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O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

Sugerido por : Fernando, Aline, Marcelo, Ricardo


19/01/09, 13:18:43: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.100.127****
    Mentir exageradamente no cv conseguir a vaga e na hora "H" de aplicar um conhecimento inventado, não dar conta do recado...

18/01/09, 14:17:47: ecs ECS.TEC@ig.com.br - IP : 189.92.15****
    Incompetência, malhar outro profissional e ou a empresa onde trabalha ou trabalhou, e principalmente não se atualizar e se achar o máximo.... Eu trabalho com microinformática, hoje TI, há mais de 15 anos, e digo que as coisas não se resumem somente em técnicas, e sim, em qualidade no atendimento, no serviço e na segurança, ética é imprenscindível. Tenho saudades dos IBM 3278.....

17/01/09, 10:39:22: Tiago Samuel - IP : 201.76.24****
    Com 6 anos de experiência na área vejo que o motivo que leva alguém pra frigideira mais rápido do que hamburguer do Macdonald's é o egocentrismo. É muito comum vermos pessoas que se "dizem os tais" e eu não os desqualifico, por que realmente são bons, mas estes não percebem que um projeto de software vai muito além do código. Falta a essas pessoas a percepção de que é importante muitas vezes parar o seu serviço (ou até atrasa-lo) para dar atenção àqueles que estão começando na função (na maioria das vezes estagiários). É uma tarefa nobre transmitir conhecimento. Ajudar nos projetos aqueles que estão entrando sem saber exatamente o seu papel. Os egocêntricos são pessoas que se preocupam em fazer somente o seu pneuzinho e não estão nem aí com o carro, que na realidade é o objetivo do projeto. Em suma, humildade, competência e empatia são essenciais para prolongar a vida útil de um profissional de TI. Abraços.

16/01/09, 20:23:45: Marcelo X - IP : 189.69.91****
    Gaston quem tem que ter Etica e a empresa, o profissional deve ter profissionalismo! mais uma vez vcs repassam atitudes de empresas para funcionarios!! Empresas de TI Geralmente nao tem Etica!!!

16/01/09, 19:48:54: PoisPois - IP : 201.1.121****
    Desculpem-me. Apenas corrigindo o texto anterior (isso é o que dá "postar" sem revisar o texto).

    "Arrogância é uma das coisas que podem queimar o filme de um profissional, mas existem certas empresas que cultuam esse tipo de postura. Se a cultura da empresa segue essa linha e se você não aceita, é melhor procurar algo melhor."


16/01/09, 19:23:29: PoisPois - IP : 201.1.121****
    Arrogância é uma das coisas que pode queimar o filme de um profissional, mas tudo existem certas empresas que cultuam esse tipo de postura. Se a cultura da empresa segue essa linha e você não se aceitar, é melhor procurar algo melhor.

    Uma breve histórinha: anos atrás saí da área de TI para administrar a empresa da minha família. Meses depois entrei em contato com a consultoria que havia trabalhado procurando meu ex-chefe. Quem atendeu o telefonema foi um novo gerente que o substituiu. Expliquei a ele que procurava contato com meu ex-chefe e sem mais nem menos, começou uma conversa mais parecendo uma entrevista; qual faculdade em havia feito, que cursos havia feito, etc.. Fiquei curioso e perguntei qual a faculdade ele havia feito, ao que prontamente respondeu enchendo o peito: "no meu tempo só havia a USP e não haviam essas porcariazinhas de faculdades como a que você fez". Eis que abri o motivo do contato: estava querendo indicar um cliente (amigo da família) para a automatização de suas empresas, envolvendo um contrato de venda de equipamentos, sistemas e serviços; um contrato de alguns milhões de reais na época. Sr. gerente: passe bem.


16/01/09, 10:09:46: Gaston - IP : 189.101.38****
    No meu entendimento há dois pontos que devem orientar a atuação do profissional de TI ou de qualquer área. O primeiro ponto é Ética, o profissional de TI deve atuar e proceder de forma continua com Ética, qualquer erro ou incidente que possa acontecer se tratado da maneira correta e verdadeira. O segundo ponto refere-se a comprometimento, se o profissional não alcança as metas estabelecidas e durante o processo ocorreram momentos nos quais notoriamente desvios do objetivo aconteceram, são as atitudes do profissional que devem ser refletidas e corrigidas. A essencia da pessoa pode ser dificil de mudar, mas o comportamento profissional pode ser melhorado a cada dia com reflexão e auto-conhecimento.

16/01/09, 09:00:07: ... - IP : 192.100.111****
    Ahahahahaha!!! ESTÁ AÍ UM BOM EXEMPLO!!! E acontece mesmo!!! :)))

    | | v


15/01/09, 19:39:36: Azambuja - IP : 201.18.1****
    O que queima o filme de um profissional de TI é procurar emprego no "sapatinho" e quando surgir uma oportunidade ele envia sem saber o currículo para o RH da própria empresa em que trabalha :-)

15/01/09, 15:29:44: PADBG - IP : 200.162.****
    Pessoal, em TI ou qualquer outro campo profissional há o momento de achar ter se queimado. Não encuquem com isto. O mundo é pequeno e dá muitas voltas. Certa vez quando me aventurei em contratação PJ (sempre havia sido CLT) fui parar num grande banco brasileiro a convite de uma pessoa que trabalhou comigo. Por ingerência desta pessoa, eu acabei sendo demitido injustamente dois meses depois. A pessoa que me fez o convite me colocou para trabalhar na area de um cara que tinha desavença com a pessoa que me convidou e de pirraça ele me mandou embora. Eu que nada tinha a ver com a coisa paguei o pato. Anos depois, eu já como tomador de decisão tive a oportunidade de rejeitar a vinda daquela pessoa que me mandou embora justamente do tal grande banco. Soube por outras pessoas que, por conta disto, ele ficou quase dois anos procurando emprego porque o meu ato o havia "queimado". Vejam, eu achei ter sido queimado quando fui mandado embora 2 meses depois da contratação e nada de errado aconteceu comigo. O simples fato do camarada não ter sido aceito pela empresa que eu trabalhava o queimou. Queimar-se ou não profissionalmente é relativo. Concordo com tudo o que todos disseram principalmente no que concerne a ter BOM SENSO. Acho que isto é o que mais importa. Algumas outras caracteristicas como humildade, sobriedade, auto-confiança, vontade de aprender e ensinar, ajudam bastante tambem. Tentem sempre fazer o seu ambiente de trabalho ser agradavel a todos. Contribuam sempre para que todo mundo se sinta bem. Passamos quase 2 terços do dia trabalhando. Não é nada raro trabalharmos muito mais de 12 horas por dia em TI. Mesmo assim, tentem deixar seus colegas de trabalho em paz, tenha bom humor, ainda que seu chefe, como o meu, não sejam lá essas coisas. Não polemizem. Abraços a todos.


15/01/09, 13:52:47: ... - IP : 192.100.111****
    Não citem indevidamente nomes de empresas. Aliás, isto é mais um dos fatores que levam a queimar o filme de um profissional.

15/01/09, 11:54:49: Mais um - IP : 201.41.21****
    Após ler os comentários do Sr. Widvovisk que deve ser Gerente da TI IBM e do Sr. DCBHS este por sua vez Gerente de TI da América Móvil resolvi dar o meu pitaco. Escola, Faculdade, Curso não ensina ou forma ninguém, eles só te mostram o caminho a seguir, depois você tem que andar com as suas próprias pernas e se for esperto pode correr também. Existem níveis diferentes na área de TI, muitas vezes o que é visto na faculdade não vai ser aproveitado 100% na área (nível) que você for trabalhar. Gerentões (Capatazes) formados em exatas que não entendem nada de pessoas, sentimentos, sonhos não sabem LIDERAR uma equipe de TI, um colaborador mau gerenciado trabalha desmotivado e por isso a situação está como está. Meus caros a maquina (tecnologia) já esta dominada, o desafio é gerenciar pessoas, por quê? Porque inovação vem de pessoas não vem de maquina e a única ferramenta de competitividade de uma empresa é a inovação, eis a resposta para o titulo do tópico, seja inovador, atualize-se.

15/01/09, 10:49:12: Mara Tara - IP : 201.22.126****
    o que queima um profissional idependente da area é ser um mau profissional. Isso nao ha duvidas. Agora o que mais pesa no fato da area de TI é a galera ficar num tecniques com os usuarios. Nao saber falar para 'plateias diferentes' é pessimo para nossa imagem. Acabamos rotulados como enrolões, do tipo: falar dificil para nao ser compreendido. Nossos termos nos fazem sermos tachados de NERDS.. Entao nao basta ser um bom tecnico , habilidade para transitar nas diferentes esferas da empresa é essencial.

15/01/09, 10:22:45: Gilb. Strapazon gstrapazon@voiza.com.br - IP : 200.248.9****
    Somos queimados pela nossa atitude, forma de trabalhar, etc mas também é importante observar “por quem” e “por quê”.

    Responsabilidade, comprometimento suas atividades, lealdade e discrição são fundamentais.

    Estes valores podem ser percebidos de forma diferente. Por exemplo, se você é discreto, será um CHATO para os fofoqueiros!

    Fazer um sistema bem feito para controle seguro de dados vitais, pode te queimar numa empresa que manipula resultados, produtos, até outras coisas bem piores. Já aconteceu comigo.

    Se você não está no perfil de "beleza"x"idade"x"classe social" pode ser queimado porque vão te considerar um bundão. (Desculpem o termo).

    Muitos exemplos são de rir e de chorar.

    Falta de experiência profissional nem sempre conta. Como o do genio do inicio do tópico que é bem sucedido, tem bom Karma (foi muito bom na encarnação anterior), com a sorte de nascer bem colocado e ter todas as chances e oportunidades do mundo. Algumas pessoas realmente tem mérito gigantesco desde o berço e trabalham duro dia e noite. Vide atletas, artistas, empreendedores, e profissionais em todas as áreas. Claro que na verdade nem todos que pensam que são, são o que pensam.

    Mentir queima em qualquer área e taxar os demais também. O comentário da colega de RH abaixo foi infeliz e na minha opinião, parece falta de treinamento e informações técnicas de cargos, ferramentas, etc.

    Falta de humildade queima. Ser capacho também.

    Deixar de dar reconhecimento a quem lhe ajuda ou ensina.

    Roubar idéias (e trabalho) dos outros. Queima mesmo.

    Atitude negativa queima.

    E claro, isto é muito importante: trabalho mal feito também queima.


14/01/09, 23:38:09: RP - IP : 189.65.253****
    Para concordar com a opinião de DCBHS: também vejo vários semi-profissionais em TI, que não tem o que chamo de "habilidades essenciais": saber se relacionar, saber ouvir, ter a capacidade de se expressar seja escrita ou verbalmente, de se vestir conforme o ambiente, fazer apresentações ou conduzir reuniões, enfim, habilidades que servem para qualquer coisa. E isso queima a área de TI inteira, a maioria dos profissionais são assim. Conheço profissionais de TI que tem Pós, MBA, com inglês fluente e estão desempregados. Ainda, a maioria dos gerentes de TI com quem trabalhei eram simplesmente "fantoches" de usuários, mal conseguiam gerenciar o orçamento do próprio departamento, sem qualquer capacidade de decisão.

14/01/09, 23:11:20: RP - IP : 189.65.253****
    Para contestar a opinião de DCBHS: as empresas não tem mais profissionais de TI formados dentro dela, que conheça seus processos, mas sim consultores terceirizados. A prova disso é a própria divulgação de vagas do Apinfo: só há vagas de consultorias. Há uns 2 anos atrás, empresas "de verdade" divulgavam suas vagas aqui. Para o terceiro, tanto faz trabalhar nesta ou aquela empresa, se o escopo está certo ou errado, se estará implantando um problema ao invés de solução. O terceiro não estará lá depois para manter ou dar continuidade ao que foi implantado - neste ponto é que o terceiro será "queimado". E a culpa não é do terceiro/consultor, o mercado quer isso. Consultorias de TI não formam profissionais, mas sim programadores ou implantadores. Sei disso por que hoje em dia sou consultor. E o que mais ouço dos clientes da consultorias é: "Mas toda vez mandam um consultor diferente".

14/01/09, 20:59:44: DCBHS nop - IP : 200.159.211****
    continuando...

    Apenas quem já trabalhou fora ou teve um forte contato com empresas estrangeiras é capaz de entender que TI é uma área como outra qualquer. No Brasil, graças ao atraso de mentalidade profissional de grande parte da populaçao, TI é aquela área de fácil acesso onde se conhece produtos (Microsoft qualquer coisa, SQL, Cisco e etc) mas não se conhece a tecnologia que serve de base para o produto. Quantos aqui neste forum já leram uma RFC no site do IETF na vida?

    Investir no aprendizado de idiomas é de fato importante mas não deve parar por aí. O profissional de TI precisa expandir o conhecimento cultural como um todo para se relacionar com outras áreas e se comunicar de maneira decente e só assim deixar de ser "o-cara-que-aperta-botões" ou "o-cara-que-escreve-linha-de-comando". A idéia é se valorizar para que o mercado te valorize.

    Outro detalhe: tenho certificações na área de governança (itil e cobit) e acredito que este conhecimento também é essencial. Entender o que TI representa dentro da empresa e o que ela entrega para os negócios da empresa é um conteúdo que deveria ser ensinado desde o primeiro dia de aula de qualquer curso da área.

    A tecnologia deve servir unicamente para facilitar as atividades de forma que você tenha tempo livre para fazer outras atividades. Se você nao entende isso ou trabalha em uma empresa que nao tem essa visao, saia. Esqueçam TI, esqueçam tecnologia. Se tiverem oportunidade de trocar de área, mudem sem medo.


14/01/09, 20:59:16: DCBHS nop - IP : 200.159.211****
    Arrogância à parte, concordo com Widvovisk.

    O que queima o profissional de TI é o próprio perfil dos profissionais e a área é nivelada por baixo, com base na quantidade de semi-profissionais existentes no mercado.

    Mal formado, ele se expressa mal em português, acha que entende e domina inglês apenas porque lê apostila e documento técnico, tira certificações na base do testking. Hoje existe a possibilidade de se fazer um curso da área em apenas 2 anos. 2 anos não são suficientes para formar um profissional pois escola não é apenas para aprendizado técnico. Na escola se aprende (ou deveria aprender) postura profissional e isto é escasso na área de TI.

    O profissional de TI se acha o guru da tecnologia ainda atrelado aos padrões do início dos anos 80 em que era moderno e descolado trabalhar com computador. Ele surge geralmente como micreiro, passa por técnico e depois vira analista. Os que passam desse nível se tornam péssimos gerentes porque não tiveram formação adequada para esta atividade.


14/01/09, 16:42:57: Ronald - IP : 200.178.****
    A área de informática é fogo: as empresas, de tanto quererem economizar não contrata mais CLT - a empresa já te "queima". Daí, acionam consultorias, que pra economizar, vendem estagiário como Sênior - que te "queima" quando vc tem que consertar as cagadas dos aspiras. Aí você se enche e se "queima", porque fica mudando de consultoria. Se eu colocar todas as empresas e projetos no meu CV, me queimo mais ainda, porque dizem que CV bom tem que ter até 2 páginas. As demais páginas eu já queimei.

14/01/09, 11:30:06: Paula Tejando - IP : 189.18.81****
    O que queima na Profissão de TI é concorrencia de um querer saber mais que os outros ... Um profissional que já trabalha na area a uns 10 anos, se acha melhor do que um que trabalha na area a uns 2 anos ....

    Isto não não é legal na minha opinião.


14/01/09, 09:27:36: Alguém - IP : 192.100.111****
    Uma coisa que queima muito os profissionais de TI é o preconceito que existe dentro da própria profissão em relação a algumas áreas e cargos específicos. Os gerentes menosprezam os analistas, que menosprezam os programadores, que menosprezam os técnicos. O pessoal da área de suporte é desvalorizado em relação ao pessoal de desenvolvimento (chegando a refletir isso nos salários, mesmo que os de suporte tenham inúmeros cursos e certificações). E assim segue a nossa área...

14/01/09, 00:05:55: nomomentoparado - IP : 189.34.180****
    O que queima o profissional,pela minha experiencia, é o fato de possuir varias passagens curtas por varias empresas. Infelizmente passa a idéia que o problema é o profissional o que nem sempre é verdade. Já fui dispensado de uma porque tinha médico marcado em dois dias seguidos, na parte da manhã, isso antes de entrar na empresa, o gestor se melindrou , eu rodei em um mes. Solução...arranquei esta experiencia do curriculo.

14/01/09, 00:05:15: nomomentoparado - IP : 189.34.180****
    O que queima o profissional,pela minha experiencia, é o fato de possuir varias passagens curtas por varias empresas. Infelizmente passa a idéia que o problema é o profissional o que nem sempre é verdade. Já fui dispensado de uma porque tinha médico marcado em dois dias seguidos, na parte da manhã, isso antes de entrar na empresa, o gestor se melindrou , eu rodei em um mes. Solução...arranquei esta experiencia do curriculo.

13/01/09, 23:14:25: Roberto - IP : 201.27.45****
    Caro Cleiton Silva,

    Li vários comentários e entre eles o seu. Achei seu comentários pertinente e oportuno. Também gosto de dizer que o ótimo amanhã é ruim hoje. Acontece que observo os meus pares também e vejo a dificuldade que esses gestores tem em administrar pessoas e conflitos para deixar um ambiente descontraido e mais producente. Esses gestores acabam esquecendo do foco principal do seu trabalho e atropelam procedimentos, pessoas e acabam gerando ainda mais conflitos.

    Tenho muita experiência na área de informática e consultoria e posso dizer que vi poucos profissionais com esse perfil.


13/01/09, 22:39:17: Allan - IP : 201.92.174****
    O que queima o filme com certeza ...é curriculo de projetos curtos....duracao de 3 meses na empresa 3 meses em outra....isso da impressao que voce nao para em empresa nenhuma!!!

13/01/09, 15:55:49: Me ferrei.... - IP : 189.62.22****
    O que queima o filme tambem, é voce ficar calado, sabendo que seu colega de trabalho que está com um projeto de alta prioridade, está para sair da empresa. Isso aconteceu comigo esta semana, fui despedido por não dar a informação da saida de um colega.

13/01/09, 13:27:15: Xavier - IP : 200.161.74****
    Concordo com o Nichollas. A desculpa de "não sei o lado técnico" queima sim, mas já vi isso até em programadores, infelizmente. Já vi bastante profissional que se diz muito bom, mas na verdade sabe o arroz com feijão apenas (se souber).


13/01/09, 11:58:35: Nichollas - IP : 201.6.95****
    Uma das coisas que queima o filme de um profissional de TI é dizer que não conhece o "lado técnico", como se quizesse esconder a sujeira em baixo do tapete.

    Geralmente frases assim são ditas por Diretores de TI, Gerentes de Informática e Analistas de Negócios. É claro que ninguém conhece tudo, mas ficar se escondendo do "lado técnico", na espectativa de só colher "os louros da área de TI" é o cúmulo do comodismo e da ignorância.

    TI sem o "lado técnico" não existe!

    Temos que evoluir em TI e não em administração de Negócios ou em "técnicas de camuflagem", certo?


13/01/09, 11:10:04: High Lander - IP : 189.85.1****
    Realmente Dé, a cultura da empresa é decisiva em muitos casos para queimar o profissional (e também a empresa). Vou citar uma experiência do passado:

    Trabalhei como programador numa instituição financeira (crédito), a qual tinha na época uma atuação estadual. Não havia concorrência, a empresa ia de vento em popa, por conta muito mais do negócio em si do que pela boa administração: uma linha de crédito específica e única para um ramo importante da economia (não vou citar qual, mas imaginemos que fosse indústria). O problema era que entre outros absurdos da filosofia empresa, havia um que era esmagador: O gerente era sempre o funcionário mais velho do setôr, ou seja, ninguém assumiria esta função salvo em caso de promoção ou morte do gerente (sim, a função era praticamente vitalícia). É claro que não era só isto, mas as péssimas relações entre a gerência e funcionários, e primeira valorizando a adulação constante (puxa sacos), encobrindo erros graves de funcionários incompetentes (aduladores), antipatia dos clientes, erros em definições de projetos (todos é claro definidos unicamente pelo gerente centralizador), levaram a perdas financeiras na casa de milhões (muitos), perda de clientes, inúmeros processos trabalhistas, etc.

    Finalizando. Queimam-se todos neste caso, EMPRESA e PROFISSIONAL.


13/01/09, 10:57:02: - IP : 189.94.17****
    Acho que outra coisa que queima o filme é ser um analista egoísta. A área de informatica é muito pequena, todo mundo se conhece e sempre precisaremos uns dos outros. Queima o filme não ajudar estagiários, não fazer planos de carreira para eles, não ensinar ou, pior ainda ensinar errado. A área é muito dinâmica e deve existir sinergia entre todos os funcionários. Um dia o estagiário pode virar chefe e, se você precisar dele...

13/01/09, 10:51:40: - IP : 189.94.17****
    O que queima é entrar em uma empresa com mentalidade de 200 anos atrás. Minha última experiência profissional foi um desastre. Sempre trabalhei em empresas de grande porte e, longe de casa. Surgiu uma vaga perto de casa e, pela comodidade fui. Quando entrei lá, foi um grande desastre. Só por falar que meu ex chefe estava cobrindo a proposta a nova chefe achou que eu estava me achando... Estavamos fazendo um curso de ITIL e só fui explicar que, infelizmente, a area de informatica é tida como gastadora de dinheiro, pois é a unica que não gera lucros em uma fabrica, por exemplo. Ela sempre me dizia que era para trabalhar em grupo. Como não tenho carta de motorista, ia num projeto com outro cara e, ela me mandou ir de onibus, para aprender a usar onibus. Acho que uma chefe como essa queima o filme. Além do mais, um dos analistas só me tratou bem quando disse que não tinha pretensão nenhuma de virar gerente. Esse é o analista queima filme. O cara já tinha falado mal de mim, mas, como disse isso, começou a me elogiar. Além do mais, chamava os estagiários de baianos, sofri com danos morais e muitas outras coisas. Acho que o que queima nosso filme é confiar e entrar numa consultoria com mentalidade de 200 anos atrás...

13/01/09, 10:49:17: High Lander - IP : 189.85.1****
    Sugiro que os posts se atenham às questões de cunho geral referentes ao que QUEIMA O PROFISSIONAL DE TI. Assim, as observações mais óbvias do comportamento individual do profissional com relação ao ambiente de trabalho e relações interpessoais deveriam ficar de fora; Pois cada um de nós, a princípio é suficientemente ciente (em maior ou menor grau e gênero) daquilo que é bom ou ruim nestes aspectos; seja no trabalho, na família, na comunidade, etc. É claro que no âmbito geral, é difícil não citar instituições e suas responsabilidades, a fim de não ofender as normas do fórum. Mas é possível descrever situações vivenciadas para uma discussão construtiva. Obrigado.

13/01/09, 10:44:32: Monge Miyamoto miamoto@uol.com.br - IP : 201.6.224****
    Na minha opinião e na dos meus amigos, que estão em nível de coordenação, supervisão e gerência, uma coisa que queima forte o filme de um profissional de TI é não saber escrever corretamente em português. Pior ainda quando tentam expressar idéias escrevendo.

13/01/09, 10:13:44: Marcelo X - IP : 189.69.95****
    e quando a consultori diz que o projeto e indeterminado mas ele dura so 3 meses, isso nao queima a consultoria nao??o profissiona sai queimado cm certeza!!

13/01/09, 10:03:23: antonio antonio@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    Sou analista de suporte numa consultoria de porte médio. E o quê sempre percebí que queima filme é o cara contar vantagens. Estou lendo vários posts onde a única coisa que a pessoa está fazendo é se queimando. Quem fala de- mais peca proporcional, o mundo corporativo não permite que o profissional tenho a lingua solta, e saia contando vantagens ou mesmo falando sobre seu trabalho no tocante a coisas realmente sigilosas pq isso dá status. Vejo que existem aquí pessoas como eu, que fazem seu trabalho na boa, interagem com a galera, busca aprender junto e em equipe, e principalmente, tentam não ser melhor que ninguém...

13/01/09, 09:41:53: High Lander - IP : 189.85.1****
    O mercado nacional de TI, infelizmente ainda é influenciado por variáveis bem desfavoráveis, que ao que tudo indica continuarão a regê-lo por tempo indeterminado:

    1 -PIRATARIA: A grande maioria de empresas são de pequeno e médio porte, e muitas utilizam-se de software pirata, o que impossibilita suporte técnico adequado ao desenvolvedor. A qualidade comprometida do projeto => QUEIMA O PROFISSIONAL.

    2 - FALTA DE TREINAMENTO: O profissional é obrigado a NÃO depender de treinamentos pagos pela empresa, pois o baixo envestimento das empresas em geral, não possibilita que o profissional avançe em projetos com tecnologias mais novas. A falta de treinamento (ou condições financeiras para fazê-lo) => QUEIMA O PROFISSIONAL.

    3 - A já conhecida situação do trabalho no país: As regras da CLT tradicional não se ajustam mais, surgindo variações como: CLT flex, PJ (empresa de único empregado), "cooperativas" e outras. Tudo isto somado a uma demanda reprimida em áreas de alta tecnologia em função do ítem 2 (treinamento); Ao excesso de profissionais existentes no mercado, e o pior, muitos acabando mal preparados; Ao excesso de carga tributária e encargos trabalhistas que oneram as empresas... Resultado? SALÁRIOS BAIXOS.

    Tudo isso QUEIMA O PROFISSIONAL.


13/01/09, 01:17:25: Paulo R. pauloamaral_tte@yahoo.com.br - IP : 189.64.1****
    Não concordo com a Renata. Acredito que bons profissionais são aquele que se adequam rapidamente a mudanças e novos conhecimentos. Nem sempre conhecemos tudo. Mas NÓS da área de TI sempre devemos nos adequar rapidamente. E uma área onde mudanças acontecem em minutos. E deveriam dar chances a profissionais com estas tendencias à procura por conhecimentos rápidos e autodidatas.

12/01/09, 20:02:17: Marcelo X - IP : 189.69.95****
    So por acaso porque nao se queima a empresa de ti??

    as entrevistadoras, porque vc nao definem com o cliente o que eles realmente querem?? alias vcs fazem tudo que cliete quer!! Com relacao a ser bom, e justificado pois vcs querem um SUPER profissional a preco de banana! Repensem seus valores tambem


12/01/09, 18:11:43: Renata RH - IP : 201.81.90****
    Renata, concordo com você, não é sensato e ético falar que profissionais mintam nas entrevistas, por isso coloquei que não são todos os profissionais que fazem isso.

    Quando coloquei que profissionais se queimam, é porque já entrevistei alguns candidatos que durante a entrevista se colocaram como muito bons, com excelentes conhecimentos e etc, porém, na hora do teste prático, não sabiam nem metade.

    Peço desculpas se você entendeu de forma errada o que eu quis dizer, apenas coloquei que em alguns casos, os próprios profissionais se queimam.

    Mas como havia dito, tem os profissionais que são honestos e sensatos, e sabem o que conhecem ou não.


12/01/09, 16:40:03: Izabel izabel.chiarantano@globo.com - IP : 200.229.198****
    Não concordo com a cara Renata de RH; o que queima um profissional de TI é a impossibilidade de adequação em tempo real à mudanças e avanços de TI.

    Não é sensato e ético citar que em entrevistas profissionais digam mentira!

    Em alguns casos, os profissionais de RH não recebem da área de TI informações claras em relação às competências dos profissionais a serem contratados.

    Abraços a todos.


12/01/09, 14:04:27: Renata RH - IP : 201.81.90****
    O que queima o profissional de TI são eles mesmos, que para conseguirem um salário alto ou um bom cargo em uma empresa, mentem na hora da entrevista.

    Quando tem um RH bem preparado, as chances de isso ocorrer são pequenas, agora, se o RH não está preparado, ai sim, a culpa realmente é da consultoria/empresa, que deixa o profissional seguir ( e ser aprovado) no processo.

    Não estou dizendo que todos os profissionais de TI mentem, muito pelo contrário, já entrevistei profissionais, que quando souberam a fundo da vaga, foram sinceros ao dizer que não estavam no perfil.Esses logo de cara já ganharam pontos, foram honestos.


12/01/09, 11:48:26: Paty - IP : 201.81.90****
    Concordo com alguns colegas, quando dizem que existem RH's " incompetentes".

    Trabalhei em uma multinacional na area de TI, e lá aprendi tudo o que sei sobre TI, sempre que me deparava com alguma linguagem desconhecida, ia atrás dos analistas e gerentes e pedia para me explicarem, porque não queria fazer uma entrevista, sem saber sobre o que eu estava falando.

    Infelizmente, como em todas as áreas existem os bons e o " maus" profissionais.

    No meu caso, ia atrás para aprender, porque não acho certo reprovar um candidato porque EU não sabia alguma coisa.

    Hoje, sou responsável pelo RH de uma consultoria de TI, e faço a mesma coisa, tiro dúvidas sempre.

    Quanto a questão de reprovar por causa de saláios ou excesso de conhecimento, sempre questiono o candidto pelo telefone, assim não faço o mesmo " perder tempo".

    E como já disseram nesse fórum, alguns RH's podem queimar o filme do profissional de TI, mas o prórpio candidato também se queima, quando menti na entrevista e no CV, e no teste prático acaba não atingindo a nota mínima.


12/01/09, 10:13:22: Somos queimados - IP : 189.7.5****
    Nós não nos queimamos, fomos e somos queimados! Pelas consultorias que transformaram nossa mão de obra em algo que não se pode nem definir, com salários ridículos e condições hilárias, empresas de recrutamento de RH que não entendem nada de TI e não tem capacidade de entender um currículo de TI. Uma recrutadora descartou meu CV porque disse que eu nao sabia "Protocolo IP", sendo que eu sou MCSE... Queimado por "excesso" de qualificação, pasmem! Já me disseram, mais de 5 vezes, que tenho qualificação muito acima do que a vaga exige então não contratariam, porque nem mesmo ele (o gerente) tinha tantos cursos e certificações e eu poderia (pasmem de novo) roubar o lugar dele!!! Isso é ou não assinatura de atestado de incompetência?? duvido que alguem já não tenha ouvido isso também. Quando o salário é mais alto você envia o currículo e dizem que voce não é qualificado o suficiente, sendo que, na verdade, a vaga já é reservada para um QI. E quando o salário é mais baixo dizem que é qualificado demais. E não foi uma empresa só que disse isso! Não posso citar nomes senão vão deletar o comentário, mas ouvi até em multinacionais isso!

12/01/09, 09:32:06: Eberton beto_sobreira@yahoo.com.br - IP : 200.149.23****
    O que queima o filme é abrir o site da APInfo no meio do horário de expediente e procurar por vaga de trabalho. Não tem um que não conheça o banner da APInfo e a cor "azul-clarinho" no cabeçalho da página...rs... Isso queima legal. Mas, temos que sempre procurar o que é melhor para nós. Não podemos pensar e ficar com dó de consultorias e empresas, porque na hora de nos mandar embora, quando o projeto acaba, ninguém pensa em você. Então, antes de pensar na consultoria ou empresa, PENSE EM VOCÊ! Isso já aconteceu comigo, fui dispensado de um projeto depois de me prometerem mundos e fundos, e fiquei na mão, com meu casamento há poucos meses de se realizar e um mundo de dívidas e cheques para cair! A partir daquele dia, empresa pra mim é empresa, assim como para a empresa, nós, terceiros somos somente terceiros, menos valorizados até do que a "tiazinha" da limpeza.´ Abraços. Eberton.

12/01/09, 01:23:03: Vinicios Égea vinicios.egea@uol.com.br - IP : 201.95.11****
    O comportamento deve ser um dos maiores fatores para se queimar um profissional de TI pelo fato de muitos se agirem como "o centro", como se um setor não fosse feito por uma equipe e sim só pelo "cabeça" que teima a se comportar como. Outras como a atitude de menosprezar o conhecimento do outro e ter uma necessidade absurda de expor "tenho mais conhecimento do que você", arrogância e "puxa saquismo" é algo muito presente nestes profissionais.

    Minha irmã hoje é gerente de RH e quando era analista de recrutamento comentou que muitos destes(especialmente ao setor de TI) se comportam como se fossem formados(em caso de estagiários), como tivessem uma vivência e experiência SUPER importante na área, ego lá em cima e se comportavam como se fosse apenas mais "uma" entrevista. Para ele o mercado está cheio de oportunidades e se caso não passar, amanhã outra empresa entraria em contato.Ela se recorda como algo lastimável.


11/01/09, 18:31:08: Doug® - IP : 201.13.59****
    Trabalho em TI há 7 anos, e a minha experiência é relativa porque passei apenas por duas empresas nesse período.

    Entendo que a maioria das práticas que podem "sujar" o seu nome no mercado de TI, não são diferentes das que podem desqualificá-lo em qualquer outro ramo de atividade:

    Falta de competência, produtividade, comprometimento e ética, por exemplo.

    Mas especificamente, o que observo na nossa área de forma mais comum, é o fato de algumas pessoas saírem das empresas no meio de um projeto porque conseguiram uma outra oportunidade, sobretudo quando ainda estão em fase de formação.

    Além de ficar com o "nome sujo" na empresa, acredito que atos como esses acabam comprometendo o ciclo de aprendizado do colaborador.

    Muitas pessoas incluem em seus CVs experiências que não foram concluídas e quando chegam nas novas empresas não têm domínio do assunto porque não o vivenciaram de forma completa.

    Essas acabam "queimando o filme" duas vezes!


11/01/09, 13:54:15: Mr. FRIED - IP : 200.100.140****
    Qualquer coisa pode queimar o cara, quantas vezes já escutei a frase-ameaça de gerente de TI:

    " - TÁ CHEIO DE GENTE LÁ FORA QUERENDO SUA VAGA" pois quando o emprego é fixo em uma empresa boa (não terceirizada, quarteirizada ou em projetos exatos de 34 dias e meio free)... as ameaças são corriqueiras, e servem como "cutucadas psicológicas"...

    Cuidado, estamos pisando em ovos... QUENTES !!!!!!


11/01/09, 10:30:29: JR - IP : 189.62.227****
    Bom dia,

    Eu acredito que o que queime um profissional seja realmente a sua ganância excessiva em querer conquistar seus objetivos custe o que custar, inclusive o pescoço do colega de trabalho. Trabalho na área de TI pó vota de sete ou oito anos e o que mais vi dentro das empresas foi a grande falta de respeito em relação ao espaço do outro. Assim como os outros requisitos básicos citados pelos colegas aqui, requisitos esses pertencentes a uma lista formadora de um bom caráter humano, não só dentro do trabalho, mas também fora dele dentro de outros círculos de relacionamento. A falta de humildade, de bom senso, de caráter, de respeito pelo outro e pelo espaço do outro, requisitos faltantes hoje dentro da maioria das empresas onde grande parte dos funcionários está sempre pronta para puxar o tapete do outro, e isso causado não só por falta de base em casa, porque acredito que a existência desses requisitos venha de berço e da educação e caráter dos próprios educadores durante sua vida, mas também das empresas que colocam seus funcionários visando lucro máximo sempre para se matarem literalmente falando entre si. Sou da seguinte opinião, toda sua vida não valera de nada quando possuir posição e olhar para trás e ver que conquistou tudo, mas que nada vale, por toda a falta de princípios e valores que não conseguiu aplica para que os méritos de tudo fossem realmente merecidos.


10/01/09, 23:07:17: Cleiton Silva - IP : 201.26.124****
    Caros Guerreiros da TI!!!

    Devemos analisar todos os questionamentos deste fórum de forma a refletirmos sobre o tema, este é o objetivo! Respondendo com objetividade ao tema do forum, sou gestor há 7 anos, tenho aprendido muito com os diversos cenários e desafios que enfrentamos. Sempre procurei observar meus superiores e pares para entender e refletir sobre o comportamento. O LIDER atual deve ter uma postura participativa e servidora, ter empatia, saber ouvir, dar exemplo, ser amigo!! Resumindo em poucas palavras o que pode queimar não só um profissional de TI como qualquer outro profissional é perder a confiança! "para construir a confiança levamos dias..meses...anos...e para perder em alguns segundos...perder a confiança é o maior erro que podemos cometer! Por isso devemos ser sempre humildes, preservar nossa imagem! Ser reconhecido por suas conquistas e sempre procurar ajudar seu próximo. Convivi com muitos profissionais que tiveram uma carreira de sucesso muito rápida, no entanto, deixaram levar pelo momento..esqueceram que viemos do pó..e ao pó iremos...portanto meus amigos...sejamos sempre honestos, humildes, éticos e nunca esqueçam.. "O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM", "A PERSISTÊNCIA REALIZA O IMPOSSÍVEL" e "QUEM PLANTA COLHE"!!!

    Um grande abraço e um excelente 2009 a todos!!

    Cleiton Silva Gerente de TI


10/01/09, 21:51:24: Cristiano - IP : 201.29.172****
    Retomando meu post, eu gostaria de colocar aos colegas de profissão um alerta em relação a algumas empresas de terceirização de TI. Já vi gente se queimar no mercado por ser inexperiente e ser vendida como senior! Todo mundo sabe que as consultorias tiram lucro em cima do terceirizado, isso é normal e já esperado... mas vender gato por lebre é algo bem diferente.

    Neste caso que eu contei, mesmo a pessoa sendo esforçada e bem-intencionada, saiu queimada do cliente e teve seu nome pixado como incompetente ainda por muito tempo. Este caso é apenas para lembrar que nem sempre o profissional se queima sozinho. Às vezes é a própria empresa (ou o gerente) que coloca ele numa furada.

    Abraços


10/01/09, 11:11:27: Joaquim - IP : 200.30.245****
    Estou a muitos anos em TI, a arrogância é sem dúvida o pior inimigo do profissional de informática.

    De uma maneira geral, quem trabalha na área tem uma capacidade de raciocínio lógico e de aprendizagem acima da média, ainda continua a receber um salário maior que o de outras áreas da empresa. Muitos são respeitados, invejados e temidos por alguns usuários. Trabalham com tecnologias recentes e projetos que podem gerar grandes mudanças. Estes fatores acabam dando um ar de aventura e desafio que fascina a muitos trabalhadores de TI.

    O lado positivo é que este sentimento é o que motiva o bom profissional a gostar da área, buscar seu desenvolvimento constante e sucesso profissional.

    O lado negativo é que os fatores acima podem induzir o profissional a uma certa vaidade, presunção, arrogância ou impaciência, que prejudica seu relacionamento com os colegas e usuários, dificulta o trabalho em equipe e o constante aprimoramento.

    No final o que importa é gostar muito da área de TI, dos desafios que ela proporciona e dos resultados que o sucesso profissional pode trazer, sem deixar de ser humilde.


10/01/09, 10:12:38: Souza - IP : 201.95.56****
    Recomendo que todos busquem certificações, conhecimento, pós graduação, idiomas com fluência, se aperfeiçoem. Mas o "BOM SENSO" deve ser mantido. A arrogância queima o filme mesmo.

    Sucesso a todos.


10/01/09, 10:06:10: Souza - IP : 201.95.56****
    Estou postando novamente sobre o que queima um profissional de TI.

    Este fórum mudou de foco devido a postagem do Sr. Widvovisk.

    Postei anteriormente uma situação ocorrida na empresa onde queimaram 11 pessoas ao todo graças as pessoas com perfil arrogante, onde foram colocadas pessoas do mesmo perfil que acabou com o clima da empresa e a produtividade, perda em 10% dos clientes e recuo de 500 mil no faturamento, invertendo o crescimento de 1,5 milhões (diferença de 2 milhões). No meu caso foi real, nem sempre qualificações demais geram resultado para empresa, às vezes nem sempre para o profissional de TI. Pessoas com certificações que tiveram muito conhecimento e pouca habilidade pessoal.

    A palavra certa aqui como já foi dita é "BOM SENSO".

    Obs: Levantei o caso da estrela que entrou na empresa para causar este resultado desastroso, ele foi escurraçado da empresa anterior devido ao comportamento arrogante.


9/01/09, 23:44:54: Yuri - IP : 201.62.23****
    Pergunta Simples: O que pode queimar o filme de um profissional de TI? Base ler os comentários do Sr Widvovisk e claro, um profissional com esta portura certamente nao tem este sucesso todo.

9/01/09, 18:36:25: Nilson - IP : 200.182.****
    Amigos ,o senhor Widvovisk já deu sua contribuição para o mundo contemporâneo e para todos nós da área de TI, realmente ele se sente, mas devemos ter em mente que além de grandes profissionais precisamos "ser" mais e não "ter" mais que "ser", e isso é um grande passo para a realização pessoal e profissional. Grandes e verdadeiros lideres de sucesso nunca são esquecidos e jamais postariam uma mensagem com o conteúdo deixado pelo nosso colega de profissão. A ele minhas orações para que possa lembrar que um dia o mundo muda , nossa saúde se vai, o dinheiro diminui (ou acaba) e o que resta são as coisas que fizemos tentando "ser". Ps. Ignorância assumida : falou tanto dos erros de português e não conseguiu se quer ler sua alma para conseguir saber qual seria o impacto de seu comentário. A todos sucesso, e vamos deixa o nosso amigo Widvovisk viver em paz, a vida ensinará nosso amigo e um dia, quem sabe um dia, ele vai lembrar de minhas palavras aqui no forum e espero que não seja tarde para mudar.

9/01/09, 16:10:59: Alguém - IP : 192.100.111****
    Desde o início eu já sabia que a tal mensagem educada, disfarçada de "história de sucesso", não passava de uma autopromoção (talvez, quem sabe, motivada pela necessidade de autoafirmação).

    O que o rapaz não imagina é que ele não é o único jovem bem sucedido em TI. Mas até o momento apenas ele fez questão de enumerar seus feitos (num tópico onde ninguém perguntou isso). Como já disseram, ESSE JÁ SE QUEIMOU.

    Representou um verdadeiro chato, mas pelo menos serviu de exemplo...


9/01/09, 16:05:56: . - IP : 200.204.147****
    Sr. Widvovisk,

    Se seu intuito de postar neste fórum era provocar inquetação, então o Sr. conseguiu o que queria, apesar de ser um atitude demasiadamente infantil pelo seu perfil.

    No entanto, posso afirmar que o Sr. é apenas um profissional pago e pelo que vi, não tem qualquer aptidão empreendedora. Não sei se este é seu objetivo, mas se você está se promovendo tanto, acredito que não deseje ser funcionário para toda a vida.

    Diferentemente de você, aos 21 anos de idade tive a felicidade de abrir meu próprio negócio no mercado de TI e deixei sob comando de pessoas extremamente capazes, enquanto ainda me preparava.

    Não preciso me gabar, Sr. Widvovisk, e nem é do seu interesse e de ninguém minhas qualificações ou o quanto faturo.

    Mas saliento que, quem é realmente bom, não precisa fazer propaganda.

    Suas aptidões de nada convencem e posso colocá-lo com um frustrado e fracassado, pois tenho certeza de que você gostaria de estar ganhanho muito mais do que o seu salário.

    Suas palavras serão lembradas como um péssimo exemplo a ser seguido.

    Lamentável a sua postura.


9/01/09, 15:56:17: Everton - IP : 189.56.2****
    mrs. Widvovisk,

    Acho que de todos os comentários até agora o mais sensato foi "TER BOM SENSO", isso não só vale para o profissional de T.I, mas sim para qquer profissional. Escrever certo é primordial, porém, estamos num forum, pra debater, trocar idéias e experiencias, estamos em um espaço onde o mais importante é se comunicar, não importando o meio, canal, etc...

    Se teve oportunidade de estudar em grandes colégios, aprender linguas 20 mortas, desbravar continentes isso deve ser ótimo pra você, porém tenho certeza que nao agrega nada a ninguem que esta acompanhando este tópico...

    Sorte em Harvard...

    (PS. já se queimou com muita gente aqui..)


9/01/09, 15:55:13: Everton - IP : 189.56.2****
    mrs. Widvovisk,

    Acho que de todos os comentários até agora o mais sensato foi "TER BOM SENSO", isso não só vale para o profissional de T.I, mas sim para qquer profissional. Escrever certo é primordial, porém, estamos num forum, pra debater, trocar idéias e experiencias, estamos em um espaço onde o mais importante é se comunicar, não importando o meio, canal, etc...

    Se teve oportunidade de estudar em grandes colégios, aprender linguas 20 mortas, desbravar continentes isso deve ser ótimo pra você, porém tenho certeza que nao agrega nada a ninguem que esta acompanhando este tópico...

    Sorte em Harvard...

    (PS. já se queimou com muita gente aqui..)


9/01/09, 15:52:52: Fernando - IP : 189.46.2****
    O problema maior é vc ser queimado por pessoas menos competentes que vc, com menos experiência e capacidade q vc, só pq ocupam um lugar privilegiado, usam isso à seu favor e vc, mero 3o, se queima. E isso piora ainda, se a gerência envolvida for mais incompetente ainda, ou no mínimo, mal informado, aí junta a fome com a vontade de comer. É isso pessoal, q 2009 seja no mínimo melhor q 2008.

9/01/09, 15:39:21: Widvovisk - IP : 201.92.19****
    Para quem me recomedou um futuro profissional fora do Brasil, já tenho perspectiva de receber convite para atuar como gerente na matriz que fica próxima de Massachusetts. Como sou um jovem de sucesso, pretendo obter uma segunda formação superior e, porquê não, cursar na renomada Harvard University...

    Mais uma vez, desculpem-me por causar tanta inquietação nos senhores.

    Super abraço


9/01/09, 15:19:43: Tranquilo - IP : 200.196.8****
    Meus amigos de profissão,

    Opiniões como a do nosso amigo Widvovisk Vladvostok da Silva não devem ser motivos de chateação e muito menos levadas a sério.

    O mercado de TI é grande, dentro e fora do Brasil. Todos nós sempre teremos nossas oportunidades de trabalho, pois amamos a profissão que escolhemos e quem sabe, nos tornaremos donos do nosso próprio negócio.

    Quanto a se queimar? Quem não se queima nesta vida? Trabalhamos com pessoas, é inevitável. Acredito eu, que o importante, é aprendermos com nossas experiências ruins e evitarmos que se repitam.

    Sobre o Sr. Widvovisk, não o conheço, não sei se é bom ou ruim, não me interessa. O que importa é que eu realmente gosto muito do que faço, e me esfoço para melhorar profissionalmente quanto pessoalmente. Se isto é sinônimo de mais estudo? Não sei. Quem gosta de se especializar, ótimo, vá em frente. Quem não gosta, se esforçe para não ficar devasado demais e assim vai...

    Mas a mensagem que gostaria de deixar é que não se deixem levar por opiniões, sejam absurdas ou não, todos nós sabemos o quanto somos capazes e o conhecimento que possuem são de vocês... E isso ninguém pode nos tirar.

    Abraços,


9/01/09, 14:47:28: Paty - IP : 201.81.10****
    Acho excelente profissionais de TI que tem qualificações, como as que o Sr. Widvovisk colocou aqui...porém, isso realmente é confirmado em testes tecnicos que as empresas aplicam...

    Agora, esse tipo de pessoal, quando passa por um RH competente, não custuma ser aprovado, já que demonstra muita arrogância e vontade de ser superior.

    Que bom que o Sr. já está alocado, e que pena que na empresa que trabalha é quem contrata... Só torço para não ser arrogante assim com os profissionais que trabalham com você, já que sabe tanta coisa como disse, torço de verdade para que passe esse conhecimento a eles.

    Agora, concordo com os colegas que falaram que existem RH's ruins, e infelizmente colocam muitas pessoas despreparas nesses cargos.

    Falo por mim, que entrei na area de Recrutamento em TI há 2 anos, que para saber o que sei hoje, fui atrás de muitas pessoas competentes, e com bastante conhecimento nas emprsas que trabalhei, porque sabia que eles poderiam me passar informações importantes.

    Não sou formada em nada ligado á área de TI, me formei em Recursos Humanos, mas para trabalhar com TI, fui " obrigada" a entender um pouco deste mundo, que para falar a verdade me chama muito a atenção,e cada vez que recebo uma vaga com alguma informação ( linguagem, etc) que eu não conheço, logo vou pesquisar para não fazer feio com os candidatos.


9/01/09, 12:08:26: Souza - IP : 201.95.65****
    O Profissional de TI é extremamente exigido e pouco reconhecido. Mas algo que destaca um profissional de TI é ter a visão da regra de negócios da empresa que trabalha , se aperfeiçoar e adquirir conhecimento sempre. Em contrapartida, a empresa deve valorizar o profissional de qualquer área. Infelizmente, na maioria das vezes isto não acontece. Trabalhamos em empresas onde a "Politicagem" e a "Arrogância" prevalece sobre a "Competência". Trabalhei recentemente em uma empresa onde trabalhavamos alinhados com todos departamentos e o faturamento bruto crescia a uma taxa de 1,5 milhões/ano. Mudou a presidência, vieram os "amigos", foram dispensadas as pessoas para colocar o cabide de emprego, que diga-se de passagem, pessoas com doutorado, certificações, etc.... Com tantas estrelas, não havia lugar para nós. O resultado majestoso desta mudança foi uma queda de 500 mil no faturamento/ano e uma perda de 10% de nossos clientes e a saída dos que conheciam o funcionamento da empresa. (Obs. A crise não interfere na área de atuação).

    O profissional deve tirar certificações, aprender novas tecnologias, etc.., porém deve estar alinhado ao negócio da empresa e a empresa reconhecer o profissional.


9/01/09, 11:46:25: Marcelo toqueimado@fire.com.br - IP : 200.100.140****
    Vc é recém formado, não tem experiência? - tá queimado (churrasco de novilho)....

    Vc terminou a faculdade já faz 15 anos e tem 35 anos de idade, com 10 anos de experiência em carteira, alguns cursos extra curriculares e FICOU DESEMPREGADO? - tá queimado (churrasco de dinossauro).

    Vc tem vários empregos TEMPORÁRIOS na carteira de trabalho? Tá queimado (churrasco de turista)

    Vc ficou muito tempo em uma empresa? tá queimado (churrasco de acomodado)

    Vc ficou pouco tempo em uma empresa? tá queimado (churrasco de turista-pula fora)

    Vc conseguiu emprego, mas tem um cara na empresa q tem medo de vc e tem bom relacionamento com a gerência/diretoria? tá queimado (churrasco de vitima de invejoso-puxa-saco-chefe ele faz tudo errado)

    Vc é muito sério? tá queimado (churrasco à lá cara estranho)

    Vc é muito brincalhão? tá queimado (churrasco à la "chegou ontem e quer aparecer")

    Vc ficou doente no dia da IMPLANTAÇÃO do novo sistema (DOMINGO)? TÁ QUEIMADOOOOOOOOOO...... (e eu sei como) churrasco pula fora, mesmo se vc estiver no NECROTÉRIO, não vão no seu velório, devido a implantação...

    Vc ia para o trabalho no dia da implantação (PARTE II) do sistema e o CARRO QUEBROU, fazendo vc chegar atrasado? TÁ QUEIMADOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!! (e eu sei como)- CHURRASCO GUINCHO

    O cara do turno da noite vive faltando e VC É O CARA do turno anterior? CHURRASCO COBRE TURNO (se não ficar, TÁ QUEIMADOOOOOOOOOOOOOO)

    E tem, mais tipos de churrasco, eu já vivi todos esses acima....


9/01/09, 11:43:29: Alguém - IP : 192.100.111****
    Eu não duvido do colega ali. Desconfiaria se fosse um Silva! Afinal, a realidade brasileira é muito distante do que vemos ali.

    Enfim, na minha opinião algo que "queima" o profissional de TI é a arrogância. Muitos de nós são assim! Falta muita união. E o pior é que às vezes essa arrogância aparece até mesmo sob a forma de pequenas palavras ao final de educados textos, como "diplomazinho", por exemplo.


9/01/09, 10:46:29: Alberto - IP : 200.99.7****
    Enfim, temos vários casos de sucesso e casos nem tão felizes assim, mas concordo que o processo de seleção o qual passamos nas empresas é ridículo, colocam uma pessoa muito experiente em RH mas que não sabe nada de TI, e a única base para este profissional é o currículo, logo se o currículo estiver bem formatado e o candidato ao menos pesquisou o assunto, este tem muita chance de passar sem ter a menos noção do que irá fazer se adquirir o cargo. Colocamos nesta receita, péssimos gerentes, supervisores, profissionais e teremos a me*** que vemos hj, e quando caimos neste meio, com toda certeza do mundo você sairá, pelo menos chamuscado, afinal seu gerente não quer perder o posto dele.

    []s


9/01/09, 09:29:32: LORD - IP : 201.44.2****
    Bom dia, Caros companheiros,volta dizer que é isso mesmo o grande problema são as pessoas responsáveis pela contratação sim, claro que não a grande maioria, no entanto ,existe um outro grande problema geralmente os responsáveis pelo departamento, as empresas para reduzirem custos nomeiam gerentes administrativos como gerente de T.I.

    Reflitam comigo, nós que produzimos ,suamos a camisa e o cara que nem sabe o que foi feito é que sai na foto e o pior nós que acabamos batendo a foto.. !!!!


9/01/09, 03:12:06: Reaper - IP : 201.37.118****
    Achei interessante os comentários do Sr. Widvovisk, porém o que acho muito interessante e que esta martelando minha cabeça é o que um profissional bem sucedido como ele estaria perdendo seu precioso tempo surfando em um site de vagas para emprego? Vcs Não acham?? :) Esta questão é para pensar quando forem dormir.

    Grande Abraço a todos e um bom inicio de ano


9/01/09, 00:47:20: Alex - IP : 189.29.7****
    O que queima um profissional é passar por VÁRIAS EMPRESAS e 4 anos, por exemplo. MENTIR é também queima. Boa sorte para você Widvovisk em seu novo emprego. Afinal já deve estar quase na hora...rsrs. Obs: Sou bem qualificado profissionalmente, ganho o suficiente para sustentar meu filhos e pagar as prestações. Mas quem sabe um dia, se eu viver uns 200 anos eu consiga fazer tudo o que você fez e ainda dar conta do trampo !

8/01/09, 23:51:10: Widvovisk - IP : 189.46.181****
    Desculpem se o meu sucesso profissional incomodou muita gente neste forum.

    Para o "Nilson"... Você conseguiu se superar com a equação super complexa que chegou no resultado de que me formei aos 21 anos de idade. Nossa, como você é "bom em matemática"! Parece que o fato de eu ter me formado na Universidade de São Paulo o incomodou bastante, pelo que me lembro, em momento algum, depreciei a formação de profissionais que se formaram em Universidades privadas. Enfim, vai entender o que se passou pela sua cabeça. Em relação aos cinco idiomas... Não aprendi cinco idiomas em quatro anos. Nilson, outras línguas se aprende no decorrer da vida. Eu, por exemplo, aprendi alemão em apenas dois anos e meio, quando morei em Berlim. Inglês aprendi dos 15 aos 18 anos e, sem esquecer, fiz intercâmbio por 2 anos nos EUA. Francês aprendi com a minha querida tia. Espanhol, uma língua muito rica ao contrário do que muitos dizem, aprendi praticamente sozinho e praticando com os colegas de trabalho. E, atualmente, estou aprendendo chinês (uma língua maravilhosa!). Desculpe-me se tenho enorme facilidade em aprender outros idiomas, e, se sou um jovem de sucesso. Apenas quis deixar neste forum um relato de sucesso para quem está com baixo-estima. Creio que só se queima aquele que não é competente e fica cuidando da vida dos outros ao invés de procurar crescimento profissional.

    Para o "RH"... Não confundi em deixar meu humilde comentário neste forum, pois não estou à procura de emprego, pelo contrário, eu contrato na empresa em que trabalho. Em todo caso, agradeço pela sua intenção, apenas quis me ajudar pensando que eu tivesse me confundido.


8/01/09, 21:59:57: Adilson adilsonrofe@ig.com.br - IP : 201.13.5****
    Mentir em um teste de recrutamento, depois na hora da praticidade não vai dar conta do recado

8/01/09, 21:21:09: Jonas - IP : 189.46.203****
    Olha, sobre mentir no currículo, não acho que queima... o RH hoje em dia só ve tempo de experiencia. Uma vez fiz entrevista com 10 meses de experiencia e 3 anos no currículo e me contrataram e fui muito bem desempenhando o serviço. Acredito que voce tem que se analisar e saber do que realmente é capaz.

8/01/09, 20:02:25: Marcelo II - IP : 189.69.88****
    Widvovisk

    inventart e bom mas nao exagera!!

    Paty, olha existem as boas e ma recrutadoras, mas percebi que no Brasil e quantidade de pessias recurtadoras e grande! eu mesmo fui vitima de uma delas, mesmo neuras! A menina olhou pra mim simplesmente nao foi com minha cara! descobriu que nora no mesmo bairro que eu(ai que ela nao gostou mesmo!!) E me retiraram do processo, infelismente existem casos assim!!!

    abracos


8/01/09, 19:17:30: Cristiano - IP : 201.19.1****
    O que queima o profissional de TI são consultorias que contratam um junior e o revendem como SENIOR. Acreditem, EXISTE EMPRESA ASSIM!!!


8/01/09, 19:13:49: RH - IP : 200.196.8****
    Prezado Widvovisk,

    Talvez Vossa Senhoria tenha acessado o link do menu incorreto, com o humilde perdão da palavra.

    Clique em “Currículos” na aba superior deste site e cadastre seu currículo gratuitamente. Além disto, tomamos a liberdade de parabenizá-lo pelas qualificações aqui deixadas e de aconselhá-lo a deixar o Brasil, pois um profissional tão superior quanto Vossa Senhoria não recebe o devido reconhecimento nesta pobre e atrasada Federação.

    Nós não iremos mais ocupar vosso precioso tempo digitando comentários com este, apesar de estamos muito ociosos para isto.

    Nossos sinceros cumprimentos e lhe desejamos todo o sucesso do mundo,

    Mui respeitosamente, RH.


8/01/09, 17:57:20: Edson - IP : 189.47.14****
    Amigos , eu acho que todos estão corretos , 1 ) temos um sindicato péssimo que se recusa a olhar sua homologação caso voce não pague as mensalidades 'SINDPD' , 2 ) Projetos mortos e boca podre , que já estão a 3 anos parados e ninguem consegue resolver , que passam a voce ( isto queima voce sem chance ...) 3 ) Caso voce tenha certificações demais e capacicade demais que os outros, os invejosos vão encontrar um jeito de queimar voce... 4 ) Se os outros que convivem com voce não sabem escrever ou falar e voce falar bem e escrever bem , eles vão queimar voce ... o jeito é trabahar com quem fala bem e escreve bem 5 ) Supervisores e gerentes medianos , que colaram no MBA , tambem vão queimar voce 6 ) Se aquela garota que o chefe esta de olho falar oi pra voce , ele vai te queimar um dia .... . Enfim exitem uma seria de coisas que podem te queimar mesmo tomando cuidado , o correto é ter bom senso , bom humor e perseverança , sempre haverá competição entre os profissionais que estão entrando na area com os que já estão a mais tempo com melhores salários.

8/01/09, 16:56:05: Paty - IP : 201.81.10****
    Discordo totalmente das pessoas que dizem que o que queima o filme de um profissional de TI são os recrutadores, discordo porque o RH não está lá para ver se o candidato é bonito, muscoloso e etc, o RH está lá para avaliar ó conhecimento técnico e também o comportamento.

    De que adianta contratar um profissional que sabe inumeras linguagens, é auto-didata, e não sabe trabalhar com outras pessoas,se portar em uma reunião ou mesmo se comunicar??

    O RH, como o próprio nome diz, é um profissional voltado para recursos humanos, portanto, a parte técnica é importante de conhecer, não resta a menos dúvida, mas por isso que existem as provas técnicas e as entrevistas com os gestores da área ( normalmente gerentes de TI ou até mesmo diretores)o RH é responsável pelo primeiro contato...é responsável pela peneira...onde irá realmente passar os candidatos que sabem o que é solicitado para os resposnsáveis pela vaga.

    Quanto ao que queima o candidato de TI, posso dizer que é colocar milhoes de conhecimentos no curriculum, quando de fato, não conheçe nem metade...Mandar um cv de 10 páginas, quando o que interessa não aparece, ou é básico, e o candidato ainda diz que teve o teórico na faculdade, e que aprende com os livros.


8/01/09, 15:33:50: Marcelo - IP : 200.246.****
    Parabenizo os grandes profissionais deste forum pelas conquistas. Principalmente pelo orgulho que sentem do "alto" de tantas línguas, grafia correta, certificações, "diplomão" da USP, ITA, etc, etc. Independente de eu ter conseguido um "diplomazinho" de graduação de uma universidade privada, eu meu orgulho disso. Afinal, nas estatísticas brasileiras, são poucos os que o possuem. Aos poucos fui crescendo e hoje também possuo certificações IBM e Oracle. Hoje falo apenas uma língua estrangeira fluente e também já dei aulas em universidade. Para mim, o que "queima mesmo o filme" é gente que diz que se acha e acontece e no final é só frustração nas empresas. Tive um chefe que se dizia que era o cara e tal e no dia que tirei minha certificação em Oracle ele me perguntou: "Para que serve isso ? " Outro exemplo foi uma época em que vieram "deuses" da USP de São Carlos em minha empresa aplicar todos os conhecimentos que eles tinham aqui. Soluções eles apresentaram, mas para cada solução, outro problema eles geravam. Conclusão: Nenhum deles colocou mais o pé aqui. Se tive algum ou alguns erros de grafia perdoem-me, mas quem sabe posso estar certo por causa das "novas regras" da língua portuguesa.

8/01/09, 15:07:17: Vanessa Porto vporto79@hotmail.com - IP : 189.108.186****
    Algo que reparei nos últimos processos seletivos das quais participei: os recrutadores se preocupam muito com currículos muito "recheados" de empresas. Muitos veem isso como falta de comprometimento com o trabalho ou com o projeto. Ou que se deixa levar pela concorrência a qualquer aumento no valor/hora.

    As empresas temem investir em um profissional que será sugado pelo mercado na primeira oportunidade. Não estou julgando a veracidade deste tipo de pensamento. Apenas estou indicando que ele existe.

    Sabemos que a rotatividade da área é naturalmente grande, mas isso parece que tem preocupado quem recruta. Afinal de contas, não é somente um técnico que se vai: é todo o conhecimento de negócios e processos da empresa que o indivíduo leva consigo.

    []'s!


8/01/09, 14:57:13: Nilson Ter um bom carater. - IP : 200.182.****
    Ao nosso colega Widvovisk , parabéns, por ter passado por inúmeras empresas, ter varias certificações, cursado 5 cursos de idiomas, 8 anos de ensino fundamenta, mais 3 de ensino médio e mais 4 do curso superior (total de 15 anos, e este ingressou na escola por volta dos 7 anos, somando 21 anos já formado), e em tão pouco tempo (4 anos) conseguiu aprender 5 idiomas "fluente" , viajou o mundo , ufa.. que maratona. Senhores, aos 25 anos até pode-se conseguir ser Gerente de TI, mas tem uma gordura no meio de toda essa história ai. Aos demais parabéns por falarem a verdade, e isso faz parte de um bom caráter, um bom inicio para uma grande carreira.

8/01/09, 13:44:34: Peres - IP : 201.6.19****
    Em qualquer área, o que queima um profissional é "desagradar o chefe", direta ou indiretamente.

    Se vc for um profissional que tenta se impor, hora ou outra vai acabar pisando no ego de um desses caras e vai se queimar.

    Se vc nunca se impuser, tem menos chances de se queimar ou perder o emprego, mas também não vai aproveitar a maioria das chances de ascenção profissional que aparecem nas empresas.

    É um jogo político onde poucos vencem.

    Portanto, acho que o melhor mesmo é não esquentar muito com isso e ser autêntico, tomando apenas o cuidado de não ser ingênuo.

    Pode ser que isso não te dê toda as conquistas profissionais que você almeja, mas vai te trazer mais paz interior e felicidade.


8/01/09, 12:41:48: Widvovisk - IP : 201.92.193****
    Boa tarde caros colegas!

    Sou formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e, algo que notei ao ler os comentários deixados neste tópico, sem querer depreciar ninguém, foi, de fato, a quantidade de erros gramaticais e ortográficos cometidos. Dessa forma, concordo plenamente com o FIL, ele observou bem isso e acabou resumindo que cursinhos rápidos não formam os bons profissionais, pois estes dependem de outros fatores, como, por exemplo: comprometimento com o que se aprende e muita dedicação.

    Tenho 25 anos de idade e já passei por inúmeras empresas. Não tive receio algum de me impor quando o assunto se tratava de reconhecimento. O bom profissional tem por obrigação cobrar reconhecimento de seus superiores e mostrar a eles o quanto é competente no que faz, mesmo que já saibam disso. Contudo, sempre com elegância e sem querer puxar o tapete de ninguém.

    Hoje trabalho em uma multinacional e falo fluentemente cinco línguas. Já estive em mais de oito países da Europa e América. Possuo diversas certificações e sei que não são estas certificações que formam o meu caráter profissional, e, sim a forma com a qual enfrento os desafios e os negócios da empresa.

    Para àquele que diz ter se formado recentemente e está desfrutando de um "salariozinho", por favor, pergunte-se: eu sou qualificado para determinado cargo? Realmente me identifico com a área em que atuo? Por fim, pergunte-se se fez alguma coisa relevante para se destacar entre os demais profissionais, além de apenas ter cursado durante 4 ou 5 anos uma Universidade que lhe atribuiu apenas mais um diplomazinho.

    Gerente de T.I.


8/01/09, 11:33:30: Joe - IP : 200.99.206****
    Por um lado vai ter o pessoal funcionário/terceiro reclamando de alguma coisa como salário baixo, não ter reconhecimento, chefe que não tem conhecimento nenhum mas está no cargo por ser amigo/irmão do dono da empresa, enfim sempre terá um impecílio.

    E pelo lado da empresa, desculpa Daniel mas vou usar seu caso hehehe.Antes disso, que fique bem claro que não estou brigando aqui. Respeito a sua opnião, mas não concordo. Concordo com o item de usar coisas da empresa para uso pessoal. Não tem o que falar. Quanto a ser autodidata e não ter faculdade eu discordo. Trabalhei com um cara que era realmente cabeção e humilde. O cara não tinha faculdade, mas comia livros. O que perguntasse para ele você teria a resposta na hora e o que não soubesse corria atrás e respondi. Já trabalhou na europa, estados unidos, emirados arabes e hoje está morando e trabalhando na Suiça. E não tinha faculdade.Então essa coisa de ser autoditada de nada queima a pessoa, a não ser o fato da pessoa não correr atrás aí muda completamente de figura. Não adianta nada um cara fazer um curso de 40 horas e não correr atrás de outras informações pensando que só com essas 40 horas ele seja quase pleno. Quanto a abandonar um projeto no fim existem inumeros tipos de acontecimentos que uma pessoa possa deixar um projeto.

    O que realmente queima o profissional é não ser honesto. Lembro até hoje de uma episódio de uma série que passou na TV de um cara que não mentia...Ele dizia: "Se você mente você é mentiroso, Se você fala a verdade você é grosso" hehehe. E realmente tem razão. Por exemplo, eu não faço mais hora extra. Me matava de trabalhar, virava noites, finais de semana e o resultado foi quase um enfarto com 23 anos. Depois comecei a falar não para a empresa e fiquei com fama de não ser profissional.


8/01/09, 11:16:53: Davi - IP : 200.196.8****
    Assim como em qualquer outra profissão: Postura, pontualidade, comprometimento e pró-atividade são determinantes. Se queima aquele que não se preocupa com isto.


8/01/09, 11:11:09: LORD - IP : 201.44.2****
    Bom dia,

    Caros companheiros, concordo plenamente com o que foi dito, no entanto vejo a necessidade de acrescentar algo. A pior queimação são aquelas pessoas, as quais são responsáveis pela contratação independente de área, ou seja, o profissional do rh. Geralmente essas pessoas são muito mal formadas em rh e quando chega a vez de contratar o profissional de t.i, não sabe da parte técnica. Essa é a essência da coisa, essas pessoas reparam se a pessoa é musculosa , bonita, qual a cor dos seus olhos, que tipo de balada você curte etc. Isso que está matando os bons profissionais.   Outro fator é o baixo salário. Como pode o cara passa 4 anos em uma faculdade estudando análise de sistemas, pagando mensalidades caras, olhando aqueles fluxogramas, aqueles códigos, quando vai procurar emprego olha os anúncios de salários a R$ 1,800 reais, e para esse salário o cara tem que conhecer inúmeras linguagens. Eu recentemente estava comparando nossa área com a área de marketing, analisei os prós e os contras. Os contras pesaram muito mais que os prós. Até estou pensando em mudar de área !!!!! hahahah !!   Abraço a todos! E feliz 2009, com esperança de mudança! Acho difícil, mas...


8/01/09, 10:25:35: Valdir valdirmm@gmail.com - IP : 200.207.45****
    Tem 2 coisas que, na minha opinião, tem queimado o filme: 1) Aceitar um salário baixo porque não consegue encontrar uma oportunidade decente e( isso cria um parâmetro para empresas e consultorias alegarem que contrataram um excelente profissional por esse valor) deixar o projeto no meio quando encontrar uma oportunidade melhor e; Achar que o mundo de TI é imenso, distratar pessoas porque atualmente você esta com o rótulo de chefe sem saber que amanhã vc poderá ser o subordinado.

8/01/09, 10:04:35: Jeferson jefersonab@gmail.com - IP : 201.92.20****
    Fazer 4 ou 5 anos de faculdade para ganhar R$ 1.000,00 como Suporte/Help Desk.

8/01/09, 09:40:06: alexandre - IP : 189.19.21****
    Simples ! Por parte do próprio profissional, falta de profissionalismo e falta de caráter e talvez um pouco de baixa estima (Precisamos nos valorizar mais). Por fatores alheios a nossa vontade: Inveja de outros, sindicato muito fraco e principalmente a falta de valorização por partes de muitos que nos vêem somentes técnicos bitolados. A lista é grande...rsrsrs Abraços a todos !

8/01/09, 09:13:10: Haroldo - IP : 189.29.8****
    Fazer tudo o que é solicitado, sem saber ao menos como funciona. Achar que tudo o que faz é melhor e que não existe nada igual. Não se preocupar com a funcionalidade ao usuário final. Criticar projetos de outros profissionais sem conhecer. Pensar que pode fazer tudo, somente pesquisando na internet e lendo livros. Fugir dos problemas e aparecer quando da tudo certo. Executar somente projetos fáceis.

8/01/09, 08:52:37: Rodrigo - IP : 201.75.12****
    O que tem acabado com a gente são os baixos sálarios, falta de vergonha na cara de muitos profissionais em brigar por melhores condições, nenhuma assistência a nós e a rotina estafante de trabalho, onde as empresas somente visam o lucro e querem que seus funcionários se danem, para não dizer outra coisa ...

8/01/09, 01:59:30: Fil - IP : 201.95.113****
    Sinceramente... Na minha opinião... Uma das coisas que queima um profissional de TI é o perfil "Manjo corba, não sei escrever"

    Só neste tópico temos que ver coisas como:

    "... EM FIM quem realmente..."

    "... infelismente ... "

    "... peseudo profissionais ..."

    Poxa, gente... Não é porque curtimos um PC, e desenvolver aplicações em sua linguagem, que temos que esquecer da nossa. Independente de qualquer coisa, um bom profissional precisa ter cultura, e ser inteligente. E saber todos os patterns, ligar 20 EJB ao mesmo tempo e etc não significa que você é uma pessoa inteligente.

    O mercado pede por pessoas cultas, que sabem agradar um cliente com palavras quando aquele update que você prometeu não saiu.

    Estudem mais... Tirar diplominha e certificação de xHTML não significa nada... Um desafio é bom de vez em quando.


8/01/09, 01:12:01: Reaper - IP : 201.37.118****
    Muito bom o tema abordado.

    O que queima o profissional de TI são Chefes incopetentes que não possuem 1/3 da formação e experiência que você possue, que certamente chegaram a este cargo por ser amigo ou protegido de alguem dentro da empresa. Sendo assim ele precisa eliminar qualquer ameaça que possa revelar sua real situação e então ele queima o profissional.

    Outra váriavel que pode queimar um profissional são consultorias que oferecem salários ridículos ou pior, prometem inumeras vantagens para que vc aceite o cargo e logo após aceito, em menos de 15 dias estas promessas não são cumpridas ou tambem podem ser alteradas as condições e se por esta razão você desiste do projeto, ela fala para todos que você abandonou o projeto sem motivos quando na realidade quem não cumpriu os termos foi ela.

    Enquanto houver estas duas figuras de nada basta você estudar, especializar-se, aprender linguas, pois de nada vale em um país formado de favores e trocas de gentilezas.

    Abraço a todos e um bom ano


8/01/09, 01:03:31: Wanderley Costa souwander@yahoo.com.br - IP : 201.43.11****
    Recentemente estive assistindo a uma entrevista do responsável pelo site www.controlar.com.br vinculado na TV Globo em 07/01/09 e foi um fiasco! Imagine voces que geralmente nós os técnicos, analistas, programadores, em fim quem realmente coloca a mão na massa, é tão mal representado dentro de algumas empresas. Por isso eu peço em nome de todos que trabalham na área de informática, que briguem e exijam pessoas competentes e com mais responsabilidade para colocar á frente de um departamento tão importante quanto o TI. Fica nitido que o único item que falta em muitos projetos é apenas planejamentos e não apenas recursos tecnologicos...Mas quando as empresas ignora tudo isso, a grande massa é obrigado a ouvir gerentes ineficientes e "monoblocos" a pedir desculpas além de tentar repassar a culpa para alguém... e geralmente quem realmente queima o filme do profissional de TI são os famigerados Chefes, Gerentes e afins..."Monoblocos", devo lembrar que não são todos, mas grande maioria...

7/01/09, 23:43:22: Toninho Moura toninhoakg@hotmail.com - IP : 189.121.21****
    O que "queima" o profissional de Ti é: rotina estafante de trabalho, baixo salário, chefes idiotas, projetos mal conduzidos e etc. Seja exigente e brigue pelos seus direitos. A área de TI já teve dignidade, e não é o profissional cordeirinho morrendo de medo de perder o emprego que vai mudar as coisas.

7/01/09, 20:34:20: Marcelo - IP : 189.69.8****
    Nao agradar o entrevistador ou o pseudochefe infelismente percebo exagero na area nao tratamento pouco profissional de muitos peseudo profissionais ! eu mesmo fui mandado embora pq o chefe nao ia com minha cara!! decepcionante

7/01/09, 19:58:18: Carlos - IP : 201.52.43****
    Os itens mencionados são talvez os mais importantes mesmo, mas como também dito, não estão limitados a esses.

    Sinceramente, achei meio inútil essa pergunta, porque se você tem BOM SENSO, você já não se queima, isso é certeza. Se você não tem bom senso, só vai aprender na porrada - e se queimando, e o pior a se fazer é dar uma de vítima, no fundo todo profissional que "se queima" sabe bem o que fez, e pode muito bem "se consertar".

    E digo mais: ESQUEÇA dessa preocupação em se queimar. Estude, seja um bom profissional e se aperfeiçoe mas, principalmente, NÃO SEJA SEM NOÇÃO. Usando de BOM SENSO você nunca se queima.

    Agora também não dá pra ser adivinho: tem lugar aí que na entrevista você vai se queimar, sem saber, pelos motivos mais toscos: ou porque tem tatuagem (e você bobeou de deixar aparecer), ou porque sua gravata não está nos padrões da empresa, ou porque foi de gravata (e se acha o executivão, essa é a análise), ou porque tem bigode, ou porque não é caucasiano, ou porque tá com uma alface no dente (não coma x-salada antes de ir pra entrevista). Aí só sendo o David Blaine mesmo. Acredite se quiser, mas tem entrevistas e recrutadores assim SIM!

    Então, desencane dessa preocupação besta. Quando você tem bom senso, é leal e simpático, os recrutadores acabam até te ajudando às vezes.


7/01/09, 18:29:43: Tânia - IP : 200.21.317****
    A lista do Daniel esta porreta, mas uma coisa importante é saber trabalhar em equipe e ter facilidade de relacionamento.

    Nas vagas de TI, este requisito aparece com muito mais frequência, o que pode significar que a imagem do Nerd, introvertido e mau humorado não é assim tão fantasiosa...


7/01/09, 17:59:55: Daniel - IP : 201.42.496****
    Gostei do tema, dava para escrever um livro.

    Primeiro antes de entrar na empresa :

    Mentir no curriculum : Colocar que possui inglês fluente e domina várias linguagens e depois falhar nos testes mais básicos, não revisar a ortografia e gramática do curriculum, fazer um curriculum genérico, que sirva tanto para uma vaga de Estágio quanto para Diretor de TI, chegar atrasado na entrevista, menosprezar, ou ser impaciente com as primeiras pessoas de contato na empresa, como recepcionistas, secretárias e recrutadoras de RH, meter o pau na empresa e nos chefes anteriores. Informações comprometedoras na internet : Participar de comunidades do tipo : “Sou Hacker e vamos destruir o mundo”, “Odeio trabalhar”, usar para contato com a empresa um email como : taradinha_de_itu@hotmail.com

    Já empregado :

    Tratar todos os usuários de forma arrogante, como se toda a vida inteligente da empresa estivesse limitada a área de TI. Falar apenas em termos técnicos, não ter visão de negócio, não se interessar pela empresa ou seu ramo de atividade. Achar que á autodidata, que aprende tudo sozinho e nem de faculdade precisa. Não ser discreto, desenvolver um sistema de RH e depois sair comentando os salários do pessoal. Não assumir erros, tentar enrolar quando não sabe uma resposta. Ser terceirizado e reclamar da consultoria dentro da empresa cliente. Sair na fase final de um projeto, deixando todos na mão.

    Usar o email e computador da empresa como seu fossem seus, armazenando fotos, programas piratas, enviando piadas para os amigos e etc. Ser fanático por algum tipo de tecnologia, como se fosse uma religião, fazer promessas, concordar com prazos e depois não cumprir...

    A lista é grande, para começar acho que tá bom...



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87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?