APinfo - Forum


Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?


Foruns anteriores



14/11/08, 18:52:56: Tinho - IP : 201.42.128****
    Todas estas reclamações não serão resolvidas com a regulamentação da área de TI. Mas poderemos unidos oferecer uma resistência maior a nossa exploração, como os Advogados, Administradores, Médicos, etc.

14/11/08, 17:14:34: Carlos Wagner - IP : 200.157.8****
    Acho que a crise pode abrir de novo as oportunidades para serviços e softwares criados e comercializados no mercado interno. Tudo que envolve diretamente o câmbio USD como projetos offshore, softwares importados, empresas nacionais com negócios internacionais, tendem a ser mais afetados.

    Deixar de usar IT as empresas não vão. O tipo de demanda pode se modificar, mas não diminuir.

    Abraço.


14/11/08, 15:32:02: Renan - IP : 200.207.40****
    Sobre o comentário abaixo, não quero criticá-lo, apenas gostaria de lembrar que nós, universitários estamos no início de nossos aprendizados, e vejo que a necessidade de experiência é muito grande no mercado, mas talvez não seria o caso da empresa abrir oportunidades ao graduando ou recém formado que busca uma oportunidade para mostrar seu potencial? O profissional sem experiência existe... mas também existem pessoas com grande capacidade de assimilar conhecimentos.

14/11/08, 07:51:27: Vinícius O. E. - IP : 201.13.38****
    Um bom exemplo da crise é uma empresa especializada em consultoria (não vou revelar o nome, mas é uma empresa cujo nome tem 3 letras e sua primeira letra começa com D) que acabou de ter seu contrato reincidido pela IBM porque estava sonegando impostos (descontava vários benefícios dos funcionários como o FGTS, mas não depositava em suas contas na Caixa, por exemplo), não paga funcionários desde de Setembro e ainda por cima está obrigadndo a todos a assinar uma carta de demissão como se eles tivessem saido no fim de Setembro para que ela não seja obrigada a pagar os salários atrasados. São mais de 300 pessoas apenas em Hortolândia com este problema. (Detalhe: eu não sou uma dessas pessoas, só estou sensibilizado com este problema horrível e horrorizado com a falta de caráter da empresa).

    Enfim, não tenho certeza exatamente se tal empresa foi afetada pela crise mundial ou se é pura falta de caráter, mas é muito coincidência tudo isso acontecer não apenas aqui em Hortolândia, mas em vários outros lugares e clientes que esta empresa tem no mesmo tempo que a crise estourou.


13/11/08, 19:44:52: Alexandre xandy.g@gmail.com.br - IP : 189.19.247****
    Infelizmente hoje em dia as faculdades estão despejando no mercado profissionais despreparados. Temos 3 vagas na empresa, sendo 1 para desenvolvedor, 2 para help-desk (software erp), só conseguimos preencher 1 vaga para help-desk.

    Dos 10 programadores cujo CV encaixavam-se no perfil, NENHUM conseguiu fazer o teste de programação. Todos eram programadores iniciantes, com menos de 2 (dois) anos de experiência... Eu costumo dizer que a taxa de desemprego está alta não porque as empresas não estão contratando, mas sim por não existir profissional qualificado.

    Estamos impossibilitados de pegar novos projetos por falta de profissional para executar... A crise existe, mas não é para todos... apenas para aqueles que não souberam agir no momento certo.

    Abraço a todos.


13/11/08, 18:59:06: Leo - IP : 201.17.124****
    Sobre as reclamações que andam escrevendo no site sobre a área de TI.

    Pessoal, o mercado de trabalho que vocês estão enxergando não é somente o que existe por aí.

    Ex. Amigo meu recém-formado tirou certificação java em SCJP apenas, com 1,5 anos de experiência entrou em uma consultoria com salário 5,000 CLT mais pacote de benefícios com 2 PLs por ano.

    Analistas de Sistemas Plenos (Desenvolvedores) com 3 a 5 anos de experiência conseguem facilmente empregos com no mínimo 4.000 CLT, e dependendo do poder de negociação da pessoa, pode conseguir chegar a 5.500 CLT mais benefícios.

    Analistas de Sistemas Seniors, mais de 5 anos de exp. conseguem negociando bem salarios entre 5.500 e 8.000 CLT.

    Este e o cenário que eu vejo atualmente nas grandes cidades e em cidades não tao grandes assim (acima de 1 milhao de habitantes).

    O que percebo é que existem pessoas na faculdade ou recém formadas que olham estas propostas de emprego que circulam na internet e aceitam tais propostas e acham que no mercado só tem isso. Gente ganhar 2500 é só no inicio e as vezes nem no inicio conforme caso citado acima, dependem de tempo e de habilidades de negociação. Façam networking, invistam em procurar um bom emprego.


13/11/08, 18:48:18: Leo - IP : 201.17.124****
    Bem pessoal,

    As empresas de consultoria em gestão de negócios e TI que atuam no mercado brasileiro já estão perdendo dinheiro com a crise: "Fiquei sabendo de consultorias que perderam otimos negócios com a Vale e com a Petrobras" devido as medidas anti-crise que estas empresas estão tomando.

    Entendo que o cenário vai piorar sim no mercado global e para nós brasileiro, inclusive com a falta de novas contratações e demissões por conta de projetos que não estão saindo da gaveta.

    Projetos engavetados podem diminuir a demanda pela TI, porém acredito que um mercado globalizado que é atualmente impulsionado fortemente pela TI tem força para conseguir suportar esta crise.

    Temos que levar em consideração é que estão faltando profissionais, esta crise poderia até balancear a oferta e demanda por profissionais.

    Claro que a crise será ruim pra todos nós tendo em vista que quanto mais vagas, mais podemos conseguir bons salarios e mais rápidas promoções.


10/11/08, 12:30:09: Marcos Yonamine marcos.yonamine@gmail.com - IP : 200.144.27****
    Trabalho na area de TI desde 1989. Sempre com desenvolvimento Crises vem e vao,profissionais realmente bons que entregam,nunca estao sem trabalho...Só que é uma área ingrata, é preciso se atualizar constantemente. No momento sou o arquiteto de SOA de uma consultoria (faz 3 anos que estudo,mesmo, essa tal de SOA), e estou procurando faz 3 (tres) meses por oito profissionais de desenvolvimento j2ee e por 4(quatro) profissionais de integração usando SOA com IBM e não aparece nenhum (zero).

    Devo estar errando em alguma coisa.. Abs a todos...


10/11/08, 10:28:23: Hugo hugo_sts@yahoo.com.br - IP : 201.6.107****
    1º - o profissional é valorizado pela sua escassez no mercado. Por que professor ganha pouco? Porque tem muito. Por que consultor SAP ganha muito? Porque tem pouco. Não acredito que "moscas brancas" terão prejuízo, seja qual for a crise.

    2º - um grande desafio do profissional de IT é comprovar o retorno do investimento que a empresa faz. Pode ser investimento em projeto ou em você, tanto faz. Prove que o investimento causará impacto no negócio. Quem tiver essa habilidade de vendedor, terá vantagens.

    3º - vou aproveitar que ainda sou jovem, não tenho família para manter e que fiz um pé de meia: vou me demitir para viajar, estudar, conhecer o mundo, ficar 1 ano na Europa. Não me importo com essa crise econômica.


10/11/08, 10:06:20: Flávio - IP : 200.86.7****
    Trabalho com SAP a cerca de 8 anos e não posso reclamar, neste tempo todo fiquei poucos dias sem alocação e em algumas oportunidades já pude escolher entre duas ou tres propostas. Não creio que a crise vá afetar meus projetos.

    A visão pessimista que muitos colocam sobre a área de TI geralmente é apenas para assustar e fazer desistir quem esta começando, ou uma tentativa de generalizar uma frustração individual. Para estes, se o sucesso não foi alcançado o problema é da área e dos outros, nunca da propria pessoa.

    TI é uma área muito abrangente, tem muita gente que recebe menos de R$ 1.000 e tem muita gente que recebe mais de R$ 15.000. Quem esta na faixa mais baixa, vai encontrar pessoas em outras profissões que ganham mais, nestes casos, se não for possível evoluir em TI, o melhor realmente é mudar de área.


10/11/08, 09:10:44: Neilson Faria nfaria@unione.com - IP : 200.244.152****
    Bom dia a todos. Sou da área de CRM a alguns anos e, todas as crises que pude acompanhar ao londo desse tempo, só vieram pra alavancar as necessidades corporativas em atender bem e sempre seus clientes. É óbvio que há cortes e o gasto desnecessário é banido das organizações, mas as empresas, que "vêem" as crises como oportunidades de crescimento, tendem a explodir nesses períodos e geram inúmeras novas áreas de atuação. O próprio conceiro de CRM surgiu em meio a crise de 1989. Em suma, aqueles profissionais que pensam em mudar de área de atuação, ou agregar novas experiências na bagagem, devem ficar atentos nos próximos meses pois, as empresas, que são ou serão Top da próxima década, certamente já estão trabalhando em táticas para driblar a crise e sair na frente. Grande abraço!

9/11/08, 20:09:27: Rodigues - IP : 189.62.23****
    Concluindo...

    E pra completar ontem fui em um restaurante famoso que se encontra no shopping Center norte e conversando com o garçom descobri me o mesmo recebe em carteira 2.800,00 fora as gorjetas. Sei que não é um trabalho fácil, mas duvido que ele tenha que ficar horas na frente do computador estudando quase todos os dias.

    A oportunidade que vejo nessa crise, é sair da área de TI enquanto a tempo. Salvem-se quem puder!


9/11/08, 20:08:59: Rodrigues - IP : 189.62.23****
    Tenho 28 anos e estou na área de TI a 3 anos, decidi trabalhar na parte de infra-estrutura porque amo o que eu faço, realmente eu sinto prazer quando eu soluciono um problema ou finalizo um projeto com sucesso. Sempre que tenho um projeto novo ou um suporte a realizar no próximo dia, fico horas pesquisando na internet, mergulho em livros e monto ambientes virtuais em casa sem ganhar hora extra da empresa. Como eu era novo no ramo a empresa que ainda trabalho atualmente não me da “oportunidade” , ou seja, aumento, mas foi quando percebi que eu já estava “manjando” mais que meus colegas de trabalho devido minha dedicação e comprometimento, foi quando solicitei o tão sonhado reajuste, a principio foi aprovado, mas uma semana depois recebi a noticia de que foi cancelado devido a grande crise econômica e que a empresa estava passando, e o mais provável era corte de custos ao invés de aumentar. Hoje eu recebo 1400,00 e possuo os seguintes conhecimentos:

    Windows 2003 server – Avançado Windows 2008 server - Intermediário Exchange Server 2003 – Avançado Symantec Endpoint – Avançado Symantec Brigthmail gateway Roteamento avançado Isa Server – Avançado Vpn – Avançado Wireless - Avançado

    Certificações – MCP 2003 Symantec Endpoint Symantec Britghmail

    Confesso que já procurei novas oportunidades mas o salários oferecidos não fogem muito do que ganho atualmente. Estou completamente desiludido com a área, que toma tanto do meu tempo e me da tão pouco retorno que penso em mudar de área....


9/11/08, 14:38:16: Jonathan - IP : 200.225.15****
    Lendo os comentários, vi que existem profissionais que estão satisfeitos e outros que estão reclamando. Não acho que os reclamantes sejam "micreiros desatualizados" como alguns postaram aqui. A maioria tem boa formação, pois as boas empresas exigem no mínimo um bom curso técnico ou superior, senão nem passam na análise currícular, e o currículo vai para a lixeira ao som de risos do selecionador. Eu por exemplo, estou na estrada desde 1991, tenho curso superior em universidade tradicional, e alguns cursos de especialização na área. Trabalhei em grandes empresas sempre como clt, e me especializei na área de suporte e redes, que hoje está em baixa e paga mal, além de serem raras as oportunidades clt, regime de que não abro mão, pois só sinto segurança nele. Reparei também que o pessoal que está satisfeito está na área de desenvolvimento, que paga bem, mas em compensação são contratados para projetos de consultorias como PJ. Eu aconselho ao pessoal que está começando agora e que está bem para que façam seu pé de meia e não critiquem quem está insatisfeito com adjetivos como "desatualizado" e "preguiçoso" porquê a carreira em TI é curta, eu que estou com 35 anos que o diga, e lembro que AINDA NÃO INVENTARAM A MÁQUINA DO TEMPO para a volta aos "exuberantes 25 aninhos em uma bela empresa". Na década de 90, programação só era bem remunerada para quem trabalhava com MAINFRAME, ou seja, lembrem-se que o mercado de TI é dinâmico e a roda gira. Quanto a crise, vamos esperar o ano que vem, pois os efeitos piores ainda não surgiram.

    Boa sorte a todos.


9/11/08, 13:14:45: Airton airton_o_moreira@hotmail.com - IP : 201.42.220****
    O português também é muito importante para o profissional, mesmo que ele só escreva códigos de programação. Veja quantos erros nos comentários.

9/11/08, 10:02:34: Marcelo - IP : 201.69.86****
    O que estraga a area T.I não são somente os profissionais sem formação adequada, são também quantidade de pessimas empresas que nem sede social possuem direito, muitas dessas empresas são apenas mera intermediadoras de mão de obra terceirizada, muitas delas quando perdem profissionais nem os direitos trabalhistas pagam corretamente, isso explica as inumeras formas de contratação fraudulentas com p.j, clt flex, cooperada na area t.i, e uma verdadeira bagunça patrocinada por estas empresas, pois que empresario nao quer uma empresa de t.i lhe colocar profissionais com salarios parecidos com salarios de estivadores, pedreiros, motoristas de onibus, profissionais que nao tem nem ao menos 1 decima da formação ou responsabilidade de um profissionais t.i, concordo que os ndes prejudicados,são profissionais de t.i ,que são os responsaveis pela existencia dessas empresinhas de fachada, porque se elas nao existissem ou não tivessem como alocar profissionais desapareceriam do mercado

8/11/08, 19:09:48: Jônatas Carril jonatasmcarril@gmail.com - IP : 201.95.14****
    Quem estraga a área de TI são os micreiros, pessoas que não se interessam em estudar e se atualizar, e muitos aceitam trabalhar por miséria. Graças a Deus pra mim não tem faltado boas propostas. Quem não estuda nem se atualiza, vai ficar cada vez mais pra traz.

7/11/08, 15:39:33: WABAFET - IP : 200.206.208****
    Ahh desanimado mas e isso que vai acontecer viu1!! nao tem jeito por isso que sair da area e o melhor negocio eu pelo menos ja estou deixando para os outros , se deus quiser daqui um ano meu restaurante esta pronto para alimentar vcs e vcs me darem dinheiro enquanto RIO MUITOOOOOOOOOOO

7/11/08, 11:09:42: Desanimado - IP : 200.100.140****
    Concordo que devemos nos valorizar, não aceitar salário de estagiário e vale coxinha, não aceitar trabalhar sem vínculo em projetos de 21 dias e meio, não aceitar usar o próprio carro para atender filiais (como uma empresa de médio porte já me pediu), não aceitar trabalhar de segunda a segunda sem extras, no maldito banco de horas "ad eternum"...

    E tomara que as empresas não usem a TAL CRISE para solicitar aos já acumuladores das funções de "analistas de suporte + DBA´S + programadores + administradores de rede + digitadores" que trabalhem a noite na segurança da portaria da empresa, ameaçando com a célebre frase (q por sinal já ouvi de gerente) - TÁ CHEIO DE GENTE LÁ FORA QUERENDO SUA VAGA...


7/11/08, 10:09:49: Márcia - IP : 201.82.7****
    A crise será uma ótima oportunidade para mostrar para as empresas como TI pode ter um papel estratégico nos negócios, reduzindo custos e gerando mais lucros.

    Para atingir este objetivo é importante que o profissional conheça cada vez mais as necessidades do negócio e não apenas a tecnologia. Quem valoriza apenas a tecnologia, pela tecnologia, esta cada vez mais fora do mercado de trabalho.

    Imaginem por exemplo alguém de TI que migrou o sistema operacional das empresas para o Windows Vista. A empresa gastou em upgrades, compras de licenças, treinamento, problemas de compatibilidade e etc. O que ela recebeu em troca em termos financeiros ???

    Ainda tem muita gente em TI que quer trabalhar com as tecnologias mais modernas, sem ter a percepção do que isto ira agregar ao negócio.


6/11/08, 23:13:42: Marcus Vinicius mvgc_sp@yahoo.com.br - IP : 189.4.18****
    ...Quanto a crise econômica, em que trata este tópico, não afeta o budget que é previsto para o segmento de TI, pois é uma área estratégica nos varios pontos em que a tecnologia é empregada e seu orçamento é calculado e previsto com muita antecedência(sobretudo em médias e grandes empresas). O maior problema neste cenário de especulações são os boatos que sopram a crise. Rumores que desaceleram o crescimento econômico e estaguinam a empregabilidade tendo em vista que a crise já está em quarentena.

6/11/08, 16:23:47: Anderson. procdados@ig.com.br - IP : 200.234.101****
    Bom, eu gostaria de deixar minha opinião, gostaria de salientar que a área de tecnologia da informação em todas as suas áreas está sendo desvalorizada, so nas grandes metropoles que esta area esta sendo mais cara para os bolsos dos que pagam para nossos serviços.

    Dentro dessa crise eu se fosse lider da área de TI por algum motivo, criaria um movimento de valorização da área de TI, porque cada vez mais esta sendo desvalorizada e banalizada.

    Não sou nenhum expert e nem sou formado em nível superior, moro em são josé dos campos, sp, e sabe quanto estão pagando para um programador delphi que é a minha área, estão pagando na média de 800 reais mes, isso é uma vergonha para quem se forma e gasta muitos neurônios e tempo se aperfeiçoando.

    Por isso gostaria que essa crise service para os profissionais de TI terem mais "auto-estima" e "gritarem" por mais valorização da área.

    Pois sem os nossos sistemas de informação nada na bolsa de valores teria tanta proporção !


6/11/08, 15:46:08: Walter Torres - IP : 189.33.15****
    Boa tarde amigos. Fico muito triste de ver que a maioria das pessoas presentes nessa discussão estão tão amarguradas com a área de TI. A princípio acho que, como alguns mesmos já disseram, a crise ajudará a "enxugar o mercado", pois uma coisa que não podemos negar é que atualmente faltam pessoas que realmente trabalham com qualidade. Estou no mercado a 4 anos(moro em SP) e tenho um bom salário, não vejo essa dificuldade citadas nas mensagens. Pela minha conclusão, quem está reclamando tanto e porque não está na divisão correta da TI, ou permite que o explorem e PRECISAM estudar de verdade, se especializar, porque pelo menos aqui em SP capital, NUNCA vi nenhuma pessoa que trabalhe com qualidade ficar desempregado ou ganhando pouco. Sou Analista de sistemas e trabalho com projetos em Java, e falo que é raro passar uma semana sem receber uma proposta nova. Ao invés de trocar de área, porque não estudam de verdade? Java, SOA, módulos SAP... Tem muito dinheiro rolando aí, basta ter conciência e competência para conseguí-lo.

6/11/08, 15:01:33: Marcus - IP : 200.210.19****
    6/11/08, 08:12:51: Leonardo - IP : 200.219.1**** Faço das palavras do Leonardo as minhas. O fato é que não se ve regulamentação que resguarde os interesses da categoria.

6/11/08, 12:49:13: Marcelo II - IP : 200.206.208****
    Vi agora pouco no jornal da globo de manha um cara que faz servicos gerais , e se autodenomina marido de aluguel, vem com caminhonete etc tudo so para fazer serviso gerais em casa, ee disse que cobra 60 reais hora, ara eu cobro menos que ele!!sou dba e so vem servico de 45 a 50 reais hora para mim!! e de dar risada!!

6/11/08, 12:06:39: Pode ser - IP : 189.21.102****
    Infelizmente, sinto que passamos por um período ruim.Trabalho com suporte ao sistema gerencial em uma empresa há 3,5 anos.Agora pelo fato de ter trabalhado a bastante tempo nesse sistema, me fizeram uma proposta para ingressar no Bacharelado em Ciencias Contabeis.Estou terminando meu primeiro Tecnólogo em Sistemas de Informação, e numa boa estou pensando em mudar...apesar de ter 5 anos na área, comecei de forma informal (com 17 anos) tenho 22, estou novo mas vendo as opiniões dos amigos mais velhos nesse fórum fiquei preocupado.E é provavel que eu mude já no ano que vem!

6/11/08, 08:12:51: Leonardo - IP : 200.219.1****
    Aqui existem algumas mensagens não exatamente falando da influência da crise mundial na área de TI no Brasil. Existem murmúrios e lamentações sobre os salários em nossas áreas e comentários responsabilizando as consultorias. Como profissional há 10 anos na área, vai minha opinião:

    - SE ALGUÉM É RESPONSÁVEL PELOS BAIXO SALÁRIOS E EXPLORAÇÃO DAS CONSULTORIAS, SOMOS NÓS MESMOS.

    Nós permitimos trabalhar por um valor baixo. Nós trabalhamos aos finais de semana sem ganhar um puto extra. Nós permitimos que cada dia aumente as exigências para uma vaga para pagar cada vez menos.

    - DIGA NÃO ! Saia da empresa. Estude, busque novos desafios. A empresa só entende a necessidade do profissional de TI quando ele deixa ela na mão.

    - Quanto lhe telefonarem oferendo uma vaga que exige 1 milhão de qualificações para pagar 1000,00 reais, dê risada da pessoa. Diga que por esse valor, vc não consegue indicar para ela nem um estagiário amigo seu.

    - Devemos nos valorizar. Agora não adianta nada você se valorizar, se o outro profissional não está aí. Faz o trabalho nas coxas e qualquer 1000,00 reais está bom.

    - Melhore sua qualidade de trabalho. Busque especializações. Trabalhe com precisão, resultado. Ajude a fortalecer a área de TI no Brasil. Incentive sua empresa para investir em TI.


6/11/08, 00:51:36: Renan - IP : 189.68.169****
    Legal ver a opinião de cada um , pra isso que serve um forum ...

    Bom , vou jogar alguns dados, no caso a minha situação profissional

    Comecei a faculdade de Sistemas de Informação no Mackenzie no começo desse ano ...

    No momento tinha 17 anos e sem experiência profissional ...

    Cursos só " basicos " ... o resto era experiencia pessoal mesmo

    E um certo diferencial ... ingles fluente

    Desde Fevereiro fiquei mandando curriculos .... fazendo entrevistas ...

    Em maio consegui um estágio em uma multinacional bla bla ganhando 850 ...

    O pessoal lá como Analista de Suporte , Jr ganhando 2.800 .... pleno 3.400 .... e não tem nenhum senior

    Eu acho que pelo trabalho e esforço que temos ... o tempo estudando, fazendo especializações, cursos, certificações ... varando madrugadas pra resolver problemas , trabalhando de fim de semana ... está muito pouco ...

    Enquanto isso na mesma empresa uma moça que meche na parte de sistemas .... com experiência em SAP ... está ganhando 5000 ... fazendo o seu horariozinho normal 9 às 18hrs , seg a sex ....

    Então realmente depende da área ...


5/11/08, 20:51:13: Ricardo Lins josericardo.lins@gmail.com - IP : 200.97.176****
    Sou Formado na Área de TI, há 10 anos. Logo quando entrei ja tinha a seguinte visão; um profissional de Tecnologia deve se especializar em quelquer área relacionada a negócio. Que tal citar gerencia de processo, que está ligado a descoberta dentro as organizações de atividades que estam gerando prejuizo. E o cenário internacioal mostra isso, as empresas americanas tende a sofrer com a falta de investimento capazes de prever o futuro dos negocios, Elas apenas achavam que seu conhecimento ja era autosuficiente. a realidade mostra o contrario.

5/11/08, 14:15:47: Leopoldo - IP : 200.30.261****
    Uma crise pode ser uma boa oportunidade para dar uma enxugada na area de TI e deixa-la apenas para quem realmente gosta e tem competência. Quem trabalha em TI e ganha menos que um porteiro, não consegue sair da área, pois para conseguir um emprego de porteiro atualmente, também tem que ter qualificação. Tem muita gente se dando bem e ganhando dinheiro em TI, mas quem acha que é só fazer um cursinho de 4 horas e sair correndo para o abraço vai continuar sofrendo ...

5/11/08, 13:10:09: Ricardo - IP : 200.232.167****
    eu também ja tomei esta descisão de mudar de area a um ano atrás, hoje estudo engenharia civil, ja tive boas oportunidades de estagio comm salario em torno 1500,00 , só nao fui porque ainda ganho mais , mas nao pq sou sortudo, porque estou a 05 anos na mesma empresa, algo dificil na area de t.i hoje em dia, infelizmente consultorias, processos terceirização afundaram a area o nivel que estamos hoje, profissionais graduados ganhando mesmo que profissionais da contrução civil ou estivadores , motoristas de onibus, me desculpem os colegas de outras profissoes , mas nós temos que ter minimo para trabalhar hoje em dia um curso superior e inumeras certificações caras, perdemos tempo de nossas vidas e finais de semana para viver com profissionais de segunda linha nas empresas contratados por empresas que mão conseguem se manter , essas consultorias são grandes responsaveis por esta bagunça que se instalou em t.i, profissionais desmotivados, contratações fraudulentas como clt flex, p.j , só vejos estes termos em nossa carreira.

5/11/08, 09:47:26: Desanimei - IP : 189.18.36****
    Também deixarei a área assim que possível. Por enquanto não tenho como fazer outra faculdade por falta de dinheiro mesmo, os salarios em TI deixam-nos de maos atadas, isso quando se está empregado, já eu estou desempregado entao... Mas vou cursar uma engenharia e apesar dos meus quase 35 anos de idade e 16 anos de TI as perspectivas sao muito melhores do que em TI! Me arrependo até o ultimo fio de cabelo de ter feito faculdade e tirado tantas certificacoes nessa área!!

5/11/08, 09:16:07: Marcelo II - IP : 200.206.208****
    Estou com 37 anos , se fizer um curso de engenharia eletrica que estyava interessado em fazer me formarei aos 42 anos! perguntei a uns amigos sobre o mercado de trabalho apos os 40 para quem e recem formado, ele me disseram que trabalharia com salario de junior EM CARTEIRA assim comotodos, ai perguntei quanto e o salrio de junior EM CARTEIRA , resposta 2500 EM CARTEIRA, em ti sao 2500 (PJ)!!

4/11/08, 23:42:15: Marcelo - IP : 201.69.86****
    Quero estampar a dura realidade dosprofissionais de t.i , profissionais que investem milhoes em graduaçoes e cursos para ao final colher verdadeiros absurdos salariais, outro dia acompanhei a terceirização de um departamento de informatica de um banco que trabalho,os profissionais que la trabalhavam a sua maioria foi substituido por profissionais com salarios em torno de 800,00, e acreditem, vi inumeras pessoas pos graduadas e com formacao superior sendo contratadas , eu mesmo estou desnorteado ate hoje , pois em que area alguem se gradua, estuda anos e anos e se sujeita a ganhar uma miseria dessas, sinceramente e crise já se instalou nesta area a muito tempo, e nao me digam que sou pessimistas , pq indicadores tão baixos como estes eu só vi na africa.

4/11/08, 23:25:56: Robson - IP : 189.54.188****
    Fico impressionado por ver “profissionais” de TI que são contra a Lei que regulamenta a área.

    Caros amigos a realidade é uma só, com certeza no dia que estiver aprovado com os devidos ajustes para não prejudicar os que possuem formações com outros nomes que não o trivial. A área de TI será muito melhor.

    Engraçado, vejo comentários que uma formação não é grandes coisas, etc .. então pergunto. Você se consultaria com um médico que não é formado? Que pegou alguns livros de medicina e leu em casa? Contrataria um Advogado que aprendeu tudo lendo o código penal, etc e que não tem formação? Imagine um professor dando aula só porque nasceu com o DOM, mas não tem uma formação pedagógica? Bom, fiscalizando já é essa bagunça que é. Presidente, Governadores, Prefeitos, todos sem formação. Engraçado que para fazer um concurso público para qualquer cargo as exigências são enormes.

    Só quem nunca fez um curso superior para não dar valor.

    Sou totalmente a favor de regulamentar a área de TI, se quiserem continuar exigindo certificações especificas e fluência em outros idiomas, não faz mal, desde que o profissional seja formado e tenha reconhecimento por alguma organização criada para essa finalidade.

    Ao invés de lutar contra ou a favor, deveríamos todos nos concentrar em ajustar a lei da melhor forma possível, com idéias, ... de modo que a lei fique da melhor forma possível.

    Provavelmente essa lei não irá vigorar da noite para o dia, então teremos ai um prazo para adequação na lei, e tempo para os profissionais buscarem uma formação.

    Mas fica aqui a minha opinião nesse espaço de discussão de idéias. Vamos pensar sobre isso. Não tem porque essa Lei ser ruim e muito menos piorar a situação que já se encontra a área de TI.


4/11/08, 22:09:21: Marcelo II - IP : 201.6.24****
    a crise abra caminhos par aalgo muito maior e promissor A SAIDA D AREA DE TI!! pensem nisso pois estou pensando seriamente e definitivamente, quando chegar a hora eu ate dou meu nome completo aqui!!

4/11/08, 19:51:07: Eder - IP : 189.51.17****
    Acredito que muitas empresas estejam aproveitando para baixar valores pagos e muitas estão desesperadas em excesso e já começarama a cortar profissionais. Estão , aqui no Brasil , aproveitando-se da crise para desinflacionar o mercado de TI. Quem está em um projeto/empresa não muito feliz deve aguentar e esperar até o meio do ano que vem pra se jogar no mercado ou mandar seu gerente por inferno , a coisa tá feia e as oportunidades fracas.

4/11/08, 16:45:13: Mauricio Salles mauriciorsalles@gmail.com - IP : 201.74.33****
    A crise abre uma série de oportunidades no nosso mercado. As empresas mais e mais se vêem obrigadas à diminuir custos gerenciais, e uma das melhores maneiras de fazer isso é um ambiente de tecnologia enxuto, mais eficiente. Adoção de metologias ágeis, padrões de projeto, realizações de testes, etc. O mercado então se aquece, e para o profissional atualizado, comprometido, criativo e responsável não faltarão oportunidades para crescer e fazer crescer.

3/11/08, 19:22:02: Bragança jfsi@tutopia.com.br - IP : 200.204.19****
    Pessoal...não há porque desacreditar...acreditem em vcs mesmos...lutem pelos ideais porque com crise também se cresce! Tbm estou em busca de novas oportunidades! E realmente a situação é de pasmar! Regulamentação não resolve em definitivo os problemas de tantas áreas que são regulamentadas e que sofrem de problemas piores de que os nossos porque TI ainda é área que emprega mais pessoas! A diferença está justamente numa coisa chamada inovação e também na criatividade! Acredito que o melhor é cada um sentar à mesa com uma folha em branco e analisar o que fazer por vc mesmo! O que está errado? O mercado? O que mudou? Quais são as novas formas de empregabilidade nessa área tão conturbada em alguns momentos? Cada um deverá ter milhares de perguntas, mas, foque naquelas que são tuas especialidades e nos teus diferenciais! Não importa o tamanho da crise, mas, o que vc pode tirar de proveito dela! Há sempre algo com criatividade a se fazer nela para usufruir dela não como "especuladores", mas, como nichos ou áreas que podem ser a chance que faltava! Pensem nisso...não é nada vago porque senão como se pode viver adiante...em primeiro lugar...aos que acreditam...não percam a fé em DEUS...e depois em vcs mesmos...o segredo é continuar lutando e não desistir da meta que foi traçada por uma ou outra situação...são 21 anos na área desde os 17 anos e formado a 18 anos! Já passamos por tantas crises e olha...cada uma tem algo que é diferencial competitivo pessoal...achem o de vcs e sucesso! Abraço a todos!

3/11/08, 13:33:08: Desemprego - IP : 189.18.36****
    Colega, eu também me encontro na mesma situação que você, e junto com outros muitos que conheço. E não é por falta de especialização, nem de experiência, sou MCSE e tenho mais de 16 anos na área. A crise tá aí sim, e quem está empregado não deve pisar nos colegas que estao parados, achando que voces estao empregados porque sao melhores. Alguns dizem que é por nao saber negociar, que por falta de esforço, outros por falta de especialização. Onde está a humildade de voces? lembrem-se que o mundo dá voltas, hoje estão por cima, mas amanhã é incerto. Ninguém se garante não. A menos que voce seja um tremendo dum Q.I., filho de dono, amigo de diretor, amante da gerente, etc, a coisa tá apertada sim.

3/11/08, 12:50:43: Wagner wagnogro@gmail.com - IP : 189.120.6****
    Caros, andei lendo o Fórum e só esqueceram de comentar uma coisa bem importante. Vou contar uma história pra vocês que passei durante esses 2 anos e meio no mercado. Desde o dia 03/10 estou desempregado, por conta da “CRISE ECÔNOMICA”. Neste meio tempo prestei serviços para um empresa de grande porte, em vários clientes. Durante este tempo pedi aumento de salário varias vezes ou um curso de SAP, quando resolveram me pagar uma certificação de SAP veio a crise economia, e logo resolveram cortar a cabeça das pessoas que tiveram aumento, em quanto isso os gerentes de (nada), e os diretores de TOSTINES, ficaram em seus cargos, ganhando muito, sem fazer nada.. Agora eu pergunto, Porque não mandam embora esses caras que ficam o dia todo em reuniões, tomando café, e dando voltar pela empresa. Atualmente estou encontrando problemas para arrumar emprego, pois já bati em algumas portas, e recebi a seguinte pergunta. VOCÊ ACEITARIA GANHAR 900 REIAS, SENDO QUE VC GANHAVA 4 VEZES MAIS. O que vocês acham, gente infelizmente a Crise econômica só concluiu para uma coisa que já estava mais obvia, estamos caminhando para o capitalismo selvagem e ninguém esta se dando por conta disso.

3/11/08, 10:59:51: Adnam adnan21518@hotmail.com - IP : 200.144.****
    Hoje em dia não temos tantas importância no mercado de trabalho por causa das indicações dentro das próprias empresas,investimos em certificações,faculdade e pós graduação e não temos o retorno merecido. As empresas acabam contratando pessoas sem experiência profissional por causas da indicações dentro destas empresas. Já presenciei esse fato, tenho certificação MCP,perdi esta oportunidade por causa de uma indicação a qual a empresa exigia certificação a pessoa indicada não tinha. Com essas fase de crise que estamos passando as contratações até o final do ano tendem a cair.

3/11/08, 10:48:01: Marcus - IP : 201.49.180****
    Crise... Crise...Crise... Forum é assim. Cadas com a sua opnião. E o bom senso; bem; depende do ponto de vista de cada um. Esse forum com esse tema é importante para os profissionais de TI sentirem as angustias e preocupações dos profissionais da área em relação à crise. Achar que opniões são baboseiras, ou """"achar"""" que isto ou aquilo não acontece só porque não passou uma situação parecida é no mínimo se mostrar com falta de experiência da área. O tema é interessante e as opniões mais ainda. Vamos respeitar uns aos outros para que possamos discutir de maneira saúdavel esse tema.

3/11/08, 00:47:32: Carlos - IP : 201.68.223****
    CEO - Quando entrei aqui esperava ler conteúdo inteligente e objetivo sobre as oportunidades emergentes da crise, mas, encontrei opniões de muitos profissionais descrentes da opção que fizeram há alguns anos. Claro que alguns fizeram a opção de trabalhar em ti porque gostavam de estarem envolvidos com o maravilhoso mundo da tecnologia, muitos destes estão bem e ganham uma grana. E outros fizeram a opção apenas por acharem que ganhariam mais dinheiro em ti do que em qualquer outra área. Após ler todos os posts aqui, a única opnião concreta sobre a oportunidade na crise foi mencionada por alguém cujo nome não lembro, mas, acertou em cheio. Esta é a oportunidade para aqueles que fizeram a opção de trabalhar em TI pelo segundo motivo, encontrarem novas aptidões em áreas que não exijam tanta dedicação, mas, desculpe por ser portador de más notícias, vocês poderão se frustrar em outras áreas também. A demanda por TI jamais irá acabar, as soluções e profissionais baratos estão com seus dias contados, porque todas as empresas já sofreram com coisas que não funcionam, profissionais que não planejam e não executam e consultorias que não entregam o que vendem. Grande Abraço e Sucesso a todos!

2/11/08, 13:37:17: Carlos R. - IP : 201.43.9****
    Tenho 19 anos de experiência na área, e na minha modesta opinião, o "declínio" ou a insatisfação dos profissionais de TI que trabalham aqui no Brasil é motivada por um "detalhe" muito básico, o qual muitos anos atrás já me fez "cair na realidade".

    Nosso setor não tem regulamentação alguma no Brasil !

    Para contratar um advogado, ele precisa ter passado no exame da ordem e ser credenciado pela OAB, um médico precisa do CRM, um engenheiro precisa do CREA. E nós reles profissionais de TI, qual o nosso orgão de classe que poderia atestar nossa real competência ? Simplesmente não existe !

    Gostaria muito de ver o tal projeto de lei, o qual inclusive já foi discutido algumas vezes aqui no fórum, que regulamenta nossa profissão ser formulado e aprovado com seriedade.

    De que gastar CENTENAS DE MILHARES DE REAIS investindo em faculdade, pós-graduação, dezenas de certificações diferentes (coisa que VENDE muito aqui no Brasil justamente por falta de uma entidade superior que ateste nossa qualificação profissional) se na hora de concorrer à uma vaga na maioria das vezes nos deparamos com pseudo-profissionais (vulgos "fuçadores") ou "atores" que vestem um terno, fazem pose de "consultor" sem preparo algum, inventam mil mentiras e na maioria das vezes com um bom "papo" e com uma pretensão salarial bem menor (canibalizando o mercado) acabam por obtê-la ?

    Se eu pudesse voltar no tempo, nunca teria investido nesta área sem regulamentação que é a nossa, isso é uma verdadeira vergonha para a nossa classe e fruto de insatisfação para os profissionais que realmente investiram na carreira.


2/11/08, 11:37:31: Sardeiro - IP : 189.94.129****
    [Parte 1 de 2] Bom, para responder esta questão é preciso rever porque ocorreu esta crise econômica. A base de tudo foi a especulação sobre os negócios, uma forma de apostar onde quem ganha é quem acerta, óbvio. Normalmente há um equilíbro entre as apostas, porém quando todos começam a ganhar ou a perder, significa que existe algo de errado no mercado. Nesta crise, conseguiram diagnosticar que o erro era gerado primariamente pelo setor imobiliário americano, considerado (ou melhor, especulado) até então como um dos pilares inabaláveis da economia americana. Ninguém suspeitaria que 'a banda podre da maçã' era justamente esta especulação. Até que vários 'apostadores' começaram a perder muito dinheiro em sucessivas apostas. Apostas, de forma em geral, não são uma boas prática de negócios. São formas de ganhos, de certa forma, condenados. Na Bolsa de valores, existem duas formas de rendimentos: aquelas baseados em valores mensurados concretamente e aquelas baseados em valores especulativos, cuja base é a Lei da oferta e procura. Os países mais estáveis são aqueles em que a maioria dos negócios são baseados em valores mensurados concretamente.

2/11/08, 11:37:04: Sardeiro - IP : 189.94.129****
    [Parte 2 de 2] Continuação... Com esta rápida revisão em mente, podemos responder a questão deste forum da seguinte forma: As oportunidades que esta crise econômica pode trazer estão naqueles negócios cujos valores são mensurados em termos concretos. Presumo que na informática, valerá mais a pena investir em tecnologias e metodologias já consagradas, extraindo ainda mais o melhor delas, como o Java, Voip, Banda-larga, Games, Banco de Dados Relacionais, Windows XP, UML, RUP, Código de Barras, Wireless entre outras, do que investir em tecnologias ainda emergentes ou pouco testadas, como TV Digital, 3G, QR Code, Ruby, Windows Server 2008 entre outras. Em outras palavras, presumo que os negócios probabilisticos, ou negócios baseados em descobertas que ainda estão por acontecer, ou negócios baseados no 'ovo que a galinha ainda não pôs', terão poucas oportunidades neste cenário, já que as especulações estão em baixa.

    Mas espero que este cenário mude logo, pois muitas tecnologias emergentes tb são responsáveis por maiores ganhos nos negócios, e consequentemente podem nos ajudar a superar esta fase.


1/11/08, 22:49:20: Cristina Celi cristina-mind@uol.com.br - IP : 200.232.197****
    Algo de positivo... eu diria se encontrasse uma oportunidade antes do dia 12... "pode-se encontrar oportunidade mesmo na crise", é só ter amigos !!! Obrigada poe este espaço que foi visto por um deles, que me apontou um caminho. que não rotulou de lamentação o que eu disse, pois quem já passou sem emprego sabe o que estar sem. Grata.

1/11/08, 09:47:22: Flávio - IP : 200.6.389****
    Deviam mudar o nome de forum para muro das lamentações...

    A situação esta complicada para todos, advogados, medicos, engenheiros e etc, não é uma exclusividade de TI, a diferença é que a falta de regulamentação deixa nossa área mais confusa. Tem gente que por passar horas jogando video game já se considera um profissional de informática.

    Estou na área a muito tempo e me dei muito bem, tem que gostar, ralar, estudar muito, ter um ótimo relacionamento e visão de negocios.

    Quanto a crise, acredito que possa ser uma boa oportunidade para apresentar para empresas de pequeno e medio porte opções de migração para sistemas abertos, com redução de custos, pessoalmente estou investindo nesta linha e não temo a concorrência, boto fé no meu taco ...


31/10/08, 22:14:52: Pois é II - IP : 200.100.14****
    O que estou vendo no fórum são duas linhas de raciocinio, os que estão começando e os que estão na estrada há tempo. Se me perguntassem em 2001 se a nossa área era boa, com certeza eu diria que sim.

    Concordo que a área de desenvolvimento está em alta, mas suporte técnico e redes está em baixa com salários CLT de 1500 no máximo (raros) e absurdos de 700 reais como cooperado com exigências absurdas.

    Até meados de 2001, era o contrário, suporte estava em alta e desenvolvimento em baixa, ou seja, o mercado é dinâmico e acho que não devemos cuspir para cima porque vai cair nas cabeças de colegas que estão lá embaixo, aceitando baixos salários, justamente os que um dia tiveram boa fase também...

    Quanto a atualização constante exigida, nem sempre é possível, quem trabalhou em grandes empresas sabe o quanto é dura a rotina de dedicação, plantões, muitos fins de semana perdidos, madrugadas, turnos dobrados, etc...


31/10/08, 22:10:39: Dênis - IP : 189.62.12****
    Acho que hoje a área de TI tem grandes exigências e o salário não está compatível com o que se pede. Por exemplo descobri a pouco tempo atrás que um piloto de trator, se é que pode se chamar assim, ganha 80,00 reais a hora, para "plainar" um terreno. O cara mal sabe falar, não tem nem o segundo grau e ganha isso. Eu pegunto, onde se ganha isso hoje em TI?

31/10/08, 20:46:51: Cristina Celi cristina-mind@uol.com.br - IP : 200.232.197****
    Que oportunidade a crise econômica pode trazer ao mercado de TI ? No meu caso nenhuma, pois a empresa que eu trabalhava até então "quebrou" literalmente, hoje sou mais uma analista desempregada, com 51 anos de idade e 27 de experiência. Há dois meses sem salário fiquei com restrições no nome, o que dificulta ainda mais a recolocação no mercado principalmente na área em que atuo - financeira. Gostaria de ver alguma oportunidade na crise, se conseguir um emprego até o dia 12/11, prometo que eu escrevo algo mais positivo. Sou analista funcional e de negócios, atuo tb na área de teste e qualidade. Muito obrigada pelo espaço.

31/10/08, 12:33:04: Mariana Andrade marianas_andrade@yahoo.com.br - IP : 200.171.229****
    Só para finalizar, a maioria das mulheres que estão iniciando em TI(em sua maioria e não todas) conseguem algo na área de suporte ou atendimento(algo mais fácil né coitadas) já que no desenvolvimento/programação o monopólio de machistas não permite. É isso.

31/10/08, 12:27:23: Mariana marianas_andrade@yahoo.com.br - IP : 200.171.229****
    Caro Rodrigo, creio que você não é do sexo feminino para saber se nó mulheres sofremos ou não preconceito. E aqui deixo minha sugestão para um próximo tópico: Mulher sofre preconceito no mercado nos dias atuais? Cursei 2 anos em ciências da computação e até dos professores as poucas mulheres da sala eram surpreendidas com pedaginhas e desafios discriminadores, em processos seletivos nas empresas somos colocadas como objetos tendo até que suportar pedidos maliciosos de entrevistadores como pedir um beijo, comentários de que mesmo sendo mulher ele poderia te encaixar na área e até perguntas do tipo O que vc faria para ficar nesse cargo? com akela cara de safado. Esse tipo de coisa acontece diariamente e é visto em várias empresas só não sei como vc Rodrigo acha que isso não existe, vc deve ter problemas com o seu social. Infelizmente o preconceito ainda não é coisa do passado, as pessoas apenas sabem que isso é crime e imoral mas continuam com o pensamento preconceituoso.

31/10/08, 11:54:15: rodrigo - IP : 200.142.207****
    Poxa galera, mas que tanto de baboseira, isso aqui tá parecendo horário eleitoral. Falar que mulher é discriminada na área de TI.. que papo mais anos 70.. Falar que importante é estar no mercado e não ganhar dinheiro?! O quê?? Eu prefiro ganhar 20mil por mês em 5 anos do que ganhar 5mil em 20 anos. Segundo a máxima do capitalismo "o trabalho é feito para melhor sua qualidade de vida nos momentos de não trabalho", é simples assim. Falar que a crise não chegou ainda no Brasil?! Tá maluco?? A BOVESPA desabando, a Vale cortando produção, toda a cadeia minério-aço com vendas caindo até 30%, Fiat e VW com férias coletivas e a crise não chegou no Brasil?? Caramba, vamos parar de reclamar de consultorias. Consultoria é tudo igual, só muda a coleira mas o cachorro é o mesmo. Se seu salário está ruim, aprende a negociar. As consultorias estão desesperadas atrás de consultores e a grande maioria fica aceitando taxa de junior.. aceitando trabalhar 200 horas/mês e receber 160.. caindo no conto do vigário do banco de horas.. A crise VAI SIM afetar o país, e já está afetando e muito. Só quem não está antenado que ainda não percebeu. A maioria das empresas JÁ ESTÁ revendo investimentos e projetos. E como a ordem é "apertar o cinto" e a área de TI ainda é vista como despesa em grande parte das empresas, com certeza o "facão vai correr solto". Se diminuir o número de projetos, e consequentemente a demanda por consultores, quem sabe assim o mercado "peneire" a enorme quantidade de "consulAtores" picaretas que existe por aí né??

30/10/08, 13:09:41: Ricardo P F ricardo@jaera.com.br - IP : 189.62.12****
    Caros,

    TI já é uma necessidade para as empresas, assim como energia elétrica. As pessoas continuamente irão demandar mais recursos de TI na medida que são forçadas a aumentar a sua performance, principalmente na otimização do tempo.

    Apesar disso, em uma crise (ou boatos de) os administradores tem a tendência de otimizar processos e custos.

    Essa crise poderá ser a perfeita oportunidade para que possamos convencer os administradores e vencer barreiras culturais nas empresas, na área de otimização de procesos de TI, como ITIL e Cobit. Graças a crise e ao pânico instaurado as pessoas tem mais senso de urgência e se tornam mais flexíveis a novas idéias.

    Vejo também grandes oportunidades em virtualização e outras técnicas de consolidação de infra-estrutura, e todos os negócios voltados a otimização de recursos e mão-de-obra.


30/10/08, 11:47:40: Marcus - IP : 201.49.180****
    Lendo os comentários dos meus colegas, vejo que alguns colocam a area de TI em nível privilegiado e outros querem até mesmo mudar de área. O que acontece no nosso segmento é que nós não temos um piso salarial condizente aos nossos conhecimentos. O que quero dizer com isso é que se uma empresa entrevista um candidato, geralmente se pergunta o quanto esse individuo quer ganhar e baseado no conhecimento do entrevistado ele pode dizer uma valor alto demais ou baixo demais. Agora qual é o salário real de um profissional de TI? Quem me garante que o valor pago a um funcionário que trabalha por exemplo como consultor SAP é o suficiente. Faço Pós Graduação na FIAP em Sistemas de Gestão Empresarial - ERP - SAP e vejo alguns colegas de sala ganhando 8000 reias, 9000 reias e chegando até mesmo aos 13000 reias. Se vocês perguntarem a eles se o salário deles esta bom eles irão responder: "Pode melhorar". Sou desenvolvedor .net e trabalho com Banco Oracle, SQL e outros. Já fiz vários cursos da Microsoft, Borland, Oracle e ganho menos que estes caras. Eles estão em uma area privilegiada no setor de TI. A grande questão é: em qual area você esta trabalhando? É Suporte? É Desenvolvimento? É Banco de Dados? Cada aréa vai pagar um valor. Com essa crise mundial, com certeza vai ganhar quem estiver preparado para o mercado de trabalho. Vejo muitos colegas dizerem não vou fazer curso disto ou daquilo pois o custo beneficio não compensa. Eu concordo até certo ponto. Muitos estão se especializando, tirando certificações, mas a área de TI é isso. A questão talvez não é somente ganhar mais, mas estar dentro do mercado de trabalho.

30/10/08, 11:29:42: Mariana Andrade marianas_andrade@yahoo.com.br - IP : 200.171.229****
    Bom pessoal, não sei o q acontece aqui com estas pessoas tão pessimistas. A realidade da área é a mesma de outras só que muito melhor quando se compara o salário. No caso do porteiro, poxa coitado do porteiro, ele atura muitas coisas e seu trabalho não está sendo valorizado por pessoas que devem ter preguiça de estudar ou medo de investir. Vou me colocar como exemplo para vocês. Não tenho formação superior apenas fiz cursos na impacta, tirei a certificação ICS Java Programmer (Impacta) e meu primeiro salário aos 22 anos na área de TI foi de 1.800,00 como programador Jr. Hoje aos 23 sou Analista de Sistemas, atualmente ganho R$ 4.580,00 e só para salientar sou MULHER, que dentro da área de TI ainda é muito discriminada. Então eu indico á área sim para as pessoas que estão começando, é só estudar que você cega lá.

30/10/08, 10:38:13: pois é - IP : 201.93.241****
    Nós que somos profissionais com mais anos de estrada, eu no caso tenho mais de 15 anos de profissao, temos uma visao mais ampla do declínio da area de TI. No passado nao era assim nao, as empresas realmente investiam, davam treinamentos, valorizavam mais o profissional. Profissionais novos, 1 a 2 anos de profissao vao vivenciar ao longo do tempo o que nós estamos vendo. Vao investir muito na carreira, com cursos, certificações, etc, e vao ver que o salario nao vao crescer proporcionalmente, vai na verdade ser reduzido com o tempo. O investimento nao compensa nao. Nao se iludam, é um conselho. Comparaçao de programadores com porteiros nao tem a ver mesmo, já que porteiros ganham MAIS do que programadores. E Salarios de 2500 aparecendo toda semana é meio fora da realidade de TI. O colega nao está enxergando a real dimensão do problema em TI.


30/10/08, 01:00:22: Alexandre - IP : 189.78.21****
    Acredito que a crise econômica não trará nenhum tipo de benefício para o mercado de TI, pois esse setor já vive com este problema algum tempo. Exemplo disso são os salários vergonhosos e exigências descabidas de empresas para uma oportunidade de trabalho. Já estou trabalhando em outra área e pretendo usar TI apenas para o básico do dia-a-dia e como hobbie. Sinceramente não compensa gastar dinheiro com cursos nessa área e se desesperar na frente de um micro para resolver um problema, pois conseguir uma oportunidade com remuneração bacana em TI Brasil se tornou coisa do passado. Boa sorte a quem está ganhando bem nessa área ou pretende seguir carreira.

29/10/08, 22:45:53: Paulo Alves pralves@hotmail.com - IP : 189.54.192****
    Sinceramente não creio que esta crise esteja atingindo o Brasil como estão divulgando, acho que os oportunistas estão aproveitando a crise americana para tirar vantagens financeiras em diversos aspectos. Não esqueçam que esta "crise" teve início com a quebra de empresas que suportavam as hipotecas dos americanos aí então os bancos observaram que o governo iria ajudá-las e começaram a dizer "estamos quebrados também, ajudem-nos", lembrem-se da grana que os presidentes e dirigentes das corporações financeira que se diziam quebradas ganharam com a "ajuda" do governo dos EUA. O mercado de trabalho em TI pode dar uma retraída momentanea, mas acho que deverá voltar com tudo em breve, principalmente para as profissões ligadas à segurança da informação e proteção de dados.

29/10/08, 20:59:45: Aurora Boreal - IP : 189.33.58****
    Acho que na área de TI estão empurrando uma crise que ainda não existe no Brasil. Estou fazendo algumas entrevistas e soube por mais de uma multinacional que as vagas congelaram ou vão congelar, mas mesmo assim o pessoal tá realizando o processo para batalhar depois de janeiro que a vagas se abram novamente e essa conversa eu escutei em mais de 1 multinacional americana, inglesa etc... Parece terrível né?

29/10/08, 18:05:47: Thiago - IP : 200.207.118****
    Caros amigos, eu acredito que é um equivoco dizer que a area paga mal. Comparar um porteiro com um programador também acho que é exagero. Estou no mercado a 1 ano e meio apenas, e a cada semana recebo no minimo uma proposta de emprego, aqui mesmo pelo Apinfo diga-se de passagem, e essas oportunidades não oferecem menos do que 2500 PELO MENOS... Acho que chega a ser um problema sério de que, negociar o próprio salário é uma dificuldade para o individuo em questão. Não quero generalizar, e nem negar que existem empresas que pagam mal, mas estamos numa posição muito privilegiada no mercado... Se a crise realmente vai nos afetar, acredito que ainda não chegou este momento.

29/10/08, 13:13:32: ChicoLouco - IP : 200.99.202****
    Sim de certo modo afeta nossa área para projetos ambiciosos de TI , mas com certeza não vejo como algo que irá afetar amargamente o mercado de TI,pois é preciso pensar que na crise as empresas vão necessitar mais e mais de sistemas para controle de custos e sistemas de niveis gerenciais , ou seja serviço para nós profissionais de TI. Como muitos dizem, TI é o mal necessário!!..hehehe

29/10/08, 13:04:48: Marcelo - IP : 200.100.1****
    A crise em TI já chegou faz tempo...

    Concordo com o "pois é", a falta de mão de obra qualificada é culpa das consultorias, q querem um PF (prato feito), pronto para um projeto determinado e depois é descartado.

    "Treinamento e investimento no profissional", ainda bem q peguei essa fase, que acabou há uns 6 anos, onde algumas empresas valorizavam o funcionário contratando como CLT, bastava apenas a formação acadêmica e as empresas bancavam treinamentos DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA EMPRESA.

    Essa fase já passou, hj exigem absurdos e pagam mixaria + vale coxinha, e como disse o colega abaixo, muitos estão migrando para outras carreiras, o q vou fazer na primeira oportunidade...

    Esse papo de "atualização constante exigida" não está mais valendo o custo beneficio, esta é a verdade, meu cunhado q é segurança terceirizado em condominio e cuida do portão automático apertando um botão, ganha 1200 reais clt por mês, o que estão pagando por aí por um analista-faz-tudo, com certificações e superior em turno 6x1, se falar ingles/espanhol, chega a 1500 é um absurdo...

    Ou seja, já estamos acostumados com a crise...


29/10/08, 11:23:04: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.100.126****
    Oportunidade de muita gente descobrir que é capaz de fazer outra coisa diferente na vida...e não morrer de tédio por falta da gravata

29/10/08, 10:20:23: pois é... - IP : 201.93.204****
    Crise é "apenas" mais uma desculpa a ser usada pelas consultorias e empresas para redução de salários, esses já achatados em demasia. Como se pode constatar há "motoristas" (sem denegrir ninguem) e muitos outros profissionais de áreas que não exigem sequer o segundo grau, que ganham o equivalente e mais até em muitos casos do que nós profissionais de TI. A tendencia real é as vagas para Analista com muita experiencia exigida e pagando 800 reais por mes se tornarem cada vez mais comuns e a grande maioria dos profissionais acabando aceitando por necessidade mesmo. Dizer que "falta mao-de-obra qualificada" é coisa de empresa que só pensa no lucro, profissionais há sim, se não estiverem à altura do que as empresas querem elas poderiam é dar treinamentos, problema resolvido. Mas a ganancia das empresas é tamanha (principalmente as consultorias) que num futuro proximo nao vao mesmo encontrar os bons profissionais que queriam visando tanto lucro, pois eles já migraram para outras profissões que não sao tao estressantes nem exigem tantos gastos com especializacao, e remuneram de forma mais justa o conhecimento. Somos esforçados mas não somos bobos né. Somos persistentes mas não masoquistas.

29/10/08, 10:04:07: Rafael rafaloides@gmail.com - IP : 200.170.193****
    Bom... Falando de crise tudo pode se esperar devido a todos os campos envolvidos internacionalmente, e que com isso tem o vinculo direto com dinheiro, desse modo a crise é um fator bastante preoculpante em relação a espação do mercado de trabalho internacional..

    Mais como sempre falamos, somos Brasileiros e não desistimos nunca.


28/10/08, 23:22:40: Marcelo - IP : 200.100.143****
    Nenhuma...

    Do jeito q está atualmente, se piorar nem sei como vai ficar...

    Deus nos acuda !!!


28/10/08, 23:08:52: Marcelo - IP : 201.69.8****
    Sinceramente, nois ultimos 10 anos eu não verifiquei na area de T.I nada que não seja diferente da palavra crise, o que estamos acostumados a ver todos os dias neste site são vagas que remuneram os profissionais T.I pessimamente mal, salarios tão baixos que não pagam nem os curso que as empresas exigem para contratar , seria uma piada ´brasileira tipicamente pronta, se não fosse tragico e demagogo um forum com este assunto. Durmam com este barulho.

28/10/08, 22:58:01: Filipe Paiva - IP : 189.95.214****
    A crise influencia diretamente no meu dia a dia, a empresa não paga os funcionarios porque nao consegue credito no mercado. Isto é pessimo!!!

28/10/08, 17:58:48: Bruno Mariano - IP : 189.38.156****
    Acredito, como ja dito anteriormente, que os "profissionais multi-tarefas" serão os mais valorizados nessa crise onde será viavel para as empresas a redução de custos.

28/10/08, 16:30:46: Flávio - IP : 200.168.321****
    Crise sempre implica em redução de custos nas empresas, o que na maior parte gera demissão de funcionários, que por sua vez depende de processos mais automatizados.

    Portanto acho que no proximo ano, novos projetos para otimização e redução de custos terão maior prioridade.

    Creio também que profissionais generalistas, que por exemplo fazem análise, programação e conhecem alguma área de negócio em maior profundidade, também terão mais oportunidades.

    Esta tendencia de contratar um único profissional para desempenhar vários papeis, vaia acabar se consolidando, pois pode gerar redução de custo nos projetos.



Anteriores:

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?