APinfo - Forum


Fórum : O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

Sugerido por : Francisco, Uelington, Juliano, Marcelo

Foruns anteriores


6/08/09, 08:54:33: Tiago Sampaio tbsampaio@gmail.com - IP : 200.194.69****
    Numericamente é impossivel superar os indianos. (eles são quase 1 bilhão, a mão de obra deles é muito barata) Podemos fazer a diferença na qualidade

6/08/09, 02:41:57: EngCpp encpp@yahoo.com.br - IP : 201.13.15****
    Acho que estamos cada vez mais fortes ...

    Avançamos muito, a informação e conhecimento é compartilhado de uma forma muito solidaria entre os brasileiros. Temos cada vez mais materiais de estudo em portugues.

    Os nossos maiores problemas vem do governo e demais áreas que não estão relacionados com o desenvolvimento.

    Acho que alguns desenvolvem e outros administram, e os que administram são os que realmente me assustam !!!


6/08/09, 00:17:14: Uelington - IP : 200.139.100****
    Não, e vai ser dificil superar, o país não supera nem o Peru, a India pior ainda.


4/08/09, 21:58:29: Luckey - IP : 189.5.4****
    Os comentários são interessantes. Mas é importante fazer um outro questionamento : quem está no controle dos profissionais Indianos e Braleiros de TI ? Ou seja, quais empresas controlam efetivamente o mercado de serviços de TI e quais suas nacionalidadades ? Acredito que podemos afirmar que não são empresas brasileiras ou indianas! Algumas delas, mesmo se dizendo multinacionais, tem uma parte pequena do mercado mundial de TI. As empresas que realmente controlam o mercado global de TI, determinam quais outras pequenas/médis empresas e profissionais ao redor do mundo serão utilizados para realizar o serviço que elas ofertam para seus clientes. Assim, a resposta para a pergunta pode tanto sim quanto não, depende da vontade das empresas que controlam o mercado.

    Nunca me esquecerei de uma frase solta no ar durante uma entrevista que participei em 2003 para uma vaga em uma multinacional americana de TI, lançada em tom de afirmativa e questionamento que requer anuência (ou seja, rendição) : nada é capaz de deter o poder econômico, não ?

    Naquela época, não havia resposta a ser dada pois ela implicaria em anuência e em uma declarando inexorável de rendição. Nunca me esquei desta frase!!!! Mas, talvez, hoje (2009) haja uma resposta diferente : apenas o desvario do poder econômico pode detê-lo e provocar involuntariamente melhorias para aqueles que sofrem com o seu jugo: talvez muitos profissionais de TI do Brasil e da Indía.

    Caso a afirmativa seja correta : viva o desvario do poder econômico, especialmente no mercado de TI.


4/08/09, 18:52:27: Jonas Thomaz jonas@integracaoti.com.br - IP : 189.33.3****
    Claro que pode. O problema no Brasil não são os profissionais, e sim o incentivo do governo. Em relação aos países daqui do continente e da europa, manter fabricas de software e call centers no Brasil, facilitaria em muito, tanto pelo fuso como pea própria cultura do povo

4/08/09, 13:40:25: Bolinha - IP : 200.139.100****
    Não, porque o indiano é o melhor do mundo, é por isso que eu vou mandar o meu curriculum pra eles, pelo menos o RH e os funcionarios de lá são melhores.

3/08/09, 19:06:59: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Como divulgar o país não é o nosso forte, os gringos devem estar se perguntando se a nossa capital é Buenos Aires e se ainda tem cobras e macacos andando pelas ruas!

    Tudo bem, se ainda existe brasileiro que acha que a Índia é uma nação de engolidores de espadas usando turbante e sentados em camas de prego, nada mais justo aceitarmos a visão folclórica que algumas nações ainda têm de nós.

    Também é importante entender que a Índia real não é aquela das novelas de televisão. A diferença é muito grande.

    Pra finalizar, entrar em Off-shore e conquistar parte importante do mercado indiano de Off-shore de TI não é só sair oferecendo serviços pelos 5 continentes.

    É preciso ter bons preços e oferecer qualidade, referências e outros indicadores que mostrem a capacidade do prestador em cumprir sua entrega, o que pode ser traduzido por empresas e/ou profissionais certificados.


3/08/09, 18:57:53: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Ainda na continuação das Alternativas do Brasil - Existe um motivo para os profissionais brasileiros serem bons em TI financeiro/ bancário. Enquanto Europa e Estados Unidos mantinham economias equilibradas, o Brasil se notabilizava pela bagunça econômica.

    Nos anos 80 e 90, no auge da hiperinflação, sempre tinha um ministro que delirava e bolava um plano econômico. Isso acontecia sempre numa sexta-feira e os planos eram recheados de enormes Tablitas, conversores, deflatores, confisco de poupança e mais um monte de outras bobagens. Ou seja, os gênios do governo mudavam as regras de negócio do mercado da noite pro dia e os profissionais de TI tinham então que se desdobrar pra entender as mudanças, criar e adaptar novos sistemas e modificar os códigos.

    Tudo tinha que ser feito no fim de semana, pois na segunda feira as Agências tinham que abrir as portas aos clientes com tudo já funcionando.

    A instabilidade econômica e mais as besteiras governamentais obrigou os profissionais brasileiros a se desenvolverem. Foi assim que foi adquirido esse notável Know-how dos negócios bancários.

    Em complemento, os bancos passaram a investir em tecnologia de ponta. Cada vez mais os serviços bancários tradicionais passaram a ser automatizados, o que também contribuiu para a profissionalização do setor.


3/08/09, 18:41:54: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Continuação das Alternativas do Brasil - Nosso sistema bancário é composto por milhares de agências, alguns bancos tem mais de 3.000 agências que operam interligadas entre si, incluindo inúmeros postos de serviços, correspondentes bancários, rede de serviços eletrônicos, terminais de auto-atendimento, compensação de cheques e de títulos, Banco 24 Horas, internet banking, etc. As transações bancárias (saques, depósitos, pagamentos, transferências, aplicações, resgates, etc.) são feitas em real-time através de sistemas avançadíssimos, a maioria desenvolvido através do mainframe, o que permite suportar inúmeras transações ininterruptamente. O Brasil é um dos poucos países no mundo que consegue fazer transações bancárias real-time.

    O Brasil criou uma rede que interliga as instituições financeiras ao Banco Central, o SPB um dos sistemas financeiros mais completos e abrangentes do mundo. Agora está sendo desenvolvido o DDA (Débito direto autorizado) que será uma nova revolução bancária.

    Tudo isso vem sendo feito por profissionais brasileiros o que comprova que pra fazer funcionar toda essa complexidade é preciso ter mão-de-obra qualificada, uma das exigências para o atendimento off-shore

    Tudo isso já sabemos, falta agora divulgar e vender todo esse Know-how para os quatro cantos do mundo. Vamos ter que aprender a fazer isso, não podemos mais continuar sendo reconhecido apenas como a terra do samba, Amazônia e futebol.


3/08/09, 18:35:40: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Alternativas do Brasil - Está difícil, a Índia está hoje bem à frente dos demais países e o Brasil precisa se posiconar quanto ao que pretende fazer. Com exceção do carnaval o Brasil não tem o hábito de vender ou fazer marketing de suas capacitações

    O governo também precisa sair desse lenga-lenga e contribuir mais, seja através de investimentos ou incentivos à Educação ou reduzindo a carga tributária. Tenho a impressão que nossos políticos não sabem o que é Off-shore,de TI. Se der mole, vamos perder espaço pra outros países. Tem mais gente aí querendo virar uma Índia (Russia, China, México e até nossos hermanos argentinos).

    Acho uma medida inteligente algumas empresas brasileiras estarem se associando, ou fazendo parcerias com empresas indianas. Temos competência em algumas áreas como a área financeira/ bancária.


3/08/09, 18:17:40: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    O Brasil sempre esteve na contramão. Tinha um negócio chamado Reserva de Mercadom que segundo os gênios da época, servia pra proteger e defender a indústria nacional da fúria e exploração predatória dos estrangeiros. Acontece que paternalismo causou um atraso muito grande ao mercado de TI brasileiro que se reflete até hoje.

    Enquanto os indianos faziam parcerias com empresas em todos os cantos do mundo e conquistavam cada vez mais clientes, o Brasil ficava com as portas fechadas para o mercado internacional.

    Levou muito tempo para o governo perceber que a Reserva de Mercado era uma enorme besteira, que na prática ignorava a existência dos grandes gigantes de TI mundial. A Índia não fez essa besteira de Reserva de Mercado, e isso contribuiu para que alavancassem seus negócios em TI.

    E o Brasil insiste em andar pra trás, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) criado pelo atual governo é mais propaganda do que um projeto de crescimento do país e mesmo assim o programa contempla o software só superficialmente.

    Isso faz com que fique uma impressão de que as autoridades brasileiras desconhecem que o Brasil está querendo ser um provedor internacional de TI.


3/08/09, 18:08:14: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    A favor do Brasil:

    a) Fuso horário Próximo dos Estados Unidos e Europa. Se comparado com o horário comercial americano, existem de 2 a 4 horas de diferença entre São Paulo e as empresas americanas. O fuso horário entre Estados Unidos e Índia é de 12 horas.

    b) Flexibilidade dos profissionais brasileiros Tem iniciativa e são inovadores, muitos profissionais estrangeiros não tem a criatividade do brasileiro. Conseguem trabalhar em ambientes instáveis, estão acostumados com as diversas mudanças das regras econômicas que nossos governantes impõem à população. A formação profissional é mais próxima as regras de negócio, processos, desenvolvimento de aplicações voltadas ao business. Na Índia existe uma formação mais voltada a criação/ adaptação dos códigos (programação) em função das empresas trabalharem com especificações prontas.

    c) Experiência no setor bancário O mercado financeiro brasileiro é um dos mais avançados, senão o maior do mundo e o profissional de TI brasileiro acompanhou essa evolução.

    d) Cultura e diversidade ocidental O Brasil está mais próximo geograficamente dos Estados Unidos e Europa e se identifica bastante com a cultura americana e européia. Além disso, o brasileiro é mais sociável que indianos e chineses, ainda presos a tradições, hierarquias e dogmas religiosos.


3/08/09, 18:07:14: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Continuando sobre as dificuldades:

    O Brasil ainda é visto um player de menor importância, tanto que as empresas brasileiras estão acostumadas a fazer negócios apenas aqui, no mercado doméstico, onde o nível de exigência é muito menor que no mercado global.

    f) Investimentos em educação Está faltando o governo fazer sua parte, e aí não é só em Tecnologia. Um país que não investe em educação corre mesmo o risco de ficar sempre pra trás. Para os políticos, proibir a circulação de fretados como está fazendo a Prefeitura de São Paulo, é mais importante que investir em educação

    g) Imagem do país - O Brasil não é levado a sério pelos gringos. Carnaval, samba e pagode é muito legal para nós, mas isso é visto pelos estrangeiros, ávidos por eficiência e lucros, como uma coisa exótica. Além disso, corrupção e escândalos políticos de Renan Calheiros e Sarney e mais a violência urbana completam o quadro desfavorável.


3/08/09, 18:02:55: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Dificuldades que o Brasil enfrenta para se posicionar: a) Existe a dificuldade de achar profissionais que dominem bem o idioma inglês. Até existem projetos, mas há carência de profissionais com essa capacitação e na Índia todos falam inglês.

    b) Normalmente reclamamos dos salários, mas os valores praticados pelas empresas indianas é ainda mais baixo. O valor hora de um Analista de Negócios para esse tipo de serviço na Índia é de US$ 9, sendo que o custo do profissional é de US$ 5, um trunfo dos indianos para vender ao mundo suas habilidades e conhecimentos de TI.

    No Brasil o valor varia entre US$ 12 e US$ 13. Um profissional brasileiro ganha na faixa de R$ 5.000,00, um verdadeiro marajá se comparado com um indiano, na média de R$ 1.500,00.

    Nos Estados Unidos um profissional ganha por volta de US$ 7 mil, o que é uma grande vantagem encomendar a contratação de serviços de outros países.

    c) Impostos. A carga tributária brasileira, muito superior à de outros países. Nossa legislação trabalhista, contemplando inúmeros direitos e encargos trabalhistas é ideal para operários da década de 30 ou 40, mas não funciona mais para o mundo globalizado, altamente dependente de tecnologia deste século.

    d) Qualidade da indústria de software brasileira - A Índia tem muito mais empresas com CMMI 5 do que o Brasil.

    e) Escala de importância - A Índia tem como foco o mercado externo e já se consolidou como um líder mundial.


3/08/09, 17:59:10: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    Continuação.... Como todo início de empreendimento muita coisa no começo foi na base do improviso. Muitos profissionais tiveram origem rural, camponeses e agricultores se transformaram em Analistas de Sistemas, o que contribuiu, e muito, para o baixo valor hora praticado.

    Os primeiros clientes eram empresas norte-americanas que logo perceberam que a mão de obra e a qualidade prestada não era excepcional, mas os serviços atendiam de forma razoável as expectativas.

    Os prazos de entrega deixavam a desejar, mas os preços dos indianos eram muito competitivos e de alguma forma eles davam conta das necessidades e então o Off-shore indiano decolou.

    Aos poucos a mão de obra e a qualidade foram melhorando e os indianos aproveitaram e fizeram um marketing internacional do que estavam fazendo. A estratégia consistia em dizer aos 4 cantos do mundo que os programadores indianos eram bons, que eram focados no negócio.

    Após os Estados Unidos, os indianos passaram também a atender também outros países de língua inglesa e assim o país conseguiu aumentar seu leque de opções. Novas empresas foram criadas e os serviços foram cada vez mais se diversificando. Além de programação, desenvolvimento, call centers e pesquisas passaram a fazer parte do cardápio indiano.

    Atualmente a Índia atende empresas de todos os cantos do mundo cada vez mais vem se consolidando como um mercado provedor de serviços de tecnologia.

    É bom sempre lembrar, a Índia é um país mais miserável que o Brasil, tem uma infra-estrutura medieval, estradas precárias, transporte obsoleto e a energia é uma piada, é Apagão constante.

    Mas os investimentos em educação acabam sendo um diferencial se comparados com o Brasil, o que ajuda o país crescer a taxas admiráveis.


3/08/09, 17:55:08: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 189.69.64****
    É possível sim. A Índia conseguiu ser uma excelência em off-shore em meados dos anos 90 através da iniciativa privada. Algumas empresas indianas de informática imaginaram que a oferta internacional de serviços poderia ser uma boa idéia e levaram esse empreendimento adiante.

    Não houve nenhum milagre econômico, os indianos simplesmente arregaçaram a manga e partiram para o trabalho. Já que o governo não ajudava, pelo menos não atrapalhava, o que já era uma grande vantagem.

    As fábricas de softwares indianas passaram a oferecer serviços de desenvolvimento por um preço baixo e com profissionais falando inglês. Isso foi um grande diferencial, a Índia já vinha sendo reconhecida como um provável pólo de informática e a utilização do idioma inglês vieram ao encontro das necessidades dos países de língua inglesa.

    Ao contrário do que muita gente pensa o governo indiano não fez qualquer investimento nesse segmento. O governo simplesmente investiu em educação, o estudo na Índia é muito barato, é subsidiado. As escolas são de primeira linha e a cada ano são formados cerca de 300 mil engenheiros de computação, além de quase 9 mil doutores.

    Isso contribui, e muito, para o crescimento do setor de TI indiano. O modelo indiano de desenvolvimento de software e off-shore contempla mais de 10 empresas com faturamento de aproximadamente US$ 1 bilhão.

    Agora no Brasil tudo é ao contrário, os governantes só se preocupam com bolsas famílias, bolsa cultura ou então proibir a circulação de ônibus fretados como está fazendo a prefeitura de São Paulo.


3/08/09, 16:17:01: Willian A. C. - IP : 189.18.186****
    Acredito que seja praticamente impossível.

    Trabalho em uma das maiores multinacionais de outsourcing em TI, com mais de 92mil funcionários alocados ao redor do mundo.

    No meu setor, temos funcionários alocados no Brasil e Índia (temos em vários outros países também, porém usarei estes para fazer uma comparação). Colocarei o salário em dólares, para o meu cargo (analista de workflow) para cada país.

    Na índia, o salário é de apenas US$ 520,00 No Brasil, o mesmo cargo tem um salário de US$ 1480,00

    O Brasil, se for conquistar o mercado, temos a vantagem da nossa cultura, o fuso horário e a qualidade de serviços prestados na Índia são inferiores aos serviços prestados no Brasil.

    Só não sei informar se o nosso custo-benefício vale a pena... mas garanto que tratando-se de qualidade, levamos o ouro com certeza.


3/08/09, 10:55:11: Francisco - IP : 187.27.24****
    Quem diz que contrataria indianos, nunca trabalhou com eles. Há dois anos trabalho numa offshore e posso dizer que devo ter trabalhado com umas duas dúzias de indianos. Nunca vi um sequer saber tanto quanto dizem que sabem. Se um indiano aprende a contar de um até dez, no curriculo dele vai aparece que ele é matemático ou físico. São desorganizados e se estiverem num cargo de liderança são arrogantes. A média dos brasileiros é melhor que a média dos indianos - prefiro muito mais um profissional brasileiro do que indiano.


31/07/09, 17:02:37: Gilberto Strap. gstrapazon@voiza.com.br - IP : 200.248.9****
    Cristiano, creio haver um equivoco no valor citado. Us$ 100 aonde? Raríssimos serão os profissionais que recebem este valor. Na média, as atravessadorias repassam entre 1/5 até no máximo 1/3 do valor contratado para o profissional, já incluindo 13. salário, impostos, férias, etc, etc. É só conversar com colegas da área e acompanhar fóruns de debates de profissionais.

31/07/09, 14:56:21: Cristiano - IP : 189.96.10****
    Pode. Porém os profissionais em TI tem que aprender a falar inglês (90% ou mais não sabem), não adianta só aprender a ferramenta que gosta de trabalhar. Pontos de referência: Indianos US$10,00 a hora. Falam inglês. Muitos Conhecem muito bem de tecnologias. Nós U$100,00 a hora. Não falamos inglês, e temos preguiça de aprender e somos acomodados. Poucos Conhecem muito bem de tecnologias.

    Conclusão: Se eu fosse um cara com possiblidade de ter vários indianos ... teria ... pois a diferença me garante um erro de 10x para chegar ao mesmo custo do Brasil. Claro que no máximo no 3o. erro já teria que trocar o recurso e promover o acerto definitivo. Com isso teria uma margem de 70% em relação ao custo Brasileiro. Alguma duvida?

    Já existem as empresas de ERP ou Grandes consulorias com bases na India para suportes GLOBAIS para: técnicos, intalação, remote service, webservi ce, Java, etc. Tem alguma no Brasil?


31/07/09, 14:14:49: Bolinha - IP : 201.22.96****
    O indiano é melhor do que o brasileiro em todos os aspectos, seja TI, Promotoria, Vendas e até pra dirigir carros.

30/07/09, 20:59:47: Daniel - IP : 189.98.7****
    Tenho empresa na area de offshore, mas por que gosto de morar no Brasil e nao por que aqui da para fazer mais dinheiro aqui do que por exemplo na India. Tem gente competente em TI aqui ? Com certeza. Tem gente suficiente que falam ingles ? ja mais difizil... Tem um governo que apesar de papo furado faz algo, para isso poder ser verdadeiro ? NAO... o custo e alto por causa de impostos, impostos, CLT absurdo e inflexivel, marketing no exterior menor do que e falado sobre o assunto inteirnamente... Infelizmente um claro NAO

30/07/09, 14:09:39: Gilberto Strap. gstrapazon@voiza.com.br - IP : 200.248.9****
    Logo, quem vai querer entrar numa área em que a feudalização do mercado, pouca chance de renumeração justas e adequadas, a “senzala virtual”, tornou-se comum? Buscar profissionais mal pagos noutros países, é uma alternativa tão digna quanto o comércio de escravos. Cadê a valorização da pessoa humana? A cultura do "ganha-ganha" é predatória e, portanto, terá duração limitada, até que esgotem-se os paliativos, e os grandes conglomerados imponham valores altissimos para implementar suas próprias soluções.


30/07/09, 13:45:02: Bolinha - IP : 201.22.10****
    O Brasil só vai conquistar, se contratar funcionarios indianos.

30/07/09, 11:26:21: Mr. Mustard - IP : 189.57.24****
    Ao invés de nos preocuparmos em "tomar" o mercado de serviços dos indianos, deveríamos nos preocupar em ser líderes em ferramentas de TI.

    Podíamos usar nossa capacidade para criar e não somente suportar.


29/07/09, 17:41:06: Rogerio Garcia - IP : 200.255.184****
    Particularmente, não considero o investimento na Índia um bom negócio. É um país com uma economia similar a nossa, em termos de tamanho do PIB, mas com níveis sociais e salariais infinitamente menores. Além disso, a India possui uma estrutura cultural baseada em princípios religiosos rígidos e arcaicos, o que dificulta qualquer penetração exterior, pelo menos neste momento. Acredito muito mais no mercado chinês, pelo gigantismo de sua economia.

29/07/09, 13:36:27: Junior junirg@gmail.com - IP : 201.13.1****
    Que besteira, vocês acham que ter um piso salarial melhor vai melhorar a competitividade do Brasil lá fora? Acordem, os clientes compram de quem vende mais barato, não de quem vende mais caro. Briguem por menos impostos, que isso sim faz o salario crescer.

29/07/09, 11:31:52: rodrigo vital rodrigovital7@yahoo.com.br - IP : 201.42.79****
    Tô com o Paulo Silvestre pq há um "ôba-ôba" em TI no BR. A definição de um piso real é fundamental e a regulamentação do CREI q está em tramitação no Senado vai obrigar os empresas a nos respeitar e pagar o justo pelos nossos esforços, pq, nos sabemos o quanto é caro se qualificar em TI. Qualquer curso dos técnicos/tecnologos aos preparatórios para certificação é para poucos numa área com convergências a todo momento e necessidades de qualificação constante é crucial para nossa dignidade o não ôba-ôba dos empresários.

    O inglês é a língua de mercado, por isso, não o é tão vantajoso como citado pelo colega para índia pq há 18 línguas quase q oficiais lá e a maioria da população é analfabeta. Se a língua de mercado fosse o Chinês teriamos de aprendê-lo mesmo q a ferro e fogo. O inglês ainda leva vantagem em relação ao português por ter uma gramática pobre em relacão ao português q é muito mais conplicado de se aprender!


29/07/09, 10:28:18: Eduardo - IP : 92.41.16****
    Por vários fatores (educação, política, colonização etc), fez com que a INDIA, fosse uma "fabrica" de [PRODUTOS] diferente de Serviços... nos da LATAM é o inverso provemos muito bem serviços...

    Eu acho difícil num curto espaço de tempo sem apoio do governo principalmente (com relação a educação e ensino técnico), provermos profissionais empreendedores para desenvolver produtos em massa como eles fazem.

    Se analisarmos Singapura, Irlanda , Romênia etc.. São governos que investem muito em infra-estrutura e educação... E isso faz a diferença (investimento interno e externo).

    Teremos como competir se determinarmos um modelo padrão de qualidade e metodologia (um exemplo bizaroo ter um selo "BR" de qualidade como o EFQM [temos um parecido é só um exemplo]).

    E isso aplicado por todas provedoras de serviço e projeto... Assim com um médio espaço de tempo podemos ser referencia...


28/07/09, 23:38:50: Rick´s - IP : 200.146.55****
    Se a mão de obra na India já é barateado, imagine os empresarios da India.

28/07/09, 23:11:06: Rubens Gomes - IP : 189.25.42****
    Nao. A mao-de-obra no Brasil custa muito mais do que na India.

28/07/09, 17:23:42: Alessandro - IP : 187.6.16****
    Acho complicado...a Índia é a principal responsável pelo barateamento da mão de obra em TI...acredite ou não, o Brasil ainda é um país 'caro' frente ao preço exigido

28/07/09, 15:39:58: Everton e@gmail.com - IP : 208.50.244****
    Eu acho que extramente possivel sim!! Em todos os lugares temos excelentes profissionais e pessimos profissionais e creio que na india o indice de pessimos está elevadissima, pois em todos as empresas que trabalhei e que tiveram qualquer tipo de projeto onde tem atuacao de algum indiano, a coisa fica feia hein, existem falhas na implementacao e se é serviço de suporte, SEMPRE a primeira resposta é ESTÁ TUDO NORMAL. Por causa disso, algumas empresas(inclusive as que trabalhei) cancelaram os contratos com os indianos e fizeram 'dentro de casa' mesmo.


28/07/09, 13:05:06: Rick´s - IP : 201.22.100****
    No Brasil graduado em TI é o mesmo que nada. O esquema é: "Conseguiu emprego, pare de estudar".

27/07/09, 15:55:16: bruno - IP : 201.42.13****
    india é a grande responsável pelo barateamento de mão de obra em TI em escala global,acho difícil o brasil fazer frente a isso

27/07/09, 14:40:17: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Concordo plenamente com o George, temos que valorizarmos.

27/07/09, 13:19:01: Guttemberg M - IP : 187.37.4****
    Temos potencial, mas não acredito que seja possível sem um grande esforço, pois os salários deles são menores, a mão de obra é mais abundante, a qualificação técnica deles (em números) é melhor (desconheço a qualidade) além de falarem inglês (herança da colonização inglesa). Isso sem considerar o fato de existirem vários indianos migrantes trabalhando nas grandes corporações americanas e que dão preferência para projetos em seu pais natal. É uma barreira a ser quebrada. É possível mas não é fácil. O governo poderia estimular este tipo de serviço reduzindo impostos para serviços offshore, mas não o faz... Sinceramente eu não acredito que vá acontecer mesmo sendo possível.

27/07/09, 10:40:23: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Concordo plenamente com o George, temos que valorizarmos.


26/07/09, 02:11:26: Fred fredc.ramos@gmail,.com - IP : 201.6.8****
    Sim, pode conquistar. Temos qualidade e criatividade, mas o custo ainda é alto devido a nossa tributação também tem a questão do idioma.

25/07/09, 01:56:19: Rick´s - IP : 200.139.101****
    O caminho da conquista existe, o que não existe é confiança no profissional brasileiro com graduação academica em TI.

24/07/09, 11:14:33: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.100.94****
    Pouco provável...por mais que o profissional de TI brasileiro seja versátil, competente e certificado, suas hierarquias em geral ainda não possuem cultura de qualidade de TI consolidada. E cá entre nós: não há boa prática que resista à máxima de que "manda quem pode e obedece quem tem juízo"...

23/07/09, 23:55:18: Leopoldo leopoldo.lima@uol.com.br - IP : 189.33.65****
    SIM.

23/07/09, 20:51:52: Hugo Gombotz hgomtz@hotmail.com - IP : 189.33.0****
    Com certeza, o brasileiro é extremamente criativo e costuma ter otimos profissionais tanto na parte de Mainframe como na baixa plataforma. Porem o dilema seria o volume da terceirização no Brasil, que acaba prejudicando o desenvolvimento maior desses profissionis. O profissional de T.I indiano domina o idioma inglês que é fundamental e esse é um obstaculo p/ a maioria dos profissionais brasileiros ou pelo menos um segundo idioma como espanhol. Infelizmente tem a questão de legislação e altos tributos que também prejudicam em muito a maioria da empresas nacionais que poderiam investir nesse mercado indiano de T.I que é muito sofisticado.

23/07/09, 14:17:36: Igor - IP : 189.62.254****
    O brasil nem se conquistou ainda em TI, imagine conquistar outro mercado fora daqui. Estamos na pedra lascada ainda em relação a conquistas.

22/07/09, 19:42:51: Juliano - IP : 201.83.5****
    A Questão é SIM e isso já está ocorrendo. A Índia é um páis emergente, meu cliente (trabalho em uma multinacional) decidiu transferir quase todos os Postos para o Brasil, porque apesar da mão de obra Indiana ser muito mais barata, os Americanos estão vendo que QUALIDADE é um fator que se preze para o desempenho e satisfação,e isso o Brasil tem se sobra, o Brasilieiro é conhecido por ser alguem que questiona e melhora seu meio, aumentando assim a qualidade do serviço prestado e atingindo a satisfação dos nossos clientes, mas é claro que tem empresas que irão preferir a Índia pelo baixo custo sempre vai ter mercado para os 2.

22/07/09, 19:11:44: JOSE LUIZ - IP : 189.62.1****
    Presenciei a transferência de vários projetos e sistemas do Brasil para a India em uma das consultorias multinacionais onde trabalhei. Motivos mais aparentes: - As variações do Dolar versus Real; - Custo Brasil; - Baixo custo da mão-de-obra de IT dos Indianos; - Alta disponibilidade de mão-de-obra dos Indianos; - Facilidades de idioma (Inglês);


22/07/09, 10:57:02: George - IP : 57.67.1****
    Agora o comentário do Marcelo logo abaixo é verdade, tenho dois amigos indianos que afirma isso,e sempre me falam que o profissional de TI ganha bem melhor, vai saber...

    Se vc for um profissional que nao questiona, faz tudo o que o gerente de ti quer, não terá problemas e ate quem sabe subirá rápido na empresa...


22/07/09, 10:53:11: George - IP : 57.67.1****
    Indianos são bons profissionais, disso não tenho dúvida, mas dizer que ficamos atrás???Somos heróis se analisarem, não podemos deixar de nos valorizar.. Não temos metade da infra-estrutura educacional deles e mesmo assim estamos ali no pareo..Agora com alta carga tributária que temos no pais, nem que tivessemos fluência em 3 idiomas ganhariamos essa questão...

22/07/09, 10:50:46: George - IP : 57.67.1****
    Perfil generalista e especialista? ja viram isso, então muito se comenta que o profissional deve pelo ter noção de alguma coisa e ser especialista em determinada tecnologia...hoje é java, amanha é .net. proxima semana DRUPAL...quem consegue absorver tanto e se tornar especialista em tao pouco tempo?

    Vivemos sempre na sombra do modismo (PMP, PMI. Cobit)e por ai vai. falo isso porque na prática vemos muitos (bons) programadores trabalhando como COOPERADOS, CLT-FLEX e PJ exercendo função de CLT....


22/07/09, 10:46:47: George - IP : 57.67.1****
    Observador...

    Sinceramente vejo alguns comentários absurdos aqui no forum...vou citar alguns exemplos:

    A necessidade do segundo idioma, hoje em dia todo mundo comenta do fato de ter ingles, mas isso funciona como filtro, ou seja não é raro vc ser contratado por causa do idioma e sequer usar...nem vou entrar na questão do Q.I que todos ja sabem...

    Realmente temos o entrave no setor da educação e concordo, eles podem ter mais formação, ingles e por ai vai, mas os acionistas pensam somente em lucro, ou seja, indiano, brasileiro, argentino o que oferecer melhores resultados com baixo custo certamente será melhor..


20/07/09, 15:07:53: Marcelo mgorrego@gmail.com - IP : 189.29.206****
    Trabalho com fábricas de software indianas nos últimos dois anos....

    O valor hora dos caras é algo que mata, um engenheiro de software ganha USD 10,00 p/h, so que uma mudança que dura 100 horas, eles cobram 500.

    Indiano obedece, não tomam decisões. Todo Indiano que sair da Índia, até hoje não sabe-se porquê... O Inglês deles escrito é fantástico, mas falado é um raio que o parta, parece que eles têm cinco ovinhos na boca.... eles nunca contestam, executa, vc fala abre a janela e se joga, todos eles fazem sem contestar, isso é algo que os gestores e alguns gerentinhos de ti amam....

    Acho que NUNCA, iremos superar a India, por causa desses fatores e outros fatores, tem outros mercados que devemos nos atentar no caso da Argentina, Uruguai, Polônia....

    Dolar abaixo de R$ 2,00 para o Brasil, faz mal para TI, essa eh a verdade, também a nossa carga tributária para CLT é altíssima....entre outros fatores, que se fosse escrever aqui levaria a tarde inteira.


20/07/09, 14:07:14: BOB BETO - IP : 189.47.21****
    Lí abaixo, que a India pode até pegar o mercado brasileiro. Bem, se não for verdade, desculpem-me. Mas ouví dizer que nas fábricas de programas na India, caso a especificação contenha: MOVE NFXCB PARA KMNVXC, o programador indiano jamais irá trocar o "PARA" por "TO". Ele não pensa, ele obedece. Isto significa que a especificação devera, não apenas ser perfeita, mas inclusive, TESTADA. Então, CONHECENDO-SE as nossas especificações, jamais poderão conquistar o nosso mercado.

20/07/09, 13:04:30: Marcio Costa - IP : 201.81.8****
    Existem 2 respostas a esse questionamento ; sendo objetivo : A resposta é SIM o Brasil possui : 1. estabilidade interna em termos politicos (apesar das crises de corrupção, contudo é democratico) ; 2. estabilidade em termos economicos (inflação controlada, apesar dos juros mirabolantes e impostos fora da realidade) ; 3. a sua similaridade com a maioria dos paises ocidentais possui um grande fator de atração para o outsourcing dos serviços, com a possibilidade de um menor risco que a India (pais caotico em termos sociais), a China (ditadura comunista)e a Russia (caos economico e social). A resposta é NÂO : 1. sérios problemas de qualidade da Educação com um nível muito ruim do ensino público 2. Falta de domínio do idioma inglês que é mínimo para estar inserido no mundo globalizado de hoje e o pior é falta de politica do governo (India foi uma colonia Inglesa) 3. Impostos (carga tributaria) , Burocracia para abrir e manter uma empresa, legislação trabalhista ou seja é muito caro ter negócio no Brasil Conclusão : Não pode competir em pé de igualdade com a India e a China enquanto não fizer um investimento pesado em Educação, reforma tributaria e trabalhista ou seja diminuir o chamado Custo Brasil e isso sem fazer dumping com os salarios dos profissionais como a China e a India..o Brasil esta perdendo o bonde da historia se é que ja não perdeu...


20/07/09, 11:55:30: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Caro CETICO REALISTA então no seu ver, se tivermos a nossa classe representada por um orgão competente e atuante, nossa profissão regulamentada e protegida, irá aumentar as "cobranças e processos" contra os profissionais nela associados? Bom se você é um bom profissional tem que se equiparar a um otimo profissional, se você não cumpre prazos, falta com ética e profissionalismo, DEVE ser punido em todas as instâncias possiveis da Lei e ser expulso da associação, tudo isso claro para valorizarmos os profissionais que trabalham corretamente. Não me comparo com o mercado Indiano, pois não devemos correr atras deles, eles devem correr atras da gente!! Mais antes devemos regularizarmos e nos organizarmos.

20/07/09, 04:34:03: Paulo Fagundes - IP : 189.63.17****
    Nunca, pois faltaria 2 elementos fundamentais para que isso acontecesse:

    1) Grande Expertise Profissional adquirido por uma formação forte em materia de estudos e conhecimentos 2) Responsabilidade Profissional, onde o profissional se dedica ao projeto 100%, sem ficar fazendo bicos por fora.

    Infelizmente o Brasileiro não possui estas qualidades, sem falar da preparação acadêmica e Técnica que os indianos já estão anos luz a nossa frente.

    É isso ai pessoal, quem nasce prego nunca virá parafuso e enquanto o Brasil levar tudo na brincadeira sempre serão pregos.


20/07/09, 02:45:58: Carlos - IP : 201.87.89****
    Infelizmente, nos tempos atuais, a quantidade de profisionais de T.I sem uma qualificação adequiada vem aumentando de forma drástica. Como resultado disso estamos sendo vistos como "mecanicos de borracharia". O pior disso é pensar que a tentencia é piorar...

19/07/09, 21:51:13: Mario - IP : 187.3.2****
    Para conquitar o importante mercado indiano de TI precisamos produzir conhecimeto de qualidade , pois este tipo de mercado e baseado em serviços e tambem pessoas qualificadas em lingua estrangeira, O forte investimento em educação e primordial . Apos essa forte premissa , creio que precisamos ter um custo competitivo em salarios ,infraestrutura e impostos . Trabalho atualmente em um projeto internacional ,e o projeto recrutou uma boa parte de manila e India , obviamente por razoes de custo .

18/07/09, 23:01:36: Rafael - IP : 200.171.23****
    Realmente, com os salários de TI caindo cada vez mais, a india vai ficar para 2o. plano, com certeza o negocio vai ser a CHINA, transferir fabricas de SW para a CHINA ja esta acontecendo.

    No fundo acho isso engraçado, um caboclo passa quase 15 anos da sua vida estudando e fazendo cursos, para ganhar um merreca no final do mês.

    To pensando seriamente em comprar uma KOMBI velha e vender ovo na feira.


18/07/09, 19:44:40: Marco - IP : 200.99.12****
    Pode sim, e com os salarios que se paagam por aqui provavelmente em breve vamos ter maior parte do mercado que eles..

    Será que alguém neste país valoriza mais a qualidade que a quantidade?


18/07/09, 13:09:05: Marcelo - IP : 200.230.204****
    Nao!! mas nao e por falta de capacidade e por brasilidade mesmo!!


18/07/09, 12:04:54: cwlo - IP : 209.114.234****
    Concordo que tenhamos esse sentimento de auto-valorização quando nos comparamos com outros mercados. Mas não dá para tapar o sol com a peneira e achar que com a educação que temos aqui podemos competir com qualquer mercado facilmente. Infelizmente aqui temos aquele cultura de o cara "sabe mexer" com informática. E realmente "sabendo mexer" com informática já dá para fazer muita coisa. Boa parte das soluções você faz com "next>>next>>finish" e um punhado de wizards para programação. O pessoal reclama que programador não tem que saber escrever, não tem que saber falar, etc. Mas o problema é que esse mesmo descaso com o português vai para matemática, física, etc. E aí depois de muito copy/paste de código o cara reclama que tem muita pressão por prazo e resultados.

18/07/09, 10:11:36: junior - IP : 201.68.2****
    Acredito que o Brasil tenha excelentes profissionais não devendo para o mercado exterior o que precisa é melhorar a politica das consultorias para essa concorrencia e Concordo com o Gil e Cetico Realista quando se referem a ter um órgão forte que DEFENDA o CONSUMIDOR dos serviços MAUS PRESTADOS e não simplesmente um órgão para PROTEGER a CATEGORIA o que não MUDARIA EM NADA a QUALIDADE dos serviços prestados.

17/07/09, 19:52:43: João - IP : 201.74.16****
    Não, não pode.

17/07/09, 19:11:24: Feet OntheFloor feetonthefloor@net.br - IP : 200.184.13****
    SIM CREIO QUE É POSSÍVEL, O BRASIL FICAR COM UMA FATIA DE MERCADO DE SERVIÇOS DE TI MUNDIAL, PRINCIPALMENTE NO QUESITO CUSTO DE MÃO DE OBRA.

    TANTO UM INDIANO COMO UM BRASILEIRO, DESDE QUE "FALE" UM INGLÊS SUFICIENTE, ESTARÃO GANHANDO MENOS QUE OS NORTE AMERICANOS.

    E É ISSO QUE AS CONSULTORIAS "GLOBAIS" DESEJAM PARA FAZER UM "BOM" SERVIÇO PELO "MENOR" CUSOT POSSÍVEL.

    LEI DA ECONOMIA. OFERTA E PROCURA DETERMINAM O PREÇO DO SERVIÇO.


17/07/09, 14:06:14: coitado@dosbrasileiros.com.br - IP : 201.92.213****
    Coitado dos brasileiros... la pelo ano de 5014 talvez o brasil tenha bons matematicos como na india... e quem sabe tenha bons programadores tb... mas do jeito que anda a educacao no brasil, eu acho dificil!!! Como disse um colega ai logo no inicio do forum, ta mais facil a India pegar o brasil!!! rsrsrs... triste mas verdadeiro!!! tenho que rir pra nao chorar...

17/07/09, 11:35:30: Celso celso.ds@terra.com.br - IP : 192.208.44****
    Da forma como a coisa anda está mais fácil para os Indianos conquistarem nosso mercado do que para nós conquistarmos o deles. Grandes empresas estão solicitando fornecedores de serviços Globais. Só nos últimos dias recebemos algumas RFP´s solicitando fornecedores de nível Global. Isto está ocorrendo não só para suporte / basis como também para a área de processos em geral. Infelizmente boa parte das consultorias do Brasil não tem estrutura para concorrer com os Indianos. É preciso investimentos em InfraEstrutura, e que nossa mão de obra aprenda o Inglês, língua fundamental, porém que temos uma grande dificuldade em encontrar profissionais que a dominem.

15/07/09, 22:21:44: FATO CONCRETO fato@concreto.br - IP : 200.184.13****
    Em 1997 a média anual de salário nos EUA para profissional em desenvolvimento era de 67 mil dolares e um profissional de suporte/redes era de 54 mil dolaras por ano. Este foi um artigo publicado para antiga EXAME INFORMATICA atual INFOEXAME. No artigo também havia a informação: Um INDIANO ganhava em média US$ 1,500.00 por mês, enquanto um Norte Americano tinha média de US$ 4,500.00 por mês. Então chamar INDIA de País desenvolvido é sinal de desinformação. O mercado econômico é assim mesmo, procura Países onde as pessoas aceitem menos para realizar um mesmo trabalho. Isso é fato. Órgão de classe não DITA pisos salarias. E mesmo uma regulamentação da profissão, pode sugerir um piso. Mas o mercado sempre será cheio de diferenças. O ensino de matemática na INDIA é muito bom. Já no Brasil, temos grande maioria que não gosta de estudar matemática. A IBM se retirou da INDIA em 1970, por não haver empresas com GRANA pra comprar seus Mainframes. E por isso os indianos ficaram BOMS em Microinformática, graças aos software piratas. Se informe e reflitam.

15/07/09, 21:52:11: CETICO REALISTA cetico@cetico.realista.br - IP : 200.184.13****
    Quem foi que disse que na INDIA há um órgão regulador da profissão de TI? Colegas CREA e OAB e CRM são órgãos reguladores das respectivas profissões. Porque estas quando geram prejuízo ou mau atendimento ao cidadão brasileiro, este poderá recorrer a estes órgãos para reclamar ou processar e ser resarciso em seu prejuízo. Sabemos todos nós que TI não cumpre prazos e custos precisamente, como faz Engenharia CIVIL. Portanto nada adiatará ter um órgão de classe, apenas para nos cobrar a taxa de membro, será mais um custo. Órgão de classe é para proteger o consumidor dos SERVIÇOS e não para proteger os profissionais de uma determiada categoria.

15/07/09, 19:23:28: Gil - IP : 187.26.12****
    Concordo com o Paulo Silvestre. Enquanto nós não formos organizados e representados por uma classe, jamais poderemos nem pensar em concorrer com os indianos. A questão é antes ... precisamos ser representados por uma organização forte como é a OAB, CRM , CREA , etc

14/07/09, 22:28:01: junior - IP : 189.46.4****
    Concordo com a opinião do Fernando quando diz que nossos profissionais não devem em nada para o mercado externo, basta apenas ser melhor explorado e valorizado. Ao contrario; inclusive em uma premiação mundial de uma solução em TI um grupo de jovens brasileiros ganhara 1o. lugar.

14/07/09, 19:50:14: Edilson - IP : 200.185.13****
    Com certeza! Principalmente com as intermináveis terceirizações e os consequentes achatamentos de salários.

14/07/09, 11:29:03: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Concordo plenamente com o Orogon... nos devemos mudar essa situação.. mais por enquanto que vc se esforça em uma faculdade, certificação e varios cursos, sempre aparece um advogado, fisioterapeuta iludido e aceita oportunidades por menos que 1.200 reais.... Por enquanto que não regularizar a profissão de informática ficaremos com a nossa categoria e o nosso mercado prostituido

14/07/09, 11:20:57: Orgon - IP : 201.42.12****
    Enquanto no Brasil não se valorizar a mão-de-obra de quem SUPORTA o NEGÓCIO nada feito! Salários de R$ 1.200,00 para graus de qualificação absurdos, e quem tem excelente vivência e grau de qualificação tem dificuldades em conseguir com que seja reconhecido financeiramente por isto. Vejo algumas vagas pagando R$ 2.000,00 para um profissional sênior, penso, aonde vamos parar? Salário na área de TI tem que obrigatoriamente seguir a média, de R$ 2.000 para técnico, de R$ 2.000,00 até R$ 3.000,00 para analista júnior, de R$ 3.000,00 até R$ 4.000,00 para analista pleno e acima de R$ 4.000,00 para sênior, não dá para ser menos que isto! Por mais que seja "aparentemente" simples, banal ou muito complexo o nosso trabalho, vezes sim vezes não, hoje nós TEMOS que nos valorizar, pois mais de 90% das empresas DEPENDEM de TI! Ou seja, sem TI a empresa não vende, não fecha negócios, não lucra... ISTO PORQUE NÓS SUPORTAMOS O NEGÓCIO DAS EMPRESAS. Então, qualquer erro que cometamos, qualquer deslize, ou ação tomada errada, é de grande impacto!!! Por isto temos e devemos ser valorizados, caso contrário, cada dia mais a qualidade estará sendo comprometida, mesmo porque profissional bem pago consegue evoluir, entregar, estudar, se aprimorar e repassar tudo isto a sua empresa e ao mercado. É uma VERGONHA os salários e políticas praticadas, e depende de nós mudarmos esta cultura de país de 3º. mundo, até lá, nunca seremos páreo para os Indianos, mesmo que queiramos... Infelizmente!

    Nós temos que brigar pelos nossos direitos e pela nossa "categoria", pois ninguém o fará por nós, e a rede de exploração de trabalho "quase escravo" continuará a prosperar, lucrando mundos e fundos sobre os mal informados e indefesos até então, profissionais de TI.

    Vamos à luta!!!


13/07/09, 22:27:53: Fernando fernando.kassiano@gmail.com - IP : 189.78.226****
    Bom, eu honestamente não conheço o trabalho dos indianos nem dos chineses. Mas acredito que os profissionais de TI brasileiros não devem em nada, são em grande parte motivados e apesar de muitos não serem tão bem capacitados (digo , formados em faculdades ou cursos caros) ao menos possuem grande expertise no que fazem e tem bom jogo de cintura. Também tenho notado que parte destes profissionais tem se interessado cada vez mais na qualidade do que produzem e buscado informações sobre boas práticas de programação e novas metodologias.

    Faltar realmente partir de cima (empresas e governo)explorar todo esse potencial brasileiro de forma benéfica.


13/07/09, 17:13:04: carlos - IP : 189.62.1****
    andei lendo alguns comentários e muitos confundem india e china como mão de obra barata, não é bem assim, eles cobram caro e muito caro, a vantagem é que buscam entregar os projetos nos prazos, mas não conseguem, esse é o lobby deles, fazer no prazo e num preço competitivo, aqui não existe esse conceito, aqui são consultorias abusadas explorando a mão de obra qualificada e sempre desqualificando os profissionais, passando uma imagem de desorganização e falta de profissionais, enquanto lá fazem uma imagem contrária a esta.

    veja a matéria da info exame de hoje da IT JOB sobre profissionais qualificados, eles existem, mas os salários oferecidos não estão atraindo esta turma que já esta consolidada.

    eu sou um deles, não saiu de onde estou por menos de 7mil e ainda no máximo há 15km de casa.


13/07/09, 14:36:32: Marcelo Godoy - IP : 189.120.23****
    Eu acho que não e espero honestamente que não. Trabalhei num projeto de uma grande empresa com membros da Índia e da China (cada qual residente em seu próprio país) e fui testemunha da jornada de trabalho ainda mais escravista do que a que estamos submetidos hoje. E com salários ainda menores.

    Nosso mercado de TI, mesmo ainda desorganizado, cresceu muito, mas essa não é a principal força de trabalho do Brasil, cujo principal produto de exportação vem da agropecuária e de bens minerais.

    Temos que entender que, sempre que compararmos o Brasil com outros emergentes, que o papel em que ele se encaixa (principalmente na dita "Globalização" e divisão mundial da economia e do mercado de trabalho). Que embora o mercado de prestação de serviços cresça aqui, que essa não é o principal insumo que o mundo consome do Brasil.

    Desejo que o Brasil, nossos dirigentes, empresários e profissionais usem essa força cada vez mais em prol do mercado interno. Nosso país ganharia muito com isso, principalmente porque somos deficitários em infraestrutura. Esperar somente de parcerias estrangeiras possibilidades de grandes de negócios é um pensamento retrógrado. Sem mencionar que nossos profissionais estão habituados a exigências desumanas de trabalho não regulamentado e de horas longas de trabalho. Isso tem que acabar. Copiar o modelo estrangeiro mais do que nunca é seguir esse caminho obscuro.

    Espero que todo mundo reflita muito sobre esse assunto. Acho o muito importante.


13/07/09, 14:28:42: Mauricio - IP : 201.22.98****
    Acredito que o Brasil tem profissionais muito mais qualificados que a India. A grande realidade é que TI ainda é tratada como custo e não beneficio em todo lugar. Então vamos joga-se o custo onde é mais barato (mão de obra abundante). Percebo que em todos lugares onde trabalhei existem os mesmos projetos milionários que emperram, projetos que existem somente para justificar o budget do próximo ano, etc. Atualmente trabalho com indianos. Eles não entregam absolutamente nada em um tempo aceitável, são extremamente burocraticos e se amarram em processos. O dia em que TI for considerado beneficio e as companhias derem mais valor para o "delivery" ao invés do "save cost" o Brasil pode dominar facilmente o mercado de TI. Não se iludam com o "Indingles" incompreensivel deles ou pelo mito deles serem ótimos desenvolvedores.

13/07/09, 11:04:08: Leonardo - IP : 189.107.132****
    Depende do nível de qualidade de serviços/custo exigido pelo mercado off-shore.

12/07/09, 17:50:57: cwlo - IP : 209.114.234****
    Concordo com alguns comentários que o brasileiro tem bom potencial para o inglês. O problema é que na maioria das vezes, só fica nisso. O indiano "padrão", com seu inglês "quadrado", não tem a intenção de ficar limitado ao seu mercado interno. O brasileiro muitas vezes é um bom técnico mas ao longo da carreira não investe no inglês (ou espanhol), ficando limitado ao mercado interno.

12/07/09, 17:03:36: Carlos - IP : 201.95.64****
    A verdadeira vantagem dos indianos é que o governo do país e a sociedade em geral investe na formação e dá incentivos para as empresas de TI. Ao contrário do nosso querido país onde formação é privilégio de quem póde pagar cursos caríssimos ou estudar em boas escolas para entrar na USP ou UNICAMP (com algumas exceções é claro). E o nosso querido governo aos invés de garantir incentivo as empresas de TI, não, cobra é mais impostos destas empresas. E ainda assim é um dos países que tem a melhor mão de obra em TI, que infelizmente é explorada por multinacionais e consultorias picaretas(com algumas raras exceções é claro); e devido a isto não temos um mercado mais forte.

12/07/09, 16:55:45: Carlos - IP : 201.95.64****
    kkkkk, quem pensa que indiano fala inglês muito bem está muito enganado. Trabalhei por alguns anos com indianos e chineses e eles falam um inglês péssimo; qualquer brasileiro consegue falar muito melhor se estudar um pouco e se dedicar. Os indianos falam inglês misturado com seus dialetos milenares e com um sotaque incompreensível, quem já falou com indianos na Índia sabe bem do que eu estou falando; os únicos que falam bem são os que já vivem ou viveram nos EUA ou na Inglaterra. Os chineses também falam com um sotaque incompreensível, com exceção dos que são de Hong Kong ou já moraram fora. Por isso esta idéia de que eles tem alguma vantagem por falarem inglês nativo ou melhor que outros países é apenas um mito. Eles não tem esta vantagem, ou quem quiser que acredite nisso... kkkk

12/07/09, 15:22:03: Rickys - IP : 201.22.109****
    Se depender do governo pra relaxar as leis trabalhistas e diminuir a carga tributária pra conquistar o mercado, vai ser bem dificil, a cada imposto que o brasileiro paga a mais, é investido em mansões e hoteis bilionários, sem contar com as passagens aéreas e as pizzas de calabresas. E ainda querem acabar com os feriados nacionais. Com certeza o governo não tem culpa nada.

12/07/09, 02:56:53: Edgar - IP : 201.1.25****
    Na verdade a parcela de serviços de TI que um país ou outro pode conquistar é formada pela equação que trará menor custo.

    O brasileiro tem vantagens como fuso (se considerar o mercado norte-americano é menor) falamos melhor inglês (nosso sotaque é melhor) somos bastante criativos mas acho que as vantagens acabam aí.

    A Índia iniciou há mais de 25 anos uma revolução na educação, todos falam inglês, custo de vida menor (considerando offshore de recursos) são tão flexíveis e trabalham bem em time, assim como o brasileiro.

    Levando em consideraçào que a população da Índia é 5 vezes maior, minha opinião é de que o Brasil pode conquistar sim uma parcela, mas será de forma modesta, pouco representativa. Não creio em uma grande mudanças neste quadro pois, elas requerem grande investimento e à longo prazo do governo.


11/07/09, 19:09:28: Marco - IP : 200.99.3****
    Se o Brasil(leia-se as empresas, não nós profissionais) quiser implementar o modelo de salários proximos de zero, não se importar com a qualidade do serviço e continuar a nos tratar com tamanho desrespeito com tem feito até agora, com certeza ele já chegou lá. Infelizmente a categoria é muito desunida, senão isso já teria mudado de alguma forma.

11/07/09, 17:59:48: Junior - IP : 201.1.80****
    Obrigado João Ninguem por ter postado o melhor e mais sensato comentário sobre esta questão. E vamos lá gente, pensar que é tudo culpa do governo, que o governo deveria fazer tudo é muito comodismo. Hoje ninguém precisa de mais do que um computador pra aprender com um custo muito baixo. O que o governo precisa fazer mesmo é relaxar as leis trabalhistas e diminuir a carga tributária. São essas as coisas que os investidores lá foram encontram como barreira para tentar algo de baixo custo aqui.

11/07/09, 16:29:16: João ninguém - IP : 201.76.25****
    É uma pena que o nosso país queira ser uma Índia ou China, que dependem de mão-de-obra barata para venderem serviços de TI. Não estou dizendo que os indianos ou chineses não sejam qualificados. Estou dizendo que esse modelo faz parte da concepção liberal-pré-crise de transferir o trabalho boçal para os países em desenvolvimento, enquanto a cereja do bolo fica para os EUA e Europa. Deveríamos lutar por uma política em TI inovadora, cujo foco seria o cérebro e não as mãos. Em pleno século XXI ainda não conseguimos automatizar a linha de produção de software, somos dependentes dos modelos fabrís centenários que incorrem sempre em retrabalho e baixa qualidade.

10/07/09, 18:03:43: Fábio Marinho - IP : 189.80.11****
    Existe um mito de que os Indianos seriam mestres do desenvolvimento e software, por isso tem grande alarde sobre a india, um fato interessante foi que o google alterou a base de desenvolvimento do orkut da índia, para o brasil(Belo Horizonte) e sabem pq, pq além do brasil ter uma base maior de usuários, o mercado brasileiro tem um potencial melhor de desenvolvimento na plataforma .NET do que os indianos. Fora os Estados unidos, o Brasil é considerado o mercado onde se tem os melhores profissionais da plataforma .net. Na india a formação deles se concentra muito em php e java, e ainda assim desenvolvem muito bloatware. E acho que primeiro tem que se criar software para o mercado interno, depoi pensar em mercado externo, temos que nos tornar independente de soluções estrangeiras, pelo menos em aplicações web, games, dispositivos moveis e etc.

10/07/09, 10:55:43: Marcos - IP : 200.171.230****
    O trunfo da India é que a populacão tem o inglês nativo e mão de obra barata.

    Dificilmente o Brasil vai atrair grandes investimentos em centros de desenvolvimento de SW, Call Centers,etc. O que vai acontecer e que ja esta acontencendo, é que quando a India nao tiver condições de atender a demanda, outros paizes absorvem o que eles chamam de "Falta de mão de obra qualificada", mas com um custo bem superior devido a leis trabalhistas e salarios mais elevados.


10/07/09, 00:13:31: Ricks - IP : 201.22.104****
    Se o governo não consegue resolver probleminhas do cotidiano, é óbvio que com TI vai ser um desastre. La ninguem vive sem um tostão a mais no bolso. Mexe com o dinheiro do povo sem ter ensino superior completo (ou incompleto). Trabalha pouco e ainda quer ficar rico.

9/07/09, 16:27:11: Marcelo - IP : 187.42.****
    O profissional de TI está muito prejudicado e sempre é visto como custo para as empresas. Isso devido ao triste fato de contratos astronomicos fechados com as empresas, cobrando até R$200,00 a hora de um profissional BEA por exemplo. E no fim das contas o profissional recebe R$40,00 e a consultoria e o financeiro da empresa contratante dividem os lucros..e a lei do dinheirinho por fora para quem contrata..por isso o pobre coitado de TI acaba levando na cabeça.

9/07/09, 03:58:44: Fábio Marinho - IP : 189.32.144****
    cometi um erro, na india um salario de 1.000 dólares tá um pouco além da do que é realmente, li uma vez que o salario medio de um desenvolvedor java na india é de 700 dólares mensais. enquanto que nos EUA um desenvolvedor jr java em média ganha 5.000 dólares e quato mais experiente o cara maior vai ficando o salario. agora compare os salarios, uma diferença de 4.300 dolares. imagine isso numa softhouse mediana com 300 desenvolvedores. e muita grana. na hora de mostrar o preço final, não tem como não ganhar as disputas. o barato sai caro, ganham vendendo um software de segunda linha, e também, ganham dando o suporte!!

9/07/09, 03:53:05: Fábio Marinho - IP : 189.32.144****
    Eu mesmo, certificado microsoft, quando não tinha a certificação, as empress me cobravam, para que eu pudesse ganhar o salario de 2 mil. agora que tenho as empresas questionam o salario alto, pois como o windows é muito popular, podem conseguir um profissional que faça a mesma coisa pela metado do preço. não deixa de ser uma meia verdade, pois realmente é popular, é facil usar, mas também é facil dar problema, e nem todo problema pode ser solucionando formatando o disco, como ocorre em várias empresas. Não é tão facil como parece. as empresas preferem economizar, geralmente pois algumas delas não tem pessoas que possam ajudar ou até mesmo falta de pessoal especializado em ti. a muljher do rh pergunta pro colega o que deve colocar no cargo para que os profissionais mandem o curriculo para vaga, como não sabe, procurae acha a palavra MCP. quando descobre que estas 3 letras vao ter que proporcionar um bom salario começam a provar do prorio veneno. " quero um profisional qualificado, mas que aceite a ganhar pouco.."

9/07/09, 03:46:20: Fábio Marinho - IP : 189.32.144****
    Olha, o fator chave é o custo, o custo é muito mais baixo la na india, tem menos impostos, o custo de vida de um indiano é muito menor do que um brasileiro, se sujeita a ganhar um salário de 1.000 dólares mensais pra desenvolver um software. trabalho numa empresa que usa softwares de uma empresa indiana, não que sejamos melhores que a india, porém a maioria dos softwares que eles fazem , tem muitos problemas, muitos bugs, e vendem a um preço relativamente baixo, para depois ganhar com suporte. è como um rapaz ae falou, o software deles nem é isso tudo. Existem grandes desenvolvedores que nem chegaram a cursar uma faculdade, tudo e muito relativo. o nosso grande problema é focar em produtos de ti e não em tecnologia, por isso vemos muitos profissionais se matando para tirar certificações em java, oracle, cisco, microsoft. Se focassemos durante a faculdade ou cursos como as coisas funcionam, como fazer funcionar, como criar, teríamos mais chances até para o nosso mercado interno. um grande problema que enfrentamos hoje, são os pseudo profissionais de ti, acham que vão trabalhar na area de ti ficando no orkut e no msn e desfragmentando o windows, ti e uma area além disso. o mercado acaba ficando valorizado por baixo!

8/07/09, 12:12:07: Flávio - IP : 201.16.248****
    No Brasil o custo é todo do profissional :


    R$ 50.000 - formação em uma boa faculdade

    R$ 40.000 - Obter inglês fluente

    R$ 10.000 - uma ou duas boas certificações.


    Poucos são os que podem bancar sozinhos este tipo de investimento. Os felizardos conseguem tirar R$ 4.000 liquidos por mês e em cerca de dois anos já conseguem amortizar o investimento.

    Conclusão, as empresas e o governo precisam investir junto com o profissional. Dizer depois que não existe profissional qualificado é sacanagem, parece que a culpa é só dos profissionais de TI.


8/07/09, 11:24:04: Luís Oliveira - IP : 189.25.9****
    Esta conversa sobre preços baixos dos Serviços dos indianos afetando interesses brasileiros é pura picaretagem. As empresas brasileiras não tem hábito de competir porque temos uma cultura de ganhar concorrencias por lobby. Nossas empresas de serviços de TI em época de mercado aquecido pensam exclusivamente em abrir filiais em Londres, Paris e NY. Em situação de mercado desaquecido querem simplemente demitir todos os funcionários das filiais. O brasileiro, em especial na área de TI, é um dos que mais trabalha e um dos que menos produz. Este fato está associado à baixa qualificação dos nossos profissionais. Na India governo e empresas atuam em conjunto para dar qualificação aos profissionais. O resultado desta parceria é eficiência que reduz custos.


8/07/09, 09:31:13: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 201.0.7****
    O Brasil é um país com um potencial enorme, a qualidade dos serviços supera o valor, qualquer cliente com bom senso descobre isso. Por este e outro motivo, devemos nos qualificar e nos apresentar para o MUNDO, como o grande país com grandes pessoas que temos

8/07/09, 09:08:39: Andre Bonatti andre.bonatti@bt.com - IP : 189.96.154****
    Srs, Tenho trabalhado em global services providers onde existem empresas indianas trabalhando e está claro a diferença da qualidade de serviço onde o Brasil e outros paises são indubitavelmente superiores. No mercado globalizado fica dificil disputar com os baixos custos asiaticos. O que os brasileiros precisam é focar na qualidade se especializando, inclusive em linguas, e deixar o trabalho braçal para estas empresas, ficando assim com a porção que realmente agrega valor.

7/07/09, 21:29:50: E. Alvarenga - IP : 201.87.****
    Fui demitido na semana passada de uma multinacional. Esta empresa presta serviços para clientes nos EUA usando equipes locais, brasileiras e indianas.

    E adivinha qual foi o motivo da minha demissão? Corte de custos!!! Ou seja, de que adianta ter um profissional com 10 anos de experiência, inglês fluente e muito a agregar pela empresa se um indiano faz a mesma coisa por 1/4 do preço ?

    Simplesmente minha área acabou no Brasil -- os executivos decidiram usar somente os recursos da Índia.


7/07/09, 18:31:16: Manoel Garcia - IP : 189.29.209****
    Os brasileiros teem skill tecnico e habilidade em serviços, mas ainda falta a conciencia de um estudo aprofundado em uma 2.lingua (ingles, espanhol e até mandarim). Quando chegarmos nesse ponto, seremos o melhor país para suporte a OFFSHORE.

7/07/09, 16:51:26: CWLO - IP : 200.157.8****
    Infelizmente o fator é o preço...... enquanto os indianos, chineses (africanos quem sabe um dia) tiverem o fator preço baixo, fica difécil concorrer......... e temos que tomar cuidado em ficar enfatizando o "jeitinho" brasileiro como virtude...... é o "jeitinho" que justifica a picaretagem e a pirataria.... em TI especificamente. o "jeitinho" se apresenta, como estamos cansados de ver, nos projetos vendidos a preço de banana, sem planejamento, sem recursos adequados, com programador fazendo trabalho de analista, etc. .... E o inglês também vira uma barreira. Enquanto não tivermos o estudo do inglês (e do espanhol) realmente desenvolvidos em nossa formação, como se espera interagir com mercados internacionais ? Usando Google Translate ?

7/07/09, 16:42:25: Carlos - IP : 200.157.8****
    Acho que o pessoal está se confundindo nas respostas...... devido a formulação da pergunta........ pelo que entendi a pergunta é se o Brasil consegue concorrer com a Índia no mercado global de TI....

7/07/09, 16:39:16: HJUNIOR - IP : 201.92.194****
    Facilmente, visto a grande proximidade do fuso horário ao mercado americano e europeu. Nosso jogo de cintura e flexibilidade faz a diferença.

    Não podemos deixar que nossos preços seja baixados aos níveis indianos ou chineses, que são pifios.


7/07/09, 10:53:43: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 200.183.0****
    A india tem uma populacao muito maior que a brasileira, portanto tem muito mais gente para oferecer que o brasil. Tem a questao que o idioma ingles faz parte da formacao dos indoanos desde a infancia, por isso apesar do sotaque, praticamente todo indiano fala ingles. Outra coisa que vai contra o Brasil, esta no fato que aqui nao existe desenvolvimento de software, o que existe sao manutencoes meio que remendadas em software importado, portanto apesar de existirem brasileiros com uma boa formacao em informatica, nossa experiencia com produtos produzidos no Brasil nem comecou ainda. Portanto, a unica maneira de melhorarmos nossa imagem como prpfissionais de informatica perante o mundo, principalmente estados unidos e europa, tera de vir de alguma empresa gigante no ramo ou do governo, atraves de investimento pesado e em larga escala, porque ninguem vai trazer produtos e servicos pro brasil somente por causa de nossas belas praias e mulheres gostosas... isso eles ja conseguem ter nas ferias... atraves do turismo...

7/07/09, 10:19:53: Fernando fernando-andre@superig.com.br - IP : 200.183.0****
    A india tem uma populacao muito maior que a brasileira, portanto tem muito mais gente para oferecer que o brasil. Tem a questao que o idioma ingles faz parte da formacao dos indoanos desde a infancia, por isso apesar do sotaque, praticamente todo indiano fala ingles. Outra coisa que vai contra o Brasil, esta no fato que aqui nao existe desenvolvimento de software, o que existe sao manutencoes meio que remendadas em software importado, portanto apesar de existirem brasileiros com uma boa formacao em informatica, nossa experiencia com produtos produzidos no Brasil nem comecou ainda. Portanto, a unica maneira de melhorarmos nossa imagem como prpfissionais de informatica perante o mundo, principalmente estados unidos e europa, tera de vir de alguma empresa gigante no ramo ou do governo, atraves de investimento pesado e em larga escala, porque ninguem vai trazer produtos e servicos pro brasil somente por causa de nossas belas praias e mulheres gostosas... isso eles ja conseguem ter nas ferias... atraves do turismo...

7/07/09, 10:04:56: Ricardo/RS - IP : 201.22.21****
    pois eh... num país onde o salário de um professor chega a ser inferior ao custo de um presidiário, não tem o que comentar... gostaria apenas de complementar e concordar com os comentários dos colegas, de que as maiores desvantagens/dificuldades no mercado brasileiro se encontra mesmo na P#t@ carga tributária, e na precariedade da educação...

6/07/09, 23:07:35: Leonardo - IP : 187.13.14****
    Escrevo por experiência, trabalho em uma empresa que tem contratado muitos indianos. O motivo? Preço, quem manda na empresa são os acionistas, não o seu gerente imediato. E na questão custo, a India está muito à nossa frente, profissionais que custam menos, menos impostos para pagar - aqui no Brasil um funcionário CLT custa 1,8 do valor do salário que recebe em carteira - fora os incentivos que o governo indiano oferece. Na questão da qualidade, vejo que somos bem melhores, no idioma inglês os indianos tem um sotaque muito carregado e muitas vezes não são compreendidos pelos americanos, mas também conheço muitos brasileiros fracos no idioma inglês. Deficiências à parte, o fator custo é o que faz com que a India abocanhe cada vez mais o mercado mundial...Resumindo, é preciso desonerar as empresas e criar incentivos para os profissionais de TI do Brasil para continuarmos na briga com os Indianos, caso contrário...perderemos. Também é preciso que acabe essa onda de qualquer um ser da área de TI, um analista de sistemas por exemplo não poderá ser um administrador de empresas se fizer uma pós graduação nessa área, mas a recíproca não é veradeira.

6/07/09, 22:26:05: Evaldo Junior - IP : 187.37.13****
    O Brasil tem total condições de atender o mercado indiano, da mesma forma que atende o americano e europeu, o analista de sistemas brasileiro, é o mais criativo do mundo, foi visto dessa forma pelos americanos e europeus, e vai ser visto assim pelos indianos, ou já é. Agora a forte formação acadêmica dos indianos que há anos tem um índice de analfabetismo baixíssimo. e o Brasil que nos últimos 10 começou a baixar, não é só na área de ti que os indianos tem boas faculdades, nas outras áreas também, e para ser sincero, pode ser feito um intercâmbio, acredito que nas outras áreas, assim como na nossa deve ser comparado os salários, no nível produtividade, os indianos fazem trabalho semelhante ao nosso com uma remuneração muito mais baixa, o que sou contra, pois sempre é o profissional de ti que paga o pato, situação de exemplo: um profissional indiano faz o mesmo trabalho que o seu e ganha 60% a menos, o indiano da área de ti, nas outras áreas os órgãos reguladores não permitem que haja diferença salarial tão grande isso preserva o emprego dos brasileiros, e faz que não contratem outras estrangeiros, só que na nossa área isso é um problema, não esquecendo nosso sindicato só fiscaliza e protege quem é sindicalizado, quem trabalha como autônomo, não está protegido por ele e corre o risco de competir de igual para igual com estrangeiros, sem proteção e fiscalização de ninguém, aí vai ser uma disputa desleal. Temos de arrumar uma forma de nos protegermos.

6/07/09, 22:23:27: Ricardo - IP : 201.13.12****
    A resposta é sim, e cresce a cada dia. E mais, não só o Indiano, mas o mexicano, americano, europeu e por aí a fora... Justamente por que já estamos ganhando projetos da India, China, Colômbia, etc... E também perdendo... É claro que se os brasileiros fossem exímios na língua Inglesa, com certeza já seriamos os primeiros... Pentacampeões... abraços a todos os brasileiros.. e vc aí dono de empresas de TI, gerentes de contas.. procurem por projetos no exterior e nos aloquem,....pois experiência é a alma do negócio.... Abraços..

6/07/09, 19:13:48: Atilio - IP : 189.78.2****
    A pergunta e o Brasil, entenda-se a pergunta ( empresas privadas e não governamentais ), sim tem condições e muito, pois os indianos possuem forte formação academica, porem não tem pratica, e os brasileiros tambem tem boa formação e muita pratica alem do famoso jogo de cintura que os estangeiros não conseguem entender. Algumas consultorias especializadas em selecionar executivos para mandar ao exterior estão trabalhando a todo vapor, pois a deficiencia dos estrangeiros ter o jogo de sintura, obrigam-os a buscar talendos em outros paises para assumir posto estrategicos e ate mesmo diretorias e presidencias, basta apenas saber onde procurar. Abraços à todos.

6/07/09, 17:20:56: Viviane - IP : 201.95.109****
    Concordo plenamente com o comentário de : 5/07/09, 09:19:37: Consultor de TI - IP : 201.19.121.

    Para acontecer isso, primeiro teríamos que ter incentivo do governo, ter boas faculdades e inglês ou espanhol fluente coisa que não temos em escolas publicas e em algumas escolas particulares.

    Grande parte dos profissionais não tem uma segunda língua fluente e isso é um empecilho, não por que os profissionais são ruins, mas por que a nossa cultura de ensino é péssima. São muitos os excluídos neste país, o profissional que consegue algo é por mérito próprio, pois incentivos nunca tivemos por parte do governo e das empresas. É óbvio que não podemos esperar muito, pois qualquer um consegue entrar no meio político e o pior se eleger.

    E por outro lado, sofremos com o modismo. Tudo que entra na moda temos que correr atrás e ainda ser especialista. É difícil ser especialista em um segmento ou tecnologia, pois as empresas querem um faz tudo, um quebra-galho, que saiba e muito bem processos, redes, segurança, programação, Microsoft e etc. Quem tenta saber tudo acaba não sabendo nada.

    Já vi vagas de empregos que o profissional para conseguir a vaga tinha que ter as seguintes certificações: MCSE, CCIE, LPI, PMP, ITIL, Cobit e com um salário ridículo. Isso não existe! A pessoa pode até conseguir tirar várias certificações em várias tecnologias e segmentos, mas isso não significa que ela é especialista em tudo pelo contrário ela entra em parafuso.

    É como médico, cada um exerce sua especialidade. Não existe em médico faz tudo e se existisse imagine o caos que seria. É o que acontece na área de TI.

    Saber de tudo de forma geral é uma coisa e ser especialista é outra.

    Enfim, o governo e as empresas teriam que incentivar para que isso aconteça.

    Sem mais.


6/07/09, 11:07:54: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 189.47.144****
    Acredito que não. Mas não por motivos ténicos, mas por outras duas coisas:

    -a barreira do idioma; -a barreira cultural (os indianos conhecem muito mais da cultura de outros países do que nós).


6/07/09, 02:54:29: Ricks - IP : 201.47.11****
    Se pagar R$ 100,00 por mes pra cada funcionario brasileiro em TI, com certeza conquista.

5/07/09, 21:01:11: zemorto - IP : 189.32.7****
    o brasil esta no meio de uma revolucao socialista. vc ta ai estudando feito loco coisas que os americano inventa ganhando 100 mil dolares ano, os cara trabalha que nem loco tao ganhando a beca, e vc cidadao tupiniquin ta preocupado em parecer inteligente pra assespro que ta loca pra pagar 1200 pra todo mundo e se puder sem clt...que deus abencoe vc..............

5/07/09, 19:30:41: Marinete marinetea@hotmail.com - IP : 201.80.3****
    As maiores empresas prestadoras de serviço na área de TI do mundo são indianas. POR CAUSA DA MA QUALIDADE dos entregáveis - que os indianos soltam para seus clientes, as empresas internacionais que contrataram serviços com os indianas, estão preferindo dividir uma peguena fatia do bolo e alocando empresas brasileiras prestadoras de serviço na área de TI, devido a a qualidade da mão-de-obra de nossos profissionais, a versatilidade, o dinamismo e o jeitinho de ser do brasileiro... Nos tambem podemos chegar la... Pelo menos na qualidade... Marinete


5/07/09, 14:24:29: Reinaldo Costa trekstardespert@gmail.com - IP : 189.19.43****
    De fato, se comparar-mos em termos de desemvolvimento no que tanje a técnologia e seus segmentos, a Índia está a anos luz á nossa frente.

    Não temos comparação.

    Primeiro que em sua cultura ou eles se apegam aos estudos de um modo estruturado e profundo ou eles se apegam a religião com o mesmo processo.

    Desde jovem o profissional em T.I é submetido e um estudo rigoroso e tem todo apoio do governo para lançar ao mundo profissionais excelentes que a Índia vem oferecendo.

    Porém, o Brasil com essa estrutura socioeconomica que dá mais enfase á ene questões e deixa a educação em segundo plano e com isso entra a área de técnologia com as suas lacunas a preencher deixando a desejar assim o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento do Brasil como um todo.

    Então, se o Brasil continuar com esse mesmo segmento em partes ao mercado Índiano, claro que tendemos a crescer. Porém não chegaremos em nenhuma hipótese a termos um desenvolvimento como um todo.


5/07/09, 09:19:37: Consultor de TI - IP : 201.19.121****
    A empresa em que trabalho utiliza programadores indianos. Eles são competentes porque possuem disciplina, estudaram em faculdades que colocam em sua grade curricular cursos como ingles e promove quase todas as certificacoes do mercado. Ou seja, o governo indiano incentiva qualquer pessoa (independente de casta, idade, sexo) a estudar e eles ainda dão uma ajuda de custo que para nós é equivalente ao salario de um profissional pleno. Ou seja, o Brasil com sua politica atual não vai NUNCA vai chegar a ser uma India Latino Americana. Falar que vai fazer é muito facil; o dificil é fazer. Estou com 44 anos, trabalho como Consultor Independente e em varios projetos. O que eu fiz para ficar vivo no mercado? Estudo muito novas tecnologias e certificações. O segredo é esse. A familia? Infelizmente só posso me dedicar full-time no domingo, porque durante a semana dou consultoria de dia (projetos, trabalhos-solo, nas horas vagas estudo, etc...), a noite dou aulas. Sabado dou aula o dia inteiro e a noite estudo para me manter atualizado.

4/07/09, 12:50:42: Carlos - IP : 201.8.400****
    Para que isto fosse possível, o governo deveria investir em melhorar as condições de estudo, mas o resultado eleitoral com o bolsa família chega mais rápido ...

    Já trabalhei em times com pessoas de vários paises, de uma maneira geral, o brasileiro tem alguns traços culturais importantes : trabalha bem em equipe, se ele percebe que alguma coisa esta errada, questiona e tenta fazer melhor, veste a camisa do projeto e se mata, de uma forma até passional, para a coisa dar certo. O americano, por exemplo, faz o que esta escrito no papel, se tiver errado problema seu ...


4/07/09, 12:24:46: Hélio - IP : 200.12.297****
    Para min este é mais um dos mitos que existe na área de TI no Brasil.

    A Índia forma por ano cerca de 200.000 profissionais ligados a TI, fluentes em inglês e com certificações em vários softwares.

    No Brasil, temos um ensino deficiente e poucos profissionais fluentes em inglês. Podemos conquistar apenas um pedaço pequeno e limitado deste mercado.

    Como a Índia tem um amplo domínio nesta área, algumas empresas buscam por uma diversificação na Rússia, China e Brasil, para reduzir a sua dependência da Índia, que já possui alguns problemas como alta rotatividade, elevação dos salários, e etc.

    Ou seja oportunidade existe, mas poucos estão em condições de aproveitar ...


Anteriores:

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?