O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

PgMP (Gerente de Programas)Uma nova certificação de valor

 

 

Por Marcos Pires, PMP

marcos.pires2000@yahoo.com.br

 

 

É muito clara a importância do profissional de gerencia de projetos no contexto atual, principalmente nas empresas que desejam se manter (ou buscam ser) competitivas em seus respectivos mercados, pois hoje, cada vez mais produtos e serviços necessitam ser implementados em pouco tempo, com menores custos e que atendam totalmente seus objetivos com a qualidade esperada.

 

A gerencia de projetos não é garantia de sucesso em projetos, mas a aplicação de práticas, processos, técnicas e ferramentas reconhecidas e aliadas a competências profissionais podem aumentar (e muito) as chances de sucesso em qualquer tipo de Projeto.

 

Para apoiar estes cenários, os profissionais de gerenciamento de projetos já possuem o famoso PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que consiste em um guia com as melhores práticas definidas e difundidas pelo PMI (Project Manager Institute) onde grupos de processos e áreas de conhecimento entre outros são aplicados no contexto do gerenciamento de projetos buscando auxiliar gerentes, equipes e demais interessados a alcançar sucesso nas conclusões de Projetos.

 

Do ponto de vista profissional, o PMI já oferece há alguns anos, a certificação PMP (Project Manager Professional), muito valorizada pelo mercado, que evidencia que o

Gerente de Projetos conhece as melhores práticas de gerenciamento de projetos existente e isso torna o este profissional ainda mais importante, sendo peça fundamental de fator de sucesso.

 

Mas o objetivo deste artigo, é também abordar um pouco a mais nova certificação disponível no mercado, que promete valorizar ainda mais os profissionais de projeto. O PgMP !

 

Oficializada em 1o. de Outubro de 2007, o PgMP (Program Manager Professional) é uma certificação destinada a gerentes de programas, ou seja, os profissionais responsáveis por gerenciar múltiplos projetos (integrados) num contexto que vai além do gerenciamento único de projetos. A missão de um Gerente de Programas é ter uma visão mais ampla dos projetos (programa), efetuando o controle de custos, prazos e riscos, além de gerenciar o compartilhamento de recursos, a comunicação com stakeholders tanto internos quanto externos e demais atividades importantes.

 

Para estes profissionais, o PMI lança a Certificação PgMP, que após 2 anos de estudos, finalmente esta disponível para o mercado de profissionais de projetos que desejam mais uma valiosa certificação no currículo e consequentemente um reconhecimento do mercado. Semelhantemente a certificação PMP, onde o candidato a PgMP deverá também comprovar experiências profissionais e acadêmicas que serão analisadas por uma bancada de especialistas em Gestão de Programas do PMI e também realizar uma prova (por enquanto só no idioma inglês) de 170 questões que deverá ser concluída em até 4 horas.

 

A novidade para esta certificação em relação ao PMP, é um terceiro item de elegibilidade que o PMI chama de avaliação 360 graus, onde o candidato deverá indicar 12 profissionais na qual ele já tenha trabalhado em projetos anteriores. Estas indicações devem ser de níveis diferentes (ex: subordinado, outros gerentes, diretores e etc.), onde o PMI poderá consultá-los para a obtenção de mais informações sobre o profissional candidato a PgMP.

 

A exemplo da certificação PMP, o exame PgMP também segue uma estrutura que é composta de:

 

Definição de Programa

Iniciação de Programa

Planejamento de Programa

Execução de Programa

Controle de Programa

Conclusão de Programa

 

 

Um outro diferencial em relação ao exame PMP é o valor. Enquanto um candidato a certificação PMP pagar em torno de US$400,00 para realizar a prova, um candidato PgMP desembolsa US$1.500,00 (ambos os valores para associado PMI).

 

Por ser uma certificação nova, ainda não há parâmetros de sua aceitação no mercado, mas em minha opinião, será bem absorvida pelo mundo profissional e corporativo que entendam que a chave para o sucesso de seus objetivos estratégicos é a excelência

em gerenciamento de projetos, na qual o PgMP vem também para reforçar este conceito

 

Em artigos futuros estarei trazendo mais informações sobre Program Manager Professional.

 

 

 

Marcos Pires, PMP

É gerente do escritório de projetos (PMO) da Hold Consultoria em TI, docente do Senac-SP de cursos Pós Graduação e de Extensão em gerenciamento de projetos.