1 - comentário - 18/09/23 - 14:08:03 - Arthur Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Excelente a pesquisa, retrata a situação real, principalmente no que se refere a bolha que teve no mercado durante a Covid
Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que aprovam o trabalho em home office
As empresas vão ter que levar este assunto de forma mais séria no futuro.
3 - comentário - 18/09/23 - 14:40:40 - Marcelo - ****
Durante a pandemia trabalhei 100% em home office, mudei de emprego no final de 2022 e agora trabalho hidrido, mas a empresa quer voltar a totalmente presencial...tô fora !
4 - comentário - 18/09/23 - 16:54:18 - Fabiano Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Em 2021 e 2022, mudei de emprego duas vezes e consegui um bom aumento.
Depois de ficar desempregado em 2023, tive que reduzir meu salário para conseguir uma nova posição.
O mercado deu uma boa piorada nos últimos meses.
5 - comentário - 19/09/23 - 07:40:47 - Márcia A. Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Em 2021, surgia uma startup nova a cada semana, muita gente investindo dinheiro e as empresas de TI fora do Brasil estavam bombamdo.
Uma empresa nova tirava profissionais de empresas grandes, pagando até o dobro do salário.
A festa acabou, o mercado agora esta passando por um reajuste das expectativas, quem estava com o salário inflado e com a qualificação em baixa, vai ter mais dificuldade para se recolocar ou manter o emprego, mas não é nenhum fim de mundo.
Mesmo com a inteligência artificial, o mercado de TI ainda vai brilhar por muito tempo.
6 - comentário - 19/09/23 - 09:44:00 - Hélio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante toda a pandemia trabalhei em home office, agora esta difícil continuar assim, muitas empresas estão querendo trabalho totalmente presencial, ou pelo menos hibrido.
Eu até topo reduzir o salário para continuar trabalhando em casa ...
7 - comentário - 19/09/23 - 10:34:53 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa.
Trabalhar em home office é tudo de bom.
8 - comentário - 19/09/23 - 12:47:03 - Priscila - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Estou home office desde o inicio da pandemia, não precisei ir presencial nenhuma vez, eu particularmente prefiro esse modelo, consigo produzir mais e otimizar meu tempo, sem me preocupar com o trajeto e meio de transporte até a empresa. Agora tem muitas empresas voltando ao presencial creio que isso vai gerar descontentamento a muitas pessoas.
8 - Réplica - 25/10/23 - 22:14:57 - GILBERTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
- Concordo em gênero, número e grau.
9 - comentário - 19/09/23 - 12:58:06 - LUIS CLAUDIO DE ALMEIDA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Primeiramente obrigado por participar mais uma vez desta pesquisa da area de TI.
Tenho observado em anúncios e ofertas de emprego, grande oferta com o modelo híbrido e com o modelo 100% home-office.
Creio que o advento inesperado da Pandemia do Covid-19 em 2020, forçou no mercado não somente da area de TI, mas outras areas usarem esse modelo. Evitando grandes deslocamentos e ficar mais próximo da familia, poder estar no seu lar fez com que muitas pessoas adequassem seus comodos em mini-escritórios, e tendo uma liberdade maior para pausas, e qualidade de vida, e produzindo mais. Você se dedica mais, quando vê, a gente até passa do horário do expediênte sem perceber! E creio que por todos os beneficios de ambas as partes, é um modelo sem volta!!!
Obrigado mais uma vez pela oportunidade em explanar minha opinião.
10 - comentário - 19/09/23 - 14:15:32 - Elves Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Trabalho no sistema híbrido e essa experiência está sendo muito produtiva. Todas empresas que não adotaram, deveriam adotar, pois produtividade aumenta com certeza e sem contar a satisfação do colaborador, que sofre demais com trânsito e o transporte precários em algumas cidades.
Com relação ao quesito salário, ainda por mais que passem os anos me parece meio estagnado as questões de aumento, no meu caso comparando com 15 anos atrás não foi um aumento significativo, tanto CLT ou PJ. Isso com base em propostas recebidas nós últimos anos, algumas com valores de 6 anos atrás rs.
11 - comentário - 19/09/23 - 16:40:50 - Celso Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Pesquisa muito boa e completa, não se restringe apenas ao salário.
Permite uma ótima visão do mercado de TI.
Obrigado por compartilhar.
12 - comentário - 20/09/23 - 08:28:56 - Marcelo Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante a pandemia trabalhei em home office, agora estou de volta ao presencial e tento negociar um modelo hibrido. Não recebi ajuda da empresa.
12 - Réplica - 20/09/23 - 11:48:40 - Otávio - 201.1.177.****
Minha empresa deu o notebook e um valor único para ajudar a montar o escritório em casa.
Trabalhei em HO pela primeira vez durante a Covid. Tive umas pouca semanas de adaptação e depois correu tudo muito bem. Não consigo me imaginar trabalhando totalmente presencial novamente.
13 - comentário - 20/09/23 - 16:19:21 - Francisco A Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Finalmente uma pesquisa que retrata melhor, pelo menos a minha realidade.
Estou cansado destas reportagens que falam que TI esta bombando, que basta fazer um cursinho de 3 meses para sair ganhando 15 mil, que falta profissional na área, que existem 400 mil vagas em aberto e etc.
TI continua sendo uma área promissora, mas os espaços estão cada vez menores para quem quer ganhar um salário muito bom.
Para se dar bem tem que ter muita qualificação, experiência e não parar de se atualizar nunca...
14 - comentário - 21/09/23 - 08:30:13 - Marlene - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Trabalhar em casa é ótimo, possibilita mais tempo para a família e flexibilidade nos horários.
O problema é a falta de convívio, com o chefe, os amigos e colegas da empresa, os encontros no café e etc. Acho que o trabalho hibrido pode ser a alternativa para unir o melhor dos dois mundos.
15 - comentário - 21/09/23 - 10:02:13 - Rodolfo Antunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei da pesquisa, bem abrangente.
Para mim o que mais pega, são as vagas que exigem muita experiência / conhecimentos e oferecem uma merreca de salário. O cara tem que conhecer um grande numero de ferramentas e ser especialista em todas elas, é o famoso especialista generalista.
Estou sempre me atualizando com cursos e certificações, mas tudo envolve investimento de tempo e dinheiro, que nem sempre é refletido em aumento salarial.
Apesar das dificuldades continuo otimista, tudo que conquistei na minha vida devo a TI e acho que o mercado vai se modificar, mas continuará atrativo, para quem estiver sintonizado com as mudanças.
16 - comentário - 22/09/23 - 11:21:41 - Marcos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Trabalho como PJ e nos últimos dois anos praticamente não tive reajuste salarial.
Para conseguir uma nova colocação, só mantendo o mesmo valor.
17 - comentário - 22/09/23 - 15:23:50 - Gilberto Macedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa. Estava na dúvida sobre qual certificação fazer.
18 - comentário - 25/09/23 - 07:38:55 - Marlene Marques - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Tivemos uma bolha durante a Covid e agora o mercado está passando por alguns ajustes.
TI vai continuar a gerar muitas oportunidades de emprego, mas a qualificação exigida será cada vez maior, pelo menos para quem quiser disputar as vagas que pagam os melhores salários.
Inglês fluente, certificações, conhecimento atualizado e experiência, são as metas que busco para o desenvolvimento da minha carreira.
19 - comentário - 25/09/23 - 09:51:51 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Inflezimente tivemos que passar por uma pandemia e por mais doloroso que foi ainda sim tivemos a oportunidade de aprender, refletir, reinventar e se abrir a novas formas de trabalho como o home office que demorou a ser aderido no Brasil e que já era muito comum em outros paises.
Acredito que o home office veio pra ficar !
20 - comentário - 25/09/23 - 10:09:31 - messias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado está se reorganizando, depois desse período difícil, quem estuda, quem estiver sempre atualizado vai conseguir ótimas oportunidades, muita gente entrando no mercado, devido à publicidade que fazem em relação às vagas na área, mas se você não gosta de aprender sozinho, estudar, quebrar um pouco a cabeça é melhor nem entrar, pois vai se frustrar. O modelo híbrido de trabalho para mim é o melhor, principalmente em grandes cidades, na minha opinião, o que faz com que muita empresa volte para o presencial é o comportamento do funcionário em casa, às vezes misturam vida particular e trabalho e acaba falhando nas suas obrigações e com isso muitas empresas voltam para o presencial. Em relação às exigências para as vagas, algumas delas exigem um Einstein, sendo que a vaga só precisa de alguém para abrir e fechar chamados pagando o mínimo do mínimo.
21 - comentário - 25/09/23 - 11:10:48 - Fabiano Andrade - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa apresenta uma analise abrangente e, do meu ponto de vista, correta do mercado atual.
Estou cansado de ver estas reportagens que dizem que basta fazer um curso de 6 meses, ou tirar uma certificação, para conseguir um ótimo emprego na área de TI.
TI é para quem tem raciocínio lógico, gosta de aprender constantemente, enfrentar desafios, é uma boa área, mas não é fácil e nem é para qualquer um.
22 - comentário - 25/09/23 - 12:31:02 - MICHEL GERONAZZO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Realmente a pesquisa mostrou o atual cenário em que vivemos na nossa área. Eu particularmente nunca havia visto a área de TI passando por uma estagnação de valor e ofertas, este ano 2023 esta sendo um ano horrível, nunca havia ficado sem projeto por mais de uma semana, este ano fiquei três meses, difícil de acreditar. As empresas estão sim oferecendo o mínimo possível, valores ruins, benefícios ruins, estão querendo voltar ao presencial, estão pedindo muito mais conhecimento para projetos simples, elas estão simplesmente se aproveitando da situação frágil em que se encontra nossa área.
23 - comentário - 25/09/23 - 16:08:32 - Gilmar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A área de TI passou por um forte crescimento durante a Covid, no mundo inteiro.
Agora passa por um ajuste. As empresas de tecnologia e startups demitiram muita gente e estão readequando as equipes a nova realidade da economia.
TI vai continuar crescendo cada vez mais, AI, IOT, Segurança, nuvem e etc. São áreas que devem dar um bom retorno, para quem estiver preparado.
O HO cresceu no mundo todo principalmente em empresas de tecnologia, possibilitando que brasileiros com fluência em inglês, possam ter acesso a vagas em outros países, com salário bem maiores.
24 - comentário - 25/09/23 - 18:55:45 - Fernando Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Primeiramente, o trabalho remoto oferece uma camada adicional de segurança, eliminando a necessidade de sair às ruas e se expor a situações de risco, como assaltos ou acidentes de trânsito. Isso não apenas protege nossa integridade física, mas também proporciona uma tranquilidade valiosa para nos concentrarmos no nosso trabalho.
Além disso, o tempo economizado em deslocamentos diários é um recurso inestimável. Evitar o trânsito congestionado não apenas reduz o estresse, mas também nos oferece horas preciosas que podem ser reinvestidas de maneira produtiva. Ter mais tempo à disposição para estudar, aprimorar habilidades e realizar tarefas pessoais é uma vantagem significativa do trabalho remoto.
A tendência global aponta para um aumento contínuo no trabalho remoto, à medida que as organizações reconhecem os benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa.
25 - comentário - 26/09/23 - 09:55:32 - Thiago Dias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante a Covid, teve gente que recebeu propostas para trabalhar em startups e outras empresas da moda, para ganhar até o dobro do salário. Trabalhar em grandes bancos ou grandes empresas estava fora da moda. A festa durou pouco, muitos perderam o emprego poucos meses depois e tiveram que reduzir o salário para conseguir uma nova recolocação.
A área de TI já teve vários outros ciclos de alta e de baixa, o importante e estar sempre ligado para ver para onde o mercado esta indo.
26 - comentário - 26/09/23 - 10:55:41 - Cintia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O que existe atualmente é um grande descompasso entre o que o mercado procura e os profissionais que estão disponíveis.
Vagas para estagiários, analista de suporte, programadores jr, gerente de projetos e etc, possuem um grande número de candidatos.
Vagas para profissionais SAP, Oracle, Salesforce e etc, são difíceis de sem preenchidas.
Quem quiser se diferenciar tem que buscar experiência e qualificação.
26 - Réplica - 26/09/23 - 11:20:06 - Francisco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Praticamente todas as vagas SAP, Oracle e Salesforce, são para profissionais sênior, com experiência e certificação.
As certificações SAP, são caras, só a certificação sem experiência não garante um bom salário.
Ou seja, o cara tem que bancar a certificação e trabalhar com baixo salário para ganhar experiência, só para depois, com sorte, conseguir um bom salario e começar a amortizar o investimento.
26 - Réplica - 26/09/23 - 11:38:13 - Raphael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Concordo, quando surge uma vaga júnior a concorrência entre os candidatos é brutal.
Por outro lado um profissional sênior e atualizado, tem oportunidades de trabalho muito melhores fora do Brasil, inclusive com algumas possibilidades de home office.
26 - Réplica - 26/09/23 - 12:29:41 - Alessandro Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
As empresas querem um profissional de nível sênior já pronto. São poucas as que ajudam pagando parte dos cursos, ou contratando alguem junior ou pleno, para desenvolve-lo.
A qualificação fica todas nas costas do trabalhador de TI.
27 - comentário - 26/09/23 - 11:08:41 - Gilda - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O trabalho remoto ofereceu uma qualidade de vida muito melhor e segura, sem contar com o tempo economizado em deslocamentos diários por vezes ficando muitas horas no transito. Como também evitando o trânsito com isso reduziu muito o estresse. Com isso nos foi proporcionado mais tempo para estudar, aprimorar habilidades e até mesmo estarmos mais próximo a família, coisa que por muitas vezes nem tínhamos muito tempo para estarmos e desfrutar da companhia dos familiares e amigos.
Creio e espero que essa tendência global mostra e entre por muitas vezes na cabeça de muito CEO principalmente setor Financeiro o aumento contínuo no trabalho remoto, que eles venham a compreender e enxergar os benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa.
28 - comentário - 26/09/23 - 12:22:13 - Renato Aguiar Lima - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O trabalho remoto ofereceu uma qualidade de vida muito melhor e segura, sem contar com o tempo economizado em deslocamentos diários por vezes ficando muitas horas no transito.
A área de TI passou por um forte crescimento durante a Covid, no mundo inteiro.
29 - comentário - 26/09/23 - 13:22:19 - Ricardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Vejo que podemos observar que a pandemia de Covid-19 impactou consideravelmente o mercado de trabalho de TI. Entre 2020 e 2022, houve uma notável demanda por profissionais de TI, impulsionada pela aceleração da transformação digital em muitas empresas. O trabalho remoto se tornou a norma, e a necessidade de soluções tecnológicas cresceu exponencialmente.
Entretanto, em 2023, observamos uma desaceleração desse crescimento. A euforia inicial se estabilizou à medida que as empresas ajustaram suas estratégias de longo prazo e o mercado se tornou mais competitivo. Não diria _bolha_, porém houve uma aceleração que se formou durante a pandemia começou a _murchar_(Desacelerar), levando a um equilíbrio mais sustentável entre oferta e demanda no mercado de TI. Ressaltando que esta desaceleração, algumas áreas profissionais de TI ficaram mais valorizadas e escassas.
30 - comentário - 26/09/23 - 20:13:43 - Thomas Araujo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa retrata bem o que aconteceu nos últimos anos.
Atualmente tem muita gente sem qualificação, fazendo estes cursos de dois anos em faculdades de terceira linha, ou estas certificações rápidas, que normalmente quem esta em transição de carreira tenta.
Este pessoal pena para arrumar uma oportunidade e quando aparece o salário é baixo.
Quem tem uma boa qualificação teve muitas oportunidades durante a covid, agora elas continuam existindo, mas pagando menos. Quando a economia melhorar fica bom outra vez.
Uma ótima mudança nos últimos anos foi o home office, com possibilidade para trabalhar em outras cidades, estados ou mesmo paises.
30 - Réplica - 27/09/23 - 00:03:32 - Douglas Gaspar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Boa retratação que você colocou Thomas e concordo com alguns pontos. Em relação às faculdades enxergo hoje apenas como um ponto no currículo, sendo que as mesmas não preparam os profissionais adequadamente, para este critério vejo os cursos e certificações técnicas, portanto é indiferente categorizá-las como terceira linha, pois a empresa não te porporciona aumento nem se você se formar na Fiap. E sim, sobre o home office continuo nele desde a pandemia, com Cloud e Virtualização. Tenho 20 anos na área e estou recebendo ofertas com salários baixos. Isso desistimula qualquer profissional experiente.
31 - comentário - 26/09/23 - 23:54:00 - Douglas Gaspar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Amo tecnologia e dediquei vários anos para chegar onde estou. Mas infelizmente, a necessidade constante insuperável de aprendizado e as ofertas do mercado, estão levando profissionais até para mudança de áreas. Muito se diz sobre as necessidades e ofertas arrebatadoras do mercado. Mas a realidade nas consultorias é salário baixo/exigências altas e por mais que você tenha qualificações que um dia foram pré-requisitos como graduação/pós graduação e certificações técnicas, as empresas te ignoram.
32 - comentário - 27/09/23 - 07:39:44 - Rafael Quirino de Castro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Essa questão da pandemia, realmente transformou e intensificou algo que já deveria ser tendencia, pra mim eu não aceito mais trabalho que não seja home office e ponto. A gente precisa aprender que quem dá as cartas somos nós e não eles.
Uma coisa que eu adoro no Brasil, é a crescente demanda por indivíduos encabrestados, cujo foram formados em sua maioria nos ensinos publicos do pais, não tem nem capacidade nem iniciativa para correr atrás de algo que o destaque na condição.
No Brasil é bem mais fácil se destacar, basta querer e estudar um pouquinho mais que a média que voce já é elite... Aqui tem muito gente preguiçosa, vagabunda e malandra, é mais facil se destacara aqui no meio dum bando de peão, do que se destacar nos EUA, na Europa, onde tem uma maioria da população consciente e capacidata.
Além do governo atual que está destruindo a economia e toda conquista alcançada no anterior.
33 - comentário - 28/09/23 - 10:01:06 - Alessandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Realmente, retrata exatamente o que vem ocorrendo.
O trabalho remoto é uma realidade em TI, comprovada pela pandemia e continuada após ela, gerando qualidade de vida muito melhor e segura, sem contar com o tempo economizado em deslocamentos diários e stress.
E quanto ao profissional mais qualificado também é verdade, todos continuam estudando. Uma pena que as empresas exijam tanto e a maioria remunere tão mal.
Outro ponto é: você é _super_ qualificado para essa vaga... o que em alguns momentos é o oposto de querer pessoas qualificadas e preparadas.
Parabéns pela pesquisa.
34 - comentário - 28/09/23 - 18:54:07 - Gerson Mendes da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
R: (1) Gerou pois em 2023 até às escolas teve a implantação de Salas digitais com computadores e retroprojetor.
R:(2) Para as empresas reduz o salário e os benefícios como vale transportes e vale refeição. E as pessoas trabalham mais que 44 horas semanais .
R:(3) Continua mais ainda falta . Exemplo tem cursos de Cloud (nuvem ) de graça e falta alunos para se formar turma no Senai.
R :(4) Sim porque os profissionais de ti são desvalorizados.
R: (5) A inflação do Brasil é considerada a maior entre os países.
R:(6) Sim Home office em alta .
35 - comentário - 28/09/23 - 19:16:01 - Roberto C. - ****
A pesquisa é muito interessante. A diferença entre 2021 e 2023 é gritante, aconteceu uma bolha durante o período da pandemia. Além disso, sinto que profissionais mais velhos estão com ainda mais dificuldade em se recolocar no mercado. Mesmo qualificados e com experiência as oportunidades são escassas nesse momento de resseção e quando oferecem algo o salário é risível.
36 - comentário - 29/09/23 - 00:11:15 - Marcio dos Santos Muniz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Espero que seja uma realidade para os próximos anos, que não seja apenas uma fase.
37 - comentário - 29/09/23 - 17:25:16 - RAFAEL CITRO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A realidade do mundo mudou.
A tecnologia se transformou e, assim a todos.
As economias, na Europa, na Asia e nos EUA estão decadentes, submergentes. Em superação, em recuperação e com possibilidades de fazer uma nova realidade estão Brasil, Africa e alguns poucos no Oriente.
Todos tivemos que se adequar, se transformar, evoluir em algum sentido, mas infelizmente aflorou e se tornou mais latente o etarismo, o preconceito de todos os matizes e em todos os niveis.
Aumentou o abismo cultural e o da educação.
O mundo se transformou, mas as pessoas estão emburrecendo e se afastando da realidade.
A pesquisa, em parte, nos mostra isso, e se formos avaliar outras tantas que existem por ai, teremos resultados semelhantes.
A tudo isso soma-se esta drástica mudança climática e ambiental, que nos dá (neste momento) um futuro sombrio, se as atitudes e os pensamentos das pessoas não se transformarem.
38 - comentário - 30/09/23 - 13:15:57 - André Luiz Pinheiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Boa tarde!
Acho e acredito que até 2027, vai deixar muita gente desempregada, por conta da IA, muitos cargos deixarão de existir, robos irão assumir lugares de pessoas, assim evitando e diminuindo pelo menos 30% dos erros operacionais.
1- Gerou pois em 2023 até às escolas teve a implantação de Salas digitais com computadores e retroprojetores.
2- Para as empresas reduzir os salários e os benefícios como VT / VT. As pessoas trabalham mais que 44 horas semanais.
3- Continua muito mais em falta. Exemplo tem cursos de Cloud (nuvem), AWS de graça e falta alunos para se formar turma.
4- Sim porque os profissionais de ti são desvalorizados completamente e infelizmente eles aceitam isso, deveriam ser mais unidos e aprender a dizer não para algumas ocasiões.
5- A inflação do Brasil é considerada a maior entre os países.
6- Sim Home office não muito em alta, empresas já querem retornar ao normal
39 - comentário - 30/09/23 - 13:51:28 - Wellington Lucas Fávero - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Atualmente tenho visto muitas pessoas perdendo o emprego, as empresas demitindo em massa e isso com toda certeza é de certa forma uma incompetência do governo atual, gastam mais do que arrecadam, nem na pandemia vi bons profissionais sendo desalocados e atualmente aceitando salários mais baixos para poder pagar as contas e cuidar das suas família. A tendência é piorar cada vez mais ao longo dos próximos anos, pois a nossa economia está péssima.
40 - comentário - 02/10/23 - 12:22:29 - Renato Boscolo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Tenho 15 anos atuando na área de tecnologia, e nunca havia passado por um momento tão complicado, muitas pessoas desempregadas, inclusive eu. Mas como no destaque enviado pela APINFO, eu acredito realmente que a pandemia gerou uma bolha que estourou em 2023.
Porém no geral, é possível observar que a economia mundial em 2023 ainda sofre com reflexos da pandemia. Uma coisa notável também, são os investidores segurando aportes e apertando as empresas investidas por resultados mais lucrativos, nessa linha vemos empresas demitindo e algumas entregando prédios ou seja, visando claramente enxugar a folha de pagamento, reduzir custos com aluguéis etc.
Estou na expectativa da economia melhorar para 2024 e com isso o mercado voltar a ficar aquecido. Não acredito que teremos ofertas de salários astronômicos como na pandemia, mas acho que deve estabilizar pelo menos.
41 - comentário - 02/10/23 - 15:11:54 - Helio Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa mostra bem a realidade atual.
O mercado de trabalho em TI passa por um desaquecimento, tanto no Brasil quanto no exterior.
Acredito que é apenas um ajuste pontual, depois do forte crescimento durante a Covid-19.
42 - comentário - 03/10/23 - 09:08:59 - Wanderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O Marcado de Tecnologia não tem mais capacidade de absorver novatos em tecnologia. As vagas estão todas destinadas a Senior e Plenos com Experiência.
43 - comentário - 03/10/23 - 11:52:57 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito sim que a Bolha tenha estourado. Realmente tenho recebido muito menos propostas do que antes além do que, a maioria delas do exterior. Os ajustes salariais acredito, pelo que tenho visto e conversado, ficaram apenas nos dissídios mesmo. Quanto ao home office realmente não consigo ver motivos para as empresas quererem tanto a volta para o presencial/híbrido, quem trabalha de forma correta trabalha assim em casa ou no escritório. Acredito que devem ponderar e permitir ficar de home quem quiser e estiver performando.
44 - comentário - 03/10/23 - 15:50:09 - Otávio de Santana Pessoa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu comecei um curso de analise e desenvolvimento de sistemas no segundo semestre de 2022 Até o momento estou buscando uma oportunidade de estagiar no ramo.... realmente, a bolha estourou, mas não vou desistir.
45 - comentário - 03/10/23 - 16:06:08 - Antônio Carlos de Ávila - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olá pessoal, no início de 2023 notei que os salários para PO/PM apresentaram significativa redução no Brasil e as vagas também foram reduzidas, mas no segundo semestre de 2023 comecei a notar uma tendência de estabilidade e no início de outubro uma leve tendência de melhora, deve ser decorrente da primavera das startups, puxados por IA, Energia renovável, Agro, Serviços e quem diria até o trabalho presencial está favorecendo a melhora ..., continuem estudando e procurando opções, sucesso.
46 - comentário - 04/10/23 - 09:51:01 - Rogerio M. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olha minha opinião sobre a quantidade de profissionais certificados no mercado esta cada vez maior, vimos isso na Gastronomia, que é de onde eu vim. Quando tivemos a pandemia, todo mundo migrou para cozinha como devido a facilidade de ter uma recolocação profissional sem ter a experiencia comprovada, ou seja, de uma dia para noite todo mundo era Chef. A mesma coisa acontece hoje na T.I. Muita gente fazendo cursos e mudando de profissão, porém ja venho acompanhando que esta virando um caos, muita gente barateando serviços, muita gente se aventurando e a area virando um caos. Digo isso, pois tenho conversado com muitos profissionais de grandes cargos que tem dito isso, pois sou estudante ainda, tenho 50 anos de idade e tenho observado muito a área que eu gostaria de atuar, porém não é tão facil quanto as propagandas de cursos tem dito, ao contrário, tem de ter muita, mas muita dedicação.
47 - comentário - 04/10/23 - 16:16:13 - Gabriel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito que a demanda para profissionais está cada vez maior e também para certificações, para muitas vagas somente a faculdade não é mais um pré requisito. Também sinto que os salários estão maiores em relação ao ano passado.
48 - comentário - 05/10/23 - 14:40:19 - Raphael Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
1- Para mim 2023 teve muitos cortes, mas no mercado de TI só é um problema para quem não se atualiza. O que percebo é que esses últimos anos e acredito que alavancado pela pandemia, as vagas estão mais exigentes, com mais know-how em diversas frentes de TI.
2 - Sobre os salários, pelo que vejo em algumas ofertas que recebo semanalmente, o valor caiu bastante em relação a antes da pandemia..
3 - Certificação crescendo é um bom sinal que a galera esta estudando, mas tem muito gente com certificação, mas sem bagagem. Temos que tomar um pouco de cuidado com isso.
4 - Home Office sou a favor, principalmente porque consigo contratar e trabalhar com pessoas do Brasil inteiro, além de motivar muito mais o profissional.
5 - Alguns cargos sofreram alterações positivas principalmente nas modinhas de 2023. Mas a maioria sofreram para baixo.
6 - Não discuto. Notebook é uma obrigação da empresa.
49 - comentário - 05/10/23 - 14:55:41 - Hugo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acho que teve muitas mudanças 2022/2023 muitos cortes acho que tem que estar com pé no chão eu mesmo tive que reduzir o valor do meu salário para não ficar de fora
50 - comentário - 05/10/23 - 17:06:37 - Luis C. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito que o mercado de TI atualmente é muito amplo com muitas subáreas de atuação, dependendo da área a aderência ao mercado é maior ou não. Para cargos executivos, não há muitas mudanças, continua se exigindo uma visão generalista e estratégica em todas as frentes. Mas a regra de ouro é dominar técnicas de marketing, pois existem muitos profissionais que conseguem as vagas mais pelo marketing bem feito do que pela competência, conheço inúmeros casos. Estar sempre atualizado pois os requisitos só aumentam. Outro ponto imporante é o programa de inclusão social nas empresas que acabam ocupando cargos um forma geral levando em conta mais a condição do que a competência, não sou contra, isso não é uma regra, mas que tem impacto não podemos negar.
51 - comentário - 06/10/23 - 11:04:32 - Emerson Matsunaga do Amaral - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Bom dia, não só os salários estão defasados, mas bem como a grande falta de de vagas no mercado de trabalho, e as exigências são muito grandes perante ao salários oferecidos.
52 - comentário - 06/10/23 - 13:55:01 - Edilberto Cunha de Morais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI é altamente dinâmico e em constante evolução, com alta demanda por profissionais qualificados. As habilidades necessárias estão mudando, com foco em tecnologias como IA e segurança cibernética. Os salários no setor são competitivos e variam conforme a localização e especialização. O trabalho remoto se tornou mais comum devido à pandemia. Há diversificação nas carreiras de TI, indo além da programação. A segurança cibernética é uma prioridade crescente. A educação contínua é crucial para acompanhar as mudanças no setor. O mercado de TI varia conforme a região, com cidades tecnológicas oferecendo salários mais altos. Em resumo, TI oferece oportunidades, mas exige atualização constante.
53 - comentário - 06/10/23 - 16:55:21 - Carlos Alberto Barbosa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Nada como continuar a estudar mais e dar tempo ao tempo para que tudo aconteça, pois você estará preparado. Quarenta anos na área, buscando conhecimento sempre, muito aprendizagem quando nos colocamos no lugar de quem vai de alguma forma interagir com TI.
54 - comentário - 06/10/23 - 17:16:32 - Thiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Percebi que o meu caso se encaixa no resultado da pesquisa. Verifiquei diversos dos meus pares saírem da empresa que trabalhávamos há anos para posições melhores em 2021-2022. Na minha vez em 2023 acabei ficando vários meses desalocado e encontrei uma outra posição sem aumentar o salário anterior. Muitas das ofertas atuais são de trabalho híbrido e exigem um alto nível de conhecimento. Percebi que a quantidade de pessoas concorrendo às mesmas vagas também está muito alto.
55 - comentário - 06/10/23 - 17:33:16 - Rodrigo Augusto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Excelente pesquisa, o mercado é cíclico e passa por altas e baixas, dependendo principalmente da economia. Para ter sucesso em TI, a atualização deve ser constante. A realidade é muito diferente daquela pintada pelos jornais e revistas, de que basta a pessoa fazer um curso de 3 ou 6 meses, para sair ganhando fortunas em TI. A rapadura é doce, mas não é mole não !
56 - comentário - 07/10/23 - 10:00:26 - George Piaulino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O aumento no número de profissionais de TI é uma tendência positiva para qualquer país que busca se destacar. No entanto, as empresas estão ajustando salários de acordo com a oferta, resultando em menos empresas de TI em comparação com profissionais disponíveis.
Para se destacar e ser valorizado, é essencial manter-se atualizado, especialmente com o avanço da IA. Pessoalmente, estou me aperfeiçoando nessa área para não ficar para trás. Vale ressaltar que, devido ao meu nível de inglês de conversação, perdi uma oportunidade de trabalho no exterior, mas conheço colegas que estão indo, demonstrando que os brasileiros podem alcançar seus objetivos quando estão determinados.
57 - comentário - 07/10/23 - 11:23:01 - Raimundo do Espírito Santo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Observo que, no período pós-COVID-19, o mercado brasileiro de TI tem experimentado mudanças notáveis. Há uma tendência de redução nos salários oferecidos para algumas posições. Com a crescente aquisição de negócios nacionais por grupos internacionais, o domínio do inglês tornou-se um pré-requisito quase universal para as vagas. Embora não tenha notado uma diminuição no número total de oportunidades, percebe-se uma retração nas vagas de menor qualificação. Em contrapartida, cresce a demanda por profissionais altamente qualificados, que possuem amplo domínio técnico - como os fullstacks, fullcycles, especialistas com certificações, e aqueles que são bilíngues.
58 - comentário - 07/10/23 - 12:20:55 - Rogerio D. M. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Na área de suporte e manutenção a qual trabalho, os salários estão defasados ou baixos, e as exigências são muito grandes perante ao salários oferecidos.
59 - comentário - 07/10/23 - 15:34:08 - Carolina Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Nos últimos dois/três anos tivemos uma demanda imensa por profissionais de TI na área de agilidade, mas o fato é que a agilidade é uma onda que enfraqueceu , devido as errôneas abordagens na hora de vender esse trabalho e de profissionais desqualificados.. Hoje qualquer um se acha capaz de executar essa função pq acha fácil, tira uma certificação e acha que domina a arte ..
60 - comentário - 07/10/23 - 17:31:48 - Diego - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Para os CEOS/Lideres.
Valorize o seu funcionário FINANCEIRAMENTE.
Não importa que o salário que ele queira esteja acima da média, se ele entrega valor e é bom no que faz, chegue em um meio termo com um aumento significativo, se não, vai perdê-lo na primeira oportunidade que ele tiver para ir trabalhar para empresas estrangeiras. E acredite, se este for bom mesmo, vai conseguir sem muito esforço. As empresas hoje tem muitas opções de mão de obra, mas poucas sao boas de verdade.
Para você profissional: não se prenda a nenhuma promessa futura, vá para o lado que mais te valoriza sem que voce tenha que deixar seu sangue escorrer para ser apenas notado, voce só é mais um para a empresa, esqueça todo papo furado de familia.
61 - comentário - 07/10/23 - 23:39:07 - wagner a. - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
eu estou estudando para entrat para a area de ti, na pandemia eu trabalhava no setor eletrico e caiu muito a demanda, foi nessa epoca que ganhei a bolsa para um curso tecnico na area de tecnilogia e decidi trocar de area.
62 - comentário - 08/10/23 - 21:15:38 - AILTON PEREIRA DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu fui um dos atingidos pelo desemprego em 2023, depois de quase 8 anos trabalhando. E ao correr atrás de outras oportunidades, percebi o mercado abaixando muito o salario no geral, e consegui uma vaga com salario mais alto, mas em ambiente bancário somente.
63 - comentário - 08/10/23 - 21:30:41 - Otávio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ainda estou estudando para poder ingressar no mercado de trabalho na área de TI, um mercado que vem crescendo e dominando tudo por onde passa, acho que devemos procurar sempre acompanhar esse ritmo para que não fiquemos para trás...
64 - comentário - 09/10/23 - 08:58:55 - Anonymous - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Até Setembro de 2022 o mercado se encontrou forte e aquecido, depois deste período notei menos propostas de emprego, menos procura das empresas.
No inicio de 2023 as procuras reduziram e menos investimentos de algumas empresas onde atuei.
Atualmente existem vagas, mas não vejo a procura frenética por profissionais de TI como vi nos anos anteriores.
Atualmente trabalhando como:
Administrador de redes
PJ
R$7,5K
65 - comentário - 09/10/23 - 11:02:10 - Rafael Lucas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios e mudanças para o mundo, especialmente para o setor de tecnologia da informação (TI). Com o aumento da demanda por soluções digitais, serviços online e trabalho remoto, o mercado de trabalho de TI viveu um forte aquecimento entre 2020 e 2022, gerando oportunidades, salários e benefícios atrativos para os profissionais da área. No entanto, essa situação também criou uma bolha que estourou em 2023, provocando uma retração do mercado, uma maior concorrência e uma redução dos ganhos dos trabalhadores de TI.
Um dos efeitos da bolha foi a necessidade de muitos profissionais aceitarem uma redução salarial para obterem um novo emprego, após serem demitidos ou terem seus contratos encerrados. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, 42% dos profissionais de TI entrevistados em 2023 afirmaram que tiveram que aceitar um
67 - comentário - 09/10/23 - 16:29:41 - Edson Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ano 2023 as procuras reduziram bastante , menos investimentos de algumas empresas, falta de procura de profissionais no regime CLT . Quanto a regime PJ existem algumas vagas , mas, com salários muito baixo comparado ao regime CLT + Benefícios .
68 - comentário - 10/10/23 - 07:36:09 - Paulo Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia, com certeza, abriu novas oportunidades que antes não faziam parte da cultura das empresas.
Home Office já era realidade em outros países.
Acredito que o modelo híbrido veio para ficar.
69 - comentário - 10/10/23 - 09:08:53 - ANDRE AUGUSTO MACIAS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito que as empresas ainda estão buscando qualificações muito especificas e amplas com um salário bem abaixo do mercado e não dando oportunidades de aprendizados para quem não conhece todas as lingugagens requisitas.
70 - comentário - 10/10/23 - 11:39:56 - Jason Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Sei que aqui não é um foco político, mas não se pode negar que, com esse novo (des)governo, centenas de empresas _fecharam_ e muita demissão em massa houve e está havendo, afetando a todos e, claro os profissionais de TI. Antes haviam tantas vagas que se podia dar-se ao luxo de escolhar a qual se candidatar. Até ligações surpresas de grandes empresas eu recebia com proposta de emprego. Hoje num cenário totaente diferente e, até de caos, começa a se tornar _sorte_ aparecerem boas oportunidades na recolocação de trabalho.
71 - comentário - 10/10/23 - 17:08:45 - Giovanna - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei bastante da pesquisa. A covid acelerou muito a adoção do trabalho em home office.
Muitas novas oportunidades foram abertas, mas aumentou também a concorrência.
Quem tiver uma boa formação e estiver atualizado, vai poder aproveitar.
72 - comentário - 10/10/23 - 17:38:36 - Tiago Neves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Como um profissional em transição de carreira e talvez motivado a fazer isso devido ao impulso e perspectiva de alta do mercado neste segmento só posso dizer que, a bolha de fato estourou em 2023, ou até antes, pois, procuro vagas de estágio, júnior e trainee em desenvolvimento web desde janeiro de 2022 e diante de muitos processos seletivos já encerrados e em andamento eu ainda permaneço buscando...
Acredito muito nesse setor e enquanto me candidato vou me preparando e estudando mais para a tão sonhada oportunidade. /
73 - comentário - 10/10/23 - 18:26:21 - LEANDRO DEMESIO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olá Colegas, eu vendo este cenários de transição de Governo.tenho esperança ainda teremos maiores investimentos no Brasil.Dando credibilidade ão Brasil no risco Brasil.e abaixando taxa de juros e acesso a demandas de crédito.seria um caminho mais amplo.
74 - comentário - 10/10/23 - 22:56:09 - André Gabriel Henrique - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Nem os PCDs como eu estão conseguindo ter estabilidade, tá terrível e injusto!
75 - comentário - 11/10/23 - 09:52:09 - Leandro Lima da Rocha - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Um belíssimo site de oportunidades e o maior site de inclusão de emprego de tecnologia.
76 - comentário - 11/10/23 - 10:32:14 - Paulo Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito interessante e útil as informações da pesquisa.
Agradeço pelo ótimo serviço gratuito que o site Apinfo presta, já sou usuário a muitos anos.
Existem áreas de TI com pouca oferta de profissionais e outras com grande abundancia, saber onde se posicionar é fundamental para uma carreira de sucesso.
77 - comentário - 11/10/23 - 11:38:33 - Bruno - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O site é bom, apresenta várias oportunidades, contudo, as empresas não retornam o contato.
78 - comentário - 11/10/23 - 12:58:58 - Thiago Ideali - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Só acho que a midia faz muito barulho sobre a área de tecnologia, como se tivesse os melhores salários e super oportunidades, sendo que o mercado esta saturado de profissionais e os valores de salários absurdos que mencionam não existe!
vejo propaganda falando em salários de 30 mil, 40 mil...queria saber aonde isso, só se for fora do Brasil que aqui se de por satisfeito se chegar nos 10k.
Fora empresa querendo exigir uma lista gigante de ferramentas que a pessoa precisa dominar, infelizmente muita empresa esqueceu, que devemos apostar mais no caráter e esquecer um pouco as especialidades do profissional, pois técnica e conhecimento , se ganha ensinando, mas caráter não...
E o que você mais vê na área de TI é um bando de irresponsável!
Então empresas, pare com esse negocio de ficar colocando listas enormes de requisitos e passem a buscar a pessoa certa e aprender a TREINAR PESSOAS !
79 - comentário - 11/10/23 - 13:33:37 - Wellington - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A questão das certificações é algo muito relativo, o fato de ser aprovado em um exame não quer dizer muito sobre o que você pode agregar de valor e como as empresas precisam de profissionais certificados para venderem / utilizarem determinadas tecnologias acabam contratando profissionais sem experi_#7869_ncia mas com certificação e assim reduzem de modo significante o salário, pois profissionais com mais bagagem e boa formação tem mais possibilidades e quando podem acabam não aceitando algumas coisas. A pandemia trouxe novos profissinoais para área e esses que tem interesse em permanecer na área deveriam ser considerados pelas empresas para construir sua experiência e claro ganhar um salário de acordo com o que pode entregar. Há muito ainda para acontecer na área profissionais que conhecem uma linguagem de programação, IaC, e algo sobre IA e Dados. O profissional do futuro é generalista.
80 - comentário - 11/10/23 - 13:58:54 - Denise Araújo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
De fato, a pandemia do Covid-19, trouxe um aumento considerável nas funções de TI, visto que, dada a privação de contato inerente ao lockdown, o mundo se tornou muito mais _tecnológico_, ou em outras palavras, muito mais dependente da tecnologia da informação.
Eu, de fato, vejo como um grande avanço, no entanto, como em qualquer situação, não existe apenas o fator positivo.
Embora tenha havido todo este crescimento, mas infelizmente os salários estão na contramão deste crescimento.
Especialmente neste ano, percebi que as oportunidades estão cada vez mais exigentes, mas os salários, seguem os moldes de 2021 ou 2022, ou seja, por mais que venhamos a investir nas nossas carreiras, o mercado não está oferecendo diferenciais competitivos no quesito remuneração.
81 - comentário - 11/10/23 - 14:06:44 - Keliane - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A area de Ti vem crescendo no mercado e os requesitos para as empresas contratarem tambem cresceu bastante. Temos que estar sembre em busca de conhecimento e nos aperfeiçoar cada vez mais.
82 - comentário - 11/10/23 - 14:21:45 - rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Concordo com os destaques mencionados. Com o estouro da bolha de TI, a oferta de empregos diminuiu drasticamente e percebi isso muito bem. Percebi também que as empresas que continuam contratando aumentaram seu nível de exigência sem aumentar os salários. Eu mesmo sou um dos que retornou ao mercado de trabalho tendo que aceitar um salário ligeiramente menor de onde eu trabalhava.
Felizmente o trabalho remoto veio pra ficar na área de TI. É muito forte a pressão dos trabalhadores para fortalecer este modelo.
Eu continuo otimista com este mercado mesmo que a governança do país seja péssima. Mesmo o governo tendo altos gastos, tributos e intervenções a área continua forte. Embora longe. bem longe dos alardes sem fundamento da mídia ao mencionar salários de 20 mil pra cima.
82 - Réplica - 13/10/23 - 10:50:30 - André Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Vale resaltar que aindas somos bem orfãos de apoio de governo para anunciar ou criar mecanismos que veem de encontro com nossas necessidades, mesmo na pandemia trabalhei presencial, mudei de empresa após a pandemia e não tive a sorte de ainda pegar um trabalho hibrido ou HO, mas faz parte o importante é se mante atualizado e trabalhando seja presencial. HO ou hibrido, mas a midia brasileira a muito esta desacreditada em todos os sentidos até por que lá o salario e bom, mas vc só pode produzir o que o governo manda.
83 - comentário - 11/10/23 - 14:23:28 - Palmiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muitos profissionais que conheço durante a pandemia acabaram pegando empregos em HO na Europa. E alguns chegaram até a se mudarem a convite das empresas.
Me parece que há uma demanda do mercado Europeu por profissionais de TI e eles estão bem inclinados a aceitar trabalhadores brasileiros.
84 - comentário - 11/10/23 - 17:00:41 - Helio A Macedo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Excelente pesquisa, tem coisa que acontece com a gente, ou pessoas próximas e quando vemos a pesquisa percebemos que o mercado total de TI esta sendo afetado.
Tive uma grande redução no numero de propostas recebidas em 2023, principalmente no inicio do ano, agora o numero de propostas e mesmo o salário já esta melhorando.
Gostei de saber que a grande maioria dos profissionais aprova e deseja trabalhar em home office. Saber que muitas empresas estão oferecendo o notebook, também da mais força para obter o mesmo.
Valeu obrigado !!
86 - comentário - 12/10/23 - 05:32:57 - willy alcantara da silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei desta iniciativa da APInfo em movimentar o Fórum, acredito que este é o caminho para a APInfo continuar a ser uma das _referencias_ dos serviços que presta entre conexão de empregados e empregadores.... algo que talvez um sindicato deveria fazer...
Sobre o assunto que fomos convidados a opinar aqui no fórum:
_O mercado de T.I. esta vivendo uma Bolha_ _FATO_. Acredito que a possibilidade de trabalhar remoto e de que os primeiros passos na área de T.I. são fáceis ludibriem as pessoas para migrar para a área.
No Brasil, o custo de fabricação de um produto é alto, o que não deixa tantas industrias entrarem ou permanecerem no Brasil, resultado, menos vagas em outros setores, mais pessoas tentando entrar em T.I.
..... Eu tinha muito mais coisas pra falar, mas os caracteres destinado ao comentário estão acabando, então.... ficamos por aqui..
86 - Réplica - 13/10/23 - 10:44:43 - André Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu conheci o site da Apinfo, atravéz de um professor do curso de CCNA, isso em 2010, e desde lá sempre me mantive no mercdo com a ajuda deles, estão de parabéns sempre indiquei e super indico, além do mas eles estão sempre a trazer matérias que vem de encontro com nossas dívidas, o time da Apinfo até parece que são videntes de T.I brincadeiras a parte sou grato por todo apoio e ajuda desde canal fundamental para os proficionais de TI. O meu muito obrigado Apinfo e parabéns pelo excelente trabalho realizado em não nos deixar parados.
87 - comentário - 12/10/23 - 06:19:31 - Alexandre dos Santos Brunelli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Se faz necessário pesquisas como essa com o intuito de promover a informação clara e concisa. Os profissionais do mercado de TI, estão sendo muito procurados porém mal remunerados.
88 - comentário - 12/10/23 - 10:41:10 - Arivaldo Manoel Aguiar Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Apinfo, primeiramente obrigado pelo convite e iniciativa!
O mercado de TI avançou muito no período da pandemia, como exemplo cito o meu caso, nos primeiros meses dá pandemia fiquei parado como PJ, depois de quase 8 meses retornei Home office 100% antes de terminar 2021 mudei de emprego no formato Híbrido, e até o momento continuo 80% Home office. Claro que os salários não estão bons e precisam ser revisados , muitas empresas oferecendo baixos salários. Não diferenciam CLT de PJ, onde oferecem salário para PJ igual a CLT, nos requisitos de contratação pedem infinitos conhecimentos. Bom espero que melhore o mercado de TI.
88 - Réplica - 13/10/23 - 10:40:02 - André Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O problema é que não temos nenhuma lei, ou alguem no congresso que pute com claresa nossa situação empresas cada vez mais solicita um conhecimento maior, idiomas alem do nativo, certificações e na hora de acordar um salario justo não chegamos a um concenso, e pra piorar hoje pra se aprimorar e e manter no mercado precisamos estar sempre estudando e avaliando nos mesmo para sempre entregar um resultado positivo para o cantratante.
89 - comentário - 13/10/23 - 10:15:43 - Jose Carlos Cabral de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ótimo trabalho! Ainda não vi outra pesquisa igual a essa. Estão de parabéns.
O único problema é que ela confirma as suspeitas que tínhamos - a redução real da faixa salarial em geral e, por conseguinte, a redução do poder aquisitivo.
89 - Réplica - 13/10/23 - 10:36:09 - André Luiz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Excelente trabalho, nos colocando a parte do mercado de T.I, mas como o amigo já disse não vemos uma inclinação para a melhoria do salário na area da T.I
90 - comentário - 13/10/23 - 13:47:22 - Vinícius - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito que essa bolha da TI começou um pouco antes da pandemia, mas que foi acelerada nesse período. Devido a isso, tivemos uma transformação nos requisitos de contratação, cada vez mais exigentes, não só curricular como nos testes também, porém, sem as propostas de salários acompanharem essas exigências ou até mesmo salários reduzidos.
O que vejo hoje acompanhando o mercado é o grande número de demissões, inclusive fui um dos afetados e vejo como está difícil me realocar no mercado mesmo com a experiência que tenho e ainda me qualificando mais.
A minha impressão é que estamos passando por um período de crise nesse setor, onde está tendo um grande número de pessoas que estão na área e outras mais entrando, mas com poucas propostas decentes. E para as boas vagas (que muitas vezes nem são tão boas assim) há uma exigência absurda. Encerrando, vejo a triste diminuição de vagas para H.O.
91 - comentário - 13/10/23 - 14:01:17 - Paulo Magalhães - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Obrigado pelo convite!
Com a pandemia o cenário mudou bastante para a tecnologia.
Aumentou bastante a necessidade de profissionais que não estavam _prontos_ e dividiu bastante as categorias de profissionais.
92 - comentário - 13/10/23 - 15:53:16 - RAFAEL ARANTES DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acho que realmente puxou a média salarial para baixo e ao mesmo tempo se elevou a exigência para um DEV ser contratado.
93 - comentário - 13/10/23 - 20:37:25 - Regina Emiko Sakaguti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Venho percebendo que os cargos em TI vem acumulando inúmeras funções, e os requisitos profissionais exigidos nos processos seletivos são uma lista imensa... cursos, experiência, certificações, soft skills, conhecimento técnico e de negócios... e o salário não acompanha a quantidade de exigências. Tenho muitos amigos que são PO ou PM, e que tiveram crise de estafa e síndrome de burnout, e que até hoje não se recuperaram totalmente.
93 - Réplica - 14/10/23 - 07:33:40 - Flávio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Bem colocado, eu me lembro de quando havia nas empresas analistas, desenvolvedores, analistas de suporte, DBA, e etc, cada um com a sua função. Hoje é normal ver uma vaga pedindo o conhecimento que deveria ser de dois ou três profissionais.
Buscam o famoso especialista generalista...
94 - comentário - 14/10/23 - 19:09:08 - edson ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Os sálarios caíram substancialmente e os requisitos aumentaram, ou seja, menos salário e mais conhecimento, a concorrência para vaga aumentou muito.
95 - comentário - 15/10/23 - 09:20:35 - Fernando Augusto Unger Duarte - 177.32.108****
Acho normal a evolução em informática, são inúmeras as novas tecnologias e a exigência de profissionais mais generalistas do que antes. È importante hoje alem da tecnologia o conhecimento do negocio da empresa.
96 - comentário - 16/10/23 - 07:42:06 - Breno Botelho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Primeiramente eu agradeço a Apinfo pela oportunidade e escolhe do candidato.
Acredito que durante toda a pandemia do Covid, foi uma revolução ao mundo geral, no qual o mesmo afetou diretamente os empregos e empregadores, tendo de se adaptar ao _novo mundo_. Isso ajudou um tanto quanto, pois hoje temos o que tínhamos muito pouco antes, o trabalho híbrido e o trabalho home-office. Algumas empresas adquiriram o modelo sem mesmo precisar ter redução de salário dos empregados, visto que os colaboradores faz a mesma função na empresa e em casa.
97 - comentário - 16/10/23 - 13:04:08 - Newton Gonçalves de Albuquerqu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Na pandemia do covid determinou várias situações em TI, no meu caso eu já trabalho em Home Office a mais de 20 anos como PJ, no entanto tive a oportunidade de ter um convite para trabalho CLT que durou um ano apenas, mas foi ótimo. Não consigo opinar sobre salário, promoção entre outros fatores por ter até o momento toda infra estrutura em meu apartamento (quarto escritório) então não precisei de note book e não tenho parâmetro para comparar com todas as situações externas. No seguimento de TI propriamente não consegui constatar que houve algum retrocesso, em alguns caso manteve-se o que já acontecia e por outro lado teve uma melhora pois se buscou mais profissionais que em tempos normais.
98 - comentário - 16/10/23 - 14:03:51 - Mauricio Alves Branux - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostaria de agradecer a APInfo pelo convite.
Mas acho que teve pontos positivos e negativos, mas que precisa de um debate mais amplo sobre o assunto.
99 - comentário - 16/10/23 - 15:07:04 - Danilo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa, bate com o que tenho observado.
Durante a Covid, houve uma forte demanda que atraiu inclusive muitas pessoas de outras áreas.
O que vemos agora são as empresas em busca de profissionais experientes e qualificados e o mercado com um excesso de profissionais júniores, de baixa qualificação.
Com o tempo o mercado se ajusta.
100 - comentário - 16/10/23 - 15:54:17 - RODRIGO GOMES COUTO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante a pandemia, em TI mudou-se muitas coisas, redução de salario, redução de carta de trabalho, método de trabalho, formas de contração, etc.. foi um mix de tudo, ate de pessoas que não eram de TI migraram para TI, vi muitas pessoas por conta disso ficaram desempregadas e outras sendo empregadas, talvez por que muitas não se adaptaram, o numero de PJ tbem cresceu, tanto de pessoas que eram CLT quanto Vagas oferecidas pelas empresas
101 - comentário - 16/10/23 - 16:31:38 - Carlos Watanabe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa! Obrigado APInfo pelo convite!
O cenário mudou bastante no mercado de tecnologia, antes, durante e depois da pandemia.
As coisas boas e positivas existem, assim como o contrário também.
102 - comentário - 16/10/23 - 16:39:31 - Wellington Carlos da Paixão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia mostrou pra muitos como a tecnologia é importante para fazer o bem, nos momentos mais difíceis, seja para fazer compras em um supermercado através de uma plataforma on-line, ou para se comunicar com pessoas do grupo de risco. Nossa categoria precisa e dever ser mais valorizada.
103 - comentário - 16/10/23 - 16:40:13 - Oswaldo Leite - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Incrível, este site é mais antigo que o google e é aqui que eu sempre encontro informações relevantes para os profissionais de TI. Parabéns APINFO.
104 - comentário - 16/10/23 - 16:44:58 - João Rafael Lasmar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Toda área de T.I é importante, exigem certificações, fluência em idiomas porém não oferecem um salário para recompensar o tempo e dinheiro investido. Estão exigindo graduação superior para pagar R$2000,00 ou no máximo R$2500,00
105 - comentário - 16/10/23 - 19:43:23 - Lídia D.Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
De acordo com os acontecimentos atuais, a população mundial terá que se adaptar às grandes mudanças. As crises climáticas, sanitária, política, econômica, as empresas assim como os seus colaboradores e usuários precisam sempre buscar a atualização de suas competências técnicas e sobretudo os SOFTSKILLS que são fundamentais para um processo seletivo no mercado de trabalho. Além da atualização precisa também da inovação. Resolver os desafios cotidianos da organização, sabendo ter suas emoções em equilíbrio. Independente da função, do cargo.Saber trabalhar em equipe, em diversas classes, idades, etnias. Possuir empatia. Durante a pandemia tudo o que foi relatado acima foi evidente.
106 - comentário - 16/10/23 - 22:33:04 - Marcelo de Oliveira Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A grande maioria dos contratos continuam com prazos mais curtos, mas com promessas de uma possível continuação que depende de alguns fatores e situações. Vejo muitos colegas nessa situação que não conseguem emendar projetos, e ficam com grandes intervalos ociosos em busca de novas oportunidades.
Me sinto privilegiado em ter contrato anual que já foi renovado por 2x. São quase 04 anos prestando serviços na mesma empresa como PJ.
107 - comentário - 16/10/23 - 23:06:56 - Herison Maciel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante o período de 2020 a 2023, a tecnologia desempenhou um papel central na sociedade, economia e inovação, mas também gerou debates sobre avaliações, regulamentações e ética. É importante observar que o mercado de tecnologia é complexo e multifacetado, com setores e empresas individuais experimentando desempenhos diversos.
Hoje algumas empresas estão optando para uma estruturação da equipe e com lucros a longo prazo
108 - comentário - 17/10/23 - 09:36:30 - Rodrigo Milharese - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Infelizmente a constante propaganda ilusória da área de TI, vem causando uma avalanche de jovens profissionais, vindo da universidade iludidos com a ideia de que existe um mercado milionário a todos. Infelizmente causando uma injusta pressão aos bons profissionais existentes no mercado, e um grande número de profissionais infelizes e/ou decepcionados com a profissão, uma vez que a realidade é bem diferente do universo vendido pelas propagandas institucionais.
109 - comentário - 17/10/23 - 09:49:16 - Fernando Mori - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Aumentou o número de pessoas que ficaram sem trabalho e também o tempo de recolocação
R: talvez por conta de valores aplicados para uma determinada vaga ou empresas refazendo seu cast necessario para atuar dentro de uma
margem de seguranca em nivel de risco
Um maior número de pessoas teve que aceitar uma redução salarial, para obter um novo trabalho
R:As empresas de um modo geral aplicou reducao em razao dos seus clientes tambem, pois houve reducao de valores de contrato, isso e fato
alem da economia estar flagelada, estagnada e decadente
O nível de qualificação continua subindo de forma lenta, mas consistente
R: A qualificacao dentro de um cenario especifico para cada funcao, nem mais nem menos, mas o que vejo hoje e transformar alguem que nunca foi
como DBA em um perfil que nao é o que sempre foi, criam funçoes que nao tem nada a ver com que se faz..incluem opçoes no perfil de
110 - comentário - 17/10/23 - 10:13:28 - Ricardo de Paula - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Grandes eventos mundiais, como guerras e a pandemias, criam novas configurações em diversos cenários e em se tratando de TI, não está sendo diferente. Dinamização do conhecimento e valores, mas também infelizmente desprezando a igualdade de direitos e, em várias situações, o real valor do trabalho. Talvez pelo medo do risco, essa discriminação se faz presente, mas o mundo está voltando à solidez, que isto passe.
111 - comentário - 17/10/23 - 16:28:27 - Cícero Gusmão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O agravamento das crises, incluindo a pandemia, teve um impacto significativo no trabalho e nos salários em todo o mundo. Vou dividir minha opinião em algumas áreas-chave:
Desemprego e Subemprego, Trabalho Remoto e Digitalização. Desigualdades Sociais e Econômicas,Setores Afetados de Maneira Desigual, Políticas de Resposta Governamental, Transformações de Longo Prazo.
Em resumo, o agravamento das crises, incluindo a pandemia, teve um impacto profundo no trabalho e nos salários. As consequências variaram amplamente dependendo do setor, da localização geográfica e das políticas governamentais. Enquanto alguns enfrentaram desafios significativos, outros conseguiram se adaptar e até prosperar em meio às mudanças.
112 - comentário - 17/10/23 - 18:53:53 - Edilson Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Minha carreira é baseada na área comercial, especificamente em precificação, onde tenho muita habilidade com números, formulas, resultado financeiro, cálculos de impostos e obviamente domínio de Excel, que através da APinfo, consegui em 2020, me recolocar após quase 2 anos na busca.
De lá para cá, mesmo com meus 53 anos, percebo um mercado de trabalho, carente de profissionais com experiência, pessoas prontas, pro ativas, que possam compartilhar conhecimento e em muitos casos, ensinar tarefas básicas.
De fato o mercado de TI teve uma queda, tanto em vagas, quanto nos salários e no meu caso, troquei de trabalho por 2 vezes e neste atual, 100% Home Office, completei 2 anos e já recusei boas ofertas de trabalho híbrido, de empresas grandes, mas com gestores de pensamentos ultrapassados, que não conseguem explicar a real necessidade do colaborador ir 3 vezes ao escritório na semana.
114 - comentário - 17/10/23 - 20:51:44 - LuisIn - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Continuamos em uma grande bolha, onde o Senhor Mercado deita e rola em cima do pessoal de TI, fazendo de conta que somos valorizados e nós, tendo que fingir acreditar.
A pandemia só agravou o que já era ruim, trazendo o advento do Home Office, que começou a ser aproveitada pelos Empresários para conseguir _garimpar_ profissionais mais baratos fora da sua região.
Creio que, por ser uma área totalmente sem regulação, continuaremos por muito tempo tendo altas responsabilidades, mas ainda iludidos de que _um dia chegaremos lá_, com raras exceções.
Somos eternamente o País do Futuro, enquanto em nosso DNA ainda consta Colônia de Exploração, pseudo-capitalistas e cada vez mais _cada um por si_. Nem a LGPD virou realidade, nem o Marco Civil Regulatório da Internet. O que dispara é a Fakenews, a politização anti-trabalhista, com PJ a dar com pau, até a primeira queda.
Precisamos acordar.
115 - comentário - 17/10/23 - 23:22:49 - Elieser Lemos Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI para profissionais se tornou uma grande bolha que irá explodir em breve.
A falta de liberdade para trabalho, o engessamento da CLT e as pressões sindicais contribuirão para este estouro.
116 - comentário - 18/10/23 - 07:32:58 - Marcio Vieira da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
IA e engessamento de condições se tornarão problemas muito frequentes na questão de melhoria do ambiente de trabalho
117 - comentário - 18/10/23 - 08:22:59 - Suelen Stefanni - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A área de TI esta com uma falta de mão de obra qualificada significativamente, o que impacta bastante nos salário, a escassez faz com que se torne mais cara para algumas áreas e os que não se desenvolvem ficam competindo com um valor mediano em comum.
Sendo necessário impulsionar o crescimento dos que já estão atuando na área para aprimorarem seus conhecimentos e participarem desse incentivo, como a maioria tem um perfil mais intro acaba sendo difícil essa relação, já aos que tem um bom desenvolvimento com gestão saem em vantagem para conquistar os mais altos cargos, mas a falta de pessoas para essa área atraí a necessidade de trazer outros profissionais qualificados em ramo totalmente contrário dificultando a relação entre as equipes por falta de conhecimento no assunto.
118 - comentário - 18/10/23 - 09:49:55 - Francisco Juriti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de trabalho, especificamente na área de TI, está aquecido, mas sofre com a falta de pessoal qualificado. E a qualificação, não é só na área de atuação. Mas também, tem o outro lado, as empresas estão exigindo muito, e não oferecem quase nada. Não são todas as empresas, ainda existem algumas que valorizam o profissional de TI.
119 - comentário - 18/10/23 - 10:25:58 - Rafael Oliveira Neris - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu vejo a área de T.I sem muito critério salarial. As vezes são oferecidos salários pífios com uma exigência absurda.
120 - comentário - 18/10/23 - 11:23:09 - Cassio Luis do Nascimento - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Voltar ao trabalho presencial, e voltar a contratar como pessoa jurídica.
121 - comentário - 18/10/23 - 14:09:18 - Bruno Nonato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ainda é exigido muito do profissional de TI e com salário abaixo do conhecimento necessário, principalmente para infraestrutura. Posso estar errado mas notei que os salários para quem trabalha com infra ainda está abaixo da média exigida de acordo com o conhecimento profissional de cada um. Trabalho em home office e isso é excelente porque consigo focar mais e produzir mais em questão de projetos e melhorias para o cliente mas vejo que algumas empresas estão voltando para o modo presencial 100% o que deixa muito a desejar porque perdemos muito tempo para deslocamento e isso causa stress e na maioria das vezes eu digo 90% dos casos não é necessário a presença do profissional uma vez que seria possível resolver remoto.
122 - comentário - 18/10/23 - 14:33:39 - Jupiter Sena Monteiro - 45.184.185****
Parabéns pela iniciativa da pesquisa. Somente tenho boas observações e nada a desabonar.
123 - comentário - 18/10/23 - 15:07:44 - FABIO INGENITO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Cada vez mais o número de exigências das empresas aumenta, como por exemplo, linguagens, BD, ferramentas, enquanto em via contrária os salários despencam e os benefícios desaparecem.
124 - comentário - 18/10/23 - 16:02:43 - igor nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
contribuindo com meu _1 centavo_ aqui: TI deve ser encarado como um mercado global e com isso _e necessário que todos os profissionais possuam ingles se quiserem concorrer as vagas que pagam melhor.
Várias areas precisa-se de especialistas e não _e escrever código, sim saber conceitos e conseguir configurar uma ferramenta com base nos conceitos, por exemplo, estou morando no USA e minha area de segurança aqui o desemprego e 0%, pelo contrário, falta gente, mas não dá pra chamar meu amigo que escrevia código java comigo, se ele não for especialista em segurança não vai rolar.
125 - comentário - 18/10/23 - 17:24:42 - Observador - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Na maior parte das empresas os salários não correspondem as exigências para as vagas técnicas, muitas vagas de gestão desnecessárias, aumentando o custo para empresas e diminuindo a possibilidade de quem entrega tecnicamente ser remunerado de forma adequada...fora a desmotivação do time técnico quando vivência esse cenário coorporativo do discurso hipócrita..._Juntos somos mais fortes_..._, _Na pandemia provamos que podemos e conseguimos atuar no modelo home!_ e na verdade agora essas vagas hibridas e trânsito para todo mundo, lamentável, mas esse é o mundo coorporativo e a regra do dono e de quem paga é o que vale de Fato o resto é papo furado.
126 - comentário - 18/10/23 - 17:39:06 - Rubens - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Na minha visão, os salários na área de programação sempre foram muito voláteis, cheio de altos e baixos. Vai muito da necessidade e situação das empresas, ao longo dos anos vi muitas bolhas de demanda e modinhas de linguagens que sempre te joga para o fim da fila e te obriga a investir em novos aprendizados. Acabamos de sair da bolha Covid/e-commerce onde as empresas tiveram que fechar suas lojas e investir pesado em construções de soluções de venda pela internet. Agora a meu ver a próxima será Fiscal/Tributária devido as mudanças que virão ai na frente. Então, tratemos de afiar nosso conhecimento nesse mercado que imagino terá muita demanda nos próximos anos.
127 - comentário - 18/10/23 - 19:08:12 - Jefferson Maximo - 186.220.37****
TI em uma palavra _exigência_, no momento atual percebo desequilíbrio total - exigência(alta) vs recompensa(baixa) - algumas empresas querem impor a todo custo modelos de gestão que acabam sendo ineficazes e quem sofre somos nós profissionais experientes, tendo que se sujeitar a redução de salários para se manter empregado. Existem vários fatores que contribuem para este cenário, é nítido que a qualidade da formação acadêmica está baixíssima, e a pessoa precisa gastar _um caminhão de dinheiro_ para conquistar a tão desejada certificação e não tem garantia de nada.
128 - comentário - 18/10/23 - 19:14:59 - Joaquim Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Achei interessante a pesquisa, principalmente na parte do home office, eu aprovo, assim como a maioria.
É muito mais prático, cômodo e barato para os profissionais.
O problema que eu vejo é no médio longo / prazo, principalmente para quem trabalha totalmente em home office.
Para uma empresa de São Paulo, será muito mais barato contratar alguém do Ceará, para trabalhar em casa, do que um paulista, ou seja maior concorrência entre os profissionais e provável redução de remuneração...
129 - comentário - 19/10/23 - 07:55:00 - Cristiane - 187.106.16****
A bolha estourou e agora vem a onda dos layoffs representando a ressaca. Uma preocupação é essa onda se tornar uma tendência e vir para ficar. - Por mais contraditório que pareça, a fase _final_ do covid deveria ter trazido com ela mais oportunidades pelas perdas de vidas e profissionais em toda parte em vez de um encolhimento. Contudo, vimos uma ligeira redução salarial com as vagas.
O movimento de home office híbrido pré-definido pela empresa tem tomado conta do mercado. Diz-se híbrido, mas a quantidade de dias permitidos para ficar em casa ou até mesmo quais os dias da semana são permitidos, em geral, são regulados pelo empregador e não de livre-escolha do empregado. A sensação é de que usam o termo híbrido para manter a atratividade da vaga, já que muitos candidatos inicialmente recusaram vagas
130 - comentário - 19/10/23 - 08:44:13 - Vitor CUNHA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Pesquisa mais do que importante e relevante para nossa comunidade.
Os caminhos estão lá: inglês e certificações. E eu concordo muito.
Inglês pois além do mercado globalizado e oportunidades de home office, temos TODAS as linguagens em inglês.
Certificações para padronização das melhores práticas e redução do número de franco atiradores.
Gostei!
131 - comentário - 19/10/23 - 08:46:52 - Mauro Roberto Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu trabalho terceirizado para o Governo Federal. O salário está dentro da média, bons benefícios e mesmo trocando o presidente da república não houve layoff e etc. Pelo contrário existe muita demanda para bons e honestos profissionais.
132 - comentário - 19/10/23 - 10:21:18 - Marianna B Lins - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu começei a trabalhar um pouco antes de explodir os beneficios da area de TI, porém percebi que hoje as empresas estão oferendo baixos salarios e solicitando muitos requitos para estagio por exemplo, me deparei com vagas que solicitam experiencia e ingles fluente para um estagiario, os nossos slários estão dentro da média, porém tem empresas que se destacam pagando mais e oferendo mais beneficios, mas em após uma pandemia muitas coisas começaram a pesar além do financeiro como por exemplo a saude mental, isso tem sido o principal requisito para a escolhade cargos, vagas e salarios, pois hoje as pessoas estão priorizando mais, porem com a disponibilidade do home office os salarios estão sendo um terceiro o quarto requisito a ser avaliado em uma vaga, porem o slarios precisam sim melhorar e precisamos de um sindicato decente.
133 - comentário - 19/10/23 - 10:28:13 - Raphael Moreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Pesquisa bem realista. diferente das noticias que vemos na mídia de que a área de TI esta cheia de vagas com salario alto para todos.
As vagas existem, os salários altos também, mas a concorrência é acirrada e a qualificação exigida bem alta.
A onda de demissões que ocorreu nas empresas de tecnologia, no Brasil e no mundo, impactou o mercado de trabalho, mas acredito em breve recuperação.
134 - comentário - 19/10/23 - 16:04:53 - Arthur Mota - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Em resumo, o mercado de trabalho de TI está em constante evolução, mudanças e desafios enfrentados pelos profissionais da área. A resiliência, a aprendizagem contínua e a adaptação são essenciais para prosperar neste setor em constante transformação.
135 - comentário - 19/10/23 - 16:25:34 - davi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
empresas estão oferendo baixos salários e solicitando muitos requisitos
135 - Réplica - 22/10/23 - 18:31:24 - Mariano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A ideia é fantástico. mas as empresas exigem muito e solicitam muitos requisitos aos candidatos.
que por vezes dificulta o candidato.
136 - comentário - 19/10/23 - 17:47:30 - Rogério - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Estou em São Paulo e trabalho com .net, pelo nessa área as vagas remotas quase sumiram e se nota muitas vagas híbridase como PJ, existe também muita gente disponível no mercado, o que causa uma queda natural dos salários, cada vaga são sempre mais de 200 candidatos. Acabei perdendo o emprego e para não ficar parado no final do ano onde as vagas são mais difíceis acabei aceitando um salário menor até o mercado voltar
137 - comentário - 20/10/23 - 14:15:33 - Gabriel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muitas vagas no estilo PJ, pedindo que se cumpra horário, com salários muito abaixo, às vezes até mesmo sem um contrato, com é o meu caso.
138 - comentário - 20/10/23 - 16:30:13 - Patrick - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ao contrário do que dizem, não teve _bolha_ que estourou. A verdade é que o Brasil estava caminhando para o pleno emprego no governo anterior, por isso os salários em TI subiram. Entrou o novo (velho) governo, as empresas seguraram investimentos.
A diferença é que a régua de exigência aumentou porque as empresas estão investindo menos, e os salários abaixaram por conta das muitas demissões em massa que tiveram, sobretudo quando se confirmou a volta do PT ao governo.
OBS: Não sou Bolsonarista, e nem faço parte de movimentos políticos, apenas constatei a realidade, e certamente a minha realidade é a realidade de muitos.
139 - comentário - 20/10/23 - 16:54:10 - Tiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Concordo com a maioria da pesquisa, mas preciso enfatizar que, o nível técnico exigido + o nível de estresse caminham lado a lado e pioram quando o cargo registrado é baixo. Trabalho em uma instituição de saúde, que funciona 24/7/365 e na área de TI, somente eu trabalho, como técnico, para uma rede que após a sua conclusão de projeto terão aproximadamente 520 hosts. E ainda preciso lidar com projetos, sistemas, a rede, telefonia, suporte e tratar com os fornecedores. É difícil o pessoal de fora da nossa área entender que, assim como existem cardiologistas, dermatologistas etc, existem os analistas de sistemas, de redes, de suporte, de banco, os técnicos, os devs, e cada um com suas devidas subclasses. Desejo que esse cenário mude algum dia, afinal, para que tudo pare, basta que nós de TI não se mova para apertar um botão!
140 - comentário - 20/10/23 - 16:58:37 - Ricardo Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa apresenta dados bem interessantes, acho importante este tipo de informação, para um melhor direcionamento da carreira. No meu caso vou investir mais para ter inglês fluente e novas certificações.
Não adianta saber só o básico e ficar disputando vagas com centenas de outros candidatos.
Diferente da maioria eu prefiro o trabalho presencial, acho que a comunicação flui melhor e existe mais agilidade na resolução de problemas. O contato direto com o meu chefe e os usuários, facilita para que o meu trabalho seja notado e surjam novas oportunidades.
141 - comentário - 21/10/23 - 11:24:35 - Leonardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Parabenizo a Ap Info, por este trabalho.
a pesquisa deslumbra a notaridade do mercado, entendo que evolução de carreira sera gradualmente com a capacitaçao em certificações e cursos de idiomas, muitas empresas estão migrando para suporte Latam, o mercado necessita de colaboradores capacitados e o profissional engajado tera uma mehor oportunidade !
142 - comentário - 21/10/23 - 15:40:20 - Felipe - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Simplesmente a melhor, maior e mais realista pesquisa na área de tecnologia em andamento, parabéns a seriedade do time da apinfo.
Quando ao mercado de trabalho na nossa área infelizmente piorou muito desde a mudança de governo, inclusive a multinacional qual eu trabalhei até o ano passado só no Brasil fechou 3 fábricas e reduziu o time de suas outras unidades. Infelizmente imagino que esse cenário só mudaria com um governo novo, pois este que aí está todos sabemos de seu passado. Sobre as oportunidades, ao menos no RJ muitas vagas sumiram, empresas que antes ofereciam boas remunerações agora te contratam como freela ou cooperado, ao menos as últimas entrevistas quais eu recebi eram nesse modelos e ao menos pra mim quando estava quase a pegar qualquer coisa devido a problemas financeiros eu acabei tendo a oportunidade de mudar de área. Espero que as coisas mudam para o Brasil.
143 - comentário - 21/10/23 - 21:42:46 - Fernando Marin - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Pesquisa relevante para análise do mercado de tecnologia da informação e negociação de remuneração.
144 - comentário - 22/10/23 - 07:28:01 - Otávio Augusto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Existe um mantra de que a área de TI esta sempre com falta de mão de obra e paga altos salários.
A pesquisa apresenta um quadro mais real. Em algumas áreas de TI a concorrência é alta, os salários são baixos e sobram profissionais. Por outro lado, existem nichos onde ocorre o contrário. Acompanho o site apinfo a mais de 20 anos e estas pesquisas sempre tiveram um papel importante para me ajudar a dar um norte na minha carreira. Atualmente trabalho de forma presencial, mas o meu objetivo é conseguir um trabalho hibrido, que me permita mais tempo para estudar e me desenvolver na carreira.
146 - comentário - 23/10/23 - 08:42:59 - Igor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acho que, como para muitas outras áreas, a área de TI tem seu contexto de escassez de mão-de-obra e também de inchaço a depender do cargo, experiência exigida e tipo de empresa. O ponto é que muita gente foi atraída pelo discurso de ascensão rápida e altos salários, sendo que na verdade você precisa passar pelo processo de ganho de experiência, e isso vai variar de pessoa para pessoa, e também de empresa para empresa
147 - comentário - 23/10/23 - 10:08:00 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Parabéns à Apinfo pela pesquisa elaborada _Salários e mercado de TI_.
Essa pesquisa pode ser utilizada como referência para sabermos quais os desafios e oportunidades do mercado de TI e como podemos nos adaptar para melhorarmos nosso posicionamento diante das demandas da área. Cito como exemplo, o aumento de pessoas trabalhando como PJ, modalidade que prefiro, visto que tenho mais flexibilidade de negociar meus contratos como prestador de serviço, me faz saber que não estou em um ponto fora da curva. Assim como muitos profissionais, fui afetado profissionalmente pelos efeitos da pandemia e a pesquisa elencou isso como, ficar sem trabalho e aceitar redução salarial para me posicionar novamente no mercado como CLT.
Novamente agradeço a Apinfo por dispor das informações da pesquisa e que continuem realizando esse excelente trabalho de apoio para nós profissionais de TI.
148 - comentário - 23/10/23 - 18:58:44 - Marco Guelfi - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei dos dados apresentados pela pesquisa, muito boa a iniciativa.
149 - comentário - 24/10/23 - 07:02:53 - ADRIANA BARRANCO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A maioria das pessoas é atraída pela promessa de altos salários. Em alguns cargos eles realmente são atrativos, porém, o nível de exigência das empresas só vem aumentando. Hoje em dia, para muitos cargos, não basta ser especialista em uma linguagem. É necessário dominar várias delas, o que acaba fazendo com que _sobre_ vagas.
150 - comentário - 24/10/23 - 09:11:44 - Marcelo Nunes de Sa Vasconcell - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Mesmo com experiencia comprovada e tempo as vagas para pessoas de maior idade ainda sao preteridas para iniciantes, sem experiencia
151 - comentário - 24/10/23 - 10:03:00 - Deivison - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Realmente a pandemia acabou criando um cenário favorável para os profissionais no quesito poder de barganha e adjunto isto a possibilidade do trabalho remoto. Vejo também que o ingresso para novos profissionais ficou mais fácil do que em outras epocas, referente a criticidade.
Agora em 2023 não vejo como uma bolha, até em vista da necessidade do mercado e da dependencia de profissionais. Mas sim um reflexo da economia interna e externa que não esta muito boa.
Por exemplo, na empresa a qual trabalho tem havido cortes em massa, e alguns profissionais foram remanejados para outra consultoria e muitos destes por serem PJ, tiveram seus salarios reduzidos.
Mas digo que na pandemia, foi quando consegui negociar os melhores salários e em contra partida eu vejo que as empresas tinha folego para tal.
Acredito que assim que a economia melhorar, com certeza o mercado vai aquecer novamente!
152 - comentário - 24/10/23 - 12:54:53 - Richard Marcello - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia fez com que os profissionais pudessem se reinventar, praticar novas habilidades e construir uma carreira diferente daquela que estavam acostumados. Um novo normal foi instaurado e tivemos que nos adaptar. Muita coisa realmente foi alterada, mas quem era bom trabalhador antes sempre continuará sendo
153 - comentário - 24/10/23 - 13:11:03 - Mauricio Roberto Pereira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa feita sobre salários e o mercado de TI é extremamente importante e válida.
A pandemia é sem dúvida a causa principal para o aquecimento e as mudanças no mercado de TI em geral, através dela todos os setores da área de TI sofreram mudanças inclusive referente a salários, inovações e aumento tecnológico, a pesquisa feita é altamente plausivel e repassa um contexto geral as diversidades e mudanças ocorridas na plataforma de TI em 2023.
154 - comentário - 24/10/23 - 13:44:27 - Ricardo Danesi Rolim - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Obrigado por me convidarem a participar deste forum.
155 - comentário - 24/10/23 - 18:46:43 - Cesar Lubini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Comecei a trabalhar como dev na pandemia e sigo evoluindo cada dia mais.
Gostei dos dados apresentados, não fazia ideia que a bolha já tinha sido estourada e que a quantidade de mulheres dev ainda é tão baixo.
157 - comentário - 24/10/23 - 19:26:04 - Luis Henrique Santos de Queiro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Obrigado pelo convite e oportunidade, sou novo na área e com as opiniões dos demais colegas aqui presentes , já tenho uma noção de como anda o mercado de TI
158 - comentário - 24/10/23 - 21:21:16 - anonimo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
obrigado pelo convite
Minha opinião é que os tipos de linguagens de programção não param de aumentar.
Antes quando iniciei meus estudos comecei com vb.net, delphi e java , amanhã com certeza apareça outra linguagem de programação e teremos que correr atraz de mais cursos e certificados pagos.
As empresas deveriam oferecer cursos com uma linguagem de programação padrão para todos os seus funcionarios iniciando com o piso salarial e de acordo com o passar de meses, semestres ou anos aumentar consideravelmente de acordo com o mercado de trabalho e dividindo seus lucros.
É um sonho que talvez nunca vire realidade devido a ganancia de algumas empresas que dominam o setor e a unica solução é trabalhar e ao mesmo tempo estudando outra linguagem futura
159 - comentário - 25/10/23 - 00:10:23 - Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito obrigado pelo convite. Esse ano para a economia não foi boa e pelas últimas notícias, ano que vem também não será para o Brasil. Infelizmente ocorreram muitos Lay-Offs e com muita gente no mercado, o valor salarial caiu bastante. Por outro lado a exigência de conhecimento aumentou bastante.
Acompanhando a chamada BolhaDev, o mercado tem mais vagas para Seniors FullStack, que pode ser uma tendencia. Com tantas tecnologias a serem aprendidas, tanto para BackEnd e FrontEnd, os programadores Junior encontram grande dificuldade para se recolocar. Estou aperfeiçoando o meu inglês e futuramente pretendo aplicar para uma vaga internacional. Recebi algumas propostas, atuo como Software Engineer Sênior, já atuei como Analista de Negócios e Gestor, trazendo uma grande bagagem de experiência. Mas nesse momento prefiro me manter conservador na empresa atual. Boa sorte a todos os profissionais
160 - comentário - 25/10/23 - 08:11:58 - Marco Comito - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olá,
tenho somente um ponto a comentar. No pontos levantados sobre _profissionais certificado_, no mercado onde atuo de SAP, muitas das oportunidades de empreso não pedem a certificação, mas entendo de sua importância.
Obrigado pelo convite em participar.
Marco Comito
161 - comentário - 25/10/23 - 08:27:36 - Guilherme Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa, da para ter uma visão de como a área de TI tem evoluído nos últimos anos e principalmente qual deve ser o melhor redirecionamento da carreira para o futuro próximo.
Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que aprovam o trabalho em home office, no curto prazo vejo vantagens, mas no longo...acho que vai aumentar a concorrência e diminuir os salários.
162 - comentário - 25/10/23 - 14:27:18 - Leonardo Santos Vieira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei da pesquisa, a APinfo é um excelente site para se basear em Cargos e Sálarios.
163 - comentário - 25/10/23 - 16:44:44 - Eduardo Vieira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Algumas opiniões a respeito... A pandemia de Covid-19 impulsionou o mercado de TI, mas pode ter levado a uma bolha que estourou em 2023.
Alguns profissionais de TI aceitaram reduções salariais para garantir empregos.
O número de profissionais certificados em TI continua a crescer, refletindo a importância da atualização de habilidades.
A maioria dos profissionais de TI aprova o trabalho em casa devido à flexibilidade.
Alguns cargos de TI viram significativos reajustes salariais, enquanto outros não acompanharam a inflação.
Oferecer notebooks como benefício no trabalho está se tornando mais comum.
Até mais e sucesso a todos!
164 - comentário - 25/10/23 - 21:44:39 - Alex - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa, da para ter uma visão de como a área de TI tem evoluído nos últimos anos e principalmente qual deve ser o melhor redirecionamento da carreira para o futuro próximo.
165 - comentário - 26/10/23 - 10:55:45 - Flávio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pesquisa representa bem o cenário da bolha de TI criado pela pandemia e as possíveis consequências de seu estouro. Isso ajuda no entendimento de alguns eventos atuais no mercado de TI. Parabéns pela pesquisa.
166 - comentário - 26/10/23 - 11:08:42 - Antônio Gonçalves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Pessoal, pesquisa bastante relevante, levando em conta o cenário atual de TI e que nos dá uma margem para olharmos para o futuro! Parabéns aos envolvidos.
167 - comentário - 26/10/23 - 11:26:57 - SIDNEY DE OLIVEIRA ALMEIDA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Em 2023, o mercado de TI permanece em alta, com salários variados, dependendo da especialização e localização. Contudo, muitos profissionais ainda se sentem subvalorizados. As rápidas mudanças tecnológicas exigem longas horas de trabalho e altos níveis de estresse. Para reter talentos, as empresas precisam reconhecer e recompensar adequadamente seus profissionais de TI, garantindo satisfação e motivação.
168 - comentário - 26/10/23 - 14:22:41 - Thiago de Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Nesse e nos próximos anos, esse mercado permanecerá aquecido para profissionais qualificados, infelizmente a seletividade faz parte em todas as áreas e quem não se qualifica, fica para trás, vejo algumas empresas exigindo muita experiência, mas oferta pouco recurso, isso desmotiva demais um profissional mesmo que com qualificação.
169 - comentário - 26/10/23 - 15:44:20 - RUBEN CORREIA DA SILVA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Assim como nos anos anteriores, o mercado de TI se mantém em alta com grandes ofertas de emprego, é fato que para que os profissionais consigam boas oportunidades devem estar sempre se atualizando e reforçando conhecimentos já adquiridos.
Sabemos que existem empresas que exigem conhecimentos fora da realidade, e acredito que mesmo com o passar dos anos isso não vai mudar, mas como dito anteriormente profissionais que estão prontos, ou seja, dominam bem suas áreas e não teme a inovação sempre existirá portas abertas.
170 - comentário - 26/10/23 - 18:02:53 - Gésner Almeida - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Sinto uma sutil mudança em TI no pós pandemia, em 2023. Muitas empresas estão a contratar colaboradores para o presencial novamente, mesmo que os profissionais prefiram o home office. Além disso, vejo uma movimentação de estagnação nos salários, e uma diminuição na correria por mão de obra nova. Não há incentivos para a entrada no mercado, e está havendo uma dificuldade maior para os que já estão no mercado migrarem de empresa.
Tenho que nos próximos anos, com e economia e a inflação mais controladas, possam haver uma planificação no mercado de TI, ou seja, o boom de contratação e crescimento desenfreado já passou, agora teremos uma oferta de vagas mais condizente com o momento.
171 - comentário - 26/10/23 - 21:11:01 - Ildebrando Teixeira Bastos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI anda muito desorganizado. Em redes sociais profissionais só o que se vê é empresas pedindo requisitos de Pleno e Senior e anunciando vaga para Junior. Outras vezes, quase não se vê vagas para Junior, ninguém quer dar o primeiro passo para que se torne a porta de entrada para os futuros profissionais que estão trabalhando esperançosamente, neste momento, o seu currículo a fim de tomar parte no mercado de Tecnologia amanhã. Vagas para estágio? Hii.. Essas são as mais raras.
Estive pensando o seguinte: Ao invés de dar suporte a militâncias feministas ou de outras pautas identitárias, seria muito melhor se dentro do mercado de trabalho hoje já houvesse cotas para INGRESSANTES (sexo masculino ou feminino, que fique bem claro!). Isso sim, seria inteligente, preventivo e estratégico! Enfim, espero que toda essa situação mude pra melhor o mais breve possível!
172 - comentário - 26/10/23 - 22:22:08 - Gildenilson Torres de Matos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Grato pelo convite para participar da pesquisa nesse site que sempre auxilia os profissionais da área de TI.
173 - comentário - 26/10/23 - 22:30:47 - Diogo Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olá amigo,
O mercado TI está muito aquecido e rico. Oportunidades, na área que eu atua que a de dados em especial, vejo um grande aumento no setor de logística, onde as transportadoras visam um estudo mais adequado para tomadas de decisões inteligentes, fico muito em ver que estamos em ampliação...
Vamos pra cima, os apaixonados por dados... Vamos pra cima e conquistar ainda mais _#128521_
174 - comentário - 27/10/23 - 07:48:13 - Daniel Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Muito boa a pesquisa, difícil encontrar informação com esta qualidade online.
Gosto muito de TI e praticamente tudo que consegui devo ao trabalho nesta área.
Não é fácil, tem que se manter atualizado, com as certificações da moda em dia e bem informado para onde o mercado esta indo.
Meu próximo foco é inteligência artificial, acho que este mercado vai crescer muito nos próximos anos.
175 - comentário - 27/10/23 - 10:06:57 - Breno Marini - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Desde 2008 que o mercado de TI vem sofrendo com um declínio lento de faixas salariais, muito em função da atratividade que o mercado ofereceu, onde parecia que qualquer pessoa poderia fazer um curso de 3 meses e ficar rico, nestes casos existem as decepções e eu como professor vejo muito disso.
Tivemos um grande impacto também em 2014, devido as conseqûencias da bolha imobiliário, chamada de _marolinha_ e mais a diante em 2018 com retrações de mercados e sempre refletindo nos salários de forma suave, mas em declínio.
Depois o covid-19 expôs a bolha startup, quando as bigtechs também fizeram uma enorme layoff em massa, o que contraria o termo inicial _layoff_. Quando temos enorme oferta de profissionais, os salários podem baixar devido a concorrência. Assim chegamos na realidade de hoje, que não está ruim, apenas para quem realmente ama e se dedica na atualização de seus conhecimentos.
176 - comentário - 27/10/23 - 11:59:08 - Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Durante a covid o mercado de TI no Brasil e no mundo, surfou boas ondas, embalado pelas necessidades urgentes das empresas e pelas startups que recebiam dinheiro aos montes. Em 2022 e 2023, vieram a demissões, nas grande empresas de tecnologia, como Twitter, Google, Microsoft, Amazon, e etc.
Fintechs inchadas tiveram que se adaptar e o mercado de TI ficou mais concorrido e com salários mais baixos.
Quem consegue se posicionar em algum nicho de especialização obtem bons ganhos, os demais ficam brigando pela sobras.
O mercado deve melhorar com a recuperação econômica, mas é e sempre foi um mercado de trabalho dificil, tem que gostar muito, aprender sempre e estar atualizado o tempo todo.
177 - comentário - 27/10/23 - 18:38:58 - Marcio Laet - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Temos um déficit de mão de obra na área de TI, agravado pela baixa qualidade dos cursos de ensino superior. Os salários baixos são reflexo da baixa qualificação e do momento da economia mundial com inflação resiliente e conflitos armados persistentes.
178 - comentário - 27/10/23 - 22:59:20 - Adriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Para mim, pessoalmente, a pandemia trouxe oportunidades profissionais. Trabalhar em home office durante três anos e, mais recentemente, conseguir um emprego em uma empresa estrangeira com pagamento em dólares é uma experiência notável e gratificante.
No entanto, é importante lembrar que a realidade de cada profissional é única, e o impacto da pandemia no mercado de TI varia de pessoa para pessoa. Sei que muitos enfrentaram dificuldades, como a redução do número de ofertas de emprego, o aumento do tempo de recolocação e a necessidade de aceitar reduções salariais para encontrar trabalho.
Essa diversidade de experiências destaca como a pandemia afetou de maneira diferente os profissionais de TI e reforça a importância de sermos solidários e compreensivos com as dificuldades que outros enfrentaram. Enquanto alguns de nós prosperaram, muitos outros enfrentaram desafios significativos. Port
179 - comentário - 28/10/23 - 00:02:50 - José Ivan Ribeiro de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Como a própria pesquisa já diz, ouve um bolha em 2020-2022, que estourou em 22/2023. Eu fui afetado por essa bolha estourada, atuava em uma empresa que bateu bilhões em 2020/2021, saiu de 20 funcionários de TI pata 180 e foi de água a baixo em 2022/2023 voltando de 192 para 40 funcionários de TI, área de produtos e design fechadas.
Como um dos colegas comentou, existe um déficit de profissionais qualificados no mercado então se você quiser seguir estável, mesmo não existindo estabilidade, se qualifique, seja muito bem entendido no que você faz tecnicamente e trabalhe seus softs skills para que você tenha uma boa visibilidade dentro de onde estiver, não são garantias mas mas ajudam a manter uma posição não vulnerável.
180 - comentário - 30/10/23 - 15:38:14 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Uma das melhores pesquisas sobre o mercado de TI. Mostra bem a realidade atual, sem otimismo exagerado e sem pessimismo infundado.
TI tem altos e baixos, linguagens que entram e saem da moda, manter-se atualizado é fundamental para conseguir sobreviver bem na área.
181 - comentário - 30/10/23 - 16:23:07 - Robson Vieira Nunes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia trouxe uma visão sim de que a quantidade de profissionais era baixa, então houve uma procura grande principalmente para atender a demanda das pessoas em casa.
Nas empresas que trabalhei neste periodo, nenhuma voltou 100%, mantiveram o trabalho hibrido, e como trabalho com segurança da informação, meu setor cresceu esponencialmente, principalmente com a preocupação da falta de proteção no home office, implementação de LGPD.
E com tudo isso acomtecendo, tivemos cada dia mais ataques cibernéticos, fazendo com que as empresas busquem cada vez pessoas mais capacitadas.
Mas um profissional com milhões de cursos não consegue proteger a empresa sem engajamento dos executivos, e isso sim se tornou uma bolha, pois querem pessoas com bagagem, estão pagando bem para esse profissional, mas não querem investir em ferramentas, quando o incidente acontece, culpam o profissional e buscam outro
182 - comentário - 31/10/23 - 07:41:21 - RUBENS VITAL - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia não mudou a minha área e sim o crescimento das tecnologia. No primeiro ano de pandemia eu não fiz home office, a partir da segunda fase começamos um dia sim outro não. Hoje estou em outra empresa e faço home apenas na sexta-feira por opção minha.
Não acredito que faltam profissionais, acredito que as empresas não sabem diferenciar as funções. Muitos profissionais se esforçam para serem bons em infra, mas existem muita empresa pedindo analista de infraestrutura que saiba desenvolver ou que seja especialista em segurança, ou especialista em cloud. Os desenvolvimentos são diferente, as certificações são diferentes. Percebo que muitas empresas querem um profissional super qualificado em várias áreas, as que na verdade nunca sequer irão exercer, o que torno a experiência do profissional frustrante na naquela empresa.
O profissional precisa investir na empregabilidade dele.
183 - comentário - 31/10/23 - 11:43:24 - Renan Guilherme Illipronti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Como a própria pesquisa já diz, ouve um bolha em 2020-2022, que estourou em 22/2023. Até o presente momento eu trabalho de HO
Como alguns colegas ja comentaram, existe um déficit de profissionais qualificados no mercado então se você quiser seguir estável, mesmo não existindo estabilidade, se qualifique, seja muito bem entendido no que você faz tecnicamente e trabalhe seus Soft skills para que você tenha uma boa visibilidade dentro de onde estiver, não são garantias mas ajudam a manter uma posição não vulnerável.
184 - comentário - 31/10/23 - 11:52:25 - EDSON - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Com a crise de 2013, eu tive que aceitar redução salarial na recolocação da época, e por fim dispensado em 2019, portanto , antes da pandemia. Redução salarial dificulta em investimento na carreira profissional com cursos e treinamentos para se adequar com ferramentas que o mercado exige de desenvolvedores mainframe. Enfim, a última recolocação foi demorada e penosa, entretanto, compensadora pela melhora no nível salarial em relação à ultima, e também por ser home office, minha primeira experiência. É uma maneira de trabalho, que não pretendo mudar voluntariamente.
185 - comentário - 31/10/23 - 11:57:52 - Renan Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A área de TI foi uma das mais beneficiadas com o home office, o que era impossível antes da covid, agora virou o novo normal.
Fiquei contente em ver que a grande maioria dos profissionais aprova o trabalho em HO.
Eu trabalhei totalmente em HO, mas agora trabalho híbrido, para mim esta é a melhor alternativa.
Obrigado pelo convite e pela pesquisa.
186 - comentário - 31/10/23 - 17:48:36 - Julio Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A necessidade de melhorias e adaptações fez o TI no geral ganhar destaque no COVID. No meu modo de ver apenas acentuou uma necessidade em um segmento que hoje é essencial para qualquer empresa que almeja crescer.
187 - comentário - 31/10/23 - 23:12:24 - Leonardo Augusto Favilla Cotri - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Realmente a pandemia mudou a vida do profissional de TI no mundo todo. Número crescente de empresas com foco em desenvolvimento de aplicativos para a demanda de delivery. Dois anos depois permanece com crescente demanda os serviço de TI, vagas de emprego e home office. Veio pra ficar.
187 - Réplica - 01/11/23 - 15:19:16 - Sarah r fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Sim concordo
189 - comentário - 02/11/23 - 10:31:00 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ainda estamos sentindo reflexos do forte crescimento durante a pandemia, porém eu acredito muito que ano que vem não teremos mais movimentos de redução de quadro de funcionários e redução salarial.
Na minha opinião, 2023 foi um ano de estabilização para o mercado de TI. Já em 2024 teremos um mercado um pouco mais aquecido com o resultado dessa consolidação pós pandemia.
190 - comentário - 02/11/23 - 16:17:41 - Jair - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Alguns pontos que merecem destaque:
* Home office veio pra ficar, apesar de ver algumas empresas querendo forçar a volta pro presencial (conheço empresa que não teve HO nem na pandemia)_
* Mercado de consultoria pra trabalhar pra gringa está muito interessante, bons salários, oportunidades excelentes e carga de trabalho equilibrada_
* Inglês pra trampar pra fora não precisa ser ultra avançado, carinha bom no Intermediate já dá conta_
* Gostaria de ver Salesforce como um item separado nas categorias de Programador e Analista Programador_
191 - comentário - 03/11/23 - 15:47:22 - Roberto Queiróz - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
APINFO sempre sendo destaque e colaborando para a valorização do profissional de TI.
O que vale ressaltar também é a escassez de profissionais de TI no mercado, e isso contribui bastante para a queda salarial para quem está iniciando e os mais _antigos_ não são valorizados de acordo com o volume de trabalhos que precisam assumir.
Parabéns APINFO!!
192 - comentário - 03/11/23 - 17:12:13 - IVONEY FERREIRA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O cenário da TI em 2023 é desafiador, mas cheio de oportunidades. Os profissionais de TI devem permanecer adaptáveis, investir em educação contínua e se concentrar no aprimoramento de habilidades específicas para prosperar em um mercado de trabalho que está se estabilizando após um período de crescimento intenso.
193 - comentário - 03/11/23 - 22:30:28 - Kleber C Batista - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O trabalho remoto (home-office) é uma realidade que veio para ficar, e as empresas que (ainda) tentam forçar uma realidade de trabalho presencial estão na contramão do mercado.
Minha empresa se adequou ao momento, e não houve redução salarial e/ou de quadro de funcionários.
Acredito que o próximo ano possibilitará movimentações interessantes para aqueles que detenham um bom conhecimento e para aqueles que estão se aprimorando em áreas estratégicas.
194 - comentário - 05/11/23 - 07:58:50 - Márcio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Em 2023, muitas empresas fizeram um movimento de redução de quadro de funcionários. Eu fui _cortado_ em um desses movimentos e agora estou tentando me realocar. Vejo que o mercado está pagando menos realmente.
195 - comentário - 05/11/23 - 23:08:53 - Luciana Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Ainda sinto o mercado meio confuso! Presto serviço pro setor público, metade desta parcela pede híbrido e a outra metade (já mais madura) não vê a necessidade do presencial. Eu enquanto Analista de Negócio/Requisito/PO sinto necessidade de manter algum ctto com cliente, sinto melhor receptividade e alguns pontos específicos é mais fácil d resolver... Mas confesso q minha produtividade é muito superior no home-office... meus documentos tiveram menos retornos pra ajustes (faço muito uso de gravações).
196 - comentário - 06/11/23 - 10:42:14 - Lucas Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Sinto o mercado brasileiro um pouco confuso com a explosão desta _Revolução_ na forma de atuar com tecnologia.
Muitos lideres ainda precisam ver o funcionário trabalhando para ter confiança em seu trabalho, como resultado disso, vemos cada vez mais a fuga de grandes talentos para o exterior, onde temos empresas muito mais flexíveis, permitindo que o funcionário esteja remoto do outro lado do oceano, e ainda tendo uma liberdade financeira para oferecer salários absurdamente maiores.
Líderes, mudem seu jeito de pensar, todos os funcionários possuem vida pessoal e, tendo tempo para cuidar dela corretamente, o trabalho será bem entregue.
198 - comentário - 07/11/23 - 09:33:24 - Pivato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Tenho acompanhado, que o mercado de trabalho tem muitas vagas especializadas, porém, vejo que existe falta de profissionais para elas. Vejo 2 problemas para isso acontecer, o primeiro, é que as empresas cadas vez mais exigem que o profissional tenha conhecimentos em diversas tecnologias e atue em diversas áreas, com isso, o profissional fica sem foco em se tornar especialista em uma tecnologia, e ter domínio _total_. O segundo, é que esses mesmo profissionais, não conseguem se dedicar/estudar para se especializar em uma tecnologia. Com isso, algumas empresas tem um custo menor em questões salariais, por exigir profissionais menos qualificados, enquanto outras, preferem ter um custo maior com profissionais especializados.
199 - comentário - 07/11/23 - 10:30:41 - Fabricio Moreira dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Consultor SAP MM R$ 70,00 Hora trabalhada
200 - comentário - 07/11/23 - 10:41:32 - Thayane M Silva Rabonato - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI continua instável, não recuperou completamente, apesar de ser o mercado com maior estabilidade na crise se comparado à outras indústrias. O tempo para realocação de profissionais aumentou e a quantidade de exigências técnicas para novos desafios dificulta ainda mais o processo. A participação feminina no mercado ainda é muito baixa.
201 - comentário - 07/11/23 - 11:32:46 - Marco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Vejo um cenário bastante diverso em tecnologia. Algumas vagas bem específicas estão bombando como a parte de bigdata e IA e dados… e outras clássicas como analista dev java tem crescido número de vagas com redução salarial pela procura/demanda.
203 - comentário - 07/11/23 - 12:24:53 - Rafael Xavier - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Vejo o cenário com muitas oportunidades, sobretudo na área de dados. Engenharia de Dados, Ciência de Dados e tudo o que envolva inteligência artificial e machine learning. Acaba sendo bem desafiador, tendo em vista a velocidade que as tecnologias surgem mas acredito que investindo em bons treinamentos e na educação no geral, acabe sendo o fator determinante pra se manter no mercado.
204 - comentário - 07/11/23 - 14:45:06 - Eddie Frost - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI no Brasil precisa continuar a evoluir e os profissionais precisam se valorizar, infelizmente as empresas continuam a oferecer baixos salarios por conta de quem aceita sem questionamento.
205 - comentário - 08/11/23 - 10:18:37 - Denise Tavares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI, que esteve muito aquecido durante a Covid, deu uma boa esfriada agora em 2023.
A crise econômica provocou muitas demissões, principalmente em startups e empresas de tecnologia, no Brasil e no mundo.
Só quem esta atualizado e tem m perfil sênior, tem conseguido boas propostas, mas mesmo nestes casos o numero delas diminuiu.
Acredito que é apenas uma fase, as coisas devem melhorar, com a redução das taxas de juros e a reativação da economia.
A pesquisa apresenta um bom retrato da situação, sem ficar exagerando nas oportunidades ilimitadas e salários altos, que tanto aparecem na mídia e acabam enganando muitos incautos.
206 - comentário - 08/11/23 - 10:19:04 - Marcio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O que vejo no cenário pós pandemia é que o crescimento que algumas grandes empresas esperavam não foi sustentável e com isso tivemos um grande número de profissionais que foram dispensados nos chamados _lay offs_, e com isso tendo uma queda salarial, pois infelizmente para se realocar muitas vezes os profissionais precisam baixar os valores que esperam receber. Mas essa parece ser uma oscilação temporária que ja esta voltando a normalidade.
Na questão salarial o Brasil continua oferecendo baixos salários se compararmos com o cenário internacional onde conseguimos encontrar vagas pagando entre $100.000/ano e $200.000/ano (algumas até mais que isso), com possibilidade de trabalho remoto.
207 - comentário - 08/11/23 - 11:02:47 - Carlos Mesquita Aguiar - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O ano de 2023 foi marcado pelo forte crescimento de soluções em IA Generativa. Para dados tivemos o amadurecimento de arquitetura distribuída como Data Mesh e consolidação de storage em Lakehouse. A cultura de agilidade ganhou ainda mais força com AIOps, DataOps e MLOps. Já em Event-Driven Architecture tivemos o crescimento de frameworks baseado em RPC (como bPRC e gRPC) e principalmente utilizando o HTTP/2 e formato ProtoBuf. Em relação a salários acredito que 2022 foi melhor que 2023, pois acredito que as consultorias tiveram que se reestruturar para ter boa saúde financeira e melhorar no dinamismo de todas as áreas que a compõe.
208 - comentário - 08/11/23 - 11:28:28 - Cristiano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Mudanças de tecnologia estão sendo muito boas!
No final de 2022 eu queria fazer transição de tecnologia. Já trabalhava um pouco com C#, mas, por trabalhar com ERPs legados, continuava com Delphi na maior parte do meu tempo.
Foi quando resolvi sair de onde estava e buscar vagas focadas totalmente em Backend com .NET C#
Para meu espanto, vieram os layoffs logo em seguida... Mas mesmo assim, eu consegui uma recolocação em menos de 2 meses e, mesmo com a transição de tecnologia, consegui um salário com 2k à mais do que eu que eu ganhava.
Então percebi que a tecnologia/linguagem de programação era realmente o menos importante. O que mais contou à favor foi minha visão analítica e forma de atuar perante um problema. Mesmo com maior prazo e sem dominar o C#, entreguei o teste totalmente na linguagem e ainda fiz uma boa documentação. Isso foi o diferencial, segundo meu atual gerente.
209 - comentário - 08/11/23 - 11:46:18 - Claudio Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Olhando esse novo cenário pós pandemia, tivemos profissionais escassos em todas as áreas de conhecimento de TI, devido a isso criamos uma bolha de salários inflacionados.
O que esta acontecendo agora é um ajuste com muita dor, pois vi profissionais com menos experiências e vivencia ter um crescimento astronômico de salario e carreira, contratei profissionais que se posicionaram como seniores e gestores, mas na hora da verdade eram juniores e plenos sem experiência na gestão de recursos e profundidade nas tecnologias ou áreas contratadas.
Com essa nova realidade de trabalhos em home office, facilitou a troca de emprego e um crescimento não sustentável.
Esses profissionais estavam se certificando em várias tecnologias e frameworks de mercado, mas ainda para alguns faltavam vivencia e experiência de aplicar todos esse novo conhecimento na prática.
Esse é nossa nova realidade.
210 - comentário - 08/11/23 - 12:50:20 - Vilmar Pinho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de trabalho de TI em 2023 está em transição, entre a bolha e a recuperação, e uma nova realidade é o trabalho no exterior, seja remoto ou não, abriram-se muitas portas e os melhores profissionais com inglês avançado/fluente estão surfando nesta onda.
A demanda por profissionais de TI qualificados continuará a crescer, impulsionada pela transformação digital e pela automação e o brasileiro que está lá fora tem se destacado e as empresas cada vez mais estão vindo buscar profissionais _tupiniquins_, claro, capacitados e com inglês, quiçá espanhol.
Acredito que este foi o ano do despertar Ex. um SR que aqui ganha 15k, remoto Canadá, EU ou USA chega a 30k, ou mais, em 2024 empresas brasileiras, vão ter mais dificuldade para encontrar bons profissionais de TI com os salários atuais, sem falar que muitas ofertas de emprego querem um semideus para pagar o piso do sindicato.
211 - comentário - 08/11/23 - 15:46:52 - Mauro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O mercado de TI como um todo, antes, durante e após a pandemia, sendo que este último está passando por uma estabilização, isto é, saindo de uma bolha inflada de salários. Ainda assim, há muitas oportunidades em aberto para todos os modelos (híbrido, Home Office, Presencial). O que me chama a atenção é que dificuldade em contratar profissionais, haja vista que para a maioria das empresas tem mantido o fator QI. Não é o caso de menosprezar esta parcela de profissionais, porém acredito que o RH assim como os gestores da área poderiam olhar com bons olhos para fora desta cerca. Um outro fator que acaba dificultando o processo/filtro na escolha de profissionais é a utilização de algoritmos/IA, onde já houve comprovações de processos mal feitos devido ao uso desta tecnologia, substituindo o fator humano.
212 - comentário - 09/11/23 - 00:29:58 - Massaiti Assanome - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia marcou uma nova fase no contexto mundial no que se refere ao trabalho, falando mais especificamente na área de TI. Influenciou também indiretamente a forma das empresas enxergarem os profissionais de TI, dando lhes novas oportunidades de expandir sua área de conhecimento e se adequar numa melhor forma de trabalho surgindo novas vagas
213 - comentário - 09/11/23 - 09:26:53 - JORGE LUIZ MARTINS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia veio para dar o divisor de águasno crescimento da TI. Os empregadores tinha em mãos um motivo de fazer a peneira fina de seus colaboradores. Para não ficar sem o crescimento de cada colaborador, eles dividiram os que são excenciais, os mediocres, os level one no processo.
Então veio a primeira condição para os excenciais, foi a quebra de salario, para quem aceitar teria o emprego garantido e iria fica home office. Foi descoberto que muitos exceciais não teriam vida longa e foi o que aconteceu, despensa. Os mediocres ele diminuiram o horario de trabalho, que aceitar tem vaga garantida, veio a descoberta que nos mediocres, tinham os excencias e os mediocres, dispensarm os mediocres. O level one que era o que tinha menor salario e poderiam trabalhar as 9 horas por dia, descobriram que tinha muitos excencias, mediocres e level one. Limpou e saturou o mercado de maus profissionai
214 - comentário - 09/11/23 - 11:08:10 - Ronaldo Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Mesmo com a pandemia, continuou a haver a realidade que muitos já enfrentavam: a de as empresas exigirem experiência, mas não quererem elas nos dar a experiência, numa oportunidade de trabalho. Continua a haver um descaso com os profissionais de mais idade e um preconceito geral com os profissionais mais novos, como se em ambos os casos o profissional não fosse dar conta de realizar bem sua função, seja esta qual for, ou não vai se comportar de um modo adequado para o ambiente profissional. Esta falta de percepção continua a assolar muitas empresas do segmento de tecnologia, o que por um lado é bom pois acaba levando os profissionais a irem para o lado autônomo, mas por outro lado muitos setores na indústria se veem desassistidos em momentos que um profissional de TI, ainda que novo, poderia estar ali física ou remotamente para resolver a situação.
217 - comentário - 09/11/23 - 21:33:37 - Hugo Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A quebra de paradigmas foi vencida, em virtude de momentos críticos vividos e criados pelo COVID, o problema mais comum hoje em minha opinião é a falta de comprometimento com o HomeOffice de algumas pessoas.
218 - comentário - 10/11/23 - 02:07:47 - Rafael - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
A pandemia de Covid-19 desencadeou uma notável flutuação no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI) em Portugal. O setor experimentou um vigoroso crescimento entre 2020 e 2022, impulsionado pela demanda por soluções digitais em resposta às transformações no ambiente de trabalho. Contudo, essa euforia se dissipou em 2023, revelando uma bolha que teve como consequência desafios, como a necessidade de muitos profissionais aceitarem reduções salariais para garantir novas oportunidades.
Paralelamente, observamos um aumento constante no número de profissionais certificados, indicando uma busca incessante por atualização e aprimoramento de habilidades em meio à competitividade da TI. O reconhecimento da importância da certificação tornou-se uma estratégia eficaz para se destacar no mercado de trabalho.
O trabalho em home office emergiu como uma prática amplamente aprovada entre o
219 - comentário - 10/11/23 - 12:21:02 - Jefferson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Com o estouro da bolha, muitos profissionais estão tendo que aceitar reduções salariais e precarização, pejotização e afins. Mercado de trabalho de TI extremamente concentrado no sudeste e mesmo com vagas remotas, exigem que o candidato more no mesmo estado. Recentemente o pessoal de Minas Gerais estavam sendo rejeitados por conta de brigas com empresas de TI e sindicado, onde as empresas querem aumentar a jornada de trabalho, mudando sua atividade principal.
220 - comentário - 10/11/23 - 18:45:18 - Marcos Donadeli - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostaria de ver essa mesma pesquisa em outros países. Alguém tem conhecimento se há algo assim para Portugal/EUA? A profissão de TI é vendida como uma das mais fáceis de ganhar 10mil ou mais, porém a realidade da maioria não é essa. Mas dá pra ver que mesmo com algumas baixas é um mercado que ainda é fácil recolocação e dá salários acima da média nacional.
220 - Réplica - 10/11/23 - 20:07:14 - Alessandro Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Existe uma pesquisa internacional periódica do site StackOverflow que você pode encontrar pesquisando por StackOverflow Survey no Google.
222 - comentário - 10/11/23 - 20:19:22 - Alessandro Ramos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Destacado duas tendências: volta ao escritório e barreiras para novatos.
Contextualizando, tenho 23 anos de experiência em desenvolvimento e liderança técnica. Incluindo uma vasta formação acadêmica e inglês de conversação entre intermediário e fluente.
Desde o segundo trimestre de 2023, notei que as abordagens dos recrutadores oferecendo vagas teve uma acentuada queda. No período de 2020 a 2022, chegava a receber 4 ou mais convites para processos seletivos por semana. Incluindo big techs.
Colegas de nível júnior que perderam os empregos nas ondas de layoffs do último trimestre de 2022 para cá ficaram bastante tempo #OpenToWork.
Isso reforça o sentimento de que o mercado está ficando mais difícil para os entrantes.
Um outro fator que estou sentindo é uma tendência de retorno ao escritório na qual as empresas vão progressivamente exigir pelo menos trabalho híbrido.
223 - comentário - 12/11/23 - 13:20:11 - Bruno Vilela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Compartilho das mesmas conclusões que a pesquisa anual trouxe (bolha de 20-21, mulheres ainda minoria no mercado, salários reduzidos, home office em alta, etc). Se for pra fazer um adendo, diria que a concorrência está bem mais acirrada para vagas de estágio e, principalmente, para júniores (ao menos no que diz respeito a desenvolvimento back e front-end): o que escuto muito falar foi que o excesso de candidaturas se dá devido a ampla oferta de cursos prometendo vagas em um curto espaço de tempo (seis meses por exemplo, o que é algo irreal). Na minha opinião não é mais possível entrar diretamente como júnior sem fazer estágio no contexto atual (ou melhor, está muito difícil). Tenho colegas que tiveram que reingressar na faculdade para fazer a transição, mesmo já tendo superior em áreas correlatas.
224 - comentário - 13/11/23 - 07:33:37 - Zadislaw - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Acredito que cada dia mais a demanda por profissionais com o perfil de desenvolvedor só aumenta. Quem está no mercado e programando bem faz o possível pra cumprir as demandas, mas diversos lugares necessitam de realmente poder de produção de código e eles oferecem cada vez um salário maior para manter o profissional. Pessoalmente fico feliz com o salário mas faço o possível pra fugir da sobrecarga. Só gostaria de deixar essa opinião.
225 - comentário - 13/11/23 - 09:35:20 - Marcelo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Demanda de profissionais SAP aquecida porem com escassez para homeoffice.
226 - comentário - 15/11/23 - 09:20:46 - Geovane - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
De 2020 para cá a TI vem necessitando casa vez mais de profissionais de Tecnologia, porém, sinto que ainda falta e muito profissionais qualificados, os que já estão qualificados tem barganhando muito a fim de ter salários mais altos, devido a pouca concorrência, as empresas em contra-partida estão saindo mais do pensamento de que a TI é um gasto e nos tratando como um serviço essencial para a empresa, um plano de negócio.
Acredito que daqui para a frente a tendência é melhorar mais em questão salarial, carga horária menor, mais home office e mais profissionais qualificados.
227 - comentário - 15/11/23 - 19:15:49 - Gabriel Batista - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Havia muita expectativa do mundo pós pandemia, de fato houve um aumento na demanda por profissionais, mas nem perto da época da bolha. E ainda houveram várias demissões em massa.
Minha expectativa é que será exigido ainda mais qualificações e dificultado num número menor de vagas.
228 - comentário - 16/11/23 - 09:58:10 - Luciana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Achei interessante a pesquisa, principalmente na parte do home office, eu aprovo, assim como a maioria.
É muito mais prático, cômodo e barato para os profissionais, até porque como PJ não tenho nenhum tipo de beneficio na software que trabalho, nem noot, celular, ajuda de custo ou seja o que for.
Sou consultora de ERP desde 2002, ao longo de minha trajetória pude contar nos dedos a quantidade de mulheres atuando com implantação de ERP, percebo que agora há um numero maior e acho isso ótimo, porém também fica claro que não há um plano de faixa de remuneração. As empresas estão nivelando por baixo o valor a pagar e exigindo cada vez mais, sem avaliar as entregas. Considerando que na nossa área temos que estar sempre atualizados, acho que as empresas no Brasil, precisam rever seus conceitos e melhorar suas propostas, pois o discurso que atuam em via dupla é ilusão,
229 - comentário - 16/11/23 - 17:54:16 - Fúlvio - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Achei de muito valor as informações coletadas e processadas. Entendo que a pandemia da COVID-19 foi como um divisor de águas na carreira do profissional de TI. Adaptamo-nos ao trabalho remoto e acredito ser um caminho sem volta, apesar de algumas empresas não terem entendido ainda esse novo momento. Quanto a remuneração, pelo menos para mim, permaneceu estável. Notei uma mudança de pensamento no sentido de muitas empresas antes relutantes, passaram agora a pensar melhor no CLOUD para armazenamento e processamento de informações. Exige dos
Profissionais um esforço para entender, utilizar e certificar-se nessas tecnologias.
230 - comentário - 20/11/23 - 09:56:43 - wiliam - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
pesquisa reflete o meu cenario atual, estou em recolocacao e é a primeira vez que isso acontece, sempre tive o poder de escolha e hoje parece que está menor do que anos anteriores mesmo estando mais preparado, o ingles tá fazendo uma diferenca muito positiva nas vagas que estou pleiteando
231 - comentário - 20/11/23 - 11:33:52 - Robson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostaria de compartilhar que eu trabalhava em uma empresa de TI de grande porte e tinha um ótimo salário, mas durante a pandemia em 2020 fui demitido porque o cliente (Bradesco) cancelou o projeto. Somente 6 meses depois consegui um outro trabalho na área de TI mas em outra função, ganhando menos da metade do que eu ganhava. Atualmente o dinheiro acaba e ainda falta muito pra acaber o mês e vivo esse desespero pra sustentar a família, buscando empréstimos sem saber se conseguirei pagar, priorizando o que pagar empurrando tudo pro próximo mês, procurando outro emprego que pague melhor e até um segundo emprego como freelancer, mas está bem difícil.
232 - comentário - 20/11/23 - 23:22:10 - Allan Farias - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Achei muito próximo mesmo os tópicos da pesquisa segundo o universo no TI que tenho vivido nos últimos 5 anos.
O inglês é um grande peso positivo quando disponível na hora de candidatura para uma vaga, o salário na pandemia se manteve estável porém troquei de empresa duas vezes na pandemia aumentando o meu salário consideravelmente saído da empresa que eu estava para a primeira, aumentei meu salário e depois um novo aumento quando troquei pela segunda vez, isso em 2 meses....na segunda vez que mudei de empresa fiquei 9 meses...nisso meio que miou a crise e acabei recebendo do nada uma que seria uma terceira proposta mas já fora da crise e tive um outro aumento, ou seja, em um ano mudei de empresa 3 vezes e praticamente dobrei meu salário...Hoje estou em uma empresa de desafios muito grandes diários, exigindo superação diária. As tecnologias da Revolução industrial 4.0 estão pegando forte
233 - comentário - 21/11/23 - 14:50:20 - Eric - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O único impacto que tive, foi o adiantamento das férias logo no início da pandemia, após isso foi tudo muito intenso, ou seja, muitos projetos e muitas propostas de empregos.
Nestes últimos meses, notei que a quantidade de propostas de empregos deu uma queda, mas ainda recebo esporadicamente.
Quanto ao salário, recebi aumento de acordo com o mercado, pois continuo na mesma empresa desde 2018.
234 - comentário - 23/11/23 - 21:53:16 - Agnaldo Pedro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Boa noite a todos_
Conforme sua solicitação segue as respostas abaixo:
1) Pra mim esse período foi excelente pra provar pra nós mesmos se estamos preparados para exercer funções em área de TI ou ligadas à ela.
2) No meu caso foi o contrário, esse período da covid, a média do meu salário foi a melhor em toda a minha carreira profissional, e na minha modesta opinião só os melhores sobrevivem.
3) No meu caso, sempre estou me atualizando, capacitando e qualificando, pois só assim continuamos ativos no mercado de trabalho.
4) Pois pra mim, sobreviver em home office precisamos possuir o mínimo necessário de conhecimento em aplicativos populares e softwares empresariais.
5) Com qualificação contínua os resultados sempre serão superados.
6) Concordo, para os que estão capacitados e preparados.
Agradeço pela atenção, sem querer diminuir ninguém e sim incentivar sempre.
Cordialmente
AgPedro
235 - comentário - 24/11/23 - 11:06:46 - Rogerio Manoel da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Tenho percebido que as empresas evoluíram na época da pandemia, ao implementar em pouco tempo soluções de trabalho remoto, que num cenário normal levaria pelo menos 10 anos.
Continuo achando que há muitas empresas com gestões arcaicas, pessoas com pensamento de 1815, que vêem tecnologia como gasto, e não como investimento. Mas são os mesmos gestores que amam seus iPhones para tirar fotos e mandar mensagens no Whatsapp. Enfim, para isso, a tecnologia serve.
Continuo vendo empresas com RHs falhos, que não sabem diferenciar as coisas, que comparam PHP com VLAN e criam requisitos de vagas absurdos, enaltecendo bem a frase do Ariano Suassuna: _ É tanta qualidade que exigem pra dar emprego, que não conheço um patrão com condições de ser empregado_
Os salários continuam baixos e aí as empresas reclamam da falta de qualificação, mas treinamento, que é bom, nada!
Difícil.
235 - Réplica - 27/11/23 - 14:38:18 - Raul Fishman - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Tem muitos profissionais que não se contratam pela forma rasa da entrevista, que não consegue avaliar o potencial dele e são contratados profissionais medíocres que vão ter muita rotatividade. A alma e o sucesso de cada empresa se baseia no profissional bem escolhido e incentivado.
236 - comentário - 27/11/23 - 14:33:20 - Raul Fishman - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Cada vez mais é preciso filtrar os profissionais que desenvolvem de maneira metodológica. Quem usa a lógica para o desenvolvimento. Nos dias de hoje temos os desenvolvedores de quebra-cabeça, onde pegam vários códigos prontos ou usam códigos gerados por IA, mas, que não sabem a lógica do que foi montado e nem como dar continuidade ao projeto. Tem que se valorizar muito mais aos profissionais que documentam e comentam o código. O Gerentes de Projeto tem que ter vivencia e alto conhecimento técnico. Todas as metodologias adotadas devem ser adaptadas às realidades do Pais. Metodologias que funcionam lá fora, não necessariamente se aplicam da mesma forma aqui no Brasil. Para conseguirmos agilidade tem que planejar muito. Reuniões curtas resolvem muitos mais problemas e custam menos para as empresas.
237 - comentário - 27/11/23 - 21:59:03 - Fabio A. Mazzarino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O crescimento exarcebado em 2021/22 do mercado de TI trazia um claro recado, formava-se uma bolha, e com a crise uma óbvia necessidade de redução de salário, ou condições de trabalho. Bem fez quem aproveitou o aquecimento do mercado para se especializar e tornar-se cada vez mais essencial para os empregadores.
A própria pesquisa aponta para um conjunto de fatores que ilustram bem a sabedoria popular. O fim da bolha e consequente redução do salário, e a especialização crescente da mão de obra procurando aumentar a empregabilidade e estabilidade.
Já o movimento de home office estava incipiente há anos, a pandemia forçou alas reacionárias de TI e da alta direção a aceitar o movimento que estava acontecendo naturalmente, foi apenas um catalizador..
Para os próximos anos prevejo a volta a estabilidade e crescimento constante, junto com redução do trabalho remoto.
238 - comentário - 28/11/23 - 10:21:13 - Ponso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Um dos problemas da área de tecnologia é a idéia vendida de que paga-se bem.
Isto realiza uma alta demanda de _aventureiros_ que querem entrar nesta área.
Até então, isto é legítimo, porém o que ocorre é uma verdadeira invasão de pessoas despreparadas, que no final da conta prejudica a área.
Outro tema é a falta de definição do escopo das oportunidades, muitas vezes nivelando por baixo ou querendo superqualificação, porém com baixo investimento.
Eu sempre falo que o profissional de TI mais caro é justamente aquele que ganha pouco! Reflitam.
Então, o que precisamos é cada vez mais reconhecer os bons profissionais diante dos _aventureiros_
Esta é a minha opinião.
239 - comentário - 29/11/23 - 22:52:43 - CINCINATO MOREIRA DA SILVA NET - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Vejo que o maior problema é a baixa faixa salarial da área.
240 - comentário - 30/11/23 - 09:13:34 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O que tenho percebido aqui é que há uma pré-disposição em pagar um bom preço, mas, existem duas barreiras muito difíceis de serem superadas:
1 - Cada empresa requer um profissional completamente qualificado para o trabalho desejado_
2 - Quase nunca se encontrar esse profissional_
3 - E quando se encontra, ele já está prestando serviço para outra empresa_
Diante disso acaba-se contratando um profissional médio por um preço médio.
E geralmente a experiência é frustrante porque todos estão querendo as coisas rápido.
241 - comentário - 30/11/23 - 09:47:27 - Teofilo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Nos últimos meses tenho percebido uma corrida por dados e inteligência artificial e fazer esta integração, porem tenho visto cada vez menos jovens entrando no mercado.
242 - comentário - 01/12/23 - 11:57:26 - Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Domínio do conhecimento e experiência são os pilares da execução do trabalho de qualidade, a demanda sempre aumenta com velocidade, atualizar-se é fundamental. Vejo que muitos estão presos na ilusão do conhecimento que cria barreiras para sua evolução. Pessoas que realmente apagam incêndios e saem do outro lado são difíceis de achar. Lamento que algumas empresas atualmente aqui no DF não valorizam adequadamente os profissionais desse quilate, pois tem seus olhos obscurecidos pelos custos do projeto, e acabam perdendo seus prazos.
243 - comentário - 02/12/23 - 00:27:41 - Tatiana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Eu vejo a pandemia possibilitou pessoas migrarem para área de tecnologia, pensando que seria necessário somente fazer um curso rápido de qualificação.
Há uma gama de _influencers_ na área, desejando vender cursos e conteúdo prometendo uma vida fácil e em poucos meses de experiência obter um rapido retorno financeiro e isso não é uma verdade.
Com isso, percebi que muitos aventureiros sem conhecimento específico em negócios ou mesmo em conceitos básicos, desejando ter cargos Pleno e Sênior, desejando a remuneração dessas posições.
Outro problema que enfrentamos foi o profissional confundindo o home office com flexibilidade para resolver problemas e sua vida pessoal durante o expediente, atuando em 2 ou 3 projetos simultaneamente, não realizando entregas nos prazos estipulados, havendo necessidade de acompanhar mais de perto a efetividade do trabalho e horas trabalhadas com ferramentas
244 - comentário - 04/12/23 - 08:14:22 - Eduardo Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Gostei da pesquisa.
A bolha de TI estourou no mundo todo.
Durante a covid, a demanda por serviços de TI cresceu muito, para atender as necessidades novas e urgentes, geradas pela pandemia. A taxa de juros baixa e a grande oferta de capital para investimento, também ajudou.
A situação mudou e agora o mercado esta novamente em processo de adaptação.
Ainda existem boas vagas e bons salários, mas a competição esta maior, muitas pessoas que migraram para TI durante a covid, não tiveram tempo de se adaptar e hoje existe uma grande oferta de profissionais com baixa qualificação, o que acaba impactando no salário de todos.
A boa notícia é que o ajuste deve ser temporário, novas oportunidades, como por exemplo a IA, devem voltar a impulsionar a área.
245 - comentário - 12/12/23 - 16:20:03 - Fábio Donizete - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
O resultado da pesquisa foi interessante, e condiz com o que vemos no dia a dia.
Com o COVID, e por consequência os lockdowns, diversas pessoas conheceram pela primeira vez Home Office, que já era uma modalidade de trabalho conhecida e praticada a anos por profissionais de TI pelo mundo todo. Empresas começaram a se adaptar a possível nova realidade, tendo que oferecer equipamento/dispositivos para tornar o trabalho remoto possível.
Infelizmente nem tudo são flores, muitos sofreram redução no salário, outros foram simplesmente demitidos, e tiveram que procurar por outras vagas. E a taxa de juros/inflação que ocorreu na pandemia não ajudou. Não é à toa que 11,3% da população estava em situação de insegurança alimentar.
Mas acredito que a área é extremamente adaptável.Tenho grandes esperanças da área, principalmente com o Brasil sendo um país emergente.
246 - comentário - 24/12/23 - 05:23:37 - Bianca Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Apesar da Bolha que se formou em 2020 por causa do Covid-19, a área de TI ainda está escassa de profissionais realmente capacitados para o desenvolvimento das atividades, pois muitas pessoas entraram no ramo, apenas pelo _Ripe_ do momento, mas não se especializou ou buscou atualizações, com isso o mercado teve que aceitar mão de obra mediana e consequentemente os salários que até então eram altos, se tornaram mais baixos poe conta de a qualidade da mão de obra ter baixado e ser necessário mais de um profissional para a execução de algumas tarefas.
Por outro lado, o home office ficou mais popular, gerando menos custo de transporte, tanto para o empregador quanto ao colaborador, ou seja, o valor que seria investido no transporte não seria mais necessário, gerando um _bônus_ para o funcionário que não precisaria arcar com isso, vide que a maioria dos profissionais são PJ.
247 - comentário - 15/01/24 - 19:39:09 - JORGE LUIZ INACIO - *** CONVIDADO ESPECIAL ***
Embora a área de TI seja uma demanda crescente nos tempos atuais, os desafios são cada vez maiores. Os salários têm acompanhado, ainda que de forma um pouco tímida, esse crescimento. O ponto central talvez seja da parte do candidato: Procuro um salário ou uma vaga de trabalho em TI? Tenho capacitação? Quais meus diferenciais para a vaga postulada? Respondendo essas perguntas de forma positiva, tendo à mostra as capacitações adquiridas, o salário estará a altura das suas habilidades.
248 - comentário - 04/02/24 - 08:07:11 - Raildson Felipe da Silva - 170.83.146****
Acho que o tópico _O nível de conhecimento tecnico exagerado_ é realmente um desafio que cresceu muito nos últmos anos. A solução pra mim é apostar no longo prazo, com muita dedicação e vontade nos estudos e dia a dia.