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Quais atitudes o profissional de TI deve ter para se dar bem nas empresas ?

Convidados : Profissionais de TI com menos de 30 anos

1 - comentário - 18/07/17 - 10:01:06 - Renan Mendes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É importante ter uma posição otimista e saber trabalhar em equipe.
Quem vive reclamando de tudo e de todos, sempre dizendo que nada vai dar certo é sempre um dos primeiros nas listas de corte.

Saber negociar prazos de projetos e cultivar uma boa rede de relacionamentos, dentro e fora da empresa, é fundamental.
É importante também saber falar com diferentes públicos, quem só se comunica por bits e bytes esta fadado ao fracasso.

O profissional também deve ter uma boa visão do negócio da empresa e propor soluções levando isto em consideração e não apenas a parte técnica.
2 - comentário - 18/07/17 - 10:31:31 - Flávia Cardoso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um bom relacionamento é o que faz toda a diferença. Com ele você pode negociar melhores prazos, recursos, obter ajuda quando precisa.

Isto não significa que você precisa ser falso, ou puxa saco.

Você deve saber se colocar no lugar das outras pessoas, para entender suas necessidades e ver o que você pode fazer para ajuda-las.
3 - comentário - 18/07/17 - 10:53:45 - Gustavo Vieira Figueiredo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A atitude fundamental é a dedicação para com a empresa.

Quando você se dedica a fazer o que é melhor para a empresa, você está contribuindo diretamente para seu crescimento.

O melhor para a empresa nem sempre é o que seu chefe pede, então é importante ter o comprometimento e coragem de discutir ideias e pontos de vista, visando sempre o bem estar da empresa.

Quando os funcionários estão comprometidos, o trabalho em equipe é natural, e o crescimento da empresa é a consequência lógica.
3 - Réplica - 18/07/17 - 12:17:46 - Roberto - 177.141.55****

Este conceito é antigo, da época em que você vestia a camisa da empresa e em troca a empresa te dava estabilidade e uma carreira. Hoje isto não existe mais.

Você deve trabalhar para a empresa de forma responsável, sem se deixar ser explorado e sem esperar vantagens futuras, pois o futuro pode não existir.
4 - comentário - 18/07/17 - 11:03:13 - Luciano Bustelli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Durante anos o profissional de TI, teve sua trajetória marcada por uma fama de ser pouco dócil e extremamente técnico.
Para nossa surpresa isso mudou. Creio que hoje em dia, a área de TI se tornou bem mais complexa do que no passado, hoje temos frentes que lidam com computação cognitiva e IA. Grandes frentes que estão tendo iniciativas privadas voltadas para a saúde e bem estar do ser humano. Nossa ´parea nunca foi tão humanizada como está!
Temos de usar esse trampolim, para nos tornar versáteis. Não apenas em TI, pois hoje vemos que a característica mudou com o conceito BSC implementado nas empresas. Não somos mais uma área de suporte, hoje somos quem movimenta o mercado e da o direcionamento.

Versatilidade! Flexibilidade! Esse é o foco. Certificações e diplomas, são obrigações e não vantagens..

Abraços
Luciano Bustelli - Consultor de Infraestrutura
5 - comentário - 18/07/17 - 11:06:46 - Eduardo Zanata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em geral: Comprometimento, Responsabilidade, estratégia, agilidade e foco em resultados.

Particularmente, não gosto de profissionais escondidos atrás de metodologias e títulos que fazem o uso disso para se promover. A transferência das boas práticas adquiridas com cada certificação para o dia a dia é um desafio gigantesco, e isso inclui, entender que o seu método talvez não seja o MELHOR método para o outro.

Cabe ao gestor definir a especialidade de cada profissional de sua equipe e direcionar o time de forma homogênea ao sucesso através de compostos heterogêneos.
6 - comentário - 18/07/17 - 11:09:16 - Paulo Silvestre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente deve focar no que representa ter um depto de TI, um profissional dentro da empresa. Atualmente as empresas estão preferindo terceirizar esse depto devido ao alto custo, então se o profissional pensar somente como uma empresa terceirizada, ou seja, proteger dados, backup, firewall, banco de dados e afins, logicamente não tem tanto sentido manter um profissional dentro da empresa com alto custos de contratação, sendo que fica mais viável partir para terceirização. Por este motivo o profissional tem que pensar como sua presença deve ser valiosa para empresa, focando em processos, melhoria continua de procedimentos, alinhar como deve ser útil ao negocio que a empresa exerce, utilizar o conhecimento lógico para o bem da organização e não focar somente em tecnologia, sendo ela em todas as áreas. Obviamente o bom profissional deve ser comprometido com a organização,
7 - comentário - 18/07/17 - 12:27:23 - Cleyton Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tendo a ver profissionais experientes deixando de estudar, se tornando obsoletos e pouco atrativos. Como nossa área está em constante evolução, é essencial o estudo e atualização frequentes.

A consciência da balança entre tecnologia e resultados também é importante. Tecnologia por si só não se justifica. Uma empresa precisa ter mais lucros do que despesas para sobreviver. Envolva-se em ações que aumentem os lucros ou, no mínimo, proteja a receita existente. Justifique teu custo.

A noção de prazos e janelas de oportunidades também é fundamental. Metodologias, padrões e boas práticas perdem seu valor quando atrasam demais as entregas.

Inglês, não posso deixar de mencionar, é fundamental. Metade da minha base é rejeitada por não ter conhecimento mínimo do idioma.

Por fim, habilidade em comunicar-se e criar boas relações é obrigação de qualquer um em qualquer área.
7 - Réplica - 18/07/17 - 13:24:26 - Victor Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As atitudes que um profissional deve ter para "se dar bem" nas empresas são bem simples, por ser simples se torna complicado.

Você não precisa desempenhar algo que você não tem, não precisa desenvolver atitudes que você não possui para impressionar parceiros / superiores para conquista-los. Desempenhar o que tem de melhor e desenvolver isso, torna o profissional diferenciado.

É simples, porque ninguém nunca parte para esse caminho e não param para pensar nos benefícios disso a longo prazo. Sempre correm atrás de serem "o líder nato", "o gerente", "o coordenador". Isso são consequências de um papel bem desempenhado.

Atitudes construídas para aparecer e criar burburinho dentro da empresa são como uma bola de neve, chega a um ponto que bate no limite e quando for ver o tamanho, já não dá mais para voltar atrás.

O importante é ser íntegro, honesto consigo mesmo.
8 - comentário - 18/07/17 - 13:43:17 - Vanessa Navarro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho na área á mais de 12 anos, e sempre lidei com pessoas de todos os gêneros, o ideal é ter respeito pelo próximo, e tentar entender as necessidades alheias, ver que dentro de uma empresa todos tem um profissional voltado para vários segmentos, é respeitar e compreender os erros e necessidades. Integridade, pois é a área que mais vai ter dados nas mãos, e trabalho em equipe, uma ótima equipe faz toda a diferença, não ser o gerente do setor, ou o coordenador e sim aquele que integre a equipe e que quando algum membro erra, a equipe toda se ajuda, setor de TI não tem rotina, sendo assim, se manter sempre antenado e atualizado faz toda a diferença.
9 - comentário - 18/07/17 - 14:16:34 - Cibele Maria - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vou resumir em tópicos, para tornar o entendimento o mais simples possível:

- Possuir EXCELENTE PODER DE COMUNICAÇÃO, pois já presenciei muitos prejuízos de tempo e dinheiro envolvidos por mal entendidos.
- Não se colocar acima do cliente/demais departamentos (síndrome do rei na barriga, ou como queiram chamar)
- Saber ouvir o seu cliente, e conseguir captar o que ele precisa (não apenas o que ele quer). Nesta parte do saber ouvir, as vezes o que ELE NÃO FALA É MAIS IMPORTANTE DO QUE ELE FALA, e aí entra a HABILIDADE DE SABER FAZER AS PERGUNTAS CERTAS.
10 - comentário - 18/07/17 - 14:55:31 - Fábio Luis Leitão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atitudes como já muito bem mencionadas pelos colegas abaixo devem ser simples.

Ao meu ver falta aquele funcionário que não se satisfaz dando 50 ou 100 % do seu potencial, ele busca mais e quer muito mais, alem de financeiramente, busca o reconhecimento e o crescimento Profissional ou seja para _se dar bem_ em qualquer empresa hoje, deve se dar _150%_ de sua dedicação, ao seu limite do que é possível.

Algumas pessoas tender a confundir _Sacrifícios_ a serem realizados para o crescimento profissional, com trabalho forçado ou bullying profissional.

Alguns sacrifícios são necessários para se chegar ao seu objetivo.

Resumindo:

- Comprometimento e dedicação a sua tarefa designada e ao seu objetivo dentro da empresa.

- Sempre se manter atualizado com sua área de atuação

- Buscar o interesse da empresa por você, como um funcionário que é essencial para o trabalho e a função.
11 - comentário - 18/07/17 - 15:06:34 - Vinicius Rodrigues Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ter atitude. Dividida em dois pontos simples.

Ponto um, disponibilidade, com as suas ponderações obviamente, mas estar disponivel. É legal ser enviado a um projeto em Miami, mas a Venezuela voce iria? Eu como empregador (que não sou) daria uma oportunidade de cargo ao que foi a Venezuela do que o que usou como desculpa que não poderia ir devido ao seu Mestrado, Pós, Semana de Prova (mas se fosse para Londres daria um jeito).

Ponto dois, querer fazer. Simplesmente querer, nao fazer por que tem que fazer.
12 - comentário - 19/07/17 - 09:03:08 - Leandro Henrique Soares Pires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vejo como grande diferencial para o profissional de TI não se limitar ao conhecimento técnico adquirido, mas sempre buscar novas informações. Como uma das áreas mais dinâmicas no mercado devido as grandes mudanças que sempre ocorrem na técnologia, todo profissional de TI deve estar sempre se atualizando, e se atualizando não quer dizer ler na internet ou comprar um livro, mas realmente buscar o conhecimento e formas de comprovar o conhecimento.
Outro ponto, como o que mais as empresas buscam, saber se portar, dialogar e trabalhar em equipe. Respeitar a todos. É muito facil na área de TI encontrar profissionais com conhecimento técnico, mas uma pessoa empenhada, que cumpra seu horario de trabalho e desenvolva os trabalhos com uma equipe. Isso já não é tão comum, e mais importante para muitas empresas do que toda a carga de conhecimento que o profissional possui.
13 - comentário - 19/07/17 - 09:31:35 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pró-Atividade, usando o tempo livre para organizar e pensar em novas soluções para as necessidades da empresa.

Bom relacionamento com os colaboradores(cliente) principalmente se for trabalhar com suporte.

E dentro do possível entender sobre o negócio da empresa, pois assim poderá colaborar com coisas focadas para a necessidades da empresa.
14 - comentário - 19/07/17 - 09:54:11 - Wylliam Leite da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nesses 7 anos de experiência na área de TI, pude notar que algumas atitudes dos profissional de TI, podem fazer com que ele saia da zona de _mais um colaborador padrão_, para um nível superior, se tornar um verdadeiro parceiro da empresa onde trabalha.

*Encarar o trabalho como se fosse seu próprio negocio (visão de dono)
*Enxergar os clientes como um verdadeiro ativo da empresa, não negligenciando o atendimento com excelência dos mesmos
*Tratar com humanidade os parceiros com quem se trabalham todos os dias.
*Não ter medo de inovar um processo que pode ser melhorado só porque _todos já fazem assim a anos, porque mexer no que já funciona? _
*Foco nos resultados, não adianta apenas fazer o que foi pedido e cruzar os braços para o cliente, o seu trabalho tem que gerar reais resultados benéficos para o cliente, então, certifique-se com ele que sua solução funciona.
15 - comentário - 19/07/17 - 09:56:41 - Doglans - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No cenário em que vivemos, acredito que, independente da área de atuação, o profissional precisa ter comprometimento e pró-atividade. Essas duas características garantem não só o crescimento profissional, mas também a satisfação da empresa em relação ao funcionário.

Atualmente encontramos excelentes profissionais técnicos nas empresas, mas existe uma carência nas empresas de um profissional completo. Além da técnica para o profissional de TI, cabe também o conhecimento do negócio, ou seja, o entendimento das necessidades da empresa. Uma vez que o profissional entende a necessidade, o foco dele vai mudar. Com essa mudança de foco, o comprometimento e a pró-atividade farão com que esse profissional de TI seja, não só o cara técnico, mas também o cara que analisa, discute, sugere, resolve e trabalha junto com a empresa para atingir o mesmo objetivo.
16 - comentário - 19/07/17 - 10:54:27 - Valdir de Oliveira Silva Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom, acredito que o profissional de TI deve ter antes de conhecimento técnico, caráter e disciplina. Competências técnicas são plenamente possíveis de se aprender com treinamento e esforço. Mas caráter é pessoal, é algo que o indivíduo tem intrinsecamente e não se aprende com treinamento, se aprende com a vida. Eu acredito que valores individuais de conduta são o que falta nas empresas e o que tem trazido prejuízo para empregadores e deixando bons profissionais (tecnicamente falando) desempregados.
17 - comentário - 19/07/17 - 14:10:09 - Claudio Bail - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Profissional de TI deve executar seu trabalho sempre com foco no resultado final da empresa. Deve entender a dinâmica das demais áreas da empresa, dos setores chave para o desenvolvimento da empresa e, com todas essas informações, analisar como a TI pode somar para que as atividades sejam desenvolvidas com mais agilidade e eficácia, mas sempre mantendo a segurança, integridade e disponibilidade de seus serviços.
18 - comentário - 19/07/17 - 14:22:59 - Vinicius Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha opiniao sobre como os profissionais devem agir esta muito relacionado a como as empresas gerenciam os profissionais como um todo.
Recentemente o que vem crescendo muito e aquele profissional que e agil na resolucao dos problemas, mesmo que ele nao possua todo o conhecimento pratico, ela ira ser capaz de utilizar da teoria e gerar uma conclusao solida sobre o assunto. Nao precisamos de profissionais que questionam muito, precisamos sim de profissionais que possuam uma capacidade de tomada de decisao em momentos criticos e/ou sobre pressao.
I ideia de que a empresa deve buscar profissionais que possuem os conhecimento X + Y + Z e adicional A e B esta ultrapassada.
A partir do momento em que o profissional se ve atuando nas areas que mais o atraem, ira ser automatico o seu desempenho e dedicacao pela empresa.
vejo que um novo formato de geranciamento de pessoas deve ser criado
19 - comentário - 19/07/17 - 15:03:04 - Rafael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que isso vai da cultura da empresa, nem sempre você tem o poder de decisão. Então primeiramente é necessário entender a cultura da empresa pra ai então tentar se adaptar e executar um bom trabalho. Pró atividade sempre, não chegar com perguntas de _Como faz isso_ e sim com perguntas baseadas no que você procurou/encontrou ou conhece sobre o assunto.
20 - comentário - 19/07/17 - 15:24:59 - isaac borges - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu acho que todo profissional deve ter comprometimento e pró-atividade, além de interesse em aprender.
O comprometimento faz do objetivo da equipe o objetivo do recurso, logo, o recurso passa a querer que a equipe se de bem pois ele faz parte da equipe, a falta de comprometimento faz exatamente o oposto, o recurso nao-comprometido começa a afetar o desempenho da equipe.
A pró-atividade faz com que novas ideias surjam. Na minha pouca experiencia como gestor posso dizer que é melhor o gestor pedir para uma pessoa com muita pró-atividade manerar um pouco do que pedir para uma pessoa se mobilizar.
A pessoa que detem os atributos anteriores naturalmente gosta de aprender e quanto mais um recurso aprende a equipe ganha mais e abre novas possibilidades.
21 - comentário - 19/07/17 - 19:28:18 - Fabio - 177.113.45****

Acredito que o principal é gostar do que faz, e depois ter muita vontade de aprender.
Nesta área, mesmo com as pressões do dia a dia é válido dizer : não sei.
Além de demonstrar humildade te motiva a aprender sobre novas tecnologias e tendências do mercado.
22 - comentário - 19/07/17 - 19:33:18 - Danielle Lopes da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É estar sempre atualizado e alinhado com as novas tecnologias, gostar do que faz, estudar inglês que a maioria das empresas pedem.
23 - comentário - 19/07/17 - 19:37:20 - Fabio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as seguintes atitudes ajudam no mercado de TI:
*Ser multidisciplinar
*Que _vista a camisa_
*Ser colaborativo
*Ser pró-ativo
*Pensar como um empreendedor
*Ser inovador
*Saber trabalhar sob pressão
*Fazer muita hora extra
*Estar sempre atualizado.
24 - comentário - 19/07/17 - 21:59:32 - Guilherme Trevisan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito postura ética faz muita diferença: do tipo que sabe que o dono da empresa te paga pra ter volta de produto ou serviço e você não vai usar as horas para ficar em YouTube Facebook e afins , vai sim trabalhar , e outra coisa é ser pró ativo , buscar conhecimento querer crescer , sede por conhecimento e por fim saber reconhecer o erro e aprender com isso , mas sempre mantendo o respeito e não apontar o erro de alguém e sim ajudar a mostrar uma solução.
25 - comentário - 20/07/17 - 10:17:23 - Washington de Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Todo profissional de T.I que é pró ativo, que tem postura profissional coerente e comprometida tem tudo pra se dar bem nas empresas.

As empresas que contratam um profissional de T.I atualmente vão além de contratar um profissional que possua conhecimento técnico, uma vez que este conhecimento pode ser adquirido no decorrer da carreira sem dúvida o profissional que demonstra interesse e paixão pelo que faz em suas atitudes, resolvendo problemas, seguindo os processos de forma correta, sendo ético e disposto a aprender tem tudo pra se dar bem neste mercado.
26 - comentário - 20/07/17 - 10:20:51 - Guilherme Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pró-atividade, colaboração, cordialidade, respeito com os colegas, profissionalismo, atitude são apenas algumas características de um profissional que se destaca em uma empresa.

Por mais que no ambiente tecnológico trabalhemos muito com máquinas, sempre teremos que lidar com pessoas, e a maneira como lidamos com os nossos colegas, gestores, equipe, determinará quão longe chegaremos em uma empresa.
27 - comentário - 20/07/17 - 10:21:06 - Carlos Sampaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o interesse em aprender mais do negócio do que só a parte técnica desperta um apreço maior da gerência. Demonstra envolvimento e comprometimento com a empresa. Atualmente o profissional de TI precisa de destacar mais, podendo então ser um Analista de Negócio
28 - comentário - 20/07/17 - 10:29:31 - Fernando Siqueira Sampaio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pró-atividade, colaboração, cordialidade, respeito com os colegas, profissionalismo, atitude são apenas algumas características de um profissional que se destaca em uma empresa.

Conhecer a regra de Negocio é muito importante.
29 - comentário - 20/07/17 - 10:40:38 - Wilton Martins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Buscar conhecimento, estar sempre se aprimorar não somente tecnicamente mas também como pessoa, ter profissionalismo, ser capaz de separar atividades que não agregam ao trabalho.
A comunicação é fundamental, saber explicar de forma não técnica problemas geralmente complexos tecnicamente.
Expressar suas vontades com seus superiores para que te ajudem no seu objetivo como carreira e vice-versa também ter dos gestores feedbacks e visão do que esperam de você e como você pode ajudar a empresa se destacar no mercado.
30 - comentário - 20/07/17 - 11:51:24 - Francisco M - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A maior chance do profissional se dar bem é na contratação, tenha sempre várias propostas e mantenha contato atualizado com potenciais contratadores para estar sempre negociando salário e poder jogar um contra o outro. Isso não é falta de e ética, eles vão te demitir assim que aparecer um que cobre menos, lembre-se seu serviço é técnico, então não se apegue a outros funcionários invejosos de outras áreas que são mal remunerados por não ter competência técnica, normalmente os caras bons gostariam de ter caras melhores do que eles próprios por perto. Minha opinião é muito parecida com os comentários que eu li, achei porém muito polidos sem levar em conta perspectivas realistas e até mesmo sombrias do setor. Em resumo, troque de emprego para dobrar o salário.
31 - comentário - 20/07/17 - 13:28:42 - Angel Cavina Vargas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa postura profissional, saber ser proeficiente e principalmente trabalhar em equipe, independente dos variados tipos de perfis que possam existir no mesmo time.
32 - comentário - 20/07/17 - 15:30:43 - João Lucas Macedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estar alinhado com o negócio da empresa oferecendo soluções que reduzam o curso e aumentem a eficiência do negócio. Ao mesmo tempo o profissional deve se manter bem informado e procurar boa qualificação para progredir na carreira.
33 - comentário - 20/07/17 - 18:27:54 - Fabio Fioratti Azevedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profisionalismo é fundamental em qualquer área de atuação. Além disso acredito que o professional de TI hoje deve estar preocupado não apenas em executar seu trabalho _olhando apenas a casinha de TI_, mais entender a tecnologia com parte da estratégia da empresa e bucar gerar valor, por exemplo, através de inovoção.
34 - comentário - 21/07/17 - 11:35:00 - yiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve esta sempre se atualizando e manter se informado de novas tecnologias que vem surgindo não se mantendo a penas com tecnologias utilizada na empresa onde trabalha. É importante pensa fora da caixinha.
34 - Réplica - 21/07/17 - 11:37:26 - Alan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atitudes de um profissional sério , entender o negócio produto que está trabalhando , juntar esses entendimento com as ferramentas que trabalha de modo que agilize o serviço . Necessário atualizar-se constantemente , para levar tecnologia de ponta para o negócio. Primordial entender que há sempre algo a ser aprendido
35 - comentário - 21/07/17 - 11:40:20 - Jhonny - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento e alinhamento com os ideais da empresa é fundamental, mas não pode deixar de observar o mercado em busca de novas técnicas e ferramentas, para quem sabe aplicá-las no trabalho.

Ser um questionador é sem sobra de dúvidas uma forma de se destacar, mas os questionamentos precisam ser com fundamentos inteligentes, e sem intenção de ser o melhor de todos, pois ninguém é melhor que toda a equipe junta.
36 - comentário - 21/07/17 - 11:53:13 - David - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O primeiro passo é ser competente do ponto de vista técnico.

O segundo é ter um bom relacionamento pessoal, em todos os níveis, dentro e fora da empresa.

Com um bom relacionamento é possível : trabalhar em equipe, conseguir ajuda, negociar prazos, obter recursos, indicações para trabalho em outras empresas, departamentos e etc.

No geral os profissionais investem muito na parte técnica e esquecem o restante.
37 - comentário - 21/07/17 - 12:06:31 - Rodrigo Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a principal atitude é a transparência, geralmente lidamos com diretores, consultores, outros gestores, e ainda usuários de departamentos diversos, com diversas formações e ocupações.

O que as outras pessoas esperam de um profissional de Ti é transparência para que sempre confiem em suas informações.
38 - comentário - 21/07/17 - 12:54:12 - Luis Fernando - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além do profissionalismo e comprometimento, que é essencial em qualquer área, o profissional de TI hoje tem que estar sempre preparando para as mudanças e evoluções, pois a cada dia surge uma tecnologia nova e que pode tomar conta do mercado. Assim o profissional de TI tem que estar sempre se atualizando, para não ficar ultrapassado e poder oferecer sempre o que a de melhor em termos de tecnologia e conhecimento pra a empresa ou projeto em que estiver trabalhando.
39 - comentário - 21/07/17 - 15:28:02 - Ana Carla Mendes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, responsabilidade e honestidade. Principalmente mostrar-se interessado pelo negócio da empresa, expor ideias e métodos para melhoria do trabalho.
40 - comentário - 21/07/17 - 17:44:29 - Adans Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Honestidade, sinceridade e parceiria.
41 - comentário - 21/07/17 - 21:19:08 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Creio que o comprometimento, e proatividade são essenciais, além de maleabilidade para acompanhar as mudanças que ocorrem no cotidiano nos profissionais dessa área.
42 - comentário - 22/07/17 - 10:59:22 - Jorge Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser profissional, vestir de fato a camisa da empresa, buscar desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível, ser educado, entender e saber lidar com as situações do cotidiano, saber se expressar de forma clara e buscar sempre o conhecimento na sua área de atuação.
43 - comentário - 22/07/17 - 13:19:42 - Cleiton Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ao meu ver o profissional de TI tem que sempre ter o espírito de pioneirismo, buscar soluções para problemas de sua empresa ou de negócios, ser pró-ativo, ser ético, buscar sempre se atualizar e utilizar tudo o que a tecnologia já disponibiliza sem re-inventar novamente a roda para ser um profissional diferenciado em quaisquer empresas por onde quer que ele passe.
44 - comentário - 22/07/17 - 18:32:42 - Rafael Gomes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para o profissional poder colher bons frutos no trabalho, é importante que seja proativo, ético, responsável, realizar as atividades assertivamente e trabalhar como se fosse dono da empresa, do ponto de vista de ocasionar aumento de lucros ou no mínimo evitar desperdícios.
45 - comentário - 23/07/17 - 16:41:38 - Raquel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além do conhecimento técnico, o profissional deve conhecer o lado humano. Precisa tentar ao máximo compreender o lado do usuário/cliente, suas necessidades. E também explicar um pouco como funciona o _lado TI_ para os usuários entenderem que não fazemos magica, rs.
46 - comentário - 24/07/17 - 07:37:14 - Michel Marquizeppe Santiago - 187.122.12****

Primeiramente ter conhecimento técnico para cargo/atividade dentro da área que o mesmo vai atuar, hoje em dia tenho visto muitos profissionais fracos tecnicamente, tornando nosso universo de TI muito prostituído nos levando a um nível de qualidade baixo. Com tudo, é importante frisar que o mesmo deve sem duvida ter bom relacionamento, respeito e um dos itens mais importantes, ética e paciência além de ser tecnicamente capacitado.

A proatividade tem que ser natural, assim como em qualquer área da companhia, o profissional de TI deve ser referencia e ter o devido destaque por sua postura e tomada de decisão assertiva.

Creio que levando os itens acima com seriedade, o profissional de TI será respeitado com um nível superior do comum tornando-se destaque.
47 - comentário - 24/07/17 - 08:51:42 - Lucas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Necessidade de pró-atividade, boa comunicação e facilidade de relacionamento, além de conhecimentos específicos da área de atuação.
48 - comentário - 24/07/17 - 10:29:04 - Tiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI tem a necessidade de se manter bem atualizado para atender com excelência as novas demandas e saber contornar as diversas situações do dia-dia, também deve se preocupar em manter um bom relacionamento com todas as equipes assim conhecendo melhor o ambiente, aprendendo e também passando conhecimento, hoje existem novos segmentos sendo injetados no mercado como o _DEVOPS_ que exigem entre outras coisas um profissional bem preparado para as mais diversas situações.
49 - comentário - 24/07/17 - 10:31:04 - Luis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que deva-se ter algumas atitudes fundamentais.

1- Seja autodidata o máximo possível
2- Crie Metas
3- Tenha Resiliência
4- Seja focado
5- Tenha Autocontrole
6- Seja criativo
50 - comentário - 24/07/17 - 10:38:45 - Evandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As mesmas para que tudo na vida:
- Escutar e Entender: Não adianta nada ter pró-atividade se não for a hora certa para isso, então ouça o que é necessário ser feito, o que querem de você até que ponto você precisa ir, qual é a reclamação geral, o que lugar precisa, tudo que lhe pode ser util par então aplicar.
- Se fazer entender bem: as vezes não deixamos claro que precisamos passar e essa é a raiz de todo o mal, então seja claro e valide seu ponto, mesmo que demore um pouco mais para isso, pois isso não é tempo perdido, retrabalho é.
- Saiba o que é necessário de você: estude para melhorar no trabalho.
- Saber impor limites: defina o momento do que é emprego e o que é vida pessoal, isso é para você poder viver bem, porque caso você comece realmente a misturar os dois, em um ponto você vai se estressar e deixará de produzir bem, e no fim, tanto você quanto sua empresa vão perder.
50 - Réplica - 25/07/17 - 10:06:15 - Ericsson Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Só passei pra dar "LIke" no comentário, muito bom.
51 - comentário - 24/07/17 - 10:43:43 - Filipe de Salles Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Percebo pela experiência que tenho é que a disposição é fundamental para qualquer profissão e em T.I. não é diferente. O profissional tem que ser pró-ativo em tentar enxergar uma solução antes do problema e se colocar a disposição para resolver da melhor maneira possível os problemas para diminuir o impacto ao usuário ou área de negócio da empresa.
Interesse em se atualizar com cursos e certificações também é fundamental, até mesmo para a satisfação pessoal.
52 - comentário - 24/07/17 - 11:05:03 - Yuri Souza Padua - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Fazer o que te da prazer. Acordar cedo e pensar _que bom, tenho coisas legais para fazer hoje no trabalho_, não tem preço. Nada é mais motivador do que trabalhar com o que se ama.

Um dos grandes _gaps_ que persistem no mercado é a comunicação. Desenvolver essas habilidades, com certeza, são um ponto chave para avançar em qualquer carreira.

Ter pró-atividade também é essencial. Não espere o trabalho _vir até você_, vá atrás dele. Sair do comodismo e do conformismo é essencial. Não seja apenas _mais um_, faça a diferença onde estiver.

Quarto, mas não menos importante, nunca, nunca, nunca mesmo pare de estudar e se atualizar. Faça cursos. Faça pós graduação. Especialize-se. Todo dinheiro investido em educação irá retornar para você a longo prazo.
53 - comentário - 24/07/17 - 14:47:38 - RENAN S GALINDO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá,

Na minha opinião, para se dar bem nas empresas o profissional de TI precisa ser comprometido, atencioso com os usuários que ele prestará atendimento, focado, buscar sempre novos conhecimentos, não querer ser o dono da verdade, saber ouvir e ter senso de análise para buscar as soluções necessárias. Com essas atitudes sem dúvidas o caminho será de sucesso e crescimento.
54 - comentário - 24/07/17 - 15:29:27 - Gevergi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Devem ser uma pessoa que pensamentos rápidos, ser bastante calmo na hora de fazer as atividades.
55 - comentário - 24/07/17 - 16:50:43 - André Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, resiliência e cumprimento de prazos são essênciais em TI,
56 - comentário - 25/07/17 - 09:16:45 - Arthur Maximo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente comprometimento e amor pela profissão, não deixando que sua bagagem de conhecimento tenha mais valor do que a opinião de sua equipe, levando tudo em consideração, este profissional deve estudar muito e aplicar seu conhecimento em benefício de sua equipe, procurando formas para que a diretoria não o procure para resolver problemas mas que ele leve aos diretores possíveis melhorias e soluções para a empresa.
Normalmente isto na prática não é tão simples quanto parece, mas mantendo seu foco sempre alinhado todos os dias, fará com que o propósito seja alcançado, este profissional deve estudar muito, sempre que puder, pois ele será procurado para esclarecer os mais variados tipos de dúvidas da diretoria, ou seja, esteja preparado.
57 - comentário - 25/07/17 - 09:22:00 - André Texera - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve ser comprometido com suas tarefas. Cumprimento no prazo e com excelência são requisitos mínimos para se dar bem nas empresas. Agora, na minha opinião, o que faz o profissional de TI se destacar ante os demais funcionários é sua capacidade de, através da tecnologia, propor melhorias e ferramentas para alavancar os negócios, ajudando, assim, demais áreas da empresa.
58 - comentário - 25/07/17 - 10:04:47 - Ericsson Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Adaptação à cultura da empresa_
Paciência_
Gostar de estudar_
Foco no resultado final_
Ser autodidata_
Cuidar bem da saúde (a psicológica, principalmente).
59 - comentário - 25/07/17 - 10:28:09 - Paola Ribeiro Cerqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje acredito uma das características principais é empatia, pois diferencia você no mercado. Durante muitos anos os profissionais de TI, eram valorizados pelo seu conhecimento tecnologico que claro sem dúvida é muito importante, mas quem desenvolve um sistema desenvolve para alguém, não para si mesmo ou só para si.
Trabalhando esses anos consigo ver que algumas empresas já percebem isso e colocam cargos com essa características, que teria um papel de meio campo com conhecimento técnico e de negócios, mas mesmo assim ainda estamos longe do mundo perfeito. Então hoje o que acredito que um profissional de TI necessita de empatia, saber ouvir e escutar críticas e ser mais flexível quanto as mudanças constantes do mercado, alem de manter seu conhecimento técnico atualizado.
60 - comentário - 25/07/17 - 11:30:53 - Vanessa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser um profissional que vai além da técnica. Hoje o mercado contrata inúmeros colaboradores sem conhecimento na área de TI, pois eles possuem a estratégia de ensinar a estas pessoas dentro da empresa, sem ter de pagar a mais por um profissional mais preparado. Muitas vezes essas são as pessoas que serão promovidas.
Um dos diferenciais para nós é o destaque nas relações interpessoais e afins.
61 - comentário - 25/07/17 - 12:13:05 - Murilo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom, vou numerar alguns pontos:
- Tenha sempre uma postura mais formal na sua empresa ou cliente onde você esteja alocado, evite muitas brincadeiras pois as pessoas reparam e comentam a seu respeito.
- Mantenhasse sempre atualizado com o assunto tecnologia, mesmo que sua função não seja arrumar uma impressora ou configurar um aparelho ios, android, tenha pelo menos uma noção de tudo, pois aos olhos do usuário você é o cara que vai dar a solução.
- aparencia, as vezes sua empresa não exija que você trabalhe de social, mas procure trabalhar assim, pois as pessoas vão te olhar com outros olhos.
- não seja mais um técnico no mercado, seja um consultor, o técnico é o cara que formatar computador, o consultor monta um ambiente da forma que cabe no bolso do cliente e que atenda suas necessidades, tenha sempre a solução em mãos, não só um cd de boot, mas tambem seu conhecimento tecnológico.
62 - comentário - 25/07/17 - 15:21:42 - Alisson Rafael R. Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI moderno deve ter ao menos três características para se dar bem no mercado de trabalho:
- Bom relacionamento e postura no ambiente corporativo_
- Ser tecnicamente qualificado e sempre se manter atualizado com o que há de melhor e mais atual no mercado_
- Ter interesse e ter uma boa noção em tudo, mas ser especialista em alguma tecnologia, ferramenta, etc.
Poderia agregar aqui muitas outras qualidades e aspectos dos quais julgo importantes, mas estes pra mim são primordiais àqueles que buscam o melhor.
63 - comentário - 25/07/17 - 18:24:02 - Alan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O bom profissional de TI está sempre bem posicionado com relação às estratégias corporativas da organização à qual ele faz parte. Seu principal papel é agregar valor aos processos da organização. Para tal, desenvoltura no relacionamento interpessoal e atualização constante de seus skills técnicos é crucial.
64 - comentário - 26/07/17 - 09:16:40 - Thiago Rodrigues da Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O bom profissional de TI deve ser um bom ser humano, ou seja, deve saber lidar com gente também, antigamente o que predominavam eram profissionais dedicados à linguagem das máquinas, que entravam em seu mundo virtual e não se preocupavam com o próprio companheiro de equipe, ou seja, o objetivo era apenas dominar a máquina, a fim de, entregar os resultados exprimindo ao máximo os recursos das máquinas e sistemas.
Atualmente essa visão de _nerd_ passa dos limites do shell e devem pensar nas necessidades humanas, uma prova disso é o sucesso dos desenvolvedores de aplicativos para smartphones, hoje a ideia representada por meio de um aplicativo chega a valer mais do que muitas marcas e companhias de grande porte, portanto, um bom profissional de TI deve ser uma boa pessoa acima de tudo. Thiago Rocha - Analista de Sistemas e Infraestrutura na Logicalis.
65 - comentário - 26/07/17 - 09:39:42 - Rafael Campos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O bom profissional deve se valorizar, não menosprezar os demais, ajudar aquele que tem mais dificuldades, ter bom relacionamento interpessoal e se atualizar com frequência, tenho percebido que os profissionais não querem se atualizar, utilizando coisas que já estão caindo em desuso, tudo por preguiça de se atualizar.
66 - comentário - 26/07/17 - 09:39:43 - Christyano Romano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para um profissional de TI ser bom, ou ter um diferencial ao outros, ele deve não só entender da parte técnica, tem que compreender também do negocio que esta desenvolvendo ou participando, e principalmente tem que gostar de encarar novos desafios, pois no dia a dia TI é desafiador.
67 - comentário - 26/07/17 - 10:16:42 - Guilherme DAmoreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional de TI de destaque busca sempre se especializar no negócio da empresa, buscando sempre interagir com os stakeholders do produto para trazer novidades e melhorias nos processos. A capacidade técnica do profissional é de extrema importância, porém a sua capacidade de gestão de pessoas ajudará demasiadamente sua carreira. Saber resolver conflitos, habilidades de negociação, além de ser organizado, pró-ativo e disposto a se arriscar e tomar para si as responsabilidades apresentadas. Um diferencial do profissional da área é a busca constante para novos conhecimentos, se mantendo atualizado nas tecnologias, porém com consciência de que podem não ser a melhor escolha para determinadas empresas e negócios.
68 - comentário - 26/07/17 - 10:17:31 - Thales Murbach Galli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acho que um bom profissional de TI deve ser proativo, buscar sempre aprender desde tecnologias à regras de negócio do cliente/indústria em que atua.
O mercado de trabalho para o TI é bem diversificado e oferece um leque de opções para que o profissional exerça algo em que se encaixe melhor, então o importante seria buscar nessa vasta área, o que te faz feliz e atrai seu interesse.
69 - comentário - 26/07/17 - 10:18:18 - Larissa Farias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ele deve ser proativo. Atualmente, a TI é uma das areas com maior responsabilidade por movimentar o mundo. Um profissional proativo vai sempre buscar ampliar seu conhecimento e melhorar suas habilidades antes mesmo de ser solicitado a fazer isto, estando pronto para enfrentar desafios cada vez mais complexos. Ele também vai analizar o ambiente ao seu redor a fim de perceber problemas e oportunidades, colaborando para fazer com que a empresa para a qual ele presta serviços evolua e por consequência, o fazendo evoluir também.
70 - comentário - 26/07/17 - 10:21:11 - Alex Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser competitivo. Gostar de desafios e sempre se atualizar.
71 - comentário - 26/07/17 - 10:39:00 - Vitor Amaral - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Exitem várias vertentes que podem levar um profissional ao sucesso. Ele pode ser especialista em uma única atividade, ou entender superficialmente sobre várias. Minha sugestão é que seja feita uma boa análise entre o foco do profissional e o da empresa primeiramente, isto facilita seu desenvolvimento e visibilidade. Caso estejam alinhados, a evolução do profissional irá implicar na evolução da empresa e vice-versa.
72 - comentário - 26/07/17 - 11:15:28 - Leonardo Bertoletti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Mindset de cresimento. O resto vem com o tempo.
73 - comentário - 26/07/17 - 18:45:02 - Fernando Rych - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

3 atitudes bem simples em hashtags:

1- #GiveFirst - Não espere o reconhecimento vir antes de trabalhar arduamente e fazer além das suas funções comuns, se você for um profissional básico, terá uma carreira básica e estagnada.

2- #SkillTransfer - Se torne irrelevante! Explico: se você manter o conhecimento das suas atividades, códigos e processos apenas pra você, imaginando se tornar relevante ao deixar a empresa _refém_ do legado, lembre que não poderão te mandar embora mas também não poderão te tirar dessa função, e você está estagnado de novo.

3- #NoNewton - Sem inércia! Cansei de ver profissionais na mesma função por 20 anos, são os profissionais que não se atualizam ou se contentam em apenas entregar o que deve, lembre que quanto mais estratégico você se tornar, mais valorizado e bem remunerado se torna numa empresa.
74 - comentário - 26/07/17 - 21:26:39 - Jayme Tosi Neto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Existem muitas respostas prontas sobre essas atitudes. Mas o principal é que o profissional entenda e conheça bem a cultura da empresa primeiro. Pois sem um bom alinhamento cultural, por melhor que seja o profissional, sem saber quais atitudes são esperadas/aceitas, tudo que vai acontecer é uma perda de motivação gradativa até se tornar medíocre e sem motivação para tomar qualquer atitude além de querer sumir da empresa. Já com um bom alinhamento cultural, tudo simplesmente flui. É como estar junto de seus melhores amigos: você quer sempre fazer seu melhor por eles.

Quanto as atitudes, as que mais vejo cobrarem são: proatividade, autossuficiência e auto aprimoramento. Porém, você também tem de saber negociar, se valorizar e se vender: ou não ganhará metade do que poderia. Além de todas as habilidades sociais básicas. Já que trabalhamos com pessoas no fim das contas.
75 - comentário - 26/07/17 - 21:40:23 - Willyson Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional precisa buscar constante qualificação.
E cumprir com requisitos básicos como chegar no horário, ter um bom relacionamento interpessoal.
Não se deixar contaminar pelo ambiente em que atua, pois o que não falta hoje em dia são pessoas insatisfeitas.
Trabalhe acima da media, saia do habitual e nunca desista por mais dificíl que pareça.
76 - comentário - 26/07/17 - 22:17:18 - Paulo Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

1 - Corra atrás, ficar sem estudar/aprender tecnologias novas é parar no tempo e apenas esperar para ser substituido.

2 - Compartilhe, repassar conhecimento é ajudar sua equipe a evoluir e quem compartilha aprende em dobro.

3 - Se comprometa, assuma responsabilidades sem pedirem, faça mais do que foi contratado para fazer, traga novas ideias, tudo que vai volta, se houver dedicação retorno sempre virá.

4 - Entenda o negócio, empresas não querem máquinas de fazer código, ter um bom entendimento do negócio é um grande diferencial, pois muitas vezes sugestões de TI podem fazer a diferença.
77 - comentário - 26/07/17 - 23:37:40 - Jeferson Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Jamais pare de estudar/aprender_ você deve estar sempre antenado as novas tecnologias e mesmo que elas não sejam a tendencia do mercado, é sempre bom entender um pouco do assunto!

- Ao ser contratado, entenda do negócio, busque informações e principalmente, trabalhe como se a empresa fosse sua_ o retorno virá.. o que irá aprender é muito gratificante e tenho certeza que utilizará tal conhecimento pro resto da vida... sempre faça mais do que é pago para fazer! (O retorno sempre vem)_

- seja exemplo onde estiver, _Ser exemplo é diferente de ser puxa saco ou chato_.. procure sempre cumprir as regras da empresa, mesmo que seja o único a fazer isso..
78 - comentário - 27/07/17 - 02:55:22 - Cyber ProfessorPhilipe Castro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

_A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência_.
(Bill Gates)

O profissional de TIC, tanto novo quanto veterano, deve estar atento nas pesquisas de novas tecnologias, modelos de negócios(Governança ), jurisdição. Nisto análise os cenários de empresa aonde presta serviços ou trabalha, inserir estrategicamente, taticamente, para gerar benefícios comerciais e industrial a corporação.

Porque toda tecnologia, tem sua vida útil, de acordo com o negócio.

Caso ele se interesse , no meu canal “cyber Prof.P.C”, dou dicas também.

Cyber Professor-Philipe Castro
79 - comentário - 27/07/17 - 08:44:13 - Guilherme Mendonça - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião as três características mais importantes pra um profissional de TI são:
1- Demonstrar paixão pela tecnologia sempre buscando aprender coisas novas mantendo-se relevante no dia a dia.
2- Ter um senso de propriedade sobre o serviço que você está entregando, e saber que, não importa o que seja, carrega o seu nome.
3- Saber se impor tecnicamente, muitas vezes a forma que te pedem pra fazer as coisas não é a melhor ou não é o que o cliente realmente precisa, se impor de forma precisa e sem gerar atritos no ambiente de trabalho, pra mim, é o caminho pra entregar um produto com excelência.
80 - comentário - 27/07/17 - 09:21:05 - Guilherme Coelho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Lembrar que _Pronto é melhor do que perfeito_ quando se trata de entregas. Não ser tímido na hora de falar _eu não sei_ ou _eu não tenho certeza_ mas sempre ter a humildade de pesquisar e aprender ai invés de passar uma informação equivocada.
81 - comentário - 27/07/17 - 09:27:43 - Tiago Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais atitudes o profissional de TI deve ter para se dar bem nas empresas ?

No meu ponto de vista, para você _se dar bem_ tem que ser honesto em todas as questões. Referente a prazo, expectativas e o que realmente será entregue, dizer que não conhece mas irá buscar saber e aprender. Acredito que isso são características que devem ser levadas tanto para a vida profissional como pessoal. Você sendo honesto não será pego de surpresa com desafios que a vida no coloca na frente.
82 - comentário - 27/07/17 - 10:11:06 - Adelson Mesquita - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como em qualquer área de atuação: deve manter sempre a ética, estar sempre atualizado com assuntos relacionados a área e que podem agregar valor ao negócio, buscar novos conhecimentos e nunca deixar de estudar, ter bom relacionamento com as demais áreas da organização no caso de uma TI interna, e quanto consultoria: ouvir o cliente e sugerir o melhor serviço dentro do que o cliente pode arcar.
83 - comentário - 27/07/17 - 10:43:52 - Renan Rattis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente paixão pelo trabalho, ser programador,desenvolvedor, analista é um prazer muito grande, e para conseguir uma estabilidade dentro da empresa desejada o importante é sempre se entregar totalmente no intuito de ajudar a sua empresa com novas tecnologias sem fazer corpo mole, vestir a camisa !
84 - comentário - 27/07/17 - 17:57:40 - Lucas Gastaldello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No meu ponto de vista, na minha área que é Segurança da Informação o profissional tem que ser um pesquisador, ter comprometimento e saber lidar com situações adversas como trabalhar fora de hora caso ocorra uma Resposta a Incidente ou algum acionamento.

Dica: O profissional de TI hoje é muito cobrado ás vezes muito mais do que foi contratado, o que gera descontento por parte do profissional, mas se você conseguir _driblar_ essa situação, com o tempo você ganha confiança e se torna primordial para a empresa, nesse momento você consegue usar isso a seu favor conseguindo um pulo financeiro significante. Isso aconteceu comigo.
85 - comentário - 27/07/17 - 19:02:55 - Evelyn Rodrigues Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se eu tivesse que resumir em uma atitude, esta seria: ser adaptável. Além disto, ter coragem de enfrentar desafios e se reinventar constantemente.
86 - comentário - 27/07/17 - 20:48:21 - Paulo Roberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A primeira atitude é ser um profissional multifuncional, onde tal profissional não deve se limitar a obter conhecimento somente em sua área de atuação.
Outra atitude que é tão importante quanto a primeira, é que este profissional deve buscar constantemente novos conhecimentos. ou seja, estar sempre estudando.
87 - comentário - 27/07/17 - 23:03:50 - Kathleen Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Baseado no que tenho vivido e visto, as atitudes que um profissional de TI deve ter são:

- Ser Flexível e se adaptar: Não significa que toda mudança será abraçada sem o mínimo de análise, mas que você como profissional, conseguirá lidar com as mudanças que vierem_ dependendo da empresa, serão muitas!

- Ser um bom ouvinte: Como profissionais de TI, conhecemos bem o lado técnico, mas muitas vezes falhamos em entender nosso usuário final ou não lidamos bem com o temível Feedback por exemplo. É importante escutar para que possamos melhorar e para que as nossas soluções resolvam o problema core do nosso cliente.

- Estar em constante desenvolvimento: Tudo hoje em dia muda muito rápido, o que era moda, é antigo e por ai vai. Estar em constante desenvolvimento irá te dar a vantagem de estar preparado para as tendências e consequentemente ser reconhecido por isso.
87 - Réplica - 28/07/17 - 11:13:00 - Osvaldo - 177.101.55****

Olá Kathleen,

Concordo !

Você fez um bom resumo dos pontos mais importante, a única coisa que eu acrescentaria é a capacidade de ter um bom relacionamento com diferentes tipos pessoas.
88 - comentário - 27/07/17 - 23:14:43 - Gabriel Delgado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Deve se ter profissionalismo e ser aberto para as mobilidades e antenado as inovações no mercado.
Não apenas ter foco em conhecimento técnico e sim uma junção em saber lhe dar com as necessidades do cliente fim e demonstrar os resultados e pontos de melhorias/redução de custo.
Estar alinhado com as normas e politicas estabelecidas na empresa.
89 - comentário - 28/07/17 - 17:32:55 - Alex Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Capacidade de relacionamento com outros funcionários.
Empatia,
Capacidade técnica na função.
Buscar sempre melhorar e conhecer novas tecnologias
90 - comentário - 31/07/17 - 07:57:55 - Agatha Araujo dos Santos - 200.49.54.****

A primeira coisa que todo profissional deve ter é Empatia. Numa área onde a pressão é constante e o trabalho em equipe é mais do que necessário, ter empatia para com os outros é fundamental. Outra atributo muito importante em um profissional de TI é a Disponibilidade, e falo isso no sentido de estar disposto à ajudar, tirar dúvidas aos colegas de equipe e às pessoas da empresa. (Isso vale principalmente para as pessoas que trabalham há um certo tempo na área e de certa forma já se consolidaram). Ser Flexível! Não dá pra se acomodar em fazer uma coisa só. É importante estar sempre preparado para atuar dentro de qualquer área/projeto que for alocado e ter flexibilidade para lidar com essas mudanças. Por fim e talvez mais importante, Transparência. Não adianta mascarar dados, números, omitir informações por que isso uma hora vêm à tona. O famoso pé no chão faz toda diferença.
91 - comentário - 31/07/17 - 08:41:26 - Érica Cristina Mendes Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente, deve ter conhecimento sobre o assunto que ira abordar.
Deve ter também jogo de cintura e saber se comunicar com as pessoas, sendo o mais esclarecedor possível sobre suas duvidas ou questionamentos.
Ser dedicado e persistente aos desafios que estão por vir.
92 - comentário - 31/07/17 - 12:09:50 - Luke - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Depende do que _se dar bem_ quer representar. Se isso é referente ao enriquecimento financeiro pessoal de cada um: o profissional de TI deve atuar de forma complacente, hipócrita e determinada, mostrando sempre disposição e pleno compromisso com qualquer ação. No caso de um enriquecimento pessoal, filosófico e do ambito do conhecer, esse deve seguir seus princípios e se ater a eles, mesmo se o caso for enfrentar grandes _jargões_ mal informados ou pior, mal formados. Mas se for de promoção ambiótica o dever é encontrar o equilíbrio entre as duas antemente demonstradas.
93 - comentário - 31/07/17 - 22:00:15 - Matheus Andrade de Menezes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Paciência, Flexibilidade, Resiliência e Persistência.
94 - comentário - 01/08/17 - 10:37:44 - Rafael Arruda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom Dia!
O profissional de T.I precisa ser o que chamo de profissional flex, tem que ser muito bom tecnicamente para poder resolver os problemas e demandas que surge, mas também tem que se comunicar muito bem, pois normalmente o contato com o cliente é direto, sem alguém para poder intermediar, não adianta sermos bons tecnicamente sem saber lidar com as pessoas, pelo menos foi assim que consegui progredi na área.
Claro que além de ser pró-ativo, buscar se aprimorar, ser ético e principalmente ajudar os colegar de trabalho, sozinhos não chegamos a lugar nenhum.
95 - comentário - 01/08/17 - 10:50:48 - Paulo Roberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais atitudes o profissional de TI deve ter para se dar bem nas empresas ?

Ser responsável, tratar todos bem independente do setor que trabalha, ser atencioso, trabalhar com alegria e dedicação.
96 - comentário - 01/08/17 - 13:49:15 - Denis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde.
Depende muito do ambiente de trabalho para saber o que deve ser feito para garantir seu sucesso profissional.
Onde trabalho você precisa saber pouco tecnicamente, porém tem que valorizar seu trabalho na apresentação do chefe. É triste ver pessoas que se esforçam para ser bom em algo e não receber nada em troca, e por outro lado pessoas que se apresentam bem são constantemente super valorizadas.
Acredito que para crescer onde trabalha tem que identificar o que dão valor, o que seu chefe dá valor, e jogar o jogo.
Em outras empresas é necessário ser realmente bom, mas em empresa grandes a apresentação vale mais do que o melhor técnico. Essas são minhas observações.
97 - comentário - 01/08/17 - 15:55:18 - Hector Jaime Rondon Castillo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Moldar teus conhecimentos de acordo com as necesidades da empresa.
Sempre estar dsposta a aprender novas tecnologias, nunca ter medo das mudanças.
98 - comentário - 01/08/17 - 16:35:06 - André Machado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde,

Um profissional de sucesso deve se pró ativo, sempre estar em busca de novos conhecimentos, aprimorar sempre, até mesmo nas rotinas mais corriqueiras. E quando a empresa der essa liberdade, de sua opinião, coloque sugestão de forma critica, buscando um aprimoramento da atividade em questão, fazendo com que a empresa evolua e você também.
99 - comentário - 01/08/17 - 21:47:26 - Denilson Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser um Profissional de TI, hoje exige: resiliência, desenvolvimento constante e _visao de cliente_.
Uma das coisas que destaca um profissional de TI dos outros, é visão empreendedora, à partir do momento em que atua com visão de _dono do negócio_ se consegue entender quais as maiores dores da empresa, e desta forma agir de forma proativa, e não apenas reativa.
Desta forma, o tempo economizado que seria utilizado apagando incêndios, pode ser utilizado em questões de maior importância, como projetos de melhoria, e economia de recursos, recursos estes que podem ser revertidos posteriormente até mesmo em capacitação para equipe.
Também é dever do profissional, fazer seu trabalho aparecer, pois como já diz o ditado: Quem não é visto, não é lembrado! Ações que geram economia, financeira, tecnológica e ou pessoal, devem ser mostradas, para que a empresa tome conhecimento de que a TI atua.
100 - comentário - 02/08/17 - 10:50:38 - Juliana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI tem que ser ele mesmo.
Lembrando que o ambiente de trabalho, quem faz, são as pessoas.
Mas atitudes positivas, não medir esforços para garantir o funcionamento de uma _operação_ ou projeto.
Se atualizar e querer evoluir.
101 - comentário - 02/08/17 - 10:55:28 - Gabu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É necessário desenvoltura, boa conduta e não ter medo de mudanças, visto que na área de TI o que é novidade hoje, amanhã será substituído por algo que será inovador.
102 - comentário - 02/08/17 - 11:35:59 - Bruna Leal - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Proatividade e trabalho em equipe são muito importantes, independente da área. A flexibilidade em negociações e o compromisso com as entregas também são características fundamentais para obter diferencial na área, são elas que geralmente destacam as empresas no setor e sabemos que as empresas são formadas por pessoas.
103 - comentário - 02/08/17 - 12:06:58 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um profissional de TI deve ter compromisso e responsabilidade com o trabalho. Perfil técnico já não é tão difícil de encontrar no mercado. Existem muitos profissionais qualificados. O que tenho observado nas empresas que passei, é o problema do perfil profissional. Falta compromisso e seriedade em muitas ocasiões. Isso ocorre, principalmente, pela faixa etária dos profissionais, que na maioria dos casos, estão cada vez mais jovens.
104 - comentário - 02/08/17 - 12:15:56 - Fábio Tagliari - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na minha opinião, um profissional seja de TI, ou de qualquer área, a principal atitude é dar o seu melhor a cada dia, manter a motivação e boa vontade acima de tudo. Atitudes como ser proativo e trabalhar em equipe também são muito valorizadas dentro de uma empresa.
O segredo de manter esta motivação todos os dias é saber equilibrar a vida pessoal com a profissional, e buscar o autodesenvolvimento em todas as áreas da vida.
105 - comentário - 02/08/17 - 16:11:30 - Vivian - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não so em TI mas em qualquer cargo é muito importante ter muita força de vontade e responsabilidade. Na entrevista de meu emprego atual comentei com meu atual chefe que não tinha muito conhecimento para a vaga mas que tenho muita motivação para correr atrás do que for necessário. Recursos e conhecimento estão disponíveis para todos, o diferencial está na determinação de entregar os resultados.
106 - comentário - 02/08/17 - 16:54:54 - Thiago Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje todo profissional de T.I deve ter comprometimento com a empresa , como seus dados e informações.

O T.I é o braço direito do da Diretoria pois ele é que tem todos os acessos e é o principal a ter que cuidar de todas a informações da empresa.

Tem que ser uma pessoa, dedicada , pro-ativo e dar todo apoio possível ao usuários, responsável e dinâmico.
107 - comentário - 03/08/17 - 11:10:24 - Renato - 189.121.23****

Se fosse escolher uma única palavra eu diria engajamento. Onde o profissional tomaria por principio não somente o que seu cargo e função estabelece mas também o que vem de encontro com a filosofia/historia da empresa. Isso se estabelece com outras qualidades e atitudes perante sua vida profissional e também pessoal, como por exemplo: motivação, pro-atividade, comprometimento, etc..
108 - comentário - 07/08/17 - 09:51:54 - Samuel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, engajamento e principalmente saber que TI é apenas o meio para se alcançar resultados. Por isso, tem que analisar as reais necessidades da empresa e buscar resolve-las da melhor forma poss
109 - comentário - 07/08/17 - 10:21:54 - Thiago Barbosa de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve ter responsabilidade com suas atividades dentro da empresa, comprometimento, iniciativa de se adaptar a mudanças e principalmente ser motivado, porque hoje o profissional com estes requisitos tem condições de competir no mercado com certa chance do crescimento, além de ser levado em conta o perfil acadêmico e profissional.
110 - comentário - 07/08/17 - 10:28:31 - Micael Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Proatividade!
111 - comentário - 07/08/17 - 10:31:05 - Henrique Vieira de Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI não deve ser compelido em todas as coisas. Ele deve fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e, sem ser mandado, correr atrás da informação que precisa para evoluir com suas tarefas do dia-a-dia. Ele deve ser uma pessoa aberta a feedbacks, deve sempre compartilhar as informações que são importantes para o desenvolvimento da equipe que ele faz parte e acima de tudo deve ser sempre respeitoso com seus companheiros de trabalho.
112 - comentário - 07/08/17 - 10:37:42 - Renan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não esperar que façam por você, ouvir e aprender com todos sem fazer distinção. Manter a calma é algo importante, intermitências são normais.
113 - comentário - 07/08/17 - 12:06:13 - Luis Fernando - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Deve ser extremamente _politico_ e focar no relacionamento com as pessoas. Ser _técnico_ também irá ajudar em alguns pontos.
114 - comentário - 07/08/17 - 14:23:00 - Flavio Macias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser auto didático, correr atras das informações. Estudar sempre e conhecer novas tecnologias, tentando implementar na empresa. E nunca esquecer do café. rs..
115 - comentário - 07/08/17 - 17:45:48 - Filipe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Interesse em aprender_
Defender suas ideias com embasamento tanto tecnológico quanto administrativo_
Ser pró ativo no entendimento de um problema_
Honestidade, que pode conter ressalvas sem problemas. Se você não pode garantir algo, avise que não pode, mas informe outros casos similares e seus resultados_

Não se acomode jamais.
116 - comentário - 07/08/17 - 20:05:26 - Renan - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Deve ter curiosidade em aprender mais do que lhe pede, ter postura etica e ser antenado em novas tecnologias para otimizar seu desempenho e otimizacao dos processos dentro da empresa
117 - comentário - 07/08/17 - 22:20:28 - Erick - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O essencial para o sucesso de um profissional de TI é nunca se acomodar.O profissional deve sempre estudar e compreender novas tecnologias.Ser proativo,eficiente e saber lidar com situações adversas.
118 - comentário - 08/08/17 - 09:17:35 - Odair Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quais atitudes o profissional de TI deve ter para se dar bem nas empresas ?

Primeiramente buscar uma formação adequada, onde a organização possa extrair deste colaborador a qualidade no que ele faz.
O colaborador deve buscar atualizações constantes, saber lidar com a rotina de TI e pensar positivamente.

No final tudo dará certo!
119 - comentário - 10/08/17 - 10:19:29 - Wune Li - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Habilidade técnica e se manter atualizado é apenas o básico de todo profissional de TI - é aquilo que esperam que façamos. Se você quer ser um profissional diferenciado, precisa ter atitudes como foco no problema, foco no cliente, conhecimento do produto/serviço, conhecimento de políticas e controles, inteligência emocional, habilidade de trabalhar em diversos times, proatividade, ... São muitas habilidades listadas aqui e ainda há muitas outras, na dúvida sempre peça feedbacks ou internamente ou com um couch externo.
120 - comentário - 10/08/17 - 10:19:46 - Gabriel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro passo é conhecimento, algo que se adquiri no dia a dia através do interesse, basta ser interessado e ter vontade de aprender que o conhecimento vem a tona com o passar do tempo.

Mas o ponto principal para o funcionário de T.I é a postura pois infelizmente nossa área ainda é mal vista por outras áreas em algumas empresas, sendo visualizada como a área que mais gasta e a área que menos trabalha. Para combater esse pensamento, devemos ter um perfil sério, justo e decidido, sempre demonstrando que estamos alinhados a estratégia da empresa.
121 - comentário - 10/08/17 - 10:25:43 - Edson de Melo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Visão de Negócios
- Gestão de Projetos
- Relacionamento interpessoal
- Abertura para inovações
- Domínio de idiomas
- Pensamento Criativo
- Liderança
- Capacidade de questionamento
- Conhecimento técnico e intelectual
- Pensamento Analítico
122 - comentário - 10/08/17 - 10:33:32 - Renato Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Diante o cenário que somos impostos a trabalhar, devemos ter em mente que a figura dos profissionais de T.i representam cargos que exigem responsabilidades, maturidade, experiência, conhecimentos e habilidades, a fim de proporcionar bons resultados à empresa.
É claro que a expansão dos mercados mundiais nos obriga à análise dos níveis de motivação departamental levando os profissionais de T.i a serem modelados conforme a necessidade da empresa.

Renato Andrade - CEO P2 Solutions e GP
123 - comentário - 10/08/17 - 11:39:00 - Simone - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Pró Atividade
- Entusiasmo
- Disponibilidade de Horário
- Auto Didata
- Trabalho em Equipe
- Coach de colaboradores
- Jogo de Cintura
- Marketing
- Colaboração
- Nunca se acomodar
- Aprender sempre!
124 - comentário - 10/08/17 - 19:33:13 - Alex Barbosa de Arruda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve ter hoje uma postura pró ativa, sempre tentar trazer a solução junto com o problema. Expor as suas ideias para melhor algum processo, ou criar um processo novo, desde que seja bem planejado. Ter alguns conhecimentos em ferramentas mais avançadas pois as empresas pedem bastante.
125 - comentário - 10/08/17 - 22:36:52 - Eduardo Paixão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Conhecimento

Parece ser uma palavra simples, porém exige fins de semanas, paciência, insistência, repetições e cafeína.

E não tenho 30 anos. rs_
126 - comentário - 11/08/17 - 08:09:12 - Diego R Chagas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Dedicação e nunca desistir de buscar conhecimento e crescer cada vez mais.
127 - comentário - 11/08/17 - 09:49:52 - Rodolfo Luna - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

- Trabalho em equipe e comprometimento com prazos.

É preferível profissionais de TI comuns com um bom trabalho em equipe, do que bons profissionais individuais que não conseguem trabalhar em equipe.
E o prazo é o que cliente mais aprecia.
128 - comentário - 11/08/17 - 09:51:05 - Daniel Feliciano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje a TI exige muito mais do profissional se for comparar como era antes.

Para se dar bem hoje em dia nas empresas o essencial é ter conhecimento e sempre buscar aprender mais e mais, não se acomodar naquela função, situação ou ate mesmo na mesma empresa, se para crescer for necessário ir para outro lugar, então, que seja.

Essas são as principais atitudes que um profissional de TI deve ter, em seguida vem, a pro atividade, comunicação, jogo de cintura para lidar com pessoas e situações, visão de futuro e negocio etc...
129 - comentário - 11/08/17 - 11:21:00 - Alef Ribeiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente Conhecimento e anos de experiencia, esta cada vez mais difícil entrar no mercado de trabalho sendo jovem, pois pedem muito conhecimento e experiencia com pouca idade, se você tem isso tem tudo para se dar super bem
130 - comentário - 11/08/17 - 11:22:24 - Júlio César Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Além do conhecimento técnico, o profissional de TI precisa de qualidades essenciais para se manter na área e continuar evoluindo : Comprometimento: Vejo muitos profissionais largando projetos inacabados ou em fases críticas. Ou mesmo empresas abandonando clientes sem dar satisfação. Precisamos passar mais confiança para nossos clientes. Lembre-se que para muitos, um sistema ou aplicativo é algo difícil de entender. Persistência: A área de TI mesmo com a crise econômica continua crescendo. Muitas empresas estäo contratando e o profissional com alguma experiëncia está sempre recebendo ofertas. Mas também é uma área competitiva e exige atualização constante. Paciência: Nossa área é uma das mais rápidas de para se evoluir. Um ano de experiëncia pode dobrar o seu salário. Mesmo assim eu vejo alguns profissionais irritados, impacientes com a empresa onde estão.
131 - comentário - 11/08/17 - 12:46:12 - Paulo Werneck - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A princípio as mesmas atitudes que ele tomaria em qualquer parte da sua vida, como, honestidade, sinceridade, ou seja, valores morais.
Além disso conhecimento, que deve sempre ser buscado, nunca com soberba, e tendo sempre em mente que sempre temos o que melhorar ou aprender.
132 - comentário - 11/08/17 - 15:40:28 - Gissele - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As atitudes que percebo das experiências anteriores e atual, é sempre agir com transparência, ser muito atencioso nas tarefas realizadas, ser ético e responsável e estudar coisas novas com direcionamento específico e não estudar tudo que aparece mas fazer cursos de assuntos que gosta e se identifica. E saber se portar as pessoas com educação e conhecimento
133 - comentário - 11/08/17 - 18:09:44 - Josue Venancio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

As atitudes das experiências que tenho ate hoje atuando na aérea da TI, é sempre ter transparência, ser atencioso nas tarefas executadas, estudar e avaliar o que cada decisão pode impactar grandemente ou não uma empresa em que atua cada profissional e sempre buscar a estudar e o essencial para se manter no mercado de forma saudável seja um conhecimento de TI ou outras áreas sempre são valiosas.
134 - comentário - 12/08/17 - 16:27:09 - Rodolfo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje como profissional na área de TI a quase 9 anos, vejo que quanto mais somos honestos, amigável e transparente, automaticamente somos bem irreconhecido e queridos dentro de qualquer empresa.

Buscar novos conhecimentos, estudar métodos de aplicação de tarefas e trabalho em conjunto com um time por exemplo sempre vai lhe dar mais experiencia.
135 - comentário - 13/08/17 - 11:42:31 - Wesley - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que uma das características mais importantes de um profissional da área de TI é a capacidade de adaptação. Coisas comuns que acontecem são mudanças de escopo em projetos, o aprendizado de uma nova tecnologia ou até mesmo uma possível mudança de área (seja dentro da área técnica, ou para uma área de gestão), assim o profissional que não tem essa capacidade tende a ficar parado no tempo.
136 - comentário - 14/08/17 - 09:03:37 - Gustavo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as atitudes que levam o profssional de TI a se dar bem são:

-Transparência e Ética
O mercado é muito pequeno, acredito que independente da empresa que você trabalhe, é importante agir de forma trasparente, ética e honesta. Isso fará com que as pessoas se lembrem de forma positiva.

-Networking
Conhecer as pessoas chave e ser conhecido dentro da organização. Não adianta nada apenas trabalhar duro sem que você não _apareça_, não se _exponha_ de alguma forma.

-Capacitação
Na nossa área, é imprescindível que o profissional de TI se mantenha atualizado e estudando. Caso contrário se tornará obsoleto e pode ter dificuldades para recolocação.
137 - comentário - 14/08/17 - 09:39:12 - Nelson Coelho Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Paciência, ética e buscar sempre estar atualizado com as novas demanda da TI.
A Tecnologia avança cada vez mais rápido e os profissionais devem estar atentos as necessidades do mercado. Faça bem feito, independente da ocasião, pois será o seu nome que estará em jogo.
Boa sorte a todos.
138 - comentário - 14/08/17 - 09:41:59 - Graciele - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que o profissional precisa ter pró atividade, dar ideias inovadoras, buscar soluções digitais, se manter atualizado e passar o conhecimento para a equipe, ter motivação e garra para com os projetos, flexibilidade e saber lidar com pessoas.
139 - comentário - 14/08/17 - 09:51:42 - Caio Henrique Morais de Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os profissionais precisam ter uma visão única, com ideias próprias, e sempre bom senso, planejar as metas, conhecer a sua empresa, para poder ter atitudes que possam melhorar o seu trabalho e dos demais profissionais. Com estas iniciativas um profissional de TI pode ser bem visto e sempre ter bons elogios em sua área de atuação, nunca se esqueça, um profissional que tem boas ideias ajuda à empresa e à si mesmo, e também não se limite à aprender novas coisas, isto sempre pode lhe ajudar em um problema ou até mesmo em um debate de soluções.
140 - comentário - 14/08/17 - 10:22:01 - Lee - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Comprometimento, resiliência, trabalho em equipe, pró atividade, se atualizar conforme a necessidade do negócio, aderir às novas tecnologias, socializar e conhecer a empresa como um todo.
141 - comentário - 14/08/17 - 10:40:25 - Lucas Teles de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pró-atividade em busca de novas tecnologias e soluções e o trabalho em equipe. um profissional de TI deve estar atualizado com capacidade de satisfazer a necessidade do cliente. Outro ponto importante é aquirir conhecimento, dividir e repassar, esquecer a ideologia que _não vou passar meu conhecimento_. No mercado atual e o trabalho em equipe é primordial a transferência de conhecimento.
142 - comentário - 14/08/17 - 15:40:52 - Cury - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Saber trabalhar em equipe, ser pró ativo, se manter atualizado e ter jogo de cintura.
144 - comentário - 14/08/17 - 16:40:49 - Felipe Ortiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pró-atividade, trabalho em equipe (ser os demais colegas, pois exista muita individualidade) e transparência. O que está muito difícil é achar emprego na _área_.
145 - comentário - 14/08/17 - 20:45:16 - Danilo Freitas Costa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser autodidata, ter uma boa comunicação e não desistir nunca.
146 - comentário - 15/08/17 - 00:43:27 - Willshinoda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre querer aprender mais sobre a empresa para crescer junto com a mesma. Ser honesto e pensar como um patrão. Não fazer corpo mole, pedir feedback de como pode melhorar, dar sugestões de melhorias e buscar conhecimento melhorando sua capacidade de raciocínio.
147 - comentário - 15/08/17 - 09:12:24 - Pedro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser proativo e entender o objetivo de suas tarefas. Ser capaz de se comunicar e deixar claro o que está fazendo e com qual foco. A proatividade se dá quando o profissional antecipa possíveis conflitos e, ao relatar problemas/empecilhos, já fornece direcionamento para soluções.
148 - comentário - 15/08/17 - 09:17:12 - Marcos Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser comprometido com o trabalho, entender o domínio da empresa.
Não se acomodar, sempre procurar inovação que atendam as necessidades de empresa, mostrar interesse em assuntos desconhecidos.
Colaborar com ideias para melhorar a produtividade,mostrar interesse nas melhorias de processo na empresa.
149 - comentário - 15/08/17 - 21:46:09 - Daniel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Buscar a excelência em cada atividade realizada, ser comprometido com a real necessidade do cliente, manter lealdade à empresa.
Trabalhar para o time, buscando o crescimento pessoal da mesma forma que coopera com o crescimento de cada integrante da empresa.
150 - comentário - 17/08/17 - 11:45:04 - GUSTAVO OLIVEIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Compromisso com o que está sendo feito, compromisso com a empresa, e transparência.
151 - comentário - 17/08/17 - 11:47:39 - Yuri Mariano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ter domínio do que faz, não enrolar nas respostas, e ser claro. Buscar sempre se aperfeiçoar, e se atualizar das novidades da sua área, além de ser proativo.
152 - comentário - 17/08/17 - 11:54:54 - Marco Aurélio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom relacionamento, objetividade, clareza, esforço e inteligência lidar com diferentes áreas com diferentes níveis de conhecimento.
153 - comentário - 17/08/17 - 11:59:09 - Rafael Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

É sabido que
qualquer área que escolhemos para seguir, precisamos estar sempre por dentro de assuntos relacionados, mas tratando-se de TI, o peso disso dobra.
Por quê? A tecnologia não para, está em constante evolução. Na verdade, é preciso gostar do assunto, afinal, um bom profissional ama o que faz, e por isso não vê problemas em ler diariamente artigos e novidades sobre o assunto.
Então por isso acredito que atitudes que o profissional deva ter é comunicação, organização, flexibilidade, tomada de decisão, liderança, visão do negócio e desenvolvimento pessoal.
154 - comentário - 17/08/17 - 12:40:39 - Anderson Cremoneze - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uns trabalhando 8hrs por um salário, outros trabalham 24hrs por seus sonhos
155 - comentário - 17/08/17 - 13:17:14 - Fabriccio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiro de tudo uma boa capacidade de empatia e um bom discernimento sobre boas e más escolhas. Às vezes uma boa ideia precisa ser bem recebida e um feedback seja positivo/negativo deve ser construtivo e trabalhado.
156 - comentário - 17/08/17 - 15:15:20 - Aules Jobstraibizer - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nos dias de hoje, é fato que aquela famosa ideia engessada do passado não se vive mais, vivemos em um mundo de mentes abertas, desafios constantes, quebra de paradigmas, flexibilidade, clareza e transparência são itens de extrema necessidades exigidas nas rotinas do dia-a-dia em uma empresa de TI, enfim, acredito que qualquer atitude elencada a estes pontos ditos neste contexto, faz com que um profissional que se possibilite superar com maturidade e inteligência, possa sem dúvidas atingir grandes resultados não só profissionais, mas também para a VIDA.
157 - comentário - 17/08/17 - 18:37:01 - Leonardo Ribeiro de Aguiar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional deve ter a boa e velha proatividade, mas também precisa ter uma visão mais alinhada ao negócio e estar disposto a mudanças. O mercado muda cada vez mais rápido e as soluções tecnológicas são o motor desta mudança, então o profissional precisa estar apto para mudar rápido, aprender novas tecnologias, novas técnicas e porque não, novos comportamentos.
158 - comentário - 18/08/17 - 08:01:25 - Domingos de C Villela JR - 189.56.45.****

São 10 as atitudes:

1. Resolução de problemas complexos
2. Pensamento crítico
3. Criatividade
4. Gestão de pessoas
5. Coordenação
6. Inteligência Emocional
7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
8. Orientação para servir
9. Negociação
10. Flexibilidade cognitiva
158 - Réplica - 28/08/17 - 10:21:40 - Fernanda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Adorei todos os itens!
Principalmente o 10!

Se TODAS as empresas tratassem os funcionários de TI dessa maneira, teríamos melhor rendimento!
159 - comentário - 21/08/17 - 09:40:50 - Felipe Dutra de Aguiar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Antes de tudo o profissional de T.I para se dar bem na empresa precisa ter resiliência e também ter muita calma.
Um profissional de T.I precisa ser muito mais que um funcionário, ele precisa ter uma visão e uma mente abrangente para que ele possa, por conta de necessidade as vezes, entender como cada engrenagem da instituição onde ele está funciona.
Resiliência, Curiosidade, Determinação e Calma são as chaves para o sucesso de um profissional desta área assim como de muitas outras.
160 - comentário - 21/08/17 - 11:21:45 - Junior Herrera - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O primeiro passo é ter um diferencial dentro da empresa, não basta apenas conhecer e ter domínio sobre uma determinada ferramenta, é necessário alinhar seus objetivos com os objetivos da empresa, assim se cria um ambiente mais agradável e fácil de trabalhar, propor novas idéias, nunca se limitar a uma rotina diária, nunca ter medo de querer evoluir e mostrar para a empresa o que você tem de sugestão tanto para o seu crescimento quanto para o crescimento de sua área de negócios, se você precisa de um investimento em um curso que agregará valor tanto à sua carreira como à empresa, mostre isso para ela e monte um plano de ação para que isso se realize, seja o diferencial, seja um idealizador de novas idéias e projetos!
161 - comentário - 21/08/17 - 13:14:46 - Felipe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O Principal de tudo : O Profissional de T.I deve estar em uma reciclagem continua, dia após dia procurando intensificar seu conhecimento, pois o que era T.I há 10 anos atrás, é totalmente diferente do que é hoje, e a tendencia é mudar cada dia mais. Acredito que o Profissional de T.I deve, além de vivenciar o seu dia-a-dia na empresa, não deve se prender a uma só ferramenta de trabalho, um Framework, uma linguagem, etc. É preciso saber de tudo um pouco em nossa área.

Um bom profissional de T.I, preza pela segurança e pela organização, de seu ambiente, de seus arquivos e de seu dia-a-dia.
162 - comentário - 21/08/17 - 13:53:18 - Cauê - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é a disposição em aprender, e mais ainda a disposição para executar suas tarefas do dia-a-dia. Sem dedicação e boa vontade, você não prospera em área alguma. Com o que eu mencionei, você se torna não só um profissional de verdade, como um homem de confiança no seu setor. É muito importante você entender onde está, para onde você pode ir, que as experiências sempre se somam e que você deve ser grato pelas suas oportunidades. São as oportunidades que moldam quem você é, pessoa e profissional.
163 - comentário - 21/08/17 - 20:32:31 - Danilo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Se interessar pelo que faz na empresa ou pelo que te propuseram a fazer é um dos fatores chave numa empresa. Vá fundo, pesquise, colabore, atue com sua equipe para melhorar seus processos.

Não tenha medo de perguntar ou pedir ajuda. Troca de experiências são sempre bem vindas no ambiente de trabalho.

Se atualize: mesmo que esteja em uma área mais baixa - como o suporte por exemplo, leia, estude bastante sobre uma área de interesse. O fator de saber buscar mais informação - seja de maneira autônoma, oh fazendo um curso para se aprimorar é elemento chave para seu sucesso!
164 - comentário - 21/08/17 - 20:56:39 - Douglas Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Garantir o funcionamento dos sistemas de informática, como instrumento de apoio à execução das atividades da Fundação_
Gerenciar a manutenção e segurança das informações, dos servidores e dos equipamentos da rede_
Realizar a atualização da home page, de softwares, e assessorar no processo de aquisição dos equipamentos de informática_
Estudar sempre as melhores práticas de TI, de fato – o bom gerente deve aprender e entender tudo relativo a sua rotina de trabalho_
Desenvolver softwares que sejam identificados como necessários para a Fundação, após aprovação da Diretoria Executiva_
Subsidiar a aquisição, locação, contratação, instalação e a manutenção dos recursos de informática_
Submeter à Diretoria Executiva o desenvolvimento de sistemas e o seu desempenho, revendo necessidades adicionais e identificando possíveis impactos
165 - comentário - 22/08/17 - 08:22:33 - Beatriz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O que está em falta nas empresas atualmente são profissionais maduros, com autoconhecimento e com boa gestão das emoções.
As universidades forma-nos tecnicamente mas não nos ensina como lidar com as pressões do dia-a-dia, ou ainda, como não aumentar ainda mais a hostilidade do ambiente profissional.
Ainda vejo muitas reuniões e e-mails onde o principal objetivo é encontrar culpados, apontar dedos e provar que está com razão.
Saber ler as situações e antecipar-se sempre que possível, lidar com politicas e jogo de interesse, pode fazer uma enorme diferença nos resultados da empresa.
166 - comentário - 22/08/17 - 13:28:39 - Thiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conhecer bem o produto da empresa, ter comprometimento, estar sempre em busca de melhorias e inovação, acompanhar as tendencias de mercado e seus principais concorrentes.
O profissionais deve sempre investir em conhecimento realizando cursos, palestras e participando de meetup na busca de ferramentas e conhecimentos que possam agregar em seu dia a dia de trabalho e nunca se acomodar sempre estar em busca de crescimento.
167 - comentário - 22/08/17 - 14:28:31 - Victor da Silva Narciso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de Tecnologia sofre grandes atualizações diárias, cabe ao profissional desta área aprimorar seus conhecimentos através de cursos, treinamentos e palestras e se possível, aplicar no ambiente em que trabalha, além de disso, obter proatividade, resiliência e dedicação aos novos desafios.
167 - Réplica - 09/09/17 - 08:43:58 - Rogério de Paula Aguilar - 187.182.18****

O que você disse está correto, porém discordo de algumas coisas. Atualização de conhecimentos deve ocorrer, porém sou contra o profissional pagar 100% do curso, que normalmente é caro. O ideal seria a empresa pagar ou dividir o valor entre empregados e empresa. Se for autodidata pode comprar um livro sobre o assunto. Eu sempre fiz assim, porém estudava em casa, ou seja, não tinha tempo livre para mais nada, mesmo nos finais de semana. Comecei a ficar doente. Parei o ritmo maluco e nas segundas, quartas e sextas eu ficava uma hora dentro do expediente, lendo e estudando o livro. Não pedi para ninguém, comecei a fazer isso sem falar nada, porque da forma que era antes eu fiquei tão doente e não recebi ajuda de ninguém. Tive que fazer uma cirurgia e o único colega de trabalho que foi me ver era um colega de outra consultoria. Então não aceite nada que seja absurdo.
168 - comentário - 22/08/17 - 23:09:06 - Telésforo Caceres Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI precisa se adaptar rapidamente à mudanças - tanto mudanças técnológias quanto mudanaças de rumos nas empresas. Isso enbolve ser dinâmico, gostar de desafios, ser automotivado e não perder o bom humor para lidar com as situações do dia-a-dia.

Além disso, comunicação é o ponto fraco de muitos profissionais de TI. A boa comunicação nas empresas é obrigatório. Ter objetivos claros, ser direto no que se diz - ao mesmo tempo, respeitoso - e não deixar nada subentendido é fundamental para que os trabalhos sejam bem sucedidos.
169 - comentário - 26/08/17 - 16:13:06 - Fábio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para se dar bem nas empresas o profissional deve estar disposto a aceitar desafio e enfrentar a pressão do dia a dia.
Deve ser pró-ativo e dedicado em todas as funções que exercer. Além de ser flexível para se adaptar aos novos requisitos que as empresas exigem.
170 - comentário - 28/08/17 - 10:17:15 - Fernanda Cipriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Deve ser eficiente, pró-ativo, responsável, se dedicar e fazer o trabalho com amor! Afinal ninguém nos obrigou a exercer a profissão que escolhemos, e se esse for seu caso, vá em busca do que te faz feliz, realizado e te complete profissionalmente.
E além da pessoa ser tudo isso a empresa precisa reconhecer as qualidades dos funcionários, dar liberdade de desenvolver aquilo que faz a pessoa feliz. Afinal ninguém rende muito trabalhando infeliz. Empresas que tratam seus funcionários como seres humanos tem mais proveito deles do que aquelas empresas que tratam os funcionários como máquinas.
Não é difícil fazer isso, apenas observe o colaborador e veja o que ele faz com mais facilidade e agilidade, então é ai que mora a mina de executar tarefas com perfeição e rapidez!
Empresa e funcionário é uma troca que deve ser justa, tanto no salário quanto nos objetivos!
171 - comentário - 03/09/17 - 09:34:41 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ser eficiente, dedicado, fazer um pouco a mais no serviço (por exemplo, assumir uma responsabilidade nova quando houver a oportunidade), dar idéias, sugestões ou críticas (já que o chefe não é único que deve pensar para melhorar a equipe ou o ambiente de trabalho), ser positivo (pois pessoas negativas é horrível de trabalhar). Seja claro em suas decisões no serviço e quando for falar ou ajudar alguém, pois pessoas que transmite dúvida a toda momento, é um pouco difícil de trabalhar. Caso não saiba, diga não sei, pois não sabemos tudo. Evite fofocas, distrações (ver vídeos de jogos ou ficar lendo por muito tempo) e pessoas de má influência, isso não vai te ajudar em nada no serviço e muito menos na sua vida. Evite falar palavrões, pois nem todo chefe aceita isso, conheça ele primeiro e depois você vai ter a certeza. E por último, faça o seu melhor sempre, isso mostra força de vontade.
172 - comentário - 03/09/17 - 17:03:48 - Vanessa S. C. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Deve ter o perfil pra trabalhar com TI! É uma área muito abrangente, muda muito rápido: esse profissional tem que ser também dinâmico, disposto e aberto a mudanças. Tem que gostar de estudar porque nada é pra sempre. Tem que ser _resiliente_ e estar disposto a trabalhar mais do que viver! A área é ótima pra quem quer dinheiro. Eu disse dinheiro, não vida!
173 - comentário - 05/09/17 - 11:19:43 - Eduardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Na verdade, a principal atitude é saber o que a empresa quer. Muitos falam em proatividade, isso e aquilo, mas tem muitas empresas que se você pensar em fazer algo diferente, já está fadado ao fracasso, pois em que apenas _seguir normas_. Poucas empresas hoje deixam o profissional fazer a diferença.
Se dar bem em uma empresa não requer apenas dedicação, mas também oportunidades, se quer se dar bem, procure uma empresa que te de espaços, ai sim você pode fazer o que todo mundo vai dizer nesse fórum (ser responsável, proativo, fazer algo a mais, ...) no resto, seja o que a empresa procura.
174 - comentário - 05/09/17 - 11:20:03 - Gabriel Seles - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O profissional de TI deve, alem de gostar muito de tecnologia, deve ter muita disciplina e ser autodidata, pois é uma área que está em constante mudança e avanço. Sempre se atualizando nos conhecimentos e ter domínio no inglês também é fundamental.
175 - comentário - 05/09/17 - 12:24:46 - Danilo Lemos da Conceição - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Já atuo com TI, a cerca de 5 anos, bom ... Acredito que para se dar certo nessa área, é preciso saber com que especificamente você quer trabalhar, seja especifico no que quer seguir, se aperfeiçoe e torne-se diferente dos demais. Em relação a convívio profissional, você deve tomar muito cuidado com o que fala dentro do ambiente profissional, não fique muito de conversinha, só fale o necessário e faça o seu trabalho, Pois é uma área muito delicada, qualquer atitude errada, você pode perder confiança e consequentemente futuras oportunidades.
176 - comentário - 05/09/17 - 22:55:29 - Francisco E. G. de Aquiino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom me formei em 2014 no curso de Sistemas da Informação , estou há cerca de 4 anos , e para o profissional de T.I se dar bem , acredito que tenha que seguir essas dicas abaixo :
1° Faça o que goste , identifique sua área de atuação ,
2° Faça com capricho , seja diferenciado .
3° Esteja sempre disposto a aprender. (Somos bases de conhecimento)
4° Não se acomodar ( por experiencia própria é ruim não caia nessa )
5° Saber o que está falando , tenha domínio sobre o assunto (gera credibilidade)
6° Documentação ( você pensa que não , mas um dia você vai precisar !)
7º Entregue sempre na data ( é complicado , mas gera confiança )
8° Tudo é fase , Tudo Passa! ( O que podemos fazer ? Aprender é melhorar , tanto nos momentos ruins como nos momentos bons )
9° Gratidão ( Ninguém é super- herói , somos todos importantes na área que atuamos )
177 - comentário - 11/09/17 - 14:49:19 - Hygens - 201.93.226****

Ame o que faz...Ame as pessoas ao seu redor...Aprenda a servir antes de mandar...Seja simples, honesto e ávido para aprender novas coisas sempre...Não perca oportunidades e da mesma forma não deixe que passem os anos sem saber o que realmente almeja para o seu futuro e tenha metas: pessoais, profissionais e acima de tudo isso pense que no céu há um Deus que tudo vê, tudo ouve e tudo sente !
178 - comentário - 13/09/17 - 07:11:36 - Thiago Andre - 187.123.16****

O profissional de T.I em síntese deve ser exato, produzir resultados que satisfaçam os usuários e ter linguagem simples, não tente explicar conceitos ou definições complicadas, resolva os problemas e apresente resultados de forma eficaz, por mais cansativo que seja escute a todos e documente tudo oque promete e cumpra sua promessas, não tente se tornar insubstituível se torne apenas fundamental.
Siga isso e se dará bem !
179 - comentário - 14/09/17 - 15:28:46 - Edson Roberto Silva - 177.39.96.****

Ola, a base de tudo é a organização nas demandas/atividades, sempre trabalhando em grupo e respeitando a piramide da empresa.
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