O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Como preparar-se para o próximo trabalho, enquanto ainda esta empregado ?

Convidados : Analista e programadores.

1 - comentário - 26/04/16 - 12:12:18 - Eduardo João de Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para mim o mais importante é cultivar uma boa rede de relacionamento com todas as pessoas, independente do cargo ou da área em que a pessoa trabalha.

Um fornecedor externo, ou mesmo um cliente podem te dar boas indicações no futuro.

É importante lembrar que um rede de relacionamento não é apenas para explorar as pessoas, você tambem deve ajuda-las quando houver oportunidade.
2 - comentário - 26/04/16 - 12:30:09 - Mauro Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O importante é nunca acomodar-se, mesmo em um bom emprego, envie o currículo para outras empresas, participe de entrevistas, mantenha sempre o currículo atualizado com novos cursos e experiências.
3 - comentário - 26/04/16 - 12:51:29 - Alexander Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além de um network amplo, é preciso ter seus objetivos sempre em mente. Se está pleiteando um cargo superior ao seu atual, é preciso se especializar para tal.
Nunca deixe de estudar e aprender novas tecnologias, tendências e acompanhe sempre o mercado.
4 - comentário - 26/04/16 - 12:55:54 - Silvio Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cultivar sua rede de relacionamento para ver como anda o mercado.
É necessário manter-se ligado às tendências e necessidades do mercado.
Seus conhecimentos atuais podem não servir para outras empresas, portanto tem que se atualizar.
dbassocia
5 - comentário - 26/04/16 - 13:04:24 - Guilherme - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não deixe o tempo desatualizar você. Mesmo que seu trabalho atual não solicite seu aprimoramento, sempre busque conhecer mais. Assim, poderá se qualificar melhor caso aconteça o desemprego.
Não deixe de ter um relacionamento estável em seu trabalho atual. Eles poderão ser sua porta também.
Trabalhe sempre FELIZ!
6 - comentário - 26/04/16 - 13:15:13 - Renato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acho que o básico é sempre esta se atualizando. Nunca pare de estudar, pois quando fica muito tempo sem estudar é um pouco difícil voltar.
Acho também, que infelizmente nessa nossa área, você somente consegue algo melhor na empresa em que trabalha, quando consegue alguma proposta em outra empresa e então meu palpite é que sempre estejam distribuindo currículos, mas sempre tente ser um bom profissional na empresa atual.
7 - comentário - 26/04/16 - 13:44:36 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A preparação é sempre continua e rotineira, isso envolve 3 itens básicos... Pessoas, Tecnologias, e Certificações. 1o Pessoas pois com elas montamos noss circulo de amizades, contatos, parceiros e com os colegas que iremos atuar diariamente, e precisamos sempre demonstrar um equilibrio psicológico e tecnico... Se envolvendo muitas vezes não só em assuntos profissionais mas em muitas vezes com problemas pessoais que cada um tem e leva para dentro do trabalho... Tecnologias são muito importantes para conseguir se atualizar, estar vivenciando tendencias de mercado. E por fim, as certificações que justificam os estudos diarios e comprovação de conhecimentos em determinadas areas de atuação.
8 - comentário - 26/04/16 - 13:48:56 - Jorge Robert - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um aspecto que me parece interessante é o aspecto legal. Quanto tempo vou ficar no limbo (desempregado de onde estava e ainda não fui contratado na outra). Como fazer ou lidar com as empresas que não liberam do aviso previo. Há alternativas ?
Em fim, há varios aspectos paralelos à preparação técnica e _cinematografica_ que é importante. Bom, eu acho importante !
Obrigado.
GOC
9 - comentário - 26/04/16 - 13:53:02 - Arthur Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu concordo com os comentários, sempre buscar atualização e um novo idioma seria uma das coisas que faria.
Pois o mercado sempre está se atualizando e as pessoas já empregadas já estão tão focadas no que tem que fazer e as vezes esquecem de se atualizarem.
Uma nova graduação, uma pós graduação ou um curso especializado já seriam uma atualização.
Vejo que só quando as coisas não estão boas na empresa as pessoas começam a correr atrás.
Eu penso que a atualização não é o que o mercado acabou de lançar, mas sim uma nova especialidade a qual você não trabalhe ou não entenda.
Fundamental estar com suas informações ( Currículo/ Sites de Empregos / Linkedin) sempre atualizados.
Desta forma as oportunidade correrão atras de você e não você atras delas.
10 - comentário - 26/04/16 - 14:13:08 - Gislene A de Oliveira Holgado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É sempre importante buscar conhecimento, e isso ninguém pode tirar de você. Se qualificar nos estudos de língua estrangeira ou cursos específicos da área que deseja conquistar. O que poderá valer para o emprego atual e para o próximo.
Fique de olho nas oportunidades de mercado e por um ambiente melhor de trabalho que te possibilite crescimento profissional.
11 - comentário - 26/04/16 - 14:38:22 - Andre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não se pode acomodar-se em apenas um conjunto de tecnologias (ex: ASP.net + SQL Server). Deve-se encarar outros conjuntos e vencer a resistência de adotar novas tecnologias.
Se você declarar que é apenas programador JAVA ou .NET, seu futuro profissional pode estar ameaçado.
Dica para se atualizar: consulte sempre a _capa_ das edições de revistas especializadas e procure por tutoriais a respeito. Assim você não precisar gastar tanto para se atualizar.
Para uma atualização de qualidade, procure sites como PluralSight.
12 - comentário - 26/04/16 - 15:04:27 - CASSIO LUIS DO NASCIMENTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Preparado nunca estamos. A novidade é sempre uma surpresa. A mudança afeta o físico e ou espiritual. Mas se ativamos a mudança é porque o atual não contempla mais e o novo pode ser bom ou ruim.
apipesq
12 - Réplica - 26/04/16 - 15:38:22 - Juliano Cesar Biondo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O que movimenta a esperança é a persistência, acredito nisso como um passo, que nunca irá finalizar por falta de atitude.
13 - comentário - 26/04/16 - 15:31:00 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o primeiro passo seja definir o que desejamos fazer no proximo trabalho. Após essa definição se preparar técnica e psicologicamente para mudança. Cursos, coaching, leitura. Cada pessoa precisa achar sua própria forma de preparo.
14 - comentário - 26/04/16 - 16:34:16 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou em um caso a parte. estou _engessado_ no oracle forms e reports.. Preciso me aperfeiçoar em outras ferramentas, pois tenho colegas de trabalho que saíram da empresa em que trabalho e tiveram dificuldades para encontrar novos empregos, pois esta ferramenta esta cada vez mais escassa.
Ou mudamos de ramos ou temos que correr atras de novos rumos.
15 - comentário - 26/04/16 - 17:44:06 - Alexandro Antonio Blini Maceir - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho engraçada esta pergunta em um fórum de TI! Até parece que o profissional de TI não esta sempre se preparando, ou eu estou enganado? É impossível se ter 2 trabalhos consecutivos sem ter que se adquirir alguma cultura nova! Como se preparar? Hora, você pra começar, não pode envelhecer nem ter família porque se tiver alguns dos 2 não vai ter tempo de ficar após o trabalho fazendo um curso ou ficando na frente do micro e aprendendo alguma coisa nova depois do trabalho e ignorando a família. Alguma coisa nova daquelas que aparecem no mercado a cada semana e o empresariado quer que você já tenha experiência de 3 anos de algo que foi criado ontem! No seu próximo trabalho você sai no mercado de trabalho e após ter se dedicado muito e aprendido o que deu pra aprender, vê novas SIGLAS de novas tecnologias e novos experimentos e linguagens que nunca viu antes e pensa: _Putz, o que é isso?_
dbassocia
15 - Réplica - 27/04/16 - 10:36:00 - Robert - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um comentário lucido diante de tantos gritos dizendo que vc deve estudar feito louco pra daqui a pouco aquela super tecnologia ser ignorada. Penso em alguns barulhos de mercado como o Solid que os empresários agora só exigem isso e querem 5 anos de experiência em algo que uma gang of 4 gritou há alguns poucos anos atrás.
16 - comentário - 26/04/16 - 18:26:21 - Eduardo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que assim que quando é definido que uma troca de emprego é necessário, você deve definir o que você quer fazer no próximo emprego e se atualizar.
18 - comentário - 26/04/16 - 21:39:03 - Peres - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa noite,

Isto é exatamente o que tenho feito, atuo no momento em uma multinacional como analista de suporte pleno.

Mesmo trabalhando, já fazem 2 anos que estou estudando programação por conta. No momento estou com o objetivo de fazer a certificação 70-483, tenho utilizado muito sites como code eval, hacker rank, code.org, cave of programming, entre outros, mais ebooks gratuitos que encontrei na internet.

Tenho feito tudo isso sem atrapalhar minhas atividades na empresa e também minha vida em casa, pois tenho filhos pequenos.
19 - comentário - 26/04/16 - 22:25:55 - Rodrigo Celebrone - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A receita do sucesso no mercado de TI, é quase sempre igual.

Conheço vários tipos de profissionais, desde os _Já tenho que trabalhar e você quer que eu estude depois do trabalho ?_ A empresa não me da valor_ eu quero esquecer TI._ ou o oposto, profissionais que trabalham, fazem curso, colaboram com a comunidade, seguem com os estudos e claro, o resultado é o oposto do perfil anterior. Esses são os profissionais que crescem e se realizam profissionalmente.

Então, minha dica é _estudar_, fazer cursos na internet, no youtube, assistir palestras_ aproveite sua renda no emprego atual e faça uma reciclagem, atualize seu conhecimento, pesquise, leia, siga com os estudos. Eu sigo essa receita já fazem 10 anos, só sucesso.

Esqueça o fato de estar ou não empregado e estude, aprenda cada vez mais e certamente boas oportunidades não faltarão.

Abraços!
Hospitalhd
20 - comentário - 26/04/16 - 23:19:03 - Leandro Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Meu grande problema é definir uma estratégia de estudos. Em uma area que pede profissionais com conhecimentos em varias tecnologias e ferramentas diferentes, fica difícil concluir qual dessas tecnologias estudar quando seu objetivo é manter-se competitivo e atualizado.

Mas enfim, parar de estudar é única coisa que não se pode pensar.
21 - comentário - 27/04/16 - 00:09:57 - Carlos Eduardo Capparelli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aprendizagem e aperfeiçoamento contínuos são (ou deveriam ser) o óbvio. Além disso, creio ser igualmente importante uma constante auto-crítica e busca por aprimoramento pessoal em questões menos técnicas, relacionadas inclusive a atividades mais funcionais-administrativas e a questões comportamentais_ bem como questões correlatas, como dicção, oratória e equilíbrio emocional, por exemplo.
Por fim, também acho muito importante se interessar (e estudar com seriedade) -- além dos temas mais _horizontais_ (como linguagens e tecnologias) -- de temas mais _verticais_, como governança de software, de TI e corporativa-empresarial_ e _ortogonais_, como pessoas, departamentos, clientes internos e externos, mercado etc.
Afinal (como já disse o mestre), _o contexto é rei_.
22 - comentário - 27/04/16 - 09:41:04 - João Paulo Nóbrega Figueiredo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para se preparar para um próximo trabalho, ainda empregado, o profissional deverá realizar o máximo de cursos e treinamentos que conseguir para se capacitar para uma futura oportunidade. Assim, quando a oportunidade surgir, ele já tem aquele conhecimento específico ou aquela certificação exigida.

Outro ponto que acredito ser importantíssimo: não deixar de estudar uma língua estrangeira. Sabemos como o inglês é fundamental na área de TI. E se você já domina o inglês, porquê não estudar uma segunda ou terceira língua?

Enfim, nunca parar de estudar e de se aperfeiçoar, para que as oportunidades não faltem!

Abraços.
23 - comentário - 27/04/16 - 10:02:53 - Luís Fernando Vendrame - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Participar de fóruns de discussões, ouvir pod-casts relacionados a área, ler artigos e blogs, seguir as pessoas influentes no Twitter e no Github, participar de Meetups, eventos e palestras, desta forma você estará a frente da maioria dos profissionais que utilizam-se de meios tradicionais para aprendizagem. Gosto muito de cursos e livros, mas a grande maioria já é lançado com certa defasagem, portanto eles seriam o começo do aprendizado, a continuidade deste se da na comunidade.
GOC
24 - comentário - 27/04/16 - 10:07:04 - Mario Angelini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O importante é nunca parar de estudar e procurar estar sempre atualizado com o mercado. Sou profissional de mainframe mas estou sempre fazendo cursos no ambiente de baixa plataforma e nas ferramentas de gerenciamento de projetos. Temos que estar preparados para quando as oportunidades surgirem. Boa sorte a todos.
25 - comentário - 27/04/16 - 10:24:49 - Fernando Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É preciso ter visão.

Vai ficar na mesma área? Se sim procure se informar se ela ainda tem perspectiva no mercado. Se a resposta for positiva faço o máximo de cursos e treinamentos para ser o melhor na sua área (e eu espero que seja o que você gosta).

Se procura mudar de área procure uma outra que seja estável ou tenha boa ascensão. Eu por exemplo sou programador Web, mas como também gosto de mobile fiz cursos de desenvolvimento Android e iOs. Hoje posso escolher para qual área me deslocar.

Para saber como está a sua área e como estão as demais é preciso ler artigos, blogs de tecnologia, talvez algum podcast. Também recomendo ter bons contatos de outros profissionais de TI *Eu enfatizo bons profissionais). Assim você compartilha suas informações e recebe outras em troca.

Atenciosamente,
Fernando Nunes
26 - comentário - 27/04/16 - 11:16:07 - Eduardo Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que acompanhar o momento do mercado é muito importante nesse momento.
Em meio a muitas demissões e cortes ficar sem emprego para procurar outro ou trocar de um estável para arriscar outro pode ser bem delicado. Então sugiro que se for trocar de emprego tem que ser uma oportunidade muito boa e segura para valer o risco do contrário acho mais interessante passar essa faze ruim do país.
27 - comentário - 27/04/16 - 11:49:12 - Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que estando nessa condição, deve-se verificar no mercado de trabalho as opções existentes para o perfil. Dependendo do tempo que o profissional estiver na empresa este poderá não estar atualizado com as novas ferramentas. Neste caso, uma boa medida a ser tomada e verificar os cargos ou tipo de tarefas requeridas pelas vagas oferecidas, pois, em alguns casos, o que ser quer já vem sendo feito da mesma forma ou bem parecido.
Hospitalhd
28 - comentário - 27/04/16 - 12:02:58 - Wagner Mello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como aprendi há muito tempo na época da faculdade: a palavra chave é lapidação. Busque cursos de aperfeiçoamento. Busque cursos que agreguem valor ao seu conhecimento. Faça ao menos um curso por ano. Se a sua área de atuação é desenvolvimento de software, aprenda também sobre hardware e vice-versa. Conhecimento nunca é demais.
29 - comentário - 27/04/16 - 13:16:16 - Thiago Lemos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como muitos colegas falaram o caminho e sempre o aprendizado, independente se for ou não ficar na mesma área. Aprenda com colegas de trabalho próximo a você independente do cargo que ele ocupa, faça cursos de especialização, mantenha-se atualizado no que já é de seu conhecimento, participe de palestras e eventos sempre que possível. O segredo é o aprendizado com ele tudo se torna mais fácil, desde a troca de emprego a uma promoção.
30 - comentário - 27/04/16 - 15:42:17 - Ricardo de Sousa Carlim - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Depende muito da função que você gostaria de exercer no próximo trabalho. Caso continue como analista ou programador, eu por exemplo, gosto de trabalhar em projetos próprios utilizando as tecnologias mais recentes durante parte do tempo livre.
Existem cursos em diversas empresas no mercado que podem suprir as necessidades que procura, mas para quem tem facilidade para aprender sozinho, dependendo do negócio, acredito que a web possua muito conteúdo.
Lembrando sempre que o mercado é quem manda, logo os estudos devem ter foco em obter lucro ou satisfação pessoal, quem escolhe é o profissional.
31 - comentário - 27/04/16 - 15:46:27 - Débora - 189.135.20****

Em minha opinião deve-se investir em formação, principalmente em cursos de inglês e espanhol, que alavancaram bastante minha carreira. Acredito que networking também é importante. E, acima de tudo, trabalhar com competência e transparência na empresa atual, ainda que queira sair, pois a imagem do profissional é de extrema importância! Abraços!
dbassocia
32 - comentário - 27/04/16 - 16:46:10 - Bruno Gomes França - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que antes de mais nada, você deve sempre se manter atualizado, estudando tecnologias novas e sempre que possível, tentar utilizá-las no seu trabalho atual. Networking sempre é extremamente importante, não só com pessoas de outras áreas, como outros desenvolvedores, através de foruns, listas de discussão, encontros e feiras.
33 - comentário - 27/04/16 - 17:09:07 - Márcio Raimundo da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muitos falam de preparação técnica, mas acredito que o mais importante e preparar-se para o desconhecido, para a mudança. Preparar-se para o fim da zona de conforto, onde o desafio não é só apresentar um bom trabalho, mas assimilar o novo ambiente de trabalho o mais rápido possível, deixando de lado vícios que naturalmente acompanham a mudança e que podem atrapalhar. Isso implica na impressão que o profissional passa a empresa e que pode influenciar a avaliação do profissional pela empresa, sendo a diferença entre o sucesso na empresa ou na demissão dela.
34 - comentário - 27/04/16 - 17:33:26 - Marcos Paulo de Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante estar sempre estudando uma nova linguagem, pelo menos uma linguagem diferente por ano mesmo que não seja um especialista você terá mais chance para uma recolocação profissional já que o mercado evolui continuamente.
35 - comentário - 27/04/16 - 18:01:05 - Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar sempre antenado nas tendências de mercado, e ao analisar as vagas de interesse, buscar se atualizar sobre os assuntos solicitados. Para isso, existem sites de vídeo-aula e até mesmo o YouTube, que conta com diversas playlists gratuitas sobre diversos assuntos.

Essa é uma maneira rápida de se atualizar sobre os mais diversos assuntos que estão em constante mudança.
GOC
36 - comentário - 27/04/16 - 18:12:02 - sergio cavalheiro - 177.110.10****

Acredito que a melhor forma de se preparar para outro trabalho é estar sempre aberto para mudanças de areas dentro da propria empresa , esse tipo de atitude faz com que voce desenvolva uma habilidade para absorver novos conhecimentos, e aprender a se adaptar/trabalhar em equipes com perfis diferentes
37 - comentário - 27/04/16 - 21:03:06 - Ricardo Cisneiro Prates - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de trabalho hoje está muito mais atrelado ao valor que será pago do que qualquer outro coisa.
Então, enquanto você estiver empregado, faça seu _pé de meia_, no sentido de especializações, cursos e aprender uma nova linguagem que está _na moda_, ou é tendência de mercado.
Busque aprimorar seu conhecimento, pois sem ele você vai ficar estagnado e fora do mercado.
38 - comentário - 27/04/16 - 21:53:42 - Alcides Duarte Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve planejar sua carreira e trabalhar em cima de objetivo a serem alcançados.
Seja um programador, um testador, um designer ou de infraestrutura o conhecimento técnico é o básico que jamais pode faltar e sempre deve estar sendo atualizado. Assim como é fundamental saber inglês.
Se a empresa onde trabalha investir na sua carreira custeando alguns cursos melhor ainda.
Fazer um bom trabalho por onde passar abre muitas portas, traz reconhecimento.
Ouvir o conselho dos melhores da área e manter-se sempre antenado nas tendência do mercado.
Usar os desafios do emprego atual para amadurecer e expandir suas habilidades, quando possível.
39 - comentário - 27/04/16 - 22:30:45 - João Luis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- ter noção para onde você vai
isso permite você rastrear tecnologias para aquela area com mais facilidade

- o que você almeja para a sua carreira
Não adianta explorar mais e mais formações técnicas, se você está vertendo para funções mais administrativas ou de controle, Tenha foco

- Aprenda a sair da zona de conforto
Estude temas diversos, fora da sua área de atuação. Vá estudar fotografia, astronomia, geografia, português... Ter a mente totalmente voltada para o mundo técnico pode te fazer um técnico muito bom, só que sem capacidade de exprimir suas ideias.

TL_DR:
- Mire numa direção para a sua carreira e foque em melhorar os pontos para chegar lá.
- Leia mais, sobre qualquer coisa, que não técnica_ Aprenda a expor melhor seu ponto de vista.
- Saiba que a mudança vai ocorrer e que você não pode fazer nada senão acompanhar a evolução.


HIH,
João Luis
apipesq
40 - comentário - 28/04/16 - 11:26:19 - Marcos Vicentim - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se voce pensou em mudar é porque algum ou alguns fatores no seu atual emprego não lhe agrada mais. Seja renumeração, seja ambiente de trabalho, localização da empresa, perspectivas de crescimento, benefícios, gestores entre outros fatores contribuíram para esta decisão. Porém, não adianta trocar o famoso Seis por Meia Duzia. Todas as situações e perspectivas sobre uma nova oportunidade tem que ser avaliada. O pior da troca, pode ser o arrependimento. Mas, o melhor da troca pode ser o desafio e o aprendizado. Do resto, é agradecer a Deus por ter a opção de troca na atual situação onde muitos estão desempregados e seguir em frente. E do resto, sua capacidade e competência lhe traga ótimos frutos.
41 - comentário - 28/04/16 - 11:39:52 - Raphael Torres - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que, como tudo, precisa de planejamento.
Primeiro passo: veja como esta seu conhecimento perante o mercado, ou seja, pesquise vagas, veja as tendências, fique por dentro do mercado.
Segundo passo: oque está procurando ? quer trabalhar com oque? onde ? converse com pessoas que já trabalham com oque você quer, ou onde quer trabalhar.
Terceiro passo: estude oque for necessário e depois estude mais um pouco.
Quarto passo: porque não compartilhar oque você esta estudando ?? Escreva alguma coisa.
Quinto passo: prepare um CV de apenas 1 pagina.
Sexto passo: mande o CV, de preferencia com indicação de alguém, e para mais de 1 empresa se for possível/necessário
Sétimo passo: seja você mesmo na entrevista, realize o teste da melhor forma possível.
Aguarde pelo menos uma semana antes de enviar e-mail para o RH, mas acho importante mandar, caso não tenha um feedback.
42 - comentário - 28/04/16 - 11:42:38 - Abdiel Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente, precisa se planejar.

1. O que você deseja fazer.
2. Qual é exatamente o seu objetivo.
3. Aonde gostaria de estar, grandes, pequenas empresas ou seu criar seu próprio projeto (sua empresa).
4. Se pretendente ir para outra empresa, pesquisar lá primeiro e vê se adéqua as suas necessidade e expectativas, como investimento de carreira dentro da empresa e etc.
5. Investir em cursos (Inglês) e algo específico da sua área. Nessa nossa área (TI) sempre tem que estar atualizado, pois os frameworks sempre estão em evolução e etc.
6. Se for criar sua própria empresa, analisar o tamanho do seu investimento, quais tipos de clientes buscar e etc.Ter Iniciativa, persistência, Independência e autoconfiança.

Lembre-se, o mercado é competitivo, então tem que saber lidar com as diferenças, pessoas e etc. Se tiver que melhorar nestes pontos é a hora de estudar e analisar os casos.
43 - comentário - 28/04/16 - 11:53:32 - Tiago Viana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente mantenha o foco na vaga que almeja, pois está empregado e não precisa de desespero. Trace suas metas para o próximo emprego, como oportunidade de um cargo superior, aprender novas tecnologias e conhecer novas áreas, coloque-se como um produto a venda explorando seus talentos e mostrando porque devem te contratar, não se desvalorize e faça com que essa oportunidade também seja um produto o qual deve te convencer ao aceitar esta vaga, boa sorte!
Pecados
44 - comentário - 28/04/16 - 12:07:26 - Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Traçar metas e objetivos a serem alcançados
- Estudar e manter-se atualizado
- Estar atento ao mercado de trabalho, suas exigências (acho sempre válido ver os anúncios de trabalho, mesmo para quem não está buscando outras oportunidades, justamente com este objetivo)
- Ser flexível para alterar planos, mudar objetivos ou se adequar as possíveis ajustes necessários.
45 - comentário - 28/04/16 - 12:28:53 - Salomão Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a constante evolução tecnológica em que vivemos, para se alcançar novas posições no mercado de trabalho, o profissional de TI deve reciclar-se também de maneira constante.
Não dá, por exemplo, pra ficar um ano sequer sem aprender nada, sem ler livros, sem participar de conferências e treinamentos, sejam estes presenciais ou mesmo online, enfim, é preciso atitude.
Acredito também, que o seu próximo trabalho pode estar na própria empresa em que você atua hoje, com uma nova função, novos desafios e novas responsabilidades.
46 - comentário - 28/04/16 - 12:50:01 - Antonio NUNES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O melhor momento para procurar emprego é exatamente enquanto ainda está trabalhando. Com isso, pode-se avaliar as melhores ofertas e se preparar melhor para o mercado profissional, que está em constante mudança e exigindo perfis cada vez mais aprimorados e pro-ativos. Nesse periodo, deve-se ler muito, participar de palestras, cursos e manter acesa a chama do networking pessoal, ja que pode estar ai uma grande fonte de novas oportunidades, nao so de indicação para oportunidades, mas tambem na aquisição e troca de conhecimento, que é fundamental para o mercado de trabalho.

nunes@consultoriaNUNES.com.br
47 - comentário - 28/04/16 - 13:13:54 - Wellington Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que melhor maneira de se preparar para uma mudança de emprego estando empregado, é a pessoa realmente querer mudar, estar ciente da decisão que esta tomando, além disso, acredito que a pessoa deva procurar se informar sobre como esta o mercado ou empresa para o qual ela deseja mudar, se os objetivos pessoais e profissionais da pessoa batem com o perfil da empresa para o qual ela esta pretendendo entrar.

Estar sempre atento as mudanças que estão ocorrendo na profissão, novidades, nunca deixar de adquirir conhecimento, isso é fundamental, pois te possibilita estar preparado para diversas situações que possam a vir ocorrer.
API
49 - comentário - 28/04/16 - 13:32:03 - Fabiano Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Independente da área de atuação, cargo e etc, a melhor forma de preparar-se para um novo desafio é aprimorar-se naquilo que deseja, seja no cargo/segmento atual ou numa frente totalmente nova. Isto é, se você está contente com o que faz, busque conhecer o máximo que puder do que cerca o _seu mundo_. Conhecimento nunca é demais em nenhuma área de atuação, mas tenha em mente que a qualidade da informação é muito importante... palavras-chave: Foco e Metas! Se pretende mudar de área, estude/pesquise sobre profissionais qualificados na área, busque saber o que as empresas de ponta (ou futuros clientes!), esperam destes profissionais e encontre as devidas prioridades sobre quais informações reter, ou quais treinamentos e novos conhecimentos adquirir. Por fim, comece este estudo/aprendizado enquanto estiver empregado, pois a _segurança_ desta posição, faz com que você seja mais seletivo.
50 - comentário - 28/04/16 - 13:53:40 - Leandro Drumond - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em um país que a maioria busca incessantemente a estabilidade no emprego, eu me considero do grupo contrário. Aos 31 anos já trabalhei em 7 empresas diferentes, mesclando vínculos CLT, PJ e até cooperado. Sempre fui eu quem decidi trocar de empresa, pelos mais diversos motivos, seja por propostas melhores ou ainda por ter perdido completamente a _paixão_ pelo trabalho exercido. Considero importante que, no período de transição, as tarefas na empresa que você esta deixando sejam terminadas com a mesma competência corriqueira, independente dos motivos da saída, para que as portas estejam sempre abertas para um eventual retorno.
Estando empregado, não existe o desespero para conseguir uma vaga como quando esta desempregado, por isso é possível analisar as propostas com mais inteligência e negociar rendimentos melhores e se preparar melhor, seja com cursos, seja estudando.
51 - comentário - 28/04/16 - 14:17:55 - Fernando Carvalho Barbosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além dos tópicos importantes citados pelo pessoal do fórum (a busca pelo aprendizado, traçar metas, manter o foco), existe uma característica importante do momento em que se está desempregado: o potencial criativo.

A tecnologia já tem uma diversidade grande de áreas, e possibilidades infinitas para a criação de novas, ou para a mescla das áreas existentes. Não é produtivo despender os momentos em que temos tempo e fôlego para mantermos o foco nos nossos objetivos pessoais em desespero ou depressão, por mais complicada que seja a situação.

Todos temos talentos que deixamos de lado ao longo dos anos, e o momento do desemprego pode ser a hora de resgatá-los para tentar algo novo. Planejar o futuro é importante, mas viver o presente das possibilidades pode mudar o mundo, ou até mesmo a realidade de outras pessoas que enfrentam períodos de necessidade.
52 - comentário - 28/04/16 - 16:41:55 - David Marcelino dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É mais _fácil_ conseguir um novo emprego estando empregado do que desempregado. E vai depender muito também do patamar em que se encontra. Quanto mais alto o nível (conhecimento/salario) menos oportunidades disponíveis no mercado.

Porem como os colegas já mencionaram, é imprescindível que o profissional esteja antenado no que o mercado esta buscando, não de maneira muito ampla pois é quase que impossível ser bom em tudo. Você tem que sempre buscar ser o melhor no que sabe fazer de melhor.
GOC
53 - comentário - 28/04/16 - 17:06:54 - Rodrigo Brandet - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalhar para formar o seu currículo. Enquanto estiver empregado, praticamente trabalhar com o currículo do lado. Isso significa ter em mente o que deseja para a sua carreira, mas anteriormente a isso, é importante ter um autoconhecimento suficiente para entender qual tipo de trabalho é mais adequado ao seu perfil.

E acima de tudo, independente do motivo de saída, dar o seu melhor aonde estiver, porque produção e conhecimento são sempre úteis na vida.
54 - comentário - 28/04/16 - 21:12:14 - Douglas Morais Cunha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar é sendo um bom profissional aonde se esta trabalhando, fazendo as coisas com profissionalismo e prazer no que faz.
As oportunidades aparecerão, interna ou externa na empresa que você esta. Conheço muitas pessoas que mudaram de empresa, pelas marcas que deixaram em outras(além do network) pelo seu profissionalismo. Neste momento do nosso pais, uma oportunidade que surge de uma indicação é uma das poucas oportunidades em que não se troca seis por meia dúzia.
Claro que o currículo, é fundamental, cursos, etc..., mas uma coisa que sempre falo, não é o que eu faço ou que sei que garante o meu emprego, mas sim como eu faço.
55 - comentário - 28/04/16 - 21:56:55 - Jeilson Alves Brandão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O momento não é tão propicio para migrar ou sair de uma empresa , aja visto o pais passa por um momento difícil , porem aos que pensam e migrar e ja tem em vistas propostas , temos que está atentos as exigências do mercado de trabalho bem como as suas qualificações e suas particularidades, temos que ser pessoas dedicadas , positivas, criativas, mas um dos fatores principais relevantes, é ter novas ideias principalmente nas reduções de custos de projetos , tudo isso faz de você um vencedor , sua proatividade , seu dinamismo completam seu sucesso profissional.

Boa sorte.

Jeilson Brandao
57 - comentário - 29/04/16 - 08:35:37 - Thiago Matsumoto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não estamos em um tempo favorável para estarmos mudando de emprego, mas sim adquirir experiências para este futuro emprego.
Hospitalhd
58 - comentário - 29/04/16 - 08:48:23 - Marco Aurélio marcosil - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para se preparar para o proximo emprego trabalho, a gente precisa estar atualizado com o que o mercado está pedindo. Eu procuro ler as vagas para ver o que a empresa está pedindo, e vou estudando ao poucos, alguns cursos por ano. De vez enquando envio meu curriculum e observo se as empresas me chamam, porém eu não vou as entrevistas, mas sei que o curriculum tem força para ser chamado.

Muito obrigado a todos da Apinfo pela oportunidade.
59 - comentário - 29/04/16 - 09:23:35 - Evandro Callegaro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que o segredo é estar sempre em alerta com as oportunidades profissionais que surgem e se reciclar com as tecnologias novas que são tendência de mercado(desde que não saia muito do perfil profissional que você possui), visando estar bem preparado para a realização das entrevistas, pois a nossa área de atuação é muito dinâmica.
60 - comentário - 29/04/16 - 09:35:31 - FRANCISCO JAIME DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que devemos estar sempre de olho no mercador, se reciclando para estar sempre atualizado e atender as exigências do mercador de trabalho, pois a área de TI é muito dinâmica.
61 - comentário - 29/04/16 - 09:35:34 - Bruno Americo Camoleze - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fazer sempre o melhor, estar sempre se atualizando e estudando mesmo no emprego atual. Isso com certeza é a melhor maneira de estar preparado para o próximo emprego. Ser o melhor que você pode no emprego atual garante que você está apto a partir para uma nova jornada. Assim aplique o máximo de conhecimento que puder naquilo você faz agora para que quando você se deparar com uma nova oportunidade seja o melhor candidato.
dbassocia
62 - comentário - 29/04/16 - 10:48:09 - GIULLIANO ALVARO ANDRADE PINHE - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente precisamos nos perguntar: Porque quero um novo emprego? Simplesmente por remuneração, benefícios, crescimento profissional e cultural, ou simplesmente porque não gosto do meu emprego atual?
Agora sim, com a(s) resposta(s) em mãos, inicia-se uma pesquisa no mercado, hoje conseguimos filtrar alguns processos seletivos e participar até mesmo online, com entrevistas via Skype e testes de conhecimento.
Me lembrei de uma frase de Bill Gates: ?É bom, celebrar o sucesso. Mas o mais importante é dar atenção as lições que o fracasso nos ensina.?.
Sucesso nas conquistas profissionais!!!
63 - comentário - 29/04/16 - 18:00:32 - Liliane A - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não estou empregada no momento, e falhei em pensar nessa pergunta no emprego anterior. E posso compartilhar minha experiência: isso atrasou um pouco a minha requalificação.
O mercado de TI muda constantemente e o mercado de trabalho mudou muito para os profissionais de TI. As vagas estão exigentes no sentido de variedade de conhecimento.E espera-se do profissional hoje não só que ele faça o trabalho que foi designado, mas que se envolva com o futuro da empresa: que ele pesquise, se mantenha atualizado, traga inovações.
Então como prepara-se enquanto ainda esta empregado? Se atualizando, buscando novos conhecimentos, e procurando formas de somar na empresa atual.
64 - comentário - 29/04/16 - 23:04:31 - Tarciso Perozini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que o caminho para se manter preparado para uma possível mudança de emprego, são primordiais as sequintes atitudes:

Pessoais:

- Continue atuando em seu emprego atual como se fosse aposentar no mesmo_

- Ética e profissionalismo acima de tudo_

- Seja honesto.

Profissionais:

- Atualização conforme as necessidades do mercado atual_

- Verifique se o caminho escolhido seja algo em que você realmente irá se doar, caso contrário, não terá uma boa atuação_

- Não ignore habilidades atuais, fortifique-as_

- Desafie-se, busque algo além de sua própria expectativa. Qualquer mínimo atingido acima da mesma, significa que você quebrou seu limite de crescimento e provou a si mesmo que pode ir além.

Definir qual rumo tomar, pode ser difícil. Na indecisão, apenas reflita e identifique sua paixão dentro do mar da tecnologia, e busque-a.

Até!
64 - Réplica - 30/04/16 - 10:33:59 - José Roberto Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito bom seu post Tarcisio, você abordou todos os pontos importantes. Parabéns !
GOC
65 - comentário - 30/04/16 - 14:57:57 - Cristina - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Possivelmente ...
1. Estabeleça Metas
2. Estude
3. Dê o seu melhor no atual emprego
4. Esteja aberto para novas ideias e possibilidades.
66 - comentário - 30/04/16 - 18:29:17 - Adriano Ohana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minhas dicas diretas:

- Trabalhe sempre respeitando sua empresa atual, jamais ligue o modo automático por não estar mais feliz com a empresa ou por algum motivo pessoal_

- Foque em resolver problemas reais_

- Trabalhe 8 horas por dia no que sabe fazer e vá um pouco além pra aprender coisas novas_

- Saia da sua zona de conforto sempre_

- Faça cursos e tire certificações profissionais, focando sempre no caminho e nunca na conquista do certificado. O aprendizado é mais importante que o papel_

- Nunca, jamais minta pra obter vantagem_

- Mantenha seu networking alto participando de eventos de TI na sua cidade e região_

Claro que as dicas acabam servindo para toda a sua vida profissional, mas no geral é assim mesmo que funciona, sua empregabilidade se mantém alta pelo quanto você consegue inovar, aprender e se manter ativo na comunidade da sua região.
67 - comentário - 01/05/16 - 22:16:05 - Eduardo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A carreira em TI é desafiadora, mudanças são constantes e o mercado de trabalho vem exigindo uma constante reciclagem, para isso é importante que o profissional não faça somente o trabalho que foi designado, mas que esteja presente e ligado intimamente ao DNA das empresas, desta forma estará preparando um caminho promissor, não só na empresa que está atualmente mas em caso de necessidade de um novo trabalho, pois será bem referenciado tanto pela empresa quanto pelos companheiros de trabalho, formando uma networking positiva.
Além disso é importante constante busca por atualizações, novos conhecimentos e novas áreas de estudo, agregando sempre uma bagagem importante para a vida profissional.
68 - comentário - 02/05/16 - 10:09:29 - Rosane Teixeira Marques - 189.37.98.****

1 - Aprenda a ouvir

2 - Estude e mantenha-se atualizado

3 - Leia informações do cenário internacional sobre tecnologia

4 - Prepare-se para se certificar

5 - Tenha certeza de que sua comunicação com seus superiores seja esclarecedora. Muitas vezes o mal entendimento e conflitos são gerados por falhas de comunicação

6 - Seja honesto e fala da sua verdade mas, sempre respeitando a opinião dos outros. Todos somos diferentes e temos valores e concepções diferentes nas nossas vidas.

7 - Seja sábio.
apipesq
69 - comentário - 02/05/16 - 10:27:27 - Maurício - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional de TI nunca deve estar na zona de conforto. Em paralelo as suas atividades profissionais deve ter uma atividade de qualificação na área. Principalmente em novas tecnologias, são pouquíssimas as vagas que exigem uma boa qualificação e que pagam bem, então é somente com o tempo que o profissional consegue estas conquistas.
70 - comentário - 02/05/16 - 10:57:23 - Igor Luciano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre estar de olho nas tendencias de mercado. Estudo constantes e tentar não aprender apenas uma tecnologia, é bom ter conhecimento em diversas linguagens e plataformas. E eu acredito também que ficar muito tempo em um único projeto não é nada bom, pois, não ganha experiencias com outros desafios.
71 - comentário - 02/05/16 - 10:57:36 - Gabriel Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Continue fazendo seu trabalho da melhor maneira possivel em seu trabalho atual.
Nao jogue tudo para o alto somente porque ja tem outro emprego garantido. Nao feche portas.
72 - comentário - 02/05/16 - 11:37:34 - Albano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que a melhor maneira é pesquisar sobre novas tecnologias e focar os estudos no que pretende trabalhar no próximo emprego, de qualquer maneira, esse estudo deve ser realizado fora do horário de trabalho na minha opinião.
dbassocia
73 - comentário - 02/05/16 - 14:33:47 - Ana Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando estamos trabalhando em uma empresa, especialmente na area de TI, mais importante do que a tecnologia empregada
ou o quanto voce sabe ou não de uma ferramenta, é situar-se na realidade em que voce se encaixa.

Entender qual a diferença que voce faz na empresa ou no projeto é importante para saber qual o nivel de confiança que os
lideres tem em você. São muitos os casos de profissionais comprometidos com o horario e normas das empresas mas que
não atendem as expectativas do seu empregador.

Para manter-se em qualquer trabalho é primordial enxergar qualidades e limitações inerentes a sua area de atuação.
Isso pode direcionar os seus passos naquilo que falta a você: técnica, prática, especialidade, certificação ou
comprometimento, engajamento, confiança.

Entender esta realidade é um processo positivo na vida de qualquer profissional.
74 - comentário - 02/05/16 - 15:51:29 - Cristiano Luiz Maziero - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma boa forma de se manter empregado e também estar sempre pronto para novos desafios é entender que o mundo, as tecnologias, as tendências e principalmente as pessoas mudam.

Para acompanhar essas mudanças é essencial que esteja _antenado_ com o mercado e acima de tudo, com suas perspectivas.

Devemos entender que quando a dúvida de como se preparar para um próximo trabalho aparece geralmente já é tarde para procurar uma eventual atualização.

O melhor a se fazer é sempre estar pronto para o que vier sem se preocupar com o futuro, pois dessa forma será um excelente profissional para a atual empresa, como para uma eventual futura.
76 - comentário - 02/05/16 - 21:46:38 - Allan Moreira dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve sempre acompanhar os noticiários sobre novas tecnologias e tendências para o futuro, é sempre bom estar em conformidade com as tecnologias atuais, certificações também são muito importantes para o crescimento profissional, principalmente quando se está em busca de novos desafios.

O importante é estar bem preparado, assim como estar em constante evolução, sempre procurando novos desafios.

Conhecimento nunca é demais, aos mais experientes compartilhar com os iniciantes e aos iniciantes aprendam e discutam sobre seus objetivos com os mais experientes, a troca de informações é fundamental para enriquecimento de conhecimento de ambas as partes, consequentemente para evolução profissional.

Dediquem-se ao máximo e façam a diferença.

Fazer a diferença diz tudo sobre um profissional, o conhecimento está diretamente ligado a isto.
77 - comentário - 03/05/16 - 08:56:50 - Admilson Manoel Nogueira Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mire bem mais acima, crie desafios pessoais relacionados a tecnologia, estude com foco nisso, vença esses desafios um a um, aprenda com os erros e refaça, sempre. Assim você se mantém sempre atualizado tecnologicamente.
Hospitalhd
78 - comentário - 03/05/16 - 09:05:13 - henrique - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estudando, Se Aperfeiçoando, Fazendo Cursos, Inglês, Tirando uma certificação.
79 - comentário - 03/05/16 - 09:16:22 - Reinaldo de Oliveira Sant Anna - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procure analisar os requisitos das vagas publicadas para seu perfil profissional e os perfis das empresas em destaque. Crie planos de estudos para reciclar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades, procure por certificações e/ou cursos oficiais em instituições reconhecidas, participe de grupos de profissionais e fóruns. Vá à luta!
80 - comentário - 03/05/16 - 09:16:59 - Diogo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nesta época de crise em que a grana está curta, a melhor maneira de se preparar é comprar livros, fazer cursos online gratuitos, participar de meetups, estudar idiomas e sondar o mercado de trabalho antes de fazer qqr movimento. Outra coisa que também pode ser feito é tentar uma movimentação interna. As vezes compensa mais que ir para outra empresa.
81 - comentário - 03/05/16 - 09:30:02 - Cauê Scalzaretto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Reafirmando os relatos anteriores, acredito que o melhor seria se qualificar com cursos, palestras e livros que sejam aderentes ao próximo trabalho. Ou seja, a melhor forma sempre será estar agregando conhecimento para se qualificar em sua área, e tendo sempre em vista que informar seus avanços seja por meio de blogs, redes sociais ou mesmo a atualização de currículos é valida.
Pois assim seu atual ou futuro gestor poderá saber que tipo de profissional ele tem ou terá em sua empresa.
GOC
83 - comentário - 03/05/16 - 09:59:09 - Paula Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Enfatizo aqui as opiniões dos colegas de profissão. Manter-se ativo intelectualmente é o melhor caminho. Ainda mais na nossa área em que é constante a mudança de tecnologias. Estudar sempre foi e sempre será o melhor caminho para o sucesso profissional. Claro que, agregado à sua responsabilidade com seus compromissos e disciplina.
_Sorte é o encontro da oportunidade com o bom preparo._ autor desconhecido.
84 - comentário - 03/05/16 - 11:05:41 - Alexandre Monetto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Seu próximo trabalho está a seu alcance, se você realmente quiser. A preparação através de livros, cursos, apostilas, treinamentos de nada adianta se você realmente não se lançar no próximo trabalho, antes mesmo que ele apareça. Por isso temos aí boas oportunidades onde você pode empregar seus conhecimentos recem adquiridos e obter algo de concreto pra mostrar no momento da entrevista. Quer fazer algo em Android? Estude e desenvolva antes de mais nada. Tendo o que mostrar, fica muito mais fácil comprovar sua experiência.
O Profissional de TI precisa ser auto-didata. Isto é mais do que obrigatório!
85 - comentário - 03/05/16 - 12:02:29 - Wellington Moreira Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião preparar-se para o próximo trabalho é não deixar a empresa atual na mão quando você sair, é necessário que você finalize suas atividades e de tempo para replicar o conhecimento para outra pessoa, acredito que é uma questão de carater... conhecimento pode ser adquirido de muitas formas, mas carater e criado com a vida. Já sofri com profissionais que trabalharam e por um salario as vezes mediocre deixam o projeto e a empresa na mão.
86 - comentário - 03/05/16 - 12:47:29 - Juliana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A preparação é você absorver o máximo de conhecimento do atual emprego, das experiencias positivavas ou não, investir em cursos, especializações e pesquisas, conversar com pessoas mais experientes ou superior direto na qual você sinta confiança e que se sinta a vontade e seguro para falar no assunto.
Hospitalhd
87 - comentário - 03/05/16 - 12:57:12 - Anderson Tavares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de TI é um aprendizado constante. Novas tecnologias saem a todo momento e nem sempre é possível utilizar elas no emprego atual. Tenha em mente que, embora a empresa não possa experimentar a tecnologia no momento, você é livre para estudar! Leia, pratique, faça pequenos exemplos. Com isso você pode crescer no atual emprego (e ir para um outro tipo de trabalho internamente) e/ou estar preparado para futuras oportunidades que irão surgir, e quando surgir, você terá tudo para alcançar esse objetivo
88 - comentário - 03/05/16 - 15:18:08 - Fábio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estudando e aperfeiçoando seus trabalhos
89 - comentário - 03/05/16 - 15:50:44 - Cleilton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não acredito muito em se preparar para o próximo trabalho, o que acho mais importante é se preparar para o que se quer ou gosta de fazer, independente do trabalho, se encaixando no trabalho atual, com crescimento na carreira ou buscar uma nova posição em outras empresas com o conhecimento adquirido, isto é estar preparado para qualquer trabalho.
90 - comentário - 03/05/16 - 17:02:36 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Cursos preparatórios é a melhor opção para abrir novas oportunidades
dbassocia
91 - comentário - 03/05/16 - 20:34:13 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olha... fiz vários cursos técnicos (.Net) para me atualizar e aprender nova linguagem/plataforma. Conheço Natural/Adabas/Cobol/CICS/DB2 e PL/SQL. Fiz algumas entrevistas pra .Net e mesmo tendo 20 anos de TI o que me dizem é: _Você não tem experiência em .Net, então não dá..._. Para quê fazer os cursos então? Uma linguagem nova não é voltar pro 0 mas quem contrata acha que é. Meu Deus! Se você tem lógica a linguagem é só uma maneira de se expressar diferente! Mas está difícil.
92 - comentário - 03/05/16 - 22:46:39 - Maicon Batista - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de desenvolvimento requer uma reciclagem de conhecimentos muito grande. O profissional deve estar sempre a par das tecnologias.
Mas o importante é saber o que quer para o próximo trabalho. Para ter um rumo para estudar e adquirir conhecimento. Mas de qualquer forma, é sempre bom estudar sobre mais de uma tecnologia, pois não se sabe se a que você domina cairá em desuso de hoje para amanhã.
93 - comentário - 03/05/16 - 23:07:32 - José Airton R. de Freitas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No mundo da informática, não se pode estar sempre querendo acompanhar tudo que é lançado, novas linguagens, ERPs, plataformas diferentes. É quase impossível, portanto acho que não existe, ou não tem como, uma preparação para um próximo trabalho. Eu por exemplo conheço muito AS400 da IBM, porem cada empresa tem uma ERP diferente. É impossível você aprender todas elas se não tiver a oportunidade de trabalhar com ela. Dificilmente você tem a oportunidade de ser contratado para uma ERP que você não conhece. Como se preparar?
94 - comentário - 04/05/16 - 00:04:48 - Jair Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que depende muito de cada caso. Se você trabalha com uma tecnologia atual e que está _bombando_, automaticamente você está preparado para o próximo trabalho. Se você trabalha com algo muito antigo que não é mais usado, então você terá dificuldades para achar uma vaga igual a sua_ nesse caso tem escolher entre trabalhar com a mesma coisa ou se preparar para novas tecnologias.

Acredito que o mais importante é estar por dentro dos conceitos. Exemplo: se o cara manja do conceito de MVC e trabalha com java, nada vai impedir de migrar para o dot net ou desenvolver pra Salesforce.
GOC
95 - comentário - 04/05/16 - 09:43:03 - ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se mantendo atualizado das novas tecnologias e metodologias do mercado de desenvolvimento e gestão de TI.

Fazendo isso estará bem preparado visto que já trabalha na área e possui um grande conhecimento de técnico e de negócio adquirido no dia-a-dia.
96 - comentário - 04/05/16 - 10:01:37 - Fernando Caetano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mantendo-se bem informado sobre as tendências e novidades na área de tecnologia.
Com base neste conhecimento, o profissional saberá quais as competências deve adquirir para não ser pego de surpresa quando os novos desafios surgirem.
97 - comentário - 04/05/16 - 10:11:07 - Tiago Roseta - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Complete o seu currículo com todas as informações necessárias, mas tente deixar o mais limpo e objetivo possível. Se atualize com as novas tendencias, além das necessárias para a vaga almejada, seja você mesmo e seja o mais confiante possível, não só aparente, pois se você não acredita em você mesmo, não espere que o entrevistador o faça.
98 - comentário - 04/05/16 - 10:19:17 - Nilson Carraro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante sempre estar atualizado com as novas tecnologias que surgem a cada dia, e também ter um currículo bem objetivo, sem muitas informações que não são relevantes. Como a maior parte das informações e _provas_ de conhecimento do profissional são extraídas durante as entrevistas, o currículo acaba sendo muitas vezes como um cartão de visita.
apipesq
99 - comentário - 04/05/16 - 10:30:36 - Elias Medeiros dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como preparar-se para o próximo trabalho, enquanto ainda esta empregado ?
Acredito que fazendo uma pesquisa de si mesmo. Buscando opiniões de colegas de trabalhos sobre seu desempenho. Buscando se atualizar em sua área para aprender novas atividades e ser um diferencial no mercado de trabalho.
Auto se avaliar seria interessante. Perguntar pra si mesmo se você se contrataria.
Thank_s!
100 - comentário - 04/05/16 - 10:36:28 - Reginaldo Donizete Felix - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante estar sempre atualizado com as tecnologias em uso e importantes para seu perfil profissional, tem um bom networking ajuda. Participar de fórum de discussão, participar de feiras e eventos da área. Caso o profissional esteja a muito tempo na mesma tecnologia e estiver um pouco desatualizado é bom fazer algum curso de curta duração para se atualizar, procurar um centro de treinamento reconhecido ou uma universidade e fazer um curso técnico de curta duração ajuda a estar melhor preparado.
101 - comentário - 04/05/16 - 10:46:53 - Adailson Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Enquanto estiver empregado, procure sempre estar atualizado e se possível coloque em pratica idéias que faram a diferença, use seu trabalho para adquirir mais experiencia e conhecimento a empresa em que esta empregado é o melhor laboratório que você terá.
102 - comentário - 04/05/16 - 11:05:08 - André Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nunca deixe perder o foco na sua função/area dentro da Empresa. Tive esta experiencia tempos atrás e agora estou tendo bastante dificuldade pra me reintegrar no mercado de desenvolvimento Java.
Acabei virando um _faz tudo_, porque não tinha mais demandas de desenvolvimento, virei web-designer, gerente de projetos e analista funcional, com isso deixei de acompanhar a evolução nas tecnologias Java.
Agora que estou buscando novas oportunidades, vejo que fiquei todo este tempo na Empresa (4 anos) e o mercado mudou, as exigencias aumentaram e eu fiquei pra trás.
Pecados
103 - comentário - 04/05/16 - 11:09:53 - Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na busca de novos desafios e/ou oportunidades se faz necessário se ter um foco de atuação. Definido uma meta a ser alcançada, nessa nova busca, organize-se para poder, em momento oportuno, agarrar tal oportunidade. Lembrando que em momentos difíceis os que mais trabalham serão lembrados.
104 - comentário - 04/05/16 - 11:11:32 - Diego - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o mais importante é saber dividir os momentos, evitar perder a motivação no emprego atual pois isso pode afetar no próximo trabalho.
O nível de profissionalismo deve ser mantido enquanto ainda está no emprego atual, evitando atrasos sem motivo, tanto em horários quanto em entregas de demandas previamente planejadas.
Avisar com o máximo de antecedência possível a saída também ajudará a manter as portas da empresa sempre abertas.
105 - comentário - 04/05/16 - 12:03:29 - hugohasth - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No mundo dinâmico em que vivemos, é sempre bom estar atualizado com as tendências tecnológicas.
Na área de TI isso se torna imprescindível!
Deixar para se preparar quando estiver desempregado pode se tornar um pesadelo - falta de conhecimento, domínio sobre determinado assunto, novas tendências de mercado versus ferramentas utilizadas - isso sem contar tecnologias que possam ser apresentadas em um possível novo trabalho.
Portanto, a palavra de ordem é pró-atividade!
Seja pró-ativo para as oportunidades de aumento de conhecimento...
Sabe aquele curso relâmpago que parece não lhe adicionar nada? Então, anime-se e vá atrás dele, pois nunca se sabe o quanto será aprendido no conteúdo e dos companheiros ali presentes.
Falando em companheiros, nunca deixe de cultivar suas amizades como também formar novas amizades para que se tenha onde recorrer quando o assunto for _conhecimento_!
106 - comentário - 04/05/16 - 17:56:14 - arlen - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Preparar-se para o proximo trabalho é trabalhar bem, no atual, estudar, dar sempre o melhor de si e principalmente trabalhar com qualidade.
Pecados
107 - comentário - 04/05/16 - 22:58:21 - MARY ERIKO UEDA OBATA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fiz 2 cursos de pós-graduação em TI, falo inglês, já liderei equipes, possuo cursos de gerenciamento de projetos, trabalhei em projetos internacionais, gastei dinheiro fazendo inúmeros cursos, mesmo aplicando-os na profissão, parece um gasto sem fim. Para esse período de recessão, estou me preparando psicologicamente, economizando, vendendo tudo que não preciso mais, mesmo que sinta, contatando amigos que estão desempregados para saber o que estão fazendo ou pensam em fazer e como posso ajudar ou participar. Preparando a filha para escola pública, procurando plano médico mais barato, pesquisando outras alternativas de trabalho, afinal, nem tudo é informática, mas pode vir a ser.
108 - comentário - 05/05/16 - 07:55:41 - Janaina - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É necessário continuar estudando e acompanhar as tendências do mercado. A fluência em idiomas e a especialização em alguns nichos de mercado com certeza é um diferencial.
Outro ponto importante é o networking, manter uma rede de contatos enquanto se está trabalhando ajuda muito quando existe a necessidade de buscar uma recolocação no mercado.
109 - comentário - 05/05/16 - 11:12:12 - Willian Barreto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Esse é um tema muito simples, ao meu ver é claro.
Eu acho profissional não tem que se preparar para o próximo trabalho, ele tem que estar preparado sempre. E para qualquer tipo de situação, não somente um novo emprego.
Tem que estar preparado para uma mudança de tecnologia, mudança de projeto, de time e etc...
Mudanças sempre vão haver em nossas vidas, temos que estar preparados.
Já dizia Sun Tzu: _Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor: ... aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido _
110 - comentário - 05/05/16 - 12:01:04 - Cesar Gimenes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Você esta empregado, tá tudo bem agora, mas nunca se sabe o dia de amanha, tudo muda muito rápido principalmente para quem trabalha com tecnologia. Não caia na armadilha de ficar parado enquanto o mundo avança, mantenha-se atualizado, pesquise novas tecnologias, faça contatos com as pessoas que as estão usando agora. Participe de comunidades de desenvolvedores e de eventos, vá as feiras, encontros de usuários, makerspaces, hackerspaces, etc.
Cultive uma lista de contatos interessados no seu trabalho e crie conteúdo que essas pessoas achem interessante, podem ser artigos, videos, comentários em redes sociais, enfim, mas não desapareça, é difícil contratar quem esta escondido sob uma pedra. Publique código no GitHub por exemplo. Contribua com software livre.
Aproveite para fazer essas coisas agora, fica bem mais difícil quando as contas estão batendo na porta e você não esta empregado.
API
111 - comentário - 05/05/16 - 12:09:27 - Flávio Pinheiro de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Independente se estamos ou não empregados a tecnologia não para, está em constante evolução. Sendo assim, precisamos estar antenados as novidades, seja assistindo, pesquisando, lendo e estudando. Aproveite as oportunidade que chega você por qualquer que seja o meio. Aproveite os treinamentos oferecido pela empresa onde trabalha.
112 - comentário - 05/05/16 - 12:28:57 - Weslei - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tendo bem claro o objetivo profissional fica mais fácil preparar-se.
Uma das maneiras que vejo como viável seria tentar aplicar já no seu emprego atual conhecimentos que não são comuns em suas atividades mas que já são _alvos_ de seu novo objetivo profissional, trazendo, criando e aplicando coisas novas.
Dessa forma você como profissional ganha duplamente, pelo conhecimento adquirido e pelo reconhecimento que deve vir da sua atual empresa pelo trabalho que está desenvolvendo.
113 - comentário - 05/05/16 - 13:54:29 - Sidnei Carneiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nossa carreira está em constante evolução e ficar parado sem estudar sem se atualizar é sem dúvida a pior forma de se manter no mercado. Ler, estudar, meter a mão na massa é indispensável...
114 - comentário - 05/05/16 - 14:42:10 - Odair - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nada acontece do nada. Temos que conciliar alguns fatores importantes, formação profissional, tendencias de mercado / tecnologia, habilidades pessoais e situação da economia e desejos para o futuro e desenvolvimento de rede de relacionamentos já orientada ao objetivo. Com tudo isso em mente precisamos atuar em cada um desses aspectos para evoluir na direção certa, procurando não deixar os mais _chatos_ ou _difíceis_ para traz, pois talvez sejam os mais importantes. Planejar como chegar ao objetivo definindo tempo realista. Com o cenário bem definido, partir para a execução definindo fases com metas em cada uma delas. Replanejando quando novas variáveis ou imprevistos aparecerem.
GOC
115 - comentário - 05/05/16 - 21:12:26 - ViniciusbETTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor preparação é se dedicar o que pode ao trabalho que está fazendo.
Esteja sempre disposto e a disposição para enfrentar os problemas que aparecem, nunca fuja deles.
Com esse pensamento você sempre estará preparado para qualquer trabalho, busque sempre a qualidade máxima no que faz.
116 - comentário - 05/05/16 - 21:57:12 - ADRIANO BEHRENS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tem que manter o foco no trabalho atual sem desanimar.
Fazer cursos com foco na nova oportunidade e ir preparando o ambiente na empresa antiga para uma saída sem causar danos, deixando um substituto.
Assim poderá sair de cabeça erguida e deixando as portas abertas.
117 - comentário - 05/05/16 - 22:26:15 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que não deve deixar para prepara-se somente quando estiver desempregado, pois pode ser um pouco mais demorado para se recolocar. Deve estar sempre atualizado, saber de tudo o que acontece de novo na sua linguagem, estar sempre _antenado_. Dessa forma, caso aconteça um imprevisto, vc já estará preparado.
Pra quem não conseguiu se preparar, uma boa dica é olhar as vagas aqui no site, ver o que mais pedem e se preparar de acordo com o mercado. Invista em conhecimento, antes da entrevista, entre no site da empresa, aprenda sobre ela, mostre que vc está preparado. Faça CRUD, sim, ajuda a relembrar muita coisa, tente fazer de acordo com o que a vaga almejada solicita. Vai lá no sql, faz umas querys, relembra o que vc já estudou, essa que vc sabe mas não lembra, é a que te tira de uma excelente vaga, ela sempre cai na avaliação. Estudar nunca é demais.
118 - comentário - 06/05/16 - 10:44:28 - Alexandre Moreno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma ainda é sempre se manter atualizado. Mas creio que nos dias de hoje um pouco de fidelidade cai bem. As empresas estão com sérios problemas com empregados que sempre buscam melhores salários e saem no meio de projetos. Ficar algum tempo numa empresa conta na hora de buscar uma recolocação, por outro motivo que não o salarial.
Tendências são legais, cursos são bons. Mas na hora da empresa escolher alguém para tocar um projeto de 2 ou 3 anos fica difícil escolher quem mudou de empresa 5 vezes no ultimo ano.
Hospitalhd
119 - comentário - 06/05/16 - 10:47:39 - Levi Natanael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Qualificação e perseverança devem ser lemas essenciais na vida de um trabalhador que procura por um trabalho melhor_ onde seu talento será reconhecido e seu esforço recompensado. Sugar todos os conhecimentos que os cursos técnicos/superiores possam oferecer e explorar ao máximo experiências anteriores/atuais, por fim, estar em constante procura, porque que procura acha. Por mais que estejamos em um momento de crise, ainda existem muitas vagas sem pessoal qualificado e capacitado para vaga. QUALIFIQUE-SE E PERSEVERE!
120 - comentário - 06/05/16 - 10:53:03 - Alexandre Henrique Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas hoje buscam diferenciais e não adianta ser somente mais uma pessoa que trabalha com certa tecnologia ou em algum cargo, o importante é você saber fazer a mesma coisa de formas diferentes e nada melhor para isso do que fazê-lo na prática, então use o seu cargo para aprender novas formas de fazer o seu trabalho.

É importante se especializar e se aprofundar em alguns assuntos, pois apesar de ser muito importante ter um conhecimento geral sobre diversos assuntos é ainda mais importante ter um conhecimento profundo sobre um assunto específico, pois dessa forma novas oportunidades aparecerão dentro da empresa onde está ou até em outras.
121 - comentário - 06/05/16 - 11:30:58 - Beatriz Andrielli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando o profissional aprecia a função que exerce, e o faz com empenho, isso já é preparo o bastante.
O que quero dizer é que estando empregado com o que você gosta, deve-se manter o esforço para a constante superação, além de estar disposto a encarar os problemas e desafios de peito aberto, novas tecnologias que tiver a oportunidade de implementar no dia a dia.
Felizmente, na área de informática (principalmente programação), temos a oportunidade de experimentas várias formas de se fazer a mesma coisa.
O importante é nunca se acomodar, e sempre ter em vista ser cada vez melhor.
Outro ponto importante é a networking... Manter um bom relacionamento com os colegar é importante, indicações ainda são as melhores formas de se trocar de emprego, muitas vezes.
122 - comentário - 06/05/16 - 12:07:30 - Anderson David de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Qual será o próximo trabalho?

Se está segunda pergunta pode ser respondida fica fácil se preparar, basta estudar, entender, aprender e praticar, não tem segredo.

Caso não saiba...
Recomendo você buscar o que gosta de fazer, e novamente se preparar, estudar, entender, aprender e praticar.

O tempo será curto para os estudos, visto que você já esta empregado, mas muitas vezes os estudos podem ser feitos no atual emprego.

Procure trabalhar com alguém, empresa, equipe, líder e nunca para alguém, chefe, _mandachuva_.

Estude e sempre estará preparado.

Trabalhar é bom, ajudar a sociedade é melhor ainda.
dbassocia
123 - comentário - 06/05/16 - 19:11:24 - Daniel Dinella - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Algumas máximas sempre permanecem, no que diz respeito a empregabilidade:

-Faça o que gosta. Caso ainda não esteja no seu emprego ideal, interesse-se pela sua profissão preferida, estude, procure saber de pessoas que fazem o que você quer fazer, esteja perto, e não desista disso. Caso já esteja na profissão, estude ainda mais, aprofunde-se, especialize-se. A internet é uma boa ferramenta, e gratuita, para isso.

-Faça bem feito. Por isso é importante fazer o que se gosta...

-Não descuide das pessoas, pelo contrário, entenda que sua vida é em sociedade, e que você pode sempre aprender algo com qualquer pessoa do mundo, e deve respeitá-las e ser grato a elas por isso.

Desta forma, será o último a ser despedido, e se o for ou quiser sair, sempre terá conhecidos e pessoas que o indicarão ou chamarão para novos empregos.
124 - comentário - 08/05/16 - 11:27:58 - Diego Gibelli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Dê o máximo onde ainda está trabalhando. Mostre o quão profissional é e ainda contará com o apoio de sua antiga empresa no seu novo emprego.
125 - comentário - 08/05/16 - 18:14:30 - Vinicius G Bolelli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não deixe que o novo trabalho te impeça de dar 110% de você na empresa que ainda atua. Profissionalismo, ética e comprometimento são fundamentais para quem procura atingir sucesso não só no mercado de trabalho como na vida.
126 - comentário - 08/05/16 - 19:55:58 - Felippe Silvestre C de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Reveja, reduza, melhore, inove, integre, reinvente seus códigos.
Refaça a lógica, faça testes de mesa, comente seu trabalho para que não fiquem presos a você e você a eles.
Quanto mais legível for seu trabalho, menos culpa ao encarar uma nova oportunidade.
Você é quem se impede e o único que pode se permitir!
GOC
127 - comentário - 08/05/16 - 19:56:44 - DANIEL ROBERTO SANTOS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente, respeitando o trabalho atual. Tudo na vida tem como base o respeito. Respeito ao próximo, as pessoas que trabalham contigo, as que lhe deram oportunidade e as que lhe darão também. Se prepare para a nova oportunidade e prepare outro para a oportunidade que deixará para trás, para que outro ocupe. Busque felicidade naquilo que faz e obterá sucesso tanto pessoal quanto profissional.
128 - comentário - 09/05/16 - 09:46:50 - Rodolfo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estudar alguma tecnologia nova, tirar uma certificação, realizar cursos, participar de fóruns e debates afim de se atualizar.
Uma auto-análise de perfil profissional também é necessária para rever atitudespostura profissionais.
129 - comentário - 09/05/16 - 10:14:01 - Adriano Antonio da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que seja um excelente momento para reflexões, e um ótimo momento para reavaliar a carreira e procurar atualizar-se ou mesmo rever alguns pontos técnicos de linguagens de programação e conceitos da área de TI e já visando as tendências do mercado de trabalho e assim ser um profissional que cada mais consegue se destacar-se para esse setor que é tão competitivo.
130 - comentário - 09/05/16 - 12:05:39 - Rosana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a melhor forma de se preparar para o proximo desafio e_ dedicar-se no seu tempo livre de forma focada.

Como geralmente o tempo e_ curto, afinal ainda esta_ trabalhando na atual empresa/cargo, deve escolher estrategicamente o que deve ser estudado e aprofundado. Gerencie seu tempo (existem varias tecnicas para isso) e busque assunto realmente relevantes e que vao te dar visibilidade quando for a busca de seu novo trabalho.

Interessante buscar ajuda, atraves de cursos presenciais por exemplo, caso precise de um monitoramento.

Recomendo um coach se for o caso de um _restart_ na carreira.
apipesq
131 - comentário - 09/05/16 - 12:25:04 - Denis Manfroi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma das formas para o melhor preparo profissional é participação de palestras e workshops específicos ou relacionados a área. Cursos técnicos e livres estão entre os mais requisitados para quem tem pouco tempo, filhos e afins. Caso ja tenha em vista uma área relacionada a sua mas ainda tem pouca ou quase nenhuma experiência, recomendo estudar muito bem o mercado e profissionais que já atuam no mesmo.

Lembre-se, não tente fazer tudo de uma vez para mostrar produtividade, a quantidade não define competência, mas o resultado de um trabalho bem feito sim.

Muito boa sorte!
Denis Rosa Manfroi - Programador Front-end Sr. / IBM Brasil
132 - comentário - 09/05/16 - 12:33:33 - Eduardo Kuwakino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Depende do seu objetivo profissional - por exemplo, ser especialista ou generalista?

Sendo um objetivo ou outro, é essencial saber sua situação atual, o contexto do mercado e de suas habilidades profissionais - uma das ferramentas pra isso é o Plano Estratégico Pessoal - a partir disso, estando ou não empregado, você terá visão e direcionamento para sua carreira.

Após o conhecimento do contexto, é interessante traçar uma estratégia que melhor se adeque aos seus valores e objetivos de carreira, por isso, a vantagem de estar empregado é bom para exercitar essas capacidades, como transparência no emprego atual, e alinhamento dos seus objetivos na empresa.
133 - comentário - 09/05/16 - 13:01:03 - Leonardo Cândido da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ter a oportunidade de se preparar para o próximo trabalho e ainda estar empregado é excelente. Você deve decidir aonde quer chegar, este é ponto essencial, partindo deste você deve relacionar as habilidades e competências que se deve ter para chegar lá, em seguida você deve relacioná-las com você, para identificar o que já possui, o que tem que melhorar ou o que tem que adquirir. Se basear em bons profissionais na área ou que já ocupam a posição que você almeja é um bom referencial para se adotar, mas acima de tudo você deve traçar metas, objetivos e tempo definido para cada atividade_ Manter o equilíbrio, o foco a disciplina e acima de tudo sua dedicação e persistência.
Só consegue quem tenta isso é fato! Assim como somente conseguiremos algo diferente quando passarmos a fazer diferente ou a diferença. Existem cursos, ferramentas,etc_
O melhor de tudo isso é...só depende de você!
134 - comentário - 09/05/16 - 14:21:48 - Anderson Correa da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para poder se preparar para um próximo trabalho ainda empregado é estar sempre atento ao que o mercado de trabalho está oferecendo e se atualizar sempre dentro de suas possibilidades, o uso da internet ajuda muito quando se sabe o que quer procurar ou pesquisar, porém preparar-se é ter foco e nunca desistir do seu objetivo, estudar sempre e se manter atualizado para que caso uma vaga apareça você esteja preparado. O princípio é ter determinação e arranjar um tempo dentro da sua vida para conseguir manter o equilíbrio e assim se organizar dentro de suas metas.
dbassocia
135 - comentário - 09/05/16 - 15:43:02 - Rafael Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Essa preparação, para o profissional de TI, especialmente o de desenvolvimento de software, que é o meu caso, acontece naturalmente no dia-dia do profissional.
Todos os dias, aparecem novidades que o profissional precisa conhecer, e ainda resolver desafios onde ele mesmo cria novidades na area, onde acaba colaborando com outros profissionais através de canais, notoriamente o Stackoverflow e repositórios como o GitHub.
Eventualmente, ele encontra uma oportunidade em outra empresa, e basta complementar com o que talvez ele não conheça, uma linguagem especifica ou framework, mas é da natureza do desenvolvedor ser autodidata e aprender o que precisa na hora em que é requisitado, pois nunca se está preparado para tudo, mas nunca se está despreparado, ao mesmo tempo.
136 - comentário - 09/05/16 - 16:06:29 - William Caetano Cardenas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao estar empregado é muito importante se atualizar quanto ao que o mercado exige de conhecimento, pois sabemos que tecnologias novas estão sempre aparecendo e exigem um pouco de estudo.
Para auxiliar as capacidades técnicas, existem diversos sites que oferecem cursos gratuitos e pagos, e já que esta ganhando, é sempre um investimento válido.
137 - comentário - 09/05/16 - 21:55:56 - Nilo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O indivíduo deve pesquisar vagas que são de seu interesse e ver o que a vaga exige. Dependendo da exigência, fazer uma atualização e até mesmo _queimar_ entrevistas em outras vagas para ganhar experiência.
138 - comentário - 10/05/16 - 01:18:22 - Jorge Luiz Inácio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A maioria dos profissionais de T.I pensam em crescer profissionalmente. Supõem que a experiência de uma empresa é o que vai leva-los a outros níveis mais promissores. Nem sempre é assim. A tecnologia, bem como os portfólios das Empresas são muito distintos. Para poder acender a níveis profissionais superiores, a experiência conta muito, mas tem de haver um embasamento técnico pertinente à área de atuação do profissional. As empresas cada vez mais procuram profissionais com esse diferencial. Manter o aprimoramento técnico deve ser uma atividade constante na vida do profissional de T.I, independente de se querer ou não trocar de emprego. Esse investimento pessoal constante, nem sempre de dinheiro, mas de tempo, sempre será seu maior diferencial. Desempenhar suas atividades com excelência e saber tecnicamente o que se faz, é o passaporte para novos e promissores horizontes profissionais.
Hospitalhd
139 - comentário - 10/05/16 - 11:02:13 - Bruno Minervino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Antes de tudo, o profissional tem que estar em dia com a empresa atual, para sair pela porta da frente, pois ninguém sabe o dia de amanhã. Ele também tem que certificar-se de que é algo certo, antes de trocar o emprego atual e não ficar desempregado logo. Ele deve fazer um levantamento de quais funções ele irá exercer para saber se é isso mesmo que ele procura.
140 - comentário - 10/05/16 - 12:32:44 - Diego Salomão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Dentre alguns quesitos indispensáveis, destaco estar atento às novidades de mercado da área em que se atua e estar sempre se informando sobre como o mercado vêm se comportando na sua área. Acredito que estes sejam critérios básicos para traçar metas planejadas e uma forma de estar preparado para tomar decisões rápidas em caso de surpresas desagradáveis (demissão).
Preparando-se para uma carreira de sucesso com bons conhecimentos que o mercado esteja a procura, a oportunidade de um próximo trabalho é consequência. Empresas buscam talentos, pessoas que fazem algo que outras já fazem, mas que tenham algo mais para acrescentar.
141 - comentário - 10/05/16 - 12:48:44 - Robson Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Simples: investimento em cursos e qualificações. Pode ser autodidata, realizar cursos online gratuitos, mas sobretudo: aproveitar a renda atual para investimento. Cursos pagos, especializações, pós-graduação, certificações. Equipamentos (smartphones, tablets, notebooks) para a prática de desenvolvimento de aplicativos móveis, por exemplo, também são bons investimentos. Uma ótima ideia é desenvolver um projeto paralelo, como uma startup ou aproveitar para empreender, utilizando os conhecimentos adquiridos fora do emprego principal. Quem sabe esse será seu novo emprego promissor já sendo preparado - e o pedido de demissão do emprego atual parta de você mesmo?
142 - comentário - 10/05/16 - 15:18:52 - Gilberto Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom, levando em conta que a parte empregadora (Atual) esteja ciente da situação, com antecedência o profissional deve repassar todas suas atividades para a pessoa que passara a ser responsável por suas tarefas, ética é fundamental para a transição assim deixando portas abertas para um futuro que não sabemos como será.
GOC
143 - comentário - 10/05/16 - 18:57:23 - Douglas Leão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devemos sempre agir da forma mais ética possível, ou seja, já sabendo que está indo para a próxima oportunidade o correto é movimentar a atual empresa no sentido da _passagem de bastão_ para que os projetos atuais que estão sob responsabilidade não sofram perdas. Além disso, é importante já ir adquirindo conhecimento sobre os desafios que vem com a nova oportunidade, para que na virada de trabalho já se adeque ao ritmo e as necessidades da nova empresa.
145 - comentário - 10/05/16 - 20:24:30 - Wagner - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muitas pessoas já comentaram e eu concordo que é a passagem de conhecimento, porém eu acredito que isso deveria ser um hábito e não apenas na saída da empresa, pois penso da seguinte forma e eu já passei por isso, por mais que cumprimos uma parte do aviso prévio corremos o risco de sermos chamados pela nova empresa com uma certa antecedência, eu sempre que tenho possibilidade, ensino aos meus colegas o que sei e o maior benefício disso é ter pessoas com qualidades similares a sua sem deixar a emprego antigo nas mãos (manter sua boa imagem) e além de tudo ser bem reconhecido na empresa, obviamente não posso afirmar que o reconhecimento ou meritocracia acontece em todos os lugares, mas por onde passei, sempre deixei a minha marca e todos devemos deixar de forma positiva.
146 - comentário - 10/05/16 - 22:36:16 - Ramiro Antonio Coelho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devemos estar sempre atento aos software, equipamentos e a evolução do mercado para aprimorar e visualizar projetos e carreiras melhores.
147 - comentário - 10/05/16 - 22:59:45 - Judilson Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre se manter atualizado.
Hospitalhd
148 - comentário - 11/05/16 - 08:44:08 - Fabiano Góes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mantendo-se atualizado com as tendencias tecnológicas em questão de: Linguagens, Frameworks e tecnologia em geral,
Obs.: Manter-se atualizado quer dizer sentar na frente de um micro e provar que sabe na prática, conhecer apenas de ter lido não quer dizer nada e não prova nada, uma simples conversa com alguém que de fato conhece já é possivel filtrar quem de fato está atualizado ou quem apenas leu sobre.
149 - comentário - 11/05/16 - 08:44:46 - Leandro Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito, que inicialmente você deve manter uma postura integra e profissional diante da empresa em que atua atendendo as demandas e metas alinhadas deixando a porta aberta devidos bons serviços prestados.
E também analisar a nova proposta para que você entenda exatamente qual será a função, tarefas, metas, projetos, etc que serão realizadas por você para ver se de fato é isso mesmo o que você procura e deseja desempenhar e estudar a empresa pois desta forma você conseguirá identificar se terá uma estabilidade no cargo além da possibilidade de crescimento interno.
150 - comentário - 11/05/16 - 08:51:24 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado mudou bastante e eu não sou uma pessoa cética, porém acredito que a melhor opção de trabalho é como autônomo, freelancer ou mesmo montando uma agência de marketing digital que é a área que atuo no momento.

Já trabalhei em diversas empresas com desenvolvedor (muitas através da Apinfo) e sei muito bem como funciona o mundo corporativo, cheguei a conclusão que produzo 100% mais com liberdade de atuação, por isso resolvi criar o meu próprio negócio.

Acabaram as noites mal dormidas, os remédios para stress e o medo de ser despedido, enfim, qualquer trabalho que tenha o crescimento pessoal das pessoas como meta é bem vindo.
151 - comentário - 11/05/16 - 08:58:47 - Jhonny Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pesquisar quais são as característica que o mercado atual está buscando e se atualizar, na nossa área há com certeza o que se atualizar em relação ao conhecimento que o profissional tem agora.

Além disso, a preparação para um próximo trabalho não pode comprometer o trabalho atual, parece pleonasmo mas o profissional deverá agir com profissionalismo, deve deixar a _casa arrumada_ antes de sair.

Se a nova proposta de trabalho já está batendo na porta e se o dialogo com os gestores atuais for fácil é importante deixar claro quais são as suas intenções e que está organizando tudo para que a empresa não seja prejudicada, mas deve fazer isso quando o próximo trabalho já for algo pelo menos quase certo.
dbassocia
154 - comentário - 11/05/16 - 10:31:54 - Felix - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu faço vídeo-aulas de linguagens e/ou frameworks que complementam meu curriculum, fortalecendo o que eu já tenho de conhecimento e adicionando novos skills.
155 - comentário - 11/05/16 - 10:50:32 - Ueder Carlos Costa Caetano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente tenho investido em cursos (geralmente on-line), treinamento com vídeo-aulas, bom livros.
Isso sempre vai ajudar no aprendizado, busca de tecnologias em fóruns e eventos tanto on-line quanto presenciais.
156 - comentário - 11/05/16 - 11:52:37 - Johnatta - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente tenho feito investimentos em cursos online e presencial, continuo estudando inglês, e adquirindo alguns livros.

além disso, tenho projetos sem ligação nenhuma com a minha empresa atual.
157 - comentário - 11/05/16 - 12:14:19 - João Henrique Moreira Fabel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional tem que buscar o domínio das tarefas a serem executadas e o claro entendimento de suas responsabilidades. Sempre devemos estar nos avaliando para entender o que precisa ser estudado ou pesquisado. Devemos buscar sempre o conhecimento aliado a simulações e testes práticos. Também devemos saber claramente o que pode ser exigido de nós e nos anteciparmos correndo atrás fazendo cursos para estar preparado.
GOC
158 - comentário - 11/05/16 - 12:47:07 - Bruna Toledo Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o bom profissional nunca para de estudar e adquirir conhecimento. Inclusive em sua área de atuação, melhorando a qualidade do trabalho que exerce. Trabalhando dessa forma, o profissional estará sempre preparado para novos desafios.
Mas, se seu objetivo é mudar de empresa e trabalhar com novas tecnologias, opções não faltam, desde fóruns e comunidades até cursos à distância. O que facilitam muito a preparação para uma próxima oportunidade. Se você tem o conhecimento, entende do assunto com o qual pretende começar a atuar, mas não tem experiência de trabalho, investir em certificações é uma boa opção para comprovar seu nível de conhecimento.
159 - comentário - 12/05/16 - 10:42:28 - Julio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Normalmente no nosso mercado as empresas exigem em suas vagas características e skills quase completamente compatíveis com o funcionário anterior, que porventura tenha se retirado da empresa ou tenha sido demitido. Com esse péssimo hábito dos empregadores brasileiros (pois o uso de tecnologias e metodologias varia tanto quando o número de empresas existentes) o profissional de TI precisa ser mágico e aprender praticamente tudo o que existe dentro de sua área de atuação, o que é uma quantidade imensa de informações.

O que ocorre na maioria das vezes é que o profissional estuda e se prepara de acordo com a vaga, de forma emergencial, a cada processo seletivo, ou, como a maioria dos profissionais se acostumou a fazer (o que não é meu caso, pois não consigo), é acabar mentindo, alegando expertise em exigências onde só conhece o básico, e vai se virando.

E assim caminha o Brasil...
160 - comentário - 12/05/16 - 11:31:55 - Ismael Domingos Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como manter-se atualizado e atento ao que mercado pede e exige mesmo trabalhando? Simples, utilize o que o mercado disponibiliza sites, fóruns e grupos de network que nos dão uma visão macro do que acontece, as tendências e mudanças gerais, mas o principal é manter o foco naquilo que você traçou para sua carreira e dar um passo de cada vez, pois toda experiência por menos e mais simples que seja, é um degrau que você sobe rumo ao seu objetivo principal, então tenha foco, disciplina e valorize as oportunidades.
161 - comentário - 12/05/16 - 13:15:41 - Rodrigo Prata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente é muito importante que a área de atuação desejada esteja bem definida na sua cabeça. Escolha visando a sua satisfação profissional e não dê muito peso ao retorno financeiro. Fazemos o que nos deixa felizes e ainda assim temos momentos de estress, imagine se desgastar fazendo algo que não dê prazer. Definida a área é importante reforçar os seus conhecimentos e adquirir novos, mas vá com calma, não adianta abraçar o mundo e estudar várias coisas ao mesmo tempo. As vezes observamos uma vaga de emprego com requisitos dos mais variados e nos apressamos em tentar aprender os itens que não fazem parte da nossa expertise, mas mais importante do que saber é passar a confiança ao seu futuro empregador que você é um profissional dinâmico que se adaptará a qualquer situação que um projeto exigir.
apipesq
162 - comentário - 12/05/16 - 15:34:47 - William Ferreira da Silva - 200.95.173****

Boa tarde. Eu creio que um bom profissional vai adquirir experiência com as oportunidades oferecidas e principalmente os estudos na área que escolheu para atuar.
163 - comentário - 12/05/16 - 23:27:06 - Alex Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente e deixar uma boa fama aonde trabalha , não deixar pendencias deixar,uma boa aparência deixando as portas abertas, assim conseguirar um bom feedback para a nova etapa profissional.
163 - Réplica - 13/05/16 - 09:31:11 - Oliveira - 177.63.164****

Concordo com você, o que garante o seu futuro é o seu passado.

Já vi muitos casos em que o profissional volta a trabalhar na empresa depois de ter saído, ou vai para uma nova empresa que é comprada pela anterior, ou volta a trabalhar em outra empresa com ex-chefes ou colegas.

Portanto, zelar pela sua reputação, ter bom relacionamento e manter sempre as portas abertas é o caminho.
165 - comentário - 13/05/16 - 09:22:28 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mantendo-se sempre atualizado e atento a novas tecnologias de sua área de atuação.
Pecados
166 - comentário - 13/05/16 - 09:32:59 - Vitor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional, principalmente de TI, deve se atualizar constantemente. Fazer cursos, tirar certificações, participar de eventos relacionados à sua área de atuação para ampliar sua rede de contatos e estar sempre atento as novas tendencias do mercado.
168 - comentário - 13/05/16 - 09:47:40 - Derick A. Vareschi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualizar-se sobre a tecnologia utilizada é o principal requerimento para o crescimento profissional.
169 - comentário - 13/05/16 - 10:04:05 - Jefferson Pires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que ter um bom relacionamento profissional e um bom networking ajudarão a se preparar para o próximo emprego, mesmo estando empregado.
Mas nada melhor do que fazer bem seu trabalho hoje para que no futuro as pessoas te vejam como referência em outro lugar.
170 - comentário - 13/05/16 - 10:14:22 - Fabio Martorano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não ficar estagnado somente naquilo que você faz e deixar de aprender coisas novas.
Se atualizar sempre conforme as tendências de mercado.
Estudar, estudar e estudar!
Manter bom relacionamento com os profissionais da área.
Se encontrar numa atividade que você nasceu para aquilo, e então você será um dos melhores.
Ser humilde e saber que o mundo dá voltas e uma hora você está por cima de alguém e em outra você já sabe né!?
Pecados
171 - comentário - 13/05/16 - 10:19:59 - Kleber Parangaba Jovano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que uma das melhores maneiras para se preparar é investindo em você mesmo fazendo cursos, implementando fluxos de estudos, tendo muito claro o que a vaga necessita, fortalecendo o network e sempre o que for fazer por mais que não seja aquilo que goste sempre de o melhor de si, assim você será notado pela qualidade do seu trabalho e pelo interesse, confiança, responsabilidade entre outras características que acompanham este profissional.
173 - comentário - 13/05/16 - 10:40:30 - Douglas Gonçalves SAntos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além de preparar a si próprio o profissional deve investir em relações pessoais firmes e duradouras, não só com pessoas da área, mas com clientes (internos ou externos), desta forma o profissional o profissional amplia seus horizontes de conhecimento e em uma oportunidade que venha a surgir estes conhecimentos pode ser de grande valia.
174 - comentário - 13/05/16 - 12:21:36 - Leonardo Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar para o próximo trabalho enquanto ainda está emprega é se manter atualizado e aprender com os erros, penso no que te desmotiva na empresa atual e penso sobre o que você quer pra si no próximo emprego e corra atrás disso, estude, vá em palestras, até se sentir preparado para concorrer ao emprego que deseja, e ao selecionar o próximo, tome cuidado para não entrar em uma empresa que tenha a mesma posição que te desmotivou na atual.
175 - comentário - 13/05/16 - 12:33:47 - Luiz Alberto Francisco de Souz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bem, a melhor forma de se preparar para outro trabalho enquanto esta empregado, se baseia no aprimoramento constante, se interessar por coisas que não é de sua alçada, como: Você é um desenvolvedor, porque não participar da equipe de análise, levantamento de requisitos, etc... Também, não se esqueça de estudar a necessidade da próxima empresa e fazer um exercício com você mesmo se esta de acordo com o seu objetivo, porque temos muitos profissionais de TI insatisfeitos porque prometeram trabalhar com uma certa ferramenta e depois passou a trabalhar com legado. Essa pessoa não esta sendo boa para empresa e nem para ela mesma...
API
176 - comentário - 13/05/16 - 13:37:40 - Antonio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Network sempre.
177 - comentário - 14/05/16 - 15:45:01 - Hélio Paiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Curiosamente há pouco tempo eu passei por esta situação. Eu optei por trocar de trabalho, pois após varias avaliações, cheguei à conclusão que seria melhor fazer esta mudança.
A dica para esta situação é avaliar o TODO, não apenas o dinheiro envolvido, pois às vezes os benefícios oferecidos no novo emprego ou no atual, compensa muito mais do que apenas o salario liquido recebido.
E outra coisa importante é o psicológico, você fica pensando no medo em deixar a linha de conforto do trabalho atual, e medo dos novos desafios que virão. Para ajudar nesta parte envolva quem mais pode te ajudar nesta hora sua Família, pois eles irão ajudar com suas opiniões.
178 - comentário - 14/05/16 - 17:53:36 - Cassio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procurar aprender coisas novas e se atualizar sempre conforme as tendências de mercado.
Estudar sempre, e de preferência se dedicar mais àquela atividade na qual esteja mais vocacionado (Ex: se gosta mais da atividade de programador, estude mais programação).
Manter bom relacionamento com os profissionais da sua área.
179 - comentário - 14/05/16 - 22:07:39 - Fernando Matias Balieiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É imprescindível para um profissional de TI manter-se sempre atualizado e acima de tudo pragmático. Acredito que a melhor maneira de preparar-se para o próximo trabalho é estando empregado, mantendo seu currículo e perfis profissionais sempre atualizados, participando de entrevistas sempre que possível, mantendo sua rede de contatos, participando de eventos da sua área específica, mesmo como ouvinte.
GOC
180 - comentário - 15/05/16 - 13:53:42 - André - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que a melhor forma de se preparar para um próximo trabalho, independente da área de atuação, seja evoluindo em dois pontos principais: aprimoramento profissional contínuo e fortalecendo do network.
181 - comentário - 15/05/16 - 17:16:48 - Alex - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se tiver mirando alguma empresa específica, procurar saber quais as tecnologias que a empresa utilizada e começar a estudá-las ajudaria bastante num processo seletivo, ou se estiver mirando o mercado em geral, tenha em mente que algumas empresas utilizam tecnologias mais atuais e outras nem tanto, mas o ideal e sempre estudar as tecnologias mais atuais uma vez que é uma evolução natural das tecnologias antigas e o candidato irá se sentir confortável trabalhando com ambas.
182 - comentário - 16/05/16 - 13:23:50 - Anderson Silva de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pesquisar a área que vai pleitear e focar nos estudos pós expediente, uma vez que sempre é melhor procurar emprego estando empregado.
183 - comentário - 16/05/16 - 13:28:25 - Evandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nunca se deixe acomodar, essa é a melhor dica para quem quer continuar _desejavel_ para o mercado do trabalho, mantenha seu networking sempre ativo, saiba o que estão pedindo atualmente de conhecimento e (mesmo que por esporte) faça umas entrevistas de vez em quando para saber como está o processo.

Porém para uma dica que eu acho importantíssimo, seja honesto, pergunte, não invente conhecimento ou guarde rancor, isso só causa problemas. Se você só estiver insatisfeito com o que está fazendo, uma boa conversa com seu chefe pode resolver.
Hospitalhd
184 - comentário - 16/05/16 - 13:30:15 - Renato Mello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que seja fundamental ampliar e manter ativa sua rede de contatos e ficar atento ao que é praticado no mercado, bem como nas novas tendências de tecnologia.
185 - comentário - 16/05/16 - 13:50:42 - Jean Carlos de Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve estar antenado frente as novas tecnologias e com conhecimentos práticos pois por mais que muitos lugares ainda necessitam da mão de obra para tecnologias que o mesmo ainda domine quando aparece um profissional com propriedades sobre as novas tecnologias o mesmo é recebido pela empresa com outros olhares.

Cito como novas tecnologias por exemplo: Angular Js, Aplicativos híbridos, Xamarin e afins (Não são _novas tecnologias_ mas o mercado ainda tem emergente carência de profissionais capacitados)
186 - comentário - 16/05/16 - 14:44:27 - Anderson F. de Rossi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se o profissional estiver em projetos onde a tecnologia usada é considerada _atual_ , basta ir acompanhando as tendencias e saber mais ou menos sobre as novidades .

Mas se for um projeto legado ...ai não tem jeito , ou muda de projeto , ou vai ter tarefa de casa....
187 - comentário - 16/05/16 - 14:50:57 - Maycon - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Manter sempre atualizado , e nunca se acomodar , se cadastrar em fóruns de tecnologia para saber das novas tendencias .
dbassocia
188 - comentário - 16/05/16 - 15:09:35 - romulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O melhor jeito que vejo é não se preparando. Não se prepare para o mercado, prepare-se para si mesmo. Todos que trabalhamos com TI temos que estar em constante aprendizado. Procure sempre aperfeiçoar seus conhecimentos e sembre buscar coisas novas.
189 - comentário - 16/05/16 - 16:20:21 - Marcelo Shiniti Uchimura - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Todos que aqui expressaram acham que a gente tem 60 horas por dia pra fazer curso, estudar, almoçar, jantar, trabalhar, lavar a louça, a roupa e cuidar da patroa e dos filhos. Não é sempre o caso. Se você já está trabalhando, ótimo, aproveite o máximo que puder para aprender coisas novas, in loco, no serviço. Pondo a mão na massa. Se tiver alguém que saiba mais que você e possa te ensinar, melhor ainda. Você acaba aprendendo mais rápido e a outra pessoa também reforça o seu conhecimento.
190 - comentário - 16/05/16 - 16:38:48 - Ericsson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se você ainda está empregado eu recomendo que separe duas partes de sua renda para auto investimento, uma parte você paga cursos e/ou certificações e a outra você guarda, porque nunca se sabe o dia de amanhã e quanto tempo um bom profissional pode ficar desempregado.
190 - Réplica - 16/05/16 - 16:40:43 - Ericsson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Só para complementar, também considero que seja bom mandar CV enquanto estão empregados, caso seu próximo emprego não seja em seu atual local de trabalho.
GOC
191 - comentário - 16/05/16 - 18:39:08 - AUGUSTO B DE ARAUJO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1) Aprenda a gerenciar seu tempo para poder ter disponibilidade de se desenvolver_
2) Leia os livros de John C. Maxwell sobre liderança e aprenda ser um lider e não um braço curto.
3) Aprenda mais um idioma na ordem (Inglés, Espanhol, Francês, Alemão) - De preferência utilize as técnicas de como aprender um idioma novo em 3 meses (youtube tá cheio de dicas)_
4) Tire todas as certificações que do ramo que já trabalha_
5) Crie um blog de tecnologia (aproveite para ganhar dinheiro com programas de afiliação)_
6) Cuide de seu network. Enquanto está trabalhando, crie um grupo no Whatsapp para indicar amigos para vagas e constantemente fale com seu RH sobre as vagas para indicar amigos de confiança que estão precisando. (o conceito aqui é ajudar sem precisar de algo em troca) Nunca se sabe la na frente.
7) Atualize seu Apinfo, Linkedin.
192 - comentário - 16/05/16 - 18:49:37 - Thiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aprenda o máximo que puder no local onde trabalha. Tem muitas pessoas com habilidades e conhecimentos muito bons por aí, então aproveite bem o ambiente de trabalho. Procure as pessoas que estão nos cargos que você almeja e observe a postura deles, identifique o que eles fazem que pode te servir de base do que você deve melhorar como profissional para atingir o mesmo grau/nível desses indivíduos.
193 - comentário - 17/05/16 - 06:59:43 - Daniel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estude, faça cursos, se aperfeiçoe sempre, crie um networking forte e mantenha-se focado.
194 - comentário - 17/05/16 - 10:26:50 - Silvio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Continue seu trabalho com dignidade e disciplina, não importa o motivo da sua saída, devemos sempre deixar portas abertas por onde passamos, ainda não se tratando de TI, onde o mercado dá voltas e o seu chefe numa empresa poderá ser seu chefe ou colega em outra empresa. Quanto a futura empresa, é importante você chegar sabendo algo da empresa e mostrar a motivação de quem quer tudo! A primeira impressão é muito importante para as expectativas de quem o está contratando.
apipesq
195 - comentário - 17/05/16 - 10:38:38 - Victor Eduardo Prospero - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fazendo uma prévia pesquisa de quais conhecimentos técnicos o mercado está exigindo e aprofundando-se nisso nas horas vagas. Em seguida, enviando currículos para as empresas desejadas.
196 - comentário - 17/05/16 - 11:15:23 - Rafael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se manter sempre atualizado sobre as novidades do setor, fazer cursos voltados para a área de atuação ou para uma determinada área para a qual deseja mudar. Enfim, sem manter atualizado e nunca cair em uma zona de conforto que faça você acreditar que já esta no topo e que não precisa aprender mais nada e só reproduzir o que faz diariamente.
197 - comentário - 17/05/16 - 11:23:00 - Vagaus - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1. Nunca parar de se atualizar tecnicamente
2. Melhorar também em aspectos não técnicos (gerenciais, relacionamento pessoal, etc)
3. Aprender / melhorar outro idioma
4. Cuide de sua rede de relacionamentos (Linkedin / etc)
5. Acompanhar as tendências de mercado para poder focar melhor em áreas promissoras.
198 - comentário - 17/05/16 - 11:24:43 - Fabio Gomes Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha opinião é que você deveria se preparar sempre, empregado, desempregado, pensando em mudar de emprego ou abrir um negócio. Na verdade, dependendo de sua idade, vai perceber rápido que nossa área é guiada por _ondas_ de novidades, isso é bom quando você consegue _surfar_ essas ondas, quando o tempo passa, sua paciência vai diminuindo, o que você sabia ontem não faz mais parte do interesse do mercado hoje, é triste porque você investiu dinheiro e principalmente tempo nisso. Se mesmo com essa realidade você entende que é um bom desafio, lembre-se: preparação SEMPRE.

Sugestões para facilitar:
1) Veja quais são as tendências e se prepare antecipadamente
2) Tente se preparar gastando o mínimo possível mas, caso seja essencial, envolva dinheiro nisso
3) Pós-graduação: tenho percebido que poucas empresas valorizam isso, infelizmente
4) Utilize serviços como o udemy.com
dbassocia
199 - comentário - 17/05/16 - 11:54:57 - Gustavo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualizado é uma questão muito real em TI, assim como um Médico, temos que nos manter sempre ligados nas novas e evoluções da Tecnologia. Ler e aprender sempre, sem ficar no comodismo e achar que não somos substituídos por pessoas mais qualificadas, tanto com maior experiência como qualificação.
No memento temos a oportunidade de rever nossos paradigmas e olhar mais a frente e não ao nosso umbigo.
Atualizar cada alteração em seu CV.
Buscar novos horizontes sem medo.
QI - Quem indica é o grande responsável por novas oportunidade. Networking*
200 - comentário - 17/05/16 - 12:14:20 - Daniel Dias dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conforme os outros colegas comentaram,sempre fique atualizado com aa novas tendências tecnológicas,linguagens,framework.
Como opinião própria, hoje estou investindo em bancos NoSQL como o mongodb , visto pelo falto que é uma novidade e tenho percebido que empresa nao pediram em suas vagas,vejo isso como um fator diferencial.

Outra coisa que aponto também é buscando conhecimentos em outras partes de a TI, como por exemplo saber configurar um servidor.
201 - comentário - 17/05/16 - 12:29:21 - Luis Claudio Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Senhores
Gostaria primeiramente de agradecer a oportunidade e poder contribuir com este veículo importante de recolocação de profissionais em tecnologia.
Primeiramente deve-se haver foco, fazer escolhas de forma acertiva, ter persistência, nunca se incomodar com a concorrência desleal. Deve-se traçar um planejamento, inserindo metas, até que se alcance o objetivo final. Sempre ficar atento com as principais tecnologias e atualiando-se constantemente. Não minha opinião, não tenha medo da crise, pois a crise é passageira, confiei em você e siga adiante, enfrente os obstaculos. Este é o segredo do sucesso_ persistência e trabalho. Eu creio nisso !
Sucesso a todos !!!
202 - comentário - 17/05/16 - 13:21:03 - Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde a todos.

O mais importante é não se acomodar. Se você almeja algo, se prepare, invista um pouquinho do seu tempo em cursos, mesmo que não te ajude no atual emprego. Ser autodidata também ajuda. Se atualize!
Hospitalhd
203 - comentário - 17/05/16 - 13:32:55 - Ana Paula Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Agradeço o convite para participar deste forum.
A Informação é com certeza o maior apoio e segurança que um profissional pode ter, pode conseguir através de treinamentos, pesquisas, participar de palestras e ter contato com profissionais da área etc.
Procurando ou não novos desafios se manter em constante aprendizado é o que realmente amplia as possibilidades de um profissional que conhece tanto o perfil da empresa a qual tem interesse ou faze parte, quanto sobre sua área de atuação.
A informação é o apoio, mas a base é saber mostrar o potencial e aplicar o conhecimento adquirido. Pois só tem tomada de decisão se saber como usar a informação que tem.
204 - comentário - 17/05/16 - 17:04:58 - Marcos Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional pró ativo, dinâmico, com boa comunicação, que saiba trabalhar em equipe, que saiba ouvir, que esteja alinhado com a estratégia da empresa. Que tenha uma visão de negócios e saiba aonde possa atuar e agregar sendo um prestador de serviço entre as áreas de negócio. Sempre são bem vindas oportunidades para redução de custos e apresentar TI como solução ao negócio e não o _custo ruim_ da companhia.
205 - comentário - 17/05/16 - 21:55:02 - Daniel Paulo de Assis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A verdade nos dias de hoje é que as empresas necessitam de profissionais cada dia mais dinâmicos pois a área de TI é assim, o que é novidade hoje amanhã já está ultrapassado. Estar antenado nas novidades, plataformas e tecnologias do mercado é clichê em nossa área. Atualmente além de obviamente investir no conhecimento técnico é de extrema importância investir em outras questões como saber se articular, aprimorar comunicação oral e escrita, obter conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, é importante que o profissional tenha capacidade de se adaptar. Como tecnologias vão e vem a todo tempo o mercado futuramente não suportará profissionais que não estejam sempre dispostos a novos conhecimentos e desafios. Defina seu objetivo de carreira, até onde você pretende chegar, isso é de extrema importância para guiar seus próximos passos profissionais e evitar frustrações.
206 - comentário - 17/05/16 - 23:53:49 - Marcelo Cavalcanti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em qualquer ramo de atividade é muito importante manter-se atualizado, na área de TI é obrigatório, mesmo quando não está almejando um novo trabalho entendo ser necessário aprofundar-se em cada projeto em qual esteja envolvido, manter um bom networking, investir em marketing pessoal e especializar-se em determinada área (linguagem, tecnologia, ramo, etc ), quando chegar o momento de pensar em um novo trabalho esse seja o menos traumático possível.
GOC
207 - comentário - 18/05/16 - 09:30:10 - Raul Barbosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom primeiramente a ter sempre em mente que a nossa área de TI esta sempre em evolução, e por isso temos que estar sempre nos qualificando, fazendo isso e desenvolvendo um bom trabalho interpessoal é sempre uma boa pedida.
E manter-se sempre atualizado das novas ferramentas.
208 - comentário - 18/05/16 - 11:05:16 - Rodrigo Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Manter-se atualizado, e estar sempre de olho no que o mercado busca no profissional, investir no inglês é um grande diferencial em nossa área.
209 - comentário - 18/05/16 - 23:58:47 - Renan Monteiro de Castro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Investir anualmente em cursos, ir no mínimo a 2 eventos por ano da área de software, ler ao menos 1 livro por ano, ter um feed de artigos técnicos com a tecnologia que você trabalha e saber inglês.
210 - comentário - 19/05/16 - 09:26:12 - tadriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

investir na carreira, estar sempre atualizado com o que esta de melhor, sempre tento ver o que tem de novo e fazer uma poc para analisar e ver no que aquilo poderia me ajudar no meu dia a dia.
Hospitalhd
211 - comentário - 19/05/16 - 09:31:15 - Rodolfo Estima Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fazer cursos e pesquisar sobre quais campos possam interessar para novas perspectivas de carreira. Nem sempre o profissional tem que fazer a mesma tarefa o resto da vida. A vida é feita de fases, e desde que não seja uma mudança muito brusca, todo caminho é válido para evoluir a carreira.
212 - comentário - 19/05/16 - 09:44:04 - Gabriel de Paula Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Separar ao menos 50% do seu tempo livre para estudos complementares ou de novas tecnologias. Visando se aperfeiçoar nas tecnologias e demandas do mercado para que as novas oportunidades que vão surgindo sejam atingíveis pelo seu nível de conhecimento, assim, podendo participar de processos seletivos mais rigorosos e que levam a melhores posições/salários.
213 - comentário - 19/05/16 - 10:17:59 - Fabio Rodolfo Vertamatti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aproveitar o tempo livre para estudar e dedicar uma parte do tempo para isso também.
Quem tem oportunidade, se atualizar com cursos em horários alternativos.
Eu, particularmente, nunca digo não para um desafio. Sempre tento achar uma solução pesquisando, com isso sempre aprendo um pouco a mais.
214 - comentário - 19/05/16 - 10:29:49 - Claudio Antonio Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A preparacao passa pelas seguintes etapas: Manter e criar contatos em redes de relacioamento profissionais (networking)_ Atualizar seu _Skill_ profissional (cursos de extensao, pos-graduacao e certificacoes tecnicas) e, por ultimo, porem nao menos importante, entender a necessidade do mercado, estudar e absorver aquilo que o mercado precisa, por exemplo, tecnologias mobile, aplicacoes na nuvem, big data entre outras tecnologias em destaque. Lembrem-se, o importante nao eh estar empregado, mas sim, ser empregavel...
dbassocia
215 - comentário - 19/05/16 - 10:48:22 - Ademir Teixeira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar atualizado é quase uma Lei, por mais difícil que seja conciliar, família, trabalho, lazer e estudos é muito importante. Mesmo que não tenha desafios no trabalho atual, crie seus próprios. Pesquise vagas na Internet e veja se você se enquadra nessas, faça um resumo do que mais se pede nas vagas e estude sobre o assunto.
Crie projetos pessoais com esse resumo, isso irá lhe dar uma familiaridade e prática técnica.
216 - comentário - 19/05/16 - 11:19:14 - Ana Rakel Cardoso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro é ter claro o perfil do próximo trabalho. Se ele é parecido com o que já faz hoje, o ideal é atualizar-se de forma a aprimorar seu conhecimento, pois é sempre possível melhorar. Já se a ideia é uma nova tecnologia, investir em cursos de qualidade e conhecimento conceitual é a melhor alternativa. Uma das coisas que tenho observado é que as pessoas não aprendem conceito. Aprende somente a ferramenta. A falta de conceito provoca muitas vezes o uso equivocado da tecnologia que em vez de ajudar acaba no médio prazo trazendo aumento de custo devido ao mau desempenho.
217 - comentário - 19/05/16 - 11:58:30 - Guilherme Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Falando um pouco sobre o emprego anterior, não feche as portas para si mesmo, afinal tudo pode mudar a qualquer momento, saia com amizade com todos se possível. Estude a parte teorica do que você faz, praticamos tanto que acabamos nos esquecendo como funciona.
Conheça sobre a empresa, o foco e objetivos da empresa, mas se possível(raramente é possível) conheça os padrões de trabalho, nos primeiros dias tente conversar com todo mundo. O erro mais grave de todo funcionario é ter medo do _chefe_, jamais tema o seu chefe, converse com ele como se estivesse conversando com outro funcionario, isso passa confiança o que te leva a ser notado dentro da empresa.
Não tem segredo, nem uma mágica, nem uma pilula, é um processo do qual você tem que estar tranquilo mas não desatento.
E por fim e não menos importante, conheça os restaurantes perto da empresa nova, afinal não vivemos de luz né
218 - comentário - 19/05/16 - 12:25:24 - Adonys Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Este assunto é delicado mas não um bicho de 7 cabeças. Como muitos já disseram o primeiro passo e mais importante, resolva tudo que tiver pendente e não feche portas. Pois é nestes momentos que o nosso caráter é testado e avaliado. Afinal temos obrigações contratuais, e respeitar isso mostra o quão profissional você é. Já na próxima procure saber sobre o estilo dela e se realmente é um lugar em que você gostaria de trabalhar, afinal não tem coisa pior do que trabalhar com o que não gosta. Você não só afeta a empresa mas como a si mesmo. E procure não misturar a antiga com a nova, pois agir de má fé também lhe trás péssimas impressões. Se seguir tudo isso e mais um pouco, com certeza você será destacado como um excelente profissional.
GOC
219 - comentário - 19/05/16 - 14:49:20 - Felipe Corrêa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando estamos a procura de um novo emprego é importante deixar claro a empresa atual que você está fazendo isso, além de explicar o motivo, pois se tratando de insatisfação, talvez a empresa atual possa melhorar as coisas. Por experiência própria, digo que comunicar a empresa é a melhor opção, para mostrar seu carácter e comprometimento, além de te dar tranquilidade para fazer entrevistas com a consciência livre. Feito isso basta seguir procurando o novo emprego ou se você já tem alguma proposta, prepare-se, estude e qualifique-se para que tudo ocorra como planejado.
220 - comentário - 19/05/16 - 14:49:24 - Alex Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a melhor forma de se preparar é o investimento em cursos, profissionalizar-se cada vez mais, pesquisar sobre as empresas candidatas a contratação das suas habilidades e sobretudo mergulhar na literatura para entender as tendências de mercado e onde podemos nos encaixar nestas.
221 - comentário - 19/05/16 - 17:05:58 - JANIO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhorar forma de esta preparado é esta sempre atualizado em cursos com certificações, boa conduta no atual emprego, e procurar interagir entre analistas e programadores do mercado atual, tendo um bom relacionamento é muito bom resultado para um ótimo lider no mercado de trabalho, obrigado a apinfo por me conceder a oportunidade de expressar a minha opinião...um abraço a todos os profissionais da área.
222 - comentário - 19/05/16 - 21:40:52 - JOAO RICARDO PASSOS DOS SANTOS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Recentemente dois colegas pediram minha opinião sobre o assunto, repostas:
- Não sai do seu trabalho, pois o mercado esta com vários profissionais com excelentes currículos aceitando ganha menos_ aproveite as férias e envie currículos e faça teste para sentir o mercado de perto_ avalie a possibilidade de ganhar menos e foca em seus objetivos.

Hoje estou desempregado, enviei diversos currículos e poucas entrevistas. O network e algo bom a ser utilizado, pois mesmo que não tenha nada surgindo e bom deixar os profissionais conhecidos sabendo da sua disponibilidade para uma nova vaga.
apipesq
223 - comentário - 20/05/16 - 07:12:55 - Larissa Surano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a atualização constante de conhecimentos seja primordial e essencial.
Caso seja possível, comunicar a empresa em que se está empregado também seria de grande valia, pois grande parte das vezes, estamos procurando outro trabalho estando empregado por insatisfação com o atual, a não ser que seja uma troca de carreira de atuação, o que volta a destacar a formação e atualização do conteúdo da área.
Sempre procure fazer novos contatos e principalmente manter os antigos, para que seu _personal network_ esteja sempre ativo e crescendo.
Algo também muito importante de se destacar: não _feche portas_, procure sempre desempenhar seu papel da melhor forma possível, independente da colocação ou empresa em que se encontra. Isso é importante para o caso de retorno à mesma empresa, o que não é impossível de acontecer.
Boa sorte a todos!
224 - comentário - 20/05/16 - 07:16:52 - Fabio Luis Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante estar estudando e se atualizando tecnicamente pois as avaliações dos processos seletivos estão bastante técnicas.
Excelentes profissionais que possuem uma grande experiência podem não se recordar dos fundamentos da parte técnica embora sejam excelentes não estando preparado poderão perder a oportunidade.

É importante também ficar ligado no que as vagas estão exigindo e focar os estudos.
225 - comentário - 20/05/16 - 12:38:42 - Cândido Areas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que existam três condições particulares sobre este tema:
1) Sempre que possível se atualize, mas não atire para todos os lados. Reflita e faça um alinhamento do que você que conquistar. A partir daí, invista o que puder em formação, seja em curso oficial, seja em certificação, seja em curso livre, etc. Invista dentro da linha que definiu_
2) Trafegue entre as pessoas da melhor forma possível. Procure conversar e colaborar com membros da equipe, da empresa, do cliente, de outros lugares. Ter uma boa rede de conhecidos ajuda_
3) Faça um excelente trabalho, mesmo quando a empresa ou emprego não te der retorno. Não adianta ter uma rede de conhecidos se o teu trabalho não é reconhecido como bom.
Espero ter contribuído com a discussão.
226 - comentário - 21/05/16 - 18:29:36 - Erick Fernando Pinheiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito eu, por experiencia que tive até o momento, que o mercado exige cada dia mais qualificação e conhecimento.
Temos que sempre adquirir conhecimento através de diversos métodos existentes.
Temos que adquirir qualificação profissional dentro e fora da área ( indiretamente como cursos de relacionamento pessoal por exemplo) .
Melhorar nossa vida informal, ser informal é diferente de ser idiota mau educado.
Saia da zona de conforto, quando de trate de conhecimento.
Invista-se em você e compartilhe seus sonhos, pois mesmo que você não consiga realizar, a empresa atual pode ser sua porta para a realização.

E muitas outras coisas.
Pecados
227 - comentário - 21/05/16 - 23:04:02 - Frederico Queiroga - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que se mantendo sempre informado e atualizado. Mas para que nenhuma porta seja fechada, deve-se lembrar que ainda esta empregado e devemos buscar evolução no local atual.
228 - comentário - 23/05/16 - 13:52:03 - Marcelo de Oliveira Arrébola - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é manter o foco nos seus objetivos ao migrar de empresa. Somente almejar uma nova colocação por alguns reais a mais no valor-hora pode não ser o melhor negócio para sua carreira. Pense se a vaga em questão irá lhe proporcionar oportunidades de atuar com as tecnologias em que deseja obter mais experiência e se a empresa está no segmento do mercado em que você deseja atuar. Com a empresa alvo na mira, preparar-se previamente atualizando-se nas tecnologias requeridas para a vaga e absorvendo conhecimentos no negócio da empresa em que você pretende atuar é essencial para ter sucesso em um processo seletivo. Procure entender o diferencial na vaga. E lembre-se que agregar conhecimentos,novas experiências e valores são os mais importantes passos para manter sua empregabilidade em alta e conquistar melhores colocações e valores no futuro,portanto esses são os seus maiores bens.
229 - comentário - 23/05/16 - 22:10:50 - Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando a empresa em que vc trabalha está alinhada com o que o mercado está exigindo, quando vc está envolvido em projetos que utilizam as tecnologias e metodologias alinhadas ao mercado , esteja feliz e dê graças a Deus, pois se um dia vc quiser sair ou se é demitido vc nao fica pra trás. Acho complicado, mas não impossível, manter o foco no seu trabalho e ao mesmo tempo se preparar para o mercado estudando. Infelizmente a maioria das empresas exigem tempo de experiencia, e não o quanto você conhece. Ficamos em um impasse bem complicado, dependendo da evolução da empresa em que trabalhamos. Para resolvermos este impasse e ganharmos experiencia em tecnologias novas, devemos trabalhar por conta, ou nos mudar para alguma empresa ou projeto que tenha projetos legado e projetos novos usando tecnologias e metodologias que o mercado exige
230 - comentário - 24/05/16 - 12:09:12 - Raphael Pinheiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a tecnologia hoje em dia faz parte da maioria dos profissionais. Logo uma especificação ou um conhecimento mais aprofundado sobre o negócio com o qual se quer trabalhar fará a diferença na hora da escolha tanto do profissional quanto da empresa.
Pecados
232 - comentário - 24/05/16 - 12:42:40 - Renan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente deve-se manter o foco no atual, afinal é uma _segurança_. Ter em mente a nova linguagem ou área de atuação e fazer uma análise se está contemplando esses requisitos. Caso não esteja, o próximo passo é começar a aprimorar-se e somente depois procurar o novo emprego, pois assim, terá muito mais confiança e qualidade quando ocorrer uma entrevista.
233 - comentário - 24/05/16 - 13:09:07 - Oade Alves Pinho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Caso esteja empregado, no atual cenario, é melhor segurar as pontas. Mas caso o cenário fosse diferente, precisaria se perguntar o motivo de querer sair do atual emprego. Seria o salário, desenvolvimento de carreira, falta de gestão? Ou gostaria de novos desafios em uma area que não é a sua? É de suma importancia se conhecer, saber os seus valores, seus principios. Um coach de carreira é importante pois te ajuda a se conhecer como pessoa, sem deixar de lado seu lado profissional. Após se conhecer e saber o que te motiva a todo dia acordar cedo e trabalhar, estar sempre atualizado com as principais tecnologias é fundamental para se preparar para seu atual emprego ou proximo trabalho. já possui fluencia no idioma ingles e espanhol? Este é sem duvida um requisito primordial que precisa da sua atenção e dedicação maxima. Utilize seu atual emprego para colocar isso em pratica. Sucesso!!
234 - comentário - 24/05/16 - 14:21:13 - Flávio Fernandes Neves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estando empregado não devemos se acomodar, recicla conhecimento, investir em aprendizado de novos conceitos, estar ativo nas comunidades e fóruns, buscar certificação e especialização. Importante manter um bom nível técnico e domina o inglês.
235 - comentário - 24/05/16 - 14:22:31 - Marcos Paulo Lopes Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E necessario lembrar que apesar de estar empregado, o mercado continua se atualizando, novas tecnologias sao lancadas, algumas tecnologias se tornam obsoletas, novas metodologias sao lancadas.
O mercado nao para de se atualizar e voce como profissional deve continuar se atualizando tambem.

E normal que a empresa que trabalhamos usar um grupo de tecnologia especifico e voce se torna especialista na sua empresa com essas tecnologias, mas o mercado continua usando essas ferramentas?

Sempre se atualize, peca para que a empresa onde voce esta continue investindo em voce, em cursos. Tente implementar novas tecnologias na empresa. Continue estudando. Nao se prenda a empresa, essa falsa sensacao de seguranca na empresa pode ser seu pior inimigo caso precise trocar de emprego eventualmente.

Resumidamente: Estude sempre.
API
236 - comentário - 24/05/16 - 21:43:16 - Yuri dos Anjos Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A primeira coisa sempre seja sincero, converse com seus superiores. informe sua busca, agente as entrevistas para horários que não atrapalhem o seu trabalho.
caso consiga um novo emprego, informe novamente seus superiores, para eles designarem um pessoa para ficar no seu lugar, sempre com muita transparência.
236 - Réplica - 25/05/16 - 08:36:43 - Otoniel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Yuri, esta visão é vantajosa apenas para as empresas, alguma vez você já foi avisado com antecedência que seria demitido ?

Este seu mundo repleto de transparência não existe na realidade.
237 - comentário - 25/05/16 - 13:29:31 - Junior Dev - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que primeiramente é preciso valorizar o seu atual emprego, com diversos avanços que as empresas de tecnologia que agregam valor ao setor eu creio que é muito dificil uma empresa adotar novos padrões e tecnologias se já possui um sistema funcionando mesmo que seja em uma tecnologia considerada antiga, nada impede de um profissional aprimorar o que já conhece em seu atual emprego porem se no caso do individuo não estiver contente com o atual emprego por fatores que o mesmo acha que de alguma forma não atenta mas as expectativas a melhor maneira é estudar, esta por dentro do que esta acontecendo sobre novas tecnologias, o que esta sendo desenvolvido, o que o mercado de trabalho esta exigindo, e o momento de se analisar saber onde suas habilidades se sobressaem, onde tem falhas e o que precisa conhecer de novo, T.I nos dias de hoje esta muito exigente, por isso temos que ser exigent
238 - comentário - 25/05/16 - 21:11:58 - Igor Zorzetto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mesmo utilizando as ferramentas e tecnologias da sua empresa atual, é importante pesquisar o que o mercado está precisando para que você também possa se atualizar. Porque é até ingênuo achar que o mercado será o mesmo de quando você conseguiu o seu emprego atual até quando você sair do emprego. O mundo como um todo muda muito e cada vez mais rápido, na nossa área então nem se fala. Tenho aprendido isso e vendo que realmente quem não vai atrás de informação nova e conhecimentos novos não sai do lugar. Pode ter quantos anos quiser de experiência, nunca vai ser a mesma coisa pegar alguém com conhecimento atual e alguém com conhecimento já adquirido ao longo da carreira. Quanto mais conhecimento é melhor, e dependendo do conhecimento não é necessário um aprofundamento extremo, mas apenas sabendo um pouco sobre aquilo já é suficiente para poder se colocar caso seja questionado.
GOC
239 - comentário - 28/05/16 - 19:46:25 - Jofran - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Investir em crescimento pessoal, buscar leituras, cursos e workshops que permitam uma ampliação cultural já que, nos dias de hoje, ser um profissional _bitolado_ não acrescenta muita coisa. Empresas costumam buscar pessoas habilidosas tecnicamente, óbvio no entanto estão dando mais atenção também ao conhecimento geral do candidato, se conhece a situação econômica e politica, sustentabilidade, inovação e disposição para mudanças. Resumindo, investir um pouco em ampliar seus horizontes, inteligência emocional. Isso não significa necessariamente gastar dinheiro e essas atividades devem ser encaradas com naturalidade e não como obrigação ou pré-requisito, já que nesse sentido podem se tornar fontes de ansiedade e geração de estresse.
240 - comentário - 30/05/16 - 07:14:14 - Paulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Saudações, se prepare para testes psicológicos e de personalidade, pois suas competências serão avaliadas em segundo lugar a isso, somos avaliados como pessoas e não como profissionais em primeiro lugar hoje em dia, e outra, colecione o maior número de certificados e diplomas, mesmo que você não saiba nada dos requisitos da vaga, você será contratado, experiência não é nada hoje em dia, e sim os papeis que você consegue em cursos/treinamentos teóricos.
241 - comentário - 30/05/16 - 10:13:47 - Alessandra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar está em buscar constantemente conhecimento na área.
Seja através de cursos, comunidades tecnológicas, hangout s, etc., com isso o profissional poderá aplicar em seu trabalho atual, bem como adquirir maior visibilidade neste mercando tão concorrido.
242 - Réplica - 30/05/16 - 11:05:33 - Éderson Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião a melhor forma de se preparar é ficar de olho no mercado de trabalho para identificar tendências, mas com cuidado para não atirar para todos os lados ao mesmo tempo. O ideal é escolher primeiro as áreas de interesse baseadas nas aptidões: Frontend ou backend, Web, Mobile, etc.
No meu caso me tornei especialista em .Net, mas sem ficar longe de outras linguagens e tecnologias, mesmo que seja para fazer um "Hello Word", como Python, NodeJS, Java...
Investir tempo em formação contínua através de e-learning (como Coursera, EDX, Udacity, etc.), graduação ou pós-graduação.
Hospitalhd
243 - comentário - 30/05/16 - 11:36:00 - Hugo Brunholi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Antes de tudo, não pense em prejudicar a sua empresa, não deixe as pessoas perdidas com as atividades e processos que você está deixando, mesmo que você esteja chateado com a empresa. Você entrou pela _porta da frente_, saia pela _porta da frente_.

Analise, também, se os benefícios do pretendido emprego compensam os prejuízos do emprego atual. Estude sobre o novo cargo, os negócios da nova empresa, qual a visão deles e etc_ então estude, leia, esteja pronto para seguir novos padrões.
244 - comentário - 30/05/16 - 12:41:25 - Rivas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente o crescimento e investimento pessoal, dedique-se a se desenvolver para aprimorar sua atual competência ou adquirir novas. Faça você seu plano de carreira, determine seus objetivos tangíveis com prazos e faça acompanhamento periódico de evolução para que saiba quando será necessário acelerar mais para conquistar seus objetivos. Entre em uma empresa com prestígio e saia sempre com muito mais do que entrou, seja bem visto pelas suas realizações e suas relações com todos. Cuide da aparência e faça seu marketing pessoal, mantenha contato sempre que possível com o maior número de pessoas das áreas de interesse pois uma indicação vale mais que ouro. Nunca passe por cima de ninguém tão pouco saia de uma empresa com aquele _mal estar_, mas nunca esqueça não permitir que sua carreira esteja nas mãos de seus líderes ou chefes, eles podem te ancorar em benefício próprio. Seja seu líder
245 - comentário - 30/05/16 - 13:26:52 - João Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que é necessário ficar antenado as novas tendências da área em que você trabalha. Para isso é necessário deixar o comodismo de lado e colocar a mão na massa e isso pode incluir, leituras de artigos, investimentos em cursos seja de on-line ou presencial, realizar pesquisa de mercado para saber o que o mercado de trabalho está exigindo na hora de contratar, fazer aumentar o network(pessoal) para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho enfim reservar uma parte do tempo e dinheiro para investir no profissional, para assim estar preparado para o novo emprego.
Existem casos em que o profissional as vezes pretende mudar de área de trabalho e quando isso ocorre é necessário seguir os passos acima mencionados só que com muito mais critérios e principalmente pesquisar se a nova área é aberta a profissionais que desejam migrar de área.
Agradeço a oportunidade de participação.Abraço
246 - comentário - 30/05/16 - 15:56:31 - Gilmar de Moura Gaspar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvida é muito importante estar sempre preparado, para isso é indispensável leitura constante de artigos, inclusive internacionais, participar de cursos regulares que podem ser gratuitos e on line,
com frequência disponíveis na rede.

O profissional precisa manter o foco firme na tecnologia que goste de trabalhar sem deixar-se seduzir por _modismos_, aproveitando melhor seu tempo para manter-se atualizado. Uma maneira prática de acompanhar assuntos pertinentes a sua área, é a participação em grupos, fóruns, listas de discussão, rede social profissional, etc.

Estando ou não empregado, mantenha-se em aprendizado e isto não quer dizer que esteja prejudicando a empresa atual, muito pelo contrário, estará ainda mais empregado!
dbassocia
247 - comentário - 30/05/16 - 16:59:06 - Thiago dos Santos Hora - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procuro me manter atualizado, gosto muito de conhecer novas tendência e estar antenado nelas. Estou sempre acompanhando as vagas no mercado mesmo que não esteja planejando trocar de emp_#341_edo, acho importante manter-se sempre no radar. O network com outros profissionais também ajuda muito, tente sempre manter contato com os conhecidos e trocar figurinhas com eles, por isso é vital que o profissional sempre procure sair do empresa mantendo a porta aberta.

Por fim mas não menos importante, é essencial analisar bem as propostas, verificar criteriosamente os prós e contras e quanto que aquela oportunidade vai acrescer na vida na bagagem profissional. E vale apena lembrar que é muito importante dosar o nível e risco dos desafios para que muito audacioso nem faça o profissional se manter por muito tempo em uma zona de conforto.
248 - comentário - 30/05/16 - 17:03:07 - Thiago dos Santos Hora - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procuro me manter atualizado, gosto muito de conhecer novas tendência e estar antenado nelas. Estou sempre acompanhando as vagas no mercado mesmo que não esteja planejando trocar de emp_#341_edo, acho importante manter-se sempre no radar. O network com outros profissionais também ajuda muito, tente sempre manter contato com os conhecidos e trocar figurinhas com eles, por isso é vital que o profissional sempre procure sair da empresa mantendo a porta aberta.

Por fim mas não menos importante, é essencial analisar bem as propostas, verificar criteriosamente os prós e contras e quanto que aquela oportunidade vai acrescer na bagagem profissional. E vale apena lembrar que é muito importante dosar o nível e risco dos desafios para que não seja muito audacioso nem faça o profissional se manter por muito tempo em uma zona de conforto.
249 - comentário - 30/05/16 - 19:29:25 - Jessica Nathany - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu particularmente procuro me atualizar e buscar aprender coisas novas que não utilizo no ambiente de trabalho, busco as novidades do mercado e procuro sempre pensar fora da caixa, inclusive fazer diferente dos meus colegas de trabalho.
250 - comentário - 30/05/16 - 21:40:36 - Guilherme Sanches - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A preparação para um novo emprego mesmo estando empregado, é feita através do estudo e investimento em conhecimento das ferramentas e tecnologia que mercado necessita. O processo de agregar conhecimento deve ser constante em nossa carreira, mas quando se busca uma nova oportunidade esse processo tem de ser mais incisivo, investindo em certificações, especializações, cursos etc.
GOC
251 - comentário - 30/05/16 - 22:20:54 - Vitor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

OS profissionais da área de TI tem um privilégio que poucas áreas tem, a maioria aprende novas tecnologias só. Este é o momento de se atualizar, buscar novas tecnologias e se adequar ao mercado. Tem muito conteúdo gratuito de qualidade. Espero que possamos sair dessa crise mais fortes e com maior competência.
252 - comentário - 31/05/16 - 23:50:00 - Francisco Ricardo Brandão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve se manter atualizado sempre, em primeiro lugar com as informações referentes à sua área e estar ao menos a par do que está acontecendo nas demais. Tão importante quanto informação é relacionamento. Esteja sempre conectado aos demais profissionais de sua área. A melhor indicação pode vir de um amigo, alguém com que já trabalhou. Mesmo em tempos de crise, como estamos passando atualmente é possível fazer e receber indicação de novas oportunidades. Nunca deixe para lembrar dos amigos e ex-colegas de trabalho apenas quando já estiver desempregado.
253 - comentário - 02/06/16 - 09:04:41 - Sofredor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou engenheiro de software com certificações java.
Estou trabalhando em uma multinacional gigante como Desenvolvedor Java Sr. (cargo nela que é dedicado a profissionais que sabem programar mas não tem faculdade), e meu salário é de 4.000 e pouco. Muitas contas não estão fechando
254 - comentário - 02/06/16 - 09:15:06 - Victor Hugo Lazari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se aprofundar em novas tecnologias, se tiver $ sobrando, fazer cursos referente a tecnologias ou certificações que estão em alta no mercado, aprender novos idiomas, ter um currículo com uma formatação ótima, indo direto ao ponto.

Ter um bom relacionamento com todos e ser uma pessoa do bem, onde, possa ser lembrado por onde tenha passado, pois, quase sempre precisará de uma indicação do trabalho anterior.

Acredito que tudo isso dito anteriormente é fundamental, agora, se você não tiver bom humor, auto estima alta, sempre perseverar que as coisas darão certo, então, com certeza a sua dificuldade para conseguir encontrar um trabalho rapidamente será alta.
apipesq
255 - comentário - 02/06/16 - 11:14:54 - Paulo Novaes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Está sempre atualizado é fundamental para o profissional de TI, e isso proporciona estar sempre preparado para novos desafios.
256 - comentário - 02/06/16 - 11:56:18 - Andre Seiji Goto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualização constante, principalmente sobre as versões, novas tecnologias e tendências.
Sobre versões, muitas empresas tem vontade de atualizar seus sistemas mas tem medo do mesmo. E aquelas que já o tem atualizado, preferem profissionais que conheçam as versões anteriores.
Sobre novas tecnologias, não digo necessariamente conhecer tudo, mas ao menos saber sobre o que se trata. E só por saber isso, já conta pontos importantes.
E tendências, tomar cuidado para expor a opinião pessoal.
Esse é meu ponto de vista e é como eu me preparo quando penso em trocar / procurar um novo trabalho.
257 - comentário - 02/06/16 - 14:31:50 - Rafael Fernando - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar para outro trabalho, é nunca se acomodar, estar sempre correndo atrás de experiência e novos conhecimentos, sempre estar se atualizando sobre as novas tecnologias de mercado, e se especializar naquela que você se dá melhor.
258 - comentário - 02/06/16 - 17:02:23 - Evandro Cavalcante Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é sempre estar atualizado e antenado nas tendencias fora e dentro do Brasil, além de sempre participar de grupos locais (meetups) para fazer aquele network + ganhar mais conhecimento
dbassocia
260 - comentário - 03/06/16 - 09:47:33 - José Romário - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar para o próximo trabalho é sempre estar procurando novas experiências, nunca saber só aquilo que aprendeu na empresa, sempre procure aprender mais, pois ao ir para um outro trabalho tudo aquilo que você aprendeu na empresa anterior, pode não ser mais útil no trabalho atual ou não fazer parte do que o mercado de trabalho necessita. Sempre procure também se manter atualizados de Framework_s, tecnologias, ferramentas e novos métodos, pois assim você estará preparado para o próximo trabalho.
261 - comentário - 03/06/16 - 09:57:48 - Adilson Ribeiro do Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Senhores, também estou procurando uma recolocação desde fevereiro, e fui chamando para poucas entrevista em relação ao número de currículo que já enviei, porem, nesse período eu aprendi que quando estamos empregados, normalmente nos distanciamos do mercado que é muito natural, pois, estamos envolvidos no dia a dia da empresa a qual trabalhamos, porem, ocorre a evolução tecnológica e que o mercado procura acompanhar, com isso, quando somos desligados, vamos procurar recolocação e vemos que estamos desatualizados, pois, em cada anuncio que vemos na Apinfo vemos uma série de exigências. Então o que fazer? Aprendi o seguinte, fazer o acompanhamento pela Apinfo e verificar o que as empresas estão exigindo e com base nessas informações, fazermos uma reciclagem, com isso, estaremos sempre atualizados e em caso de um possível desligamento ficará mais fácil a recolocação.
263 - comentário - 03/06/16 - 10:26:27 - Guilherme - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Temos que nos atualizar sempre que tivermos tempo para isso, boa tatica é ir acompanhando o apinfo e ir verificando se na sua área as empresas estão pedindo ferramentas novas, certificações e cursos pois quando houver um possível desligamento você possa voltar ao mercado de trabalho o mais rápido possível.
265 - comentário - 03/06/16 - 11:02:56 - João Carlos da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estudar novas tecnologias que estão em alta no mercado, fazer cursos e certificações se possível, isso não significa ser especialista. Também existe muito material na web para ser explorado e gratuito.
Hospitalhd
266 - comentário - 03/06/16 - 11:28:31 - Eber - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ficar atento às tecnologias que estão sendo utilizadas pelas empresas que estão contratando. Caso não tenha o skill necessário o candidato pode fazer cursos e se atualizar. Outra coisa que eu considero importante é nunca parar de estudar inglês, além de ficar ligado nas tendências do mercado.
267 - comentário - 03/06/16 - 12:52:01 - Mauro Frare Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualização constante de conhecimento em novas tecnologias e negócios. Manter os contatos também atualizados.
268 - comentário - 03/06/16 - 13:35:11 - Renata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor forma de se preparar é, continuar estudando e buscando o conhecimento, mantendo-se sempre atualizado sobre a área em que atua. Assim como, dar sempre o melhor de si na empresa atual, aprendendo e se desenvolvendo o máximo possível para ter uma segurança melhor naquilo que faz.
O Network também é muito importante.
269 - comentário - 03/06/16 - 15:59:04 - Julio Roberto Fortes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mantenha a qualidade do seu serviço mesmo estando para sair para outro emprego.
e-mail: jrrf858@hotmail.com
GOC
270 - comentário - 03/06/16 - 16:24:56 - Alpha Suporte Soluções em TI - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre é bom manter atualizado os contatos da área da sua formação e trabalho, além dos cursos e certificações assim sempre estará preparado e garantido no futuro dentro do mercado de trabalho.
271 - comentário - 05/06/16 - 11:27:28 - Caroline - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que se dedicando no atual trabalho e buscando inovação para as rotinas do dia a dia, pois isso faz com que se adquira mais conhecimento e habilidades, seja em ferramentas, técnicas ou processos.
Com mais experiência e conhecimento, mais fatos relevantes irão para o currículo, que por sua vez se tornará mais atrativo.
272 - comentário - 05/06/16 - 14:06:09 - Thales - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

* Continuar desempenhando um bom trabalho na empresa atual, pois a experiência/conhecimento adquiridos no dia a dia são muito valiosos e deixar uma boa impressão também.

* Outro fator é estar de olho no mercado, saber quais tecnologias e ferramentas estão sendo utilizadas. Isso pode direcionar os estudos e manter a mente aberta para novas oportunidades.

* Manter contato com colegas de trabalho, pessoas do ramo e estar sempre envolvido em grupos e fóruns de sua área.

* Capacitar-se! Se optar por cursos presenciais procure bons cursos e escolas renomadas, pois podem oferecer um atendimento e conhecimento diferenciado que pesa no currículo. Caso prefira estudar em casa sem muito custo, é só procurar!! A internet nos oferece excelentes cursos e tutorias gratuitos.
273 - comentário - 06/06/16 - 08:49:27 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante sempre estar vendo novos cargos, já que hoje estamos vivendo uma situação de crise e não estamos seguros em nossos empregos. Para isso, devemos continuar estudando e atualizando os currículos, mandando currículos.
Hospitalhd
274 - comentário - 06/06/16 - 09:01:25 - egssantana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estude muito, conheça outras tecnologias pois as empresas estão exigindo muitos conhecimentos em várias tecnologia, projetos e análise.
275 - comentário - 06/06/16 - 09:01:53 - Rogério Segovia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu sempre dou uma vasculhada nas vagas para ver se estou dentro ou fora do mercado, se sempre de olho nas novas tecnologias, blogs e afins, nunca parar de estudar. Mandar alguns currículos para ver se você é chamado ou não, e se não for, algo está errado.
276 - comentário - 06/06/16 - 09:19:43 - Ricardo Calado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é esta informado e se atualizar, na nossa área tudo pode mudar acada 2 ou 3 anos portando estude se se atualize sempre
277 - comentário - 06/06/16 - 09:33:12 - Enderson de A. Domingo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Procuro sempre participar de congressos e Workshops para me atualizar, pois é útil tanto para a a minha atual empresa quanto para mim, caso necessite procurar outro emprego. Me mantenho sempre atualizado com relação as vagas atualmente disponíveis, para medir a necessidade do mercado e assim abrir possibilidades de novas habilidades que vou precisar melhorar. Fazer uma especialização também é sempre um bom investimento, se estiver pensando a longo prazo.
dbassocia
278 - comentário - 06/06/16 - 09:50:24 - Sérgio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Enquanto ainda se está empregado é sempre bom focar no networking dentro e fora da sua empresa, tanto da área específica como de outras áreas, nunca se sabe quando alguém do ambiente de trabalho vai pra uma oportunidade melhor e pode te chamar pra ir junto. E claro que se tratando de T.I também nunca descuidar da parte técnica.
279 - comentário - 06/06/16 - 10:47:18 - Eduardo Messias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Manter-se atualizado é o mais importante, tanto em relação às tecnologias abrangidas por sua área de atuação quanto em relação às oportunidades existentes no mercado. Procure sempre conhecer novas formas de otimizar o seu trabalho e aumentar sua produtividade. E, fundamentalmente, compartilhe todo conhecimento que puder, para que outros profissionais também se lembrem de compartilhar com você o conhecimento deles.
280 - comentário - 06/06/16 - 11:04:54 - Caio Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A porcentagem de profissionais _doutrinados_ com a metodologia da empresa em que ele se encontra é muito alta, sendo assim, a troca de emprego/empresa acaba sendo um obstáculo ao invés de um benefício.

A melhor maneira de se preparar é monitorando vagas nas quais o profissional tem interesse em ocupar, listar todos os requisitos, pontuar os que são mais relevantes e estudá-los, lembrando que mesmo que ele já exerça aquela função ou já execute um dos requisitos pedidos, é válido que ele faça um _teste de mesa_ para tirar a prova de que ele realmente domine o assunto. O excesso de confiança as vezes prejudica o profissional.
281 - comentário - 06/06/16 - 12:06:28 - Aderbal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Constante atualização nas técnicas e ferramentas de desenvolvimento e linguagens de software, assim como constante adoção e aprimoramento de ferramentas visando a qualidade baseado em modelos consagrados tais como CMMI.
GOC
282 - comentário - 07/06/16 - 10:30:25 - Daniel Leonardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é ficar antenado nas vagas disponíveis no mercado observando os pré-requisitos de cada uma e observando se você está atualizado ou não. Obter certificações também é uma boa prática para manter-se atualizado no mercado.

Eu fui analista de sistemas de uma empresa durante 5 anos onde fiquei na famosa _zona de conforto_. Quando resolvi sair da empresa e procurar novos ares vi que o mercado de trabalho estava bem diferente do que eu imaginava e me assustei com a dificuldade para conseguir um novo emprego.

As vagas atualmente exigem muito conhecimento/experiência, não pagam tão bem e a concorrência é grande. Quem tem experiência e conhecimento comprovados leva vantagem nas entrevistas.

Em resumo, nunca pare de procurar e nunca deixe de se preparar.
283 - comentário - 07/06/16 - 11:26:09 - Vinicius Cavagna Vurtz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou Vinicius, o mais importante é reconhecer se o próximo trabalho vai te agregar mais oportunidades na sua carreira e se os benefícios são melhores.

Mesmo assim acredito que uma boa conversa no seu emprego atual pode fazer toda diferença, mostrando um interesse em ficar acredito poderão cobrir ou melhorar o seu ambiente de trabalho.

Agora manter-se atualizado nas novas tecnologias e ser comprometido com suas responsabilidades fará a diferença o mercado de trabalho.
284 - comentário - 07/06/16 - 12:05:48 - Roberto monteiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Meus conceitos em relação ao próximo trabalho, quando ainda se esta empregado são:
1) Manter-se sempre atualizado com as novas tecnologias de mercado, atualmente as Empresas exigem vários conhecimentos.
2) Manter seus contatos com o maior numero de pessoas com que tenha trabalhado, afinal a troca de experiencias é sempre bem vista no mercado de trabalho.
3) Se estiver desmotivado no atual Emprego, nunca se esqueça de que HOJE ele é sua fonte renda e que o resultado de seu trabalho afeta outras pessoas, de o máximo de sua capacidade, e portando não faça corpo mole, isso é um ponto negativo para o próximo Emprego, lembre-se eles podem ligar e perguntar ao seu Ex Gerente como você se dedica ao trabalho.
4) Agora no particular, sempre faça um pé de meia, principalmente se você estiver na casa dos 50 anos, é difícil arrumar emprego com esta idade, mesmo você tendo experiência.
Boa Sorte!
285 - comentário - 07/06/16 - 21:08:57 - Yuri Eastwood - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que os pontos mais importantes são:
- Nunca se acomodar! Manter-se atualizado em relação às novas tendências do mercado independente das suas atribuições em seu emprego.
- Nunca deixar de procurar novas vagas, pois assim você acompanha os requisitos básicos do mercado, assim como a flutuação do valor do profissional, podendo sempre se valorizar.
- Sempre pensar no Networking, nos eventos que você visitar e dentro de sua empresa, independente da área. Com as tecnologias de hoje em dia é muito fácil se conectar com aquele amigo especialista de algum contato seu!
- E em um país como o nosso, de economia instável, sempre manter uma reserva para ser dar ao luxo de, caso necessário, passar um tempo procurando algo que valha a pena!
apipesq
286 - comentário - 07/06/16 - 21:24:20 - claudio aragão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar sempre atento as tendecias do mercado quando as tecnologias, estudando e atualizando-se, pois o fator zona de conforto pode deixar em uma situação complicada naquele momento em te chamam para coversar numa sexta a tarde, ou segunda de manhã. Network é bom mas eu diria que é o segundo paraquedas e este pode não abrir..
288 - comentário - 08/06/16 - 08:30:02 - Mauricio Bastos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem dúvida participar de processos seletivos são muito importantes.
Há pouco tempo participei de processos para vagas no Estados Unidos e descobri que estamos defasados tecnologicamente (falando de algumas grandes corporações).

Temos que estar sempre antenados no movimento do mercado.
289 - comentário - 08/06/16 - 08:37:41 - Walfrido Oliveira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Capacitando-se mais e mais.Não podendo se acomodar. Buscando se atualizar com as tendências do mercado e suas novas tecnologias. A área de TI está em constante mudança e deve-se ficar atento a essas mudanças para que não fique para trás!
290 - comentário - 08/06/16 - 08:56:13 - João - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As ações que mais tem me ajudado a encontrar um novo trabalho enquanto já possui um podem e devem ser tomadas mesmo por aqueles que não estão empregados. São elas:

- Estude um pouco todos os dias mas com um objetivo. Estude para uma certificação ou para aprender uma tecnologia específica.
- Mantenha um repositório no github com seus projetos pessoais e contribua para outros projetos. Isso é uma ótima forma de expor o seu trabalho_.
- De o seu melhor no seu trabalho atual e com isso crie uma rede de contato cada vez maior. Caso não esteja trabalha, ajude seus amigos com possíveis dúvidas e aprenda com isso.
Pecados
292 - comentário - 08/06/16 - 09:14:24 - Fabio Farias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ter certeza de que você faz ou vai fazer o que gosta é o primeiro passo, pesquisar o que o mercado exige e se preparar para mudança, o sucesso será garantido.
293 - comentário - 08/06/16 - 09:24:07 - MARCO ANTONIO FERNANDES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu caso manter a rede de contatos profissionais e pessoais está sendo fundamental nas recolocações. Fui demitido 2 vezes nos últimos anos (2013 e 2015) por causa da crise, em plena época de natal e ambos consegui emprego em 1 mês (Janeiro). Então a dica é manter Facebook e outros ativos, trocando mensagens, comentando posts, criando artigos, publicando conhecimento gratuitamente, oferecer ajuda, oferecer vagas, etc. Mantendo-se ativo é mais fácil encontrar oportunidades. Outra dica é manter-se estudando sempre... tecnologia é uma área dinâmica então é legal ver os conhecimento valorizados no mercado e obter esse conhecimento através de cursos e eventos.
294 - comentário - 08/06/16 - 09:28:32 - Jasiel P de Sant ana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nas condições Insertas que nosso pais e nosso governo nos impõem estar empregado , mesmo na CLT não é mais uma garantia (Como na época de nossos pais e avós). Para os profissionais de tecnologia é muito importante estudar e se manter atualizado sempre agregando valor ao próprio curriculum, porem no momento de investir seu tempo e esforço num curso ou algo do tipo, tenha uma visão critica sobre esse investimento. se coloque no lugar do seu EMPREGADOR.
Ele precisa de um profissional com esse conhecimento.
Se sim ele vai pagar bem por isso? No momento de cortar custos, um profissional com esse gabarito é valioso para a corporação ? Se você é um profissional Sr na sua área e já possui um (BOM TEMPO DE CASA), é importante saber se você é substituível. se sim você se recolocaria no mercado com facilidade ? Se sim ganharia o mesmo salario?
295 - comentário - 08/06/16 - 09:30:49 - Natan Ribeiro Dutra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante estar de olho no mercado, observar qual a necessidade das empresas, que tipo de profissionais buscam, e se qualificar para sanar estas necessidades, participar de fóruns técnicos, acompanhar as empresas, manter seu currículo atualizado, e uma vez ou outra faça um teste real e candidate-se a uma vaga como auto avaliação (caso não queira mudar de trabalho de imediato, do contrário, já pode mandar bala).
Pecados
296 - comentário - 08/06/16 - 09:37:23 - Daniel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Existem muitos cursos on-line gratuitos e/ou com baixo custo.
Certificação pode ser uma boa em algumas áreas, (como a certificação java por exemplo), mas aprender não depende de um certificado.
297 - comentário - 08/06/16 - 09:52:56 - Adauto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Enquanto estive empregado, quase nunca me preparei para o próximo emprego, me acomodei. Agora que estou do outro lado, tenho certeza que é preciso _sair da caixa_. Cursos, Pós-Graduação, tudo ajuda. Onde mais estou perdendo é não ter um curso de inglês ainda, e não ter me reciclado na linguagem de programação que trabalho ao pradigma da orientação a objetos. E para deixar as coisas mais difíceis, o momento que o País vive não ajuda em nada.
298 - comentário - 08/06/16 - 10:46:58 - Antonio Monteiro Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo plenamente com o comentário do profissional Adalto logo abaixo, foi exatamente o que me aconteceu no ultimo emprego, fiquei em uma zona de conforto e deixei de investir em uma qualificação ou especialização para o mercado, principalmente a lingua inglesa, que foi o principal motivo de eu te perdido meu emprego, Haviam vagas na empresa e eu podia ter me candidatado e ter conseguido mudar de área e garantir meu emprego. Neste momento estou correndo atrás, estou fazendo uma especialização de Governança de TI na Unicamp e estudando para tirar algumas certificação que agregaram valor juntamente com a especialização. Muitas empresam adotaram o tal de _DO IT YOURSELF_ ou seja para aquelas vagas que existem pessoas que dão conforto para outras, que era o meu caso, passam a fazer o seu trabalho e você deixa de existir para os olhos da empresa, é uma forma de costar custos.
299 - comentário - 08/06/16 - 10:50:36 - Fernando Maio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em mais de uma oportunidade eu saí de um emprego para outro melhor, e isso aconteceu porque em cada emprego que passamos, temos oportunidades de aprendizado. Mesmo que não tenhamos promoções ou planos de carreira, podemos crescer em aprendizado, e buscar implementar sempre que possível as as boas práticas no setor, isso aumenta nosso conhecimento e nos dá mais visibilidade no mercado de trabalho. Quando isso acontece, as vagas nos procuram. Outras possibilidades, são os cursos de graduação, pós, certificações, INGLÊS, não só por agregar conhecimento, mas também pra crescimento profissional e de remuneração. Mesmo em crises econômicas vividas, acredito que o mercado de TI é diferenciado.
Apesar de ser cruel com profissionais que querem iniciar a carreira, é muito bom pra quem já a possui e está atualizado em seu setor.
API
301 - comentário - 08/06/16 - 12:01:28 - JOSE ROBERTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que não só para o próximo trabalho, uma questão importante no meu ponto de vista é que todos os desenvolvedores devem estar sempre acompanhado as tecnologias mais recentes, é de extrema importância manter-se atualizado, não deixar o comodismo estabelecer sua profissão. Dessa forma sempre que aparecer uma oportunidade você já vai estar preparado e não via ficar pensando _poxa tem um oportunidade ali, mas eu não domino o que ele querem_. Você não precisa ser expert em tudo mas para um profissional de tecnologia, sim, você deverá conhecer no mínimo as tendências tecnológicas mais utilizadas no momento. Ficar atendo a necessidade do mercado. Vai umas dicas: conhece alguma coisa de mobile? Cloud Computing? Internet das coisa, se você não conhece, corra pois você já ficou para trás.
302 - comentário - 08/06/16 - 12:51:44 - CAio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não há segredos, para se preparar para qualquer emprego na nossa área deve-se estar antenado em tudo o que acontece, as atualizações são constantes o que é novidade hoje, em 1 ano pode se tornar obsoleto, logo não podemos ficar no comodismo e achar que estamos, estar antenado no que acontece na nossa área pode até mesmo melhorar a sia situação no emprego atual.

Sendo assim nuca pare de estudar.

Obs. conhecer outros idiomas é um diferencial imenso.
303 - comentário - 08/06/16 - 13:24:22 - Leandro Afonso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que não há uma receita, o ideal é ter um currículo bom e ter bons amigos porque independente da competência que é mandatório, uma boa recomendação pode lhe abrir portas.
Procurar estar sempre melhorando o currículo seja fazendo uma pós ou tirando certificações podem preencher este requisito.
304 - comentário - 08/06/16 - 13:24:58 - Wellington Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o preparo vai depender muito de onde o candidato deseja chegar.

Não existe uma receita de bolo que seja possível garantir o sucesso.

Vejo que o momento atual (crise econômica) está dificultando muito a recolocação profissional e exigindo um alto grau de investimento (treinamento, pós graduação, idiomas, certificações, etc...) além de estar antenado com as principais mudanças do mercado (tecnologia, região, preços, etc...) para uma boa recolocação.

Para concluir deixo as seguintes observações:

- Conheça bem o alvo que deseja alcançar_
- Sempre busque o conhecimento além do esperado
- Estude o mercado e saiba bem como o mesmo se comporta em cenários adversos_
- Atualize-se para o seu mercado e/ou área de atuação_

Embora superficial, acredito que estes são os principais pontos a ser analisado quando se está pensando em mudanças no trabalho.

Abraços!
GOC
305 - comentário - 08/06/16 - 13:51:18 - Gabrielle - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Todos temos sempre de estar antenados a tudo que acontece na área de TI. Eu particularmente participo sempre que posso de congressos, assisto palestras e busco informações gerais sobre a área. Além disso é importante que se tenha foco. Quando eu trabalhava com atendimento de suporte técnico sempre busquei saber mais sobre gestão e liderança de pessoas, que era o que eu fazia no momento, e como sou apaixonada por desenvolvimento sempre trabalhei e continuo trabalhando com projetos particulares com programação para não enferrujar, e adquirir experiência em linguagens.
Eu penso que primeiro temos que saber onde queremos chegar, e buscar os meios necessários para aprendizado, mas não podemos esquecer de sempre fazer o melhor onde estamos empregados. É preciso conciliar o tempo livre para se preparar para o que você realmente quer ser, e melhorar o que você já é/faz.
306 - comentário - 08/06/16 - 15:09:18 - Pedro dos Santos Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Só conheço uma forma: estudo!
O erro de muitos profissionais que estão trabalhando é confiarem sua evolução técnica a empresa, sendo que quem trás isto para empresa é o profissional, então estude sempre que puder e invista aproveitando por estar empregado: faculdade, cursos, certificações, idiomas. Não pare de estudar!
As vezes isto abre oportunidades até onde já está trabalhando, e se a vaga não existe não desanime, o seu conhecimento pode criar uma.
Se a empresa não cria nunca ecossistema para praticar o que aprende, tente convence-los, se não conseguir procure outra empresa e se não achar comece seus projetos, mas não pare.
307 - comentário - 08/06/16 - 17:07:39 - Ciro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sua preparação deve incluir pesquisa, tanto na parte de mercado, como a interna :
Oque você deseja fazer ? Oque você gosta de fazer ? Como deve ser o ambiente que você quer estar....
Respondendo a isto , procure seu caminho para sua meta !
308 - comentário - 08/06/16 - 17:12:47 - ELIR - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

estudando muito, participando de feira de tecnologia
Hospitalhd
310 - comentário - 08/06/16 - 17:39:44 - Danilo da Silva Cruz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas estão valorizando profissionais que possuem certificações, falo por experiência própria, tenho duas faculdades na área de TI e nas entrevistas questionam se possuo certificações, acredito que boa parte das empresas preferem candidatos que possuem certificações do que aqueles que já são graduados por acharem que são mais qualificados para determinados cargos, por fim penso que o individuo deve procurar sempre estudar porque a tecnologia muda constantemente.
311 - comentário - 08/06/16 - 18:55:21 - Josue_Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Continuar estudando e buscando novos conhecimentos é fundamental.
312 - comentário - 08/06/16 - 21:42:58 - Benedito Jumar de Lazaro Rosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Aprimorar os conhecimentos do idioma inglês buscando a fluência e aprender novas tecnologias, principalmente na área de internet e aplicativos para celular.
313 - comentário - 08/06/16 - 22:05:31 - Anderson Alves Schinaid - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

aprimorando seus conhecimentos, sempre buscando mais, praticando inglês caso já tenha se não tem inglês sempre buscar um novo idioma, ir em feiras de tecnologia, palestras e sempre participar de fóruns interativo e lendo noticias atuais sobre a área.
dbassocia
314 - comentário - 09/06/16 - 11:12:22 - Paulo Finamori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha dica é: Atualize-se sempre!

Um profissional antenado, sempre será um profissional bem empregado. Acima de tudo, com boas oportunidades de fazer o que gosta. É difícil, todos sabemos! Mas se fosse fácil, não seria uma área que na crise rende bons frutos.
315 - comentário - 09/06/16 - 12:47:55 - Julio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar sempre atualizado e procurar sempre fazer aquilo que gosta.
316 - comentário - 09/06/16 - 17:40:46 - Rodrigo T. Lacerda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estude o que é necessário para pleitear a vaga que você quer.
É importante estar por dentro do assunto, ter a técnica e se possível a experiência necessária no assunto.
Hoje existem muitas formas de solucionar problemas em TI.
A experiência é o dia a dia, mas se já soubermos o básico, já é um grande passo.
E a principal contribuição para isso tudo é gostar do que está em vista!
Seja por desafio, por ofício, por oportunidade, veja no tema algo que te estimule para estar sempre bem com o trabalho.
317 - comentário - 09/06/16 - 18:19:26 - José Abrantes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar atualizado(o que é relativo, no mundo Java exigem EJB com JSF, entretanto, também pedem junto Spring), inglês e curso superior é algo que muitas empresas exigem.
GOC
318 - comentário - 10/06/16 - 08:19:25 - Tiago Moraes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Manter-se antenado as novas tendências do mercado, não sendo acomodado em uma falsa estabilidade. Verificar se a próxima empresa tem um plano de carreira que possibilite crescimento profissional efetivo. Falar mais de uma língua.
319 - comentário - 10/06/16 - 08:21:50 - Ivan Radovich - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia a todos!
Acho que preparar-se para o proximo trabalho é uma pratica que deve ser feita sempre !
A menos que se tenha um contrato com vigencia definida, nunca saberemos até quando estaremos empregados.
Pensando nisso, fico constantemente observando o que a minha empresa e o mercado requerem dos profissionais.
Tento prever uma tendencia de mercado para uma certa linguagem, framework, tecnologia, etc.
Em cima dessa tendencia, faço uma análise do perfil, se me enquadro nessas tendencias.
Aí procuro me adequar a esse perfil de mercado.
Já mudei de emprego por trabalhar numa empresa que possuia um perfil muito fora de mercado. Nesse caso, eu tambem estava ficando defasado em relação ao mercado !
Esse é o meu ponto de vista.

Ivan
320 - comentário - 10/06/16 - 09:07:57 - Michel Oliveira Marciano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve estar ligado com qual ferramenta as empresas estão trabalhando, mas isso não é tudo, como dizia isaac newton _Se vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes_, devemos aprender com os grandes, uma dica para quem é de desenvolvimento é sempre olhar códigos dos melhores, isso ajuda a crescer e ver o que está sendo aplicado, ler livros, artigos e o mais importante é desenvolver, teoria sem pratica não adianta e vice-versa.
Acredito que o profissional de T.I deve conhecer o máximo possível, precisamos ser especialistas em pelo menos uma e ser generalista em várias ferramentas, isso vai fazer com que várias portas se abram.
Devemos aprender para empreender e não para simplesmente servir.
321 - comentário - 10/06/16 - 09:21:44 - Conrado Basso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve pesquisar vagas dentro de sua área de atuação para estar sempre atualizado com o que o mercado tem deficiência de profissionais, para se atualizar, Em quanto estiver empregado um grande diferencial é que o profissional monte um portfólio com trabalhos realizado, mas é sem duvidas imprescindível que o profissional não se prenda a somente um ponto de vista a um autor e por ter a tranquilidade de estar empregado, aproveitar essa situação para absorver conteúdos de varias fontes diferentes para formar uma base solida para conteúdos posteriores.
apipesq
322 - comentário - 10/06/16 - 10:00:01 - Charles Mendes de Macedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá pessoal!

A preparação para um novo trabalho, está na busca constante de aprimoramento. Nós que somos do mercado de tecnologia, temos que nos atualizar sempre, não importa quanto tempo se tenha de mercado! Tanto com 1 ou 20 anos de experiência, é necessário uma rotina de autoavaliação!

E consequentemente, a busca de melhorar seus próprios skills, vai fazer com que se prepare para novas oportunidades.

Um novo emprego, representa uma nova oportunidade de aprendizado, novos momentos de felicidade e aplicação do conhecimento adquirido até aquele momento!

É isso aí! Boa sorte a todos e bons negócios!

Charles M.
323 - comentário - 10/06/16 - 11:01:25 - Juliana vasconcellos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como todos já disseram, o PRINCIPAL é manter-se atualizado, pois a tecnologia voa e um dia parado é perder novidades.
Mas vou além disso, é manter-se tranquilo para possíveis provas, procurar vagas no seu perfil que lhe garanta total domínio no assunto abordado, quando empregado, fazer o seu melhor que as chances de manter o seu emprego aumentam e manter-se motivado, trabalhar com amor e motivação tornam seus dias mas felizes em consequencia produtivos e com qualidade.
324 - comentário - 10/06/16 - 21:51:26 - Romy Moura - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho importante sempre estarmos atualizados nas tecnologias mas como de costume muitos não se preparam para uma entrevista só por que está com um trabalho _Garantido_.
Então no meu ponto de vista, devemos nos aquecer e estudar o conteúdo de acordo com a área pretendida onde podemos ter uma certa segurança ao fazer um teste de escrita ou mesmo prático.

Boa sorte a todos que nos abençoe e muito sucesso galera!
326 - comentário - 11/06/16 - 09:54:13 - Fernando da Silva Trevisan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma das atitudes normalmente esquecidas é continuar a ter bom desempenho no trabalho atual, enquanto procura ou se prepara para o próximo - o mercado dá voltas.

Não importa se a busca é por uma recolocação em outra tecnologia ou continuidade na tecnologia com que trabalha atualmente, manter-se atualizado é importantíssimo, como já foi exaustivamente falado nos outros comentários.

Participar da comunidade - seja em fóruns, eventos, blogs, grupos de facebook, onde for, é importante também não apenas pelo networking, mas para ter acesso a experiências compartilhadas que podem vir a ser úteis - e claro, contribuir com a sua.

Por fim, vale a pena lembrar que nem sempre o _próximo trabalho_ precisa ser em outra empresa. Dependendo do perfil de empresa em que se trabalha, uma recolocação interna pode ser possível - e muito boa, também!
dbassocia
328 - comentário - 14/06/16 - 12:39:36 - EDVALDO ALVES DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que quando resolvemos buscar uma nova colocação devemos em primeiro lugar observar os seguintes fatores: 1-Se busco estabilidade. Preciso ter a certeza de que terei isto na empresa a qual passarei a trabalhar. O ?Cartão postal? do profissional é o seu dia a dia, e consequentemente seus resultados, e isto com certeza tem sempre ajudará na estabilidade do profissional.
2-Se busco melhoria financeira. Preciso ter a certeza de que o que almejo não conseguirei no meu emprego atual, para depois buscar esta necessidade lá fora.
3-Se busco evolução tecnológica. Devo me preparar bem antes, através de cursos, certificações, etc.O mercado será cada vez mais exigente.
4-A situação do País, muda de forma muito rápida. Portanto, acompanhar o mercado de trabalho, segmentos de negócios que prometem, é de suma importância.
5-Enfim, façamos o que gostamos. A produção será bem melhor!
Hospitalhd
Página 1 de 1
Pular para a página:
X