APinfo - Forum


Networking é importante ? Como criar e manter ?

Sugerido por : Fernando, Marcelo, Mathias

Foruns anteriores


8/05/09, 03:05:03: Doug® - IP : 201.95.1****
    Acho gozado como ao se propor aqui um tema qualquer as pessoas ou apóiam ou negam veementemente aquele propósito, como se ele fosse uma verdade absoluta ou uma idéia totalmente descabida.

    Aqui temos posto o falso dilema entre a competência x networking, como se fosse a luta de Lucky Skywalker x Dart Wader, entre Corithians X Palmeiras, ou entre crentes x ateus, com defensores veementes em cada um dos lados.

    Entendo que essas discussões inflamadas com idéias preconcebidas e incondicionais apenas nos exclui de uma possibilidade de trabalho, negócio ou de desenvolvimento pessoal.

    Entendo que a melhor forma de você aumentar sua rede de contatos e relacionamentos é praticar o BOM SENSO.

    Ao negar a necessidade de relacionamento em detrimento da competência técnica pura, podemos estar negando também a nossa diferenciação entre seres humanos ou máquinas, se deligando das necessidades do mundo real.

    Por essa lógica a história mostra que as máquinas vão sendo sucateadas e abandonadas com o surgimento das novas tecnologias e a cabe a humanidade produzir as novas necessidades e os novos caminhos.

    Como não tenho os alegados poderes da Mãe Dinah, eu prefiro não excluir nenhuma possibilidade e tento portanto dedicar o mesmo empenho no desenvolvimento das habilidades técnicas e humanas.

    Um caso:

    Há exatamente um ano minha empresa passou por um processo de fusão. Menos de 50% do quadro original foi mantido. Mais da metade das pessoas demitidas foram realocadas através da indicação de colegas.

    Não consigo negar (principalmente em um ano de crise econômica) que a prática do bom relacionamento é realmente muito importante.


8/05/09, 03:04:43: Doug® - IP : 201.95.1****
    Como você faz para fazer e manter seus amigos? Entendo que as regras para você criar uma rede de relacionamento sejam bem parecidas com aquelas que usamos pra viver em uma comunidade, em família, etc.

    Presteza, educação, respeito, afinidade, interesse, comprometimento, confiança são bons exemplos de qualidades que servem para pautar e manter a relação entre pessoas de maneira geral.

    Na carreira corporativa é claro que conta o seu desempenho, o seu desenvolvimento profissional como formas de estabelecer entre os colegas a confiança que permitirá a eles lembrar do seu nome quando as oportunidades surgirem.

    Você pode, quem sabe, até levar uma vida reclusa, trabalhando sozinho em seu cafofo e pedindo para o motoboy entregar suas pizzas por debaixo da porta e sair correndo para que você não precise falar “boa noite”, “por favor” e “muito obrigado”, não tendo que se relacionar pessoalmente com mais ninguém enquanto desenvolve seu megaloprojeto e ter assim pleno sucesso por sua qualidade profissional.

    Mas o que se nota quando saimos à rua ou olhamos para o lado, é que uma cerveja no happy hour da sexta-feira ou uma conversa extra trabalho com seus colegas podem realmente abrir muitas portas. Continua...


7/05/09, 22:57:31: Fábio - IP : 201.74.14****
    Apesar do tema do tópico... Networking pra mim não é importante, o que é importante é ser bom naquilo que faz. Basta ser um profissional competente, que independente de ter networking não vão faltar oportunidades.

7/05/09, 13:31:34: cwlo - IP : 200.157.8****
    Acrescentando ao comentário abaixo, penso que existe uma tendência a vitimização, somos sempre "injustiçados", "oprimidos". Só faltam escrever que coordenador e gerente de projeto são das "zelite". Talvez essa comoditização e esteriótipo do profissional de TI "barato" seja sim por causa do mercado agressivo, mas também por uma grande quantidade de profissionais que "sabem mexer" ou que "manjam" de tecnologia, e aí quando as empresas tem que fazer e refazer um sistema várias vezes devido a baixa capacitação dos profissionais, é óbvio que ela vai querer investir cada vez menos em TI. Enquanto o indivíduo não assumir parte da responsabilidade da situação, ele sempre vai ficar estacionado reclamando de algum fator externo.

6/05/09, 19:06:44: Carlos - IP : 200.18.248****
    Eu acho importante o bom relacionamento com outros colegas, já que um destes, sabendo da tua competência para um cargo, pode te indicar para uma vaga melhor, ou você mesmo, caso apareça uma vaga na empresa em que trabalha, pode indicar um colega que tenha as habilidades para o cargo. Não é questão de ser puxa-saco. Há algumas pessoas que disseram que existem MCSEs brigando por vaga de R$900,00.Acho que isso não é verdade, porque para uma pessoa chegar a ser MCSE deve conhecer muito sobre sistemas operacionais, redes e inglês, então é impossível que este não consiga uma vaga razoável no mercado, a menos que seja um "MCSE paper" , aí realmente fica difícil.


5/05/09, 20:16:06: Canguru vbaman@hotmail.com - IP : 187.3.24****
    Certa vez, no último dia de aula, um professor me disse "aparece, não some não, a gente se lembra de quem se lembra da gente". Então, manter contato com pessoas conhecidas só ajuda, e todos os envolvidos na rede de contatos podem ser beneficiados. Eu já fui indicado pela minha competência, quando um conhecido meu precisava de um expert em VBA, lembrou-se de mim e me contactou. Ele não ligaria para um picareta, por mais amigo que fosse dele, pois o picareta não resolveria o problema e não atenderia àquela necessidade pontual.

    Para tudo na vida tem o bom e o mau uso, com NetWorking não é diferente.


5/05/09, 00:03:06: Hideki Furukawa - IP : 189.121.210****
    Da mesma forma que não posso afirmar que quem está empregado é competente e/ou tem um bom networking, eu não diria que "quem está desempregado é incompetente e não sabe se relacionar". No entanto é inegável que estes dois fatores pesam bastante quando a questão é conseguir um novo emprego. Na minha opinião, criar ou manter um networking não é ser "puxa-saco da chefarada" ou "amiguinho da galera". Até porque, mais cedo ou mais tarde, todos percebem que se trata de personagens e aqueles que os interpretam costumam ficar com a imagem suja. Não creio que o vínculo de amizade seja imprescindível para alguém estar em nosso networking. É natural que sejamos bons amigos de grande parte deste grupo, mas não é raro que também façam parte colegas que tiveram a oportunidade de conhecer o seu trabalho. Por fim, discordo da idéia de que seu networking só é eficaz se nele estiverem exclusivamente pessoas colocadas em níveis hierárquicos privilegiados. É óbvio que este diferencial ajuda, mas não devemos menosprezar a força de nossos pares e clientes também...

4/05/09, 22:53:39: PJ - IP : 189.79.64****
    Acho que entendi. Quem está desempregado é incompetente e não sabe se relacionar. O mais engraçado é que meu antigo empregador levou 10 anos para descobrir isso. Luckey, seus comentários são pertinentes.

4/05/09, 21:10:59: Thiago - IP : 201.52.86****
    O que percebo do mercado de trabalho hj em dia é que leva muito tempo para se fazer amizade com alguém dentro do ambiente de trabalho. Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho hj em dia depende muito do "toma lá da cá", ou seja, o famoso clientelismo brasileiro.

    Acho que uma pessoa só leva vantagem com o tal networking caso tenha uma relação de "amizade" com alguém que ocupa um alto cargo dentro da empresa e isso geralmente se conquista fora do ambiente de trabalho pois é mais desinteressado.

    Acho que o comportamento e a procedência são muito importantes em qualquer situação da vida e temos que procurar sempre nos relacionar bem com todos que nos cercam... não sou a favor do "puxa-saquismo", e acho que quem é realmente bom e tem diferencial profissional real nunca precisará desse tal QI para arrumar um bom emprego pois empresas sérias procurarm profissionais sérios.


1/05/09, 22:22:21: luckey luckeybr@gmail.com - IP : 189.32.23****
    Gostei muito deste debate. Reconheço que realmente adquiri o conhecimento do significado vigente do termo ou conceito : networking. Sou grato a todos que contribuiram neste debate. Se possível, participarei em um tema deste forum.

1/05/09, 15:10:29: Hideki Furukawa - IP : 189.121.21****
    Felizmente T.I. NÃO significa "Templo dos Incompreendidos", gerentes não calçam sandálias, nem vestem bata e computadores não obedecem "o dom da palavra". O pastor Luckey deveria saber disso... Networking baseia-se em profissionalismo, competência e bom relacionamento.

1/05/09, 10:57:14: Luckey luckeybr@gmail.com - IP : 189.32.23****
    Alguns líderes (não comandantes) acolheram muitas pessoas, sem acepção de seus perfis psicológico, e com sua sabedoria promoveram mudanças em muitos. Dentre eles, pode-se destacar : Jesus Cristo, Buda, Gandhi. Talvez tenham feito isto por não esperarem nada em troca. Aliás, talvez seja esta a grande diferença entre "Networking" e circulo de amizade : a maior ou menor intensidade na seletividade ou no interesse em receber algo em troca (ainda que seja um simples favor). A amizade é baseada na empatia. No que é baseado o networking ?


1/05/09, 02:39:58: Hideki Furukawa - IP : 189.121.21****
    Mesmo que pudessem ser consideradas competentes (avaliando-se, exclusivamente, seus conhecimentos técnicos) que ser humano incluiria "pessoas agressivas, expressivamente coercitivas, que tem histórico de carências, insegurança ou deficiências sérias de saúde" em seu networking?

30/04/09, 20:36:42: Vinicius - IP : 201.95.112****
    Networking é mais uma das técnicas necessárias para um profissional de TI, nesse caso, se destacar. Porém tudo deve ser aliado a competencia. O Networking somente abre a porta, somente a competencia pode garantí-lo do lado de dentro da empresa. Saudações aos colegas !

30/04/09, 10:48:30: luckey luckeybr@gmail.com - IP : 189.32.23****
    Alguns estudos de psicologia humana indicam que pessoas agressivas, expressivamente coercitivas ou que fazem uso indevido do poder, customam ter histórico de carências, insegurança ou, por outro lado ter que lidam prolongadamente com deficiências sérias de saúde.

30/04/09, 00:26:58: Hideki Furukawa - IP : 189.121.205****
    Vejo que alguns insistem em afirmar que muitos profissionais competentes estão desempregados porque não tem "Quem (os) Indique"... Alguém se questionou porque - se são tão bons assim - ninguém os indica? Talvez essas pessoas até tenham conhecimento técnico e diplomas "excelentes", mas são pessoas que tem postura? Que sabem se expressar? Que trabalham em equipe? Que tomam banho, escovam os dentes e penteam o cabelo? Que sabem falar "bom dia" e "obrigado"? Eu conheço muitos que não são completos incapazes, mas que ninguém os quer por perto...

29/04/09, 11:09:54: Mr. Mustard - IP : 200.196.8****
    I N T E S S A N T E esta guerra de egos na área de TI não é?

    Um diz que Networking é importante, o outro diz que é somente para profissionais competentes, fulado diz que é bobagem...

    Por se tratar de uma profissão tão auto-de-data, Networking é bom para que quer acreditar que seja bom... E vice-versa. O importante é estar empregado, só isto.

    Abraços meus queridos amigos (e gênios) de profissão!


29/04/09, 10:07:29: Nada a ver - IP : 189.19.126****
    Desde quando competência garante vaga em TI? todo mundo conhece alguem que é muito competente e está desempregado ou perdeu disputa de vaga para um QI. Sempre foi assim. Só nao vê quem nao quer, ou que vive alienado.

29/04/09, 01:17:15: Rafael rafael_021@hotmail.com - IP : 187.15.****
    Concordo com o Furukawa. Networking só funciona para quem é competente. No mercado de trabalho competitivo de hoje em dia não adianta apenas QI. Tem que ter competência para se manter no cargo. Networking é muito importante porque abre muitas portas. Como construir? Fazendo um bom trabalho pelas empresas por onde se passa.

28/04/09, 15:11:44: Falar o que - IP : 201.1.104****
    Quem diz que QI é papo furado é recem formado ou entao nao tem muita vivencia no mercado de trabalho real. Vive fora da realidade, ou se acha bom demais. Eu mesmo já fui OBRIGADO a contratar funcionarios sem condições de assumir a vaga porque eles eram amigos do diretor ou dono da empresa. Simplesmente fui obrigado a descartar bons curriculos por conta disso. Infelizmente é a realidade do mercado, e já perdi vagas sim para QIs apesar de ter mais qualificações e certificações que eles, mas que comprovadamente eles era amigos do diretor de TI e em dois casos eram amigo do dono da empresa ou de sua esposa.

27/04/09, 20:56:02: luckey luckeybr@gmail.com - IP : 189.32.23****
    Considerando os comentários favoráveis ao uso do networking, vale elocubrar sobre a situação FICTÍCIA na qual alguns profissionais, que atuem em orgãos responsáveis pela elaboração de editais de concursos públicos, leiam estes comentários no APINFO e resolvam incluir no texto do próximos editais um quisito final de desempate : terá uma pontuação adicional o candidato que fizer parte do "networking" da empresa objeto do concurso. Você consegue imaginar ? Você faria alguma objeção e apresentaria algum recurso ? Com base em qual princípio constitucional ?

26/04/09, 08:00:47: Hideki Furukawa - IP : 189.121.192****
    Muita gente afirma ter "conhecimento superior", especialização disso, diploma "excelente" daquilo... mas ser injustiçado (estar em um cargo abaixo de sua qualificação ou, até mesmo, estar desempregado). Se formos fazer uma analogia com o automobilismo - F1 por exemplo -, via de regra, quando se pilota "o melhor" carro e os resultados são medíocres a culpa é de quem? Da FIA que não reconhece que VOCÊ deveria ser o campeão, apesar de não ter conquistado vitórias nem acumulado pontos para estar em primeiro lugar?

26/04/09, 07:44:34: Hideki Furukawa - IP : 189.121.192****
    Networking é uma rede de contatos profissionais que só funciona pra quem é competente. Acho uma bobagem dizer que fulano pegou "a minha" vaga porque tinha QI. Quem está precisando de um recurso seria muito burro se contratasse propositalmente alguém que não dá conta do recado só por ser seu amigo (como, por exemplo, acontece no Palácio da Alvorada). Tem um bando de chorões que dizer ser "over-qualificados" e que os gerentes "tem medo deles" e blá, blá, blá... O que faz a diferença em nossa área é a experiência e as referências... "Diplomas excelentes" qualquer um sabe onde comprar...

25/04/09, 10:47:49: Luckey luckeybr@gmail.com - IP : 189.32.23****
    Será possível associar e comparar "networking" com "Lobby" ? Em algumas situações, "networking" seria similar à nepotismo (de amigos) ou mesmo poderia ser confundido com uma confraria (a mais importante delas, implantada no Brasil inicial por D. Pedro), onde somente àqueles que pertecem à "fraternidade" ter acesso às melhores oportunidades ? Será que não existe mais departamentos de RH ou empresas de recrutamento e seleção com capacidade de avaliar as competências e habilidades de um profissional sem utilizarem sem utilizarem somente suas "referências" ? Nem sempre aquilo que é útil, também é correto, ético e benéfico para a sociedade no longo prazo! Imagine a situação (fictícia) na qual um profissional somente obeterá emprego se tiver o "networking" correto. Quantos profissionais serão descartados de ótimas oportunidades de emprego. Você gostaria de estar inserido neste contexto ? Acredito que estas questões sejam pertinentes para aprofundar o debate. Aliá, o novo presidente dos USA está tentando minimizar a ação de lobistas no congresso. Não seria, este o momento de fazermos o mesmo no Brasil, começando pelo enfoque exagerado no "networking" ?

24/04/09, 14:25:04: PJ qdbpcj@hotmail.com - IP : 189.79.9****
    Eu tenho um bom networking. A maoria dos meus ex-colegas são gerentes e supervisores. Porém, quando vc passa dos 40 anos, até seus amigos te viram as costas. Nada contra os mais jovens, muito pelo contrário, pois eu também já tive 20 anos. Só creio que haja espaço para todos.

22/04/09, 14:14:22: Cassiano cassiano66@uol.com.br - IP : 200.142.12****
    Creio que nos dias de hoje o network e fundamental,experiencia propria tabalho em uma grande empresa de telecomunicação,tinhamos um vaga indiquei um amigo meu,o processo foi rapido uma semana,e com meu Aval,meu gestor bateu o martelo.Deu tudo certo.

20/04/09, 23:34:44: CWLO - IP : 189.96.209****
    Quem nunca recebeu email de consultoria perguntando se "tem interesse na vaga ou se pode enviar para seus contatos" ? Isso também é networking. Fórum da Apinfo é networking. Linkedin é networking, etc. Mais do que nunca o networking também é aquele que acontece nas redes sociais, blogs e fórums.

20/04/09, 17:06:55: Leonardo - IP : 189.102.166****
    Pessoal, não querendo ser chato. Eu percebo que não estão tendo a menor preocupação com a escrita nesse fórum. Ok, eu entendo. Mas "experiência" com "S" é de lascar, heim! Se eu fosse selecionador de RH e me deparasse com erros ortográficos desse nível, eu não pensaria duas vezes em cortar o candidato.

20/04/09, 16:10:12: Francisco - IP : 189.47.14****
    O melhor networking que tem , é utilizar a esperiencia a favor de voce , como o Vanderlei comentou , as pessoas vão ver que voce tem esperiencia e vão dar valor a isto, pronto já esta formado seu networking.

18/04/09, 11:32:37: Vanderley vanderley.marianodemelo@yahoo.com.br - IP : 200.168.151****
    gostaria de compartilhar as esperiencias de vocês por que dinheiro e conhecimento é muito importante

17/04/09, 15:09:46: Dan - IP : 201.6.24****
    Networking é fundamental para ser um profissional completo...pode ser útil para uma transição de carreira, para vender produtos ou até mesmo para trocar informações. No entanto, deve ser algo natural. Abaixo, segue um link para um texto interessante chamado "Networking + Eficiente": https://www.indica.com.br/blog/2009/04/networking-eficiente/ Abs e boa leitura.

17/04/09, 11:49:15: B. - IP : 201.43.28****
    Networking é importante em alguns casos, mas se o seu Networking é formado apenas por ex-colegas de trabalho, que desempenham as mesmas funções que você e tem conhecimentos equivalentes, dificilmente irá ajudar. Ninguém vai indicar para a mesma equipe/função que ocupa uma pessoa que pode lhe ameaçar. Agora, se você conhece um Gerente, Coodernador, Supervisor ou uma pessoa que não é da sua área, pode até dar resultado.

    Networking é ser puxa-saco? Quem nunca viu um funcionário sem condições de ocupar determinado cargo ser promovido só porque se relacionava bem(leia-se puxar-saco) com o Gerente. Quem nunca viu um cara queimar o outro sem necessidade alguma apenas para se aparecer para o Gerente?

    Como já foi comentado aqui, a nossa cultura é de troca de favores. Seria uma espécie de nepotismo sem parentesco.

    Eu já vi um funcionário participar de um processo seletivo para outro setor de TI, achando que já estava dentro, e não ser aprovado. Esse mesmo cara chorou para a Supervisora do setor dele, sim chorou porque não conseguiu ser aprovado, e a Supervisora encaixou ele em outra vaga de outra equipe dela(a vaga do cara que tinha sido aprovado no mesmo processo que ele participou) sem processo seletivo. Era uma vaga que ia ser aberta para processo interno que acabou sendo assumida por um chorão. Foi ridículo, depois disso como é que você vai acreditar que só com o seu potencial vai conseguir crescer numa empresa dessas?

    Às vezes, nem Networking, nem QI e nem conhecimento ajudam. Estou começando acreditar mais na sorte do que em qualquer outra coisa. O cara tem que ter a sorte da Supervisora se comover com o choro e ser promovido. Só rindo mesmo, porque a situação está dramática.


16/04/09, 14:44:49: R. Lima limajrlf@hotmail.com - IP : 201.1.3****
    O "networking" é importante, afinal sem relacionamento não tem negócio, e pode ser mantido por meio de encontros em eventos profissionais, visitas entre setores de empresas, troca de informações sobre projetos, tecnologias e quem sabe até um "happy hour" de vez em quando (mas sem exageros e sem cair no ridículo!). Boa sorte.

15/04/09, 11:57:50: Marcio - IP : 200.142.1****
    Eu entendo que network seja sim importante, embora o profissional tenha que ter uma boa formação e experência pra se garantir sozinho sem network.

15/04/09, 10:57:43: Alex - IP : 200.171.171****
    Networking em nossa area é primordial pois através dele conseguimos informações importantes e contatos com profissionais que realmente sabem o que estão falando e não aqueles picaretas que fazem um cursinho de informatica e acham que ja sabem muito. Há varias formas de se criar um networking e uma das formas que encontrei foi frequentando Workshops e participando de alguns eventos na area de informatica. Outra forma de se formar networking são em cursos feitos por nós profissionais para atualiazação ou reciclagem.Nesse tipo de lugar são perfeitos para formar um netwoking, mas tem que ter habilidade para ver se é cinfiável ou não.

15/04/09, 10:26:58: Des - IP : 189.19.119****
    Como QI seu salario pode ser um pouco melhor, e regulamentação nenhuma vai alterar isso.

14/04/09, 21:13:07: João - IP : 201.0.3****
    obs.falto a palavra decisão no comentário debaixo.E teve uns errinhos também.Achei que o meu comentário iria ser postado após o último e no fim aconteceu ao contrário(que baka eu fui,será que isso ocorrei porque a intenção é que as mensagem mais recentes aparecem primeiro ou seja uma espécie de pilha rsrsrs).Mas enfim,lí a opinião de todo mundo e posso dizer que algumas são bem interessantes.

14/04/09, 20:47:24: Joao - IP : 201.0.3****
    Para ser sincero eu não me sinto incomodado com as pessoas que tem QI,pois isso é muito comum hoje em dia.Mas o que me deixa revoltado é alguém com um cargo muito acima do meu e com conhecimento muito inferiror.A solução é regulamentação mesmo,pois dessa forma acabaria com o oba oba em nosso meio,não teriamos mais gerente formado em sociologia,coordenadores professores de matemática e genrente de qualidades que não sabem sí quer formatar uma apresentação em power point.O pior de tudo isso é que esses profissionais tomam decisões técnicas ,o que me faz perguntar com base em que essas decisões são

14/04/09, 20:46:41: João - IP : 201.0.3****
    Não acho que o mercado esta ruim somente por causa do network ,para mim o principal problema é falta de regulamentação de fato.Quem estrago a nossa área foram os profissionais mal preparados que surgiram nos últimos anos.Muitos desses profissionais mal preparados cobram pouco e tentam ganhar pela quantidade,consequentimento estes profissionais foram desvalorizando cada vez mais o nosso meio.Hoje somos obrigados a aceitar salários cada vez mais baixos,mesmo prestando um ótimo serviço.O cliente por sua vez ficou acostumado a pagar pouco,tudo isso porque os maus profissionais não sabem cobrar(não se valorizam).Não se cobra pela mão de obra,mas sim pelo conhecimento.Não acho justo pagarem uma merreca por algo que demorei dois ou tres anos para aprender.E o pior é que isso é muito comum quando falamos em Informática.Quanto ao Network ele é essencial para ser bem sucedido na área de TI,não que seja um garatia 100% ,mas com certeza é mais da metade do caminho andado e em alguns casos todo caminho.Eu mesmo já fui indicado para trabalhar na área de TI de um hospital muito famoso e não tive que passar por nenhuma entrevista ,isso porque o meu Coordenador me indicou para o cliente após 6 meses de estágio em uma empresa internacional do ramo de soluções em tecnologia.De fato é bom ser indicado dessa forma,mas provávelmente eu passei na frente de vários candidatos.Ouve problemas por conta disso também, pois muitas das pessoas da área de TI de lá ficaram com medo de mim e fizeram de tudo para tornar o ambiente o mais hostil possível.Tanto que eu pedi demissão após algum tempo.tomadas?Resumindo,seria o fim da concorrência injusta e desleal.

13/04/09, 03:48:41: Available fernandowilsonperes@yahoo.com.br - IP : 208.48.2****
    A pergunta do forum é se networking é importante e como criar e manter. Baseando-me em pesquisas e em experiencia pessoal, acredito que o networking seja a melhor forma de avaliar um determinado profissional: pelos seus familiares, amigos e conhecidos que, bem ou mal, são bem mais qualificados para indicar esse profissional a uma determinada vaga do que os processos seletivos, que determinarão se é hábil perante suas competencias.

    Vejo aqui que muitos reclamam do dito "corporativismo", onde uns protegem os outros em castas invisiveis a olhos alheios, porem claras para quem delas participa. Porem, e creio concordarem comigo, aqui ainda valerá a condição de causa e efeito: se eu, na minha condição de profissional de TI, indico um colega que se mostra incompetente no desenvolver de suas tarefas, corro o risco de ser mal visto em minha empresa, ja que estarei prejudicando inicialmente a ela - questao de produtividade - e finalmente a mim - questao de oportunidade.

    OBS: quem de fato achar-se profissional competente naquilo que alega fazer e estiver precisando, pode mandar-me um curriculum. Estou desempregado - motivos pessoais - porem terei prazer em indicar para alguem em uma das diversas empresas de TI que conheço.


11/04/09, 22:42:37: Leonardo M. - IP : 189.78.2****
    É importante más eu não tenho, sou péssimo em NetWorking, tenho um bom relacionamento com as pessoas, más meu jeito tímido não me deixa ser um "político" dentro da empresa.atrapalha? pode ser que sim, más tento melhorar outras qualidades, então, acho que Networking é um adicional pro profissinal, e não uma questão de eliminação, podemos ser bem sucedidos sem uma boa Networking.

10/04/09, 22:17:22: Paulo qdbpcj@hotmail.com - IP : 189.79.84****
    Networking já foi uma coisa boa. Não que ainda não seja, mas o perfil está mudando. Quem tem condição de indicar alguém hoje pensa exclusivamente no retorno que a pessoa indicada possa lhe dar no futuro. Não se indicam mais pessoas desempregadas ou que estejam necessitadas. Só indicam pessoas que já estão no mercado e que tenham uma condição de vida estável. É como se o mundo corporativo fosse dividido entre sucesso e fracasso. Quem está desempregado é fracassado e quem está trabalhando é bem-sucedido.

10/04/09, 20:26:01: CWLO - IP : 206.183.2****
    Em termos de carreira, também não é simples. Dificilmente um cara sênior em infra-estrutura vai conseguir mudar para desenvolvimento e manter inicialmente o mesmo padrão de cargo e salário. A mesma coisa quando se é altamente especialista em alguma plataforma tipo Windows/Unix, Java / .NET, SAP, Oracle / DB2, etc. e quer mudar para outra plataforma para tentar ganhar mais ou porque o mercado está "bombando". O que eu concordo realmente é que as consultorias são culpadas de boa parte do problema. A concorrência entre elas é violenta e aí sobra para o profissional que trabalha demais, ganha menos, não tem segurança nem de receber o salário do mês, etc. Todo mundo sabe que o "PJ" é um jeitinho brasileiro de fazer as coisas e que pode dar ganho em processo trabalhista. Só que ninguém quer "se queimar" e estragar seu "networking".

10/04/09, 20:18:09: CWLO - IP : 206.183.2****
    Acho que o networking é uma coisa mais do que natural. É um sinônimo de política no trabalho. O problema é que as pessoas tem uma certa aversão a essas palavras porque acham que é coisa do "mal". Fazer networking ou fazer política é se relacionar bem no ambiente de trabalho, só isso. Puxar o saco, puxar o tapete dos outros isso sim é do "mal". Todo mundo se comunica com os conhecidos quando está parado ou quando está procurando alguém para entrar na equipe isso é networking. Quando se troca informações técnias com os colegas também é networking. Networking é mais um "quesito" no mercado de trabalho. O pessoal "certificado" ou "formado" ou "experiente" fica revoltado porque acham quem não tem um ótimo emprego porque não tem "QI". Qual o problema em ser certificado/formado/experiente e também manter um bom networking ? De novo, networking não é ser amigo do gerente/diretor/presidente, deve estar em todos os níveis. As vezes é o estagiário/trainee que pode te dizer o que está acontecendo na empresa e o que ela está precisando tecnicamente. Networking é participar (não só ficar buscando respostas) em fórums/comunidades/sites profissionais e reconhecidos.

    Abraco a todos.


10/04/09, 10:15:42: Desempregado 5 - IP : 189.19.112****
    Ser bom profissional, ou baixar a pretensão salarial não significa nada. Conheço muitos excelentes profissionais que estão desempregados por conta de reestruturações e cortes de custos das empresas. Varios deles enviam curriculos para algumas vagas de 800 reais e nem assim são contratados. O empregador diz que como eles ganhavam mais, na primeira oportunidade vao sair da empresa. Só que nao é assim, hoje o mercado está horrivel, principalmente no interior, os salarios realmente caíram absurdamente, as vagas sao raras, e quando aparecem acabam na mao de um QI, e aí nao vale qualificação, pretensão nem nada disso. Eu mesmo sou MCSA e MCSE e já participei de processos seletivos para 900 reais. Estou desempregado. Tenho algum network, mas nao sou o unico, tem gente que tem QI mais forte.

10/04/09, 00:31:03: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 201.43.72****
    Penso que na nossa area, as coisas nao funcionam com muita clareza, as consultorias dominam, e fazem segredo de funcoes, prazos e valores, isso acaba transformando seu parceiro, com as mesmas qualificacoes em um inimigo em potencial, principalmente numa epoca de crise que estamos passando agora, portanto, o networking somennte funciona, se for feito com pessoas de qualificacoes diferentes, que se complementam, ou com pessoas de cargos superiores, com real poder de decisao dentro da empresa.

9/04/09, 15:30:15: Analista Java - IP : 200.219.161****
    "TI ja era..é atualizaçao atras de atualizaçao, custos altissimos..stress...vida curta...mta cacique pra pouca tribo..os pj entao q sempre se ferram, vitimas das consultorias....TI só com QI!!!!! " Concordo plenamente com este comentario, mas acho que nossa area só esta assim por falta da maldita regulamentação, o gerente formado em sociologia o coordenador formado em administração realmente lamentavel.

9/04/09, 11:08:12: analista - IP : 200.222****
    O pessoal fica falando de SAP e JAVA como se fosse de outro mundo..já pararam pra pensar a qt tempo issa ja existe ???? O mercado inflou de gente e os salarios ja nao sao tao bons assim, ate mesmo para as novas tecnologias... TI ja era..é atualizaçao atras de atualizaçao, custos altissimos..stress...vida curta...mta cacique pra pouca tribo..os pj entao q sempre se ferram, vitimas das consultorias....TI só com QI!!!!!

9/04/09, 10:48:23: Desempregado - IP : 201.1.10****
    Tambem tenho excelente formação, certificações pesadas, e estou desempregado. Alguns gerentes tiveram a coragem de dizer que nao me contratariam por eu ter mais qualificação que eles e eles temem perder o lugar pra mim. Ou seja, o cara não se garante. Só está lá por algum QI forte e quando esse QI sair pode rodar facilmente. Nossa profissão é muito desgastante, exige constante e caríssima atualização, oferece salários realmente ridículos (já vi diversas empresas oferecendo 800 a 900 reais para um MCSE). Estou fazendo o possível para mudar de área, TI simplesmente nao compensa. Já foi bom, mas não é mais com certeza. Akguns continuam com bons salarios, a exemplo de consultores SAP e Java, por exemplo. Mas quem consegue pagar cursos e se especializar nessas tecnologias hoje em dia? já viu o custo de um curso desses? e outra coisa, nao é tao simples assim, pra quem é de infra e sempre trabalhou com suporte por exemplo, como migrar para esse segmento já que pra assumir uma vaga em outro segmento voce precisa ter experiencia? o QI pode ajudar nesse caso sim, e voce ralando muito pode conseguir se encaixar, mas a remuneração com certeza nao compensará por um bom tempo e voce nao terá como continuar pagando os cursos. Principalmente se for casado e tem aluguel pra pagar. Quem tem filhos entao... Qual a saída?

8/04/09, 23:48:53: Analista - IP : 189.110.210****
    Realmente é muito divertido ler estes fóruns. Dizer que networking é coisa de baba ovo de CEO e gerente é o fim da picada. Quem nunca foi indicado por um amigo que e técnico, analista, ou qualquer outra função operacional? E outra coisa...Baba ovo/Puxa saco uma pinóia. Se o seu currículo chega na mão de um gerente, RH, etc através de um amigo que confia em você e a empresa te chama e te contrata é pq vc teve seus méritos, e de qualquer forma você concorreu á vaga como os outros. Marmelada existe??? Sim!!! Em qualquer lugar. Mas generalizar é muita falta de visão e critério....

    Pra terminar, "eu tenho um diploma excelente" ??????? O que significa isso? Alguem me explica por favor???? Abraços!


8/04/09, 22:32:44: nonimo - IP : 189.120.11****
    Networking é para quem baba ovo para gerentes diretores e CIO. Trabalhei em um projeto onde o diretor de TI da empresa tinha por formação acadêmica Sociologia e ou meu gerente se preocupava em verificar se eu chegava no horário. O diretor trouxe diversos funcionários de sua confiança e dispensando os que ele não tinha qualquer afinidade, não se preocupando com o potencial e qualificação, Simplesmente foi dispensando um a um afundando um projeto de 2 anos.

    Uma equipe de oito pessoas foi dispensada do dia para o outro, eu fiquei apenas seis meses neste projeto, a consultoria não me realocou e quando vou procurar emprego perguntam o porquê fiquei tão pouco tempo na empresa. Deveria falar a verdade (O diretor de TI é sociólogo e o gerente de TI, gerencia apenas planilha de horas por isso o projeto afundou).

    Resumindo estou de saco cheio de trabalhar com picaretas.


8/04/09, 19:50:23: Jorge Mateus - IP : 189.46.225****
    O Networking deveria começar nas empresas de outsourcing de TI. Mas nem elas sabem como re-alocar os proprios profissionais.

8/04/09, 16:31:02: Analista Senior - IP : 189.33.15****
    Meus caros, o que importa é a sua pretensão salarial. Se vc pedir merreca te contratam com o maior sorriso. Networking não serve para nada, a não ser que vc conheça o CEO ou dono da empresa. Isso sim é networking. Eu mesmo sou certificado tenho um excelente diploma e estou desempregado. Prefiro ficar em casa do que trabalha de graça para essas consultorias exploradoras.

8/04/09, 14:42:45: Emerson C ecatarino@gmail.com - IP : 200.186.148****
    NetWorking - Definam o que é isso para depois perguntarem se é importante!

    Pessoas, grupos, empresas ou entidades COMPETENTES o "NetWorking" é natural, flui com naturalidade, pois o óbvio está claro - Competência sendo divulgada.

    Agora, o que se vê por aí, principalmente em TI, é um grupo cada vez maior de INCOMPETENTES se apoiando através de uma base frágil - chamada de Networking.

    VIVEMOS num país onde a TROCA DE FAVORES é a fundação da nossa cultura e sociedade, isso na política tem outro nome - CORRUPÇÃO. Nós, TECNÓLOGOS DA INFORMAÇÃO, denominamos NETWORKING.

    Claro que trocar favores em função de um BEM COMUM à todos não é o que estou querendo dizer.

    Se trocam favores em função da GANÂNCIA desesperada de tristes almas que apodrecem e adoecem, nós brasileiros.

    NÓS RECLAMAMOS DA CORRUPÇÃO ATÉ TERMOS A CHANCE DE SER CORRUPTOS.

    PARA ISSO, criamos o NETWORKING para favorecer desempregados incompetentes que possam de alguma forma fazer o trabalho sujo que não queremos fazer.

    PARABÉNS BRASIL - PARABÉS PELO POVO QUE HABITA SUA RICA TERRA.


8/04/09, 11:44:34: Carlos Tavares carlostavaresjr@gmail.com - IP : 200.186.223****
    Acho Networking essencial para qualquer profissional de qualquer área, pois além de ajudar muito na carreira e com oportuniddes é uma ótima chance de se manter atualizado, aprender, fazer amizades e pode salvar o pesocoço de qualquer um em um momento de apuros... Quem nunca se deparou com um problema que o grande oráculo google não tinha a resposta e precisou falar com um velho amigo da faculdade????

    Faço networking com vendedores, prestadores de serviços, colegas que fiz na faculdade e em cursos por ai, professores e tudo mais....


7/04/09, 22:47:05: Edilson - IP : 200.185.13****
    Na verdade, com Networking, que acaba perdendo de verdade são as empresas, pois os "grupinhos" têm a tendência de permanecer juntos, e carregam consigo todos os vícios de uma empresa para outra. Há também a questão da fidelidade - uma pessoa que foi "trazida" por outra, jamais vai se colocar contra esta última, ainda que seja o correto.

7/04/09, 19:32:11: Rodrigo - IP : 201.46.252****
    E vamos parar com esta frescura: os administradores, os gerentes e contratadores de pessoal de informática só pensam em utilizar os profissionais de TI como escravos intelectuais. Se vc não tiver dinheiro para fazer seu marketing pessoal, não espere muito com essa onda de nedtworking pq senão vc sobra! É cobra comendo cobra! Te cuida, cara!

7/04/09, 19:29:26: Rodrigo - IP : 201.46.252****
    E seja dita a verdade: tem muita gente boçal nesta área de informática. Muitos acham que tem o rei na barriga. É por isso q tanta gente fica desempregada, mesmo tendo experiência.

7/04/09, 19:27:15: Rodrigo - IP : 201.46.252****
    Esta profissão de informática é ingrata mesmo! Não dá para fazer Networking pois todo mundo fica com medo de perder o próprio emprego. Eu mesmo não indico ninguém, pois já me passaram a perna várias vezes. É veio... tem q ficar esperto!

7/04/09, 16:35:54: desempregado 3 - IP : 200.204.143****
    Por falar nisso vc viram o jornal da globo ontem, o analista de sistemas que fez curso de culinaria e ganha dinheiro com seu restaurante! Eu escolhi a profissao errada mesmo!!

7/04/09, 16:29:49: desempregado 3 - IP : 200.204.143****
    E eu nao sou o unico!! nossa area ta florida!!


7/04/09, 16:24:52: Paulo Silvestre paulosilvestreneto@gmail.com - IP : 200.204.33****
    Um dia um professor de faculdade me explicou que networking é tão importante que ter um amigo dono de um guincho 24h... Nunca se sabe quando precisar.. mais quando precisar é saber que vai contar... Então para criar é simples.. seja humilde com as pessoas e passe adiante os seus conhecimentos... para manter é mais simples ainda.. é somente você não mudar os seus conceitos desde que ela foi criada... abraços

7/04/09, 14:37:30: Desempregado 2 - IP : 201.74.38****
    Concordo, com o meu xará, sem QI somos obrigados a enfrentar as "inteligentes e capacitadas" analistas de RH das consultorias, com o QI tudo fica mais fácil e rápido.

7/04/09, 13:34:55: Gilberto Strap. gstrapazon@voiza.com.br - IP : 200.248.9****
    Vou ser pouco humoristico a respeito. Pessoalmente, na minha opinião, acho que redes de contatos artificais, podem até eventualmente lhe render alguma coisa. Relacionamentos sinceros entre pessoas é diferente. No mundo dos negócios, estabelecemos amizades pelo nosso profissionalismo e caráter. Bom ou mal, afinal, todos tem amigos, Ok?. São destas interações naturais que surgem contatos e indicações, QI ou não.

    O que pode não ser adequado, é fazer com a personagem Lady Kate. Pagar um "Zé-qualquer" que vai lhe apresentar ao "High Society". Já vi consultorias por aí oferecendo exatamente isto. Por uma (nada) modesta quantia, juram que vão colocar você cara-a-cara com o chefão supremo do mercado, e transformar a sua experiência profissional num best-seller de mercado. Será?

    Talvez ter uma vida social normal, sair, praticar esportes com amigos, ir a museus e eventos artísticos, podem ter os mesmos ou até melhores resultados. E sem gastar dinheiro que não se tem, em algo que não gosta, nalgum lugar que você detesta, tentando agradar gente que você acha um saco e que não dão a mínima por você.

    Acho parecido com as muita apregoadas técnicas para entrevista. Lhe dizem para responder isto e aquilo, ser correto, dizer as coisas certas. Em boa parte das vezes, significa mentir, ser falso e assumir papéis que vão cair por terra nas primeiras horas dentro da empresa. E os entrevistadores também assumem estas técnicas e também deixam de ser sinceros ou apresentam as coisas de forma que não relaciona com a realidade.

    A idéia do networking é legal, mas acho que sair distribuindo cartão até em aniversário de um ano, é sinônimo de ser chato e inconveniente.

    A minha sugestão então é: Interesse-se realmente pelas pessoas.


7/04/09, 10:23:41: Desempregado - IP : 189.19.11****
    Um QI dentro da empresa tem muito mais força que uma boa certificação no seu currículo. Sou MCSE e já perdi VÁRIAS vagas para pessoas com QI e que nao tinham nem mesmo faculdade. Quem nunca foi entrevistado por um gerente ou diretor que nao tem a menor capacidade de ocupar o cargo que ocupa mas que está lá porque é amigo do dono? Essa é a realidade, acontece em todos os setores, da mesma forma que acontece na política, ou seja, apadrinhamento.

7/04/09, 10:17:16: Desempregado - IP : 189.19.11****
    Networking é o mesmo que Rede de QI. É assim que o mercado de trabalho funciona. Se tem QI tem emprego, se nao tem, fica desempregado e ponto final. Em TODAS as empresas, em TODOS os processos seletivos, tem uma ordem de prioridade na contratação: 1) parentes do dono da empresa, ou do diretor, presidente, gerente; 2) amigos destes (1); 3) filhos de amigos destes (1); 4) parentes e amigos de funcionarios que sao amigos destes (1); 5) venda de vagas para consultorias de recolocação; 6) disponibilização da vaga na internet; 7) disponibilização em jornal.

6/04/09, 22:26:55: Eduardo Eduardo.TI@consultant.com - IP : 189.95.48****
    O Networking é apenas um de vários mecanismos para se conseguir emprego. É muito eficiente quando uma pessoa está procurando emprego e acaba conseguindo mais oportunidades do que pretendia. Como não é uma boa atitude deixar as empresas na mão, a pessoa indica seus contatos de networking. Assim, além de escapar do vexame de deixar as empresas na mão, acaba ajudando os amigos por tabelinha. Além do Networking temos, por ordem de importância, os seguintes mecanismos: 1. Publicação do currículo via Internet, Revistas e Jornais; 2. Mala direta direcionada (no caso, para empresas de TI); 3. Criação de novas oportunidades, apresentando novas idéias e soluções, demonstrando que são ou poderão ser necessárias; 4. Networking (quanto menos preconceituosa, melhor. Ou seja, nada de descriminar pela cor, sexo, religião, idade ou origem); 5. Curriculum Vitae eficaz (completo, porém simples e direcionado para as características da vaga); 6. Atividades pro-ativas (geração de novos empregos dentro da própria empresa. Mas isto quando já estiver empregado). Esta é a ordem de importância que considero. Porém para vc publicar o cv (ordem 1), é preciso que ele já seja eficaz (ordem 5).

6/04/09, 21:55:14: AMR - IP : 201.74.139****
    Networking só funciona para os amigos q vc fez no trabalho e depois manteve o contato. Digo AMIGOS e não colegas. O que mais temos nas empresas são colegas e só temos certeza da amizade com o passar do tempo em situações de aperto. Essa atitude de distribuir cartão pra “Networking” não funciona e é no mínimo ridícula para não falar oportunista. QI sempre funcionou e é lógico que tem sua parcela de injustiça. Mas, responda com sinceridade essa pergunta a si mesmo. - Se vc está montando uma equipe vc chamaria aquele seu AMIGO que manja tudo ou um consultor que vc nunca viu na vida e se diz o conhecedor de tudo? A resposta é óbvia e já explica muito dessa discussão, mas, QI q vem do Networking é um fato e existem pesquisas sérias q já comprovam a eficácia disso. Enfim, desejo sucesso a todos


6/04/09, 20:49:05: D. G.M danielm@puc-campinas.edu.br - IP : 200.18.25****
    Prezados(as),

    Acredito o network ser muito importante, apesar de vários contatos, ainda não consegui, me inserir no mercado de trabalho.Sou recém formado em Analise de Sistemas, pela Puc-Campinas, e visando a minha inclusão no mercado de trabalho, busco uma oportunidade para meu desenvolvimento Profissional.Então acreditando o "network" ser muito importante, deixo e-mail, para quem, souber de alguma oportunidade, me ajude pelo amor de Deus.


6/04/09, 19:48:06: Higo - IP : 189.62.22****
    Eu acho o networking muito importante, tanto que, como estou desempregado deixo aqui meu codigo da apinfo: 246862 .

    Obrigado a todos.


6/04/09, 18:34:40: Everton - IP : 189.68.20****
    Luciano, não é bem por ai nao!... hoje estou desempregado, vitima da "crise", a maioria dos colegas que trabalhavam comigo já estão empregados novamente, isso pq, essa maioria tem um bons "Q.I's" em outros lugares, coisa que infelizmente não tenho.

6/04/09, 17:45:33: Branco - IP : 189.108.2****
    O último comentário do Edilson é totalmente verdade. porém a conclusão dele reflete o que a maioria das pessoas pensam: "PEQUENO" Pensamento de peão. É óbvio que se vc fosse gerente vc ia dar preferencia pras pessoas que vc ja trabalhou e ja conhece ...e isso naum é injusto.... é um fato ...

6/04/09, 17:13:42: Luciano - IP : 200.18.253****
    Existe um certo exagero neste negócio de Networking, tem gente que fala que 80% das vagas nem chegam a ser divulgadas e que são preenchidas por indicação... É um mito, semelhante aquele que diz que existem milhares de vagas sobrando na área de TI e o que falta são profissionais qualificados.

    Nos dois casos, existe alguma verdade na afirmação, mas também muito exagero.

    O que conta para garantir a recolocação é um bom curriculum e pessoas que possam atestar não só a sua capacidade técnica, mas também o seu carater.


6/04/09, 14:58:17: FERNANDO genarofernando@gmail.com - IP : 200.99.202****
    Concordo com que o Fernando disse, o que é FUNDAMENTAL além das qualificações é o carater !!!

6/04/09, 13:57:20: EPeter - IP : 189.47.14****
    Em 20 anos de TI , nunca precisei de Networking , foi até melhor , as coisas foram acontecendo naturalmente , muita gente tenta 'fabricar' uma rede de 'amigos' pela net mandam emails sobre tudo, para 'manter o contato' , chegam a ser ridiculos , o melhor network é voce fazer o que tem que ser feito da melhor maneira possivel , porque mesmo assim haverá os que vão tentar quebrar o seu network de bom trabalho executado

5/04/09, 20:26:30: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 189.46.73****
    Eu distribuo meu cartao para todo mundo que conheco, seja em que situação for, mas isso nunca me rendeu nada, financeiramente, ou profissionalmente falando, pois meus empregos foram conseguidos com minha qualificacao, mesmo assim, gosto muito de reencontrar amigos nas empresas onde trabalho ou visito, pois, as qualidades pessoais, como honestidade, carater, etc, nao estao em curriculum nenhum, e podem ser atestadas por pessoas com quem nos relacionamos diariamente.

4/04/09, 18:14:12: Edilson - IP : 200.185.13****
    Somente para corrigir um erro de português: Infelizmente - digo infelizmente porque profissionais excelentes que não possuem uma boa "rede de contatos" ESTÃO com a sorte selada

4/04/09, 18:12:48: Edilson - IP : 200.185.13****
    Infelizmente - digo infelizmente porque profissionais excelentes que não possuem uma boa "rede de contatos" está com a sorte selada - hoje "networking" é fundamental. Na minha opinião não deveria ser assim. Como é que as coisas funcionam hoje em dia: um determinado gerente (não necessariamente precisa ser um gerente, mas estes têm maior poder de influência) trabalhou na empresa X e tinha uma equipe, da qual alguns "colaboradores" eram seus preferidos, saiu de lá (não importa o motivo) e entrou na empresa Y. Quando surgiram oportunidades (vagas de trabalho) na empresa Y, imediatamente ele pensou nos seus antigos preferidos e ofereceu-lhes as vagas. Ao mesmo tempo, havia no mercado outros profissionais com maior qualificação do que aqueles que receberam as ofertas, porém, sequer tiveram a chance de ter seus currículos analisados. Isso é o que acontece hoje em dia em todo canto. Não acho um sistema justo e tampouco garante a qualidade dos profissionais que estarão integrando o quadro de funcionários das empresas.

4/04/09, 12:54:30: Dotz - IP : 201.81.162****
    É sim. Para puxa sacos e incompetentes em geral.

4/04/09, 12:13:16: Eduardo - IP : 200.12.253****
    Reconheço que Networking é importante, principalmente para obter novas recolocações no mercado, mas não me sinto muito à vontade com isto.

    Conheço gente que distribui cartão até em festa de aniversário de criança, investe muito tempo todo o dia, ligando para seus contatos no aniversário, convidando para almoços e etc. Para min parece um pouco de oportunismo.

    Já tive casos de pessoas que não me ligavam a anos e que quando perderam o emprego tiveram uma saudade repentina...

    Caso a indicação para um novo emprego venha de um amigo de forma natural, não tenho nada contra, mas ficar montando rede apenas para ter para quem mandar o curriculum não faz meu tipo.


Anteriores:

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?