O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Como conseguir o primeiro trabalho na área de TI ?

Convidados : Estagiários e Ex-estagiários, cadastrados no site apinfo.

1 - comentário - 23/09/15 - 15:48:37 - Thiago Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Meu primeiro emprego como estagiário foi bem difícil, já tinha trabalhado antes em áreas administrativas das empresas, mas não tinha nenhuma experiência em TI.

Logo no primeiro ano de faculdade comecei a procurar as oportunidades, enviei muito currículo mas o que realmente fez a diferença foi um professor que me recomendou para uma vaga de estágio em uma empresa.

Sai de onde eu estava, que era fora da área de TI, e comecei a trabalhar como estagiário, ganhando menos. Depois de cerca de dois anos já estava ganhando mais do que no emprego anterior e desde então minha carreira vem evoluindo.


Acho que esta formula continua válida
2 - comentário - 23/09/15 - 15:56:31 - Alexeandre Faria - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O que fez diferença no meu caso foi o inglês fluente, curso superior hoje todo mundo tem ...
3 - comentário - 23/09/15 - 16:21:15 - Tiago de Carvalho Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma das coisas que são exigidas na maioria das vagas, é experiencia_ Para sanar este problema no meu caso, tentei realizar o máximo possível no estágio que consegui durante a faculdade e em paralelo, fiz vários trabalhos como freelancer, após estas informações no meu CV, ficou mais fácil de conseguir as entrevistas.

Boa Sorte a todos.
4 - comentário - 23/09/15 - 16:31:36 - Rodolfo Carvalho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom não tenho até hoje o Inglês fluente, mas por outro lado tive um início muito bom na área.. o que me ajudou foi ser uma pessoa fácil de se relacionar, o que me levou a aprender rápido com pessoas experientes, pra quem está no início tem que chumbar na cabeça que está para aprender, e não a ensinar, então se disponha a aprender com os colegas, e pra isso se relacione bem!
Outro sim, nem sempre os estágios são encarados como oportunidade da vida, encare o seu como a chave para uma carreira, as pessoas observam isso!

Abraços e Boa Sorte!
apipesq19
5 - comentário - 23/09/15 - 16:41:50 - Thiago Henrique - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ter comprometimento, interesse, dedicação, paciência

Comprometimento: Ter pontualidade e se importar com a conclusão e prazos das tarefas.
Interesse: Correr atrás, querer sempre aprender e melhorar a cada dia.
Dedicação: Fazer bem feito, perseverar, superar desafios
Paciência: Nem tudo dará certo, tenha paciência, você e outras pessoas erram, então demonstre sempre otimismo para da próxima vez acertar
5 - Réplica - 23/09/15 - 22:26:41 - Patricia Vasconcelos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Passei pelas duas etapas:
Primeiro emprego, e a contratação de pessoas nessa característica.
Consegue o primeiro emprego, aquele que se destaca dos demais. Nunca trabalhou na área, mas busca conhecimento, tem proatividade, muitas vezes, encontramos pessoas que apenas querem trabalhar com TI, mas não demonstram o quanto querem.
Cada vez que avalio um candidato que deseja ingressar na área de TI, sempre seleciono aquele que me olha nos olhos e consegue demonstrar interesse real, não apenas porque alguém comentou ,mas porque realmente gosta. São esses, que depois vejo comprometimento, dedicação....
6 - comentário - 24/09/15 - 16:04:56 - Wladimir Bandeira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O inglês fluente é o diferencial, não deve se contar com os conhecimentos acadêmicos, eles não irão lhe ajudar muito, todo mundo que terminar a faculdade consegue fazer o feijão com o arroz, e você consegue fazer melhor do que isso? Quem vai avaliar você esperar algo mais, até mesmo de um simples estudante de universidade! Você não se cobrar tanto, o mercado está ai pra todos, e mesmo que o mercado de trabalho na área de TI seja muito exigente, o seu tempo vai chegar. Não espere conseguir experiência em empresas, procure buscar as oportunidades de maneira que o empregador vá a você e não você ir em busca do empregado! Com se faz isso? Portfólio é a resposta!
Primeiro tem que saber o que quer conquistar.
Depois você tem que reconhecer o que realmente sabe. E digo sempre como lema_
Lutar sempre, vence talvez e desistir jamais.
7 - comentário - 25/09/15 - 08:54:12 - Carlos Trovatti - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O inglês fluente é o diferencial, não deve se contar apenas com os conhecimentos acadêmicos, eles não irão lhe ajudar muito, todo mundo que termina a faculdade consegue fazer básico, e você consegue fazer melhor do que isso?
apipesq
8 - comentário - 25/09/15 - 21:11:13 - Altair Gonçalves de Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Gostaria muito de trabalhar na area de TI, começei a faculdade de Banco de Dados e desisti, como faço para retornar? Já que sou completamente leigo no assunto??
10 - comentário - 26/09/15 - 08:52:25 - Bruno Reis de Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A primeira oportunidade será por meio de estágio. Deve-se agarrar qual vier. Particularmente não consegui ingressar na área de programação que era o objetivo. Estou no 7° semestre de Ciência da Computação. Sou formado como Técnico de Informática. Meus planos agora são concluir minha graduação e voltar para o inglês. Pretendo tentar mais uma vez a área de desenvolvimento. Caso não consiga uma boa colocação até meus 30, verei outra área de atuação. Atualmente tenho 24 anos de idade.
11 - comentário - 27/09/15 - 09:19:49 - Alexnfnet - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

E Inevitável que para iniciar na área de TI e preciso de um muita força de vontade e no inicio não desanimar em questão de salario e tempo para primeira oportunidade.
Acredito que as primeiras oportunidades devem ser mesmo um estagio.E uma dica nunca comece em uma área para depois migra para outra, exemplo se quer trabalhar com desenvolvimento insista ate o fim, nunca faça como eu que fui para área de Suporte Infra pensando que seria mais fácil migrar para desenvolvimento.
E se prepare muito existe muita coisa boa na internet para apreender e agregar no conhecimento de sua carreira.
Verifica no sites como a APINFO o que realmente querem para cada vaga. e estude , busque aqueles conhecimentos ou ao menos está por dentro do assunto da vaga em questão, você não precisa saber tudo aquilo que esta pedindo mais tem que ao menos conhecer.
12 - comentário - 28/09/15 - 08:42:07 - Graziela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Uma dica é começar a adquirir experiência com projetos pequenos, usando o GitHub para divulgar ou mesmo participar de projetos open sources, como o Firefox. Cursos oferecidos pelo https://www.edx.org/ ou https://www.coursera.org/ muitas vezes são melhores que nossas faculdades
apipesq
13 - comentário - 28/09/15 - 09:41:46 - Cleberson Francisco Godoy - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para todos que estão em busca do primeiro trabalho nesta área, tanto como estagiário ou como funcionário efetivo é de extrema importância ter força de vontade e se manter ativo, atualizado ao máximo, realizando certificações extracurriculares que hoje em dia existem varias por ai, algumas até gratuitas disponibilizadas por empresas como a Micrisosoft.
O fato de não ter experiência em ambientes de trabalho não impede o futuro profissional em compensar este ponto realizando projetos dentro da instituição de ensino e também fora dela (caso esteja em uma). Ter conhecimento na língua inglesa é um ótimo diferencial para conseguir o primeiro emprego.
13 - Réplica - 28/09/15 - 12:39:17 - Tiago - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Penso que desenvolver projetos pessoais e divulgar em um portfolio é uma ótima forma de mostrar como você gosta de desenvolver sistemas bem feitos e por conta.
Como o amigo comentou abaixo também sobre divulgar projetos no GitHub é uma boa também, assim como ser ativo em comunidades de info para ser referência.
Durante a graduação, aproveitar todas as oportunidades.
14 - comentário - 28/09/15 - 14:32:46 - Cristian Fernandes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente e o foco, pois T.I abrange muita coisa. e segundo são as certificações pra área especifica. Estudar, ter força de vontade, eu nem comento, pois um profissional de T.I tem que ser um hacker, ou seja estudioso e está sempre está buscando mais.Mas eu vou mostrar um caminho que pode te colocar lá. certificação, mas não qualquer certificação. este é um link que aborda sobre isso https://computerworld.com.br/qual-certificado-de-ti-e-o-melhor-para-sua-carreira. E por fim se dedicar muito, T.I exige experiência com a área.
15 - comentário - 29/09/15 - 09:14:18 - Jomarlon Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Isso resume bem o que é necessário para o primeiro trabalho e para seu crescimento na área de T.I.

Ter comprometimento, interesse, dedicação e paciência

Comprometimento: Ter pontualidade e se importar com a conclusão e prazos das tarefas.
Interesse: Correr atrás, querer sempre aprender e melhorar a cada dia.
Dedicação: Fazer bem feito, perseverar, superar desafios
Paciência: Nem tudo dará certo, tenha paciência, você e outras pessoas erram, então demonstre sempre otimismo para da próxima vez acertar
Isso foi o comentário do Thiago Hnerique.

Acrescento:
Inglês Técnico: Isso é indispensável para área de T.I.
Conhecimento: Procure ter noção de termos como: Windows Server, Banco de Dados e Redes
Sem Limites: Vá sempre além da sua formação acadêmica. Não passe de ano, saiba cada matéria e pratique.
Atenção: Saiba responder com clareza tudo o que te perguntam.
Pecados
16 - comentário - 29/09/15 - 10:34:29 - Rafael Siqueira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Prepara-se bem para as entrevistas que irá participar, sendo confiante e seguro no que for questionado durante a entrevista.
17 - comentário - 29/09/15 - 10:38:05 - Karolini Vilela de Novais - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ninguém começa a trabalhar na área com experiencia e para conseguir tal feito é necessário determinação e força de vontade.

Procure uma boa vaga de estágio e mostre para o contratante que tem capacidade para realizar as tarefas que são essenciais para o bom funcionamento de uma TI, que estudou para isso e que só precisa de uma oportunidade para mostrar seu bom trabalho, fazer o desempenho da organização melhorar e aprofundar seus conhecimentos na pratica o que proporcionaria a empresa um ótimo serviço e bons resultados.
18 - comentário - 29/09/15 - 11:20:29 - Júlio César Marangoni - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conclui a graduação de Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e não consegui uma colocação no mercado, então decidi emendar os estudos com uma graduação em Bacharel de Sistemas de Informações e só assim consegui a tão sonhada vaga. O estágio é fundamental, pois ele e a unica oportunidade de ingressar na área sem grandes experiências, mas para se manter e desenvolver, conhecimento e certificações são muito mais relevantes que uma graduação ou pós, elas servem mais como porta de entrada.
Para ter destaque é necessário saber o intermediário de 1 ou 2 idiomas(inglês e mais algum outro) e cursos extras relativo a área escolhida.
Minha page no facebook é www.facebook.com/marangoniju
Boa sorte a todos que estão entrando nesse novo mundo.
19 - comentário - 29/09/15 - 11:45:01 - Kleison - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Hoje um tecnólogo tem sim espaço no mercado. Meu exemplo, logo que iniciei o curso, coloquei o currículo no APinfo e logo fui contatado, claro começando de baixo. Creio que o foco, vontade e claro conhecimento são as virtudes para começar na área.
apipesq
20 - comentário - 29/09/15 - 11:56:52 - ROGERIO BERGSTROS - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Sou um homem de 40 anos com pouca experi_#7869_ncia no ramo e também com o curso em andamento em análise de sistemas e no meu caso acho que os empregos são segregativos pelo menos em início de carreira, por exemplo com pessoas de mais idade e mulheres, sem contar com um alto nível de exigência para um salário risório e agora um pouco mais difícil pela atual economia do país.
21 - comentário - 29/09/15 - 13:04:33 - Felipe Capela - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Inicie meus estudos em TI com 16 anos, em um curso técnico de informática. Hoje tenho 21 anos e já sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhei 7 meses como desenvolvedor e hoje estou na área comercial de tecnologia em uma grande empresa multinacional.
Acredito que para conseguir qualquer primeiro emprego, tem que saber causar a primeira boa impressão. Chegar bem vestido, falar corretamente, dar um aperto de mão firme, olhar nos olhos e, é claro, conhecer o assunto que será conversado.
Em específico da TI, além de ser importante conhecer o assunto tem que saber dizer quando não o conhecer. Não se pode ter medo de falar _não conheço muito sobre isso, mas vou procurar aprender_. Até porque é uma área onde se tem vontade, se aprende qualquer tema.
Então minha dica é essa, tenha vontade de aprender, pesquise sobre a empresa e sobre o tema do emprego desejado e boa sorte
22 - comentário - 29/09/15 - 16:56:31 - Alessandra Cristina da Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que a melhor forma de conseguir o primeiro trabalho na área de TI é procurando por estágios, hoje em dia muitas empresas abrem programas de estágio anualmente e a maioria oferece várias vagas. Eu não tive dificuldade em conseguir meu primeiro trabalho nessa área, comecei como estagiária e em pouco tempo fui efetivada. O estágio é muito bom, pois, a pessoa tem a oportunidade de errar e aprender sem ter tanta cobrança.
23 - comentário - 29/09/15 - 18:03:03 - Adriana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar de não ter faculdade de TI, tenho 10 anos de experiência em call center (receptivo, ativo, backoffice), o que possibilitou a minha entrada inicial no Service Desk. Estou a 10 meses trabalhando na função. Minha entrevista com o coordenador foi muito simples, não tinha conhecimento técnico. Fui contratada pela força de vontade de aprender, saber se relacionar com os colegas de trabalho e pela curiosidade de conhecer coisas novas. Essa é a dica que passo para quem almeja iniciar nessa área.

Agradeço o convite!
apipesq19
24 - comentário - 29/09/15 - 20:43:42 - Leandro Israel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para conseguir seu primeiro trabalho busque primeiro entender a importância da TI na vida de cada pessoa. Mesmo que não consiga em primeiro momento saber _conceitos_ importantes como BI, entenda o que a TI pode fazer no mundo, assim começará a perceber melhor cada assunto.
Compreendeu a importância da TI, então busque uma área em que você se interessa mais, por mais que provavelmente daqui a algum tempo você mude, mas comece com algo que ache interessante, que te entusiasme. O que você aprender sobre este assunto hoje irá te ajudar no futuro em outros assuntos.
Não aceite uma vaga apenas por _querer experiência em informática_. Conheça o que a vaga te oferece, pense aonde quer chegar e se a vaga te ajuda. Se julga que não, MUDE. Estar em um lugar errado te atrapalha.
Por fim INFORME-SE! Você encontra muita informação valiosa sobre TI, e de graça, ou custo baixíssimo. Deus te abençoe.
25 - comentário - 29/09/15 - 21:33:10 - Maurício - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Entender a importância da TI na sociedade, procurar por estágio, fóruns, onde irá encontrar profissionais com experiências para compartilhar, e se qualificar.
26 - comentário - 30/09/15 - 07:55:56 - Fabiano - 200.176.23****

Olha, sou formado em Sistemas de Informação e eu ainda não consigui o emprego na área de TI, porque na época de minha graduação não sabia qual rumo tomar se queria ser um desenvolvedor, um analista de banco de dados, um projetista e entre outras áreas, hoje eu sei o que eu quero então estou me refazendo para eventualmente voltar a procurar uma vaga, acho que a área de TI é extensa então você tem que escolher uma e focar nela e o melhor dica ser _BOM_ no que faz, porque no dia da entrevista vão testar você para saber se você tem a capacidade que a empresa procura hoje estou focado nisso e sei que logo consiguirei meu emprego na área devido estar focado em uma área especifica hoje no momento..
26 - Réplica - 01/10/15 - 09:29:02 - Ricardo Augusto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá Fabiano, seu caminho esta correto, mas procure também aprimorar a sua escrita e seu conhecimento de português, escrever : consigui, compromete seu desenvolvimento profissional, mesmo que você seja tecnicamente competente.
Pecados
27 - comentário - 30/09/15 - 15:59:05 - Guilherme - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O importante é nunca parar de estudar, focar na especialidade que escolheu e sempre manter seu CV atualizado.
28 - comentário - 30/09/15 - 16:25:50 - Vagner dos Santos Schlinkert - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou no 6º semestre de sistemas de informação e realmente se focar em uma área especifica é um bom começo já que TI é muito amplo, eu estou focando em banco de dados e estou estudando no meu tempo livre ainda não trabalho na área e esta bem difícil, mas se especializar e focar nos estudo é um grande passo.
29 - comentário - 30/09/15 - 19:25:11 - Alexandre - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O melhor a se fazer para encontrar seu lugar no mercado de TI, é se especificar em uma área, porém nunca deixar de acompanhar outras áreas dentro da TI, pois acredito que sera um diferencial um profissional com amplo conhecimento além do que domina.
Ainda não estou nesse mercado estudo o curso de TADS e estou procurando. As Vagas acredito que tenham, o que as empresas precisam são pessoas com conhecimento diferenciado. Mas sempre tem empresas que dão oportunidades para quem quer aprender, então se esforce.
30 - comentário - 30/09/15 - 19:57:15 - Ederson Divino - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Esqueça o lado romântico da profissão. Se você deseja ingressar na área deverá conhecer bem e saber em que se especializar e isso leva tempo. TI não é para sonhadores. Quem sonha, dorme demais e não tem tempo de estudar. Se você faz um tecnólogo ou uma graduação, saiba que três ou quatro anos de muito estudo te esperam, pois ou você sabe ou não sabe e o mercado não tolera amadores. Estude muito. Vá além da sala de aula e tenha sempre uma visão crítica no sentido de melhorar. Seja autodidata, saiba que muita coisa você aprende sozinho. Esteja visível para o mercado. Mandar currículo pra lá e pra cá nem sempre funciona. Faça parte de fóruns de tecnologia, participe de eventos, palestras etc. Se você não gosta de inglês, saiba que é muito fácil aprender espanhol, francês e italiano. Seja humilde e comece por baixo, pense em ingressar na área e no inicio não se preocupe com dinheiro.
apipesq
30 - Réplica - 01/10/15 - 11:13:18 - Marcelo sena - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho formação técnica,na área de programação web_estou cursando análise e desenvolvimento
de sistema,estou estudando inglês, para aperfeiçoar.também quero investir em java, fazendo alguns curso por fora, para melhoras meu currículo,principalmente na área que pretendo trabalhar,que é com a linguagem java. muitas empresa exigem inglês pelo menos em nível intermediário,por isso estou investindo no inglês.sem inglês é um pouco mais difícil.
31 - comentário - 01/10/15 - 07:52:09 - Lucas - 177.13.227****

Como consegui o primeiro emprego na area de T.I ???? Eu sou formado em Analise e desenvolvimento de sistemas e tenho um curso de Oracle 11 g e até hoje não consegui arruma nem um empreogo na verdade nem uma entrevista apareceu ate agora Por motivos pessoais não dava procura um estagio na epoca da faculdade pois só tinha tempo a noite que era a hora que estava na faculdade !! Meu conhecimento são basicos nada avançado e gostaria de começa em qualquer area mesmo que for Suporte Tecnico Jr , pois sei que não tenho um conhecimento avançado nada mais justo de começa por baixo
32 - comentário - 01/10/15 - 10:16:07 - Ricardo Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como ingressar na Areá de Ti? Sou formado Tecnólogo em Gestão em Tecnologia da Informação. Como o nome diz, é gestão, muito abrangente. Não tive algo focado e achei a grade muito fraca em questão de ensino também. Nada de Lab. só teoria, Cobit. tentei programação. Fiz o curso no Impacta de introdução a lógica de programação. Achei super difícil. Ja tenho 30 anos, será que existe uma área para começar não ganhando muito mau??? e ter um retorno rápido???
32 - Réplica - 02/10/15 - 13:54:49 - Junior Prado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ricardo, meu conselho e o que eu vejo e já ouvi pessoas dizer. A área de TI é um pouco ingrata com pessoas acima da idade pré-estabelecida por ela mesma. Ou seja, você não vai encontrar um cara de 50 anos trabalhando com suporte ou programando, a área de TI meio que não aceita essas pessoas, não é como um médico, engenheiro ou Controller que com uma idade avançada o cara tem mais credibilidade. Cara a vida é assim se você está batendo na tecla a anos e não consegue nada, digo será mesmo que é para você essa área? Mais se é o seu sonho, desejo vai atrás de conhecimento que você consegue.
Pecados
32 - Réplica - 01/10/15 - 10:44:43 - Luiz Fabiano - 201.47.203****

Resumindo :


Você fez um curso gestão de 2 anos, não tem conhecimento técnico de informática e teve dificuldade em acompanhar um curso de introdução a lógica.


Quer ganhar bem e ter um retorno rápido, fácil, aposte na Mega sena...
32 - Réplica - 01/10/15 - 19:36:36 - Pedro Henrique - 201.40.179****

Complicado ricardo , deveria ter feito estagio no superior e ter focado em desenvolvimento ou infra. dinheiro só com o tempo
33 - comentário - 01/10/15 - 11:15:18 - Erick Gabriel - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Apesar se ser uma área muito competitiva, é sim muito carente, más de bons profissionais. Eu mesmo não me sinto na média, más isso não reduz minha determinação.
Estou finalizando meu tecnólogo em Redes e muitas das matérias não aproveitei, quem sabe algum dia esse conhecimento me dê algum destaque ou abra outros caminhos.
Muitos dos que começam na área pensam em Money, más o TI pra quem gosta é magico como qualquer outra área de atuação. Dinheiro e reconhecimento vem com o tempo.
Creio que para conseguir o primeiro trabalho, é necessário demonstrar que é capaz e amar o que faz.
Isso é muito do que aplico e apliquei em meus 4 anos na área, e já passei por uma grande empresa.
_Stay hungry. Stay foolish._ - Steve Jobs.
34 - comentário - 01/10/15 - 12:07:18 - Anderson Trindade Junior - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para conseguir o primeiro trabalho na área de TI, mesmo que não seja sua área, o ideal é começar com Suporte Help Desk, interno ou para clientes, ou então na área de infra, pois são áreas que mesmo que não seja o que você procura (exemplo um técnico em Segurança) se aprende muitas coisas, cada dia tem coisas novas, fazendo com que se adquira muita experiência, por conversar com bastante pessoas faz também com que você fique mais preparado para lidar com todo tipo de situação, de clientes, funcionários esbrajegando a muito calmos, e também tanto suporte help desk como infra são áreas mais fáceis de conseguir emprego.
apipesq19
35 - comentário - 01/10/15 - 12:13:18 - Gabriel Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu tenho somente um ano e seis meses de experiência isto como Estagiário de TI, o que eu posso dizer sobre a área é que, para conseguir o seu primeiro trabalho em TI, é necessário que você tenha vontade de aprender e a capacidade de correr atrás do seu objetivo, eu tive muita sorte por conta que eu consegui o meu trabalho assim que eu comecei o meu tecnólogo de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e estava na época de alistamento militar e por isso que eu digo, se tentar e continuar tentando, é possível conseguir o primeiro trabalho mesmo quando toda a situação parece completamente desfavorável, somente é necessário a vontade de continuar em frente e a disposição de sempre estar estudando, se reinventando e de amar o que faz.
36 - comentário - 01/10/15 - 13:37:19 - André Souza - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A primeira coisa a fazer é começar de baixo ou seja entra em uma empresa de TI mas nem que seja com o cargo mais baixo que a empresa de TI tenha, e a partir dai estudar e se dedicar bastante, foi assim que aconteceu comigo e estou curtindo muito pois já estou na segunda empresa bem próximo do que eu quero muito, sou formado em TADS e ainda sim estou estudando bastante por fora.
Boa sorte pra todos.
37 - comentário - 01/10/15 - 14:33:51 - Vinicius W Haas - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Formado em tecnico de Redes. e ja 1 ano sem emprego na area.
Sai Vasculhando sites de emprego e apenas 1 deles me aceitou sem paywall. alem desse site.
.
tenho bastante conhecimentos, mas nada em experiencia no mercado.
38 - comentário - 02/10/15 - 09:15:15 - Daniel Salles Blazeque - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou me formando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente faço estágio em uma empresa no setor público. Desenvolvi toda a nova intranet da empresa utilizando PHP, HTML5, CSS3, Bootstrap e MySQL Server. Consegui essa vaga através de uma indicação de uma amiga que trabalha aqui...
apipesq
39 - comentário - 02/10/15 - 11:30:26 - Renato Valadão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que como requisito principal gostar de tecnologia é fundamental quando você só trabalha porque tem que trabalhar e não porque gosta do que faz fica meio que estampado na cara no dia a dia , meu primeiro emprego na área foi como estagiário, onde fiquei um tempo até adquirir experiencia e onde também obtive um ótimo network com um cara que tinha vários contatos, foi onde comece a prestar serviços por fora como PJ, atualmente trabalho como analista de infraestrutura tentando seguir para área de programação, oque eu quero dizer que mesmo com minha pequena trajetória acredito que seja muito importante gostar do que faz, ter um bom network, e é claro sempre buscar conhecimento e se aprimorar e também não se apegar a salario nenhum primeiro emprego vai te pagar milhões tenha os pés no chão.
40 - comentário - 02/10/15 - 11:44:24 - Junior Prado - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom pessoal vou falar minha experiência nessa área de TI como consegui meu primeiro emprego na área. Estava cursando redes de computador e estava à procura, porém por falta de experiência na área não consegui nada, terminei o curso técnico entrei na faculdade, foi que as _portas_ se abriram, consegui um estágio na área e depois disso tudo foi dando certo. Minha dica é cursar uma faculdade e tentar arrumar um estágio, nem que o estágio seja para enxugar gelo (risos), você tem que mostrar que é o melhor e enxugar gelo. Muito foco procurar sempre estudar e ser humilde e outra coisa procure se especializar e uma área não tente abraçar o mundo com as mãos se especialize em uma área ou produto.

Boa sorte para o pessoal que está começando.
41 - comentário - 02/10/15 - 16:14:31 - Paulo Mendes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Me formo neste ano em Redes de Computadores e não vejo nenhuma perspectiva na área de T.I. Só vejo cargos que pedem exigências que só Deus conseguiria ter e quando é oportunidade de estágio, eles querem que o cara já saiba tudo e tenha prática...
Já fui em algumas entrevistas no começo do curso mas foram poucos que realmente propuseram em capacitar o estagiário e desenvolver o seu conhecimento teórico. A maioria das empresas querem um profissional da área pra pagar salário de estagiário. Se pelo menos surgisse uma oportunidade para estágio eu até largava meu emprego em almoxarifado e ia ganhar metade do que recebo atualmente pela experiência que ganharia, mas com a situação do Pais e pela falta de vagas na área fica impossível.
Meu conselho é que quem tiver interesse na área, faça logo um curso de Ciência da computação ou semelhante.. superior tecnólogo é a maior roubada.
42 - comentário - 02/10/15 - 17:08:31 - Luciano Rigolin de Almeida - 201.39.95.****

Sem duvida nenhuma decidir a área que deseja atuar (redes, programação, analise, testes, suporte, etc) e procurar um estágio nessa área. O estágio abre as portas. Mas tem que ser na área que deseja atuar após concluir o curso superior.
apipesq
43 - comentário - 03/10/15 - 09:22:19 - Welington - 189.31.137****

Estou a procura do primeiro emprego na área de TI, atualmente estou no último semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me dedico bastante mas infelizmente não atendo a metade dos requisitos que as vagas que vejo pedem, qual a dica que você tem pra que eu consiga o meu primeiro emprego na área.
44 - comentário - 05/10/15 - 09:03:42 - Felipe Silva Alves - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Paciência, perseverança e olhos abertos.
Existem muitas oportunidades dentro da área de Tecnologia da Informação, em diversas frentes de trabalho. É bastante recomendado já ter um nicho específico escolhido, e não ter medo de informá-lo ao se candidatar as vagas. Talvez, possa _perder_ algumas oportunidades. Mas eventualmente uma vaga para o seu perfil aparecerá.
A maior dica é ter foco no que seguir dentro de TI e ter algum plus, fazer cursos, tirar certificações, demonstrar interesse pelo nicho que pretende seguir.
45 - comentário - 05/10/15 - 09:55:09 - Albert Lemos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente você deve ter um foco. Escolha a linguagem da qual deseja ingressar o mercado, apos sua escolha estude o crud básico e se possível vá em eventos para aumentar seu network. Depois envie cv sem medo e sempre que perceber que não sabe algo tem que focar e estudar.
46 - comentário - 05/10/15 - 10:14:03 - Eduardo F. Paixão duduindo) - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Vou digitar aqui sem _virúlas_.
Você só consegue o primeiro trabalho na área de TI através do estágio ou se você tiver um portfólio + Github.

Pronto, não tem outro caminho.
Obrigado pela participação, Apinfo!

Abraços!
Pecados
47 - comentário - 05/10/15 - 11:05:45 - Diego Alexandre Borges - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu penso que a tecnologia mal direcionada e mal desenvolvida, piorou muito a qualidade de vida soa seres vivos em geral.
Pendo que o controle e equilíbrio devem estar em qualquer questão do desenvolvimento.
48 - comentário - 05/10/15 - 12:15:17 - Denis Rafael - 189.36.116****

Acredito que a área de TI está em grande expansão, porém muito disputada por pessoas que entram na TI somente achando que vai ganhar absurdos, até você chegar nesse patamar terá que quebrar muito a cabeça, consegui um estágio na TIVIT de pois de varias tentativas, só consegue alavancar nessa área quem realmente se interessa e estuda muito, requer muita dedicação e disposiçção.
49 - comentário - 05/10/15 - 12:51:58 - André marcondes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

boa tarde.Sou estudante e e passo por esse problema.Até para estagio as empresas pedem experiencia e conhecimentos alem dos limites do conhecimento e da própria vaga.A area de T.i. é apaixonante e vibrante,ainda carente de profissionais,porém esse obstaculo desestimula e frusta bons profissionais iniciantes.Como proceder nessa situação?
50 - comentário - 05/10/15 - 15:16:42 - Anon - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá Sou estudante de T.I, fiz curso Técnico de redes de computadores pelo Senai e faço Segurança da Informação pela Fatec-SCS, estou com uma idade avançada para fazer um estágio, 29 anos ! Mas, sei que sem estágio é quase impossível de conseguir um emprego para trabalhar infraestrutura.
Me sinto um lixo srsr. pois acho que o problema sou EU. Estou estudando inglês para tentar dá um Up na carreira. Sou auxiliar de escritório.Não sei se esse meu comentário é valido par ajudar alguém, mas, queria ter a resposta de como começar na área. Desculpem meu desabafo.
apipesq
50 - Réplica - 19/10/15 - 08:19:26 - Cleber - 189.102.12****

Boa noite! O fato de ter 29 anos, não é um problema, pois vagas de estágios são destinadas para estudantes universitários. Você é um vencedor só pelo fato de conseguir estudar em instituições conceituadas. O problema maior que vejo na área de TI, é a discriminação velada pela idade. Da a entender que o mercado quer sempre um menino no inicio de carreira para pagar pouco.
51 - comentário - 05/10/15 - 16:01:38 - Thiago Gabriel Maia - 201.58.74.****

Boa Tarde. Sou estudante de Tecnologia em Redes de Computadores e sou formado como Técnico em Informática desde 2010. Como é difícil estar qualificado para vagas na área de T.I, a maioria das vagas exigem Inglês avançado ou fluente e experiência já no ramo, como um jovem de 18 à 23 anos irão ter esses requisitos se grande parte das empresas não dão tal oportunidade. Como driblar esses fatos de não possuir experiência na área e o Inglês avançado? Estou buscando uma vaga no ramo, mas confesso estar desanimando a cada dia.
52 - comentário - 05/10/15 - 16:22:48 - Gustavo Ferreira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá. Uma maneira simples para ingressar na área de T.I. é através de estágio. Infelizmente temos diversas vagas de estágio que solicitam inúmeros conhecimentos (como linguagens de programação, Inglês e/ou Espanhol e até mesmo experiências dentro da área) e o valor da bolsa muitas vezes não ultrapassam o valor de R$ 1.100,00. Para pessoas que ingressaram na Faculdade dentro de uma outra área do mercado (como foi meu caso), deve optar por _rebaixar_ seu salário por um determinado período (durante o estágio) para então ingressar na área de T.I. e dar início a sua carreira profissional. Vale sempre reforçar que seu salário após seu estágio pode duplicar ou até mesmo triplicar, como aconteceu comigo recentemente. Sendo assim, a maneira mais correta e segura de iniciar no ramo de Tecnologia da Informação, é através do estágio.

Espero ter ajudado.
53 - comentário - 05/10/15 - 17:33:22 - Italo Reis - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá, sou estudante da área de TI no curso de Sistemas de Informação no 2° ano , e possuo 19 anos. Atualmente trabalho em uma agencia digital integrada com tecnologia, onde consegui ter a oportunidade de estagiar na área de infraestrutura, através de um processo seletivo que consegui graças ao site da APINFO, que já ouvia ter falado mas nunca até então, havia se quer enviado um CV, que na primeira tentativa obtive o êxito em ser selecionado para o processo seletivo em questão.
A pergunta deste fórum pode gerar diversos debates, que para nós estagiários _ou ate msm para você, que esta em busca do primeiro emprego na area de TI_, devem ser levados em conta.
Se tratando de processo seletivo para area de TI, creio que um candidato sincero,honesto e prestativo que tome iniciativa na apresentação pessoal, se destaca em meio os demais, pois foi o que me fez chegar onde estou. Nunca desista!!!
apipesq19
54 - comentário - 05/10/15 - 17:39:20 - Marcio Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Muito grato por me escolherem para participar deste forum. Bom, respondendo a pergunta de vocês, o que me qualificou muito para a minha primeira vaga de emprego em TI foi ter uma certificação da falecida rede Novell. Não trabalhei diretamente com administração de redes em seguida, mas era um curso caro e reconhecido pelo mercado. O mercado até hoje solicita profissionais com certificações em diversas áreas de TI. Vale muito a pena investir nelas!
55 - comentário - 05/10/15 - 19:01:56 - Geovane Tomaz - 200.76.74.****

É um problema que estou tendo também. Sou auxiliar da Qualidade, currículo Nº 437140, tenho 20 anos e estou no último semestre da faculdade. Tenho colegas que falam que depois de entrar na área, tudo fica mais fácil. Realmente, você precisa abrir mão de um alto salário para ingressar na área, e estou disposto a isso. Gostaria de saber se realmente, a área está valendo a pena...
56 - comentário - 05/10/15 - 22:19:41 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que para conseguir o primeiro emprego na área de TI de maneira mais fácil é através de estágio, mas as ao mesmo tempo, vejo vagas de estágio que solicitam inúmeros conhecimentos, e isso _assusta_ o pessoal de primeira viajem.
57 - comentário - 06/10/15 - 09:32:12 - raimundo nonato dos santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ola pessoal tudo bom? espero que sim!
Olha eu abandonei a curso de analise e desenvolvimento de sistema ficando pendente apenas o TCC II a parte de programação e o estagio, por que não encontrei oportunidade. Penso em retornar aos estudos em 2016 apenas para concluir mas não acredito que irei atuar neste área não vejo horizonte.
apipesq
57 - Réplica - 06/10/15 - 19:33:45 - Guilherme - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ola Raimundo! Tudo bem?

Cara... conseguir o primeiro emprego na área parece ser um pouco difícil mesmo. Mas não desanime haha! Evolua seu curriculo, procure cursos específicos de acordo com o que vc quer trabalhar e o que a maioria das vagas que vc vê pedem... Com o tempo vc consegue um job/estágio sim, é só persistir! Digo isso por experiência própria =D

Sugiro que vc termine o curso tbm, vc já está quase no final! E com o diploma as chances serão maiores!
58 - comentário - 06/10/15 - 11:17:14 - Alessandro - 177.38.122****

Tenho 24 anos, me formei numa cidade pequena do Paraná, e nesta só fiz TCC, não pude fazer estágio, pois a oferta dos mesmos era irrisória, então as horas extra-curriculares, foram preenchidas com participações em eventos e palestras, apresentação de artigo e doação de agasalho. Agora estou em Curitiba e noto o quanto a falta de estágio faz falta. E pelo que noto, a forma mais fácil para entrar na área, tem que ser estudante e fazer estágio, e nesse começo, não pode se importar com o salário, pois o que importa dele, é a experiência formal, laboral e técnica que se obtém dele, ou então, no meu caso, que se formou sem estágio, é ter grande conhecimento em algum setor (programação web, java, C++/#, .NET, etc, que é algo que não tenho no momento), para mostrar ao empregador que você é apto para passar no teste prático e já conseguir dar retorno imediato ao mesmo.
58 - Réplica - 06/10/15 - 19:42:26 - Guilherme - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ola cara!

Realmente, um dos maiores diferenciais é se ter grande conhecimento em alguma área/tecnologia.. Para quem não sabe como entrar na área sugiro cursos específicos que lhe dêem certificados.. Alguns são caros, mas é um investimento que é necessário ser feito =D
59 - comentário - 07/10/15 - 06:40:53 - Jhonatan Oliveira - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá a todos.
Estou no término da graduação e consegui agora entrar em uma consultoria de informática (com uma vaga divulgada aqui na APINFO), após quase 3 anos de estágios no setor público que me agregou grande experiência.
Sobre o tema, recomendo sempre ter um bom network com colegas de trabalho e um bom relacionamento com seus colegas de sala (estudantes): ajudar amigos em atividades, preparativos para provas_ ser reconhecido por fazer um bom trabalho, mostrar conhecimento, inteligência para resolver problemas, além de ser uma pessoa legal.
Consegui minha melhor experiência de estágio graças a uma indicação e da mesma pessoa que me indicou, outra possível oportunidade para trabalho.
Para finalizar ter a mente aberta para novas possibilidades é vital: Nesses últimos 2 anos, estava me dedicando em para desenvolvimento web e aceitei o desafio de trabalhar com Cobol.
Abraços.
Pecados
60 - comentário - 08/10/15 - 11:34:58 - Mayke - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom dia,
acredito que a melhor forma de iniciar no mercado é através de uma indicação, mais conhecido como Q.I.(quem indica), é claro que se cadastrar em sites para receber oportunidades de emprego e acompanhar as demandas do mercado é fundamental, mas manter um bom relacionamento com os colegas de classe, trabalho e com familiares faz a diferença para conseguir um bom emprego/estágio.

No meu caso, comecei como aprendiz de auxiliar administrativo na área de RH, através de um curso profissionalizante, logo surgiu uma vaga de estágio na área de TI e fui indicado pelo pessoal de RH, pois já conheciam meu trabalho. Hoje trabalho como Analista de Banco de Dados Jr. em uma outra empresa, vaga que consegui graças a uma indicação de uma amiga de escola que é esposa do coordenador da área de TI.
61 - comentário - 08/10/15 - 17:11:11 - Samuel Manja - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá, sem dúvida de início o networking é a melhor opção.
Manter o foco em uma tecnologia que está em alta no mercado, por exemplo, dotNET ou Java. Tem que ser especialista em uma área e as demais apenas conhecer.
62 - comentário - 08/10/15 - 19:49:15 - Rauny - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ola galera,

Nao adianta apenas se forma e nao ter nenhuma experiencia, tem que fazer estagio, procurar se especializar em alguma area especifica, e tambem procurar fazer Ingles ...
63 - comentário - 09/10/15 - 07:48:40 - Danilo - 201.76.215****

O quê eu fiz há 2-3 anos atrás: Estágio - Junta dinheiro e usa pra inglês e certificação. Termine a faculdade com 1~2 certificações na área que te interessa mesmo que não tenha conseguido estágio nela. Já vai mostrar interesse e será um diferencial pra ti.Excel conta muito pro primeiro emprego também, tem cursos baratos pela net que podem ajudar. E claro, indicação. Com certeza facilita muito (eu não tive, então fiz isso que contei a vocês).
apipesq19
64 - comentário - 09/10/15 - 09:24:07 - Evelin - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente ter conhecimentos da sua área quanto mais ter é melhor para se diferenciar,faculdade,certificações,experiência,inglês e também ter um amigo na área que possa te ajudar para conseguir um emprego,e depois que conseguiu nunca parar de estudar para se garantir e se destacar entre os outros,NÃO DESISTIR,POIS NÃO É FÁCIL DE ENTRAR NA ÁREA PRECISA TER PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA.
65 - comentário - 09/10/15 - 12:13:09 - Milton Denys - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho 27 anos e trabalho na área de TI porém suporte, faço o curso de Jogos Digitais, la aprendemos muita programação então pra mim não teria problema em ser programador em outras área como sistemas mesmo. Nunca fiz estágio na área de TI, alguma dica?
66 - comentário - 09/10/15 - 12:14:12 - Leandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom tarde a Todos.
1° Gostar da área, pois é uma área que precisa ter paciência para resolver os problemas técnicos, alguns vão exigir mais conhecimento e menos conhecimento técnico, mas sempre vai demandar do seu tempo, tanto no serviço como também em casa (caso tenha prazo para fazer o serviço).
2° Conhecimento Técnico: Quanto mais melhor.
3° Disposição. Hoje as empresas buscam pessoas com conhecimento, mas também querem pessoas com disposição e sem ficar com _corpo molhe_ no serviço.
4° Liderança: A nossa área precisa disso também, pois a pouquíssimos que sabem liderar ou estão com vontade de aprender a liderar. As empresas necessitam de lideres que tenham conhecimento técnico mas também conhecimento de liderança, saber lidar com a equipe e fazer novos lideres nesta equipe.
5° Português: Aprendam a escrever e dizer com clareza sempre, pois isso faz a diferença.
6° Inglês:Fluente
66 - Réplica - 09/10/15 - 19:02:20 - Lídia Dias Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O essencial é gostar de trabalhar na área.Estou vivendo isto na prática.Gosto de trabalhar nesta área e não sabia.Estou terminando o primeiro estágio em redes e estou feliz.Percebi o quanto aprendi e tenho muito que aprender nesta área.Quero agora trabalhar efetivamente na área, no setor de desenvolvimento ou outro estágio em desenvolvimento, com linguagens de programação.Estou somente esperando terminar todo este estágio que estou agora e ir em frente estudando mais e trabalhando na área.Procurar ser competente,experiente na área.
apipesq
67 - comentário - 09/10/15 - 21:01:16 - Edson Viana - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Tenho 28 anos, Estou no 3 ano de Engenharia da Computação. Ainda não estagiei na área, mas quero muito. Em 2015 tive uma oportunidade, mas deixei não pude aceitar. Agora em 2016 pretendo sim entrar na área e me qualificar, sei que tenho mais a aprender do que a oferecer, mas o fato de gostar e querer aprender sempre faz com que as coisas aconteçam, estudar é o mais importante, pois desenvolvemos uma capacidade conceitual muito forte, praticar é o casamento perfeito, pois é onde mais se aprende e aplica os conhecimentos obtidos. Pretendo assim que acabar complementar com Engenharia Eletrônica ou algum curso relacionado, antes de buscar alguma Pós. Pretendo assim que estagiar tirar alguns certificados, pois a diferença dos especialistas e do simples funcionário esta ai. Ao meu ver esta hoje é a melhor área disponível no mercado e de maior rendimento financeiro.
68 - comentário - 10/10/15 - 16:14:59 - João Vitor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde, eu consegui meu primeiro emprego na área de TI na raça mesmo, fiz diversas entrevistas para vagas de estágios e recebi muitos não como resposta, mas persisti e finalmente consegui um estágio que me fara crescer muito profissionalmente, ainda faltam dois anos e meio para a minha formação, dou uma dica para quem quer entrar na área e está na faculdade, a hora é agora, foque nos estágios que após a sua formatura você conseguira um bom emprego com toda a experiência da formação academica e habilidades adquiridas no estágio.
69 - comentário - 10/10/15 - 18:35:40 - Erick Guedes - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Boa tarde a todos,
Aqui vão algumas dicas:

1 - Gostar do que faz é essencial para o sucesso, não adianta fazer algo que vá te deixar infeliz, pois com o tempo você fará um serviço cada vez pior.

2 - Estar disposto a aprender sempre, isso ajuda muito ao decidir o que quer dentro do mercado de TI.

3 - Não se desencorajar com um não, pois como primeiro emprego em TI, é natural receber muitas respostas negativas ou até não receber retorno das empresas, lide com isso e não se canse de procurar, pois uma hora ou outra haverá alguém que vá apostar em você.

4 - Conheça gente, a faculdade é um ótimo lugar para networking, por exemplo.

Gostaria que quando eu estava procurando meu primeiro emprego, houvesse alguém pra me dar essas dicas, aprendi na raça, arrumei meu primeiro estágio na raça, (onde estou estagiando até hoje) mas não se deixem desanimar, e boa sorte! :)
70 - comentário - 11/10/15 - 09:12:34 - Flávio - 201.78.107****

Tem que fazer uma pesquisa em sites como o apinfo e ver o que o mercado está precisando. Nem sempre você vai encontrar algo que você goste de fazer, mas se você quiser entrar na área, aceite a realidade e estude o que tiver demanda. Com essa informação, você estuda o assunto, faz alguns protótipos, pra aprender bem e vai pro mercado. Nas entrevistas você vai ser cobrado de assuntos que você talvez não tenha estudado, isso vai te dar as dicas do que falta você aprender, para completar seu perfil. Conclusão, tem que estudar bastante, se atualizar sempre e ser persistente.
apipesq
71 - comentário - 14/10/15 - 08:44:03 - The Doctor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mercado de T.I. em si é muito complicado para pessoas que estão iniciando. Na maioria dos lugares onde se faz entrevista, não importa o quanto você tenha estudado, o entrevistador quase sempre irá pedir mais e oferecer um salário pequeno para isso. A minha recomendação é aprender programação web e mobile, são duas áreas que nunca vão parar de crescer e que sempre estão necessitando de novos profissionais, portanto é mais fácil conseguir uma oportunidade, mesmo sem nenhuma experiência. Enfim, o começo é mesmo complicado, arrumar esse primeiro emprego na área. Mas se você quer mesmo isso, é só perseverar e chegará lá!
71 - Réplica - 14/10/15 - 09:37:08 - Cleverson Lira - 177.64.182****

Discordo em relação a ser fácil encontrar emprego para desenvolver para Web ou Mobile. Principalmente sem experiência.
72 - comentário - 14/10/15 - 08:47:38 - BRUNO FIRME - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que uma boa base de estudos, interesse e perseverança são fatores que auxiliem no busca de um primeiro emprego na área.
73 - comentário - 14/10/15 - 09:51:08 - André Alday - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que com uma base de estudos, assim como vendo construindo, primeiramente um curso técnico para saber em qual direção poderá rumar e perceber quais são as suas aptidões para ter um melhor desenvolvimento em uma área especifica de TI.

Como ainda estou na fase de adquirir conhecimento no curso técnico, uma oportunidade de Estágio é essencial para que eu possa aplicar estes conhecimentos obtidos em sala de aula e adquirir conhecimentos reais no dia a dia do serviço.
Pecados
74 - comentário - 14/10/15 - 11:01:26 - Tarsila - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou em busca do primeiro emprego na área de TI, no caso de um estágio, e não está fácil, as exigências estão muito grandes para quem tem nenhuma experiência.
75 - comentário - 14/10/15 - 15:34:46 - Thamires - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou em busca do primeiro emprego na área de TI, no caso Trainee, pois já estou formada e não está fácil, as exigências são muitas para quem tem nenhuma experiência.
76 - comentário - 14/10/15 - 17:18:31 - Renata - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O primeiro estagio na area de TI nao é facil. As empresas sao muito exigente e ja querem que o estagiário saiba muito sobre programação, linguagem e infraestrutura. Mtas empresas nao querem so a teoria quer q o estagiário saiba na pratica os itens mencionados. O importante e nunca desistir e se nao passar na entrevista ir a outra e assim por diante. Na hora certa chegara seu primeiro estagio.
77 - comentário - 14/10/15 - 20:10:16 - Rodrigo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Conseguir um estágio,assim como um emprego fixo não é fácil,mas tudo depende de você mesmo,de como você busca o conhecimento e o aprimoramento de sua profissão. O que as empresas querem não é apenas universitários em busca de estágio, e sim, profissionais capacitados quê contribuam para o desenvolvimento da organização.
Se tiverem oportunidade,façam cursos que ajudem a se destacar e a conhecer melhor sobre suas ferramentas de trabalho,tornem-se o melhor naquilo que fazem,quando forem em uma entrevista olhem sempre nos olhos da pessoa que esta te entrevistando e mantenha-se calmo,não minta no currículo colocando habilidades e conhecimentos que vocês não tem, pois isso será questionado na hora da entrevista e, se o gestor perceber que você não tem o conhecimento sobre tal assunto será ainda pior, pois sua chance de ser chamado novamente naquela organização ira simplesmente desaparecer.
apipesq
78 - comentário - 14/10/15 - 21:21:23 - Daniele - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não é simples conseguir o estágio ideal, mas assim como eu pensei no início, recomendo que todos visualizem que ainda possuem muito a melhorar na carreira, não podendo exigir muito mais do que possui à oferecer. Infelizmente na área tecnológica temos hoje uma grande massa de pessoas que estudam por pouco tempo e decidem parar e se acomodar, pelo simples fato de pensar que uma graduação é o suficiente_ infelizmente (ou felizmente, no meu caso) a TI sempre vai nos exigir mais conhecimento, sempre vai nos exigir mais que tenhamos um bom relacionamento, sempre vai nos exigir atualização constante. Seja completo, busque mais, ame mais o que você faz e um estágio, um salário baixo ou uma tremenda pressão serão meros detalhes de uma longa carreira de sucesso. Tudo é aprendizado.
79 - comentário - 14/10/15 - 21:43:49 - Rafael Rosa Estevão - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente, não está nada facil conseguir um estagio ou até um emprego na areá de T.I, ainda mais para aqueles que não possui tanta experiencia.
O ideal é começar estudando e se dedicando muito, perseverando com muito foco, força e fé.
80 - comentário - 15/10/15 - 00:09:47 - JONATHAN SOUZA - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Atualmente está dificil conseguir um emprego bom logo de começo, não é necessário que seja logo de primeira um emprego na área de TI, pode-se começar por exemplo na area de adm em uma empresa de tecnologia e assim demonstrando suas qualidades mudar de área dentro da empresa, tudo depende de você e da sua confiança.
81 - comentário - 15/10/15 - 07:50:38 - Nicolas Rodrigues - 201.98.221****

Sou formado em Banco de Dados terminei a faculdade no final de 2014 e até agora não consegui sequer um estagio estou um pouco sem esperança estou estudando quem sabe minha oportunidade chega,alguém tem uma dica ?
apipesq19
81 - Réplica - 15/10/15 - 09:25:21 - Francisco - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Nícolas, a oportunidade não chega, você tem que correr atras dela.

Durante a faculdade você deveria ter encontrado alguma forma de obter experiência, mesmo que fosse através de estudo por conta própria, trabalho voluntario e etc.

Deveria também ter cultivado uma rede de relacionamento que permitisse que seus colegas, ex-professores, familiares e etc, pudessem te indicar para alguma empresa.

Agora você vai ter que estudar muito, obter certificações, melhorar seu inglês e etc, para disputar vagas de nível júnior, com outros profissionais que passaram pela experiência do estágio.

É difícil, mas não impossível, se informática é realmente a sua praia, persista que você chega lá.
81 - Réplica - 15/10/15 - 19:17:58 - Nicolas Rodriguez - 200.118.12****

Obrigado Francisco estou colocando em prática as coisas que você disse,acho que perdi o timing pra entrar no estagio quando terminei a faculdade,investi em outras coisas que infelizmente não deram certo,agora é correr atras e estudar muito. mas vi muitas vagas,principalmente na APINFO ,em que junior precisava ter uma experiencia de trabalho,ou seja estagio,como requisito.Mais uma vez obrigado por esponder
82 - comentário - 15/10/15 - 09:13:38 - Manoel M S Filho - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A área de TI esta em constante crescimento devido aos avanços dos aparelhos eletrônicos e da internet. É comum vermos nos jornais que faltam profissionais no setor e que o Brasil precisa de uma certa porcentagem para suprir as necessidades do mercado, por outro lado as universidades formam milhares de profissionais por ano e que de acordo com pesquisas muitos estão fora do mercado. A discordância que existe entre os noticiários e a realidade de mercado é pelo fato das empresas buscarem em um único profissional competências para realizar qualquer trabalho em TI e também dos profissionais se formarem em uma função especifica e não buscarem expandir para outros conhecimentos. O mercado quer um profissional completo que entenda de modelagem de banco a segurança da informação e ao formando só resta correr atrás de mais conhecimento e ter foco e fé para conseguir o primeiro emprego.
83 - comentário - 15/10/15 - 09:33:39 - Marcia - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em TI pra conseguir uma colocação o que mais vigora é o QI - Quem Indica. Conheço muita gente com conhecimento técnico, postura comportamental, certificação, experiência, mas que perde a vaga porque outro candidato que não tem nem metade da competência é indicado de fulano de tal. E pior o indicado muitas vezes deita e rola porque como tem as costas quentes, não rende mas não é dispensado, ainda mais em se tratando de consultorias. E nem é só em se tratando de primeiro emprego na área, mas também em promoções de cargo também.
O que é muito importante é se especializar o máximo possível, entrar em uma vaga que mesmo que não pague lá essas coisas te dê condição de pegar experiência, e saber fazer seu networking mas sem firula e com competência, porque o indicado sem conteúdo, mais cedo ou mais tarde, se queima se não mostrar ao menos conhecimento e postura profissional.
Pecados
83 - Réplica - 03/11/15 - 19:43:18 - Ricardo Mazeto - 189.30.200****

Eu vejo isso como jeitinho brasileiro. Contratar por indicação e não por qualificação não contribui para o bem estar do mercado. Uma empresa com um funcionários não qualificados (indicados), é uma empresa não qualificada. Um mercado de TI com empresas não qualificadas, é um mercado não qualificado.
84 - comentário - 15/10/15 - 11:02:14 - Felipe - 177.74.77.****

Olá amigos, me formei no meio desse ano em TADS, procuro sempre acompanhar vagas em sites de empregos, as vezes penso em desistir pois já venho tentando desde o começo da faculdade, porem tenho 27 anos e isso me preocupa as vezes, sera que ainda tenho chances, quais são as dicas?
85 - comentário - 15/10/15 - 18:42:35 - Igor - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ola eu sou estudante de Gestão em Tecnologia da Informação, e estou cursando o segundo semestre ainda, e sei que é difícil de conseguir na área pois eu nunca cheguei a trabalhar com TI, e só estou no inicio da faculdade, então gostaria de saber algumas dicas para conseguir trabalhar nesta area que estou gostando tanto. Obrigado!
86 - comentário - 15/10/15 - 18:44:35 - Erika - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Não é nada fácil conseguir se colocar no mercado em uma área tão competitiva e cheia de pessoas que se jogam sem ter formação. Prova disso é a grande quantidade de projetos que não finalizam porque não foram planejados o suficiente para o sucesso. Mas quem gosta da área que escolheu, não pode desistir de procurar seu espaço e é o que estou fazendo. Continuo estudando, melhorei meu inglês, prestei até o teste do TOEFL/ITP e continuo buscando formas de aprender cada vez mais. Agora só falta a oportunidade !
apipesq
87 - comentário - 16/10/15 - 07:39:00 - William - 200.64.188****

Primeiramente é gostar de TI, o resto é só aprimoramento, TI está no sangue, quando você menos espera já tem um emprego simples, seja de formatar pc, preencher dados numa tabela. O importante é saber começar de baixo, nessa área é mais fácil de crescer, acredito eu.
88 - comentário - 19/10/15 - 12:22:09 - Gabriel Victor Laudares Celso - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mais importante é ter um objetivo para seu futuro, e não pode ser pequeno, pois nos estagiários q estamos começando temos a capacidade de chegar a cargos de gerência e diretoria, com esforço e dedicação podemos nos tornar donos do negócio, hj nossa área n está tão valorizada quanto merece, mas somos nos q faremos a diferença se nos dedicados!

Então vá em busca do seu sonho e não sonhe baixo, sonhe o mais alto possível pois temos q querer o maior para no mínimo alcançar o médio!

Boa sorte a todos!
89 - comentário - 19/10/15 - 12:31:29 - Rogério - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Acredito que uma boa dose de entusiasmo e o querer é suficiente para que sejamos introduzidos no mercado de T.I
90 - comentário - 19/10/15 - 12:38:24 - Adriano - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Eu ainda não estou na área de TI, tentando entrar na área estudando e me informando dobre a área.
Pecados
91 - comentário - 19/10/15 - 13:01:04 - Rafael Rodrigues - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Ainda não consegui o meu primeiro trabalho em TI, mas estou sempre enviando meu CV e estudando bastante. :)
92 - comentário - 19/10/15 - 13:16:46 - Lucas Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

De Inicio para conseguir seu primeiro trabalho na area de TI, é preciso ser uma pessoa interessada, com muita vontade de aprender e de usar seus conhecimento, nunca se acostumar com pouco.
Procurar um curso na aria.
ser curioso ou curiosa para aprender a aria de TI.
Ser focado.
93 - comentário - 19/10/15 - 13:32:55 - Andrew Soares - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

A principio para conseguir seu primeiro emprego na área de TI, que seja como estagiário ou aprendiz, o que contará muito a seu favor é o entusiasmo e entender o peso que esta colocação trará para o seu objetivo.
Eu acredito que ter um sonho grande e mapear as etapas que você precisará passar para alcançar este objetivo te deixara mais engajado que a maioria das pessoas, o que pode ser um diferencial, pois você estará fazendo aquilo com um propósito.
94 - comentário - 19/10/15 - 13:44:47 - Gilvan João de Sousa - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Quando o grupo aonde você se incluiu , tem uma estrutura de aprendizagem tudo vai fluir com o tempo.
apipesq
95 - comentário - 19/10/15 - 14:30:23 - Cássio Bernardo - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Para conseguir o primeiro emprego na área de TI é um pouco complicado assim como em qualquer área, é preciso estudar bastante, se especializar em alguma ferramenta especifica da área pode ser bom tendo em vista que determinada empresa procure essa especialização, como pode ser ruim porque TI contempla muitas ferramentas e o mercado de trabalho quer pessoas mais completas nas corporações, Acredito que ficar antenado em tudo que acontece e se atualizar sempre ajudar.
É o que eu estou fazendo no momento.
96 - comentário - 19/10/15 - 14:59:06 - Alex Sandro - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como no início há a carência de experiência profissional é importante demonstrar entusiasmo e a vontade de aprender,um fator que ajuda e chama a atenção das empresas é a apresentação de um bom currículo o qual demonstre diferenciais,como por exemplo uma certificação ou uma faculdade renomada.O importante é não ficar parado e não desanimar,buscando constante aprendizado e especialização.
97 - comentário - 19/10/15 - 15:33:43 - Sérgio Matheus - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Primeiramente mostrar que está disposto cumprir suas obrigações e sempre procurar estar informado sobre novas tecnologias, suas ferramentas e como utilizá-las. Mantenha sempre seu curriculum atualizado, procure fazer cursos cada vez mais específicos na área que você gostaria de seguir em TI. Mas não menos importante, uma boa aparecia também ajuda nas entrevistas.
98 - comentário - 19/10/15 - 16:46:02 - Daniel Funez dos Santos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá a todos.Como todo inicio de carreia é dificil para todos, mas a área de TI é especial por necessitar de mão de obra altamente qualifica e aconter de a remuneração não condizer com o investimento na carreira, percebo por estar passando por esta dificuldade e por colegas na área.
Pois a exigencia é grande nas empresas por querer um estagiario com grande capacidade de conhecimento em ferramentas de TI e lingua estrangeira.
apipesq
99 - comentário - 20/10/15 - 00:40:42 - Victor Carlos - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Bom, o que eu posso dizer é que foi uma grande oportunidade oferecida pelo colégio onde eu estudava, já que a área era a TI de lá mesmo, no começo não sabia muito bem o que estava fazendo, tinha dúvidas se era aquilo mesmo que eu queria pra minha vida. O tempo foi passando e eu fui percebendo que eu tenho uma boa interação com a informática e hoje estou cursando Ciência da Computação graças a este estágio em TI, que será encerrado nesse fim de ano de 2015.

Hoje só tenho a agradecer, pois foi o que me fez enxergar novas possibilidades...
100 - comentário - 20/10/15 - 09:18:36 - Gilberto - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou a procura da minha primeira oportunidade para entrar na área.
101 - comentário - 20/10/15 - 20:01:12 - Diego - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Como conseguir estagio na área de TI. Parabéns pelo Site
102 - comentário - 22/10/15 - 08:05:57 - Geovane Anderson - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Olá carrissimos!!! O primeiro cenário na muitos acabam encontrando na pimeira entrevista de emprego é: Você tem experiência? - Sim, sabemos que Muitas Empresas solicitam isso e são Poucas que dão oportunidade para novatos.
Então o que fazer?
Minha orientação é fazer cursos ou até mesmo cursar uma faculdade Boa e durante este período buscar oportunidades, como exemplo, aqui no APInfo. Não desista, seja persistente!
Na área de TI ser autodidata é uma capacidade importante, muitas vezes aprendemos com os erros e muita pesquisas. Ou seja, tem muito conteúdo bom e grátis no Brother Google. Use-o para agregar conhecimento e aprender ou solucionar todas situações. Quanto mais situações_ experiência você adquirir durante o curso, faculdade ou no próprio estudo, será o diferencial num teste dentro da entrevista.
Agradeço pelo convite para inscrever neste fórum e espero que essas dicas contrib
Pecados
103 - comentário - 23/10/15 - 10:08:26 - Carlos Henrique - 189.118.95****

Bem acredito que para programação, a chave principal é saber em qual linguagem vc quer atuar, se for java por exemplo , procure em sites de emprego o que as empresas estão pedindo para programador java, ou seja quais ferramentas e linguagens à mais estão envolvidas. Não esqueça de estudar muito banco de dados. Os conhecimentos nessas linguagens devem ser suficientes para que vc consiga fazer um CRUD que grave e retorne dados de um banco de dados. Se tiver esses conhecimentos , e já fez alguns trabalhos autônomos para amigos e tal , será possível até mesmo conseguir uma vaga de junior. Boa sorte a todos.
104 - comentário - 24/10/15 - 00:12:35 - Malu - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

O mundo de TI é bem complicado e gosto muito, para conseguir o primeiro trabalho a pessoa contratante teria que ser confiante e paciente, buscar a essência do profissional e pode se dar muito bem. O que falta no mundo de TI é confiança e cumplicidade, só tem Expert e ninguém confia em ninguém e acredita no que é capaz. Afinal estamos lidando com algo que muda a todo segundo.,trabalhar juntos e em acordo fica bem mais fácil e rentável.
105 - comentário - 26/10/15 - 10:37:02 - Wellington Silva - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Estou cursando Gestao de TI.

Gostaria de dicas para conseguir entrar no mercado de TI.
106 - comentário - 26/10/15 - 10:48:17 - ALMIR MARTINHO - 189.121.21****

Olá estou cursando Tecnologia em gestão da tecnologia da informação, 4*semestre.

Estou a um ano tentando arrumar um estágio ou qualquer outra coisa na área porém está muito difícil, alguém poderia me dar uma dica. Fico muito agradecido.
apipesq
107 - comentário - 26/10/15 - 11:41:02 - Eric Augusto Batista Lemos - 177.106.19****

Entrar na area hoje de TI, mais especificamente em Desenvolvimento, não está fácil. Tenho 24 anos já sou formado a 2 anos e obtive minha primeira experiencia com 24 anos, em novembro passado. Mandei currículos para diversas empresas dizendo apenas que tinha conhecimento acadêmico, mandava para vagas júnior e me arriscava indo fazer as entrevistas. Hoje com 8 meses de experiencia apenas ainda está difícil, pois muitas empresas não querem alguém com pouca experiencia eles querem basicamente alguém pronto. Mas não podemos desistir, uma hora aparece a empresa que vai lhe dar a oportunidade e quando tiver essa oportunidade agarre a ela e de o seu melhor. Boa sorte a todos nós. Eric Augusto.
108 - comentário - 26/10/15 - 12:22:54 - Lucas Nishikawara - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

bom dia/ boa tarde/ boa noite

Estou no 4° ciclo de ADS, tenho 20 anos, ainda estou na procura do primeiro emprego, e minha respostas para a pergunta é:

- estar capacitado no uso das ferramentas mais usadas no mercado.

Você pode se especializar em um segmento (redes, web designer, desenvolvimento de sistemas, etc.), mas não adiantará muito se souber absolutamente nada de outro(s) segmento(s).

Fazer uma faculdade/universidade te ajudará, tanto pelo ensino como por causa do diploma.Mas mesmo assim é bom fazer um curso independente (seja presencial ou online).

-Estar antenado nas novidades, já que TI é um mercado muito dinâmico.

-E de resto, os mesmos jeitos de conseguir emprego em outra áreas: mostrar boa comunicação, bom comportamento_ demonstrar interesse, NÃO DESISTIR facilmente , etc.
109 - comentário - 27/10/15 - 12:56:53 - elisangela augusto - 200.161.23****

a minha situação é a seguinte , me formei em maio de 2014 e não estagiei , pedem experiência , teoria tenho muita , mais a pratica é que não tenho , creio que deveria ter alguma instituição que ajudem nós profissionais a conseguir alguma vaga sem experiência , isso nos ajudará a escolher melhor uma pós e direcionar a um bom futuro profissional .
110 - comentário - 27/10/15 - 12:57:28 - Clóvis - 189.136.24****

Estudem e se foquem na área que tiverem mais facilidade. A principio, tentem o primeiro contato com um estágio, seja de programa de empresa privada ou via concurso público... ao menos isso te insere no mercado e valida os seus conhecimentos de sala de aula no mercado, onde você terá um choque e verá que nem tudo são flores... são quase dimensões diferentes. E para não ser condenado pela pouca experiência, não faça questão de cargo/empresa/salário dos sonhos... se preocupe em entrar na área, em conhecer de verdade o trabalho e ir galgando a carreira. Infelizmente carreiras meteóricas não são uma constante em TI e muita gente começou escovando byte e foi longe. E o mais importante: construam networking. Serviço bem feito sempre é essencial, mas nada mais importante do que fazer as pessoas terem conhecimento e sempre cultivar os contatos. São eles que te salvarão no futuro.
apipesq19
111 - comentário - 27/10/15 - 17:20:38 - Jeferson da Silva Januario - *** CONVIDADO ESPECIAL ***

Em minha experiência foi vital absorver o conteúdo passado em curso, tivemos java e puder aprender e me aprofundar na linguagem/plataforma, assim tive uma oportunidade de entrevista e pude comentar meu aprendizado e provar através de avaliação. Iniciando assim mais um ciclo de aprendizagem profissional, porem com inicio totalmente acadêmico.
112 - comentário - 29/10/15 - 09:33:44 - Leandro - 201.160.17****

Quando eu iniciei, o que eu sabia era o mesmo que todo mundo sabia, ligar o computador, fazer uma xerox, criar um DVD de musica com fotos e etc... mas minha intimidade com essa área muita, então, decidi que devia dar um rumo à minha vida, achei que, se eu tivesse um curso superior, muitas portas se abririam, eu estava um pouco certo, mas o mercado de trabalho é exigente, e para entrar nessa selva digital você tem que dominar a sua área, quando fiz análise de sistemas, pensei em ser gerente de projetos, mas o que eu não sabia, é que além do curso eu teria que ter experiência profissional e mais certificações, isso me deixou chateado, mas comecei a trabalhar numa empresa como suporte tecnico, comecei de baixo, aprendi um monte de coisas, redes, criar usuarios em AD, mas minha paixao mesmo era programar, depois de estudar muito a área de desenvolvimento web, estou aqui. trabalhando com isso
113 - comentário - 29/10/15 - 14:57:09 - Della - 177.125.24****

Humildade. Paciência. Inquietude. Nesta área é mais fácil arrumar um emprego estando empregado. Assim, aceite, com gratidão, as oportunidades, mesmo que pague menos do que você acha que merece. Não deixe de fazer cursos, faculdade e ter contatos profissionais. Persista, envie curriculos para todas as oportunidades. Antes de trabalhar não sabemos ao certo qual área nos dá mais prazer e boa remuneração. Análise de sistemas, programação, infraestrutura, banco de dados, gestão de projetos, vendas... TI é muito vasta. Humildade para aprender, para ensinar_ paciência para lidar com pessoas e com a passagem do tempo_ Inquietude, para nunca ficar em zona de conforto e sempre buscar mais.
114 - comentário - 29/10/15 - 14:57:11 - Della - 177.127.24****

Outro ponto: na área de TI você não precisa ter trabalhado para ter experiência anterior. Monte um site sobre a área que você se sente mais atraído, coloque os plugins necessários, mexa no design... já tem a sua primeira experiência para mostrar :-) Trabalho voluntário também bem visto nas empresas. Doe um pouco do seu precioso tempo ajudando na infra de instituições filantrópicas... já tem outro trabalho no curriculo. Ministre aulas particulares ou tente em escolas técnicas do bairro_ Os rendimentos são parcos, mas encare como um investimento a longo prazo_ não é para tentar tirar seu sustento destes itens. É preciso estar na _vibe_, com vontade. Isto transparece em todas as entrevistas.
Pecados
115 - comentário - 30/10/15 - 07:59:24 - ESMERALDO F. G. GOMES - 189.144.24****

Primeiro qualifique-se. Faça cursos na área de redes, programação, hardware. Não tenha medo do desconhecido, o estágio é o início de tudo. Tenha bons contatos e para quem está iniciando na área aceitar qualquer função, será o botão power para o seu novo ofício. Seja proativo, humilde, ávido em aprender, responsável e tenha uma boa relações humanas. Boa sorte!
116 - comentário - 03/11/15 - 19:41:34 - Ricardo Mazeto - 201.46.194****

Olá. Também estou procurando trabalho na área de TI. Sou auto-didata. Falo inglês fluente. estudei HTML, CSS e Javascript na _w3schools.com_. Vendo que estaria limitado ao browser, comecei a estudar Python. Estou familiarizado com as terminologias e metodologias da área, e caso precise aprender algo, sei como me virar e aprender sozinho. O inglês ajuda, já que as documentações de linguagens e libraries, são escritas em inglês. Contudo, não tenho experiência na área, e não consigo trabalho. Vocês acreditam que há espaço para auto-didatas no mercado de trabalho TI?
116 - Réplica - 04/11/15 - 08:00:07 - SILAS - 177.23.71.****

Parabéns , pelas características . Se conseguir contato direto com alguém influente da área sim , Se tíver que passar pelo RH antes ,eu DUVÍDO.
116 - Réplica - 04/11/15 - 15:27:00 - Alceu - 200.16.152****

Também sou auto-ditada, e hoje só estou empregado porque passei em concurso publico. Boa sorte.
apipesq
117 - comentário - 09/11/15 - 14:45:35 - Diógenes de Pétta - 201.71.206****

Tenho 41 anos, e não estou conseguindo trabalho na área de TI. Não tenho experiência na nesta, mas estou cursando faculdade de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, posso ter alguma chance de conquista uma vaga mesmo sem experiência. Quero muito uma chance, o que devo fazer.
118 - comentário - 11/11/15 - 10:40:34 - Ederson Divino - 201.78.191****

Também estou procurando minha colocação na área de TI. Já sou um profissional formado em outra área (vendas) a qual galguei todos os degraus, de vendedor a Gerente de vendas e resolvi ingressar hoje na área que sempre me atraiu. O que eu vejo é na verdade que as empresas em sua maioria não sabem bem o que quer. Muitos anúncios fazem exigências fora do que a vaga pede, profissionais de RH NÃO sabem entrevistar profissionais de TI (salvo alguns bons casos) e sem falar nas questões, mesmo veladas de preconceito de idade, experiência ,medo,dentre outros. O mercado de TI brasileiro anda na contramão de outros países e isso é uma pena. Mas independente disso, estude, se qualifique, converse com pessoas da área e participe sempre que possível de eventos relacionado a TI. O que eu mencionei são apenas barreira que podem ser transpostas, mas depende de você.
Página 1 de 1
Pular para a página:
X