APinfo - Forum


Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

Sugerido por : Fabio, Michelle

Foruns anteriores


3/04/09, 21:21:11: Marcio - IP : 200.171.230****
    Respondendo ao titulo do forum :

    Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

    NAO. Quem desenvolve SW Livre, se mata de trabalhar pra ganhar a mesma coisa que alguem que usou o .NET e tem tudo pronto.

    Apenas isso.


3/04/09, 14:40:42: Eduardo - IP : 187.26.3****
    Se todos os embates entre Software Livre e Vendedores de Soluções forem parar na Justiça, como é o caso da Sun Microsystems e da IBM, será que vale a pena continuar desenvolvendo Software totalmente Livre? Afinal, advogados são caros! A Sun reinvidica a lincensa de uso comercial do Java pela IBM. Seguem links das negociações entre a IBM e a SUN: www.nytimes.com/2009/04/03/technology/business-computing/03blue.html?_r=1&ref=technology e https://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55774.

3/04/09, 03:15:16: AMR - IP : 201.74.139****
    Caros companheiros, pelo q sei temos:

    1 - “Software livre” - É equivalente a “Open source” (vide wikipedia). 2 – “Freeware” – Software gratuito, porém, com código fechado.

    Formas de ganhar dinheiro:

    Pro 1 – Dar uma melhora no q já existe e depois ganhar com no serviço: Suporte, Melhorias, Venda de Soluções, etc.

    Ex. clássico: O Linux foi “melhorado” em diversas versões e as empresas ganham $$ na implantação, configuração, etc. com a justificativa de economia na licença do Windows e tals (Nem pretendo entrar no mérito da veracidade ou não disso. rs).

    Pro 2 – “Dá-se” o software restrito, porém, se ganha com na venda de um software completo ou simplesmente dá-se o software pra vender outro no pacote.

    Ex.: a)AVG – Versão básica = grátis e Professional( se não me engano)=$$. b)A Microsoft incluiu o Internet Explorer no Windows e dizimou a concorrência ( no caso o Netscape ) q alias na época era muito melhor.

    Falei algo errado? Se afirmativo, por favor, me corrigem.

    []s


1/04/09, 10:04:21: Reginaldo Russo reginaldo.russo@gmail.com - IP : 189.110.192****
    O tema não seria bem correto, pois o conhecimento do desenvolvedor se torna tão grande, que ele pode atual na área que escolheu para desenvolver o seu produto, como um grande administrador! São estes desenvolvedores que conseguem grandes colocações no mercado, além de serem ótimos consultores!

30/03/09, 15:22:45: Márcio Hiroyuki Mhiroyukim@gmail.com - IP : 201.6.244****
    O pessoal está confundindo os conceitos. Software livre (SL) e codigo aberto(CA), na prática são as mesma coisa, porém em ideologia não. E tanto SL quanto CA tem seu codigo fonte de livre acesso, mas não quer dizer que código fonte é grátis. O modelo de negocio do SL e CA se baseia em um ecossistema de produtos e não só na venda de software. A grande parcela da renda de SL e CA se baseia em serviços, vide novel, ibm, red hat, pentaho, sugar crm e outros.

30/03/09, 00:05:13: anonimo - IP : 200.139.10****
    Como é que o Bill Gates ficou rico?

29/03/09, 09:06:30: Davi - IP : 201.77.18****
    Geralmente eu escreveria muita coisa, mas não precisa.

    1. Software livre é um modelo de negócio que dá dinherio, se não, já estava extinto;

    2. Existe uma diferença entre software livre e open source;

    3. A Microsoft já praticou software livre até o ano 2000. Pode apostar! - O Windows e o Office eram livres, qualquer um podia baixar e instalar sem nenhuma dificuldade de ativação (lembram? 1112-11111), assim como o software livre é;

    4. JAVA é um software livre, olha quanta gente usa ele.

    Abraços,

    Davi.

Foruns anteriores


27/03/09, 15:48:04: Danilo Gardin danilo.gardin@hotmail.com - IP : 189.46.243****
    Acredito que não, quando uma empresa disponibiliza um software livre no mercado, o maior objetivo é conseguir fazer com que mais usuários utilizem seus produtos, conseguindo assim competir no mercado de hoje, considerado muito competitivo, então a empresa acaba faturando em serviços e pacotes adicionais do produto, atendendo as diversidades dos clientes que podem pagar mais e outros menos.

27/03/09, 13:40:24: Fabio Fernandes fabio8181@terra.com.br - IP : 189.78.58****
    Afirmar que quem desenvolve software livre trabalha de graça é o mesmo que afirmar que a globo não ganha dinheiro ! O ponto chave para se discutir essa questão é o modelo de negócios adotado pelo desenvolvedor, ou ainda a meta dessa pessoa.

    Primeiramente existe muitas outras maneiras de se ganhar dinheiro com software além da conhecida cobrança por licença de uso, por exemplo, suporte, manutenção, customização para um modelo de negócios mais restrito (adaptação), etc.

    Muitas pessoas podem imaginar um desenvolvedor de software livre como alguém que trabalha de graça por não cobrar pela licença do software por ele desenvolvido, porém, essa idéia está errada, primeiro porque, o mesmo desenvolvedor que publica seu software de forma livre se beneficia de milhares de outros softwares livres.

    O principal motivo, porém, é a possibilidade de fazer parte do desenvolvimento de algo realmente significante, como um sistema operacional, que de outra forma não seria possível, a não ser é claro que o desenvolvedor consiga uma vaga para trabalhar no desenvolvimento, por exemplo, do sistema operacional Windows, que infelizmente é algo intangível para a maioria dos desenvolvedores com capacidade para tal. O desenvolvedor nesse caso se beneficia do conhecimento que ele agrega, da visibilidade na comunidade de desenvolvimento e claro do produto no qual ele ajudou a desenvolver.


27/03/09, 02:00:17: Fernando - IP : 208.48.2****
    Marcio, concordo com voce em genero, numero e grau! É exatamente o que eu quis dizer mais abaixo.

    Lembrando tambem sobre as diferenças do codigo ou software livre em relação ao custeio de seu desenvolvimento, que normalmente foca nos diversos serviços em TI para sua otimização, implementação e suporte.


25/03/09, 16:16:51: Marcio Nakamura - IP : 201.95.198****
    Ae galera, a nomenclatura "software livre" não significa que você trabalhe de graça criando-o, muito pelo contrário, livre é a licença de uso do mesmo e não a criação do mesmo.

    O povo tem mania de assimilar "software livre" ou "código aberto" como programas gratuitos ou "software GRÁTIS" e na verdade existe uma diferença muito grande em ser LIVRE ou GRÁTIS.

    Existe empresas no Brasil que produzem software livre, e mesmo assim pagam seus funcionários que, por sua vez , estão criando algo chamado de livre mas estão recebendo por isso.

    Um bom exemplo de software livre é o próprio linux, vc não paga licença, mas tem edições do linux que para usar vc tem que comprar, pois foi produzido por alguma empresa como por exemplo o "Linux Red Hat Server 4", é linux, mas é uma versão paga.

    E qual a diferença? Comprar a versão é uma coisa, pagar a licença é outra história.

    Bom é isso aí galerinha, e só respondendo, não acho que quem produz software livre trabalhe de graça não! Só trabalha de graça quem produz software GRÁTIS!


25/03/09, 15:01:27: Citation Needed - IP : 189.78.****
    "ela é uma aberração natural em resposta à aberração do monopólio trazido pela MicroSoft."

    Além da tonelada de equivocos que voce escreveu provavelmente utilizando um gerador de lero lero (https://www.geocities.com/padrelevedo/lerolero/lerolero.html), essa é a coisa mais desinformada que ja vi na internet.

    Antes de existir Microsoft era assim que o codigo rodava. O povo da AT&T mandava fitas contendo o codigo do Unix pras universidades que modificavam o mesmo. Toda estoria de software livre começou antes da Microsoft existir (e no mundo Unix não nessa padaria monousuario rodando em modo não protegido que voces consagram) quando a AT&T decidiu que o código do Unix não deveria mais ser distribuido.

    Voces falam disso tudo e aquilo outro mas esquecem que _todas_ as inovações do campo estão vindo do campo de software livre, como por exemplo do Xen que revolucionou a Virtualização e a deixou a anos-luz em relação ao estado em que empresas proprietarias como Vmware estavam.


24/03/09, 13:24:06: mac - IP : 147.154.23****
    Em um país como o brasil onde você é obrigado a ter muito dinheiro para viver como pobre fica mais dificil trabalhar de graça.

    Os impostos do brasil estão entre os 3 mais altos do mundo e saiba que este outros 2 dão "convênio médico" de graça nos melhores hospitais do país. Internet é quase de graça Educação é a melhor disponível, melhor que ITA Voce dorme com a porta de casa aberta e o carro pode dormir na rua que ninguem leva nem a frente do rádio. Assalto é coisa rara, ônibus as 23:30 da noite sem se preocupar com crime andar na rua sossegado de madrugada, sem problemas.

    O Brasil tem impostos escandinávos mas serviços africanos.

    E todos não reclamam, não mudam, tudo com a desculpa de mulher, Futebol e paraíso tropical.

    Viram o início do tornado registrado em Moema SP ? Isso meus amigos é só o começo do fim da palavra paraíso tropical, é só a ponta da ponta do iceberg.

    Agora que estamos chegando nos ultimos % de destruição da amazônia o clima começou a mudar, mas a desculpa de país tropical não servirá mais para você não começar a mudar.........

Foruns anteriores


24/03/09, 13:04:08: jhon - IP : 147.154.23****
    Trabalha de graça para quem pode pagar mas também ajuda a quebrar os Oligopolios, além de acelerar a inclusão digital.

    A propósito eu não entendo nada de Linux, mas com ele você conseguiria criar um sistema operacional e depois fechar o código ?

    abs


23/03/09, 21:08:07: Jorge Nunes sresranunes@yahoo.com.br - IP : 201.95.16****
    Primeiro que a galera que escreveu neste forum nao leu a pergunta, nao foi perguntado se software livre quebra monopolio, ou se software livre desmontará a Microsoft.

    Para mim sim, quem monta software livre trabalha gratuitamente para quem pode pagar.


23/03/09, 20:27:03: Eduardo - IP : 187.27.13****
    Quem estuda Economia sabe que o Monopólio é considerado uma aberração no Sistema Capitalista. Os cartéis devem ser seriamente combatidos pelos governos sob o risco de falência da economia. A MicroSoft gerou um monopólio que não pode ser contido, pois ela esteve no início da Revolução dos Computadores Pessoais. A reação a este monopólio foi o surgimento do Software Livre. O equilíbrio só será obtido quando a lei da Oferta e Procura for restabelecida. É por isso que o Software Livre tem tanta aceitação no exterior: ela é uma aberração natural em resposta à aberração do monopólio trazido pela MicroSoft. (1 de 2)

23/03/09, 20:26:48: Eduardo - IP : 187.27.13****
    Já nos países que absorvem a tecnologia GNU, a visão tende a ser um pouco diferente. No caso do Brasil, já existe disponível uma gama enorme de Softwares Livres disponíveis (Linux, Java, MySQL, Struts, JBoss, Hibernate, TomCat, PostGree, etc), devido à reação ocorrida no exterior. Fica parecendo que o Software Livre é tb a opção mais correta para nós, brasileiros. Mas quem desenvolve Software Livre no exterior já tem uma situação financeira bem estabelecida! De certa forma, os países do primeiro mundo impõe sanções aos desenvolvedores ao redor do mundo, de forma a favorecer só a eles. E quem usa Software Livre fica acostumados com a idéia de que tudo pode ser obtido gratuitamente. De tal forma que gera esta situação: quem gera Software Livre trabalha para quem pode pagar e acaba prejudicando os desenvolvedores de outras nações. Quantos no Brasil tem condições de fazer um Software Livre do porte do MySQL, por exemplo? (2 de 2)

23/03/09, 18:23:46: Fernando - IP : 208.48.2****
    Agora, algo para se pensar: a Microsoft informa que cerca de 93% dos computadores em uso tem seu consagrado sistema operacional.Porem quantas pessoas no mundo tem computador ou mesmo acesso a um? Os outros 7% representam nada menos que mais da metade da população mundial! Sao mais de 3 bilhoes de pessoas que nao tem um micro ou nao tem acesso a um, ate porque os Windows XP e Vista precisam de computadores atuais para rodar de maneira satisfatoria. Mas é claro, sao socios da Intel, logo é mais interessante que vendam sistemas operacionais em conjunto com novos equipamentos, porem todos lucram? Nao, somente eles. Agora um sistema como o Linux (Gnu, Debian, e tantos outros) voce instala em qualquer micro, desde um Pentium 100mhz até os atuais. Computadores que custariam menos de 50 reais, a disposição da comunidade carente. Bem diferente dos mais de R$2000 utilizados em seu micro que, SE tiver licença Windows, Office, etc, sairá um tanto quanto mais caro.

    Resumindo: quando alguem pensa em termos de codigo livre, esta pensando alem da casa de praia ou dos carros na garagem. Ele pensa grande, porque sua visao é mais ampla. Nao querendo desmerecer o codigo proprietario, mas seu progresso morre enquanto o codigo aberto continua. (2 de 2)


23/03/09, 18:23:13: Fernando - IP : 208.48.2****
    Grande erro informar que Software Livre nao gera empregos, ou mesmo que os elimine, visto a grande procura por profissionais que trabalhem com os mesmos. Ate mesmo com o mercado desaquecido como está (comparação com final de 2008). Progresso normalmente anda de maos dadas com crescimento, e tanto quanto estes andam juntos, sao acompanhados pela resistencia a mudanças.

    Esse pensamento de que o profissional que trabalhe com software livre seja filantropo tambem está deveras incorreto. Lembro de um professor que, entusiasta quanto ao uso de software livre, lecionando sobre as diferenças de uso do codigo aberto e direitos autoriais, explicou que quem trabalha com codigo livre gosta de dinheiro tanto quanto quem nao conhece ou nao quer trabalhar comm o mesmo. A diferença é que o objetivo de ganho deles é diferente. O ganho consiste nos diversos serviços derivados do uso deste codigo (aplicação, desenvolvimento, suporte, etc), e os beneficios de resolução pratica de problemas previstos ou não via brainstorm. Afinal, o codigo é aberto, e mais cabeças pensam melhor que uma! Observação: meu professor ganhava bem, porque nao se limitava ao tempo na faculdade.


23/03/09, 15:45:22: Eduardo - IP : 187.27.32****
    Bem lembrado este episódio da MicroSoft contra a NetScape. Mas a história tem mais detalhes. A MicroSoft já era uma gigante do software quando começou a distribuir as primeiras versões do IE gratuitamente. Além disto o IE foi uma perfeita cópia do browse comercializado pela NesScape. Maiores informações podem ser obtidas no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Netscape_Navigator. Ou seja, tudo leva a entender que, se um projeto é mesmo bom, não precisa ser distribuido gratuitamente. O correto é fazer versões demonstrativas e um bom marketing de apresentação. (1 de 4)

23/03/09, 15:45:03: Eduardo - IP : 187.27.32****
    Professores de Informática são bons exemplos de distribuidores de Software Livre. Eles ensinam através de pequenos programas que simulam o que podem ser feito na prática. Muitos programas são de suas próprias autorias. Só que os professores são os profissionais mais desvalorizados do mercado de TI. Pessoalmente, várias idéias que já tive foram implementadas por empresas de TI, mas ninguém me pediu permissão para utilizá-las. Ou seja: É bom ficar bem atento! Para um bom entendedor, meia palavra basta! Então, para que facilitar mais, dando o software já pronto? O melhor ditado é "O sábio não diz o que sabe, e o tolo não sabe o que diz!" (2 de 4)

23/03/09, 15:44:47: Eduardo - IP : 187.27.32****
    Se o ganho dos profissionais que fazem Software Livre é ter seus nomes gravados em livros de História ou mesmo nos monitores de alguma instituição, lembre-se do décimo segundo presidente da República Federativa do Brasil: por melhor que ele tenha sido, mesmo pago, ninguém se lembra mais do nome dele! E mesmo que o desenvolvedor seja uma pessoa altruísta (filantrópica), não é desta maneira que se estará ajudando ao próximo! Uma pessoa egoísta que NÃO faz Software Livre ajudará muito mais! (3 de 4)

23/03/09, 15:44:30: Eduardo - IP : 187.27.32****
    A Informática, por si só, já elimina várias oportunidades de emprego, além de reduzir ao máximo os custos de produção. Muitos pais de família quase foram a falência com a Informática. Alguns conseguiram colocar seus filhos na área de TI com a intensão de resolver a situação. Se os bons softwares se tornarem Softwares Livres, será a declaração oficial de incompetência social e trabalhista. (4 de 4)

23/03/09, 14:48:57: Bill - IP : 147.154.23****
    A informática é hoje um ramo muito interessante exatamente porque começou sendo livre, gratuíto etc... Para quemnão sabe ou esta migrando de outra área. o Windows foi um sucesso pois o Bill gates distribuiu gratuitamente as primeiras versões que eram na época irresistiveis... Ele faturou milhoes e para quebrar a netscape integrou o Internet explorer no windows, ou seja levando o windows, leva o IE "gratuitamente".

    Softwares livres sempre deverão existir, pois ao contrário do que muitos dizem, o programadro será sim, um ser em extinção. Por isso devemos aproveitar agora para ganhar nossa grana, não aceitando baixos salários. eu não aceito baixo salário, mesmo que tenha que deixar minha família 1 mês sem salário, (é claro que tenho meu pé de meia, para as emergências). Resultado disso é ter apenas 32 anos, ter começado cedo, mas hoje tenho 3 carros bons uma casa paga e estou adquirindo minha casa de praia. Para que vou aceitar pouco se posso ganhar muito, mesmo pj ? CLT é bom, mas um cara PJ bem disciplinado consegue o dobro do CLT, Disciplinado eu disse....

    Voltando ao assunto,para a informática continuar sendo um ramo justo de pessoas com cérebro, é preciso continuar distribuindo softwares livres ou freeware, o importante é entenderem o conceito....

    Boa sorte no seu software!


23/03/09, 14:12:53: Fernando fernandowilsonperes@yahoo.com.br - IP : 208.48.2****
    Triste observar a visao simplista de alguns relativo a utilizacao e expansao do software livre. Alguns "misturam as estações", ao mencionar consultorias e terceirização, mostrando mais reflexo de pesquisas populares e insatisfações pessoais do que base em dados e fatos ou visão macro do mercado. A procura por desenvolvedores e/ou programadores para software livre é cada vez maior, em sintese por conta dos beneficios na alta adaptação às necessidades dos clientes e, talvez concordem comigo, às intempéries e alterações constantes no escopo dos softwares em desenvolvimento. O software proprietario "amarra" toda uma escala de desenvolvimento e suporte a um pequeno grupo apenas, causando o efeito monopolista que muitos repudiam. Esse egocentrismo banaliza o conceito de software proprietario, tornando o individuo que pensa exclusivamente em sua casa de praia ou "parecida com a de Bill Gates" um sociopata em potencial.

22/03/09, 19:04:46: Eduardo - IP : 187.26.159****
    Desde que não esteja agredindo os direitos autorais do autor, o Software livre é uma boa opção. Deve-se observar entretanto que o Software livre pode representar uma concorrência muito forte às empresas que já estão no mercado. Muitos pensam que podem ser bem sucedidos desenvolvendo Software livre e serem agraciados como Daniel B.Cid (citado em uma das msg abaixo), mas podem tb estar entrando em território alheio. Em outras palavras: concorrências nem sempre são bem vistas e aceitas! (1 de 4)

22/03/09, 19:04:25: Eduardo - IP : 187.26.159****
    Além disto, deve-se observar quem está por trás do Software livre. Às vezes são pessoas amadoras que não conhecem todas as implicações do software. Muitas empresas, acreditando tratar-se de um bom produto, acaba percebendo o engano tarde demais. O Struts é um exemplo disto! Muitas tagslibs do Struts são um total retrocesso às estruturas já consagradas em Lógica de Programação! Quem pagou caro foi as empresas que o adotaram sem fazer um estudo crítico completo. É como diz o ditado "Apressados comem cru"! (2 de 4)

Foruns anteriores


22/03/09, 19:04:08: Eduardo - IP : 187.26.159****
    O ideal é que os Softwares fossem comercializados por empresas de TI, assim como as músicas são comercializadas nas gravadoras. O artista ganha conforme as vendas, além de receber royalties das empresas que as usam constantemente. Por exemplo as emissoras de TV pagam royalties para músicos, a cada vez que suas músicas são utilizadas em filmes, novelas e propagandas. Mas existem muito poucas empresas de TI aqui no Brasil. A maioria são na verdade empresas Recrutadoras de RH, especializadas em vender o "produto-homem". Elas não sabem como comercializar e apresentar o "produto-software" corretamente. (3 de 4)

22/03/09, 19:03:44: Eduardo - IP : 187.26.159****
    Desenvolvimento de Software requer tanta habilidade e imaginação quanto o desenvolvimento de qualquer arte, seja música, pintura, escultura ou filme. O Desenvolvedor de Software é, por assim dizer, um artista que constroi artefatos para uma melhor interação homem-máquina. Como já dizia Milton Nascimento: "Foi nos bailes da vida, ou num bar em troca de pão, que muita gente boa pôs o pé na profissão..." Quem desenvolve Software Livre está fazendo o mesmo que os artistas que se apresentam publicamente, "...não importando se quem pagou quis ouvi...", pois "todo artista tem de ir aonde o povo está"! "Se foi assim, assim será!" (4 de 4)

20/03/09, 21:24:09: Pablo - IP : 200.171.230****
    O problema do SW livre se esbarra num pequenino detalhe. Continuação, pra não dizer evolução.

    A coisa para......E como vc ter um Hotel, que funciona 24 horas....mas quem trabalha nesse hotel de graça ?

    Sei la...ninguem aqui trabalhar de graça...então...é dificil properar no OPEN SOURCE recebendo tapinhas nas costas.....


20/03/09, 15:32:06: matrix - IP : 201.22.21****
    o software pode ser livre, mas os dados das empresas nunca serão...

20/03/09, 14:51:01: Rafael - IP : 200.152.19****
    Software livre é o futuro. Representa muito mais do que um produto e sim inclusão digital. Cada vez mais empresas melhorando seus serviços através de uma TI acessível, com isso teremos mais concorrência e melhores preços para os clientes finais.

    Isso não irá diminuir os recursos de quem trabalha com TI, pois sempre haverá prestação de serviços para os usuários. Sempre haverá customizações e negócios muitos específicos.

    Só a pessoa sendo muito materialista e com a mente limitada para pensar em software livre como um vilão dos Especialistas/Profissionais de TI.


19/03/09, 11:31:53: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.100.11****
    Gosto dessa visão do EPeter...qdo o mundo corporativo pensar assim, muito menos empresários morrerão de infarte, ou precisarão ficar observando anos do que consideram esforços - que na pratica foram mera subjugação e exploração - indo para o ralo junto com o nome de uma empresa, que com o tempo ninguém mais se lembra qual é, nem o que fez...

18/03/09, 18:03:56: Allwaysfree - IP : 189.110.22****
    Para tentar explicar melhor como funciona, uma brasileiro chamado Daniel B.Cid, desenvolveu um software Ossec , Detecção de Intrusão e analise de integridade de arquivos e politica de detecção.

    Este cidadão colocou como software livre no sourceforge.net, várias empresas internacionais se interessaram por este software, e começaram a doar U$ para serem feitas alterações, até que uma empresa Canadense ofereceu a ele alguns milhões de para bancar o software e oferecer suporte às empresas que adquirem suporte pago. Este é um dos exemplos de que vale a pena desenvolver software livre.

    Na próxima poderei comentar a respeito do Asterisk, Skype, Compiere, Cacic entre outros. Acredito que nós brasileiros devemos inovar, criar e só podemos faze-lo criando software open source. Já pensaram de onde veio a configuração de DNS do Win-Server, veio software Bind que é free.

    Até a próxima.


17/03/09, 19:00:53: EPeter - IP : 189.47.14****
    Acho que o que a gente tem que definir aqui é qual o tipo de software estamos discutindo , se software basico , aquele que vai no sistema operacional ou coisa similar , ou se é alguma aplicação administrativa , aquele que a maioria de nós administra, programa e etc, acho que se for uma aplicação administrativa , um programa C , java , c++ , html , PHP e etc , tem que cobrar , agora se for alguma coisa que não exista , tipo criar um novo software do tipo MySQL , Postgres ou sei lá o que , pode até ser, mas ai a pessoa precisa estar em outro nivel de conhecimento , já ter o seu milhãozinho guardado e uma casinha pra morar do tipo a do Bill Gates.

17/03/09, 10:20:24: André Leite andreluiz_leite@hotmail.com - IP : 201.13.19****
    Sinceramente tem que ser muito babaca para desenvolver um software e não ganhar nada com isso. Muita gente que desenvolve software livres ganham dinheiro de uma forma não diretamente.

    Alguem já viu Americanos trabalharem de graça? só Brasileiro mesmo...

    A fato de participar de uma comunidade, trocar experiências e até trexos de códigos é muito valida.

    Posso dizer que investi pelo menos 40 mil em minha carreira, contanto bacharel, pós e cursos e me valorizo pelo conhecimento e experiência.

    Não perco o meu tempo programando de graça, cobro o valor hora do mercado.


16/03/09, 18:19:23: EPeter - IP : 189.47.14****
    Software Livre utiliza o prodigio 'a lei do retorno' , que é uma filosofia em que tudo que voce faz no Universo retorna a voce , se voce se doa para o bem estar geral , de alguma forma voce será recompensado pelo Universo. O Retorno financeiro enche barriga , porem não é tudo, tanto é que tem muita gente 'cheio' da grana e infeliz

16/03/09, 11:55:21: Marco Aurelio mikasoft@ig.com.br - IP : 189.54.11****
    - Exploração do Profissional.

    As empresas que contrata um Analista e dezenas de programadores, isto esta muito banalizado, estes dias atrás fui fazer uma entrevista e fui descartado pq era analista e o gerente respondeu que ele já era o analista e que estava precisando de programador - ( burro de carga que usa cabresto ). Conheço pessoas que montaram empresas e ficaram milionárias usando somente mão de obra barata ( estagiários e programadores ). Tem se conceito de que programador é aquele recém saído de uma "SOS Computadores". Infelizmente temos muitos no mercado, pessoas que querem uma oportunidade e acabam se sujeitando. Também e comum, empresas Grandes como o Carrefour contratar empresas como Accenture em contratos milionários, no entanto estas terceirizam e as terceiras também terceirizam. No final o profissional ganha R$25 a hora e a Primeira R$ 100.

    - Desvalorização da Areá de TI.

    E muito comum, um Gerente de TI ser subordinado ao um outro Gerente, qdo na verdade deveria ser direto a Diretoria ou Presidência. Isso acontece pq para a maioria dos empresários "ainda" a area de TI e vista como custo. Isso tambem se deve ao fato de que a maioria dos Gerentes de TI ter vindo da produção e feito um curso na Faculdade de Informática.

    - Resumindo.

    Não existe software " DE GRAÇA", sempre de uma forma ou de outra o profissional vai ganhar pelo desenvolvimento. O que existe na verdade e a banalização do profissional, seja ela pelas Empresas, pelas Faculdades, pelas Consultorias e por nos mesmos.


16/03/09, 11:55:06: Marco Aurelio mikasoft@ig.com.br - IP : 189.54.11****
    Software Livre - Primeiro devemos definir o que é ser LIVRE !

    Ser LIVRE não significa ser de graça, e sim onde todos podem usar sem ter que pagar nada por isso, no entanto existem outros custos como a customização, suporte, treinamento, e isto é fato se vc quiser usa-lo em grande escala.

    Agora temos diversos fatores que se resume em apenas um que já foi mencionado abaixo que é a famosa lei do Gérson, que impera principalmente na maioria dos países, digo isso pq nos Estados Unidos la também é praticada... "Levar vantagens em Tudo".

    - O Gerente que ganha propina na compra de software.

    Isto eh muito comum, mais do que pensamos.

    - A Politica do Gerente ou Supervisor.

    E muito comum um analista apresentar dentro do seu projeto novos conceitos ou software para agilizar os processos. No entanto são barrados pela ignorância dos seus superiores, que tentam de todas as maneiras barrar os holofotes para os seus subordinados.

    Continua....


16/03/09, 10:18:50: Reaper - IP : 201.21.240****
    Esta história de SOFTWARE LIVRE é uma UTOPIA, na realidade por baixo dos panos as empresas que caem nesta conversa pagam os mesmos valores ou até mais altos por consultorias especializadas, sei porque conheço muito gente neste segmento e questiono todas as vezes.Acho incrivel o poder de convencimento e a falta de visão de quem compra a idéia.

16/03/09, 09:54:55: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 189.16.****
    Eu sou a favor que os governos e universidades paguem por pesquisas em qualquer area do conhecimento, se for para desenvolver software, nao deveria ser diferente. Sou contra desenvolver software livre ou de codigo aberto, pelo menos produtos completos nao deveriam ser distribuidos assim, se eu desenvolvesse algo, seria para comercializar ou disponibilizar para algum grupo ou orghanizacao de meu interesse, mas para empresas com verba para isso, que investem em propaganda, promocoes e outras coisas, nunca faria nada. Meu trabalho custa muito para mim, e deve ser remunerado, seja um valor baixo ou alto, dependendo na negociacao, mas que seja pago sempre.

15/03/09, 22:52:54: Realidade - IP : 189.62.35****
    Sim, a maioria das empresas que tem dinheiro pra gastar com software usa software comercial, empresas que não tem dinheiro usas software livre e paga uma miséria para os "consultores".

    é fato, quem trabalha com software livre ganha menos


15/03/09, 01:09:45: RAFA UBABYTE UBABYTE@HOTMAIL.COM - IP : 189.56.1****
    SOFTWARE LIVRE UM É UM ASSUNTO QUE DIVIDE OPINIÕES E VISÃO DO MERCADO, A VERDADE É QUE ESTAMOS PRESTES A VIVER A UMA GUERRA (GUERRA DOS MUNDOS), A ONDE ESSE MERCADO QUE OCILA TANTO ESTA COMEÇANDO A BROTAR DO CHÃO COMO UMA FERA DESENFREADA DEVASTANDO O MUNDO E TODOS Q VIVEM NELE, SERA QUE SEREMOS IGUAL A OS SOFTWARES LIVRES QUE PODEMOS PASSEAR POR AI OU TEREMOS Q ENFRENTAR A FERA COM SEUS RAIOS ANIQUILADORES E SE FORMOS CAPTURADOS FICAREMOS EM GAIOLAS PRONTOS PARA SERMOS TRAGADOS E VIRAREMOS RESTOS, APENAS RESTOS, SÓ QUE NESSA HISTORIA A FERA N VAI EMBORA ELA N PARA !!! HAVERA RANGER DE DENTES E MUITO SOFRIMENTO PARA AQUELES QUE NÃO OPTAR A SER LIVRE!!! TENHA CORAGEM !!!

    RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRRSRSRSRS!

    ABRAÇÃO A TODOS Q SÃO LOUCOS POR INFORMATICA !!!


14/03/09, 19:51:25: José Mário - IP : 189.71.192****
    Nem relógio trabalha de graça!!!!!!!!!! Quem trabalha com Software Livre, busca seu retorno na consultoria / suporte.

13/03/09, 10:53:32: TC - IP : 201.81.85****
    A Resposta é NÃO. Quem trabalha com SOFTWARE LIVRE vende serviços (implementação, consultoria, treinamento e suporte), e isso é o que a Sun e outras empresas estão apostando.

13/03/09, 09:07:22: Leandro - IP : 208.53.138****
    Nao Concordo.

12/03/09, 23:03:20: Leonardo - IP : 189.107.156****
    Tenho mais dúvidas do que certezas sobre os modelos: livre e proprietário. Se o governo de qualquer país fosse adquirir somente software livre e disponibilizasse o código fonte das aplicações na internet, será que os sistemas não poderiam se adaptados para inúmeras organizações, estados, etc ? Qual seria o impacto disso ? Essa é uma discussão ampla e talvez tenhamos que conviver com os dois mundos durante muito tempo. Além disso, temos o recente conceito de cloud computing que parece vai mudar o modo de construção de inúmeras aplicações.


12/03/09, 19:41:06: Vitor Almeida vitoralmeidasilva@yahoo.com.br - IP : 189.78.11****
    Respondendo a pergunta: na minha opinião não. Mas há casos e casos.

    Tudo depende do profissional (ou equipe): ele pode desenvolver um produto "livre" em que disponibilize o fonte (que para algumas pessoas é inútil, mas no geral serve como uma segurança para quem "leva" o produto). Essa abordagem possui a desvantagem de pessoas "picaretas" venderem a customização do produto a um preço de banana acabando com o mercado para o mesmo. Mas deve ser lembrando que o profissional (ou a equipe) que desenvolveu o mesmo possuem o conhecimento total dele e podem oferecer vantagens na comercialização, customização e suporte do produto que a maioria dos outros competidores não conseguiria (cobrando um bom preço no processo, esta vantagem pode ser muito bem explorada).

    Podemos pegar como exemplo a Canonical que desenvolve o Ubuntu. Se você precisasse de uma versão altamente customizada do Ubuntu para alguma aplicação qual empresa você iria contratar? a mais barata? ou a que tem o melhor know-how (claro se possuir um preço competitivo)?

    Nesse caso o fonte é o de menos, o que realmente importa é o know-how das pessoas envolvidas e a confiabilidade do produto.

    Infelizmente é um modelo difícil de ser seguido e depende muito do profissional, do nicho que ele escolheu pra desenvolver, da sua capacidade de fazer um bom produto, do tempo, etc etc.

    É tudo uma questão de balancear preço com custo-benefício.

    Mas ter um software livre (sendo ele profissional&amador, confiável&não confiável) serve pelo menos como uma garantia de que você tem um produto que irá sobreviver mesmo se a empresa que o forneceu falir.

    E isso na minha opinião não tem preço....


12/03/09, 19:02:05: Davi - IP : 200.140.2****
    Fabio, achei seus ultimos comentários muito bons, o problema não é só a resistencia as novas tecnlogias, tem muita treta na historia. Já trabalhei com um CIO mal carater que recebia a famosa bola pra compra software, nosso gerente de infra-estrutura tentou empeitar o picareta e quase ganhou a rescisão.

12/03/09, 12:00:08: Alex - IP : 189.19.21****
    Caro colega Antonio Fiucci, obrigado pelo momentos de risos que vc me proporcionou com tamanha ignorancia... Na minha opinião quem trabalha com software livre não trabalha de graça, pois a maioria dos softwares, para serem implantados, geralmente precisa de ajustes ou adptações. Além é claro da imensa publicidade pessoal ou empresarial que se ganha ao distribuir um software livre e de qualidade. Abraço a todos !

12/03/09, 10:13:51: Antonio Fiucci afiucci@hotmail.com - IP : 201.82.114****
    Tem que ser muito mané pra acreditar em software livre Priomeiro que isso tudo nao funciona e segundo que nao é livre, é software de pobre

12/03/09, 10:11:00: Welington softwelington@hotmail.com - IP : 200.207.86****
    Estranho, estive analisando os comentários de muito aqui e o que pude perceber é que acabamos que fugindo completamente do tema do assunto. "A pergunta aqui é se quem desenvolve software livre esta trabalhando de graça para quem pode pagar ?" Obviamente, acredito que nenhum de nós aqui faça isto, esteja desenvolvendo algum software (se matando varias horas em casa) para depois deixa-lo na internet para algum espertinho que ficou cosando possa usa-lo sem nenhum esforço e custo. Francamente falando, sem duvida nenhuma programar com código livre é uma maravilha, desde que o que você vai desenvolver seja para a seu próprio proveito, ou para o proveito de algum conhecido. Vasculhando pela net você encontra diversos programinhas feito em codigo aberto e muitos deles de excelente qualidade ....mas imagine se a onda pega ? Imagine por exemplo pequenas e média empresas começarem a aderir apenas programas de código aberto ? Aonde vai para uma grande parte dos desenvolvedores ? Ta certo que muitos podem dizer "É mais para manter um servidor linux e estes porgramas precisa de um especialista e tal" mas pense, será que haveria mercado para todos ? e aqueles que não trabalham com código aberto ?

    Eu sou especialista em COBOL, e desenvolvo para qualquer ambiente, tanto ambiente windows como linux para mim isso é indiferente, já desenvolve diversos projetos utilizando código aberto (PHP por exemplo)e o resultado final foi o mesmo.

    Mas na boa, francamente falando, não to afimd e trabalhar de graça pra ninguém.


12/03/09, 09:36:44: Gilmar - IP : 189.12.13****
    Bem se há uma coisa que eu aprendi nesses 15 anos na área de TI é que não importa se um software é open souce ou proprietário(pago), o que importa é a qualidade e a confiabilidade do mesmo, para uma empresa não interessa se é Linux, Windows ,BSD, etc. o que interessa é se o sq é atende as necessidades com qualidade, e ponto final !

12/03/09, 01:11:34: Citation Needed - IP : 189.78.7****
    Desculpa Daniel. Te confundi com o Davi.

12/03/09, 01:10:53: Citation Needed - IP : 189.78.7****
    @ fabiomarinho

    Não perde seu tempo cara. Olha os comentarios do Daniel ali por exemplo. Eu me surpreendi muito que o mercado de TI é tão cheio de desinformação. Pessoas que não sabem o mínimo do que estão falando e que opinam besteiras como "software livre é comunismo" ou "software livre é pra gordo nerd". Nem sequer da ao trabalho de pesquisar sobre o assunto para escrever algo.

    Se uma pessoa com um nivel abissal de inteligencia consegue se dar bem (ou não, viva o anonimato na internet) na área de TI.

    @ Daniel

    protip: ESCREVER EM CAPS não vai fazer as pessoas te levarem a sério. Voce só parece mais idiota.


12/03/09, 00:09:18: Daniel - IP : 201.68.196****
    Pra mim o que realmente importa é se a tecnologia com que trabalho tem mercado e paga meu salário, desenvolvo em PL/SQL e pouco me importa se empresa vai pagar uma fortuna pela licença pra Oracle. É bom lembrar também que sw livre nem sempre é sinônimo de projeto barato é so comparar o custo de um especialista em Linux em relação de um especialista Windows por exemplo. Em todo caso sw é uma possibilidade que em alguns casos é vantajosa pra empresa e deve ser analisada cuidadosamente. Mas para quem é desenvolvedor o que realmente importa é se a ferramenta paga nosso "mingau" sem se importar se é livre, pago, Java, Oracle, Microsoft, Lunux etc afinal se eles pagam é porque podem pagar.

11/03/09, 23:26:43: fabiomarinho - IP : 201.29.15****
    Eu sei muito bem o que ser boicotado em uma empresa de ti, já trabalhei em duas, que os profissionais lá eram fechados, acostumado com a mesmice, telas e telas de configuração, comodismo, falta de conhecimento. quando foram solicitar a compra de 400 licenças office, os mesmos ficaram perplexos, pois iria sair quase 200.000, depois solicitaram 4 windows 2003 servers, 1 exchange e 1 isa server, 400cals, tudo pago em dolar, quase 500paus na conta da micrsoft. cheguei lá e informei que eles poderiam reduzir o custo usndo software livre, usando servidores linux, postfix,qmail,ldap,openfire,squid,iptables, asterisk, poderiam personalizar os serviços, poderiam reaproveitar maquinas menos parrudas, poderiam usar software sem custo nas estações windows, reduzir custo e tempo com suporte, reduzir licenciamento de sftware anti virus. porém como não sabiam linux( e porcamente sabiam usar o windows), reclamaram, com argumentos de que o linux é hostil, feio. o problema esta em aprender a usar a tecnologia, mal da maioria dos brasileiros é essa atrofia cerebral. nego se recusa a pensar, a aprender coisas novas. fui boicotado na empresa, pois iria crescer acima da maioria que estava ali, o clima ficou ruim, acabei saindo da empresa. moral da hitória, iria ajudar a empresa a economizar muito dinheiro e os imbecis anti-linux a conhecer outra tecnologia, hoje a empresa esta praticamente quebrada, os softwares foram comprados e ate hj estão porcamente configurados, alguns ainda nem foram instalados.

11/03/09, 23:12:19: fabiomarinho - IP : 201.29.15****
    o skype é legal é: roda em parrudos clusters linux/bsd pra gerenciar o seu sistema de audio conferencia. o Logmein é legal, é: roda em parrudos clusters linux pra fazer a magia acontecer no seu browser. conversar no msn é legal, é,a microsoft usa bsd pra fazer isso acontecer( isso é a mais pura verdade). supercomputadores são legais, são, porém nenhum roda windows, nenhuim roda software pago, e sabe pq, pq não tem proposito especifico definido ou seja, dependem de um sistema aberto pra ser customizado.

11/03/09, 23:05:04: fabiomarinho - IP : 201.29.15****
    o modelo de negócios da sun não é ruim não, alias é muito melhor que o da ibm. a ibm se resume em consultoria. filho se vc soubesse quanto o linus torvalds ganha com consultoria de software para o governo americano, vc ficaria abismado, e não só ele, existem outros como: patrick volkerding, judd vinet, shuttlework e etc. oracle, .net são tão bons que o google usa python em 90% de seus softwares, mas python é pra nerds, pois não tem softwarezinho que eu possa piratear, pra clicar num botão e arrastar e cria um controle, ou clicar num botão pra gerar um else if quase perfeito. o postfix e ruim, pq não tenho como clicar no botão criar conta, digitar na tela preta e cansativo, gosto de clicar no mouse, linux e ruim pq não trava, não tem problema com spyware, tem 300 gerenciadores de janelas, não tem arquivo pra corromper, o firefox e ruim pq qualquer um pode criar uma extensap e personalizar o software, prefiro o softwarepago, a versão starter, eu compro, como não funciona, eu compro a ultimate, como funciona porcamente, eu não compro, faço download ilegal por torrent, muito mais .legal

11/03/09, 22:26:15: fabiomarinho - IP : 201.29.15****
    O mundo é dos espertos mesmos, alguns nerds ficam bitolados no quarto pq estão estudando, aprendendo algo, não usam o computador pra ficar se masturbando com videos do xvideos, tube8, baixando software pagos ilegamente, ou softwares que fazem milagres no windows. A IBM a muito tempo deixou de ser grande empresa de TI, hj só da consultoria. Diz que o futuro é o linux, faz comercial e tudo, mas é incapaz pegar um kernel linux e desenvolver usa distro. Sun está quase quebrada mesmo, escolheu errado ao adquirir o mysql, escolheu errado ao comprar o virtualbox, escolheu errado ao desenvolver o java, escolheu errado ao desenvolver o solaris e depois abrir a versao do sistema. tem 2 robozinhos em marte rodando java dentro deles, a empresa esata quebrada, o que falar dos storage da sun , sparc + solaris, já penseou se o storage win2003 reincia e ao rebootar corrompe os arquivos de inicialização? senta e chora.

11/03/09, 21:04:05: Rafael - IP : 200.171.230****
    Percebe-se claramente que muitos defendem o OPEN SOURCE. Eu particularmente não sou contra, até porque, quem daqui não da um search no GOOGLE para roubar um trecho de código.

    Porém, vamos nos colocar no lugar de um Gerente de TI de uma multinacional, que fatura bilhões de reais e que possui políticas severas quanto a segurança e storage dos dados. Quem daqui romperia o contrato de serviços com a Microsoft ou com qualquer outra (se é que tem) para colocar o LINUX que um maluco nerd sei la onde fica é responsavel pelo kernel ?

    A propria IBM ja fechou o kernel de uma versão do LINUX e mantem uma equipe em hortolândia focada no assunto, porque a coisa tava virando bagunça.

    Sou adepto sim ao OPEN SOURCE, mas, se eu tenho uma empresa, com X funcionarios, eu cuidaria muito bem da cozinha, como diz o ditado, em vez de se preocupar com o banheiro.


11/03/09, 17:22:16: Davi - IP : 200.181.180****
    Bom, o negocio é o seguinte software livre é uma mão na roda, mas o modelo de negocios não dá para se aplicara a toda situação.

    Exemplos, a Oracle e a IBM, ganham muito mais dinheiro que a Sun com Java, porque o modelo de negócios da Sun é uma porcaria.

    A Redhat sabe negociar muito bem e por isso sempre fecha no azul, a parceria com a Oracle para o banco de dados vem crescendo e dando bons frutos, a consultoria da redhat é cara, mas atende sempre muito bem, a compra do Jboss não foi jogar dinheiro fora, a versão EAP do Jboss é estavel, não tem nada a ver com a versão AS opensource.

    Não podemos generalizar nem tudo que é software livre é ultimo biscoito do pacote.

    Agora, sobre salário R$ 58,00 hora é um salario bem comum, se voce souber quanto um consultor EBS cai pra trás.


11/03/09, 16:57:48: Davi - IP : 200.181.180****
    Fabio Marinho, a Sun está crescendo não sei a aonde, pois a Sun está quebradissima, ainda depois da aposta errada de comprar o mySql.


11/03/09, 10:53:06: fabiomarinho - IP : 201.29.205****
    não entendo pq o pavor do software livre, muitos acham que só o linux é um software livre, e como eu acho que experimentam e não gostam, acabam generalizando. No mundo profissional de ti o analista de sistemas, ou sysadmin tem que esta preparado pra usar qualquer tecnologia. Empresas como a mozilla e opera, disponibilizam o software de graça, a mozilla ainda disponibilizza o codigo. Exitem n navegadores desenvolvidos a partir do mozilla firefox, agora respondam qual o melhor browser, IE, firefox ou OPera? A Sun Microsystens e uma empresa que vem apostando em software livre, e a empresa vem crescendo horrores, como acontece? Ela vende serviços, vende treinamento, vende ate consultoria na implementação de seus produtos para clientes maiores. A Sun tem: A suite office aberta: openoffice, o banco de dados aberto : Mysql, A plataforma de virtualização: VirtualBOx, a Linguagem da moda: Java e outros. se não estivesse dando certo, a empresa não estaria investindo. nos ultimos anos a sun tem se tornando modelo de compania de desenvolvimento de software, e software livre.

11/03/09, 05:45:16: Citation Needed - IP : 189.78.0****
    "mas ainda dá tempo de largar essa palhaçada de nerd e pesquisadores e vir ganhar $$$$ esquece o linux e aprenda a ganhar $$$."

    Sim e deixa os nerds pesquisadores trabalharem com as inovações que voce vai vender daqui a 5 anos né? Depois o cara la embaixo ainda fala que o povo do open source que é picareta.

    Não é a toa que muitas software houses fecham todo ano. Assim voce também vai longe amigão! :D


10/03/09, 22:41:29: Marcos - IP : 201.81.8****
    olá Marcel Saí dessa vida larga este negôcio de software livre!! Veja aí nos links abaixo pode conferir, o Linux iria acabar com o Windows lá no século 20 em ....1998!!! Tô esperando hheheheh! Fiquei espantado com vc achar muito um desenvolvedor oracle/vb R$ 58,00 /hora. veja em vagas para o dia 10-03-2009 vc verá que tem uma para ganhar R$ 30,00 /hora para trabalhar com vb e sql server (coisinhas ridículas). Sinto muito por vc escolher o opensource, mas ainda dá tempo de largar essa palhaçada de nerd e pesquisadores e vir ganhar $$$$ esquece o linux e aprenda a ganhar $$$.

10/03/09, 20:24:16: wduarte - IP : 201.13.67****
    Ninguém quer, nem precisa e nem pode trabalhar sem receber. E software livre não significa 'software grátis' ou 'suporte grátis'. O cliente está na posição de comprador, vai negociar usando todo tipo de argumento e de pressão e se alguém lhe entregar soluções de qualidade com preços irrisórios ou de graça ele vai gostar muito (e muitas vezes nem vai agradecer por isso). Trabalho com vendas em TI faz 18 anos e posso afirmar que se você vende bem a sua solução, depois cumpre todos os compromissos assumidos e sabe entender os clientes, é só ter paciência que terá o seu mercado e ganhará um bom dinheiro pelo seu trabalho. Para finalizar, alguns desenvolvedores não são bons vendedores e alguns vendedores não são bons desenvolvedores. Não espero que todos concordem comigo, mas se for útil para alguém, ótimo.

10/03/09, 17:56:27: marcel - IP : 189.69.95****
    vc ganha tudo isso com vb e oracle?? ta bom sai dessa, ninguem paga isso para vb/oracle!!

10/03/09, 11:00:53: Higor - IP : 147.154.23****
    Software livre é uma boa opção mas quem adquire precisa testar bastante, fazer o trabalho de um analista de testes apra verificar se o software faz tudo direitinho. Eu posso me dar o luxo de fazer software livres na internet, afinal ganho R$58,00/h para trabalhar com VB6/Oracle. Agora infelizemente te muita gente que ganha R$30,00 metade doque que eu ganho e faz o mesmo trabalho, tenho dó, pois voce se desgasta muito, mas se a pessoa aceita ganhar pouco tudo bem, afinal ofertas não faltam... Agora ganhar pouco e ainda fazer software livre, eu prefiro trabalhar na cruz vermelha, aí sim estarei ajudando alguem

10/03/09, 02:54:36: Citation Needed - IP : 189.78.85****
    Se eu não tiver cliente, que me dê retorno mensalmente, aí sim, eu não vou existir mesmo! Ora, não é óbvio? Pois, se todos os meus software são livres, preciso de um modelo q me dê retorno.

    Se voce cobrar pelo seu produto e pela manutenção, onde é que voce ta perdendo? Lembrando que open source não significa "de graça" e sim que o seu codigo fonte é aberto (e o seu cliente pode recebe-lo se quiser).

    Se eu distribuir uma distro de linux, digamos, modificada para cameras de segurança. Eu adotei um projeto open source (digamos zone minder) e o modifiquei para uso de minha empresa e clientes, e cobro a instalação e manutenção... posso até vender como um conjunto com o hardware e tudo. Voce retorna as suas melhorias pro projeto Zoneminder e todo mundo fica feliz no final das contas. Me diga qual o problema com esse modelo?!

    Eu não te entendo.


10/03/09, 02:47:45: Citation Needed - IP : 189.78.85****
    @ Kriz

    Em momento algum contestei qualidade.

    Por outro lado, tem gente aqui no forum me chamando de comunista. O problema aqui é a falta de informação total de 99% das pessoas comentando inclusive voce. Leia a GPL pois a mesma possui sugestões de negócios baseados em free software!

    Ta na cara que open source e free software são modelos de business funcionais e muitas empresas como Red Hat que nasceram neste meio estão aí pra calar a boca de quem quiser contestar. Se quiserem ir além existe muito material e estudo realizado por entidades respeitadíssimas que voces no mínimo precisam ler pra pensar em discutir alguma coisa sobre o assunto, porque ta na cara que voces não sabem.

    Outra coisa, se o Linus Torvalts tivesse lançado o software dele como software proprietário, teria ganhado menos ainda. O mesmo vale pra wikipedia pois se não fosse a colaboração de muitas pessoas Linux e Wikipedia não seriam 0.000001% do que são. Não existe essa de "ele devotou todo seu trabalho e talento por nada e blablabla".


10/03/09, 00:18:43: kriz - IP : 189.120.82****
    (Cont.) Se eu não tiver cliente, que me dê retorno mensalmente, aí sim, eu não vou existir mesmo! Ora, não é óbvio? Pois, se todos os meus software são livres, preciso de um modelo q me dê retorno. Deve haver um meio-termo. Se eu for pelo ponto de vista do cliente, como vc diz, isso seria suicídio comercial, além dos softwares, os serviços tb teriam q ser de graça.

    Enfim, meu caro Citation Needed, ao longo de minha carreira, trabalhei com várias pessoas e atualmente tenho alguns colaboradores como vc, q são difícieis de tratar, de conversar(conversam apenas por ironias), não gostam de serem contrariados, são profundos conhecedores, mas pecam, pois esculhambam a opinião/erros dos q estão começando, ou q conhecem pouco. O clima pesa sempre qdo eles chegam pra trabalhar. A produção despencou. Apesar de ter chamado a atençao deles, não mudam. Infelizmente, já teve briga e depois de ouvir um outro dizer "Tá bom, porra" pra um cliente, conversei com minha sócia, e eles serão dispensados nessa semana. É um conselho pra vc, mudar a atitude, enquanto é tempo. Aí sim vc será um profissional completo, muito requisitado. Ganhando muito bem, claro!

    Abraço!


10/03/09, 00:18:15: kriz - IP : 189.120.82****
    Caro Citation Needed,

    Sim, a Wikipedia é um projeto de open source e de muito sucesso tb. Concordo com isso. Mas meu ponto de vista é sobre o desenvolvedor, q cedeu seu código para tornar o q a Wikipedia é hoje. E atualmente, ela consegue facilmente arrecadar milhões em doações, contribuições. Mas continua com o modelo de open source, sendo capaz de pagar os q contribuem (com fonte/design/etc). Essa é minha pergunta: Aqueles programadores/contribuidores, q nas horas vagas, ajudam/ajudaram a Wikipedia se tornar o que é, vão receber algum valor? Pois é essa a discussão desse forum, não?. Ganhar alguma grana ou não, com software livre e/ou open source.

    Qdo disse q o modelo de negócio para software livre é capenga, não quis absolutamente dizer q o do software proprietário é melhor! Nem citei isso, pois o tema do forum é de software livre, certo? Então, esquece software proprietário. Tudo bem? Pois bem, se vc conhece um outro modelo que funcione além do "suporte/customização/treinamento", diga-nos, nós aqui do fórum, gostariamos muito de saber.


9/03/09, 22:21:28: Citation Needed - IP : 189.78.85****
    @ Diana "Abandonei essa área por pura decepção com as empresas que o adotam".

    Então voce se decepcionou com as empresas que o adotam e não com o modelo. Eu por outro lado, nunca me decepcionei com IBM e Google, que são empresas que adotam open source abertamente.

    "Adotam a política do "pagar por isso nunca mais", a custo às vezes de softwares pobres, até pirataria"

    Se o modelo de business do open source é baseado em serviços, como a política do pagar por isso nunca mais se aplica? Estou curioso. Estou ainda mais curioso com essa idéia de piratear open source. Eu fiz o download do firefox e não paguei (porque o concorrente proprietário dele é um lixo) será que eu vou pra cadeia?

    ou exploração errada de sua equipe de TI para customizações sem pé, nem cabeça!

    A natureza da customização do software depende somente de quem a encomendou. Voce pode achar sem pé nem cabeça porque o software proprietário não permite tais possibilidades. Hoje em dia, o software deve se adequar ao consumidor e não ao contrario.

    Alguém pode imaginar a cara de um cliente que descobre que a solução de integração dele requer a compra de outra solução de integração pra funcionar?


9/03/09, 22:13:01: Citation Needed - IP : 189.78.85****
    @ Marcos "O que um profissional de TI de uma empresa vai fazer com o kernel aberto ?"

    Se o profissional de TI não for um macaco treinado pra next->next->ok, um kernel que lhe dá a possibildiade de recompilação é uma poderosa ferramenta de segurança e a chave para fazer virtualmente mil maravilhas com um sistema operacional. Exemplos disso são sistemas de log auditing que informam até a cor da cueca do usuario (grsecurity), mecanismos de proteção contra exploits e abuso de permissões (seclinux, pax), adição de funções especificas no sistema de roteamento etc.

    "Mas ja vi muita empresa trocar toda essa parafernália de OPEN SOURCE e correr atraz da Microsoft com o rabo entre as pernas."

    A discussão aqui não é Linux vs Windows amiguinho. É sobre o modelo de desenvolvimento. Se open source é tão furado como voce e a turma dos pirados que acham que open source é comunismo, me explica o fato da Microsoft distribuir volchers pra SuSE Linux Enterprise (https://www.novell.com/linux/microsoft/faq.html) e o novo amor pela mesma pelo Open Source (https://www.microsoft.com/opensource/default.aspx).


9/03/09, 22:05:13: Diana - IP : 201.52.13****
    Concordo com Pure_Energy, o evangelismo do software livre tem ares comunistas. Abandonei essa área por pura decepção com as empresas que o adotam. Adotam a política do "pagar por isso nunca mais", a custo às vezes de softwares pobres, até pirataria (pois estimam orçamentos pífios para tecnologia da informação) ou exploração errada de sua equipe de TI para customizações sem pé, nem cabeça!

9/03/09, 22:04:18: Citation Needed - IP : 189.78.85****
    @ kriz

    Kris meu caro va se informar. A Wikipedia (um verdadeiro projeto open source) ta aí livre pra voce se deleitar em todo conhecimento disponível.

    Modelo de negócio capenga? Software proprietário é a coisa mais capenga o possivel! O que falar de um codigo feito em uma empresa visto por 3 ou 4 olhos sem revisão de qualidade, essa empresa faz o codigo uma vez e espera vender cada licença a um preço exorbitante. Meu amigo, software não é carro (isso vale pro infeliz com a comparação da volks). Pra fazer cada carro eu tenho um custo X, pra distribuir software eu ponho num site http ou gravo num CD. Em que circunstancia isso é um modelo de negócio honesto?

    E sim, prender um cliente a voce é uma pratica DESONESTA. Se só voce pode dar suporte a macarronada que voce fez, o que acontece com o seu cliente amanhã se voce não existe mais? Pensa bem cara... olha pelo ponto de vista do cliente (afinal ele tem razão certo? lol). Seus clientes estão numa enrascada.


9/03/09, 19:19:07: Marcos - IP : 201.95.14****
    De graça hoje em dia, nem ônibus errado. Até mesmo código considerados OPEN SOURCE são comercializados de alguma forma. O Proprio linux quando é instalado e configurado em uma empresa é cobrado. O que um profissional de TI de uma empresa vai fazer com o kernel aberto ?

    É interessante ter acesso ao codigo fonte, mas o principio a que esse codigo fonte vai ser utilizado ai é outra questão. Se um fabrincante de geladeiras resolver instalar um SO na geladeira, opa, vamos atraz do OPEN SOURCE.

    Mas ja vi muita empresa trocar toda essa parafernália de OPEN SOURCE e correr atraz da Microsoft com o rabo entre as pernas.


9/03/09, 18:31:59: Peres - IP : 201.28.1****
    Tem muita confusão nesse forum, eu acho que primeiro teriamos que definir do que estamos falando, se de software livre (Open Source), ou software grátis (free software).

    No open source, a comunidade desenvolve, sem fins lucrativos e distribui gratuitamente com fonte e tudo.

    No Free software uma empresa desenvolve e, mediante patrocínio, distribui uma versão grátis, com propagandas e addware, com opção de upgrade para uma versão paga sem as propagandas e as pragas eletrônicas "addware". Esse modelo visa lucro, o que não ocorre com o modelo anterior.

    O modelo Open Source "pegou", devido a necessidade de se combater o modelo monopolista, principalmente da Microsoft. Esses projetos nascem sem fins lucrativos, mas se o projeto "vingar", geralmente passa a receber doações e financiamento de empresas como Google, IBM, Sun, e outras que tem interesses, geralmente em combater o monopólio da MS.

    Aqui no Brasil temos, como exemplo bem sucedido, a Conectiva, que trabalha com Linux e foi comprada pela RedHat, acredito, gerando um bom lucro para seus investidores.

    Mas não é muito comum por aqui esse tipo de negócios, devido a falta de investimentos, e muitos outros fatores. Nos EUA, com uma concorrência bem mais acirrada e uma disponibilidade de "grana" muito maior, o OpenSource vem produzindo muita coisa de boa qualidade, totalmente de graça!

    Respondendo a pergunta do forum:

    Acho que quem desenvolve OpenSource, corre sim o risco de trabalhar de graça, pra depois ter seu trabalho gerando lucros para outros. Mas como já foi dito anteriormente no forum, pode ter suas compensações, como aprendizado, contatos, etc. É um risco que tem que ser pesado, por quem quer entrar nessa.


9/03/09, 18:17:56: Ricardo - IP : 189.54.180****
    "Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar?": R. Depende né, se o profissional não recebe pelo desenvolvimento de sua solução ele trabalha de graça, caso contrário, não! Mas idependente so software se livre ou não, alguém sempre vai pagar, ou pelo serviço prestado, ou pela boa ou má qualidade de uma solução... Tudo depende né... Esse é o mundo de TI... Doido... Dá pra perceber pelos inúmeros comentários esquisistos aqui no fórum... Incluo esse meu na história!

9/03/09, 17:54:19: kriz - IP : 189.120.82****
    (Cont.) Agora, código aberto, é uma furada. Imagine a situação, de vc criar um software pra uma empresa e vendê-la com o fonte. Blz! A empresa te chama uma vez, pra fazer acertos e novas funcionalidades. E depois, nunca mais. E o que aconteceu? Essa empresa chamou uma consultoria, pra fazer manutenção no software que vc criou. Fácil, afinal ele tem o fonte. Cobrou muito barato, e ainda com a equipe, e disse q entregaria tudo num prazo bem menor q o seu. Mas aí, a consultoria pegou seu fonte, a grana no caixa q ele tem, e com a equipe, criou um software fechado, lançou no mercado, e agora ganha uma grana boa, num software que praticamente estava pronto. Então vc quer ser o próximo "cara-q-criou-um-fonte-de-milhoes-e-agora-ta-chupando-o-dedo"?

9/03/09, 17:53:40: kriz - IP : 189.120.82****
    o conceito de software livre, é realmente muito legal. Mas na prática, não segue muito esse conceito. acho q na teoria é o mais romantizado livre-cambismo q se tem, mas na pratica, não passa de um protecionismo sem-vergonha. Me parece aquela típica empresa q não quer gastar com infra-estrutura, e coloca anuncio de emprego tipo "candidato deve possuir automóvel", "enviar código fonte pra avaliação" ou "obrigatório ter moto para entrega", etc... Ou seja, aquele individuo q quer criar um software, mas não tem grana nem pessoal, convoca os programadores, com aquele discurso q todos tem direito ao software, q é contra as grandes corporações, bla,bla,bla... e que ironia, no fim, acaba se tornando aquilo q a princípio, era totalmente contra.

    O modelo de negócios do software livre ainda é muito capenga. Ganhar com suporte, customização, treinamento? Puxa, customização custa caríssimo, e leva tempo pra ficar pronto. A não ser que customização que dizem aqui, seja algo de duas horas. Mas acho que essa ninjaria, nem o Jiraya consegue. :)

    Pra esse modelo funcionar, precisa de um argumento muito bom, para convencer o cliente a investir nisso. Cliente - "Eu pago pelo software?" Prestadora - "Não apenas pelo suporte." Cliente - "Certo, mas então posso contratar outra empresa, com preço mais em conta, ok?" Prestadora pensando - "Xi, fud..." Prestadora - "Pelo contrato q o senhor assinar, nós teremos exclusividade no ofere...." Cliente - "Não, não, não. Não vou assinar nada. Deixa pra lá. "


9/03/09, 16:00:07: EPeter - IP : 189.47.14****
    Que tal alguem desenvolver algo que escreva e/ou evite os erros de portugues em foruns , do tipo 'SINSERAMENTE' vistos aqui , e torne as idéias mais inteligíveis e não uma disputa de egos inflados.

9/03/09, 15:41:19: Jonas jonasthomaz@gmail.com - IP : 189.19.243****
    Nossa, eu pensei que os profissionais de informatica ja estivessem bem familiarizados com o modelo de negócios em cima do software livre.

    Eu li muita besteira aqui..rs, mas gostaria de estar colaborando: O Leonardo que desenvolveu "componentes de funcionamento do linux" dos 16 aos 20 anos e ganhou pouquissimo (100 reais hora). Mesmo que o salário não esteja valendo a pena para ele, poxa em 4 anos é impossível que a participação com a Comunidade não tenha colaborado em nada com a carreira profissional dele, afinal de contas 100 reais hora não é pra qq um.

    O Citation Needed falou tudo, grandes empresas estão adotando o software livre como modelo de negócios em cima de suporte treinamento e customização. Agora me digam vc's, mantem um serviço de suporte é barato? E poxa uma empresa realizar esses serviços não é nem de perto um abuso ou uma violação a pessoa que desenvolveu o software.

    Outra coisa que quase não foi citada aqui é o conhecimento que você consegue ao estar se relacionando com a comunidade de software livre. Vc usar 1 hora, 2 horas do seu dia desenvolvendo uma ferramenta gratuita em conjunto com a comunidade vai lhe proporcionar uma experiência profissional impar, que em poucos lugares você iria conseguir. É muita gente boa envolvida. Suas dúvidas são sanadas, você se torna um profissional muito mais completo isso sem pagar nada por isso.

    Resumindo, a comunidade de software livre além de criar ferramentas de alta qualidade capacita profissionais tambem de alta capacidade.

    Se você não um retorno financeiro direto, inderetamente vc esta tendo um belo de um retorno para as horas investidas.

    Se você tb é um empreendedor, pode obter o seu retorno financeiro tambem fazendo uso da comunidade de software livre.


9/03/09, 15:40:54: Jonas jonasthomaz@gmail.com - IP : 189.19.243****
    Nossa, eu pensei que os profissionais de informatica ja estivessem bem familiarizados com o modelo de negócios em cima do software livre.

    Eu li muita besteira aqui..rs, mas gostaria de estar colaborando: O Leonardo que desenvolveu "componentes de funcionamento do linux" dos 16 aos 20 anos e ganhou pouquissimo (100 reais hora). Mesmo que o salário não esteja valendo a pena para ele, poxa em 4 anos é impossível que a participação com a Comunidade não tenha colaborado em nada com a carreira profissional dele, afinal de contas 100 reais hora não é pra qq um.

    O Citation Needed falou tudo, grandes empresas estão adotando o software livre como modelo de negócios em cima de suporte treinamento e customização. Agora me digam vc's, mantem um serviço de suporte é barato? E poxa uma empresa realizar esses serviços não é nem de perto um abuso ou uma violação a pessoa que desenvolveu o software.

    Outra coisa que quase não foi citada aqui é o conhecimento que você consegue ao estar se relacionando com a comunidade de software livre. Vc usar 1 hora, 2 horas do seu dia desenvolvendo uma ferramenta gratuita em conjunto com a comunidade vai lhe proporcionar uma experiência profissional impar, que em poucos lugares você iria conseguir. É muita gente boa envolvida. Suas dúvidas são sanadas, você se torna um profissional muito mais completo isso sem pagar nada por isso.

    Resumindo, a comunidade de software livre além de criar ferramentas de alta qualidade capacita profissionais tambem de alta capacidade.

    Se você não um retorno financeiro direto, inderetamente vc esta tendo um belo de um retorno para as horas investidas.

    Se você tb é um empreendedor, pode obter o seu retorno financeiro tambem fazendo uso da comunidade de software livre.


9/03/09, 13:14:11: carlos - IP : 201.83.242****
    concordo com o pure e salomom.

    software livre não significa software free, muitas empresas criaram soluções em cima do software aberto e free e hoje cobram uma nota para seus clientes utilizarem, não tiro o mérito, tem que fazer isso mesmo.

    se a volks me vende um carro onde eu posso fazer um tuning e agregar um valor e obter um lucro em cima disso, porque não fazer?

    acho que nem todos os softwares podem ter seus códigos abertos, se não vira bagunça, surge tanta versão que você fica perdido e não sabe qual é melhor.

    tem que existir um padrão, uma harmonia, se não a área de ti vai custar muito caro para as empresas por não ter um padrão e profissionais especializados.

    um exemplo disso é o dotnet, pra mim é um desperdicio ter o c#, vb.net, cobol.net, etc... ai começa uma empresa pedir especialista em c# ou em vb.net, outra em cobol.net, mas todas são a mesma coisa, nenhuma vai ser melhor que outra, pois rodam todas em cima do mesmo framework, conclusão, os profissionais tomam na cabeça, porque vão ser cobrados e no fim ninguém sabe a real diferença.


9/03/09, 11:21:54: Citation Needed - IP : 189.78.29****
    @ nardele salomon

    Free software e open source são termos diferentes. https://en.wikipedia.org/wiki/open_source https://en.wikipedia.org/wiki/Free_software

    Se voce não sabe a diferença entre os dois, nem tente discutir sobre o assunto

    @ Pure_Energy

    Que tipo de droga voce anda tomando cara? Free Software/Open source comunismo?

    Quando foi que minha amada computação, uma verdadeira ciencia criada por pessoas que buscavam resolver problemas e aprimorar a vida ficou disponíveis a retardados como voce?

    Com certeza voce é um programadorzinho mediocre que faz codigo tão feio (com ajuda de uma IDE com certeza lol) que tem vergonha de mostrar aos outros.

    Pro resto, os modelos de business de free software são baseados em suporte, treino e customização. Essa discussão é totalmente década de 90, e se este modelo não tivesse sucesso empresas como Novell e Microsoft não estariam o adotando agora.


9/03/09, 10:08:29: nardele salomon salomon.oliveira@yahoo.com - IP : 200.186.14****
    Vi os comentarios no forum e resolvi contribuir com algumas informações:

    software livre é um a forma genérica de se referenciar a "open source", que é fonte aberto ou de domínio publico !

    normalmente o fonte de dominio publico é regido por um contrato tambem publico chamado GNU General Public License (Licença Pública Geral), que rege a forma de uso do fonte aberto ou publico !

    o fato de se ter um fonte aberto ou não , nada tem a ver com o rendimento que financeiro gerado pelo mesmo. Hoje grandes empresas patrocinam o desenvolvimento do linux, entre elas IBM, HP e Novell. São grandes projetos envolvendo milhoes de dolares anuais, e o resultado deste trabalho é repassado para outras empresas em forma de produtos e serviços que são devidamente remunerados.

    Normalmente existem versãoes "enterprise", robustas e com suporte, e outras versões "community", sem suporte e disponibilizadas em formato aberto. A vantagem de se liberar um codigo e o uso de um sistema qualquer é o rápido crescimento de usuários do mesmo. A microsoft usou tática parecida ao permitir uso pirata de seu sistema operacional, todo mundo usava o windows.

    Outra coisa importante, o fato de um codigo fonte estar disponivel, não significa que ele tem alguma utilidade, é preciso um especialista para torna-lo util, e garantir a manutenção do mesmo caso haja alguma "bug"; desta forma existe a possibilidade de remuneração pelos serviços.

    Abraços a todos, Nardele salomon


9/03/09, 09:29:51: Henrique - IP : 201.52.34****
    Se software livre fosse bom, não seria de graça...

9/03/09, 07:33:14: Pure_Energy salgado_luzia@hotmail.com - IP : 201.92.247****
    Software livre = comunismo para a área de software. Basta ver a figura do líder do chamado "movimento para o software livre". É fato também que a maioria das pessoas engajadas no movimento pelo chamado "software livre" tem um pensamento de esquerda, são contrários ao livre mercado e em geral absolutamente contrários às grandes empresas de software. É que todo comunista gosta de fazer os outros de bobo. Eles não explicam as origens das idéias deles, as pessoas ficam confusas e acham que aquilo "é só mais uma idéia ou conceito" sem que as pessoas atinem para a fonte e a origem da idéia. Se dependesse da vontade dos líderes do movimento pelo software livre todo código de software escrito seria aberto e poderia ser modificado por quem quisesse. Fazendo uma comparação, é como você imaginar que você pode entrar na linha de produção da Volks e mudar um carro para você. Logo, ninguém mais saberá que aquele carro é da Volks e quem irá se responsabilizar pelo mesmo quase exista algum problema? Pois é precisamente isso o que acontece com o software livre. Na hora do problema a quem você recorre? Ao contrário do que argumentam os defensores do software livre é muito mais difícil e complicado para as pessoas normais usar programas de código livre. Isso acontece porque as empresas que fazem programas comerciais pensam nesse aspecto e os desenvolvedores de software livre desprezam totalmente a dificuldade do usuário em usar tais programas. Para eles todo usuário é um idiota que não sabe nada e que precisa da "iluminação" do conhecimento da "inteligentzia" da comunidade de software livre para viver feliz. É uma idéia bem esquerdista.

9/03/09, 05:32:47: Paulo Roberto - IP : 189.78.29****
    Leonardo Dutra por favor seja mais direto e diga-nos onde o seu código está sendo usado e eu não veja voce como um troll que está simplesmente querendo se aparecer.

    Se voce realmente desenvolveu algo sob a licença GNU voce tem como provar que realmente desenvolveu algo não é?


8/03/09, 23:29:00: Nedkelly - IP : 189.121.19****
    Não!!!

8/03/09, 18:23:04: Marco - IP : 200.99.241****
    O grande problema do software proprietário é o custo da licença. E além do mais, como muitos já falaram aqui,desenvolvedores de software livre podem fazer muitas vezes melhor e mais rápido - um a zero para a livre concorrência. O problema pode sim, aparecer no momento do suporte - por vezes, apenas grupos de interesse não resolvem - mas um dia ainda vai surgir um meio-termo em tudo isso. Do lado do software proprietário, há casos de fornecedores que entregam o código-fonte junto com a aplicação como garantia extra e ainda oferecem suporte. Como vocês podem ver, é tudo uma questão de arranjo e negociação - ainda vamos ver um mercado mais justo(eu espero).

    Abraços, Marco


8/03/09, 12:07:32: saulo oliveira sauslash@hotmail.com - IP : 189.120.****
    Eu concordo plenamente com o tópico, sempre que for possível utilizar tecnologias livres estáveis usadas no mundo todo, porque não. Eu recentemente por exemplo migrei uma aplicação de um cliente que era feita em .net e usava sql server 2005, para passar a utilizar o banco mysql e com isso ele economizou uma boa quantia com a licença do sql server 2005. O mesmo esta a 6 meses utilizando o mysql e não teve nenhum problema. Abraços a todos.

8/03/09, 01:35:00: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Quem pode pagar por software, pode pesquisar software feito com qualidade e usando tecnologias mais eficazes e com preços mais acessiveis, também deve-se valorizar o profissional. Quem pode pagar pelo office 2007 em 400 estações tem que pagar mesmo, onde usuários só vão usar 10% do software. Quem pode pagar pelo windows server pra gerenciar as estações da empresa tem que pagar mesmo. Agora quem pode usar um software de graça, usado no mundo todo, estavel, e totalmente customizado por um profissional que você valoriza não satisfação maior. Não sou contra o software pago, mas sou a favor da mistura dos 2, eles podem conviver tranquilamente. Empresas podem comprar licenças de windows xp e instalar para seus funcionários software livre , como Mozilla firefox, OpenOffice, Mozilla thunderbird, Foxit Reader, infra recoreder e outros e podem econimizar com o microsoft office por exemplo. podem usar software livre em seus servidores, contratar desenvolvedores para criar interfaces de gerenciamento e etc. Reduzir custos de operação, virtualizando seus servidores, usando softwares pagos como o vmware exsi que é desenvolvido sob um kernel linux, virtualizando trilhões de servidores windows e linux com performance inigualavel. Viva O software livre, viva o software pago, viva o profissional de ti uqe realmente entende de ti. Beijos para todos.

8/03/09, 01:23:35: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Muitos resolvem desenvolver para software livre, porque eles podem ser visto por grandes empresas. um desenvolvedor cria uma interface web que gerencia um sistema de voip esta avisando as grandes empresas de voip: " Oi, domino sua tecnologia, pode me contratar se quiser!", outro que desenvolva no gimp ou inkscape diz=" Oi adobe, desenvolvo um software que é praticamente 90% menor que o seu e roda com 100% mais desempenho , quer saber como fazer, me contrate". Outro que desenvolva em openoffice="oi microsoft, fiz o openofice ficar mais estavél, mais rapido e com mais recuros, saiba mais me contratando". Outro que desenvolva kernel do linux=" Oi Vmware, desenvolvo o kernel do linux, posso otimiza-lo pr qualquer coisa, quer me contratar".

8/03/09, 01:16:47: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Pesquisem por grandes desenvolvedores de software livre, como axigen, artica.fr que desenevolvem o sistema e o vendem a um preço muito mais acessivel que fornecedores closed. Na verdade o que a axygen faz nada mai é que criar uma interface web( php + perl + ajax) para administração e configuração do software de e-mail postfix. Ah tá mas o postfix é open source e software livre, para que voui pagar? tudo bem concordo, podemos usar ele de graça, sem pagar nada a ninguem, porém sua implementação manual é complexa e requer tempo e profissionais qualificados, visto que é um servidor de e-mail. O que o pessoal da axigen vende é uma interface de configuração deste servidor de e-mail, o que torna a sua implementação mais rapida, e com gerenciamento via interface web onde um usuário com pouco conhecimento possa ser capaz de configurá-lo intuitivamente. resumindo, eles vendem a interface web, não o postfix.

8/03/09, 01:06:15: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Já um profissional de plataforma microsoft, vai ganhar menos, pois a tecnologia é mais "fácil" e existem mais profissionais que possam desenvolver nesta tecnologia. o mesmo se equivale para oracle vs. sql server. A proporção salarial é de 3 para 1, ou seja um profissional pleno em java e oracle sempre vai ganhar em média 3 vezes mais que um profissional de tecnologia microsoft. vejamos as potencias de software, Japão: mais de 50% das certificações linux de todo mundo são de profissionais japoneses, desenvolvem muito em c, python e ruby. India: 75% das certificações de php da zend são de profissionais indianos. Alemanha e França: Linux é o sistema operacional padrão da maioria da população, Novell e Mandriva desenvolves sistemas linux praticamente a beira da perfeição e ganham incentivos do governos de cada pais. Leste Europeu: Rússia, Rep.Tcheca, letonia: desenvolvimento forte em linux, com java. sede do logmein, que roda em cluster poderosos linux. Estados Unidos: Variedade de profissionais em vários tipos de tecnologias, seus cursos superiores são voltados para tecnologias abertas e padronizadas, como Unix, linux, C, python, C++. Brasil: muitos profissionais em tecnologias microsoft, plataforma windows, .net, governo não incentiva uso de tecnologias abertas, desewnvolvedores com dificuldades de realizar desenvolvivemtno multiplataforma. Infelizmente o mercado de ti esta banalizado, muitos profissionais ruins no mercado, que aceitam salário baixo, que não tem vontade de aprender realmente a dominar tecnologias diferenciadas seja ela qual for.

8/03/09, 01:05:40: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Com relação a salarios, o mercado de TI e seus recrutadores estão pecando pela falta de conhecimento e estão buscando profissionais que aceitem salários baixos. e também a falta de profissionais realmente bem qualificados. Muitos que estão entrando acham que trabalhar com ti é ficar no msn, formatar textos no word, desfragmentar o disco no windows ou usar o dreamweaver pra fazer sites. Um profissional que tenha bom conhecimento da plataforma linux e seus serviços ganha bem, em torno de 2.000,00 se tirar uma certificação ganha mais, se souber outros sabores do unix como bsd e solaris, ganha mais ainda. Uma certificação da red hat simples, vai fzer seu salário no minimo ficar em 7.000,00. Na areá de desenvolvimento as tecnologias abertas, como php, python, perl , ruby, mysql e outras ficam meio que na escuridão, pois no brasil a maioria parece que só sabe desenvolver em tecnolgias microsoft, seja vb, .net e etc. Um programador java sempre vai ganhar mais, porque java é uma tecnologia mais complexa, depende de um profissional com um nível bem acima dos demais, a implementação de um software e demorada, e tempo custa dinheiro.

8/03/09, 01:04:54: fabiomarinho - IP : 201.29.140****
    Não. Na verdade o software livre tem seu fundamento principal, alguem desenvolve um software, disponibiliza o código fonte, aquele que quiser usar o código para aplicações pessoais ou profissionais, desenvolvendo, ou seja alterando esta código deve avisar ao criador do software original qual a modificação que foi feita neste software. Nada impede de alguém desenvolver algo mais complexo e vender o software. Isso funciona muito bem com o linux, veja o que a red hat faz com sua distribuição o Red Hat enterprise linux, ele não é de graça, mas quase 80% dele é software livre, você paga pelo suporte na maioria das implementações, por falta de mão especializada. a própria red hat, faz implementações da sua distribuição para os usuários domésticos e de infra-estrutura, o projeto fedora. O mesmo acontece com a Novell e o Suse Enteprise, e a sua versão totlamente free, o opensuse. A possibilidade que o software de código aberto da aos desenvolvedores é imensurável, você pode customizar o software de acordo com as suas necessidades, com a interface que você quiser. Um tipico caso disto é a virtualização, nesta tecnologia vemos o porque o linux é tão superior a plataforma microsoft, mas sabe porque, porque O kernel do linux é aberto, ele pode ser otimizado, desenvolvido para trabalhar como host de virtualização e com desempenho impressionante, o que não acontece com a plataforma da microsoft, visto que o kernel do windows é fechado e com código fonte protegido, e eles não mudam nada, a não ser quando eles querem, geralmente de 4 em 4 anos, mas você tem que pagar por isso.

7/03/09, 21:07:02: Francisco - IP : 187.26.142****
    De fato, aqui no Brasil impera a Lei do Gerson: "Levar vantagem em tudo, certo?" Para os empresarios brasileiros, G.N.U. deve significar algo do tipo "Ganhamos No Ú", com o perdão da palavra oCultada. Simplesmente se aproveita de um software como se fosse algo sem proprietário e nem sequer parabeniza o cara que desenvolveu! Este é mais um dos motivos pelo qual a área de TI está perdendo status aqui no Brasil. Comportamento típico de populações do terceiro mundo.

7/03/09, 18:50:47: Alex - IP : 201.1.15****
    Claro que sim. O mercado de trabalho hoje está cheio de profissionais que fazem esses tipo de software para tantarem mais no futuro granhar dinheiro. Coisa que hoje ja poderiam ganhar dinheiro e muito com esses tipos de softwares free. Alias essas empresas que contratam esses profissionais querem mais é explorar do que fornecer softwares aos seus clientes.

7/03/09, 12:09:51: Marcelo X - IP : 189.110.17****
    Claro que trabalha de graca ou por pouco!!Aqui no Braziu pelo menos é assim, software free igual a custo zero de ambos os lados!! Culpa das consultorias que poem esta ideia na cabeca dos manes aqui!!

7/03/09, 11:50:06: Bruno - IP : 189.110.23****
    Agora uma pergunta.. Que S.O você conhece, que não demande CAPEX, somente OPEX, e que possibilite fazer o que você teria que fazer gastando fortunas com os Appliances da vida? Isso mesmo, estou falando de roteamento e firewalls de alta performance, IPS/IDS, Load balancers, Storage, gerência, WAN optimizers, Web cache, etc, etc etc!!!

    Isso sem entrar no mérito dos serviços de rede (Directory, Proxy, File, etc..) e das aplicaçoes (DB, Controle de Versão, Web, Gestão de projetos, Service Desk, etc...)

    Pra finalizar...sem dúvida nenhuma o uso dos desks é questão de cultura. Então nada como bons treinamentos e reeducação do usuário para ele se adaptar ao OpenOffice da mesma maneira que se adaptou ao MS Office (que não deixa de ser excelente por sinal, não estou dizendo o contrário).


7/03/09, 11:49:27: Bruno - IP : 189.110.23****
    Com todo o respeito, eu acho que tem muitos equívocos aqui... Por que não digitar "GNU license" no google e dar uma estudada antes de postar sobre o assunto? (https://www.gnu.org/copyleft/gpl.html) De graça? Ninguém trabalha de graça meus caros. Nem relógio! Tanto é que o amigo das 100 pratas por hora tava achando pouco. Não me parece tão fácil assim ganhar 100 reais a hora nos dias de hoje. E 16k/Mês como colocou o Skyn? é um mau salário?? Quem achar que é deveria tentar a vida de prático, estacionando navio nos portos...ai sim, acho que este salário vai satisfazer..... Mas voltando ao Free, Open e afins.... Desenvolver Software Livre (Open Source) NÃO significa trabalhar de graça! A não ser que você assim o queira. Mas qualquer um pode e DEVE cobrar BEM pelo seu trabalho (desde que o faça por merecer, é claro!!!) A questão em torno do "Free" é o fato de você ter acesso ao fonte do software e poder alterá-lo conforme sua necessidade. Só isso? Não! Você DEVE contrinuir com a comunidade!!! Publicando seus códigos, bem como os outros também o devem fazer. O que significa isso? Desenvolvimento e colaboração mútua, como já fora dito aqui. Todos crescem! Bem diferente da caixa preta do tal M$ não é verdade? E quem falou que a empresa prefere o Open Source por que não paga nada? E o Adm, o Analista, o desenvolvedor..??? Ganham pouco? Só se submeterem-se a ganhar os 1500 de gorjeta que o Skyn tb bem colocou...

7/03/09, 10:10:10: Marcelo Brasil - IP : 200.21.241****
    Qual o sentido de uma grande empresa usar softwares livres para ganhar dinheiro e não pagar nada para quem teve o trabalho de desenvolver ?

    O Serpro, por exemplo é uma das empresas que usa muito o Linux, sem nunca ter contribuído de forma alguma para o seu desenvolvimento. Outras empresas como Carrefour, McDonalds, Petrobras, lojas Renner e etc, também usam.

    Creio que muitos programadores embarcam nesta por ingenuidade, idealismo ou vontade de se tornar famoso e conhecido. No final isto sempre acaba desvalorizando todos os profissionais da área.

    O empresário pensa ... se eu posso usar um software como o linux, OpenOffice e etc, de graça, porque eu tenho que pagar toda esta grana para alguém desenvolver um sisteminha simples para min ?


7/03/09, 01:47:41: Fernando Palho - IP : 189.44.17****
    Existem (ao meu ver) dois tipos de software livre (se podemos dizer assim)

    1 - Raiz Kernel (linux, bsd), compiladores (gcc), interfaces (kde, gnome) - Nestes casos o seu desenvolvimnto esta em grandes colaborades e grandes empresas e bem como grandes comunidades. - Com isso o seu desenvolvimento fica pulverizado, facilitando a evolução e não "pesando" para ninguem (comentarios abaixo sobre trabalhar de graça), alem disso todos acima,utilizam o que desenvolve no seu ambiente de trabalho, com mais melhorias, perfomace e atualizações, o seus trabalho rende bem mais.

    2- Ferramentas Aplicaçoes e Ferramentas (e milhares que estão por ai) - Todas essas surgiram de grupos de pessoas ou uma pessoa só, para seu casos, tudo tem um começo. - Distribuir e contribuir livremente seu suor, (vamos dizer assim), e bem mais logico pois: Qto analistas de testes você terá? Qto desenvolvedores você tera? Qtos usuarios você terá, para criar novas especificações para o software? Em software livre tudo isso se multiplica, melhorando a eficiencia do programa e causando uma melhor evolução do mesmo, (seu suor posteriomente diminuirá com certeza) Ninguem aqui é expert em tudo, desenvolver um software e deixa-lo propritario, nunca será 100% perfeito. bugs, melhoria de performace, sempre terão qto mais gente no projeto, mais o projeto irá evoluir. Alem que o cliente que compra o software ele quer Implementação /Customização /Agilidade /Perfomace /Treinamento / Prazos O Desenvolvimento é apenas uma parte, distribuindo um SL, muitos dos problemas que pode ter de algum item acima vc terá uma ajuda, melhorias que você fazer pode ajudar alguem e vice-versa. bugs que você achar pode ajudar alguem e vice-versa, e por ai vai.

    software livre = software de contribuição mutua


7/03/09, 00:46:09: Gustavo Silva - IP : 201.58.134****
    Algumas opiniões: 1 - Nem todos os softwares livres são de graça, porém os mais usados como OpenOffice, Postgre, algumas distros Linux, Apache e etc são. E isso é a grande propaganda e motivação para seu uso. Se fossem pagos talvez não seriam tão usados. 2 - Quanto a ganhar dinheiro: sim é possivel ganhar dinheiro porém as vezes nem sempre quem fez o software é quem dá o suporte ou customização ou seja ele gera uma concorrência desleal pra si mesmo (pois o custo de desenvolvimento não existe pro concorrente) e trabalha de graça pra concorrência. 3 - Quanto ao modelo de negócios: o que já ouvi de um Gerente de uma grande Empresa foi: "software livre é otimo para nós afinal de contas quem não quer reduzir custos e ganhar status com o Chefe". Disponibilizar produtos full de graça é um erro na minha opinião. ( OpenOffice é um exemplo e olha que eu acho ele ótimo. Mas de graça pras Empreas eu não concordo. 4 - Muitos que defendem software livre apenas usam e não colaboram em nada pra qualquer projeto ou seja, usar de graça é bom demais, pagar a conta é que é difícil.

    Sei que vou causar polêmica e xingamentos mas é o que penso. Espero que minha opinião seja respeitada.


6/03/09, 23:19:01: Skynyrd - IP : 189.54.243****
    Poxa 100 reais por hora num mês padrão de 168 horas da R$ 16.800,00. O mesmo que ganha um deputado em Brasília (só que sem os 15 mil de ajuda de custo e o dinheirinho por fora, é claro)

    Eu estaria feliz com esse salário. A verdade é que, aqui no Brasil pelo menos, quem desenvolve com .Net ou Java está com melhor mercado do que que desenvolve para Linux.

    Já na área de inrfa acho que deve ser equivalente.

    No outro dia apareceu uma proposta para um amigo com + de 3 anos de experiência trabalhar com Linux em SP e ganhar 1500 reais por mês. Acho que isso é um insulto!

    Quem trabalha com .Net ou Java, com o mesmo periodo de experiência ganha, pelo menos, 4500.

    E tenho dito!


6/03/09, 22:46:59: Fabão - IP : 201.92.17****
    Acho estranho desenvolver software livre. Não está bem explicado. Quer dizer que vou trabalhar pra caramba, desenvolver um produto e entregá-lo de graça? Tem um comentário que fala em cobrar suporte, mas a maioria das pessoas não quer nem ouvir falar em pagar pra ter suporte. Querem tudo de graça mesmo. Eu acho que não tem futuro. Por exemplo, apesar de termos o Openoficce que é de graça, a maioria prefere mesmo o oficial, não tem jeito. É cultura e outra coisa, o original é muito melhor. Podem falar o que for os defensores do Linux, mas pra voce achar uma distribuição que voce instale e automaticamente consiga usar a sua web cam, sua wireless, seu Palm, seu PSP, seu celular, etc. Ve se tem alguma? O Ruindows, por pior que seja voce sempre acha o driver pro seu dispositivo. Sinto muito, mas não concordo com esse pessoal do Software livre.Já trabalhaei com IBM (grande porte) e agora M$.Pra que nadar contra a corrente? Essa é a minha opinião, respeito a dos outros e não desejo alimentar discussões.

6/03/09, 22:37:36: José - IP : 189.55.1****
    Pergunta absolutamente sem fundamento. Qualquer um que já leu alguma coisa sobre isso sabe que SOFTWARE LIVRE NÃO SIGNIFICA SOFTWARE GRÁTIS. Caraca, são palavras diferentes. Nos EUA eu até entendo a confusão porque FREE pode ter os dois significados mas em português não tem desculpa.

    Mesmo assim, de um modo geral, quem dá o software vende o serviço. Muitos programadores que fizeram software livre e grátis ganharam fama e ganham dinheiro num modelo de negócios diferente.


6/03/09, 17:07:08: Leonardo Dutra leo@mvfnet.com.br - IP : 189.21.19****
    Eu acho que sim, mais isso faz parte do conceito software livre, eu desenvolvia dos meus 16 até os 20 componentes de funcionamento do linux, nunca fui recompensado com 1 real, quando cai na real e vi que aquilo não estava rendendo frutos, larquei a linguagem C e fui investir no ingles, certificações linux e cisco.

    EU JA DESENVOLVI FERRAMENTAS DE TRABALHO PRA DIVERSAS EMPRESAS, O QUE EU GANHAVA COM ISSO?? ACHO QUE UNS 100 REAIS POR HORA/TRABALHADA.

    SERÁ QUE VALEU A PENA? SINSERAMENTE. NÃO!


6/03/09, 09:23:33: Marcelo - IP : 200.18.293****
    Com o atual monopólio da Microsoft não existe outra forma. Imagine se uma empresa desenvolver um novo browser, editor de texto ou sistema operacional e quiser cobrar pelo produto. As chances são mínimas, a única alternativa acaba sendo oferecer o produto de graça, para depois de consolidado ganhar com suporte, customização, treinamento e licenças corporativas.

    Com sorte, se o produto representar alguma ameaça, a empresa será comprada pela Microsoft ...


6/03/09, 09:15:04: Marco - IP : 200.99.241****
    Claro que não! existem licenças que garantem o direito autoral. Em muitos casos o codigo-fonte não é do produto full e serve como garantia adicional para incentivar o uso de determinado programa. Há muito erro de conceito neste tópico. O uso de software livre involve um numero quase infinito de possibilidades, inclusive garantindo a autoria(e a receita) de seus autores. Buscar um bom advogado pode com certeza ajudar - façam isso antes de desenvolver estes projetos.

    Abraço cordial a todos, Marco

Foruns anteriores


Anteriores:

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?