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Fórum : Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

Sugerido por : Vívian, Heloisa, Miranda


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11/12/09, 23:10:11: junior - IP : 201.27.169****
    Bom falando serio sem viajar em outros assuntos a questão é Quais são as competencias comportamentais importantes para o Profissional de TI ? Ai vai : - Força de vontade. - Facilidade em Relacionamento. - Pro ativo. - Ser detalhista nos processos. - Humildade. Pessoal talvez esqueci algumas.

    2)Agora quem quiser fazer o Inverso e ver o que vai dar então segue: - Reclamação do Trabalho. - Prepotencia - Fazer o arroz e feijão . - Intolerancia com usuarios e/ou profisionais. É só ter as caracteristicas acima e aguardar sentado a promoção/aumento ...rs


10/12/09, 12:15:07: Miranda - IP : 201.22.104****
    Manter um olho no trabalho e o outro na administração.

8/12/09, 15:38:50: Joaquim - IP : 189.62.10****
    Depois de muitos anos na área, conclui que as tecnologias passam, ou seja um bom profissional de TI, tem que ter capacidade de aprender sempre.

    Já as qualidades pessoais, como boa educação, facilidade de trabalho em grupo, humildade, capacidade de entender e se explicar sem usar apenas bits e bytes, isto só evolui com o tempo e no final acaba fazendo uma grande diferença ...


8/12/09, 15:14:33: João - IP : 187.3.17****
    Concordo com o Marco e a área de TI infelizmente está sendo tratada de maneira errada. Se é tendência mundial ou não, a informação daqui a alguns anos será de toda responsabilidade do gestor de TI, porém alguns confundem com administre minha empresa . Empurrar responsabilidades para TI é um erro... é o velho modismo a culpa é do sistema que alguma maioria aí ainda comete por falta de conhecimento ou simples não preciso de computador . Há usuários que tem a imagem de um cara de TI arrogante, porém na hora de buscar conhecimento estes simplesmente JOGAM a batata quente e dizem um sonoro se virem, vc entende de software, eu não estudei para isso . É OBRIGAÇÃO de TODO PROFISSIONAL ter conhecimentoem informática, isso é fato. Deixamos as vezes de realizar nossas funções com qualidade para tapar buracos e falhas de quem não se deu o trabalho de fazer um cursinho básico e ter uma noção para avançar, não só no software como também na função/cargo. E as descrições dos cargos... essa parte é hilária, inventam cada nome bonitinho para cada função estranha. Ter conhecimento do negócio é fundamental para obter o crescimento e reconhecimento tão esperado, ter conhecimento da empresa é outra coisa bem diferente... isso o dono já o tem, não vamos ocupar a cadeira deles... ou isso será uma tendência também ? Se for quem sabe não repensam um pouco dos processos por causa da concorrência.

7/12/09, 21:23:18: junior - IP : 201.68.12****
    Ewerton desculpe, informei seu nome por engano. Desconsiderem o comentario abaixo de Ewerton e considerem como sendo de Junior. Abs Junior

7/12/09, 21:17:07: Ewerton - IP : 201.68.12****
    Ewerton entendo sua colocação mas veja só que engraçado estou em uma multinacional e realmente tem um monte de jovens de outras areas(produtos, marketing, etc..) que ja estão como gerentes nivel 1, 2, 3 ,bom ai pensei devem ganhar muito bem ou bem mais q um consultor só que fiz recentemente a seguinte constatação o salario deles é menor ou igual ao de um analista consultor ou seja existe tambem nessas areas jovens contratados para ganhar menos e fazer muito mais(nivel gerencial). Acho q sim precisa melhorar as coisas na area de TI, mas como tudo tem suas vantagens e desvantagens nas demais areas a recolocação se torna bem mais complicada já não é tão tranquilo.. Abs


7/12/09, 20:53:18: junior - IP : 201.68.12****
    Apesar das empresas exigirem diversos conhecimentos tecnicos, ainda vejo como sendo uma das principais qualidades a facilidade em conhecer o negocio, estou na area desde 1986 e sempre observei as empresas valorizarem os profissionais nem tanto pela parte tecnica (lógico q necessario) mas principalmente pela facilidade de conhecimento de negocios , documentação , paciencia com usuario etc.. Para quem esta iniciando vai uma experiencia pessoal em algumas empresas ja vivi algumas dificuldades na parte tecnica mas sempre atingindo a solução, pois na area sempre tive bons profissionais envolvidos podendo ajudar e ser ajudado e na nossa area TI isso é muito produtivo, tirando os mascarados..rs Mas o grande diferencial sempre observei q era conhecer as areas de negocio, documentações, etc.. e vi muito profissional excelente tecnicamente nao vingar devido nao saber explicar uma regra de negocio e falar em codigos. Sei q existem diferentes opinioes mas no meu caso a observação nao foi nem em 5 , 10 ou 15 anos mas em 23 anos de experiencia.

7/12/09, 19:07:03: Marco - IP : 187.45.48****
    Ewerton, Obrigado por seus comentários.

    Também concordo com os seus comentários sobre carreira. Que eu saiba as áreas de finanças e marketing sempre fizeram gerentes mais rápido que em TI. Poucos ou nenhum são promovidos oriundos de TI, exceto em empresas da área.

    Com certeza essas áreas fazem mais gerentes, no entanto a nossa provavelmente tem muitos profissionais realizados, eu me incluo nesta turma.


6/12/09, 17:14:54: Ewerton Silva ewertonsilvacb@yahoo.com.br - IP : 201.83.43****
    Marco, tenho 7 anos de experiência. Portanto não tanto tempo quanto você, mas concordo plenamente com seus comentários.

6/12/09, 17:10:37: Ewerton Silva ewertonsilvacb@yahoo.com.br - IP : 201.83.43****
    Ronaldo e Jr, inicialmente acho que a garra e a vontade de se esforçarem merece ser reconhida como uma qualidade importante a todos os profissionais. Mas acho que o que deve ser discutido é o valor que está sendo pago por tanto esforço. Estou há 7 anos no mercado de TI, me formei em Ciência da Computação em uma Universidade Federal e tenho algumas certificações. Vejo que o mercado está cada vez mais desvalorizando o profissional de TI. A concorrência é cada vez maior e as empresas dão prioridade a profissionais recém-formados que ganham R$ 1.500, R$ 2.000. Sinceramente não acho que TI seja a melhor carreira a se seguir, sobretudo para pessoas que ainda vão entrar na universidade. Acho que áreas de marketing e finanças propõe uma melhor remuneração frente aos esforços de aprendizado e atingimento de metas feito pelos profissionais.

6/12/09, 09:22:26: Marco - IP : 187.45.48****
    Apenas para ilustrar, eu não estou apenas chorando .. tenho vinte e oito anos de TI, curso de PMI, conheço profundamente bancos de dados(projeto e administração), C#, Javascript,HTML e XML, JAVA e ganhei muitos prêmios em minha carreira - minha reclamação vem de encontro às exigências do mercado e o valor cada vez menor do salário - isso é aviltante ou melhor, ofensivo. Se achar que isso é injusto para alguns é apenas reclamar que seja, mas também reclamo pensando nos meus colegas que estão saindo da faculdade para fazer uma vida e vão se deparar com esse quadro. Sr Junior, o mercado é de todos e acho justo que alguém mostre aos mais novos o que eles vão encontrar pela frente e sobretudo, pedir aos colegas que negociem melhor suas colocações ou vamos todos sofrer e muito com esse mercado escravizante. A demanda é cada vez maior por especialistas, então porque o mercado vai pagar menos? Agora, sobre o motivo deste forum, as melhores características são profissionalismo, ética, respeito aos colegas e muito, muito estudo, além de uma vontade eterna de melhorar, como pessoa e profissional. O lugar de traíras é no rio, ou em nosso mercado, no lixo. Um grande abraço a todos e continuem comentando - isso ajuda a melhorar nossa profissão.


5/12/09, 21:34:24: Michel - IP : 189.120.219****
    Pessoal, é facil para alguns colegas e dizer pare de chorar e corra atras! creio que todos estão aqui neste forum estudaram, tem graduação são certificados se não são tem conhecimento equivalente ou tem muita experiencia. Porem um termo que uso muito é que nossa area esta PROSTITUIDA e não é somente pelas empresas que se aproveita da situação de mercado e ficam inventando moneclaturas de vagas absurdas e exigencias que não condiz com a vaga e formas de contratação (clt flex!?), mas tambem pelos proprios colegas que muitas vezes aceitam ganhar menos para não ficar sem emprego.

    Ja vi muitos colegas com conhecimentos muito abrangente e quando digo conhecimento abrangente digo certificação,redes,desenvolvimento e visão de negocios e quando a idade deveria acompanhar o grau de conhecimento e o salario hoje tem muita gente brigando para trabalha como HELP DESK.

    Fato que hoje temos que ficar se gladiando porque qualquer um compra livro de hardware,software e redes aprende e ja esta no mercado como especialista (Se acha oooo especialista rs) o como o RH gosta de usar SKILL , Verdade temos que procurar sempre se aprimorar para ser um diferencial no mercado....,mas o mercado tem que mudar essa visão porque o diferencial hoje é apenas uma forma de seleção desnaturada para exigir mais e pagar menos (custo)!


5/12/09, 17:17:54: Ronaldo - IP : 201.47.151****
    Já sei: Vai ser deputado, rs.

5/12/09, 13:27:09: junior - IP : 201.92.145****
    Gente vamos trabalhar, estudar e parar de choradeira. Ah lembrei para os que se acham injustiçados por consultorias que exploram, pagam mal, etc.. vai o recado : - Se aprimorem e vão em busca de melhores oportunidades , mas ficar na choradeira o que vc vai conseguir é se tornar um ativo fixo dela ....rs Abs a todos

4/12/09, 21:22:09: Ronaldo - IP : 189.27.44****
    Autodidacta, insaciavel por conhecimento e novidades.

    Veja acada ano o que você evolui em conhecimento tecnologico e regras de negócio.

    import livros import cursos import projetos

    ..... ....

    if (conhecimento_ano_presente conhecimento_ano_passado) print( Vc está evoluindo ) else print( Burro )


4/12/09, 19:04:44: Marco - IP : 187.45.48****
    Eu entendo que antes de tudo esta pergunta está fora de tópico - o correto seria perguntar o que as empresas deveriam ter como competência e o primeiro item é vergonha na cara! Para sua informação, uma empregada doméstica faz de R$ 1.000 a R$ 1.500 reais por mês com faxina e querem pagar isso a um analista com as tecnologias mais recentes e Inglês fluente, bem como conhecimentos em gestão de projetos!! Será que ainda vale à pena trabalhar em TI com toda essa falta de respeito? Temo sinceramente que não..Ou algo começa a mudar neste país ou vamos ganhar menos que os profissionais da China ,em regime de semi-escravidão.


2/12/09, 17:55:44: Anderson - IP : 200.161.31****
    Gostaria de replicar o comentário do colega:

    - Entendam uma coisa de uma vez por todas: Hora-Extra significa problemas na gestão dos projetos. Ponto. Nada mais além disso. Entendam isso e parem de aceitar responsabilidades que não são suas!

    SENSACIONAL! Assino abaixo!


1/12/09, 22:24:27: LCF - IP : 187.3.****
    Equilíbrio e Lucidez: Em qualquer área, a prudência recomenda buscar o equilíbrio entre a Vida Pessoal e a Vida Profissional. O equilíbrio nos torna mais lúcidos para enxergar as melhores soluções, bem como para viver mais sabiamente. Se você anda trabalhando demais por longo tempo, esquecendo-se do seu cachorro, da sua família e etc., há algo errado nisso que, cedo ou tarde, terá o seu preço. Com alguma vivência, acabamos por perceber que o dinheiro não compra tudo, que ele tem apenas um valor relativo. Em muitos casos, as pessoas se obrigam a trabalhar só pelo dinheiro, pior ainda se elas se vêem privadas de suas necessidades básicas, o que é lamentável.

1/12/09, 11:25:59: Telma Hanazumi - IP : 189.46.9****
    Luciano Peres, que legal achar voce nesse meio!Concordo plenamente com seu comentário, faço minhas suas palavras. Trabalho na área desde 1989, já vi cartão perfurado, mini da Labo, voce já viu isso? Coisa incrível! Fui uma das primeiras pessoas a operar máquinas com unix no Brasil, conheci o xenix, compilar kernel o maior barato!Delirei quando peguei uma tal de U6000 da Unisys, e quando peguei o AIX!?Nossa! Cheguei a ver as primeiras versões do NT, muito bom!Pra ser dessa área tem que se apaixonar por ela, caso contrário, é só frustração mesmo. abs

30/11/09, 10:34:54: junior - IP : 201.91.26****
    Tambem acho que tem muita choradeira aqui, como dizia um gerente (q aprendi muito com ele) não ta feliz no q esta fazendo é melhor ir vender batatas não desmerecendo o vendedor de batatas, mas acho q muitos entenderam o recado. Vão a luta, ou sera q todos chefes são incompetentes e puxa sacos... não sou chefe , mas vou chegar la com comprometimento , estudo e persistencia....

29/11/09, 23:40:19: Carlos - IP : 187.37.19****
    A questão do fórum até que foi interessante, mas a maioria dos comentários não consegue ir além da choramingação chefe X peão .... Se os chefes são tão malvados, ganham tanto dinheiro fácil, exploram os funcionários, etc., etc. a solução é simples : virem chefes !!!!


29/11/09, 16:05:34: Marcelo - IP : 201.6.24****
    Comecar a pedir mais dinheiro no valor hora!!

28/11/09, 06:50:12: Luciano Peres lperes@tech.com.br - IP : 187.88.9****
    Ví diversos comentários, desde incompetência a chefe mal caráter, trabalho com TI desde 1992, e já tive TK85, PC500, Amiga, XT, 286 e estava no lançamento do Pentium na Fenasoft. Trabalhei para a Microsoft, HP. Tive o prazer de trabalhar no primeiro Service Desk (Help Desk) comercial do Brasil. Fui beta teste da Embratel no inicio da atividade da Internet no Brasil, haviam 16 páginas htm acessíveis para o que era o mundo para nós, usei Trumpet e Mosaic. Fui beta teste do Windows 95, 98 (pulei o ME) 2000 e XP (hoje programo até Embedded). Com a experiencia que adquiri posso dizer que a única característica que difere um bom profissonal de TI de um aventureiro é gostar de informática e não estar na área apenas por que alguém disse ser boa. Sou considerado meio NERD (aqui chamávamos de Micreiro no passado) e tenho orgulho se ser um profissional de TI.

27/11/09, 21:01:04: Anônimo - IP : 201.19.7****
    Uma vez fui numa entrevista e o cara muito desajeitado falou que precisava era de um amigo. Ele tentou conversar algo técnico e algo gerencial para cumprir o protocolo mas ficou claro que o cara era uma grande mala incompetente em qualquer coisa e estava isolado da equipe por ser um grande ignorante que destrata a equipe por ser o chefe. Obviamente o candidato que ele procura é um tremendo puxa saco e um aliado para não ficar sozinho ilhado pela própria equipe dele. Infelizmente ou não meu perfil não passa nem perto deste.


27/11/09, 18:34:51: UK brasilinvejoso@mail.com - IP : 187.88.10****
    Enfim retornei do reino unido para trabalhar aqui nesse maravilhoso pais..em 7 meses mudei 3 vezes de emprego..fui persiguido em todas as empresas que trabalhei pelo fato de ter morado fora e saber mais que os outros..nunca imaginei que seria assim aqui no brasil..por que sera que as pessoas sao ta invejosas e mediocres aqui..entao pq contratam sabendo que eu sei mais que eles??? Alguem de voces podem me dizer? Gracas a deus me aposento ano que vem save the queen ainda bem que ganhei muito dinheiro la TI nunca mais ainda mais aqui!!!

27/11/09, 18:09:44: Danilo Aspeni zamo4495@gmail.com - IP : 189.19.201****
    Apesar do meu comentário que um bom perfil começa pelo comprometimento, e o colega Super Sincero abordar esse lado do tema comproimetimento , gostaria de ressaltar que concordo com ele no fato de que muitas empresas (não todas) realmente acham que comprometimento significa suar sangue...ignoram o fato de o funcionário ter vida própria e tudo mais...e ainda, quando você sai no horário, te olham torto...

    Realmente tem muitas empresas que agem assim...mas não são todas...

    Em contrapartida, tem muito profissional da área (e de outras também) que não cumprem horário (básico), que não abre exceções (EXCEÇÕES MESMO, POIS EM TI ESTA VARIÁVEL PODE APARECER A QUALQUER MOMENTO, MAS TEM QUE CONTINUAR COMO EXCEÇÃO, NÃO PODE VIRAR REGRA)para atender necessidades iminentes de clientes...enfim...temos os dois lados, patrões que querem arrancar o couro do funcionário e funcionários que querem só encostar na empresa e tirar o seu no fim do mês...

    Quando consegue-se unir dedicação do funcionário e valorização e compreensão dos gestores, todos ficam felizes...



27/11/09, 15:44:12: Super Sincero eusousupersincero@gmail.com - IP : 189.66.127****
    Entendam uma coisa de uma vez por todas: Hora-Extra significa problemas na gestão dos projetos. Ponto. Nada mais além disso. Entendam isso e parem de aceitar responsabilidades que não são suas! (msg4)

27/11/09, 15:43:43: Super Sincero eusousupersincero@gmail.com - IP : 189.66.127****
    É óbvio que as empresas contratam funcionários para resolverem problemas delas ou dos clientes. Projetos em andamento, ainda não entregues, são problemas, se preferirem assim. Não é esse o ponto aqui. O fato que chamo a atenção aqui é a falta de percepção de onde fica o limite entre as responsabilidades da empresa e as responsabilidades do funcionário. É muito difícil entender até onde vai esse limite mesmo, principalmente em uma cultura com regras e valores distorcidos, como a nossa, e principalmente para o empregador, que normalmente abusa do seu poder e repassa a maioria das responsabilidades dele para o funcionário. Na maioria das vezes esse abuso de poder acontece conscientemente. É mais fácil culpar o cara de baixo, que não tem como se defender. É um jogo muito sujo e é uma questão com as origens históricas do Brasil também: somos submissos por padrão e achamos que temos que baixar a cabeça pro nível hierárquico de cima. Mais triste ainda é ver que essa confusão acontece também do lado dos funcionários, que muitas vezes acham normal, e até certo (!!!), os chefes abusarem, exigirem horas e mais horas extras, finais de semana ininterruptos... permitem que os chefes interferiram nas suas vidas pessoais, dizendo se uma determinada justificativa é válida ou não para deixar de fazer horas-extras e acabam condenando o colega que não se submete aos esquemas de repressão e intimidação. Quer dizer, o chefe pode acabar com a sua vida porque isso é normal, ele tem esse direito , mas se tem um que não está se acabando junto com todo mundo, ele sim é o culpado por tudo e precisa ser queimado pra dar o exemplo. Lamentável essa visão superficial. (msg3)

27/11/09, 15:43:18: Super Sincero eusousupersincero@gmail.com - IP : 189.66.127****
    Essa história de missão, valores, transparência, que as empresas adoram encher a boca pra falar, são pura balela. B-A-L-E-L-A! Na prática nada disso acontece. A missão deles na realidade é cada vez mais encher o bolso de dinheiro, custe o que custar, geralmente às custas do sacrifício desumano dos funcionários. Gestão de pessoas, qualidade nos projetos, se as coisas estão sendo bem feitas, se as condições de trabalho estão boas... nada disso importa pras empresas. Elas não estão nem um pouco preocupadas. O que importa é entregar qualquer coisa pro cliente pra que ele pague as faturas, e obviamente pra que sobre aquela parte combinada previamente , que será dividida entre ambas as partes, necessariamente por fora. (msg2)

27/11/09, 15:42:48: Super Sincero eusousupersincero@gmail.com - IP : 189.66.127****
    Galera, vamos deixar os rodeios de lado e falar algumas verdades aqui: comprometimento depende totalmente do ponto de vista de quem está vendo.

    Comprometimento para a empresa é ver seu funcionário se matando para resolver um problema que ela criou. Óbvio que esse tipo de comprometimento por parte do funcionário é bastante conveniente pra empresa. Os gestores adoram isso! Na maioria esmagadora das vezes fazem besteiras, prometem mundos e fundos aos seus clientes, entram em esquemas, para agradar e obter mais projetos no futuro, e jogam toda essa carga de responsabilidade em cima do funcionário, que precisa dar a sua vida para entregar os projetos nos prazos estipulados, que normalmente foram criados sem a consulta dele, por algum insano. Aí a vida pessoal do cara vai pro buraco. E é obvio que o gestor vai curtir a vida dele, afinal o problema agora é do funcionário.

    Comprometimento para o funcionário significa seguir os valores da empresa, acreditando na ilusão de que ela está muito preocupada com o seu bem-estar. Também significa na maioria das vezes seguir religiosamente o que os chefes dizem, sem fazer nenhum tipo de questionamento, afinal estão querendo agradar , e acabam se submetendo à esquemas de repressão, mesmo que depois fiquem choramingando pelos cantos se sentindo os maiores injustiçados. (msg1)


27/11/09, 12:34:31: Danilo Aspeni zamo4495@gmail.com - IP : 189.19.201****
    Ah, e outra coisa...

    Os MICREIROS que me desculpem, mas, se tiver alguém que contrata profisisonais de TI lendo este fórum, por favor, se querem competência, EVITEM CONTRATAR OS MICREIROS PARA CARGOS DE TI...

    Trabalhar com TI vai além de saber mexer com o computador ...

    MICREIROS, se querem prosperar na área, estudem...cursos livres, técnicos, graduação...só assim conseguiremos criar um padrão para a área em termos profissionais, comportamentais e financeiros...

    Já viu um médico que é médico só porque leu uns livros, ou um engenheiro civil que assina plantas só porque sabe trabalhar como pedreiro e aprendeu Auto CAD???

    Pensem nisso...



27/11/09, 12:07:21: Danilo Aspeni zamo4495@gmail.com - IP : 189.19.201****
    Em relação a habilidades técnicas, nem é o foco, mas é evidente que o profissional tem que tê-las, conforme o cargo que irá exercer, mas sinceramente, isso nem é o mais importante, pois vejo muitos profissionais por aí com grande capacidade técnica (e acham que só isso os manterá no emprego) e com pouco ou nenhum comprometimento com os resultados da empresa e sem qualquer foco no cliente´...aí nde nada adianta... Então, entendo que, além de comprometimento e foco no cliente (que deve ser característica de qualquer profissional), o profissional de TI tem que ter humildade (saber que ele tem sempre algo a a aprender, mesmo com um estagiário e não ficar se gabando do conhecimento que possui, pois esse conhecimento facilmente se tornará obsoleto), não ter medo de encarar desafios e não ter preguiça de buscar conhecimento constatemente, além de gostar de trabalhar com o mix máquina/pessoas.

26/11/09, 17:17:14: Rodrigo rodrigo@rodrigofc.com - IP : 201.30.1****
    Tem que estar antenado com novidades da 3WC, desenrolar em css e linguagens como php!!!! respeitar o ambiente de trabalho e querer crescer junto com a empresa, não passando por cima de ninguém!

26/11/09, 17:03:39: Douglas - IP : 200.169.13****
    Deve ser dinâmico, estar antenado com as novas tecnologias, boa dicção e relacionamento interpessoal. Estar disposto a arregaçar as mangas pela empresa, desde que a mesma esteja disposta a investir no profissional. Puxar saco é coisa de incompetente.

26/11/09, 15:44:28: David david_borelli@hotmail.com - IP : 200.211.****
    Paciente em 1º lugar por causa da maldida inclusão digital Se não conseguiur paciencia tenha respeito, se nao conseguir nenhum dos dois, puxe bastante saco! kkkk

26/11/09, 12:33:55: Eduardo Alves - IP : 189.28.128****
    Obediência e bajular sempre o chefe comportamente ideal para se manter.


26/11/09, 00:41:28: Samir Camargo teraporgresso@hotmail.com - IP : 201.1.19****
    O Perfil procurado pelas empresas é do profissional que atenda às necessidades da organização, que se identifique com a missão, visão desta. Além disso, o bom profissional de TI deve sempre se atualizar, estar aberto e mostrar-se adaptavel a mudanças e ser flexivel.

25/11/09, 14:58:45: Miranda - IP : 200.139.100****
    Ter a noção de que uma vaga na área de TI é a mais concorrente do país.

25/11/09, 14:37:16: junior - IP : 201.91.26****
    Estou na area desde 1996 assim como nosso amigo NM , o que tenho visto ao longo desses anos é que existem pessoas competentes independente de terem formação , mas vejo que o principal ponto que pega é o compromentimento dos profissionais com a empresa em si, as vezes o profissional é excelente tecnico mas não fica além de seu horario ou chega tarde , etc.. Ou as vezes é excelente técnico mas não gosta de documentar nada por receio de alguem pegar seu lugar ou simplesmente porque não gosta. Tambem não faz outras obrigações simplesmente porque diz que não é sua função. Abs a todos

25/11/09, 09:14:04: Fernandes - IP : 200.100.270****
    Gostar do que faz, capacidade e vontade de aprender sempre e humildade, a meu ver, são os pontos principais.

    Infelizmente, iludidos ela mídia, muitos acabam entrando na área em busca de altos salários, sem vocação ou disposição para encarar os desafios que a profissão apresenta.


25/11/09, 00:43:50: NM - IP : 189.54.193****
    Esta cada vez mais dificil contratar um funcionario para trabalhar...funcionário pra ganhar salario ta cheio. Coloquem uma coisa na cabeça....esquece a faculdade...la vc somente batalhou por um pedaço de papel, a vida profissional é bem mais exigente e muitas vezes injusta, não se limite ao seu cargo...se almeja algo..não adianta ficar com inveja de quem ganha mais...trabalhe, trabalhe, trabalhe e nas horas vagas estude sua profissão em casa. Iniciei em 1996 com clipper e dos, hj tenho minha empresa de TI, ganhe conhecimneto vc mesmo ...isso não depende de onde vc trabalha so depende de vc e de ter um micro em casa...mais nada.

24/11/09, 22:45:27: Rodolfo - IP : 201.27.10****
    Antes de tudo, humildade! https://pt.wikipedia.org/wiki/Humildade

    Conhecimento, excelência técnica vêm com muito estudo e perseverança. O profissional que quer se destacar precisa gostar do que faz. Cargos mais altos virão naturamente, lógico, é necessário atenção da empresa que trabalha quanto a sua própria valorização seja de salário, seja de reconhecimento.

    É raro encontrar profissionais que realmente se importam com seu trabalho, sendo projetos, arquitetura, liderança. Vejo que cada vez mais é comum encontrar profissionais que apenas têm uma visão de emprego contanto horas e não dando importância aos detalhes. Nesse ponto é que se destacam os perseverantes e inteligentes que conseguem ver oportunidades, carreira .

    E a palavra tão insuportável que pode ser vista em qualquer proposta, pró-ativo, para mim têm um significado bem simples fale, participe, ajude , com a experiência, lidere.

    Receita simples que faz um profissional se destacar.


24/11/09, 11:40:14: E. Kawaguchi ceosixx@terra.com.br - IP : 189.33.120****
    Em 07/01/2000, escrevi nesse mesmo forum o seguinmte: Que acima de qualquer especialização técnica na área, existe o relacionamento entre o profissional e o usuário final(cliente) que é muito mais importante. O iniciante não deve apenas se preparar técnicamente dentro da área, mas também especializar-se em atendimento a clientes, qualidade total, e marketing, pois o que falta entre muitos profissionais é a visão de que o usuário final não quer que você seja um PHD em nada, mas apenas que resolva o seu pequeno problema. E digo que tenho pouco a acrescentar a não ser que em termos de qualificação técnica, muito se agregou,mas infelizmente o nível de relacionamento com o cliente deteriorou-se muito, haja vista o atendimento prestado pelas teles que fornecem os mais importantes serviços de TI. Os problemas são em quantidade bem maior, mas continuam pequenos, a maioria de solução rápida. Por isso continuo dizendo, o usuário final quer ver seu problema ser resolvido, e não quer saber que empresa x ou y, investiram n milhões / bilhões, etc... em infra estrutura. Infelizmente não vejo boas perspectivas nessa área, apesar de estarmos atingindo a excelência em capacitãção e conhecimento técnico, não estamos sendo competentes em sua gestão.

23/11/09, 22:11:38: Daher Hayssam daherhy@yahoo.com.br - IP : 189.15.10****
    É de fundamental importância o comprometimento do funcionário para com a empresa pois dependendo de sua atuação pode ser recomendado para futuras oportunidades que promovam sua promoção profissional.

    É fato que aceita baixo salário quem quer , mas isto varia de caso para caso, portanto não devemos generalizar, em muitos casos a pessoa está sem condições financeiras para investir em si mesmo devido aos altos custos dos cursos de certificações e provas as quais pouquíssimas empresas estão dispostas a investir.

    Com a proliferação das faculdades particulares a quantidade de alunos formados é muito grande para ser absorvida pelas empresas o que causa, por consequencia esta queda nos salários, em todas as áreas de conhecimento abrangidas pela TI, tendo o profissional certificação, pós-graduação dentre outros que estão sendo cada vez menos valorizados.

    Portanto, cada um deve fazer o que gosta, se ainda está difícil encontrar uma saída, o melhor caminho é o diálogo, pois somente através dele podemos expressar o que estamos sentido, quando agimos pelo impulso, somos os únicos prejudicados.

    23/11/2009


23/11/09, 15:43:49: Paulo Roberto - IP : 189.78.23****
    ========================== São apenas 3 para quem quer ser funcionário: 1o) NÃO SER INCOMPETENTE AO PONTO DE SER O PIOR DA EQUIPE 2o) NÃO SER COMPETENTE AO PONTO DE SER MELHOR QUE O CHEFE 3o) ESTAR SATISFEITO COM AS DUAS CONDIÇÕES ACIMA. ==========================

    Não pensar que as pessoas te consideram mais sério ao escrever em all caps.


18/11/09, 12:19:00: Delmiro Paes - IP : 187.37.143****
    Considero que se o profisional usar como base a ISO 9126 (Características e Métricas de Qualidade) será muito bem avaliado em relação às suas competências comportamentais.

    Segurança Encarar qualquer projeto proposto. Confimar com convicção que vai entregar no prazo.

    Confiabilidade/Tolerância a Falhas Não faltar ao trabalho. Não ficar doente.

    Funcionabilidade/Interoperabilidade Desenvolver com o que tem disponível, para múltiplos SOs com um largo sorriso no rosto.

    Usabilidade (Interatividade) / Aprendizagem Estar sempre disponível a qualquer dia e horário. Aprender com quem está a vários anos na empresa. E com os mais novos. Em treinamentos nunca ter sono ou demostrar falta de interesse. Se houver avaliação obter as melhores notas.

    Manutenibilidade / Estabilidade Se capaz de assimilar novas tecnologias a custo mínimo. Nunca discutir com os superiores e colegas.

    Eficiência Entregar tudo no prazo e sem bugs.

    Portabilidade / Adaptabilidade Trabalhar com Windows, Linux, Solaris, AIX, DOS, VMS... Atendendo ao critério de Eficiência.



18/11/09, 11:47:18: Miranda - IP : 201.22.10****
    Distinguir a diferença entre o bobo, o esperto e o inteligente.

18/11/09, 08:55:53: Digo - IP : 201.42.22****
    Um profissional é muito mais do que somente uma formação, certificação, muito mais. Ser um profissional exemplar está relacionado a conduta, comportamento, estilo de vida saudável, postura, relacionamento e comunicação adequada, além de excepcional auto-controle. É um conjunto amplo de características, algumas mais requisitadas, outras menos.

18/11/09, 08:09:12: Fernando Henque - IP : 201.81.98****
    As competencias comportamentais devem variar devido a cultura empresarial e cargos. Nao seria razoavel esperar de um profissional de criacao mltimidia a mesma postura de um vendedor. Sao perfis e culturas diferentes e cada qual se encaixa no respectivo bioma. Force seu programador (nerd) a ser um gentleman, e vc possivelmente perdera o melhor programador q ja teve. Force seu gerente a xingar as pessoas e ser desequilibrado, e vc perdera clientes. Ou seja, para saber quais sao as competencias, seria necessario um estudo, que leve em conta a cultura de cada esfera. Agora por experiencia, posso dizer q existe um q de verdade nas regras citadas na msg que diz q vc nao pode parecer mais esperto q seu chefe, etc

17/11/09, 23:10:06: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 187.88.155****
    Concordo com o Francisco... tinha visto o texto que foi eliminado, também não acho ofensivo e sim nos permite pensar. Acredito que a principal competência comportamental seja a tolerância e adaptação a ambientes. Nem sempre sua opinião ou valores serão válidos, ou serão considerados aptos. O bom profissional tem que ter perfil técnico, mas manter a humanidade. Se for muito distante de negócios não vai sobreviver, tem que conhecer muito bem humanas e exatas, mixando estas características voltando-se ao negócio. TI foi feito para ser inteligente e é hoje a base de todos os negócios.

17/11/09, 22:57:57: Francisco framjs@gmail.com - IP : 187.88.60****
    Tinha visto isso e foi eliminado, em alguns pontos há razão... Acredito que todas as opniões devam ser mantidas. Não ví ofensa.

    1 - Ser totalmente po #314 itico 2 - Fugir de qualquer responsabilidade seguindo metodologias 3 - Nunca querer ser empreendedor, se o for manter sigilo 4 - Fingir que o que vê está sempre correto 5 - Dizer apenas o que outros querem ouvir 6 - Nunca demonstrar capacidade ou se sobressair 7 - Seguir padrão rubber stamp 8 - Ser amigável com todos 9 - Sempre sorrir 10- E jamais ser honesto, honestidade te tirará do mercado.


17/11/09, 21:16:57: Joselito - IP : 189.29.15****
    O mais importante são o moral e os bons costumes. Tem gente que não sabe se portar dentro de uma empresa. Tem muito NERD em TI e essas pessoas assustam os clientes com seu comportamento. Muitas cutucam o nariz em reuniões, coçam o traseiro e o pior, peidam o dia todo no ambiente de trabalho! É um verdadeiro absurdo!!!

15/11/09, 21:35:37: Consultor consultor@consultor.com.br - IP : 201.83.22****
    São apenas 3 para quem quer ser funcionário:

    1o) NÃO SER INCOMPETENTE AO PONTO DE SER O PIOR DA EQUIPE 2o) NÃO SER COMPETENTE AO PONTO DE SER MELHOR QUE O CHEFE 3o) ESTAR SATISFEITO COM AS DUAS CONDIÇÕES ACIMA.

    E apenas uma para quem quer ser EMPREENDEDOR no ramo de TI:

    1o) FALAR O QUE O CLIENTE QUER OUVIR 2o) VENDER O QUE O CLIENTE NÃO PRECISA 30) E NUNCA, JAMAIS SEGUIR QUALQUER TIPO DE REGRA.


14/11/09, 11:57:36: Ronaldo morais ronaldo@siriusinformatica.com - IP : 189.104.5****
    Olá Pessoal

    Acredito que, especificamente na área de TI, a Honestidade Intelectual tem um dos maiores graus de importância quando se trata de competência comportamental. Nada pior do que um profissional que sempre se finge especialista em algo que não é, ou que não consegue admitir prontamente um erro cometido. Como diz Steve MConnell no livro Code Complete, quem quantifica seu grau de certeza das coisa em 100 por cento deve estar em alerta. Quem acredita que omitir erros fará com que as pessoas acreditem que o erro não existiu não conseguirá manter-se em equipe alguma, em lugar algum, em coisa alguma.

    Abraço a todos,

    Ronaldo Morais


13/11/09, 16:10:32: Mauro - IP : 187.2.34****
    Eu acredito que: Interesse em melhorar suas competências é a primeira. O resto vai depender do ambiente que o profissional interage. Interagindo com sinceridade, interesse, pro-atividade e capacidade de resolução de problemas referentes a tecnologia o profissional terá bons resultados juntamente com empresa.


13/11/09, 09:45:04: Adrian adrian.follmann@in5.com.br - IP : 187.42.211****
    Comprometimento, pontualidade e seriedade.

11/11/09, 22:25:52: Luciana - IP : 189.34.18****
    Ter Paciência, perseverança e obstinação.

11/11/09, 20:58:55: Guttember guttemberg@hotmail.com - IP : 187.38.3****
    Inclinação matemática e domínio da própria língua (como disse Dijkstra) e muita paciência.

11/11/09, 14:27:07: Paulo p_schwind@hotmail.com - IP : 200.168.64****
    Poderes Jedi seriam de uma grande ajuda.

    Caso não os tenha, precisará:

    - paciência budista - capacidade de comunicação excepcional - tanto receptiva quanto ativa - auto-controle emocional para trabalhar bem sob pressão - ter a mentalidade organizada de um bibliotecário e a criatividade de um cabeleireiro (ah, eu quero programa/site/estrutura igual ao de fulano/a).

    s


11/11/09, 13:22:01: Italo Bazan - IP : 201.55.95****
    O cara tem que ter a noção de que não é único, não é o cara ...

11/11/09, 12:39:34: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 189.100.205****
    Saber trabalhar em equipe e ter bom relaciomaneto dentro e fora da empresa para que dessa forma possa desenvolver um bom trabalho. E boa vontade de ajudar também é fundamental para que o profissional seja bem quisto por todos nos mercado de TI. Ser humilde e nunca omitir quaisquer tipo de informação a sua esquipe seja ele gestor ou subordinado. Para que haja bons resultados é fundamental estes itens que citei acima

11/11/09, 01:01:12: Miranda - IP : 201.22.10****
    Ser inteligente.

10/11/09, 18:58:24: João Carlos - IP : 201.28.96****
    Primeiro de tudo, o cara tem que gostar do que faz Tem que analisar primeiro e somente depois executar a tarefa Tem que ser curioso e dizer sim com mais frequência Tem que correr atrás e encarar de frente as coisas como um desafio Tem que saber pesquisar e perguntar Tem que se comunicar e saber ouvir Tem que compartilhar conhecimento e ajudar Tem que ser responsável Etc e tal.

10/11/09, 10:59:43: wender wenderlage@gmail.com - IP : 200.144.2****
    Bom não só o perfil mas o comportamento dos profissionais da area de TI, conhecidos à alguns anos atrás como pessoal do CPD mudou muito no que diz respeito ao compartilhar as informações entre meio, Os profissionais daquela época eram egocêntricos, centralizadores, individualistas. Alguns profissionais trabalham ainda com esse perfil oriundo. Esse perfil mudou muito com o passar dos anos, como tudo evoluiu com a gama de ferramentas disponíveis na area da tecnologia da informação, o profissional começa a fazer parte da evolução semântica guarde bem essa palavra será a nova Network dos profissionais de TI

10/11/09, 10:47:37: FC - IP : 200.181.117****
    Acredito que todo ser humano sabe trabalhar em equipe. A menos que a pessoa sofra de alguma psicopatologia mto grave, qualquer um tem competencia comportamental pra ser um bom profissional na área.

    Quando um projeto está sendo sendo bem gerido, dentro das práticas consagradas no mercado e de disciplinas como Engenharia de Software e Gestão de Pessoas, não vejo motivos para psicologos e recrutadores avaliarem o melhor profissional dentro de seus criterios. Esses profissionais sao dispensaveis.

    Competência intelectual todos temos também, basta um minimo de raciocionio logico, e ter prazer em gasta-lo.

    O que mais pesa na nossa area hoje é a formação. Há profissionais auto-ditadas com experiencia, mas geralmente sao profissionais viciados. Para os que são formados não há uma unicidade de formação, pessoal de multimidia e redes em desenvolvimento de software é muito comum. E há também é claro muitos oportunistas por ai com a ilusão de que TIC é uma mina de ouro facil.


9/11/09, 18:12:21: Paulo Roberto - IP : 189.78.0****
    Olha, acho que o mais importante é pensar como um cientista e não como um charlatão.

    Eu sou uma pessoa bastante ligada a parte tecnica da coisa toda, e tenho horrores a possibilidade de acabar como gerente de TI que não entende nada do que ta gerenciando so porque nao se manteve informado da area desde que começou a gerenciar as coisas. Esse tipo de gente é o que nunca deveria gerenciar uma equipe de TI.



9/11/09, 01:02:51: Miranda - IP : 201.22.10****
    Ser brasileiro.

8/11/09, 20:25:34: Paulo Juliani paulo.juliani@gmail.com - IP : 189.79.104****
    Acho que varia de empresa para empresa. Eu trabalhava como terceiro em uma multinacional sueca, e sempre fui reconhecido como um profissional comprometido, assertivo e técnico. Após alguns anos uma multinacional americana fabricante de impressoras assumiu a área de TI da multinacional sueca e me tornei quarteirizado. Para o cliente eu contiuava sendo um profissional comprometido, assertivo e técnico, mas para a nova empresa gestora de TI eu não passava de um profissional velho e caro.

8/11/09, 20:06:02: Ricardo - IP : 189.29.149****
    O mais importante são os resultados e a adaptação à cultura da empresa... Esse papo-furado todo de perfil, competência, assertividade só serve para garantir espaço pra consultoria de RH. Como a maioria não tem competência - e não consegue desenvolver - para analisar os conhecimentos técnicos e a experiência ficam INVENTANDO teorias. Estamos na ERA do CONHECIMENTO! É ele que diferencia os profissionais. Que irá servir de motor para os resultados. Pra mim, o resto é tudo bla bla bla!

8/11/09, 19:19:32: Marcos - IP : 187.42.22****
    Depende para as consultoras o que importa sao os salarios baixos e a capacitade de se humilhar, ja que nossa area e a inversa da engenheria por exemplo!Seremos sempre mao de obra pseudo escrava, ja que e comum na area hj em dia o assedio trabalhista!

8/11/09, 18:29:49: Edson - IP : 189.26.49****
    Ainda insisto na humildade e trabalho duro como competência para o profissional de T.I., subordinado ou não, sendo empregado ou patrão. É fuzzy , engraçado, notar uma veia reacionária à dinâmica empregatícia patrão x empregado. Baixo salário aceita quem quer ou não investe em si, afim de galgar patamar mais alto. O começo sempre é de baixo, e estaciona quem permite-se isso. É louvável, mas, também preocupante esta vocação de empreendedor que muitos têm. Pessoas sem vivência de mercado, talentosas, formadas ou não, micreiros, programadores genéricos, aversos às normas, documentação existem aos montes. O resultado disso são as consultorias dessa gente que faz ! Não é feio, não é vergonha ser empregável . Ser patrão um dia? Claro, porque não? Mas, quando houver experiência, conhecimento de causa, de tecnologias, estar por dentro de vanguardas, de conceitos. E isso só consegue-se com vivência no mercado, empiricamente.

8/11/09, 18:06:14: THIAGO duartcruz@yahoo.com.br - IP : 201.93.251****
    A ERA DA INFORMAÇÃO....... OS PROFISSIONAIS DE TI DEVEM ASSUMIR UMA POSTURA DE ESTAREM SEMPRE ATUALIZADOS TANTO NO SENTIDO TÉCNICO COMO NO PESSOAL, ASSIM ESTAREMOS VALORIZANDO NOSSO TRABALHO E NOSSA CLASSE, OBTENDO BONS RESULTADOS E A SATISFAÇÃO DO NOSSO MELHOR CLIENTE O FUTURO .ALIADO A MUITO ESTUDO E TÉCNICAS NOVAS DEVEMOS TER DINAMISMO,PODER PESSOAL E ALTA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO.



8/11/09, 17:16:14: Marcos - IP : 201.6.24****
    Depende para as consultorias de TI e seus clientes, ser capacho e nao reclmar do baixo salario, ja esta muito bom!! Mas ser empreendedor, buscar oportunidades tem que largar de ser garoto de programa e ser mais serio!

8/11/09, 16:17:29: Edson - IP : 189.26.49****
    A melhor competência é ter atitudes positivas. Quais são elas? Enxergar situações e não problemas. Aja, trabalhe, pense na empresa, sem esquecer-se de você. Empresa não é pai e mãe. É contratante. Aperfeiçoamento constante (Treinamentos são caros? Planeje, trace metas, mas, não perca tempo e energia se queixando.). Seja humilde, não bonzinho. O ser humano, por default, testa a paciência do outro, gosta de conhecer a fibra do próximo. Portanto, não seja mal educado, mas, tenha postura, seja humilde, sério. Transparência, humildade, seriedade, qualidade no que você faz, por mais simples que sejam, sempre serão seus cartões de visita junto à chefia, ou por onde quer que você ande.


8/11/09, 10:28:16: Sérgio Lima sergio@expoweb.com.br - IP : 201.74.136****
    Atitude positiva

7/11/09, 21:36:05: Nuno M. Chiu nunochiu@hotmail.com - IP : 201.1.6****
    Ser um profissional analítico, pró-ativo, especialista no ramo na qual escolheu dentro de TI, não temer desafios,lida com diversos problemas, situações bastante adpatativo e experiente. Saber trabalhar em grupo, comunicar e vender o produto em caso de consultores. Ter em mente que os estudos e cursos são para sempre para poder crescer e mais do que tudo gostar daquilo faz. Vai ter momentos que não haverá Sábados, Domingos e noites. Mas o fato de estar aprendendo, meta completa e crescendo naquilo que faz, não tem dinheiro que pague. Eis a diferença de ser um profissional e um profissional competente naquilo que faz.

7/11/09, 21:02:55: Eduardo - IP : 187.22.180****
    Profissionais da áreas de exatas carregam o estigma da verdade!

    As Leis da Física, por exemplo: durante séculos tentaram impor idéias falsas, como a Teoria da Terra Plana, a Teoria de que objetos pequenos caem mais devagar que objetos grandes, a Teoria da Terra como centro do Universo, entre outras. Todas cairam terra abaixo.

    Na Biologia tb tentaram impor idéias como a Teoria da Abiogênese, que afirmava que ratos eram gerados espontaneamente a partir de roupas sujas e suor! Tentaram barrar a Teoria da Evolução, mesmo após mapear todo o genoma humano! Tentaram teorizar que produtos orgânicos nunca seriam produzidos em laboratório! Mas nenhuma destas estórias obteve êxito!

    Da mesma forma, a Informática, que é a filha caçula das Ciências Eletromagnéticas, a neta mais nova da Física e a mais forte representante das Exatas dos dias atuais, tb exige exatidão dos profissionais.

    Diferentemente de profissionais da área artística, por exemplo, a subjetividade só atrasa o desenvolvimento das atividades. E não há para onde correr: a informática é exatidão pura!

    Profissionais subjetivos, que não consegue manter-se alinhado com as normas e verdades da empresa, que costumam mentir ou ocultar informações, que programam de forma errônea e sem seguir as melhores práticas, ou ainda que não consegue seguir uma lógica complexa durante anos a fio, não são recomendados para trabalhar nesta área. Nestes casos, se o profissional não é afastado, a empresa entra em decadência.

    Abraços!


7/11/09, 14:13:29: Miranda - IP : 201.22.100****
    Ser sincero, já é mais do que o suficiente.

7/11/09, 12:13:16: Emanoel - IP : 200.28.265****
    Trabalhar bem em grupo, saber se expressar, ser educado, não economizar palavras como por favor e obrigado são fundamentais.

    Colocando assim parece óbvio, mas em mais de 20 anos de trabalho em informática, foram poucos os profissionais que encontrei com estas características, quem as possui geralmente se sobressai e consegue cargos de chefia na área de TI ou em outras áreas da empresa.

    Pessoas arrogantes, que vivem fazendo intrigas e criticando a tudo e a todos, encontram cada vez menos espaço, mesmo que tenham excelência técnica.

    Conclusão : muitos procuram uma diferenciação cada vez mais difícil de ser obtida no conhecimento técnico e podem estar deixando de lado outras habilidades que são muito valorizadas pelas empresas.



Anteriores:

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?