O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Comente a pesquisa apinfo 2014, sobre o mercado de TI e salários.

59 - comentário - 05/01/15 - 10:17:02 - Joao - 189.111.16****

Me arrependo amargamente de ter insistido, e investido muito, pra continuar atuando em TI. Já estou nesse mercado há 23 anos, certificações, e realmente o investimento e esforço não compensam. Deveria ter mudado de área enquanto era novo. Estou agora naquele grupo de pessoas com mais de 40 que viu que TI não vale a pena, e que mudar pra uma engenharia, por exemplo, gera dúvidas quanto à idade X estágio, etc. TI exige que você seja mais político do que técnico. Quem consegue ser o _amigo de todo mundo_, conviver com falsidade, ser falso, sorrir para todos, fazer tudo o que querem, se sujeitar a tudo e todos, se dá bem mesmo. Se você tiver integridade e se auto-valorizar, melhor mudar de área.
59 - Réplica - 09/01/15 - 12:10:55 - Carlos - 189.111.16****

MÁRCIO SUGA, com 44 anos e sem experiencia na área como voce acha que vai conseguir entrar nessa área? com essa idade nem quem tem mais de 20 anos de experiencia consegue emprego bom... acho que sua escolha não foi muito feliz. Minha sugestão é que continue na área comercial/empresarial que tem muito mais chance de se manter em alguma carreira, e com remuneração mais justa pode ter certeza. Apenas faça alguma especialização em sua área mesmo.
59 - Réplica - 08/01/15 - 21:39:07 - MÁRCIO SUGA - 189.55.104****

Pessoal, estou longe do mercado de TI desde que me formei como técnico em redes pelo Senai em dezembro de 2012. Trabalho no setor de Transporte e Abastecimento para as empresas da minha família. Em março de 2010, também, formei-me como técnico em informática. A vida me levou para a área comercial/empresarial. Gosto muito da área de TI, mas percebo que é uma área muito difícil. Sou de São José dos Campos - SP. Em minha cidade, a exigência do mercado é que você tenha condução própria (até parece que um recém-formado vai conseguir ter uma condução própria, não é mesmo, pessoal?), percorrer todo o Vale do Paraíba e não ficar somente em um local fixo para ver os problemas da rede, como acontece com a cidade metropolitana da capital paulista, para ganhar um salário-mínimo. Isto é o cúmulo do absurdo. Estou pensando mesmo em fazer ADS em uma faculdade particular de renome aqui na minha cidade.
59 - Réplica - 08/01/15 - 21:47:02 - MÁRCIO SUGA - 189.55.104****

Com 44 anos de idade, será que ainda dá para entrar de vez na área de TI como funcionário? Vocês podem não acreditar, mas devo ter gastado, aproximadamente, uns R$ 3500,00 só em vídeo-aulas de programação e livros, entre outros, para saber programar bem.

Como a profissão de informática não está regulamentada ainda no Brasil, não temos um sindicato forte para nos representar e ocorre o que o poder econômico sempre faz: Contratar pessoas desesperadas para ter um emprego, que aceitem tudo, humilhando-se para ganhar pouco e produzir muito, menosprezando o trabalho de um especialista na área de TI. O mercado de TI está prostituído: pessoas não se valorizam, ganhando muito pouco mesmo para produzir tudo deste.
apipesq19
59 - Réplica - 06/01/15 - 11:19:54 - Severino Batista - 177.79.27.****

Computacao em nuvens vai substituir a Internet, e esse choro que voces estao comentando ira acabar e ai voces irao pagar caro pra chorar (se deixarem).
59 - Réplica - 06/01/15 - 13:19:28 - Claudio - 189.111.16****

Computação em nuvem vai substituir a internet? muito improvável que isso ocorra nos próximos anos. A internet se transformou na infraestrutura básica de tudo hoje relacionado a TI e informações. Pra usar computação em nuvem você vai usar os recursos de que forma? telepatia? O parque de informática sempre será necessário nas empresas, mesmo pra acessar a nuvem, e com ele os peões de TI.
59 - Réplica - 05/01/15 - 10:20:59 - Joao - 189.111.16****

Networking? em outras palavras é o tal jogo de interesses. Arruma emprego melhor ou promoção só porque é amiguinho de alguém em boa posição? que tipo de mercado é esse? isso é coisa de Câmara e Senado, vida de político. Uma área em que você só é beneficiado se lamber alguém, e que não importa seu conhecimento e experiência, não é coisa boa não.
59 - Réplica - 05/01/15 - 10:31:20 - Joao - 189.111.16****

Sem falar que o profissional de TI é tratado como lixo. Todos, de todas as outras áreas, como usuários (geralmente com QI abaixo de 50), querem mandar em você como se você fosse a empregadinha deles. querem tudo na hora, o computador pra acessar o facebook tem que funcionar imediatamente, e não aceitam a explicação técnica de um problema. Seleções de RH então? só sabem ver se algumas siglas que passaram pra eles existem no seu currículo, caso contrário simplesmente jogam no lixo. Já quase fui descartado em processo seletivo de multinacional porque tinha que mandar um resumo e não coloquei a sigla TCP/IP, mas infraestrutura, redes, servidores, certificação mcse, etc.
Pecados
58 - comentário - 01/01/15 - 19:06:57 - FELIZ 2015 - 187.22.102****

Na verdade para algumas tecnologias mais usadas existem excesso de profissionais por isso os salarios são mais baixos, em outras que sao menos usadas ou de usos muito especifico, as certificações e cursos sao extremamente caros, ai existe uma carencia, portanto os salarios sao mais altos

Mas é sabido tambem que algumas vagas exigem requisitos absurdos como dominio em variadas tecnologias em ligação uma com a outra, isso ocorre pq nao se sabe definir o que realmente precisam utilizar epelo excesso de mao de obra, podendo se dar ao luxo de exagerar nos requisitos como filtro na seleção da mao de obra
57 - comentário - 01/01/15 - 13:04:06 - Mario Andrade - 177.79.27.****

O melhor curso que eu conheci em todos esses anos na area de TI foi o de MBA (o melhor da area).
55 - comentário - 26/12/14 - 16:47:46 - FELIZ ANO NOVO - 187.22.97.****

Eu ja pedi pro papai noel um emprego bom que ganhe bem no ano de 2015 em TI, sem que precise ser um jack bauer, chuck norris ou KITT
55 - Réplica - 31/12/14 - 14:59:39 - Pedro - 189.100.93****

Se tudo ocorrer bem e conforme o conversado próximo ano tenho uma promessa de aumento salarial. Eu irei ganhar mais, mas não sei o quanto é esse mais. De qualquer forma já tenho uma certa idade e preciso começar a ter um salário de gente grande. Preciso começar a me firmar financeiramente falando. E existem vários fatores ruins nisso, primeiro: Não posso trabalhar como PJ.

Segundo, perdi bastante do meu tempo trabalhando com suporte, dando o máximo de mim em algo que não me levou em lugar nenhum, cerca de 5 anos. (Mesmo sendo considerado o analista de suporte do ano na campanha na qual eu trabalhava, um título dado pelo cliente).

De qualquer forma tenho que me firmar.
apipesq
55 - Réplica - 31/12/14 - 15:09:26 - Pedro - 189.100.93****

Coincidência ou não meu primeiro reconhecimeno profissional seguido de um aumento salárial veio apenas agora, depois que procurei melhorar meu relacionamento pessoal.

O que quero dizer é que estou bricando mais na empresa,sendo mais sociável. (Não sou o que era antes, uma pessoa fechada que fazia seu trabalho da melhor forma possível. Mudei, faço o meu trabalho da mesma forma mas agora converso com as pessoas brinco,faço piada e isso tem feito bem a mim pessoalmente falando e a minha carreira).

Então ao meu ver é isso que me difere das pessoas que ganham muito bem, o relacionamento.

Ainda acho injusto essa maneira das coisas funcionarem. Afinal deveria ter uma distinção entre o pessoal e o profissional, contudo essa distinção quase nunca é feita. E as promoções são dadas as pessoas mais próximas.
55 - Réplica - 31/12/14 - 15:25:44 - Pedro - 189.100.93****

Creio que análise que as pessoas fazem na hora de dar promoções seja por proximidade.
Algumas das perguntas que presumo serem feitas são:
Quais as habilidade e competências necessárias para este cargo?
Quem têm tais habilidade e competências e ao mesmo tempo não irá me deixar não mãe?
(Aqui entra a proximidade, muitos misturam essa parte e em 99% dos casos é alguém que esta mais próximo que vai para o cargo cobiçado por muitos).

A tomada de decisão se fundamenta em possibilidades, tenho alguém próximo a mim que eu confiei(Confiança é algo que vem com o tempo e só se obtem após um bom conhecimento sobre algo ou alguém) e que cumpra esse papel? Se sim fatalmente um camarada( Parceiro,Companheiro ou colega irá ficar com a vaga). Senão, outra pergunta é feita, tem alguém na casa que cumpra tais requisitos?
55 - Réplica - 31/12/14 - 15:37:25 - Pedro - 189.100.93****

No segundo caso alguém que tem competência e que não seja tão próximo tem a chance mas antes desse existe um subnível de seleção.

Conhecidos das pessoas que são próximas a mim.(Por que conhecidos de conhecidos meus?Simples, eu tenho alguma garantia ). Não tenho controle sobre essa pessoa mas tenho alguém que esta com a tutela por assim dizer dessa pessoas e essa pessoa irá garantir que a pessoa que esta em sua tutela atinja ou até supere as expectativas.

Os níveis de seleção são: conhecidos que eu confiei, conhecidos de conhecidos que eu confiei, pessoas capacitadas dentro da empresa e por ultimo pessoas desconhecidas no mercado.
55 - Réplica - 31/12/14 - 15:52:51 - Pedro - 189.100.93****

Com isso posso presumir algumas coisas que batem de encontro com o que leio aqui.

1ª Os melhores salários e cargos são dados as pessoas proximas e de confiança não necessáriamente com mais competência ou habilidade mas as pessoas de confiança e é claro que existe uma balança.(Competência X proximidade).
(Isso é uma seleção natural e lógica).


2ª O mercado esta cada vez mais restrito, já que a seleção é feita por proximidade e confiança). A seleção é feita com base no relacionamento.

3ª O perfil de quem ganha pouco são de pessoas introspective que tem pouco ou nenhum network.

4ª A vazão de mercado será extremamente grande nesse perfil citado acima, algo que já acho que acontece com certa frequência TI.

O resto não irei dizer mas já disse mais do que gostaria.
Pecados
55 - Réplica - 31/12/14 - 16:14:11 - Pedro - 189.100.93****

Uma ultima coisa, a regulamentação de TI não acontence mesmo com mais de 80% dos profissionais querendo ela porque TI é uma área estratégica para o governo que mascara o desemprego.

Já que TI absorvi muitos dos profissionais formados em outras áreas
44 - comentário - 26/11/14 - 14:43:57 - Peçanha - 179.153.1.****

Concurso, galera! Começa meio ruim, mas melhora muito com o passar do tempo. O contrário de trabalhar com TI.
42 - comentário - 10/11/14 - 15:55:45 - Ronaldo - 191.178.23****

Acabei de realizar uma entrevista e queriam me pagar 500,00 reais para uma vaga de estágio, onde iria trabalhar como programador android.

Eu quero muito trabalhar com desenvolvedor, mais quando o cara falou esse valor quase levantei da mesa e fui embora..

No final concordei com tudo que ele falou, disse que estava apto e que queria trabalhar(pra não fazer desfeita), quando me ligarem vou dizer que esses 500,00 reais não da pra pagar nem a faculdade.

O problema é que logo logo algum desesperado vai aceitar essa vaga e é isso que me deixa louco.
42 - Réplica - 04/01/15 - 09:10:25 - Severino - 177.79.9.1****

TI foi feito para o setor executivo, se nao tem conhecimento executivo entao vai ter que se contentar com isso. MBA sempre foi e sempre sera melhor do que qualquer certificacao.
apipesq19
42 - Réplica - 04/01/15 - 09:10:31 - Severino - 177.79.9.1****

TI foi feito para o setor executivo, se nao tem conhecimento executivo entao vai ter que se contentar com isso. MBA sempre foi e sempre sera melhor do que qualquer certificacao.
42 - Réplica - 18/11/14 - 13:45:44 - Rodrigo Franco Nunes - 177.10.0.2****

Ronaldo, boa tarde.
faz 12 anos que trabalho na area de TI, to pensando seriamente em sair, é um mercado muito desvalorizado, a maioria das empresas enxergam nossa area como um custo, e não como um beneficio, algo que traga retorno.
O grande problema, foi o que tu comentou.. "O problema é que logo logo algum desesperado vai aceitar essa vaga e é isso que me deixa louco."
41 - comentário - 04/11/14 - 10:40:02 - Cláudio Américo - 177.205.19****

A tabela de Preços é uma realidade que demonstra não valer a pena seguir a Área de TI, principalmente se você começa a se _qualificar demais_, pois nunca irão pagar pelo que você vale e sempre irão buscar pessoas que se sujeitarão a ganhar pouco até mesmo pelo fato de não ter sindicato ou alguma lei que ampare o profissional como a LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966.que estabelece 6 salários iniciais para os profissionais de Engenharia além de um registro e sindicato.
Qualquer profissional de outra área pode trabalhar na área de TI e não será punido por isso, já o inverso sofre punição com prisão por execício ilegal da profissão.
Que ser um profissional da área de Ti faça Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica ou Advocacia que vai se dar muito bem, pois pode atuar nas duas áreas, a não ser que queira virar escravo de _Cursos e Certificações e ganhar salário baixo_.
41 - Réplica - 18/11/14 - 13:46:06 - Rodrigo Franco Nunes - 177.10.0.2****

Eu to abandonando.
apipesq
41 - Réplica - 17/11/14 - 20:09:07 - Clóvis - 186.239.23****

Voce tem toda razão, abandonei esta área já faz muito tempo, te exigem constantes atualizações, cursos caros, certificações, e querem te pagar salário de office boy !
40 - comentário - 31/10/14 - 17:22:20 - Luciano Rigolin de A - 177.220.17****

Sugiro disponibilizar uma tabela com a relação completa das linguagens e das certificações citadas na pesquisa. Só para curiosidade.
40 - Réplica - 16/11/14 - 11:36:01 - Peçanha - 179.153.1.****

Não tem essa de "qual linguagem" mais. As boas empresas hoje em dia não fixam mais a linguagem para o programador, elas o avaliam em qualquer uma delas e depois fazer a gestão para as políticas de adoção tecnológica da empresa.

Veja, quem se apega em linguagens e em aplicativos específicos são gestores fracos que não sabem recrutar e gerir times de desenvolvimento, alem é claro dos body-shops que precisam subcontratar para os fracos todas as palavras-chave catadas da internet.
39 - comentário - 30/10/14 - 14:44:28 - Floriano - 189.148.20****

Achei a pesquisa bastante abrangente e a evolução histórica dá uma boa ideia como a área de TI esta evoluindo e como devemos nos preparar para o futuro.
apipesq
38 - comentário - 30/10/14 - 13:02:30 - THIAGO - 187.22.88.****

SÓ ESQUECI DE DIZER ALGO, QUERIA PARABENIZAR A APINFO PELA PESQUISA, QUE MOSTRA O REAL RETRATO DA AREA DE TI NO BRASIL
37 - comentário - 30/10/14 - 12:58:22 - THIAGO - 187.22.88.****

ESTA DIFICIL INGRESSAR EM TI, MUITAS EXIGENCIAS,POUCOS ESTÁGIOS, FALTAM VAGAS PARA QUEM ESTUDOU E QUER POR A MÃO NA MASSA. EU MESMO TO ANOS ME ATUALIZANDO, FIZ FACULDADE PUBLICA, E NÃO VEJO OUTRA ALTERNATIVA SENÃO PRESTAR CONCURSO PUBLICO SENDO QUE ALGUNS SO EXIGEM ENSINO MEDIO E PAGAM MUITO BEM, UNICO PROBLEMA É ESTUDAR A LEGISLAÇÃO MESMO
37 - Réplica - 03/11/14 - 18:17:59 - Ian - 89.153.140****

Temos que ser honestos: TI é uma má opção de carreira. Só foi bom durante os anos 90.
Me arrependo de não ter estudado uma engenharia a sério, como civil, mecânica, química, industrial, etc. Teria uma carreira com prestigio, e podia satisfazer a minha paixão por programação na mesma: em todas essas engenharias pesadas há falta de pessoas que saibam programar.
Agora já tenho 40 anos e já é tarde para mim. O fato de haver poucas mulheres em TI é precisamente um reflexo de que é uma carreira com baixa qualidade de vida. As mulheres são essencialmente atraídas por carreiras superiores com prestigio. Creio que há maior percentagem de mulheres policiais ou piloto de aviação do que em TI.
TI é uma area dominada por nerds que não sabem se defender, nem negociar um salário. Daí a prostituição geral.
36 - comentário - 23/10/14 - 11:12:42 - Flávio Teixeira - 201.134.10****

Para mim a pesquisa deixa claro que o conhecimento técnico, apenas, esta cada vez mais desvalorizado.

Quem almeja um cargo mais elevado em TI, deve ter como principais diferenciais : inglês fluente, habilidade no relacionamento e conhecimento do negócio.

O conhecimento técnico já virou commodity.
Pecados
35 - comentário - 19/10/14 - 14:57:12 - Sergio - 189.29.236****

Lamentável a situação do profissional de TI, trabalho na área a 22 anos e a situação do salario é ridícula. Como li em outros comentários, realmente, cada vez exigem mais conhecimento e um salario menor em contrapartida. Por outro lado, vejo muitas empresas que investem muito em TI, portando, onde fica o dinheiro ?
35 - Réplica - 20/10/14 - 14:29:52 - MARCO PAULO MARTINS - 177.130.21****

Não sei os critérios adotados pela APINFO para a em pesquisa, entretanto os números batem com a realidade.

Parabéns a todos pela qualidade do site como um todo.

Abraços a essa galera...
Marco Paulo Lessa
DBA Oracle Sr / Progress
35 - Réplica - 19/10/14 - 16:44:12 - ewan - 191.182.21****

Realmente concordo , tenho 20 anos na área e realmente acontece os absurdos que você disse e tem mais , te contratam para uma vaga especifica e querem que você faça ainda mais do é exigido no cargo mas com o mesmo salário , essa área já foi boa até década de 90 , hoje é qualquer pessoa que trabalha como peão(não estou ridicularizando) de montadora ganha muito mais que um profissional de TI e tem muita mais qualidade de emprego e de vida!
34 - comentário - 08/10/14 - 04:01:13 - Carlos - 179.110.11****

Faça Engenharia Civil ou qualquer outra engenharia, menos a de Software. Abraços!!!
apipesq
34 - Réplica - 09/12/14 - 18:52:27 - Antonio - 189.121.61****

Quem tem um grupo dentro da empresa tem tudo, simples assim.

O fato de não ter mulher na área é simples,elas acham chato essa área. Mas as poucas que tem coragem para ingressar ganham tudo de mão beijada, (Você entra na empresa e tem que sair descobrindo como o negócio da empresa funciona e sai perguntando pra deus e o mundo, afinal só a empresa sabe como o seu negócio funciona. Mas ninguém tem tempo ou quer parar para te explicar) a menos é claro que você seja uma mulher bem apessoada e que tenha um belo sorriso no rosto. Ai eles pegam na sua mãozinha os três meses de experiência e te ensinam o processo de cabo a rabo quantas vezes forem necessárias e mil e uma maneiras de como fazer as coisas, ah é claro e a quem recorrer quando a coisa pegar fogo.
33 - comentário - 02/10/14 - 11:13:36 - Valdir Messias - 200.152.22****

Eu sou gerente de projetos há 12 anos, certificado e pós graduado. As vezes submeto meu curriculo para algumas vagas do site. A média do salário de GP, de acordo com a pesquisa, é 10k, mas é muito dificil as consultorias pagarem esse valor. Eu já até sei para quais consultorias não mandar o CV. A propósito, sugiro uma pesquisa para avaliar e pontuar as melhores consultorias de TI para se trabalhar. Quem sabe param de nos ver como numeros num leilão e passam a respeitar os profissionais da área?
33 - Réplica - 10/11/14 - 01:54:24 - Wilson - 179.153.1.****

Será que fariam isso com os anunciantes? Não acredito...
32 - comentário - 30/09/14 - 13:41:26 - Ederson Divino - 177.22.150****

A pesquisa é bem abrangente e muito informativa. Principalmente para aqueles que pretendem ingressar na área , a pesquisa reflete uma situação bem real do mercado de TI para os dias atuais aqui em São Paulo.
apipesq19
31 - comentário - 29/09/14 - 13:36:50 - Mathias - 200.166.17****

Exigência de grande conhecimento técnico e experiência, volume de trabalho elevado, muita pressão e baixa qualidade de vida. Tudo isto regado por um salário cada vez menor.

Este é o retrato da área de TI atual, bem diferente do nirvana que é pintado pelas empresas, pela mídia e pelas faculdades de Tecnologia.

Acredito que com o passar do tempo, a área de TI vai atrair menos pessoas e com isto a remuneração vai melhorar.
31 - Réplica - 05/11/14 - 11:32:32 - Danilo - 201.55.31.****

Acredito que a tendência é a saturação da área e redução do salário a nível de call center (sem desmerecer). Com o crescimento do acesso à informação, profissionais de quaisquer áreas, como citado em outros comentários, poderão atuar na área de T.I..
A única coisa que poderia frear a desvalorização da área de T.I. seria a regulamentação salarial para profissionais de T.I. com um sindicato ou órgão que atuasse para defender a categoria. Assim as empresas ao invés de passar um administrador ou engenheiro para um cargo de T.I. iriam preferir contratar profissionais qualificados, pois para pagar um salário regulamentado ele iria preferir a qualificação do que a comodidade.
30 - comentário - 28/09/14 - 21:30:09 - Adilson Lucas - 179.125.12****

Muito boa a pesquisa, mas me surpreendeu o nível tão baixo de salários em nossa área. Enquanto os profissionais não se valorizarem e se especializarem, seguiremos com este triste cenário.
28 - comentário - 17/09/14 - 11:03:46 - Rodrigo Anderson - 187.62.212****

Muito bom , levantamento de pesquisa muito bem feita.
Pecados
27 - comentário - 17/09/14 - 07:42:20 - Otávio Mello - 189.88.197****

A pesquisa é bem completa, fiquei surpreso com as grandes diferenças salariais entre os estados.
19 - comentário - 16/09/14 - 21:41:53 - Hermes - 200.117.19****

Legal a pesquisa, mas acho que ela deveria ser feita todos os anos e não de dois em dois.
18 - comentário - 16/09/14 - 07:52:25 - Luciana - 189.89.227****

A pesquisa é bem completa, com base na evolução dos dados históricos é possível ter uma ideia de como será o desenvolvimento de TI no futuro e definir estratégias para ter uma melhor carreira.
14 - comentário - 10/09/14 - 04:00:44 - Ricardo - 191.182.20****

A tendência é piorar, porque nunca vi um projeto de grande porte no Brasil que se destacasse mundialmente.
apipesq
13 - comentário - 09/09/14 - 00:52:03 - Dalmar Pimentel - 189.100.15****

Excelente a consolidação da pesquisa do Apinfo. Sou profissional de IT a 20 anos e acompanho o site desde o início. Parabéns. Minha maior preocupação com a área é que realmente esta sucateada. As consultorias estão pensando somente em lucros a qualquer custo, e para as corporações pagar por serviços é muito mais barato e menos dor de cabeça. Acredito que estes dois fatores estão tornando a área sem nenhum atrativo.( sem falar na qualidade de vida, quase sempre no limite ). Nas empresas hoje em dia clt somente diretor e gerente de IT ganham bem e teem um pacote de benefícios, além do plano de carreira definido o resto é terceiro e cai na situação acima descrita. Acho lamentável isso. Mesmo assim eu respiro IT. Obrigado APINFO.
12 - comentário - 08/09/14 - 13:23:11 - Evandro - 177.43.140****

A pesquisa poderia ter mais divisões, como por exemplo Jr, Pleno e Sr.
10 - comentário - 04/09/14 - 10:36:58 - Rodrigo - 200.74.179****

Gostei da pesquisa, mas meu salário esta bem abaixo da tabela ...
10 - Réplica - 05/09/14 - 08:32:05 - daniel - 200.167.89****

O meu tambem , foi contratado para ganhar 1,265 ,agora ganho 1,252, muito baixo .
Pecados
9 - comentário - 03/09/14 - 19:34:31 - Luan Carlos Santos - 201.43.173****

Normalmente as pesquisas são feitas só com as empresas, faculdades de TI, ou consultorias de treinamento. Fica aquela impressão de que o mercado de TI esta bombando, os salários são altos, existem muitas vagas e falta profissional qualificado é só se preparar rapidinho e correr para o abraço...



Acho que esta pesquisa mostra um cenário mais realista, as oportunidades existem, mas não é esta alegria toda que as empresas e a imprensa insistem em vender para os incautos ...
9 - Réplica - 05/09/14 - 08:33:39 - daniel - 200.167.89****

as empresas estão exigindo muito do profissional,pedem muita coisa que na o esta relacionada a vaga.
8 - comentário - 03/09/14 - 19:23:19 - Eliana Andrade - 189.31.140****

A pesquisa me ajudou a solucionar muitas dúvidas, acho que é uma ótima ferramenta para um bom planejamento de carreira. Obrigada !
7 - comentário - 03/09/14 - 08:43:02 - Jacques Souza - 177.14.200****

Muito boa a pesquisa, traz um panorama completo da área de TI.
apipesq19
6 - comentário - 02/09/14 - 19:34:52 - Oliveira - 200.60.173****

Trabalho em TI a mais de 20 anos, nunca recebi horas extras nem qualquer outro tipo de compensação. Foram tantos finais de projetos e trabalhos especiais em finais de semana, que eu acho que já poderia esta aposentado....

O mais impressionante é ver na pesquisa que esta é a realidade da maior parte dos profissionais. A duvida que ainda fica é se nas outras áreas fora de TI, isto também ocorre.
6 - Réplica - 03/09/14 - 09:05:47 - Wesley - 200.59.86.****

Oliveira, concordo com você, a maior parte das empresas não paga hora extra para quem trabalha em TI, em alguns casos eu trabalhei com banco de horas, mas mesmo nestes casos nem todas as horas eram contabilizadas ou compensadas. Quando juntava umas 20 horas o gerente falava : ok tira a próxima sexta feira de folga e zeramos o banco de horas ...
5 - comentário - 02/09/14 - 16:26:46 - Jock - 200.155.63****

Pesquisa e acompanhamento histórico excelente, bem mais confiável e verídico do que outras fontes que falam sobre TI.
4 - comentário - 02/09/14 - 15:53:37 - Juliano Souza - 201.45.230****

A pesquisa veio a calhar, estava justamente em dúvida se valia a pena tirar uma certificação ITIL e se continuava a aprender Java. Obrigado pela ajuda !!
apipesq
3 - comentário - 02/09/14 - 15:00:12 - Wânia - 177.20.71.****

Trabalho a cerca de 10 anos na área e observo que o número de mulheres além de ser muito pequeno não tem aumentado, exatamente como aponta a pesquisa. Isto é interessantes, pois no geral as mulheres avançam em todas as áreas, mas em TI parece que é bem mais difícil...
3 - Réplica - 02/01/15 - 15:27:28 - Lukas - 179.213.12****

Eu acho que essa questão de dar as coisas de mão beijada para algumas mulheres se reflete em todas as áreas. Um vez eu li uma pesquisa que dizia que homens bonitos tem mais chances de conseguirem um emprego do que os feios, porque a maioria das recrutadoras são mulheres. Por outro lado, mulheres bonitas tem mais chance de serem promovidas do que as feias, pois a maioria dos cargos de liderança das empresas é ocupado por homens.
3 - Réplica - 09/12/14 - 23:28:30 - Antonio - 189.121.61****

Não é mais difícil , no geral as mulheres não gostam da área de TI. É só pegar pelas faculdades, se tiver dez mulheres em uma sala é muito. O comum é ter duas ou três mulheres em uma sala de 25 ou 30 ou seja o percentual reflete o interesse das mulheres pela área. E posso garantir que as que trabalham nessa área ganham muito bem e tem carreira foguete , pois o mercado de TI dá tudo de mão beijada para mulherada que ingressa na área. Para as mulheres o mercado de TI é moleza, tudo de mão beijada,treinamento de 3 meses pegando na mãozinha e paciência de jó elevada ao cubo.(Ou seja é fácil ganhar dinheiro na área se você for mulher e bonita).(Uma área que tem muito otária dando tudo de mão beijada achando que vai pegar , que vai ter isso ou aquilo mas que no final esta sendo apenas usado).
2 - comentário - 02/09/14 - 13:46:32 - Renan - 201.40.209****

Gostei bastante da pesquisa, principalmente pelo acompanhamento histórico das mudanças na área de TI. Este tipo de informação é muito útil para quem esta em busca de um aprimoramento profissional.
Parabéns aos idealizadores pela pesquisa e pelo fato de deixarem o acesso a todos o conteúdo liberado.
apipesq
1 - comentário - 02/09/14 - 11:37:00 - Flavio - 200.78.122****

Muito boa a pesquisa !!
X