248 - comentário - 04/02/24 - 08:07:11 - Raildson Felipe da Silva - 170.83.146****
Acho que o tópico _O nível de conhecimento tecnico exagerado_ é realmente um desafio que cresceu muito nos últmos anos. A solução pra mim é apostar no longo prazo, com muita dedicação e vontade nos estudos e dia a dia.
247 - comentário - 15/01/24 - 19:39:09 - JORGE LUIZ INACIO - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Embora a área de TI seja uma demanda crescente nos tempos atuais, os desafios são cada vez maiores. Os salários têm acompanhado, ainda que de forma um pouco tímida, esse crescimento. O ponto central talvez seja da parte do candidato: Procuro um salário ou uma vaga de trabalho em TI? Tenho capacitação? Quais meus diferenciais para a vaga postulada? Respondendo essas perguntas de forma positiva, tendo à mostra as capacitações adquiridas, o salário estará a altura das suas habilidades.
246 - comentário - 24/12/23 - 05:23:37 - Bianca Souza - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Apesar da Bolha que se formou em 2020 por causa do Covid-19, a área de TI ainda está escassa de profissionais realmente capacitados para o desenvolvimento das atividades, pois muitas pessoas entraram no ramo, apenas pelo _Ripe_ do momento, mas não se especializou ou buscou atualizações, com isso o mercado teve que aceitar mão de obra mediana e consequentemente os salários que até então eram altos, se tornaram mais baixos poe conta de a qualidade da mão de obra ter baixado e ser necessário mais de um profissional para a execução de algumas tarefas.
Por outro lado, o home office ficou mais popular, gerando menos custo de transporte, tanto para o empregador quanto ao colaborador, ou seja, o valor que seria investido no transporte não seria mais necessário, gerando um _bônus_ para o funcionário que não precisaria arcar com isso, vide que a maioria dos profissionais são PJ.
245 - comentário - 12/12/23 - 16:20:03 - Fábio Donizete - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
O resultado da pesquisa foi interessante, e condiz com o que vemos no dia a dia.
Com o COVID, e por consequência os lockdowns, diversas pessoas conheceram pela primeira vez Home Office, que já era uma modalidade de trabalho conhecida e praticada a anos por profissionais de TI pelo mundo todo. Empresas começaram a se adaptar a possível nova realidade, tendo que oferecer equipamento/dispositivos para tornar o trabalho remoto possível.
Infelizmente nem tudo são flores, muitos sofreram redução no salário, outros foram simplesmente demitidos, e tiveram que procurar por outras vagas. E a taxa de juros/inflação que ocorreu na pandemia não ajudou. Não é à toa que 11,3% da população estava em situação de insegurança alimentar.
Mas acredito que a área é extremamente adaptável.Tenho grandes esperanças da área, principalmente com o Brasil sendo um país emergente.
244 - comentário - 04/12/23 - 08:14:22 - Eduardo Santos - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Gostei da pesquisa.
A bolha de TI estourou no mundo todo.
Durante a covid, a demanda por serviços de TI cresceu muito, para atender as necessidades novas e urgentes, geradas pela pandemia. A taxa de juros baixa e a grande oferta de capital para investimento, também ajudou.
A situação mudou e agora o mercado esta novamente em processo de adaptação.
Ainda existem boas vagas e bons salários, mas a competição esta maior, muitas pessoas que migraram para TI durante a covid, não tiveram tempo de se adaptar e hoje existe uma grande oferta de profissionais com baixa qualificação, o que acaba impactando no salário de todos.
A boa notícia é que o ajuste deve ser temporário, novas oportunidades, como por exemplo a IA, devem voltar a impulsionar a área.
243 - comentário - 02/12/23 - 00:27:41 - Tatiana - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Eu vejo a pandemia possibilitou pessoas migrarem para área de tecnologia, pensando que seria necessário somente fazer um curso rápido de qualificação.
Há uma gama de _influencers_ na área, desejando vender cursos e conteúdo prometendo uma vida fácil e em poucos meses de experiência obter um rapido retorno financeiro e isso não é uma verdade.
Com isso, percebi que muitos aventureiros sem conhecimento específico em negócios ou mesmo em conceitos básicos, desejando ter cargos Pleno e Sênior, desejando a remuneração dessas posições.
Outro problema que enfrentamos foi o profissional confundindo o home office com flexibilidade para resolver problemas e sua vida pessoal durante o expediente, atuando em 2 ou 3 projetos simultaneamente, não realizando entregas nos prazos estipulados, havendo necessidade de acompanhar mais de perto a efetividade do trabalho e horas trabalhadas com ferramentas
242 - comentário - 01/12/23 - 11:57:26 - Carlos - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Domínio do conhecimento e experiência são os pilares da execução do trabalho de qualidade, a demanda sempre aumenta com velocidade, atualizar-se é fundamental. Vejo que muitos estão presos na ilusão do conhecimento que cria barreiras para sua evolução. Pessoas que realmente apagam incêndios e saem do outro lado são difíceis de achar. Lamento que algumas empresas atualmente aqui no DF não valorizam adequadamente os profissionais desse quilate, pois tem seus olhos obscurecidos pelos custos do projeto, e acabam perdendo seus prazos.
241 - comentário - 30/11/23 - 09:47:27 - Teofilo - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Nos últimos meses tenho percebido uma corrida por dados e inteligência artificial e fazer esta integração, porem tenho visto cada vez menos jovens entrando no mercado.
240 - comentário - 30/11/23 - 09:13:34 - Alexandre - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
O que tenho percebido aqui é que há uma pré-disposição em pagar um bom preço, mas, existem duas barreiras muito difíceis de serem superadas:
1 - Cada empresa requer um profissional completamente qualificado para o trabalho desejado_
2 - Quase nunca se encontrar esse profissional_
3 - E quando se encontra, ele já está prestando serviço para outra empresa_
Diante disso acaba-se contratando um profissional médio por um preço médio.
E geralmente a experiência é frustrante porque todos estão querendo as coisas rápido.
239 - comentário - 29/11/23 - 22:52:43 - CINCINATO MOREIRA DA SILVA NET - *** CONVIDADO(A) ESPECIAL ***
Vejo que o maior problema é a baixa faixa salarial da área.