CERTIFICAÇÕES NO INÍCIO DA CARREIRA, SIM! A EXPLICAÇÃO É SIMPLES. PARA OS DEPARTAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS, É MAIS GARANTIDO CONTRATAR UM PROFISSIONAL SEM EXPERIÊNCIA QUE TENHA TIDO SEU CONHECIMENTO ATESTADO POR UM GRANDE NOME DO MERCADO DO QUE APOSTAR NO ESCURO EM OUTRO QUE APENAS DIZ SABER DO QUE ESTÁ FALANDO. Em tecnologia, a certificação funciona como um MBA ou uma pós-graduação.

    Isso é o que acredito. Estou a um ano de me formar e estou estudando para a certificação Java SCJP da SUN.

    Abraço a todas e espero ter contribuído de alguma forma.


18/10/07, 09:51:22: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    Pessoal,não pude deixar de ler o que o amigo abaixo que também é certifi- cado CISCO escreveu. Amigo, lembre-se sua certificação é global ou seja Mundial, os negócios da CISCO no Brasil representam 1% dos negócios da mesma no mundo. O Brasil não vai deixar de comprar tecnologia, logo não vai deixar de comprar CISCO, se a CISCO for embora do Brasil será um motivo a mais para que as empresas daquí passem a contratar melhores e mais preparados, logo, eles contratarão aqueles que possuírem credenciais, trocando em miúdos, NÓS CERTIFICADOS TEREMOS NOSSO ESPAÇO. Lembrando que nada foi esclarecido, e que comercialmente quem fazia as transações era a Distribuidora de Volume o fabricante global ainda está razoavelmente intacto. Agora voltando ao assunto CERTIFICADO NO INÍCIO DE CARREIRA, será o mesmo que vc ter LICENÇA PARA DIRIGIR FORMULA 1 e SOH TER ANDADO DE BICICLETA, um Gerente Tecnico Experiente sempre irá torcer o nariz para você. Tudo no seu tempo certo. Não se esqueça.

17/10/07, 22:16:19: mateus - IP : 201.80.132****
    Li a opinião de todos, e acho que temos que mudar essa situação alguem de vcs ja viu um médico fazer curativo ? Acho que não.

    Hj todas as empresas dependem da gente não podemos mais aceitar ganhar qualquer salário temos que nos unir. Viram os médicos de Alagoas.

    Percebi que muitos estão reclamando que possuem várias certificações , estudo etc..... e ganham pouco como eu. Hj mudei de tática estou estudando o que nenhum técnico, estagiário ou uma pessoa com pouco estudo va aprender com facilidade. Um exemplo Cluster e Replicação de BD, Otimização etc... Uma pessoa com pouco estudo não vai saber fazer um replicação de banco de dados ou uma otimização de uma consulta ou aprender J2EE ou .net avançado com facilidade não se esqueçam que não somos usuários comuns vamos trabalhar com sistemas complexos.( Coloquem um estagiário ou uma pessoa com pouco conhecimento para configurar e fazer um tunning em um BSD) que no final depois de configurado por um bom profissional não vai dar pau e a pessoa vai dormir tranqüila. Temos que nos valorizar fazer cada vez melhor e mais complexo para que só os bons fiquem. “Nem todo médico e cirurgião.”


17/10/07, 20:58:38: Sérgio - IP : 200.158.5****
    Eu acho que tirar uma certificação no início da carreira demonstra que o cara conseguiu decorar todas as questões e respostas do TestKing.

17/10/07, 16:13:37: Maciel - IP : 201.92.226****
    Certificações só valem a pena se voçe faz uma a area que esta atuando , de preferencia com ajuda e conhecimento e incentivo da empresa que voce trabalha,não adianta só fazer e sair por com canudo na mão , maiorias das empresas querem analistas feras com maximo conhecimento, e não dão chance ou valor para principiantes , as que dão são exploradoras de mão de obra barata , e todo dia e so verificar no site, 70% das vagas aki,são PJ ou com baixos salarios,Fenomeno Terceirização, ou precarização que podem constatar neste anuncios.

17/10/07, 15:38:17: Eduardo espwal@yahoo.com - IP : 206.49.21****
    Prezados a Certificação é uma especialização, JAMAIS, substituira uma faculdade, todas as areas são dificil, um bom exemplo é a area contabil que também precisa ter um MBA. Não adianta correr o mercado esta exigente. Por isso seja o melhor naquilo que você faz!, estude, tenha uma faculdade, faça cursos. Eu quero entrar na area de Segurança, por isso, eu terminei minha faculdade, e agora estou estudando para tirar um certificação, e em 2009 farei uma pós-graduação. Não fique frustado valorize o seu trabalho seja o MELHOR!!!!

17/10/07, 14:33:47: Marcelo - IP : 200.100.143****
    Mais um incentivo para tirar certificação, a vaga não está anunciada aqui na APINFO:

    Montadores ( Informática )

    Experiência em montagem de cabos e montagem mecânica, automação bancária montagem de equipamntos de automação, monitores, impressoras, computadores e telefonia; Experiência de 3 anos com Hardware; Salário R$ 550,00 mais benefícios.

    Local da vaga: São Paulo/SP/BR (1 vaga)


17/10/07, 10:22:07: Fernando - IP : 201.26.116****
    Olha não é por nada não mas como já disseram certificação é bom qunado direcionada ao ramo que o cidadão trabalha.

    Mas eu ainda tenho o pensamento retrégrado de que não é necessário nenhum título p/ determinar o potencial do profissional.

    Mas quem disse que existe o intelecto no profissional para os recrutadores de rh, existe somente "o produto" e sua "embalagem"


17/10/07, 09:47:49: Luis Cons. - IP : 200.207.15****
    Só sei que agora minha CERTIFICAÇÃO CISCO foi jogada no LIXO com esse escândalo absurdo que envolveu a CISCO DO BRASIL e sua matriz nos EUA. Espero que essa empresa decrete FALÊNCIA e vou entrar com ação pra devolverem meu dinheiro da certificação. Pois é, certificação é uma boa, mas ás vezes uma furada.

17/10/07, 08:59:06: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 201.1.15****
    Obter certificações no inicio da carreira é legal quando se tem um emprego ja ha um certo tempo e para obter mais conhecimentos do que ja tem, agora no caso de se formar e querer tira certificação é bobagem por que na realidade tudo que se aprende em TI se aprende na pratica e não vai ser certificação que vai garantir emprego de ninguém. Imagino que muitos que estão participando desse forum não tiraram certificação no inicio da carreira.

17/10/07, 02:56:46: Teddy - IP : 200.178.92****
    Agradeçamos às Faculdadezinhas de esquina, ao Sr. Google, e à falta de regulamentação da profissão.

    Formado em Educacao Fisica que é DBA Senior, nego do primeiro ano da FIAP é consultor senior ganhando 7 pau e meio (na TATA ein... que nao eh mixuruca nao). Lider de projeto sem formacao em TI.

    Esses absurdos citados só existem por causa de (mais uma vez):

    1.Faculdadezinhas de esquina 2.Sr. Google 3.falta de regulamentação da profissão.


16/10/07, 21:55:57: Reaper - IP : 201.21.237****
    Caro amigo Marcio, se vc não conseguir um emprego CLT em uma grande empresa, com certeza após vc tiver todas estas qualificações, será trocado por um Junior, que certamente vc irá treinar sem saber que você será substituido e depois será caçado pelas empresas que vivem de licitações para servir de isca, sinto, mas este é o destino.

    Grande Abraço


16/10/07, 15:25:34: Marcio - IP : 200.181.1****
    Experiência + graduação + MBA em TI + certificação = Fórmula do sucesso. Acabei de me graduar em TI (depois de fazer 2 faculdades de humanas pela metade) e estou para tirar a certificação PHP (ZCE). Tenho 6 anos de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas. Somente agora, que estou graduado, ingressando num MBA e estou para receber minha certificação, que consegui me diferenciar dos cadidatos às vagas que pagam até R$ 2500,00 CLT. Hoje estou com 31 anos (comecei tarde em TI, aos 25). O que fazer? Certamente continuar adquirindo experiência, participando de projetos importantes, e tirar mais certificações, junto com um bom MBA, que vai me manter bem colocado no mercado.

16/10/07, 15:11:12: Carla - IP : 201.92.226****
    Ola amigos , vejo que todos emfrentam o mesmo problemas,baixos salarios numa area que muito competitiva, exigente, cara , mas que infelizmente virou negocio onde quem só ganha são os que menos trabalham,As 'Consultorias de faxada" empresas que surgiram com boom da informatica para abocanhar e precarizar as relacões de trabalho dos profissionais de informatica, e so raciocinarmos e analisarmos uma reportagem da revista exame, as 500 Maiores empresas do brasil em 2003 planejavam terceirizar seus sites Informatica a empresas do ramo, porem todos sabem o que significa a Palavra Terceirização, meio cruel de baixar os custos de uma empresa, porem em relação as area de informatica isso foi precarizado ao extremo, hoje nem direitos trabalhista a maioria dos profissionais que atuam na area podem contar, talvez ´para alguns CLT e sinonimo de relação trabalho atrasada, como dizem os maiores empresarios desta republica das bananas, mas analisem ,num pais, que saude e como show de horrores, a educação se possuem indicés de paises da africa e a longo prazo nao possuimos uma seguridade social que proteja o cidadão no final de sua vida, e suicidio se manter numa area ,onde as relações de trabalho são assim.

16/10/07, 12:18:22: Marcelo - IP : 200.100.143****
    Antonio,

    Estas reportagens são mesmo surrealistas...

    E aquelas que dizem que na "cidade tal" não falta emprego, que a empregada doméstica comprou carro zero e casa própria lá.

    Cada uma...

    Não sei (ou será que sei?), qual é o verdadeiro interesse da veiculação destas reportagens.. É só raciocinar a quem interessa que o povo pense assim...


16/10/07, 00:04:19: Peres - IP : 200.207.160****
    Como a pergunta se refere ao início da carreira, eu acho que a resposta é NÃO VALE A PENA. Porque as raras vagas de júnior que aparecem, não tem exigência de certificação. O que eles querem é que o candidato a júnior, tenha conhecimento de um monte de tecnologias novas, então talves valha mais a pena, aproveitar o tempo em que não se está trabalhando, para estudar as novas tendências do mercado e ficar por dentro das novidades.

    Existe um ponto que talvez não tenha sido muito abordado aqui, e que se refere ao mesmo tema:

    Será que ter as tais certificações, faz você ganhar a concorrência pelas vagas, dos demais candidatos?


15/10/07, 23:41:32: Richard rsb007@hotmail.com - IP : 201.10.168****
    Hoje possuo certificação LPIC-1 e CCNA, mais de 4 anos de experiencia em servidores e linux, varios projetos com sucesso, Graduação e blá, blá, blá e um programador recente aqui cursando faculdade e está iniciando no ramo ganha mais do que eu... não há critério, é uma bagunça.

    Estou estudando mudar de ramo...


15/10/07, 22:29:52: Reaper - IP : 201.21.237****
    Tenho mais de 25 anos na area e varias certificações, porem o que tenho visto me leva a uma triste conclusão: Certificação qualquer um tira, pois as provas é pura decoreba, só dá dinheiro para quem fornece e para as empresas que solicitam cópias de suas certificações, diplomas etc não para constar no cadastro e sim para ganhar Licitações do governo sem conhecimento do profissional que nem participará do projeto. COncluindo, Certificações não farão você ganhar mais (Deveria em tese), como falei só uma ponta sairá ganhando, infelizmente este é nosso país.

15/10/07, 22:18:40: Antonio - IP : 200.148.7****
    Hoje assisti uma reportagem na Globo dizendo que está sobrando vagas na área de TI ( https://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20071015-305991,00.html ). Algumas frases da matéria: ------------------------------------- "...Imagine um setor em que há vagas sobrando. Parece mentira, mas existe. É a área de tecnologia da informação. Os diversos pólos industriais espalhados pelo país oferecem milhares de vagas..." ------------------------------------- "...E os salários, em geral, começam com R$ 1.500,00 e podem chegar a R$ 9 mil, R$ 10 mil..." ------------------------------------- "...“A empresa grande te dá uma possibilidade de carreira a longo prazo, e uma empresa pequena ela precisa de um profissional para poder atender uma demanda específica, então, eventualmente, paga mais por isso...". ------------------------------------- "...Você pode até achar que as exigências são muitas, mas imagine procurar emprego numa área onde sobram vagas. É um investimento pessoal e profissional que vale a pena. Há vários cursos na área e o importante é se informar sobre o conteúdo deles, veja se realmente o que você procura. E a vantagem é que tecnologia é para sempre..." ------------------------------------- "...Aliás, a maior reclamação das empresas é a falta de especialização dos candidatos...." ------------------------------------- "...- Falar inglês é fundamental. É a linguagem universal para quem mexe com computador; - Mantenha-se atualizado. A área de tecnologia é muito dinâmica, muda a cada dia..." ------------------------------------- E o pior que essa matéria fala da situação do pessoal de TI no Brasil, mas parece que a repórter tava falando da situação de trabalho no Canadá.


15/10/07, 21:39:30: Marcelo - IP : 200.100.140****
    Certificação???

    Em que? Em tudo? Vejam este anúncio:

    "Operador de CPB

    Vivência com suporte e processamento de arquivos no CPD e conhecimentos em produção. Experiência com programação em C, SQL, Oracle."

    Eu não escrevi errado não, é CPB mesmo... O que é CPB??? Precisa certificação?

    Não seria um operador de CPD com poderes de programador e DBA, tipo um eletricista-encanador-pedreiro?

    Ou algumas empresas e consultorias (99%) querem um "faz tudo" , ou não sabem selecionar profissionais direito.

    Onde está a divisão analista de sistemas / administrador de rede / analista de suporte / programador /operador de cpd / digitador?

    Para que certificações, se o mercado mistura as funções acima, indistintamente e a procura do mercado é por perfis tão diversificados?


15/10/07, 12:34:08: Marcelo - IP : 201.91.153****
    Outro dia assisti uma materia na TV falando que a area informatica está em franco crecimente e c/ falta profissionais , então pq salarios Estão tão baixos,a patamares abaixo de 2000 ou ate 1997. Bom colegas graças a deus mudei a tempo area em 2002 e hoje sou analista financeiro junior numa corretora de Valores,e olha que com uma unica faculdade de economia ,ganho mais do que muitos profissionais com anos de formação ,e certificações na informatica.Para finalizar e me solidarizar com os profissinais da informatica que um dia fiz parte, na corretora de valores onde trabalho a Area informatica é tercerizada a uma Consultoria , onde a cada 03 meses ou menos aparece um profissional diferente ,talvez eles mudem tanto pq os que sairão recebiam um bom salário lá ,quem sabe tinham direitos garantidos por Lei ou não,fica a pergunta no ar???

15/10/07, 12:33:48: Marcelo - IP : 201.91.153****
    Na minha opinião é claro é otimo ,e muito necessário certificãções ,conhecimento sempre bem vindo,porem hoje no setor de informatica ,para os profissionais que atuam isso só siginifica em muitos casos que vc só conseguirá se manter no seu emprego,garantia de melhora na remuneração nem de longe , bons foram os tempos quando a area info não era infestada destas consultorias pilantras ,que terceirizam com salarios absurdos, e sim tempo onde a empresa que voce trabalhava tinha o profissional informatica como essencial ,investia no seu potencial pois a area informatica era o pulmao da empresas, hoje infelizmente para maiorias das empresas area informatica é como portaria /segurança/limpeza, uma area passivél terceirização para a contratação mão de obra barata,quantos profissionais aqui são funcionarios proprios das empresas que trabalham,Quantos??? , quando ingressei na area em 1997, a area de informatica tinha seu departamento proprio, uma sala ampla a arejada ,hoje em dia maioria dos profissionais de informatica estão alocados em uma minuscula salinha no fundos da empresa ou no porão. Obs. Semana atras um amigo recebeu uma proposta para atuar como analista DBA na editora Abril area onde ele atua ,Salario 2500 PJ (sem beneficios,trabalhar inexistente socialmente), onde local trabalho era numa sala tão suja ,que ele me confidenciou que nem seu cachorro deixaria amarrado lá.Onde vão achar um profissional com este salario é um ambiente trabalho destes, Um estagio talvez se sujeite ,afinal as selecionadoras sabem muito de informatica e como contratar um bom e otimo profissional a baixo custo. Continua......


15/10/07, 09:59:24: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Marcelao, sei o que vc passa , alem de ter seu nome e sua idade tambem tenho sua revolta!! estamos ferrados nesta area!!

    abracos


14/10/07, 22:28:34: mario - IP : 201.92.13****
    façam-se minhas as palavras do 14/10/07, 15:18:56: Marcelo - IP : 200.100.94****

14/10/07, 20:26:11: Soares - IP : 201.37.13****
    Sim, vale a pena investir em certificações. Não só no início como durante a carreira inteira. É importante formação superior, pós-graduação e certificações. Isso é básico para qualquer carreira sólida. Estudo nunca é demais com tanto que seja direcionado a um objetivo concreto. A concorrência no mercado é grande e para conseguirmos obter um salário melhor precisamos oferecer alguma coisa em troca para as empresas. Os diplomas e certificações não são uma comprovação do seu conhecimento, mas pelo menos indicam que você é uma pessoa que se preocupa em evoluir profissionalmente e aprender novas coisas sempre.

14/10/07, 15:18:56: Marcelo - IP : 200.100.94****
    Sim, vale a pena.

    Por quê ?

    Na nossa área para ganhar R$ 1.500,00 CLT por mês,(salário que ganhava facilmente como analista de suporte antes do ano 2000, com diploma de Técnologo no Mackenzie e alguns cursos de 40 horas, e 7 anos de experiência em carteira na área de suporte técnico), hoje são necessárias várias certificações (de preferência todas, pois fica mais fácil), além de inglês fluente e espanhol, chinês e alemão também ajudam.

    Semana passada, cheguei a ouvir de uma selecionadora de uma empresa, que com a experiência e formação que possuo, eles contratam um estagiário, pois compensava mais. Para que contratar um idiota de 35 anos como eu, que investiu em faculdade e tem alguns cursos de 40 horas e 7 anos em carteira em tres empresas, para que? é melhor contratar um estagiário de no máximo 25 anos com certificação e pagar R$ 500,00.


13/10/07, 17:46:43: Malu maluzinha_eng@yahoo.com.br - IP : 201.83.248****
    Na minha opinião a certificação é importante, desde que ela esteja direcionada para aquilo que a pessoa está fazendo. Porém não podemos esquecer que o diploma acadêmico é fundamental, pois ela é o pilar de tudo embora possa não parecer importante para muitos.

    Voltando no tema: as vezes sou contra algumas certificações que são voltados mais para o conceito (ITIL, PMP...), pois as pessoas que possuem esses certificados às vezes se tornam tão arrogantes que esquecem muitas vezes do lado humano. Sendo que para ele tudo deve girar em torno de um conceito X, quando alguém resolve realizar uma pequena mudança/crítica/sugestão que está fora desde conceito a pessoa fica totalmente contra você. Para esses tipos de certificação citados acima a pessoa que realiza deve ter uma certa maturidade...Esta é a minha opinião e não quer dizer que vale como uma regra. Desculpe se ofendi alguém.

    []s, Malu


13/10/07, 17:35:34: Malu maluzinha_eng - IP : 201.83.248****
    Na minha opinião é

13/10/07, 17:10:55: cientista - IP : 201.74.4****
    Considero importante sim no inicio da carreira, quando voce ainda precisa provar muita coisa. E se conseguir uma boa colocação, normalmente demais custos com certificação serão custeados e vc conseguirá manter-se sempre certificado. Respondendo a pergunta do Andre LM, eu arrumaria meu carro em alguem que conhece o funcionamento do carro como um tudo sabe como é composto cada parafuso, etc. E não apenas naquele que é especialista em alguma parte especifica. É importante se especializar, porém o que acontece com a especialização quando uma determinada tecnologia morre?


13/10/07, 16:41:57: James jamescecilio@hotmail.com - IP : 201.42.9****
    Estou no início de carreira de TI aos 41 anos. Fiz curso de Técnico em Hardware no SENAC em julho/2006 com habilitação em Manutenção em Computadores, Manutenção em Impressoras HP e Implantação de Rede Local-IRL. Estou tentando prestar serviço como autônomo mas eu só atendi só um cliente e estou até hoje procurando emprego nesta área efetivo e não consigo agendar nem uma entrevista. Tentei abrir uma empresa de revenda de pcs mas o custo é alto. Conclusão: Sem chance ou alguém tem alguma dica de certificação? Obrigadoa todos.

11/10/07, 13:09:48: André LM - IP : 201.83.9****
    A certificação pra mim é mais importante que um diploma, pois o seu diploma não prova conhecimento em nada você acha que sabe um pouco de tudo e juntando tudo não dá nada, já a certificação prova real conhecimento sobre uma tecnologia ou linguagem. Vc arrumaria o motor do seu carro em um profissional que estudou a história do parafuso o ciclo dos carros ou em um profissional que foi certificado(especializado) naquilo????

10/10/07, 17:44:21: Pedro - IP : 201.37.14****
    Bom, pra mim deu certo. Fiz a certificação PHP e nas oportunidades que surgiram me confirmaram que ela influenciou bastante.

10/10/07, 17:21:28: Vitor Abramo - IP : 200.196.8****
    Sim. Vale a pena ter certificações não somente no início, mas em toda a carreira. Se você possui condições dee fazê-las, vá em frente.

10/10/07, 11:47:32: Vitor Sampaio vitaosampaio@hotmail.com - IP : 200.157.138****
    Bom ver este tema pois estou com vontade de fazer certificação CISCO CCNA e o custo é um pouco alto e tenho pouca experiência na área gostaria de saber se esta certificação abre algumas portas? obrigado e no aguardo de resposta ou alguma ajuda...

8/10/07, 00:13:53: amuel - IP : 201.19.9****
    Tenho 1 ano de experiência - 4 certificacoes em java.

    Vale no início


7/10/07, 14:01:08: Rodrigo H. M. - IP : 201.43.18****
    Bom...Me concetrarei somente na Pergunta. Acredito que sim, pois vc está no começo de uma carreira e não possui experiência para provar que detêm conhecimento sobre determinado assunto. Portanto como iniciar com o pé direito no Mercado se vc não tem QI e nem experiência? somente com certificação!!! Nem entrarei no assunto de que certificação não prova isso ou aquilo... Abs...e boa sorte a Todos!!!!

5/10/07, 13:07:56: FEET_ONTHEFLOOR FEET_ON_THE_FLOOR@REALITY.NET - IP : 200.99.****
    Conforme o enunciado do tema em questão. E por observação do mercado de TI, conseguir certificações, como o próprio nome diz, é apenas um documento de garantia jurídica, sobre o seu conhecimento de uma dada tecnologia, num dado momento de sua carreira. Como TI é uma área em constante, evolução, sabemos todos nós, que estudaremos sempre. Seja de forma AUTO-DIDATA e sem comprovanete ou certificação, seja de forma formal, numa instituição e com certificação. Lembrando, que o pessoal AUTO-DIDATA, que acha que o título nada representa para as empresas que o exigem, podem muito bem se submeter as PROVAS e PROVAREM o seu nível de conhecimento superior ao exigido nas provas. Provando apenas que não necessitaram ir as aulas. Mas CERTIFICAÇÃO é uma prova JURÍDICA de seu conhecimento e contra este fato não há argumentos.

4/10/07, 21:13:04: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    Concordo Piamente com o,

    Carlos Alberto.

    E digo mais, é bom entender mesmo os requisitos que vai envolver o cenário pois a sustentação ao FrameWork pela a solução requer extrema precisão e tunning aos objetos ou serviços para suportar toda a Infraestrutura relacionada ao projeto.A decisão requer muita colaboração por partes dos Stakeholders e projetistas.A Certificação você pode deixar pendurada na parede do seu quarto, ou quer saber, coloca em uma caveta e esquece lá.

    Abraços a Todos.....


4/10/07, 11:08:42: Carlos Alberto mlink@terra.com.br - IP : 201.68.199****
    Concordo com o Tavares e explico porquê:

    Conhecer determinada ferramenta não significa nada em relação a um projeto, pois a pesquisa realisada para definir a melhor solução para determinado problema é só uma pequena fração do trabalho. As certificações param poraí: só valem para conhecermos uma ferramenta. Para desenvolve-la e implementa-la, só botando a mão na massa e batendo a cabeça no monitor (agora com cuidado porque é LCD).

    Por outro lado temos que separar os papéis:

    Area de TI: O cara que é geralmente funcionário da empresa e está para identificar problemas a buscar soluções. Precisa falar com a diretoria (muitas vezes gringos) e tentar convence-los que eles precisam gastar dinheiro com sistema e infra.

    Area de desenvolvimento. O cara é geralmente free, fuma 2 maços de cigarro por dia (e noite),trabalha o quanto for necessário para aprender um assunto que ele nunca viu na vida e faz tudo acontecer na prática. Mesmo que este cara trabalhe tercerizado por uma consultoria se ele sumir a empresa tá fu... a consultoria tá fu...

    Conclusão: Para cara de TI até vale Certificações (na hora certa e paga pela empresa). Para o cara de desenvolvimento não significa nada porque ele vai aprender de qualquer jeito quando for necessário.


4/10/07, 00:39:10: Pedro - IP : 201.37.14****
    Tenho 20 anos e sou programador PHP há 3 anos. Acabei de passar na prova de certificação da Zend, que ainda é pouco difundida no Brasil, achei que era uma boa ter esse diferencial, já que no Brasil ainda só existem 42 certificados, espero estar certo.

3/10/07, 23:28:12: Bruno - IP : 200.148.****
    Sou Certificado LPI. Posso dizer que buscar essa certificação me fez com que eu estudasse o assunto e outros co-relacionados. Isto aumentou meu conhecimento, pois me deu foco de estudo. Mas o que realmente me motivou foi o fato de trabalhar na área. Antes desta certificação eu trabalhava com TI, mas não com servidores Linux, e muitas vezes comecei a estudar mas nunca concluia o assunto e fazia a prova. Depois de colocar a mão na massa foi fácil. Em um mês eu estava certificado. Para mim, um profissional recém chegado ao mercado deve procurar se encontrar, alinhar sua carreira, adquirir um foco, para depois pensar em gastar dinheiro (muito dinheiro - e se a empresa não bancar) com certificações, pois existe uma enorme diferença entre um profissional certificado com experiência, e um outro certificado sem experiência, além de ser muito menos desgastante fazer um exame de certificação quando realmente se sabe do que está falando.

3/10/07, 22:36:29: Julio - IP : 201.13.169****
    Para este fórum mais uma vez eu diria: depende.

    Para aqueles que já possuem o técnico de informática e está cursando uma faculdade na mesma área e, está iniciando na área de TI, por necessidade da empresa ou por decisão própria, é válido uma certificação, seja ela custeada pela empresa ou pelo profissional (quando possível), o que levaria a uma especialização.

    Para aqueles que estão iniciando um curso técnico, faculdade ou ainda atuação na área, o interessante é pesquisar e conversar antes com profissionais com mais tempo de carreira a respeito das diferentes certificações e áreas em TI, salvo decisão da empresa em custear o curso e exames.

    Uma certificação, bem como idiomas, faculdade e cursos, sempre serão válidos para o profissional e em muitos casos importantes para as empresas. Será um diferencial para o profissional como candidato a uma vaga e demonstra que mesmo sem experiência, ele possue conhecimento. Pode acontecer o contrário, o candidato possue uma certificação e não entende absolutamente nada. Porém existem certificações que só fato de terem sido obtidas, prova que o profissional estudou e entende (MCSE, ITIL Manager, PMP, dentre outras).


3/10/07, 21:21:45: Ricardo - IP : 201.28.149****
    Pessoal, este Forum veio no momento certo.

    Sou profissional na área comercial de TI, mas procuro uma carreira mais técnica. Vi muitos cursos de baixa qualidade/custo.

    Os custos de uma certificação são altos. O difícil é você consciliar uma oportunidade de carreira com uma certificação.


3/10/07, 17:20:36: Vanessa - IP : 201.44.19****
    Sinceramente, tudo é muito relativo, tem muita gente ganhando dinheiro, sem ter formação alguma, tem gente ganhando pouco, com certificação,faculdade, inglês. Certificação no inicio da carreira não vale a pena, o importante é definir em qual área quer se especializar e após atuar na área escolhida, ai sim procurar a certificação mais apropriada. O importante é pensar bem na hora de investir em uma certificação. Não jogue tempo e nem dinheiro no lixo!

3/10/07, 16:13:16: Tavares - IP : 200.18.253****
    Concordo com o pessoal que fala que certificação não serve para nada, faculdade também não, inglês, fazer cursos e estudar é tudo perda de tempo e dinheiro.

    Macho que é macho aprende informatica na porrada, batendo a cabeça na tela do computador e não aceitando um salário menor que 15 mil por mês.

    Não entendo porque as empresas pedem certificação, nivel superior e inglês, com certeza é só frescura, mas o pior é que sempre aparece alguem com estas qualificações para preencher a vaga eu fico aqui...chupando o dedo...


3/10/07, 15:55:00: Joe - IP : 200.198.7****
    Rogério,

    Agora concordo com vc. Tem toda a razão.

    Carlos Alberto,

    Essa do RH é realmente verdade. Certa vez uma consultoria de RH me ligou e conversando sobre a vaga me perguntou se eu era certificado em "Básico do Visual"...Na hora hora não entendi e pedi para repetir. Aí a menina gaguejando perguntou novamente. Depois caiu minha ficha que poderia ser "Visual Basic". Perguntei para a menina se não era certificação em "Visual Basic" e ela foi confirmar. Depois de alguns minutos a menina volta na linha, provavelmente morrendo de vergonha do que falou. Outras ligam pedindo certificação em C#, Biztalk, JAVA e Solaris. Sem as 4 certificações não seria possível dar continuídade a vaga....

    Agora a pergunta: Onde vão encontrar o multi-homem acima?


3/10/07, 14:36:14: Carlos Alberto mlink@terra.com.br - IP : 201.68.199****
    Todo aprendizardo é válido, porém estas certificações são de interesse das empresas que precisam de mão de obra qualificada para agregar valor ao produto. A empresa que ministra o curso ganha. O RH que faz a seleção mesmo não sabendo nada de informática ganha. O profissional que faz o curso paga tudo. Eu não pago para ser certificado em nada.

3/10/07, 13:21:50: Rogério rogerioabm@gmail.com - IP : 201.13.119****
    Convesso que a FAAP é uma universidade cara, por esse motivo que é dela que provem todas as certificações que estou fazendo e faço. Não é nenhuma empresa que paga essas certificações para mim, portanto não terei nenhum problema quando quiser me desligar de qualquer empresa, pelo menos não do gênero que foi citado.

    Agora veja bem, se estamos falando do certificado a folha de papel, realmente não vale nada, certificação para mim é a aprendizagem que você acumula durante o curso de certificação. O que me desculpem, é enorme. E quando me falam que certificação não vale nada, pra mim é o mesmo que falar que o conhecimento não vale nada, como aprender melhor sobre .net com a própria microsoft, como aprender sobre redes melhor do que com a maior empresa do mundo no ramo a cisco? Apenas um exemplo.

    Mas claro, minha opinião não é absoluta e talvez venha até a mudar de idéia. Mas que fique claro que quando falo "certificação" não estou falando apenas de uma linha a mais no currículo e uma folha de papel.


3/10/07, 11:36:19: Joe - IP : 200.198.7****
    Rogério,

    Vi seu comentário que vc estuda na FAAP, está fazendo certificação CCNA, depois vai fazer microsoft e depois java.

    Realmente comentei que é difícil uma faculdade dar bolsa nos primeiros anos. Mas veja bem, não é qualquer um que tem condições de fazer uma FAAP ou Mackenzie. Quando uma dessas faculdades dá bolsa, fica o equivalente ao valor de outras faculdades.

    Pelo jeito, vi que vc está começando na área de TI. Quando comecei também achava muito importante ter certificação, colocar uma imagem de "Professional Certified" no curriculo. Tenho um amigo, que não tinha faculdade mas era fera, deixando todo mundo que tinha diploma/certificação a anos luz de distancia. Hoje o cara percorre o mundo trabalhando com Java.

    Depois do exemplo desse amigo, percebi que uma certificação não é tão importante. É bom, mas, na maioria das vezes, não reflete um profissional completo. Agora, faculdade é obrigação...

    Vc comentou ainda que não está pagando a certificação. Se é uma empresa/consultoria que está pagando, perceba que ela não oferece nada sem troca. Provavelmente você assinou um contrato onde não pode sair antes de x meses para compensar o investimento. E quando vc sair para ganhar mais, pois é certificado, a empresa pode ficar jogando na sua cara que pagou a certificação, que gastou dinheiro com vc, que investiu dinheiro em vc, bla bla bla

    Boa sorte em suas certificações e espero que com o tempo no mercado vc mude um pouco a sua visão sobre certificação...

    []'s


3/10/07, 10:18:33: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    - Certificação não vale nada , é a mesma coisa que você tirar uma Habilitação e nunca ter dirigido um carro. Hoje é necessário embarcar em vários projetos e nesses cenários você poder, autar como colaborador perante a solução. Toda a ciência de informação ao desenvolvemento se encontra no processo da empresa, sendo que de empresa em empresa você vai se lapidando e se moldando profissionalmente.Isso é extremamente importante. Quanto a certificação ela vai lhe dar um score e não a solução para o seu cliente, isso você somente vai levar atráves das vivências dos projetos adqueridos lhe irá lhe permitir melhores interpretações a solução a usar.

    E não liguem para Markenting isso você pode ler um livro e esta cheio de livro bom ai no mercado também.

    Abraços a todos


3/10/07, 08:01:07: Rogério rogerioaqbm@gmail.com - IP : 201.13.119****
    Fui obrigado a ler alguns absurdos como: "faculdade na nossa área não conta nada", "certificações não valem nada", "mercado esta concorridissimo"

    Nossa, pelo amor de Deus, estaria perdido sem minha faculdade, minha faculdade tem parceria com microsoft, cisco, sun entre outras diversas no mercado. Graças a minha faculdade estou fazendo certificação CCNA da cisco de graça o que é um curso extremamente caro e é EXTREMAMENTE valorizado, assim que concluir, vou tirar certificações microsoft IT academy e fazer pelo menos metade dos cursos JAVA da sun.

    Sou de São Paulo, não tenho conhecimento pra saber como está nos demais estados e cidades, mas pelo menos aqui não esta concorridissimo nessa área, empresas que pagam mal e não valorizam o profissional ou o estagiário tem em todo o lugar, mas está dando até pra escolher o emprego se você tiver um diferencial, estou no 4 semestre de sistemas de informação na FAAP. De acordo que não é barato, li também "faculdades no primeiro ano não dão bolsa, desconto, nada". Eu consegui Bolsa de 40% é uma grande ajuda. Tenho um amigo que faz o mesmo curso no mackenzie e conseguiu 35% de desconto no primeiro ano também.

    Certificações SÃO SIM, importantes.

    e eu recomendo se você não tiver dinheiro inicialmente para adquirir treinamento e certificação cisco, sun, microsoft, oracle, etc... tente cursos de escolas como Senai, Senac e até impacta que é um pouco mais caro mas não exorbitante. É muita leviandade falar que certificações não valem nada, não só valem como valem muito.

    Sem mais.


3/10/07, 00:07:33: Flavio - IP : 201.93.2****
    Novamente de novo, vi alguns textos postados neste forum falando dos baixos valores que recebemos (AVILTANTES). Vamos analisar friamente a coisa. Note que a queda de ensino é na verdade é proposital (junto com a proliferação das faculdades Tabajaras/pizzarias). O Objetivo é formar pessoas com pouca qualificação e assim, o mercado pagar menos e nivelar todos por baixo. Na verdade, existe uma conivencia entre faculdades Tabajaras, MEC e consultorias para este estado de coisas. A situação é triste (na minha opinião, sem solução).

2/10/07, 23:55:01: Flavio - IP : 201.93.2****
    Novamente, por causa da inversão de valores, é da queda do ensino, a tal certificação passou a ser a coisa mais importante. Então vamos nos casos praticos onde a certificação nao serve de coisa nenhuma. .Desenvolvimento de compiladores/ Interpretadores.(ja tive que fazer tal coisa) sera que a Microsft qualquer outra tem certificação para isto? .Desenvolvimento de devices como um reconhecedor de impressão digital, para fazer isto tive que conhecer:desenvolvimento de dlls, desenvolvimento de drivers a fundo, mecanismo de sincronização de processos no SO Windos, threads, etc. Pergunta: Qual certificação Microsoft da este tipo de conhecimento? Conheci um cara, que era certificado em Redes pela Microsft e nem sabia onde no registry configurar os parametros da janela de recepção e transamissão do stack do tcp/ip (acho que nem sabia o que era janela de transmissão e recepção). A maioria das certificações são sobre produtos, produtos são implementações de conceitos assim, o mais importante é conhecer bem os conceitos.

2/10/07, 14:19:26: Joe - IP : 200.198.7****
    Não jonas, em SP mesmo...para ser terceiro em um banco multinacional espanhol, muito rico por sinal.

2/10/07, 13:18:32: marcelo - IP : 201.91.6****
    Caros amigos, Infelizmente a area de informatica virou area apoio, como POrtaria, Limpeza ou Seguranca, areas que o administrador de empresas que nao sabe nada de informatica julga passiveis de terceirizar, e hoje nos profissionais que s'ao obrigados a fazer faculdade, investir no minimo 12.000 (curso 02 anos s/ certificacao em faculdades tabajaras) somos surpreendidos com consultorias de oferecem ao administrador possibilidades de lucro cortes despesas ilimitadas, e vem ao mercado colocar anuncios de emprego como ( analista suporte junior c/ conhecimento Pleno c/ inumeras certificacoes e ingles 1500 PJ) , este absurdos sao vistos todos os dias neste site e olha que o profissional informatica perdeu ate diginidade, pois nem trabalho com direitos lhe e oferecido ,somente deveres, infelizmente area esta fundo do poco nao hoje, mas jã muito ha muito tempo ,felizmente eu que estou na area desde 1998 trabalho num banco que contrata clt, pode nao valorizar os profissionais da area,mas pelo menos nao os humilha , neste mesmo banco que eu trabalho ,menores aprendizes sao contratados para ensinar idiotas a usarem a caixa eletronico ganhando 1000,00 c/ beneficios ,trabalhando 06 horas por dia, 05 dias por semana.

2/10/07, 13:08:20: Lucia - IP : 201.81.19****
    Ajuda e muito, tem algumas empresas que so contratam com algum tipo de certificação da microsoft, mas tem muitas empresas que contratam o profissional apenas com a experiencia que ele adquiriu ou seja é melhor pensar muito antes de fazer uma conta que pode esperar um pouco.

2/10/07, 13:06:20: marcelo marceloo_com@yahoo.com.br - IP : 201.91.6****
    Meus amigos, quero complementar e compartilhar com voces a minha repulsa pela area informatica, e olha que eu estou na area desde 1997 , e nunca vi tamanha coisa como nos dias de hoje, analista suporte junior sendo exigido c/ conhecimento pleno para ganhar 1500,00 pj, gracas a deus entrei bem na area num banco que se nao valoriza a area informatica pelo menos nao paga estes ridiculos salarios que esta consultoria fachada impoe

2/10/07, 12:08:40: Jonas - IP : 201.66.196****
    Onde? No sul do país...

2/10/07, 10:58:56: Joe - IP : 200.198.7****
    Quando comecei em 97/98 também comecei como estágiario. Só no papel, pq trabalhava tanto quanto os profissionais com mais bagagem do que eu. Ganhava R$ 5,00 a hora e a consultoria me vendia por R$ 80,00 como recurso jr. Viram o lucro?

    Não é a toa que as empresas querem contratar estagiários. Imaginem no caso um estágiario com certificação. Vão vender por R$ 100,00 a hora e vão repassar R$ 10,00 a hora para o infeliz. Aí quando a pessoa fala um não para a proposta as equipes de rh/consultorias ficam falando que está dificil encontrar pessoas.

    Essa semana recebi uma proposta para trabalhar com oracle, onde um requisito desejavel era certificação. Me ofereceram o valor rídiculo de R$ 2500,00 PJ e hora fechada. Pelo amor de deus...Onde vão encontrar profissionais por esse valor?


2/10/07, 10:51:54: Joe - IP : 200.198.7****
    Realmente o que o Luiz disse é verdade.

    Encontrar uma faculdade boa por menos de R$ 600,00 é impossível. Ainda mais nos primeiros anos que a faculdade não dá bolsa, não dá desconto, não dá nada.

    Essa semana recebi um email com valores de certificações. Vejam só:

    MCITP - Database Administrator 12 x de R$ 229,00 MCITP - Business Intelligence Developer 12 x de R$ 215,00 MCP - Especializado em SQL Server 12 x de R$ 164,00

    MCP - Especializado em desenv. MS.NET 12 x de R$ 190,00 MCDBA - MS Certified Database Administrator 12 x de R$ 316,00 MCSA - MS Certified Systems Administrator 12 x de R$ 316,00 MCAD - MS Certified Application Developer 12 x de R$ 358,00

    MCSD - Microsoft Certified Solution Developer 12 x de R$ 488,00 MCSE - Microsoft Certified Systems Engineer 12 x de R$ 501,00

    Imagine uma bolsa no valor de R$ 700,00...Onde e como a pessoa vai fazer esse curso? Nunca.

    Certificação é só uma desculpa para as consultorias cobrarem mais pelos serviços com o marketing "Todos nossos profissionais são certificados bla bla bla", onde cobram um valor e não te repassam nem 1/4, as vezes, nem 1/5 desse valor.


2/10/07, 10:27:48: Luiz llorres@yahoo.com.br - IP : 201.28.1****
    O grande problema é que o mercado quer pessoas altamente capacitadas e ainda querem pagar pouco por isso!

    Imaginem uma pessoa que ganha em torno de R$700,00(estagiario) que tem que pagar a faculdade(R$600,00) e ainda tem que arrumar R$ para tirar as tais certificações que o colega diz.

    Fica dificil.

    Abraço a todos

    Luiz


2/10/07, 10:21:41: David - IP : 201.28.1****
    Sinceramente eu penso muito em tirar uma certificação para área de banco de dados, pois o ensino que tenho na faculdade é desanimador e a empresa onde trabalho não me dá nenhum incentivo para trabalhar nela, se eu ficar acomodado vou ser engolido pelo mercado...

2/10/07, 10:08:42: Gamaliel Neto gamaliel.neto@lark.com.br - IP : 200.230.3****
    A respeito dos comentários dos colegas e opiniões contrárias, volto a afirmar que é importante para a recolocação ou o primeiro emprego na área alguma certificação ou treinamento específico. Mesmo sendo Estagiário a opção de buscar esta área(TI)foi e é opção de cada um, portanto tem que estar preparado. Claro que o estagiário vai aprender, o nome já diz tudo (estagiário=tirocínio)=(aprendizado;exercício;prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas).Desde que coloquei a vaga por aqui, tenho recebi CV de pessoas que estão preparadas, mesmo sendo estagiários. Só colocando para esclarecer a algumas pessoas, não sou empresário e não tenho ações na Microsoft. Mais possuo certificações as quais não são poucas, todas conseguidas com minhas próprias forças, nunca pedi para empresa nenhuma bancar certificações para mim, ao contrário, eu faço questão de eu mesmo pagar. Por outro lado, gosto de investir nos meus funcionários, concedendo treinamentos específicos em software, voltados para o negócio da empresa onde gerencio, dou perspectivas de crescimento para meu time, e não ficar na mesma como outros, sem chances de crescer profissionalmente. Acredito que possoas contrárias as idéias inovadoras são aquelas que têem medo de mudanças, enão tem perspectivas de sua vida futura. Se alguém quiser comentar, sintam-se a vontade, afinal cada cabeça uma sentença, e seria terrível se todos fossem iguais. Estamos em um país livre e democrático, capitalista e que cuturalmente temos muito que aprender.

1/10/07, 20:03:56: MARCO - IP : 201.43.23****
    Daniel,

    Entenda que não é apenas o problema de insatisfação, mas o péssimo ambiente para empregos de TI na Brasil, onde uma empregada doméstica às vezes ganha mais que um analista de sisteams... se essa situação não te incomoda, ou você não é de TI, ou trabalha para se divertir - mas quem tem contas para pagar e família para sustentar não pensa como você. Em todo caso, boa sorte no seu trabalho, seja ele qual for. Um abraço, Marco


1/10/07, 14:15:26: George - IP : 57.67.1****
    Marcelo vc resumiu tudo...a propósito criei uma certificação para o seu comentário: QED em TI....rsrsrsrs

1/10/07, 11:16:01: Marcelo - IP : 201.95.96****
    Certificação não vale absolutamente nada, qualquer estagiario consegue certificação de qualquer coisa!

    Faculdade também não vale absolutamente nada em nosso país, cursos medíocres!

    Em nossa área, o que vale mesmo é QI, Experiência e Desempenho!


1/10/07, 08:38:30: Rafael - IP : 201.82.31****
    O problema maior, no processo de certificação, são altos custos. Entre cursos oficiais e provas, que beiram US$ 80,00 cada prova.

    A certificação para um estagiário é bobagem. Com certificação a pessoa no mínimo é contratada como junior.

    Infelizmente, não existe uma regra para um bom emprego. Os mais bem preparados conseguem as melhores oportunidades. Inglês, certificação, faculdade, experiência, QI,etc.

    Mas não somente os estagiários sofrem por falta de capacitação e qualificação, profissionais com X anos de mercado também. Cada um tem que cuidar da sua carreira, olhar sempre para o mercado, estar sempre atualizado, deixar a carreira nas mãos de uma empresa, seria uma certa ingenuidade por parte do profissional.


30/09/07, 22:22:03: Daniel - IP : 200.227.60****
    Ainda bem que não li este forum antes de escolher a profissão de TI e entrar na faculdade. É realmente desestimulante este forum, é verdade que existe muitas empresas ridículas que procuram estagiários com certificados, muitas vezes pra pagar uma bolsa de R$800,00, mas não é a regra e certamente essas empresas terão dificuldade pra contratar um estagiário com todo esse conhecimento, afinal se a pessoa tiver todo esse conhecimento certamente não é mais um estagiário. Também é verdade que a profissão não uma maravilha mas também não é todo esse horror que tanto se prega. Sinceramente acho que aqueles que não estão satisfeito deveriam procurar outra caisa pra fazer.

30/09/07, 11:41:28: Certificacao - IP : 201.81.18****
    Dei uma pesquisada rápida e muitas empresas dos EUA tem a certificacao(no caso JAVA) como diferencial.

29/09/07, 08:13:31: Flavio - IP : 201.27.18****
    Sobre o comentario de Paulo R. S Paulo , nao é área de Informatica que esta no fundo do poço, e sim o ensino na "terrinha" que esta no fundo do poço. Hoje em dia, para entrar numa faculdade de computação nem vestibular existe. Resultado de tudo isto, formção péssima. Na minha opinião, todo este estado de coisas é proposital, pois sabendo disto, as empresas irão pagar menos mesmo pois a qualificação obtida na "facu" é ruim. Como a qualificação é ruim então se usam de outros critérios como as tais certificações.

29/09/07, 07:47:44: Flavio - IP : 201.27.18****
    Faz algum tempo, ja coloquei as minhas observações sobre este negócio de certificações. Em resumo, é puro comércio. Como o nível do ensino, desde de o ensino médio até o superior no Brasil despencaram (excetuando as tops como USP, Unicamp, ITA, etc... e em algumas particulares) (sou professor Universitário com mestrado e tudo e sei o que estou falando) e com a crescente inversão de valores, as empresas optaram, erroneamente, por outros critérios de avaliação, daí,as certficações (aliás, que se tornaram mais importantes do que a formação em si) Novamente, no exterior, o que é exigido é formação sólida em computação, master degree, Phd. Vejam o que é exigido em termos de formação em uma IBM,ATT,etc.. raramente colocam certificações (o que seria ridiculo). Vejam exemplo abaixo, do que é exigido em uma posição da IBM

    Qualifications Desired Education/Experience: University degree in Computer Science, Engineering or related discipline 10+ years of software development experience Relevant Technical/Business Skills Required: Practical experience with 5+ years of advanced programming in the Java language Experience in writing real-time high performance software Experience in database programming, tuning, and optimization is a definite asset Experience developing on multiple platforms required Have built and maintained multithreaded applications and have a sound knowledge of software architectures and OOD Viram ? Onde esta a tal certificação? Eles irão escolher pela formação, Observe, que uma das coisas exigidas é experiencia em software de temmpo real (qual certificação dá este tipo de conhecimento ?).


28/09/07, 22:21:16: Anderson Sousa - IP : 201.83.223****
    Sei lá, me formei recentemente em Ciências da Computação e se tivesse alguma certificação estaria concorrendo a vagas com um salário bem maior, contudo, aprendi que certificações são realmente necessárias e quanto a curso superior, aqueles de dois anos está de bom tamanho, pois a graduação é o suficiente para chamar atenção dos selecionadores.

28/09/07, 21:28:03: Marco - IP : 201.42.210****
    Se todo mundo começar a pensar como o Sr. Gabriel Neto, em breve vamos ver ofertas de trabalho para PJ em Nova York a R$500, para profissional com 10 anos de exepriência, hehehhe. Se me permitem, a certificação é parte do processo de aprendizado, que é constante! Esta certificação pode ou não ajudar, dependendo da empresa para a qual você se candidata.. Só não tolero a tentativa de escravidão descarada de alguns..

28/09/07, 19:31:56: Rafael Santos rafaelanalise@bol.com.br - IP : 200.233.58****
    Acho que as empresas deveriam dar mais oportunidades para aqueles que estão começando sua carreira profissional, mas não e isto o que importa o que importa e contratar um profissional com qualificação para ser efetivo para ser estagiário e pagar menos tirando das pessoas que estão começando a oportunidade de ganhar experiência, e de entrar no mercado de trabalho.

28/09/07, 13:06:23: Paulo R. S - IP : 201.3.24****
    Realmente fiquei surpreso com os comentários do Gamaliel Neto. Curso superior e certificação para ser contratado como ESTAGIÁRIO. As empresas exigem conhecimentos absurdos, certificações, fluência em outros idiomas e quanto aos salários; PÉSSIMOS. Creio que nós, profissionais da área, ao invés de investir nossas economias em certificações e outros cursos na área, devemos investir em outras áreas ou atividades, afim de mudarmos de área profissional pois a área de Informática chegou ao fundo do poço.

28/09/07, 12:10:35: Joe - IP : 200.198.7****
    Como o Astrogildo comentou, algumas linguagens morrem entre 2 e 3 anos. Comparem com .Net. Você paga para fazer os exames para a versão 2.0. Tiro a certificação e depois de 2 anos a M$ lança o VS2008. Resumindo, vão começar a pedir certificação nova a cada 2 anos...

    Gamaliel Neto, a piada foi realmente muito boa hehehehe


28/09/07, 11:39:50: Jaurne - IP : 64.62.13****
    Gamaliel Neto, Você é mesmo um Humorista...

    Estagiarios..., Cerificação, "Os primeiros que chegaram se PREENCHEREM OS REQUISITOS e forem ACHADOS dentro do perfil" Você é Empresario né ? Não pode ser da área de TI...

    Abraços


28/09/07, 11:28:44: Astrogildo - IP : 200.168.277****
    Para complementar: Exigir certificação e experiência de estagiários é um absurdo, tudo bem que o mercado esta concorrido, mas isto já é exploração.

    Espero que as mudanças na lei de estágio, que estão em discussão, sejam suficientes para acabar com a ganância de algumas empresas.


28/09/07, 11:19:10: Astrogildo - IP : 200.168.277****
    Cobol e Assembler eram as duas únicas linguagens no passado, com 3 anos de trabalho já era possível ter um bom domínio delas. Atualmente a quantidade de ferramentas é muito maior, existem linguagens que nascem e morrem num prazo de 3 anos.

    O que acaba acontecendo é que os profissionais de informática não conseguem mais dominar todas as ferramentas com profundidade. Por outro lado o mercado esta muito competitivo, o que leva alguns a darem uma turbinada no curriculum.

    Neste contexto, agravado pela terceirização e rotatividade das pessoas, a certificação serve como mais um parametro, para ter certeza de que o profissional tem o domínio necessário na ferramenta desejada. Os projetos atualmente são curtos, descobrir no meio do processo que houve uma falha na seleção e o profissional não possui domínio na ferramenta pode ser fatal.

    Concluindo, a certificação não é a mãe de todas as soluções, mas serve como mais um filtro, mesmo que não seja o ideal, para que as empresas validem o conhecimento técnico e reduzam a margem de contratações erradas.


27/09/07, 22:45:48: Peres - IP : 201.1.187****
    Certificação é apenas uma complementação de uma carreira bem estruturada, com formação, inglês, experiência e tal. Se ta no início da carreira a certificação não serve pra nada, porque não está amparada por conhecimento acadêmico e experiência prática.

    Aliás, já faz um tempo que não vejo mais ninguém pedindo certificação de nada. Acho que o pessoal está se tocando que isso é puro marqueting.


27/09/07, 21:08:19: Leandro - IP : 206.228.22****
    27/09/07, 17:55:42: Gamaliel Neto gamaliel.neto@lark.com.br - IP : 200.230.3****

    Você só pode estar brincando...exigir certificação de estagiário, aí é demais. Porque você não contrata um estagiário para aprender (esse é o conceito), dá cursos (quem sabe até pagar a prova de certificação) e efetiva esta mesma pessoa ?


27/09/07, 20:42:25: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    A/C 27/09/07, 17:55:42: Gamaliel Neto gamaliel.neto@lark.com.br - IP : 200.230.3****

    Hhahaha !!! MCP ... tudo é vendas.... faz assim pergunta para o Bill Gates como vai as ações Microsoft ....o cara nem tem nível superior, alias começou a estudar Matematica em Harvard University e depois acabou se formando em Direito.... cara esperto mesmo....

    Certificação MCP qualquer Coisa.... Certificação SUN qualquer coisa.... vamos vender a APINFO também , apinfo certificação qualquer coisa....


27/09/07, 18:37:58: Jaurne - IP : 64.62.13****
    Será que vc não esta querendo muito por muito pouco ? Pense ! Abraços

27/09/07, 17:55:42: Gamaliel Neto gamaliel.neto@lark.com.br - IP : 200.230.3****
    Eu acredito que toda certificação é importante e fundamental. Dependendo em que área de TI você for atuar, é altamente recomendável buscar a certificação própria, melhor dizer que garante um melhor posicionamento da pessoa perante os outros candidatos. No momento procuro estagiário de nível superior, duas pessoas para o TI da empresa, e não consigo achar ninguém que tenha se quer, um MCP, uma certificação em rede. Está difícil mesmo. Digam-se agora, vale a pena ou não. Os primeiros que chegaram se preencherem os requisitos e forem achados dentro do perfil eu contrato. Para quem não tem certificação, boa sorte, ou procure tirar.

27/09/07, 17:24:37: JB - IP : 200.148.107****
    Marcio Duram, só faltou uma coisa no seu comentário... Que varias dessas exigências são para alavancar a venda de cursos preparatórios que, muitas das próprias consultorias, vendem. Pois quem esta realmente no mercado sabe, que muito se pede POUCO se usa e MUITO se improvisa em função do lucro fácil. Pessoal... troquem o modismo por raciocínio e não sejam usados por outros interesses.

    Abraços e sucesso a todos.


27/09/07, 17:18:44: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    A/C 27/09/07, 16:17:10: Leandro leandromfarias@gmail.com - IP : 200.169.121****

    Fui uma ocasião fazer entrevista, eu que não tenho certificação mais duas ou três pessoas com certificação Sun Microsystems.

    Na hora de tratar sobre o projeto em si, sinceramente não deu nem graça engraçado quando então você tenta aprofundar mesmo o assunto sobre JCA ou J2EE ai piorou de vez. Relaxa certificação é para treino, e só.Tem que fazer vários projetos de vários cenários assim ir dominando as implementações dessas arquiteturas diferentes então você se sobre sai de qualquer situação.Seja auto-ditada e busque sim você ir se projetando. Sun qualquer coisa, IBM qualquer coisa, Novell qualquer coisa tudo venda Cisco qualquer coisa.....hhhahaha pura marmelada .....perca tempo sim aprendendo Idiomas isso é investimento sério.


27/09/07, 16:17:10: Leandro leandromfarias@gmail.com - IP : 200.169.121****
    Experiência conta muito, porém a certificação é necessária, como todos disseram... as Empresas olham seu currículo pelos cursos...

    Quem vai te contratar? não são as empresas? o que elas querem? certificação?

    então é isso que teremos que ter para competir a vaga.


27/09/07, 11:26:48: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    Prometric é puro Marketing afirmo isso com toda a tranquilidade, mesmo porque as normas e condições e Test nada tem haver com que você, pode intitular alguém que já vem de vários projetos. Profissional de Tecnologia da Informação uso tudos os recuros , tanto de rede, arquitetura, qualidade, gerencia o que for, essas composição de difentes recursos o vão lapida-lo para atingir sua visão como profissional. O resto é pura mermelada, Sun qualquer coisa, Nove qualquer coisa, IBM qualquer coisa é tudo venda.

27/09/07, 00:28:56: José Rodrigo - IP : 201.86.151****
    Certificação é bom, mas experiêcia é melhor, eu não entendo por que pessoas com 10 anos de experiência não fazem a prova e se certificão. Já ouvir falar de DBA que fez a certificação OCP em dois dias sem estudar para as provas, o cara fez duas provas por dia, ele tinha experiência e realmente sabia. Certificação da prometric não são propaganda, a prometric é reconhecida em todo o mundo, vale a pena uma visita ao www.dice.com para ver a diferença entre o nivél de exigência no Brasil e nos EUA.

26/09/07, 20:01:08: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    "Mais vale o projeto que você participou do que qualquer que seja a Certificação"

    Principalmente essas certificações expedidas pela prometric não passa de mera publicidades.

    Marcio Duran Ciêntista da Computação


26/09/07, 15:41:27: Valdomiro - IP : 200.156.365****
    O mercado esta muito concorrido, principalmente para quem inicia na área, uma certificação pode ser um diferencial bem importante. Quem quer entrar na área deve entender que ela exige bastante em termos de conhecimentos e atualização. PRECISA GOSTAR MUITO DE ESTUDAR.

    Aqueles que não percebem isto dizem : ter diploma do nível superior não é necessário, certificação é besteira, inglês só americano precisa falar, emprego na área de informática só com QI e por ai vai. No fundo este pessoal fica procurando jogar nos outros a culpa pelos seus fracassos.

    Ter sucesso em TI, exige muito esforço, em outras áreas pode exigir mais ou menos, mas nunca é fácil, até o pipoqueiro que ganha 3 mil por mês tem que ter a sua qualidade e esta sujeito a concorrência.


26/09/07, 15:13:25: Joe - IP : 200.198.7****
    Infelizmente as consultorias exploram muito os profissionais exigindo mil e uma tecnologias, e no fim oferecem uma merreca. Eles não entendem que quanto mais a pessoa tiver conhecimento, mais cara ela será. Hoje não tenho certificação, mas não fico atrás de ninguem que tenha. Tenho quase 10 anos de experiencia, onde trabalho profissionalmente desde a versão beta do .net 1.0, isso em 2001. Aí me chega um carinha que fez uns cursinhos nas Solutions da vida, tirou a certificação e depois chega querendo botar a banca no projeto. Fazendo tudo do jeito dos labs do material. O pior, é o que o cara entra ganhando mais.

    A certificação é legal. Um plus no CV. Mas o QI é o que pega. Saber ser um bom marketeiro também ajuda.


26/09/07, 13:25:00: Jaurne - IP : 64.62.13****

    Pronto, Pode Fechar o Tópico ! O Nosso Amigo, Anderson, Completou com muita propriedade o que os Nossos Amigos , Marcelo (Para as consultorias e muito bom, pagar como junior e vender como sênior!! E a melhor coisa para eles!! ) e Luis Palma (O importante é ter QI... quem indica... porque eu vejo cada nego meia-boca por ae... pelamordedeus... ter certificação, não ter... dá na mesma... isso mesmo em empresas grandes). Parabéns... *** A Diferença no Brasil entre o Otimista e o pessimista é que o Pessimista está mais bem Informado..., o otimista é o que não entendeu direito as "coisas"... *** Abraços


26/09/07, 13:19:02: Marco - IP : 200.142.200****
    Esqueci de dizer que a oferta que mencionei é para NOVA YORK !!!!

26/09/07, 13:17:54: Marco - IP : 200.142.200****
    Depois dos comentarios abaixo, não sei mais o que vale, só sei que certificações são importantes por toda a vida do profissional. Por favor vejam a que ponto chegamos!

    "Contratação Efetiva, Cooperado ou PJ R$ 4.200,00 + Benefícios Enviar CV SOMENTE PROFISSIONAIS COM INGLES FLUENTE E EXPERIENCIA" -

    ISSO É UM CLARO EXMPLO DE EXPLORAÇÃO!!!

    Abraço a todos, Marco


26/09/07, 08:26:02: Anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    Certificação é útil. Mas o fundamental é vivência técnica. Infelizmente a a maioria das empresas só ser norteiam pela primeira (Certificação) em função do grande número de "PICARETAS" e "FUÇADORES", e principalmente pela falta de regulamentação da nossa áreas. As empresas tentam criar dis- positivos dos mais variados para separar o joio do trigo, infelizmente, estão sendo incompetentes neste quesito. Se uma empresa que contrata ges- tores de carreira, com MBA em gestão de pessoas, etc etc etc tem dificul- dades em identificar os verdadeiros talentos, imagine então as consultorias? Daí elas apelam para as certificações, que muitas vezes pro- vam apenas a sua capacidade de assimilação e memorização momentânea.

    Abraços

    Anderson


26/09/07, 01:13:16: Cristiano J. S. - IP : 201.92.2****
    Ajuda em relação a preferências que são dadas para este tipo de qualificação adquirida. Lógico que experiência se consegue na prática, então, como todo o profissional, tem também que buscar adquiri tão requisito. Acredito que uma certificação, alinhada a um curso superior, contribuem muito para a conquista de uma boa re-colocação no mercado de T.I.

    Abraços a todos os colegas, e boa sorte.

    Cristiano Joaquim


25/09/07, 10:35:23: Joe - IP : 200.198.7****
    É bom, mas acima de tudo a pessoa tem que ser humilde. Conhcei pessoas que não tinham conhecimento em informatica, fizeram o curso, decoreba e tiraram a certificação. Quando chegava na empresa eram uns malas e não sabiam fazer nada...Certificação é bom, mas não vale ficar só na teoria!

25/09/07, 09:39:04: Marcelo - IP : 200.142.1****
    O Eberton disse tudo, ele era um tipo de profissional e agora e PJ e ganha bem!!(nao sei o quenato e bem para ele), mas veja se vc quiser ser um bom profissional e trabalhar como PJ para uma empresa de TI, este e o caminho, agora para ser dono de um negocio a Certificacao em alguns casos nao e tao necessaria , a nao ser em projetos grandes, mas ai contrata um PJ com certificacao e inlges fluente !!! ;)

24/09/07, 22:55:26: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    É importante ter em mente, a certificação é um atestado de prática porém isso não é um dominio sobre o entendimento de um projeto. A pergunta sobre Obter uma Certificação no Inicio da Carreira é algo vantageoso,porém tem suas duas versões. Na primeira versão é como você tira-se uma carteira de habilitação mas nunca dirigiu um carro. Outra versão é um convite ao canditado ter uma oportunidade em sua carreira porém nas especificação que o mercado coloca-se hoje projeta-se à um profissional que vai ter quer ser muito versátil e rápido, em seus argumentos técnicos. Em todo o caso a certificação é apenas uma soma, o profissional só se projeta mesmo de forma colaborativa em vista de mentory e oportunidade em projetos que for embarcar.

24/09/07, 15:31:35: Jose Mario contato@josemario.com - IP : 200.228.10****
    Sim, hoje a concorrencia está muito alta, e apenas uma faculdade não basta para se destacar dentre tantos profissionais qualificados. A Certificação é o pontapé inicial, visto que uma graduação leva 3 a 5 anos, a certificação é a melhor opção para entrar no mercado.

24/09/07, 14:33:28: Leonardo - IP : 200.223.246****
    Acho interessante. Sou graduado e agora estou investindo em certificações. MCSA, CCNA e LPI. O difícil é custear essas certificações.

24/09/07, 13:02:17: Eberton - IP : 200.206.167****
    Sou prova disso. Deixei a faculdade em 2002 e fiz a Certificação MCAD.NET. Foi muito bom pq ajudou a dar um gás na minha carreira. Hoje trabalho como PJ e ganho bem, graças a Deus e a muita luta. O problema de certificação é que você tem que se atualizar constantemente. Mas, quem tá na chuva é pra se molhar, tem que ir à luta!!!

24/09/07, 11:25:31: Marcelo - IP : 200.142.1****
    Para as consultorias e muito bom, pagar como junior e vender como senior!! E a melhor coisa para eles!!

24/09/07, 09:47:03: The Secret - IP : 201.6.23****
    O importante é ter QI. Quem tem tá feito.

24/09/07, 08:11:10: Henrique Silva hjss.bh@terra.com.br - IP : 200.150.3****
    Acredito que obter certificações também seja interessante para um profissional inexperiente, isto porque ele terá condições de aprimorar conhecimentos específicos e ter uma curva de aprendizado mais agressiva do que se for aprender fazendo. Para profissionais mais experientes torna-se mais fácil e também acredito ser importante em termos de reciclagem. Porém ter uma certificação não prova nada, pois há no mercado pessoas que se tornaram experts em fazer exames de certificação e serem aprovados de primeira. A experiência aliada a certificações tormam-se grandes fatores na escolha de um profissional.

22/09/07, 20:47:27: Marcio Duran - IP : 201.52.40****
    Um lado bom você aprende rapido a tirar erros de codificação já lhe garante indiretamente cargo de Tester, por outro lado não vai lhe garantir que será um ótimo desenvolvedor, nisso exige oportunidade de projeto. Então vale apena no quesito Tester Java.

22/09/07, 12:45:23: Luis Palma - IP : 200.178.92****
    O importante é ter QI... quem indica... porque eu vejo cada nego meia-boca por ae... pelamordedeus... ter certificação, não ter... dá na mesma... isso mesmo em empresas grandes.

22/09/07, 12:17:37: Renan - IP : 201.68.17****
    Vale sim, sou prova viva disto. Trabalhava com ASP a 7 meses, mas odiava e queria trabalhar com Java por uma série de razões (uma delas é o conhecimento médio dos programadores), e não conseguia mudar, pois não havia experiência profissional com Java. Solução: Tirar uma certificação, foi o que fiz.. Após isso, não demorou para ser ser chamado para uma vaga com Java e reiniciei minha carreira em outra linguagem.

22/09/07, 11:17:43: Marcos - IP : 200.132.269****
    Vale sim, pois o ensino das faculdades esta desatualizado em relação ao mercado. A certificação acaba sendo uma forma de suprir a deficiência do ensino superior e ajuda bastante, a quem não tem experiência, entrar na área de TI. O problema é bancar estes cursos, junto com a faculdade, ou logo depois de formado, quando o salário ainda é pequeno.

22/09/07, 11:14:27: Wagner Luis wagner@wagnerluis.com - IP : 201.89.215****
    Olá! Particularmente eu acho interessantíssimo investir em Certificações, mas acho que a graduação, antes é fundamental, juntamente com uma especialização.


Anteriores:

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?