O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Onde estarão as melhores oportunidades de trabalho em TI, em 2017 e 2018 ?

Convidados : Grupo profissionais de TI

1 - comentário - 06/02/17 - 14:29:03 - Flávio Silveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O desenvolvimento de apps principalmente para Androide, continuará em alta, junto com projetos e tecnologias para redução de custos. Inteligência artificial, utilizada por exemplo em sistemas de seguros para avaliar riscos, ou em assistentes pessoais do tipo Siri, vão continuar evoluindo. A realidade virtual aumentada, também promete gerar boas oportunidades de trabalho.
2 - comentário - 06/02/17 - 14:52:29 - Edson Geryn - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os conhecimentos e áreas são universais, porém, opinamos onde mais conhecemos, onde no meu caso, a área de Segurança da Informação muito promete dado as novas técnicas que obrigarão o conhecimento técnico andar junto com o cognitivo e sair da caixa definitivamente de conversar apenas com 1_0.
Consultem sobre Analytics de comportamento de usuários e da empresa (do inglês, User and Entity Behavioural Analytics – UEBA) .
3 - comentário - 06/02/17 - 14:52:59 - Eliane Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como linguagem de programação, acho que o Java vai continua a crescer nos próximos dois anos.
4 - comentário - 06/02/17 - 15:05:42 - Demis Assumpção da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A gameficação está cada dia mais evidente no Brasil. Uma área que necessita de muitos profissionais nas mais diversas áreas e competências.
A linguagem Java com certeza é a linguagem que mais cresceu nos ultimos anos, e irá continuar crescendo.
Acredito também que na área de Mainframe, muito serviço aparecerá, já que a mão de obra qualificada para esta plataforma, está se aposentando e encerrando as atividades. O legado precisará de cuidados especiais.
Se atentem para as oportunidades nessas áreas, acredito que são promissoras.
Hospitalhd
5 - comentário - 06/02/17 - 16:09:37 - Alexandre Augusto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As questões relacionadas a redução de custo estão muito fortes nas grandes prestadoras de serviço e acredito que optar por um modelo de trabalho diferente do CLT será uma constante pra quem trabalha como assalariado.

Dessa forma, A questão é: _as melhores oportunidades para quem ? _ Uma boa oportunidade para uma multinacional com presença global pode não ser boa para os trabalhadores de TI no Brasil uma vez que nossa competitividade é ruim sob alguns aspectos. Perdemos posições pra Asia e até Europa ultimamente.

Eu apostaria no mercado Nacional e nas pequenas empresas que ainda dependem exclusivamente do mercado de profissionais locais e pra mim as áreas/tecnologias que vem sendo destaque nos últimos anos continuam... Desenvolvimento, Cloud, Segurança e Mobile
6 - comentário - 06/02/17 - 16:11:34 - Macul - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É claro que nós estamos (ou quase), claro depende do tamanho do investimento, mas no geral estamos quase sempre um passo antes da tecnologia de ponta lançada pelo mundo, estas questões envolvem economia e administração que não é foco da questão.

Mas em dúvida senão 2017 / 2018 estaremos próximos deste patamar e iniciando no progresso de funções que estão dentre as estratégicas ao mundo dos negócios, como não poderia deixar de ser, TI sempre alinhada ao negócio.

Sendo sucinto e seguindo as tendências mundiais, como, por exemplo: Cloud, DEvOps e Big Data

Sugindo nestes últimos anos sem dúvida é trabalhar com informação, desta forma: Eng
7 - comentário - 06/02/17 - 18:01:49 - Andre Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para os empresários da área, é importante participar das discussões sobre a reforma trabalhista, uma flexibilização da CLT pode ajudar as empresas a reduzir custos e gerar emprego. Para os profissionais, com este mercado saturado e poucas oportunidades, o bom e velho networking deve ser praticado, estando ou não empregado. As melhores oportunidades podem não estar publicadas nos sites especializados. Telecom, Big Data e Cloud continuarão nos holofotes.
8 - comentário - 06/02/17 - 22:45:27 - Daniel Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estão nos profissionais qualificados tecnicamente (Big Data, Analytics, Cloud, Mobile, e-Social, etc) e comportamentalmente (atitude, compromisso, comunicação).
Do lado empresa estão melhor preparadas aquelas que estão um passo a frente das demandas de mercado, aquelas que tem parceria não somente com TI das empresas mas também com as áreas de negócio. Empresas que investem e incentivam seus colaboradores e tem uma atmosfera colaborativa na empresa.
dbassocia
9 - comentário - 07/02/17 - 11:24:33 - Roberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Retomando o crescimento....a terceira plataforma e a transformação digital terão papéis de destaque....big data , business analytics , IOT , cloud e mobile ditarão os rumos dos negócios _ Open Stack também.
10 - comentário - 07/02/17 - 12:14:07 - David Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que as tendências estarão no mundo de APPS para Mobiles, pois é algo que simplifica a vida dos clientes (usuários) de qualquer plataforma.
11 - comentário - 08/02/17 - 09:36:36 - Christian Greggio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Principal: dados->Informação. Ou seja, Big Data.
12 - comentário - 09/02/17 - 11:45:01 - Cauê Fozzatti Garcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para quem trabalha com redes de computadores a tendência para grandes empresas esta relacionada com soluções de orquestração. Soluções que podem gerar mais facilidade e rapidez na implementação de novos projetos e soluções de negócio. Hoje somos muito exigidos para fazer grandes projetos e implementações em tempo bem reduzido e a promessa de uma solução de orquestração é justamente isto. Os profissionais estão se reinventando para aprenderem esta nova ferramenta e método de trabalho. Isto será uma grande oportunidade de trabalho em 2017 e 2018.
GOC
14 - comentário - 09/02/17 - 11:55:03 - Wilson da Fonseca - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estarão nas soluções integradas IoT, Automação Residencial e Comercial e nas soluções controle e monitoramento de Energias Renováveis.
Estes segmentos e a maneira como _Falaremos_ com os equipamentos e soluções é o futuro, assim como nossa integração ao meio ambiente de forma mais responsável, criando assim um conjunto harmônico entre TI e Pessoas.
15 - comentário - 09/02/17 - 11:55:14 - Fernando Matos de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mesmo com a crise vejo que em 2017 pode ser uma oportunidade com novas expectativas e perspectivas boas em relação ao mercado de trabalho no Brasil.
Acho que as áreas de Gestão de Projetos em T.I., Tecnologia da Informação, Big Data, Cloud Computing, Desenvolvimento Mobile, e Gestão de Marketing para E-Commerce são promissoras para este ano de 2017.
A gestão de projetos é importante em todos os sentidos principalmente no crescimento das empresas e para construir novos negócios ou até mesmo novos segmentos de negócios para o país, gerando um controle fundamental e lucratividade para o negócio como um todo.
É importante para aprimoramentos de processos executados atualmente e rotinas corporativas.
Explanar as informações e dados armazenados, visando uma análise minuciosa e estratégica de todo o conteúdo direcionado pelos consumidores. E realidade do comércio pela internet reconhecido.
16 - comentário - 09/02/17 - 11:59:41 - Paulo Bruno Hoera - 189.38.135****

Os profissionais de TI devem continuar sendo os famosos BOMBRIL. Mas devem focar no desenvolvimento, Implantação e Consultoria de Sistemas para pequenas e médias empresas. Desenvolvimento de Aplicativos MOBILE e similar. Linguagem em alta JAVA, Banco de Dados Relacional e SQL. O COBOL ainda não morreu mas o mercado esta restrito e concentrado no Brasil aos grandes Bancos e instituições Governamentais. Acredito que o segundo semestre de 2017 vamos começar a sentir o mercado reagir, existe muita Demanda reprimida isso pode ser muito bom. Preparam-se.
17 - comentário - 09/02/17 - 12:08:30 - Kleber - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho diretamente com projetos de implementação de soluções cloud SAP, e o mercado está em ascensão, não só no Brasil como no mundo. Os 2 últimos anos foram complicados para o país, mesmo assim nossa unidade apresentou crescimento. Esperamos os 2 próximos anos estáveis, com leve crescimento no Brasil e forte escalada na América Latina e a partir de 2019 uma retomada dos investimentos no Brasil.
apipesq
18 - comentário - 09/02/17 - 13:12:14 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o desenvolvimento em ferramentas Java e .net são a bola da vez, como ja tem sido há tempos
19 - comentário - 09/02/17 - 14:03:01 - Carlos Eduardo Custodio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o mercado esteja caminhando para venda de Serviços especializados, sendo assim, as melhores oportunidades estão na terceirização de mão de obra especializada. O mercado não esta mais aceitando Consultores generalistas, o seu desejo é contratar alguém que resolva seus problemas.
19 - Réplica - 10/02/17 - 10:12:00 - Rafael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo plenamente. Vejo a TI caminhando para ser um aditivo do profissional. Os melhores ganhos estão naqueles que conhecem a fundo outra area e usa a TI para dar ganho e velocidade de produção na mesma.

O caminho é ter mais de uma graduação, ou ter mais de um curso técnico, e desenvolver soluções complexas que cada área necessita. O programador "genérico" leva muito tempo entendendo o problema a ser resolvido, e muitas vezes esse tempo reflete na demora de entrega da solução ou numa solução deficiente. Quanto mais específico é seu conhecimento, mais rápido e cara se torna sua mão de obra.

Além de que, com conhecimento específico, não importa a tecnologia. Em 2013 vi um software ultra-complexo para um setor de geologia de uma universidade, feito em visual basic, e não havia programador com conhecimento pra entender aquilo: justamente porque foi feito por um geologo.
20 - comentário - 09/02/17 - 14:19:31 - Wagner Mello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia, boa tarde e boa noite.

E por falar em TI, estamos cercados de oportunidades. Citarei algumas que só tendem a crescer nos próximos anos: Internet das coisas (IoT), realidade aumentada, desenvolvimento web, segurança da informação e aplicativos para mobiles.

Também recomendo acompanhar a evolução tecnológica na área da robótica. Esta área está em crescimento, ainda mais agora com os adventos dos scanners e impressoras 3D.

Go ahead.
Pecados
21 - comentário - 09/02/17 - 19:39:19 - Rogério de Souza Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As empresas estão apostando em aplicações mobile usando java e sistema android.
Buscando uma maior praticidade com aplicativos em tablets e smartphones.
Com o avanço da tecnologia esta plataforma vem se fortalecendo cada vez mais no mercado.
22 - comentário - 09/02/17 - 21:36:16 - Pedro Neto Saraiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa noite a todos.
Acredito que as melhores oportunidades de trabalho em TI, em 2017, está área de desenvolvimento de Aplicativos MOBILE e similar, sempre acessando banco de dados ORACLE.
Também teremos muitas oportunidades na parte de segurança da informações, basta ter um bom conhecimento que consegue boas oportunidades.
23 - comentário - 09/02/17 - 21:47:54 - Felipe Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estarão nas empresas que atuam em um conceito mais moderno: com menos burocracia, que entregam conteúdos frequentes, adotam modelos de trabalho ágeis e possuem foco na qualidade dos entregáveis/serviços e clientes.

Essas empresas, culturalmente, são formadas por equipes multidisciplinares, concentram esforços na contratação de bons profissionais e investem na qualificação e aperfeiçoamento da equipe_ acreditando que assim, as entregas e serviços dispostos estão em melhoria contínua e que o seu maior patrimônio é o time cada vez mais cooperativo e integrado.
24 - comentário - 09/02/17 - 22:44:17 - Emerson Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa noite a todos,

Na minha visão, itens relacionados a desenvolvimento móbile são o grande boom do momento, a cada dia surgem novas soluções, necessidades ou ideias e estando preparado para essas tecnologias, sempre haverá oportunidade a vista.
Outro segmento é a tecnologia da segurança, cada dia mais se faz necessário proteger as informações que trafegam na rede ou são armazenadas localmente ou em cloud então a demanda por profissionais capacitados em segurança sempre será uma necessidade.
Mas o importante é estar focado, se encaixe em um perfil e se especialize naquele assunto, estude se informe, oportunidades não faltarão.
Pecados
25 - comentário - 09/02/17 - 23:28:31 - Ricardo Duarte - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional que tiver conhecimento em aplicativos e integrações seguras será super valorizado, pois muitas soluções serão voltadas à integrações múltiplas.
Assim o profissional precisará conhecer o software, hardware e rede com grande profundidade, mas abrangendo a enorme variedade de opções temos hoje nessas frentes.
26 - comentário - 10/02/17 - 08:30:42 - Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que, no universo de desenvolvimento de software, estão se abrindo novas oportunidades para aqueles que não apenas codificam, mas também sabem realizar deploys automatizados para nuvem.
A cultura Devops está se expandindo bastante, principalmente em ambientes ágeis e que necessitam de entregas contínuas.
28 - comentário - 10/02/17 - 09:40:38 - Regina Teodora - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A cada dia acredito que as oportunidade estão com desenvolvimento em .net.
29 - comentário - 10/02/17 - 10:08:46 - José Carlos Lanzarotti Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pelo que eu estou analisando (Pois meu projeto encerrou em JAN/2017) o mercado. A tendência será a área de BI, desenvolvimento MOBILE e arquitetura de sistemas. São nichos em crescimentos na TI e especialistas nessas área não é fácil encontrarmos. Cabe ao profissional de TI jogo de cintura e conhecimento nos _targets_ do momento para uma oportunidade sólida e duradoura.
API
30 - comentário - 10/02/17 - 10:11:10 - Paulo Silvestre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tecnologia é um campo extremamente mutável e adaptável as necessidades humanas. Como estamos falando de um futuro bem próximo, creio que para esse ano as melhores oportunidades falando em termos de quantidades de vagas disponíveis e salário, ainda vão ficar com programação (Angular e mobile estão muito fortes), DBA (principalmente Oracle) e Cloud. Aposto ainda que em um futuro não tão distante, as melhores oportunidades estarão nos setores de BIG DATA, IoT, Learning Machine e Gestão do conhecimento. Cabe ao profissional avaliar sempre constantemente o seu conhecimento e sua aplicação, porque trabalhar com tecnologia é estar sempre atento as mudanças de cenário.
31 - comentário - 10/02/17 - 14:25:13 - Rafael Sanches Isabella - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Certamente o mundo digital é a bola da vez. E por mais que um dia todas as empresas já estejam fazendo negócios pelo mundo digital, sempre haverá a necessidade de renovação e atualização das tecnologias. Na minha opinião as melhores oportunidades para 2017 e 2018 estarão para as pessoas com experiência em transformação digital.
32 - comentário - 10/02/17 - 14:30:28 - Leandro Bertanha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou nesta área há alguns anos, nela aprendi e estou sempre aprendendo, impressionante como ela se muta e se adapta as tendências que estão surgindo no mundo inteiro.
Quando falamos de oportunidades, podemos imaginar inúmeras possibilidades, de mobilidade à inteligência artificial. A tecnologia está se fundindo com o dia dia das pessoas há alguns anos com as redes sociais e nelas muitas oportunidades de empreender, e nós consumidores, precisamos ser preenchidos com informações mais rápidas, sobre o que compramos, escrevemos e fazemos. Assim, o caminho em minha opinião é a inteligência artificial. Tudo está se integrando e formando um bloco só. iOT, BigData, inteligencia artificial... essas tecnologias em pouco tempo nos darão o rumo de tudo no mundo.
Se eu fosse apostar, apostaria em uma das três.
33 - comentário - 10/02/17 - 14:47:02 - Carlos R. Paulino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Há 10 anos atuando no mercado de TI, nos mais diversos segmentos dentro deste campo, percebo que a tendência é IoT e Big Data, além de desenvolvimento de softwares em alta e baixa plataforma com IA consequentemente. Praticamente tudo será possível controlarmos remotamente. A era dos robôs está chegando e será um caminho sem volta. Nós da área de TI somos a bola da vez, portanto seremos muito requisitados e devemos estar constantemente preparados.
GOC
34 - comentário - 10/02/17 - 15:46:48 - Leonardo de Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Há alguns anos o mercado vem convergindo para a automatização das funções repetitivas. Hoje vivenciamos dentro das corporações que erros, não importam a sua proporção, causam problemas em toda a cadeia colaborativa. Isso vem impactando significativamente o mercado. As automatizações hoje se fazem necessárias. Oportunidades como a IoT, B.I., Big Data, Automação convergindo para a Industria 4.0 e relativas, ditarão os mercados. Algumas empresas já compreenderam que a não adaptação aos avanços tecnológicos e culturais, elas estarão fadadas ao esquecimento ou a falência. Exemplo é o estudo das 500 maiores empresas do mundo. Entre 1955 e 2014 88% destas empresas deixaram de fazer parte da lista simplesmente por não se adaptarem. Duas novas empresas que surgiram rapidamente na lista foram a UBER e a Air BNB que são empresas puramente de tecnologia.
35 - comentário - 10/02/17 - 21:34:26 - Nakamura - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades de trabalho em TI em 2017 e 2018 concentrarão na segurança da informação e profissional de TI com visão de estratégia de negócio.
36 - comentário - 11/02/17 - 17:29:41 - Rodrigo Brandet - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito quem em 2017/18 as melhores oportunidades de TI se concentrem em Big Data e Analistas BI.

Com a recente crise e necessidade de fazer mais com menos, analistas de TI tendem à sofrer mais pressão para suportar o negócio visando a diminuição de custos. Por esta razão, a análise do grande volume de informações, se bem orientada, pode levar à decisões estratégicas que solucionem ou minimizem os prolemas financeiros.

Vale ressaltar que o Analista de Negócios, em minha visão, tende a crescer. Esse é o profissional que, basicamente, trabalha no meio de campo entre TI e as outras áreas do negócio.
O profissional de TI que seja apenas de visão técnica tende a se limitar nas oportunidades. Assim sendo, o profissional que entende a linguagem do negócio e consegue traduzi-la em soluções tecnológicas que gerem resultados, tende a ganhar mais espaço.
37 - comentário - 12/02/17 - 16:35:15 - Alexandre Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em desenvolvimento de sistemas para automatização de rotinas administrativas e robôs.
Hospitalhd
38 - comentário - 13/02/17 - 08:58:29 - Paulo Medeiros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu aposto principalmente em BI e Big Data e Data Analytics como uma area que tem grande necessidade de bons profissionais. O surgimento das ferramentas de BI Self Service não conseguem ainda extinguir a necessidade de um profissional com boas capacidades analíticas, principalmente se formos tratar de predictividade.

Correndo em paralelo vejo excelentes oportunidades em IoT e o desenvolvimento de software embarcado em plataformas Arduino, Android, IOs. Hoje ja existe uma certa demanda nessa area para smart cities e no Agro-negocio.
39 - comentário - 13/02/17 - 09:24:34 - Fernanda Paulino Leite - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que assim como está acontecendo atualmente, as oportunidades estarão concentradas em desenvolvimento de aplicativos mobile, e também em projetos que utilizam metodologia ágil
40 - comentário - 13/02/17 - 09:28:14 - Fábio Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia.

Em 2017, acredito que Big Data Analytics irá iniciar uma curva exponencial de oportunidades.
É uma área relativamente nova, de grande potencial, e acredito que várias empresas estarão se preparando para utilizar este conceito. Atenção especial às tecnologias Hadoop, Spark e Microsoft Azure.
Outro profissional que deve ser bastante requisitado é o DevOps. Devido a necessidade de TI estar cada vez mais aderente a processos de governança, este tipo de profissional será peça chave em projetos e implantações.
E por fim, apostem em segurança da informação, uma área onde cada vez há mais ofertas de vagas e escassez de profissionais.
41 - comentário - 13/02/17 - 10:00:26 - Heloisa Freitas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia!
Creio que BI será cada vez mais uma solução procurada por empresas de portes variados.
O diferencial é que o custo para soluções em BI deverão ser cada vez mais acessíveis para que se torne competitivo. Assim, ferramentas de workflow serão muito bem vindas.
Outra solução cada vez mais em ascensão, é IoT. Grandes players já consolidaram solução em segmentos como energia, segurança, home, etc. Um exemplo foi a Cisco nas Olimpíadas do Rio 2016.
Grande abraço!
dbassocia
43 - comentário - 13/02/17 - 10:02:53 - Wagner Pires Viana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Junto com a convergência de processos físicos com workflow definidos para plataformas digitais, principalmente as móveis, vem a necessidade de integração entre diversas e heterogêneas plataformas. O segmento de integração (protocolos, conectores, entendimento multi-linguagem).

Também o crescimento de uso dos sistemas de mídias digitais (principalmente as sociais) para marketing e propaganda. Quem tiver metodologias consolidadas pode captar multas oportunidades de bons negócios.

Acredito que aí estão as melhores oportunidades de trabalho de TI, em 2017 e 2018.

Grande abraço a todos que FAZEM as coisas acontecerem na nossa área.
44 - comentário - 13/02/17 - 13:25:35 - Jonas - 189.100.14****

Acredito de BI e Big data Associados, existe tambem uma convergencia para Cloud que esta se tornando mais permanente nos dias de hoje.
45 - comentário - 13/02/17 - 15:32:50 - Rafael Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que estamos nos aproximando cada vez mais do BUSINESS. No sentido de que a cada ano que passa, mais informações são disponibilizadas às plataformas de tomada de decisão e isso traz um valor enorme à empresa.

Para os próximos anos, acredito que os profissionais da área de TI irão ter mais oportunidades nas áreas de IOT, IIOT, BPM, Analytics. Basicamente continuar evoluindo a conexão entre equipamentos sejam industriais, home e/ou prediais (IOT e IIOT) e também a consolidação do mercado em BPM (Business Process Management) garantindo a eficacia e a manutenção de processos complexos dentro das empresas, bem como a análise de dados (Analytics BI, BIGDATA).

Que seja produtivo, para os profissionais e para as empresas!!!!
46 - comentário - 13/02/17 - 16:33:32 - Eduardo Jastre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para a área de desenvolvimento o forte está em Front End com uma mescla de várias tecnologias. Como ex desenvolvedor back end, e agora atuando como front, recebo muitos convites para trabalar com AngularJs 91.x e 2, assim como node, react e desenvolvimento com foco em responsividade. o mercado nativo está muito bom, mas muitas vagas querem um Sênior em nativo iOS e Android o que torna a busca para o pessoal que já começou a um bom tempo. Porém para quem está querendo pegar trabalhos interessantes, angular, react e node fazem bastante a a diferença, sem esquecer os já bem conhecidos como bootstrap e jQuery. Abs
GOC
47 - comentário - 13/02/17 - 18:50:38 - Roberto V Regulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou concursado de uma empresa pública há alguns anos e não tenho olhado o mercado para a minha área, desenvolvimento de sistemas, ultimamente. Entretanto, tenho amigos trabalhando com TI e, em geral, uns no desenvolvimento e outros em Infra ou suporte. Refletindo sobre os comentários de alguns amigos e conhecidos, entendo que tem muita vaga mas muitas com remuneração baixa. A área de infraestrutura e suporte tem muitas vagas mas o salário oferecido é praticamente de subsistência. Tudo bem que em infra e suporte sempre foi meio assim mesmo, embora tivesse boas oportunidades também. O que começa a incomodar é quando olho o perfil de remuneração para desenvolvimento. Não sei se por causa desta tal _crise_ econômica mas várias empresas estão demitindo e recontratando outros com oferta de salário mais baixo. O palpite para este ano é inovar e arriscar com a onda do momento: Apps para celular.
48 - comentário - 13/02/17 - 18:52:06 - Joao Paulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em questão de tecnologia, acredito que BI e Big Data, já bem consolidados, crescerão este ano.
As metodologias ágeis estão substituindo as tradicionais cada vez mais.
E para as nova tendências, muita coisa surgindo para Realidade Aumentada/Virtual.
49 - comentário - 13/02/17 - 20:18:37 - Alexandre Bento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Informática faz cada vez mais parte do core das empresas, hoje é importante trabalharmos com ferramentas consolidadas pois o risco de focar em uma tecnologia que desaparecerá nos próximos anos é enorme. Como as empresas tendem a ser conservadoras para não amargar grandes prejuízos, acredito que nos próximos anos apesar da crise financeira brasileira Big Data, DevOps e mobile continuarão fortes.
50 - comentário - 14/02/17 - 07:56:17 - Giulliano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em minha opinião, acredito que as melhores oportunidades ficarão a cargo de projetos de desenvolvimento de sistemas, tanto Mobile, quanto para web. Há uma crescente em direção a IOT, mas ainda acredito que precise de amadurecimento do mercado para iniciar projetos maiores nesta área. Quanto ao cientista de dados para big data, já existem vários trabalhos, porém restritos a especialistas. Quanto ao pessoal de analise de negócio e funcionais, sempre existirão boas oportunidades, pois estão diretamente ligados a todos tipos de projetos de TI.
Hoje o que tenho visto diminuir é a figura do gerente de projetos. Não que esta função vá acabar, mas com certeza tende a diminuir as ofertas, visto os tipos de desenvolvimento e sustentação para projetos web e mobile, não se sustentarem em sua grande maioria no modelo antigo de gestão.
Mas como eu disse é apenas minha visão :)
apipesq
51 - comentário - 14/02/17 - 10:54:16 - Neuber Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho percebido forte avalanche sobre Mobile e Cloud, sem dúvidas, será em breve um ponto de destaque na indústria de TI.
52 - comentário - 14/02/17 - 11:19:17 - Leandro do Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades de TI para 2017 e 2018 estão voltadas para segurança da informação e sistemas em Clould, uma grande tendência por possibilitar a escalabilidade e oferecer melhor mobilidade.
52 - Réplica - 14/02/17 - 11:34:17 - Tiago Sampaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pode ter certeza disso!
Com o conceito de Big Data, dispositivos móveis com capacidades de processamentos absurdos, grande velocidade de redes de dados, logo tudo estará em cloud. Essas mudanças vão alterar profundamente a relação que conhecemos hoje de "trabalho". Acredito que em pouco tempo a maioria dos profissionais estarão em home office, e com estas mudanças, acredito que as empresas vão ter times de profissionais mais diversificados e talvez serão pagos por "tarefas" e não por regimes de trabalho. Estas mudanças já estão acontecendo hoje.
53 - comentário - 14/02/17 - 11:24:37 - Diego Pirolla - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na disciplina de gestão de projetos ou para condução de atividades em geral na área de TI, acredito que estamos passando por uma fase de adoção de práticas ágeis. A gestão híbrida de projetos passará a ser peça chave na condução das iniciativas em um mercado que sofre mudanças em uma velocidade impressionante, ou seja, planejamento a longo prazo quase que sempre não funciona mais.
dbassocia
54 - comentário - 14/02/17 - 11:24:47 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a expansão do mercado de tecnologia da informação, uma nova profissão surgiu e tem crescido nos últimos anos: o testador de software ou analista de testes.
55 - comentário - 14/02/17 - 11:26:12 - Tiago Sampaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pelas análises de mercado de alguns fabricantes dos quais somos fornecedores, acreditamos que neste último semestre de 2017 teremos um aumento na procura por infraestrutura básica, pois durante estes últimos 3~4 anos muitas empresas congelaram os investimentos, porém, serão obrigadas a substituir alguns equipamentos antigos, que pelo tempo de serviço já apresentam desgastes e necessidade de substituição.
Com esta melhoria na infraestrutura das empresas, vamos observar em 2018 uma grande e expressiva mudança de servidores locais para Cloud, o conceito de Big Data obrigará as empresas a realizarem estas mudanças o mais breve possível.
56 - comentário - 14/02/17 - 11:28:08 - Luis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom...fui convidado a dar minha opinião e assim o farei, mesmo sem ter dado uma olhada em outras aqui do fórum, então, peço desculpas se for algo que já foi colocado/citado.
Ao meu entender as melhores oportunidades estão em processos ágeis e Big Data.
Profissionais certificados em agilismo e com experiência em Big Data, tenho certeza que terão muito espaço nos próximos anos, uma vez que grandes players no mercado vão neste caminho. Ainda que, experiência e Big Data, no meu modo de ver, não possam estar de mãos dadas, uma vez que o tema embora possam dizer que já está consolidado, ainda é novo e há poucos profissionais atuando nesta área.
58 - comentário - 14/02/17 - 11:46:58 - David Vieira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estarão focadas no que estou chamando de _Network for Core_, ou seja, conhecer o máximo sobre o negócio e saber buscar no mercado o especialista para necessidade pontual da empresa. Ou seja, ser um nexialista e pra isso ter uma rede de contatos que te apoie nas diferentes necessidades que o negócio precise. Não basta ter _conhecidos_, mas precisa ter _profissionais_ reconhecidos e capacitados para atuar no projeto específico e pontual, não tem haver com tempo, mas com qualidade, velocidade e preço... As melhores vagas estarão dirigidas pra quem sabe gerir com competência, alcançando resultados e encantando sempre... Nos mais mais de 30 anos de TI é isso que venho buscando, relacionamento, rede de profissionais, entendimento da necessidade e velocidade na decisão... Relacionamento = Bons negócios = remuneração adequada pra todos...
Hospitalhd
59 - comentário - 14/02/17 - 11:55:00 - Emerson Leo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As oportunidades estão direcionadas para Analitics e Cloud Services, as empresas com capital para investimentos nos próximos dois anos devem se concentrar nestas duas tecnologias. Estas tecnologias puxam novos conceitos e exigem profissionais atualizados em Internet, Security, preparados para atuar no modelo DevOps, exigência de gestores mais técnicos.
60 - comentário - 14/02/17 - 11:55:19 - Ronaldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Jack Ma disse que daqui 15 anos (acho que agora daqui 10 anos) não falaremos mais em comércio eletrônico (e-commerce), mas simplesmente em comércio.
Ou seja a geração que se espantou com a revolução do comércio eletrônico esta envelhecendo e a nova geração que já nasceu nesta era, considera normal comprar certos tipos de itens pela internet.
Então no futuro os profissionais de TI mais valorizados serão aqueles que conseguem trazer para a internet de forma natural (que agrega valor) os negócios que ainda são feitos puramente pelo cara a cara. Também vejo que a TV aberta perderá muito espaço (como já perdeu) e deste modo a midia/marketing de massa perderá força (broadcasting) e assim os profissionais que souberem trabalhar com marketing na nova era serão ultra valorizados. Será uma era mais difícil para criar campanhas de marketing que atinjam 50 / 70% da população. O futuro será LOKO
61 - comentário - 14/02/17 - 14:12:08 - Vanderlei Barcala - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que um futuro tão breve, devemos ter a parte de serviço como um grande aliado.
Para o futuro próximo a Fabricação de Drones vai ser um grande aliado nos grandes centros.
Materiais de construção sustentáveis, todo o nosso lixo pode ser 100% reciclado.
Realidade virtual, agregando serviços, tais como (AI) Inteligência artificial, ligada a Tecnologia de ponta, já é possível fazer compra sem precisar de um operador para passar as compras.
Leitura biométrica com Detecção de fraude, para que usar dinheiro, podemos pagar todas as nossas compras, utilizando apenas a nossa digital.
Eu poderia ficar escrevendo por horas, o futuro muito fascina.
62 - comentário - 14/02/17 - 14:38:26 - Marcos Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como profissional nascido no digital, acredito que as melhores oportunidades estão em tudo que está relacionado a internet, e ao mesmo tempo trazendo a internet para o nosso dia a dia com a Internet das coisas. Essa inovação já vem tomando o mercado desde de 2013 e tende a crescer ainda mais nos próximos dois anos. O mercado percebeu que o bem mais valioso para as pessoas é o tempo, e é isso que a IOT tem a agregar aos seus consumidores, trazer tudo _mastigado_ para que os usuários tenham mais tempo. Posso exemplificar a IOT com aquela sua ida ao médico para fazer um checkup, você tem esse compromisso na sua agenda, seu aplicativo de GPS já te informa a hora que tem que sair para não chegar atrasado, ao mesmo tempo ele já te mostra uma lista de estacionamento mais próximo com preços e horários para você escolher onde estacionar. Esse é um exemplo básico de IOT, apenas para exemplificar.
GOC
63 - comentário - 14/02/17 - 14:44:44 - Fernando - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Esse tema é bastante interessante, pois atualmente o que mais se fala é sobre Cloud. Muitas empresas estão migrando os seus ambientes para as soluções ofertadas no mercado, e com isso, a busca por profissionais também deve aumentar significativamente. Inclusive acho que os profissionais que estão fora do mercado, no caso desempregados, devem se antenar rapidamente a esse tema, pois poderão ficar pra traz. Eu mesmo estou participando de Fóruns e pesquisando bastante sobre o tema, para não ficar de fora. Na minha opinião, eu acredito que os profissionais mais esperam para esses próximos 2 anos, é continuarem empregados, e os que estão fora, conseguirem uma nova oportunidade. Estamos com uma grande fatia de ótimos / excelentes profissionais desempregados. Obrigado
64 - comentário - 14/02/17 - 14:45:29 - Henrique - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades em TI em 2017 e 2018, estará em automatizar todos os sistemas do governo (federal, estadual, municipal) em sistemas Web. Acredito que em um futuro próximo, todas as necessidades da população como: compras, consultas, pagamentos, pesquisas pessoais, documentos, cálculos, juros, etc... serão feitos via web, ou seja, ninguém precisará ir mais em prefeituras, bancos, lojas, etc.. para fazer compras, efetuar pagamentos, pesquisas de documentos, informações em gerais, tipo FGTS, Imposto de renda, cerasa, etc... como ja vem acontecendo. Outro tendencia na minha opinião é Banco de Dados, tipo BigData.
65 - comentário - 14/02/17 - 14:48:58 - Rosemberg - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar de todas as novas tendências de TI, como os app para as plataformas mobile, cloul, internet de todas as coisa etc., posso afirmar que as oportunidades de maiores salários e em maior número no Brasil, é importante frisar isso, ainda serão no desenvolvimento e apoio de sistemas corporativos de gestão (ERP, BI, BDs) para grandes empresas, redes corporativas e talvez algumas em segurança da informação, tendo em vista que ainda não é uma área trada com a devida seriedade em nosso país. Claro que existirão sempre grandes oportunidades em diversas áreas, entretanto o maior número ainda se concentrará nesses nichos tradicionais. Entretanto para quem quer se arriscar fora do país existem grandes oportunidades no desenvolvimento de novas tecnologias, mas é bom preparar para a concorrência.
66 - comentário - 14/02/17 - 15:48:50 - Carlos Perciliano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Empresas que estiverem preocupadas com o social e relacionamento entre as pessoas, como funcionários, clientes, parceiros, entre outros. Empresas que investirem na automação de decisões e facilitam a vida de seus clientes e parceiros. Acredito que neste local será necessário analista de dados para captar essa percepção, analista de negócios para transformar e ajustar aos objetivos da empresa, gerente de projetos que façam acontecer - unindo pessoas e atuar com as verbas, tempo disponível para gerar resultados em empresas que se preocupam e acreditam em sua equipe.

Se conhecerem uma, por favor - me indiquem! terei o prazer de fazer o mesmo...
É uma empresa que propicia oportunidades, podem me chamar, estou disponível....

Sou especializado em arquitetura de sistemas, mapeamento de processos e negócio e coordenação de equipes - estou procurando recolocação...
Hospitalhd
67 - comentário - 14/02/17 - 19:18:32 - Claudio Rossato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Considero a atual fase em que nosso pais se encontra, com diversos investimentos postergados ou cancelados, como um filtro de qualidade. Empresas e funcionários medíocres foram mortalmente atingidos. Analistas cuja primeira opção é _vamos fazer um upgrade da ferramenta_, recomendando a compra um novo hardware ou aplicação, não devem estar bem posicionados no mercado.
Eu mesmo fui impactado _pela crise_, e testemunho que quem tem capacidade de readaptar, reinventar, gerar boas ideias, conseguirá superar esses momentos difíceis.
Focando na questão proposta, considero que duas áreas de mercado serão as primeiras a serem beneficiadas:
*Varejo: investirão mais em tecnologia, automatizando processos e
*Saúde: O modelo de plano de saúde está no limite para médicos e _clientes_. Algo novo surgirá, apoiado por TI.
68 - comentário - 15/02/17 - 08:28:58 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Brasil viveu nos últimos anos uma degradação profissional muito grande, empresas deixaram de lado a qualidade de serviço para _tentar_ economizar e cortaram custos, demitiram pessoas e contrataram o que eu chamo de prostitutas de TI, pessoas que se submetem a salários medíocres. MAs ese não é o intuito do forum.
Acredito que a partir de meados de maio a economia deve ter uma melhora, e vagas serão abertas, porem, para nós de TI a melhor opção é trabalhar fora da CLT, como PJ ou até mesmo free lancer, por que dá pra ganhar mais e diversificar o que fazemos. não da mais pra ficar engessado a uma empresa fazendo a mesma coisa sempre, temos que ser mais que isso,
69 - comentário - 15/02/17 - 09:25:38 - Elvani Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

DevOps é a idéia do momento. Acredito que as oportunidades em 2017 e 2018 estarão em torno desse assunto, envolvendo todas as áreas de TI. Tudo passará por um processo de automatização. As atividades que a maioria dos profissionais executam hoje já estão ultrapassadas. Assim como foi e está sendo o Cloud, agora será a vez do DevOps.
70 - comentário - 15/02/17 - 09:44:38 - Sergio Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente os profissionais de TI que nos anos anteriores trabalhavam exclusivamente como PJ cooptados por consultorias como terceiros, comecem a ingressar diretamente nas empresas, não como CLT, mas como cooperados, estratégicos, etc, para não perderem efetivamente seus ganhos e sem aumento dos custos de ambos os lados. Dessa forma, esses profissionais tenderiam a ficar mais tempo com os contratantes, diminuindo, dessa forma, os contratos temporários e emergenciais, que ficariam a cargo das consultorias que, pela forma de trabalho, continuariam a trabalhar com profissionais como PJ.
dbassocia
71 - comentário - 15/02/17 - 13:46:17 - Daniel Guimarães do Lago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

ABAP e IoT
72 - comentário - 15/02/17 - 20:45:43 - Shelson Ferrari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades de trabalho em TI em 2017 e 2018 estarão em computação em nuvem, fabricação de drones, manipulação de grandes volumes de dados, segurança da informação, bancos de dados NOSQL, computação cognitiva, Java e JavaScript.
Ademais, programadores multidisciplinares, arquitetos de _Big Data_, projetistas de estruturas complexas de computação em nuvem e administradores de bancos de dados NOSQL, terão sempre o seu lugar ao Sol.
O Java, que não é classificado apenas como uma linguagem de computação é também uma plataforma orientada a objetos. Por isso, a plataforma Java e sua célebre JVM (Java Virtual Machine) sempre estarão presentes na vida dos profissionais de tecnologia.
Profissionais de bancos de dados relacionais terão que migrar os seus dados para os novos paradigmas de persistência de dados – NOSQL - , correndo o sério risco de virarem “dinossauros técnicos”.
73 - comentário - 16/02/17 - 03:44:27 - Marcos Goncalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades de trabalho de TI para os próximos anos estará em Devops, IoT, Analytics. As empresas estão passando por um processo de transformação digital e terão novas frentes disruptivas e necessitará de profissionais com a mesma competência digital para inovar. O profissional estará em busca de empresas que valorizam Agilidade, Flexibilidade e Inovação.
74 - comentário - 16/02/17 - 10:49:48 - Adilson Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Considerando a 4º Revolução Industrial, que está andamento, as oportunidades de TI estarão voltadas para as áreas, que trabalharão gerando conhecimento, como Big Data, aumento de produtividade, como IoT, melhoria de processos, como Devops. Finalizando, o profissional com a capacidade de criar conexões com diferentes áreas de conhecimento, que desenvolva soluções inovadores, disruptivas, com consequente aumento de produtividade e redução de custo.
GOC
75 - comentário - 16/02/17 - 20:54:49 - Renato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Big Data e ferramentas analíticas.
76 - comentário - 17/02/17 - 09:40:58 - Tiago Sargiani - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fazendo uma rápida reflexão sobre a evolução tecnológica dos últimos 10 anos e sim estou falando do fenômeno criado por Jobs, o iPhone e todo o ecossistema que mudou os rumos da humanidade, as melhores oportunidades se concentraram onde essa mídia é valorizada e nas áreas que a suportam, a saber:
- Cloud Services_
- DevOps_
- Network_
- Security Network_
- BigData_
78 - comentário - 17/02/17 - 10:27:53 - Fausto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendência é a inteligência artificial e computação cognitiva através do Watson. Também temos as áreas ligadas à Analytics e transformação de dados.
Que estiver envolvidos em projetos como estes desde já, terá grandes oportunidades de trabalho.
79 - comentário - 17/02/17 - 10:37:48 - HELIO SILVA DO NASCIMENTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobilidade e IA (inteligência Artificial)
As chamadas tecnologias absorventes transformam a forma como os indivíduos interagem uns com os outros e com os software. _O cenário do consumidor imersivo e dos apps irá evoluir drasticamente ao longo de 2021_. _As capacidades da VR e da AR irão se unir à malha digital para formar um sistema mas contínuo de aparelhos capazes de orquestrar o fluxo da informação com aplicativos e serviços hiper personalizados e relevantes. A integração com a Internet das Coisas móvel e os ambientes ricos em sensores irão estender os sistemas imersivos além de experiências isoladas e únicas.
apipesq
81 - comentário - 17/02/17 - 10:55:13 - Marcos Alberto Bentes Mocherni - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como mercado de trabalho as melhores oportunidades estão em São Paulo e no Mercado financeiro, com a quebra da Petrobrás o mercado Carioca ficou sem muitas opções, já que a estatal era a principal geradora de projetos de TI do estado.
Em termos tecnológicos a tendência são os projetos em Cloud (.net, Java etc) e mobile, principalmente usando frameworks compatíveis com Android, IOS e Windows Phone, e não o desenvolvimento nativo.
Big Data se houve muito falar mas são pouquíssimas vagas, além de um aumento considerável no marketing digital (Ferramentas de SEO, etc)
82 - comentário - 17/02/17 - 10:56:58 - PATRICIA HORTA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devops é o momento, se ve muita vaga pedindo especialista ou desenvolver. Esse é o caminho , outra tendencia , muito falada é os cyber security e resiliencia cybernetica .
Essas são as novidades para os proximos anos
83 - comentário - 17/02/17 - 11:00:30 - Tarcísio Bezerra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em algumas diversas áreas, mas prefiro ressaltar no área que estou atuando, Analista/ gerente/ consultor de BI (Business Intelligence)

O que faz : A partir de dados internos e externos, quantifica os mercados que podem se interessar pelos produtos e serviços da empresa. Sua função é mapear territórios e segmentar clientes de acordo com a estratégia comercial da companhia.

Por que está em alta: As empresas precisam cada vez mais de dados internos e externos para tomar decisões estratégicas. Segundo especialistas que discutem. Muitas oportunidades de negócios podem estar “hibernadas” no banco de dados. Contar com alguém para identificar esse potencial é a chave para crescer.
84 - comentário - 17/02/17 - 11:03:02 - Haroldo Selin - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas com capital para investimentos devem se concentrar e focar nas tecnologias de Cloud Services, Big Data e grandes automações nesses dois próximos anos.
Essas tecnologias e serviços vão exigir profissionais cada vez mais atualizados e atuar com o modelo DevOps havendo assim uma grande integração entre o desenvolvimento, qualidade e infraestrutura.
Pecados
85 - comentário - 17/02/17 - 11:18:49 - Wagner Mariano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para desenvolvedores: Desenvolvimento de Aplicações Mobile

Para Gestores: Gerentes de projetos com certificações PMI

Para qualquer pretendente: Muita atualização profissional, boa comunicação visual, verbal e escrita, com domínio de inglês.
86 - comentário - 17/02/17 - 12:44:42 - Reginaldo Luciano de Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Startups e pequenas empresas de automação de rotinas e big data.
87 - comentário - 17/02/17 - 13:33:25 - Alexandre Monetto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que Cloud, big Data e mobile são as tecnologias que mais trarão resultados para quem intensificar em estudos e plataformas e o bom disso é que vários e vários conteúdos gratuitos estão disponíveis não só pra estas tecnologias quanto pra outras.
88 - comentário - 17/02/17 - 13:55:30 - Bruno Medeiros Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vamos lá! Antes de falar sobre as oportunidades de TI, temos que avaliar a situação atual do país. Se a economia melhorar em 2017 e continuar neste crescimento em 2018 as empresas devem começar a recontratar, visto em tempo de crise a primeira opção para o empregador é diminuir o número de funcionários, vejo que uma tendência sempre foi trabalhar com ERPs (SAP/Totvs etc) esta área sempre demanda profissionais capacitados. Voltando os investimentos internacionais para Brasil será uma tendência a implantação de sistemas ERPs. Outras oportunidades de TI são as área que estão em evidência como Big Data, Cloud, BI entre outros, acredito que as oportunidades para desenvolvimento de sistemas com C#, Java, Delphi devem voltar a aparecer com mais frequência do que nos tempos de crise.
Gostaria de agradecer a equipe da APInfo, por ceder este espaço e dizer que o app é fantástico e muito prático.
Pecados
89 - comentário - 17/02/17 - 13:57:57 - Marcos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo as seguintes oportunidades em 2017 e 2018:
1- Conexão de dispositivos. A rede e acesso à dispositivos será uma tendência importante. Para isso área de redes e conexões será muito demandada.
2- Experiência com ambiente e usuário: As empresas deverão reforçar os conhecimentos em experiência do cliente Para isso funções de Gestão de processos, analistas de negócios, BPM e a fins estarão em evidencia.
3- Business analitics e Big data serão diferenciais nas áreas de mercado e produto. Grande oportunidade nos profissionais de BI com visão de negócios.
4- Novidade com grande crescimento na medicina, automotivo e aeroespacial, mas poderá avançar em outras áreas é a impressão 3D.
5- A internet da coisas-IoT, grande oportunidade nas áreas de desenvolvimento de software conjugada com arquitetura de serviços. Incluindo disponibilidade, segurança e integração com outras plataformas.
90 - comentário - 17/02/17 - 18:59:05 - Douglas Morais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo oportunidades em todos os seguimentos, onde é possível desenvolver software.
Desde celular, à casas automatizadas da geladeira ao sistema de alarme.
Nós ainda não estamos no boom de TI. As décadas de 90 e 2000 foram de telecom, daqui pra frente será TI.
Aplicativos de celular e smart TVs são só o começo. De exemplo Ifood e Uber.
91 - comentário - 17/02/17 - 22:59:04 - Danilo Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A opção das empresas por soluções de mercado e menor investimento em desenvolvimento interno se intensificará aumentando as oportunidades para especialistas nos pacotes reconhecidos pelo mercado.

O desenvolvimento de soluções mobile integradas à demais plataformas continuará sua expansão.

A internet das coisas se mostra atraente e repleta de oportunidades para empreendedores.

Profissionais full stack se destacarão neste ambiente de grandes integrações entre legado e soluções de inovação.
92 - comentário - 18/02/17 - 15:45:05 - Luis Alberto da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A arquitetura das aplicações deve mudar, deixando de focar na previsão das funcionalidades e capacidades do software para sim dar atenção a soluções elásticas que compreendem desde uma API para entrega pontuas até soluções escaláveis e de âmbito global envolvendo multi plataformas e dispositivos.
Neste caminho vejo o .net core seguindo a todo o vapor.
API
93 - comentário - 20/02/17 - 08:43:05 - William Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que haverá um grande foco em IoT, associado a metodologias Lean, no âmbito Digital do negócio.
94 - comentário - 20/02/17 - 09:21:44 - Rodrigo Selari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a partir de agora, profissões autonomas e que permitam menor vinculo com as empresas serão o foco. Digo isso, pq as empresas estão amadurecendo e deixando o modelo antigo de lado (não digo que irão desaparecer) aquele CLT, e focar em resultados. Preciso disso, qto tempo e valor vc cobra? _X e Y de tempo_ fechado. Pronto e vai embora. Acho que o futuro serão esse tipo de profissões que irão vigorar.
95 - comentário - 20/02/17 - 09:55:34 - Fabiano Romeu Henry Passos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as grandes oportunidades estarão nas áreas de Design Thinking e User Experience, ou seja, conhecimentos que não só melhorem a experiência que o usuário tem com os aplicativos mas também agreguem inteligência ao uso dessas ferramentas. Após a ampliação de acesso à banda larga e tecnologia 4G, entramos em um período onde as pessoas precisam enxergar valor nos aplicativos e as empresas, além de disponibilizarem conteúdo que apresente relevância, buscam atender necessidades existentes e incutir necessidades que os usuários desconhecem que possuem. Foi o caso do Uber. Essa empresa resolveu um _problema_ que grande parte da população nem sabia que possuía: o preço alto e baixa qualidade dos transportes particulares. Isso sem possuir ao menos um carro. Focaram em prover serviços de altíssima qualidade, facilidade de uso e disponível a qualquer pessoa que possuísse um smartphone.
96 - comentário - 20/02/17 - 11:01:03 - Israel Scritori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS continuará a ter muita demanda, tendo em vista que as organizações já perceberam que os clientes querem essa _facilidade_ de acesso e interação.

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM NUVEM tende a aumentar visto que as empresas vão utilizar mais _a nuvem_ para diminuir custos e precisarão customizar ou recriar aplicativos.

INFRAESTRUTURA PARA NUVEM, como tende a crescer o uso de nuvem privada ou pública será necessário ter profissionais para gerenciar e manter esses ambientes.

GESTÃO DE SERVIÇOS, passando a crise as empresas vão apostar em mais qualidade para recuperar o espaço perdido com a crise, profissionais com esse conhecimento agregarão principalmente para a gestão de SERVIÇOS EM NUVEM.

Algumas tendências também devem avançar como IoT - INTERNET DAS COISAS e BIG DATA mas para depois de passada a crise.
GOC
97 - comentário - 20/02/17 - 12:19:19 - Fernando Caetano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que no mundo digital. Com o alto custo dos combustíveis, a dificuldade no trânsito (andar e estacionar), os problemas de tempo, etc, criaram um novo tipo de consumidor, que prefere as compras através da internet, sem necessidade de deslocamento.
Profissionais que se especializarem em comércio eletrônico estarão preparados para esta nova realidade.
99 - comentário - 20/02/17 - 12:34:18 - Marcelo Ferraz da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo o momento como, momento colaborativo, modelos colaborativos e de custo compartilhados são sempre bem vindos.
Então, no meio de negócios, a infraestrutura que permitir o uso com segurança, versatilidade e escalabilidade serão destaque.
A preparação do profissional ou empresa que proporcionará este tipo de serviço com responsabilidade e envolvimento, deve ser sempre com foco no negócio do(s) cliente(s).
O foco deixa de ser infraestrutura e vira busca de oportunidades.
Como se fosse algo de prateleira, onde para realização ou entrega de um projeto, busca-se a infraestrutura mais adequada, com baixo custo, rápidez e escalabilidade, sempre de modo colaborativo.
Talvez num momento a concorrência, passe a ser parceria, onde as empresas objetivem market share também compartilhados, onde o serviço a ser disponibilizado que determinará a livre concorrencia.
100 - comentário - 20/02/17 - 21:13:28 - WILLIAM GOMES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que grandes e boas oportunidades, estarão em startups e também nas pequenas e médias, já que as empresas grandes e conceituadas ainda estarão se recuperando da crise, desta forma as que estão começando e também ainda se consolidando terão mais potencial de contratação.
101 - comentário - 21/02/17 - 00:45:37 - Eliel F. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado aprendeu, está tendo de se reinventar à moda econômica atual. Acredito muito em um crescimento ainda maior no setor de serviços, principalmente aqueles que, apoiados na tecnologia, irão direcionar esforços para dispositivos móveis. Estes serviços serão criados como parte desta nova demanda, originada por muitas start ups criadas desde 2013, fomentando a criação e reinvenção de novas empresas com novos cargos, e consequentemente a eliminação de outros. Podemos ainda apostar a Inteligência Artificial, e soluções voltadas para o agronegócio, que face ao incremento da demanda por alimentos, trarão novas tecnologias que auxiliarão no aumento da eficiência no campo e a logística.
Hospitalhd
102 - comentário - 21/02/17 - 08:33:15 - Danilo Camargo Paulo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que teremos muito trabalho relacionado a APIs e integração continua com DevOps onde existe um ganho de performance muito pouco explorado, teremos também o começo do Fim dos App, pois de acordo com Gartner em 2020 vamos entrar na era da realidade virtual mais aprofundada..(Jarvis) sim vamos chegar a evolução tao apreciada nas telonas com Homem de Ferro... Mas a evolução que parecia tao distante hoje esta muito mais próxima
103 - comentário - 21/02/17 - 18:50:44 - Henrique Vianna Pastori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Existe uma necessidade cada vez maior das empresas conhecerem o perfil de seu cliente ou encontrar o cliente com o perfil do seu produto, com menor custo e o mais rápido possível, para atingir este objetivo as empresas buscam resultado no Marketing Digital e na tecnologia cognitiva, percebendo esta necessidade as empresas de Tecnologia desde a startup até as grandes consultorias estão com foco total neste segmento de mercado, desenvolvendo Portais, E-Commerce , implantando BI, apoiando as empresas a entender as informações, abrindo oportunidades para o profissional de TI.
IoT também está crescendo muito e acredito que para 2018, estará se tornando realidade gerando muitas oportunidades para os profissionais de TI.
104 - comentário - 22/02/17 - 15:00:21 - Claudio Francisco Roldrigues M - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Setor de serviços. Apps, Cloud, SaaS, SharePoint e similares. A demanda por economia nas empresas fortalecerá setores onde isso pode ser mais perceptivo com maior velocidade. As empresas que constroem workflow e atuam e processos por exemplo. O agronegócio esta aumentando a demanda por tecnologia. O maior dinamismo no setor SMB esta fazendo com que grandes empresas olhem para esse mercado. Demandando novos produtos e adequações aos já existentes.
105 - comentário - 22/02/17 - 18:50:08 - MARISTELA PEREIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo o mercado remodelando os processos de vagas, mas também vejo as empresas sem saber o que buscar em cada vaga. Pedem tantas qualificações, que ou o profissional só estudou por 10 anos e ou tem experiencia no produto desejado. Falta definir o que querem e para que querem, pois o breve o mercado estará firme novamente e as empresas estarão despreparadas.
dbassocia
106 - comentário - 23/02/17 - 08:59:09 - Ronaldo Lana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho a mesmo opinião da colega Maristela Pereira.

Pois realmente nestes dias, tenho visto muitas vagas em TI, porém praticamente 95% delas estão solicitando um TUDÃO !

Precisando ser, Expert em hardware, software sistemas operacionais, redes, bancos de dados, aplicações, programações e desenvolvimento e que fale e escreva fluentemente, inglês, espanhol, alemão e japonês.

ISSO NÃO EXISTE.
107 - comentário - 23/02/17 - 10:59:00 - Celso Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá!
Questões como meios para melhorias de processos/redução de custos são e serão recorrentes ao longo da eternidade. Por conta disso e apesar do modismo e até pressão de fornecedores, entendo que temos que ter pessoas preparadas para medir corretamente a necessidade de uso de cloud versus o on premisse. Além disso, tenho visto que a demanda por profissionais de integração (infra/desenv) está aumentando consideravelmente, assim como a vertente DevOps.
108 - comentário - 24/02/17 - 12:30:49 - Wilson Rosa Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em uma breve análise do mercado atual o desemprego alcança níveis altos, por isso devemos olhar a _CRISE_ com outro olhar ,ou seja, _CRIE_ - momento de se reinventar no mercado de trabalho. TI sempre terá excelentes oportunidades aos que se preparam com cursos pagos ou gratuitos _youtube, etc..._. No momento manutenção de computadores e periféricos estão em alta pois manter o antigo funcionando hoje se tornou mais rentável do que gastar comprando um novo isso para 65% das pessoas, de acordo com o avanço tecnológico creio que no decorrer de 2017 sistemas em nuvem_virtual_ serão uma grande tendência e para 2018 devido ao investimento do governo em educação_ espero que cumpram _ novos serviços virtuais para facilitar a vida da população surgirão e melhorias serão feitas nos principais sistemas operacionais_windows/linux/mac_. Dica: faça o que gosta e terá sucesso + satisfação + conquistas.
109 - comentário - 02/03/17 - 09:41:07 - Antonio Tessari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia Prezados, Levando em consideração que, segundo especialistas da área, este ano o Brasil _crescerá_ entre 0,3% a 0,5% do PIB onde durante todas essas crises alcançamos uma queda de 7,5% no PIB temos um cenário ainda muito tímido para falar em retomada quiçá crescimento.
Mas isso é só um detalhe, porque as boas oportunidades existem e tive acesso a algumas delas nos últimos meses e elas só são encontradas através de indicações. É muito custoso e uma _aposta_ para a empresa realizar um processo seletivo com tantos profissionais disponíveis e encontrar o profissional desejado por isso o network tem tido um valor muito grande neste processo deixando o processo mais rápido, seguro e eficiente, independente de concordar com isso ou não. Neste momento de crise as melhores oportunidades estão no seu network. Obviamente toda regra tem exceção.
GOC
110 - comentário - 02/03/17 - 11:40:15 - Andre Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Onde estarão as melhores oportunidades de trabalho em TI, em 2017 e 2018 ?
Resposta: No desenvolvimento pessoal, criatividade, inovação, persistência, postura integra, agilidade e inteligencia.
Resumo: Qualquer profissão em TI você ganha dinheiro, só depende de sua atitude, objetivos para crescer e evoluir.
111 - comentário - 02/03/17 - 13:21:30 - Leonardo Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que há alguma inovações que devem ser observadas, por exemplo Internet das coisas, algo que está surgindo e a tendência é crescer e trazer muitas oportunidades, o desenvolvimento em Android também tem demostrado boas oportunidades, como boas oportunidades vejo especificamente estes dois cenários, mas claro que existem muitos cenários em TI, difícil falar sobre uma área tão ampla.
112 - comentário - 02/03/17 - 13:47:04 - Paulo Sakanaka - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar da crise geral da economia no Brasil, o segmento de serviços de TI continua em alta. Em épocas de crise, as empresas clientes tendem a diminuir custos ou otimizar processos. Assim, há demanda para sistemas que automatizem os processos do cliente, ERP´s, sistemas que ajudem o cliente a ser mais eficiente e a diminuir perdas. Além disso, sempre há novas tecnologias surgindo e a necessidade de demandas por gente que domine estas tecnologias. Nos próximos anos, a automação residencial (internet das coisas) irá invadir o mercado. Carros autômatos, sistemas de rastreamento de automóveis e controle de carros de aluguel, por exemplo, surgirão aos montes. Falando de oportunidades, não existirá somente demanda por sistemas web, mas em sistemas integrados que envolvem aplicações móveis.
112 - Réplica - 02/03/17 - 14:18:50 - Décio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Concordo com internet das coisas e carros autônomos, não somente pela infra, mas também pela tratativa dos dados.
apipesq
113 - comentário - 02/03/17 - 20:29:28 - Fernando Delago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para 2017 e 2018, a tendência seja todo tipo de tecnologia que consiga dar alguma informação de previsibilidade de comportamento da massa da população. Com o crescimento das bases de Big Data e o incremento de toneladas de informações dessas bases, as possibilidades de análise comportamental irá crescer a cada dia.
A migração de aplicações corporativas de suas infras próprias para a infra da nuvem (cloud) também será um ramo que devemos ficar de olho.
A migração e a convivência de aplicações legado com os novos modelos em nuvem serão outro ramo a acompanharmos. O mainframe sempre foi rei no processamento de grandes massas de dados, garantindo segurança e escalabilidade, mas, com a chegada de novas tecnologias (hey, big data e cloud!), começo a pensar que, talvez o reino da Big Blue quanto ao comodato de suas máquinas esteja começando a ser afetado.
114 - comentário - 03/03/17 - 00:41:27 - Mauricio Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar de muitos segmentos estarem sofrendo ainda com a crise política-econômica que se instalou por aqui, a área de TI está nadando ao contrário. Mas, é nestes momentos de crises que as empresas ficam no receio de apostar mais, de alavancar projetos e obviamente algumas demissões ocorrem. Mesmo assim, penso que as melhores oportunidades p/ este ano e p/ o seguinte, em minha opinião, estarão em vários campos da TI tais como a programação (há muitas obrigações a serem entregues p/ o governo). E, obviamente nas demais áreas surgirão necessidades também como áreas de testes, BDs, projetos, infraestrutura (hardware), redes (virtualização), segurança da informação, etc. E, somado a tudo isto temos outros temas em pauta como Big data, Internet das coisas, entre outros que tb trarão sua parcela de oportunidades. Prepare-se p/ a oportunidade, mantenha o networking em dia e boa sorte. Sucesso!
115 - comentário - 03/03/17 - 10:30:18 - mauro nagata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como já estava crescente, o investimento na reestruturação da infraestrutura da TI e a otimização dos processos devem ser aas melhores oportunidades.
116 - comentário - 03/03/17 - 10:42:35 - Rafael Yera Barchi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as principais oportunidades estão relacionadas à automatização de tarefas repetitivas, seja ela robótica ou via software.
dbassocia
117 - comentário - 03/03/17 - 12:36:29 - Alexandre Stender - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades em TI são sempre em empresas que propiciem mudanças. Portanto, independente da tecnologia empregada, a empresa deve estar aberta ao investimento e a melhorias...acredito que a automação de processos seria um ponto a se aprofundar nas empresas, porém acredito que antes é preciso um trabalho profundo no levantamento dos processos. Aquilo que trás retorno para empresa em relação a custo é o que será mais importante. Custo X Benefício.
118 - comentário - 03/03/17 - 12:56:35 - Regiane dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O caminho da nova Tecnologia está relacionado a capacidade de trocar informações, tornando os processos ágeis e integrando plataformas. Todos falam de Cloud, BigData, Projetos, mas o diferencial está em entender negócios, entender o processo de vendas, entender o comportamento dos clientes e antecipar em quais nichos a Tecnologia pode atuar. Conheço empresas que investem milhões em Projetos que não são finalizados porque perdem sua eficiência durante o caminho, causa frustração profissional porque DBAs, Analistas, GPs, querem entregar, diminui a confiança da Alta Direção que patrocina os projetos por acreditar que os benefícios serão revertidos ao negócio. Se formarmos profissionais criativos, motivados e empreendedores que gostem de trabalhar em Time, teremos grandes oportunidades em Dados, Operação e Segurança.
119 - comentário - 03/03/17 - 16:08:49 - Jorge Luiz Teixeira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As oportunidades estarão onde estão os incidentes!
Saber identificar e prever um incidente e propor uma solução que agregue valor aos negócios da empresa é fundamental.
Saber fazer perguntas inteligentes aos clientes, esse é um nicho que sempre terão oportunidades!
120 - comentário - 03/03/17 - 18:13:57 - rodrigo costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu vejo muita oportunidade e pouquíssima informação sobre tecnologia no varejo (RFID, beacons, mesas interativas, espelhos inteligentes, etc). O empresário de pequeno porte é resistente à implementação de tecnologia e isso pode causar a (exageradamente citada) extinção dos vendedores de loja. O impacto social e na experiência do consumidor será gigantesco! E aí, o Brasil vai se adequar ainda antes de 2030?
Hospitalhd
121 - comentário - 04/03/17 - 09:45:04 - Fabio Fioratti Azevedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As oportunidades para 2017 e 2018 seguiram a tendência dos últimos anos e se consolidará em Cloud, Big Data e métodos ágeis. Poderá haver uma boa demanda de profissionais que possam implantar a cultura ágil.
122 - comentário - 04/03/17 - 17:25:04 - Juliano B. Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as tendências em Big Data e Machine Learning seguem em alta, devido à necessidade das empresas em detectar padrões de consumo e prevenção a fraudes, etc. Também a parte de desenvolvimento mobile deve seguir em alta.
123 - comentário - 06/03/17 - 09:46:41 - Raoni Karan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estamos em uma fase de transição em diversas áreas no mundo, minha opinião é que devemos focar nesse momento e melhorar a cultura brasileira de se como trabalhar, de como prestar serviço, abandonar o mercado governamental (que já se mostrou falido) e pegar toda capacidade dos profissionais (que é alta) e criar modelos e métodos nossos, onde atenda como qualidade e velocidade novos clientes, atender em alto nível os donos de empresas, que hoje já estão se conscientizando que tecnologia é investimento. Pensar em modelos globais para atender sem fronteiras, criar modelos de cobranças justos e viáveis. Evoluir o comportamento técnico para um comportamento mais humano e focar no que o cliente quer, tecnologia é apenas a ferramenta para atingir o objetivo, tendo ela dominada ela vai cumprir o papel dela, porém nem sempre o objetivo do projeto é alcançado.
124 - comentário - 06/03/17 - 10:27:43 - luciano.goncalves6@fatec.sp.go - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O desenvolvimento de sistemas web é um caminho estruturado, com os frameworks atuais e sites disponibilizando módulos inteiros prontos, a curva de aprendizado é muito mais rápida.
A comunidade tem disponibilidade para ajudar quem está focado, por exemplo temos o Yii e Laravel, dois frameworks php com um vasto suporte de usuários e documentações.
GOC
125 - comentário - 06/03/17 - 10:59:32 - Rosemary - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Oportunidades onde tiver Big Data, Machine Learning e computação na nuvem.
126 - comentário - 06/03/17 - 12:40:25 - Lars Nielsen - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu vejo Office 365 como, inprescindivel para empresas hoje em dia, o pacote produtos, flexibilidade, suporte e baixo custo realmente ajudaria qualquer empresa reduzir custo e aumentar produtividade.
127 - comentário - 06/03/17 - 16:10:10 - Romi da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu creio, que a parte de e-commerce e marketing digital, irá ter grande destaque esse ano 2017 e no próximo ano 2018, pois esta crescendo muito, e as empresas também estão investindo muito, por isso acho que essa área deverá ter uma grande demanda de profissionais para os próximos anos.
128 - comentário - 06/03/17 - 20:05:51 - Valdemir Santana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de T.I é muito abrangente, porém, as grandes empresas estão investindo massivamente em Big Data, sendo essa a nova _onda_ no momento.

A partir desses estudos e análises das estatísticas desses grandes volumes de dados, novos produtos e/ou serviços estão surgindo e uma melhoria no atendimento ao cliente a partir da consciência de suas necessidades.

Portanto, aposto em Big Data e cada vez mais a adoção de IA (inteligencia artificial), a exemplo do Bradesco que implantou alguns módulos do Watson (supercomputador com IA), para executar alguns serviços para seus clientes, como avaliação do mercado financeiro e sugerir melhores investimentos.
Hospitalhd
129 - comentário - 06/03/17 - 20:17:36 - Rodrigo Gomes Couto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendência do mercado de trabalho é de facilitar o dia-a-dia da população atraves de aplicativos que se leva na mão, ou onde a pessoa possa obter seus produtos sem sair de casa. Com isso as melhores oportunidades que surgiram, será nos Softwares Back End, ou seja, Bancos de dados que irão armazenar e gerenciar como um todo essa tecnologia.
Hoje vejo que o Banco de Dados é mais importante que os sofwares de caras lindas em si, não que sejam o menos importante, mas reter/armazenar e manipular informação, é ter dinheiro em forma de dados.
130 - comentário - 07/03/17 - 09:29:07 - Reginaldo Damião Massola - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de Ti está cada vez mais focado na área digital. Todos os procedimentos diários da humanidade estão sendo digitalizados e controlados por software. A tecnologia mobile, vem crescendo em uma velocidade assustadora e criando uma enorme inclusão digital. Atualmente temos pessoas de 5 a 100 anos inclusos no universo digital. A quantidade de informação que está sendo gerada a cada segundo, obrigará o gerenciamento de uma enorme massa de dados com a utilização da tecnologia Cloud. No meu ver, as melhores oportunidades estarão com os profissionais que dominarem as tecnologias Mobile, Big Data, mídias digitais e mecatrônica.
130 - Réplica - 07/03/17 - 09:34:29 - Lucas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito muito no que envolve tecnologias móveis, em especial PWA e o Marketing Digital.Especialistas nessas áreas terão muito job.
131 - comentário - 07/03/17 - 09:51:49 - Rogério - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Todo local onde há um setor de TI possui ótimas oportunidades.
Resumo falando de uma forma familiar, ou seja, a minha casa é uma ótima moradia de vida devido a minha gestão e da minha esposa. Caso contrário, seria um local cansativo de se viver.
O tamanho da casa e a quantidade de integrantes nela contida é irrelevante para a questão de ser um bom local de viver ou não, mas a gestão na organização do local e no convívio pessoal, isso sim transforma o ambiente em um local de melhor oportunidade de vida. É importante saber qual a necessidade mínima e verdadeira para saber como transformar algo em melhores oportunidades. A coerência é um dos fatores muito importante na gestão.
dbassocia
132 - comentário - 07/03/17 - 10:12:15 - Eduardo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que na área de programação com as linguagens ANGULAR, JAVA, .NET C#. Pois a área de Gerência de Projetos está complicado, com a crise atual as grande empresas não estão abrindo projetos novos, expandindo apenas na parte de evolução de projetos implementados e projetos de curto prazo s médio prazo.
Nos tempos de crise, é bom estar atualizado e atento as oportunidades. No Brasil temos grandes centros de TI como São Paulo, Rio de Janeiro. Mas atualmente São Paulo estão com as melhores oportunidades do país. Para quem tem a certificação e fala inglês Canadá e USA é uma boa. Irlanda também é uma boa oportunidade.
133 - comentário - 07/03/17 - 10:22:43 - Sergio Cunha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades são aquelas relacionadas ao desenvolvimento para dispositivos móveis. Mas, para que essa tendência seja ainda maior, será necessária a intervenção de profissionais com experiência consolidada para definir novos objetivos para tais ferramentas. Um exemplo é o que o Poder Judiciário vem fazendo na comunicação com os cidadãos que entram com processos em Juizados Especiais. A convocação para audiências, em muitos deles, já não são mais feitas por cartas, e sim por SMS com a devida autorização do cidadão e a instalação de um aplicativo em seu dispositivo móvel. Facilitar o dia-a-dia de todos será efetivamente o diferencial nesta área.
134 - comentário - 07/03/17 - 12:00:34 - Nélvio Pincinato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tecnologia da Informação, suporte para melhoria contínua e agilidade.
A quantidade de informação disponível cresce assustadoramente. Para se manter atualizado ou analisar os vários ângulos para tomada de decisão o tempo é cada vez menor. Assim entendo que as oportunidades estão em consolidar estas informações da forma mais inteligente possível, bem como dar a possibilidade de acesso às informações em qualquer situação. Big Data e Mobile são respostas para estas demandas.
Mas não se pode esquecer de todo o operacional e sua infraestrutura relacionada, bem como a Segurança da Informação necessária para que se possa ter facilidade de confiança dos usuários finais nas ferramentas facilitadoras.
Para mim, há uma visão do usuário final e outra, provedora de tudo o que é necessário para que esta camada simplista esteja disponível ao usuário final.
As oportunidades são para os preparados.
135 - comentário - 07/03/17 - 12:13:45 - Edmilton Moreira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os artigos que tenho lido apontam para uma grande tendência de mercado no desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), que sustenta a conectividade de _coisas_ através da internet. A IoT permite que diversas _coisas_ sejam acionadas/comandadas à distância através da Internet. Por exemplo, quando uma pessoa estiver a caminho de casa e a uma determinada distância de casa, o seu celular poderá automaticamente enviar uma mensagem para um dispositivo de sua casa _dizendo_: _acionar o cenário 2_. Este cenário 2 pode ser: ligar o ar condicionado na temperatura _x_, abrir as cortinas, acender as luzes da sala com a intensidade tal, ligar o som no volume _x_, acionar a banheira na temperatura _x_, abrir o portão da garagem quando eu estiver a 10 metros e acender as luzes do jardim. Isto demonstra o potencial que está por vir nos próximos anos.
Internet das Coisas - IoT
GOC
136 - comentário - 08/03/17 - 09:18:35 - Marcelo Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não há como negar que 2 áreas de TI vão bombar nos próximos 5 anos: IoT e cloud.
Isso eu digo para quem já está dentro da TI.
Para quem quer entrar nessa área, algumas dicas: Estude o que ninguém estuda. Tenha uma visão holística do que acontece em TI... Desde projetos até impostos. Evite se especializar muito, pois vc vai ficar orgulhoso e isso vai te cegar. Tenha atitudes humanas, pois vc vai trabalhar com humanos!
137 - comentário - 09/03/17 - 09:34:54 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na parte de desenvolvimento de website e sistemas web.
138 - comentário - 09/03/17 - 09:37:26 - Nickson Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma das melhores oportunidades de TI quiça a melhor até 2018 com certeza sera a Segurança Cibernética (CyberSecurity).

O tema vem sendo abordado com uma enfase maior nas grandes empresas por causa das noticias que vem ocorrendo no mundo sobre exposição de dados e também na chegada da Internet das Coisas(IoT).

Vale ressaltar que essa área ainda é escassa de profissionais qualificados por isso, um bom treinamento ou um curso referente ao tema, com certeza ira refletir muito bem em um curto prazo.
139 - comentário - 09/03/17 - 09:49:50 - Jose Claudio Lima de Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As oportunidades de TI têm crescido bastante e ao meu ver IoT e Nuvem são assuntos em alta, que trazem consigo oportunidades de desenvolvimento, infraestrutura e cybersecurity. Empresas de todo mundo estão deixando de investir em datacenters próprios para colocar sua infraestrutura de serviços em nuvem. O governo ainda tem alguns obstáculos a vencer, como por exemplo, o que fazer com os dados que não são publicos, ou seja, são de domínio governamental e fazem parte da segurança nacional. Esta barreira vem impedindo que ele avance substancialmente para o modelo em nuvem.
apipesq
140 - comentário - 09/03/17 - 10:17:15 - Rockfeller - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao longo dos próximos cinco anos evoluiremos para um mundo pós-aplicativos, com agentes inteligentes fornecendo ações e interfaces dinâmicas e contextuais. Explorando o uso de equipamentos e agentes autônomos para aumentar a atividade, permitindo que as pessoas façam apenas os trabalhos que humanos podem fazer. No entanto, eles devem reconhecer que agentes e equipamentos inteligentes são um fenômeno de longo prazo, que evoluirá continuamente e expandirá seus usos nos próximos anos.
O aprendizado de máquina dá origem a uma dendência de implementações de equipamentos inteligentes, como robôs, veículos, Assistentes Pessoais Virtuais (APV) e assessores inteligentes, que atuam de forma autônoma ou, pelo menos, semiautônoma.
141 - comentário - 09/03/17 - 14:02:23 - Marco Lofredo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com as empresas migrando cada vez mais a suas necessidades na Nuvem, os profissionais com este perfil terão bastante oportunidades com redes, data center, virtualização, storage, microsoft 360. Outra demanda de mercado é para o desenvolvimento de aplicativos e ferramentas para empresas. Outro profissional que terá um bom mercado será o de segurança da informação para redes com vários tipos de dispositivos como servidores, notebooks, smartphones e etc. Terá que realizar a gestão de acesso a todos estes dispositivos, filtros de conteúdos e etc.
142 - comentário - 09/03/17 - 22:10:04 - Velercy Morawski - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que não há uma regra específica onde estão, onde sempre estiveram só que com um mercado retraído, aos poucos deve ir melhorando. Outra alternativa é estudar inglês e saia do Brasil. Lá fora estão as melhores oportunidades e melhores salários. E tenha um diferencial, antes o simples fato de trabalhar na área de TI e ter o currículo aqui nossa muitas vagas. Hoje nada ou quase nada. Portanto as vagas existem de 2017 e 2018 estão para os melhores preparados com diferencial.
143 - comentário - 10/03/17 - 09:55:27 - Ricardo Augusto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não sei aonde estarão! Mas acredito muito na retomada do Brasil e a volta de mais e melhores oportunidades para este ano e o próximo!
Pecados
144 - comentário - 10/03/17 - 10:04:19 - Artur Serpa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades de trabalho em TI para os próximos anos estão nas startups e fintechs. Com a retração da economia nos últimos anos aqui no Brasil, os grandes players do mercado cortaram muito investimento, principalmente em TI, e abriram o espaço para a maior participação de empresas com o perfil startup/fintech. Acho que esse é o setor que mais irá empregar, e gerar as melhores oportunidades nos próximos anos.
145 - comentário - 10/03/17 - 10:50:13 - Raul Branco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Só sei que 2015 e 2016 o cenário do Brasil esta péssimo, porem a oportunidades na a´rea de T.I, mas com muitos profissionais não recolocados, as empresas estão exigindo mais dos CVs, como: Um consultor tem que ser praticamente um programado, e um programador tem que ser consultor, além do mais!!! Os salários caíram em torno de 30% a 50% e muitos casos. Recebi uma proposta de ser coordenador de implantação que o salário oferecido era 3k, absurdo, e tendo que ser especialista em desenvolvimento e programação.
Enfim!!! Para 2017 e 2018, vejo aumento de oportunidades, porem exigências incompatíveis com as oportunidades.
146 - comentário - 10/03/17 - 10:51:14 - Evandro Peixoto da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades de TI estarão concentradas em desenvolvimento de aplicativos, fintechs, soluções utilizando blockchain, chatbots, 3D, wereables, VR e demais soluções que consigam ser pulverizadas com baixo custo mas que chamem a atenção e resolvam problemas de maior grandeza.
Os hackathons viraram modas e tem chamado a atenção de grandes empresas e principalmente governos que buscam formas de serem mais transparentes em função dos grandes escândalos envolvendo corrupção em nosso pais.
147 - comentário - 10/03/17 - 12:54:40 - Felipe Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para desenvolvedores, o mercado já vem a um tempo exigindo conhecimentos de mobile e novas plataformas web. Meu concelho é atualizar seus conhecimentos no Javascript! Não estou falando só de angular e node. É importante estar confortavel com estas tecnologias web que tem ganhado muito espaço diante dos tradicionais .net e Java. Invista em mobile! Assim como aplicações web praticamente acabaram com executáveis locais, logo logo o mobile vai ser o padrão. Grandes empresas do setor financeiro como o Itaú estão correndo para se atualizar. Os principais assuntos são mobile e cloud.
Pecados
148 - comentário - 10/03/17 - 16:07:11 - Francis Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu não esperei o mercado pedir por conhecimentos em mobile, análise, eu já fui me especializando. Hoje tenho curso em desenvolvimento mobile com Android pela Udacity, estou estudando Data Analysis e Python. O desenvolvimento Web é o ponto de partida, mas necessita e muito de especializações e um profissional bem antenado com as tendências do mercado, mais que isso, saber trabalhar com as tendências do mercado e aceitar que elas mudam e que precisamos acompanhar estas mudanças.
150 - comentário - 13/03/17 - 09:29:23 - Renan da Cunha Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que em todas as frentes da TI existem boas oportunidades, porém os valores oferecidos aos profissionais estão abaixo das qualificações exigidas. Um funcionário bilíngue, com ensino superior e com experiência na área, por exemplo, está recebendo propostas abaixo de 2000 reais. Não sei se isso é por causa da demanda de profissionais no mercado devido a crise passada, ou se é uma _ma fé_ dos próprios empregadores que sabem que alguém vai aceitar essa condição.
151 - comentário - 13/03/17 - 09:59:18 - Anna Cristina R O Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho como desenvolvedora há 30 anos. Sou autodidata e sempre estudando. Infelizmente, pela idade e por ser autodidata o mercado de trabalho é cruel. A experiência não conta muito nos dias de hoje. Investir em um funcionário também não é feito por muitas empresas. A crise faz com que nossos salários caia muito. Eu pretendo alavancar minha carreira solo e focar nas pequenas empresas que não podem pagar os absurdos que as grandes empresas cobram.
152 - comentário - 13/03/17 - 11:12:46 - Victor A.Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho na área desde de 1986 e venho acompanhando a evolução tecnológica através do anos. Mas claramente observei que o ano de 2015 para 2016 houve uma curva com relação a inclusão da tecnologia em varias areas diretamente ligadas ao usuario final, seja por meio de varios setores da industria do varejo e em varios tipos de pilares diferentes. Hoje podemos dizer que a tecnologia é a força motriz de muitos setores e sustentam inumeros negócios de sucesso presentes no nosso dia-a-dia. Falar, conhecer e usar as novas tecnologias é estar presente e ativo no mercado de trabalho em qualquer setor.
Espero que estes dois proximos anos teremos um direcionamento mais especifico para nós profissionais de Tecnologia e usúarios de soluções presentes, mas com certeza será mais uma onda muito interessante de _surfarmos_.
Obrigado pela oportunidade e Go Ahead!!!
API
153 - comentário - 13/03/17 - 14:23:32 - Ricardo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as oportunidades começão a aparecer na área de cloud computing e para desenvolvedores com conhecimento multidisciplinar.
154 - comentário - 13/03/17 - 15:03:28 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que as oportunidades existem em várias áreas.
Me formei em Matemática, fiz pós em gestão de projetos e estou fazendo outra em gestão da informação. Aproveitei a oportunidade para migrar da área de infraestrutura para a área de Processos e BI, pois percebi que muitas empresas ainda usam o palpite ou a experiência empírica, ignorando completamente sua base de dados histórica.
Faltam profissionais voltados ao ambiente mobile com experiência em datawarehouse, pois temos muitos dados centralizados (informação micro, ambiente interno) ou bancos de dados e informações dispersas em várias bases distintas (informação macro, parceiros e fornecedores), impedindo uma tomada de decisão mais rápida ou com informações mais precisas, pois os dados não convergem.
Apesar da crise, ainda temos muitas áreas com oportunidades que podem (e devem) ser exploradas.
155 - comentário - 13/03/17 - 15:52:12 - Sebastião Pereira Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades para trabalho e TI para 2017 e 2018 sejam em empresas de telecomunicações e em grandes multinacionais.
156 - comentário - 14/03/17 - 09:14:36 - Tiago Pereira dos Santos Pinto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atuando em projetos importantes em empresas de Telecom, percebo que a tendência das tecnologias está indo para 3 vertentes principais: projetos B2B como um todo (retenção e atração de novos clientes, ofertando planos mais específicos de acordo com a necessidade e dia-a-dia de cada indivíduo), projetos de BI (estudando principalmente o comportamento de clientes para traçar melhorias no catálogo de produtos atuais e estudar a criação de novos produtos) e cloud computing (realizando projetos que sejam de amplo alcance e fácil acesso). E no meio de todos esses pontos, a análise de dados está sempre à frente do negócio, ditando o rumo que a empresa precisa tomar para conquistar um crescimento rentável.
GOC
157 - comentário - 14/03/17 - 09:38:36 - Tiago Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Big Data / Telecomunicações / Saas
158 - comentário - 14/03/17 - 11:32:33 - Klaus Eduardo Kirner - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que atividades relacionadas com inovação e criação serão as mais valorizadas de agora em diante. Nas últimas decadas houve o aparecimento plataformas robustas e de uso público, com isso houve a proliferação de ofertas de sistemas e produtos com grande similaridades. Acredito que terá destaque pofissionais que inovarem, criarem _o diferente_, que pensarem fora da caixa.
160 - comentário - 14/03/17 - 12:15:43 - Andy - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que em momentos de crise as empresas estão apostando mais em funcionários com múltiplos interesses, aliado a serviços mais baratos e tecnologias gratuitas, a automação, tende a ser muito bem vista, então o ideal é estar sempre pronto a automatizar o máximo de trabalho repetitivo possível e apostar em tecnologias mais acessíveis, dando espaço a áreas de desenvolvimento interno. Serviços na nuvem não é apenas uma tendência, mas estar pronto a inovar com conhecimentos nessas áreas será o pulo do gato para esse tipo de empresa, aberta as novidades e interessadas em custos mais baixos.
161 - comentário - 14/03/17 - 12:32:19 - Adilson Antonio Bezerra - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que em ambientes virtuais, tais como datacenters virtuais, ambientes com gadgets usáveis ou wearables, tais como os smartwatches, oculos de realidade virtual. Armazenamento de dados molecular.
Hospitalhd
162 - comentário - 14/03/17 - 13:54:19 - Paulo Potenza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem duvida nenhuma as infraestruturas de ambiente virtuais, cloud computing, big data, desenvolvimento de aplicativos portáveis,ERP´s bem definido e estruturado em processos,etc...
Mas em minha opinião penso que investir em levantamento e melhoria de processos pois, percebo que as empresas não consolidam seus processos operacionais antes de implementar seus sistemas ou aplicativos. A melhor oportunidade é conhecer a fundo o negócio da empresa e definir o melhor processo para determinada atividade, e aí sim, escolher a melhor tecnologia alinhada ao negócio proporcionando equilíbrio real entre o investimento e o resultado alcançado.
164 - comentário - 15/03/17 - 12:00:43 - Silvio Amaro Assunção de Olive - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades em TI são sempre em empresas que propiciem mudanças. apos o período de implantação de ERP_s essas empresas estão com a necessidade de se documentar, rever processos, para tando devem rever conceitos e quebrar paradigmas se preparar com profissionais que estão no mercado, trazendo para dentro da empresa uma nova cultura.
165 - comentário - 15/03/17 - 12:32:51 - Marcos de Moraes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

À partir de 2017 principalmente, e para o futuro próximo, as melhores oportunidades tem sido para profissionais com entendimento em tecnologias Web/Mobile e, não tem como fugir disto, devido a todos os dispositivos que estão sendo despejados no mercado que usam estas tecnologias obrigatoriamente.
166 - comentário - 15/03/17 - 19:29:51 - Alex Andrade Esperança - 177.9.97.1****

Hoje, me vejo dividido entre as opiniões.O ITIL que antes era símbolo de organização, hoje esta se tornando obsoleto. Sinto na alma este fator pois sou veterano de Middleware desde 2005, porem já sou adepto ao novo conceito DevOps. Ja participei de migração de plataforma J2EE para Containers Docker, alem de ferramentas de Infraestrutura Ágil como Puppet e Chef, e Integração Contínua como Jenkis. Acredito que esta é a grande tendencia no mercado de hoje e futuro. Más vale lembrar que devido a todas ferramentas de DevOps hoje em sua maioria ser livre, temos um grande desafio pela frente, pois Infraestrutura como código e ágil sim, más com segurança para os negócios. Integração contínua sim, mas que nunca se esqueçam que por de trás da automação ainda existe o ser humano.
dbassocia
167 - comentário - 16/03/17 - 09:40:38 - Maria Renne - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A melhor oportunidade de TI para 2017 e 2018 é a que melhor se encaixe ao negócio da empresa e de preferência sem ter um custo muito elevado. Profissionais flexíveis que saibam se relacionar com colegas, que busque capacitação e comprometimento com as atividades das empresas, que tenha um olhar holístico sabendo definir e melhorar os processos das atividades mais relevantes, e a partir de então escolher a tecnologia que adéqüe ao negocio da empresa proporcionando equilíbrio entre a receita e a despesa.
168 - comentário - 16/03/17 - 10:41:46 - LOURISVALDO CANDIDO DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades serão Drones e setor automotivo.
169 - comentário - 16/03/17 - 10:51:48 - Julio - 189.92.192****

As melhores oportunidades estarão em devops, automação de operações modelos e ferramentas ágeis e open source.
170 - comentário - 16/03/17 - 11:44:31 - Adriano Brito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma vez que os números de grandes empresas como Google e Facebook indiquem a forte tendência a um mundo móvel, onde toda informação possível esteja o mais próxima de você a qualquer momento, certamente inúmeras oportunidades de TI estarão para aqueles que dominam o conhecimento em tecnologias móveis - vide desenvolvimento Android, iOS e conhecimento do ecossistema de produtos e frameworks que os envolvem. Além disso, considerando o cenário econômico e instabilidade política do país, fato esse que influência diretamente na forma de trabalho, eu poderia apostar que o mercado de TI será fortalecido por tendências externas e oportunidades de trabalho para quem domina a língua inglesa e sólidos conhecimentos em programação. Por fim acredito que profissionais flexíveis a aprender rapidamente novas linguagens e que se adaptem rápido à essas mudanças terão ainda mais espaço de trabalho em TI.
GOC
171 - comentário - 16/03/17 - 11:56:24 - Wagner Luiz Pera - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que Big Data seja uma tendência forte.
172 - comentário - 16/03/17 - 12:17:45 - Fabiano Vigário - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho acompanhado as vagas desde início de dezembro de 2017 em SP e notei que poucas vagas tem aparecido para minha área, de governança (ITIL), projetos(PMI) e principalmente Administração BMC ITSM Remedy (apenas uma até o momento) o que tenho notado em grande quantidade são vagas para desenvolvimento web e mobile, e apesar de se dizer muito do BigData ou SAP, tenho visto uma quantidade muito pequena. Então ainda me pergunto se nosso mercado não está retornando um pouco para aquele momento de preocupação com um produto simples para ser oferecido. Definitivamente acho que não é um momento de preocupação com vagas _glamorosas_.
173 - comentário - 16/03/17 - 12:44:50 - Marcelo Vida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estamos passando por uma mudança tecnológica onde o Big Data e IoT irão fazer rumores aos próximos anos diretamente em nossas vidas. Acredito que quem tiver a vontade de ir em busca deste tema para a sua vida, irá ser muito valorizado.
174 - comentário - 16/03/17 - 15:36:05 - Luis Claudio de Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Senhores, em minha modestia contribuirão sobre este tema, creio que o Big Data, Iot e o ipv6 não são mais novidades, e as grandes corporações estão esforçando-se para lançar um maior numero de devices para o usuario final, criando cada vez mais aplicativos que possam auxiliar-nos em nossas vidas, cada vez mais, agitada, com um tempo mais curto, porém, as soluções veem para respaldar-mos e nos manter antenados e atualizados. Vejo um futuro muito promissor e vibrante, com acesso a todos que quiserem e puderem.
Abraços.
apipesq
175 - comentário - 16/03/17 - 18:28:49 - Kaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pelo menos no Brasil as melhores oportunidades de trabalho para profissionais de T.I se encontram na área de desenvolvimento de software, tenho visto muitíssimas vagas para desenvolvimento, pagando relativamente bem. Porém, as empresas não dão oportunidade para quem esta começando e as vagas de trainee são muito exigentes, oque vejo são profissionais super qualificados sem experiência.
177 - comentário - 17/03/17 - 07:23:13 - Getson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho em uma empresa multinacional, raras oportunidades para o Brasil em relação a projeto e desenvolvimento são disponibilizados. O centro de distribuição de software da minha companhia esta voltado para Índia. Em conversas com o departamento de arquitetura que conta com a colaboração de arquitetos de várias nacionalidades, ficou claro que cada vez mais se usa Docker Containers. Uma das facilidades encontradas é a facilidade de migrar a própria nuvem de dados e aplicações. Mobilidade!
178 - comentário - 17/03/17 - 09:23:55 - Eder Brito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado esta altamente conectado, graças a área de TI, empresas inovadoras estão surgindo com muita frequência quase que todos os dias. Isso ocorre porque as empresas podem disponibilizar serviços facilmente onde outras empresas podem compor seu modelo de negócio com estes serviços. Então oportunidades com SOA estarão em alta. Outro ponto é a disputa pelo cliente, e para conquista-lo deverá conhece-lo muito bem, o que pensam, o que fazem e o que realmente são. Estas informações estão nas redes sociais, BIG DATA será outra oportunidade em 2017 e 2018, muito influenciado pela crise,o baixo índice de confiança do consumidor faz com que ele pesquise muito antes de comprar.
179 - comentário - 17/03/17 - 09:24:54 - Sergio Greiffo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em se tratando de tendências globais, estamos vivenciando avanços tecnológicos importantes que vão se traduzir em mudanças significativas no contexto empresarial e social. A _Internet das Coisas_ e o _Big Data_ representam essa tendência. Interligar tudo e tratar o imenso volume de dados gerado vão gerar oportunidades a empresas e desenvolvedores. Porém, pelo delay tecnológico esse não será o foco de curto prazo para o Brasil.
A nível local, as oportunidades serão em consultoria, gestão de projetos, gestão de mudanças organizacionais e treinamento. As empresas brasileiras precisam implementar projetos que ficaram em _stand by_ devido ao desafio econômico que enfrentamos. Recuperar o tempo perdido e reativar a produtividade requer gestão focada em melhor produtividade e capacitação de recursos.
dbassocia
180 - comentário - 17/03/17 - 10:14:18 - Fabio Luiz Veiga - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pela minha percepção as melhores oportunidades estão ligadas diretamente a duas vertentes a Banco de dados.

Uma delas é o BI voltado sempre para a área analítica para tomadas de decisão, cada vez mais profissionais estão se habilitando para este segmento, os novos projetos abre os horizontes e as empresas estão em busca de pessoas capacitadas.

A segunda na minha opinião é o BIG DATA, cada vez mais ganhando espaço, e se tratando de informações que precisam ser lidas e interpretadas ganhando forma e corpo.

Hoje temos um progresso gigantescos em outras segmentações como SAP e o bom e velho ERP que, apesar das novas plataformas, estão sempre com uma grande fatia no mercado.

Abraços a todos!
181 - comentário - 17/03/17 - 10:22:06 - Fabio Guimarães Viana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades na área de TI estão no desenvolvimento de soluções, sejam elas em hardware ou software que atendam aos diversos pontos a melhorar que deparamos no dia a dia do mercado. As startups e médias empresa estão investindo em novas soluções que atendam a estes nicho de mercado.
Estou bem otimista em relação as oportunidades na área de TI para este período, acredito que os investimentos em novos projetos voltaram e de forma crescente.
182 - comentário - 17/03/17 - 10:39:59 - Roberto Góes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Percebe-se que existe grande tendencia na utilização de linguagens de programação ligadas ao Java, Angular2 para o desenvolvimento de produtos e soluções que utilizam Bigdata e IoT. O modelo de desenvolvimento ágil esta em evidencia no mercado atualmente e ganhando terreno nas grandes corporações.

Outra tendencia percebida é a contenção de custos com profissionais de T.I.. Isso se deve ao baixo valor pago pelos grandes clientes consumidores de tecnologia e que tem como modelo de negocio a contratação através de consultoria.

As grandes oportunidades, devem seguir no ramo financeiro (Bancos, Seguradoras, Meios de Pagamento) e também em Startups ligadas ao varejo e produtos ou servicos inovadores.
183 - comentário - 17/03/17 - 10:54:05 - Carlos Eduardo dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendencia da tecnologia no daqui a 2 anos , está voltada para BI e Cloud, muitas empresas estão reduzindo o custo com profissionais de Infra, no intuito de deixar todo a arquitetura na nuvem, algumas empresas estão adotando isso aos poucos ,mais muitas ferramentas e soluções como,Azure,Amazon entre outras, estão alavancando devido ao retorno de investimento em curto prazo, acredito que será um ótimo crescimento daqui a 2 anos.
Hospitalhd
184 - comentário - 17/03/17 - 11:51:09 - Aleandro Santos Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A maioria das oportunidades pode ser encontrada nos grandes centros, porém o crescimento da área, mesmo durante a crise, em todas regiões faz se necessário um profissional de TI.
185 - comentário - 17/03/17 - 12:25:23 - Kathleen Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pelo que tenho visto, as oportunidades em TI estão concentradas nas tendências de mercado. Segue duas tendências em TI, que ao meu ver já geram as melhores oportunidades:

- Modelo Ágil: Muitas empresas já tem incorporado a metodologia ágil como uma forma de entregar valor em menos tempo. Sem contar que a comunidade de _Agilistas_ tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Hoje, empresas de médio e grande porte tem investido mais e mais na implementação do Ágil, e é ai que surgem boas oportunidades.

- BI: Não é segredo para ninguém que as empresas querem usufruir dos dados que tem para oferecer melhores serviços_ por isso, cada vez mais o BI é requisitado e tem se tornado extremamente útil em estratégias de negócio. Outra ótima oportunidade e com excelente perspectiva a longo prazo.
186 - comentário - 17/03/17 - 12:54:22 - Fabricio Alves Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo por isso menciono Perfis do profissionais abaixo:

Ter experiência sólida, inglês, perfil mais interativo e relacionamento interpessoal
Demandas: gerente de projetos, gerente de tecnologia voltado à inovação, Devops, consultor funcional, analista de negócios, analista de suporte.

O profissional tem que ser híbrido, segundo o guia, que seja capaz de programar em qualquer linguagem, principalmente para IOS e Android. _Chamado de full-stack, o perfil é buscado também para cargos mais operacionais_.

Atualmente a atenção para o Big Data (lidar com grande volume de dados). Profissionais deste setor precisam mesclar cada vez mais conhecimentos de TI com estatística para conseguirem traduzir os dados de negócio em informações estratégicas para a tomada de decisão.

Abraços a todos
187 - comentário - 17/03/17 - 17:37:39 - Willerson Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Grandes oportunidades de emprego exigem negócios rentáveis, visto todo o cenário mundial diante de crises econômicas, o fator criatividade e oportunidade aplica-se com muito valor, a tendência hoje e nos próximos anos, com certeza é a inovação tecnológica integrada à web, cloud computing, ecommerce, desenvolvimento de APP´s móveis (ios/android), Network Security, Network e Plataformas de Sistemas de Telecom fixa e móvel, mas não basta saber, tem que possuir certificações, saber fazer com padronização e organização.

Outra tendência no Brasil é a contratação PJ, para focar toda a energia e atenção ao que interessa e concretizar estruturas enxutas com menos setores possíveis, concentrando a atenção às atividades puramente técnicas que geram receitas e pagam o trabalho dos contratados.

A descentralização e terceirização do setor de TI, tem sido grande oportunidade à micro empresas.
GOC
189 - comentário - 20/03/17 - 08:30:08 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em nossa área se faz necessário aprofundamento naquilo que voce é dominante, mas também o que está em torno em especial devido a interdependência, ou seja, como um desenvolvedor WEB, necessita conhecer sobre infraestrutura de servidos, integrações com outros sistemas com tecnologias distintas,aplicações multiplataformas, banco de dados, segurança da informação entre outros.

A certificação passa ser fundamental pois mostra ao que voce investiu tempo, possou pelo ciclo de aprendizagem tornou conhecedor e é claro dinheiro também, desta forma se apresenta ao mercado contratante que voce investiu tudo aquilo em voce, se preocupou ou se preocupa com a sua carreira profissional.

Ao contratante no avaliar um curriculo ele apostará naquele que acreditou em si mesmo adquiriu conhecimento especializado e certificou-se, então a probabilidade de dar errado é muito reduzida.
190 - comentário - 20/03/17 - 16:29:26 - William Rezende - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades de aprendizado e desafios em startups, financeiras nas empresas mais novas que estão se consolidando e com mentalidade _Google way of work_
191 - comentário - 21/03/17 - 16:07:10 - ANTONIO CARLOS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde.
Creio que uma área que estara em alta nos próximos anos será implementações voltadas a resultados, como ferramentas para BI.
192 - comentário - 21/03/17 - 17:52:09 - Rogério Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobilidade, experiência com usuário, inovação e ferramentas de BI! Qualquer segmento!
Hospitalhd
193 - comentário - 21/03/17 - 19:26:51 - Herbert Bruchmann Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acredito que existem boas oportunidades de trabalho em TI para todas as frentes, todos os tipos de tecnologias, mas existe uma palavra que deve ser considerada com muita atenção: _Experiência_ .. sim, porque em determinadas situações que exigem do analista, desenvolvedor, gerente, ou seja o nível profissional que for, quando o profissional tem uma vasta experiência, este profissional já sabe o que pode acontecer se ele fizer de um jeito ou de outro_ mas é claro, o profissional tem que unir esta experiência a diversos conhecimentos na área, e também, é preciso saber o que seriam as _melhores oportunidades_ porque temos um leque imenso de possibilidades na área ! Algumas boas oportunidades quando a meta é baseada em números, seria análise e desenvolvimento em JAVA, C#, e os mercados voltados a BI, Big Data também !!
194 - comentário - 21/03/17 - 20:19:55 - João Carlos Andrade Castilho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com base no mercado se aquecendo devagar, as oportunidades ainda continuam no segmento de serviços em energia e melhorias em novas aplicações sendo mostrada para melhorias no atendimento ao cliente, a única coisa que as faixas salariais, caíram em média 30% à 40%.
195 - comentário - 21/03/17 - 20:42:32 - CARLOS BARCELLOS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O desenvolvimento de Aplicativos para Android e IOS deve dominar o biênio (2017-2018), se eu tivesse entre 18 e 20 anos, investiria em bootcamp para adquirir este conhecimento. Também vejo crescer o tema IOT (Internet of Things), mas ainda com poucas aplicações mudem nossas rotinas cotidianas e com o mercado ainda bastante tímido.
196 - comentário - 21/03/17 - 21:16:24 - Dorival Melero Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho participado de algumas visitas a empresas nacionais e multinacionais de diversos ramos de atuação e o que mais tenho escutado é a expansão das aplicações em cloud. Alta disponibilidade, baixo custo de aquisição (TCO), e manutenção (transformando capex em opex) tem sido os maiores diferenciais que levaram as empresas a tal escolha.
dbassocia
197 - comentário - 22/03/17 - 09:23:21 - Alex Jordão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de trabalho está em constante mudança, e, a cada dia novas oportunidades de trabalho vem surgindo, cada vez mais o papel do gestor se torna importante quando os profissionais passam a desenvolver suas tarefas do tipo _home office_.
Existe uma tendência muito grande no aumento desse número de trabalhadores, e com isso a necessidade de uma formação contínua de gestores para exercerem esse papel.
Preparar e desenvolver gestores é uma tendência muito forte para que as empresas consigam reduzir custos com aluguéis, equipamentos e etc, aumentando a produtividade, mas, garantindo a eficácia e a eficiência.
198 - comentário - 22/03/17 - 09:29:50 - FLAVIO FERNANDES - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho visto no mercado um direcionamento para Linguagens Especialistas (Watson da IBM, por exemplo) e BI Self-Service (Qlik Sense, por exemplo).
As MDSs e Novas Formas de desenvolvimento (Agile, Scrum, etc) estão se fundindo numa estrutura única para a empresa - isso quer dizer que nunca se implanta uma metodologia por completo, sempre se une uma à outra(s) - assim, o profissional já precisa hoje estar adaptado à elas e ser muito mais flexível.
Profissionais que são Técnicos (.Net ou Java) mas que participam dos projetos de ponta a ponta, são os mais requisitados para entrevistas.
Hoje em dia já se tem escassez de recursos em IoT, Mobile (Android) e User Experience !! Vamos estudar e nos desenvolver nessas áreas !!
199 - comentário - 22/03/17 - 09:44:06 - lfernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nunca se gerou tanta informação no mundo como hoje. Num mundo sempre conectado, geramos um volume gigantesco e crescente de informações ao realizar todo tipo de atividade. Mas essas informações só têm valor se lhes foram atribuídas sentido.
Empresas querendo e precisando vender mais e consumidores sedentos por novidades e dispostos a gastar.
Com a gigantesca enxurrada de informações produzidas diariamente, penso que o BIG DATA será a bola da vez neste biênio.
200 - comentário - 22/03/17 - 09:54:41 - Alan Jader Suavinha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acompanhamos hoje nos próprios sites de busca de vagas, o grande crescimento na alocação de recursos , sendo neste caso a grande área de trabalho voltada para prestação de serviços.
Serviços estes que se fundem com o passar dos anos com as especialidades de cada trabalho, forçando a capacitação dos profissionais em mais de uma especialidade os tornando super-profissionais, o que de um lado é bom para empresas porém dificultoso para iniciantes nas áreas e torna mais competitivo uma vaga .
As melhores vagas , caminham para o aumento da _tecnologia x quantidade de profissionais_ isso ao se tratar das melhores vagas no sentido financeiro. As grandes capitais do Brasil ainda são o foco financeiro e estratégico de mão de obra de TI e o ramo que atualmente ainda mais se destaca é a automatização de processos manuais em todos os segmentos(logistica,financeira, fiscal,rh).
GOC
202 - comentário - 22/03/17 - 13:31:09 - Carlos Eduardo Sousa Jr - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em um cenário incerto economicamente associado ao uma sociedade cada vez mais conectada, existe a demanda pelo processamento de um numero infindável de dados (informações, redes sociais, vídeo, imagem, etc) com o geração de valor e resultados o mais rápido possível.
O caminho natural são as tecnologias moveis, big data e metodologias ágeis para poder atender este cenário.
203 - comentário - 22/03/17 - 14:01:55 - Jander Carvalho dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Com a retração do mercado na questão de novas aquisições de produtos ou serviços e o _encolhimento_ da economia e por consequência a redução dos postos de trabalho, o segmento de TI enfrenta uma grande demanda que está reprimida.
No entanto, à medida em que a economia mostra sinais de retomada, ainda que _tímidos_, o setor de TI nunca pode parar.
Isto não quer dizer que todo mundo vai sair comprando de tudo, mas que há uma tendência de retomada no consumo neste segmento, porém a quantidade não será o fator chave, mas sim a _tecnologia_ envolvida nestas soluções.
204 - comentário - 22/03/17 - 15:15:31 - Alessandro M. Bittencourt - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O crescimento da Internet das Coisas e Big Data apontam para grandes oportunidades de trabalho. Lógico que o crescimento da Cloud vai impulsionar as oportunidades de DevOps.
205 - comentário - 22/03/17 - 15:45:05 - Ana Lúcia Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Mercado de trabalho em TI, mesmo com a retração, ainda é demandador de mão de obra tradicional, lê-se analistas_ desenvolvedores_ administradores_ etc. A diferença está na capacidade que o profissional precisa ter de ser multiplataforma. Cada vez mais, os profissionais serão valorizados pela capacidade de transitar por mais de uma tecnologia e/ou metodologia. A flexibilidade é fundamental.
Boas oportunidades já estão surgindo para os profissionais que estão capacitados a trabalhar em Digital Solutions e IoT, além de todos os serviços ligados a interconectividade.
apipesq
206 - comentário - 22/03/17 - 16:13:26 - Vitor Grillo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado internacional está em crescente busca por profissionais capacitados, por isso meu voto das melhores oportunidades são para os profissionais que desejam aprender constantemente e vivenciar experiências novas focados em carreiras no exterior seja aprendendo não só a programar mas a conviver com as diferentes culturas e necessidades dos clientes sejam eles americanos, indianos, etc...
209 - comentário - 23/03/17 - 11:09:20 - Neuri Manoel Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, o perfil do profissional não só de T.I. deve incorporar a disponibilidade mental de aprender e estar ao par sempre, não só com assuntos referentes à área de atuação, mas de forma generalizada, enfim, ter uma curiosidade mental à respeito de assuntos diversos, sem preconceitos, sem orgulho, porque afinal, a informação globalizada e diversa, flui por todos os canais e converge significativamente para a sociedade, refletindo no mundo corporativo e social, que afinal criam demandas de consumo de bens, produtos e serviços, assim como problemas e soluções, que dependeram, dependem e dependerão de uma visão cada vez mais humanista, mais próxima do seu próximo cliente/humano, em função da tecnologia indomável e não compreendida no mesmo compasso da necessidade de sua utilização. As melhores oportunidades de T.I., estão e estarão na palma da mão, num smartphone!
211 - comentário - 23/03/17 - 17:15:28 - CARLOS MAIARS - 201.37.162****

As melhores oportunidades estarão bem próximas dos profissionais que estiverem atentos as novas tecnologias e a necessidade de se apresentarem a este mercado com disposição de enfrentar o novo, capacidade de relacionamento e parcerias construtivas. Vem muita mudança por aí (internet das coisas) e quem estiver aguardando a hora chegar, talvez seja tarde demais.
212 - comentário - 25/03/17 - 11:48:16 - Warley - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que com a 4 revolução industrial, a necessidade de conhecimentos para desenvolver e implementar projetos de IoT (Internet das Coisas), assuntos ligados a inovações principalmente com as Startups, mudança de pensamento de pose para compartilhamento, Saúde e Educação também parecem ter muitas oportunidades.
Pecados
213 - comentário - 26/03/17 - 19:02:27 - Daniel Miranda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fato é, toda nossa atenção deve estar focada nas atualizações diárias do mercado econômico e cenário politico, seja mundial ou nacional, independente de quais tendências e modismos, tecnologias novas e manutenção e melhorias das já existentes, devemos cada qual estarmos preparados de todas as formas possíveis para atender a demanda que de novos recursos que com certeza pedem mais simplicidade e resolução, para administradores, desenvolvedores e usuários.
214 - comentário - 28/03/17 - 09:13:49 - Rodrigo Custódio de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha visão, para 2017 e 2018, o profissional de TI deve ficar atento para aprimorar seus conhecimentos em desenvolvimento, uma vez que tivemos muitos avanços nas linguagens e frameworks em 2015 e 2016. Como Google Go, Swift (Apple), Hack (Facebook), sem contar as melhorias no Angular JS e Bootstrap. Se o profissional fechar os olhos para estas tecnologias ou se acomodar com o seu conhecimento, ficará pra trás.
Não podemos esquecer também, é claro, da parte de infra. A virtualização continua crescendo e barateando, juntamente com a especialização em segurança de dados. Acredito que o profissional de infra que conseguir uma certificação em segurança, estará muito bem empregado nos próximos anos.
E por fim, os smartphones, que continuam em alta, menos para o Windows. O Android parece crescer cada dia mais. Investir em cursos de usabilidade, design e desenvolvimento também parece bom.
215 - comentário - 28/03/17 - 09:25:13 - Jean Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, os profissionais devem visar a _moda_ do momento que são os aplicativos para Smartphone (Android / IOs), pois todos querem estar de alguma forma conectado a _rede_, independente de qual seja. Novas tecnologias estão sempre surgindo, no entanto as grandes corporações detentoras do _direito_ de disponibilizar estão visando somente o lucro próprio, haja visto a _armadilha_ que querem nos impor ao querer restringir a nossa (muito ruim por sinal) internet fixa, da mesma forma que o fazem com a móvel. Em nosso país as pessoas querem o acesso (quase sempre) gratuito, o que acho não ser possível sempre, porém se as grandes empresas investissem nesse grande público da classe C, D e E, os ganhos seriam maiores para todos. Tanto empresas quanto pessoas que acessam e principalmente aos profissionais que teriam maior público a atender com App_s bons e funcionais.
216 - comentário - 28/03/17 - 09:25:26 - Wilze Mary de Jesus - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades estão no casamento do perfil do profissional com o perfil da oportunidade e empresa, onde sua melhores características são valorizadas e possuam liberdade para acontecer, e suas características à serem melhoradas são trabalhadas em conjunto com seu gestor. Os melhores profissionais são os mais engajados e comprometidos com o crescimento da empresa e satisfeitos com sua função.
Pecados
217 - comentário - 28/03/17 - 09:35:55 - Lycio Teixeira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As grandes oportunidades são aquelas com grande potencial disruptivo, de rápido crescimento, com alto grau de volatilidade. Estão focadas principalmente na divisão de três grandes grupos: tecnologias que levarão inteligência a todas as partes, como IA e aprendizado de máquina_ tecnologias que promoverão a interconexão do mundo digital com o mundo real_ e as plataformas e serviços necessários para entregar toda essa inovação para os usuários finais. Destaco 3 motivadores para esta linha de pensamento: IoT (IA), Aplicativo de Malha e Arquitetura de Serviços Independentes.
218 - comentário - 28/03/17 - 09:57:34 - Antonio Luis Amadeu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que falar de inovação e tecnologia, seja redundante devido a tudo que tem acontecido nos últimos 15 anos. Dando um pouco mais de ênfase nos tópicos acima, digo que hardware e software são _commodities_ hoje e as melhores oportunidades de trabalho de TI, neste ano e no próximo, estarão em áreas de modelagem estatística de algoritmos para IoT, Big Data, Data Science e etc. Esta nova maneira de olhar para os dados estará extremamente em pauta em todas as empresas, de todos os setores, basta ver a enorme quantidade de vagas abertas no segundo semestre de 2016, para Cientistas de Dados e áreas afins. Hardware e Software sempre serão pontos chaves, mas caíram já faz muito tempo no lugar comum. A inteligência que se pode extrair, utilizando hardware e software é que seguirá como próxima tendência.
219 - comentário - 28/03/17 - 10:00:59 - Edinei - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu cenário, atuo como Administrador, o crescimento atual esta sendo em _Cloud_, atuo junto de uma consultoria e nossos clientes _pequenas, medias_ empresas, vem solicitando cada vez mais o baixo custo.
Com isto tenho trabalhado, muito mais com Cloud, Virtualização, e alguns cenários já com clientes em ambiente open source.
Os profissionais que trabalham com _Liderança_ seja ela Field Service, Desenvolvimento, Redes, Servidores etc, estes serão os oportunistas do ano.
Acredito muito que o profissional para este ano, se fara diferente no Idioma, estes sem duvida crescera muito mais, afinal estou vendo muitas empresas procurando este tipo de profissional.
Já a tão falada _Internet das Coisas_ se faz necessária, uma mão de obra pesada e não vejo um bom investimento para este ano, 2018 pode ser melhor.
Cenário que estou vendo crescimento real, Jogos Online, Marketing digital.
220 - comentário - 28/03/17 - 10:09:44 - Artur Zen - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Direto ao ponto.

Brasil
- Computação em Nuvem
- Realidade Virtual / Realidade Aumentada
- Big Data
- Comércio Eletrônico
- Progressive Web Apps

Mundo
- Inteligência Artificial
- Machine Learning
- Progressive Web Apps
- Internet das Coisas
- Internet de Tudo
API
221 - comentário - 28/03/17 - 10:32:50 - Walter Mezzetti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muitas oportunidades para profissionais que estiverem atentos as novas tecnologias e dispostos para novidades
222 - comentário - 28/03/17 - 11:59:03 - Filipe Ferreira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devido a evolução constante, algo que me motiva e me inspira, é difícil prever onde as melhores oportunidades estarão.

Porém, é possível dar palpites baseado em pesquisas e reportagens. Baseado no que leio, acredito que as melhores oportunidades estarão nas áreas de:

- Computação em Nuvem
- BI
- Big Data
- Comércio Eletrônico
(Todos os itens acima estão ligado a Computação em Nuvem, por isso ela está em primeiro lugar)
- Segurança da Informação
- Flash Crowd

E aqueles que se manter atualizado de cada uma dessas áreas, será muito bem sucedido.
223 - comentário - 28/03/17 - 14:54:04 - Jairo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde.

Hoje em dia ainda vale a pena fazer uma pós/mba, isso realmente pesa no currículo?
Me interessei pelo MBA em Engenharia de Software Orientada para Serviços – SOA mas minha dúvida é se realmente vale o investimento, porque em conhecimento técnico com certeza posso garantir que hoje tem sites como alura, udemy, udacity, coursera que fornecem cursos com um ótimo aprendizado em diversas áreas de TI, mas isso acaba não pesando no currículo por não fazer muito sentido incluir uma lista gigante de cursos dos quais conclui.

Valeu!
224 - comentário - 28/03/17 - 15:20:42 - Moizés A Pereira Júnior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que em 2017 e 2018 as melhores oportunidades estarão nas empresas do segmento de Seguros, na execução de projetos ágeis que aumente a competitividade do negócio.
As empresas de consultoria devem oferecer mais oportunidades, porem de qualidade inferior e com a regulamentação da Lei da Terceirização, acredito que deverá aumentar a quantidade de body shop de perfis técnicos com diminuição das posições de gestão de projeto.
GOC
225 - comentário - 28/03/17 - 20:12:15 - Ricardo Caceres - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As melhores oportunidades para quem tem conhecimento como base Java e inteligência artificial, nas empresas menores como startups e consultorias em geral que tenham certificação Scrum master e Lean, pois a tendência é trabalhar em métodos ágeis .
226 - comentário - 28/03/17 - 21:00:08 - Marcelo Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sendo otimista, 2017 e 2018 serão os anos da recuperação, e retomada de investimentos, e de oportunidades de TI. Acredito que as áreas de governança, projetos e Big Data irão se destacar, dentro de consultorias e prestadoras de serviços em geral. Não vejo uma área específica se destacando, mas vejo o mercado cada vez mais exigente, e requerendo cada vez mais esforços e especialização. Mãos à obra !
227 - comentário - 29/03/17 - 01:11:02 - Cid Ougaske - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O investimento em TI deve manter-se ou mesmo reduzir-se devido a situação macro do País, com crescimento previsto apenas para 2020. Neste ínterim novas tecnologias Lean e apostas de redução de custo como cloud, SAAS e outros serviços móveis_ serviços pessoais e manutenção das soluções estarão entre as preocupações dos empresários. Em pesquisa o Gartner apontou algumas tendencias como redes neurais profundas, Iot e máquinas inteligentes no exterior. Maravilhoso academicamente e para desenvolvimento mas ainda longe dos principais problemas reais das empresas nacionais. Entretanto, as empresas que apostarem em inovação estarão a frente quando a economia se reaquecer, em um novo ciclo. Bem, especular faz parte do homem e prever o futuro é apenas um exercício intelectual. Quem viver verá.
228 - comentário - 29/03/17 - 10:01:27 - DENIS MELO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que área de TI já esteja em recuperação, o que percebo é que com a grande demanda que o mercado há de profissionais desempregados, as empresas acabaram por optar a escolha dos melhores mas pagando pouco por eles, o que desanima os profissionais. Mas para quem esta com contas atrasadas acaba aceitando o que não gostaria, mas a necessidade fala mais alto meus amigos.
em fim, acredito que 2017 e 2018 todas as frentes de TI estarão disponíveis, o difícil vai ser se enquadrar as necessidades das empresas
Hospitalhd
229 - comentário - 29/03/17 - 10:09:00 - Victor Alves dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendência é termos projetos menores com mais frequência e para a gestão, a especialização em metodologias de gerenciamento de projetos ágeis será um diferencial.
230 - comentário - 29/03/17 - 10:13:09 - Leandro Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia, pelo que consigo enxergar as melhores oportunidades para quem trabalha com TI estarão disponíveis em toda área, pois, já podemos perceber uma grande melhora em nosso setor, as demandas já estão aumentando, algumas empresas já estão conseguindo investir um pouco mais na área de TI, talvez essa melhora seja mais visível em 2018, enfim, essa é minha opinião e espero realmente que se realize.
Abração a todos.
231 - comentário - 29/03/17 - 10:13:38 - Cristiano Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o pior já passou. Aos poucos a economia se estabilizará e o País voltará a crescer. Entretanto, é preciso pensar nas oportunidades de hoje, afinal, todos nós precisamos colocar comida na mesa. Os últimos dois anos foram difíceis, devido a crise, empresas de grande porte que sustentam a área de TI reduziram investimentos e isso interferiu diretamente no nosso dia a dia. As Empresas de TI reduziram pessoal, tenho diversos colegas que ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho.
Portanto, projetos não essenciais para o funcionamento das empresas (clientes) foram descontinuados. Isso nos leva a entender que as melhores oportunidades estão em projetos que provém conformidade com a legislação, isto é, aqueles que mesmo a empresa passando por dificuldades, não há opções, a não ser se adequar. Podemos citar soluções fiscais, contábeis e de Telecom.
234 - comentário - 29/03/17 - 11:12:15 - Fernando Henrique Diniz de Aze - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a área hospitalar esta em grande expansão, sistemas de gestão hospitalar, gestão eletrônica de documentos entre outros.
dbassocia
235 - comentário - 29/03/17 - 11:29:05 - Juliano Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A Área de TI sempre oferece um leque de oportunidades, em diversas frentes.
Já algum tempo a área de Segurança e a Internet das coisas são as grandes frente a serem exploradas na T.I.
Automóveis, eletrodomésticos e eletroportáteis são setores em franca ascensão. Será inevitável o crescimento da T.I neste contexto.
236 - comentário - 29/03/17 - 11:58:17 - Ricardo Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a área de telefonia móvel, aplicativos e plataformas para diversas setores com o objetivo de integrar diversos serviços em um único lugar reduzindo espaço, tempo e custo para o usuário.
237 - comentário - 29/03/17 - 13:25:54 - Paulo Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que na Área de Ecommerce, fiz alguns trabalhos relacionados a essa área. Telefonia Móvel parece ser um bom caminho também. Mas sempre voltado ao mercado B2C ou até C2C.
238 - comentário - 29/03/17 - 13:26:42 - Gestao de TI - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito em projetos com mais frequência e para a gestão, a especialização em metodologias de gerenciamento de projetos ágeis será um diferencial.
A infraestrutura e segurança da informação são áreas bastantes procuradas.
GOC
239 - comentário - 29/03/17 - 15:06:51 - Jarbas de O. Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A recessão no Brasil trouxe uma mudança radical de vários setores principalmente na área de TI, muitos investimentos em projetos TI em andamento tiveram seu ciclo interrompidos ou nem iniciaram, com isso se criou novas tendências no mercado.
- Leque maior de especialização do profissional_
- Menores Salários_
- Aumento da Terceirização do quadro efetivo_
- Adaptação e implantação de novos processos e sistemas a menores custos.
Com estas novas tendências restam aos todos profissionais de TI a adaptação, a um preço muito alto a se pagar, onde cada profissional sabe dos investimentos pessoais efetuados para se chegar a um patamar profissional de qualidade, por isso acredito muito em uma reviravolta de 2017 para 2018, onde a retomada dos investimentos nas empresas exigira a demanda de profissionais qualificados para atender os objetivos pretendidos de qualidade, conhecimentos e metas.
240 - comentário - 29/03/17 - 16:58:56 - Luis Deilson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entendo que a crise não trouxe um impacto tão relevante para o setor. Ela abriu oportunidades principalmente no setor governamental e mais rigor para as empresas privadas. O sistema bancário mais complexo do mundo é nosso. E eles não somente conseguem operar devido a TI mais lucram muito com ela. Hoje nenhuma empresa pode deixar de empregar TI para conseguir aumentar sua eficiência e eficácia.
Quando o governo brasileiro começar utilizar a TI nos seus processo de gestão talvez consigamos resolver os entraves burocráticos de forma muito mais rápida e diminuir a corrupção. Afirmo isto pelo fato de ainda ser necessário um caminhão de papel para se conseguir fazer qualquer tipo de negócio.
O setor privado brasileiro de MPE(Micro e Pequenas Empresas) não sabe fazer uso da TI para alavancar os seus negócios, nem mesmo utilizar o sites de vendas. Logo a tendência e sempre de melhora para TI.
241 - comentário - 30/03/17 - 09:00:37 - José - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo que as oportunidades de trabalho em TI, nestes próximos 2 anos, estarão em projetos de pequenos ou médios portes e que apliquem os conceitos das metodologias ágeis.
242 - comentário - 30/03/17 - 09:26:59 - Leonardo Donizeti Fagnani - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para os proximos anos as maiores oportunidade na area de Tecnologia estarão em projetos relacionados a Cloud Computiing.

Em um cenario de crise economica no pais, projetos de redução de custos ganham muita força e milhares de startus surgem a todo momento.

Tecnologias em nuvem, PAAS, IAAS e SAAS facilitam imensamente e possibilita que negocios sejam criados com muita facilidade e com custos baiximos.
apipesq
243 - comentário - 30/03/17 - 11:36:47 - Francisco Ricardo Brandão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estamos passando por uma transição muito importante na história. Uma transição que no futuro será lembrada por um período de muitas mudanças. Uma revolução de tudo que conhecemos hoje como tecnologia.
Passamos por um grande crescimento digital “virtual”, com o crescimento das redes sociais, diversificação de sistemas e aplicativos de todos os tipos.
E quanto ao meio que utilizaremos para interagir com toda esta tecnologia? A necessidade do mercado não ficará apenas na ânsia por um celular moderno, as pessoas irão desejar carros inteligentes, casas inteligentes, sistemas integrando tudo isso.
A tecnologia empregada não será o ponto mais importante, sua capacidade sim. A automação de sistemas e máquinas está latente, à beira de uma fusão que será um grande salto tecnológico.
IA A inteligência Artificial será o foco para este ano e para os próximos. Francisco Ricardo Brandão
244 - comentário - 30/03/17 - 12:47:40 - Carlos Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Relutei em responder o Fórum, mas vejo que muitos de meus colegas de estrada, sempre tendem a responder tecnicamente, vamos para essa tecnologia ou vamos para está plataforma. Enfim minha resposta não é técnica e nem filosófica e sim para o nível de gestores.

As melhores oportunidades ainda continuam nas pessoas. Sim, se hoje com o advento da transformação digital _criamos_ cada dia mais técnicos capacitados a criar e convergir soluções, sistemas e plataformas.
Deixamos cada dia mais de cuidar de nossa equipe.

E sim não conseguimos mais criar elos de dedicação, comprometimento,mantendo cada vez mais uma alta rotatividade nas equipes, perdendo o histórico e o engajamento das pessoas.

Mas concluindo meu raciocínio, creio que a maior tendência para os próximos anos seja ainda em encontrar os colaboradores certos para as posições e desafios corretos.
245 - comentário - 30/03/17 - 19:12:19 - Ulysses Cesar Zendrini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para os próximos dois anos, as oportunidades de trabalho estarão mais direcionadas para as Ciências dos Dados. Atualmente, já existe uma grande iniciativa neste sentido, porém, descobriu-se que o cruzamento de informações pode gerar resultados impressionantes, e as variáveis são quase infinitas. Portanto, as grandes empresas estarão se beneficiando desta tecnologia para alavancar os seus negócios cada vez mais e com uma assertividade nas tomadas de decisões na mesma proporção.
246 - comentário - 31/03/17 - 17:07:01 - ALEXANDRE BARROS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os próximos Trendig Tech Topics são:
- Cloud Computing,
- Mobile
- BI
Uma observação quanto ao mercado de dispositivos móveis é que vemos uma integração a IoT neste ano ainda incipiente, mas que será um grande trending tech topic já em 2018.
dbassocia
247 - comentário - 02/04/17 - 10:00:18 - Marcos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Realmente o desenvolvimento da tecnologia sempre leva a novas oportunidades, pois caminha ao lado do cenário de cada pais, por exemplo o nosso. Quando ouço transformação digital, cloud computiing, as peças apenas mudam de nome....o que era mainframe com portas físicas gerando enumeras portas logicas...CPD para Data Center....enfim....percebo que o fenômeno _etarismo_ esta ocorrendo em empresas multinacionais, pois os jovens que adentram ao mercado me parece no caminho da innovation, startup....muito legal ...porem não esta ocorrendo o _comprometimento_, _atitude_ + convergência da tecnológica, como por exemplo TI com TA. A infraestrutura continua firme e é nesse caminho que o mercado caminha, pois a partir dele existe as derivações tecnológicas que são enumeras.
248 - comentário - 02/04/17 - 13:49:49 - MARY SPIAGORI - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

BI e segurança da informação.
249 - comentário - 03/04/17 - 09:30:03 - JLentini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as empresas irão precisar de pessoas com conhecimento em SAP.
250 - comentário - 03/04/17 - 10:24:00 - Cristiano Meneses - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito na web e dispositivos moveis que estarão as oportunidades e uma tendencia. O celular já é um computador e vai ficar cada vez melhor.
Hospitalhd
252 - comentário - 03/04/17 - 10:38:01 - Paulo Cunha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A meu ver:

- Internet das Coisas está na lista de ameaças à segurança cibernética, assim a área de segurança da informação poderá ser um bom caminho_
- O fim da TI Bimodal, a avaliação do valor que a tecnologia pode trazer para o negócio pode ser uma estratégia focada nas habilidades profissionais daqueles que lidam com o negócio_
- DevOps se tornará NoOps, a tecnologia móvel pode ser um caminho. Assim, os profissionais técnicos devem avaliar e investir neste segmento_
- Reset cultural, reavaliar a organização é uma necessidade constante frente aos requisitos de mercado. Assim, a analise de negocio bom ser um segmento bastante atrativo_

Obs. os tópicos foram tirados do site CIO, porem a opinião é de Paulo Cunha (Quattri Consultoria).
253 - comentário - 03/04/17 - 11:17:41 - Wesley De Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sem sombra de dúvida, a área mais promissora para os próximos anos é: Data Science.
Estude: Linguagem R, Linguagem Python, Hadoop, e toda sorte de linguagens de programação e ferramentas de Big Data.
A IoT - Internet of Things - também está em alta: a AWS criou serviços específicos de IoT, como o AWS Greengrass e o AWS IoT.
Esteja em alerta total para as oportunidades de aprendizado GRATUITAS que estas empresas oferecem para formar uma nova geração de Cientistas de Dados:
. Amazon AWS
. Microsoft Azure
. Google Cloud
. IBM BigInsights Data Scientist.
Estas empresas estão oferecendo tecnologia GRATUITA para aprendizado, para formar uma nova geração de Cientistas de Dados.
Muita atenção também à Coursera,org e ao edX.org: estas entidades oferecem cursos de alto padrão principalmente nas áreas Data Science e IoT.
Isto faz parte da Nova Biblioteca de Alexandria Virtual!
254 - comentário - 03/04/17 - 11:32:48 - Paulo Dalto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em minha opinião estão ligadas as APPs devido a mobilidade e facilidade na utilização em smartphones, tablets e também nas TVs que hoje facilitam muito a interação por estes canais.
Vejo também uma migração dos usuários de PCs para a plataforma web utilizando os canais acima e que estão sedentos por facilidades e praticidade na utilização de um software e ou ferramenta como por exemplo acessar um banco e fazer uma transferência ou até mesmo comprar um produto e fazer a liquidação financeira imediatamente e também acompanhar o tracking dos passos até a sua entrega efetiva.
Se a internet nos eu o caminho, agora basta _plantarmos_ para conseguir bons frutos e vida longa através desta ferramenta fantástica que facilita muito as nossas vidas nos dias de hoje e com certeza continuará se perpetuando por muitos e muitos anos.
256 - comentário - 03/04/17 - 12:39:44 - Erika Borges - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que o reflexo da crise politica e financeira ainda requer atenção para os projetos de tecnologia que reduzem custos das companhias pelo menos pelos próximos 5 anos e ou até uma melhoria no cenário financeiro mundial.
A influência política americana no mercado também criará uma tendência por mudanças sólidas em sistemas e infra-estrutura das multinacionais.
A gestão das empresas no ambiente global irão com certeza, exigir a tomada do controle dos projetos de tecnologias nas empresas localizadas no Brasil.
GOC
257 - comentário - 03/04/17 - 16:14:39 - Riberto Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu tenho tido como foco a área de redes, e um tema que tenho visto em evidencia é SDN (Software Defined Networking). É um assunto que tem feito que profissionais na área de rede busque mais conhecimentos em programação, a ideia é desenvolver softwares que permita monitorar, definir e alterar a comutação de redes através de uma interface programada, acredito que a procura das empresas por profissionais com esse conhecimento cresça cada vez mais.
E também outro assunto é IoT, que tanto na área de segurança como desenvolvimento trara bastante oportunidades.
258 - comentário - 03/04/17 - 16:42:26 - Luiz Toelle - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mobile,
Cloud,
Gestão de Projetos,
Segurança
259 - comentário - 03/04/17 - 21:23:40 - Luiz Moreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, por estar a quase 10 anos na área de desenvolvimento, ainda acho uma área que sobra vagas, principalmente para analistas com mais experiências, como pleno, sênior.. Na questão da tecnologia, temos que estar sempre atualizados e alinhados com as novas demandas do mercado, arquiteturas, frameworks, principalmente pelo fato de cada vez mais as coisas estarem otimizadas, integradas e multiplataforma. Mesmo assim, sinto que em empresas de grande porte, temos um legado imenso de tecnologias antigas, aonde existem grandes projetos de migrações, porém pela complexabilidade do sistema atual, leva muito tempo para migração além de ser muito custoso. Resumindo, existem vagas para diversos perfis e conhecimentos desde que tenha experiência!
260 - comentário - 04/04/17 - 13:22:56 - Wagner Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1. Investimentos para a redução de custos na área de Tecnologia.
2. Segurança
3. Nuvem
4. SaaS
Hospitalhd
261 - comentário - 04/04/17 - 17:07:43 - Alencar Queiros - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estarão na área de serviços, pois com as novas diretrizes atuais vai se tornar mais fácil a contratação de terceiros pelas empresas e isto facilitará a locação de profissionais que estão hoje disponíveis no mercado.
262 - comentário - 05/04/17 - 00:01:51 - José Nelson Lemos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Temos duas tendências de momento, com alta capacidade de negócios.
a) Integração de aplicações entre empresas parceiras de negócio, principalmente com servidor em cloud.
b) BI com disponibilização das informações gerenciais por meio de Portais Web ou Aplicativos para tablete / mobile
263 - comentário - 05/04/17 - 02:22:06 - Wellinton Luiz Julio Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião a area de serviços tende a ter um crescimento maior perante as outras, devido as novas regras adotadas pela legislação. Além do que, para haver um crescimento perceptivel nos outros segmentos serão necessários investimentos de recursos, e a situação do país ainda não apresentou uma melhora significativa para tal ação.
264 - comentário - 07/04/17 - 01:41:21 - Danilo Bernardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião a a área que tem crescido é a de segurança em geral, desde rastreamento de frotas até a abertura de um gaveta.

Uma área que acredito que terá muita evolução é ade IOT, existe uma grande expectativa para este mercado.
dbassocia
265 - comentário - 10/04/17 - 14:30:12 - Roberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nuvem...nuvem...nuvem....
266 - comentário - 12/04/17 - 12:52:01 - Convidado Especial - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ainda aposto na área de CallCenter, onde tem havido grande crescimento, desde o SAC até em Cobranças e/ou Ofertas.
267 - comentário - 20/04/17 - 11:50:30 - Douglas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar da crise ter afetado fortemente mercado de trabalho nos anos de 2015 e 2016 em todas as áreas. A área de TI e Sistemas teve impacto, mas não foi tão forte comparados as outras áreas.

Acredito que ano de 2017 será melhor e mercado de trabalho terá crescimento e principalmente a área de TI e Sistemas.
268 - comentário - 26/04/17 - 09:47:08 - Bruno Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as melhores oportunidades estarão em desenvolvimento baseado em cloud, tais como DaaS, SaaS, etc. Tecnologias tais como NodeJS e ReactJS já são uma realidade para desenvolvedores web e estarão em alta nos próximos anos. Aplicações desenvolvidas para plataformas híbridas também devem ser destacadas.
GOC
269 - comentário - 26/04/17 - 10:56:01 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu ponto de vista as melhores oportunidades estarão ligadas a mineração de dados, BI, Big Data e em segurança da informação.
270 - comentário - 30/04/17 - 20:36:35 - Felipe Domingues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

TI tem que entregar mais e mais rapidamente. Nos próximos anos veremos uma avalanche de contratações para BigData (ainda embrionário no Brasil e pouco usado nas empresas grandes), Analytics (para entendimento desse volume de dados e geração de insights), Arquiteto de soluções (voltado para a melhor estratégia no uso dos dados e informações de maneira mais rápida) e gerenciamento de projeto efetivo (Prince2, Agile, Scrum, etc..)

A velocidade está tamanha que as empresas não conseguem acompanhar. Você sendo inovador, terá emprego garantido
272 - comentário - 04/05/17 - 08:42:13 - José Roberto Del Bianco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A TI esta em toda área. qual o objetivo da TI fazer mais rápido e com menos erros o que as pessoas fazem.

A maioria dos trabalhos repetitivos já foram substituído por processos de computador. A grande inovação estão em redes neurais, Big Data.

Porem existe uma gama muito grande oportunidades. A área de games esta aquecida pelo aparecimento da realidade virtual com produtos bons. Porem ainda não acessível a todo mundo.

Mas acredito que em 10 uma grande parte das pessoas irá trabalhar da sua casa projetados em um escritório virtual. E tudo isso é novo tem que ser criado por alguém.

Então se esta começando agora. esquece a linguagem não se preocupe em ser um profissional .Net ou Java. Aprenda mais, conheça um ramo de negócio, aprenda Redes Neurais, Aprenda modelagem 3D. isso lhe será um diferencial nos próximos anos.
Página 1 de 1
Pular para a página:
X