O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Fazer um curso técnico ou bacharelado Uma pergunta comum que fazem para mim e para amigos meus
Fazer um curso técnico ou bacharelado

Uma pergunta comum que fazem para mim e para amigos meus, é a pergunta que dá título a este Post: “Que curso devo fazer, algo técnico ou um bacharelado?”.

Para responder a esta pergunta, primeiro precisamos definir os dois tipos de curso.

Um curso técnico geralmente é um curso de menor duração, em alguns casos mais focado em um tema, por exemplo, redes, desenvolvimento em Java, etc.  Além dos cursos técnicos, que não tem reconhecimento como uma formação de nível superior, existem também os cursos superiores de graduação em tecnologia, que em relação aos bacharelados, são normalmente mais rápidos e mais focados. A definição do MEC para um curso desse tipo é:

É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.

Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética,com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.

Como todo curso de nível superior, o curso dessa natureza é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo.

Os graduados nos CST (Curso Superior em Tecnologia) denominam-se Tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.em ( www.mec.gov.br) outubro de 2006″

Já um curso de bacharelado, normalmente da menos enfase a prática e se prende a teoria, explorando conceitos e tecnologias com um “olhar mais científico”. Normalmente tais cursos tem maior duração e tem conteúdo mais abrangente, pois a idéia dos mesmos é formar alunos com uma ótima base científica para que estes possam partir para um mestrado, doutorado, etc.

Fazendo essas definições, facilmente notamos que um profissional que busca alocação no mercado, se dará melhor fazendo um curso técnico ou de tecnologia, enquanto um profissional que pretende seguir o “meio acadêmico”, partindo para um mestrado por exemplo, se dará melhor fazendo um curso de bacharelado.

É importantíssimo lembrar que se uma pessoa faz algo técnico, não quer dizer que ela não possa seguir carreira científica, muito menos dizer que uma pessoa que faz algo mais “científico”, não possa trabalhar no mercado corporativo!

Não podemos e não devemos falar jamais que uma pessoa que fez um curso técnico está melhor preparadoa para o mercado, ou ainda que se uma pessoa que fez um bacharelado terá uma melhor base teórica que alguem que fez um curso e tecnologia. Cada pessoa constrói sua própria bagagem na faculdade!

Agora, para tomar sua decisão, basta responder a duas perguntas:

1- Eu quero partir para o mercado de trabalho ou para um mestrado?

2- Tenho pressa para me formar ou tenho tempo para investir em uma base conceitual melhor?

Respondendo a estas perguntas, acredito eu que você saberá qual caminho seguir, então, faça sua decisão, mas saiba: nunca é tarde para mudar!



Juliano Marcos Martins é formado em Processamento de Dados e Especialista em Desenvolvimento Web. Atualmente trabalha como Engenheiro de Software na IBM e Professor do curso de pos graduacao em Java da TNT Educacional (https://tntedu.com.br/).
Blog pessoal - https://jmmwrite.wordpress.com/