O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Quais são as características mais desejadas pelas empresas quando procuram um profissional de TI ?


Convidados : Recrutadores e Gestores de TI.

1 - comentário - 16/02/16 - 13:54:03 - Elaine Pinheiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pela minha experiência o que as empresas procuram é um profissional que além do conhecimento técnico tenha um bom relacionamento com a equipe, os chefes e os usuários. Saber trabalhar em equipe esta sendo cada vez mais valorizado.


O Nerd extremamente tímido e que só sabe sobre bits e bytes, faz parte do passado.
2 - comentário - 16/02/16 - 14:01:13 - Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pessoa que pensa no objetivo da empresa, tem uma visão de negócios e não apenas o conhecimento técnico também é bem valorizada.

Em alguns casos a tecnologia mais recente não é o ideal para resolver o problema e implica apenas em maiores custos, aumento da complexidade e estouros de prazos.
3 - comentário - 16/02/16 - 14:18:03 - Helder - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procuram técnicos que saibam também ser gestores - tem muita gente técnica no mercado que é simplesmente técnica e não cresce na carreira por estagnar na zona de conforto.
Trabalhar em equipe (cada vez mais difícil no mundo das _estrelas_), escutar, participar (ideias, soluções, novas visões) e principalmente partilhar inovação - sim, ainda há quem pense que suas ideias serão roubadas.
Ter jogo de cintura para lidar com o cliente (interno, externo) e com a gerência direta, senso de urgência.
Tem que ter vontade de aprender (multidisciplinar), compartilhar e crescer.
Em contra partida, a empresa precisa entender que o colaborador também quer ter o bônus dessas conquistas, portanto remuneração e benefícios não são esmola, tem que estar à altura das atribuições e necessidades do cargo e desafios.
4 - comentário - 16/02/16 - 14:19:31 - Claudio Fernando Maciel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como já foi comentado aqui, um profissional que tenha ótimos dotes de relacionamento interpessoal é muitíssimo importante. Igualmente importante é o tempo de experiência que o profissional possui na área desejada.
Pecados
5 - comentário - 16/02/16 - 14:27:38 - Eduardo Zanata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas procuram um profissional que apresente RESULTADOS, pois, bom comportamento, boa comunicação, boa formação e etc. não são diferenciais, apenas PRE REQUISITOS para qualquer profissional que deseja se manter ativo e de forma próspera no mercado.

Particularmente, ao selecionar profissionais para trabalhar, procuro características fundamentais(ao meu ver): SENSO DE RESPONSABILIDADE e PERFIL EMPREENDEDOR, pois com estas duas linhas de pensamento o limite é apenas uma questão de opinião.
6 - comentário - 16/02/16 - 14:27:56 - Rogerio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Elas procuram pessoas de baixo valor com alto comprometimento. Suportam TI mas não incluem TI como parte do negócio. O senso de urgência solicitado é incompatível com o senso de organização e definição da melhor solução para um problema.
7 - comentário - 16/02/16 - 14:28:13 - Carolina - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimento técnico dentro do exigido, comprometimento, pro-atividade.
8 - comentário - 16/02/16 - 14:30:08 - Moises Oshikava - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não somente as empresas de TI, mas o mercado como um TODO têm procurado profissionais que reúnam além de características técnicas, competências como: resiliência, disciplina, trabalho em equipe, e que seja também: auto suficiente, autodidata, gerente de suas atividades e sua carreira.
Já se foi o tempo da CLT, da gestão mão na cabeça...
:: Cabe aos profissionais que querem crescer em suas carreiras: estar abertos a desafios, criar propostas inovadoras e, principalmente, entender o que o negócio quer e pra qual caminho segue a empresa para onde trabalha
:: As empresas não querem mais o colaborador do cafezinho ou aquele que trabalha 18h/dia, pois esses são onerosos ao negócio.
Vale um cálculo rápido e reflexão: profissional dinâmico, inteligente, inovador, comprometido, trabalhando 8h/dia, estando à disposição do negócio 24h/dia. É possível?
É isso que a empresa espera de você!
API
9 - comentário - 16/02/16 - 14:33:12 - Cauê Fozzatti Garcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais são as características mais desejadas pelas empresas quando procuram um profissional de TI?

Pessoa com experiencia profissional. Conhecimento em novas tecnologias e ou facilidade para se adaptar em novas tecnologias ou novos fabricantes. Dominar linguá inglesa. Ser um profissional com bons relacionamentos. Estar aberto para entender que o negocio final da empresa é mais importante que a área de TI.
10 - comentário - 16/02/16 - 14:33:45 - Thassia Miyamura - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a síntese dessas características está não somente na desenvoltura ao lidar com vários interlocutores diferentes (técnicos e não técnicos) como também no poder de estimular à equipe em entregar valor e não somente software/prestação de serviço.

Sei que o tema _valor_ é bastante subjetivo, mas quero a expressar entrega de algo que a curto prazo, tenha sentido e reforce a ideia de que o plano que traçaram está indo para o lugar certo, seja do ponto de vista de business quanto de projetos.
11 - comentário - 16/02/16 - 14:34:44 - Fernando Lozano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente as Empresas busca profissionais altamente qualificado com uma remuneração fora do esperado.

Outro ponto decisivo é Certificação e Inglês, sem essa exigência básica infelizmente muitas pessoas perdem oportunidades por não se engradar a realidade.
12 - comentário - 16/02/16 - 14:35:37 - Thiago Ideali - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que toda empresa hoje em dia, esta a procura do profissional que tenha como principal caracteristica a _Inovação_ aquele profissional criativo capaz de criar canais para produzir novas idéias de produtos e negócios a empresa .
O conhecimento técnico temos diversas maneiras de obte-los, isso não é o principal ao meu entendimento, agora ter um profissional comprometido que gera valor para empresa, que pensa como um empreendedor esse sim merece meus votos.



Grato

Thiago Ideali
GOC
13 - comentário - 16/02/16 - 14:35:47 - Gustavo Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Lógico que formação e experiência são importantes, mas quando vou contratar alguém procuro um algo a mais. Para mim o algo a mais é foco no resultado, ter visão de negócio e comprometimento. Esses são os quesitos que para mim separam um bom profissional de um profissional de destaque.
14 - comentário - 16/02/16 - 14:39:19 - Carolina - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, foco, conhecimento técnico de acordo com o exigido no seu cargo, pró-atividade, automotivação e disposição para aprender.
15 - comentário - 16/02/16 - 14:48:14 - Dalton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os mestrados e MBAs são sempre bem aceitos. Porém, hoje em dia as empresas precisam de pessoas versáteis e que se adaptem às várias necessidades que a dinâmica do mercado apresenta. Sendo assim, a capacidade de aprendizado, dedicação, comprometimento e pró-atividade são as características essenciais para se manter na área com sucesso.
16 - comentário - 16/02/16 - 14:54:26 - Sergio Suzuki - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar Atualizado com as Novas Tecnologias e Tendências do Mercado, estar aberto ao aprendizado e reciclagem, ter Resiliência e suportar pressões e cobranças_ Pode ser um grande diferencial ter habilidades de Liderança, Boa Postura, Comunicação, Negociação, Relação interpessoal, Competências técnicas p/ função, Conhecer Metodologias e Melhores Práticas de TI/Projetos e Processos de Negócios, visão Empreendedora e Inovadora buscando sempre a SOLUÇÃO, fazendo com que este Profissional veja situações de Crise como Oportunidades, podendo sobressair sobre os demais que focam em situações NEGATIVAS.
Hospitalhd
17 - comentário - 16/02/16 - 14:55:24 - Agnelo Seixo de Brito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os profissionais da área de Tecnologia (não somente da informação) devem ser engajados com o conhecimento e com o uso do mesmo. Muito mais do que oferecer resultados ou pensar em números os profissionais devem saber aplicar, com qualidade, o conhecimento adquirido para entregar produtos e resultados com qualidade. Por isso vemos cada vez mais a penalização do amadorismo e a mudança da cultura de que importante é o profissional que somente entrega sem manter qualidade.
18 - comentário - 16/02/16 - 15:10:35 - Paulo Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente, a maioria das empresas não capacita seus gestores (que a maior parte das vezes não é técnico) muito menos seus recrutadores a entender os perfis e conhecimentos necessários para contratar um profissional adequado a tarefa a ser realizada, aos padrões da empresa, etc.

Em minha empresa participo ativamente dos processos seletivos. Procuro aquele que sabe se virar mais do que aquele que tenha milhares de certificados e horas de programação. Prefiro o profissional que nem sempre me diga sim porque ele pode ter uma visão diferente da minha. Exijo um profissional que se valorize e isso não quer dizer cobrar os olhos da cara para fazer algo meia-boca.

A empresa não deve motivar alguém a trabalhar mais do que ele mesmo. Isto é o que mais procuro. Alguém que esteja sempre motivado e isto me move a continuar motivando.
19 - comentário - 16/02/16 - 15:17:41 - Rodrigo Brambilla - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nos meus 18 anos de profissão vi várias necessidades sendo incluídas e deixadas de lado quando se trata de características desejadas. Mas duas delas nunca mudaram e eu acredito que jamais vão mudar: em primeiro lugar, o profissional de qualquer área deve ser de confiança. A empresa tem que poder confiar em seu colaborador, para isso o mesmo deve demonstrar tanto na segurança ao falar como nas suas ações. A segunda é a boa comunicação. Já vi muitos projetos irem por água abaixo simplesmente pela falta ou má comunicação entre os envolvidos. Expor com clareza os problemas para os gestores ao invés de simplesmente passar a imagem de que está tudo bem é imprescindível para que estes possam tomar as ações corretas.
20 - comentário - 16/02/16 - 15:51:01 - Carlos Alberto dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao longo de minha carreira, acompanhei muitas experiências diferentes, isto devido ao momento do país, a necessidade do mercado, novas tecnologias, novos conceitos de desenvolvimento.
Todo este contexto gera mudanças e existe a necessidade da adaptação do profissional, isto quer dizer que, por melhor que seja o profissional, por mais qualidades que possua, a maior necessidade será a qualidade de adaptação.
O bom profissional é aquele que melhor se adapta a necessidade do mercado, da empresa, e até mesmo do país, não quer dizer necessariamente que ele deva conhecer tudo, mas com a sua melhor qualidade de adaptar-se, vai aprender, vai desenvolver, vai criar novos conceitos.
O seu valor vai aparecer, na medida do sucesso de cada nova fase, de seu desenvolvimento.
dbassocia
21 - comentário - 16/02/16 - 15:54:33 - Augusto Yassuda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que não existe uma característica genérica, única que as empresas procuram. Como estamos falando de um universo técnico, obviamente sempre haverá uma caça à um profissional com um conhecimento específico. Porém, creio que devemos nos destacar de alguma forma e aparecer às empresas. Assim, procure destacar todas as características positivas e qualidades que possui. Não despreze nada, até aquela linguagem que só serviu para o trabalho de conclusão de curso na faculdade. Recordo que num determinado projeto acabamos contratando um desenvolvedor Jr que o único contato com a linguagem requerida era o trabalho de conclusão de curso. Lembrando sempre que, as informações devem refletir a realidade.

Grande abraço e sucesso!
22 - comentário - 16/02/16 - 16:39:50 - Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho acompanhado a publicação de vagas por empresas e confesso que estou preocupado com o grau de exigência para as vagas disopníveis. O profissinal deve saber tudo e mais um pouco, isso para vagas junior e pleno, para senior são tudo isso, mais todas as certificações, ok sabemos que as empresas pedem certificação para ter o mínimo de garantia quando a competência do profissional que está sendo contratado, porém que na prática não é bem assim, nem todos os profissionais que são certificados tem a experiência prática, isto é dependendo da certificação o profissional certificado possui somente o conhecimento teórico.

Outro ponto é que muitas vezes todo conhecimento solicitado na vaga não será utilizado gerando uma frustração no profissional. Sem contar que com o grande número de novatos na área de TI, sem experiência, o valor hora dos tem diminido cada vez mais, tanto PF como CLT.
23 - comentário - 16/02/16 - 17:01:11 - Murilo R. Richitta - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Destaco para a 3+1 situações:
1º habilidade > INGLÊS FLUENTE_ quem esta na área já sabe.
2º habilidade > EXPERIENCIA DE 3 ANOS EM...._ quem é novo no ramo e esta tentando novas oportunidade sabe.
3º habilidade > SUPORTAR PRESSÕES E COBRANÇAS, entendo como no sentido de estar a disposição para casos de urgência com solução emergencial_
Habilidade Extra > ACEITAÇÃO, entendo como aceitar as imposições e condições impostas pelas empresas quase sempre iniciando na contratação e muitas vezes marginalizando a carreira com salários abaixo da realidade e a necessidade de sobrevivência cria-se esta aceitação, nova _tendencia oculta_.
24 - comentário - 16/02/16 - 17:20:33 - Flavio Lacks - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro é a capacitação, agilidade nas entregas e menor retrabalho nas atividades, que traga e agregue conhecimentos.
As empresas sofrem com atrasos e problemas causados em projetos aumentando muito os custos e prazos estabelecidos
GOC
25 - comentário - 16/02/16 - 17:26:15 - Charles Sposito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1°- Que fale algum idioma, de preferência o inglês e depois o espanhol, outros idiomas podem ser aproveitados de acordo com sede da empresa ou as filiais espalhadas pelo planeta.
2°- Domínio total da profissão, conhecimento específico e certificações além de faculdade e pós graduação.
3°- Apresentação pessoal impecável e sem vícios de linguagens ou gírias.
4°- Aceitar que vão exigir o máximo e mais um pouco de você e não vai ganhar proporcionalmente a isso.
Acredito que descrevi as principais características do profissional de ti na minha visão, porém tem muito mais para ser discutido.
Abraço a todos.
27 - comentário - 16/02/16 - 20:26:11 - Leandro Manzan Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Após anos na área de TI e mais alguns meses fora do país pude analisar que cada vez mais a área de TI exige não só diversos conhecimentos, sempre interligados à área da qual o candidato está se candidatando é claro, mas também algo que o torne, além de um especialista, um possível alvo para desenvolvimento em outras vertentes. Concordo com muitos também que, além dos conhecimentos técnicos cada vez mais aprofundados, as empresas exigem um segundo idioma afinal, além de nossa área ser de de âmbito mundial, nós vivemos em um país que está em desenvolvimento e depende muito de investimentos exteriores, o que muitas vezes nos coloca na situação de ter que saber falar o mesmo idioma daquele que está pagando o nosso trabalho. Por fim, também colocaria como grande diferencial as famosas certificações, que dão uma certa _garantia_ daquilo que o profissional afirma ter know how.
28 - comentário - 16/02/16 - 20:51:00 - Fabiano Paz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente o mercado de trabalho brasileiro devido a nossa cultura exige um profissional curioso e não especialista.
Digo isso pelas vagas de trabalho que recebo por e-mail por diversos sites de emprego.
Exemplo: Analista de Infraestrutura Jr.
Exigência conhecimento com ambiente Microsoft Windows Server 2008 e 2012, cabeamento estruturado, conhecimento com switch Cisco, Virtualização Vmware, programação C++ e Java.
Poxa você quer um profissional de infraestrutura ou de desenvolvimento ?
Salário R$ 1.300,00, é melhor trabalhar de porteiro do que assumir uma infraestrutura de uma empresa e ainda ser exigido ser desenvolvedor.
Acho que as empresas primeiramente tem que saber separar o que ela precisa e não querer que um profissional faça tudo e não seja um especialista.
Melhor remuneração para mostrar o respeito pelo profissional e assim gera menos rotatividade de funcionários.
29 - comentário - 16/02/16 - 21:25:08 - Igor Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom, começo meu artigo de uma forma simples e direta, o que as empresas buscam em profissionais além de resultado, pois esse é o que hoje nos segura nas empresas, resultado, mas para chegar na definição do que é resultado precisamos chegar a alguns fatores que chegarão ao resultado final, saber trabalhar em grupo ser proativo, ter conhecimento técnico parecem ser os pilares do bom profissional, sem elas você nem entra na briga, mas é preciso mais para se destacar, números e as métricas que os empreendimentos usam hoje para avaliar seus colaboradores levam em conta diversos aspectos, mas o fato primordial é exatamente o que ele agrega em termos de resultados (muitas vezes financeiros) à empresa, mas o mais importante além de todos estes fatores e que seria o único perceptível no momento da entrevista é o brilho nos olhos, pois conhecimento e habilidades voce poderá treinar, pensem nisso.
apipesq
30 - comentário - 17/02/16 - 07:20:06 - Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comumente me deparo com anúncios de vagas que trazem pontos distantes dentro de um mesmo perfil. Me pergunto quem conseguiria atender à isso com assertividade de, ao menos 80%. Aos 41 anos de idade e cerca de 20 na área não encontrei alguém, até hoje, que tivesse um perfil tão diversificado e com características e competências tão abrangentes.
Me preocupa pensar que as vezes esta amplitude denota uma certa falta de precisão ao buscar um profissional.
O que as empresas procuram? Gostaria de ter certeza que, pelo menos, elas sabem.
Parece mais fácil _Jogar uma rede num aquário_...
31 - comentário - 17/02/16 - 10:55:03 - Marcelo Pires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia é fundamental um profissional com boa base de conhecimento e que transforme o conhecimento em qualidade no trabalho entregue. Um profissional que não fique preso ao conhecimento adquirido, estando pronto para novos conhecimentos e novas tecnologias.

Ser ótimo em algumas áreas e bom em áreas complementares é fundamental em época de crise onde as equipes estão cada vez mais enxutas.
32 - comentário - 17/02/16 - 11:11:26 - Fernando Cesar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com os 30 anos que tenho na área, cada vez mais fico assustado com o que vejo nos anúncios de vagas atualmente. Existe uma exigência cada vez maior e obviamente a remuneração nao acompanha as exigências. Me pergunto se estas demandas são elaboradas por pessoas ligadas a TI mesmo ou se fica a critério do recrutador ou anunciante elaborar os itens. Verificamos vários erros técnicos e que se confirmam nas entrevistas. Neste ponto de entrevistas cabe lembrar que muitas vezes as perguntas são ou teriam que ser técnicas, porem como detém o conhecimento o critério utilizado é outro que eu desconheço. De uma forma muito resumida, nao consigo identificar três características básicas que as empresas buscam nos profissionais de TI, eles exigem muito e nao remuneram da mesma forma.
33 - comentário - 17/02/16 - 12:29:27 - Marcus Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas de hoje buscam profissionais que saibam cada vez mais navegar entre as áreas técnica e de negócio. Infelizmente ao buscar esse tipo de profissional, na maioria das vezes o descritivo de uma vaga se preocupa demais com a parte técnica, esquecendo muitas vezes de mencionar a parte de negócio onde o profissional irá atuar.
dbassocia
34 - comentário - 17/02/16 - 12:42:35 - Arthur de Oliveira R. Vieira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Versatilidade, desejo de aprendizado e dinamismo. Tecnologia se atualizada com uma frequência cada vez mais absurda e precisamos estar dispostos a acompanhá-la.
35 - comentário - 17/02/16 - 17:08:10 - Adriano Busato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, dedicação, paixão por servir, são características que agregam valor para profissionais que trabalham com tecnologia, pois inevitavelmente, neste mercado, sempre estaremos atendendo algum cliente.
37 - comentário - 17/02/16 - 20:07:31 - KLEBER QUEIROZ DOS SANTOS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, Flexibilidade e resiliência. Entendo estes serem fatores primordiais que um profissional da área deve possuir. Devido ao dinamismo do mercado, prazos curtos deve-se ter estes quesitos para bom andamento do profissional.
38 - comentário - 17/02/16 - 23:56:36 - Diego Romero Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aquele profissional que trabalha com pró-atividade, comprometimento, paixão verdadeira pelo o que faz e por alcançar os objetivos.

Que é inconformado com a inércia, que sugere e aplica melhorias e luta sempre pelo aprimoramento pessoal, dos processos e do ambiente em que trabalha.

Que não vai sossegar ou desistir até solucionar os problemas que se apresentam em seu caminho. Que sabe a hora certa de recorrer ao auxílio de terceiros.

Nós gestores recorrente identificamos alguns desse itens, seja nos Cvs ou nas entrevistas, entretanto apenas no dia-a-dia conseguimos perceber quem realmente se enquadra nesse perfil e quem fica apenas no discurso.
Hospitalhd
39 - comentário - 18/02/16 - 09:33:00 - Carlos Alexandre Marques Junio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procuram profissionais qualificados, que estejam preparados para mudanças, que sejam inovadores responsáveis e que se envolvam com o negócio da empresa, que saibam trabalhar em equipe e que consigam ter um tempo de resposta acelerado dentro dos objetivos de responsabilidades da empresa.
40 - comentário - 18/02/16 - 10:05:18 - Juliano Yamazaki - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro de tudo, paixão pelo que faz, pró-atividade, caráter, transparência, responsabilidade e atitude de dono do negócio. Conhecimento podemos passar, mas caráter não tem como mudar.
41 - comentário - 18/02/16 - 10:23:32 - Rogério Resende - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, dedicação, gostar do faz, ser diferenciado e pró-ativo.
42 - comentário - 18/02/16 - 10:24:15 - Rodrigo Defavari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje para os profissionais de TI as características técnicas e uma boa especialização são muito importantes mas não é tudo, eu vejo como um gap muito grande a falta de conhecimento do business onde o profissional está inserido.
Com certeza um diferencial que eu levo em consideração nos processos seletivos que eu conduzo é o conhecimento em relação ao Business, o conhecimento sobre o tipo de negócio que a minha empresa desempenha.
Com esse conhecimento o profissional de TI poderá oferecer soluções com muito mais riqueza e qualidade.
GOC
43 - comentário - 18/02/16 - 10:48:09 - ARISTÓTELES RIDELSON MACHADO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha empresa, que é uma pequena de pequeno porte, de administração arcaica e de tomada de decisões totalmente centralizadas, o primordial é:
- Respeito a hierarquia (que é óbvio em todos os lugares).
- Suportar pressão e continuar pensando na solução, sem travar. (tem funcionários que na cobrança de chefe e cliente, travam, e não conseguem continuar pensando na solução do problema).
- Ser generalista, entender um pouco de tudo. Isto é infelizmente a maior injustiça com especialistas de determinada área, mas no meio da crise, tem sido oportunidade para empresas reduzir custos em por exemplo contratar alguém que tem domínios em vários setores da tecnologia e ao mesmo tempo e motivados em trazer a solução ao detrito da segmentação do tipo _só faço isto ou aquilo_.
44 - comentário - 18/02/16 - 10:53:20 - Vagner Medeiros Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nos meus processos de seleção, mais do que conhecimento e experiência, sempre busquei identificar atitude pró-ativa, interesse em evolução e aprendizado, boa postura e capacidades de comunicação.
As mudanças são rápidas e constantes em nosso meio e o diferencial não é o que sabemos hoje, é como usamos isso e quão rápido conseguimos nos adaptar e evoluir. A busca pelo auto conhecimento é indispensável.
Quem está sempre disposto a aprender algo novo e reconhece suas fraquezas está um passo à frente.
45 - comentário - 18/02/16 - 11:04:32 - Jackson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito simples: assim como você quando vai comprar um TV, celular, carro, etc. busca o Custo x Benefício as empresas fazem a mesmíssima coisa, pedem um skill com 423 certificações, senioridade em 134 linguagens, fluência em 4 línguas, experiência de 10 anos e para tudo isso oferecem um salário de estagiário, simples assim.
46 - comentário - 18/02/16 - 12:14:17 - Luciana Navarro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nos projetos onde eu liderei, fiz muitas entrevistas e contratei muitas pessoas. Com essa experiencia, aprendi que nao basta a pessoa ter o conhecimento especifico que voce pede ou precisa, mas tambem essa pessoa precisa aderir a forma da empresa trabalhar.
No caso dos projetos e da empresa onde eu trabalhei, precisavamos de profissionais dinamicos, que aprendessem muito rapidamente e soubessem, nao apenas seguir o processo, mas pensar em alternativas alem daquelas escritas.
Hoje, como entrevistada, vejo que cada empresa busca algo diferente, dependendo do seu negocio e da sua necessidade. Alguns exemplos, uma caracteristica dinamica, pode nao servir para uma empresa muito processual e uma pessoa extremamente organizada, pode nao servir para um dia a dia turbulento.
Minha opiniao é que devemos estar preparados para ser honestos e saber identificar se a vaga se encaixa com seu perfil.
Hospitalhd
47 - comentário - 18/02/16 - 12:14:41 - Waudeque Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais com várias certificações, fluência em outras línguas (principalmente inglês e espanhol). Atualmente as empresas querem que o profissional ateste seu conhecimento através de certificações e não se preocupam se ele possui a competência necessária para a atividade.
48 - comentário - 18/02/16 - 12:59:46 - Emerson - 200.118.24****

Necessário pró-atividade, comprometimento e dedicação.
49 - comentário - 18/02/16 - 15:05:14 - Eliel S Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para o Profissional de TI, não basta ter muitos títulos e experiências. É necessário uma rapidez na compreensão das necessidades do cliente interno da TI. Assim conseguirá facilmente diagnosticar falhas e apontar soluções definitivas.
Para o empregador, deixo minha recomendação: _não procure apenas qualidades técnicas num candidato. Há casos que o agente motivador do entrevistado faz uma grande diferença para a total dedicação e comprometimento dele com a empresa que o contrata._ Eliel Gomes
50 - comentário - 18/02/16 - 16:07:24 - Leandro Godoy - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá Pessoal,

Acredito que temos que dividir em dois tipos de empresas:
As que buscam um herói:
Muitas empresas em um determinado estágio de crescimento, sentem a necessidade da tecnologia para apoia-las, mas não querem fazer o investimento necessário e buscam no mercado um _faz tudo_ ou que _saiba tudo_. Estas empresas ou morrerão, devido a concorrência do mercado, ou passarão desta fase e entrarão na fase seguinte (abaixo).
As que buscam um agarrador de valor:
neste grupo de empresas estão aquelas que buscam um profissional que tenha a mesma Visão de futuro delas e que agregue valor para que ela consiga atingir seus Objetivos de Negócio. Pode ser desde um Service Desk até um Diretor Sênior, todos devem se enquadrar neste perfil.
E quanto ao profissional?
Este deve estar preparado tecnicamente e psicologicamente para o desafio.
dbassocia
51 - comentário - 18/02/16 - 21:34:10 - Alexandre Silva dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado a um bom tempo busca pessoas com: Qualificação (boa formação), Perfil accountability e que desenvolva rapidamente o relacionamento interpessoal. Uma prova disso, é que as empresas mais estruturadas não buscam mais estagiários e sim realizam processos para trainee. As empresas mais organizadas não estão atras de quem faz tudo mais sim de quem tem capacidade de entrega (assertividade) e aliado a isso uma pessoa que seja capaz de construir conhecimento através do negócio da empresa. Parece o ?Super Homem?, não é e por isso que o trainee está cada vez mais se consolidando no mercado e o estágio morrendo (para as corporações mais estruturadas).

O brasileiro em geral está mais preocupado com o certificado na mão do que o conhecimento na cabeça. Isso tem que mudar na cabeça dos brasileiros, se eles quiserem lutar por um mercado cada vez mais restrito e competitivo.
52 - comentário - 19/02/16 - 07:32:43 - Valestra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor característica que você pode ter para conseguir um bom emprego em TI (ou basicamente em qualquer ramo) é ter um amigo com cargo alto na empresa e então te indique. E a melhor característica para se manter no emprego é fazer o estilo _pode mandar que eu obedeço mesmo sabendo que isso é errado_.
53 - comentário - 19/02/16 - 13:49:57 - Paulo César da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de TI, como um todo, passa por alterações constantes, mudanças estas que refletem a dinâmica dos negócios nas empresas em um mundo cada vez mais conectado, costumo dizer que cada projeto deve ser tratado como uma STARTUP, disponibilizando com frequência aos clientes itens que agregam valor (MVP - Minimal Viable Product) em ciclos menores.
A breve introdução acima, trata-se de uma realidade na grande maioria das empresas que desenvolvem, sustentam ou contratam sistemas de informação, venho atuando como consultor em processos de software em diversas empresas, auxiliando-as na transição para processos ágeis e um dos problemas detectados esta na contratação de profissionais de TI que além de conhecimento técnico, consigam trabalhar e colaborar em grupo, habilidade em projetar software com baixo acoplamento, testes unitários como selo de qualidade, comunicação constante e feedback.
54 - comentário - 19/02/16 - 18:39:35 - Fernando Cesar Passos da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI moderno, precisa ser atualizado com o negocio da empresa, alem dos conhecimentos técnicos necessário. Esse profissional precisa saber se relacionar e entender como as áreas são interligadas, como elas usam o sistema e como ele pode fazer com que o sistema traga benefícios a empresa.
Desta forma alem de ser um técnico, ha a necessidade de conhecimento de negocio. Assim, alem das paredes da TI, esse profissional vai ser requisitado e ajudará muito ao trabalho de todos.
GOC
55 - comentário - 19/02/16 - 23:18:58 - Cláudia Sartori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Amor pelo trabalho independente da remuneração e outras condições.
Espirito de equipe
Conhecimento técnico
Bom relacionamento com pares e gestores
Resiliente
Fácil adaptação as novas tendências da empresa e do mercado de TI
Perseverança
55 - Réplica - 22/02/16 - 12:58:37 - EDUARDO LUIS TOLEDO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Claudia boa tarde!!!

Me desculpe, em minha humilde opinião discordo completamente de uma colocação de sua opinião:
"Amor pelo trabalho independente da remuneração..."

O profissional não pode sucatear seus conhecimentos e trabalhar a troco de salário mínimo.
55 - Réplica - 20/02/16 - 17:49:00 - Paulo César da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cláudia, tudo bem?
Me desculpa, não estou de acordo com a frase "Amor pelo trabalho independente da remuneração e outras condições" !. A área de TI é uma das áreas que mais evoluem, gerando disrupturas e exigindo dos profissionais atualização constante, quer seja por meio de treinamentos, palestras, livros, seminários, MBA, pós graduação, etc., isto exige um investimento considerável além de tempo. O profissional de TI precisa valorizar-se e ter em mente o custo de sua mão-de-obra. Em tempos de crise eu compreendo que a oferta de serviços é escassa e as empresas aproveitam para reduzir os custos na contratação mas, até que ponto isto vale a pena? O profissional aceitará uma oferta da concorrência que seja R$ 2,00 por hora maior do que esta recebendo, abrindo concorrência ou a empresa depois de algum tempo demitira o profissional porque não é o que estava prospectando.
56 - comentário - 21/02/16 - 21:34:24 - Lindolfo Reinert - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Destacando o que buscamos nos candidatos:

Aspecto Técnico:
- Verdadeira proficiência em sua(s) especialidade(s) - muitos certificados, muito discurso e pouca experiência relevante é o mais comum_
- Permanente conexão e atividades com fontes de informação que permitam a reciclagem e renovação dos conhecimentos e especializações_

Aspecto Comportamental:
- Verdadeira capacidade de trabalhar em equipe, contribuindo para o crescimento do grupo, e participando para a constituição de clima engajador e vitorioso_
- Busca permanente pela melhoria contínua, contribuindo com críticas e indicação construtiva de oportunidades observadas_
- Genuíno interesse nas atividades que estiver realizando, permanentemente_

Estes itens independem do cargo. Para os cargos de liderança há maior intensidade nos comportamentais além de outros pontos.
apipesq
57 - comentário - 22/02/16 - 11:42:07 - Profissional - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Programação: Menos de 30 anos, conhecimentos basico/intermediário, vontade de aprender, boa produtividade e baixo custo.
Analista: Conhecimentos técnicos, funcionais, boa produtividade e baixo custo.
Gerente: Atuar como chefe, atualmente as empresas valorizam pouco o perfil de líder e os aspectos morais e éticos. Preferência aos profissionais com menos de 40 anos com menor custo e pouco senso crítico.
57 - Réplica - 22/02/16 - 15:46:33 - Miranda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Habilidade, estar atualizado nas informações funcionais, saber lidar com qualidade e custo baixo. Saber lidar com gestão pessoas e estar atendo ao mercado externo a todo momento.
58 - comentário - 22/02/16 - 12:33:04 - Daniel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI, geralmente tem conhecimento e experiência suficientes e em diversas áreas do conhecimento. E na minha opinião, o grande diferencial é a capacidade de se comunicar e relacionar com a equipe e clientes. Geralmente nos projetos de TI, o fator que mais causa problemas são as pessoas que não entenderam ou detalharam o escopo. No meu ver, em TI é um diferencial a boa comunicação e facilidade em trabalhar em equipe. Lógico que comparando profissionais com um boa qualificação técnica.
59 - comentário - 22/02/16 - 12:44:13 - Elton Moraes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um diferencial para a contratação de um profissional de TI é o comprometimento. As habilidades técnicas e funcionais são adquiridas facilmente quando se tem esta competência.
Pecados
60 - comentário - 22/02/16 - 12:44:32 - Antonio Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Perseverança, Dedicação e foco no negocio
61 - comentário - 22/02/16 - 12:47:07 - Otavio Godoy - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimentos adquiridos em empresas anteriores que possam colaborar com a empresa atual
62 - comentário - 22/02/16 - 12:50:07 - EDUARDO LUIS TOLEDO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características mais desejadas pelas empresas para este cenário é:
O profissional de TI tem que saber tudo, entender tudo, conhecer sobre Telefonia, Programação, Ar condicionado, Servidores, Storage, ter domínio em domínio, windows, linux, oracle, java, webdesigner, impressoras, entre outros domínios.
Porem ele quer pagar um piso mínimo. Sucateando toda a sua infra estrutura.
O empresário acha e sempre achara a Informática como um mal necessário, ele ve como prejuízo e não como lucro ou melhor como isso poderá ajudar a não ter custos.
62 - Réplica - 22/02/16 - 13:30:53 - Michel Piroutek - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Perfeito em escala e explanação!
Pecados
63 - comentário - 22/02/16 - 13:15:45 - Leticia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A característica mais desejada pelas empresas é falar inglês fluente! Eu mesma já perdi oportunidades (várias) por não ter a língua fluente. O profissional também deve ter experiências específicas para exercer a função, como já ter trabalhado no ramo ou com o sistema em questão na vaga. Além disso, certificações estão sendo um diferencial.
64 - comentário - 22/02/16 - 13:29:15 - Michel Piroutek - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas procuram pessoas com qualificações estratosféricas, sem vida pessoal e que aceitem trabalhar em condições péssimas e com baixa remuneração!
65 - comentário - 22/02/16 - 13:51:39 - Adilson Caetano Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Alinhamento estratégico entre TI com os negócios.
Resiliência.
Trabalhar em equipe.
Focar na solução, ao invés do problema.
Colocar-se no lugar do cliente.
Proatividade.
66 - comentário - 22/02/16 - 14:43:33 - Vinicius Morais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A meu ver, as principais características são:

1. Engajamento_
2. Foco na solução, ao invés de ficar discutindo o problema_
3. Fazer _mais com menos_, capacidade de inovar_
4. Trabalho em equipe_
5. Certificações específicas e principalmente, vivência na operação do sistema e alinhamento estratégico com o negócio da CIA.
API
67 - comentário - 22/02/16 - 15:51:09 - Patricia Azevedo Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião as competências mais desejadas para o profissional de TI são:
-Autodidatismo
-Trabalho em equipe
-Idiomas
-Visão de negócios
-Fator comportamental

No entanto, bons profissionais ainda perdem boas oportunidades por não deterem o conhecimento técnico profundo da ferramenta utilizada na empresa que está selecionando.
68 - comentário - 22/02/16 - 16:08:53 - Antonio Carlos França - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que hoje além habilidades técnicas já conhecidas, eu também considero em uma contração dois importantes itens:

- Facilidade e disposição para entender o projeto em um todo e não somente na atividade pontual_
- Postura Profissional (hoje os profissionais estão mais preocupados em responder uma mensagem do WhatsApp do que evoluir o desenvolvimento de um projeto)_
69 - comentário - 22/02/16 - 16:45:44 - Ivanildo PeTiT - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve estar sempre atualizado e esse é o momento de investir em suas habilidades de relacionamento, pois as Empresas esperam cada vez mais dos profissionais, a ressalva é que as próprias Empresas também precisam se capacitar para atingir seus objetivos.
Não basta profissional _expert_ no assunto mas de habilidades e características como coragem, otimismo, e equilíbrio emocional para lidar com pressões do ambiente profissional.
Dentre tantas habilidades, cito 8 além de competências para cada caso, a saber:
Flexibilidade, coragem, resistência p/rotina de imprevistos, otimismo, criatividade, comprometimento, capacidade de aprendizagem, visão generalista e função especialista, é bom conhecer um pouco de tudo, ou seja, agregar valores à Empresa com muita dedicação e empenho para conquistar bons resultados.
70 - comentário - 23/02/16 - 09:23:42 - Christian - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Capacidade de transformar idéias em realizações.
GOC
71 - comentário - 23/02/16 - 13:51:37 - Derotino Silveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional de TI precisa, antes de qualquer outra qualidade, de flexibilidade para enfrentar os desafios. Uma desejável característica é o entendimento que o papel da TI no suporte ao negócio, buscando invoações e agilidade para alavancar a empresa.
71 - Réplica - 24/02/16 - 08:03:49 - Wagner Luiz Basso - 200.145.80****

Concordo contigo em 100%, porem, vale ressaltar que a TI deva ser os braços do negocio, desde o negocio tenha muito bem claro seus processos. A TI não pode resolver seu modelo de negocio, pode sim agregar. A TI é o braço agregador para os resultados do Negócio e não o contrário. De que me adianta ter tecnologia de ponta se meus processos nao estao claros para todos dentro da organização? Como vamos alavancar projetos e propostas vencedoras se os funcionários não entenderem o propósito? Os meus clientes nao podem simplesmente tentar interpretar o que quero com meu negocio, eles precisam ver que aquilo é extretamente necessário.
72 - comentário - 24/02/16 - 19:19:53 - Jankas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu entendimento, as características exigidas do profissional de TI estarão sempre alinhadas com as necessidades da empresa, o cargo e funções a serem executadas pelo profissional, entretanto, esse Tema da maneira com que foi colocado, permite as mais variadas situações, ou seja, o grau de sofisticação da capacitação profissional exigida, bem como suas características diferenciam-se por exemplo pelo porte da empresa contratante, pois, quanto maior a empresa, bem como, maior for sua arquitetura em informática e dependência operacional dos processos, exemplificando:
a) imagine um organização bancária tipo Bradesco ou Itaú, qual será a característica do profissional de TI ?
b) Será que a característica será a mesma de uma empresa de pequeno porte, que utiliza de linguagens e banco de dados, descontinuados ou pouco utilizados no mercado.
Imaginem quantas outras variações existem.
73 - comentário - 25/02/16 - 08:35:52 - Adriano Poletto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Do meu ponto de vista, estes são os fatores fundamentais para um bom profissional:
- Comprometimento (vestir a camisa)
- Autodidata (Aprender e aplicar nova idéias ou soluções)
- Foco (Inicio, meio e fim)
- Comunicação (Feedback das ações e soluções _Ouvir, entender e aplicar_)
- Trabalhar em Equipe (Se a equipe vai bem, todos ganham!!)
- Proatividade (Mais ação menos teorias blá...blá)

Em resumo, um profissional com muitos conhecimentos se não aplica utilizando os itens acima nunca será bem sucedido!
Hospitalhd
74 - comentário - 25/02/16 - 09:18:38 - Joaquim J.F. Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Conhecimento técnico
- Comprometimento com a qualidade e com aprimoramento de processos de qualidade
- Comunicação clara e cordial com todos os níveis
- Se colocar no lugar do usuário sempre para entender as demandas
- Foco no negócio.
75 - comentário - 25/02/16 - 09:51:05 - Olegário Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Comprometimento
- Disponibilidade
- Habilidade de gerenciar conflitos
- Experiência em áreas diversas
- Inglês fluente
- Engajamento em trabalhos comunitários
76 - comentário - 25/02/16 - 10:26:52 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje vejo o mercado de TI Saturado de profissionais, alguns bons, outros nem tanto, dessa forma as empresas procuram profissionais com conhecimento elevadíssimo, em diversas ferramentas, e com salário ínfimo, incompatível com o conhecimento exigido. Hoje as empresas querem muito mais um analista faz tudo e ganha pouco do que especialistas com salários mais elevados.
77 - comentário - 25/02/16 - 11:44:33 - Cilene Cicone - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entendo que o fator que determina o maior índice de efetividade do profissional TI é a habilidade de compreender a necessidade do negócio e traduzi-la em recursos adequados para suportá-la. Esse é o grande papel de TI, tornar os negócios mais ágeis e eficientes, portanto mais competitivos. Já me deparei com pessoas de muito conhecimento técnico mas que não conseguiam transformá-lo em benefício final. Também há aqueles que se perdem nos sonhos e idealizações e deixam de atender rapidamente a uma necessidade que requer ação imediata, pois os negócios não esperam...
dbassocia
78 - comentário - 25/02/16 - 12:02:30 - Rodolfo Xavier - 201.130.77****

As caracteristicas mais desejadas são ownership e conhecimentos específicos em sua área de atuação.

Hoje em dia temos ótimos profissionais formados mas as empresas não buscam somente formação, mas sim atitudes de liderança e comprometimento.
79 - comentário - 25/02/16 - 12:27:31 - Jesiel Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais são as características mais desejadas pelas empresas quando procuram um profissional de TI ?

Envolvimento com o negócio da empresa, usando a tecnologia para alavancar os processos internos, esse é o grande diferencial nos dias de hoje.
O profissional precisa ter o feeling do que pode ou não funcionar bem usando a TI como aliada, e isso nao se consegue com certificações ou qualificações técnico/acadêmicas.

A vivência e envolvimento garante ao profissional estas características.

abraços a todos,
80 - comentário - 25/02/16 - 14:12:43 - Tiago Sampaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia as ferramentas para trabalho tornaram-se muito simples, algumas até intuitivas. Essa falsa sensação de _serviço fácil_ cria funcionários sem comprometimento.
Atualmente, quando procuro um profissional para trabalhar comigo, procuro em primeiro lugar aquele que se mostre como uma pessoa pontual, que queira aprender, que queira crescer e goste do que faça.
O funcionário comprometido com a empresa é mais bem visto pelos seus superiores, consequentemente será aquele que terá portas abertas para no futuro assumir mais responsabilidades.
O funcionário sem comprometimento não serve para trabalhar no cenário atual, pois este não estará preocupado com o _negócio_ da empresa e com certeza não trará bons resultados.
81 - comentário - 25/02/16 - 17:33:34 - edson ohtsuki - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características são:
Resiliente, espírito colaborativo, pro-ativo e veste a camisa da empresa.
GOC
82 - comentário - 25/02/16 - 20:15:30 - José Sahle Netto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Antes de falarmos das características desejadas, temos que classificar os cargos em TI.
1) Gerente de Projetos
Precisar ser líder, ter alto grau de conhecimentos sobre custos e administração de projeto, saber gerenciar conflitos e saber que insucesso do projeto será de sua responsabilidade. Aquele gerente que _procura_ um culpado, em vez de _achar_ as soluções para os vários conflitos na tem boa qualificação.
2) Analista de Negócios
Cabe a ele fazer os levantamentos de requisitos. A máxima que gosto de usar que define um bom analista de negócios é: _Ele tem que tirar do cliente até aquilo que nem o cliente sabe que sabia_. Assim cabe a ele possuir boas técnicas para diminuir _ruídos_ de comunicação.
3) Desenvolvedor
Ter boa bons conhecimentos técnicos. Mas não bastar ter aprendido, e sim habilidade para _aprender_ sozinho (auto-didata), para solucionar problemas futuros.
83 - comentário - 25/02/16 - 22:08:19 - Vânia Braga Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, interesse, assiduidade e conhecimento relacionado ao cargo. Muitos profissionais desempregados, mas a maioria nao quer nada com Trabalho, apenas receber no final do mês. Bons profissionais tem poucos.
84 - comentário - 26/02/16 - 07:59:54 - Emerson Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando falamos do cargo de gerente de projetos por exemplo, pelas percepções que tive, posso dizer que é uma profissão em extinção. Muitas empresas preferem ter um time multidisciplinar com líderes que saibam controlar cronograma e mitigar riscos, deixando o conflito e a parte de custos para um gerente sênior do departamento de TI. Analistas de negócios hoje, estão sendo contratados com perfil de projetos, sem contar os famigerados cargos de analistas de projetos, líder de projetos, etc ... Que pagam menos e colocam qualquer profissional pouco gabaritado. Não é à toa que as empresas tem diversos problemas hoje com projetos de TI.
85 - comentário - 26/02/16 - 08:28:29 - Marciel Juan da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio fortemente, que as empresas quando procuram um profissional de TI, estão desejando encontrar alguém que possa estar acessível, que seja confiável e que possua qualificação compatível com a função.

Entretanto, nada adianta uma pessoa concluir a faculdade, e já pensar de imediato em cursar uma pós graduação ou um MBA, pois esses cursos, são para profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho.

Porém, não é incomum, que empresas ainda contratem profissionais por indicação de alguém que eles já conheçam. Ou seja, o famoso _QI_.

Isso, faz com que muitos outros profissionais, se sintam desmotivados, pois se não possuírem _QI_, dificilmente conseguirão uma oportunidade.

Se essa visão for alterada por parte das empresas, estou certo de que muitos profissionais com reais condições, estarão sendo empregados por essas empresas.
apipesq
86 - comentário - 26/02/16 - 09:01:04 - Luciana Patella - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A verdade que as primeiras coisas que procuro em um profissional de TI são as habilidades técnicas. O conhecimento da tecnologia desejada. Após este primeiro filtro começo a identificar características pessoais que podem fazer a diferença. E daí isso depende de cada cargo e suas especificidades. Para um analista por exemplo, busco a capacidade de negociação, persuasão e análise crítica. Para um GP, busco habilidades conectadas com a liderança de pessoas e projetos. Porém, em todos os profissionais deste ramo, considero um diferencial ter facilidade e vontade de aprender. Sempre.
87 - comentário - 26/02/16 - 10:34:02 - ADO SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Características como facilidade de comunicação, flexibilidade, facilidade em visualizar o projeto tanto pelo ponto de vista de tecnologia quanto do negócio, entender as necessidades de resultado com qualidade, língua estrangeira, competência técnica, trabalho em equipe, facilidade em assumir responsabilidades e ser coerente, facilidade em compartilhar informações e planejamento profissional são pontos que diferenciam um profissional. Com o cenário atual, é muito melhor um profissional engajado que possa ser treinado do que um profissional altamente qualificado que não possa contribuir para o conjunto. É preciso gostar de aprender e avançar, é preciso ter prazer em ver os resultados do trabalho.
Jogar para o time e não para a torcida.
88 - comentário - 26/02/16 - 10:57:21 - Mark Matuo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Depende muito da vaga. Mas comprometimento, esforçado, pró-ativo e colaborativo são requisitos que relevo em uma entrevista e no dia a dia.
89 - comentário - 26/02/16 - 11:03:43 - Ricardo OLiveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pergunta é muito genérica, pra falarmos de características desejadas, temos que expor os cargos mais desejados em TI.
Mais em resumo: Hoje são exigidos muitos conhecimentos técnicos, alias muitos conhecimento até alem do que o cargo exige.

É solicitado línguas, como inglês e Espanhol, algo que as vezes vc nunca vai utilizar na empresa.
Eu mesmo já fiz entrevista em uma empresa que só atuava no estado de SP, e a pessoa do RH me exigiu inglês, ela me disse que era pra me ajudar com os servidores..

O profissional de TI é muito exigido no momento da entrevista, hoje é solicitado línguas, conhecimento técnico, e enumeras certificações e MBA. Porem quando vc chega na empresa o seu gestor não tem 10% do seu conhecimento.
dbassocia
90 - comentário - 26/02/16 - 11:06:38 - Valquiria Herek - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características mais desejadas são fluência em idiomas, MBA e certificações que acredito ser uma forma de comprovar a competência técnica do candidato em questão.
91 - comentário - 26/02/16 - 11:14:16 - Antonio Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas procuram compromisso em seu futuros colaboradores.
92 - comentário - 26/02/16 - 13:47:53 - Sidney - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro que tudo e preciso ter energia para crescer e aprender, depois alguns atribitos como:

Experiência
Agilidade
Equilíbrio emocional
Ética
Visão estratégica
Comprometimento
Trabalho em equipe
93 - comentário - 26/02/16 - 13:49:55 - Julio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Disposição, postura, trabalho em equipe. Conhecimento e competência são importantes, mas também podemos estar falando de um profissional júnior, quem não possui todos esses aspectos.
Hospitalhd
94 - comentário - 26/02/16 - 13:54:29 - Gustavo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Espontaneidade, interatividade, uma pessoa cooperativa e dinâmica, e a criatividade também.
Conhecimento é bom, porém, todo instante é um aprendizado, e sabendo o fundamento, o resto se desenvolve com o tempo.
95 - comentário - 26/02/16 - 15:36:04 - RICARDO GONCALVES - 177.108.17****

Como gerente de TI, a principal característica que busco é a auto motivação. Profissionais que se valorizam e, com isso, incrementam seu conhecimento constantemente. Sei que isso é muito subjetivo, não dá pra colocar com essas palavras no anúncio da vaga, portanto busco candidatos que demonstrem investir em suas carreiras, aqueles que, além de cursos, tentam simular em casa os ambientes desejados.

Por exemplo, programadores que desenvolvem sistemas por conta própria, DBAs que simulam ambientes, analistas de suporte que testam versões beta de programas (como o Windows, por exemplo), etc., tudo isso por conta própria, sem que ninguém os tenha instruído: Para mim, isso tudo demonstra intimidade com a carreira e capacidade no trato de suas funções.
96 - comentário - 27/02/16 - 15:03:39 - Ricardo Kuwano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Versatilidade e inovação, toda empresa procura profissionais que se empenham por si só para atingir um objetivo, não depender de fatores externos para alcance das metas, visão de negócio da empresa como um todo, foi-se a época que precisavam exclusivamente de programadores em uma só linguagem ou conhecer apenas uma estrutura dedicada de infraestrutura.
O mercado hoje em dia é mais abrangente e o profissional, mesmo que não seja especialista na sua área tenha condições de conhecer um pouco de outras área afim de dar opiniões e sugestões consistentes para uma melhoria no ambiente.
97 - comentário - 28/02/16 - 12:08:45 - Isaque Guedes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A característica mais valorizada nas empresas para o profissional de TI é o comprometimento com os valores e objetivos da empresa, o profissional deve para apoiar nos resultados de negócio. Boas características técnicas desalinhadas com as estratégias de negócio não trazem retorno para a empresa nem para o profissional.
GOC
98 - comentário - 28/02/16 - 15:37:11 - Edson Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional que as empresas desejam hoje é bem informado e adaptável às necessidades da empresa.
Não basta dominar técnicas de TI e não atender às expectativas da companhia.
É preciso, acima de tudo, ter inteligência emocional para lidar com a pressão imposta por projetos cada dia mais.
99 - comentário - 28/02/16 - 18:00:39 - Otavio S Wollny - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissional dinâmico, com a formação adequada e que possua visão sistêmica da organização para poder interagir com todos os setores / níveis.
100 - comentário - 29/02/16 - 07:09:16 - Twister System - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional ideal para minha empresa é aquele que com conhecimento, consegue soluções simples e inteligentes para resolver os problemas apresentados.
102 - comentário - 29/02/16 - 10:12:41 - Leonardo Schuch - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma das características mais valorizadas em um profissional de TI (não somente de TI), é o seu comprometimento em atender aos objetivos da organização.
Muito se vê atualmente, profissionais capacitados, com uma vasta bagagem profissional, mas que atuam de forma não aderente ao core da empresa. Outra característica que pode ser destacada, são profissionais com energia suficiente para manterem-se focados e motivados.
Hospitalhd
103 - comentário - 29/02/16 - 11:57:25 - Catia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente as empresas procuram profissionais com MBA, certificações voltadas para a área que atua, inglês fluente entre outros requisitos técnicos.
Porém acredito que o grande diferencial que as empresas buscam, são profissionais comprometidos, com alta disponibilidade para a empresa e que realmente vistam a camisa da empresa.
104 - comentário - 29/02/16 - 13:01:05 - Mazzo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além de todas as expertises técnicas e de graduação, um ponto chave e crucial que as empresas buscam no candidato é o comprometimento. Competências técnicas são adquiridas, mas o brilho no olho, isso sim, é um ponto valorizado.
105 - comentário - 29/02/16 - 13:37:56 - Wagner Mariano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho fundamental soft skills específicas de TI como: Persistência, comprometimento, gosto por inovações e desafios, ou seja, todas as habilidades pessoais que treinamento ou aperfeiçoamento algum será capaz de desenvolver.
106 - comentário - 29/02/16 - 13:38:20 - Bruno C. Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com os todos os pontos mencionados até agora. Porém especialmente para quem tem foco na indústria (que é o meu caso, especialmente em médias, de estrutura mais limitada) cada vez mais o perfil generalista é requerido, com grande aptidão hands-on e praticamente sem equipe para apoio. Creio que essa característica perdure ainda por longo tempo. Na área de serviços ainda temos um leque de características voltadas para cada demanda, mas não raro, vemos por exemplo propostas para GP, exigindo algo mais, ou seja, que além de Gerente de Projetos acumule também a função de funcional SAP SD ou MM por exemplo. Risco alto para o projeto e para quem se submete a essa situação!
dbassocia
107 - comentário - 29/02/16 - 16:15:13 - Fabio Hellu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os profissionais precisam ter competências que sejam canalizadas para a geração de negócios para a empresa. São pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto. O profissional hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, capaz de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam, que são produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável, recorrente, com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente.
108 - comentário - 29/02/16 - 22:09:48 - ELY JOSE MIRANDA GONCAVES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas cada vez mais procuram profissionais de TI que além de preencher tecnicamente o perfil desejado, estejam interessados em entender e atender o cliente para resolver seu problema de forma objetiva. Ouço em reuniões frases como: ?Meu usuário é difícil? Meu papel é só codificar? Tudo é sempre pra ontem...? dentro outras pérolas mas o fundamental é ter profissionais que ouçam, entendam e procurem prover soluções rápidas e simples. O profissional deve dar ideias, participar da solução, fornecer caminhos e estar alinhado com o resultado. Não pense que você é responsável por tudo mas pense que você é parte da solução. Fale abertamente, apresente sua opinião mesmo que possa parecer ?tola? e discuta com o seu time para alcançar o objetivo em comum que é satisfação do cliente. Trabalhe em equipe, compartilhe, participe da solução e entenda o negócio do cliente.
109 - comentário - 01/03/16 - 11:04:22 - BIANCA PAULA BORGES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nestes meus 27 anos de experiência na área de informática, observo que o perfil do profissional desejado pelas empresas vem mudando ao longo dos anos.
Atualmente um profissional de TI precisa ter mais do que especialização técnica, ele precisa ter conhecimento sobre Processos e Normas de Qualidade para saber oferecer um serviço proficiente.
110 - comentário - 02/03/16 - 18:10:54 - VICTOR ATUI - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho com TI a 30 anos, venho acompanhando a evolução da Tecnologia e dos profissionais que vivem neste universo.
Acredito que desde sempre a principal característica de um profissional de sucesso é andar na frente do seu tempo, procurar sempre estar a par das tendências do mercado e a aderência da tecnologia para atender a demanda das áreas de negócio. Isso vale para quando a tecnologia é meio ou fim do negócio.
Cada vez mais os usuários estão mais especializados e exigentes, portanto saber lidar com o fator humano, também faz parte do dia-a-dia do profissional de TI de hoje e sempre.
GOC
111 - comentário - 03/03/16 - 10:56:56 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente só querem alguém que ganhe muito pouco e faça muito. Não é necessário qualidade e sim quantidade.
111 - Réplica - 03/03/16 - 11:22:43 - Alex Santos Domingos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente me encontro desempregado e tenho sentido que umas dos pré-requisitos que as empresas então buscando nos profissionais de TI e a inteligencia nos negócios. Os profissionais de TI precisam estar antenados com a situação econômica do país e da empresa que atua para ajudar a empresa e mesmo em tempo de crise continuar crescendo no mercado.
Existem alguns absurdos em se tratando de conhecimento, mas entendo que isso é fruto de uma crise sem precedentes em um mercado com poucas pessoas devidamente qualificados.
112 - comentário - 04/03/16 - 07:54:53 - Lucas Nishikawara - 200.69.233****

Experiência, inglês e boa comunicação, fora os conhecimentos em TI desejados
113 - comentário - 04/03/16 - 10:03:28 - Flavio Aguilar dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cada vez mais, a TI faz parte da estratégia das empresas, haja visto a envergadura e eficiência que ela proporciona ao negócio. Partindo desta premissa, o profissional de TI, além das habilidades técnicas que são essenciais, deve possuir visão de negócio e conhecimento de metodologias que apoiem a entrega de valor de forma rápida, organizada e com baixo custo.
apipesq
114 - comentário - 04/03/16 - 11:21:40 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conehcimento técnico, fluencia em Inglês e Esapnhol e principalmente certificações (ITIL / Cobit / PMI / PMO entre outras)
115 - comentário - 04/03/16 - 11:59:49 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam profissionais com conhecimento de Analista Sênior e oferecem salário de Analista Junior. Infelizmente não temos um Conselho Federal para fiscalizar nossa área, qualquer _sobrinho_ vira o _menino da rede_...
116 - comentário - 04/03/16 - 14:55:03 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se for uma empresa séria, dinamismo, autogestão, inovação, fluência em inglês e/ou espanhol, conhecimento de negócios no mercado que irá atuar (financeiro, industrial, telecom, etc), trabalho em equipe, liderança. Ou seja, um super profissional, mas que na maioria das vezes, a contrapartida (salário, benefícios, etc), não são devidamente ajustados a capacidade do profissional procurado.
117 - comentário - 04/03/16 - 15:03:54 - Italo Galetti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam profissionais com bom conhecimento técnico, fluência em inglês ou espanhol, cursos de pós-graduação e certificações.O profissional deve ser resiliente, com um bom trâmite entre todas as áreas e que seja capaz de propor soluções e contribuir com melhorias.
Pecados
118 - comentário - 04/03/16 - 16:17:26 - Eduardo Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado esta tão competitivo em algumas áreas de TI, que não basta somente ser o melhor em conhecimento e prática técnica, é _saber lidar com o cliente_, ou seja é saber absorver e analisar de forma prática e eficiente o que realmente o cliente almeja.
E possuir alguns diferencias:

- Conhecimentos técnicos_
- Certificações_
- Cursos de Aperfeiçoamentos_
- Gestão_
- Rapidez na resolução de problemas_
- Trabalho em equipe_
- Empreendedorismo_
- Técnicas de negociação_
- Criatividade_
- Proatividade_
- Boa comunicação verbal_
- Conduta ética_
- Técnicas de atendimento ao cliente_
- Cumprimento de prazos.
- Inglês Fluente ? Outra língua como Espanhol será sempre um diferencial
119 - comentário - 07/03/16 - 08:37:31 - Ricardo Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atitude, Controle Emocional, Avaliação de Criticidades, Posição perceptual ou seja, tem que se colocar como cliente para analisar criticidade do cliente, Compromisso com Comprometimento, senso critico e por último ter conhecimento técnico em TI
120 - comentário - 07/03/16 - 09:04:00 - Margarete Bispo dos Santos Sil - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O conhecimento técnico já é uma característica básica, porém ter também habilidade de lidar com pessoas é muito significativo, pois nesta área é onde se há mais conflitos.
120 - Réplica - 09/03/16 - 09:59:19 - MARIO MIZUNO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo.

Mario Mizuno
Pecados
121 - comentário - 07/03/16 - 11:30:54 - Tiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando faço um contratação, durante o processo de recrutamento observo se o candidato tem o mínimo de conhecimento técnico que se espera na função que esteja concorrendo, mas se não conhecer tudo a fundo, que ao menos mostre na entrevista a disposição em aprender coisas novas.
122 - comentário - 07/03/16 - 13:44:30 - Silviani S. Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho em Equipe, Responsabilidade, Flexibilidade para lidar com mudanças e Comprometimento.
123 - comentário - 08/03/16 - 16:09:18 - Fabio Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que mudou-se muito. Antes, tinha-se aquela questão olho no olho, apostar no profissional, ajudar, dar uma chance. Hoje, normalmente entendo que as empresas buscam, pessoas altamente qualificadas, normalmente além do que se necessita na vaga, com 2 ou 3 línguas, e ainda sim com todas os requisitos macro, responsável, leal, flexível (até aos extremos até), comprometido e atitude. Tendo tudo isso e sendo ainda diferenciado as empresas normalmente contratam.
124 - comentário - 09/03/16 - 09:51:02 - Leonardo de Camargo Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Resumindo em poucas palavras, eu busco um profissional Senior não no tempo de mercado ou experiência, mas no comportamento e habilidade de comunicação com os demais.
API
124 - Réplica - 09/03/16 - 09:57:52 - MARIO MIZUNO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Perfeito, concordo em gênero, número e grau.
Mario Mizuno 2016/03/09
125 - comentário - 09/03/16 - 09:53:49 - Ivana Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais pro ativos, que conseguem interagir com a equipe, sendo um líder e não um chefe, considerando o conhecimento como geração de valor e não esquecendo que para este profissional é fundamental ter visibilidade dos status dos projetos e da projeção futura de margem.
126 - comentário - 09/03/16 - 10:08:11 - Joao Augusto Badan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional que conheça a lógica da tecnologia, e não a arquitetura, tendo o conceito da tecnologia, qualquer arquitetura pode ser gerenciada rapidamente. Ter visão ampla e sistemica, conhecer os impactos e ser proativo, garantindo disponibilidade do business, tendo competencia de liderar, entender o impacto do refresh tecnologico,e ter claro o que é necessário ser atualizado, otimizando investimento. Buscar fazer a diferença, e buscar o próprio cresimento como o crescimento de quem está ao seu redor são características que promovem a saúde do time de TI, a integridade e a comunicação.
127 - comentário - 09/03/16 - 10:17:50 - Davi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Relacionamento: As empresas quando procuram profissionais de TI buscam além do conhecimento técnico, profissionais de bom relacionamento. É potencialmente ruim para uma empresa contratar um recursos e depois descobrir deficiências de desta natureza. Normalmente leva-se algum tempo entre constatar a falha e a decisão do desligamento e quanto mais tempo leva-se para uma decisão mais custoso é para a empresa. Do ponto de vista de consultorias alocando um recurso dentro de um cliente, vejo tbm a questão do relacionamento, traduzido pela facilidade de comunicação, seja com subordinados mas sobretudo com CIOs e diretoria.
GOC
128 - comentário - 09/03/16 - 10:18:46 - Denis Darwin Freitas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O conhecimento especializado hoje é necessidade para entrar no jogo, mas não é para ser um craque. Para ser um craque no contexto de TIC, o profissional deve ir além, desenvolvendo outras habilidades tais como bom relacionamento interpessoal, conhecer e entender de serviços e negócios empresariais, gerenciar equipes, gestão de projetos, boa comunicação verbal e excelente escrita, capacidade de resiliência e, não menos importante, formação em inglês avançado. Até porque, a informação está disponível e o que é relevante é a inteligência aplicada à informação (que gera conhecimento) é o que vai diferenciá-lo.
129 - comentário - 09/03/16 - 10:20:43 - Michel Vitor A Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional que seja proativo saiba trabalhar em equipe, ensinar e aprender, e tenha espirito de empreendedor.
130 - comentário - 09/03/16 - 10:32:51 - Flavio Malfatti Sartorato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais que tenham ótimas qualificações, sejam pro ativos, tenham grande conhecimentos técnicos, teóricos e práticos. Praticamente que seja um funcionário mais que completo. Que saibam no minimo 2 linguás e que dependendo do cargo tenham certificações e pós graduações.
131 - comentário - 09/03/16 - 10:33:35 - Vandeir Aniceto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostar de humanos (pessoas), e entender a necessidade final daquilo que esta empenhado.
Hospitalhd
132 - comentário - 09/03/16 - 10:51:05 - Luis Fernando Monteiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Proatividade, flexibilidade, disposição para aprender.
Boa formação tecnica e que se recicle com frequencia através de cursos, workshops, treinamentos, etc.
Alinhamento com melhores praticas de mercado.
133 - comentário - 09/03/16 - 11:01:26 - Fábio Ascoli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI com maiores chances de contratação precisa ter tando o conhecimento técnico quanto negocial.
O conhecimento do core business da empresa em que se trabalha ou quer trabalhar, facilita na tomada de decisão das melhores práticas de TI a se empregar em projetos estratégicos.
134 - comentário - 09/03/16 - 11:02:31 - Rafael Barros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimento técnico alinhado com colaboração com seus pares.
135 - comentário - 09/03/16 - 12:33:20 - José Ailton de Faria - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais com experiencia comprovada, certificações que atestem seus conhecimentos e fluencia no inglês e no espanhol.
dbassocia
136 - comentário - 09/03/16 - 12:58:43 - Roberto Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissiinal de TI de maior valor hoje eh aquele que, alem de ter segurança e senioridade tecnica, possui tambem atitude. Precisa caminhar com as proprias pernas, ser pro-ativo e ter responsabilidade com suas entregas. Deve sempre estar disposto a ajudar seu time, prever problemas com antecedencia na sua area de atuaçao, foco nas entregas e no cliente.Saber se comumicar com pessoas nao tecnicas, prestativo. Cordial e paciente, mesmo sendo excelente especialista tecnico. Facil ? Conheço alguns poucos assim, valem ouro !!
137 - comentário - 09/03/16 - 14:13:03 - mauro nagata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissional com conhecimentos técnicos, experiências em várias funções, proativo, ótimo relacionamento interpessoal. Em algumas empresas, o profissional ter que ser especialista em determinada função.
138 - comentário - 09/03/16 - 14:45:18 - Autair Tieghi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam pessoas que tenham uma boa base técnica, comprometimento e infelizmente a medição para isso é: horário extendido ao máximo. Espera uma _doação_ de tempo (sem hora extra), e que principalmente saiba estabelecer e manter relacionamentos. E que invista nele mesmo, com isso bancando seu aperfeiçoamento (certificações, linguas, etc).
139 - comentário - 09/03/16 - 14:52:50 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fora no que diz respeito ao conhecimento técnico acredito que o profissional de TI precisa entender o negócio da empresa. Isso fará toda a diferença, as técnicas somadas ao entendimento dos processos e objetivos da empresa são as características que eu desejaria que todos os profissionais tivessem.
GOC
140 - comentário - 09/03/16 - 18:40:48 - José Luiz Mafra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Resiliência, Pró-atividade, Conhecimento de processos
141 - comentário - 09/03/16 - 21:13:33 - Sergio Vaz Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje eu procuro características mais agregadoras que puramente técnicas, como por exemplo: postura pró ativa, comprometimento, zelo pelas entregas, entender que TI tem que cuidar da entrega até o cliente final, responsabilidade, capacidade para pensar de inicio a fim e não somente com seu _código_ no projeto e honestidade.
142 - comentário - 10/03/16 - 12:25:48 - Marcio Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimento na tecnologia especifica, sem dúvida. Além disso, que é mais óbvio, tenho observado a necessidade de conhecimento de inglês, e conhecimento do negócio.
143 - comentário - 11/03/16 - 09:33:27 - Luiz Fontanini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente as empresas hoje estão buscando profissionais com alto nível de conhecimento e conhecimento em diversas área do negocia, muitas vezes exige que o profissional tenha conhecimento em muitas plataformas, mais atualmente o brasil não tem muitos profissionais assim, o mercado esta cheio de profissionais com conhecimentos específicos em uma plataforma ou especialista, muitas vezes não consegue achar um perfil como eles querem, não se pode exigir muito conhecimento de diversas ferramentas a certo tipo de posição, muitas vezes exigem de uma pessoa de infra em redes que ele tenha conhecimento em oracle, sql server e java, dificilmente um profissional de infra segue caminho para uma posição assim, sempre especializando em infra, algumas vezes se arriscam a ter conhecimentos assim, mais isso custa caro no brasil, o salario de muitos são são compatível, muita concorrência e pouco salario.
apipesq
144 - comentário - 11/03/16 - 10:14:52 - Claudio Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimentos e vivência em áreas de negócio corporativo, somente conhecimentos técnicos não são suficientes para atender às necessidades da área solicitante e a expectativa é o envolvimento no processo como um todo
145 - comentário - 11/03/16 - 10:35:39 - Cifra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI precisa ter responsabilidade, conhecimento do negócio como um todo e (muita) atitude.
Ao trabalhar em grandes empresas de consultoria, é nítido que somente as certificações não são o único diferencial, sendo também necessário ter um currículo acadêmico.
Sem esse currículo acadêmico, dificilmente alcançará posições de maior responsabilidade.
Depois de algumas portas fechadas, fiz minha primeira faculdade (concluída em 2010), depois, um MBA em gestão de projetos. Agora, vou para meu segundo MBA em gestão de tecnologia.
Hoje trabalho fora do Brasil e posso dizer que, sem a formação acadêmica, essa oportunidade dificilmente aconteceria, pois é um dos requisitos para a emissão de um visto de trabalho.
146 - comentário - 11/03/16 - 15:14:02 - Gustavo Demovis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aqueles 2 velhos conhecidos perfis de profissionais de informática, na verdade hoje se tornaram 1, e é exatamente este que as empresas buscam hoje. Ou seja, antes existia o profissional de perfil técnico e o de perfil gerencial. Sinto que o profissional de TI desejado pelo mercado hoje é aquele que não se restringe a um dos dois perfis, mas sim que agrega um no outro.
147 - comentário - 12/03/16 - 00:17:35 - Raphael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pessoas que tem atitude, que demostra confiança. Muitos profissionais investe em Certificações, Pós-Graduação, em curso, etc. Mas o que a empresa de TI procura é uma pessoa que resolve.
dbassocia
148 - comentário - 12/03/16 - 09:41:15 - Fábio Palma - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que temos características a serem observadas e desejadas por todos independentemente do setor de trabalho, tais como: Responsabilidade, Comprometimento, Horário de trabalho, Engajamento quanto ao objetivo da Empresa, mas especificamente falando de TI, em alguns cenários o _saber_ lidar com as pessoas, principalmente aquelas sem conhecimento de TI, sempre buscar conhecer mais, estar em contato com novas tecnologias e saber traduzir esta tecnologia em melhorias para o trabalho do dia a dia da Empresa.
149 - comentário - 12/03/16 - 15:55:31 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pontos principais observados numa entrevista: firmeza nas opiniões, sabendo demonstrar os pontos fortes que possui e também aqueles itens que tem a melhorar. Candidatos que falam que sabem tudo, são desacreditados porque é impossível conhecer tudo em informática. Não precisa conhecer tudo mas deve demonstrar vontade para aprender o que não sabe. Deve falar claramente os principais itens que tem experiência com objetividade e clareza. Flexibilidade para atuar em várias frentes também é um item importante. Saber trabalhar em equipe, experiências em que auxiliou outros membros da equipe. Integridade e honestidade. Itens elucidados com cases da própria vida profissional do candidato enriquecem a entrevista.
150 - comentário - 13/03/16 - 19:02:46 - Rafael Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

(Teclado sem acentos, perdoem a falta de acentos)
Tenho contratado varios profissionais de TI para os produtos e projetos que venho genreciando. Eis as principais caracteristicas que procuro nos candidatos:

- Competencia/Conhecimento tecnico: Precisa ter o conhecimento que preciso. Nao precisa ser especialista, mas precisa ter facilidade em se adaptar a novas tecnologias.
- Facilidade de genrenciamento: Nao contrato candidatos que tem dificuldade em seguir orientacoes ou tem opinioes muito fortes. Essas pessoas tornam-se problematicas e tendem a criar agendas ocultas.
- Energia positiva: Gosto de pessoas energeticas e que tenham atitude positiva. Normalmente essas pessoas contribuem muito no trabalho em equipe.
- Livre da sindrome do sabe-tudo: Durante entrevistas, eu tenho uma lista de perguntas para testar se o candidato tem facilidade de dizer _nao sei_ de maneira honesta.
151 - comentário - 15/03/16 - 08:31:59 - Sidiney Sodré - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho visto profissionais que não sabem lidar com pessoas, principalmente pessoas com cargos de confiança e isso acaba afetando muito os projetos, tanto na qualidade quanto no prazo de entrega. Há líderes que eu não gostaria de me espelhar. Honestidade é extremamente importante para qualquer nível ou profissão. Além de conhecimento técnico, é muito importante que a pessoa tenha facilidade e flexibilidade em lidar com pessoas, inclusive em ambiente de pressão. Fica aqui o meu parecer quando à questão RH, não desmerecendo de forma alguma a necessidade cada vez maior de ter pessoas tecnicamente qualificadas tanto academicamente quanto em nível de certificados e vivência técnica. Pessoas sem vícios ou com flexibilidade para se adpatar às novas tendências e tecnologias acabam se destacando.
Hospitalhd
152 - comentário - 15/03/16 - 08:40:49 - Giancarlo Quaresma da Cruz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando eu procuro um profissional para exercer alguma função dentro de um projeto, procuro sempre analisar o conhecimento técnico deste, mas acima de tudo procuro interpretar a boa vontade e facilidade de aprender, afinal na área de TI as coisas acontecem muito rápido, e se o profissional acreditar já conhecer o suficiente irá ficar para trás e assim deixar a equipe inteira _parada_ junto, com isso então a disponibilidade para troca de experiências e conhecimento com os outros membros também acaba sendo importante.
Sobre cumprimento de prazos, eu procuro estar sempre atento ao profissional que não mede esforços para entregar um projeto no prazo, assim não procuro alguém que cumpra carga horária, mas sim que cumpra suas metas, para que os outros membros possam prosseguir com as suas partes sem ter que ficar esperando um determinado material que não ficou pronto.
153 - comentário - 15/03/16 - 08:41:30 - Marcos Paulo Fortunato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia as empresas exigem tudo e mais um pouco do profissional, não digo só tecnicamente, onde você tem que ser especialista em _tudo_, digo na parte de cursos, Pós, MBA, inglês fluente.....Dá impressão que só é contratado quem é NINJA!!!!
154 - comentário - 15/03/16 - 08:47:15 - Vagner Brunetti Rasmussen - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os profissionais precisam ter competências que visem o negócio da empresa, independente de sua área de atuação. O profissional hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, capaz de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam, que são produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável. Estes são os caminhos que temos que tentar completar. Isso é o que cada um de nós terá que prover para garantir a própria empregabilidade.
155 - comentário - 15/03/16 - 09:08:02 - Humberto Iwata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para uma empresa, a busca baseia-se em três pilares:
1) Conhecimento do negócio: Tem mais chances o profissional que tem experiência no setor da empresa, seja indústria, varejo, serviços, finanças, etc. Também é importante identificar se o profissional está adequado à cultura organizacional da empresa.
2) Conhecimento técnico: Se o profissional possui o conhecimento necessário para executar as atividades para o cargo, seja através de certificações, cursos, experiência profissional, etc.
3) Atitudes comportamentais: Se o profissional sabe trabalhar em equipe, tem disposição para aprender e reciclar conhecimento, porque TI é uma área muito dinâmica. Aqui também envolve características pessoais, pois não adianta contratar alguém que não está adequado para a equipe com o qual irá trabalhar.
Em resumo é isto! Obviamente, para cada item, pode-se discutir de forma mais abrangente.
GOC
155 - Réplica - 15/03/16 - 09:22:16 - Flávio - 189.76.137****

Humberto, concordo com você, estes três pontos resumem o que sempre busco quando vou fazer uma contratação.
156 - comentário - 15/03/16 - 09:22:10 - Nickson Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando se procura um profissional de TI, as qualidades que estão sendo observada hoje pelo Gerente são os profissionais Técnicos, versáteis e responsável.
O motivo da procura é causado pela expansão que a TI tem hoje nas empresas atuando em diversas áreas.
Um profissional responsável, Versátil e técnico consegue suprir as necessidades em qualquer área sendo elas Financeiro, RH ou logístico. Porém, em uma entrevista dificilmente identificamos se o profissional é realmente responsável contudo, é muito importante ter uma ?recomendação? do emprego anterior para tal qualidade.
157 - comentário - 15/03/16 - 10:34:05 - Letícia Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pensar em características, é pensar em habilidades, comportamentos e atitudes que definem e balizam como resolvemos problemas, tomamos decisões, nos planejamos, como resolvemos conflitos e como nos relacionamentos com subordinados, lideres, fornecedores e demais colaboradores. Não basta dominar o técnico ( linguagens, soluções, aplicações e etc) e estar preparado academicamente. O Profissional precisa desenvolver capacidade de Síntese, desenvolver uma visão sistêmica,capacidade empreendedora ( fundamental para algumas áreas dentro da TI, olhar mais para as oportunidades e transforma-la em soluções), capacidade de liderança , seja desenvolvendo pessoas diretamente ou liderando projetos e atividades , apropriando-se de forma mais pro ativa de tarefas do dia a dia, desenvolver pessoas para sucessão ou prepara-las para atingirem mais resultados).Ser mais flexível e adaptativo.
157 - Réplica - 15/03/16 - 10:38:00 - Leticia Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A boa noticia é que Habilidades ( nós aperfeiçoamos), Comportamentos ( mudamos ) e atitudes ( desenvolvemos).
Hospitalhd
158 - comentário - 15/03/16 - 11:11:17 - Anderson Marques - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além do conhecimento técnico, que, deve ser um pré-requisito básico, acredito que as características mais desejadas, cada vez mais, são as comportamentais. Por exemplo:

Ótima energia: É bom trabalhar com alguém que estimula e impacta positivamente no ambiente_
Criativa: Muito útil na resolução de problemas_
Resiliência: Como a pessoa encara e suporta os problemas e dificuldades_
Atitude: Vital para ser um profissional de sucesso_
Autônomo: Que goste de tomar decisões dentro de sua área de atuação para o bem do projeto como um todo_
Client Driven: Ações direcionadas ao cliente pensando sempre no melhor para o negócio_
_Aprendedor_: Que adore aprender coisas novas - autodidata, TI muda muito e isto é uma habilidade importante_
Conheça os limites mas com vontade de superá-los: Que saiba dizer: - Não sei, nunca vi isto. De uma forma sincera, porém, aberto a aprender e se superar.
159 - comentário - 15/03/16 - 11:28:28 - Debora Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais comprometidos, com resiliência, que buscam constante aprimoramento técnico( antenados as novas tecnologias). Ultrapassem os desafios apresentados,focado no resultado.
160 - comentário - 15/03/16 - 14:31:34 - Katia Sileno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Do meu ponto de vista a Pessoa com capacidade de adaptação, grau de inteligência superior a média, comprometimento com a equipe, assíduo, engajado com o crescimento da Empresa, dinâmico e bom relacionamento geral e uma dose de humildade já que possui vários quesitos, é um forte candidato a vaga
161 - comentário - 15/03/16 - 15:05:16 - Neide - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito, que em tempos de crises as empresas procuram um profissional multidisciplinar e de fácil adaptação e que esteja em constante evolução e aprendizado.
dbassocia
162 - comentário - 15/03/16 - 15:52:21 - Evandro Peixoto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o colaborador empenhado com os objetivos da empresas, a pro atividade, a forma de agir e a honestidade são fatores cruciais. Aprendizado técnico é mais fácil de adquirir, mas a questão ética vem do ser humano.
Assumir o erro no dia a dia faz parte do aprendizado para crescer pessoal e profissionalmente.
Sabe aquele ditado _Navegar em águas calmas, qualquer um é capitão..._, neste período de crise que se pode ver quem realmente está no mesmo foco.
163 - comentário - 15/03/16 - 16:02:16 - George Boulos Jr. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvida uma das principais características para um profissional de TI é o conhecimento no segmento de negócio e o comprometimento com os resultados. A bagagem técnica decorre de treinamentos e cursos específicos. No entanto as empresas visam resultados para seus projetos e metas, contando para isso com colaboradores que tenham iniciativa e criatividade para desenvolver e inovar os negócios do seu segmento. A aferição periódica dos resultados dos projetos são fundamentais para nortear e alinhar os objetivos dos mesmos. Certamente com estes quesitos considerados, os colaboradores que consigam atender estas necessidades terão grandes chances de serem absorvidos pelos recrutadores.
164 - comentário - 15/03/16 - 16:49:46 - Helio Buchaim - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A situação atual demanda padrões elevados de competitividade, exigindo uma atitude mais dinâmica, flexível e inovadora do profissional. A importância de competências de gestão e comportamento já se equiparam aos conhecimentos técnicos, que devem ser constantemente atualizados.
É importante, ainda, o conhecimento do negócio e a boa comunicação capaz de _traduzir_ o negócio em TI e vice-versa.
Saber demonstrar e quantificar os benefícios de TI é chave para ganhar o apoio e atenção dos stakeholders.
165 - comentário - 15/03/16 - 18:54:06 - José Roberto Chaurais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissionais que tenham inúmeros cursos, não se importando se os mesmos desempenham bem as atividades inerentes a cada um deles, hoje prevalece a lei da QUANTIDADE e não da QUALIDADE (vide o número de metodologias rápidas tanto de programação, análise, bem como gerência de negócios e projetos), e isso se reflete em manutenção quase que _perpétua_ dos sistemas desenvolvidos. Resumo da ópera: um bom trabalho nunca é feito por uma única pessoa, por mais capacidade que ela posso ter, o que conta é o trabalho em EQUIPE, delegar responsabilidade é uma habilidade que só o líderes têm, simples assim.
GOC
166 - comentário - 15/03/16 - 19:34:33 - Jorge Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Normalmente as empresas buscam no profissional, uma série de características, mas certamente comprometimento, responsabilidade e envolvimento com o trabalho são de fato as caracteríscas mais relevantes. Ter grande conhecimento técnico, estar sempre aberto a novas tecnologias e técnicas de trabalho também são diferenciais requisitados.
Há de se levar em consideração certas particularidades, como as exigidas obrigatóriamente pela função e também de algumas particularidades da empresa.
De qualquer forma, não acredito que haja uma fórmula padrão e muito menos profissional que possua de fato todas as boas características esperadas pelos gestores que estão contratando, entretanto a empatia e a similaridade dos ideais de quem está procurando uma recolocação e da empresa que está contratando, talvez sejam no final o melhor fiel desta balança.
167 - comentário - 15/03/16 - 21:20:55 - Gamaliel Alexandrino S. Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que muito profissionais já descreveram estas características, mas lembro que a verdade expressa na hora da entrevista, e com possíveis testes são muito impactantes. Destaco também que os conhecimentos técnicos, certificações, habilidade em lidar com pessoas, jogo de cintura em crises, habilidade gerencial, língua estrangeira, perfil psicológico, seguimento do negócio/mercado, capacidade de adaptação a mudanças e atendimento as normas da organização, são características predominante. O conjunto bem equilibrado no profissional, certamente fará a diferença. Eu estou fora do mercado como gerente de TI /CLT desde 05/2014. Atualmente trabalho como PJ em gestão de projetos e ou consultor especialista em processos, etc. Não me incomodo, o que importa é estar trabalhando, e pronto para uma oportunidade CLT.
169 - comentário - 20/03/16 - 09:51:56 - Flavio Santos Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em minha opinião as empresas buscam qualificações técnicas, certificações técnicas e gerenciais. Com a baixa demanda de empregos e alta oferta de profissionais as empresas tendem a requisitar mais certificações e qualificações para conseguir eliminar mais candidatos no processo de seleção. As técnicas automáticas de selecionamento, fazem com que as empresas filtrem curriculos por requerimentos técnicos existentes no documento. A partir desse filtro técnico entra a análise das experiências profissionais. O processo não parece justo, mas é o que permite que profissionais de recursos humanos, tratem o alto volume de curriculos nos dias atuais. Portanto, os profissionais de TI devem cada vez mais buscar qualificações Certificações Microsoft, Segurança, Banco de Dados, Linux, etc. E aqueles que se voltaram para carreiras mais gerenciais, PMP, ITIL, Cobit, Scrum, etc
Bons estudos.....
170 - comentário - 21/03/16 - 09:47:30 - André Mori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, resiliência, pessoas que buscam constantemente a evolução profissional e pessoal e principalmente que tenha moral e ética.
apipesq
171 - comentário - 21/03/16 - 09:52:20 - Marcello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características que as empresas mais procuram são um profissional que diz que faz tudo aquilo que elas querem e buscam, pelo menor salário que elas oferecem. Vide exemplos quando o cargo é para um Junior, pois junior é o salário que oferecem e nunca as exigências solicitadas.
173 - comentário - 21/03/16 - 09:56:44 - Rogério - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvida nenhuma: pro atividade, trabalho em equipe, responsável e comprometido.
174 - comentário - 21/03/16 - 10:01:07 - Adilson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas esperam um profissional que saiba se relacionar com personalidades bem diferentes, com culturas diferentes. Se comunicar bem no idioma nativo e estrangeiro demandado pela empresa. Espera-se certificações correntes. Conhecimento e domínio da área.
175 - comentário - 21/03/16 - 10:04:29 - Artur de Queiroz Serpa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente, com o mercado em forte contração, as empresas precisam ter em seus quadros profissionais versáteis, e que sejam capazes de assumir mais funções além daquelas que seu cargo exige. Profissionais engajados e motivados, e que consigam engajar e motivar suas equipes são fundamentais. Com um cenário de mitigação de custos, a área de TI é atingida em cheio em todas as empresas. A empresa que consegue encontrar e reter em seus quadros profissionais que conseguem atender a mais tarefas do que aquelas que são pertinentes a seu cargo, terá sucesso em identificar e formar seus líderes, que terão uma visão mais integrada e abrangente da empresa. Versatilidade e resiliência são as melhores características para o profissional moderno, ainda mais em tempos de crise.
Pecados
176 - comentário - 21/03/16 - 10:09:38 - Arthur Duarte - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características mais desejadas são:
- Vontade de vencer, se superar.
- Não reclamar.
- Fazer as tarefas com maestria.
- Não ficar com _besteiras_ como _Ai, não sei_, _Poxa, isso é muito difícil_,
- Dar desculpas (isso irrita qualquer diretor/ceo/gerente).
- Vestir a camisa e fazer o seu melhor.
- Levantar algum membro da equipe caído.
- Trazer novidades e formas da empresa prosperar.
- Quando receber mais trabalho do que os outros, ver que é um privilégio.

Em resumo, mais da metade de todos os trabalhadores não são, infelizmente.
176 - Réplica - 21/03/16 - 10:10:14 - Arthur Duarte - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mudar
- Dar desculpas (isso irrita qualquer diretor/ceo/gerente).

Por

- NÃO DAR DESCULPAS!
177 - comentário - 21/03/16 - 10:13:59 - Airton Lira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Experiência comprovada na regra do negocio da empresa.
- Pretensão salarial igual ou superior a media do mercado.
- Bons relacionamento com fornecedores de TI.
- Trabalho em Equipe.
- Relacionar se bem em todos níveis.
178 - comentário - 21/03/16 - 10:20:29 - Adriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Alguns detalhes relevantes na minha avaliação de currículos:
1) Rotatividade do profissional. Evito profissionais com grande rotatividade, principalmente no que tange a saídas por ofertas salarial.
2) Procuro profissionais com focos específicos em tecnologias ou funções. Evito profissionais que no currículo colocam que são especialistas em _tudo_.
3) Profissionais que encaram novos desafios.
4) Comprometimento com suas funções, com projetos, com as atividades a serem desempenhadas.
Pecados
179 - comentário - 21/03/16 - 10:20:38 - Victor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não acredito que exista um padrão especifico, varia muito de acordo com a cultura organizacional, tipo de empresa, tipo de projetos executados, entre outros fatores que sofrem variações. Porém, alguns pontos acredito que sejam comum, como:
- Capacidade inovação
- Experiencia
- Salario (infelizmente estão começando a forçar salários menores)
- Disposição (horários, viagens, entre outros)
- Capacitação adicional (certificação, idiomas, etc)
- Trabalho em grupo
- Objetividade
180 - comentário - 21/03/16 - 10:26:41 - Tales Caviquioli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Basicamente:

Experiência_
Capacidade de lidar com problemas inéditos_
Capacidade de comunicação com todas as áreas, é importante o profissional de TI saber compreender seus clientes e também se fazer compreender_
Inglês nem é considerado diferencial, é obrigatório_
Costumo dizer que ter _Acabativa_ é muitas vezes melhor do que ter iniciativa, muito profissionais simplesmente não terminam seus projetos_
Seguindo essa ideia é importante ter um leque abrangente de projetos realizados_
Capacidade de rápida adaptação, as empresas precisam de resultados e estamos aqui para isso.

Atte.,

Tales Caviquioli
181 - comentário - 21/03/16 - 11:16:52 - Renato Dota - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pode variar muito entre as empresas, mas alguns pontos que são mais desejados por elas são:
- Demonstrar conhecimento.
- Ter o domínio sobre o negócio da empresa como um todo.
- Alta capacidade de comunicação (saber lidar com quem não possui linguagem técnica).
- Visão empreendedora e inovadora.
- Interesse intenso pelo aprendizado.
- Iniciativa.
- Integridade (tenha claros os seus valores e o que é certo e errado para você).
- Resiliência (assumir erros, apreender com eles e seguir em frente).
- Ser apto a mudanças.
- Divirta-se com o que você faz.
Estas são algumas das competência que as empresas mais procuram, porém muitas delas não são identificadas na entrevista, mas fará muita diferença no dia-a-dia para o crescimento profissional.

Obrigado.
Renato Dota.
182 - comentário - 21/03/16 - 11:19:31 - Sérgio Ricardo Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Varia de empresa para empresa, mais mantem como característica:
- O conhecimento técnico necessário para a empresa ( conhecimento em sistemas, banco de dados, linguagens de programação, sistema operacional e o negócio da empresa),
- formação acadêmica,
- experiência na área.
- Lingua estrangeira para empresas que mantem contato com exterior.
API
183 - comentário - 21/03/16 - 11:33:02 - Ivaldo Delgado R. De Luna - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

* Conhecimento técnico
* Organização
* Disciplina
* Resiliência
* Capacidade de trabalhar sob pressão
* Pró atividade e liderança
* Capacidade de estar sempre aprendendo e se atualizando
* Resolutilidade e assertividade (Capacidade de resolver problemas de forma eficaz e eficiente)
* Boa comunicação
* Bom relacionamento interpessoal
184 - comentário - 21/03/16 - 12:12:02 - Rosemeire - 177.86.107****

Conhecimento tecnico, pró atividade, multitarefas
185 - comentário - 21/03/16 - 12:28:27 - Elaine Cristina Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu ponto de vista, além da qualificação técnica exigida para a vaga, eles buscam pessoas que consigam interagir em equipe, pois hoje em dia, o que vale mais é a velocidade que se resolve um problema e isso geralmente não depende somente de conhecimentos técnicos e sim de saber ouvir os demais membros da equipe de forma que possam tomar a decisão mais rápida e assertiva na resolução.
186 - comentário - 21/03/16 - 12:31:32 - Odair Arouca - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pontualidade na entrega de trabalhos
Facilidade de adaptação a mudanças
Excelente relação interpessoal
Qualidade técnica Sênior ( experiência com desenvolvimento, análise, banco de dados, projetos, treinamento )
No mínimo o nível intermediário inglês
Pró Ativo
Formação acadêmica
Ótima comunicação verbal
Autodidata.
Positividade diante dos diversos desafios de qualquer projeto
Envolvimento extra horário comercial com a empresa/projetos
Interesse em pesquisa de mercado para buscar novas tecnologias, conceitos e técnicas.
Conhecimento de escrita formal.
Tranquilidade na gestão de conflitos
Confiança na gestão de riscos
Polidez no tratamento com níveis hierárquicos superiores.
Forte potencial para o aprendizado de novos conceitos e técnicas.
Disciplina
Estabilidade emocional
Interesse em crescimento de carreira em Y
Ousado
Baixo custo para empresa
GOC
187 - comentário - 21/03/16 - 14:06:27 - Otavio Biondo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Experiencia Profissional
Saber lidar com pressões
Disponibilidade de horario
Certificados
Comprometimento
188 - comentário - 21/03/16 - 14:15:17 - Bárbara Pereira Clal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que na parte técnica o inglês está sendo bem requisitado, juntamente com o conhecimento de outras áreas além de sua especialidade e como elas se conectam, certificações e ter um plano de desenvolvimento profissional. Mas sinto que atualmente o que acaba tendo muita importância no processo são as características pessoais como caráter, adaptabilidade, disposição, vontade de crescer, respeito a hierarquia, saber trabalhar sob pressão e saber se posicionar corretamente.
189 - comentário - 21/03/16 - 14:54:57 - Sérgio Galvão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Naturalmente além de bagagem técnica relevante ao nicho e ou segmento da empresa, busca-se profissionais com diferentes especializações, tanto na área técnica quanto na área de negócios. Experiência internacional é algo que certamente potencializa um currículo.
Além dos aspectos acima descritos, creio ainda que as empresas buscam profissionais com capacidade analítica, perfil executor, de fácil relacionamento e capaz de cumprir metas estabelecidas.
190 - comentário - 21/03/16 - 21:17:13 - Fernando Pereira de Abreu. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com os comentarios dos colegas mesmo porque cada um externa seu ponto de vista a partir das suas experiencias , estudo e universo de trabalho, se posso acrescentar algo relativo ao meu dia a dia, diria que, quando se implanta e gerencia redes corporativas que envolvem por exemplo 90 sites com cerca de 160 links uma competencia que julgo ser fundamental e a politica pois fatalmente iremos lidar com os egos das hierarquias superiores.
Hospitalhd
191 - comentário - 22/03/16 - 00:21:13 - Enderson Geraldine Torrano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Características mais desejadas, pensando em um sentido amplo, são: conhecimento, dedicação e bom relacionamento.
Para entrevistas com foco em _Análise de Sistemas e Desenvolvimento_, as empresas buscam candidatos com conhecimento avançados, experiência, inglês fluente, comprometimento, auto-gerenciamento e certificações são diferenciais. Por fim, conhecer e trabalhar em todas as camadas do projeto (stack full) é sinal de excelência.
192 - comentário - 22/03/16 - 09:01:01 - Ronan Barruffini Cunali - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A Tecnologia da Informação é tão ampla quanto o significado de ?tecnologia? e ?informação? ? isoladamente.
Então... tentando aplicar esta amplitude à resposta, creio deva buscar um profissional:
1. Comprometido_
2. Com conhecimento técnico do nicho em questão_ e,
3. Com relacionamento profissional no nicho em questão.
193 - comentário - 22/03/16 - 09:50:04 - Adriano Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Prezados, agradeço a APINFO pelo convite e deixo aqui minhas sugestões acerca do que penso um bom perfil de profissional para trabalhar comigo na área de TI:
1 - Desejo de aprender sempre e humildade para compartilhar o que sabe
2 - Destemido com o novo e inquieto com o que desconhece
3 - Corajoso a ponto de entrar num projeto que conheça pouco, mas que dará o seu máximo para entregar o que se espera
4 - Que fale pelo menos um idioma e que já esteja de olho em outro
5 - Que respeite normas, regras e procedimentos, mas que isso não o impeça de fazer o seu trabalho.
194 - comentário - 22/03/16 - 09:58:06 - Wagner Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características são relativas quando falamos de perfil pessoal, porém quando falamos de perfil técnico, o nicho acaba sendo maior.
Exemplos:
Empresas que atuam em segmentos financeiros, indústria e áreas semelhantes.
Buscam um profissional mais formal, com formação concluída, habituado a um ambiente mais tranquilo e silencioso.
Que tenha certa estabilidade nos empregos anteriores, que goste de trabalhar em horários fixos.
Empresas que atuam nos segmentos de Portais de internet, Mídia online e e-commerce.
Buscam profissionais mais descolados, muitas vezes não exigem ensino superior. Mas cobram que existam no currículo cursos e certificaçoes Web, participações e fóruns, feiras e eventos ligados a tecnologias, portfolios de trabalhos.
Que não tenham problema em atuar em horários flexíveis, geralmente trabalha em projetos pontuais, então estabilidade não é algo normal nesse perfil.
dbassocia
195 - comentário - 22/03/16 - 10:05:01 - Cruz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bem, acredito que em primeiro lugar as empresas atualmente procuram alguém que consiga se relacionar bem com pessoas, o conhecimento e experiência vem como segunda opção, pois um pessoa bem integrada e estimulada pela própria equipe, pode sim melhorar e se nivelar com o restante das pessoas.

Colocaria a pró-atividade em terceiro lugar, pois apesar de compreender que pessoas são diferentes, um pessoa pró-ativa pode sim colaborar para aquecer o ritmo de trabalho da equipe.

Em sequencia seria:

1 - Bom relacionamento_
2 - Conhecimento e Experiência_
3 - Pró-Atividade_
196 - comentário - 22/03/16 - 10:07:33 - Leocacio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entendo que as características principais que se destacam é ter resiliência, comprometimento com suas entregas dentro do prazo, claramente ter um ótimo relacionamento interpessoal e dinâmico, pois estamos vivendo tempos de rápidas mudanças.
197 - comentário - 22/03/16 - 10:09:25 - Eduardo Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características são:
- Experiência profissional_
- Conhecimento em Línguas estrangeiras (de preferência mais de uma)_
- Formação acadêmica_

Quanto a pontualidade e compromissos são aspectos que TODOS os profissionais, independente da área, deverá ter. Isso é premissa de um bom profissional.
198 - comentário - 22/03/16 - 10:09:57 - Rogério Mavalli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia e obrigado pelo convite.

resumo abaixo o que vejo necessário em um bom candidato a trabalhar comigo:

Flexível e adaptável a mudanças
Que saiba muito bem trabalhar em equipe
Que assuma as responsabilidades e conclua todos os compromissos assumidos, tanto com a corporação quanto com a equipe
Que tenha ótima relação interpessoal
Pró Ativo
Ótima comunicação verbal
Fazer das mudanças oportunidades
Saber atuar na gestão de conflitos
Saber atuar com todos os níveis hierárquicos, superiores ou não.
Replicador de conhecimento
Formador e que seja exemplo aos mais _novos_
GOC
199 - comentário - 22/03/16 - 10:32:38 - Alexander Marra Moncks - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Dedicação.
Você pode contratar o melhor profissional, mas se lhe falta dedicação, entusiasmo, nada adianta. E isso parte muito do gestor, já vi casos de profissionais com menos qualificação serem o que mais se destaca, justamente pela sua dedicação. O reconhecimento do profissional traz, com toda a certeza, uma maior dedicação.
Pela parte do gestor, perceber se o profissional tem talento para o proposto, pois já vi casos de profissionais excelentes que não conseguem evoluir porque estão em posições que não amam de fato.
Outro fator importante e essencial é a Lógica. Independente do conhecimento em linguagem de programação, o raciocínio lógico aritmético é primordial para um bom programador, a partir disso, todo o resto é apenas sintaxe e macetes de cada uma das IDE_s de desenvolvimento. Isso e 10.000 horas de aplicação para se tornar especialista em qualquer área _)
200 - comentário - 22/03/16 - 10:44:52 - Leonardo Costa Velho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Capacitação (Certificação)
Facilidade de acesso
Boa comunicação
Foco
Determinação
201 - comentário - 22/03/16 - 10:54:19 - Genildo da Silva Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Obrigado pelo convite

as empresas que contratam pessoal de ti, precisa estar mais ligada e saber diferenciar bons profissionais de maus profissionais, fiquei um tempo procurando recolocação, tenho onze certificações, estudo bastante e e estou bem atualizado nas melhores praticas de gestão e técnica.

esbarrei muito na parte salarial._não posso entregar uma Ferrari e cobrar um fusca_.

eu acho que as empresas buscam pessoas bem capacitadas e com experiencia
que saibam treinar, avaliar e melhorar os ambientes, que saiba cobrar investimentos, fazer os apontamentos de melhorias, pessoas desinibidas, que entendam a necessidade do negocio
202 - comentário - 22/03/16 - 11:13:13 - Fernando Braidotti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a maioria das empresas buscam o ótimo com baixo custo.
Trabalho a 30 anos com tecnologia, já ocupei cargos de gestão e infelizmente hoje vejo que experiência pouco vale.
O momento econômico e político não é muito favorável. Empresas de todos os níveis demitindo, cortando custos a qualquer custo e falar o que as empresas buscam em um profissional de TI hoje em dia é complicado, pois alguns valores foram deixados de lado.Conheço ótimos profissionais, com ótimas carreiras, desempregados a bastante tempo.
Bom, essa é a minha opinião.
apipesq
203 - comentário - 22/03/16 - 11:20:06 - Rodrigo Fazolo Amado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Todas as empresas, dificilmente alguma foge da regra onde todos os funcionarios deverão ser 110% exigidos. Mesmo em departamentos publicos, pois esse deveria ser o trabalhador. Aquele que olha além do seu umbigo.
Porém, todos querem aquele emprego comodo, que faz o básico e ganha-se bem!

A pergunta te torna um proprietário de empresa em um certo ponto para responder, onde a empresa procura sempre um profissional CERTIFICADO, com CURSO SUPERIOR e muita experiencia. Este profissional é excelente, principalmente para fazer aquela função específica, normalmente o que acontece na área de TI, Banco de Dados, Administrador de Redes, Analista de Suporte.

Como funcionário da empresa, ou candidato, já pensaria de forma diferente, onde além de todas as qualificações do curriculum, acredito que o profissional PRECISA ser perspicaz, ou seja, fazer aquilo que ninguém pensou antes.

Obrigado!
204 - comentário - 22/03/16 - 11:58:51 - Edemilson Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fico grato pelo convite.
Boa parte das empresas entregam as suas vagas para departamento de recursos humanos que preenche as vagas, buscando o perfil. Porém, em TI não temos apenas o perfil temos o conhecimento e a capacidade técnica. A valorização do profissional de TI é constante por isso acredito que contratar um profissional de TI requer mais que preencher uma vaga é mensurar se aquele profissional será capaz de contribuir no crescimento daquela empresa. O anseio é contratar mais por menos, mas ai temos uma outro agravante, a qualidade do serviço entregue. A capacidade de entrega de um profissional com experiência e conhecimento é maior de uma pessoa com pouca vivência no assunto. O que afeta o mercado é que alguns processos seletivos ignoram esse fato e contratam um colaborador com pouco conhecimento e cobram dele uma alta entrega.
Abs e boa semana
205 - comentário - 22/03/16 - 13:20:34 - Julio Didier - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde a todos.
Acho um erro muito comum entre os profissionais resumir uma das seguintes áreas somente com TI: programação, manutenção em micros, web, rede, BD... É extremamente lembrar que a computação que é a base de toda tecnologia, engloba alem dessas, um universo enorme de setores.
O profissional de TI deve entender como funciona todas as demais áreas. Como ele pretende informatizar o processo, como fazê-lo sem saber como funciona o processo?
Enxergar o mundo de processos, parametrizá-los (com modelos matemáticos preferencialmente) e implementá-los é o grande desafio de um profissional de TI!
206 - comentário - 22/03/16 - 16:40:04 - Roberto de S. Góes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Obrigado pelo convite e espero contribuir.

Como foi dito abaixo, é muito complicado generalizar o _profissional de TI_. Existem inúmeras funções com perfis bastante diferente e com critérios diferentes.
Mas sendo generalista, um profissional de gestão de TI, é esperado do profissional larga experiência de administração, gestão de recursos, postura e visão estratégica. Já sendo um profissional técnico, certificações, multidisciplinaridade, pró atividade e bom relacionamento interpessoal. Independente da linha que o profissional segue, o ingles é mandatório tendo em vista que o português é bastante escasso neste area. O que está em baixa, a postura de _ser supremo_ e a falta de relacionamento com a area de negocio.
dbassocia
207 - comentário - 22/03/16 - 16:53:46 - Rafael Ferro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia as características variam em muito de acordo com o setor e a empresa, dependendo da vaga pode ser solicitado_ liderança, cordialidade, proatividade, pontualidade, inovador entre outras características.
208 - comentário - 22/03/16 - 17:42:12 - Elton Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissional com atuação em âmbito generalista, que não tenha problemas em manter-se atualizado visto que a TI suporta absolutamente todos os pilares de empresas e organizações.
Pontos que contam muito são: Pró-atividade empatia, comprometimento para com a causa e por último, o conhecimento específico/técnico..

Entretanto, atualmente algumas as empresas procuram um Profissional extremamente competente e qualificado para pagar um salário de estagiário. Muitos profissionais desempregados na área infelizmente.
RH das empresas perde o foco das vagas pois não têm conhecimento algum na área de TI, e no ato da divulgação da vaga adicionam como conhecimentos obrigatórios vários pontos totalmente irrelevantes para a posição que querem preencher, para assim receberem menos CV´s e ficar mais fácil de gerenciar a tarefa. Algo como:Gerente de TI precisa ter certificação CCIE e por aí vai.
209 - comentário - 22/03/16 - 21:53:19 - Neubio Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente agradeço pelo convite. Em relação a pergunta as características mais desejadas variam de acordo com a vaga que está sendo ofertada, mas independente da oportunidade em que conduzo entrevistas (seja para Analista de Sistemas, Analistas de Qualidade, Arquiteto, entre outros) busco sempre profissionais pró-ativos, que saibam trabalhar e principalmente comunicar com a equipe.
210 - comentário - 22/03/16 - 21:54:16 - Profissional TI - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Contratar um colaborador de TI não é fácil, pois desde os cargos mais baixos, exige-se muito conhecimento e qualidades específicas dos candidatos. Exigem muito conhecimento, estudo e experiência para um cargo simples e muito mais estudo, conhecimento, experiência, qualidades e comprovações de valores para cargos de coordenação e gerência oferecendo salários abaixo do comum. Tudo isso, mais as exigências das empresas devido as suas particularidades, dificultam a inclusão dos profissionais no mercado.
Hospitalhd
211 - comentário - 22/03/16 - 22:43:40 - Carlos Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ultimamente temos visto que ser graduado e ter experiência, não são mais itens básicos para se conseguir uma recolocação. Resiliência, tolerância à situações adversas e principalmente perfil _hands on_, são até mais decisivos do que a própria formação. Talvez pelo momento em que o país esteja passando ou mesmo pelo fato das empresas quererem o _mais por menos_, o mercado está ficando saturado de ótimos profissionais, mas que não encontram uma recolocação ao mesmo nível de suas experiências e formações profissionais e acadêmicas.

Acredito então que ser resiliente, ter tolerância a situações de pressão, stress, jornadas longas de trabalho, formação acadêmica excepcional e aceitar remuneração mais baixa, são as principais características. Aliás, essas não seriam iguais ou comparadas a ser _o dono do negócio_ ?
213 - comentário - 23/03/16 - 08:03:21 - Ailton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que empresas procuram profissionais que além de seus conhecimento específicos para que são contratados, tenham também a capacidade de se a adaptar em diversos ambientes de trabalho, pois trabalhamos em um cenário principalmente no Brasil muito turbulento onde a rotatividade de profissionais é muito grande e temos que lidar com pessoas e seus comportamentos. Portanto saber conhecer o ambiente e se adaptar seja habilidade mais relevante neste momento, ainda assim ser proativo e comprometido com as atividades e missão da empresa também tem sua importância.
214 - comentário - 23/03/16 - 10:01:39 - Lucas Badinhan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que as empresas estão procurando cada vez mais um profissional de TI multidisciplinar. Uma pessoa que tenha bons conhecimentos em tecnologia, mas também um senso crítico mais abrangente com relação ao ambiente em que atua. Aprender sobre o negócio torna-se um diferencial para aqueles que querem almejar algo mais na instituição. Pensar além da TI, torna o profissional mais criativo e capaz de fazer com que a tecnologia realmente sirva para o seu fim, criar valor ao negócio.
215 - comentário - 23/03/16 - 10:07:06 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que, muito mais que competências técnicas, todo o profissional de TI, assim como qualquer outro, deve considerar aspectos comportamentais como chave para o desenvolvimento. Ética, senso de urgência e comprometimento são aspectos que devem ser levados em conta para construir uma imagem de credibilidade. Coerência entre a prática e discurso também é fundamental. Na minha opinião, essas são características desejadas e procuradas pelas empresas nos profissionais.
GOC
216 - comentário - 23/03/16 - 10:15:55 - Sandro Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como gerente de projetos, geralmente sou eu que acabo fazendo as entrevistas com os candidatos para as vagas de TI da empresa e, geralmente, os aprovados vão trabalhar comigo. Com as diversas entrevistas e contratações eu vejo que o importante é o candidato ser sincero. Não adianta dizer que é pleno, se na realidade ele é júnior, e se é sênior, sendo que ele é pleno. Isto cai logo no primeiro mês e já é percebido e o risco do contratado ser demitido é alto.
217 - comentário - 23/03/16 - 10:16:53 - Vanderlei Ienne - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia as empresas procuram Profissionais de Tecnologia que tenham conhecimentos específicos, mas também, tenham experiencia ou vontade de se completar em outros atributos, se você é um Desenvolvedor por exemplo, é necessário que você conheça alguns itens de infraestrutura, pois normalmente, este desenvolvimento irá se interagir diretamente com servidores, maquinas e softwares distintos.
218 - comentário - 23/03/16 - 10:22:12 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao meu ver as empresas buscam as seguintes características: Capacidade de absorver diversas funções, mesmo que isso gere um acumulo de funções e saiam do escopo da função inicialmente contratada.Disponibilidade, Senso de Dono e Empreendedor. Além de diversas habilidades técnicas de segmentos diferentes, não definindo um escopo coerente para a função procurada.
219 - comentário - 23/03/16 - 10:29:15 - Vera Lucia Maria Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A paixão, o entusiasmo por aprender novas tecnologias são fatores de destaque ao selecionar um profissional de TI.
A retenção do conhecimento não deve ser tomada apenas para si, este profissional deverá ser multiplicador do conhecimento, treinando e desenvolvendo muitos outros profissionais com desprendimento e paciência.
Hospitalhd
220 - comentário - 23/03/16 - 10:31:26 - Reginaldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente são os certificados. A experiência, capacidade de resolver problemas e conseguir ser multitarefas, são desprezadas, pelos que se dizem gestores. É uma cópia das características europeias imposta no modelo brasileiro, que era um dos melhores do mundo pela versatilidade. Quantos planos econômicos, soluções e novos produtos ( ex.: poupança dia a dia, talker, etc ) éramos capazes de produzir ? Geram mais empregos, porém pobres de experiência.
221 - comentário - 23/03/16 - 10:38:58 - Ronaldo Luis Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O que as empresas querem quando contratam um profissional de TI ?

1 - Que o profissional de TI crie/gerencie/implante soluções de eficiência para a empresa.
2 - Que o profissional de TI conheça sobre o negócio da empresa.
3 - Ser político é fundamental, mantenha o acesso a internet liberado e no máximo.
4 - Todo mundo espera que o cara de TI seja mais inteligente, seja !
222 - comentário - 23/03/16 - 10:43:24 - Barros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Isso varia de acordo com o perfil buscado.
Em formas gerais, a empresa deve buscar pessoas com personalidade própria e que tenha o conhecimento necessário para exercer a função. Certificações são bem vistas, apesar de não comprovarem conhecimento. Pensamentos inovadores e fora do contexto antigo de gestão, devem ser considerados.
223 - comentário - 23/03/16 - 10:52:22 - Angelo Maurin Cortes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1- Entenda Negocio da Empresa
2- Capacidade para implementar soluções.
3- Faça gestão com foco nas entregas.
4 -Estude não fique no marasmo, faça certificações, pós graduação, MBA, mestrados
5- Não seja arrogante por que você entende de TI (ou acha que entende) seja humilde, aprenda e seja político (lidar com diferenças com educação e paciência)
6- Apresente soluções e não mais problemas aos problemas
dbassocia
224 - comentário - 23/03/16 - 10:54:04 - Norton Chagas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha percepção é de que, no que se refere às grandes empresas, elas um pouco o foco sobre o que realmente importa, tem dados mais relevância a:
- idade
- formação em escolas de primeira linha
- experiência internacional
- possibilidade de encarreiramento do candidato
Todos os esses pontos são relevantes, mas tem que ser relativizados, não se leva em consideração a capacidade de entrega, de visualização do todo, conhecimento geral, capacidade de adaptação à cultura da empresa, potencial de trazer novas práticas. Procurasse pessoas com experiência internacional em empresas pouco ou nenhuma expressão externa, idade como sinônimo de energia e abertura ao novo (bastante discutível considerando o perfil atual dos jovens, muito pouco contestadores), possibilidade de encarreiramento quando sabidamente não há espaço na hierarquia e a frustração será uma questão de tempo.
225 - comentário - 23/03/16 - 10:55:24 - Jorge Freitas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional de TI tem que ter no seu curriculo um bom conhecimento tecnico, vontade de aprender, proatividade e o ingles, estas capacidades levam este profissional a qualquer lugar e não menos importante mas que completa o perfil é a sinceridade e o comprometimento com a empresa e suas tarefas, o profissional de TI é um dos mais solicitados em todas as areas de negocio e a sua versatilidade em se adaptar a diferentes culturas e ambientes podem transformar um simples tecnico de informatica e um profissional de alto valor para a organização.
226 - comentário - 23/03/16 - 10:55:59 - Wilson Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião é muito relativo ao perfil procurado, porem acredito que a principal característica hoje procurada seja o comprometimento, conhecimento e uma pessoa multi tarefa.
227 - comentário - 23/03/16 - 10:58:16 - N Chagas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha percepção é de que, no que se refere às grandes empresas, elas um pouco o foco sobre o que realmente importa, tem dados mais relevância a:
- idade
- formação em escolas de primeira linha
- experiência internacional
- possibilidade de encarreiramento do candidato
Todos os esses pontos são relevantes, mas tem que ser relativizados, não se leva em consideração a capacidade de entrega, de visualização do todo, conhecimento geral, capacidade de adaptação à cultura da empresa, potencial de trazer novas práticas. Procurasse pessoas com experiência internacional em empresas pouco ou nenhuma expressão externa, idade como sinônimo de energia e abertura ao novo (bastante discutível considerando o perfil atual dos jovens, muito pouco contestadores), possibilidade de encarreiramento quando sabidamente não há espaço na hierarquia e a frustração será uma questão de tempo.
GOC
228 - comentário - 23/03/16 - 11:01:18 - Otthon Coelho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na hora da análise para contratação, os gestores geralmente precisam de pessoas que _façam acontecer_, pessoas que resolvam os problemas.

Além das premissas (se por exemplo a empresa for multinacional e houver necessidade de inglês, etc..), algumas das características abaixo são muito importantes:

- Pró atividade
- Capacidade de absorver conhecimento rapidamente
- Experiência anterior compatível com a função ou que possa ser utilizada favoravelmente
- Comunicação e boa escrita (erros de português são imperdoáveis)
- Ensino superior também ajuda muito
229 - comentário - 23/03/16 - 11:15:20 - Fabricio Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Empresas de TI são, em sua grande maioria, regidas por amantes de tecnologia que se vislumbram com conhecimento tecnológico. Poucas empresas têm tempo para ensinar e exigem um profissional que tenha não apenas vontade, mas também experiência e conhecimentos na área desejada.
Em um paralelo, outras empresas são guiadas por empreendedores que por sua vez iniciaram ou não na área de tecnologia, mas o raciocínio é diferente, estes demandam outras características dos profissionais entrevistados. Estes recrutam profissionais que farão diferença a médio e longo prazo, farão diferença no planejamento e trarão resultados mais sólidos. Estas empresas buscam por atitude, perseverança, resiliência e, sobretudo uma visão mais ampla dos negócios da empresa. Para os profissionais em busca de oportunidade uma vez empregados, invistam em seu autogerenciamento, busque soluções e gere novas demandas.
230 - comentário - 23/03/16 - 11:22:36 - Jarbas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Caracteristica mais desejadas:
Proativo_
Profissional de excelente relacionamento em qualquer nível da empresa_
Experiência na função que atuará_
Comunicação escrita e oral_
Tudo acompanhado de uma boa formação.
231 - comentário - 23/03/16 - 11:32:03 - Fabio Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os profissionais precisam ter competências que sejam canalizadas para a geração de negócios para a empresa. São pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto. O profissional hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, capaz de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam, que são produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável, recorrente, com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente.
apipesq
232 - comentário - 23/03/16 - 11:33:17 - Marcelo Teixeira de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além das competências comuns e particulares de cada negócio, o comportamento também é importante. Dividir o dia a dia com outros profissionais requer um exercício particular e arestas que vão surgindo dificultam a convivência pessoal e principalmente a profissional.
233 - comentário - 23/03/16 - 11:56:40 - Alexandre Morais DAgostino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cada vez mais a área de tecnologia de informação tem sido considerada como uma área importante para o business, uma vez que agrega cada vez mais para o próprio desenvolvimento.
Características como agregador e integrador tem sido as mais desejadas e discutidas no mundo corporativo, uma vez que seus valores são mais ressaltados no âmbito corporativo, pois são mais envolvidos com definições de negócio e tomadas de decisão, fundamentando as metas e objetivos corporativos.
234 - comentário - 23/03/16 - 15:11:10 - Licius - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de tecnologia da informação ( como todos os demais mercados ) está sofrendo muito com a atual situação política e financeira que estamos submetidos nos dias de hoje.

A grande característica que vejo nos anúncios e contatos oriundos das grandes empresas é o mesmo : a empresa quer contratar um SUPER HOMEM, entretanto, quer pagar o salário do ROBIN.

Por sua vez, inúmeros profissionais estão aceitando péssimas condições de trabalho ( profissional e financeira ), apenas com o intuito de continuar recebendo alguma remuneração enquanto fazem a _ponte_ e continuam procurando por algo _melhor_.

Esta situação não é boa para quem aceita ( pois o foco continua a ser a recolocação ) e não é boa para o contratante ( que dentro de algum tempo terá de contratar novamente ) .

Grande abraço a todos,

Licius
235 - comentário - 23/03/16 - 15:40:08 - Ettore - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo que na verdade hoje ocorre o que sempre ocorreu no mercado de TI, o cenário atual apenas intensifica a ocorrência e frequência disso:
Empresas exigem experiências, cursos e certificações do futuro recurso e não desejam pagar a altura.
Mas não é somente salario que atrai ou mantem profissionais de TI ou qualquer outra área em seu novo emprego ou ambiente, ao menos em minha opinião...
Exigências também são colocadas quanto características especificas do profissional, mas muitas vezes o ambiente não é adequado e condizente com o exigido gerando em muitos casos que presenciei e alguns que passei, a desmotivação ao invés do engajamento e sede de ser desafiado.
Pecados
236 - comentário - 23/03/16 - 15:55:51 - Diogenes Campos Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tomar decisões
O mercado de trabalho se modifica muito rápido e de forma complexa. Portanto, é preciso precisam saber usar as informações como ferramentas fundamentais para tomar decisões. Dica: O segredo não está apenas em fazer o trabalho diário que é pedido, mas também investigar exemplos e dados que possam ajudar a dar propostas interessantes para a companhia.

Diferenciação
Para se distinguir dos outros profissionais é necessário agregar valor para o serviço ou trabalho que oferece. Dica: Pegue um ponto de referência para medir o que tem sido feito por você e pelo resto da equipe. Isso não significa que é preciso traçar metas com base no que os outros fazem, mas sim usar isso como um _termômetro_ para avaliar quais são seus pontos fortes e fracos. A partir do momento que essa métrica é feita é possível oferecer um detalhe adicional as suas atividades normais.
237 - comentário - 23/03/16 - 16:02:50 - Gilberto Borsatto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dias as companhias já não estão mais investindo em formas bons profissionais para ter em seus quadros de colaboradores, ela já procuram no mercado profissionais com experiência, mas os baixos salários oferecidos desanimam a troca por uma nova empresa.
Com as crises política e econômica instaladas no país, também temos poucas vagas muitas exigências por parte das companhias em busca de profissionais. Logicamente que um profissional bem qualificado deveria ser remunerado a altura, e é exatamente o que não acontece.
Hoje as companhias procuram digamos, profissionais multi-tarefas, que possam e consigam realizar trabalhos operacionais e trabalhos de gestão simultaneamente oferecendo baixos salários.
Se o profissional fosse reconhecido por todo esforço e dedicação que se empreende dentro da empresa e um salário justo, acho que todos os profissionais aceitariam ser multi-tarefas.
238 - comentário - 23/03/16 - 16:18:30 - Carlos Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

De forma bem generalista e concordando com várias das opiniões já descritas abaixo, com a crise seja política e/ou econômica instaurada no país, as empresas necessitaram reduzir o quadro de funcionários.Com este cenário instalado houve uma mudança no comportamento de contratações a demanda é maior, porém as exigências também evoluíram e desta forma o profissional tende além de ser um bom técnico em sua formação, possuir conhecimentos de gestão e principalmente ser um ótimo negociador. Como características generalistas as que mais procuro na contratação são: -
- Conhecimento técnico - plataforma desejada.
- Formação na área.
- Pró-atividade.
- Comprometimento.
- Experiência no segmento.
Porém hoje o maior fator de analise é quão dedicado e comprometido com o crescimento pessoal e profissional.
239 - comentário - 23/03/16 - 17:17:08 - porfa spera - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Produção, assiduidade e experiência.
Pecados
240 - comentário - 23/03/16 - 18:17:23 - leandro de Souza Cunha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde a todos,

Na minha opinião, a visão que o mercado tecnológico possui hoje esta baseada em _Super-Profissionais_, com titulações, MBA, Cursos e afins, as quais o mercado não esta disposto a monetizar adequadamente enquanto a qualificação dos profissionais da área. A principal característica se baseia na redução de custos, redução de valores pessoais, oferecendo salários totalmente incompatíveis e inferiores ao que é justo diante de diversos cargo oferecidos.

Essa é minha opinião, estou aberto a comentários e replicas.
Att,

Leandro Cunha
240 - Réplica - 23/03/16 - 23:15:07 - Ronaldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Leandro, tem muito cara novo com uma porção de cursos e certificados que não possuem experiência, e, na minha opinião, são alguns desses que prostituem as oportunidades aceitando salários infames, não esto dizendo que estão errados, mas as empresas querem mais por menos, fato!!
Um abraço.
241 - comentário - 23/03/16 - 19:48:24 - Douglas Gerente Projetos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quão bom seria se tivéssemos uma idéia melhor do que as empresas procuram quando pretendem contratar alguém?
Poderíamos trabalhar melhor nosso perfil/experiência, de modo que pudesse estar mais alinhado ao que as melhores empresas buscam. Coisa que, sem dúvida, melhoraria em muito nossas chances de recolocação no mercado de trabalho.

Aliás, essa é uma grande reclamação da maioria das pessoas que participam de processos seletivos. Feedback é algo raro quando não se é a pessoa ecolhida para a vaga. Isso deixa o candidato cego, tentando adivinhar por que foi preterido. Seria falta de indicação? má apresentação? curriculo mal-escrito? todas essas dúvidas em nada contribuem para que o candidato melhore seu perfil. Por isso da importância de fóruns desse tipo. É a busca por respostas das empresas, dizendo com mais clareza, além da descrição da vaga, o que procura num profissional.
241 - Réplica - 24/03/16 - 14:28:16 - Douglas Gerente Projetos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Perfeito seu comentário Ronaldo. Estou na mesma situação.
Grande abraço.
API
241 - Réplica - 23/03/16 - 23:12:13 - Ronaldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É bem isso mesmo Douglas, já enviei meu CV para um monte de gente, e dá para contar nos dedos de uma mão quantos retornaram com apenas um misero "Obrigado, irei verificar e retorno".
Não sei se estou pecando no Curriculum, se tenho experiência demais, se tenho idade demais (tenho 43 anos) ou se não tenho algo que as empresas estão querendo...
Está muito difícil mesmo...
Um abraço.
242 - comentário - 23/03/16 - 19:55:00 - Ricardo Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá,
Acredito que dentre as características que são buscadas pelos empregadores aos profissionais de TI é que tenham iniciativa não seja omisso ou espere os outros fazerem o seu trabalho, que tenha aptidão seja bom no que faz, que tenha resiliência assuma seus erros e siga em frente, seja integro tenha claro os seus valores, seja divertido tenha prazer naquilo que faça, não seja preconceituoso não faça descasos dos outros e os tratem com diferença mesmo por que se aprende muito com pessoas que são diferentes, se aprofunde na sua expertise e tenha amor por tecnologia.
243 - comentário - 23/03/16 - 21:40:40 - Renato Ucha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Profissional capaz de ouvir o cliente e entender o que ele precisa, não sob o ponto de vista de tecnologia, mas sob o ponto de solução de problema.
244 - comentário - 23/03/16 - 22:58:53 - Dalmar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com esta crise econômica/política que estamos vivendo, as características que são pedidas aos candidatos são as mais diversas, diversas competências, diversas habilidades e diversos certificados. E se a vaga for para ser terceirizado, a consultoria vai explora-lo ao máximo, pois a ordem é maximizar o lucro não importando seu quadro funcional.
GOC
245 - comentário - 23/03/16 - 23:08:43 - RAV_SP - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou a 5 meses sem emprego, e o que vejo são empresas pedindo diversas habilidades, diversas certificações, linguagem de programação com todas as siglas, etc, pois bem, querem um profissional perfeito por um salário muitas vezes não compatível, e se não quer, tudo bem, tem sempre alguém para prostituir a profissão de TI.
246 - comentário - 24/03/16 - 10:08:34 - Nil Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente obrigado pelo convite para ouvir minha opinião.

Até pouco tempo atrás choviam oportunidades muito atraentes e bem direcionadas na sua função. Hoje as coisas estão bem diferentes. Estão pedindo especialista em várias linguagens totalmente distintas, que ao ler a descrição da oportunidade se toma um baita susto.
Sem falar na modinha do uso do termo Full-Stack. Nada contra, mas não deveria somar os valores de cada função?
Quando se chega à tão esperada entrevista, nos deparamos com falta de respeito total: lhe tratam como mais um que está louco para ser contratado_ marca um horário e não respeita_ não se dão o trabalho nem de ler seu curriculum_ fazem perguntas fora do contexto da entrevista_ e feedback? Q Isso?
Respondendo a pergunta: estão querendo características de um profissional com varias certificações com experiência de sênior, porém com remuneração de junior.
247 - comentário - 24/03/16 - 10:52:28 - Andre Gava - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais são as características mais desejadas pelas empresas quando procuram um profissional de TI ?
Na minha opinião o profissional de TI deve estar preparado para aprender constantemente, não só tecnologias as quais evoluem em ritmo acelerado, mas as habilidades comportamentais e técnicas para trabalhar com outras pessoas. As ferramentas de colaboração e gestão do conhecimento são pedras fundamentais a construção da carreira de TI.
248 - comentário - 24/03/16 - 11:05:20 - Celso Tadeu Antunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve além de trazer o conhecimento técnico, extremante apurado e com o brilho nos olhos de querer mais, deve ter a relação humana forte, devido a interação que deverá ter entre áreas e outras pessoas. o relacionamento, comunicação, interagir são condições que devem ser inseridas nesse contexto desse novo perfil do profissional de TI atual.
Hospitalhd
249 - comentário - 24/03/16 - 12:23:03 - Ednaldo Batista Braga - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas não querem nada a mais do querem dos demais colaboradores da companhia. Isso ajuda a nos aproximar e a manter um diálogo com as demais áreas de negócio. Dessa forma fica facilitado o entendimento de nosso cliente interno e podemos também ser melhor compreendidos.

Diferente do que a maioria dos profissionais de TI acreditam, todas as áreas necessitam de conhecimentos técnicos, o que não justifica sermos verdadeiras incógnita para os demais profissionais.
250 - comentário - 24/03/16 - 12:39:58 - Rubens Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional precisa ter foco e trabalha em cima disso!
251 - comentário - 24/03/16 - 13:05:51 - Rodrigo Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Agradeço o convite para descrever minha opinião.

Acredito que a área de profissionais de Tecnologia seja uma das áreas mais diversificadas em termo de perfil e qualificação profissional. Hoje como Gestor de TI tenho a certeza que cada área tenha um perfil adequado para o mesmo. Ex. um analista de suporte não deve ter o mesmo perfil de um Administrador de Redes, entre outras comparações.
O que a área em comum exige é Responsabilidade. A área de TI tem uma grande carga de responsabilidade no papel das empresas e com isso se você tem um profissional sem esta característica você já perde muito com isso.
253 - comentário - 24/03/16 - 14:27:28 - Carlos Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em tempos de incertezas, as empresas buscam otimizar seus custos ao máximo.
Desta forma se o profissional estiver atualizado com as novas tecnologias, possuir uma boa _Visão de Negócio_ e for multidisciplinar e flexível, terá vantagens.
dbassocia
254 - comentário - 24/03/16 - 17:11:58 - Marcelo José Raphael - 200.154.10****

Eu acredito que hoje, para empresas sérias que estão mais avançadas em termos de _RH_, sejam as habilidades interpessoais. As qualificações técnicas elas sabem que se aprende em cursos, livros, etc. Mas ser uma pessoa que sabe trabalhar em equipe(agrega) uma pessoas que é positiva, no caso de um cargo de gestão, um líder que saiba motivar seus recursos, isso não tem preço. Algumas habilidades podem ser desenvolvidas, e devem, mas levam tempo e devem ser monitoradas. Quando a empresa encontra um profissional que já tem um perfil pessoal diferenciado, isso de destaca.
255 - comentário - 24/03/16 - 21:36:12 - reinaldo soares vidal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sólidos Conhecimentos, capacidade de lidar com problemas oferecendo soluções eficientes e eficaz,
extinto de buscar mais e principalmente uma pessoa flexivel e que saiba conviver em harmonia com outros membros da empresa.
256 - comentário - 25/03/16 - 11:35:10 - Fábio Araújo de Moraes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mó momento atual vejo que as empresas procuram por profissionais generalistas
257 - comentário - 25/03/16 - 12:24:26 - Antonio Tadeu de C.Pinheiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na área desde 1981. Deixei engenharia e vivi o sonho da informática, era romântico. Bem, o romantismo acabou. As empresas querem gente capaz e barata. Gente mais nova e mais barata é mais dedicada. Tudo usa informática e empresas abrem mão de ótimos profissionais e usam pouco dinheiro em estagiários. É no bom e barato que o Java e o PHP são usados para não gastar em linguagens de alto desempenho. Os bancos de dados são FREE, e seu uso beira o insano. Redes viram varais porque no início era um ?projetinho?. Poucos profissionais bem pagos usam ferramentas de alto desempenho. Somos usados na configuração de texto até aplicativos de celulares dos diretores e gerentes. Um gestor de redes teve que trocar lâmpadas numa empresa, pois, eram eletrônicas. O caminho é montar o próprio negócio. O mercado é menos agressivo com quem manda no seu próprio nariz.
GOC
258 - comentário - 25/03/16 - 13:06:17 - Eric Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam, num geral, um profissional que além de resolver os problemas se importe com o negócio.
Isso é bem raro, pois as pessoas querem saber do seu salário na conta e nada mais. Quando se trata do profissional de TI, seja de qualquer área, ele precisa saber que faz parte do negócio e que suas decisões são de extrema importância e tem um impacto muito grande em todos os envolvidos.
Quando os profissionais se atentarem a isso, aí sim serão fortes candidatos para as empresas e poderão até abrir seu próprio negócio.
259 - comentário - 25/03/16 - 13:06:18 - Eric Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam, num geral, um profissional que além de resolver os problemas se importe com o negócio.
Isso é bem raro, pois as pessoas querem saber do seu salário na conta e nada mais. Quando se trata do profissional de TI, seja de qualquer área, ele precisa saber que faz parte do negócio e que suas decisões são de extrema importância e tem um impacto muito grande em todos os envolvidos.
Quando os profissionais se atentarem a isso, aí sim serão fortes candidatos para as empresas e poderão até abrir seu próprio negócio.
260 - comentário - 25/03/16 - 18:57:22 - Edson Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Múltiplos conhecimentos, e há possibilidade de que consigam reduzir seus quadros com profissionais o mais completos possíveis
261 - comentário - 26/03/16 - 09:03:12 - SERGIO DE OLIVEIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam profissionais comprometidos com o seu negocio e que estejam dispostos a trazer novas ideias e soluções alem de ter a capacidade de resolver os problemas eventuais que surgem no dia dia.
apipesq
262 - comentário - 28/03/16 - 07:46:31 - David Kiik - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o profissional de TI é a essência dos negócios hoje e, portanto, extremamente exigido em seu perfil. Conhecer tecnologias já faz parte da sociedade, perfil inovador é o mínimo, o que realmente diferencia um candidato é sua capacidade de tomar decisões com ética, possuir liderança (mesmo que técnica) e forte comunicação, afinal, ninguém em TI é mais a fonte de conhecimento.
263 - comentário - 28/03/16 - 08:45:05 - Renata Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Buscamos profissionais que _pensem fora da caixa_, pessoas inovadoras, comprometidas com o negócio da empresa. Pessoas que queiram fazer parte de algo mais, que buscam evolução constante e consigam traduzir o _tecnes_ para entendimento de todos os setores envolvidos (geralmente leigos). Pessoas que prezem pelo trabalho em equipe e que tenham maturidade para superar as adversidades que surgirem no dia a dia.
264 - comentário - 28/03/16 - 15:46:14 - Nathalie Salies - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O que buscamos em um profissional de TI respeitando cada atividade e a cultura que as empresas tem, são: pessoas comprometidas, que buscam atualizar-se na sua área, que sejam flexíveis quanto a outras opiniões, mas que tenham sua opinião e saibam o momento de mantê-la, que tragam soluções e que saibam conviver com as pessoas de forma harmônica. O perfil técnico vai depender dos requisitos necessários e independente de ter aquele conhecimento ou não, abrir-se para coisas novas e aceitar os desafios.
265 - comentário - 29/03/16 - 11:05:00 - Valéria Vasconcelos - 200.116.86****

Profissionais que permanecem atualizados. Colaboradores com visão analítica, que possam contribuir positivamente para o crescimento da empresa e em consequência seu desenvolvimento.
dbassocia
266 - comentário - 29/03/16 - 15:37:32 - Sérgio Salazar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Iniciativa, disposição para aprender, boa comunicação interpessoal, organização, criatividade, aderência aos processos da organização, conhecimento e atuação em conformidade com a visão, missão e valores da empresa, multiplicador de conhecimento.
267 - comentário - 31/03/16 - 10:09:18 - Rafael Alcântara - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Organização, comunicação, iniciativa, bom relacionamento, pontualidade e comprometimento. No geral, o profissional deve ter um comportamento de acordo com os valores da empresa. Conhecimento técnico é importante mas pode ser adquirido facilmente se o profissional tem essas características.
É saudável conviver com pessoas que estão de acordo com os valores comuns.
268 - comentário - 31/03/16 - 10:12:25 - Valdemir Pereira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Diversos tipos de linguagem de Programação. (com experiencia)
- no minimo Inglês Fluente
- as vezes Espanhol Fluente

As empresas estão a procura de um Super Analista. Não convida para um teste com aptidão, e conhecimento, auto-aprendizado, poder analítico. Como saber se o avaliado serve para o carga somente olhando o Curriculum. Eu ja enviei mais de 5000 intenções de entrevistas. Somente 5 me retornaram dizendo que seria avaliado. Nenhum entrevista presencial.
269 - comentário - 31/03/16 - 10:41:38 - Rogério de José Paixão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje as empresas procuram um profissional com maturidade para tomada de decisões, que tenha iniciativa, comprometimento, e que seja organizado e que saiba trabalhar em grupo e com pressão. É necessário possuir uma visão analítica sobre os negócios da empresa. O profissional deve manter-se em constante atualização para que não caia no ostracismo.
Hospitalhd
270 - comentário - 31/03/16 - 10:53:54 - Welerson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estão procurando um Profissional que tenha conhecimentos de desenvolvimento, coordenação, Analista funcional e técnico, com conhecimento de varias plataformas e linguagens. Pelo CV não é possível dizer toda sua experiência já que CV muto extenso o pessoal nem lê. E nem chamam para uma entrevista.
Além de todos este conhecimento querem pagar um salário muito baixo.
Ou seja, o que eles quem um profissional de TI com salário de júnior.
271 - comentário - 31/03/16 - 10:58:49 - Ale - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Meritocracia, hoje as empresas buscam profissionais que gerem o retorno que elas estipulam.
O profissional tem que focar nas suas metas, não importando o que ele faça para conseguir alcançá-las e uma vez alcançado, volta-se a estaca zero e tem que remar tudo novamente.
Penso que este cenário traz alguns benefícios como foco no trabalho, melhoria contínua e melhora do desempenho profissional, mas vejo em alguns casos pessoas passando por cima de outras sem o menor respeito ou _ética_ (palavra que está em moda, mas muito pouco praticada nas empresas).
Falo isso porque renegociei contratos com fornecedores ao longo de 2015 e perguntei a todos eles se tinham recebido propostas de propina.
Resultado? 100% informaram que receberam propostas e aceitaram....
Abro a discussão para que os profissionais aqui opinem o que isso pode trazer de bom ou ruim para as nossas carreiras.
272 - comentário - 31/03/16 - 11:36:48 - Juliana Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Empreendedorismo, boa comunicação, vontade de aprender e desenvolvimento contínuo na área
273 - comentário - 31/03/16 - 11:58:26 - Adriano Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entendo que as empresas busquem profissionais com caráter, honestidade, lealdade e vontade (itens raros nos últimos tempos). Caso não possua alguma característica técnica específica necessária, fica fácil para conquistar durante o trabalho.
GOC
275 - comentário - 31/03/16 - 14:07:13 - Gelson Porto dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Existe mais de um tipo de empresa, assim como existe mais de um tipo de profissional.
As empresas que possuem foco na qualidade e acreditam no patrimônio intelectual buscam profissionais com perfil empreendedor, com visão de futuro, estáveis e com _vontade de trocar experiencias_.
As empresas que pensam apenas em lucros, buscam profissionais que trabalhem a qualquer custo e a qualquer tempo. Este tipo de profissional também é um profissional que busca apenas o valor monetário do momento.
A maior dificuldade é saber distinguir o tipo de empresa e o tipo de profissional. Ninguém gosta de investir sem retorno, quer profissional ou empresarial.
276 - comentário - 31/03/16 - 15:06:43 - Manoel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Respondendo a pergunta tema desse Forum, ainda acredito que um profissional de TI deve primeiro escolher um segmento do mercado (por exemplo:programador, analista funcional, DBA, governança) e a partir dessa escolha investir em cursos e se especializar no segmento de TI que escolheu. Mas não devemos deixar que a situação do mercado atual (influenciado pela crise política do país), deixe as pessoas sem o foco que toda a carreira exige, a crise é passa mas a sua escolha de carreira é somente vc que escolhe.
277 - comentário - 31/03/16 - 16:07:19 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

De maneira genérica as empresas buscam profissionais comprometidos, que possuam as certificações de acordo com sua área de atuação e fluência em um segundo idioma (quase sempre inglês, em alguns casos espanhol).
278 - comentário - 31/03/16 - 16:12:16 - Mônica - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado está em busca de profissionais que sejam pro-ativos, compromissados, empreendedores, que tenham controle emocional, e saibam lidar com as adversidades. Além disso, o profissional de ti deverá estar em busca constante de aperfeiçoamento profissional, seja através de cursos de pós-graduação ou certificações, que fazem grande diferença na carreira. Também é importante o conhecimento de idiomas, que abre oportunidades para uma carreira profissional. Então, é necessário investimento constante na educaçao, para obter um diferencial competitivo no mercado.
Hospitalhd
279 - comentário - 31/03/16 - 19:11:56 - Elaine Rutes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas querem economizar contratando gênios! Sim, a lista de requisitos é tão extensa que eu duvido que um ser humano reúna tanta qualificação, além disso enfatizam que é para Júnior!
Lamentável!
Resumindo pedem experiência Senior para um cargo Júnior.
280 - comentário - 31/03/16 - 23:02:55 - Joyce Assis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na ultima década atuei no RH de grandes instituições de TI e durante este período observei a evolução do mercado. No início existia uma escassez de profissionais qualificados, desta forma, uma maior valorização por competências técnicas. Porém, com o surgimento dos cursos de graduação, especialização e outros esta necessidade foi atendida.
Atualmente, o mercado de TI está mais competitivo e por conta do momento de crise econômica do país, existem diversos profissionais no mercado, o que aumenta ainda mais a concorrência, desta forma, as empresas valorizam profissionais que tenham diferenciais comportamentais. Habilidades como flexibilidade, foco no resultado, comprometimento para execução, comunicação, bom relacionamento em equipe e resiliência são as principais características valorizadas.
281 - comentário - 03/04/16 - 22:39:35 - Alessandro R Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha percepção é de que, as empresa estão cada vez mais buscando profissionais que atuem em alta performance, entregando resultados em um curto período de trabalho a um baixo custo. Conhecimentos técnicos e experiência não são mais diferenciais, eles são requisitos mínimos para se conquistar uma oportunidade ou se manter em seu emprego atual. O segmento de TI passa por constantes inovações e as empresa buscam os profissionais que estão alinhados as essas mudanças. Quem não acompanha esse movimento acabam sofrendo as consequências negativas da inovação. As características comportamentais e as competências do profissional pode de fato ser o diferencial, por isso eu recomendo fortemente: busque informações sobre os movimentos que estão acontecendo_ assuma desafios sem temê-los_ tenha domínio de suas competências e comportamentos, conheça seus pontos negativo e transforme-os em positivos.
282 - comentário - 04/04/16 - 21:09:55 - Rédson Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na ocasião, o profissional de TI, deve fazer realmente o que gosta, ser ético e saber que a empresa e ele podem ir bem mais longe,

Trabalhar, usar a inteligência e continuar a construir sua marca pessoal.
dbassocia
283 - comentário - 04/04/16 - 22:43:25 - Ronaldo Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com o efeito gerado pelas velozes transformações vividas nos últimos 20 anos, a _área_ de tecnologia notavelmente é o exemplo emblemático no qual demonstra que para se manter vivo no mercado é preciso constante mudança.
O profissional de TI, assim como hoje é denominado, mais que nunca precisa olhar para frente. Participar das decisões estratégicas e pactuar resultados de um negocio é mais que uma questão evolutiva, entendo que passa a ser a sobrevivência de uma área.
As grandes empresas procuram profissionais de _tecnologia_ criativos, que consigam enxergar pra fora de seus sistemas, equipamentos ou aplicativos do momento, mas que possam trabalhar em conjunto na busca de resultados e segurança (esta ultima tanto da informação como patrimonial).
É preciso ter senso de humanidade, ser inquieto e sempre inconformado.
É a constante busca que nos enriquece.
284 - comentário - 05/04/16 - 14:00:20 - Luis Bressan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje enfrentamos um período de redução de mão de obra em alguns segmentos, que por outrora reflete-se positivamente no segmento de TI. Para ser um profissional desejado por uma empresa de TI o profissional precisa estar alinhado com as expectativas do mercado, o que o mercado busca e procurar se qualificar, uma dica que deixo é conhecer bem do mercado que deseja atuar, pois TI está nas finanças, no varejo, na industria. Pensar fora do contexto _caixa_ é bem positivo, empresas buscam hoje profissionais com experiências múltiplas, que atue em diversas posições ao mesmo tempo. Como o cenário é de retração, o profissional ter que mostrar expansão na entrevista, vontade de atuar e resolver, de inovar. Bem é esta dica que deixo a você, seja multitask e com certeza será um profissional desejado.
285 - comentário - 05/04/16 - 14:34:48 - Louvair dos Santos Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Larga experiência com pouco custo, que fale inglês e espanhol e tenha certificações.
286 - comentário - 05/04/16 - 16:08:04 - Daniella - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A cada dia vemos mais empresas vendo como um diferencial a capacidade humana dos profissionais de TI - saber entender o usuário, falar a mesma língua que ele e capacidade de traduzir informações altamente técnicas de maneira que todos os stakeholders possam entender as informações são alguns exemplos. Também tem se tornada frequente a demanda por profissionais proficientes em inglês e espanhol.
GOC
287 - comentário - 05/04/16 - 16:27:20 - Camilla Fernanda Farah Ceglia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas buscam profissionais antenados, que estão sempre se atualizando e estudando e evoluindo profissionalmente.
Quando se realiza uma seleção para um profissional, avalia-se o dinamismo, comprometimento, auto didata, flexibilidade, disponibilidade, conhecimento na área, trabalho em equipe, o idioma, a facilidade de aprender, o auto conhecimento e as atividades diárias num ambiente profissional.
288 - comentário - 05/04/16 - 16:34:00 - Adeilson Assis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O ideal é que os candidatos possuem, além do conhecimento técnico, habilidades interpessoais como: bom relacionamento com os usuários, que saibam conversar corretamente e que entendam a fundo dos processos da empresa.
289 - comentário - 05/04/16 - 16:37:35 - Ricardo Mazer Teixeira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Através da minha experiência, percebo que as empresas buscam profissionais na área de TI com a atitude de foco em resultados para a companhia. Vamos desdobrar o jargão popular, com alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que as empresas buscam:

- Contribuição para reduzir custos na companhia_
- Entrega de funcionalidades que garantam diferencial competitivo_
- Alinhamento com as tendências de tecnologia para inovação_
- Conexão com as outras áreas da empresa_
- Simplificação de processos_
- Criatividade para pensar em alternativas_
- Inteligência emocional para capturar o que há de melhor na diversidade de ideias das pessoas_
- Ter humildade e perceber que sempre é necessário se aprimorar e buscar novos conhecimentos_
- E o mais importante de tudo: Entusiasmo, pois sem entusiasmo nada acontece.
290 - comentário - 05/04/16 - 16:47:29 - Paulo Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Buscam pessoas com grandes conhecimentos técnicos, que as vezes penso deveríamos ser roubos. As características de comprometimento pessoal, responsabilidade e fidelidade estão ficando de lado em busca de profissionais arrojados e empreendedores.
apipesq
291 - comentário - 05/04/16 - 16:47:59 - Davi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Segundo minhas qualificações e vagas oferecidas (Gestão de Projetos Sr) entendo que os recrutadores buscam por pessoas com boa facilidade de comunicação e relacionamento, Gestoras de conflitos, conhecimento técnico e que acima de tudo sejam criativas na solução de problemas (que pensam fora da caixa). No geral, profissionais com este skil são melhor aceitos quando Generalistas. Pessoas com experiência em ter implementado projetos de diferentes plataformas, ferramentas, bancos e ERPs.
292 - comentário - 05/04/16 - 16:50:56 - Roberto Prado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pela minha experiência profissional e também a de colegas de área, acredito que as características mais procuradas quando da contratação de um profissional de TI variam conforme o core business da empresa:
empresas de TI buscam profissionais com excelência técnica e especialização extrema, com uma maior integração entre áreas comerciais com departamentos de TI_ já empresas cujo core business não é TI raramente permitem essa integração maior, TI acaba sendo relegado à uma função de background quando sua atuação não representa vantagem estratégica de negócio.

Essa diferença acaba determinando o tipo de profissional buscado pelas empresas. Atualmente percebo uma tendência de exigir do profissional de TI conhecimento de negócio, ou seja, saber pensar TI como core business da empresa ou como contribuinte mais destacado, e pessoalmente acho isso muito bom para o profissional e a empresa
293 - comentário - 05/04/16 - 17:01:52 - Rodrigo DCP - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente o que tenho sentido do mercado é:

. Que seja barato
. Que saiba muitas coisas
. Que tenha inglês fluente
. Que não tenha ambição pra subir na carreira

As empresas montaram uma espécie de teatro para promover pessoas. Na verdade atrapalha subir alguém e o mesmo só recebe a promoção quando o discidio anual já está muito próximo do próximo nível salarial. Então o funcionário é considerado e promovido.
Se a pessoa tem intenção em ser promovida, precisa na maioria das vezes buscar chances fora. Olha que trabalho em uma multinacional gigastesca que tem várias chances em vários locais do mundo. Eles não reaproveitam, trazem gente de fora.

Procuram também indicações. Mandar 500 CVs pode não dar em nada e apenas uma indicação o RH já abraça como sendo o candidato perfeito. Networking é primordial nos dias de hoje.
294 - comentário - 05/04/16 - 17:08:29 - Alexandre Luis Vignado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No fim de 2015 participei de 15 processos seletivos. Os itens que os recrutadores mais solicitaram ou comentaram foram:
1- Inglês Fluente
2- Certificações na Área (no meu caso, PMP, PMI-ACP)
3- Experiências e exemplos de conquistas/realizações
4- Formação (Superior e Pós)

Em nenhum processo questionaram sobre trabalho voluntário, experiencias de inicio de carreira ou vivência no exterior..

A recomendação é: Certifique-se na sua área e prepare-se para trabalhar globalmente, tanto com certificados internacionais como inglês fluente e outros idiomas.
Pecados
295 - comentário - 05/04/16 - 19:57:30 - Alessandra Argona - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecimento técnico e de negócio
Certificação
Experiência
296 - comentário - 05/04/16 - 20:33:01 - Kathya - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A capacidade de se renovar, reciclar, capacidade de adaptação e iniciativa são pontos essenciais a serem observados para qualquer posição.
297 - comentário - 06/04/16 - 10:33:18 - Rogerio Moreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho notado na sua maioria que as empresas infelizmente não tem observado experiência, flexibilidade e competência dos candidatos.
Observo que querem um líder que possa ser manipulado facilmente e com o que chamamos _currículo acadêmico_, ainda mais com o momento que enfrentamos economicamente falando. Como sobram profissionais no mercado mesmo com experiência volátil a escolha fica sucateada, assim como quando procuramos um bem para aquisição somente por se barato.
É o resumo do que tenho entendido nas contratações onde tenho participado.
298 - comentário - 06/04/16 - 10:43:47 - Roberto Marcon - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas infelizmente não tem observado experiência, flexibilidade e competência dos candidatos.
Observo que querem um Gerente/Diretor, somente com experiência acadêmicas, não levando em consideração as experiências anteriores. Muitas empresas te descartam por ter muita experiência na área, com medo de perder o profissional no meio do processo. Eles esquecem que a realidade do mercado de trabalho é outra, e profissionais mais experientes, buscam estabilidade e volatilidade no emprego. Resumindo, buscam profissionais baratos e não comprometidos com a empresa.
É o resumo do que tenho entendido nas contratações onde tenho participado.
Pecados
299 - comentário - 06/04/16 - 10:46:57 - WILLIANS PAULO PEDROSO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia as empresas estão procurando pessoas que tem disposição ao aprendizado de novas tecnologias e metodologias, se mostrando profissionais com pró atividade, tendo a tecnologia como meio para alavancar seus negócios.
300 - comentário - 06/04/16 - 11:05:26 - Carlos Morais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas estão procurando profissionais que tenham como foco o negocio, além do segundo idioma, certificações que já são pré requisitos. Atualmente a TI faz parte de 100% do negocio de qualquer empresa, não importando o ramo de atuação.
Então os profissionais além de ter a parte técnica muito boa, tem que entender do negocio da empresa para que assim ofereça as melhores soluções. Hoje um técnico, analista, etc... de TI não pode ficar no mundo tecnológico tem que participar com soluções que ajudem no negocio da empresa.
301 - comentário - 06/04/16 - 11:18:38 - ACP - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características dos candidatos às vagas são muito semelhantes, por estarem realmente preparados à vaga em aberto, ou por se prepararem para a vaga.
A busca fica restrita então, a postura do funcionário em relação aos objetivos e aos interesses da empresa.
Mas acredito, que o principal diferencial é a indicação de uma pessoa responsável pela área, pois os profissionais que estão à frente da procura, muitas vezes não possui conhecimento técnico avançado, para avaliar a qualidade do candidato.
302 - comentário - 06/04/16 - 12:59:55 - Rosana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atuo na área de TI a mais de 25 anos, acredito que o profissional de TI deve possuir ou estar apto a desenvolver 8 aptidões imprescindíveis: Adaptação, Atitude, Empreendedorismo, Inteligência Emocional, Negociação, Planejamento, Trabalhar em equipe e Visão de negócio.
Mas infelizmente, o que vemos hoje é que as empresas querem contratar super-heróis e não bons profissionais. Me assusta, quando vejo a quantidade de certificações, qualificações, línguas que são exigidos dos candidatos e quando estes são contratados praticamente não utilizam nem 20% destes critérios. O que vale é a experiência, a vivência e as características citadas acima, mas estes quesitos não são relevantes no momento da contratação. Por este motivo, há muitos profissionais insatisfeitos ou infelizes com seus trabalhos e as empresas não conseguem alcançar a eficiência e os resultados esperados.
API
302 - Réplica - 07/04/16 - 09:49:23 - Vanderlei - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Rosana,
Concordo plenamente com sua colocação.
Infelizmente hoje as empresas estão procurando super-heróis, ou seja, pessoas que conheçam e façam de tudo.
O nível exigências é mesmo enorme, fluência em outros idiomas (em um país onde muitas pessoas não têm fluência no idioma nativo), certificações, cursos, etc.?, que serão, em muitos casos, pouco utilizadas/aplicadas no dia a dia.
Se muitos dos recrutadores levassem em consideração a experiência profissional, vivência e maturidade, associadas com parte das demais exigências os objetivos da empresa seriam alcançados muito mais rápido.
302 - Réplica - 07/04/16 - 15:35:24 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostei da resposta.
Creio que o profissional de TI esta seguindo a transformação de prestaçao de serviços, este profissional irá se transformar em muitos outros profissionais (empresas), e as empresas contratarem estes serviços. Ficará por um bom tempo bem complicado esta situação, até se chegar a um ponto em que será subdividida em 5 partes, sistemas, negócios, projetos, infra-estrutura e manutenção.
303 - comentário - 07/04/16 - 08:43:15 - Alvason Fabiano Menhô - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para empresas com maturidade em governança, busca-se um profissional capaz de entregar resultados,(serviços ou produtos) bem definidoos, que saiba se comunicar e manter a área de negócios a par da evolução dos projetos e serviços, principalmente quando há dificuldades, saber partilhar com a área de negócios as dificuldades para que sejam solucionados.
Para empresas com baixa ou nenhuma maturidade em governança, busca-se um super-herói com vasta formação, capaz de traduzir em resultado 8 a 10 prioridades (quem tem mais de 5 prioridades não tem nenhuma), gerenciando projetos, codificando, solucionando problemas.....
304 - comentário - 07/04/16 - 09:12:04 - WKM - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente as empresas (sejam elas de qualquer tamanho, excluindo as que são provedoras de tecnologia) não procuram um profissional, mas sim um escravo qualificado pois exigem n requisitos que normalmente não são usados e remuneram um valor obsceno pois consideram TI como custo, mas esquecem que sem ela a porcaria da empresa não funciona (acho que se por acaso querem ter um negócio e não querem gastar com TI que abram então uma serralheria e sejam ferreiros da idade média e mesmo assim irão precisar de um mestre-ferreiro com conhecimento em metais e fundição...)
GOC
305 - comentário - 07/04/16 - 09:17:13 - Rogerio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Características? Puxa-saquismo, dedicação 100% à empresa (e consequente ausência de vida própria), ser um MacGyver (Google It!) e ter um salário de 1000 reais por isso, ser resiliente ao extremo, levando bofetada atrás de bofetada de gestores e não titubear 1 instante, mesmo quando o erro é de gestão, enfim, buscam um escravo moderno. E, para tudo isso, tem que ter certificação Cisco, Juniper, Mikrotik, NASA, BM_F, CRM, tem que ser formado em 40 cursos e ter mais 50 pós-graduações. Tudo num curto espaço de tempo (5 anos em média). Ah, e tem que ter experiência de 20 anos numa tecnologia lançada há pouco mais de 6 anos.
Fazer um bom café é um diferencial, pois, pra aguentar tanta _parvuíce_, só muito café mesmo!
TI tá uma PIADA ultimamente!
305 - Réplica - 07/04/16 - 09:47:47 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia.

Achei muito interessante a resposta. Penso sem isso mesmo. Acredito que o correto deveria ser o apontado pelo forum, mas infelizmente não é o que vemos nas companhias, sejam elas pequenas, medias ou grandes empresas. O profissional é exigido de todas as formas, e muitas empresas obrigam o profissional de TI a ser conhecedor de todas as áreas, contratam pessoas com baixo valor de mercado para as áreas e colocam sob o profissional de TI toda a responsabilidade de retorno $$$ esperado pela empresa. É triste isso, passei recentemente por um projeto em uma multinacional, me prometeram muito e nada ocorreu, como gestor ainda passei por assedio moral, pois trouxeram de outro pais outro gestor, e imagina a complicação de trabalho. Meu diretor não deixava eu efetuar a gestão da área, dava ordens diretas aos subrdinados ocasionando grande confusão.
305 - Réplica - 07/04/16 - 17:27:24 - Matheus Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não poderia ter dito melhor.
306 - comentário - 07/04/16 - 09:20:31 - Clecio Lucena Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As características mais importantes sempre foram e sempre serão aquelas que fazem parte da formação do individuo, do seu caráter, ou seja, valores fundamentais que servem como base para a forma com que esta pessoa irá reagir diante de qualquer tipo de situação. Um profissional diferenciado carrega com si um pacote de fundamentos que não são transmitidos em um curso ou em certificações, estas por sua vez, são indiscutivelmente importantes, mas não definem a capacidade de ninguém.
Durante toda a nossa vida profissional, temos a oportunidade de ver os mais diversos tipos de pessoas, e por exemplo, quando contratamos alguém com humildade, dedicação, preocupação com o próximo, etc, todos princípios básicos, que não se aprendem na escola, vamos ver com certeza o nascimento de um excelente profissional. Quando não fazemos o que gostamos, temos que aprender a gostar do que fazemos.
Hospitalhd
307 - comentário - 07/04/16 - 09:53:21 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu li alguns comentários e creio infelizmente ser isso mesmo. As empresas não dão mais o real valor a base de formação de um individuo, desejam uma pessoa que pense na empresa, de lucros a empresa como se fosse seu negocio próprio, e o dispensam sem muitas explicações quando isso não ocorre. Por isso, creio que as consultorias estão ai no mercado, e muitas delas ainda pioram a situação dos profissionais, pois trabalham como PJ, tendo de assumir todo um lado empresarial, e seus serviços quarteirizados, Complicado esta o mercado de TI, e creio vai piorar, pois os profissionais de TI não são mais valorizados, e devido a muitas das prestações de serviços PJ, os resultados não são bons e a área de TI fica cada vez mais em descredito. Atuei recentemente em uma grande companhia, e até assedio moral sofri de meu diretor direto, desejam um profissional, mas não o tratam como tal.
307 - Réplica - 07/04/16 - 17:24:34 - Matheus Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Valou e Disse Marcia, concordo plenamente com seu comentário, principalmente esta ultima parte: "Desejam um profissional, mas não o tratam como tal."
Infelizmente também tive exemplos disso e vivi assim como você situações tensas devido a isso.
308 - comentário - 07/04/16 - 10:08:40 - André Fontes Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que uma empresa busca um colaborador que seja diferenciado, que saiba lidar com situações diversas e sob pressão. Sendo alguns requisitos desejáveis:

* Inglês avançado / fluente
* Comunicativo
* Saber trabalhar em equipe
* Conhecimento técnico especializado sobre o que irá trabalhar
* Criativo em métodos de trabalho que possam acrescentar a empresa
* Dedicado e com o foco em cumprir o prazo ou meta estabelecida
309 - comentário - 07/04/16 - 10:18:02 - Jerônimo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pró-atividade, criatividade, engajamento, liderança, milhares e milhares de conhecimento técnico, várias certificações e o principal para todas as empresas: custo baixíssimo. Quanto mais conhecimento técnico e mais barato, melhor. Infelizmente isto vem acontecendo ao longo dos anos e com a crise econômica, a situação se agravou mais ainda. O profissional de TI deve ser muito bem valorizado. Sem ele, a empresa não cresce, não cria e produz da mesma forma como produzia na década de 80 e 90. O trabalho dele é fundamental para a manutenibilidade e continuidade do negócio.
dbassocia
310 - comentário - 07/04/16 - 10:19:50 - David Cipriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que depende muito de cada Empresa. Para empresas pequenas e startups, possivelmente características como pouca idade, conhecimento de tecnologias livres e recém lançadas são mais valorizadas do que anos de experiência. Para Empresas maiores e grandes corporações, experiência (tanto em TI quanto no business da Empresa), trabalho em equipe, capacidade de se virar sozinho, capacidade de pensar, caráter e confiança são certamente muito mais relevantes. Na minha visão, vale muito mais a pena você ter um sênior que resolva os problemas e faça as coisas da forma certa do que que 2 ou 3 profissionais juniors que não sabem o que estão fazendo e acabam gerando retrabalho e mais retrabalho a cada dia, prejudicando e depondo contra a própria área de Tecnologia.
311 - comentário - 07/04/16 - 10:26:13 - Antonio Correia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com todas opiniões que li até agora. Hoje se perdeu o fator qualidade em serviços. As empresas e consultoria querem mais por menos, mas quem não quer uma Ferrari e ter os custos de um fusca 68. Cabe a nós profissionais exigir mais não aceitar a bandalheira que está o setor de serviços. Muitos amigos estão migrando para outros países, ora pois se as empresas pedem profissional capacitado com inúmeras certificações, inglês fluente perfil de liderança, vou para Austrália trabalhar e ganhar em dollar como lider oras. Pois aqui no Brasil estão de brincadeira com nossa categoria.
312 - comentário - 07/04/16 - 10:45:16 - Douglas Chagas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E se motoristas fossem contratados como programadores?

Cargo: Motorista.

Exigências: Competência profissional em condução de veículos leves como carros e pesados como ônibus e caminhões, ônibus articulados, bondes, metrô, tratores, escavadoras e pás carregadoras, e tanques pesados atualmente em uso pelos países da OTAN.

Habilidades em Rali e de condução extremas são obrigatórios!
Experiência na Fórmula-1 é um diferencial.

Conhecimento e experiência em reparação de motores de pistão e rotor, transmissões automáticas e manuais, sistemas de ignição, computador de bordo, ABS, ABD, GPS e sistemas de áudio automotivo dos fabricantes conhecidos mundialmente ? obrigatória!

Tarefas de pintura e funilaria são um diferencial.

Os candidatos devem ser certificados pela BMW, General Motors e Bosch, menos de dois anos.
R$ 15 ? R$ 20/hora
Instrução: Bacharel em Engenharia Mecanica.
313 - comentário - 07/04/16 - 10:49:06 - Eduardo David - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Do jeito que anda a economia, as empresas necessitam de mais informações que geralmente são fornecidas pelo departamento de TI, indicadores necessários para uma boa condução e definição de estratégias para colocar a empresa em uma posição de destaque no mercado e frente aos seus concorrentes.
Neste sentido, penso que as características que se esperam de um profissional de tecnologia é além do profundo conhecimento em bancos de dados, ERP_s, processos industriais, este último vejo como requisito principal, pois um profissional de TI vem com bagagem em rotinas principais da profissão, mas, quando se fala em processos produtivos, digo, é a possibilidade de indicar melhorias e adequações dos processos com intuito da geração de indicadores, economia e resultados.
Penso que as empresas ainda avaliam um departamento de TI como despesa e não como parte do negócio.
GOC
314 - comentário - 07/04/16 - 10:59:28 - CIRO CARLOS MOREIRA DE SOUZA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Do ponto de vista de um profissional em gestão eu diria que as empresas procuram certificar sobre quais são as competências comportamentais do profissional muito mais que conhecimento técnico. Acredito que o perfil do profissional de TI mudou e este profissional deve mostrar que tem conhecimento do negocio da empresa e sua cultura. Estar informado sobre os objetivos, estratégias e iniciativas de negócios da empresa bem como conhecer o ambiente de TI, arquitetura e estratégia da TI são requisitos fundamentais de um profissional de TI executivo. O profissional de TI deve ter a habilidade de se integrar com as varias áreas e alinhar negócios a TI, trazer alternativas de soluções tecnológicas que gera inovação e assim contribuir para que a empresa possa elevar seu nível de qualidade seja sendo mais eficiente e competitiva ou seja reduzindo custos operacionais e alavancando novos negócios.
315 - comentário - 07/04/16 - 11:13:14 - Fernando Hiroshi Ouki - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente o mercado de TI exige cada vez mais a otimização de recursos e sempre direcionado pela necessidade oriunda de negócios, onde a expectativa do _Pote de Ouro_ fácil, ganho pela conclusão da negociação, faz com que o profissional de TI seja cada vez mais detentor de conhecimentos mais abrangentes do que a sua área propriamente dita.

Este fato faz com que o profissional que possua uma visão analítica e holística se destaca no senso de priorização e atendimento ao negócio.

Este perfil de profissional, absorve mais rápido e adequando metodologias de mercado, sequenciando e adequando _sopa de letrinhas_ em uma roupagem mais vendável o que em época de crise, como a qual estamos passando se torna um diferencial.

O conhecimento técnico em si, acaba se tornando secundário neste prisma, porém é indispensável para sustentação contínua.
316 - comentário - 07/04/16 - 11:39:26 - Julio Abreu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vi os comentários e são todos bem colocados. Penso que hoje em dia, os profissionais de TI são considerados uma _commodity_, ou seja, quando falamos que trabalhamos em TI, logo alguém pede para arrumar o PC, ou o WI FI, e por ai vai. No entanto cada vez mais a TI está mais específica, ou seja, cada tipo de profissional agrega valor para determinada necessidade, que ao meu ver é o que devemos vender da TI, ainda mais em um mundo onde a Tecnologia está presente em praticamente tudo, onde a TI deve ser parte da empresa como qualquer outra área e não como _os caras de TI_. Devemos gerar valor através das soluções que a empresa precisa e n momento que precisa, pés no chão e olha na realidade de cada empresa, mas sem esquecer de olhar para frente para poder alavancar os negócios.
317 - comentário - 07/04/16 - 11:57:36 - Alexandre José Berloffe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para profissionais seniores:
Experiência na área alvo da contratação, pró-atividade, ética, respeito, atitude positiva (diligente + curiosa + criativa), que transmita confiança para dirigir os problemas às suas soluções, serenidade nas crises, e finalmente, que busque entregar os resultados e atender as expectativas nele depositadas.

Para profissionais em início de carreira:
Boa apresentação, postura pessoal e educação. Bom português e idiomas como ferramenta de trabalho. Buscar habilidades que o destaquem nas áreas alvo escolhidas. Clareza quanto a seus próprios objetivos. Curiosidade. Ambição. Resiliência. Desapego.

Minhas lições em curso, como profissional experiente (talvez sirva tanto a experientes como iniciantes): (1) Experiência não é licença para arrogância_ (2) Compreender algo exige, sempre e muito, esforço_ (3) Competências TI tem prazo curto de validade_
apipesq
317 - Réplica - 07/04/16 - 12:04:18 - Cleison Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo plenamente.
318 - comentário - 07/04/16 - 12:01:15 - Cleison Ferreira de Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu procuro mais nos profissionais as características pessoais que técnicas. Já tive muitas pessoas que trabalharam comigo extremamente boas na parte técnica mas péssimas nas características pessoais.

É mais fácil ensinar uma pessoa a aprender Java do que ensinar ela a ser comprometida.

Para mim a pessoa ser comprometida, íntegra, focada, objetiva, eficaz e eficiente é mais importante que saber N tecnologias. Essas tecnologias a pessoa aprende rápido justamente por ter as características pessoais acima.
318 - Réplica - 07/04/16 - 12:55:16 - Andre P Souza - 189.44.236****

Bom dia Cleison, Concordo plenamente com sua colocação de que profissionais mais comprometidos,dedicados e focado naquilo que faz se destacam mais do que as vezes o que e muito técnico e não sabe lidar com um cliente ou com um usuário na resolução de um problema. Mas o mercado de trabalho esta cada vez mais exigente na escolha de seus profissionais,nos dias atuais vejo empresas que selecionam pessoas e exigem muito da técnicas ou seja exigem muito conhecimento para uma vaga de JR por exemplo,e acaba esquecendo de avaliar as questões pessoais do profissional. Enfim acaba contratando uma pessoa extremamente despreparada emocionalmente,com um salario abaixo do mercado e esta pessoa com decorrer do tempo acaba ficando desmotivada e acaba dando trabalho ao empregador.
319 - comentário - 07/04/16 - 12:12:02 - João Carlos Volpini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Liderança, empatia, senso de urgência e foco.
dbassocia
320 - comentário - 07/04/16 - 12:27:14 - Elcio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para definição de características de profissionais de TI, a primeira coisa é saber se as qualificações do candidato são aderentes ao negócio da empresa. Formação superior é obrigatória ( não precisa ser em TI ). Boa comunicação, boa redação. Ter na _cabeça_ que a área de TI é igual hospital, trabalha-se aos finais de semana (eventualmente). A soma destas características, com certeza, irão direcionar a escolha de um bom profissional.
322 - comentário - 07/04/16 - 13:50:05 - Paula Possa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além dos conhecimentos técnicos inerente a vaga (isto é o básico), as características mais desejadas são comprometimento e responsabilidade. Fatores comportamentais tais como pró atividade e engajamento. O profissional deve estar alinhado com os valores da empresa, ser a _cara_ da empresa.
323 - comentário - 07/04/16 - 15:08:47 - Maurício Altrão Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao longo de minha carreira o que tenho observado é que a facilidade e empenho em aprender é até mais importante que o conhecimento técnico. Atualmente as informações técnicas estão muito acessíveis e quem quer aprende rapidamente. Não que a experiência, treinamentos anteriores e vivência na função não sejam importantes, mas creio que aquele que se dedica e aprende com facilidade sempre estará em vantagem.
Outros aspectos muito importantes no meu ponto de vista são: integridade, lealdade (aos valores, normas e princípios da empresa), respeito, busca incansável pelo auto-desenvolvimento, etc...
Infelizmente algumas características não são tão fáceis de avaliar em um processo seletivo.
324 - comentário - 07/04/16 - 17:17:13 - Matheus Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Após ver alguns comentários, concordo com a maioria deles, que as empresas buscam candidatos que gostam de aprender, tem responsabilidade e seguem as regras. No entanto isso não é refletido em alguns setores de seleção, onde o que sempre fala mais alto é o currículo com certificações e diplomas.
Já trabalhei com profissionais de todos os tipos e posso dizer sem sombra de dúvidas, que muitas pessoas com capacidade excepcional esperam apenas uma chance de mostrar seu potencial, infelizmente esta chance nem é dada para quem conhece apenas na prática, não tem em seu currículo as _bordas douradas_ para ilustrar os diversos cursos e especializações.
Fica a dica para selecionadores, para realmente avaliar um candidato quanto a conhecimento exigido, devem ser solicitados testes práticos e não bons discursos e currículos gigantescos.
Hospitalhd
325 - comentário - 07/04/16 - 18:59:33 - Amanda Jeronimo da Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atuo com Recrutamento e Seleção há mais de 4 anos em diferentes empresas, sempre atuando com perfis de TI .. Na minha percepção as características técnicas são importantíssimas, uma vez que este profissional irá atuar com entregas que englobam habilidades técnicas. No entanto o perfil comportamental também deve ser avaliado, mas mais do que isso o RH deve estar capacitado para avaliar a empresa X profissional e a cultura e valores de ambos, pois se este profissional possuir valores e cultura muito distintos da empresa na qual ele vai atuar possivelmente esta contratação não será bem sucedida. Portanto na minha visão é um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que a empresa busca, mas sempre alinhados ao perfil desta.
326 - comentário - 07/04/16 - 21:20:11 - Carlos Henrique Viviani - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha percepção é de que podemos dividir essa questão em 2 grandes grupos: profissionais especialistas e generalistas. Quando se trata de especialistas, as empresas buscam profissionais altamente qualificados tecnicamente e com ceritficações, sem dar maior importânica à questão comportamental. No segundo grupo, generalistas, minha percepçao é que a vivência técnica também é importante, porém observa-se maior relavância em questões comportamentais e experiências/projetos que o profissional participou ou liderou. Resiliência, pro-atividade, trabalho em equipe e atuação em ambiente global são diferenciais realmente observados.
327 - comentário - 07/04/16 - 21:47:47 - José Gildo Falcão Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Li algumas opiniões e concordo com algumas delas. Pessoas com o perfil muito técnico geralmente tem mais dificuldade quando precisam trabalhar em equipe. Porém, se corretamente direcionadas serão ótimas em suas entregas. Para aqueles que pretendem seguir a carreira técnica, recomendo um pouco de resiliência, pois o profissional precisa entender quais são os pontos fortes e fracos e trabalhar corretamente cada um deles. Todos temos a aprender sempre. Como gestor, tento direcionar para que ele se desenvolva e compartilhe as suas experiências.
328 - comentário - 07/04/16 - 23:31:06 - Pedro Guerra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a característica mais importante em um profissional de TI, especialmente aqueles ligados à operação, seja senso de propriedade (o famoso ownership). Muitas vezes, por estarem distantes das áreas de negócio, separados por distâncias físicas, pelo telefone ou computador, o profissional de TI tem dificuldade de compreender os verdadeiros impactos dos problemas administrados por ele e, consequentemente, não consegue trabalhar aspectos como senso de urgência. O segundo aspecto, complementar ao primeiro é conhecimento do negócio. Essas duas competências quando mescladas criam um profissional realmente diferenciado.
GOC
329 - comentário - 08/04/16 - 11:12:21 - Julio Cesar Guedes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O perfil profissional que as empresas buscam pode ser muito relativo, pois possuem demandas diversas, lógico que estes profissionais independente da empresa devem possuir conhecimento técnico, se este conhecimento deve ser elevado ou não, vai de acordo com o perfil do contratante, hoje em nossa empresa buscamos profissionais que talvez não tenham tanto conhecimento mas que tenham desejo de aprender.
Outro ponto a ser citado é o perfil pessoal do postulante a vaga, acredito muito que podemos formar bons técnicos, mas não boas pessoas, honestidade, seriedade e comprometimento são características que devem vir com o profissional, mesmo aquele que possui pouco conhecimento técnico.
A junção de bom caráter com bom técnico, forma um profissional que todos nós esperamos.
330 - comentário - 08/04/16 - 11:21:45 - Ailton Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como gestor de TI busco pessoas que fazem. Pessoas práticas, simples e objetivas. Foco sincero no trabalho em equipe buscando o mérito da equipe. Humildade para reconhecer erros e aprender. Equilíbrio emocional diante de crises e debates buscando apaziguar ânimos e o consenso. _o que se faz abafa tudo o que se diz_. Busco pessoas pessoas que falem pouco e façam muito! O mesmo procuro fornecer como gestor: transparência, praticidade, respeito, democracia, saber ouvir, inspirar, acreditar na equipe e refutar ações incompatíveis com a ética e a moral (ex: aqueles que acreditam que o mundo é dos espertos, individualistas, pregador do _excessivo_ marketing pessoal, etc...)
331 - comentário - 08/04/16 - 11:25:09 - Ilhabela Digital - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião é que ele seja autodidata. Como a Tecnologia e Informática estão em constante evolução o profissional deve evoluir diariamente buscando novas soluções para os novos desafios. É muito comum encontrar profissionais defasados tanto com relação a tecnologia quanto ao mercado onde ele atua.
332 - comentário - 08/04/16 - 13:35:32 - Edson Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas devam procurar profissionais que conheçam as necessidades dos clientes, porém, nem sempre acontece isso... Existe uma falha grande no mercado, quando o profissional não tem visão do ambiente do cliente e não entende o que realmente o mercado pede.
Hospitalhd
333 - comentário - 08/04/16 - 13:46:44 - MARIO PEIXOTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Resiliência, pró-atividade, responsabilidade, assiduidade, engajamento e inteligencia emocional e social
334 - comentário - 08/04/16 - 15:52:27 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A impressão que tenho é que hoje, além do conhecimento de negócios da empresa, o mínimo para uma vaga é pós-graduação ou MBA, Inglês e espanhol, e em projetos também as certificações PMP, COBIT e/ou ITIL. Esses são os filtros mínimos. Junto com estes filtros são inseridos os conhecimentos técnicos para a vaga: bancos de dados, linguagens, tecnologias_
Segunda etapa é meta salarial, infelizmente não é quanto cada um vale de conhecimento e de experiencia, é _quanto podemos pagar_ .
Terceira etapa que pode ser uma eventual conversa é validar o que está escrito e as empatias pessoais para confirmar conhecimento e inteligencia emocional, experiência, como lidar com pressão, conflitos,... Tenho vivenciado que hoje estão tentando preencher vagas de gestão com técnicos e analistas. Esta á a tendência, que o técnico vire experiente e sempre atualizado
335 - comentário - 10/04/16 - 18:11:23 - Francisco Uderson Barbosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Essa pergunta é fácil! As empresas hoje estão procurando profissionais de baixo custo, mas com o máximo de qualificações, mesmo que essas qualificações não sejam necessárias para o cargo que a pessoa irá efetivamente ocupar.
Diante da escassez de vagas, as empresas que precisam contratar deitam e rolam! Então buscam profissionais experientes, com MBA, certificação PMP, ITIL, COBIT, inglês fluente, etc. tudo isso por um impressionante salário de R$7.000,00 ou menos! Poderíamos dizer que seria um efeito pouca oferta e alta procura, pra mim mim é mais pouco respeito ao profissional e alta cara de pau! O tempo e o dinheiro gasto nessas qualificações não querem dizer nada para esses senhores, eles sabem que tem gente no mercado precisando trabalhar, ética na contratação pra que?
335 - Réplica - 10/04/16 - 19:31:28 - Silvio Bogsan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que também precisamos ser mais estratégicos e menos "flanelinhas". Ficamos lá na empresa tomando conta, seja da rede, do servidor e cuidamos pouco de ajudar a empresa a ganhar dinheiro.
dbassocia
336 - comentário - 10/04/16 - 19:28:39 - Silvio Bogsan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Existem características que não são técnicas e que são importantes. Boa educação, no sentido de ser gentil e atencioso. Falar em público. A sempre falada pró-atividade evoluiu para o conceito de estar conectado com o ambiente. Muitos profissionais não saem do _cyberespaço_ e esquecem que nós da área de TI devemos servir as pessoas e o negócio da organização. Precisamos ajudar as pessoas. As máquinas já se ajudam sozinhas. Não adianta um monte de certificações e não atender às necessidades da organização onde empregamos nossas habilidades. É isso o que fazemos. É para isso que serve a tecnologia. Facilitar o trabalho. Não podemos mais ficar colocando empecilhos, travas e proibições sem oferecer a ajuda que a organização espera de nós.
337 - comentário - 11/04/16 - 10:10:55 - Cristiano de Oliveira Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando estou selecionando um Profissional, além das competências técnicas necessárias para a função, procuro analisar sempre as competências comportamentais, o senso de urgência e priorização de tarefas, assim como o relacionamento com seus pares e superiores. Evidente que em uma entrevista não podemos ter um visão profunda e conhecer os candidato nestes pontos, mas procuro explorar cada um deste itens na experiência por outras empresas.
Penso que o profissional precisa ter visão de processo e possuir condições de se adaptar a cultura do novo empregador, bem como capacidade de entender o ambiente e propor ideias que possam agregar valor ao negócio. O conhecimento técnico é fundamental, porém mais que isto, o profissional tem que estar preparado a novos desafios e aprendizado e ter um boa relação pessoal com seu pares e superiores.
338 - comentário - 11/04/16 - 17:40:30 - PAULO MARTINS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao buscar, selecionar e contratar profissionais sempre procuro pessoas com capacidade de evoluir técnica e pessoalmente. A aptidão técnica é um dos quesitos para um profissional de TI e para este deve constar em seu roll de conhecimentos principalmente lógica e visão macro. Também considero muito importante a capacidade deste profissional evoluir, compartilhar com sua equipe, comunicar-se e principalmente a capacidade _de se virar_. Em TI muitas vezes não está no manual ou no Google, por isso é importante ter capacidade de se adaptar e resolver rapidamente.
339 - comentário - 15/04/16 - 17:22:43 - Eric de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Liderança, lealdade e Humildade intelectual.
Os profissionais devem ter essas habilidades bem expressas em seus perfis profissionais.
Hoje mais do que conhecimentos técnicos, a relação intra-pessoal é muito importante para formar minha equipe.
GOC
341 - comentário - 19/04/16 - 13:44:38 - Raphael Bacarov - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Embora, exista para cada função uma respectiva característica descrevo abaixo o que vemos no individual, fora sua capacidade de exercer a função.

Deve transparecer comprometimento, integridade, humildade e força de vontade.

--Comprometimento com o trabalho e as suas responsabilidades. (Trabalho Final)
--Integridade com a ética da empresa respeitando o próximo e sua respectiva Hierarquia sempre pensando em fazer o melhor e o correto.
--Humildade para reconhecer o trabalho em equipe, reconhecer o erro e suas conquistas.
--Força de vontade para aprender e ensinar. (Passar o conhecimento)
341 - Réplica - 22/04/16 - 17:54:48 - José Paulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

-Capacidade de resolver problemas.
-Bom relacionamento interpessoal.
-Disposição para aprender e ensinar.
342 - comentário - 22/04/16 - 22:08:32 - David Robert - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Comprometimento
- Gostar de aprender
- Aprender rapido
- Compartilhar conhecimento
343 - comentário - 26/04/16 - 09:31:00 - Victor Patané - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um bom profissional sobre quais quer aspectos deve ser acima de tudo coeso e transparente e principalmente responsável por suas ações, tenham elas resultados positivos ou negativos, nunca deve se esconder atrás de subterfúgios técnicos ou transferir sua responsabilidade para justificar um insucesso ou uma falha, este tipo de pratica diferencia os profissionais dos amadores, e é muito valorizada hoje em dia num momento onde todos estão preocupados em ?Livrar a Cara? este tipo de profissional vai no conta fluxo e acaba por se sobressair nas organizações.
apipesq
Página 1 de 1
Pular para a página:
X