APinfo - Forum


Fórum : Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

Sugerido por : Hermogenes, Ricardo

Foruns anteriores


5/11/09, 17:34:09: Vitor Almeida vitoralmeidasilva@yahoo.com.br - IP : 200.168.57****
    No momento em que for possível realizar com produtos e serviços da concorrência todas as tarefas (ou as mais importantes) desenvolvidas em ambiente Microsoft com preços convidativos (e ou totalmente gratuitos) e vantagens reais (que realmente compense a troca) com mais confiabilidade e desempenho então é sim. Até lá provavelmente não.

5/11/09, 13:49:00: Ricardo ricardo_a_n@hotmail.com - IP : 189.102.192****
    Já não é como antes, onde só se ouvia falar em Sistemas Microsoft. O reinado está abalado. E é até as pessoas despertarem totalmente para mundo Linux e enxergarão como é muito melhor, usar sistemas sem frescura. Um abraço aos Linuxsenses.

5/11/09, 12:05:07: marcus marcus@santos.sp.gov.br - IP : 201.91.191****
    eu acho que o mercado vai ser competitivo a nível de OS mais pelo resto acho que ainda vamos ouvir falar muito deles ainda, fiquei encantado com o microsoft surface e não acho que alguém tenha bala na agulha para disputar com esse dispositivo. vai ser muito boa a concorrência daqui a uns anos.

5/11/09, 10:39:05: Juca cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.27.53****
    Nesse sentido, creio que enquanto falarmos de máquinas clientes(emresarial) ou doméstica, mesmo que a Microsoft não lance novos produtos atrativos (ainda não testei o 7, mas já ouvi ótimas recomendações), ela tem o XP que vai continua reinando por MUITO tempo. E enquanto falamos no âmbito corporativo, quem terá que tomar cuidado será o Linux. A nova versão do Windows Server 2008 faz coisas que impressionam, como conseguir fazer a transferência de um servidor virtualizado de uma máquina para outra por drag drop. Ou seja, a Microsoft está correndo atrás do prejuízo nesse setor. O que diria a respeito disso é que se o número de administradores de rede que tenham PROFUNDOS conhecimentos de Linux não aumentar sensivelmente nos próximo anos, O Windows Server vai acabar ganhando a parada.

5/11/09, 10:32:16: Juca cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.27.53****
    Na linha de pensamento do Ronaldo Morais. Eu creio que ainda hoje a grande vantagem competitiva dos produtos Microsoft, em especial do pacote Office, seja a marca pioneira . Tudo bem que Lotus123 era líder quando o MS Excel chegou, mas estou me referindo à consolidação de um produto na liderança. Creio que ficará mais claro se disser o seguinte: Você compra BomBrill ou lã de aço? Gilete ou lamina de barbear? Mesmo que te tragam uma Assolan, pra você será BomBrill. Da mesma forma, planilhas eletrônicas são Excel. Que aliás, na minha humilde opinião, foi o produto que consagrou a Microsoft (cuja versão 2003 na minha opinião é o MELHOR produto Microsoft de todos os tempos).

    Falando em mercado doméstico. Creio que não seja o único a já ter ouvido o seguinte. Puxa, tem um windows esquisito instaldo em meu computador (era um Linux...) Essa vantagem, nem a Google vai conseguir tirar.



4/11/09, 21:18:30: Stanley stanley.camara@gmail.com - IP : 187.11.14****
    Acredito que a hegemonia durará ainda alguns anos, porém a presença alternativa ficará cada vez mais forte. Penso também que as duas vertentes coexistirão por muitos e muitos anos.

4/11/09, 20:15:38: Rodolfo - IP : 201.95.10****
    Eu acho que quando a Google lançar seu sitema operacional, que será gratuito, a Microsoft começará a correr riscos, pois se o sistema da google for melhor que o windows todos começaram a ultiliza-lo pelo grande poder de marketing da empresa, além claro de que hoje na minha opnião a Google é a unica empresa que consegue bater de frente com a microsoft. A briga será boa.

4/11/09, 19:29:41: Renato - IP : 187.22.165****
    Enquanto existirem pessoas com pouca ou nenhuma habilidade com lógica e raciocínio, com certeza a MicroSoft continuará prosperando.

    Muitas pessoas não conseguem se virar sozinhas. São iguais a bebês que precisam que outros troquem suas fraldas.

    Mas computadores são iguais a carros: quem não sabe guiar um carro sozinho, fica chupando-dedo, aguardando no ponto de ônibus ou no ponto de táxi...

    Liberdade de Sistema Operacional é o que todos realmente precisam.

    Sou favorável à padrões de S.O. e não à S.Os monopolizados por uma única empresa.

    A hegemonia da MS não durará muito, pois ninguém é bobo de querer ser manipulado. Cada um irá descobri ao seu tempo a forma como estão sendo manipulados. Ninguém irá gostar de saber.

    E aos poucos a MS irá perder seus clientes E a culpa será dela mesma.


4/11/09, 17:57:52: marcos marfcosragazzo@uol.com.br - IP : 189.121.2****
    Pessoal, Veja que comentário legal tirado do forum número 4 do século passado.

    24/12/99, 05:37:48: Luiz Cláudio luizclaudio64@hotmail.com Quem tem o mínimo de conhecimento em informática já sabe que a microsoft só engana!!! O Linux com certeza é superior e eu acho que é uma questao de tempo

    Então eu copmpleto : questão de tempo muuuuioiiito tempo. Esse pessoal de linux : quáquáquá.


4/11/09, 11:13:18: Ricardo/RS - IP : 201.22.21****
    aplicações multiplataforma : enquanto esse tipo de aplicação NÃO dominar o mercado (java ou web, por exemplo), a MS vai ter sua fatia do mercado garantida. Quem sabe uma distribuição Linux realmente otimizada, com a máquina virtual Java embutida diretamente no kernel, fazendo com que aplicações Java sejam mais rápidas e acessíveis. OU a popularização da computação nas nuvens acabe minimizando drasticamente a necessidade de recursos instalados no PC do usuário final... só o tempo dirá.


4/11/09, 08:45:21: Fernando - IP : 187.7.217****
    Eu acredito que não. Ainda mais pelo fato de nos últimos anos entrarem no mercado várias alternativas em open source. Estou acompanhando de perto e vejo cada vez mais empresas usando Linux por exemplo como servidores de mid-size entre outras tecnologias open e frameworks por exemplo.

3/11/09, 11:50:38: Hermogenes - IP : 201.22.96****
    Não, porque a maioria dos softwares estão focados nos SO´s da MS, e no caso do governo cobrar taxas altas em certas licenças/produtos internacionais, neste caso eles estão corretíssimos, o Brasil pra poder crescer tem que aprender a produzir.

3/11/09, 09:09:12: Ronaldo Morais ronaldo@siriusinformatica.com - IP : 201.50.9****
    Olá Pessoal

    Com o objetivo de tentar dar um certo norte ao debate, tentarei relembrar algo que acho importantíssimo. A hegemonia da Microsoft está diretamente ligada a Sistema Opercaional Desktop (Windows) e Aplicativos de Escritório (Pacote Office). A MS nunca liderou o mercado de BD, nem de ferramentas de desenvolvimento, nem serviços de internet (exceção do MSN Messenger), nem servidores de grande porte. Considerando o fato do Linux ter evoluido bastante para o usuário final, o Open Office trazer tudo que a maioria dos usuários de escritório utilizam no MS Office, ambos serem GRATUITOS e a Microsoft, com seus softwares PAGOS ainda liderar o mercado, significa que alguma GRANDE vantagem competitiva os softwares da Microsoft têm. Vocês não acham??? Abraço,


3/11/09, 03:50:20: RVColonelli rvcolonelli@hotmail.com - IP : 187.42.23****
    Não acredito que esteja ameaçada quanto a seus sistemas operacionais .A Microsoft engloba mundo e fundos de sistemas operativos ,como navegação embarcada,telefonia,computação e outros produtos em que seus sistemas funcionam perfeitamente.O pessoal tem ódio da microsoft porque isso incomoda a quem não pode pagar uma licença de seus softwares aqui no Brasil(o que acho um abuso de nosso governo e não da empresa,temos que nos revoltar contra essa politica maldita),só que mesmo assim usou ele pirata e por incrivel que pareça ,ele usou pirata e atualizou.O que pode acontecer é uma união estratégica com alguma das fabricas de HARDWARE que utilizam os SO da microsoft,como DELL,HP,por não possuirem um sistema doméstico e tão vigorante como os SO windows.Um Abraço a todos

2/11/09, 21:16:42: Eduardo Andrade duzackzack@hotmail.com - IP : 189.78.238****
    Claro, pois hoje no planeta a maioria dos servidores já são Unix ou Linux, e em breve Com nosso sistema de Inclusão digital teremos pcs, residenciais rodando Linux também.


2/11/09, 03:12:33: Cristiano - IP : 187.56.215****
    Acredito que por enquanto não e pegando carona na idéia do colega abaixo, se a empresa vier a ser mal administrada, criando produtos que não sejam aprovados pelo grande público, certamente correrá o risco. Eu também estou usando Windows 7 e o achei muito bom. Nele instalei o Oracle e SQL Server, junto com minhas ferramentas de BI, onde o mesmo está trabalhando normalmente tanto em meu Desktop quanto no Notebook.

2/11/09, 03:04:23: My Options - IP : 187.56.215****
    Olá para todos. Como na vida tudo tem 50 de chances de acontecer, o que fará a Microsoft ser ameaçada no mercado poderá ser o fato de não ser bem administrada (acho que a administração dela é bem eficaz, pois é uma empresa), fazendo produtos não atrativos ao público, como exemplo do Windows Vista. Agora, como é engraçado vermos outros colegas que, ou estão entrando na área agora, ou são ignorantes e de mentes pequenas, que nunca mudam a ladainha. A Microsoft é isto, Microsoft é aquilo. Bom, eu trabalho com Oracle e não veria nenhum problema em migrar para SQL Server. Porém, sou mais viciado ao BD da Oracle. Agora, caros colegas, deixem de ser ignorantes. Mudem o pensamento. Aos que vão chegando agora, não julguem dados por boatos.

    Para finalizar, gostei bastante do Windows 7, sendo muito estável. Acredito que a Microsoft acertou desta vez.


1/11/09, 23:03:42: miguel - IP : 200.160.74****
    Ameaças, existem. Esse é o papel delas. Mas tudo o que as concorrentes podem, a gigante também pode.

1/11/09, 05:05:20: Juca cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.26.46****
    Creio que um ponto fundamental, foi tocado pelo Luciano Peres mas ainda não foi bem discutido. O fracasso do Vista, não se deu simplesmente por conta da sua inegável precariedade. Se deu principalmente por conta do XP. A pessoa pensa, o que eu faço no Vista que não faço no XP? (a pergunta feita pelo Luciano foi essa) O Windows7 tem tudo pra poder lavar a roupa suja que o Vista deixou, mas até então, não se vê uma migração de sistemas operancionais intra Microsoft. Sem contar os inúmeros casos conhecidos de downgrade. A pessoa compra a máquina com o Vista e volta pro XP (ou outro S.O.) Pra mim, o produto doméstico mais bem sucedido da Microsoft continua sendo o XP. Porém, ao contrário do que foi dito em um dos comentário (perdão por não ter o nome da pessoa) a presença do Linux não é tão maciça no âmbito governamental, tampouco a da Microsoft se reduziu tanto assim. Como exemplo, eu diria o seguinte: Eu trabalho pro Tribunal de Justiça. TODAS as máquinas clientes são XP e os sistemas são .NET (aspx). O imposto de renda, tem uma versão em Java (o que dispensaria qualquer outra versão), mas continua tendo o windowsForms também.E grande parte da aproximação do governo com o Linux a bem da verdade ocorreu por conta do J-Ginga.

1/11/09, 03:44:48: Anibal amarquesbra@gmail.com - IP : 189.19.157****
    Se o cliente quer M$ saibamos M$. Um dia ele pode migrar pra um Linux e vice-versa.

    Então, o bom profissional tem que conhecer ambas plataformas justamente para ter discernimento.

    Acho que o profissional de informática deve ter um Linux como Debian, padrão para suas máquinas particulares (pode ser RedHat, Slack, e tudo o mais de bão em programática, é que Debian é genuinamente free, tanto que nem usa mozilla e sim Iceweasel que é o free do free) e penso que deve utilizar sim M$ pra se manter atualizado apesar que não terá 23.000 Softwares disponíveis para pesquisa e aprimoramento pessoal como no Windows em que se limita muito sua formação.

    Sugestão: utilizem Windows XP Prof de preferência mínima em um VirtualBox, QEMU, Xen ou outra ferramenta de virtualização dentro de sua distro Linux.

    Exemplos tem aos montes de profissionais radicais, xiitas mesmo, achando que isso ou aquilo devem ou não, vão ou não imperar. Ué, quem manda nisso não é a M$ nem o mundo Open Source mas a cabeça do user. s



31/10/09, 13:51:20: Arlindo F. - IP : 189.54.22****
    Claro que há: LINUX.

    Se você ainda não conhece ou nunca usou LINUX, faça um curso: https://www.sjc.unifesp.br/pinguim/ . Custa R$ 10,00.

    Você pode nunca mais usar o Windows.

    Arlindo Flavio da Conceição. Professor da Federal de São Paulo.


30/10/09, 11:07:57: Genival J - IP : 187.27.151****
    O Império Microsoft vai cair... O Ubuntu veio pra ficar.. A IBM e a Dell já se juntaram com a Canonical. A segurança é indiscútivel, 90 dos WebSites do Mundo usa o Apache em Linux. Os melhores Firewalls são linux. Celulares são java e Linux. Na lista de empresas Mundiais a Google é a primeira e vem com outro linux por ai.. Em casa e nas casas dos meus colegas o ubuntu manda.. Estamos dissiminando o ubuntu. No governo o linux manda..o Exercito/Marinha/Aviação usa linux... Vamos virar a mesa...seja livre use linux. A oracle possui a Sun com o Solaris e OpenSolaris.. A IBM usa o RedHat e o UBUNTU juntamente com o UNIX AIX. Nos EUA quem manda é a Apple e o Linux.

29/10/09, 10:33:56: Marcos - IP : 189.19.239****
    Creio que com o orçcamento que ela possui para desenvolvimento de projetos isso seja uma tarefa ** praticamente impossível **. O pior é que ela possui dinheiro suficiente para ** comprar ** quaisquer analistas e tecnologias ao redor do mundo (todo mundo tem suas contas para pagar ....)

    Acho que também a iniciativa Open Source acaba sendo utilizada indiscriminadamente pela Microsoft que se apropria de idéias e fontes abertos e lança produtos Copyright utilizando esses fontes ... de onde que vcs acham que o managed code do .NET veio ? .... qualquer programador java que se preze quando precisa fazer algo em .NET faz com o pé nas costas ... nem preciso falar mais nada ....


28/10/09, 14:09:43: Carlos - IP : 189.39.49****
    Acredito o risco para Microsoft sejam prejuízos de imagem devido a erros como o do Windows Vista e também na falta de soluções enterprise . Recentemente conversei com um pessoal que migrou um sistema complexo de Delphi para .NET e depois abandanou o .NET refazando o projeto em Java. Não foi uma questão subjetiva de achar uma tecnologia melhor ou pior. Mas principalmente porque a arquitetura Java (e também os profissionais) se mostraram com mais maturidade e capacidade de implementar uma solução escalável..... Infelizmente em tudo que a Microsoft oferece, costuma parecer um brinquedinho : tudo fácil, rápido, bonito e um ano depois aquela coisa super-legal já ficou obsoleta em função de outra .... Interessante, por exemplo, como hoje o uso de um browser não-Microsoft (normalmente o FireFox) já se tornou um padrão bastante aceito (https://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp) .... A boa notícia para quem trabalha com a Microsoft é que com certeza ela não vai desaparecer, talvez leve algum tombo , como a IBM nos anos 80 e tenha que se reinventar..... Eu prefiro não ser 8 ou 80, atualmente trabalho bastante focado em plataforma Microsoft, mas tento ficar atento ao comportamento do mercado (por exemplo não me arrisquei a usar Windows Vista nem no trabalho nem em casa, achei que não valia a pena e o esforço).... Abraço

28/10/09, 13:25:31: Douglas - IP : 201.68.12****
    Como esse M$ não sabe o que fala, deve viver em outro mundo, porque mercado corporativo só utiliza Microsoft, com Active Directory e Exchange, salve algumas exceções com Linux/QMail ou Postfix, mas 90 é Microsoft, e mesmo em grandes corporações, falo isto com 20 anos de experiência a Microsoft sempre está presente, seja com NLB, Cluster, Exchange ou IIS, claro que banco existe uma tendência por Oracle em grande porte, mas ainda assim SQL é bem aceito. Com relação a alto número de transações, sempre é utilizado Unix e/ou Mainframe, mas cada um no seu melhor. Tratar a Microsoft com descaso é o mesmo que dar um tiro no pé, ainda mais um profissionai de TI. Vejo que ainda hoje tem gente que não sabe do que fala, fala por falar e fala errado, afinal, ter visão não é um atributo de todos.

27/10/09, 17:22:35: M$ - IP : 189.109.43****
    Ameaça a hegemonia da Microsoft, nossa cada pergunta que eu vejo nestes Foruns, parece piada de algum parceiro M$. Empresa de TI que presto suporte a mais de 300 clientes no setor de TI, não existe tecnologia alguma M$, o que vejo muito é M$ nas estações quanto a isso cada um tem seu gosto e isso não se discute. Em Rede vejo muito Cisco/3com/Juniper/Huawei, Servidores Unix/Linux/Solaris/HP-UX, Firewall vejo Iptables,Sonicwall,CheckPoint, Emails vejo muito Linux e derivados, BD é Oracle depois vem outros mas o da M$ não esta no topo, de resto o que sobra são softwares para usuários e antivírus para estações. Abraços e mudem estes temas do Forum, todo momento é a mesma pergunta.


27/10/09, 14:50:14: Eduardo - IP : 187.22.167****
    Enquanto a Microsoft manter a política de Código Proprietário, todos estarão perdendo. Embora esteja havendo uma abertura gradual, inicialmente nas universidades, é fundamental que os produtos da MS (Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Linguagens, Softwares e aplicativos diversos) tenham código aberto para que haja uma livre competitividade no mercado. Não há motivos para que o pessoal da MS continuem mantendo esta política! A única ameaça que existe é esta!

27/10/09, 11:33:55: Rafael rafael_tgrci@yahoo.com.br - IP : 189.46.169****
    Ameaça é algo que sempre existiu e sempre irá existir! É até estranho questionar a existência de ameça num mundo globalizado, no qual a ameaça é algo que é a essência.

    Porém, apesar de todas as ameaças que a Microsoft já sofreu e nunca foi abalada, a inovação e visão de mercado que a mesma possui, fica difícil até de imaginar que a Microsoft seja a segunda em SO.

    Portanto, creio que a Microsoft não perderá seu posto nos próximos 10 anos, e, se nos próximos 20 perder em SO, já estará lucrando imensamente em outros segmentos.


27/10/09, 09:19:47: Tony - IP : 201.42.76****
    Sinceramente, não há nada que abale a Microsoft, é algo tão rentável que não tem como sucumbir da noite para o dia, porque o negócio das outras empresas estão baseados em suas tecnologias, menos ou mais, está lá, a Microsoft nasceu para ser líder, e não tem como, mesmo com alternativas fica difícil encontrar um SO que consiga suportar tudo o que o Windows suporta ao mesmo tempo e da maneira que faz, a Microsoft se re-inventará quantas vezes forem necessárias, pois ela já nasceu por meio de uma grande pessoa e uma grande idéia, encontrando viabilidade aonde os outros não viam nada. Gates na minha opinião é um dos responsáveis pela evolução tecnológica do século XX. Seu legado perpetuará, tenham certeza disso! Abraço.

27/10/09, 00:51:45: Zolotareff - IP : 187.26.34****
    Bem, esse não uma questão prática mais sim sócio-economica. Lembre da venda da SUN para Oracle, quem imaginou hein!? A crise pegou forte mesmo, agora a google sendo muito forte e junto com a oracle a microsoft logo não terá alternativa se não se ajuntar com otras empresas de grande porte como já esta fazendo, me refiro a NOVELL com o SUSE Linux considerado a melhor distribuição a nível mundial se ajuntou com a microsoft. A melhor equipe do mundo não dorme em serviço, o mesmo gênio que falou que a SUN ia ser vendido para Oracle diz que: a Microsoft será vendida para HP. Eu não acredito em venda, mas sim em União da HP com a Microsoft. Assim, a Microsoft não irá morrer tão fácil, e ficará quase completa so faltando o SGBD mais poderoso, mas acho que as negociações da Microsoft com o SUSE com a IBM esta sendo amigavel, a IBM já largou o Red Hat e adotou o SUSE, asim como a Dell e outras. Acho que a Microsoft ganha nessa parada!!
26/10/09, 11:12:23: wender wenderlage@gmail.com - IP : 200.144.2****
    Todos falando em O.S, em empresas multimilionárias, todos tentando achar a melhor resposta para deficiências do mercado de TI, tudo é uma visão de empreendedorismo, basta ter uma visão de negócios. Essa guerra silenciosa entre os profissionais da area é que impulsionarão o mercado até hoje, nessa salada de tecnologia X cliente final.

26/10/09, 11:07:37: Luiz Santos - IP : 189.47.235****
    Hoje existe alternativas à M$, diferente de anos atrás, é bom lembrar que por muitos séculos o Grande irmão era a IBM, hoje ocupada pela M$, a IBM não acreditou nos PCs domésticos e acabou dançando, da mesma forma que a M$ não acredidou na NET, porém há tempo de recuperação e ela detem $$ e pessoas capazes em seu centro de desenvolvimento. Acredito que exista espaço para todos, enquanto alguns querem o facil e o comodo, escolhem M$, aqueles que buscam alternativas da mesmice podem ficar com os livres/free.... E viva a diversidade..

26/10/09, 11:07:07: Arquimedes arquimedes.pires@itelefonica.com.br - IP : 200.160.111****
    trabalho com microsoft à algum tempo e gosto muito de Linux também, na minha avaliação para administração de redes o windows possui ferramentas extremamente uteis e estáveis, como seria o caso de você conseguir integrar o seu ad com exchange sem nenhuma dificuldade isso para um administrador de redes ajuda muito, o grande problema se torna os valores, pois hoje em dia pra manter um ambiente microsoft totalmente legalizado a empresa tem que investir uma furtuna em licenciamento de windows, call de acesso, office enquanto em um ambiente linux dependendo da distribuição que for utilizar sai tudo à custo ZERO ou no máximo ter que adquirir licensa pra o server. Acredito que apartir do momento que o Linux conseguir uma ferramenta do nível do AD concerteza a Microsoft irá perder muito o seu mercado.

25/10/09, 22:03:55: Geovane gegospell@yahoo.com.br - IP : 189.46.23****
    Acredito que daqui toda essa hegemonia da microsoft ja esta acabando, é claro se formos ver as estatisticas amicrosoft esta muito a frente, porém o softwares livres estão vindo com todo o vapor e a cada dia que passa conquistando novos usuários, um dos exemplos mais fortes que temos é o do FIREFOX da MOZILLA.Agora com as novas versão de Windows contra a pirataria que éo caso do SEVEN muitos usuários não terão outra opção senão o LINUX se a microsoft começar mesmo de verdade combater a pirataria em geral, por eu isso eu tenho muita certeza de que os dias da MS estão contados.

24/10/09, 13:07:40: Thiago - IP : 201.82.135****
    É impressionante como a Microsoft não tem foco, é o tipo de empresa que dá tiro pra todo lado, o único interesse é faturar, fabricam todo tipo de software ou compram as empresas dos seus interesses, mas até hoje não tem um que presta.

    Aconselho os usuários do Janelas a utilizar a Maça ou o Pinguim, porque não dá mais pra aguentar tela Azul, vírus, lentidão, travamentos, service package.

    Imagem é tudo para M$.


23/10/09, 18:43:55: Luciano Peres lperes@tech.com.br - IP : 189.96.21****
    Pessoal, trabalho com ambiente Microsoft desde 1992. Posso dizer por experiência própria que o ambiente é estável desde que seja bem administrado. Também sou usuário Linux, na verdade estou utilizando o Debian Ubuntu 9.04 e estou bem satisfeito, reconhece todos os dispositivos que instalei, meu Notebook HP DV2120US agora está 20o. mais frio e todos os botões funcionam sem necessitar instalar nada. Reconheceu meu VivoZap sem problemas. Os Dicionários do sistema operacional (é ele tem) e Open Office estão com a atual reforma ortográfica. Não sou entusiasta, mas recomendo que os Analistas que só trabalhem com Microsoft, deem uma olhada, vão se impressionar. O SO do Google com certeza será baseado em Linux (O Android é). Antigamente os usuários domésticos jogavam no PC, pois não existia nada mais potente. Com os atuais videogames isso mudou, e o PC passou a ser um equipamento para comunicação. Quase todo usuário utiliza seu PC para acessar a Internet, Blogs, MSN e fazer Planilhas e Documentos. Para estas tarefas não há necessidade de uso de Windows ou Mac. Toda a tecnologia é substituída, veja o caso Novell, vai demorar mas tudo se move e a Microsoft não será exceção, não sei se vais demorar 5, 10 ou 15 anos. Mas nas lojas WallMart dos USA tem muito equipamento saindo com Xandros. Para nos usuários e consumidores é uma boas notícia. Windows 7, o tempo dirá. Não aconteceu com o Windows Vista, não conheço nenhuma grande corporação que faça uso maciço. Minha pergunta final é: Você faz algo somente com o Windows Vista ou Windows 7 que não faria com o Windows XP? Pessoal, experimentem coisas novas, é a evolução. Ambos os ambientes Microsoft e Linux são bons, basta saber utilizar.

23/10/09, 08:37:08: Cristiam Rossi aprendiz_cris@yahoo.com.br - IP : 201.68.20****
    Não mesmo! Primeiro porque a Microsoft lança continuamente versões de seus produtos, sempre focando integração com outros produtos.

    E para relembrar o passado... lembram-se do episódio da rede Novel? Que demorou para lançar seu produto e foi engolida pela rede Win NT...

    Ou que o mundo parou esperando o Windows Chicago (95)... esta foi a pior! O OS/2 que era bem mais estável, foi esquecido...

    Para finalizar a sessão naftalina... não esqueçamos que a IBM focou seu desenvolvimento numa máquina doméstica (hardware) PC-computador pessoal e como não acreditava no sucesso do projeto, relegou o desenvolvimento do Sistema Operacional pra quem??? Bill Gates...

    A inteligência do que conhecemos de funcionalidade (software) tem o DNA da Microsoft... O tio Bill não é besta... com certeza este empresa não perderá a liderança do mercado...

    saudações


22/10/09, 13:10:24: Ronaldo Morais ronaldo@siriusinformatica.com - IP : 189.104.5****
    Olá Josafá

    Acho que as coisas não estão andando no ritmo que você mecionou. Você disse, em relação ao SO Desktop da Google, que seu sistema operacional para este segmento já está pronto e a MS não apresenta nenhuma solução que possa fazer frente . Eu estive numa palestra em um evento com Hugo Santana, que é funcionário da Google, e tudo em torno do Chrome OS ainda é segredo. Não há uma informação oficial relacionada a lançamento nem ao andamento do produto. Por outro lado, o Windows 7 já tá aí. Então não se tem como dizer que a MS não está fazendo nada a respeito.

    Por outro lado, Google, Oracle, IBM e muitas outras, vão fatiar o bolo das aplicações desktop, mas quebrar a hegemonia da Microsoft ainda é algo bastante distante. O Paluan expôs alguns motivos, mas ainda existem muitos outros.

    Ronaldo Morais


22/10/09, 12:12:17: Paluan Paluan@gmail.com - IP : 187.36.54****
    Definitivamente não!

    Eu cheguei a pensar da mesma forma por volta do ano 2001, mas por dois motivos eu descartei essa possibilidade.

    1. Normalmente, quem decide, qual sistema usar em uma empresa qualquer, é um diretor ou o próprio dono da empresa, em ambos os casos eles não são normalmente pessoas muito integradas à computadores, seus filhos são mais do que eles, seus filhos que usam o computador para fazer o trabalho de escola, acessar sites de relacionamentos e Jogar videogame no computador, convenhamos o Linux está a desejar muito nesse último quesito, alem do mais pessoas leigas não costumam usar o Linux.

    2. Em ambos os casos existe gasto quanto ao sistema operacional, a Microsoft é paga pelo suporte no momento da compra, mas como todo comerciante se afasta de eventuais problemas que possam ocorrer ou por inexperiência ou defeito no computador, o Linux também tem o seu próprio gasto, um especialista que por sua vez cobra um valor que a médio e longo prazo acabam se igualando à da Microsoft.

    Gastos iguais e Games... por isso o Linux não emplaca.

    Bom, pelo menos essa é minha opinião


22/10/09, 11:57:56: Josafá Costa josafa.cgid@gmail.com - IP : 187.26.214****
    Não podemos esquecer que o Google está ai e cada vez mais forte. Sabemos que está entrando de vez no mercado domestico com seu sistema operacional e ferramentas de escritório online, tanto para Desktop, quando para os Not/Nedtbooks e Smartphones, seu sistema operacional para este segmento já está pronto e a MS não apresenta nenhuma solução que possa fazer frente, acredito que em um futuro próximo a hegemonia acabe sim no mercado domestico, agora, no mundo corporativo é mais complicado.

22/10/09, 10:39:08: Paulo Fagundes - IP : 201.21.45****
    Definitivamente não. Acredito sim que possa ganhar mais fatias do mercado tais como Banco de Dados, podemos tomar como exemplo os custos do Oracle, os custos exorbitantes estão fazendo com que muitas empresas migrem para soluções mais baratas. No uso doméstico, apesar das tentativas de se introduzir Linux através de vendas casadas de equipamentos, 99 formatam e instalam produtos Microsoft.

22/10/09, 08:42:13: Paluan Paluan@gmail.com - IP : 187.36.54****
    Definitivamente não!

    Eu cheguei a pensar da mesma forma por volta do ano 2001, mas por dois motivos eu descartei essa possibilidade.

    1. Normalmente, quem decide, qual sistema usar em uma empresa qualquer, é um diretor ou o próprio dono da empresa, em ambos os casos eles não são normalmente pessoas muito integradas à computadores, seus filhos são mais do que eles, seus filhos que usam o computador para fazer o trabalho de escola, acessar sites de relacionamentos e Jogar videogame no computador, convenhamos o Linux está a desejar muito nesse último quesito, alem do mais pessoas leigas não costumam usar o Linux.

    2. Em ambos os casos existe gasto quanto ao sistema operacional, a Microsoft é paga pelo suporte no momento da compra, mas como todo comerciante se afasta de eventuais problemas que possam ocorrer ou por inexperiência ou defeito no computador, o Linux também tem o seu próprio gasto, um especialista que por sua vez cobra um valor que a médio e longo prazo acabam se igualando à da Microsoft.

    Gastos iguais e Games... por isso o Linux não emplaca.

    Bom, pelo menos essa é minha opinião


20/10/09, 17:32:02: Danilo Aspeni - IP : 189.19.201****
    Depende do segmento que se deseja avaliar: no quesito SGBD, por exemplo, ela nunca teve a hegemonia nas mãos...e no quesito sistema operacional para servidores de rede, vem perdendo cada vez mais espaço... No ramo profissional como um todo, a Microsoft sempre terá uma grande fatia do mercado, mas não encanta mais como outrora, porém, no ramo doméstico, creio que seja difícil batê-la...

19/10/09, 21:53:37: Sidney Anjos sidney.anjos@g2ti.com.br - IP : 201.6.81****
    Creio que a hegemonia da Microsoft é inabalável, ela se mantém convicta nas ações que norteiam seus objetivos. Tenho certeza que ao antecipar qualquer possibilidade de ameaça, ela redesenhará seu futuro, pois, possuí uma forte estrutura para redirecionar seu trajeto. Não podemos esquecer seu pioneirismo e seu potencial visionário.

19/10/09, 13:30:01: Eduardo Messias edumessi@gmail.com - IP : 200.207.23****
    Acredito que a hegemonia da Microsoft , embora esteja acabando, ainda vai permanecer no mercado por mais alguns anos, em virtude dos muitos anos em que ela se manteve intacta, podendo experimentar de tudo por que o mercado estava garantido. Hoje, ela tem o pacote de serviços e softwares mais completo entre as empresas de tecnologia, já que a Apple ainda está no processo de tornar seus produtos mais acessíveis.

18/10/09, 12:16:36: Hermogenes - IP : 200.139.1****
    No Brasil com certeza não, porque no Brasil o que mais tem é ferramenteiro de TI, enquanto os gringos desenvolvem uma suposta solução(com milhares de versões), o pessoal daqui se sacrifica pra aprender a manusear(e paga caro por isso!), se ferramenta de TI garantisse algum futuro, hoje eu estaria rico com Wordstar, DBase e Lotus 123.

17/10/09, 19:57:22: Ronaldo - IP : 187.16.13****
    Realmente achei os posts anteriores muito legais, as discussões estão cada dia mais maduras. Principalmente os posts que deixam de lado as críticas ao Windows ou ao Linux, mas que demonstram que profissionalismo independe do SO utilizado. Quanto ao tema do fórum acredito que a Microsoft não perderá a hegemonia, mas em certos segmentos perderá muita fatia de mercado. Sou DBA focado em sistemas Unix e trabalho com estes sistemas o dia todo e há um fenômeno bem interessante neste meio: em uma matéria da Info Exame de uns três anos atrás disseram que o Unix morreria (coisa que ainda não vi acontecer) mas que o maior vilão seria seu irmão menor, o Linux. Hoje em dia vejo que pouco mudou, muitas empresas que não têm dinheiro para comprar Mainframes estão usando Unix e este continua bem obrigado. Já outras empresas usam Linux principalmente em servidores de aplicação, pois não querem gastar dinheiro com sistemas Unix caros (como AIX, HPUX e Solaris). No final das contas o que vemos é exatamente isso: se uma solução atende uma necessidade do cliente ele se mantem fiel a ela, portanto se a Microsoft se esforçar para atender às necessidades de seu público ele continuará fiel... o que acontece é se alguns nichos mais específicos descobrirem vantagens em utilizar Linux ao invés de Windows e migrarem para o primeiro, daí eu achar que a MS pode perder apenas um pouco de mercado mas não a hegemonia.

16/10/09, 10:03:47: Ronaldo Morais ronaldo@siriusinformatica.com - IP : 189.105.180****
    Seu post foi muito bem fundamentado Juca. Entretanto, quando se fala de Hegemonia Microsoft sai um pouco do âmbito colocado. Para ser mais claro Ginga, NCL, Lua, JME e JDTV se aplicam a tecnológias cujas GUIs se apresentam de maneira ubíqua e, tendensiosamente, invisível. Este é relamente o BOOM da convergência digital mas não atira contra a hegemonia da Microsoft. Na verdade, a Microsoft nunca teve força, sequer, no mercado de mobile (que hoje é o grande BOOM). Ela está presente nos SOs Desktops e na infra de Backoffice. Se existisse a possibilidade dessas tecnologias afastarem os usuários finais de seus desktops e notebooks, aí sim, se poderia pensar em ameaça à Microsoft, mas, sinceramente, não prevejo este cenário. Hoje, quando se pensa em abalar a hegemonia da MS, pensa-se nas tendências do cloud computing e áreas corporativas. Para o usuário final, a MS provavelmente adaptará seus SOs para interagir com as tecnologias onipresentes.

16/10/09, 00:38:58: Juca cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.43.16****
    Há um mercado que tem grande potencial e que deve levar de 5 a 10 anos pra se consolidar (Brasil). A TV digital interativa. A especificação Ginga, padrão do Midleware para o SBDTV determina dois ambientes de programação: O ambiente de exibição, em que rodam as linguagens NCL e Lua, (com suporte a nós de mídia como por exemplo XHTML) e o ambiente de execução, Java2ME. A escolha pelo JDTV foi fundamentada no não pagamento de royalties. A Microsoft tem uma plataforma de desenvolvimento para TV digital (o que inclui Blue Ray discs), porém, os padrões europeu, japonês e brasileiro, utilizam JDTV.

16/10/09, 00:38:14: Juca cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.43.16****
    Na Europa e principalmente Japão o uso da camada de execução tem sido bastante limitado, pois as API s por eles utilizadas são proprietárias. A Sun fez um rebuild através de engenharia reversa dessas APIs proprietárias e agora elas existem opensource com isso os problemas na especificação Ginga acabaram e até onde sei já foi homologada. As expectativas são de que em dezembro comecem a ser comercializados os primeiros set top box com implementações Ginga embarcados. Indo ao ponto: Java finalmente chegará a todos os lares (pelo menos no Brasil) como preconiza seu slogan. Até o momento, embora a Microsoft já tenha uma ferramenta, ela está praticamente FORA do mercado. Se um dia a Oracle quiser entrar nos lares das pessoas, ela já terá sua linguagem de programação rodando aplicativos nas casas de milhões de pessoas, sem concorrência. Já se fala até em T-government services. Receita federal na TV... Se tomarem as decisões e ações certas, certamente serão uma grande ameaça à hegemonia da Microsoft, considerando-se um ambiente convergente de tecnologias.

15/10/09, 18:17:48: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Ronaldo e Cleber, ambos intendem do que estou falando.

15/10/09, 01:02:38: Cleber cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.27.53****
    Ronaldo: Ví que você compreendeu bem meu ponto de vista. Vou adicionar algo. Eu acho que é inaceitável, em um tempo em que tanto se fala de convergência de tecnologias, só pensarmos em celular que pode ser camera fotográfica, ou televisão que parece computador e não pensarmos na convervegência das tecnologias de software. É como disse anteriormente, se você pode aproveitar o melhor que um S.O. pode oferecer, associado com o melhor que o outro pode oferecer, use os dois. Faça seu proxxy com Linux e administre usuários com o A.D. do Windows server... Se quer fazer trabalho colaborativo, use shared point pra facilitar a comunicação da sua empresa, pois traz facilidades pra exportação pro excel, word, mas nem por isso você vai deixar de usar subversion... O mundo livre e o proprietário, podem e devem coexistir. Em seu movimento atropofágico, Oswald de Andrade, dizia que devemos absorver aquilo que de bom cada cultura tem, e desprezar aquilo que não nos interessa. Quanto à tua finalização: Bem não vou me prolongar mais no assunto pois este não é um tópico apropriado pra ficarmos discutindo sobre as posições de Stallman, porém, mesmo compreendendo teu pensamneto, melhor exposto na frase anterior à tua conclusão, continuo com a opinião de que o Stallman é uma pessoa admirável, e que suas atitudes não são de uma pessoa infantil, mas idealista. Idealismos à parte, pensemos em convergência, a guerra não é boa pra ninguém, nem pra nós, e a bem da verdade, nem pra eles. abraço

14/10/09, 17:41:53: Sergio Trevisol strevisol@horusinfo.com.br - IP : 201.22.57****
    Ameaça existe, a pergunta é: eles (MS) vão dormir no ponto ? Creio que não e será uma espécie de guerra nesta área com lances cada vez mais ousados. Veja exemplos do (obviamente) Google, Facebook, Twiter, e assim vai.

    O cenário mudará dramaticamente nos próximos anos.


14/10/09, 12:06:28: Ronaldo Carval ronaldo.rrc@gmail.com - IP : 189.30.11****
    Eu tenho uma visão bem ortodoxa quanto ao tema em debate. Sou um profissional que não tem paixão por nenhuma plataforma específica, ou seja, são apenas MEIOS utilizados para desenvolver um TRABALHO e atingir um MEIO/OBJETIVO. Por fim, vejo que muito do que se discute quanto ao LINUX, onde são exaltadas as gloriosas conquistas do SO, são baseadas em opiniões parciais de torcedores linuxistas e windowsistas . Explico... Muito se fala na travabilidade do Windows (Qua na minha opinião, se deve mais ao sei tudo de windows de muitos profissionais, que fazer verdadeiras CACAS ao nível de configuração do ambiente e culpam o SO)e a imortalidade HIGHLANDER do LINUX. Tenho um ambiente com windows, onde, obtivemos um índice de falha 0 em 12 meses. Incrível, não? A questão é. Os sistemas evoluiram AMBOS!Os sistemas estão com um índice de estabilidade alto e são MUITO BONS. O fato é que os profissionais que lidam com o ambiente LINUX são mais atenciosos com detalhes e, principalmente, conhecem mais profundamente o SO (Evitando as CACAS citadas anteriormente). O Windows foi projetado para que o Joãozinho da Quiqui tenha pleno domínio do sistema. Sem matar, claro, seus Advanced Settings . O fato é que o Joãozinho da Quiqui não conhece o SO tão profundamente e facilita os erros. Windows bem configurado é bom sim. Linux é bom, pois sempre é bem configurado (Quem o usa, sabe o que faz)! Agora, a minha opinião. Windows = Tio Patinhas. Linux = Pão Duro Mac Money (Infelizmente, eterno 2o).

14/10/09, 11:43:53: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Como é engraçado, independente do tema, sempre cai na guerra xiita de Microsoft x Codigo Livre.. Eu acho muito engraçado, alguns somente trabalham e defendem o Linux outros trabalham e defendem o Windows . Enquanto isso, Stallman, Linus Torvalds, Jon Maddog, Larry Augustin, Eric Raymond, Bill Gates e Steve Jobs, ganham fortunas com as suas soluções. O cliente, aquele que realmente precisa da informática, não quer saber quem inventou o Linux, ou o que ele significa, quer seu negocio fluindo, e dinheiro entrando pro bolso dele e cabe a nós apresentar e melhor solução custo x beneficio para ele. Se o mesmo tem um terminal aonde necessita apenas internet, porque não Linux? Se ele precisa de um terminal, rodando aplicações especificas, sejam fiscais, graficas e etc, obrigatoriamente Windows! E assim a vida anda meus companheiros, cada um com a sua solução. Não vamos ganhar nada discutindo qual é o melhor, apenas vamos lotar a pagina com comentarios infundados.

14/10/09, 09:49:53: Ronaldo Morais ronaldo@siriusinformatica.com - IP : 189.105.180****
    O nível dos posts melhoraram muito. Gostei muito das opiniões do Cleber e do Bruno. Acho que, realmente, devemos preservar a concorrência evolutiva ao invés de nos colocarmos como cabos de guerra. Desta forma podemos usufruir dos resultados. Compreendo a opinião do Bruno em relação ao Stallman. Embora, como disse o Cleber, suas contribuições filosóficas, moldaram grande parte do mundo de T.I. atual , frases como as tecnologias proprietárias são uma transgressão aos direitos constitucionais” são verdadeiras apologias ao xiismo digital e norteiam as opções do mercado em atitudes passionais e de senso comum. Admiro muito o Stallman mas não gosto desse tipo de coisa. É realmente digno de uma criança mimada de 3 anos de idade .


14/10/09, 01:04:52: Cleber cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.68.244****
    Sobre o comentário do Bruno, a respeito de Stallman, bem, eu não se em que a atitude dele foi infantil ou imbecil. Suas contribuições filosóficas, moldaram grande parte do mundo de T.I. atual, e não estou me referindo ao Linux quando digo isso, mas até mesmo ao fato de que a chamada geração Y de T.I., que compartilha conhecimento, que troca experiências, faz parte desta filosofia livre. Este é um dos motivos do opensource... Sua contribuição tecnológica resultou no compilador mais tarde utilizado por Linus Torvalds para fazer o Linux. Se fosse pra eu ser fã de um dos líderes, Bill Gates, Stallman, Steve Jobs, certamente eu seria fã de Stallman, porém neste exato momento estou escrevendo no Google Chrome instalado num Windows embora também tenha instalado o Linux e gostaria muito de ter um IPhone. Ou seja, pra que guerra?

13/10/09, 23:04:03: Cleber cleber.fatecpg@hotmail.com - IP : 201.68.244****
    Aproveitando um trecho do comentário do Fernando, sobre fusões, mencionarei um player muito forte, a Oracle. Hoje a Oracle, após ter comprado parte da Sun, é um dos players mais completos no mercado corporativo (que é onde de fato se ganha dinheiro). Se considerarmos o conjunto de soluções oferecidos, banco de dados (Oracle), linguagem de programação (Java), servidores (Sparc), S.O. (Solaris) e outras diversas soluções integradas, a Oracle hoje tem aquilo que se poderia considerar o mix mais completo pra soluções corporativas. Não acredito que a Oracle vá ter grande interesse pelo mercado doméstico, pelo menos não no prazo que se discute no tópico, mas pelo menos no mercado corporativo, vejo que a Oracle, hoje é uma empresa que tem condições de desbancar a Microsoft. Porém, entre ter a capacidade, e isso de fato ocorrer, vai uma diferença MUITO grande pois, ainda tratando-se de mercado corporativo muitas empresas, baseiam seus proxys ou firewalls em Linux, porém gerenciam usuários com as facilidades do A.D. do Windows Server. Fazem sistemas web na plataforma .NET pois isso lhes facilita acesso às dlls do Word ou outros programas do pacote ofice na máquina cliente. É pouco provável que isso venha a mudar, seja nos próximos 5 anos ou mais. No mais, para manter-se líder a Microsoft tem que constantemente inovar (mesmo que seja copiando outras empresas) e isso faz com que os outros players tenham sempre que evoluir pra superá-los, e a Ms evoluir pra não ser superada, ou seja, movimenta o mercado em termos de inovações. Concluindo, diria que existem empresas que podem ter essa capacidade de desbancar a Microsoft (mercado corporativo), mas não acredito que isso vá (se) ocorrer tão cedo.

13/10/09, 21:52:04: Bruno - IP : 189.120.19****
    Creio que sim, provavelmente devido a mudança que está ocorrendo no mercado, algumas empresas estão mudando seu foco na área de serviços para outras áreas e por ai vai, creio que seja bem provável pela disputa que está ocorrendo entre a IDC e a HP, a hp venha a comprar a microsoft.

13/10/09, 15:58:07: Bruno - IP : 201.55.****
    É notável aqui no fórum o xiitismo e cabresto de alguns profissionais. Os profissionais Microsoft no geral, apenas exaltam as qualidades da Microsoft. Os freetards, não tendo o que exaltar, apenas xingam a Microsoft. Tenham sempre em mente que a ferramenta boa é A QUE EU CONHEÇO e que PAGA MEU SALÁRIO. Ao invés de repetirem o comportamento imbecil do Stallman, digno de uma criança mimada de 3 anos de idade, foquem-se em produtividade e em salientar as qualidades do software livre, não em denegrir a imagem dos outros. Eu sou analista de sistemas .NET atualmente, mas também programo em Java, em C e sou apaixonado por PHP. E todas estas ferramentas são ótimas, vai da ocasião e principalmente DO PROFISSIONAL. Não sejam religiosos, sejam profissionais.

    E, quanto à pergunta do fórum, acho difícil a hegemonia da Microsoft ser derrubada. Como já foi dito anteriormente, quando as empresas fazem algo, fazem no intuito de tentar derrubar a Microsoft, não melhorar um serviço já existente ou criar coisas novas. A produtividade que as ferramentas Microsoft trazem, a facilidade de uso e a integração entre seus produtos são o ponto forte que faz a empresa ser a rocha sólida que é. Apesar de não ser líder no segmento de buscas(e tenho que admitir que o Bing ainda não é tão bom quanto o google), em um contexto geral eles não terão problemas pelas próximas décadas.


12/10/09, 10:21:28: Fernando fernandowilsonperes@yahoo.com.br - IP : 189.26.225****
    Observando o forum, notei que, so pra variar, ocorreu uma repercussão relativo ao uso de linux ou de windows, logo procurarei dar minha contribuiçao com uma experiencia recente: Necessitei recuperar dados do hd de um notebook, o qual estava danificado em virtude dos trancos e barrancos dentro de minha mochila. Como o sistema operacional (Windows) nao carregava, iniciei o sistema com uma midia contendo a versao Ubuntu - S.O. inicializavel por cd. Consegui acesso aos dados, porem vi certa dificuldade em localizar o pacote que me permitiria acessar outra maquina Windows atraves da rede TCP. Até ai, tudo bem, nao demorou para resolver o problema e copiar os poucos (sic) dados que poderia recuperar. Ao relatar esse ocorrido para meu professor de S.O. - um grande entusiasta do codigo livre - ele preocupou-se mais em dar-me apelidos como GOA - garoto de oito anos, que brega - do que em entender a minha dificuldade. Resumindo: todo sistema tem suas particularidades e defeitos. As soluções que eu necessite - seja para software proprietario ou nao - dependerão unica e exclusivamente da minha disposição em identificar. Sou do tempo do DOS 6.2, do Windows 3.11, tive um CP400 da Prologica, jogava games gravados em fitas K7 rodando num gravador National quando tinha 8 anos. Sei me virar em informatica. Entao, pela experiencia que tenho, digo: quem é entusiasta Linux, deveria preoucupar-se mais com soluções intuitivas do que com termos pejorativos. E quem aprecia Windows, que aprenda a aceitar o fato de existirem soluções mais baratas e, por vezes, mais praticas em Linux. OBS: minha mãe nao vê diferença entre Linux e Windows... desde que, ao ligar o note dela, consiga digitar seus textos e navegar na internet, ta tudo certo. Ela quer a FUNCIONALIDADE, capice?

12/10/09, 09:52:26: Fernando fernandowilsonperes@yahoo.com.br - IP : 189.26.225****
    Junior, amigao, como assim escondendo a sete chaves ? O dispositivo para Xbox360 que mencionou chama-se Projeto Natal, diga-se de passagem um nome em homenagem à cidade de Natal, aqui do Brasil! https://jogos.uol.com.br/xbox360/ultnot/2009/06/01/ult4101u2402.jhtm

    Respondendo a pergunta do topico, é impossivel prever a hegemonia de uma empresa para cinco ou dez anos no futuro. Acredito que as chances da Microsoft continuar à frente de outras, em relaçao às novas tecnologias emergentes, são muito boas. Mas desconhecemos a maioria dos termos dessa equação economica que determinam a queda de bancos e os retornos de conglomerados ditos como falidos. Ate mesmo a fusao/aquisição de grandes corporações (ex.: como o Google com Youtube, Google com Doubleclick, Google com - quem sabe? - Twitter) ameaçam tal hegemonia - ficando impossivel preve-las dentro deste prazo informado.


11/10/09, 12:42:11: junior - IP : 201.68.12****
    1) Bom outro dia vi a reportagem da feira de games no japão e la estava a microsoft escondendo a sete chaves a tecnologia em parceria do novo game que capta os movimentos da pessoa e vc vai brigar , correr etcc.. sem usar nenhum controle diante da tv ..etc.. 2) E também vendo a dificuldade a anos de empresas tentarem criar algum sist. operacional apenas o Linux (não sei se vai aguentar por muito tempo) ou a situaçao contraria da microsoft conseguir lançar produtos para correr atras de prejuizo e conseguir no minimo igualar ou até passar na frente da concorrente ex. a situação .net x java então fica bem dificil pensar em essa hegemonia cair tão cedo.... Então para aqueles que relutam ...é bom se preparar para ver por um bom tempo ainda o windows e outros produtos na tela do pc. E digo mais, se acontecer daqui uns anos qdo tiver a revolução de hardware de jogar fora teclado, mouse etc.. e acabar ficando tudo em uma unica peça ficando interativo e a microsoft conseguir ter na frente essa tecnologia de soft. no seu windows ai então esquece...vai no minimo até o ano 2035 essa hegemonia... Mas aceito e respeito outras opiniões desde que tenham argumentos sólidos. abs

10/10/09, 20:03:50: Hermogenes - IP : 201.22.102****
    Realmente o .NET está sendo mais utilizado do que o java, mas o salário vai caindo e se o mouse pifar ninguém trabalha até trazer o outro.

10/10/09, 19:24:57: Frederico - IP : 187.23.19****
    Até o .NET já ta sendo mais utilizado que o Java. Olhei as vagas do dia 10/10. Tinham 4 que citavam Java ou tecnologia relacionada no titulo da vaga, e 12 que citavam .NET. Em outros dias dei uma olhada por cima e o rsultado é semelhante. Ora, se tem mais vaga no mercado significa que sua utilização é maior.

    Analista de Sistemas Java Desenvolvedor JAVA Analista de Sistemas Pleno JAVA Analista Programador J2EE

    Programador .NET Programador .NET Junior Anal.Programador C# Sr Analista .NET Sênior Analista de Sistemas Sênior DOTNET Analista Desenvolvedor .Net Analista Desenvolvedor .NET Pleno Analista Programador .NET Pleno ANALISTA PROGRAMADOR .NET PLENO Analista Programador Dot Net Analista Programador Dot Net Analista Programador Dot Net Pleno


9/10/09, 18:22:22: Ronaldo Morais sirius.ronaldo@gmail.com - IP : 189.105.191****
    (continuação)

    A Microsoft hoje, no mundo inteiro, não concorre com produtos e serviços e sim com um contexto. Se a comunidade opensource lutasse para direcionar seus produtos à mudanças na vida das pessoas ao invés de, explicitamente, travar um guerra particular contra a Microsoft, talvez já pudesse ter mudado a visão mundial da área de TI. Enquanto isso não acontece, a iniciativa opensource se veste de arma e munição e se torna involuntariamente corrompida por outros grupos capitalistas que só querem derrubar a Microsoft para substituí-la mantendo o mesmo modelo. Concluo então que o caminho que segue torna o cenário adequado para que a Microsoft reine soberana (embora sofra leves tropeços) por ainda muito mais de dez anos.

    Ronaldo Morais


9/10/09, 18:21:40: Ronaldo Morais sirius.ronaldo@gmail.com - IP : 189.105.191****
    Olá Pessoal

    Há muito além do que Linux vs Windows e Java vs .NET quando se fala de hegemonia Microsoft. A grande realidade é que, em 1995, mesmo a Apple (que roubou a ideia de interface da Xerox) tendo um SO muito mais sólido e a IBM um baita projeto, a Microsoft (que roubou da Apple a idéa de interface que Apple roubara da Xerox), com o Win 95, conseguiu fazer com que a informática mudasse a vida das pessoas. Isso solidificou a marca e trouxe o foco do mercado de TI para ela. Se observarmos bem, a MS nunca foi lider no mercado de línguagens de programação (Clipper e Delphi já mandaram e desmandaram, assim como hoje manda o Java) mas sempre incomodou os atuantes nesse mercado. Quando a Google lança um novo serviço, o foco é atingir a Microsoft. Quando a IBM toma uma iniciativa, o foco é a Microsoft. Quando a Oracle faz take over na SUN, o foco é a Microsoft e, por fim, quando a comunidade opensource se manifesta partidariamente a qualquer bandeira, essa tem que ser contra a Microsoft (inclusive se aliando a IBM, Oracle, Google e outras tão capitalistas quanto a Microsoft). (continua)


9/10/09, 14:56:04: Wagner br-wagner@brfree.com.br - IP : 187.27.35****
    Eu também peguei pesado nos tópicos anteriores, e peço desculpa aos internautas. Respondendo ao tópico: Não acredito numa quebra da hegemonia da MS num prazo tão curto de tempo (a empresa tem MUITO dinheiro para reparar possíveis erros de percurso - alguém se lembra da guerra dos browsers?). Com isso, quero dizer apenas que os profissionais devem estar atentos para os produtos da MS. Vai ser um administrador de redes? Se souber Linux E Windows 2003/2008, tá bonito na foto! Não defendam bandeiras sem serem pagos para isso. :)

9/10/09, 09:25:44: Hermogenes - IP : 201.47.13****
    E por correção ao envolver crianças de 7 anos, neste caso eu peguei pesado, mas é melhor elas ficarem brincando do que ficarem presas na frente de um PC. E livro é bom e estudo é cultura.

9/10/09, 09:14:31: Hermogenes - IP : 201.47.13****
    Ops... desculpe incomoda-lo Wagner, mais marketing gratuito, do que adianta manusear produtos multiplataforma, se não sai dos windows. O profissional de TI tem que aprender a conhecer as outras plataformas e tem que ter noção do que está mexendo. TI não é só Windows x Linux, tem a Apple e o desconhecido solaris da Sun. Nos dias de hoje a maioria das crianças de 7 anos só conhecem MS.

8/10/09, 23:05:36: Wagner br-wagner@brfree.com.br - IP : 187.26.252****
    Esqueci de responder a questão levantada anteriormente a criação do C#. Do mesmo modo como o Java inspirou-se em features do C++, o C# também inspirou-se em features do Java. A razão da criação da linguagem? Sei lá! Acredito que tenha sido meramente comercial mesmo. Mas... Who gives a shit ? Enquanto brigamos por religião (Linux versus MS), outros ganham dinheiro.

8/10/09, 22:54:39: Wagner br-wagner@brfree.com.br - IP : 187.26.252****
    Em resposta à Hermogenes (again). Não tenho nada contra produtos NÃO-Microsoft, muito pelo contrário sou entusiasta do DB2 (que roda em outras plataformas NÃO-Microsoft). Agora, menosprezar os profissionais que trabalham com Microsoft... daí sim é postura de um profissional com 4 anos de idade (ops, 7, desculpe).

8/10/09, 18:42:49: Hermogenes - IP : 201.22.104****
    Realmente o Linux não faz nem uma cócega nos produtos da Micosoft... ops Microsoft, realmente o empresário não tem a mínima idéia do que é TI, porque seu foco é negócio, e clientes domésticos só querem facilidades e diversão. Até aí legal, então isso quer dizer que os certificados Microsoft não terão impacto na área de TI, porque estão todos focados em ferramentas que são desenvolvidas e/ou atualizadas pelo pessoal da terra do tio Sam. Afinal de contas quem é o desenvolvedor?

8/10/09, 14:58:40: rodrigogalli rodrigogalli@msn.com - IP : 189.64.105****
    Se o Linux continuar do jeito que esta, ele vai ameaçar do mesmo modo que hoje em dia!!!( praticamente insignificante do mercado).

    Eu sei que os fanaticos por Linux acham que coisa complexa que é boa, mas o dono da empresa não tem a mesma visão que um fanatico. Ele quer resultados rapidos e em um momento de problema ele quer soluções rapidas e é isso que a Microsoft oferece empresariamente e o Linux não.

    Dentro de casa não existe duvidas, um arquiteto não quer aprender o mundo androide do Linux, ele quer somente usar o AutoCad, Msn e Internet... então a Microsoft continua soberana nesses ramos e se o Linux não se reinventar ele vai continuar como esta, sem nem fazer cocegas.


8/10/09, 12:29:44: Hermogenes - IP : 200.146.55****
    Para aqueles que gostam de liberdade, estudos avançados, conceitos ideológicos de softwares e/ou So´s o indicado é Linux. Se gosta de pagar por serviços particulares com produtos conceituados com desing arrojado o indicado é a Apple. Agora se é preguiçoso, não tem vontade de estudar e fica se escondendo atrás do nome de um certo aposentado bilionário que não está nem aí para os seus seguidores desiludidos e encostados no mercado fazendo market de graça, é óbvio, que o indicado é a Microsoft.

8/10/09, 08:28:23: Laerte - IP : 201.27.99****
    Sim! Vejam o caso da IBM! Durante quase 40 anos ela era a mais poderosa e quase que unica no mundo, tanto da parte de hardware quanto de software. Hoje sofre forte concorrencia e é mais uma no mercado, apesar de ainda muito forte. Aqui no Brasil, pelo que vejo, virou mais um birô de prestação de serviço além de seus softwares, que sofrem forte concorrencia.


8/10/09, 07:21:23: Estevão Torok - IP : 200.155.10****
    A praticidade e a utilidade dos sistemas que a Microsoft desenvolve são indiscutíveis, acho complicado pensarmos em um software para usuário final que não seja da Microsoft, já acompanhei tentativas frustradas de empresas que desejavam utilizar o tão sonhado freeware em suas estações para economizar com licenças de uso e o resultado foi sempre o mesmo (freeware + users = Problems), compramos produtos Microsoft. Tenho praticamente certeza que eles vão se manter, principalmente porque acompanho o lançamento de produtos e sou profissional certificado Microsoft.

7/10/09, 18:45:22: Danilo - IP : 189.18.2****
    A Microsoft é rica, uma das corporações mais lucrativas do mundo, o modelo de computação em nuvem ameaça a Microsoft, sim, ameaça, porém se isto ocorrer a ponto de afetar seu desempenho significativamente simplesmente seu conselho ordenará a aquisição de uma ou mais empresas detentoras dessa tecnologia para reforçar sua atuação no mercado, acredito que em momento algum isto será problema para a Microsoft. Tio Bill que o diga.

7/10/09, 06:59:00: Marco - IP : 187.45.48****
    As tecnologias de código aberto têm seu modelo financeiro baseado na oferta de serviços, que está cada vez mais cara. Como muitos colegas já disseram, inovação diz pouco, já a facilidade de uso e rapidez no retorno de investimentos representam tudo para as empresas, logo a Microsoft ainda vai ficar por aí um bom tempo..mesmo não sendo tão popular.

6/10/09, 22:20:23: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 189.0.****
    Mais uma vez sobre a hegemonia Microsoft, acredito que o mercado irá decidir, como já está ocorrendo. E isto reflete a maturidade das possíveis soluções, sejam Linux ou Microsoft. A computação em nuvem é o que mais coloca a Microsoft em risco. Aplicações web? Uso qualquer SO para acessar. Vejam também o caso da Virtualização e a plataforma mais utilizada como base da tecnologia, não é Microsoft, emboram esta tenha a própria solução. O Mercado está avisando, US$ 300,00 é muito caro, os usuários domésticos não compram. O usuário Microsoft, tem um IPHONE!!! E vai comprar um celular com Android. Todos sabem em base de qual sistema este foi desenvolvido. Conheço Empresas que utilizam Windows XP/VISTA e fazem uso de antivírus gratuito e OpenOffice. PMEs não gastam e não fazem contratos MS Select. Um dia acredito que veremos Exchange, SQL e etc versão X for Linux Enterprise . Acredito que ocorrerá uma sinergia de soluções a longo prazo. Para as Empresas esta briga de plataformas até a solução final é bem vinda, e nos possibilita experimentar e voltarmos a ser empreendedores , o que é algo que esquecemos a algum tempo.

6/10/09, 19:35:44: L - IP : 201.13.42****
    Se ela não mudar, vair certamente sumir. E Linux é muito mais professional que Windows

6/10/09, 18:31:51: Thiago - IP : 201.43.211****
    Microsoft agrega valor a seus clientes, é parceiro estratégico e gerador de negócios e receita, é um braço essencial das Corporações, principalmente das grandes, pois viabiliza projetos e em médio e longo prazo reduz custos. Não há como negar, Bill Gates foi (é) um dos caras mais importantes de toda a estória da tecnologia, acreditou quando outros desacreditavam e deu no que deu, além de ousado, é empreendedor, pra esse cara eu tiro o chapéu. E olha que administro um pequeno ambiente em Linux, porém não há hoje e por muito e muito tempo solução que supra a necessidade principalmente das médias e grandes corporações na administração de seu ambiente de TI. Fato.

6/10/09, 17:40:33: Hermogenes - IP : 200.139.100****
    Não, porque ninguem está afim de ter dor de cabeça, porque há suporte em seus produtos, é fácil de manusear, não há a necessidade de fazer estudos avançados. Enquanto a concorrencia como a Apple, tem produtos caros e maravilhosos com algumas gafes, porem muitos não o conhecem. E o Linux foi feito realmente só para desenvolvedores experts enquanto o restante só fica de olho.

6/10/09, 17:02:14: Elieser Lemos - IP : 200.168.160****
    Acho pouco provavel, pois a microsoft é visionaria, tem cultura e se preocupa com os seus segmentos. Antes eu também como alguns repudiava a MS, mas com o passar dos tempos, fui observando o trabalho deles. Hoje trabalho com T.I. e posso dizer que ganho dinheiro graças a MS, com suas ferramentas, faceis de uso e com o minimo esforço dentro de um ambiente de T.I.. Gosto do suporte e atenção que eles oferecem tanto nas aplicações, quanto aos profissionais da nossa área. Não deixo de usar Linux também, ele é ótimo, principalmente em questões de segurança, mas para se administrar uma rede, sem duvidas eu prefiro a MS, que vai continuar por muitos e muitos anos por aí, gostem ou não dela.

6/10/09, 17:02:13: Elieser Lemos - IP : 200.168.160****
    Acho pouco provavel, pois a microsoft é visionaria, tem cultura e se preocupa com os seus segmentos. Antes eu também como alguns repudiava a MS, mas com o passar dos tempos, fui observando o trabalho deles. Hoje trabalho com T.I. e posso dizer que ganho dinheiro graças a MS, com suas ferramentas, faceis de uso e com o minimo esforço dentro de um ambiente de T.I.. Gosto do suporte e atenção que eles oferecem tanto nas aplicações, quanto aos profissionais da nossa área. Não deixo de usar Linux também, ele é ótimo, principalmente em questões de segurança, mas para se administrar uma rede, sem duvidas eu prefiro a MS, que vai continuar por muitos e muitos anos por aí, gostem ou não dela.

6/10/09, 13:51:51: Fabio Luciano fabiofender@msn.com - IP : 201.27.66****
    Nunca, pois as pessoas estão se abrindo mais para as diferenças até pelo fato das plataformas frees como linux, serem implantadas em empresas sem custos, ou diminuir o custo dos desktops nas lojas,e tambem, pelo fato de existirem concorrentes de peso, com qualidades fora de padroes pre estabelecidos pra todos como e caso do windows, exemplo a Apple, que apesar de ser caro, em vista das outras marcas atraem pela beleza e qualidade, temos tambem o Google que esta aos poucos colocando seu nome em todos os seguimentos do mercado de TI.

6/10/09, 08:40:13: Rodrigo - IP : 201.42.76****
    A Microsoft reinará por muito e muito tempo, pois rodar tantas aplicações e ferramentas em um só SO só ela consegue. A equipe da Microsoft é visionária e competente, pois se não fosse seria fácil algum outro concorrente fazer páreo, mas ninguém oferece a praticidade, segurança (no que diz respeito a suporte e mão de obra qualificada) que seu produto oferece. Linux? Linux pra mim é um SO de amadores, nasceu fadado a ser coadjuvante, pois o barato sai caro e nas empresas profissionalismo envolve capacitação e grandes parceiros que forneçam garantias por trás de tudo isto. Unix sim, este é um SO de respeito, assim como o Windows, mas cada um destes no seu nicho de mercado/atuação.

6/10/09, 05:36:30: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 187.88.24****
    Sim, mas a longo prazo, o Windows Vista (The New Windows ME), falhou, e por causa da crise mundial a aceitação do Windows 7 não deve ser facilitada. As Empresas que atendo, os Diretores de TI e Eu mesmo temos o raciocínio simples: O que eu faço hoje que somente faria com o Windows 7??? As Empresas estão mais racionais. Migrar para Cloud Computing? Talvez seja apenas a onda da vez . As Empresas devem aplicar seus esforços em ERP e demais softwares de backoffice baseados em WEB. Se Voce não precisa instalar nada porque manter-se com sistema operacional pago? A Microsoft hoje corre riscos sim. A longo ou curto prazo a hegemonia vai acabar.

5/10/09, 14:54:55: Marcio mhsvieira@hotmail.com - IP : 189.47.144****
    Acredito que sim. E o motivo disso será a computação em nuvem. O Google já está bem a frente nisso.

3/10/09, 12:45:55: Hermogenes - IP : 201.47.110****
    O que mudou nesses ultimos 10 anos na microsoft, foram:

    1- A saida de Bill Gates da Microsoft. 2- Um monte de supostos experts em TI encostados esperando um novo produto da micosoft... ops microsoft. 3- Códigos trancados com suspeitas de cópias de softwares livres. 4- Queda nos lucros. 5- etc.


3/10/09, 12:02:13: João Carlos - IP : 200.12.210****
    Infelizmente não, a Microsoft ainda vai continuar reinando por um bom tempo.

    Um pouco mais de concorrência faria com que evoluissemos mais rapidamente, além de causar uma maior queda nos preços.

    Para aqueles que ainda acreditam que linux vai virar um bicho papão, sugiro que olhem o forum que foi realizado aqui mesmo no site apinfo em 1999, ou seja 10 anos atrás.

    4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

    link :

    www.apinfo.com/itfor4.htm

    Quem olhar, vai ver que mesmo depois de tanto tempo pouca coisa realmente mudou...


3/10/09, 11:48:25: Bill Gates - IP : 187.22.16****
    A plataforma Java continua crescendo principalmente porque opera em qualquer tipo de máquina. Já a plataforma Microsoft, que eu fundei na década de 80, está ficando cada vez mais morosa e os funcionários (gerentes, engenheiros e analistas) não estão nem ai com inovações!/n Foi por isso que abandonei a Microsoft, haja visto que não era isso que queria! Mas cuidado: a Microsoft continua usando de meios desleais de obter novos clientes. Agora eles estão muito mais sorrateiros! O motivo? Dinheiro, é claro!

2/10/09, 18:48:34: Fábio - IP : 201.52.1****
    Nunca haverá ameaça, a Microsoft será sempre líder, pelo menos no mercado de Sistema Operacional o que a fez e ainda faz ser uma gigante! Como dizem por aí sobre outros sistemas operacionais: - Se fosse bom, não seria de graça . Aliás suporte em sistemas operacionais open source são caríssimos, hoje em dia não compensa. O que faz da Microsoft ser o que é, são os líderes que podem não ser tão inteligentes mas sempre serão motivados e sempre prontos para as brigas do mercado. Lição do senhor Bill Gates.

2/10/09, 17:20:16: Flávio - IP : 201.28.1****
    As ameaças a hegemonia da Microsoft são isoladas, por exemplo no SO tem as várias versões de Linux. Na WEB, foi ultrapassada de longe pelo Google. Na linguagem de desenvolvimento, tem o Java. No pacote Office, tem o Star Office e outros gratuitos. No Banco de dados, a Microsoft é que é a concorrente da Oracle e não o contrário. Assim como, tenta correr com o seu ERP Dynamics, que não chega nem perto do SAP e outros. Além de muitas outras áreas em que eles atuam. Então a MS se mantém a frente em várias áreas, e é isso que a faz uma lider como um todo, apesar de não ser lider em todas as frentes. Ela pode perder um pouco a dianteira em uma área ou outra, mas sempre vai ser uma gigante de peso. Pelo menos a médio prazo.

2/10/09, 16:02:55: Rodrigo - IP : 201.93.138****
    Eu trabalhei em um orgão público durante dois anos, e quando eu cheguei lá os computadores foram trocados e eles vinham com o Sistema Kurumim ou Ubuntu, não tenho certeza. Pois bem, eles estavam com problemas de rede, configurei algumas máquinas para os usuários trablharem e os técnicos chegaram e instalaram em todas WindowsXP, pois não estava trabalhando com TI naquela época. Então eu concluo que o Linux não poderá alcançar a MS a curto prazo pelo seguintes motivo: 1º Cultura popular: A Microsoft é referência em tudo relacionado a informática para usuários leigos ou iniciantes. 2º Incompatibilidade com outros aplicativos: Como disse o colega, alguns dos programas tradicionais não rodam em Linux, porém existem ótimas alternativas para resolver está instabilidade. Mas quem meche no Corel, raramente buscará uma alternativa open source para uma versão em Linux. O Linux no meu ponto de vista é seguro, rápido, gratuíto e está se tornando cada dia mais simplificado, drivers cada dia estão melhores, mas a Microsoft ainda não perdeu o seu reinado devido ao Linux não estar ambientado na cultura popular. Infelizmente devo concluir que: O Windows me dá dinheiro do meu trabalho pois eu trabalho sempre com Windows e o linux me dá diversão e tranquilidade em meus finais de semana com meu Quadricore.

2/10/09, 16:02:18: Cristian rogerock2005@yahoo.com.br - IP : 201.0.123****
    Serviços de Google e Microsoft são responsáveis por praticamente 60 do tempo dispendido pelos brasileiros na internet durante o mês de julho, segundo informações passadas pela consultoria internacional comScore ao IDG Now! . Fonte: (https://pcworld.uol.com.br/noticias/2009/09/18/google-e-microsoft-dominam-60-do-tempo-gasto-pelo-brasileiro-na-web/) Pois bem, esses números mostram a realidade da internet, sem contar que Google e Microsoft são as marcas mais valiosas do mundo. Como o Google é uma empresa ainda 100 internet e acho que é a única empresa que pode fazer frente à MS, visto sua influência e carisma, acredito que o futuro da MS ainda é promissor, mas certamente, aos poucos estará compartilhando seu market share com suas rivais. O Linux é um SO muito bom, mas não tem uma marca forte, comercialmente falando, e além disso, sua fama maior fica entre os profissionais de TI. Quem fecha os contratos nas grandes empresas não quer saber se o software é livre ou não, mas sim se vai atender ao que foi proposto e em como será o suporte pós-venda. O que importa na verdade é a única coisa que interessa de fato a quem tem uma empresa, que é o negócio. Se você provar que os usuários podem usar algo diferente de Windows nas máquinas e isso não afetar o seu negócio, mostrando ainda alguma real vantagem financeira nisso, pode mudar esse paradigma. Mas eu não acredito que muitos tenham essa coragem. Os executivos tem muitas outras preocupações para ocupar seu tempo.

    Abraços!


2/10/09, 15:34:36: Bruno Bonjorno - IP : 189.59.223****
    Bom, primeiro acho que temos que focar o assunto, a hegemonia da Microsoft não se baseia apenas em sistema operacional, claro que esse é o carro-chefe da Microsoft, hoje e será por um bom tempo consolidado, visto que ela tem contratos caros com as fabricantes de equipamento e empresas de vendas de informática.

    Porem eu acredito que o linux evolui o suficiente para que seja considerado uma boa opção para aqueles que conhecem e/ou podem usar, por exemplo para o desenvolvimento com java ele é a melhor plataforma, sem falar nos servers etc. no Entanto existe um limite de compatibilidade, porem mais que o usuário final resolva usar o linux, ele ainda precisa ter que todas as ferramentas (governamentais por exemplo) e jogos estejam disponiveis tambem, se não ele será forçado a obter um SO windows pirata ou não.

    No entanto a Microsoft está perdendo o espaço, não no quesito SO, mais no faturamento. Em 2007 já se especulava que a Apple iria ultrapassar o da microsoft, isso sem falar na ação mais cara hoje que é da google.

    Ou seja, hoje mesmo, se somarmos o potencial google, em busca, mobilidade, marketing digital por internet e tv, documentação digital (google docs cada vez mais usado nas empresas) e a Apple com a sua inovação e ganhos graças ao faturamento bilhonário do IPhone e Ipod, sem falar no sistema operacional que é fantástico, IBM e Oracle, Open Source World. Bom a Microsoft não está tao grande assim. E nos próximos 5 anos ela pode estar ainda menor, e não apenas 30 que diz as ações, isso se, é claro ela não aparecer com alguma estratégia de vendas, por que no mundo corporativo, a Microsoft vende, mesmo que não funcione...

    Flw


2/10/09, 15:10:02: Emerson - IP : 189.44.206****
    A Plataforma Linux precisa ganhar o usuário final(doméstico), 90 das pessoas que adquirem um equipamento com Linux pedem para migrar para Windows.

2/10/09, 14:28:50: Álvaro Gomes - IP : 201.58.18****
    Bom, em resposta ao Marco, quero dizer duas coisas: 1) Os servidores da bolsa de NY foram trocados pela plataforma linux, 2) Os servidores da maior máquina de guerra do mundo (USA) rodam linux, 3) Toda a União européia está unida para demonstrar que a utilização do Linux por usuários é possível e com muito mais eficiência e produtividade, e finalmente 4) Pessoas que falam como você fala, são dignas de dó. Digo isso não porque acho que o Linux vai dominar o mercado. Digo isso porque quando você se refere aos nerds do Linux, que estão todos velhotes, como você diz, você querendo ou não faz referência a si mesmo (Ouço essa bobagem desde aquela época), ou seja, foi um comentário infeliz e desmedido.

    Em resposta ao Hermógenes, outro detalhe importante foi esquecido: Quando apareceram as primeiras versões do MS-DOS 3.11, até aquele momento, nenhum usuário comum (leigos) não tinham experimentado nenhum sistema. Então é sábio dizer que a Microsoft só conseguiu o status que possui porque foi a primeira no mercado, não a melhor opção. Francamente não consigo pensar nos meus servidores rodando Window$ atualmente, isso afetaria e muito a eficácia de meus produtos e com certeza me lançaria na lama após 2 ou 3 implementações. E isso é fato.

    Como eu tinha dito anteriormente, falar do que não se sabe, só para ver gente respondendo aos POSTs é uma pura perca de tempo e pior: soa como se a pessoa que faz o discurso não sabe de nada.

    Além do mais, a utilização do linux foi desenhada para usuários que tenham cérebro, não para usuários do Window$.......


2/10/09, 12:27:39: Hermogenes - IP : 201.47.11****
    Em resposta à Wagner. Me desculpe neste caso é uma criança de 7 anos, e me responda uma coisa, o que motivou a microsoft a criar o C#?

2/10/09, 11:28:16: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 187.35.9****
    Na minha opinião, a hegemonia Microsoft, vai alem de qualquer nivel tecnologico. Ela é uma empresa solidada no mercado e seus segmentos, quase sempre são lideres de venda, porem no campo cultural, ela é muito ajudada. Quando as pessoas pensam em sistema operacional, o primeiro nome é Windows, o seu fundador Bill Gates, por ser a pessoa que é (mais rica do mundo, ajudar em pesquisas e etc), acabou colaborando e muito para que essa popularidade da Microsoft fosse tão grande. Eu não sou defensor da mesma, porem, encaramos a realidade. O Linux, é uma grande jogada, porem é uma ALTERNATIVA e não um SUBSTITUTO, servidor Linux é o melhor, porem não tem como rodar um Corel Draw, aqueles programas chatos do governo (CAT, RAIS, PROGRAMA DA RF), Photoshop e etc. Porem, se não for usar nenhum desses aplicativos, realmente o Linux é uma opção válida. Acho que não tera nenhuma ameaça pra Microsoft, a não ser por ela mesma.

2/10/09, 10:20:16: Wagner br-wagner@brfree.com.br - IP : 187.26.239****
    Em resposta à Hermogenes. Experimente colocar uma criança de 4 anos para administrar uma rede com Windows 2008, administrar o Exchange, ou o Biztalk, ou o SharePoint. Ou então, faça com que ela programe em C#. Qualquer área exige estudo e dedicação. Não me venha com essa história de que qualquer um consegue trabalhar com produtos da MS.

2/10/09, 09:58:21: Rodrigo rodrigo.carvalho@espro.org.br - IP : 201.93.138****
    Bem sou instrutor de informática em uma Ong que trabalha com produtos Microsoft e Linux. Acredito que se a Microsoft não trabalhar com uma política de barateamento de susas liscenças, poderá acontecer que a Linux tome conta parcialmente do mercado nos próximos 10 a 15 anos. A microsoft é muito forte, principalmente com suas políticas e a forma de como administra o mercardo de informática, porém as vezes pode se tornar muito vulneraveis a vírus e outros problemas, o que faz com grande alguns severs de empresas trabalhem com o pinguim, mas ainda existem muitas coisas a serem feitas com o Linux, se bem que ele é bem mais facíl e melhor de usuabilidade e instalação nos dias de hoje. Em 5 anos jamais, ainda com o Windows7 sendo rápido e seguro, mas se não houver um barateamento das liscenças, poderá em um longo prazo a Linux pegar uma boa fatia da Microsoft sim. Se alguém quizer indagar, a vontade.

2/10/09, 05:01:15: Fernando - IP : 189.44.17****
    No segmento que ela atua não existe concorrentes ( fortes ), existe concorrentes nos produtos isoladamente , uma integração total como ela tem nao tem, agora digam um empresa tem tem

    SO. para Destkop / SO para Server de diferentes atividades / Jogos / Aplicativos WEB / Aplicativos Destkop / ferramentes para infra / Ferramentas de desenvolvimento / e por ai vai.

    Sinceramente não tem....

    Ela nao tem espaço em mercados que ela nunca quis se expressar financeiramente, como devel para base cientifica. A Novel ate que poderia se tornar uma concorrente mais agora é uma parceira, do jeito que andas as coisas o Microsft vai tornar seus parceiros o que podem se tornar seus concorrentes no futuro.


1/10/09, 23:29:19: Hermogenes - IP : 201.22.101****
    Não, porque o fim da supremacia da MS está muito longe do fim, muitos concorrentes tentaram superar, mas até hoje ninguém conseguiu. O linux poderia ser uma das ameaças da MS, o problema é que tem muitos projetos descontinuados, porque ninguém vive de graça. Agora se alguem se acha o tal só por utilizar os produtos da MS, esse alguém não passa de um mero amador, porque produtos da microsoft até crianças de 4 anos sabem mexer.

1/10/09, 23:04:09: Marco ragazzo@uol.com.br - IP : 189.33.232****
    Aos que acham que o Linux acabará com o Windows!!!. Por favor, leiam os tópicos mais abaixo do século passado -- precisamente de 1998!!!. Ouço essa bobagem desde aquela época. Os nerds estão morrendo e velhos O Linus Torvalds já tem mais de 40 anos e o Bill mais de 50 anos, a garotada hoje em dia dominia tecnologia digo: ipod, mac, blackberry, google, etc ,etc e tal. Esqueçãm essa bobagem de linux -- quando muito um so operacional ruim concorrente do Unix (embora seja filhote piorado). Pô esses nerds do passado insistem no linux -- me irrita. O gmail roda em servidores Windows Cluster (Informação pros nerds defasados) e os cluster google são heterogeneos. Vai surgir um sistema que matará o Windows -- quem sabe um clone do Unix melhorado feito pela apple ou google. Mas essa coisa juntada (Linux) e não normatizada, (veja pacotes .deb .rpm .tar ) é que não vai ser.

    é isso ataque aos velhotes nerds e viva os velhotes e jovens não nerds. ab A todos


1/10/09, 18:06:31: Valter - IP : 189.110.23****
    Acabei de ler Computerworld, no dia de hoje 01/10 tem uma entrevista do Mr.Ballmer ( CEO Microsoft ) ao NYTimes, criticando a IBM que deveria voltar a produzir hardware que foi um erro ter abandonado este segmento.

    Ballmer disse ao The New York Times que a IBM cometeu um erro quando ele sair do PC, disco rígido, e as empresas de equipamentos de rede, porque as empresas precisam diversificar se eles querem lucro a longo prazo. Veja o que ele disse ao Times:

    A IBM é a empresa que é notável para ir na outra direção. Pegada da IBM é mais estreito hoje do que era quando comecei. Não tenho a certeza que foi para o benefício a longo prazo de seus acionistas.

    Acionistas IBM pode se surpreender ao ouvir isso. O Times recorda precisamente que, desde 1999, quando a IBM vendeu seu negócio de rede, e começou a vender seus negócios de hardware de outros, seus acionistas têm muito para ser feliz, em contraste com os acionistas da Microsoft. Veja o que o Times diz:

    I.B.M. A estratégia deu certo O.K. para seus investidores ao longo da última década. As ações da IBM subiram cerca de 30 por cento desde 1999, enquanto as ações da Microsoft caíram cerca de 30 por cento sobre o mesmo período de tempo.

    Como salienta o Times, as críticas de Ballmer reflete o estado de guerra de baixo nível entre a IBM ea Microsoft. A IBM é um grande defensor do Linux, por exemplo, e concorre contra a Microsoft em várias frentes, inclusive em computação em nuvem, e-mail e colaboração.

    Por isso, só pode ser que a IBM ficando para trás no negócio de hardware foi um pouco de pensamento positivo por parte de Ballmer, porque se assim fosse, seria desviar-se das suas batalhas com a Microsoft.


1/10/09, 16:38:18: Valter - IP : 189.110.23****
    Acredito que a Microsoft continuará liderando, mas irá diminuir sua participação no mercado, concordo com o Sr.Alvaro no post abaixo. O modelo de negócios da Microsoft está ultrapasado, sendo que a mesma já criou uma divisão de software open source e livre. Alguém já viu Windows 200x instalado num mainframe IBM da série Z trabalhando 24x7 ? Não mas ja viu Linux instalado e com vários sistemas operacionais virtualizados inclusive Windows. O que seria do provedores de Internet então ? ah. Porque a Microsoft está descontinuando o Windows Mobile ? É porque o Linux além de ser open source é altamente customizável e não precisa pagar U$80 por licença, com isto o mercado está crescendo. Quando se fala do custo de bons profissionais inclusive Linux diz que é alto, mas quem precisa contratar não avalia que a empresa deixou de pagar uma fortuna em software e suas licenças, cujos valores são remetidos a Matriz no exterior, e não querem valorizar o capital humano cujo conhecimento e desenvolvimento ficará internamente além de gerar renda dentro do nosso país, incentivando o aumento da economia interna. Porque será que a bolsa de NY migrou para Linux e Mac após 2 quedas em pleno pregão ? Como do Alvaro disse falta cultura ao brasileiro para criarmos soluções e o usuário deixar de ser acomodado. Um exemplo o carro a alcóol agora flex demorou 20 anos para acreditarmos nele, agora o mundo inteiro quer adotar esta tecnologia. Então nós brazucas agora só queremos carros flex. Vamos mudar esta postura e inovar, senão continuaremos a ser terciero mundo, e não deixar para os outros países.


1/10/09, 15:16:35: Mendes silasmendes@gmail.com - IP : 200.182.****
    Para o mercado de PCs/portáteis creio que ela poderá sofrer algumas perdas, porque (finalmente) o LINUX está ganhando algum espaço nesse meio, principalmente pela entrada de grandes nomes como o Google e seu Android ou a Nokia e seu Maemo.

    Já no ambiente corporativo, não vejo grandes ameaças. Nesse ambiente a Microsoft se destaca pela integração das suas soluções você tem tudo amarrado, ferramentas de desenvolvimento, banco de dados, AD, virtualização e etc, isso proporciona um aumento significativo da produtividade e as empresas sabem disso.

    Portanto minha aposta é que se a Microsoft continuar trabalhando como trabalhou nos últimos 10 anos, com certeza irá manter sua liderança por mais 10.

    Mendes


1/10/09, 15:08:07: Àlvaro Gomes - IP : 201.58.18****
    Em resposta aos que dizem que o linux falhou, que o suporte do linux é muito caro, gostaria de ressaltar mais um ponto delicado desta discussão. O linux não falhou, por que o que vemos cada dia são soluções voltadas para o ambiente opensource, tais como Directory Services, WebServices, Serviços de monitoramento, firewalls, desktops, etc. Se formos enumerar todas as possibilidades, teremos que escrever um livro...

    Mas em contra-partida, o que não está melhorando é o nível de conhecimento dos usuários envolvidos em cada processo. Acho que se melhorarmos o nivel profissional de todos os envolvidos com TI, funcionários, colaboradores, com certeza teremos um aumento significativo de uso do linux pelas corporações...

    Acusar o linux de não ter dado certo é sem dúvida a melhor maneira de dizer que não se sabe do que está falando, e dizer que o suporte do linux é caro é o mesmo que dizer sou burro e não aprendo nada , pois além de versátil, uma das características principais do linux atual é a facilidade de instalação e utilização.

    Mas se me perguntarem se o linux deveria ser lançado neste século, com certeza eu diria que não. Acho que a humanidade brasileira (digo isso porque o resto do mundo já está utilizando a plataforma opensource, somente nós os brasileiros melhores do mundo como dizem por ai, preferimos pagar ou piratear algo que não é nosso.....Fazer o que né, coisa de brasileiro.....Copiar e piratear...acho que isso já está no sangue de todos nós.....E tem gente que reclama dos políticos....) não está pronta ainda para tal evolução. Aliás, a evolução não faz parte do nosso processo como cidadãos. Votar ainda é uma arte que poucos dominam.

    Como se vê, seremos eternamente um pais de terceiro mundo.....


1/10/09, 12:47:53: Hermogenes - IP : 201.47.132****
    Não, porque seus clientes confiam em seus produtos pelo modo de manusear,que facilita o seu uso, como facilidade na instalação, facilidade no reconhecimento de hardware e etc. Mas a concorrencia tipo o linux, é óbvio que terá uma dor de cabeça a mais em requisitos de instalação seja software ou hardware. Enquanto a apple oferece produtos caros, com uma certa qualidade, mas com um certo defeito, ela é egoista no mercado, tipo se faz de dificil com as outras empresas. E aqueles que se dizem profissionais de TI com dependencias dos produtos da MS, não é profissional e sim um mero cliente.

30/09/09, 23:48:18: Anderson Nass anderson.nass@gmail.com - IP : 189.100.10****
    Para mim, que contrato profissionais e serviços, vejo que esta hegemonia da Microsoft, vai além de somente da questão tecnológica (Cloud ou não), e tende a perdurar enquanto não surgir outras soluções que sejam economicamente mais viáveis alinhado, com uma grande rede bem difundida de profissionais e de canais de distribuição bem capacitados. No caso especifico do Linux, apesar de ser uma solução “gratuita” tem um TCO muito elevado (eu pessoalmente não existe almoço de “graça”). Por exemplo: é difícil encontrar ótimos profissionais, e quando encontro o valor fica muito acima de ótimo profissional WIN2008 Server por exemplo. Não quero levantar polemica, mas sim compartilhar experiência que tive em um das empresas do grupo. Não sou defensor nem de Linux ou de Microsoft, mas tem três coisas que ajudam a Microsoft: 1) copiar / adaptar muito rapidamente coisas que são boas nas concorrentes 2) ela e muito boa em lançar novas tecnologias e tendências 3) investe muito tempo em dinheiro nos dois primeiros

    Anderson Nass IT Manager


30/09/09, 22:50:13: Fernando - IP : 187.23.19****
    O linux falhou. A mais de 10 anos ele era a grande esperança...hoje, fimos que pouco evoluiu em relação a ganho de mercado. Se algo vai ameaçar o windows, não surgiu ainda, e quando surgir, vai levar mais de 10 anos.

30/09/09, 16:28:31: cwlo - IP : 189.39.49****
    Uma das coisas que caracteriza o monopólio é a cópia das soluções. Quando falamos que o Linux está ficando com uma interface melhor e mais amigável, significa que ela está mais parecida com o Windows, minimizando o impacto de adaptação de um usuário leigo. Quando se usa o OpenOffice (eu pessoalmente utilizo) percebe-se que ele imita muito a interface do Office 2003. Com os browsers, já não ocorre tanto isso porque o IE apesar de ainda ser um padrão, muitas pessoas já utilizam Mozilla ou Safari sem nem lembrar do IE. Concluindo, com as interfaces WPF da Microsoft, vão existir (ou já existem) distribuições Linux ou XPTO Office imitando a interface do Windows 7 ou do Office 2007 ?

30/09/09, 16:13:10: Norberto - IP : 200.179.****
    Uma coisa que tem que ficar clara é que uma empresa que PRECISA do sistema operacional funcionando não utiliza uma versão do Linux de graça , você contrata o suporte que é tão caro quando uma versão do Windows com suporte incluido. Já trabalhei em empresas que faze isso e o custo é praticamente o mesmo. O profissional linux/unix tambem é mais caro. Acredito que tem lugar para todos, tem serviços que são melhores no Linux (WebServer por exemplo) outros são melhor no Windows (AD, GPO). No desktop corporativo você tem este problema que falei de suporte no domestico acredito que o linux possa crescer. Com relação ao OFFICE o custo dele realmente é alto e tem empresas que poderiam fazer um mix de produtos, pois poucas pessoas usam o potencial do Office. A Microsoft possui outros produtos que garantem diversidade de renda. Um movimento que tenho percebido é o aumento do uso do SQL server frente aos custos do Oracle.

30/09/09, 00:43:39: Gilberto Jr. - IP : 189.96.****
    Bom temos varias opnios sobre o topico, venho aqui expor a minha. Será que o Linux perde tanto assim para windows em servidores ? Bom isso depende da pesquisa que você viu, no site da M$ fala que sim eles são maiorias. Mas bota na ponta do lapis todas as distribuições linux e Unix pra ver, creio que nesse ponto a briga seja feia,e em certos setores a Microsoft até perda. Com relação a desktop, o que ocorre com o Linux é a visão das pessoas comuns(digo das não tecnicas) Elas não sabem o que é um SO, o que é um pacote Office o que é um browser. Mas sabem que querem o Windows , o Internet Explorer para navegar, o MSN para falar com a namorada o Word Excel e afins para fazer seus trabalhos. E tudo isso eles tem pirata. É não querem gastar nada para ter isso, Facilidade de instalaão que vimos citar ai em baixo ? alguém já tentou instalar o ubunto então é muito simples a instalação do mesmo. Documentação de como utilizar, tem muitas informações por ai, é que as pessoas são acomodadas isso sim.Eu acredito sim que o Linux va brigar de igual para igual com o Window tanto em Server como em Desktops, podemos ver isso já nos celulares o Windows CE ou Mobile, já vai morrer pois a microsft viu que não fez um bom trabalho com o mesmo.

29/09/09, 20:54:37: Magda D Teodoro - IP : 189.113.204****
    Não podemos mais negar que dia a dia o Linux vem melhorando o programa para desktop, facilitando a linguagem para usuários residenciais, sem perder a qualidade, segurança e estabilidade. E de graça!!! Podemos citar o Biglinux, Ubuntu entre tantos outros. Quando as empresas usarem a plataforma linux com certeza o usuário levará isto para casa também.E aí ninguém deixará de notar o crescimento do linux nesta fatia do bolo.

28/09/09, 22:34:42: Mauricio Bastos maub1@hotmail.com - IP : 189.110.103****
    Creio que não se o assunto for sistema operacional para desktops ou mesmo para servidores de aplicação, uma vez que este mercado é atualmente dominado pela MS e a mesma ainda é umas principais desenvolvedoras das tecnologias que dão subsidio aos produtos que a estes servem.

    Porém, minha visão é de que o mercado de TI caminha a passos largos a se transformar em um grande nicho de SERVIÇOS e não mais PRODUTOS. E ai quem tiver mais competência em agilidade, relacionamento com o cliente e tecnologia leva!

    Abs a todos,

    Mauricio Bastos


28/09/09, 22:34:35: Hermogenes - IP : 201.22.100****
    Em questão de sistemas operacionais não, tá certo que o linux é um SO livre, mas quem vai ficar jogando todo o seu tempo fora, gastando dinheiro e quebrando a cabeça pra ajudar a galera que não está nem aí pra TI e o pior tudo de graça. Por algum acaso o profissional de TI tem que trabalhar de graça?

28/09/09, 22:33:21: Álvaro Gomes alvarod_silva@yahoo.com.br - IP : 201.58.18****
    Bom, vou tentar expor minhas idéias tendo em mente a lógica e o raciocínio óbvio sobre coisas e pessoas.

    A iniciativa do linux vem de um processo lento e demorado, as vezes causados pela falta de recursos, ora por falta de tempo para atualizar os códigos, etc. O que se vê atualmente são empresas mais sólidas no mercado de TI, que utilizam e melhoram o código do software cada dia. Sendo assim, tendo várias pessoas colaborando, teremos um software diverso, útil e seguro, uma vez que esses desenvolvedores possuem um só objetivo: Melhorar a segurança sem perder performance. Com isso, podemos ter uma variedade de tipos de licenças para cada software, e o desenvolvedor poderá também cobrar não só pelo software, mas também pelos serviços atrelados ao software, tais como implementação, monitoramento, etc.

    Ou Seja, é muito óbvio que 1000 cabeças pensam melhor que 100, ou será que todos pensam como os estúpidos? Só existe um software melhor que o Windows 2000....o Windows XP.....Putz .

    Mas agora utilizando da lógica para finalizar meu comentário, eu particularmente acho muita falta de inteligência em não se utilizar o Linux como plataforma principal, não somente pela iniciativa, mas pelo prisma da segurança, versatilidade e performance.

    Agora observando as pessoas no sentido de serem contra a mudanças, acho que o que não muda fica obsoleto...Tanto as coisas como as pessoas.....Estamos vivendo em mundo onde a evolução tecnológica é uma tendência natural, e se não nos adaptarmos a ela, então ficaremos sem o nosso espaço......Mas eu ainda acredito que o ser humano possa mudar, possa parecer isso dificil ou não...


28/09/09, 22:27:17: Eliel - IP : 200.205.7****
    Tomara que sim

28/09/09, 20:12:23: consultor M$ - IP : 201.29.19****
    Desde 2001 a Microsoft não para de diminuir em velocidade logarítma, hoje a empresa é menos de 1/4 do que foi em 2001. O Bill Gates já abandonou o barco enquanto era tempo e em pouco tempo ela vai ser comprada por outra e mudar de nome. O windows deve morrer como morreu a Novell, e o pacote Office quando os governos deciderem adotar o OpenOffice ou o Google Docs Offline será o golpe final.

28/09/09, 16:05:50: cwlo - IP : 189.39.49****
    Falando mais sobre web e cloud computing, as iniciativas do Windows Azure devem dar conta do recado. Esse tipo de tendência, como o nome diz, é uma tendência, não uma certeza. Existe a dificuldade do Google Apps decolar no uso corporativo exatamente porque ficam eternamente em versão Beta e se, por exemplo, o Google Docs não der certo na empresa não existe simplesmente um Google Docs Desktop para continuar usando.

28/09/09, 15:55:04: cwlo - IP : 189.39.49****
    Pode-se ter diferentes análises por área de atuação. Falando de SO, ainda é difícil desbancar a Microsoft porque a arquitetura Active Directory/Exchange /Office/Windows (XP ou 7) cria um ambiente de rápida/fácil implementação e alta integração para a imensa maioria das empresas. Em SO é viável sair da Microsoft (com Unix) quando se precisa de ambientes de alta performance. Em desenvolvimento e banco de dados, as plataformas Microsoft continuam tendo alto mercado, mas por outro ladosão vistas como menos confiáveis/escaláveis/performáticas (vide .NET X Java ou SQL Server X Oracle).

28/09/09, 12:43:46: Hermogenes - IP : 201.47.110****
    Hoje a Microsoft está ficando sem novidades em SO s, até tentaram com essa tal de touchscreen, isso no ponto de vista de uso doméstico. Mas se for olhar pra concorrencia, isso mostra que ninguem está conseguindo emplacar na área, mesmo tendo novas idéias, porque seus produtos requerem um conhecimento alternativo. Sem conhecimento alternativo a concorrencia não passa de sombra da Microsoft.

28/09/09, 11:52:06: Gilberto Strap. gstrapazon@voiza.com.br - IP : 200.248.9****
    Trabalho com plataformas Windows e Linux. Como vi o Windows desde suas primeiras versões, concordo com o comentário do colega sobre a plataforma menor, em que os usuários não tem toda equipe e conhecimento necessário para rodar tranquilamente o Linux. Window é mais fácil de usar.

    Gosto de Linux, trabalhei com Unix, e a minha opnião é que, só vai ser possível falar sério mesmo de aplicativos Linux sendo usados em grande escala a nível de usuário final, quando finalmente existir algo que tem faz décadas na plataforma Microsoft, para qualquer programinha que se baixe, até grandes softwares que é um INSTALADOR DECENTE e fácil de usar.

    Ou seja: Quando tiver um SETUP ou INSTALAR simples de usar, aí começaremos a ver a plataforma consolidar-se realmente.

    Enquanto depender da ajuda do geniozinho do amigo da cunhada, ou do cara que é o expert, a plataforma não vai ter popularidade.

    Gilberto Strapazon


28/09/09, 10:31:27: Vicente - IP : 201.1.4****
    Eu pessoalmente acredito que o Linux veio para ser o eterno segundo ( ou terceiro ), não tirem como base a empresa grande que vocês trabalham onde tem um mundo de tecnicos com alto grau de conhecimento. No mundo real aí fora ( desde as casas até as pizzarias ) só existe microsoft e são nestes lugares onde ela impera e ganha $. O linux é como uma tecnologia idealista, é para alguns apenas. Até como sistema operacional ele não ganha mercado, vc vai em uma loja vê uma pessoa comprando um micro mais barato por causa do linux e ela pergunta ao vendedor se dá para tirar ele e colocar o windows. Acredito ainda que a empresa que vai competir com a microsoft ainda não foi fundada.

27/09/09, 19:18:00: Galeno Garbe - IP : 189.55.225****
    Em se falando de tecnologia há uma diferença gigante entre 5 anos e 10 anos de evolução. Apesar da exponencial evolução do Linux, principalmente em sistemas Desktop não acredito que algo substancial possa acontecer nos próximos 5 anos a não ser uma notória tendência a difusão do Linux para ambientes Desktops. Venho notado a evolução do Linux mais de perto nos últimos 5 anos e creio que hoje, finalmente o Linux possui um ambiente maduro de Desktop (sem mencionar a já comprovada eficiência do sistema para servidores).

    Creio que em 10 anos teremos algo mais próximo de um equilíbrio, de uma lado da balança, o sempre Windows e do outro lados tecnologias conhecidas e emergentes lideradas pelo Linux.

    Os 10 anos passados nos mostrou que previsões a longo prazo em TI são improváveis. Me lembro bem que no nascimento do Linux, o que mais se falava era que o sistema iria matar o Windows entre 5 e 10 anos o que ficou muito longe de acontecer.

    Não podemos esquecer que a MS não ficará parada no tempo e apesar de erros como foi cometido com o Windows Vista, o GAP é imenso e a MS pode se dar o luxo de erros e ainda continuar na liderança do mercado de servidores e Desktops. Apesar de muito criticado o Windows ainda é a melhor opção em Desktop e Servidor (em linhas gerias não específica) e ainda será por muito tempo.


27/09/09, 18:58:53: Fábio Marinho marinho.fabio@gmail.com - IP : 189.80.11****
    olha, sou profisional de ti , ja venho trabalhando com plataforma microsoft e linux a bastante tempo, vejo que o linux de 3 anos pra cá evolui muito, a qualidade do software é impressionante, e sem custo e sem falar que muitas das tecnologias emergentes usam o linux como base( vmware por exemplo). no ambiente de servidores já esta mais que consolidado, suas ferramentas são as melhores do mercado. nos desktops vem melhorando constantemente, já não e maias dificil usar linux nop desktop, usuario final ja pode usr tranquilamente. a microsoft tem que melhorar seus produtos, seus preços. recebi essa semana o windows 7 professional pelo s2b, e vou falar não sei como ela conseguiu! o rc era muito bom, dava show no vista e ate mesmo no xp, porém ao terminar a instalação do professional BOOM! o sistema não tem a mesma resposta, totalmente PRESO, fiquei frustrado, pois esperava o desempenho do rc! o windows e muit opopular deveria ter seu preço reduzido, um valor de 79,90 por licença estaria de bom tamanho, seria honesto. o office já tem um valor honesto para usuarios domesticos, agora o windows tem que se reencontrar. sou totalmente imparcial na discussão linux vs windows em desktops, são bons sisetmas, mas visto os ultimos releases do suse, do ubuntu e principalment do mandriva. o windows 7 ja nasceu morto!

27/09/09, 10:44:39: Consultor de TI - IP : 201.19.6****
    Na minha opinião, a Cloud Computing vai definir se a hegemonia da Microsoft vai durar por mais 5 ou 10 anos. Se ela souber prestar um serviço com qualidade, segurança e eficiencia, seus clientes vão ficar satisfeitos. Logico que outras empresas também possuem projetos na área e vão abocanhar uma boa fatia do mercado. A Cloud Computing vai definir quem tem capacidade de se manter vivo no mercado e quem vai morrer (vide Novell Netware).

26/09/09, 23:12:35: Hermogenes - IP : 201.22.9****
    Pra microsoft não, mas para os seus clientes sim, com essa tal de cloud computing.

26/09/09, 18:33:23: cleiton csa_negro@hotmail.com - IP : 189.46****
    Boa noite, creio sim que a hegemonia da microsoft esta ameaçada, devido ao surgimento de outras ferramentas tão boa quanto a da microsoft, recentemente o google grande concorrente direto e pedra no pé do Gattes anunciou que irá investir em sistema operacional, imagino que os execultivos da microsoft deve ter ficado com a pulga atras da orelha , pois onde o google toca vira ouro rsrs, e tambem o linux um grande sistema operacional bem mais seguro e nao trava rsrs (coisa que o windows é mestre), aliaz recomendo a todos os usuarios do windows a migrarem para esse sistema, sei que ele é bem mais complicado, porém o bom desse sistema é a dificuldade, nós que somos da area de tecnologia temos debravar o que ha de bom em nosso meio e ajudar a acabar de vez com o monopolio da microsoft.

26/09/09, 12:49:52: Tadeu - IP : 200.104.445****
    No momento, apenas a Apple e Google podem dar algum tipo de trabalho a Microsoft, se surgir alguma outra nova empresa, ela provavelmente será comprada pela Microsoft.

    O Linux continua como a eterna promessa, vem crescendo ao longo do tempo, mas de forma muito lenta, não creio que deva ir muito além.

    Conclusão, gostando ou não, vamos ter que aturar a Microsoft por um bom tempo e viva o Windows 7 !!!



Anteriores:

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?