O ponto de encontro dos profissionais de informática

APinfo

Fiscalização de Empresas de Tecnologia

Nos últimos meses, respondemos uma quantidade muito superior de auditorias que em vários anos anteriores, são auditorias realizados por empresas de TI, com o intuito de fiscalizar o uso do software. Diante disso, resolvi escrever este artigo para alertar as equipes de TI da necessidade de se manter o parque de computadores com softwares licenciados: adquiridos na forma de software livre / GNU GLP ou comprado sob o licenciamento correto, irei explicar essas opções abaixo.


Software Livre / GNU GPL

Opção razoável para muitas necessidades do dia a dia nas empresas, o problema maior está no suporte ao usuário, e na cultura da empresa, sendo a última uma barreira maior a ser quebrada que o suporte. No suporte é necessário certo treinamento na equipe de ti para auxiliar os usuários da empresa, pois o suporte fica por conta dessa equipe, sendo a fonte de informação a internet, claro, existem empresas que prestam suporte nestes produtos, porém a maioria das empresas que optam por este caminho não querem ter custos algum. Na cultura da empresa, englobamos também a cultura de seus funcionários, que geralmente trazem de seus empregos anteriores, sugestões de uso de software baseados em softwares comerciais tradicionais dos mercados, pois sabem trabalhar com eles, e muitas vezes não querem aprender a trabalhar com o software alternativo, direcionado a empresa a trabalhar com softwares caros, gerando alto custo em licenciamento ou trabalhando na margem da ilegalidade.


Licenciamento de softwares comerciais

Quando optamos em trabalhar com softwares comerciais, com suporte 24/7, canais especiais de suporte, treinamento agregado, entre outros, deve-se optar por fornecedores oficiais, com bom conhecimento técnico e com grande experiência no mercado. Tudo isso porque uma compra errada, por motivo de custo, muitas vezes, pode sair bem caro. Quando se faz a compra, deve-se analisar o ambiente, previsão de crescimento, suporte anual do software para que se possa atualizar versões dos produtos quando estes estiverem disponíveis, mantendo o ambiente sempre atualizado com versões novas e compatíveis com o mercado. O Tipo de licenciamento é muito importante, microempresas, pequenas empresas, medias empresas, grandes empresas, todas elas devem ser analisadas para a correta compra de produtos. Guarde as Notas Fiscais com proposta de compra, dados dos fornecedores, certificados e/ou números de ativação, todas essas informações serão uteis na hora de uma auditoria, mantenha atualizado os contatos com os fornecedores, eles irão te ajudar nessas horas. Vá a eventos das empresas que fornecem o produto pretendido, assim você irá ter uma visão mais ampla do produto e terá bastante dúvidas para tirar com o representante de vendas, além de, nos eventos, ganhar bagagem com a troca de conhecimentos com outros visitantes, que trabalham com o produto e com o produto do concorrente. Finalizando, tome muito cuidado, pois já participei de auditorias, em empresas anteriores, que a empresa gastou milhões para regularizar o licenciamento de várias unidades que ela tinha ao redor do mundo, abrangendo licenças de várias categorias, desde a estação de trabalho até os datacenters. E isso traz uma visão negativa para a área de TI, mesmo com avisos prévio, o TI será o vilão





MARCELO PEREIRA DA SILVA
ADM DE REDES SR