O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Comente a pesquisa sobre o mercado de TI e salários, apinfo 2021,

Convidados : Profissionais cadastrados no site

1 - comentário - 18/08/21 - 14:08:03 - Thiago Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Achei a pesquisa muito útil, principalmente na parte que trata do Home Office, por ser uma forma de trabalho nova, ainda existe muita diferença entre as empresas.
No meu caso, tenho recebido muito mais propostas de trabalho depois que começou a pandemia.
A área de TI esta muito aquecida.
Longa vida ao Home office.
2 - comentário - 18/08/21 - 14:34:36 - Eliane Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pesquisa esta bem completa, com informações que ainda não tinha visto em outros lugares.
Tenho recebido mais propostas, mas o salário ainda não subiu na mesma proporção.
Triste ver que a participação feminina continua baixa e cresce pouco ao longo dos anos
3 - comentário - 18/08/21 - 14:59:34 - Fabio Moreirão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A empresa aonde trabalho não desligou ninguem porém diminui 10% durante alguns meses, afinal ela vive de vendas e as vendas diminuiram um pouco. O home office foi amplamente implantado e segue assim. Provavelmente será implantado definitivamente em TI com dias de visitas na empresa. Ela também manteve o vale alimentação e emprestou computadores, monitores e cadeiras para as pessoas. Houve um turnover grande em TI esses ultimos meses.
4 - comentário - 18/08/21 - 15:01:39 - Tiago Freitas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nunca tinha trabalhado em casa por mais de um dia. Estou mais confortável e produtivo, pois não passo pelo estresse do transporte publico e politica de restrição na internet, pois ao baixar dependências e pesquisar em fóruns, tenho menos dificuldade.

Infelizmente muitas empresas estão querendo contratar perfil com 30 anos de experiencia com apenas 20 anos de idade e fazendo os profissionais ganhar salário de 1 fazendo serviço de 10. Meu empregador me valorizou e cobriu uma proposta, fiquei sem reacao. Espero que o cliente não peca pra voltarmos tão cedo ao trabalho presencial :)
apipesq19
5 - comentário - 18/08/21 - 16:30:35 - Oswaldo Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ainda bem que a grande maioria esta gostando do home office.
Para mim foi ótimo, aumentou minha produtividade e qualidade de vida.
Espero continuar desta forma, ou se tiver que voltar que pelo menos seja hibrido.
6 - comentário - 18/08/21 - 16:42:06 - Haroldo Mota - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Faço parte dos 53% que receberam ajuda da empresa para montar o home office, no meu caso foi o notebook.
Fiquei impressionado com a quantidade de empresas que não ofereceu nada.
7 - comentário - 18/08/21 - 17:07:36 - Fabio Fernandez Vallido - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

I have 15 years o on I.T Field, we should be getting paid a little better.
8 - comentário - 18/08/21 - 17:11:38 - Fabio Fernandez Vallido - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Home Office is the Future, took too long here in Brazil for that to happen , we need a Pandemic for it.. shame on it, Now we need be creative and work towards our evolution as a whole.
Home Office save us a lot of time traveling to work back and forth , plus is a big benefit for the companies saving Mortar Physical Space for employees .
Pecados
9 - comentário - 18/08/21 - 17:45:06 - Fabio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Achei a pesquisa muito util. Principalmente satisfatória em saber que muitos gostaram de trabalha em Home Office. Agora o que não e satisfatório e a renumeração que estão pagando, principalmente a quem já carrega uma bagagem de 26 anos de experiência como eu tenho. É imensamente ridicularizar para o profissional de TI. Aos jovens que se inicia na carreira, de TI seja la onde for pode ate ser que o salario seja agradável. Mas peso esses jovens que aceitam o salário mas trabalhem com dedicação a área que está sendo esquecida. Não trabalhe com má vontade como vejo em muitos devido o salário de mendigo que muitas empresas estão pagando nos dias de hoje.E muitos estão aceitando e quando chega a hora de mostrar serviço ficam chorando a esmola que ganham. Por isso sempre digo a TI e para quem gosta. Logico dependemos de renumeração uma boa renumeração. Assim o profissional fica mais satisfeito.
10 - comentário - 18/08/21 - 18:11:13 - Vera Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pesquisa foi útil, principalmente para entender a questão da importância do trabalho na área de TI, onde muitas soluções foram _confirmadas_ que é possível realizar sonhos e conseguir trabalhos de forma online.
Sobre a questão das empresas, finalmente ficou provado que o trabalho a distância acontece, é possível e tem ótimos ganhos para o profissional e empresa, não há mais o stress do trânsito, da dificuldade em chegar e voltar do trabalho, o profissional tem mais tempo para uma vida saudável, fazer exercícios físicos, ficar com a família, sem dizer que o trabalho home office vc pode trabalhar de onde desejar, só precisa de uma boa conexão. Um sonho que se tornou realidade, pena ser através desse cenário ruim que a pandemia nos trouxe (perdas de vidas).
11 - comentário - 19/08/21 - 07:52:57 - Vinicius Trancoso Santos Franc - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

100% home office ainda, o salário melhorou
12 - comentário - 19/08/21 - 08:15:33 - Abimael Rodrigues Sergio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente parabéns pela pesquisa realizada.

Com relação a Desenvolvedor de Software Java Sênior, o salário de PJ apresentado na pesquisa, está abaixo da realidade:

Analista de sistemas Java, PJ R$ 12.670,00
Analista Programador Java PJ R$ 8.998,00
Programador Java R$ 7.780,00

Salários reais no mercado hoje:

Um desenvolvedor Java Sênior Back-end, está ganhando (como PJ), em torno de R$ 17.500,00.
Um desenvolvedor Java Sênior Front-end, está ganhando (como PJ), em torno de R$ 18.550,00.
Um desenvolvedor Java Sênior Full-stack, está ganhando (como PJ), em torno de R$ 18.900,00.

O cargo apresentado _Analista de sistemas_, não está de acordo com o mercado e com suas categorias (júnior, pleno, sênior). Deveria especificar: Desenvolvedor sênior/pleno/júnior Mobile, Front-end, Full-stack, Back-end, Analista de sistemas, Arquiteto de Software.
apipesq
13 - comentário - 19/08/21 - 08:38:38 - Itamar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Legal a pesquisa, estou em home office e gosto muito, mas não recebi nenhum auxilio da empresa.
Notebook e ajuda de custo para pagar a internet e luz, deveriam ser o padrão, pois as empresas tiveram redução de custo.
14 - comentário - 19/08/21 - 08:45:28 - Rodrigo Pacheco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estava no esquema híbrido, agora estou 100% home office mas já fui informado que isso é momentâneo, em breve voltam as atividades normais (presencial).

Infelizmente neste período que estive/estou de home office, não houveram melhorias em nada, tão pouco ajuda por estar usando recursos de casa como internet e energia elétrica.

Das pessoas que conheço e que estavam ou estão de home office, o panorama é este igual ao meu. Ao meu ver as empresas não souberam se preparar para o home office, tão pouco se motivaram a isso.
15 - comentário - 19/08/21 - 09:27:49 - Nelio Cardoso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A organização em que trabalho não previa o trabalho remoto para a nossa equipe e isto parecia ser algo que nunca iria ocorrer, com a pandemia todos foram colocados em full home office e a organização tem outro olhar do trabalho remoto, foi aprovado por todos e estamos fazendo presencial 1 vez por semana, a produtividade aumentou em 100% a interação com os demais grupos de trabalho também, não tivemos aumento de dissídio o sindicato esta brigando na justiça.
mais diante do cenário geral onde muitas pessoas ficaram desempregadas a área de TI sobreviveu, só tenho a agradecer.
16 - comentário - 19/08/21 - 10:55:23 - Marco Antônio de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

No inicio foi meio estranho, mas depois peguei o jeito e gosto muito de trabalhar em home office.
A empresa ajudou com cadeira, notebook, teclado e monitor.

Com o avanço da vacinação, acho que vamos voltar, pelo menos espero ficar num esquema híbrido.

Graças a pesquisa, fiquei mais animado para continuar o curso de inglês, pois com poucas pessoas fluentes este é um bom diferencial. Vou dar uma olhada com carinho também em uma certificação ITIL.

Será que vale a pena ?
Pecados
17 - comentário - 19/08/21 - 13:21:24 - Renato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A empresa onde trabalho não teve home office para funcionários da minha área, apenas houve revezamento entre equipes, más a partir de Agosto de 2020 o revezamento acabou e retomamos os dias normais e desde então estou presencial no local de trabalho.
18 - comentário - 19/08/21 - 13:58:11 - Marcelo Lopes da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou remoto desde março/2019. Neste período troquei de emprego duas vezes, sempre remoto.
19 - comentário - 19/08/21 - 14:47:22 - Armando Albuquerque - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O interessante é que ao longo do tempo aumenta a quantidade de profissionais com: certificação, inglês fluente, MBA e pós graduação.
Na mídia o discurso de que falta profissional qualificado permanece, embora o salário continue a não refletir esta suposta deficiência de candidatos.
Na pandemia mantive meu emprego e meu salário, portanto não posso reclamar, no geral foi bem melhor para a área de TI, do que para as outras.
20 - comentário - 19/08/21 - 17:54:45 - Rodrigo Chagas Munhoz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Pesquisa interessante mostra vem a verdade de como está o mercado de TI no Brasil atualmente, entendo que ainda tem muito espaço para crescimento. Sugiro que todos que estão ingressando ou já em atuação se equipem com equipamento de ponta para ganhar produtividade e tempo, que é o bem mais preciso na área. E seguir estudando por que não para não.

O aumento salaria foi abaixo do esperado pela demanda, mas acredito que isso deverá mudar a medida que as experiência das novas tecnologia forem crescendo.
apipesq19
21 - comentário - 19/08/21 - 18:19:26 - Daniela Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os dados da pesquisa batem com a minha realidade. Recebi mais propostas de trabalho no último ano. O melhor é que os testes e entrevistas foram online, economizando tempo de dinheiro. Espero que permaneça assim.
22 - comentário - 19/08/21 - 22:07:43 - Rodrigo Béco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Realmente a pesquisa bate com o que converso com amigos e colegas da área de TI. Mercado deu uma aquecida da metade de 2020 até agora, os recrutadores estão a todo vapor tentando contratar. Acredito que a pandemia contribuiu muito para consolidar o modelo de trabalho home office, ou pelo menos, mais remoto do que presencial.
23 - comentário - 20/08/21 - 10:06:01 - Armando Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pesquisa bate com o que eu tenho visto no meu dia a dia.
A covid aqueceu o mercado de TI e viabilizou o trabalho em home office, de uma forma que parecia impossível no passado.

A possibilidade de trabalhar para empresas em outros estados e mesmo em outros países, abre muitas oportunidades.
Inglês fluente, certificações e uma boa qualificação, fazem cada vez mais diferença para quem quer ter um salário diferenciado.
24 - comentário - 20/08/21 - 10:16:48 - Robson Cardoso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O inglês me faz muita falat é um ponto que preciso melhorar, TI sem inglês é uma barreira .
apipesq
25 - comentário - 20/08/21 - 15:45:39 - Daniele Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Inglês vem sendo essencial, tenho focado muito no estudo disso, e durante a pandemia, houve um alto crescimento de propostas de emprego.
Espero que o mercado permaneça quente para nós :)
26 - comentário - 20/08/21 - 17:27:13 - SAMUEL SOUZA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as certificações são importantes, idiomas como EN e ESP são essenciais. As boas vagas pedem fluência. Parabéns a APinfo pela pesquisa.
27 - comentário - 20/08/21 - 18:20:16 - Felix Silva Ximenes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia é um período para revermos nossos currículos e melhorarmos nosso conhecimento, procurar adquirir novos conhecimentos e começar a aprender coisas que sempre dizíamos que não tinha tempo.
28 - comentário - 20/08/21 - 20:35:19 - Renan Guilherme Illipronti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que as certificações são essenciais, para algumas vagas pedem inglês fluente e pagam pouco .... Mas o mercado está muito aquecido.
Pecados
29 - comentário - 21/08/21 - 21:46:51 - Judivan Inacio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O site esta suprindo minhas necessidades a altura. Gratidão.
30 - comentário - 23/08/21 - 10:16:35 - Caio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O APinfo é o melhor lugar gratuito para deixar seu curriculo quando relacionadas as vagas de TI.
Aqui surgem diversas oportunidade onde grandes empresas buscam profissionais.
Eu sou suspeito em dizer, já obtive diversos contatos por aqui.
31 - comentário - 23/08/21 - 10:31:22 - Jupiter Sena Monteiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Parabéns pela iniciativa da APInfo sobre a pesquisa salarial!
32 - comentário - 23/08/21 - 11:48:31 - Diego Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apinfo é muito boa para arrumar emprego, consegui quase todos por aqui.
apipesq
33 - comentário - 23/08/21 - 15:05:45 - Davi Bariani Boin - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

APinfo é um site sério e muito importante. Através dele já arrumei uma série de empregos que talvez não encontrasse em outros sites não especializados no mercado de TI
34 - comentário - 24/08/21 - 07:52:31 - Euclides Olivera Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pesquisa possibilita uma boa visão de como a área de TI vem evoluindo ao longo do tempo.
É interessante como é persistente a baixa participação de mulheres, bem como o número de profissionais com fluência em inglês.
O excesso de stress e responsabilidades, indicado como um dos principais problemas de TI, junto com os salários, que eu considero baixos, ajudam a explicar a situação.
Espero que a melhora trazida pela Covid ajude a melhorar nossa condição de trabalho em TI.
35 - comentário - 24/08/21 - 08:30:52 - WILLIAM BATISTA AMARO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O ano de 2021 foi um ano difícil para várias pessoas, porém, creio que para nós de TI a situação seja diferente, o mercado está com escassez de profissionais em algumas áreas.

Vejo o mercado cada vez mais exigente, porém, esta exigência parte mais por parte do RH, que gosta muito de ver papéis, certicifados, etc. Quando a conversa parte para o gestor da área, muitas das vezes a certificação não é 100% levada em conta no decorrer do bate-papo e sim o caráter, o conhecimento e habilidades expostar durante a entrevista.
36 - comentário - 24/08/21 - 09:04:50 - Filipe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ótima iniciativa
apipesq19
37 - comentário - 24/08/21 - 11:08:32 - Waldemar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostei principalmente das partes que tratam do home office, por ser uma coisa recente ainda existem muitas diferenças e conhecer o mercado facilita a negociação de melhores benefícios. Fiquei impressionado com 75% dos profissionais ainda estarem totalmente em home office, este número com certeza vai cair nos próximos meses, infelizmente ...
38 - comentário - 24/08/21 - 14:22:16 - Vini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de Ti, mesmo em meio a pandemia, vem em uma crescente muito grande, o que falta são pessoas qualificadas, muitas vagas, e pra quem está começando as vagas também aumentaram exigindo bem menos, com salários compatíveis.
Infelizmente algumas empresas pedem muito conhecimento, pra pouco salário isso e uma barreira que deve ser rompida.
39 - comentário - 25/08/21 - 08:29:50 - Daniel Marques - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou em home office e gostei dos pontos positivos e negativos levantados pela pesquisa.
No meu caso particular o que mais complica são as reuniões em excesso, que acabam comprometendo o serviço.
40 - comentário - 26/08/21 - 10:50:01 - Silvia Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pesquisa tem informações importantes, que nos ajudam a planejar a carreira, gostei muito.
Pecados
41 - comentário - 26/08/21 - 12:15:28 - Fabio Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito bom principalmente das partes que tratam do home office, por ser uma posição recente ainda, existem muitas diferenças e conhecer o mercado facilita a negociação de melhores benefícios.
42 - comentário - 26/08/21 - 14:06:45 - Daniel Antunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A empresa esta querendo a volta ao trabalho presencial, estou tentando negociar pelo menos um híbrido. A pesquisa com certeza ajuda, obrigado !
43 - comentário - 27/08/21 - 11:08:28 - Rodolfo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre quis trabalhar em home office, mas antes da Covid era praticamente impossível.
Fiquei impressionado com a velocidade da mudança.
A pesquisa traz dados importantes sobre esta transformação.
Por ser uma coisa nova ainda vai passar por muitos ajustes, mas o segredo será encontrar um ponto de equilíbrio em que seja vantagem para as empresas e também para os profissionais.
44 - comentário - 27/08/21 - 12:15:18 - Jonas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá profissionais de tecnologia , muito bom este tema, neste momento de pandemia, felizmente a área de tecnologia aumentou significamente, o aumento de vagas de trabalho foi muito importante para o profissional de T.I , e para sociedade comum todo, que busca melhorar a qualidade e o futuro da tecnologia no nosso Brasil, o salários pelo que estou vendo esta bem variados dependendo da área de atuação de cada profissional, espero que abre muitas vagas de tecnologia no nosso Brasil, até felicidades a todos os profissionais de tecnologia do nosso pais.
apipesq
45 - comentário - 27/08/21 - 12:53:24 - Antonio Belpiede - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A proposta de trabalhar Home Office é muito Boa, evita uma seria de transtôrno de locomoção_apesar que a cobrança é bem nmaior. Infelismente o meu ramo de TI é de grande porte (o bom e famaso Cobol, Cics e DL/1). Mas o progresso continua. O trabalho Home Office vale apena, temos que lutar por um bom salário sempre.
46 - comentário - 30/08/21 - 09:34:07 - Alberto Fernandes Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Os valores fazem sentido com o que está sendo praticado.
47 - comentário - 30/08/21 - 11:12:08 - Claudemir Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia obrigou a uma grande mudança na área de TI, que normalmente levaria muitos anos.
Este novo quadro aparece com clareza na pesquisa.
Espero que o trabalho em home office continue om força e possamos trabalhar para empresas em outras cidade, estados, ou mesmo países.
48 - comentário - 30/08/21 - 13:29:39 - Lucas Evangelista Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mundo mudou e assim muitas oportunidades também mudaram, acredito que o fato de poder trabalhar de casa abriu portas para muitas famílias, antigamente um pai era obrigado a deslocar de sua família para ir trabalhar em outra cidade, ficando talvez dias ou semanas fora de casa, nos dias atuais esses meios mudaram trazem mais produtividade, mais tempo, menos gastos acredito que se uma empresa tenha uma oportunidade de ofertar um emprego totalmente H.O vale a pena aproveitar essa oportunidade.
apipesq19
49 - comentário - 31/08/21 - 09:48:58 - Isaque Correa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Após a pandemia o mercado de trabalho foi obrigado e se ajustar, tendo em vista que os empresários viu que o custo beneficio em home office é melhor tanto para empresa como para o funcionário, evitando atrasos e transporte publico que toma muito tempo do funcionário, tendo a empresas só uma sede para reuniões mais sigilosas.
50 - comentário - 31/08/21 - 17:05:26 - Rodrigo da Silva Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E um grande prazer fazer parte da pesquisa
51 - comentário - 31/08/21 - 22:34:19 - JEFE PEREIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Excelente pesquisa.
52 - comentário - 01/09/21 - 07:08:26 - Tatiane Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Um comentário que eu fiz no preenchimento da pesquisa foi colocado em destaque no resultado.
Muito bom poder compartilhar ideias e saber como os outros profissionais estão vendo o mercado.
apipesq
53 - comentário - 07/09/21 - 21:16:57 - José Antônio Spindola Monteiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito bem formatada está pesquisa.
54 - comentário - 10/09/21 - 11:23:05 - Paulo Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A informação é relevante e com a mudança de local de trabalho vem os desafios da nova cultura de trabalho, novas formas de relacionamento e métricas de performance.
55 - comentário - 10/09/21 - 13:23:19 - Douglas de Macedo Saraiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sempre achei que o paradigma do conceito de trabalho tinha de mudar, infelizmente foi necessário uma pandemia para que isso ocorresse. Mas os benefícios tanto para empresas quanto para os colaboradores são inegáveis. E ver isso retratado na pesquisa só consolida minha opinião. Excelente trabalho.
56 - comentário - 10/09/21 - 15:40:13 - Diego - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Espero que o trabalho remoto seja adotado de forma mais abragente, tenho visto muitos movimentos para volta, mas penso que no minimo algo misto, está presente só quando realmente for necessário. Fora que movimenta profissionais de todo o Brasil e não fica fixo apenas algumas regiões.
apipesq
57 - comentário - 10/09/21 - 15:52:59 - Pablo Pietro Parucci - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Minha opinião é de que o trabalho remoto para TI deveria ser adotado sem restrições, pois nos garante segurança frente à pandemia, maximiza nosso tempo e proporciona que trabalhemos para qualquer empresa do Brasil sem a necessidade de estar presente fisicamente nos ambientes. Ainda, evita diversas formas de contratempos e permite que nos organizemos melhor.
58 - comentário - 10/09/21 - 15:59:55 - leandro rodrigo carpine - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que o conceito de Home Office na realidade pós pandemia veio para ficar. Com advento e aprimoramento das ferramentas de Monitoramento e Controle das etapas de projeto e outras, atividades como gerenciar as atividades realizadas nas etapas e realização de reuniões, tornaram-se possíveis e rotineiras. Para os desenvolvedores e profissionais autônomos, tornou possível uma flexibilização do horário de trabalho, e a possibilidade de aderência a mais projetos
59 - comentário - 10/09/21 - 18:35:43 - Max Mattos da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Faço parte da pequena parcela de empresas na porcentagem apresentada que relutam contra o home office , talvez por ter uma cultura mais conservadora, se sentem inseguros com a produtividade dos funcionários. Com o Home Office veio um novo método de trabalho mais prático econômico e cheio de novos desafios.
60 - comentário - 13/09/21 - 13:33:47 - REGINA MONTEIRO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A iniciativa dessa pesquisa é muito boa e ajuda muito a nóis, profissionais termos um _norte_.
Quanto aos valores, nem preciso falar pois o salario está cada vez mais diminuindo, cada ano q passa pra nós trabalhadores, clt ou pj nada muda,
Pecados
61 - comentário - 13/09/21 - 18:34:13 - joao amaral de oliveira junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Otima pesquisa
62 - comentário - 14/09/21 - 11:26:10 - Evaristo Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

R$ 22.000, exige inglês e alemão.
63 - comentário - 14/09/21 - 13:08:50 - Paulo Sergio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostei muito da pesquisa, ajuda a entender todo o cenário atual, parabéns aos envolvidos
64 - comentário - 14/09/21 - 14:06:20 - Miraldo de Souza Jr. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bastante interessante a pesquisa.
A dúvida será como as empresa vão trabalhar com a volta presencial?
Já via que algumas empresa, vão trabalhar com presença parcial.
apipesq
65 - comentário - 15/09/21 - 00:05:55 - Luis Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostaria deixar minha opinião a respeito do modelo de trabalho a distância ( home-office). Creio que a tecnologia disponível é mais do que suficiente para haver tal prática. E também com essa possibilidade for se fixando, haverá mais funcionários comprometidos, e com mais qualidade de vida, pois estão perto da família, exercendo sua atividade profissional. Na minha opinião é um equívoco _achar_ que não haverá a tal _produtividade esperada_, pois existem meios e métricas para contabilizar e aferir resultados. O grande é que algumas empresas exigem muito do funcionário, mas poucas empresas fornecem o notebook ou laptop, custeia parte da banda-larga e parte proporcional da energia. Pois é óbvio que houve economia em sua empresa, e até algumas instalações eram alugadas, e com o trabalho remoto houve economia para grandes empresas. Penso cada categoria irá se adequar a novos tempos.
66 - comentário - 15/09/21 - 07:29:26 - Gilberto Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia. Estou trabalhando no modelo home-off desde o inicio da pandemia. No início achei que não daria certo, mas com o passar dos dias a coisa começou a fluir de um jeito que minha produtividade e de outros dentro da empresa aumentou desproporcionalmente. Logo posso dizer que esse modelo é super positivo para a empresa, pois ganhou na redução de custos fixos, como energia, água, luz etc. Do nosso lado o ganho com qualidade de vida e de certa forma a redução de custo com combustível, entre outros também é super positivo. Minha opinião é que o modelo deve ser fixado pelas organizações até porque samos de uma área técnica. De nosso lado cabe o policiamento para que o modelo não vire um problema de stress por conta da carga de trabalho. Não podemos achar que por estar trabalhando em casa seja normal o não cumprimento da carga de trabalho.
67 - comentário - 15/09/21 - 10:21:01 - Evandro Lopes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de TI vem crescendo a cada ano, com a pandemia mostrou a sua importância, trabalho Home desde a pandemia e continuo neste formato, recebi muitas propostas durante este período, não posso reclamar, me preparei com MBA, a visão do futuro é que temo que investir sempre na carreira, parabéns a APInfo pelas informações e iniciativas com os profissionais de TI.
69 - comentário - 15/09/21 - 17:23:12 - Guest De Dados - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito eu que, ao analisar o estudo realizado, entendo que a area de Tecnologia tende se migrar a 90% home office mesmo após a pandemia, pelo seu crescimento e sua melhora nas entregas a area conseguiu ter um big boom na pandemia, fazendo que as empresas comecem a rever os salários de seus colaboradores.

Propostas para um analista SR de 8k ja não é a atual realidade do mercado, tem pessoas tirando 12k tranquilo com múltiplos benefícios clt. A Area tende a crescer muito nos próximos anos e com ela os salários de todos também.

Uma dica para empresas? Propõe programa de trainee, qualificam e capacitam profissionais que estão em falta no mercado.
apipesq19
70 - comentário - 15/09/21 - 17:54:42 - Lindalva Barbosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito bom o trabalho da APinfo de realizar a pesquisa, apenas senti falta de posições em destaque atualmente, como o de Engenheiro de Dados por exemplo..
71 - comentário - 16/09/21 - 02:06:01 - Wagner Duro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Excelente trabalho! Ótima fonte de referência!
72 - comentário - 16/09/21 - 10:04:52 - Wilton - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ótima iniciativa.

Informação muito importante.

Obrigado.
73 - comentário - 16/09/21 - 16:36:35 - Fabio Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou em home office nessa pandemia, trabalhando com Azure e senti uma melhora em minha qualidade de vida. Sem congestionamento, dormindo e comendo melhor. As responsabilidades aumentaram, mas meus custos diminuíram (gasolina principalmente). Nesse meio tempo fiz uma pós graduação e estou concluindo minha terceira pós.
A empresa que trabalho não irá mais voltar para o presencial. Tudo é feito via M$Teams com os clientes e como meu ambiente é 100% nuvem, eles entregaram o andar que tinham.
Lá o home office será para sempre.
Isso é vida, penso até em mudar de cidade, para o litoral ou interior.
Pecados
75 - comentário - 16/09/21 - 19:56:40 - Leopoldo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A tendência de home office, já estava em planejamento, visto que muitas empresas estão utilizando softwares e até hardwares em nuvem, a pandemia somente deu uma acelerada no processo, acredito que como tudo na vida tem seu lado positivos e também negativos, no meu caso, minha empresa não optou por home office, desde o início da pandemia, estou presencial.
76 - comentário - 17/09/21 - 12:04:09 - Anderson Santos de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente, estou trabalhando no Banco Fibra. So trabalhei home office. Acho que isso é uma tendência que veio para ficar....E isso deve ser considerado pelas empresa.....se não conseguir aderir ao home office, fazer de modo hibrido.
77 - comentário - 17/09/21 - 17:33:01 - Cris Roock - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho como Cloud Enginner fui promovido já na pamdemia e quando já estavamos no home office. Acredito que o madalidade veio pra ficar e que muitas empresas adotará este novo modelo como definitivo. Hoje inclusive não mudaria para outra emprasa mesmo com melhor salario mas com trabalho em escritorio fixo.
78 - comentário - 17/09/21 - 19:11:58 - Luiz Carlos Vicente - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente trabalho 100% em home office
Tenho um pensamento otimista para o mercado de ti nos próximos 5 anos
Já enxergo uma grande procura por profissionais nesse ano, com um aumento significativo, comparado os outros anos
apipesq
78 - Réplica - 22/09/21 - 09:05:10 - Sean - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente trabalho 100% em home office
Tenho um pensamento otimista para o mercado de ti nos próximos 5 anos
Já enxergo uma grande procura por profissionais nesse ano, com um aumento significativo, comparado os outros anos
79 - comentário - 17/09/21 - 19:16:51 - HELTON RIBEIRO DE MORAIS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje em dia estou trabalhando 100% em home office. Acredito que os próximos 5 anos será ótimo para o mercado de TI.

Acredito que também que a tecnologia evoluirá muito nos próximos acompanhando e necessitando cada veze mais da transformação digital.
80 - comentário - 20/09/21 - 12:39:16 - Vanderson Vauruk - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Trabalho 100% Home Office, teremos crescimentos no mercado de TI alem do visto hoje ! E mais expansão áreas que ja estão crescendo atualmente, hoje tenho oportunidades de ganhos nunca jamais vistos, na área de mobile q atuo tiveram crescimentos que giram em torno de 40% nos salários comparados a 2 anos atras! Salário em media 13k a 18k em mobile CLT.
81 - comentário - 20/09/21 - 12:52:35 - Hyllner Valadares da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia só fez agilizar o que na verdade é o mais viável, econômica e financeiramente, não só para a tecnologia da informação, mas também para outras áreas. O problema que muitas empresas encontram com o home office, é a aplicação de metodologias adequadas para a produção de seus colaboradores.
Pecados
82 - comentário - 20/09/21 - 14:21:06 - Valfrid - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que após a pandemia muitas empresas brasileiras se deram conta das vantagens do Home Office e muitos profissionais não irão querer voltar para o presencial. Empresas estrangeiras já faziam isso contratando pessoas no mundo todo.
83 - comentário - 21/09/21 - 09:42:10 - Lucas Henrique dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que após a pandemia muitas empresas brasileiras se deram conta das vantagens do Home Office e muitos profissionais não irão querer voltar para o presencial. Empresas estrangeiras já faziam isso contratando pessoas no mundo todo.
85 - comentário - 23/09/21 - 09:25:57 - Saraiva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O home office, que a pandemia veio a antecipar em muitas empresas, é algo inevitável no mundo novo que se avizinha. Existem diversos pontos positivos, como a mobilidade urbana melhorada (diminuir deslocamentos é bom para o trânsito) e o impacto no meio ambiente, pra citar dois que impactam na vida de todas as cidades. Individualmente falando, não ter que sair de casa para trabalhar é sensacional.
86 - comentário - 23/09/21 - 18:38:06 - Eduardo da Silva Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O home office em determinados serviços alavancou uma segurança das pessoas em relação a pandemia.
Porém as pessoas que estão trabalhando neste sistema deve se policiar para não ficar com uma carga maior de trabalho.
Definir horário de inicio, horário de almoço e horário de termino, como estivesse trabalhando na empresa presencial
Um outro aspecto foi a aceleração da tecnologia e a necessidade de equipamentos melhores e com um grau maior de estabilidade e segurança.
apipesq19
87 - comentário - 30/09/21 - 11:57:43 - marciof - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Infelizmente onde trabalho nenhum beneficio de home office disponibilizado. Apenas alguns usuários receberem notebook e ainda empresa quer que usemos os desktops. Vantagem que parece que home-office vei para ficar.Mas seria interessante ajuda e custo para internet e energia devidos últimos aumentos das contas depois enel assumiu gestão em SP.
88 - comentário - 30/09/21 - 20:28:22 - Jean Lins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Feliz, ou Infelizmente a pandemia que vem nos assombrando durante os anos atuais nos trouxe uma grande mudança, nescessária para evolução natural. Para começarmos a deixar os E empregos mais flexiveis, cargos que antes nescessitavam de pessoas dentro das empresas, hoje são a distância deixando muito mais comodo, mais fácil.
E para muitos não foi tão ruim assim, principalmente para aqueles que estudaram e estavam se especializando em areas que hoje são nescessárias para fazer a empresa funcionar, areas de TI, redes, telefonia. Graças a pandemia hoje minha empresa é muito mais flexivel, fez novos contratos de plataformas para deixar tudo mais digital. Sei que infelizmente a pandemia levou varias pessoas, principalmente familiares próximos. Mas pensando do ponto da evolução foi bom sim para quem tinha medo de arriscar na tecnologia ir em frente e continuar.
89 - comentário - 01/10/21 - 09:08:24 - Yassine Aamoud - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia só fez agilizar o que na verdade é o mais viável, econômica e financeiramente, não só para a tecnologia da informação, mas também para outras áreas. O problema que muitas empresas encontram com o home office, é a aplicação de metodologias adequadas para a produção de seus colaboradores.
90 - comentário - 01/10/21 - 14:39:07 - rafaelrend@gmail.com - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia me ajudou bastante porque eu já era home office desde 2010. Surgiu mais serviço e com remuneração melhor, estou aproveitando pra fazer meu patrimônio.
apipesq
91 - comentário - 03/10/21 - 11:04:09 - Sergio Ricardo Missaglia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O sistema híbrido (H.O. + Presencial) será tendência para muitas áreas de muitas empresas, porém, a área de T.I. por ter mais entregas digitais do que entregas físicas (data centers, infra, etc..) se mostrou que se sustenta com mais eficiência e maior produtividade em formato 100% H.O.
93 - comentário - 04/10/21 - 08:15:46 - Marcello Cesar Bertocco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em 2009 trabalhando na Telsinc fui um dos pioneiros no home office, embora a empresa não respeitasse os horários era ótimo poder ficar em casa e evitar o deslocamento. Em 2010 a empresa foi comprada pelo grupo chileno Sonda IT, como eu era PJ trabalhava 3 dias presencial e 2 dias em home. Hoje estou aposentado, presto alguns serviços esporádicos e só observo o mercado, tendências e evolução.
94 - comentário - 30/11/21 - 19:53:26 - Marcelo SiLva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia casou muitos prejuizos a muitas pessoas. Porém referente ao trabalho home-office e comercio online ajudou muito.
Surgiram novas oportunidades e novas possibilidades, creio que esse mode de trabalho seja o futuro. Mais eficiência e maior produtividade.
96 - comentário - 04/01/22 - 08:43:55 - Gilberto Reis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A pandemia ainda é causa de muitos problemas que perderam seus postos de trabalho e essa normalização vai demorar para ser encontrada. Porém o home-office estendeu a possibilidade de oportunidades e criou uma forma bem melhor de conseguir trabalhar. Me adequei a forma de trabalho desde março de 2020 e tenho atingido excelentes resultados.
apipesq
97 - comentário - 04/01/22 - 17:02:59 - Paulo Melo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O modelo de trabalho remoto ganhou muita força neste momento de pandemia, mas a produtividade e qualidade caiu muito nas entregas. O salário foi forçado a aumentar devido a alta demanda x baixa disponibilidade, e este cenário deverá equalizar quando for decretado o fim da pandemia.
97 - Réplica - 11/08/23 - 12:07:22 - ALEX SALEM KISAR SANTOS - 87.57.112.****

A produtividade e a qualidade ao contrário do que você mencionou aumentou pelo simples fato do profissional reduzir stress em tempo gasto e desgaste fisico e psicologico em deslocamento aumentando assim a produtividade e sem stress melhorando ou mantendo a qualidade. Ninguém aumentou do diminuiu o salário por conta do home office. Quem quer trabalhar de fato trabalha até mesmo em casa.
98 - comentário - 25/04/22 - 11:05:54 - ALEXANDRE LEVINSON - 191.19.145****

Página 1 de 1
Pular para a página:
X