O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Em quais segmentos de TI, estarão as melhores oportunidades em 2016/2017 ?


Convidados : Grupo de Analistas de Sistemas cadastrados no site apinfo.

2 - comentário - 12/11/15 - 09:21:34 - Ciro Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que a área de mobile vai continar a se desenvolver, Big data e núvem são outros dois pontos que devem estar em alta.

Aposto ainda nas possibilidades na área de automação residencial e comercial, além da automação de hospitais e clinicas.

A crise economica também vai levar muitas empresas a implementaeem sistemas para redução de custo.


Do ponto de vista dos profissionais, creio que esta havendo uma polarização, ou o cara é muito bom, tem um alto salario e
reconhecimento, ou então esta na base da piramide e pode ser terceirizado ou tratado como commodity.
3 - comentário - 12/11/15 - 09:36:39 - Paulo Hoera - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião o FOCO são as pequenas e médias empresas que tem uma carência enorme em sistemas de forma geral. TI deve oferecer produtos e serviços com custo reduzido sendo oferecidos na nuvem e não em processamentos locais. Outro segmento são os de infraestrutura como energia elétrica, Água, Transportes e segurança. O segmento de TI também terá a sua disposição um exercito de profissionais inclusive aposentados que estão a procura de complemento de renda quero dizer as empresas poderão contratar esses profissionais remunerando com valores acredito eu até 40% menores e condições especiais.
4 - comentário - 12/11/15 - 09:48:28 - Paulo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que computação em nuvem será algo diferenciado visto que no mundo de T.I muito se fala em redução de custos, economia de espaço etc.
5 - comentário - 12/11/15 - 09:49:31 - Teófilo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para os próximos anos devido a situação econômica do pais, tenho notado uma mobilização do mercado em redução de custos focado na melhoria de processos. e focado em vendas por meio da internet, e divulgação para garantir uma exposição mair de suas marcas e serviços. vale a pena investir em linguagens de programação e também investir um tempo no aprensado de SEO isso pode vir a diferencial para os próximos anos.
GOC
6 - comentário - 12/11/15 - 10:13:08 - JLGC - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que Banco de dados NoSQL, que são essenciais para os sistemas Big Data e Cloud computing tem uma carência enorme de recursos e uma demanda crescente o que levará a uma forte concorrência por esses raros profissionais.

Os desenvolvedores de front-end passam por um momento de grande valorização devido ao crescimento de aplicativos mobile e híbridos, porem o skill set desejados se tornam cada vez mais complexos. Foi-se o tempo em que html e css bastam para um front-end developer, hoje são exigidos conhecimentos em inúmeros frameworks, conceitos, plataformas e ferramentas que mudam a cada dia. Ou seja, aqueles que se reciclarem e investirem no estudo dessas novas tecnologias poderão alcançar ótimas oportunidades.
7 - comentário - 12/11/15 - 10:13:11 - Silvio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho notado que as empresas estão focando cada vez mais na segurança da informação e agilidade nos processos para redução de custo de mão de obra. As empresas querem sistemas que agreguem segurança e praticidade. Quem investir no conhecimento da Gestão destes processos com eficiência vai se dar muito bem.
8 - comentário - 12/11/15 - 10:14:01 - Demis Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É notório o avanço da tecnologia para desenvolvimento em dispositivos móveis e cloud computing, a grande variedade e possibilidades que essa tecnologia promove, estimula as mentes mais criativas a lançarem produtos únicos e competitivos. Porém, para que esse avanço cresça de forma correta, observamos um investimento massivo na área dos processos. O mercado é vasto e carente de bons profissionais, portanto, em minha opinião, quem detiver o conhecimento do desenvolvimento para mobile e _internet of the things_, juntamente com um processo bem definido, certamente terá vantagem extremamente competitiva nos próximos anos.
9 - comentário - 12/11/15 - 10:26:04 - Wagner - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boas opções para o mercado de TI.

Com a atual onda _nas nuvens_ vemos que aplicativos para móveis tem ganharam destaque na área de TI. Com isso, o mercado também requer cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com Banco de dados (DBA) e Segurança da informação (ITIL).

Lembrando também que, se o mundo lógico aumenta (software) é porque antes o mundo físico (hardware) possibilitou isto. O mercado também precisa dos profissionais capacitados para dimensionar, montar e instalar o hardware.
Hospitalhd
10 - comentário - 12/11/15 - 10:37:24 - Gustavo Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Definitavemente a frase _data is new oil_ nunca esteve tão correta. Acredito que a carreira de Cientista de Dados nos proximos anos deve começar a aparecer de maneira mais efetiva em nosso cenário, principalmente devido ao Big Data que tem estado cadas vez mais em evidencia.
11 - comentário - 12/11/15 - 11:28:01 - Humberto Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que dentro vários seguimentos, um deles será o desenvolvimento Mobile
12 - comentário - 12/11/15 - 11:35:29 - Leonardo Beraldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devido a grande quantidade de dados espalhados pela internet e com a grade expansão do Big Data, acredito que o Analista de dados será um profissional bastante requisitado nos próximos anos.

Também não poderia deixar de citar os profissionais de segurança da informação, pois com esse grande volume de dados circulando pela rede, as pessoas e empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir que seus dados não sejam roubados ou usados de forma indevida.
13 - comentário - 12/11/15 - 11:39:37 - Alexander Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mesmo com a economia em desaceleração, todos os seguimentos de TI continuam com oportunidades.
Na minha opinião, os segmentos de segurança da informação, gestão e marketing em redes sociais e gestão de ecommerce serão os principais para os próximos anos.
dbassocia
14 - comentário - 12/11/15 - 11:52:18 - Fernando Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tecnologia sempre traz novidades e essas nos levam a precisar de mais e mais conhecimento...capacitação.

A Apple está trocando o Objetive-C por Swift, mas quem sabe desenvolver nessa linguagem?
E por ventura como ela se parece com Javascript! Este deixou de ser uma linguagem client side e agora com Node.js pode até mesmo substituir PHP em várias atividades.

O Javascript, ou melhor, o Ecmascript está na versão 6 trazendo inúmeras novidades e se tornando um pouco mais próximo das outras linguagem no quesito sintaxe de classes.

Com o avanço das tecnologias de nuvem a necessidades de conhecimentos em BigData, NoSql e linguagens funcionais também me parecem promissoras. E quem na vida não vai ter que saber um pouco de Linux para trabalhar em um servidor Amazon? rsrs

O HTML5 é uma grande novidade, mas é preciso saber CSS3 e as novas APIs Javascript também.
15 - comentário - 12/11/15 - 12:02:10 - Rodrigo DAvila - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que com o grande crescimento de serviços expostos para uma grande gama de segmentos as APIs ainda tem muito espaço para crescer assim como SOA e outras tecnologias que facilitem a integração entre serviços. Atualmente temos diversas startups oferecendo serviços de muita qualidade e com grande facilidade de Integração.

Além disso creio que IoT ainda seja muito explorada, ainda que sendo um horizonte meio distante aqui no Brasil, teremos ótimos frutos. Uma prévia disso, que na minha opinião está diretamente ligado à IoT, é o CEP que também irá crescer a cada dia. Com o crescimento constante de dispositivos que reporta sinal em tempo real, haverá uma necessidade latente de correlacionar isso e transformar um grande volume de dados em Informação, isso tudo em tempo real.
16 - comentário - 12/11/15 - 12:08:04 - José Henrique de Melo Morita - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que os segmentos relacionados as áreas de Cloud computing, Desenvolvimento de Apps mobile, irão ter forte crescimento de demanda. Porém existem outras frentes que também estão crescendo como as empresas especializadas em BPO(Outsourcing de processos e negócios), e também a necessidade de trabalhar pautado nos modelos do PMBOOK, ITIL, Scrum, etc..., irão exigir mais capacitação dos profissionais neste sentido.
17 - comentário - 12/11/15 - 12:17:28 - Leandro Borges - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a economia em recessão e os investimentos diminuindo, metodologias de desenvolvimento ágeis serão um mercado de crescimento a partir de agora. Para uma redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos de um sistema focado em eficiência.
Desenvolvimento para mobile é custoso, mas é uma tendência embora já haja de quase tudo desenvolvido.
GOC
18 - comentário - 12/11/15 - 13:35:43 - Cristiane Vechiato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que nos próximos anos existirá uma tendência muito forte de aparecer boas oportunidades nos segmentos de ecommerce, marketing em redes sociais, big data e segurança da informação.
19 - comentário - 12/11/15 - 13:40:15 - Vinícius Arena - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

*Organização e Agilidade nos Processos_ faz parte das melhorias contínuas nas empresas e não deve ser diferente adiante.
*Segurança da Informação tem a necessidade de ser aprimorada constantemente, porque, sempre tem alguém inventando uma chave para a trava que outro alguém colocou.
*Metodologias Ágeis devem continuar buscando a dianteira nos modelos dos serviços realizados, visto a necessidade constante da busca de agilidade e redução de custos pelas empresas e principalmente frente a crise por hora instalada.
*Como consequência, perfis de profissionais mais Seniores e melhor preparados deveria ser a tônica das oportunidades oferecidas, visto que os métodos ágeis requerem equipes tecnicamente bem preparadas.
*Sistemas com custos reduzidos e serviços disponibilizados na nuvem devem crescer para que empresas menores possam ser atendidas cada vez melhor nos seus ramos de negócio,
20 - comentário - 12/11/15 - 13:46:36 - Vinícius arena - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

*Visto a necessidade constante de redução de custos, perdas de tempo com deslocamentos e principalmente a busca pela melhor qualidade de vida, principalmente pela geração Y, acredito que os Home-Offices cresçam bastante nestes próximos anos.
*Como consequência, ferramentas de controle mais parrudas devem surgir para melhorar o monitoramento dos projetos a distância.
*Aplicativos para tablets e celulares devem continuar aparecendo aos montes. Aplicativos que facilitam a vida das pessoas sempre serão bem vindos.
*A indústria de Jogos digitais não vê crise e não deve ser diferente nos próximos anos.
*A área de Testes deve crescer e se especializar (Jogos e Aplicativos), separando cada vez mais das demais áreas de desenvolvimento, visto que os objetivos entre elas são distintos (verificar, validar e aprovar ou reprovar), devendo surgir cada vez mais oportunidades neste setor específico.
21 - comentário - 12/11/15 - 14:51:10 - Eduardo Machado de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Lendo a opinião dos colegas e adicionando a minha, com a falta de dinheiro interna no país devido a crise creio num aumento de demanda no home office, inclusive com trabalhos para fora do país com o dólar tão valorizado por aqui e também com as empresas das capitais conseguindo mão de obra mais barata fora de suas cidades.

Nas tecnologias, acho que a tendência é focar ainda mais na _triforce_ javascript, html e css em suas últimas versões, pois elas podem aparecer tanto nos frontends web, como é mais comum, até serem aplicações completas em dispositivos móveis, funcionando em todas as plataformas de maneira semelhante.

E espero que mesmo com a crise, eu e meus colegas tenhamos um ano mais sossegado na parte financeira.
apipesq
22 - comentário - 12/11/15 - 14:51:42 - Fabio Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Machine Learning, Big Data e Algoritmos de recomendação.
Acredito que estas 3 tecnologias estarão na crista da onda, principalmente para varejo onde é necessário entender comportamento de consumo e entregar ofertas mais assertivas. Quando cito varejo me refiro não só ao _varejo virtual_ (ecommerce e afins) mas principalmente ao varejo real, físico. O _comercio de rua_ está se tornando um lugar de experiências de consumo, ou seja onde experimentamos o produto ou serviço, e a efetivação da compra pode ser em ambiente virtual.
23 - comentário - 12/11/15 - 16:08:54 - Marcel de Marchi cunha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para os próximos 2 anos teremos muita demanda na área de BPM. As empresas estão precisando cada vez mais de agilidade nas mudanças e não estão disposta a encarar projetos longos que levam anos para ser concluidas.
A ideia de ter um sistema aonde toda a regra de negocio seja de fácil mudança (como é o caso do BPM) e que os serviços utilizados sejam sistema _externos_ acredito ser a forma mais pratica de trabalhar com o cenário atual das empresas, aonde mudanças ocorrem o tempo todo, empresas comprando outras e assim por diante.

Empresas que possam fornecer os serviços também será muito comum nos próximos anos, pois são aplicações logicas e dificilmente sofrerão mudanças.
24 - comentário - 12/11/15 - 16:45:43 - Emerson Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, mesmo diante da crise atual vivida pelo Brasil, as empresas cada vez mais precisam melhorar e otimizar os seus processos para ganhar em competitividade e reduzir seus custos e para isso a área de TI como um todo esta para resolver e automatizar as diferentes áreas de atuação nas empresas.
Acredito que em quase todos os seguimentos, haverá boas oportunidades para os bons profissionais que estejam preparados, o mercado de TI ainda sofre muito coma falta de pessoal qualificado, exemplo de que bons profissionais, nunca ficam parados por falta de oportunidades.
25 - comentário - 12/11/15 - 20:13:38 - Francisco Cavalcante - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendencia não só para 2016/2017, será MOBILIDADE, os grandes nomes que aparecem em eventos internacionais como Microsoft, Google, Apple, Oracle entre todos os outros gigantes apontam a diminuição de sites de internet e o crescimento avassalador de aplicativos mobile, eu mesmo desde 2013 não tenho desenvolvido nada mais para web, muito menos para windows (desktop), todos os projetos que entraram foram para Android e iOS. Ficar fora desse conhecimento é cometer suicídio profissional.
Sei que o velho e amado COBOL está aí até hoje, mas como algumas outras linguagem a escassez de oportunidades de trabalho e a desvalorização do profissional de TI como um todo é uma realidade. Hoje falando para os mais novos eu diria, especiarizarence em mobilidade esse será o futuro da computação. Essa é a minha modesta opinião. Francisco Cavalcante sócio fundador da K2 Improving Performance Consultoria
Pecados
26 - comentário - 12/11/15 - 20:50:23 - J Eduardo Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entender o comportamento das pessoas e se antecipar a próxima ação que eles irão tomar é um ponto atual e que irá persistir nos próximos anos.
Com isso as tecnologias de CRM/DBM/BI estarão demandando a utilização de banco de dados com desempenho elevado, juntamente com os aplicados que poderão ser utilizados e vistos em plataformas desde desktop até mobile.
26 - Réplica - 13/11/15 - 10:50:25 - Vanderlei Bizotto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo em parte com as respostas enviadas por nossos colegas, eu penso que cometemos um erro, ao focarmos os esforços somente em tecnologias. Não devemos esquecer que no final das contas temos seres humanos decidindo, embora a inteligência artificial tenha evoluído e muito, a ponto de que já existam setores operando machine x machine. Ainda assim creio que bons gestores farão a diferença quando temos um cenário caótico em relação a lucratividade versus investimentos.
27 - comentário - 12/11/15 - 21:02:57 - Anibal Marques - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento de Sistemas de novos projetos
28 - comentário - 12/11/15 - 21:30:13 - Alexandre Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que seja de automatização de processos, pois as empresas devem adotar procedimentos de corte de custos, mobilidade e midias socias para conquista de novos clientes e ou fidelização dos existentes.
Pecados
29 - comentário - 12/11/15 - 22:34:48 - Pedro Neto Saraiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades vão está no seguimento de desenvolvimento de aplicação Mobile. Está sendo uma tendencia as empresa investirem nesse tipo de desenvolvimento de seus aplicativos/sistemas.
Também acredito que no setor de segurança da informação
30 - comentário - 13/11/15 - 09:42:01 - Syllas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Indubitavelmente o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis é uma tendência. Mas entendo que especificamente 2016 e 2017, no Brasil, os segmentos de maior oportunidade serão aqueles que garantem uma redução de custo comprovada para a empresa, agilizando processos e acrescentando recursos necessários para a alta produtividade. Nos próximos dois anos teremos que fazer muito mais com menos recurso.
31 - comentário - 13/11/15 - 09:44:00 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aposto que será uma ênfase maior em BI e CRM.

Conhecer melhor o cliente em tempos de crise talvez seja a chave para as empresas se sobressaírem.
32 - comentário - 13/11/15 - 10:09:02 - Alex Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para o próximo biênio, as melhores oportunidades estão na área de mobilidade,BI, CRM, CLOUD, BPM e SOA.
As empresas não irão mudar de plataforma ou versão de sistemas ERP, entrando a manutenção e melhorias desses sistemas.
API
33 - comentário - 13/11/15 - 10:18:09 - Marcelo - 177.61.125****

Dificil essa questao, nao somos um pais de criaçao de marcas e tendencias , somos prestadores dos serviços externos, o que pode surgir mesmo sao restruturaçao de processos! Com relaçao as demais tecnologias eu nao acredito, o bigdata nao pegou aqui,Business Inteligence tambem nao o que falta sao processos que no Brasil precisa ser feito
34 - comentário - 13/11/15 - 10:25:05 - Felipe Sommer - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com certeza a tendência são novas tecnologias, nós vemos muitos profissionais no mercado brasileiro com conhecimentos em tecnologias básicas, como Java, Vb.net, PHP e assim vai. Mas se olhar para o mercado em outros países, essas tecnologias já nem são mais pedidas nas vagas de emprego das grandes companhias, os profissinais brasileiros precisam se especializar em tecnologias atuais, como Phyton, Ruby on Rails, Sketch, iOS, Android, Angular JS, Lumen e assim por diante. Dessa forma nós iremos aumentar nossa qualidade de software e até provocar um aquecimento da exportação das nossas soluções em TI.
35 - comentário - 13/11/15 - 10:35:46 - Paulo Medeiros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Levando em consideração a crise econômica e queda do Real perante as demais moedas. Acredito que dois pontos são mais assertivos.

Como ja foi sitado pelos colegas, BI é uma ferramenta poderosa num momento estratégico para que as empresas possam analisar melhor o mercado em que atuam.

Porem o empresariado nacional é muito cético quanto a investimentos em TI no momento de crise, normalmente TI se torna o primeiro lugar a receber cortes. Portanto, saber vender o conceito de BI e convencer seus benefícios será a chave para se dar bem nesse momento.

Segundo ponto é procurar empresas multinacionais que utilizam da mão de obra brasileira para projetos internacionais, com a queda do valor do Real no mercado exterior o profissional de TI brasileiro se torna muito atrativo.

Bons, esses são os meus achometros pra 2016/2017!
36 - comentário - 13/11/15 - 12:11:52 - Evandro Lopes da Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de TI é sem dúvida o carro chefe do trabalho qualificado/especializado no país, haja vista a carência por profissionais na área onde a demanda muito maior do que tem disponível, as tendências, pelo menos no tocante ao mercado de sistemas de informação, apontam fortemente para o uso de novas tecnologias como Big Data, Redes sociais e sobretudo desenvolvimento para mobiles (IOS e Android), dada a explosão recente do uso de aplicativos em dispositivos pessoais.

A grande vantagem dos mobiles resume-se na disponibilidade imediata das informações nos smartphones onde quer que o usuário (cliente) esteja.
GOC
37 - comentário - 13/11/15 - 12:23:49 - Henrique Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com o Comentário do Evandro Lopes abaixo, acredito que os melhores seguimentos que ocorreu em 2016 e com certeza continuará em 2017, é Banco de Dados principalmente Big Data, desenvolvimento Mobiles, Redes Sociais, e Segurança da Internet também.
Na minha opinião, esta faltando profissionais qualificados, onde tem bastante demanda e o mercado de TI esta exigindo profissionais Certificados e com Inglês no mínimo Avançado. Acho que é por ai o caminho.
Abraços.
37 - Réplica - 13/11/15 - 15:05:18 - Evandro Lopes da Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Obrigado pela citação, e analisando as opiniões dos nossos colegas abaixo e acima, é realmente desejável que o profissional seja o mais completo possível reunindo especializações e qualificações de áreas humanas e exatas, mas infelizmente a realidade é que não dá para exigir o melhor dos dois mundos num só profissional até porque as duas áreas convivem mas não podem ser fundidas. Ao contrário disso existe o caso de DataWhereHouse/BI que apesar de serem da uma mesma área, uma não exclui a outra, ou seja, enquanto Big Data chega com um perspectiva de mover montanhas (e é real), BI é quem faz o refinamento do negócio de forma a tirar leite de pedra. Nesse caso sim, podemos sonhar com um profissional que consiga reunir o melhor dos dois mundos e isso é palpável.
38 - comentário - 13/11/15 - 12:31:24 - Ivana Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito fortemente que as vagas de desenvolvimento em soluções que otimizem os trabalhos e diminuam os custos operacionais serão o _Foco_ das empresas contratantes no ano de 2016 em diante. O Profissional de TI deve pensar em melhorar o processo, custos e em segurança da Informação.
39 - comentário - 13/11/15 - 14:10:59 - Daniele Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com avanço da tecnologia e o desenvolvimento de vários aplicativos moveis para manter pessoas concentradas em um Smartphone 24 horas, sem dúvidas a melhor oportunidade do momento esta em desenvolvimento de aplicativos, E-Commerce,banco de dados e segurança da informação.
Hospitalhd
40 - comentário - 13/11/15 - 14:32:18 - Marlon Rodrigo Malachias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tudo que se relaciona ao mundo mobile + Internet, mas sobretudo, com conhecimento em estratégias de como envolver as pessoas, não ter o perfil somente de desenvolvimento ou análise de sistemas, mas também sobre comportamento humano.

Cada vez mais as pessoas são bombardeadas com propagandas, senhas, sistemas e um atendimento personalizado, amigável e cada vez mais próximo do que elas enxergam como realidade, maior será seu envolvimento e propenção de engajamento.

Quem tiver o perfil de entender o mundo dos bits, bem como o mundo mental das pessoas, será o profissional destaque, pois poderá trazer para empresas, respostas simples de como ser importante na vida das pessoas e assim trazê-las para próximo de si.

Assim como o celular já não faz somente ligações telefônicas, o profissional de TI, dentre outras bases de conhecimento também terá que conhecer de psicologia/marketing.
41 - comentário - 13/11/15 - 14:49:57 - José Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades em 2016/2017 estarão sendo muito disputadas e somente o pessoal com formação e real conhecimentos em ferramentas específicas serão contratados.
Dentre as áreas, destaco programação mobile e internet, com aplicações em jogos e conteúdos interativos para área de educação. O engajamento será o diferencial em se manter nesse mercado cada vez mais concorrido.
42 - comentário - 13/11/15 - 14:55:28 - Eduardo Correia da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Percebo uma crescente dos nichos: NoSQL, Ágil, linguagens de programação funcionais e mobile. Acredito que tanto para entrar no mercado quanto para se especializar, esses nichos são as melhores oportunidades. Porém condiciono isso a pequenas e médias empresas, pela maior flexibilidade e autonomia técnica.
43 - comentário - 13/11/15 - 14:55:59 - Hagton Henrique - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Segmento de ERP estará bem aquecido com certeza!

Para alguns, o mundo ERP não sugere relação com tecnologia, mas aproveito para esclarecer que ERP é o encontro de diversas oportunidades e que vão além das áreas de tecnologia.

O Brasil possui diversas opções de ERP, mas normalmente seleciona especialistas. Apesar disso, a onda de implementações legais e fiscais que a _crise_ está motivando, exigirá alto nível de informatização no meio corporativo. Esse ninho de Oportunidades que tem base no ERP seguramente é um dos principais sustentáculos da empregabilidade para 2016 e 2016.

Até breve,
TOTVS por um e um por TOTVS!
dbassocia
43 - Réplica - 13/11/15 - 15:50:19 - Rosemberg Rangel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com o colega, com certeza o segmento de ERP ainda é o que oferece o maior numero de vagas com os melhores salários, principalmente se o profissional conseguir alinhar os conhecimentos em TI (destaque para banco de dados) aos conhecimentos nas áreas fiscal e contábil, isso com certeza abre as portas mais facilmente para bons empregos e bons salários. Sei que não existe receita, mas se existisse começaria por aí..d_)
44 - comentário - 14/11/15 - 07:42:16 - Luciana Tobal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que haverá um crescimento muito grande na área de saúde.
Soluçoes de ERP integradas sao a realizade do Brasil. Atualmente temos soluçoes que atendem ao mercado nacional e mesmo assim o pais esta importando novas tecnologias. Tem tambem produto nacional que esta sendo adequado para atender ao mercado estrangeiro. Vejo tambem um grande avanço o seguimento de mobilidade na area de saude. A Tecnologia e suas facilidades apoiando as equipes clinicas na prestaçao de serviços na area de saude.
Espero que tenhamos sucesso e novas oportunidades nos proximos anos.
Abs. Luciana
45 - comentário - 14/11/15 - 10:14:33 - Wilson Rosa Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As expectativas são em muitas áreas de TI, porém acredito que teremos ênfase em áreas relacionadas em interatividade digital + serviços em nuvem + Redes de Fibra óptica, devido o crescimento de pequenas e médias empresas, na atual crise novos empreendedores/visionários estão surgindo em larga escala.
Combinar tecnologias que no passado eram divergentes serão a grande sacada para os profissionais que vivem aprimorando seus conhecimentos em busca de desafios.
45 - Réplica - 15/11/15 - 11:23:25 - Roger A. Pinto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com o Wilson.

A exposição de APIs e criação de portal de desenvolvedores está muito aquecido. Acredito que tanto empresas que utilizarem desses serviços, empresas que expõem seus recursos dessa maneira assim como os profissionais de TI que trabalham com soluções para essa área terão trabalho em 2016.
GOC
46 - comentário - 14/11/15 - 19:20:00 - André Luiz Bernardes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Certamente no mercado farmacêutico. A economia, mesmo negativa nos últimos 2 anos não impediram que mercado crescente 2 dígitos nos últimos TRÊS anos._

A previsão para os 2 próximos anos, especialmente nas regiões norte/nordeste são excelentes.

André Bernardes
andredinizbernardes@gmail.com
47 - comentário - 15/11/15 - 18:40:01 - Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Serviços (Consultoria em Sistemas)
48 - comentário - 16/11/15 - 09:30:26 - Carlos Augusto - 189.90.161****

Acredito que as melhores oportunidades estarão no segmento de segurança em TI. O combate às invasões de sites, servidores empresariais e computadores, já são uma necessidade que vem crescendo nesses últimos anos.
49 - comentário - 16/11/15 - 11:12:10 - Helio de Paula Nogueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em quais segmentos de TI, estarão as melhores oportunidades em 2016/2017 ?

Aplicativos Mobile

Arquitetura de Software

SOA

SAAS

Analise de Teses

Analise / Desenvolvimento de Software
Python, Android, IOS, Java, PHP, C#, C/C++
apipesq
50 - comentário - 16/11/15 - 11:18:44 - Bruno Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Serviços Cloud
Aplicativos Mobile
Startup com inovações
51 - comentário - 16/11/15 - 11:29:08 - Gisele - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou percebendo que as cagas em relação a ERP e BI estão crescendo bastante, embora ache que as vagas para desenvolvimento ainda estão a frente.
52 - comentário - 16/11/15 - 11:37:26 - Elton Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que mesmo com a crise, sem dúvida haverá expansão na área de TI em diversos seguimentos, porém a área de segurança da Informação, deve ser um ponto onde as empresas precisam dar um foco diferenciado para suportar todas as inovações e se proteger das velhas e novas ameaças que surgem com este crescimento. Não dá pra falar em nenhuma nova tecnologia, nenhuma nova expansão, sem pensar em segurança. É como ir ao mar nadar com os tubarões.
Haverá espaço para quem se preparar.
A faculdade de Americana tem cursos de graduação (GRATUITO) voltado para área de segurança. Quem se interessar, segue o site: https://fatec.edu.br
53 - comentário - 16/11/15 - 11:39:28 - Fernando Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

2015 foi o ano em que mais se vendeu dispositivos moveis do que PCs, logo acredito que a area de desenvolvimento mobile estará numa demanda sem igual. Estamos chegando ao limite do Hardware para os smartphones top de linha, o que deve exigir mais dedicação de programadores para códigos mais enxutos e com menos bugs.
Ao meu ver, as areas em maior demanda serão: Desenvolvimento Mobile, Cloud Computing e BI
dbassocia
54 - comentário - 16/11/15 - 12:23:59 - Nilsa de Fatima de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que devido a grande demanda de celulares principalmente o sistema Android, a área de segmento para desenvolvimento Mobile terá um grande destaque em 2016 e 2017.
55 - comentário - 16/11/15 - 12:42:15 - Geovanni Siqueira Amaral - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gestão de Projetos

Infra-estrutura e Arquitetura de Sistemas

Cientista de Dados

Estas são as áreas promissoras para 2 próximos anos.
56 - comentário - 16/11/15 - 15:47:26 - Carlito Justino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento Mobile e Segurança. Dois braços que não se separarão jamais. Eu como um modesto Delphiano, estou começando a me aventurar pelo Dev Mobile. Um abração a todos e meus sinceros agradecimentos a Apinfo que sempre colaborou comigo para alguns empregos.
57 - comentário - 16/11/15 - 18:16:12 - André Seolin Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acompanhando as vagas que recebo atualmente e os cursos de especialização que são oferecidos em universidades, acredito que os próximos anos teremos grande demanda para as seguintes áreas:

BigData_
Mobile_
SOA (Finalmente algumas empresas estão investindo bem no Brasil)_
Cloud (Essa vai pegar bastante e muita gente está despreparada)_

Fugindo da tecnologia, acredito que um profissional competente e que saiba _conversar_ sairá na frente nos processos seletivos.
Hospitalhd
59 - comentário - 17/11/15 - 10:14:23 - Luiz Henrique Rapatão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que mobile será um grande diferencial, pois apesar de já ser consideravelmente requisitado, muitas corporações ainda estão iniciando seus desenvolvimentos neste segmento.
Devido ao fortalecimento do mundo mobile, arquitetura de micro serviços tende a se tornar forte.
Cloud, SOA, IAAS, PAAS e SAAS tendem a se fortalecer ainda mais.
Como linguagens, creio que Java será ainda mais requisitada, pois está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais.
60 - comentário - 17/11/15 - 10:35:54 - Robson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento Mobile a cada dia ganha mais força entre as empresas.
61 - comentário - 17/11/15 - 10:51:52 - Wagner de Miranda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meio de um cenário desfavorável onde impera uma recessão que afeta até mesmo o mercado de TI, onde sempre existem oportunidades crescentes contrariando qualquer crise, índices indicam o crescimento do mercado de games e celulares que corre descolado das crises. Diante disto, as melhores oportunidades estarão para desenvolvedores de features para games e aplicativos para celulares.
62 - comentário - 17/11/15 - 11:37:45 - Freddy Ullrich - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo o segmento Mobile como fonte de oportunidades, porém com resticoes. Acredito que no mercado corporativo - sistemas de informacao (ERP, CRM, etc)- com solucoes hibridas mobile/WEB. APPs pra usuários comuns vejo com restricao. Haverao poucos _block busters_ e centenas de outros que ficarao no limbo. Fazer dinheiro com usuário de Android e Windows Phone é difícil. O primeiro porque ninguem compra nada, o segundo por ter uma base pequena. E desenvolver para Apple nao é nada fácil. Moro na Alemanha e onde trabalho o foco é no mercado corporativo.
GOC
63 - comentário - 17/11/15 - 11:48:49 - Nicoli Ferrari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades nos segmentos de TI para 2016/2017 serão as áreas de negócios, automatização de processos e melhoria ambiental.
64 - comentário - 17/11/15 - 14:26:53 - Caue Scalzaretto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estejam no desenvolvimento mobile e tecnologias open source como Python e Ruby.
65 - comentário - 17/11/15 - 16:52:23 - marcos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que automatização dos processos e tecnologias como Cloud, Big Data estão crescendo muito ultimamente.
66 - comentário - 17/11/15 - 22:38:25 - Cristiano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A manipulação de grandes volumes de informações estará muito presente e para isso a utilização de B.I. terá um grande crescimento.
Outra questão que sem dúvida estará presente e crescente é a utilização de ferramente mobile e a iteração entre as diversas interfaces utilizando o conceito de IOT.
Hospitalhd
67 - comentário - 18/11/15 - 10:05:45 - Gilberto Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a retração economica, o mercado irá buscar simplificar negócios, apostando em automação de processos e integração entre sistemas.
O mercado de games e mobile devem se manter em alta.
68 - comentário - 18/11/15 - 11:40:58 - Bruno Bueno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

TI , em esta em alta em alguns segmento perincipalmente : Aplicativos móveis , Gerenciamento de Processos ITIL , COBIT etc e Telecom Cisco.

Todos com Inglês é fundamental.
69 - comentário - 18/11/15 - 13:24:28 - Paulo Benedetti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Simplificação e organização através de modelagem de processos de negócio.

Uso de tecnologias big-data e cloud.

E Aplicativos móveis que tragam valor ao usuário e inovação, também devem ser tendência.
70 - comentário - 18/11/15 - 13:25:06 - Fábio J. Walter - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Integração de sistema legados, para geração de base de dados para tomada de decisão. Com recursos escassos informação para tomada de decisão na mão é um grande diferencial.

Integração de dados: Big Data, BI, Recursos GIS
Microservices, (Rest APIs), NoSQL
dbassocia
71 - comentário - 18/11/15 - 21:45:28 - Everton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Arquitetura SOA, de forma a orientar as aplicações em serviços.
72 - comentário - 19/11/15 - 08:58:33 - Fernando Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Área que cresceu bastante foi BI, também devemos incluir Big Data, BPO, Cloud Computing e Mobile.
73 - comentário - 19/11/15 - 10:17:50 - Rafael Barros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Qualidade de Software, tendo em vista diversos _horrores_ no desenvolvimento de software, por exemplo o e-social e todos os problemas detectados em produção.
74 - comentário - 19/11/15 - 12:50:43 - Mauricio Chaves de Aguiar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar da área de TI ter crescido bastante nos segmentos de baixa plataforma, tenho percebido que a área de mainframe está começando a voltar a crescer, principalmente nas instituições bancárias, devido ao aspecto de segurança nas transmissões de dados, uma vez que não se consegue com a plataforma baixa. Os profissionais desta área estão ficando velhos e não está havendo a reposição de novos.
GOC
75 - comentário - 19/11/15 - 14:19:08 - Valmir - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a área de desenvolvimento mobile estará numa demanda incrível.
Ao meu ver, as areas em maior demanda serão: Desenvolvimento Mobile, Cloud Computing e BI.
76 - comentário - 21/11/15 - 15:00:36 - Cássio Luis do Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O velho Mainframe com seu poder imenso de processamento, ainda mais, com o crescente volume de informações que se circula por aí. Ainda não há máquina de pequeno e ou médio porte capaz de processar tantos dados em pouco tempo.
76 - Réplica - 23/11/15 - 08:25:33 - PAULO DEL PINO GUERRA TAVARES - 201.125.14****

Imbatível a muito tempo os MAINFRAMES com suas arcaicas ferramentas ainda são as estrelas. Acredito que só será plenamente superado com o o advento do processador quântico. Apesar de já existir um prototipo ainda não se viabilizou comercialmente e ainda é uma tecnologia a ser explorada e melhor compreendida.
77 - comentário - 23/11/15 - 14:04:26 - Paula Lilian - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o desenvolvimento para mobile (iOS e android) estará em alta, os desenvolverdes de games sempre terão espaço garantido.
O suporte a ERP sempre necessitará de mão de obra qualificada.
Enfim, acho que a TI sempre terá vagas, pois o mundo está cada dia mais tecnológico, se você é um profissional que se atualiza, sempre terá emprego garantido.
apipesq
78 - comentário - 23/11/15 - 14:27:34 - Carmine Antonio Caruccio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que MOBILE continuará sendo o destaque em termos de oportunidades. Em termos de programação continuará sendo Java, .net, c++. As ferramentas de Governança de TI que suportam as tomadas de decisões das grandes organizações também serão valorizadas, pois com a crise o diferencial competitivo será estimulado.
79 - comentário - 23/11/15 - 14:43:57 - PAULO ROBERT DE CAMARGO MELLO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estarão no desenvolvimento de micro serviços que possibilita maior reutilização de código, e uma arquitetura mais preparada para grandes mudanças. O desenvolvimento do lado do cliente como utilização de angular, nodejs e outros, terão mais espaço nas vagas. Rest full tende a crescer mais para poder integrar sistemas legado e também para prover serviços para dispositivos móveis.
80 - comentário - 23/11/15 - 14:48:22 - Cláudio F R Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que com a crise as empresas tende a inovar tende a fazer integrações e fusões. Criar novos produtos e dar uma _cara_ diferente para produtos já existentes. Assim sendo acredito que existe aqui duas grande oportunidades. A primeira para o pessoal de BI, mas do que nunca as empresa precisam de informação para saber onde cortar gastos e otimizar processos. A segunda oportunidade esta para desenvolvedores com o perfil mais analista para viabilizar essas integrações e compartilhamento de informações.
81 - comentário - 23/11/15 - 14:58:33 - Vinicius Aquino do Vale - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em geral profissionais que saibam trabalhar com Linux e especialistas em Soluções Big Data que saibam trabalhar com modelos matemáticos com R/Python e desenvolvedores Java. Estes serão os profissionais mais requisitados de 2016/2017.
Pecados
81 - Réplica - 24/11/15 - 09:11:58 - ANDRE DUARTE - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Assino embaixo. Conhecer algum sabor Unix e Python ou R é um grande passo para quem quer atuar nesta área.
82 - comentário - 23/11/15 - 15:23:24 - Paulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a crise econômica e política pelo que passa o país, não tenho ainda opinião formata. Mas tudo que tem hoje de inovação e avanço, deverá fazer uso de processo já existente.
83 - comentário - 23/11/15 - 16:28:11 - Alex Mesquita Zednik - 177.103.15****

Em momentos de crise a obtenção de dados precisos estará em alta, a analise das informações com ferramentas BI/BW será o fator de decisão dentro das empresas que souberem trabalhar tais dados. Profissionais com know-how adequado serão o diferencial dentro das corporações. Promover o conhecimento dentro das empresas será a grande oportunidade de 2016.
84 - comentário - 23/11/15 - 17:17:26 - Ricardo Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje existe uma demanda considerável na área de projetos. Acredito que esta demanda tende a crescer e a falta de mão de obra qualificada é um grande problema a ser enfrentado. Muitas empresas possuem um PMO, mesmo que não possuam, é necessário um gestor de projetos na organização, seja para área de infra, implantação ou desenvolvimento o profissional da área de Projetos será muito requisitado principalmente em momentos de crise onde se faz necessário ter planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Pecados
85 - comentário - 23/11/15 - 23:53:41 - Deise - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com essa crise não tenho como dizer qual será o segmento de TI com melhores oportunidades nos anos de 2016 e 2017!
85 - Réplica - 24/11/15 - 08:10:30 - Luciano - 201.126.10****

Deise, é na crise que surgem as grandes oportunidades.
Enquanto alguns choram outros vendem lenços.
86 - comentário - 24/11/15 - 08:24:06 - Filemon - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais diferenciados que fazem além de sua atribuição, e também multitarefas.
Todos sabemos da falta de Foco na área de TI, mais não esperem diferente para os próximos anos, oque vai acontecer é exigir mais de cada um!
Profissionais, que de alguma forma possam contribuir para a saúde financeira e lucros da organização, estes sim! serão bem valorizados e requisitados, um trabalho de auditoria, consultoria, visando obter lucros, redução de gastos desnecessários, otimização de tempo , processos, e consequentemente pessoas.
Existem muitas brechas e mecanismos que permitem tais ações dentro de uma organização.
Bom! acho que será por ai.
87 - comentário - 24/11/15 - 08:24:59 - Douglas Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nesse ano de crise houve muita necessidade das empresas em extrair informações de seus sistemas. A demora e impacto nas decisões foram cruciais e eles viram que precisam cadas vez mais não de novos sistemas de operação, mas sim sistemas para extrair da melhor forma essas informações de suas operações.
Parece muito básico, mas eles só pensam nisso depois de tudo feito e ai falta mão de obra qualificada dentro do seu quadro de funcionários que consigam extrair tal informação.
API
88 - comentário - 24/11/15 - 08:47:34 - Luciano Kono - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento mobile, Cloud e BI acredito que sejam as áreas que terão as melhores oportunidades em 2016/17.
89 - comentário - 24/11/15 - 09:09:30 - ANDRE DUARTE - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A minha área de interesse, o desenvolvimento de softwares, aponta um grande crescimento em oportunidades para profissionais de desenvolvimento que atuem no paradigma funcional, seja em Javascript (React JS, Elm, Cycle), Java (Scala), Erlang (Elixir), Etc. Isso já é uma realidade lá fora mas ainda não sei como vai se comportar o mercado interno.
Aposto também no Big Data com Python oferecendo excelentes ferramentas, talvez a maior dificuldade aqui seja a base matemático/estatístico para a maioria dos profissionais.
90 - comentário - 24/11/15 - 09:37:23 - Rodolfo Sá - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Segmento que tenho quase certeza que irá bombar ou já está bombando em TI é voltada para ecommerce (web designer, e TI para criações de projeto para produtos digitais). Linguagens como Java, Php, e outras especificas como css,javascripts não podem faltar no curriculo.
91 - comentário - 24/11/15 - 09:50:55 - VANIA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia temos muitos dados coletados de fontes diferentes, como email, redes sociais, logs de navegação, o material que podemos coletar dessas fontes podem ser riquíssimos, podem demonstrar muito mais a verdade do que _respostas de pesquisas_ feita a consumidor/usuário. Por isso minha aposta esta no BIGDATA, no Cientista de Dados. Naquele _cara_ tem tem a capacidade de estruturar dados não estruturados e transforma-los num ativo riquíssimo para as empresas.
GOC
92 - comentário - 24/11/15 - 11:22:31 - Rodrigo Costa - 201.127.13****

Com esse boom de vazamento de informações, creio que Segurança da Informação irá crescer muito nos próximos anos.

Além da internet das coisas estarem evoluindo no mundo, essa área parece ser promissora.

Pretendo seguir futuramente, após fazer alguns cursos preparatórios.
93 - comentário - 24/11/15 - 11:37:20 - Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o segmento de E-Commerce terá as melhores oportunidades com linguagens como C#, Php, Javascripts etc, profissionais que trabalham com banco de dados também tem enorme importância nos processos do e-commerce, também posso citar Mobile, há muitas oportunidades e é algo que está em crescimento assim como o Android, Java e xlm é possível também desenvolver para o iphone com o Objective-C.
94 - comentário - 24/11/15 - 11:54:13 - Dalmiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o segmento de geoprocessamento terá crescimento importante, portanto, tanto desenvolvimento quanto tecnologia para armazenamento de dados serão as necessidades e desafios. Com relação aos profissionais acredito que sempre será necessário ser uma pessoa completa e sem limites, ser um profissional para resolver qualquer problema que dependa da tecnologia. Um profissional aberto e descomplicado que não seja restrito ao rótulo.
95 - comentário - 24/11/15 - 12:12:11 - Jose Francisco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É claro que na areá da segurança teremos grandes oportunidade devido ao crescimento de outras tecnologias e dispositivos móveis e cloud computing armazenamento entre nuvens públicas e privadas com isso a segurança obrigatoriamente andar junto de novas tecnologias.
Hospitalhd
96 - comentário - 24/11/15 - 13:12:32 - Henrique Tomazela Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o segmento de business intelligence deva crescer gradativamente nos próximos anos, porém as maiores oportunidades certamente estarão voltadas aos aplicativos de dispositivos móveis, segurança da informação e cloud computing.
97 - comentário - 24/11/15 - 13:30:52 - Edward Rodrigo Gatto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olhando as perspectivas de mercado é notório acreditarmos que as áreas de maiores destaques e crescimento estarão relacionadas aos aplicativos mobile e aos dispositivos e armazenamentos em nuvem (cloud).
98 - comentário - 24/11/15 - 14:10:08 - Fatima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião E-comerce e Mobile serão os carros chefes nos próximos anos.
99 - comentário - 24/11/15 - 14:15:16 - Diego M. - 189.112.11****

Acredito que em no segmento de BIG DATA + CLOUD COMPUTING está se desenvolvendo muito, garantindo que o PRODUTO seja agora um SERVIÇO e não um PACOTE enviado ao cliente a cada mudança ou versão. Outra vertente seria o uso de DATA MINING (mineração de dados) devido ao grande uso de informações em grandes empresas, onde COMPACTAR, EXTRAIR, VIRTUALIZAR COM OLAP OU CUBO TRIDIMENCIONAL, B.I. (Business Intelligence) e cruzar essas informações seja uma nova/velha modalidade para que as novas plataformas (MOBILE) possa se agregar formando um circuito fechado no sentido de usar a INTERNET DAS COISAS.
dbassocia
100 - comentário - 25/11/15 - 00:15:18 - Roberto A. Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com o grande crescimento de fraudes e de vazamento de informações, as grandes empresas financeiras irão investir muito na area de Segurança da Informação.
101 - comentário - 25/11/15 - 10:49:28 - Rhodes Bauer - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em uma sigla: SQA!
A demanda por redução de custos deve revirar toda a área de TI e os que ainda não perceberam que o grande vilão no desenvolvimento de software é a manutenção, hão de perceber e o investimento em Continuous Delivery, Automação de Testes e correlatos irá criar boas oportunidades para o ano vindouro!
102 - comentário - 25/11/15 - 14:38:09 - JORGE L INACIO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Já dizia Confúcio, que o equilíbrio está no meio. Não só pontuar qualificações sociais, nem tão somente se encher de certificações irá garantir o seu desempate numa possível concorrência numa vaga de trabalho. Não que você irá ficar desempregado. Mas uma concorrência numa oportunidade interna de upgrade na sua carreira. Possuir ambas qualificações, profissionais e sociais, contarão muito e farão de você um candidato de suma relevância. Ouso dizer que a tecnologia de extração de dados por imagem é o grande desafio tecnológico para os próximos anos. São poucos os profissionais que dominam esse assunto. E cada vez mais o mercado utilizará a imagem para extrair dados e fazer automações de processos cada vez mais ousados, fazendo valer a pena investir nessa nova frente de trabalho!
103 - comentário - 25/11/15 - 15:43:51 - Wagner Pagano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O segmento de BI deve crescer nos próximos anos, devido ao Big Data.
As maiores oportunidades estarão voltadas aos aplicativos de dispositivos móveis, cloud computing e
na Plataforma Microsoft(DOT.NET).
GOC
104 - comentário - 25/11/15 - 22:00:07 - Adilson Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Implantação e suporte a ERP continuam com boas oportunidades, assim como e-commerce e desenvolvimento mobile.
105 - comentário - 26/11/15 - 11:33:04 - Claudio Barroso Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A preferência do investidor estrangeiro por São Paulo é evidente em vários indicadores. Mais de 70% do capital estrangeiro investido em TIC no Brasil é aplicado no Estado. Além disso, 16 das 23 multinacionais do setor instaladas no país estão sediadas na capital paulista.
Acredito que o modelo deve ser copiado por outros estados para atrair investimentos e empresas estrangeiras interessadas em se instalar no mercado brasileiro.
_Acredito que se o país estabelecer um padrão mais alto em relação à qualidade de infraestrutura e o _Custo Brasil_ for mais competitivo, o Brasil será o líder em investimentos na área de TI._
106 - comentário - 27/11/15 - 12:27:44 - Fabio Fioratti Azevedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar da crise econômica atravessada por nosso país, o mercado de TI ainda poderá ofertar oportunidades no mercado. Acredito que em cloud computing e mobilidade estarão as oportunidades para profissionais em empresas nos dois próximos anos.
107 - comentário - 27/11/15 - 16:52:32 - Adilson Gonçalves Damasceno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A grande tendência do momento é Mobile First UX e UI + Cloud Computing, desta forma investir nesta formação será um diferencial nos próximos anos.
Recomendo a leitura do artigo _5 coisas que aprendi em um projeto Mobile-First Responsive Design para o Google_ de Fabricio Teixira - https://arquiteturadeinformacao.com/user-experience/5-coisas-que-aprendi-em-um-projeto-mobile-first-responsive-design-para-o-google/
apipesq
108 - comentário - 27/11/15 - 20:18:07 - Rodrigo Garbelini Corghi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobilidade com certeza será a área com maior gama de oportunidades. Tudo tende a se conectar e acessar de qualquer lugar dados armazenados em cloud.
109 - comentário - 27/11/15 - 21:19:42 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Alguma tecnologia da moda e resto de sempre, porém com menos vagas e com valores menores devidas a crise.
110 - comentário - 28/11/15 - 09:18:23 - Rodrigo N - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado mobile é a área que mais cresce, hoje é difícil alguém não ter um smartphone conectado na internet, é muito mais prático e rápido ter uma informação, comprar um produto por algum dispositivo mobile, mas é claro que o dispositivo mobile é apenas uma ferramenta por trás sempre precisará ter um ERP de retaguarda, um banco de dados, uma infra e tudo mais, ou seja, mobile está na moda por que ainda é muito novo, toda a retaguarda não está na moda por que já existe muita coisa pronta e já desenvolvida pelas empresas, mas o mercado ERP para web em cloud sempre precisará de mão-de-obra.
110 - Réplica - 28/11/15 - 11:16:55 - Sandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado mobile é a área que mais cresce, hoje é difícil alguém não ter um smartphone conectado na internet, é muito mais prático e rápido ter uma informação, comprar um produto por algum dispositivo mobile, mas é claro que o dispositivo mobile é apenas uma ferramenta por trás sempre precisará ter um ERP de retaguarda, um banco de dados, uma infra e tudo mais, ou seja, mobile está na moda por que ainda é muito novo, toda a retaguarda não está na moda por que já existe muita coisa pronta e já desenvolvida pelas empresas, mas o mercado ERP para web em cloud sempre precisará de mão-de-obra.
dbassocia
111 - comentário - 29/11/15 - 11:10:24 - Rodrigo Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que o segmento de TI que estarão melhores, serão Mobile e BI, percebo que cada vez mais as operações de Desktop estão cada vez ficando de lado, hoje em dia, percebe-se que a população estão resolvendo tudo com a tecnologia móvel, seja ela pra pagar conta, consultar informações, ser guiados por mapas, etc...e por de trás disso vem os BIs.
Tecnologia como desktop e/ou notebook, ficaram mesmo nas empresas.
Com esse segmento em alta Mobile e BI, as industrias tende a investir mais nos aparelhos móveis e consequentemente as oportunidades voltadas para áreas em questão tende a aumentar, inclusive as novas tecnologias de aparelhos.
112 - comentário - 29/11/15 - 14:23:00 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Considerando que TI no Brasil está sempre alguns passos atrás em relação aos mercados de países desenvolvidos, acho que podemos dizer que o mercado aqui seguirá as mesmas tendências que o mercado lá fora.
Muitas oportunidades pra desenvolvimento de software pra web, dispositivos móveis e em menor escala pra dispositivos embarcados. O investimento em web corre atrás do crescimento de serviços de TI na nuvem, em dispositivos móveis pega carona na explosão do uso de smartphones pelo mundo como único meio de acesso à internet de bilhões de pessoas e em embarcados decorre do crescente movimento em direção à internet das coisas. Tudo isso exige habilidades em codificação, design de software, segurança (outra grande tendência que parece ter um imenso caminho pela frente), big data (assim como segurança, as oportunidades são inúmeras), testes de software e tão importante quanto, UX.
113 - comentário - 30/11/15 - 07:49:44 - Joao PImentel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gerente de marketing para e-commerce
Diretor de inovação (CIO)
Gestor de comunidades /Coordenador de mídias sociais
Especialista em cloud computing
Gestor de big data /Cientista de dados
Mercado Mobile e meio de pagamento via celular / tablets
114 - comentário - 30/11/15 - 10:04:29 - Wiliam - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o Big Data é bem promissor para os proximos anos, já que a necessidade na agilidade nos tratamentos de dados está cada vez mais e exigente.
Hospitalhd
115 - comentário - 30/11/15 - 10:06:37 - Angel Rene - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nos segmentos de Help Desk, análise de sistemas e gerência de TI.
117 - comentário - 02/12/15 - 09:14:50 - Antono Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estão no desenvolvimento para dispositivos móveis. Principalmente iOS e Windows 10. Android em segundo plano por conta da oferta/demanda, ou seja, existem muitos desenvolvedores Android no mercado.
Outras áreas que também acredito que seja possível encontrar boas oportunidades são Computação em Nuvem, Big Data e Internet of Things.
117 - Réplica - 07/12/15 - 09:16:10 - Bruno Portela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Android tem quase 80% dos dispositivos no Brasil... Eu acho meio equivocado falar que Android deva estar em segundo plano.

Realmente não existem muitos desenvolvedores iOS e W10, ou seja, Android é "obrigatório" e iOS e W10 essenciais para se "destacar" no mercado.
118 - comentário - 02/12/15 - 09:51:01 - Ivan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o mercado de aplicações para dispositivos móveis continuará crescendo, com o incremento de soluções baseadas em Cloud: IAAS, SAAS, PAAS. O setor de Bigdata também seguirá em franco crescimento pois ainda é uma tecnologia que tem muito a crescer e oferecer. Questões relativas a ALM e DEVOPS tendem a ser mais utilizados pelas empresas que estejam de olho na qualidade dos aplicativos. Para aquelas que já possuem o Continuous Integration em funcionamento para suas aplicações, estas partirão para o Continuous Deliver, já de olho na velocidade de deploys de suas aplicações.
GOC
119 - comentário - 02/12/15 - 10:52:03 - Valdir Botingnon - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pessoalmente arriscaria em Mobile, cada vez mais o uso dessa plataforma aumenta e melhorando a qualidade da conexão 3G/4G muitas portas se abrem nessa plataforma.

Em relação a tecnologias, acredito que NODEJS, bancos NOSQL, websocket vão se destacar.
120 - comentário - 02/12/15 - 11:13:16 - Luciano Alcantara - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Chamo atenção para área de governança de dados, qualidade, integração e BI. Em suma são atividades crescentes considerando a constante mudança de empresas para aplicações mais sólidas e de grande conceito.
Hoje temos uma grande quantidade de profissionais de TI que somam bons conhecimentos, porém as atualizações de mercado se encontram em uma grande frequência de mudanças devido ao alto volume na geração de novas tecnologias e por este motivo é importante se consolidar cada vez mais e ficar sempre engajado com as tendências para desfrutar das grandes oportunidades.
122 - comentário - 02/12/15 - 13:03:24 - Luciano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O crescimento da indústria de jogos mobile é visível para que utiliza serviços como o Google Play, onde vejo mais e mais jogos de diversos estilos surgindo a cada dia. Também vejo um crescimento constante na área de web crawler, o processo de captura de dados tem expandindo a cada dia.
123 - comentário - 02/12/15 - 13:28:10 - ronaldpi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou especialista em ERP, e conheço bem os principais softwares e processos de negócios.

Aplicações mobile (os apps), para finalidades comerciais tradicionais, como consulta de produtos disponíveis para venda, situação cadastral de um cliente, encomendar insumos a um fornecedor, é um nicho praticamente inexplorado.

Acredito que a partir de 2016, devemos ter uma maior integração entre processos de negócios e aplicações mobile, dedicado ao processo específico de cada empresa usuário de ERP.

E a demanda será tanto para os especialistas em ERP, quanto para os desenvolvedores de apps.
Hospitalhd
124 - comentário - 02/12/15 - 23:50:30 - Cristiano Cricas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que os sistemas voltados para a área Fiscal tendem a crescer ainda mais em 2016 e 2017, bem como a valorização destes profissionais.

Digo isto pois trabalho com análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas por volta de 9 anos, sendo os últimos 6 mais dedicado em NFe e SPED Fiscal.

Quem esta nesta área sabe que desde a primeira versão Nacional da NFe a cada ano o Governo implementa mais recursos de forma que possa aumentar e facilitar a fiscalização, e é muito comum ter que ficar atento às novas Notas Técnicas para adequar o sistema às novas regras.

A partir de 2016 também vai ter o _fantasma_ do Bloco K no SPED Fiscal de ICMS/IPI, que basicamente é o Livro Modelo 3 (Livro Fiscal de Registro de Controle da Produção e do Estoque, criado em 1972), com o intuito de aumentar ainda mais a fiscalização dentro das empresas, antes mesmo dos produtos serem vendidos/faturados.
125 - comentário - 07/12/15 - 09:00:10 - Fabiano Góes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que sistemas baseados em SOA deve crescer cada vez mais, cada dia que passa aumenta mais a necessidade de integração entre sistemas e entre clientes, dessa forma a Arquitetura SOA acaba sendo o caminho mais indicado.
Além do crescimento de expandir as aplicações para mobile, com SOA tudo fica preparado para esses novos caminhos.
Trabalho com desenvolvimento de software desde 2000, atualmente trabalho em uma transportadora que tem como principal cliente a Vale do Rio Doce, e SOA tem sido nosso foco.
126 - comentário - 07/12/15 - 09:10:10 - Bruno Portela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou da área de Análise e Desenvolvimento de Software para WEB, essa área não irá ter defasagem de vagas e os salários são bem atrativos. Independente de framework utilizado, a área WEB não irá se defasar por um bom tempo. Essa com certeza é a base para a maioria das oportunidades oferecidas no mercado.

Uma área pouco explorada e em ascensão é a área de desenvolvimento mobile, já estou me capacitando.
127 - comentário - 07/12/15 - 09:23:08 - ANDERSON - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As oportunidade para desenvolvimento de softwares para diminuição de custo nas empresas estará sempre em alta no mercado.
dbassocia
128 - comentário - 07/12/15 - 10:10:31 - Daniel - 201.59.101****

As melhores oportunidades provavelmente serão nas áreas de projetos, Desenvolvimento mobile, B.I., e infraestrutura, Claro que o mercado está muito exigente, então os profissionais devem buscar mais qualificações para terem melhores oportunidades.
129 - comentário - 07/12/15 - 10:27:20 - Vinicius - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou da área de desenvolvimento de software, acredito que as melhores áreas são aquelas dentro do mercado financeiro e hospitalar. Em compensação, tem poucas vagas, bastante pressão e tem que ter um bom nível pra entrar nelas, mas o salário é alto se comparado com outras áreas. Fábricas de software (web/mobile) tem um salário muito baixo e normalmente uma cobrança acima do que deveria pelo que pagam, entretanto, tem uma quantidade muito maior de vagas. Vai muito também do estilo de vida que cada um quer, se for dinheiro e desafios, acho que mercado financeiro e hospitalar são as melhores opções.
130 - comentário - 07/12/15 - 12:20:13 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou da área de engenharia de sistemas financeiros e acredito que o mercado de trabalho de TI também sofrerá com a crise econômica que o país está passando e que tende a se intensificar no próximo ano para então começar a melhorar. Muitas empresas terão _downsizing_ e a média dos salários tende a diminuir. Por outro lado, a área de TI no Brasil ainda sofre com a escassez de mão de obra qualificada o que pode fazer com que em alguns setores os salários continuem muito atrativos para profissionais qualificados e com _brilho nos olhos_ por resultados. Neste contexto, acredito que profissionais como cientista de dados, BI e analistas e programadores em novas tecnologias como aplicativos e Web ainda terão muitas oportunidades e bons salários por aqui.
131 - comentário - 07/12/15 - 12:24:34 - Gabriela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a tendencia seja centralizamos da informação, portanto os ERPs tendem a se expandir ainda mais as grandes empresas ate as micro. Pois assim como as obrigações fiscais estão cada vez mais _interligadas_ é impossível possuir o controle de produção em um sistema e o faturamento em outro.
GOC
132 - comentário - 07/12/15 - 13:20:01 - Hardc0re - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que BI ainda será a galinha dos ovos de ouro. Eu mesmo me afastei do mercado (estou empreendendo em outras áreas) e sempre recebo convites para participar de projetos de 3~6 meses.
Pelo que ouço dizer, várias consultorias estão com muitos projetos de BI (OBIEE principalmente) e não possuem mão de obra suficiente para tocar os mesmos.
133 - comentário - 07/12/15 - 13:38:28 - Ernesto Niklaus - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Projetos de Mobile, BI, Infraestrutura/Virtualização (com foco em redução de ativos, e redução de emissão de carbono) são algumas áreas que tendem a continuar crescendo em 2016/2017. Outra tendência que ainda tem espaço para alguns anos é a exploração de mídias sociais para marketing, o desenvolvimento de soluções nesta área ainda terá mercado por alguns anos.
134 - comentário - 07/12/15 - 13:42:50 - Manuel Juan Blasco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Esta minha opinião reflete meu momento. _Existem muitas vagas para a plataforma _Distribuída_, que por ser distribuída permite uma boa quantidade de necessidades, seja para novas metodologias impostas pelos clientes, seja para atender um visual _amigável_. Para a plataforma _Alta - Mainframe_ não existem muitas, as poucas que aparecem nos sites de _Emprego_, não são diferenciadas, mas deveriam apenas pelas seguintes letrinhas...MAINFRAME_.
135 - comentário - 07/12/15 - 15:34:42 - Fabio Gutierrez de Brito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Business Intelligence, sem dúvida continuará crescendo. Com a crise, as empresas enxergam a necessidade de fazer mais com menos, cortar custos desnecessários, direcionar corretamente os investimentos, etc. Daí a necessidade de mergulhar em suas bases de dados e buscar informações que possam nortear melhor suas ações.
Aliado a isso, a área de Data Science, Big Data e afins deve crescer bastante também. Identificar perfis e oportunidades de negócio da Web, vem deixando de ser tendência e diferencial para se tornar realidade e necessidade.
Em outra vertente, acredito que o desenvolvimento de apps mobile ainda tem bastante lenha para queimar.
apipesq
136 - comentário - 07/12/15 - 16:55:35 - JANIO LUIZ CARVALHO PARENTE - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O segmento financeiro, certamente continuará oferecendo excelentes oportunidades, principalmente para os profissionais que reunirem os conhecimentos em Alta Plataforma e distribuída. Pois essas qualidades podem ser aproveitadas no desenvolvimento, sustentação e também nos processos de ETL_s, para B.I., onde hoje na maioria das situações são grupos heterogêneo, onde cada individuo isolado em pequenos grupos mais isolados ainda, fica responsável por algumas ações, sem visão do todo, não sabe de onde veio nem para onde vai a informação. Existe um imenso vazio na visão global de solução. Não é suficiente que o gestor tenha essa visão, é necessário que toda a equipe sáiba exatamente o que é para fazer e como fazer.
138 - comentário - 07/12/15 - 20:06:06 - Rogério Pedrosa Belanger - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem comentários, as vagas promissoras estão em Java apesar de ser antigo em mainframe cobol.
139 - comentário - 07/12/15 - 20:22:14 - Denis Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que com o aumento dos dispositivos móveis no mundo as linguagens para essas tecnologias irão crescer muito nos próximos anos, creio que o Android e IOS irão proporcionar grandes oportunidades futuras.
140 - comentário - 08/12/15 - 08:37:35 - Arthur Molino Domenech - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Irei basear minha opinião em duas fontes de dados 1. A forbes sobre o mercado de tecnologia nos anos de 2013 e 2014 (anos de recuperação da economia global - link https://www.forbes.com/sites/forrester/2013/01/03/global-tech-market-to-grow-by-5-4-in-2013-6-7-in-2014/)
E na ata do copom 195 (novembro de 2015 - link https://www.bcb.gov.br/?COPOM195)
Dessa maneira em linhas gerais: Gastos de tecnologia para automação e simplificação de atividades terão alta, principalmente em setores industriais(aumento da eficiência e redução de mão de obra) e financeiros(taxa de juros elevadas dificulta acesso ao crédito, e portanto outros produtos deverão ser ofertados). Para setores de agronegócios e de outros commodities o momento é interessante, pode-se pensar em investir em plataformas de B.I. ou bigdata para aumentar a produção ou procurar novos mercados. Provavelmente haverá um boom de apl. movei
Pecados
141 - comentário - 08/12/15 - 22:20:08 - Emerson Rodrigues da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A abrangência de TI nos permite várias análises .

O que em especifico eu enxergo é que o cenário econômico é recessivo , focado em redução de custos e aumento de eficiência.

1. Isso vai proporcionar crescimento e oportunidades em tecnologias Open Source como Linux , PHP , Java , Docker , MAriaDB , PostGre , etc
2. Metodologias e profissionais que proporcione ganho em equipe com metodologias DevOps , Dojo , Scrum Master
3. BI e analise de Big Data com a concentração das redes sociais

A entrada de novas tecnologias abrirá frentes para :

1. Windows 10 - atualização do parque das máquinas
2. Android com mais de 170 milhões de smartphones( 90% do mercado) no Brasil fortalece a presença obrigatoria da tecnologia Java
3. Java 8 - nova versão do Java
4. PHP 7 (recém lançado)
5. Python devido à Big Data das redes sociais .
6. HTML5 com os novos browsers
142 - comentário - 08/12/15 - 23:50:14 - Eduardo Dantas Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para compreendermos as tendências do mercado nacional para os próximos anos, basta analisarmos o que já é tendência hoje lá fora.

Nesse contexto, podemos esperar, basicamente, que haja uma popularização de ocupações voltadas à mineração de dados, e a valorização de profissionais especializados em Business Intelligence e virtualização.
143 - comentário - 09/12/15 - 09:52:16 - Marcelo Maganin Andreatta - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para o próximo biênio indica-se uma forte tendência à mineração de dados (Data Mining / DW) para atendimento às necessidades de B.I. (Business Intelligence) e CRM, grande utilização de ferramentas Google, e como base de armazanamento há um aumento na utilização de nuvem, tendências de linguagem Java. Também tenho visto uma grande evolução em linguagens e bases abertas (Open Officce / Phyton / outros).
144 - comentário - 09/12/15 - 09:56:55 - Daniela Rosinholi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que para 2016/2017 a proposta para melhores oportunidades na área de TI serão desenvolvimento para mobile (aplicativos android e ios) para os mais variados serviços, e sistemas com conexões na nuvem.
Pecados
145 - comentário - 09/12/15 - 11:15:44 - Carlos Eduardo Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas atualmente estão buscando cada vez mais ferramentas como o BigData, B.I., IoT( internet of Things), Cloud Computing, webservices como Jboss, Webmethods e WebSphere_

Quem busca se aperfeiçoar, tem de procurar não essas tecnologias mas o ITIL v3, ISO e SOA são frameworks importantíssimos e exigidos para que hoje quer receber um salário apartir dos seus seis ou sete mil reais_

Outra área que acredito e que eu próprio estou apostando é em mobile, que vem crescendo exponencialmente, tanto que não Android e IOS, mas sistemas como Windows Phone,Blackberry_ fugindo um pouco do mobile entrando para o segmento de TV, Amazon, Samsung, Google estão investindo pesado também para que as Smarts TV, tv box e consoles de video game possam aderir a aplicativos e jogos para este seguimento também.
146 - comentário - 09/12/15 - 11:16:57 - Rafael Pires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que em 2016/2017 as grandes oportunidades na área de TI estarão voltadas para o Big Data e análise estratégica de dados. As oportunidades com Big Data são infinitas e as empresas estão começando a perceber este movimento, mas infelizmente esse segmento no Brasil está muito escásso por falta de informação. O profissional que estiver preparado no momento certo se destacará.
148 - comentário - 10/12/15 - 08:58:27 - Rodrigo Morais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Segurança da informação :
Os investimentos só crescem a medida que ameaçss vêm a tona. Falta gente preparada e o dolar favorece pessoas e empresas do país.
149 - comentário - 10/12/15 - 09:22:20 - Beto Lucena - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que mais uma vez o Cloud Computing ou Computação em Nuvem, o Big Data, Mercado de Games e os APP_s voltados para melhorar e simplificar a vida das pessoas e das empresas estarão entre as melhores oportunidades em TI para 2016/2017.
API
150 - comentário - 10/12/15 - 09:30:27 - Marcelo Jorge Mendes dos Santo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve promover integração entre informação e tecnologia nas empresas, utilizando a tecnologia nas decisões, alcançando soluções e resultados mais rápido. Uma área que é necessário conhecimento de programação, banco de dados etc.
152 - comentário - 10/12/15 - 10:08:24 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não acredito em _tendências_ tecnológicas. Depende do tamanho da companhia e de quanto aderente uma determinada tecnologia é para a realidade daquele cliente. Não é preciso todo mundo ir em direção ao Cloud ou Big Data uma vez que a demanda não necessite de tais investimentos. O que vale é um excelente e cuidadoso estudo de análise de implantação antes de sair comprando a tecnologia em sí (o que infelizmente não ocorre com frequência no mercado nacional).
153 - comentário - 10/12/15 - 10:18:54 - Paulo Ricardo Dalmagro Vinck - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a evolução das tecnologias Cloud acredito na migração massiva de sistemas para WEB, então, focar em desenvolvimento web e infra de servidores é uma boa.
Junto a essa evolução temos o caso da segurança que se torna cada vez mais importante para manter estes sistemas.
154 - comentário - 10/12/15 - 11:59:42 - SILVIO AMARO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entendo que o mercado de ERP continua sendo promissor, não somente pelas implantações, mas sim pela sua especialização, ou seja, como usar os recursos do ERP com eficiência. Para tanto se faz necessário o mapeamento de processos em encontro aos recursos do ERP existente, desde que não prejudique o bom andamento dos processos e do negócio.
GOC
155 - comentário - 10/12/15 - 12:21:31 - Caio Vinicius - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que em 2016/2017 as grandes oportunidades na área de TI estarão voltadas para Segurança da Informação, Pois atualmente no mercado de trabalho tem muitas empresa de desenvolvimento em diversas plataformas, porém estão esquecendo do quesito principal segurança.

Ex.
Hoje em cada 10 site 5 você consegue invadir, sem fazer muito esforço.

Segurança da Informação e o FUTURO.
156 - comentário - 10/12/15 - 12:23:22 - Lucas Ismael de Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o segmento de testes segue em alta. Pois as empresas estão mais cautelosas quanto ao lançamento de novos sistemas, pois o custo de manutenção e evolução do sistema acarretam um valor muitas vezes superior ao do próprio desenvolvimento. Além da área de testes e seguindo a tendência dita, acredito que profissionais para elicitação de requisitos e arquitetos de software estarão em alta, mas a cobrança sobre o cargo fica maior e a exigência do cliente também.
157 - comentário - 10/12/15 - 12:28:54 - Diego da Silva Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que uma tendencia para 2016/2017 será o Javascript, pois ele é utilizado por todos os profissionais web e com o seu desenvolvimento dos últimos anos, não só no quesito front-end mas também no back-end, esta linguagem estará forte no mercado de trabalho.
Por isso a minha recomendação é estudar Javascript puro, JQuery, AngularJS( que é um excelente framework javascript) e NodeJS, tendo o conhecimento dessas ferramentas tudo que estiver em volta pode ser utilizado em menor quantidade.
Já aqueles que optarem por PHP ao invés do NodeJS, recomendo a utilização do framework Laravel 5.1, ele é uma mão na roda para o desenvolvimento PHP.
158 - comentário - 10/12/15 - 13:51:53 - Marcelo S Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As tendências para 2016/2017 na minha opnião: Cloud, Segurança da Informação, IOT e Games.
Essas são as 3 áreas que vão ganhar mais foco nos próximos anos.
Hospitalhd
159 - comentário - 10/12/15 - 14:09:30 - Silvio Carvalho Drumond Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que em 2016/2017 as melhores oportunidades serão para desenvolvimento de aplicativos para Android, SAP (que sempre a busca é muito grande) e desenvolvimento ágil com .Net e/ou Java.
Muitas oportunidades que tenho recebido para o fim do ano são pertinentes a estes assuntos.
160 - comentário - 10/12/15 - 14:54:08 - Renato de Pierri - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A consultoria McKinsey _ Company emitiu um relatório em Junho de 2015 mapeando o valor do conceito _Internet das Coisas_ (IOT) ressaltando que o esse mercado pode atingir o valor de US$11,1 trilhões ao ano em 2025.

Para que o mercado de IOT se desenvolva e atinja tal patamar em 2025, questões como interoperabilidade, captura e transformação de dados em informação para tomada de decisões precisam ser endereçadas desde já

Embora aplicações voltadas para consumo como carros autônomos e monitores pessoais atraiam a atenção dos consumidores em geral, estima-se que 70% do mercado IOT é concentrado no business to business (B2B).

Profissionais voltados para a área de análise de dados, segurança de dados, desenvolvedores e integradores de aplicações para dispositivos IOT, sem esquecer da área de capacitação e ensino, são as minhas apostas para o ano de 2016 / 2017.
161 - comentário - 10/12/15 - 15:24:07 - Diego Bueno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estarão em ERP e BI.
162 - comentário - 10/12/15 - 15:28:01 - João Amancio Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas buscarão um modelo híbrido de desenvolvedor, ou seja, uma pessoa com conhecimentos em diferentes linguagens de programação e que exerça diferentes papéis.
dbassocia
163 - comentário - 10/12/15 - 17:13:07 - Benedito Carneiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O segmento de TI que terá oportunidades de trabalho de ponta em anos vindouros é o de aplicativos para integração sem fio entre aparelhos de tipos e marcas diferentes.

Trocas de dados entre smartphones e televisores, computadores e televisores, smartphones e computadores etc.

Execução de funções de smartphones em computadores.

Simulação completa de smartphones em computadores.

Existem vários desses aplicativos e, certamente, ainda faltam muitos e, mesmo entre os prontos deve ter muitas funções a adicionar ou melhorar.
164 - comentário - 10/12/15 - 17:24:55 - Mario Fernandes de Ascenção Nt - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que 2016 será o ano em que o armazenamento em cloud sofrerá um grande avanço. Grandes empresas irão investir em profissionais capacitados para atuar com servidores parrudos em grandes data centers, a garantia será a popularização dos serviços de streaming. Em ano de olimpíadas não será surpresa grandes investimentos em Telecom, gerando empregos pra profissionais com habilidades nesse seguimento. As operadoras seguirão ampliando sua rede de Fibra Óptica, sendo neste seguimento o ponto de maior oportunidade do mercado de trabalho. Programação para aparelho móveis seguirá crescendo, porem aparelhos com sistema operacional android e windows serão a maior fatia do mercado, aparelhos da Apple que utilizando o IOS estão com preços superiores no mercado. Para 2017 o mercado de SmartTVs será o grande foco, a tecnologia destes equipamentos deverá sofrer grandes avanços para suportar a dem
164 - Réplica - 10/12/15 - 17:28:01 - Mario Fernandes de Ascenção Nt - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Complementando...

Programação para aparelho móveis seguirá crescendo, porem aparelhos com sistema operacional android e windows serão a maior fatia do mercado, aparelhos da Apple com sistema operacional IOS, estão com preços superiores no mercado. Para 2017 o mercado de SmartTVs será o grande foco, a tecnologia destes equipamentos deverá sofrer grandes avanços para suportar a demanda.
165 - comentário - 13/12/15 - 20:28:09 - Luis Claudio de Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito na _Internet Of Things_ IOT, não é simplesmente uma promessa ou uma tendência para o futuro, já está atualmente nas residências e acessível a boa parte da população. Está distribuída em diversos dispositivos de seu lar e de sua empresa. A famosa internet das coisas, tudo está convergindo à ela.
Obrigado a APinfo pela oportunidade do espaço.
GOC
167 - comentário - 14/12/15 - 09:57:33 - Gian - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito no desenvolvimento de aplicativos mobile. A cada dia surgem novos serviços e acredito que a demanda em desenvolvimento e atualização cresça.
168 - comentário - 14/12/15 - 10:00:04 - Phellip - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que estarão nas soluções em cloud
169 - comentário - 14/12/15 - 10:00:58 - Fabio Gomes Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Amigos de profissão, minha sugestão para aqueles que estão vislumbrando as melhores oportunidades é aprenderem ou atualizarem seus conhecimentos em Cloud. Esse ano tivermos movimentos interessantes no Brasil como a inauguração do DC da Softlayer em Jundiaí. Enfim, assistam vídeos sobre o tema, conheçam bem as ofertas da Amazon porque nuvem, apesar de alguns desafios, é um caminho sem volta. Deus abençoe a todos e tenham Paz.
170 - comentário - 14/12/15 - 10:01:51 - Renata Lobato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que área de desenvolvimento que sempre esteve em alta, continuará em alta, tanto desenvolvimento, desktop, web e Mobile, pois as empresas estão cada vez precisando mais de softwares para tomada de decisões e para suprir suas necessidades, então área de programação, vai continuar explodindo, a única pena é que as empresas não tem dado chance pra quem está começando e quer ingressar na área. Espero que em 2016 isso mude, pra que tenhamos mais profissionais qualificados é preciso chances!
dbassocia
171 - comentário - 14/12/15 - 10:03:00 - Gleidson Roque - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que os segmentos com melhores destaque são: Desenvolvimento, planejamento, gestão e governança de TI, infraestrutura.
Plataformas de Desenvolvimento: mobile, mvc, wpf, xml.
172 - comentário - 14/12/15 - 10:04:34 - Wagner Porto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que um segmento que sempre tem oportunidades é desenvolvimento, agora mais forte serão as áreas de integrações entre Cloud, Mobile, API de micro serviços, desenvolvimento com foco em segurança.
173 - comentário - 14/12/15 - 10:06:03 - Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Há tempos esta em pauta o crescimento da computação nas nuvens, acredito que 2016/2017 o clouding computing estara ainda mais presente em nossos vidas.

Este ano vi um crescente da integração de serviços nas nuvens, principalmente mobile, na minha opinião em 2016 esta crescente continuara, novas soluções com apoio das possibilidades das nuvens vão surgir e se tornaram tendencias em 2016 e 2017.
174 - comentário - 14/12/15 - 10:38:52 - Jorge Vinicius dos Reis Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pelo que tenho acompanhado, acredito que estamos cada vez mais envolvidos em ambientes virtualizados/clouds cujo o crescimento tem sido impressionante. Vejo também as empresas posicionando nos cenários de modelos On-premises vs. SaaS.

Mobile
Outro ponto importante, que acredito que ainda tem muito _mercado_, é a parte Mobile...desenvolvimento nativo ou com aplicações híbridas por exemplo utilizando Cordova PhoneGap/Ionic Framework.

Desenvolvimento
Creio que a _nova_ postura da Microsoft, com suas versões de Visual Studio e .net core open source, principalmente para que ela se mantenha no _viva_ na disputa pelo desenvolvimento de aplicações seja Web ou _Desktop_ porem tenho acompanhado o movimento crescente de Frameworks como Node.js que cada vez ganham mais força mesmo no cenário corporativo e a possibilidade de aplicações Desktop usando Elektron...tecnologia Web para Desktops.
Hospitalhd
175 - comentário - 14/12/15 - 10:39:55 - César Ramalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mesmo em meio a _Crise_ o mercado de TI está em alta e crescendo. O ramo de softwares ERP é, de fato, o melhor custo benefício a médio/longo prazo. Isso porque as empresas são praticamente obrigadas a ter e isso fortalece o argumento de quem vende, programa, analisa, arquiteta, etc.

A TOTVS hoje tem a 90% dos clientes sem mão de obra interna qualificada, Programador? Raro, quando tem é ruim e cabeça fechada.

Não só 2016/17, mas em 10 anos, quem investir em softwares ERP tem grande chance de crescer rápido.
176 - comentário - 14/12/15 - 10:47:18 - Renato do Nascimento João - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fala Pessoal tudo bem? uma das áreas que terão grande destaque nos próximos anos, serão as que estão dentro do conceito de Data Governance, estamos todos cada vez mais integrados, conectados, o poder de processamento em tempo real dos dados vem crescendo a cada dia, o marketing digital a internet das coisas e tudo relacionado a esse mundo de dados está muito forte no mercado, fiquem atentos e se preparem para que os recursos em nosso pais estejam qualificados para mais um desafio. Grande abraço a todos.
177 - comentário - 14/12/15 - 11:22:01 - Felipe Nunes Azambuja - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Realmente novas tecnologias são uma tendencia para 2015/2017 , mas em um período que o país passa por uma crise os investimentos ficam mais curtos , ou seja , o foco será na manutenção , _enxugamento_ e simplificação de processos para evitar burocracia , gastos e principalmente informações pouco consistentes que podem ser muito perigosos.
178 - comentário - 14/12/15 - 12:01:04 - Elenice - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que com esse momento de crise que estamos vivendo, o foco será na melhoria de processos e adaptação aos orçamentos, se abstendo-se de recursos e aplicações que não tenham grande impacto nos projetos, com uma atenção especial para a área de segurança de TI, pois não se pode perder dinheiro nesses momentos.
GOC
179 - comentário - 14/12/15 - 12:04:48 - Patricia Batista - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com certeza as melhores oportunidades estarão em segmentos de redes (hoje o pessoal fica sem comida mas não fica sem internet) tanto em mão de obra lógica quanto técnica e gerência de projetos (para documentação de implantações e investimentos em geral - principalmente pelo fato da crise econômica/política que temos passado).
180 - comentário - 14/12/15 - 12:32:12 - Ricardo Cunha de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O segmento que mais vai estar em alta para 2016/2017 será Banco de Dados em nuvem, o profissional que estiver bem quificado nessa área vai garantir seu espaço no mercado de TI para os próximos anos.
181 - comentário - 14/12/15 - 13:46:23 - Raphael Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu penso que grandes oportunidades virão de aplicativos mobile, pois há muitas empresas desenvolvendo sistemas baseado nessa tecnologia.
Um bom exemplo de aplicativo mobile é o Imposto de Renda PF.
Enfim, acredito que esse seja um dos segmentos de TI que terá muitos investimentos em 2016.
182 - comentário - 14/12/15 - 16:35:48 - Jorge Luiz da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Buenas colegas, eu li todas as postagens deste forum e gostei muito do que li e aproveito para compartilhar que o foco na área de Serviços esta muito carente, visto que cresceu assustadoramente nos últimos 5 anos em que o empreendedorismo das pequenas empresas vem abrindo alas para softwares mais ágeis e com rápida implantação, tipo o Modelo EFICAZ da TOTVS,
Por isso eu aposto apartir de 2016 neste ERP light, tipo um Mini-Protheus que cresce de acordo com os negócios da empresa. No momento estou na fase final de um case no segmento de Serviços..
Hospitalhd
183 - comentário - 14/12/15 - 21:28:53 - Igor Zorzetto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá Pessoal, tudo bem ? Primeiramente queria me apresentar dizendo que sou um fanático por tecnologia não só como desenvolvedor, mas também com consumidor.
Quando o assunto é um sistema corporativo eu vejo um grande número de empresas migrando seus sistema para o conceito de nuvem e serviços. Conceitos de IaaS, PaaS e SaaS estão crescendo bastante e muitas empresas estão percebendo isso pois reduz muito os custos.
Já para aqueles que querem entrar na àrea do empreendedorismo criando impacto social e melhorando a vida de muitas pessoas a minha dica é investir no desenvolvimento de aplicativos, não só para melhorar a vida das pessoas mas também para que possamos entrar no mundo de IoT ( Internet das coisas ) onde tudo estará conectado.

Obrigado, e bons estudos.
184 - comentário - 14/12/15 - 22:34:59 - Reginaldo Mauricio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que os seguimentos voltados para aplicativos mobile, hoje as pessoas já usam menos internet no computador e notebooks, usam muito mais em aplicativos mobile. Muita gente já nem tem mais computadores em casa, como atender esse público? Com aplicativos mobile, as pessoas já não procuram mais aplicativos para computadores, portando, vejo que quem aprender a desenvolver aplicativos mobile terá boas oportunidades.
185 - comentário - 15/12/15 - 10:04:34 - Rogério Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades de TI estarão relacionadas à simplicidade e mobilidade. Tudo orientado a serviços! :)
186 - comentário - 15/12/15 - 10:51:19 - Daniel Douglas Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estão para profissionais que não tem medo de desafios e sempre aberto a inovações.
dbassocia
187 - comentário - 15/12/15 - 12:26:00 - Rogério Cesar Mendonça - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que as melhores oportunidades em informática ainda estará na área de Negócios e principalmente na prestação de serviços. Como a situação do pais não esta boa, temos presenciado várias empresas procurando alternativas para fugir da crise, e uma delas é a terceirização de serviços e de profissionais de diversas áreas. Os profissionais de TI que estiverem bem preparados e com condições de atenderem o mercado dentro desses padrões terão uma melhor oportunidade. Fica a dica. Trabalhar em uma empresa, mesmo contratado ou terceirizado, pode te abrir portas para que que você mostre teu potencial e consiga algo fixo futuramente. É fundamental entender como o mercado está e, para isso procure acompanhar as mudanças, busque sites especializados em IT e busque conhecimento do negócio e das necessidades que são apresentadas pelas empresas. Isso te trará boas oportunidades. Seja sempre Otimista.
188 - comentário - 16/12/15 - 12:51:06 - Bruno Torrente - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em decorrência da crise, novas soluções de serviço, sem grande custo, de preferencia aproveitando infraestrutura ja existente, tais como virtualização e containers ( ex Docker ), simplificação de gestão de TI, tudo que venha a diminuir o custo e a mão de obra .

Em desenvolvimento tem se ampliado o conceito DevOps, para 2016 e 2017 recomendo quem é da área é se adaptar.

Hoje em alta nas vagas em aberto estão Analista / Especialista de teste, e Gerente / Analista de projetos, mais do que nunca a quantidade de projetos em andamento tem ampliado mesmo com a crise, com foco desde diminuir e corrigir custos de TI ou para se adaptar a novas tendencias de mercado
189 - comentário - 16/12/15 - 21:38:27 - Thiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que dentre as melhores oportunidades tem destaque que atua como gestor de projetos de TI e desenvolvimento de soluções móveis, isto devido ao número considerado de projetos de TI visando investimentos para crescimento na crise e redução de custos e da oportunidade de agilizar as vendas e contatos com clientes através de apps móveis.
190 - comentário - 18/12/15 - 07:57:24 - Roner Dâmaso Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Crise pra uns é oportunidade para outros, empresários visionários tem mostrado isso ao longo do tempo.
Na nossa área, temos tempos de crise em tempos distintos, muitos reclamam da alta do dólar, mas para nós isso é bom, por que? Porque nossa mão de obra fica barata lá fora (EUA e Europa) aumentando a nossa competitividade, ou seja, o mercado externo deve ser explorado nesse tempo de crise interna do país, já que não precisamos estar fisicamente presente para fazer o trabalho necessário.
Aproveitando o gancho do colega Bruno Torrente, DevOps é uma coisa que está em alta e está ganhando espaço no ambiente de desenvolvimento de software, independente da plataforma é algo que devemos estar a par de sua evolução.
Acredito que a quantidade de vagas como desenvolvedor aumentem caso os empresários enxerguem essa oportunidade de atacar o mercado externo.
GOC
191 - comentário - 18/12/15 - 12:15:12 - Thiagoknop - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com certeza estarão nas tecnologias móveis e também na área de biotecnologia . a cada dia que passa temos uma população mais voltada para o segmento dos smartphones . mas TB vejo um grande crescimento na área de pesquisa e de biotecnologia.
192 - comentário - 18/12/15 - 12:16:23 - Izaias Paes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que em 2016 se abriram muitas portas e oportunidades relacionadas a área de virtualização e sistemas em cloud .
Pensando em redução de custos e mão de obra por conta da atual crise econômica as empresas buscaram alternativas para a área de TI que é um das mais caras em uma empresa.
com a virtualização,VOIP,sistemas em nuvens , existe a oportunidade de ter inclusive funcionários trabalhando em home office, reduzindo custos para empresa e gerando um certo conforto até para o funcionário.
193 - comentário - 18/12/15 - 12:18:02 - Rogério Trandafilov Dantas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estarão na especialidade de arquiteto de soluções e analise funcional técnica, área de negócio vem expandindo e crescendo bastante.

Todos estes possivelmente se enquadrarão em prestações de serviços.
194 - comentário - 18/12/15 - 12:40:12 - Rosangela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidade continuarão com os profissionais que conheçam Oracle e suas ferramentas de desenvolvimento. Minha experiência em Banco de Dados Oracle sempre me trouxe ótimas oportunidades, imagino que em 2016 não será diferente.
apipesq
195 - comentário - 18/12/15 - 12:57:44 - João Paulo Brandão da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estão no desenvolvimento de aplicações Java, .NET e SOA, sem esquecer dos projetos voltados para mobile. Em volta disso, estão profissionais que dominam as linguagens e tem conceitos de teoria bem definidos. Destacam-se ainda aqueles que são _flexíveis_, ou sejam, podem desenvolver em qualquer linguagem por possuírem uma base sólida de conceitos. Na parte de análise, destacam-se os de sistemas (que já foram desenvolvedores), os de negócios e os aspirantes a Gerente de Projetos.
197 - comentário - 18/12/15 - 13:33:01 - Christian Figueiredo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A linguagem ColdFusion não pode morrer!

Em 2006, as linguagens JAVA e .NET começaram a _esmagar_ o ColdFusion com suas ploriferações em diversos mercados de desenvolvimento. Seja para elaborar um site, um portal corporativo, uma rede social ou um serviço colaborativo, o ColdFusion foi perdendo seu espaço por conta do alto custo de implementação e, principalmente, do desinteresse das equipes técnicas em desenvolver e prestar suporte às diversas aplicações web. O ColdFusion é uma linguagem fácil de ser ser utilizada e com vários recursos prontos para encher os olhos de quem visita uma página ou faz uma requisição. Todos que programam com ColdFusion ficam tão impressionados com a facilidade de obterem resultados que se sentem estimulados aproveitar mais os seus recursos. Com certeza o mercado precisa rever a possibilidade de investir nessa tecnologia para aprimorar seus negócios.
198 - comentário - 18/12/15 - 13:39:57 - Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estava visualizando os comentários e não vi ninguém falar de Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas, porém tenho visto muitas vagas e cursos nesta área.
199 - comentário - 18/12/15 - 14:04:30 - Edinei - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom no meu entender não será um ano ainda de Engenheiros, devido a crise econômica que afeta o pais, entretanto ainda vejo algumas necessidade no mercado de Segurança que vem sendo a área menos observada e a mas afetada, para os que acompanharam 2013/2014 houve muitas informações vasadas.

Porem temos as áreas de _Intelligence_ , que estão cada dia crescendo mais, entretanto falando apenas de 2016/2017, os Analistas geral dará uma destacada no mercado, porque 2015 foi um ano de muita quebra, e sem duvida voltaram para o mercado com uma vontade maior de construir seus espaços no mercado.
Pecados
200 - comentário - 18/12/15 - 15:44:44 - Vanessa Valle - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Oi Gente ,como estão? Esse ano de 2015 foi bem tenso,até mesmo na área de Ti que sempre esteve em crescimento ,esse ano senti de perto como o número de desemprego aumentou.Mas acredito que não devemos nos abalar com a crise, inovar , se destacar e buscar sempre se qualificar. Acredito que o destaque ficará :
- Cloud Computing - movimentou em torno de 118 milhões de dollares no ano de 2015 . E contratar esse serviço acaba sendo uma redução de custos com servidores internos_
- Impressora 3d - Todos nós sabemos como a impressora 3d está baratiando as próteses e permitindo soltar a imaginação_
-Desenvolvimento Mobile - nem preciso comentar _
- Segurança nos Ataques Cibernéticos e Dados nas Nuvens- para ter confiança tem que haver segurança.
- Marketing Digital : o modo de compra mudou , modo de convencer a comprar.

Bem Gente, espero suas opiniões! Feliz 2016!!
201 - comentário - 18/12/15 - 17:30:56 - Marlos Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em minha opnião, as melhores oportunidades estarão nos segmentos Infra relacionados à Cloud e no âmbito de sistemas, o Desenvolvimento Web/Mobile que a cada dia vem crescendo cada vez mais.
203 - comentário - 21/12/15 - 12:30:18 - Eduardo Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que em 2016 muitas portas irão se abrir. Fui recentemente desligado de uma multinacional de software mais adquiri muita experiencia nos anos que trabalhei lá. Como programo em PHP, voltado a plataformas opensource vou me edicar a isso e continuar a mandar curriculos. O que der lucro, estou no meio.
204 - comentário - 23/12/15 - 01:17:59 - Alexandre Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Certamente em 2016, mesmo com uma crise instaurada na economia brasileira, o mercado de TI estará aquecido e com ótimas oportunidades nos segmentos de mobilidade, big data e ambiente web. A convergência de tecnologias, demandará esforços das empresas para acompanhar a evolução e tendências do mercado, utilizando a TI como alavancador de negócios.
Pecados
205 - comentário - 26/12/15 - 07:14:24 - Júlio César Alves Moreira - 189.128.11****

Big Data, Cloud Computing, Web, Mobile, IOT.
206 - comentário - 28/12/15 - 07:27:25 - Helcio - 189.137.15****

Acho que em 2016 haverá grande oportunidade para profissionais ligados à migração do SAP hospedado em banco de dados Oracle para o SAP Hana e SYBASE ASE.
207 - comentário - 31/12/15 - 11:38:59 - Edson Morais - 200.183.18****

Impressão 3D, Mobile, Cloud Computing e Big Data são tendências em constante evolução. Mas acho que ainda haverá bastante espaço para programadores das linguagens tradicionais tais como Java e .NET, assim como analista de sistemas e negócios antenados nas boas práticas. As empresas continuarão vendo TI como estratégia para otimizar seus ganhos nos negócios, desta forma, apesar da crise, oportunidades continuarão aparecendo. Pelo menos é o que eu espero.
208 - comentário - 04/01/16 - 07:49:51 - Urias Sousa - 200.67.218****

Pessoal, tudo bem? Em 2016, acredito que Cloud Computing e DevOps devem bombar. Integração de vários hypervisors com SDN deve gerar muita demanda.
API
210 - comentário - 12/01/16 - 09:14:32 - Sergio Reis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aplicações mobile, big data, cloud
211 - comentário - 12/01/16 - 09:15:01 - pepBR - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ainda vejo muita demanda para desenvolvedores Java, .NET e Front End Web. Hoje há um apelo maior para programadores Pleno e Jr, poucas empresas enxergam a necessidade de manter Seniores em suas equipes.

SAAS, Aplicações Mobile e Cloud estão em alta, hoje qualquer empresa que lance um APP é entitulada de Startup. E como qualquer empresa iniciante, há bastante desafio e oportunidade, porém os salários são mais enxutos.

Vejo muita oportunidade também no setor de integração, hoje estamos muito conectados e a tendência de trocar informações entre sistemas e equipamentos é muito grande (internet das coisas).

Creio que TI ainda estará em alta em 2016, mas com salários mais baixos. Haverá grandes oportunidades para os menos ambiciosos ou aqueles que trocam salário por conhecimento. Afinal, quem nunca...
212 - comentário - 12/01/16 - 09:15:12 - Rogen Cardim - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Provavelmente na área financeira e na parte de logísticas... Com relação a programação... acredito no crescimento do Node.JS... e arquiteturas voltadas a alta disponibilidade/performance...
213 - comentário - 12/01/16 - 09:31:54 - Eduardo Yonobi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá !
Me chamo Eduardo Yonobi e trabalho como Desenvolvedor WEB.
Acho que o Segmento de T.I que vai estar em Ascensão nos próximos anos será o desenvolvimento de Front-End com Framework´s á busca cada vez maiores por Usabilidade em conceitos de interface Clean para Softwares de grandes empresas, pois a empresa acaba diminuindo o tempo de treinamento dos seu colaboradores e usuários, consequentemente o Back-End de aplicações web se tornará forte, pois cada vez os profissionais estão se tornando mais específicos. Acho que há erá do _Desenvolvedor Faz Tudo_ esta acabando.

Obrigado e lembrando é só minha opinião.
GOC
215 - comentário - 12/01/16 - 11:46:18 - Erotildes Cardoso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião as melhores oportunidades estão para os profissionais que detem do conhecimento tecnico e do negocio.
Este tipo de perfil vem sendo valorizado nos últimos anos.
216 - comentário - 12/01/16 - 12:13:04 - J ALEXANDRE - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No atual cenário de recessão no ambiente das grandes empresas somente projetos cruciais estarão em posição de START, considerando que grande parte dos economistas enxergam recuperação econômica somente para o ano de 2018. Neste mesmo ambiente, o de grandes empresas, eu enxergo que somente projetos cujo caráter é de sustentação ao negócio, ou mesmo negócios estratégicos terão algum investimento.
Mas, duas importantes vertentes que estão tendo um grande BOOM são os negócios que envolvem mobilidade e Internet das Coisas_ há sim, nestes nichos de negócios investimentos cautelosos, que tem chamado à atenção os profissionais do ramo. Não poderia deixar de citar um outro segmento que é o das FinTech, que aqui no Brasil estão concentrados principalmente no mercado de pagamentos. Estes são os grandes negócios para estes próximos anos no mercado de TI.
217 - comentário - 12/01/16 - 12:51:58 - Juliano B. dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com certeza, o segmento que não para de crescer(seja em mobile ou não) é a questão de segurança. Hoje as empresas já estao investindo milhões, mas ainda é pouco, visto que a cada dia surgem novas necessidades
218 - comentário - 12/01/16 - 12:58:12 - Cláudio Bortoloti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Big Data, mobilidade, cloud computing, integração entre diferentes conjuntos de hardware e software, trabalho mais em equipe, autodidata.
Hospitalhd
220 - comentário - 12/01/16 - 17:44:11 - Ademir Moreno Aguilar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

ÁREA: Métricas (APF - Análise de Ponto de Função, para mensuração de requisitos funcionais / SNAP - Processo de Avaliação Não-funcional de Software, para mensuração de requisitos não-funcionais / outras técnicas - COSMIC, NESMA, etc).
MOTIVO: Em tempos de crise, toda empresa que contratar desenvolvimento ou manutenção de sistemas procurará averiguar se não está pagando mais que o justo por estes serviços. E, neste cenário, nada melhor que buscar uma métrica para utilizá-la no processo de pagamento de fornecedores.
221 - comentário - 12/01/16 - 21:48:02 - Marcio Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Móbile-aplicativos relacionados à saúde e serviços
Corporativo-Projetos na área financeira e fiscal...do jeito que o Brasil anda...
222 - comentário - 12/01/16 - 23:48:29 - Christian U. R. Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que a área de programação. Principalmente mobile.
223 - comentário - 13/01/16 - 08:58:48 - Paulo Martin de Mello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Segurança da informação voltada para aplicações mobile.
dbassocia
224 - comentário - 13/01/16 - 09:05:02 - Alexandre Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de desenvolvimento e programação cresceu bastante ultimamente, e é o que mais tem mercado.
Aplicações mobile também vem crescendo muito.
225 - comentário - 13/01/16 - 09:08:23 - Arthur - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre acredito que o futuro da TI está na mobilidade. Hoje estamos na _moda_ do desenvolvimento de aplicativos sejam eles para Android, IOS ou Windows. O atual momento é apenas uma transição do que está por vir através de novas tendências de evolução tecnológica nos dispositivos portáteis.
Porém, infelizmente o Brasil não é um bom lugar para que o profissional de TI cresça, não temos incentivo do governo em pesquisas tecnológicas ou mesmo propagação do ensino de tecnologia nas escolas. Não vejo muitas espectativas no Brasil, apenas se o profissional não desejar se aventuar em novas possibilidades, mas apenas fazer sua rotina em uma grande empresa. Para aqueles que gostam do _Capitalismo_ e queiram inovar e adquirir conhecimentos, indico que busquem carreira um país que seja resolvido sobre o aspecto Tecnologia e aumentar suas chances de crescer financeiramente e profissionalmente.
226 - comentário - 13/01/16 - 09:30:13 - Fernando - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de dispositivos moveis está crescendo bastante.
227 - comentário - 13/01/16 - 09:47:11 - Fábio Reis - 177.63.212****

Acredito fortemente que Big Data _ Analytics irá oferecer as melhores oportunidades este ano, o modelo _predictive_, vem se destacando e ganhando muita força, executivos do mundo todo estão forçando suas áreas de T.I a se adaptaram e adotaram modelos analiticos e Big Data, por esses modelos trazerem varios benefícios de curto, medio e longo prazo, afinal os modelos de Big Data _ Analytics fornecem _antecipadamente_ informações cruciais a tomada de decisões, o cenário atual exige velocidade, clareza e precisão em tomadas.
GOC
228 - comentário - 13/01/16 - 10:07:49 - Roberto do Nascimento Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Programadores Oracle certamente terão boas oportunidades em 2016, mas é preciso ter muito conhecimento e experiência.
Programadores iniciantes terão mais dificuldades para conseguir boas oportunidades.
229 - comentário - 13/01/16 - 10:37:27 - Anderson Furtado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a área que estará com melhores oportunidades, será para desenvolvimento de aplicativos móveis!
230 - comentário - 13/01/16 - 10:48:40 - Gilmar Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a área e Desenvolvimento ainda esta crescendo, mas cada vez evoluindo, rápido, estava discutindo o assunto em um curso de SOA na Caelum com os alunos da turma, e a discussão falava sobre esse assunto, quando a área de desenvolvimento começou a evoluir, as empresas queriam pessoas que sabiam fazer um CRUD.
Hoje as coisas estão um pouco diferentes, vejo Mobile crescendo muito, mas vejo também vagas com coisas relacionadas a SOA, as pessoas estão pensando nessa _nova_ questão de micro services, que no caso são pequenas aplicações com pequenas responsabilidades, e as paginas HTML/JSP que antes estavam junto das aplicações e regra de negócio estão agora consumindo serviços, por esse motivo talvez AngujarJS esta evoluindo, as aplicações não sabem de regra de negócio, elas simplesmente consomem serviço, esse eu acho ser a nova fase da área de Desenvolvimento, os Micro Serviços.
231 - comentário - 13/01/16 - 10:51:24 - Vagner de Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Seguramente sigo a atual onda de acreditar em mobilidade, porém, acredito que os frameworks mais utilizados serão aqueles que não lhe mantenha preso a uma única plataforma.
Interoperabilidade seguramente é a palavra chave para esta tendência, ainda que segundo o IDC o Android domine 86% do mercado de sistemas operacionais móveis, há um grande mercado para as plataformas iOS e Windows em se tratando de mobilidade.
Seguramente investir em segurança, certificação e Cloud são pré-requisitos para se manter na onda de crescimento para o biênio 2016/2017.
apipesq
232 - comentário - 13/01/16 - 11:21:10 - Thiago Arantes Magalhães - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito também que Big Data seja o forte para esse ano e seguintes.
233 - comentário - 13/01/16 - 11:40:21 - Francke - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem sobra e duvida é o desenvolvimento de software mobile.
234 - comentário - 13/01/16 - 13:33:16 - Vitor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento Mobile
235 - comentário - 13/01/16 - 16:21:20 - Thiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Análise de Negócios.
dbassocia
236 - comentário - 13/01/16 - 18:10:23 - Gilmar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Grande expansão nos aplicativos móveis ligados a consumo e facilidades direcionados a Home suites e Corporate Home Offices
237 - comentário - 13/01/16 - 23:11:15 - Leandro Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em ordem alfabética as oportunidades estão em:
- Analytics
- Cloud
- CRM
- ePurchasing
- Gestão Financeira
- Smartphones
- Telecom (Voz, Dados)
- Venda Direta
- VoIP
238 - comentário - 14/01/16 - 08:10:41 - Gustavo Lopes - 201.97.101****

Acredito que um grande caminho a ser seguindo é a computação cognitiva, estou na área a um ano estudando e estou colhendo os frutos.
239 - comentário - 14/01/16 - 21:51:26 - Ricardo Novais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento Mobile.
GOC
241 - comentário - 16/01/16 - 12:25:06 - Sergio Barbosa - 177.70.146****

Devido às incertezas com relação à nossa economia, acredito que Big Data, BI e Gestão Financeira como o colega Leandro citou serão os pilares nesse biênio negro.
242 - comentário - 18/01/16 - 08:51:11 - Eduardo Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estarão em desenvolvimento para web, smart´s e gerenciamento de banco de dados.
243 - comentário - 18/01/16 - 09:04:12 - Luiz Fernando Leal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento para web e aplicativos para smartphones.
244 - comentário - 18/01/16 - 09:10:10 - Janette Pires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho notado uma forte preocupação também em procurar habilidades além das técnicas como conhecimento em gestão, negociação, comunicação e criatividade.
Hospitalhd
245 - comentário - 18/01/16 - 09:12:17 - Ricardo Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento para web e aplicativos para smartphones. No ramo de seguros e bancos.
246 - comentário - 18/01/16 - 09:37:18 - Tiago Nobre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que exista uma grande demanda para a Modelagem de Processos. Há necessidade de especialistas em ferramentas de BPM.
247 - comentário - 18/01/16 - 09:58:30 - Antonio Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento WEB e Mobile - AngularJS, ReactJS
248 - comentário - 18/01/16 - 10:01:32 - OSVALDO DE SOUSA ASSIS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que com a situação da economia se mantendo a esse nível, as oportunidades estaram focadas e ERP Gestão Financeira e Web Mobile.
dbassocia
249 - comentário - 18/01/16 - 10:11:29 - Murillo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Desenvolvimento em Java, Android, iOS e modelagem de WebServices em geral.
250 - comentário - 18/01/16 - 10:23:58 - Fernando Maia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1) O segmento de jogos para smartphones é internacional, ou seja, não há crise.
2) O segmento de saúde também não tem crise.

PS.: As oportunidades melhorarão quando acabarem com o _leilão_ de vagas, ou seja, as empresas deixarem de pedir a PRETENSÃO SALARIAL dos candidatos e serem honestas informando o valor salarial que a empresa se propõe a pagar, sem _2 pesos e 2 medidas_. Esse tipo de _leilão_ faz os salários abaixarem muito e dificulta conseguir emprego.
251 - comentário - 18/01/16 - 10:31:38 - Paulo Augusto Finamori Macedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvidas o segmento de desenvolvimento de APIs,sistemas crossbrowser e aplicativos multiplataforma serão tendências esse ano no mercado de T.I.
252 - comentário - 18/01/16 - 10:51:02 - Alexandre Bianchi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o setor Mobile e desenvolvimento de aplicativos será o mais forte.
GOC
253 - comentário - 18/01/16 - 10:54:41 - Aderbal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobile e Web, desenvolvimento android e ios em python com o kivy por exemplo está se tornando interessante, também o desenvolvimento web com web2py.
254 - comentário - 18/01/16 - 11:38:43 - Edgard dos Santos Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvidas aplicativos multiplataforma
255 - comentário - 18/01/16 - 11:54:49 - Erika Borges - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como a pergunta foi feita para um grupo de analistas de TI e a divulgação de vagas do site é voltado em sua maioria para o mercado nacional, acredito que as _melhores_, no sentido de crescimento profissional e necessidade do setor serão as vagas de gestão e diretoria para os segmentos de mercado mais afetados com a crise como por exemplo as grandes indústrias. É simples, com a baixa demanda e redução de custos, o mercado irá buscar gestores e diretores com alta capacidade e dinâmica que irá propor e sustentar mudanças que apliquem a curto prazo redução de custos e qualidade na entrega.
Não podemos esquecer também dos cargos de TI voltados a área de vendas que tem sido desafiadas a encontrar e otimizar soluções de vendas em tempos de crise.

Boa sorte grupo! Bom 2016 para todos
256 - comentário - 18/01/16 - 11:57:28 - Roberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

BI e extrações feitas em banco de dados seria uma tendência para profissionais com experiência, pois existem muito sistemas prontos em operação no mercado, controle e informação para tomada de decisões seria uma tendência para o futuro.
apipesq
257 - comentário - 18/01/16 - 13:21:35 - Fernando Luiz Nicolini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os segmentos de TI, estarão as melhores oportunidades em 2016/2017 são de desenvolvimento de aplicativos de celulares.
258 - comentário - 18/01/16 - 14:15:54 - Johnatan ívini vieira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que seja a o setor voltado para Jogos digitais com foco em marketing de vendas e aplicações web voltado para rotinas especificas do dia a dia, acredito que a T.I em geral tem um mercado em potencial, pois a tecnologia está em constante mudança.
259 - comentário - 18/01/16 - 14:49:12 - William - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As grandes oportunidades sem dúvida serão as de Desenvolvimento Web e Mobile. Java, .Net , Android, IOS com Swift.
260 - comentário - 18/01/16 - 15:11:54 - Sidnei Reis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O desenvolvimento dos aplicativos para dispositivos móveis e desenvolvimento web que permitam execução em computadores e celulares.
Pecados
261 - comentário - 18/01/16 - 17:52:21 - Edson Fernandes Saraiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades em TI nos próximos 24 meses será no segmento de SEO, e metodos responsivos para sites de vendas e divulgação da grande rede.
262 - comentário - 18/01/16 - 21:27:57 - Edilson Mello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa noite a todos...
Acredito que assim como os dois últimos anos a computação em nuvem continuará evoluindo pois cada vez mais usuários finais, que é a grande maioria (não como nós da área de TI, que utilizamos,para backups de alguns dados)veem usando em pontos facultativo para armazenamento de docs e arquivos de tamanho compacto.
Um exemplo é a Microsoft que direciona maioria de seus devotos para o Office365 e para sua nuvem de dados,hoje a maior parte das empresas de Software e Hospedagem de dados,jogos , entre outros tem como aliado a hospedagem da dados em nuvem para com os seus clientes.
263 - comentário - 19/01/16 - 11:15:24 - Cristofer Treglia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião a área de TI que terá as melhores oportunidades será dentro do Business Intelligence, Business Analytics, também a área de desenvolvimento mobile.
264 - comentário - 19/01/16 - 11:19:33 - Hélio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E-commerce, Nuvem e Segurança
Pecados
265 - comentário - 19/01/16 - 11:20:53 - Lucio Ferro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

e-commerce
266 - comentário - 19/01/16 - 11:22:07 - Caroline - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sinceramente? cada segmento tem um lugar ao sol, basta vc estar bem preparado para o mercado que está à procura.
267 - comentário - 19/01/16 - 11:29:38 - Leonardo Roese - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Big Data com certeza e filtro de informações. A internet está inundada com informações mas fazer bom uso delas é um desafio, filtrar o que é relevante.
Tracking de usuários já vem sendo aplicado por grandes e recentemente medias empresas, mas usar essa informação geográfica e experiência de navegação será muito importante para planejamento de produção, vendas e predição de mercado e tendências. Para isso vai ser necessário criar novas plataformas, não só REST APIs, mas sistemas robustos de processamento de informação. Vão ter mais valor profissionais de desenvolvimento em uma camada mais baixa e arquitetos de informação. Tudo relacionado a redução de custos por causa da crise.
268 - comentário - 19/01/16 - 11:44:29 - Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E-commerce e SAAS
API
269 - comentário - 19/01/16 - 11:50:55 - Jose Pedro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Realidade Virtual, desenvolvimento para automóveis e roboótica_
270 - comentário - 19/01/16 - 11:53:35 - Angelo Sobreira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobile é o mercado que está em maior crescimento e é a realidade atual do mercado. Sem dúvidas é o onde estarão as melhores oportunidades, desde Desenvolvedores, Analistas a Gerência e direção.
271 - comentário - 19/01/16 - 11:53:37 - Anderson dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que grandes oportunidades estarão no gerenciamento de documentos eletrônicos juntamente com a certificação digital, e em conjunto com processos o BPMN.
272 - comentário - 19/01/16 - 11:58:19 - Nilton Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

SAAS (Software as a service) - Sem sombra de dúvidas o software como serviço será um grande destaque, pois é uma forma de distribuição e comercialização de software que reduz consideravelmente os custos em implantação e suporte. As grandes empresas já perceberam isso e as médias e pequenas já estão se estruturando para seguir esse o mesmo caminho. Especialistas em ASP.NET, MVC, html5, Ajax, css terão grandes oportunidades.
GOC
273 - comentário - 19/01/16 - 12:08:45 - Celso Bertolo Cruz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem duvida o futuro da informatica esta nas plataformas mobile e em Software as a service, fazendo com que profissionais especialistas nas ferramentas trabalhem nas empresas de Prestação de serviço e Empresas contratem profissionais de Ti para gerenciar os contratos com empresas prestadoras e deixe seu foco voltado para o negocio contribuindo com ideias e informações para ajudar os tomadores de decisão.
274 - comentário - 19/01/16 - 12:09:39 - Rafael Duarte Gervásio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobile continua sendo um mercado em ascensão. Creio que 2016 e 2017 comece a crescer o mercado de Internet of Things, apesar de eu ter duvidado, as pessoas gostaram dos smartwatches e isso pode ser um indício de que outros dispositivos que podem ser conectados aos smartphones e terem acesso a internet possam agradar a população e com isso haverá demanda para esses dispositivos, tanto em manutenção como desenvolvimento. Acredito que realidade virtual e interações mais reais entre gadget e ser humano são tendências. Como haverá investimento no Brasil para instalação de servidores, isso gerará muitas vagas no gerenciamento, manutenção e configuração desses servidores
275 - comentário - 19/01/16 - 12:43:14 - Anonimo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que BI será o foco
276 - comentário - 19/01/16 - 12:54:17 - Reginaldo Dias da silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia.

Acredito que os segmentos de TI, que estarão as melhores oportunidades em 2016/2017 são a parte de desenvolvimento JAVA, que aumentara e muito da as oportunidades, tenha visto o crescimento 2014/2015.
Logico que não poderia deixar de citar ERP, com as duas frontes muito forte e praticamente e alternando o monopólio Protheus ? TOTVS com sua linguagem própria ADVPL com crescimento absurdo no mercado e o SAP, que não necessita de apresentação. Infelizmente não vejo crescimento no segmento de Infra e Rede, Hoje quem atua com esse segmento está migrando para Desenvolvimento, bem meu caso com mais de 25 anos de Informática, atuando apenas em 3 empresas, com Administrador de Rede, Analista de sistema e suporte usuários, em todos os , segmentos, estou a 9 meses a procura de recolocação no mercado e vejo a dificuldade em estar fora desse range de Desenvolvedores.
Hospitalhd
277 - comentário - 19/01/16 - 13:04:03 - GEOVANI FELICIANO FERREIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O setor de TI, de uma maneira geral, tem uma tendência de crescimento muito forte. Como é uma área onde surgem novidades e oportunidades a todo momento o investimento das empresas neste setor deve ser sempre bem vindo para que sejam mantidos os sincronismos com o mercado, Assim, mesmo em épocas de crise econômicas do país, a área de TI pode ser um diferencial positivo para atravessar esses desafios. O futuro começa agora. By Geovani Feliciano
278 - comentário - 19/01/16 - 13:25:00 - João Ferreira Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que vários setores da economia crescerão neste ano de 2016, devido ao dólar em alta, setores de desenvolvimento de tecnologia terão a oportunidade de vender seus produtos. Alguns setores Segurança devido ao grande número de pessoas desocupadas, gerando ócio criativo para o bem e para o mal, e Planejamento estarão em alta devido ao momento mais criterioso para investimentos. Fora isso acho que o setor que mais vai crescer é o de desenvolvimento de softwares devido a grande gama de novas tecnologias que estão surgindo, como APPs para celulares e IOT(_internet das coisas_)
279 - comentário - 19/01/16 - 13:27:31 - Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá, A TIC área bem ampla, porém acredito que para os próximos meses Mobilidade(Desenvolvimento novos App´s) estará na onda, mas Big Data está na sua crescente. No entanto, não posso deixar de destacar também consultoria ERP´s e também certificação Digital.
280 - comentário - 19/01/16 - 15:44:26 - Everson S P Carvalho Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

==========Cloud computing ===============

Cloud computing é um modelo que habilita de forma simplificada o acesso on-demand
a uma rede. Com este novo modelo, muitas soluções para uma empresa de TI estão surgindo. Tais
aplicações derivam desta nova maneira de comunicação e estão direcionando
mudanças na interatividade dos negócios
.
dbassocia
281 - comentário - 19/01/16 - 16:59:57 - Leo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cloud

Na minha opinião, os próximos dois anos serão de consolidação da computação em nuvem.
Amazon saiu na frente com seu AWS e a Microsoft com o Azure está evoluindo bastante.

A escalabilidade e agilidade para mudanças com softwares desenvolvidos nesta plataforma é a grande vantagem. Lógico que o custo também é levado em consideração, pois, você paga o que realmente usa.

Outra área que acredito que estará com grandes oportunidades nos próximos anos é Big Data.
282 - comentário - 19/01/16 - 17:29:44 - Syrio de Andrade Issa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, 2 segmentos terão forte crescimento o de comércio eletrônico (e-commerce) e o de computação nas nuvens (cloud computing) visto que muitas empresas estão migrando para essas tecnologias, a primeira por necessidade e a segunda por praticidade no acesso as informações e a escalabilidade das tecnologias.
Com essas 2 em evidencias, podemos destacar uma terceira que é a segurança da informação, é um mercado pouco explorado e com poucos profissionais atuantes, e sempre é muito bom cuidar dos dados corporativos de qualquer empresa.

Boa tarde a todos.
283 - comentário - 19/01/16 - 19:51:58 - Gilmar Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cloud Compulting é um dos segmentos de TI mais promissor para 2016/2017. Diariamente dezenas de empresas estão migrando a infraestutura para Cloud Computing. Neste cenário, é exigido cada vez mais profissionais qualificados para atuar na área.
284 - comentário - 19/01/16 - 20:33:19 - Diogo Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que o segmento mais promissor para 2016/2017 será o de infraestrutura e o de gestão de processos/negócios. Acredito que, pelo fato de estarmos passando por um momento economicamente instável, as empresas estarão forçadas a melhorar seus processos, visando a redução de custos e uma maior agilidade na entrega dos resultados dos processos. E isto correlaciona a infra, que por necessidade de agilidade na maior parte das melhorias de processos, está inteiramente ligada à estas melhorias.
GOC
285 - comentário - 19/01/16 - 21:43:44 - Beatriz Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quem conseguir dominar cloud, e-commerce, big data, mobile, internet das coisas e com isso resolver problemas vai se destacar e gerar oportunidades.
Estes são alguns dos segmentos que estão crescendo, mas eu particularmente acredito na maneira como essas tecnologias serão utilizadas, elas são apenas ferramentas.
INOVAÇÃO é sem duvida o caminho que liga a tecnologia a soluções para problemas reais e é isso que nós não podemos nunca nos esquecer. A maneira como a tecnologia é utilizada transcende a própria tecnologia!
286 - comentário - 20/01/16 - 14:16:24 - Wellington Sales - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se tratando de um país como o Brasil, podemos saber que mesmo diante do cenário econômico instável que o País enfrenta atualmente, a indústria brasileira de TI é a sétima maior do mundo.
De acordo com Sgobb, as principais tendências para o setor estão depositadas em quatro áreas em ascensão.

São elas:
Mobilidade - além do crescimento no número de dispositivos móveis como smartphones e tablets, a chegada de relógios ao mercado deve aumentar a demanda por profissionais especializados.

Cloud - o envio de dados via nuvem deve crescer significativamente.

Big Data - essa é uma área que começou a ser explorada recentemente e é das mais promissoras. Atividades como a análise, extração e mineração de dados poderão abrir milhares de vagas.

Redes Sociais - vagas nesse setor já são realidade, mas, segundo o diretor de RH, é possível que a demanda aumente nos próximos anos.
287 - comentário - 20/01/16 - 14:20:47 - Valter - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião para o próximo biênio o cloud compulting, e as aplicações em mobile serão onde estarão as maiores oportunidades, mas com uma diferença, as empresas sempre buscaram inovação, mas hoje o mercado sabe que só a inovação não basta, precisa vir com sustentabilidade e com processos otimizados, com o menor custo possível.
289 - comentário - 22/01/16 - 08:27:21 - Glairton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou vendo a galeria comentar muito sobre Cloud computing, não tenho duvida que essa seja a tendencia, ou melhor uma realidade. Porem não podemos esquecer dos desenvolvimentos mobile para faze esta integração com as nuvens. Não adianta muito você ter tudo nas nuvens e não poder contar com a disponibilidade.
apipesq
290 - comentário - 25/01/16 - 17:42:28 - Diego Quintanilha M Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que neste biênio, e por mais um tempo adiante, a demanda por aplicações mobile (especialmente para Android e iOS) é a forte tendência para desenvolvedores.

Também por conta do crescimento da adoção dos smartphones, empresas precisam dar foco especial para a versão móvel de seus sites, especialmente os do segmento de vendas online e serviços. E ainda assim há muitos sites cuja versão mobile é disfuncional ou inexistente_ com isso, a demanda deste segmento também está aquecida.

No lado negativo, o país ainda está em crise, e as empresas infelizmente consideram muitos serviços de TI como dispensáveis e, apesar do setor ser um dos que menos sofreu, ainda assim foi bastante atingido pela crise econômica brasileira.
291 - comentário - 28/01/16 - 18:12:23 - Gabriel Gustavo da Silva Bispo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que será no mercado mobile e internet das coisas.
A tendencia é facilitar a praticidade não só no uso de sistemas ou aplicativos, mas sim no nosso cotidiano, hoje a automação de residencias,carros entre outros tem sido uma realidade e uma necessidade cada dia maior.
292 - comentário - 10/02/16 - 11:45:25 - Moacir Rogério Alves dos Santo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendência é um aumento significativo de computação na nuvem. Também teremos um grande mercado de serviços voltado à criações de aplicações para Mobile e integrações entre eles.
293 - comentário - 11/02/16 - 09:20:09 - Anderson Silveira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Há a tendência para cloud computing, questão da mobilidade, mas também existe uma forte necessidade das organizações de terem conhecidos seus processos, mapeados e otimizados para um melhor aproveitamento de seus recursos, não somente de pessoal mas também financeiros, além da criação/manutenção da governança corporativa e de TI, alinhados com o core business da empresa.
Não de pode mais descolar da TI a questão de processos da técnica dentro da organização.
Página 1 de 1
Pular para a página:
X